editorial - pÁg. 2 4ª expo peÇas - pÁg. 3 hora de opinar...

5
ENERGIA QUE MOVE AS TECNOLOGIAS DE HOJE E DE AMANHÃ. MOURA É MOURA /bateriasmouratv /bateriasmoura /bateriasmoura www.moura.com.br GODAL DISTRIBUIDOR EXCLUSIVO Seja nosso revendedor 62 3295 1441 Faça revisões em seu veículo regularmente. Vem com tudo, 2019 Feira de Sucessos 4ª Expo Peças registra recorde de público e negócios em Goiânia. 4ª EXPO PEÇAS - PÁG. 3 EDITORIAL - PÁG. 2 Sindirepa Nacional abre consulta pública sobre marco regulatório Fique por dentro do que exigem o PPRA e o PCMSO HORA DE OPINAR - PÁGS. 4 E 5 INFORMATIVO SINDIREPA-GO - ANO 2 Nº 7 - 2018 É NOSSA OBRIGAÇÃO PÁG. 7

Upload: others

Post on 15-Jan-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EDITORIAL - PÁG. 2 4ª EXPO PEÇAS - PÁG. 3 HORA DE OPINAR ...arquivos.sindicatodaindustria.com.br/app/cni_sindicatos/2011/01/10/123/... · exigem o PPRA e o PCMSO HORA DE OPINAR

ENERGIA QUE MOVE AS TECNOLOGIAS DE HOJE E DE AMANHÃ.

MOURA ÉMOURA/bateriasmouratv/bateriasmoura/bateriasmoura

www.moura.com.br

GODALDISTRIBUIDOR EXCLUSIVO

Seja nosso revendedor62 3295 1441

Faça revisões em seu veículo regularmente.

Vem com tudo, 2019

Feira de Sucessos4ª Expo Peças registra recorde de público e negócios em Goiânia.

4ª EXPO PEÇAS - PÁG. 3EDITORIAL - PÁG. 2

Sindirepa Nacional abre consulta pública sobre marco regulatório

Fique por dentro do que exigem o PPRA e o PCMSO

HORA DE OPINAR - PÁGS. 4 E 5

I N F O R M A T I V O S I N D I R E P A - G O - A N O 2 N º 7 - 2 0 1 8

É NOSSA OBRIGAÇÃO PÁG. 7

Page 2: EDITORIAL - PÁG. 2 4ª EXPO PEÇAS - PÁG. 3 HORA DE OPINAR ...arquivos.sindicatodaindustria.com.br/app/cni_sindicatos/2011/01/10/123/... · exigem o PPRA e o PCMSO HORA DE OPINAR

2 I N F O R M A T I V O S I N D I R E P A - G O

EDITORIAL Alyson José Nogueira PRESIDENTE DO SINDIREPA-GO

Vem com tudo, 2019

Em qualquer lugar que vamos, a pergunta de amigos e familiares é uma só: O que podemos esperar de 2019? Para nós,

reparadores, não há outra resposta que não seja alguma que venha carregada de esperan-ça. Afinal, sobrevivemos bravamente a três anos de muita recessão e, somente agora, pudemos trabalhar um pouco mais tranquilos, ainda longe de comemorarmos um aumento no movimento e no faturamento. Mas pelo menos conseguimos, em 2018, “empatar o jogo”, o que faz com que, olhando para a frente, tenhamos esperança que, com a troca de nossos governantes, principalmente na esfera federal, dias melhores virão.

O novo presidente eleito, na nossa opi-nião, foi sim a melhor escolha para o Brasil. Ao que parece, conseguiu se eleger sem a necessidade do apoio e de conchavos com aqueles que praticam a velha política. Com isso, arregimenta plenas condições de formar uma equipe totalmente independente, e, mais importante ainda, sem o famoso e danoso “toma lá dá cá”, tão comum nos corredores de Brasília.

Pelos nomes já anunciados, temos a esperança de que o novo presidente montará uma equipe técnica, independente, e que

poderá fazer o Brasil voltar a ser grande. Para o sucesso pleno, basta que tenha sabedoria para ouvir os seus comandados. Nossa es-perança se extende também ao Governador eleito, e aos novos goianos escolhidos para a Assembleia Legislativa, Câmara, e Senado Federal.

Do lado de cá, estamos prontos para aju-dar, criando novos empregos, gerando renda, e movimentando a economia, mas sem esque-cer que, para que nossa máquina funcione em sua plenitude, precisamos de crédito, menos impostos, e mão de obra qualificada. Reiterar tantas vezes que depositamos nossa plena confiança, e apoiamos os eleitos em 2018, reforça a necessidade de acompanharmos as ações praticadas por eles, e, também, de co-brarmos por melhorias que tragam benefícios não apenas para nós, reparadores de serviços, mas para todos os setores da economia do Estado de Goiás e do Brasil.

Sigamos juntos, com muito trabalho, como sempre, e, agora, de volta com aquele otimismo que por um tempo esteve adorme-cido. Como diria Aristóteles: “A esperança, é o sonho do homem acordado”. Um excelente 2019 a todos, e que ele supere nossas melho-res expectativas.

Presidente Alyson José Nogueira MENNO

RUA 200, QD. 67C, LT 01/05, 1121, LESTE VILA NOVA. CEP: 74645-230

EDIFÍCIO PEDRO ALVES - GOIÂNIA - GOTEL. (62) 3224-0121/0012

(62) [email protected] ou

[email protected]

Vice-Presidente Marcus Lucios R. MendesMALU

2º Vice-Presidente Murilo Sérgio OliveiraMC CAR

1º Secretário Ailton Aires Mesquita

2º SecretárioPedro GonçalvesMEC. UNIÃO

1º Diretor Financeiro Silvio Inácio da SilvaPNEUCAR

2º Diretor FinanceiroEdvaldo R. VazHELCAR

Conselho Fiscal Mário Arruda PRIME

Conselho Fiscal Walter JuniorMEC MOURA

Conselho FiscalDênis Astor SilvaNEW CAR

Sup. Conselho Guimarães M. Ferreira MYKOLA & GUIMARÃES

Sup. ConselhoCelino G. CamiloTEC DIESEL

Sup. Conselho Wanderson Henrique GomesMEC RIMAC

DIRETORIA

TDA Comunicação e Assessoria Ltda - CNPJ: 11.839.908/0001-00 Av. 85, 1.940, Galeria Nacional, Setor Marista - Goiânia-Goiás (62) 3087-7869/3087-2449 - [email protected].

Diretora - Patrícia Gomes 62 99978-7869

Jornalistas - Aulus Rincon Godinho JP-GO 2.083

Diretor de Criação - Gustavo Nascimento

Análise Ortográfica - Jaqueline Nascimento

Diagramação - Raphael César

Impressão - Gráfica e Editora América

Tiragem - 1.000 exemplares

Distribuição Gratuita

EXPO PEÇAS

Sucesso de público e negócios

I N F O R M A T I V O S I N D I R E P A - G O 3

Em sua quarta edição, realizada nos dias 19 e 20 de outubro, a Feira de Peças e Tecnologia Automotiva, Expo

Peças, deixa uma certeza para o Brasil. A de que o evento já se retornou referência, e hoje é, sem dúvidas, o número um no Centro Oeste.

Foram dois dias de muita interativi-dade, palestras, e troca de informações e

conhecimentos. Assim como em outras edições, em 2018, o público superou a melhor das expectativas, e mais de 2.500 pessoas passaram pelo Sesi da Vila Canaã, onde tiveram a oportunidade de conhecer novidades em 45 estandes, além de parti-cipar do circuito de palestras.

De acordo com os organizadores do evento, quem esteve presente saiu encantado com as novas tecnologias apresentadas. A feira também mostrou sua força econômica, tendo gerado, mais de R$ 1 milhão em negócios. Como nas edições anteriores, a 4ª Expo Peças não deixou de lado a solidariedade, e, nos dois dias, arrecadou quase uma tonelada de alimentos, que já foram distribuídos para três entidades filantrópicas da Capital. Outro momento de destaque no evento foi o sorteio do Elevacar, que teve como vencedor o John Lenon, da Lima Car Auto Center.

Com sucesso absoluto, a previsão para a 5ª edição é ainda melhor, e indús-trias de renome nacional já estão sendo contactadas. Sem estragar as grandes

surpresas que traremos em 2019, pode-mos adiantar, por enquanto, que duas palestras, sobre carro elétrico, e repara-ção sustentável, já foram pré agendadas. Nossos agradecimentos a todos os que abrilhantaram a festa deste ano. Nos en-contramos de novo em 2019. Até lá.

Em dois dias, quase três mil pessoas passaram pelo Sesi da Vila Canaã. Genuinamente goiano, evento já virou referência no Brasil

(62) 3605-7000

(63) 3233-1200

(62) 3621-4550TELEPEÇAS:

RUA EIXO 19 - QD. 21 - LT. 07EPOLO EMPRESARIAL GOIÁS - CEP: 74985-205

É COM O GRUPO RAMASA: AQUI VOCÊ TEM A CERTEZA DE BONS NEGÓCIOS.

Alyson José Nogueira, Presidente do Sindirepa-GO, Patrícia Gomes, Assessora

de Comunicação do Sindirepa-Go e Paulo Vargas, Diretor do SENAI e SESI.

Page 3: EDITORIAL - PÁG. 2 4ª EXPO PEÇAS - PÁG. 3 HORA DE OPINAR ...arquivos.sindicatodaindustria.com.br/app/cni_sindicatos/2011/01/10/123/... · exigem o PPRA e o PCMSO HORA DE OPINAR

4 I N F O R M A T I V O S I N D I R E P A - G O

CONSULTA SINDIREPA

I N F O R M A T I V O S I N D I R E P A - G O 5

Precisamos da sua Participação

Unimed Corretora Av. T-9, nº 276, Setor Marista.

Fone: (62) 3216-8700

CORRETORA DE SEGUROS UNIMEDTrabalhamos com todos os tipos de seguros e com as melhores seguradoras do mercado.

Goiânia

CORRETORADE SEGUROS

Sindirepa Nacional abriu espaço em seu site para que todos possam votar. Resultado será encaminhado para parlamentares.

Administrar uma oficina não é para qualquer um. Além de ter gosto pelo que se

faz, é preciso atuar com sabedoria, e traçar uma evolução constante para garantir o crescimento do negócio. E não dá para colocar a culpa sempre na sorte, no mercado ou até mesmo na concorrência. An-tes de mais nada, é preciso assumir algumas responsabilidades que são essenciais ao negócio, e podem fa-zer a diferença no posicionamento da oficina no mercado, passando uma imagem séria, e de confiança para nossos clientes.

Ao longo do tempo, a ativi-dade de reparação de veículos foi incorporando uma série de respon-sabilidades impostas por legislações severas, criadas com o propósito de atender a saúde, segurança, preservação do meio ambiente e as relações de consumo. A Lei Federal nº 12.305 de 02/08/2010, por exemplo, considera que as em-presas de reparação de veículos são responsáveis pelo armazenamento e destino correto dos resíduos ge-rados quando da manutenção dos veículos automotores. Há também uma grande preocupação em relação à utilização de peças que não tenham origem e procedência duvidosas, que possa ser fruto de receptação, falsificação, adultera-

ção, roubo e furto, entre outros descaminhos. Tantas exigências trazem a todos nós, envolvidos com a atividade comercial em torno da manutenção automotiva, preocu-pações que devem ser resguarda-das pelas oficinas de todo o Brasil.

Em decorrência destas exigên-cias e preocupações, o Sindirepa resolveu perguntar, às empresas de reparação de veículos, se con-cordam ou não com a criação de um marco regulatório de controle da compra em autopeças por par-te dos proprietários de veículos automotores em uso e os seus

prepostos. Para tanto, o sindicato

abriu uma votação em seu site, no

endereço eletrônico http://www.

sindirepanacional.org.br/consul-

tapublica, a fim de que todos opi-

nem. A votação está aberta até o

próximo dia 31 de dezembro, e já

no início de 2019, o resultado será

enviado, ao Congresso Nacional,

com pedidos de apreciação e provi-

dências, no sentido de atender aos

anseios da nossa categoria. Portan-

to, a participação de todos é mais

do que imprescindível. Aguardamos

a sua opinião por lá!COMO PARTICIPAR

NÃO PERCA O PRAZO

A Votação está aberta até

31 de Dezembro

www.sindirepanacional.org.br/consultapublica

O SINDIREPA-GO abriu consulta pública para você opinar se concorda ou não com a criação de um marco regulatório de controle da compra em autopeças.

Para participar é muito fácil basta acessar o site e deixar sua opinião.

A participação de todos é mais do que imprescindível.Aguardamos a sua opinião por lá!

Dê sua opinião. Participe!

Page 4: EDITORIAL - PÁG. 2 4ª EXPO PEÇAS - PÁG. 3 HORA DE OPINAR ...arquivos.sindicatodaindustria.com.br/app/cni_sindicatos/2011/01/10/123/... · exigem o PPRA e o PCMSO HORA DE OPINAR

Você utiliza Pastilhas de Freio Bosch em sua oficina? Faça como o Jurandir e ofereça uma linha completa com a mais alta durabilidade do mercado.

Entre em contato com nossos Distribuidores e ofereça Bosch para seus clientes.

/autopecasbosch/pordentrodocarro

Faça

revi

sões

em

seu

veí

culo

regu

larm

ente

.

#ComBoschEuMeGaranto

Pastilhas de Freio Bosch: alta eficiência e segurança

Jurandir Floss da SilvaOficina Pointer - Chapecó/SC

“Não paramos de crescer desde que nos associamos à Bosch há 15 anos.”

Você utiliza Pastilhas de Freio Bosch em sua oficina? Faça como o Jurandir e ofereça uma linha completa com a mais alta durabilidade do mercado.

Entre em contato com nossos Distribuidores e ofereça Bosch para seus clientes.

/autopecasbosch/pordentrodocarro

Faça

rev

isõe

s em

seu

veí

culo

reg

ular

men

te.

#ComBoschEuMeGaranto

Pastilhas de Freio Bosch: alta eficiência e segurança

Jurandir Floss da SilvaOficina Pointer - Chapecó/SC

“Não paramos de crescer desde que nos associamos à Bosch há 15 anos.”

Você utiliza Pastilhas de Freio Bosch em sua oficina? Faça como o Jurandir e ofereça uma linha completa com a mais alta durabilidade do mercado.

Entre em contato com nossos Distribuidores e ofereça Bosch para seus clientes.

/autopecasbosch/pordentrodocarro

Faça

revi

sões

em

seu

veí

culo

regu

larm

ente

.

#ComBoschEuMeGaranto

Pastilhas de Freio Bosch: alta eficiência e segurança

Jurandir Floss da SilvaOficina Pointer - Chapecó/SC

“Não paramos de crescer desde que nos associamos à Bosch há 15 anos.”

Venha montar sua oficina aqui!Assistência em Ferramentas Pneumática

Av. Anhanguera, 7821(ao lado do Banco Bradesco da Pça A), Setor Coimbra, Goiânia-GO62 3941 6611 / 62 3092 7611 / 62 99176 0830 (locar símbolo whatsap / www.luizcarferramentas.com.brAv. Anhanguera, 7821(ao lado do Banco Bradesco da Pça A), Setor Coimbra, Goiânia-GO

62 3941 6611 / 62 3092 7611 / 62 99176 0830 / www.luizcarferramentas.com.br

INJEÇÃO ELETRÔNICA

FERRAMENTAS ELÉTRICAS

COMPRESSORES

OFICINA MECÂNICA

CABEÇOTE

FERRAMENTAS PARA PONTO DE MOTOR

FERRAMENTAS DE PRECISÃO

FERRAMENTAS MANUAIS

BORRACHARIA

SOLDA

TROCA DE ÓLEO

FUNILARIA

FERRAMENTAS HODRÁULICAS

AUTO ELÉTRICA

FERRAMENTAS PNEUMÁTICAS

É NOSSA OBRIGAÇÃO

Atenção para as exigências da PPRA e do PCMSO

A Lei do PCMSOO Sindirepa tem parceria com empresas de consultoria dedicadas a essa área, com preços subsidiados para as oficinas associadas.

I N F O R M A T I V O S I N D I R E P A - G O 7

Todas as empresas, por lei, devem ter um PPRA definido por profissionais da segurança do trabalho ou da medicina

ocupacional, assegurando que durante o ex-pediente, existem regras estabelecidas para evitar qualquer tipo de acidente.

Os mistérios que circundam tantas leis e tantas exceções fazem com que seja necessário sempre contar com profissionais qualificados para auxiliarem os empresários que prezam pelo bem estar e saúde de seus colaboradores.

Algumas siglas podem parecer palavras de outro mundo, mas é fácil compreendê-las quando a explicação é rápida e prática. Alguns

dos termos técnicos utilizados pela medicina ocupacional e mercado de trabalho em geral, como PPRA e PCMSO são comuns a muitos trabalhadores.

PPRA é sigla para Programa de Preven-ção dos Riscos Ambientais, trazido por uma lei que faz parte da legislação trabalhista criada ainda na década de 1990. Basicamente, o PPRA preza por tornar o ambiente de trabalho um espaço mais seguro para qualquer tipo de trabalhador. Todas as empresas, por lei, devem ter um PPRA definido por profissionais da segurança do trabalho ou da medicina ocu-pacional, estabelecendo uma metodologia de ação contínua que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, frente aos riscos dos ambientes de trabalho.

A sigla PCMSO significa Pro-

grama de Controle Médico de

Saúde Ocupacional, conforme

estabelece a norma regulamenta-

dora que prevê a obrigatoriedade

de elaboração e implementação,

por parte de todos os empregado-

res, com o objetivo de promoção e

preservação da saúde do conjunto

dos seus trabalhadores.

Assim como o PPRA, o

PCMSO deve ser realizado mesmo

se a empresa possuir apenas um

funcionário, também no caso se o

mesmo for o próprio proprietário,

afinal, ele também está exposto

a riscos.

Page 5: EDITORIAL - PÁG. 2 4ª EXPO PEÇAS - PÁG. 3 HORA DE OPINAR ...arquivos.sindicatodaindustria.com.br/app/cni_sindicatos/2011/01/10/123/... · exigem o PPRA e o PCMSO HORA DE OPINAR