editorial - senac | departamento nacional · 2017-03-29 · o instrutor do curso está sempre por...

24

Upload: doanmien

Post on 10-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Editorial - Senac | Departamento Nacional · 2017-03-29 · o instrutor do curso está sempre por perto, ... Aracaju e Manaus. Salvador e Rio de Janeiro ... visão de custos até
Page 2: Editorial - Senac | Departamento Nacional · 2017-03-29 · o instrutor do curso está sempre por perto, ... Aracaju e Manaus. Salvador e Rio de Janeiro ... visão de custos até
Page 3: Editorial - Senac | Departamento Nacional · 2017-03-29 · o instrutor do curso está sempre por perto, ... Aracaju e Manaus. Salvador e Rio de Janeiro ... visão de custos até

As empresas pedagógicas do Senac represen-

tam não somente o encontro da teoria com a

prática, mas também a integração do aluno

com as necessidades do mercado. Esse é o

principal conceito dessa iniciativa do Senac,

que teve a sua primeira empresa pedagógica

implementada em 1957. Os estabelecimentos-

modelo que surgiram a partir desta data, como

lojas, escritórios e supermercados, serviram

como experiências para aprimorar as nossas

atuais 72 empresas-escola, que estão aptas

a oferecer os melhores serviços e produtos às

exigências da clientela.

Se esses ambientes são bons para o aluno e para

o cliente, melhor ainda para a Instituição. O foco

no desenvolvimento das habilidades dos alunos

ajuda o Senac a definir bases para a sua renoma-

da pedagogia de educação profissional. Por meio

desses estabelecimentos-escola, garantimos

uma aprendizagem bem-sucedida, reforçando

ainda mais o sucesso dos nossos cursos.

Nesta edição, você verá como os hotéis-escola,

restaurantes-escola, salões de beleza-escola e

postos-escola, espalhados em diversos pontos

do país, traduzem a nossa busca para atender

ao mercado por meio da qualidade do apren-

dizado do aluno, confirmando a nossa missão

de educar para o trabalho em atividades do

comércio de bens, serviços e turismo. E saberá,

ainda, detalhes da entrada em operação da

nossa nova lanchonete-escola, no Plenário da

Câmara dos Deputados, fruto de uma parceria

para transformar os espaços gastronômicos

daquela casa em empresas pedagógicas.

Sidney CunhaDIrEtOr-gErAl DO SENAC NACIONAl

Editorial 04

08

EXPEDIENTE Órgão oficial de divulgação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comer-cial (Senac) – Departamento Nacional: Av. Ayrton Senna 5.555 – Barra da Tijuca (RJ) – 22775-004 – Tel.: (21) 2136 5703 • Filiado à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) • Tiragem: 16.000 exemplares • Presidente do Conselho Nacional: Antonio Oliveira Santos •

Diretor-Geral do Departamento Nacional: Sidney Cunha • Editado pelo Centro de Comunicação

Corporativa/Divisão de Administração e Recursos Humanos •EDITOR: Jacinto Corrêa • JORNA-

LISTA RESPONSÁVEl: Cristina Gonzalez • JORNALISTA: Valéria Sol • ESTAGIÁRIOS: Yuri Zero, João

Casotti e Igor Pimentel • COLABORAÇÃO: Departamentos Regionais e Flávia Leiroz • EDITORAÇÃO

ELETRÔNICA: Casa do Cliente Comunicação 360º • REVISÃO: Fabiano Gonçalves

• Logística: João Chermont • PRODUÇÃO GRÁFICA: Sandra Amaral

www.senac.br

18

16

22

nº 687 | correio do Senac | MAI/JUN 2008 | 3

Page 4: Editorial - Senac | Departamento Nacional · 2017-03-29 · o instrutor do curso está sempre por perto, ... Aracaju e Manaus. Salvador e Rio de Janeiro ... visão de custos até

A teoria na práticaAprendendo e trabalhando na prática. Essa dobra-

dinha abre um caminho de oportunidades para quem quer conseguir um bom lugar no mercado de trabalho. Para oferecer aos futuros profissionais experiência em um ambiente real de trabalho, o Senac vem desde 1957 investindo em empresas pedagógicas. Atualmente, são 72 em todo o Brasil, incluindo lanchonetes, postos de gasolina, restaurantes, hotéis e salões de beleza, estética e podologia.

As empresas-escola do Senac disponibilizam para as comunidades excelentes estruturas e serviços de qualidade. Esse contato direto com o público favorece uma integração mais rápida dos alunos com o merca-do. No dia-a-dia, eles aprendem o comportamento e postura adequados e, principalmente, a tratar bem a clientela. A vivência também é uma oportunidade para desenvolver a criatividade e encontrar rapidamente soluções para os problemas. Seja qual for a situação, o instrutor do curso está sempre por perto, supervisio-nando e auxiliando o aluno em suas atividades.

O docente Francisco Araújo, do curso Cozinheiro, do Senac/AM, explica: “Os alunos sentem-se mais seguros no desempenho dos serviços na cozinha. O processo ensino-aprendizagem é avaliado continuamente, onde podemos observar o desenvolvimento gradativo deles.”

A área mais contemplada com empresas-escola é a de Turismo, atendendo aos cursos de Formação Inicial e Con-tinuada até Educação Superior nas subáreas de Hotelaria, Alimentos e Bebidas. Esses estabelecimentos recebem públicos de diferentes classes econômicas. Porém, o aten-dimento e o preparo da comida são sempre classe A.

Prato cheio de oportunidades O primeiro restaurante-escola do Senac surgiu no

Paraná em 1962. Hoje são 13 em 11 cidades: Belo Hori-zonte, Barbacena, São Luís, Recife, Curitiba, Maringá, Blumenau, Aracaju e Manaus. Salvador e Rio de Janeiro possuem dois restaurantes.

Os estabelecimentos têm estruturas diferentes. Uns mais sofisticados, outros mais populares. Em todos, os

4 | MAI/JUN 2008 | correio do Senac | nº 687

Page 5: Editorial - Senac | Departamento Nacional · 2017-03-29 · o instrutor do curso está sempre por perto, ... Aracaju e Manaus. Salvador e Rio de Janeiro ... visão de custos até

pratos servidos são preparados com requinte pelos alu-nos do curso Cozinheiro do Senac sob a batuta dos chefs professores. Já o atendimento é feito por treinandos do curso Garçom, supervisionados pelos instrutores da área. Os restaurantes-escola ainda podem atender a outros cursos, como Bartender, Decoração, Arranjos e Escultura em Frutas e Legumes, e Organizador de eventos, por exemplo.

As lanchonetes-escola do Senac estão localizadas em João Pessoa, Recife, Curitiba, Aracaju, Belém e Ma-naus, além de Brasília (DF), com a recente inauguração da empresa pedagógica no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília (vide boxe na página 7).

O Paraná possui duas confeitarias-escola: uma instalada em Curitiba e outra em Maringá. De acordo com a técnica de Educação Profissional do Depar-tamento Regional, Dilua Alberti, para escoar toda a produção da confeitaria os produtos são vendidos na lanchonete-escola: “Além da venda, é interessante que a confeitaria atenda a encomendas de produtos, como salgadinhos e docinhos, tanto simples como especiais, bolos confeitados e tortas para desenvolver a cada dia mais a habilidade do aluno.”

As lanchonetes e confeitarias recebem alunos de diferentes cursos, como Técnica e Prática de Confeita-ria, Bolo Artístico, Doces e Salgados Finos, Pizzaiolo, Tortas e Doces, entre outros. Para tanto, são todas muito bem bem equipadas, oferecendo conforto aos alunos e clientes. No caso da lanchonete Delícia, do Senac/SE, o ambiente é aconchegante e climatizado, atraindo alunos dos mais de 150 cursos do Senac de escolas próximas e trabalhadores de empresas da região. Dentre várias técnicas, os discentes praticam ali desde elaboração de receita, fichas técnicas e pre-visão de custos até preparação e decoração de doces e salgados de nível internacional.

Treinamento cinco estrelas Os hotéis-escola do Senac são referência em treina-

mento hoteleiro na América Latina. Ao todo, são seis: Ilha do Boi (Vitória), Guaramiranga (CE), Barbacena, Barreira Roxa (Natal), Águas de São Pedro e Campos do Jordão. O de Barbacena (Senac Grogotó), criado em 1968, foi o primeiro hotel-escola latino-americano. O maior de todos é o de Águas de São Pedro, em São Paulo, que tem acomo-dação para 300 pessoas e infra-estrutura de ensino que segue os padrões dos grandes centros mundiais.

Apesar das diferenças entre eles, os hotéis-escola do Senac são, em todas as regiões, a porta de entrada para o mercado de trabalho na área de Turismo e Hospitalidade. Leda Cristina da Fonse-ca, estudante do curso técnico de Recepcionista do Hotel-Escola Senac Grogotó, confirma: “Estou adorando trabalhar aqui. É um novo leque de opor-tunidades que se abre na vida da gente”.

Cozinha do restaurante-escola do Senac/PE

Restaurante-escola do Senac Bistrô/SE

Hotel-escola do Senac Grogotó/MG

nº 687 | correio do Senac | MAI/JUN 2008 | 5

Page 6: Editorial - Senac | Departamento Nacional · 2017-03-29 · o instrutor do curso está sempre por perto, ... Aracaju e Manaus. Salvador e Rio de Janeiro ... visão de custos até

Por conta de sua referência na área, alguns hotéis-escola do Senac atendem também a em-presas hoteleiras com programas de soluções de aprimoramento empresarial e estão abertos para visitas técnicas de alunos de diversas faculdades de turismo. As expectativas profissionais crescem ainda mais com as parcerias firmadas com outras empresas do trade turístico, promovendo troca de informações e intercâmbios que propiciam ao aluno uma visão globalizada do mercado. Ao saírem das empresas pedagógicas, os alunos podem atuar tam-bém em SPAs, complexos de lazer e recreação, flats, clubes, parques temáticos, restaurantes, redes de fast-foods, empresas de eventos etc.

Posto abastecido de competência É no Rio de Janeiro que está o posto-escola do

Senac. Com atuação no mercado desde 1974, a em-presa tem uma abrangência social, por qualificar, todos os anos, mais de 850 profissionais da área de postos de serviços. A unidade apresenta uma demanda natural permanente e, por desenvolver profissionais de qualidade, o mercado de combus-tíveis vem solicitando, cada vez mais, profissionais com certificação de Frentista Senac.

Os programas de qualif icação não capacitam o aluno para atuar somente como frentista, mas também como lubrificador de veículos automotores, promotor de loja de conveniência e encarregados

e gerentes de postos. Com foco na construção do conhecimento e com uso de técnicas vivenciais, são otimizados todos os ambientes de aprendizagem disponíveis na unidade.

Outro aspecto importante do programa é a oportunidade de inserção no mercado de profis-sionais que buscam seu primeiro emprego. Com base nessa perspectiva, o Senac/RJ ampliou a sua atuação por meio de parcerias com grandes empresas do ramo de combustíveis, como a BR Dis-tribuidora. Os Departamentos Regionais do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul também firmaram parceria com a BR para treinar gratuitamente os alunos do Senac nos cursos Atendente de Posto de Abastecimento de Combustíveis e Ser viços (Frentista), Atendente em Loja de Conveniência e

Gerente de Posto de Abastecimento de Combustíveis e Serviços.

Salões de beleza e talentos Graças às empresas pedagógicas

de beleza, o Senac tem moldado exce-lentes prof issionais na área de Imagem

Pessoal. São 42 salões de beleza-escola (30 em Minas Gerais, sete no Paraná, dois na Para-

íba, e um no Pará, em Pernambuco e em Sergipe); um salão estética-escola (Pará) e um salão de podologia-escola (Paraná).

Os salões atendem a um vasto portfólio de cursos que incluem Manicure/Pedicure, Depilação, Podologia, Colorimetria, Corte/Escova, Cauteriza-ção, Reflexos, Massagens, entre outros.

Pelos serviços serem de qualidade e a preços acessíveis, esses ambientes têm sempre movi-

Posto-escola do Senac/RS

6 | MAI/JUN 2008 | correio do Senac | nº 687

Page 7: Editorial - Senac | Departamento Nacional · 2017-03-29 · o instrutor do curso está sempre por perto, ... Aracaju e Manaus. Salvador e Rio de Janeiro ... visão de custos até

Nova lanchonete-escolado Senac entra em operação na Câmara dos Deputados

Em janeiro de 2008, o Senac e a Câma-ra dos Deputados firmaram um acordo de cooperação com o objetivo de transformar espaços gastronômicos da Câmara em empresas pedagógicas, onde jovens e adultos em situação de vulnerabilidade econômica e/ou social terão acesso gra-tuito à educação profissional de qualidade em Hospitalidade e Gastronomia.

O primeiro desses espaços gastronô-micos acaba de entrar em funcionamento: a lanchonete do Plenário. Ali, uma equipe especialmente qualificada pelo Senac, com-posta por nutricionsita, responsável técni-co, pedagogo, além de garçons, commins, cozinheiros, barista (todos monitores), entre outros, fará a prática profissional supervi-sionada dos alunos, que poderão aprender na prática a profissão escolhida. É importan-te ressaltar que os cursos de capacitação e de aperfeiçoamento, que variam de 124 a 378 horas, serão ministrados segundo a metolodologia dos Itinerários Formativos, que possibilita o aproveitamento contínuo e articulado dos estudos.

A parceria Senac-Câmara marca tam-bém uma mudança conceitual nas relações de fornecimento e serviços oferecidos. Além de assegurar ao aluno uma formação integral, capaz de torná-lo um profissional competente, ético e criativo, o acordo pas-sa a implementar nessas unidades peda-gógicas toda uma proposta de valorização da cultura nacional, em particular da nossa gastronomia. Tanto no cardápio quanto na despensa das empresas pedagógicas na Câmara dos Deputados, será possível encontrar iguarias e insumos típicos das culinárias regionais brasileiras.

mento. Bom para os alunos, que têm a oportunidade de aprender a administrar o tempo do serviço, além de se en-volverem em toda a rotina de um salão, desde a recepção (reserva, agendamento de horário, telefonista), passando pelo controle de estoque e preenchimento de f ichas di-versas (clientes, reservas, estoque, atendimento).

É a visão de conjunto, a racionalização do consumo e o desenvolvimento da relação profissional/cliente que fazem a diferença da Instituição. E isso pode ser compro-vado logo que o aluno se forma. Após o treinamento nas empresas pedagógicas, a maioria dos alunos é absorvida pelo mercado. Renato Santos Oliveira, aluno do curso Cozinheiro do Senac/PE, garante: “O curso nos classif ica como aluno Senac, o que signif ica que tivemos contato direto com grandes mestres. Aqui, a grande maioria de nós consegue realizar o seu sonho, tornando-se excelen-tes profissionais no mercado.”

Garçom da lanchonete-escola do Senac no Plenário

Cozinha da lanchonete-escola Senac da Câmara dos Deputados

nº 687 | correio do Senac | MAI/JUN 2008 | 7

Page 8: Editorial - Senac | Departamento Nacional · 2017-03-29 · o instrutor do curso está sempre por perto, ... Aracaju e Manaus. Salvador e Rio de Janeiro ... visão de custos até

Rondônia

Congresso Internacional de EADaborda desafios e tendências

A Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) calcula que, em 2007, mais de 2 milhões de brasileiros utilizaram a educação a distância. Para revelar o que esperam e precisam as organizações, e o que o mundo acadêmico tem a oferecer, o Senac rio promoveu, em parceria com o Consórcio Interamericano de Educação a Distância, o I Congresso Internacional de Educação a Distância – Desafios e tendências para o Meio Corporativo e Acadêmico, entre os dias 28 e 30 de maio.

Rio de Janeiro

Com foco nas novas tendências em contextos de aprendizagem, gestão de sistemas de ensino e ferramentas que tornam o ensino EAD dinâmico e eficaz, o Congresso contou com palestras e debates com alguns dos mais expressivos nomes da EAD do Brasil e do mundo, minicursos com temas atuais, videoconferência e apresen-tação de trabalhos nas áreas acadêmica e corporativa.

www.rj.senac.br

Em parceria com o Instituto Cooperfor-te – Associação para Promoção Humana e Desenvolvimento Social –, juntamente com a prefeitura de Porto Velho, o Senac/rO criou o Programa de Educação Profissional para Mulheres de Baixa Renda e Chefes de Família. A idéia é capacitar pessoas beneficiadas por programas assistenciais do governo, incenti-vando a autonomia financeira e a inserção no mercado de trabalho da capital.

Os cursos estão envolvidos nos arcos de Zeladoria (secretária doméstica e zeladoria de edifícios e empresas), Saúde Infantil (babá e auxiliar de creche) e Gastronomia (salgadeira e confeiteira). Dentre as competências desenvol-vidas durante o curso, as profissionais serão capacitadas a exercitar a criatividade, apresen-tar comportamento social e ético nas relações humanas e estabelecer comunicação eficiente com equipe de trabalho e clientes.

A opção por esses arcos ocupacionais se deu em função da larga demanda identificada no mercado de trabalho, que vem crescendo de forma significativa. Após a conclusão do curso, o Senac fará o monitoramento da atuação das alunas no mercado, na condição de emprega-das ou donas de seu próprio negócio.

Os cursos serão ministrados nas unidades União, Zona Leste, no Bairro JK, e Jatuarana, situa da na Zona Sul no Bairro Conceição, forman-do um total de 35 profissionais de cada arco.

www.ro.senac.br

Cursos atendem a mulheres de baixarenda e chefes de família

O Senac/rr e o Senac/AM parti-ciparam do Brasil

Sabor, festival gastronômico promovido pela Abrasel e pelo Ministério do turismo que aconteceu entre os dias 9 de abril e 11 de maio, em 26 estados do país. O evento reúne restaurantes locais com o objetivo de promover o turismo por meio da divulgação das iguarias de cada região.

Em roraima, o Senac/rr levou o chef leôn-cio rodriguez Pereira, formado em gastronomia e hotelaria pela unidade tiradentes do Senac/SP, e que atualmente presta consultoria a diver-sos estabelecimentos gastronômicos de São Paulo. No espaço da Instituição, o chef ofereceu duas oficinas sobre preparação de cardápios e novidades no preparo do carneiro e peixes de água doce com ingredientes da região Norte,

além de ministrar o curso Iniciação em serviços de maître.

O regional amazonen-se marcou presença

no Festival Gastronô-mico divulgando o

Regionais participam do Brasil SaborRoraima

Amazonas

trabalho que o Senac desenvolve na área de turismo e Hospitalidade, tendo em vista que parte do grande público que compareceu ao evento era composta por estudantes e profis-sionais da área. O evento também promoveu o restaurante-escola Estação do Sabor do Senac, em Manaus, e todos os cursos que compõem a grade de programação para o quadrimestre maio/agosto de 2008.

A parceria Senac e Brasil Sabor também oportunizou a integração e troca de experiên-cias com os empresários do ramo de alimentos e bebidas, bem como o acompanhamento do desenvolvimento da área na região.

www.am.senac.br www.rr.senac.br

Page 9: Editorial - Senac | Departamento Nacional · 2017-03-29 · o instrutor do curso está sempre por perto, ... Aracaju e Manaus. Salvador e Rio de Janeiro ... visão de custos até

Alunos aliam teoria e práticana Mostra Casa Nova

Em maio, um grupo de alunos do curso Técnico de Design de Interiores da Faculdade Senac Florianópolis participou pela primeira vez com espaço próprio em importante evento da área, a Mostra Casa Nova. A edição 2008 foi composta por 56 ambientes, que ocuparam o luxuoso Hotel Majestic, na Avenida Beira-Mar Norte, de 7 de maio até o dia 15 de junho.

A equipe de alunos formada por Cheila Ferlin, Juliana Carvalho, Mari Faraco, Simara De Vincenzi e Victor raulino projetou e está pro-duzindo o espaço Cozinha – O Chef é Você.

O ambiente contou com um mix de es-tilos, formando uma perfeita sintonia entre o clássico e o contemporâneo. Detalhes em cristais, aço e madeira deram um toque es-pecial ao local, que contou também com um espaço gourmet.

Esta é a terceira edição da qual alunos e ex-alunos do Senac participam. Porém, é a primeira vez de uma equipe apenas de formandos. Em outras ocasiões, as parti-cipações foram feitas como prestadores de serviços.

Segundo o coordenador da área de Artes, Comunicação, Design e Moda da Faculdade Senac Florianópolis, Luís Fernando Albalus-tro, “a equipe de alunos já possui experiência em decoração e paisagismo, devido aos tra-balhos realizados durante o curso, que alia aulas teóricas e práticas”.

A Faculdade Senac Florianópolis oferece há oito anos a formação técnica em Design de Interiores e já encaminhou inúmeros profissionais para o mercado de trabalho, habilitados para desenvolverem projetos de interiores, residenciais e comerciais.

www.sc.senac.br

Santa Catarina

De abril a novembro, o Senac São Paulo promove a Feira Itinerante de Troca de Livros 2008. A realização, que ocorre em diversas unidades, tem como principal objetivo des-pertar nos alunos e visitantes o interesse pela leitura, incentivado por meio da troca de livros usados. Em 2007, o evento teve 39 edições e possibilitou aproximadamente 8 mil trocas.Por onde passa, a Feira alcança apoio das co-munidades, possibilitando um maior acesso à informação e estimulando a leitura.

Em 2008, mais de 1.000 livros serão envia-dos às unidades. A Editora Senac São Paulo também vai disponibilizar obras consignadas para serem vendidas durante o evento, apre-sentando aos interessados os novos títulos publicados pela Instituição.

A Feira Itinerante de Troca de Livros já está confirmada em 36 unidades do Senac/SP. As programações ainda contam com atividades socioculturais paralelas, como hora do conto, apresentações musicais e teatrais, tarde de au-tógrafos, entre outras. Este ano, com o número maior de eventos e livros circulando, haverá a possibilidade de ampliar a participação de pro-fessores, funcionários e estudantes nas ati-vidades, envolvendo também outras instituições de ensino.

www.sp.senac.br

São PauloUnidades promovem troca de livros usados

Varejo em Dia: mais de 2 mil pessoas participaram do lançamento

Mais de 2 mil pessoas participaram do lançamento do Programa Varejo em Dia do Senac em Alagoas, em evento realizado no Centro de Convenções de Jaraguá, bairro de Maceió, no dia 7 de maio. O programa mo-bilizou empresários, profissionais liberais, estudantes e marcou também o início das comemorações dos 60 anos da Federação do Comércio de Alagoas. Diante do auditório lotado, o navegador Amyr Klink proferiu a palestra “Administrando em Ambientes de Alto risco”.

O Programa Varejo em Dia é um sistema de excelência que objetiva desenvolver as empresas varejistas do estado, investindo em treinamento e consultoria nos níveis em-presarial e operacional. Com foco na empre-gabilidade, o programa qualifica empresários

Alagoas

e profissionais do setor, buscando ampliar a visão de mercado, a melhoria da eficiência operacional, do atendimento ao cliente e o aumento de vendas e de lucratividade. Após a capacitação, as empresas obtêm o selo Senac de Qualidade no Varejo, uma credencial que oferece maior visibilidade e referencial no mercado de trabalho.

www.al.senac.br

Page 10: Editorial - Senac | Departamento Nacional · 2017-03-29 · o instrutor do curso está sempre por perto, ... Aracaju e Manaus. Salvador e Rio de Janeiro ... visão de custos até

Congresso Regional de Beleza e Estética acontece em Bacabal

Maranhão

Em Curitiba, no dia 9 de maio, 180 idosos do Asilo São Vicente de Paulo participaram de um evento em homenagem ao Dia das Mães, organizado pelo Senac/Pr em parceria com o Sesc, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessora-mento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná e pela própria administra-ção do Asilo.

Durante todo o dia foram realizadas diver-sas atividades para os idosos. Um almoço foi preparado por instrutores e alunos do curso Cozinheiro Auxiliar do Senac. Alunos dos cursos Maquiagem e Cabeleireiro também estiveram à disposição para atender aos moradores. Ao todo, foram 27 atendimentos de maquiagem e 58 de cabelos. As atividades do dia incluíram também a promoção de um baile da terceira idade.

Em londrina, o evento em comemoração ao Dia das Mães aconteceu em 10 de maio, contando com a participação dos alunos do curso Cabeleireiro e instrutores, realizando cortes de cabelo gratuitamente no calçadão da cidade, enquanto funcionários divulgavam os cursos profissionalizantes oferecidos pelo Senac. Participaram também a Secretaria de Saúde, a Companhia de Saneamento do Paraná e o Banco do Brasil.

www.pr.senac.br

Paraná

Dia das Mães é comemorado com serviços gratuitos

Um evento voltado especialmente para os profissionais da beleza. Foi assim o I Congresso Regional de Beleza e Estética – Senac Beauty Fair, realizado pelo Senac/MA, nos dias 5 e 6 de maio, na cidade de Baca-bal, no Maranhão. A iniciativa, pioneira na região, gerou resultados positivos tanto para os expositores como também para os profissionais, que tiveram a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos de forma prática.

Os palestrantes convidados, Júnior Ca-maleão, especialista em colorimetria; Alan Severo, que apresentou técnicas avançadas de visagismo e alisamentos; e Rogério Moura, cosmetólogo e especialista em técnicas avan-çadas com algas chilenas para recuperação capilar, vieram especialmente do Ceará e de Brasília para o evento.

Além das palestras, foram oferecidas oficinas com técnicas de design de sobran-celhas, técnicas de depilação e cortes de cabelos modernos. Expositores de todo o país estiveram presentes no evento, que contou com cerca de 200 pessoas, moradoras de cidades próximas de toda a região do Vale do Médio Mearim.

www.ma.senac.br

Regionais se mobilizamna luta contra a dengue

O Senac, em vários estados, vem partici-pando da luta contra o mosquito da dengue. No rio grande do Norte, o Dr atendeu a um chamado da Secretaria Estadual de Saúde Pública, convocando todos os funcionários e alunos a se engajarem no combate por meio de ações organizadas para eliminar os criado-res do mosquito transmissor da doença.

Os colaboradores elegeram o domingo como o dia “D” de combate ao

mosquito, realizando uma verdadeira “varredu-

ra” em suas casas, numa busca in-

tensa por possíveis focos. De acordo com a coordenadora técnica da área de Saúde do Senac/rN, Elizabete Alves de Oliveira Couto, a ação é extensiva a todas as unidades do Regional (Centro, Alecrim, Hotel-escola Senac Barreira Roxa, Neópolis, Zona Norte, Macaíba, Assu, Mossoró, Santa Cruz e Seridó), que serão monitoradas semanalmente.

Na Paraíba, os alunos do curso Serviços de recepção participaram de uma ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti. O tra-balho educativo, realizado no dia 4 de abril, envolveu a distribuição de panfletos para informar e conscientizar a população. Para despertar a atenção, os estudantes usaram máscaras que lembravam o mosquito.

www.pb.senac.brwww.rn.senac.br

Paraíba

Rio Grande do Norte

Page 11: Editorial - Senac | Departamento Nacional · 2017-03-29 · o instrutor do curso está sempre por perto, ... Aracaju e Manaus. Salvador e Rio de Janeiro ... visão de custos até

Futuros guias aprendem sobreo turismo da Costa Atlântica

Hospedagem Alternativa melhoramão-de-obra e gera renda em João Pessoa

Pará

Paraíba

Os alunos do curso técnico em guia de turismo do Senac/PA participaram de uma excursão pedagógica que aconteceu nos dias 8 a 11 de maio, na Costa Atlântica, incluindo os municípios de Castanhal, tracuateua, Bragança, Ajuruteua e Salinópolis.

O curso compreende aulas teóricas e práticas, em que os alunos são motivados pelas oportunidades de contato com os atrativos turísticos de cada localidade visitada. Essa metodologia proporciona aos futuros profissionais condições ne-cessárias para desempenhar sua carreira profissional, ao ajudá-los a desenvolver competências, vocações e potencialidades

necessárias ao mercado de turismo, con-frontando aspirações com oportunidades.

www.pa.senac.br

O programa Hospedagem Alternativa, promovido pela prefeitura de João Pessoa por meio da Secretaria Executiva de Turismo (Se-tur), completa um ano com investimentos na melhoria da mão-de-obra, disponibilizando o curso de capacitação técnicas de Hospitalida-de, promovido pelo Senac/PB. A iniciativa pos-sibilita a hospedagem de visitantes em casas de família por um custo mais baixo e contribui para a geração de renda e movimentação da atividade turística na capital paraibana.

Com duração de 45 horas, o curso teve iní-cio no dia 8 de maio, oferecendo as disciplinas Qualidade de Atendimento, Ética, Manipulação de Alimentos, limpeza e Hospitalidade. De-zenove inscritos do programa participam do treinamento, que tem como objetivo treinar e preparar a mão-de-obra para o grande fluxo de turistas esperados para a cidade no mês de julho, período de férias. A capital também está sendo visada por um site internacional que trabalha com a troca de casas, para que os inte-

grantes do Hospedagem Alternativa conheçam e participem do modelo.

O Hospedagem Alternativa é baseado no sistema bed & breakfast (cama e café) e per-mite ao turista ficar na casa de uma família comum, com ou sem direito a café da manhã, pagando um preço de acordo com a sofisti-cação das instalações, que podem incluir de ar-condicionado até piscina.

www.pb.senac.br

Uma parceria entre a Escola de Educa-ção Profissional Senac Ijuí e a prefeitura municipal de Cruz Alta qualificou no mês de maio um grupo de 126 pessoas do mu-nicípio para atuar na promoção de ações educativas e no combate a situações de risco na área da saúde. Com 40 horas de atividades cada, os cursos Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Com-bate às Endemias foram organizados em quatro turmas.

A ação é fruto de um trabalho desen-volvido pela prefeitura de Cruz Alta. A assinatura da parceria ocorreu na terça-feira, 15 de abril, e reuniu o vice-prefeito do município, Antonio Edson Cabral de Oliveira; o secretário de Administração, Rudimar Schneider; e o diretor da Unidade Senac Ijuí, Milton Pereira.

Durante o curso Agentes Comunitários de Saúde, os alunos foram instruídos para a promoção de ações que envolvam o ma-peamento e cadastro da comunidade, além de atividades de prevenção de doenças como diabetes, hipertensão, hanseníase e tuberculose. também estão previstos atendimentos a gestantes e crianças. Já o curso Agente de Combate às Endemias qualificou agentes para questões de vigilância ambiental e sanitária, Programa Nacional de Combate à Dengue, Programa Nacional de Combate à Doença de Chagas, entre outros.

www.senacrs.com.br

Rio Grande

do Sul

Parceria qualifica126 agentesde saúde

Page 12: Editorial - Senac | Departamento Nacional · 2017-03-29 · o instrutor do curso está sempre por perto, ... Aracaju e Manaus. Salvador e Rio de Janeiro ... visão de custos até

Comunidades recebem atendimentos gratuitos Distrito

Federal

Nos dias 19 e 20 de abril, mais de 3 mil pessoas das regiões administrativas de Planaltina e do Paranoá foram beneficiadas com as ações comunitárias do Senac/DF. O Projeto Ação Móvel levou para o Vale do Amanhecer três carretas-escola e seis ten-das, onde foram realizados atendimentos gratuitos e oficinas. O evento contou com a presença do diretor do Senac/DF, Luiz Otávio da Justa Neves.

Entre as oficinas oferecidas, destacam-se as de Biscuit, Pintura Artística em Unhas, Automaquiagem e Design de Sobrancelhas. Moradora da cidade de Ceilândia, Joelma Sipaúba participou da oficina de Pintura Artística em Unhas. “Achei que fosse mais complicado fazer esses desenhos nas unhas. Agora que aprendi, vou fazer o curso de Ma-

nicure para atender às minhas vizinhas e ter uma renda extra.”

O Centro de Educação Profissional (CEP)Ações Móveis percorre, aos fins de semana, as cidades do entorno do Distrito Federal para levar atividades comunitárias gratuitas à po-pulação e informações que possam contribuir para o seu crescimento. Só em 2007, foram mais de 20 mil atendimentos. A meta para 2008 é beneficiar 50 mil pessoas.

As atividades do CEP Ações Móveis são desenvolvidas de acordo com as necessida-des de cada região, em parceria com outras instituições, empresas privadas ou órgãos governamentais, em pelo menos cinco regiões do Distrito Federal. Nelas, são realizados aten-dimentos gratuitos de corte de cabelo, mas-sagem, aferição da pressão arterial e teste de

glicemia e de tipo sangüíneo. O Senac oferece ainda palestras e oficinas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida e auto-estima das pessoas. Com essa iniciativa, mostra aos participantes a importância dos cursos profis-sionalizantes, que preparam os alunos para atuar no mercado de trabalho.

www.df.senac.br

Alunos de Gastronomiaapresentam a culinária

MatoGrosso

Alunos do curso técnico em gastronomia realizaram, no dia 29 de março, na Associação Médica de Cuiabá, o evento Arte e Sabores de Mato grosso, no qual apresentaram a culinária fusion, uma tendência internacional que combina os sabores e técnicas de duas ou mais culturas num mesmo prato. Nesta edição, foram apresentadas três entradas, quatro pratos principais e duas sobremesas. O evento contou com animação de grupos de dança, cantores e artesãos regionais indica-dos pela Secretaria Municipal de Cultura.

Coquetel de bocaiúva, rolinho de tortilla com recheio de carne-seca e calda agridoce de banana-da-terra, e pernil de porco com mo-lho de furrundu foram alguns dos pratos da cultura regional. Alguns dos produtos foram

buscados pelos alunos, a exem-plo da castanha-de-cumbaru,

que compôs a sobremesa de sorvete de creme

com calda de caju e farofa doce.

A iguaria, encontrada na região de Poconé/Mt, vem de uma árvore nativa do Cerrado, sendo uma das principais fontes de emprego e renda da comunidade e de assentados da localidade.

Durante o evento, os alunos demonstra-ram ao público participante tudo o que apren-deram durante o curso, incluindo organização do evento, criatividade na preparação dos pratos regionais e proposta de atrair pessoas para a cultura da alta gastronomia, colocan-do em discussão a culinária fusion, que vem timidamente adentrando o Centro-Oeste e chegando a Mato grosso. Para a diretora re-gional do Senac, gilsane tomaz, as riquezas de ingredientes, sabores, cores e perfumes que espelham a cultura do povo, além das influências trazidas de outras regiões, foram os principais atrativos deste evento. “Além de divulgarmos o curso, que é pioneiro no estado, valorizamos a cultura para mostrar ao mundo nosso potencial gastronômico.”

www.mt.senac.br

Projeto mostra a importância da enfermagem geriátrica

Com o intuito de ajudar a transformar pro-fissionais em cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade, o Senac/ES envolveu os alunos do curso técnico em Enfermagem, da Unidade Vila Velha, no projeto Conhecendo a Melhor Idade. realizado no Santuário de Vila Velha, o projeto fortalece uma política inclusiva com a comunidade em geral, por meio de ser-viços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar oferecidos aos idosos pelos alunos do Senac.

A proposta dessa ação é orientar a co-munidade sobre a importância dos cuidados prestados pela enfermagem geriátrica, infor-mando sobre as alterações fisiológicas da terceira idade. Os alunos também orientaram as pessoas sobre como prevenir e controlar as doenças crônico-degenerativas, e a necessi-dade de um acompanhamento médico.

www.es.senac.br

Espírito Santofusion

Page 13: Editorial - Senac | Departamento Nacional · 2017-03-29 · o instrutor do curso está sempre por perto, ... Aracaju e Manaus. Salvador e Rio de Janeiro ... visão de custos até

Feira integra alunos com o mercado

Carreira de estilista brasileiro vira exposição fotográfica

Projeto Vivências de Minasvaloriza turismo local Minas

Gerais

Para interligar as principais empresas fa-bricantes de produtos do segmento de beleza e cosméticos foi realizada, nos dias 4 e 5 de maio, no Centro de Convenções, em Manaus, o Amazon Beauty Fair 2008, a primeira feira de cosméticos da região Norte, promovida pela empresa Comepi, com o apoio do Se-brae/AM e do Senac/AM.

O evento, dirigido aos profissionais da área, foi o cenário para lançamentos de diver-sas linhas de produtos do setor e contou com as marcas líderes do segmento, incluindo for-necedores de móveis e equipamentos de salão de beleza. Durante os dois dias houve uma seqüência de shows com estilistas renoma-dos, assim como o 1º Congresso de Manicure. Outro momento marcante ficou por conta do Campeonato de Cortes e Penteados, em que os profissionais mostraram suas habilidades, criatividade e ousadia na arte dos cabelos.

O Senac/AM participou da atividade com a montagem de um estande, promovendo os serviços das áreas de Imagem Pessoal e Saúde. O evento foi oportuno para a apresentação da programação da Instituição e a parceria com empresas e entidades presentes. Em seu espaço, o Senac distribuiu planfletos e realizou serviços de hidratação, depilação, massa-gens, manicure e chapinha. Cinqüenta e dois alunos participaram das ativida-des, atendendo a 739 pessoas.

www.am.senac.br

AmazonasOs 30 anos de carreira de Lino Villaventu-ra sob o olhar do fotógrafo Cláudio Pedroso. Este foi o tema da exposição que aconteceu de 5 a 20 de abril na Unidade Iracema do Se-nac/CE. A vida de um dos mais conceituados estilistas brasileiros, em registros captados pelas lentes do experiente fotógrafo paulista, foi resumida em um acervo único.

Durante o evento, o visitante teve a oportunidade de viajar pelo mundo de traços, detalhes e texturas de lino, contemplando cada um dos momentos da vida do estilista

Ceará

em 30 fotografias de Cláudio Pedroso, cri-teriosamente selecionadas. As obras foram apresentadas em painéis gigantes, dando a impressão de que as imagens flutuavam, imergindo o expectador em três décadas de moda conceitual.

A exposição foi promovida pelo Senac em parceria com o Sebrae, encerrando o Dragão Fashion Brasil, conceituado evento que tem como linha mestra a valorização do trabalho autoral.

www.ce.senac.br

Com a missão de sensibilizar 1.500 alunos de 13 escolas da rede pública do Circuito Tu-rístico guimarães rosa, o Senac/Mg iniciou, no final de março, o Projeto Vivências de Minas – Valorizando Nosso turismo. A mobi-lização, incentivada pela Secretaria de Estado de turismo de Minas gerais e Ministério do Turismo (Setur), busca desenvolver o turismo regional a partir da união dos municípios envolvidos.

O projeto é dividido em três momentos. Inicialmente, representantes visitam as esco-las para apresentação e entrega de cartilhas informativas, com o objetivo de estimular o aprendizado dos alunos em relação ao patri-mônio e potencial turístico da área. Depois, os estudantes assistem a peças teatrais, de acordo com a história e tradição da região. O terceiro momento é um concurso de redação com o tema “Cultura e Turismo em Minas Ge-rais”. As escolas são convidadas a participar e a composição vencedora garante tanto ao alu-no classificado quanto a seus colegas de sala uma visita a uma das cidades do Circuito.

Essa é uma forma de estimular o turismo literário, principal atrativo da região que comemora o centenário de João Guimarães rosa. Segundo o coordenador de turismo e Hospitalidade do Senac Minas, Cristiano lopes, os jovens possuem importante papel no desenvolvimento do turismo local: “O desafio é sensibilizar os adolescentes quanto à importância da conservação do patrimônio histórico-cultural dessa região do estado”.

www.mg.senac.br

Page 14: Editorial - Senac | Departamento Nacional · 2017-03-29 · o instrutor do curso está sempre por perto, ... Aracaju e Manaus. Salvador e Rio de Janeiro ... visão de custos até

I Mostra Nordeste Brasil desenvolvepotenciais turísticos da região

O Senac Bahia participou da I Mostra Nordeste Brasil, evento que reuniu empresas, associações, fundações e instituições ligadas ao turismo, aos negócios e à cultura dos nove estados da região Nordeste, no Centro de Convenções do Anhembi/SP, entre os dias 23 e 27 de abril.

Essa primeira edição teve como objeti-vo promover, desenvolver e estimular, por meio de rodadas de negócios e encontros empresariais, os potenciais turístico, cultural e de negócios existentes em cada estado da região.

todo o evento foi dividido em trades: cultural, turístico, gastronômico, negócios e governo. O Senac participou, a convite do Sebrae, como parte do trade gastronômico da Bahia. No estande do Senac foi feita uma reprodução do Museu da gastronomia Baiana, originalmente instalado no Largo do Pelourinho, em Salvador, contando a história

dos pratos e receitas da Bahia. também foi montada uma cozinha experimental, onde

foram realizadas oficinas de acarajé, abará, coca-da e quindim durante

todos os dias da feira. Uma reprodução da loja Doces & livros, parte integrante do Museu, também foi instalada para a comercialização de livros das áreas de gastronomia e Negó-cios pela Editora Senac São Paulo, parceira do DR Bahia no evento.

O estande do Senac foi um dos que ob-tiveram maior destaque na feira, registrando visitas ilustres, como o deputado Federal Frank Aguiar, idealizador do evento; a minis-tra do Turismo, Marta Suplicy; o governador do Piauí, Wellington Dias; e Walter Feldman, deputado federal e secretário municipal de esportes de São Paulo.

www.ba.senac.br

Bahia

Três Lagoas promove III Semana de Saúde e Segurança do Trabalho Mato

Grosso do Sul

Cerca de 200 pessoas se reuniram, de 28 a 30 de abril, para participar da I I I Semana de Saúde e Segurança do Trabalho, no anfiteatro da UFMS, em Três lagoas. O evento é uma realização da Unidade Três Lagoas do Senac/MS que visa divulgar aos empresários, profissio-nais do setor e estudantes de áreas afins as últimas novidades do segmento, de forma a facilitar, por meio de técnicas, suas práticas diárias.

De acordo com a gerente do Senac três lagoas, Sibele garcia, a Semana f o i u m a o p o r t u n i d a d e d e a t u a l i z a r conhecimento dos que já atuam na área de Segurança do trabalho, como também de aproximar os futuros profis-sionais dos grandes empreendimentos. “Possuir habilidades específicas numa determinada área aumenta e muito as possibilidades de ingresso imediato nos postos de trabalho”, diz ela ao recordar as inúmeras vagas abertas decorrentes da instalação de empresas e indústrias na região.

temas como Primeiros Socorros e Resgate; Organização do Trabalho e o Estresse; Responsabilidade Civil e Crimi-nal do TST; além de Análise Ergonômica do trabalho e Doenças Ocupacionais – Prevenção e tratamento fizeram parte da programação durante os três dias de evento.

www.ms.senac.br

Aprendizes visitam hospitalOs aprendizes do curso recepcionista em

Serviços de Saúde – Programa Senac Aprendiz fizeram uma visita técnica ao Hospital São Paulo, em Teresina, no dia 6 de maio. A idéia foi mostrar aos alunos como o hospital orienta a utilização dos recursos naturais, assim como conscientizar sobre os cuidados no descarte dos resíduos sólidos, a higienização e a desinfectação do ambiente hos-pitalar, bem como os cuidados com a segurança dos funcionários por meio do uso adequado dos equipamentos de proteção individual (EPI).

Esse aprendizado fortalece a construção das competências previstas para o compo-nente curricular Meio Ambiente e Saúde,

Piauí

ministrado pela agente de Educação Profis-sional Senac, Cristiane rodrigues, no período de 17 de abril a 8 de maio. Durante a visita, os alunos foram orientados pela coordenadora de Hotelaria daquele hospital.

www.pi.senac.br

Page 15: Editorial - Senac | Departamento Nacional · 2017-03-29 · o instrutor do curso está sempre por perto, ... Aracaju e Manaus. Salvador e Rio de Janeiro ... visão de custos até

O Senac/SE assinou convênio com o

governo do estado para oferecer cursos

profissionalizantes priorizando pessoas

atendidas pelo programa Bolsa Família.

Serão 19 modalidades de cursos, que

atenderão a 4.640 pessoas em diversos

municípios.

Atendendo à solicitação da Fundação

Odebrecht, o Senac/BA capacitará jovens

nas áreas de turismo e Hospitalidade,

Conservação e Zeladoria, e Consultoria em

Segurança Alimentar, para o trabalho nos

alojamentos e no restaurante do Centro de

Excelência em governança Participativa e

Desenvolvimento Integrado e Sustentável,

nas instalações da Serra da Papuã – área de

proteção ambiental do Baixo Sul da Bahia.

O projeto atenderá a aproximadamente 100

pessoas, todas da comunidade local.

Para lançar prof issionais aptos a

tratar de crianças com câncer e atender

à demanda do mercado de trabalho,

o Senac/RR abriu o primeiro curso de

Aperfeiçoamento em Oncologia Pediá-

trica de roraima.

A unidade Passo D’Areia, do Senac/RS,

lançou, em maio, os cursos técnico em

Podologia e Especialização técnica em

Enfermagem do trabalho.

De 12 a 20 de maio, aconteceu, em todo o país, a 69ª Semana Brasileira de Enfermagem, que trouxe como tema “Saúde, Poder e Cidadania”. O Senac/SE apoiou a comemoração, coordenada pela Associação Brasileira de Enferma-gem – Aben-SE.

No auditório da Unidade Aracaju, a Semana Brasileira de Enfermagem foi aberta com uma mesa-redonda sobre Saúde, Poder e Cidadania. O assunto foi debatido pelas enfermeiras Flávia de Oliveira Brasileiro e Simone Leite Batista, além do advogado José Alvino Santos Filho. A coordenação da mesa-redonda ficou a cargo da presidente da Aben-SE, Maria Aparecida Santana.

A Semana Brasileira de Enfermagem, que teve início em 1938, é comemorada pelos trabalhadores de enfermagem ligados à assistência, ensino, pesquisa e gestão. O tema proposto para 2008 foi o eixo articulador de uma diversificada programação em todo o país, que contou com conferências, simpósios, oficinas, exposições e atividades comunitárias voltados para oportunizar aos trabalhadores da área uma reflexão crítica acerca de suas relações enquanto prática social.

www.se.senac.br

Sergipe

Profissionais da área de enfermagem se reúnemem Aracaju

Tocantins

O Senac/TO e o Núcleo Setorial Parceiros da Beleza realizaram no dia 14 de abril, em Palmas, no auditório do Senac, o I workshop de Administração de Salão de Beleza de Tocantins. O evento foi uma oportunidade para os profissionais da área aperfeiçoarem conhecimentos sobre regime de tributos fiscais, regime trabalhista em salões de beleza, contratação e contrato de locação de bens, entre outros.

O coordenador do workshop foi o contabilista e consultor organizacional de empresas Milton Aquino. Ele é autor do livro Administrando o Salão de Beleza, e já re-alizou consultoria em mais de 50 salões de beleza em sete estados brasileiros.

Durante o evento, o consultor abordou os mais variados assuntos relaciona-dos com a área administrativa desse segmento, enfatizando a necessidade de se conhecer o custo e o lucro de cada serviço e de cada profissional. “A ética, o profissionalismo e o marketing de negócios significam: ‘atender ao último cliente do dia como se ele fosse o primeiro e único”, afirma.

www.to.senac.br

I em Administração de Salão de Beleza é realizado em Palmas

Workshop

nº 687 | correio do Senac | MAI/JUN 2008 | 15

Page 16: Editorial - Senac | Departamento Nacional · 2017-03-29 · o instrutor do curso está sempre por perto, ... Aracaju e Manaus. Salvador e Rio de Janeiro ... visão de custos até

Profissão:ser chique

Estar bem vestido no trabalho é importante? Se trocarmos a camiseta e a calça jeans por um terno, podemos ter essa resposta de imediato. Mas esse assunto é tão vasto que existem vários livros sobre as indumentárias no trabalho. Um deles é o

, lançado pelo Senac Rio, em que os autores Heloisa Marra e Julio Rego fazem uma viagem bem-humorada pelo mundo profissional, abordando estilos de roupas e acessórios para diversos tipos de empregados. Em entrevista ao

, Julio Rego, editor de moda masculina do jornalismo da TV Globo, acrescenta ainda as boas maneiras no ambiente de trabalho, dando dicas ao profissional que quer, simplesmente, ser chique.

Quais as boas maneiras básicas no ambiente de trabalho? No atual ambiente de trabalho, é impossível ficar alheio ao que acontece. O desafio maior é concentrar a atenção, dispersa pela conversa alta do vizinho, pelo burburinho compartilhado, agilizando o processo e dividindo funções. tudo indica que estamos apenas no começo da aventura coletiva, que é trabalhar em um lugar integrado, com cubículos de fronteiras limitadas em um labirinto de divisórias, e regidos pelas leis do momento: privatização, globalização e fusão.

Quais são as deselegâncias mais comuns? Decotes exagerados, incluindo tomara-que-caia, frente única e camisetas cavadas; roupas justas; moleton; profusão de piercings; excesso de correntes e medalhas; tatuagens visíveis; pés quase nus em sandálias; saltos muito altos; capangas masculi-nas; bermudas; cabelos maltratados, malcortados ou coloridos demais; e andar sempre na “última moda”. Devo dizer que para ser elegante no traba-lho não se deve falar alto e usar pouco perfume e maquiagem.

Quem costuma errar mais: o homem ou a mulher? As mulheres hoje talvez errem menos, são mais vaido-sas. Não significa que o homem não seja vaidoso. Quem disser que não é vaidoso estará mentindo. Quem não gosta de um bom elogio?

O que é estar bem vestido no trabalho? Não existe um padrão definitivo. Como exemplo, não é só o terno masculino que anda cansando a ele-gância, mas também a caretice do terno ou tailleur

femininos. Vários estilistas têm se dedicado a modernizar seus uniformes, tornando suas

Estilo no Trabalho

SenacCorreio do

Page 17: Editorial - Senac | Departamento Nacional · 2017-03-29 · o instrutor do curso está sempre por perto, ... Aracaju e Manaus. Salvador e Rio de Janeiro ... visão de custos até

formas mais parecidas com as da jaqueta, mudando a gola ou então acrescentando detalhes com zíper. tudo está ficando mais informal. Então por que algumas mulheres continuam usando tailleur ou terno como escudo?

Para o homem que está come-çando a trabalhar, qual a roupa não pode faltar no armário? Se ele trabalha em banco ou é advogado ou diplomata, dois ternos (um bege e um cinza), seis camisas (azul, branca, xadrez e listradas), gravatas (lisas, listradas e com desenhos discretos).

Existe uma diferença de vestimenta de acordo com a profissão ou devemos acompanhar o estilo da empresa?Existe, depende da profissão. Certo é o jornalista mais ousado, mas sem exageros, como correntes, sandálias, camisetas, camisa aberta no peito, roupa muito justa etc. O designer mais ousado pode abusar nas cores, como exemplo, calça xadrez está na moda. Advogados sempre de terno, principalmente quando em audiên-cias. ternos cinza, azul, bege no verão, gravatas lisas ou listradas. Nada de jeans.

E quando a pessoa está tão bem arrumada a ponto de se destoar no ambiente? Não deve. Não vá trabalhar, mesmo sendo muito chique, como se fosse para uma festa ou casamento. Aprenda, menos é mais. Seja discreto.

E por falar em festa, nos eventos de finais de ano podemos usar roupas mais informais?Deve. Quando a festa é informal, claro, cores claras, o tra-dicional branco, sandálias, calças e blusas brancas etc.

Podemos ir trabalhar já prontos para a festa que será realizada ao final do expediente?Acho que se pode, sim, vir já arrumado para festa. Mas se não se sentir à vontade, é indicado trazer as vestimentas para usá-las mais tarde.

Enfim, estar bem arrumado é sinal de competência? No mundo da comunicação rápida as aparências não enganam mais, e só se sustentam se houver conteúdo e resultado. Estar bem arrumado é bom, mas sem exageros. Mas só isso não demonstra competência. Existem vários outros aspectos, mas a resposta ficaria muito longa se fôssemos enumerá-los.

nº 687 | correio do Senac | MAI/JUN 2008 | 17

Page 18: Editorial - Senac | Departamento Nacional · 2017-03-29 · o instrutor do curso está sempre por perto, ... Aracaju e Manaus. Salvador e Rio de Janeiro ... visão de custos até

Tendo como tema central “Educação: caminho para a cidadania”, o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/PE realizará, de 17 a 19 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em recife, o 6º Congresso Internacional de Tecnologia na Edu-cação, um espaço privilegiado de conhecimento, debates e significativas aprendizagens para edu-cadores comprometidos com a cidadania.

O congresso é oportuno em um estado que vive, hoje, um novo momento com os investimen-tos no Complexo Industrial e Portuário de Suape, onde as indústrias de alta tecnologia estão sendo instaladas, gerando demanda por mão-de-obra especializada. Para atender a esse mercado, o congresso baseia-se nas questões da educação básica, profissional e superior, como caminhos para a realização dos trabalhadores.

O evento será composto por grandes confe-rências, palestras simultâneas e minicursos, di-recionados à formação de educadores e demais interessados em assuntos dessa área. Partici-parão palestrantes e educadores reconhecidos nacional e mundialmente, tratando de temas instigantes – e muitas vezes polêmicos – que geram debates e reflexões profundas acerca do cenário educacional contemporâneo.

Mais de 200 técnicos participaram das oficinas de marketing e comunicação do Senac Nacional nos meses de março e abril. O tema Comunicação Interna, desenvolvido pelo consultor Paulo Clemen, foi o de maior demanda nesse período, solicitado pelos Departamentos Regionais do Ceará ( 5 e 6 de março), Goiás (23 e 24 de abril) e Espírito Santo (29 e 30 de abril).

Outros assuntos abordados no bimestre foram Implantação e Revisão de Conceitos Básicos de Marketing, com o consultor Roberto Meirelles, em consultoria realizada na Paraíba (13 e 14 de março); Estratégias de Vendas, levado para o Senac/CE (17 e 18 de abril); e Monitoramento da Concorrência, no Senac/PI (24 e 25 de março), ambos abordados pelo consultor Saulo Chagas. As of icinas foram acompanhadas pelos técni-cos do Senac Nacional João Chermont, Laura Figueira e Cristina gonzalez.

Técnicos são qualificados em oficinas de marketing e comunicação

Pernambuco realiza 6º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação

PAS tem nível de excelência no ParanáUm levantamento realizado pelo Senac Nacional, relativo às atividades do Programa Alimentos Seguros (PAS) –

setores Mesa e Distribuição – do ano passado revela que o Senac Paraná é o Departamento regional que apresenta o maior investimento de recursos próprios no programa. Além disso, teve o maior número de pessoas envolvidas nas atividades (cursos e consultorias) e é o primeiro do ranking em número de ações de responsabilidade social, sem retorno financeiro.

Esses resultados solidificam o nível de excelência do programa oferecido pelo Senac e a aceitação do PAS no Paraná. O aumento da exigência dos clientes é fator determinante, assim como a necessidade do mercado, já que a segurança de alimentos é inerente à qualidade oferecida por qualquer setor produtivo ou de serviços de alimentação.

O levantamento reflete ainda a estratégia do Senac/Pr de dinamizar o segmento de gastronomia, enquanto foca ao mesmo tempo a importância da saúde, já que o PAS une essas duas áreas e garante a qualidade e a segurança de alimentos comercializados ou manipulados nos estabelecimentos. Apenas em 2007, o programa foi implantado em 109 empresas, e mais de 4 mil pessoas foram atendidas.

Oficina Monitoramento da Concorrência, no Senac/PI

18 | MAI/JUN 2008 | correio do Senac | nº 687

Page 19: Editorial - Senac | Departamento Nacional · 2017-03-29 · o instrutor do curso está sempre por perto, ... Aracaju e Manaus. Salvador e Rio de Janeiro ... visão de custos até

Fruto da parceria entre Confederação Nacional do Comércio (CNC), Sebrae e Ministério do Turismo, a teleconferência “65 Destinos Indutores – Estudo de Competitividade” foi realizada no dia 7 de abril, no auditório da CNC, no Rio de Janeiro, apresentando os resultados e a proposta metodológica da pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Mediada pela jornalista Barbara Pereira e com a participação da intérprete da Língua Brasileira de Sinais Janine Soares de Oliveira, a teleconferência foi dividida em duas partes. Na primeira, a mesa foi composta por Marta Suplicy, ministra do Turismo; Antonio Oliveira San-tos, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac; Albano Fran-co, presidente da Comissão de turismo e Desportos da Câmara dos Deputados; Carlos Ivan Leal, presidente da FGV; e Paulo Okamoto, diretor-presidente do Sebrae.

Em debate, a visão dos gestores das instituições sobre o estudo de competitividade, que reforçou a parceria em busca de uma melhor estruturação e pla-nejamento do setor turístico nacional. A ministra des-tacou a importância da integração e do planejamento que o estudo permite às lideranças públicas: “A partir de hoje, o prefeito, o governador e os deputados vão poder contar com um instrumento muito valioso. Com ele, as três instâncias do governo poderão planejar melhor, definindo as prioridades aos investimentos públicos e privados”.

Na segunda etapa, novas lideranças compuseram a mesa e debateram a pesquisa da FGV: Ayrton Pereira, secretário nacional de políticas do Ministério do turis-mo; Luiz Gustavo Barbosa, professor da Escola Brasi-leira de Administração Pública e de Empresas; Tânia Brizolla, diretora do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério; Léa Viveiros, diretora de Educação Profissional do Senac Nacional; e Dival Schmitdt, coordenador de Projetos de turismo do Sebrae.

Na oportunidade, foi discutido o Programa de Regionalização do Turismo nos 65 destinos, para desconcentração da oferta turística brasileira do litoral para o interior. Segundo léa Viveiros, o Senac é um dos parceiros do Ministério do turismo no de-senvolvimento regional e disponibiliza a estrutura da Instituição: “O Senac tem interesse em continuar essa parceria, pois tem uma capilaridade muito grande, inclusive com unidades nesses 65 destinos. Há uma estrutura para a capacitação e isso está à disposição do Ministério”.

A transmissão da teleconferência foi ao vivo, acom-panhada em auditórios instalados nas 27 capitais do Brasil, onde estiveram presentes lideranças políticas e empresariais ligadas ao turismo. Mais informações sobre o Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores no encarte Correio & Comércio.

Teleconferência reúne autoridades do turismo na CNC

À mesa (da esq. para a dir.), Paulo Okamoto, Antonio Oliveira Santos, Marta Suplicy, Albano Franco, Carlos Ivan Leal e Barbara Pereira

nº 687 | correio do Senac | MAI/JUN 2008 | 19

Page 20: Editorial - Senac | Departamento Nacional · 2017-03-29 · o instrutor do curso está sempre por perto, ... Aracaju e Manaus. Salvador e Rio de Janeiro ... visão de custos até

Visando atender às de-mandas de qualif icação prof issional e suprir as necessidades de empresas e de instituições públicas da cidade de Santana, o Senac/AP inaugurou nes-se município uma nova unidade.

A cerimônia de inau-guração aconteceu no dia 22 de abril, contando com a presença do presidente da Fecomércio do Amapá e do Conselho Regional do Senac, ladislao Pedroso Monte, acompanhado do diretor regional do Senac, José Iguarassu Bezerra Monteiro; da diretora de Educação Profissional, Ana Valéria Galo Pantoja da Silva; e da coordenadora da

Amapá inaugura nova unidade

O estudo Juventude e Políticas Sociais no Brasil, reali-zado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, e divulgado no dia 20 de maio, revela que pratica-mente metade dos desempregados brasileiros é jovem. Do total de pessoas desocupadas no país, 46,6% têm entre 15 e 24 anos. Dois dos fatores que explicam o alto nível de desemprego dos jovens, segundo o Ipea, são a falta de experiência profissional e o custo menor de demissão desse segmento.

Para debater a empregabilidade de milhões de jovens nas Américas e no Caribe aconteceu, nos dias 20 e 21 de maio, no Hotel Guanabara, no Rio de Janeiro, o Seminário sobre Emprego de Jovens. O evento é organizado pela rede Interamericana para a Administração laborial – rial, com promoção do Ministério do trabalho e Emprego, em parceria com a Superintendência regional do trabalho e Emprego no Rio de Janeiro – SRTE/RJ.

O primeiro painel foi “Trabalho Decente e Juventu-de: principais desafios e perspectivas no contexto da globalização e do desenvolvimento hemisférico”, que

Senac Nacional participa do Seminário sobre Emprego de Jovens

teve como mediadora Anna Beatriz Waehneldt, chefe do Centro Nacional de Educação a Distância do Senac Nacional. Os expositores no primeiro momento do encontro foram: Marcio Pochman, presidente do Ipea; Charlotte Ponticelli, vice-ministra adjunta para assun-tos internacionais do Departamento de trabalho dos Estados Unidos, e Lais Abramo, diretora do escritório da Organização Internacional do Trabalho no Brasil.

Também foram abordados os temas: “Promoção de Parcerias voltadas para a geração de trabalho Decente e Produtivo para a População Jovem: estratégias, experiências e resultados” e “Desen-volvimento e Promoção de Políticas, Estratégias e Serviços Integrados”; “Empreendorismo Juvenil: criação de formas alternativas de trabalho decente e produtivo” e “Estratégias de Inclusão Laboral dos Grupos de Jovens mais Vulneráveis”. Ao f inal do seminário, que contou com a presença do ministro do trabalho e Emprego, Carlos lupi, foi apresentada uma síntese das discussões ocorridas.

Unidade, Geovana Magave da Costa. Compareceram ainda os representantes da Associação Comercial e Industrial do Amapá, de entidades do Sistema S, além de instituições muni-cipais e empresas comer-ciais de Santana.

Para o presidente la-dislao Pedroso Monte, o Senac Santana signi-f ica um grande avanço

na expansão dos serviços de Educação Profissional prestados pela Instituição, favorecendo à população santanense o acesso a cursos, enquanto as empresas locais terão mais oportunidades para investir em seus funcionários.

Funcionários e alunos assistem à inauguração da nova unidade

20 | MAI/JUN 2008 | correio do Senac | nº 687

Page 21: Editorial - Senac | Departamento Nacional · 2017-03-29 · o instrutor do curso está sempre por perto, ... Aracaju e Manaus. Salvador e Rio de Janeiro ... visão de custos até

A Autodesk, líder mundial em softwares para projetos 2D e 3D para os mercados de manufatura, arquitetura e construção, infra-estrutura, e mídia e entretenimento, fechou parceria com o Senac Nacional para a criação de 110 centros autorizados de treinamento em todo o país.

Com mais de 1.500 unidades espalhadas pelo mundo, os centros autorizados de treinamento da Autodesk são organizados em insti-tuições certificadas e habilitadas pela empresa a oferecer cursos de qualificação a usuários dos softwares Autodesk. Inicialmente, a par-ceria inaugura 110 centros de treinamento, mas o objetivo é ampliar gradativamente o projeto até alcançar unidades do Senac em todos os estados brasileiros.

De acordo com Acir Marteleto, diretor geral da Autodesk Brasil, os centros autorizados de treinamento, presentes em mais de 90 países, permitem aos usuários conhecer em detalhes a aplicabilidade e os recursos dos softwares da empresa, além de desenvolver habilidades que possibilitem o melhor aproveitamento das ferramentas na criação de seus projetos. todos os centros possuem docentes treinados pela Autodesk e preparados para oferecer um curso de alta qualidade. “Com a parceria, o Senac se torna o maior centro autorizado de trei-namento da Autodesk em todo o mundo a oferecer um treinamento nesses moldes”, destaca Acir.

A parceria da Autodesk com o Senac contempla, além da criação dos centros autorizados de treinamento, a realização de seminários e a certificação de instrutores (Autodesk Certified Instructor) para habi-litá-los a ministrar cursos de qualificação profissional nas soluções Autodesk. Na primeira fase do projeto, estudantes de mais de 90 cidades brasileiras terão à disposição cursos de AutoCAD e Autodesk revit, softwares dedicados ao mercado de arquitetura; Autodesk 3DS Max, solução para as áreas de mídia e entretenimento; e Autodesk Inventor, destinado ao mercado de manufatura.

Os softwares da Autodesk são ferramentas fundamentais na for-mação de alunos dos cursos de, por exemplo, Operador de Sistemas CAD, Designer de Interiores, Produtor de Maquete Eletrônica, técnico em Paisagismo, Modelagem em 3D, Animação, Vitrinismo, Desenho técnico, Computação gráfica, CAD Designer, AutoCAD 2D e AutoCAD 3D, oferecidos pelo Sistema Senac.

Para o Senac, a parceria com a Autodesk representa, entre outras vantagens, oferecer educação profissional apoiada em software de maior conceituação no mercado de trabalho, docentes formados pelo próprio fabricante e atender à demanda reprimida, em 22 estados brasileiros, por profissionais capacitados na utilização dos principais softwares da Autodesk. Além disso, o investimento realizado pelo Senac representará uma economia de cerca de 90% na compra desses softwares.

Senac fecha parceria com Autodesk

Laumir Almeida Barreto

assumiu a direção regional

do Senac Rio Grande do Nor-

te. No Senac Goiás, a nova

diretora é Felicidade Maria de

Faria Melo.

O funcionário do Senac

Mato Grosso do Sul gilberto

Moraes participou dos Jogos

Paraolímpicos Beijin – 2008.

gilberto disputou o campeo-

nato de futebol na Ucrânia no

dia 26 de abril.

O Senac Rio foi uma das

empresas homenageadas no

9º Prêmio Re(ha)bilita Rio,

no dia 31 de março, no Tea-

tro Sesi, na capital carioca.

representado pela diretora

Mônica Volpato, o regional

recebeu o Prêmio Programa

Modelo, pelos treinamentos

gratuitos de jovens para o

mercado de trabalho.

Errata: na matéria Combate

contra a febre amarela (Por todo

o Brasil, edição 686), a Campa-

nha do dia “D” aconteceu no

município de Anápolis, e não

em goiânia.

nº 687 | correio do Senac | MAI/JUN 2008 | 21

Page 22: Editorial - Senac | Departamento Nacional · 2017-03-29 · o instrutor do curso está sempre por perto, ... Aracaju e Manaus. Salvador e Rio de Janeiro ... visão de custos até

| José Ahirton Batista Lopes |DIRETOR REGIONAL DO SENAC MARANHãO

O Senac no Maranhão representa hoje a força na

qualificação para o trabalho em um estado que tem ainda

muitos desafios a serem vencidos. Imaginem um estado

do tamanho da Noruega em dimensões geográficas e com

mais de 6 milhões de pessoas. Esse é o Maranhão.

A contribuição do Senac no Maranhão reflete o

trabalho de pessoas comprometidas e alinhadas à sua

missão e visão. Uma Instituição que, nesses 62 anos,

vem cumprindo a sua função social por intermédio da

capacitação de mais de 25 mil pessoas por ano em seus

seis centros de Educação Profissional, suas Unidades

Móveis, seus projetos sociais e sob a ótica de uma pro-

posta pedagógica com foco na realidade de um estado

pleno em potenciais de crescimento econômico.

Dentre os projetos sociais está o Programa Apren-

dizagem, que tem beneficiado 400 aprendizes por ano

com a possibilidade de, ao final do programa, serem

efetivados nas empresas parceiras; o Projeto Social

Senac faz sua Parte – geração de renda, que, ao longo

de três anos, já capacitou mais de 3 mil pessoas para

atividades geradoras de renda, de forma gratuita, por

meio da parceria do Senac com entidades sociais das

periferias. Esse projeto vem surpreendendo a todos

em razão dos resultados satisfatórios para tantos ma-

ranhenses que se prepararam e que já buscam o aper-

feiçoamento. São histórias com relatos emocionantes

de pessoas que estavam desempregadas e hoje são

donas do seu próprio negócio, lecionam, inventam e

reinventam suas ferramentas de trabalho.

Nossa estratégia está no comprometimento social

Nossa preocupação social abordou ainda carências

de muitos dos nossos alunos nas competências da

educação básica em língua Portuguesa e raciocínio

lógico-Matemático, consideradas preponderantes ao

bom exercício profissional. Para tanto, instituímos os

Programas Compensatórios, no qual os docentes po-

dem diagnosticar, por meio de testes aplicados no início

dos cursos, os alunos que receberão o benefício de 50%

de desconto nos cursos de Matemática e Português

oferecidos pelo Núcleo de Ensino a Distância, além da

Jornada da Superação, que são oficinas gratuitas ofe-

recidas aos alunos da casa a cada bimestre, também

nas áreas de Português e Matemática.

Na área pedagógica, colhemos os frutos do Progra-

ma de Desenvolvimento Docente, que tem se mostrado

uma das estratégias mais eficazes de interação entre

os professores e os temas que sustentam suas práti-

cas educativas. Implementamos, ainda, os Itinerários

Formativos, com o propósito de orientar o caminho que

o aluno pode trilhar dentro de seu foco de educação

profissional.

Por fim, muitas são as ações e maior ainda é a nos-

sa vontade em contribuir para elevar não apenas os

índices socioeconômicos do Estado do Maranhão, por

intermédio da formação, mas garantir, com muita habi-

lidade e eficiência, profissionais qualificados e capazes

de ingressar em um mercado de trabalho competitivo,

como é o atual.

Colaboração: Assessoria de Imprensa do Senac/MA

22 | MAI/JUN 2008 | correio do Senac | nº 687

Page 23: Editorial - Senac | Departamento Nacional · 2017-03-29 · o instrutor do curso está sempre por perto, ... Aracaju e Manaus. Salvador e Rio de Janeiro ... visão de custos até

Outro

s la

nçam

ento

s

das

Edito

ras

Sena

cO Tempo da Beleza: consumo e comportamento feminino, novos

olhares é o resultado de uma pesquisa atual, acompanhada de uma reflexão acadêmica sobre a beleza. A publicação do Senac Nacional apresenta um estudo realizado pela Cátedra l´Oréal de Comportamento do Consumidor, cujo foco é o cotidiano de mu-lheres de diferentes idades da classe alta do Rio de Janeiro e seus hábitos relacionados à beleza.

Organizado por letícia Casotti, Maribel Suarez e roberta Dias Campos, a obra faz, por meio de entrevistas e artigos, uma análise do ideal de beleza na sociedade atual, passando pelas áreas de Antropologia, Psicologia, Sociologia e Marketing. Esta publicação mostra que, por trás da superficialidade de uma camada de batom, é possível discutir cultura, consumo, grupos sociais e particulari-dades do nosso tempo de beleza.

Envie um e-mail para [email protected] até o dia 20 de julho, respondendo: quantas empresas pedagógicas o Senac possui?

pro

moc

ão

renata Cagno Hamano,

do Senac/MS, e Célia Santos,

do Senac/RJ.

Os vencedores do livro

Vendas – Técnicas de Tra-balho e Mercado foram:

Crustáceos- Aromas e Sabores da Boa Lembrança

Texto: Danusia Barbara; fotos: Sérgio Pagano180 páginasEditora Senac/RJ

Artacho Jurado: arquitetura proibida

Autor: Ruy Eduardo Debs Franco336 páginasEditora Senac/SP

pro

moc

ão

Page 24: Editorial - Senac | Departamento Nacional · 2017-03-29 · o instrutor do curso está sempre por perto, ... Aracaju e Manaus. Salvador e Rio de Janeiro ... visão de custos até