edital - iabservicos.iabdf.org.br/sebrae/documentos/doc_concurso/e…  · web viewconcurso...

23
EDITAL Concurso Público Nacional de Anteprojetos de Arquitetura para a Sede do SEBRAE em Brasília – DF. 1. DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS 1.1. O presente Edital fixa os procedimentos, normas e preceitos básicos para a realização do CONCURSO PÚBLICO NACIONAL DE ANTEPROJETOS DE ARQUITETURA PARA A SEDE DO SEBRAE EM BRASÍLIA – DF. 1.2. O Concurso será realizado em 02 (duas) etapas – sendo a Etapa / Estudos Preliminares e a 2ª Etapa / Anteprojetos – , para selecionar a melhor proposta de Anteprojeto de Arquitetura e projetos complementares entre os trabalhos concorrentes, de acordo com as condições estabelecidas no documento intitulado Bases do Concurso, composto por este Edital, pelo Programa de Necessidades, pelos Anexos e pela Minuta do Contrato a ser firmado com a equipe vencedora do Concurso. 1.3. A seleção será efetuada pela Comissão Julgadora, que, ao concluir o julgamento da 2ª etapa do Concurso / Anteprojetos, indicará a Equipe 1 a colocada, à qual é assegurado o direito à assinatura do Contrato para a elaboração e desenvolvimento do Projeto Executivo de Arquitetura e dos Projetos Executivos Complementares, observadas as prescrições legais e de acordo com os termos dos documentos que compõem as bases do Concurso. 1.4. As disposições do presente Edital obedecem ao Regulamento de Licitações e de Contratos do Sistema SEBRAE e aos preceitos básicos estabelecidos no Regulamento de Concursos para Projetos de Arquitetura do IAB, aprovado na 89ª Reunião do Conselho Superior do IAB, realizada em agosto de 1992 em Curitiba-PR e suas revisões. 2. DAS ENTIDADES PROMOTORA E ORGANIZADORA DO CONCURSO 2.1. A entidade PROMOTORA do Concurso é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE. 1

Upload: others

Post on 14-Jun-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EDITAL - IABservicos.iabdf.org.br/sebrae/documentos/doc_concurso/e…  · Web viewConcurso Público Nacional de Anteprojetos de Arquitetura para a Sede do SEBRAE em Brasília –

EDITAL

Concurso Público Nacional de Anteprojetos de Arquitetura para a Sede do SEBRAE em Brasília – DF.

1. DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS

1.1. O presente Edital fixa os procedimentos, normas e preceitos básicos para a realização do CONCURSO PÚBLICO NACIONAL DE ANTEPROJETOS DE ARQUITETURA PARA A SEDE DO SEBRAE EM BRASÍLIA – DF.

1.2. O Concurso será realizado em 02 (duas) etapas – sendo a 1ª Etapa / Estudos Preliminares e a 2ª Etapa / Anteprojetos – , para selecionar a melhor proposta de Anteprojeto de Arquitetura e projetos complementares entre os trabalhos concorrentes, de acordo com as condições estabelecidas no documento intitulado Bases do Concurso, composto por este Edital, pelo Programa de Necessidades, pelos Anexos e pela Minuta do Contrato a ser firmado com a equipe vencedora do Concurso.

1.3. A seleção será efetuada pela Comissão Julgadora, que, ao concluir o julgamento da 2ª etapa do Concurso / Anteprojetos, indicará a Equipe 1a colocada, à qual é assegurado o direito à assinatura do Contrato para a elaboração e desenvolvimento do Projeto Executivo de Arquitetura e dos Projetos Executivos Complementares, observadas as prescrições legais e de acordo com os termos dos documentos que compõem as bases do Concurso.

1.4. As disposições do presente Edital obedecem ao Regulamento de Licitações e de Contratos do Sistema SEBRAE e aos preceitos básicos estabelecidos no Regulamento de Concursos para Projetos de Arquitetura do IAB, aprovado na 89ª Reunião do Conselho Superior do IAB, realizada em agosto de 1992 em Curitiba-PR e suas revisões.

2. DAS ENTIDADES PROMOTORA E ORGANIZADORA DO CONCURSO

2.1. A entidade PROMOTORA do Concurso é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE.

2.2. A entidade ORGANIZADORA do Concurso é o Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Distrito Federal – IAB/DF.

2.3. As obrigações, responsabilidades, prerrogativas e contrapartidas relativas às entidades PROMOTORA e ORGANIZADORA, estão estabelecidas no Contrato celebrado entre o SEBRAE e o IAB/DF e, ainda, no que estabelece o presente Edital.

2.4. A Coordenação do Concurso, indicada pelo IAB/DF e pelo SEBRAE, está a cargo do arquiteto Haroldo Pinheiro Villar de Queiroz, registro no IAB/DF Nº 449 e no CREA-DF Nº 3.938/D, sendo Coordenador Adjunto o arquiteto Carlos Abuchaim Weidle, registro no IAB/DF Nº 1.221 e no CREA-DF Nº 11.326/D.

2.5. A Coordenação do Concurso contará com a participação do SEBRAE, por meio de seu Funcionário Eddi Yamamura, que acompanhará todos os procedimentos do Concurso.

1

Page 2: EDITAL - IABservicos.iabdf.org.br/sebrae/documentos/doc_concurso/e…  · Web viewConcurso Público Nacional de Anteprojetos de Arquitetura para a Sede do SEBRAE em Brasília –

2.5.1. O SEBRAE indicará um advogado de seu quadro funcional, que atuará como Consultor Jurídico do Concurso.

3. DO OBJETO DO CONCURSO

3.1. A presente Licitação, na modalidade Concurso, objetiva contratar a melhor solução arquitetônica para a Sede do SEBRAE, a ser construída no Setor de Grandes Áreas Sul – SGAS, Quadra 604/605, lotes 30 e 31, em Brasília – DF, a ser elaborada sucessivamente nos níveis de Estudo Preliminar de Arquitetura e Complementares (1ª Etapa) e de Anteprojeto de Arquitetura e Complementares (2ª Etapa), a ser escolhida por critério de qualidade nos termos deste Edital.

3.2. Os concorrentes deverão apresentar Memorial Descritivo, acompanhando plantas, cortes, elevações, maquetes e croquis explicativos, em conformidade com as exigências técnicas correspondentes ao nível de Estudo Preliminar (na 1ª Etapa do Concurso) e de Anteprojeto (na 2ª Etapa do Concurso), bem como as especificações genéricas dos materiais a empregar e dos serviços a executar, com a definição dos processos e técnicas construtivas, sempre de acordo com as exigências das bases do Concurso, das Normas da ABNT, do Código de Obras do Distrito Federal, de toda legislação específica, inclusive referentes à Acessibilidade Universal, e das Normas de Apresentação estabelecidas no Capítulo 6. do presente Edital.

3.3. Os concorrentes têm plena liberdade de proposta, respeitadas as determinações legais e programáticas, bem como, apresentadas as informações gerais e determinantes da implantação da obra, do sistema construtivo, das instalações prediais e especiais, tudo de maneira a demonstrar a viabilidade técnica e financeira do empreendimento, obedecidas às indicações e determinações do conjunto de documentos referidos no item 1.2., acima, que compõem as bases do Concurso.

3.4. A área construída total está limitada em 15.000 m² – dos quais 5.000m² obrigatoriamente em subsolo e destinados exclusivamente a estacionamento e prumadas de circulação vertical.

3.4.1. O custo estimado para a construção está fixado em R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais). Será considerado tolerável um acréscimo de, no máximo, 25% no custo estimado para a construção.

3.4.2. O custo total estimado para a construção deverá ser confirmado pelo Orçamento Final do Projeto Executivo, a ser elaborado pelo vencedor do Concurso e entregue juntamente com o mesmo Projeto Executivo, como parte do Contrato referido no item 11.2., adiante.

4. DOS REQUISITOS PARA A HABILITAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

4.1. Estão aptos à participação no presente Concurso todos os profissionais diplomados, de nível superior, registrados no sistema CONFEA/CREAs, residentes e domiciliados no país, legalmente habilitados para o objeto do Concurso e em pleno gozo de seus direitos profissionais.

4.2. Serão considerados inscritos neste Concurso todos aqueles que, após enviarem via Internet ao IAB/DF a Ficha de Inscrição (www.iabdf.org.br - ver “Inscrições” na página inicial do Concurso Sebrae) devidamente preenchida, bem como, via fax, a documentação indicada no item 5.2., adiante.

2

Page 3: EDITAL - IABservicos.iabdf.org.br/sebrae/documentos/doc_concurso/e…  · Web viewConcurso Público Nacional de Anteprojetos de Arquitetura para a Sede do SEBRAE em Brasília –

4.3. Serão considerados participantes neste Concurso todos aqueles que entregarem o Estudo Preliminar (1ª Etapa) no prazo fixado pelo presente Edital.

4.4. Serão considerados concorrentes neste Concurso todos aqueles que atenderem as condições expressas nos itens 4.1., 4.2. e 4.3., acima, e apresentarem seus trabalhos em absoluta conformidade com todas as condições estabelecidas nas bases do Concurso – e, assim, analisados e julgados pela Comissão Julgadora na 1a Etapa (Estudos Preliminares).

4.5. Serão considerados finalistas neste Concurso os três concorrentes que, na 1a Etapa, tiverem seus trabalhos selecionados para serem avaliados pela Comissão Julgadora na 2a Etapa (Anteprojetos).

4.6. É vedada a participação no presente Concurso, a qualquer pretexto – na forma de pessoas físicas ou jurídicas, seja na condição de inscritos, co-autores, colaboradores, integrantes de equipe, consultores ou similares – dos seguintes profissionais:I. os dirigentes, conselheiros e empregados, integrantes ou vinculados aos quadros do

SEBRAE;II. os membros do Conselho Diretor do IAB/DF;III. os membros da Comissão Julgadora;IV. os membros da Coordenação do Concurso;V. os sócios formais e os pais, cônjuges, filhos ou irmãos dos referidos em I., II., III. e

IV., imediatamente acima.

5. DAS INSCRIÇÕES

5.1. As inscrições serão recebidas no período de 17/12/2007 a 21/01/2008, e as Fichas de Inscrição eletrônicas estarão disponíveis no sítio do IAB/DF na Internet em (www.iabdf.org.br - ver “Inscrições”, na página inicial do Concurso Sebrae).

5.2. Uma vez preenchida e enviada a Ficha de Inscrição (via internet), o interessado deverá encaminhar à Coordenação do Concurso – via fax (0++61) 3225-3459, para agilização dos procedimentos e homologação provisória, e via postal, para confirmação de autenticidade e homologação definitiva – a documentação abaixo relacionada:I. Cópia autenticada do Cartão de Identidade Profissional do CREA;II. Cópia autenticada do comprovante de quitação da anuidade de 2007 do CREA.III. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

5.3. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00 (cem reais), devendo ser paga em favor de:

Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Distrito Federal – IAB/DFBanco do Brasil – C/C: 15933-6 – Agência: 3475-4CNPJ Nº: 00.480.533/0001-18

5.3.1. Após o depósito do valor da taxa de inscrição, este não será devolvido por desistência do inscrito ou por qualquer outra hipótese.

5.4. A inscrição será sempre individual e deverá ser feita pelo próprio interessado (“Profissional Responsável”), Pessoa Física, que assinará posteriormente a Ficha de Identificação (ver em “Documentos do Concurso”, na página da Internet) – ou por seu procurador, devidamente qualificado em documento com firma reconhecida.

5.5. Um mesmo profissional somente poderá concorrer com uma única inscrição e um único trabalho, sendo vedada a participação de qualquer inscrito em mais de um trabalho,

3

Page 4: EDITAL - IABservicos.iabdf.org.br/sebrae/documentos/doc_concurso/e…  · Web viewConcurso Público Nacional de Anteprojetos de Arquitetura para a Sede do SEBRAE em Brasília –

seja como co-autor, membro de equipe, colaborador, consultor, ou em qualquer outra condição.

5.6. Nenhuma inscrição será aceita após o dia 21 de janeiro de 2008. A comprovação do cumprimento deste limite se fará através da data registrada no recibo emitido pela Coordenação do Concurso após o recebimento dos documentos listados no item 5.2., acima.

5.7. Uma vez recebida pela Coordenação do Concurso, a Ficha de Inscrição devidamente preenchida, bem como estando em conformidade a documentação solicitada (vide item 5.2.), cada inscrição será homologada e procedida a devida comunicação ao profissional, através da Internet.

5.8. A informação dos demais nomes dos membros integrantes da equipe, que não o “Profissional Responsável”, sejam co-autores, colaboradores, consultores etc., poderá ser encaminhada através do preenchimento dos campos específicos, destinados a esta finalidade, constante da Ficha de Identificação (vide 5.4.e 7.4). O encaminhamento da relação com os nomes dos integrantes da equipe deverá ser procedido apenas quando do envio dos trabalhos relativos à 1ª Etapa – Estudos Preliminares.

5.8.1. Na 1a Etapa – Estudos Preliminares, é obrigatório o preenchimento da Ficha de Identificação apenas com o nome do autor do Projeto Arquitetônico (“Profissional Responsável”), ficando o preenchimento dos demais campos a critério do concorrente.

5.9. Na hipótese do trabalho em foco vir a ser selecionado como finalista e, ainda, caso venha a ocorrer qualquer alteração na composição da equipe (relativamente à informação anterior, item 5.8.), poderá o concorrente finalista renovar a relação de nomes dos componentes da equipe finalista em nova Ficha de Identificação, devendo encaminhá-la à Coordenação do Concurso em envelope tamanho A-4, com a anotação externa: “EQUIPE FINALISTA”, anexado aos trabalhos relativos à 2ª Etapa – Anteprojetos.

5.9.1. Na 2a Etapa – Anteprojetos, obrigatoriamente, deverá ser informada a Equipe Finalista completa, incluindo os responsáveis técnicos pelos Anteprojetos Complementares de Programação Visual, de Paisagismo, de Cálculo Estrutural, de Instalações Prediais (água potável; esgoto sanitário; águas pluviais; eletricidade; SPDA; rede interna estruturada para voz e dados; detecção e combate a incêndio; som; supervisão e controle predial; sistema multimídia do Centro de Convenções; GLP), de Condicionamento Térmico e Conforto Ambiental (ar condicionado, ventilação e exaustão) e de Orçamento da Obra, os quais formarão com o responsável técnico pelo Anteprojeto de Arquitetura a equipe que se incumbirá da realização do Projeto Executivo completo.

5.9.2. Ainda na 2a Etapa – Anteprojetos, para efeito de registro e posterior publicação, deverão ser também encaminhados os currículos sucintos (cada um com até 2.000 caracteres, com espaços; papel A-4; fonte “Arial”, tamanho 11, também gravados em arquivo “Word”) do “Profissional Responsável” e dos membros da equipe finalista – responsáveis técnicos pelos projetos de Arquitetura e Complementares – incluindo, a seu critério, e no máximo, citação de três obras similares realizadas pelo respectivo membro da equipe.

5.9.3. As informações impressas deverão ser assinadas pelos respectivos responsáveis técnicos membros da equipe finalista.

6. DAS NORMAS DE APRESENTAÇÃO

6.1. Os trabalhos deverão ser apresentados de forma padronizada, observando-se rigorosamente as normas descritas a seguir, valendo-se os inscritos dos modelos de

4

Page 5: EDITAL - IABservicos.iabdf.org.br/sebrae/documentos/doc_concurso/e…  · Web viewConcurso Público Nacional de Anteprojetos de Arquitetura para a Sede do SEBRAE em Brasília –

pranchas disponibilizados (vide: “Modelo de Prancha / 1ª Etapa” e “Modelo de Prancha 2ª Etapa”), objetivando obter o mínimo de custos para os participantes, o máximo de uniformização para a avaliação da Comissão Julgadora e a preservação do sigilo de autoria até o final do julgamento da 1a Etapa / Estudos Preliminares.

6.2. Cada participante poderá apresentar apenas uma única proposta, não sendo aceitas variações e/ou alternativas de um mesmo trabalho.

6.3. Para a 1ª Etapa – Estudos Preliminares, deverão ser apresentadas obrigatoriamente seis (06) pranchas no formato A-3 (420mm na horizontal X 297mm na vertical) com campo de trabalho de 420mm X 267mm, havendo sido reservado nas pranchas o espaço de 420mm X 30mm, ao longo do lado inferior para o selo padrão, conforme já definido nos Documentos do Concurso: – “Modelo de Prancha - 1ª Etapa”. De acordo com sua numeração (1 a 6), as pranchas deverão apresentar seus respectivos conteúdos, de conformidade com o que estabelece o item 6.7., abaixo. Todas as pranchas deverão ser monocromáticas, com os desenhos plotados em preto e tons de cinza sobre fundo branco, em papel sulfite.

6.4. Para a 2ª Etapa – Anteprojetos, deverão ser apresentadas obrigatoriamente oito (08) pranchas no formato A-0 (1189mm na horizontal X 841mm na vertical, com campo de trabalho de 1189 mm X 801mm, havendo sido reservando nas pranchas o espaço de 1189mm X 40mm, ao longo do lado inferior para o selo padrão, conforme já definido nos Documentos do Concurso – “Modelo de Prancha - 2ª Etapa”. De acordo com sua numeração (1 a 8), as pranchas deverão apresentar seus respectivos conteúdos, de conformidade com o que estabelece o item 6.8., abaixo. A critério do concorrente finalista, todas as pranchas poderão ser plotadas em policromia e sem restrição quanto ao tipo de papel.

6.5. Tanto para a 1ª Etapa – Estudos Preliminares, quanto para a 2ª Etapa – Anteprojetos, os trabalhos deverão ser enviados, obrigatoriamente, da seguinte forma:I. Um jogo de cópias, fixadas em placas leves de papel tipo pluma, semi-rígidas, com espessura de 3mm a 5mm e nas mesmas dimensões das cópias, sendo cada prancha recoberta com plástico liso, transparente e incolor, prontas para a apreciação da Comissão Julgadora e posterior montagem da Exposição;II. Um jogo completo dos arquivos eletrônicos, devidamente embalados em envelope especial, lacrado, sem qualquer anotação externa, para atender as necessidades futuras de publicação dos trabalhos, contendo todas as pranchas da etapa respectiva e obedecendo as seguintes especificações: os arquivos devem ser enviados em CD, organizados em pastas separadas para cada prancha, contendo, além do arquivo base, os arquivos componentes do desenho. Os envelopes permanecerão sob guarda e sigilo da Coordenação do Concurso e apenas abertos posteriormente à divulgação do resultado do Concurso. O formato do arquivo deve ser preferencialmente DWG (AutoCAD 2000 ou superior). Os formatos CDR (Corel Draw) ou DGN (Microstation) também serão aceitos.

6.6. As pranchas necessárias à elaboração dos trabalhos, tanto para a 1ª Etapa – Estudos Preliminares, quanto para a 2ª Etapa - Anteprojetos, encontram-se disponibilizadas, respectivamente, nos Documentos do Concurso (www.iab.org.br) - Modelos de Pranchas. Todas as pranchas são numeradas com 1 (um) algarismo, de 1 a 6 na 1ª Etapa e de 1 a 8 na 2ª Etapa.

6.7. Para a 1ª Etapa – Estudos Preliminares, as pranchas deverão apresentar os seguintes conteúdos:

PRANCHA 1 – Memorial Descritivo conciso, com croquis explicativos em quantidade e escalas livres, abordando, entre outros que julgar conveniente, os seguintes pontos: o partido arquitetônico; o sistema construtivo; a solução estrutural; os recursos tecnológicos utilizados; as soluções ambientais e de eco-eficiência propostas; o conforto térmico e

5

Page 6: EDITAL - IABservicos.iabdf.org.br/sebrae/documentos/doc_concurso/e…  · Web viewConcurso Público Nacional de Anteprojetos de Arquitetura para a Sede do SEBRAE em Brasília –

acústico; as instalações prediais, sua manutenção e flexibilidade; os fluxos de circulação de funcionários, de visitantes e de pessoal de manutenção; a área construída por pavimento e total (em m², e respeitando o disposto no item 3.4., acima).

PRANCHA 2 – Planta de Locação e Cobertura (escala de 1:1000) à esquerda e Planta do Subsolo (escala de 1:500) à direita, apresentando: (1) título de cada planta e escala; (2) designação dos ambientes (finalidade / função) e (3) materiais predominantemente utilizados. Posicionar cada planta com a Via L-2 à sua direita e no sentido vertical. Nesta prancha, a critério do concorrente, o espaço livre poderá ser utilizado para informações complementares através de textos ou croquis.

PRANCHA 3 – Planta do Pavimento Térreo à esquerda e Planta do 1º Pavimento à direita (escala de 1:500), apresentando: (1) título de cada planta e escala; (2) designação dos ambientes (finalidade / função) e (3) materiais predominantemente utilizados. Posicionar cada planta com a Via L-2 à sua direita.

PRANCHA 4 – Planta do 2º Pavimento à esquerda e Planta do 3º Pavimento/”Cobertura” à direita (escala de 1:500), apresentando: (1) título de cada planta e escala; (2) designação dos ambientes (finalidade / função) e (3) materiais predominantemente utilizados. Posicionar cada planta com a Via L-2 à sua direita.

PRANCHA 5 – Cortes, um transversal e um longitudinal, e Elevações, uma para a Via L-2, uma para o Setor de Embaixadas e outra para o Lote 28 (escala de 1:500), apresentando: (1) título de cada desenho e escala, (2) designação (finalidade / função dos ambientes) e (3) materiais predominantemente utilizados. Nesta prancha, a critério do concorrente, podem ser apresentadas ampliações de trechos dos cortes ou das fachadas.

PRANCHA 6 – Perspectivas, sendo uma interna e uma externa, elaboradas à mão ou através de qualquer software para maquete eletrônica.

6.8. Para a 2ª Etapa – Anteprojetos, as pranchas deverão apresentar os conteúdos a seguir discriminados:

PRANCHA 1 – Memorial Descritivo detalhado, com croquis explicativos em quantidade e escalas livres, que demonstrem o avanço da proposta para o nível de Anteprojeto e incorporem as respostas às eventuais sugestões ou questionamentos explicitados pela Comissão Julgadora na Ata da 1ª Etapa de avaliação – tanto em seus aspectos conceituais quanto nos tecnológicos e construtivos.

PRANCHA 2 – Planta de Locação (escala de 1:500) e Planta do Subsolo (escala de 1:200), apresentando: (1) cotas gerais; (2) designação (finalidade / função) dos ambientes e (3) materiais utilizados. O espaço livre poderá ser utilizado para informações complementares através de textos ou croquis.

PRANCHA 3 – Planta do Pavimento Térreo e Planta do 1º Pavimento (escala de 1:200), apresentando: (1) cotas gerais; (2) designação dos ambientes (finalidade / função) e (3) materiais utilizados

PRANCHA 4 – Planta do 2º Pavimento e Planta do 3º Pavimento/Cobertura (escala de 1:200), apresentando: (1) cotas gerais; (2) designação dos ambientes (finalidade / função) e (3) materiais utilizados.

PRANCHA 5 – Cortes, dois transversais e dois longitudinais, e Elevações, voltadas para as quatro divisas do terreno, (escala de 1:200), apresentando: (1) cotas gerais e dos níveis, (2) designação (finalidade / função dos ambientes) e (3) materiais utilizados. Livre para apresentação de detalhes ampliados dos cortes e/ou das fachadas.

6

Page 7: EDITAL - IABservicos.iabdf.org.br/sebrae/documentos/doc_concurso/e…  · Web viewConcurso Público Nacional de Anteprojetos de Arquitetura para a Sede do SEBRAE em Brasília –

PRANCHA 6 – Memorial Descritivo dos projetos complementares, com plantas e/ou esquemas verticais e/ou esquemas isométricos (escala livre) dos princípios estruturais, das instalações prediais e do sistema de condicionamento térmico e de conforto ambiental.

PRANCHA 7 – Perspectivas livres: do processo de construção, e/ou do conjunto construído – sendo ao menos uma vista interna.

PRANCHA 8 – Uma só perspectiva do conjunto arquitetônico construído.

Nota: Sugere-se que as perspectivas apresentem, além das edificações em si, indicativos do paisagismo, da comunicação visual, do mobiliário etc.

6.9. Ainda para o julgamento da 2ª Etapa – Anteprojetos, cada concorrente deverá apresentar uma MAQUETE TRIDIMENSIONAL de sua proposta, elaborada na Escala 1:200 e de livre concepção no que respeita a materiais utilizados, cores, recursos de representação de paisagismo, figuras humanas, veículos, etc. A maquete deverá incluir o conjunto arquitetônico da nova Sede do SEBRAE e os arruamentos do seu entorno imediato. Solicitam-se as dimensões de 1,00m X 1,00m para a base da maquete.

7. DOS REQUISITOS PARA A ENTREGA DOS TRABALHOS

7.1. Na 1ª Etapa – ESTUDOS PRELIMINARES – serão recebidos diretamente na sede do IAB/DF apenas os trabalhos entregues até às 18:00 horas do dia 01/02/08. No caso daqueles enviados por via postal, ou através de empresas transportadoras, serão recebidos apenas aqueles postados comprovadamente até às 24:00 horas do mesmo dia 01/02/08. O período de tolerância para recebimento dos trabalhos enviados por via postal ou através de empresas transportadoras encerra-se às 18:00 horas do dia 06/02/08.

7.1.1. O controle sobre o dia e hora de chegada do trabalho é de única e exclusiva responsabilidade do remetente, que deverá providenciar o envio por meio confiável e em tempo hábil para o cumprimento do prazo.

7.2. Na 2ª Etapa – ANTEPROJETOS – serão recebidos na sede do IAB/DF (diretamente, ou por via postal, ou ainda através de empresas transportadoras) apenas os trabalhos entregues até às 18:00 horas do dia 12/03/08.

7.2.1. O controle sobre o dia e hora de chegada do trabalho é de única e exclusiva responsabilidade do remetente, que deverá providenciar o envio por meio confiável e em tempo hábil para o cumprimento do prazo.

7.3. A comprovação de data e horário limite para o encaminhamento dos trabalhos, referida no item 7.1., acima, se fará através de registro na própria embalagem, ou em documento apropriado atestado pelo agente transportador.

7.4. Para efeito de envio dos trabalhos na 1ª Etapa – Estudos Preliminares, os mesmos deverão ser embalados em um único volume e da seguinte forma:I. Um jogo de cópias fixadas em placas leves, semi-rígidas, conforme item 6.5., alínea “I.”;II. Um jogo de cópias em arquivos eletrônicos, gravados conforme disposto no item 6.5., alínea “II.”, devidamente protegido em envelope lacrado;III. Embrulhar juntos, em um único pacote, todos os materiais citados em I. e II., com papel tipo “kraft”, preso com fita gomada, nada escrevendo no mesmo;IV. Na Ficha de Identificação (vide itens 5.4. e 5.8.) deverão ser informados, no campo específico destinado a esta finalidade, os nomes de membros integrantes de equipes (co-autores, colaboradores, consultores, etc.).

7

Page 8: EDITAL - IABservicos.iabdf.org.br/sebrae/documentos/doc_concurso/e…  · Web viewConcurso Público Nacional de Anteprojetos de Arquitetura para a Sede do SEBRAE em Brasília –

V. A seguir, a Ficha de Identificação deverá ser colocada em um envelope pardo (A-4), o qual deverá ser lacrado – nada escrevendo sobre o mesmo – e fixado sobre o papel que envolve o pacote, referido em “III.”.VI. Embalar todo o conjunto em um único volume, envolto com papel forte, tipo “kraft”, preso com fita adesiva (a proteção e integridade dos painéis e desenhos são de estrita responsabilidade dos participantes), encaminhando o volume final ao IAB/DF contendo as seguintes legendas:

(anverso)INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL - DEPTº DO DISTRITO FEDERAL – IAB/DFCONCURSO PÚBLICO DE ANTEPROJETOS DE ARQUITETURA PARA A SEDEDO SEBRAE EM BRASÍLIA – DF

SGAS, Quadra 603, Lote 21 – Av. L-2 Sul70200 - 630 – BRASÍLIA – DF

(verso)Remetente: (nome e endereço do remetente).

IMPORTANTE: Assegurar o envio, juntamente com o trabalho, de qualquer forma de registro emitido pelo agente transportador – seja na própria embalagem ou em de Guia de Remessa colada na mesma – atestando data e horário em que o trabalho foi despachado.

7.5. Para efeito de envio dos trabalhos na 2ª Etapa – Anteprojetos, o procedimento para embalagem das pranchas (painéis, cópias e arquivos eletrônicos) deverá ser similar ao observado na etapa anterior (vide item 7.4.). Uma vez que a partir da divulgação do resultado da 1ª Etapa – Estudos Preliminares já não mais existe o sigilo observado até então, não haverá necessidade de lacrar o envelope contendo a Ficha de Identificação da equipe finalista. Solicita-se que, no caso de qualquer alteração ou complementação na composição da equipe, seja enviada à Coordenação do Concurso, juntamente com o Anteprojeto, a nova Ficha de Identificação com a relação dos nomes que a compõe (vide item 5.9.).

7.6. Para o envio da maquete tridimensional, a ser apresentada na 2ª Etapa – Anteprojetos, a embalagem da mesma ficará a critério exclusivo dos concorrentes finalistas, eximindo-se a Coordenação do Concurso de qualquer dano eventual que a mesma possa vir a sofrer durante o transporte.

7.7. Sob nenhuma hipótese serão aceitos os trabalhos que não forem entregues de acordo com as formas e os prazos estabelecidos neste Edital.

8. DO RECEBIMENTO DOS TRABALHOS PELA COORDENAÇÃO DO CONCURSO

8.1. Após as datas / horários limites de tolerância para aceitação dos trabalhos referentes a 1ª Etapa (vide item 7.1) e 2ª Etapa (vide item 7.2.), um funcionário da Coordenação do Concurso contará todos os trabalhos recebidos e registrará o número de participantes, abrindo, em seguida, todas as embalagens externas, destacando os envelopes pardos lacrados, que contém as Fichas de Identificação. Os envelopes receberão um número / código e serão guardados, sob custódia da Coordenação do Concurso e sob sigilo absoluto, sendo os mesmos abertos somente após o término do julgamento dos trabalhos, em Ato Público.

8.2. Após o cumprimento do estabelecido no item 8.1., a Coordenação do Concurso abrirá as embalagens internas, conferirá os jogos de cópias, colocando em todas as

8

Page 9: EDITAL - IABservicos.iabdf.org.br/sebrae/documentos/doc_concurso/e…  · Web viewConcurso Público Nacional de Anteprojetos de Arquitetura para a Sede do SEBRAE em Brasília –

pranchas o número / código exclusivo de cada concorrente e as colocará à disposição da Comissão Julgadora.

8.3. Caso venha a ser constatada alguma marca identificadora, o trabalho será separado e desclassificado, conforme o disposto no Capítulo 6 – Das Normas de Apresentação, deste Edital.

9. DA COMISSÃO JULGADORA E DO JULGAMENTO DOS TRABALHOS

9.1 – A Comissão Julgadora do Concurso (CJ), será composta por cinco (05) membros, sendo três (03) indicados pelo IAB e dois (02) indicados pelo SEBRAE, a saber:

Andrei Rosenthal Schlee (DF) – indicado pelo SEBRAEBruno Ferraz (PE) – indicado pelo IABJosé Galbinski (DF) – indicado pelo SEBRAETito Livio Frascino (SP) – indicado pelo IABSérgio Roberto Parada (DF) – indicado pelo IAB

9.1.1. Caso ocorra o impedimento da participação de qualquer um dos jurados em até sete dias antes do início do julgamento da 1a Etapa, haverá a indicação de um jurado substituto e o novo nome será comunicado aos participantes em até cinco dias antes do início do julgamento da 1a Etapa do Concurso.

9.2. A CJ reunir-se-á durante os períodos de 07/02/08 a 09/02/08, prorrogável por até 24 horas – com vistas a proceder ao julgamento da 1ª Etapa do Concurso – Estudos Preliminares – e de 13/03/08 a 14/03/08, igualmente prorrogável por até 24 horas, com o objetivo de realizar o julgamento da 2ª Etapa do Concurso – Anteprojetos.

9.3. A CJ, instalada em local seguro e não divulgado, receberá da Coordenação do Concurso – além das Bases do Concurso, já informadas antecipadamente – os jogos de cópias enviados pelos concorrentes. Será ainda disponibilizado para a CJ o conjunto das Consultas encaminhadas pelos inscritos, assim como as respectivas Respostas elaboradas pela Coordenação e disponibilizadas no sítio do Concurso, resguardado o sigilo quanto à identidade dos consulentes.

9.4. No início da 1ª sessão de trabalho, com início previsto para as 9:00 horas do dia 07/02/08, uma vez instalada pela Coordenação do Concurso, a CJ elegerá entre seus membros um Presidente e um Relator, discutirá e aprovará seu procedimento de trabalho e fixará o seu cronograma específico.

9.5. As sessões da CJ, em ambas etapas do Concurso, serão de estudo, de análise e de deliberação, lavrando-se sempre súmulas circunstanciadas de cada reunião, as quais irão subsidiar as atas finais de cada uma das referidas etapas, sendo às mesma anexadas. Às sessões de estudo e análise poderão comparecer os membros da Coordenação do Concurso, que atuarão com direito a voz e sem direito a voto. Caso convocado, poderá ainda comparecer o Consultor Jurídico (vide item 2.5.1.), com a finalidade exclusiva de oferecer esclarecimentos à Comissão, em sua especialidade. Nas sessões de deliberação as presenças deverão restringir-se, exclusivamente, aos membros da Comissão e da Coordenação Técnica do Concurso.

9.6. Para todas as sessões da CJ o quorum mínimo exigido será sempre de três (03) membros presentes, incluído entre estes o Presidente da Comissão.

9

Page 10: EDITAL - IABservicos.iabdf.org.br/sebrae/documentos/doc_concurso/e…  · Web viewConcurso Público Nacional de Anteprojetos de Arquitetura para a Sede do SEBRAE em Brasília –

9.7. Todas as súmulas, inclusive as atas finais de cada uma das etapas do Concurso, serão consideradas válidas e legais, desde que aprovadas e assinadas por, no mínimo, três (03) dos membros da CJ.

9.8. Os integrantes da CJ, no desempenho de suas tarefas e atribuições, deverão observar fielmente todas as disposições estabelecidas nos documentos que integram as Bases do Concurso, assumindo – individual e coletivamente – a responsabilidade pelas decisões tomadas.

9.9. São critérios básicos de avaliação, a serem considerados pela CJ nas duas etapas do Concurso de forma proporcional às escalas avaliadas, tanto em relação aos trabalhos selecionados quanto àqueles laureados com Menções Honrosas:I. Implantação – inserção urbana; orientação do conjunto; ocupação do terreno;

acomodação ao perfil natural do terreno; sistema viário interno; fluxograma ocupacional.

II. Programa de Necessidades – criatividade, objetividade e clareza em seu atendimento; atenção às áreas necessárias aos diversos ambientes e aos pés-direitos recomendáveis.

III. Organização do Conjunto – acessos claros e adequados às funções respectivas; lógica e hierarquia das circulações horizontais e verticais; proximidade e interligação entre setores afins; reserva entre setores incompatíveis; facilidades para manutenção; modularidade; flexibilidade para ocupação e reorganização futura de espaços, considerados os sistemas estruturais e de instalações técnicas.

IV. Código de Obras do DF e Normas Gerais – atenção e cumprimento à legislação edilícia local, inclusive normas do Corpo de Bombeiros Militar do DF; respeito ao gabarito, aos afastamentos, às áreas máximas e mínimas dos ambientes e totais.

V. Acessibilidade – respeito à legislação geral que dispõe sobre as facilidades para os portadores de deficiências físicas diversas; soluções integradas e harmônicas com as utilizadas pelos não portadores de deficiências físicas.

VI. Técnica Construtiva – sistema estrutural; sistemas de instalações prediais e especiais; sistema construtivo; entrosamento entre os sistemas e elementos técnicos do conjunto arquitetônico; critério e lógica na escolha das especificações gerais; materiais de acabamento efetivamente necessários e justificáveis; cuidados de projeto contra incêndio e facilitação de fuga em caso de sinistro; economicidade e exeqüibilidade.

VII. Conforto Ambiental – sistemas naturais de ventilação, de iluminação, de redução de carga térmica e de proteção acústica; sistemas artificiais de ventilação, iluminação e de conforto térmico e acústico; equilíbrio, entrosamento e complementaridade entre os sistemas naturais e artificiais.

VIII. Eco-eficiência – proposta paisagística; dimensão das áreas tornadas impermeáveis no terreno; captação e reuso de águas; redução de perdas construtivas; redução da energia consumida na construção; redução de recursos naturais consumidos na obra; eficiência energética do conjunto arquitetônico; geração de energia própria; economia de recursos naturais; controle predial; facilidades para ciclistas.

IX. Harmonia e proporção do conjunto arquitetônico.X. Contribuições à tecnologia e à ecologia.

Notas:A. Não há hierarquia ou caráter eliminatório nos critérios de avaliação citados acima,

os quais deverão ser apreciados de forma integrada e considerando a lógica implícita a cada proposta concorrente.

B. A verificação dos critérios de avaliação será realizada na profundidade possibilitada pelas escalas dos desenhos e sua qualidade, em cada etapa, e pelas informações complementares constantes nos memoriais descritivos e nos croquis explicativos.

9.10. As decisões da CJ quanto ao mérito, tomadas por maioria simples de voto e fundamentadas com a emissão de pareceres, são inapeláveis, irrecorríveis e finais.

10

Page 11: EDITAL - IABservicos.iabdf.org.br/sebrae/documentos/doc_concurso/e…  · Web viewConcurso Público Nacional de Anteprojetos de Arquitetura para a Sede do SEBRAE em Brasília –

9.11. Ao final do julgamento referente à 1ª Etapa – Estudos Preliminares, a CJ deverá, obrigatoriamente, selecionar 03 (três) propostas, sem determinar qualquer ordenamento classificatório, e habilitará seus autores a concorrer na 2ª Etapa – Anteprojetos.

9.12. Durante o período de julgamento da 2ª Etapa – Anteprojetos (vide 9.2.), os “profissionais responsáveis” pelos trabalhos finalistas poderão ser convidados a participar de uma sessão de audiência reservada com a CJ, a se realizar em data, local e horário a ser determinado oportunamente pela Coordenação do Concurso, quando os mesmos terão a oportunidade de fazer uma exposição verbal de suas propostas e prestar eventuais esclarecimentos, caso solicitados.

9.12.1. Ao local onde se realizarão as audiências aqui referidas, terão acesso: os membros integrantes da CJ e seus eventuais convidados; a Coordenação do Concurso; os “profissionais responsáveis” pelos trabalhos finalistas, estes individualmente e de acordo com ordenamento e procedimentos a serem estabelecidos antecipadamente pela Coordenação do Concurso e pela CJ.

9.12.2. Nestas audiências terão direito a voz os membros da CJ, os membros da Coordenação do Concurso e cada “Profissional Responsável”.

9.13. Ao final do julgamento referente a 2ª Etapa – Anteprojetos, os trabalhos serão classificados, obrigatoriamente, em 1º, 2º e 3º colocados, não sendo admitido qualquer hipótese de empate no resultado final. O trabalho 1º colocado será proclamado vencedor do Concurso, habilitando-se, assim, a exercer o direito e as prerrogativas estabelecidos nos itens 1.3. e 10.4. do presente Edital.

9.14. Cada um dos membros da CJ tem direito a rever e alterar suas opiniões e votos – a seu juízo e até o momento de assinatura das atas finais referentes a cada uma das etapas do Concurso.

9.15. A CJ poderá solicitar prorrogação dos períodos de julgamentos de cada uma das etapas do Concurso (vide item 9.2.), por até, no máximo, 24 horas, que será, então, considerado o prazo final do julgamento.

9.15.1. A citada solicitação de prorrogação, se necessária, deverá ser encaminhada à Coordenação do Concurso por escrito, assinada por, pelo menos, três (03) de seus membros e antes do prazo regulamentar previsto para o encerramento dos trabalhos.

9.16. As atas finais de cada uma das etapas do Concurso deverão conter, considerados os critérios indicados em 9.9., a explicitação do processo de julgamento, informando sobre as votações e/ou classificações ao longo do julgamento, justificando-as e indicando os trabalhos, pelos números / códigos, que superaram cada uma das etapas de julgamento, além de outras explicitações e conceituações que a CJ considere relevantes e necessárias.

9.17. A Ata final de julgamento da 2ª Etapa do Concurso deverá, também, discorrer sobre as qualidades e insuficiências de cada um dos trabalhos classificados ou mencionados, bem como explicitar as recomendações julgadas convenientes, tendo em vista o aprimoramento de cada uma das proposições classificadas e, ainda, orientar a Entidade Promotora para o aperfeiçoamento do Contrato de Trabalho no que diz respeito ao Projeto Executivo completo, a ser elaborado pela equipe autora do Anteprojeto vencedor do Concurso.

9.18. A CJ será considerada dissolvida quando, oficialmente, e de acordo com o item 9.7., entregar à Coordenação do Concurso a Ata relativa à 2ª Etapa do Concurso, assinada por, pelo menos, três (03) de seus membros.

11

Page 12: EDITAL - IABservicos.iabdf.org.br/sebrae/documentos/doc_concurso/e…  · Web viewConcurso Público Nacional de Anteprojetos de Arquitetura para a Sede do SEBRAE em Brasília –

10. DOS PRÓ-LABORES E DAS PREMIAÇÕES

10.1. Aos autores de cada um dos 03 (três) Estudos Preliminares – selecionados pela CJ na 1ª Etapa do Concurso, de conformidade com o item 9.11. e com vistas a elaboração dos respectivos Anteprojetos – será pago, a título de pró-labore, o valor bruto de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

10.2. Além da seleção dos 03 (três) trabalhos (vide 10.1.), e a critério da CJ, poderão ser conferidos diplomas de Menção Honrosa a trabalhos que se destacarem na 1ª Etapa do Concurso, sem direito a premiação em espécie.

10.3. Aos autores dos Anteprojetos concorrentes na 2ª Etapa do Concurso serão pagos os seguintes valores brutos, de conformidade com a classificação final dos mesmos, definida pela CJ de acordo com o item 9.13. e constante da respectiva Ata: 1º colocado: R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais); 2º colocado: R$ 20.000,00 (vinte mil reais) e 3º colocado: R$ 10.000,00 (dez mil reais).

10.4. À equipe autora do Anteprojeto 1º colocado, está assegurada, como parte integrante da premiação, a imediata contratação para a execução do Projeto Executivo Completo (de Arquitetura, de Paisagismo, de Programação Visual, de Cálculo Estrutural, de Instalações Prediais e Especiais, de Condicionamento Térmico e Conforto Ambiental e Orçamento da Obra) a serem elaborados de acordo com a Minuta de Contrato integrante das bases do Concurso.

10.4.1. O autor do Projeto Arquitetônico será considerado chefe da equipe e, nesta condição, profissional responsável pela coordenação técnica dos projetos complementares, que deverão estar perfeitamente integrados entre si e com o Projeto Arquitetônico.

10.4.2. Do valor da contratação definido em 11.2., adiante, serão deduzidos os valores pagos a título de pró-labore e de premiação estabelecidos nos itens 10.1. e 10.3., acima, os quais são considerados como parte do trabalho licitado e contratado.

10.5. Todos os autores dos trabalhos recebidos pela Coordenação do Concurso e apreciados pela CJ receberão Certificados de Participação, conferidos pelo IAB/DF e pelo SEBRAE.

10.6. Após a homologação do resultado final do Concurso, os Estudos Preliminares concorrentes na 1ª Etapa do Concurso e os Anteprojetos premiados na 2ª Etapa ficarão em Exposição aberta ao público, por um período mínimo de 01 (uma) semana, a partir do dia 28/03/08.

11. DA DIVULGAÇÃO FINAL DOS RESULTADOS E DA CONTRATAÇÃO

11.1. O resultado final do Concurso será divulgado pelo IAB/DF e pelo SEBRAE, em Ato Público, no dia 28/03/08, em local e horário a serem oportunamente divulgados, com a seguinte Pauta: a) abertura do Ato Público pelos representantes do SEBRAE e do IAB/DF; b) composição da Mesa; c) esclarecimentos da Coordenação do Concurso sobre o andamento do Concurso em geral; d) leitura solene da Ata final do Concurso, elaborada pela CJ, através da qual será proclamada a Equipe Vencedora e a classificação dos demais concorrentes finalistas; e) assinatura de Termo de Compromisso, pelo SEBRAE, com vistas à contratação da Equipe Vencedora para a execução dos serviços especificados no item 10.4.; f) abertura da palavra aos componentes da mesa; g) encerramento.

11.2. O valor bruto do contrato a ser firmado entre o SEBRAE e a Equipe Vencedora do Concurso é de R$ 985.000,00 (novecentos e oitenta e cinco mil reais), assim distribuídos:

12

Page 13: EDITAL - IABservicos.iabdf.org.br/sebrae/documentos/doc_concurso/e…  · Web viewConcurso Público Nacional de Anteprojetos de Arquitetura para a Sede do SEBRAE em Brasília –

I. R$ 660.000,00 (seiscentos e sessenta mil reais), destinados à elaboração do Projeto Executivo de Arquitetura (incluindo projeto para aprovação, detalhamento executivo de todos os pormenores da obra, especificações técnicas completas, coordenação dos projetos complementares e orçamento final da obra), do Projeto de Paisagismo, do Projeto de Comunicação Visual e do Orçamento da Obra;II. R$ 100.000,00 (cem mil reais), destinados à elaboração do Projeto Executivo de Cálculo Estrutural e Fundações;III. R$ 165.000,00 (cento e sessenta e cinco mil reais), destinados à elaboração dos Projetos Executivos de Instalações Prediais e Especiais (água potável; esgoto sanitário; águas pluviais; eletricidade / força, eletricidade / luminotecnia, eletricidade / sistema de energia para equipamentos de tecnologia da informação, aterramento e equipotencialização, eletricidade / emergência; SPDA; rede interna estruturada para voz e dados; detecção e combate a incêndio; som ambiente; sistema de gerenciamento integrado de supervisão e controle predial englobando segurança patrimonial; sistema multimídia do Centro de Convenções; GLP para restaurante e lanchonete).IV. R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), destinados à elaboração do Projeto Executivo de Conforto Ambiental e Condicionamento Térmico (ar condicionado, ventilação e exaustão);

11.2.1. Do valor total citado em 11.2. Inciso I., deverá ser deduzida a soma dos valores referentes ao pró-labore e ao prêmio atribuídos ao contratado (vide itens 10.1., 10.3. e 10.4.2.), que serão considerados como parte do valor contratual, bem como os valores correspondentes aos tributos incidentes.

11.3. A assinatura do Contrato dar-se-á no período máximo de 30 (trinta) dias após a divulgação dos resultados, considerado prazo máximo para que o vencedor reúna a documentação exigida e proceda à assinatura.

11.4. O Contrato deixará de ser assinado se o vencedor não cumprir com as condições legais da documentação exigida pela Entidade Promotora, sendo então considerado desistente, o que permitirá ao SEBRAE optar por assinar o Contrato com o segundo colocado e, com este o mesmo ocorrendo, optar pelo terceiro colocado. Em qualquer situação, será deduzida a soma os valores referentes ao pró-labore e respectivo prêmio, na forma descrita em 11.2.1.

11.5. O vencedor do Concurso poderá recusar-se a assinar o Contrato por motivos que justificará por escrito, ficando sujeito às penalidades previstas no Regulamento de Licitações e de Contratos do Sistema SEBRAE. Neste caso o Promotor seguirá o mesmo procedimento descrito em 11.4., acima.

12. DA COORDENAÇÃO DO CONCURSO E DAS CONSULTAS

12.1. A Coordenação do Concurso tem como responsabilidades: a) organizar as Bases do Concurso, elaborando o Edital, o Programa de Necessidades, os Anexos e a Minuta de Contrato e submetendo-os à aprovação da Entidade Promotora; b) organizar a documentação; divulgar e distribuir informações sobre o Concurso; receber inscrições e consultas; responder às consultas; receber os trabalhos e prepará-los para a avaliação da CJ; c) instalar a CJ e assessorar os trabalhos de julgamento, com direito a voz, sem voto, e não permitir o ingresso de pessoas estranhas no local das sessões, a não ser os convocados pela própria CJ; d) zelar e proceder de modo a assegurar a não identificação da autoria dos trabalhos durante todo o processo do Concurso e do julgamento, garantindo absoluto sigilo até a realização do Ato Público referente ao final da 1a Etapa do Concurso, quando serão abertos os envelopes com as Fichas de Identificação; e) providenciar a digitação das súmulas, atas e de outros documentos de responsabilidade da CJ; f) coordenar, organizar e promover os atos públicos e a exposição dos trabalhos, para divulgação, premiação e homologação dos resultados; g) intermediar entendimentos entre as partes nos processos de assinatura do Termo de Compromisso e do Contrato com o

13

Page 14: EDITAL - IABservicos.iabdf.org.br/sebrae/documentos/doc_concurso/e…  · Web viewConcurso Público Nacional de Anteprojetos de Arquitetura para a Sede do SEBRAE em Brasília –

Vencedor do Concurso; h) denunciar, a quem de direito, eventuais descumprimentos deste Edital pelos inscritos, participantes e concorrentes, pelos membros da CJ, pela equipe vencedora do Concurso e, no que diz respeito ao item 4.6.; i) expedir, juntamente com o IAB/DF e o SEBRAE, os Certificados a todos os concorrentes; j) apresentar, ao IAB/DF e ao SEBRAE, o Relatório das atividades do Concurso; j) acompanhar os procedimentos para a contratação do Vencedor do Concurso.

12.2. A Coordenação do Concurso é a instância para a qual os inscritos (ver item 4.2.), identificando-se, poderão dirigir, durante a 1ª Etapa do Concurso, suas consultas e pedidos de esclarecimentos sobre as bases do Concurso, sempre através da Internet (www.iabdf.org.br), conforme o Cronograma do Concurso (vide Capítulo 13.).

12.2.1. Não serão aceitas consultas e/ou pedidos de esclarecimento durante a 2ª Etapa do Concurso, período no qual os finalistas deverão aprofundar seus trabalhos nos termos do presente Edital e responder, através do Anteprojeto, aos questionamentos e/ou observações da CJ.

12.3. As respostas às consultas e aos pedidos de esclarecimentos serão divulgadas em lotes e disponibilizadas, através da Internet (www.iabdf.org.br), à partir das datas determinadas pelo Cronograma (vide Capítulo 13.), sem identificar o consulente. Todas as respostas passarão a fazer parte integrante das Bases do Concurso e serão levadas ao conhecimento da CJ.

12.4. Não serão atendidos consultas ou pedidos de esclarecimentos solicitados pessoalmente, por fax, por telefone, ou por quaisquer outros meios que não os estabelecidos no presente Edital (vide item 12.2.) e, tampouco, aqueles solicitados fora do prazo estabelecido no Cronograma (vide Capítulo 13.) ou, ainda, aqueles eventualmente dirigidos a outras autoridades do SEBRAE ou do IAB.

12.4.1. Não serão atendidas consultas de profissionais não inscritos.

13. DO CRONOGRAMA

13.1. Este Concurso Público Nacional de Anteprojetos de Arquitetura para a Sede do SEBRAE em Brasília – DF se realizará nos anos de 2007 e 2008, segundo o seguinte cronograma:

14/12/2007 Divulgação oficial do Edital.17/12 – 21/01/2008 Divulgação do Concurso.17/12 – 21/01/2008 Inscrições.17/12 – 21/01/2008 Consultas dos participantes.26/12 – 25/01/2008 Respostas às consultas dos participantes.01/02/2008 Entrega dos trabalhos concorrentes à 1ª Etapa.06/02/2008 Limite para recebimento dos trabalhos concorrentes por via postal.07/02 – 09/02/2008 Julgamento da 1ª Etapa do Concurso (prorrogável por até 24h).11/02/2008 Ato público de divulgação do resultado da 1ª Etapa do

Concurso.- Comunicação formal aos finalistas selecionados para a 2ª Etapa do

Concurso.18/02/2008 Data limite para recebimento de recurso contra o resultado da 1a

Etapa do Concurso.12/03/2008 Entrega dos trabalhos concorrentes à 2ª Etapa.

- Pagamento do pró-labore a cada concorrente finalista.13/03 – 14/03/2008 Julgamento da 2ª Etapa do Concurso (prorrogável por até 24h).17/03/2008 Ato público de divulgação do resultado do Concurso.

14

Page 15: EDITAL - IABservicos.iabdf.org.br/sebrae/documentos/doc_concurso/e…  · Web viewConcurso Público Nacional de Anteprojetos de Arquitetura para a Sede do SEBRAE em Brasília –

- Assinatura do Termo de Compromisso para a contratação do Projeto.

25/03/2008 Data limite para recebimento de recurso contra o resultado do Concurso.

28/03/2008 Ato público de premiação e assinatura do contrato com o vencedor do Concurso para o desenvolvimento do Projeto Executivo (respeitadas as disposições explicitadas em 11.3., 11.4. e 11.5., acima).

- Abertura da exposição dos trabalhos concorrentes.28/03 – 11/04/2008 Exposição dos trabalhos concorrentes.

14. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

14.1. Os inscritos no Concurso autorizam tacitamente ao SEBRAE e ao IAB/DF o direito de exposição e divulgação dos trabalhos apresentados, assim como da relação dos nomes dos profissionais responsáveis inscritos e/ou participantes do Concurso, a qualquer tempo, sem que tal feito implique em qualquer forma de remuneração aos seus autores.

14.2. Os direitos autorais sobre as soluções apresentadas observarão ao estabelecido na legislação pertinente.

14.3. Os trabalhos que não forem premiados pela CJ poderão ser retirados, em local a ser anunciado, até 30 dias após a data de encerramento da Exposição, através de seus autores ou prepostos legais, e às expensas dos mesmos. As entidades Promotora e Organizadora do Concurso, assim como a Coordenação do Concurso, não se responsabilizarão pelos trabalhos após este prazo, permanecendo em poder do SEBRAE exclusivamente os arquivos em meio eletrônico.

14.4. A transgressão de algum concorrente ao disposto no item 4.6. deste Edital, observada antes ou depois de julgados os trabalhos, ou mesmo após a promulgação dos resultados, implicará na desclassificação do trabalho comprometido, respondendo o Autor, na forma da Lei, a eventuais processos pelos danos causados às entidades Organizadora e Promotora.

14.5. Denuncias fundamentadas de infrações a este Edital far-se-ão por representação formal, consubstanciadas e comprovadas, por qualquer pessoa, dirigidas à Coordenação do Concurso, que as avaliará e encaminhará à instância adequada, caso o fato se dê até a data final de entrega dos trabalhos referentes a 2ª Etapa (vide 13.1.).

14.5.1. Da mesma forma serão avaliadas e encaminhadas pela CJ em seus períodos de atuação, até o momento e lavratura da Ata Final do Concurso.

14.5.2. Após a decisão da CJ, eventuais denuncias deverão ser dirigidas à Coordenação do Concurso, que arbitrará com o apoio da Consultoria Jurídica do Concurso e com o conhecimento da CJ, do IAB/DF e do SEBRAE.

14.6. Após a divulgação dos resultados, prevista para o dia 17/03/08, decorrerá prazo improrrogável de 05 (cinco) dias úteis para a apresentação formal e fundamentada de denúncias de fraude ou plágio, findo o qual não haverá qualquer possibilidade de reclamação à Coordenação do Concurso, ou ao IAB/DF, ou ao SEBRAE, exceto no que concerne ao item 14.4., acima.

14.7. Os trabalhos premiados estarão à disposição para exame, exclusivamente para os participantes e concorrentes, de 18 a 25/03/08, na sede do IAB/DF e pela Internet.

15

Page 16: EDITAL - IABservicos.iabdf.org.br/sebrae/documentos/doc_concurso/e…  · Web viewConcurso Público Nacional de Anteprojetos de Arquitetura para a Sede do SEBRAE em Brasília –

14.7.1. Todos os trabalhos estarão à disposição do público após a abertura da Exposição, prevista para 28/03 a 11/04/08.

14.8. Os esclarecimentos que porventura se fizerem necessários deverão ser solicitados e fornecidos estritamente dentro dos termos deste Edital e conforme as normas fixadas nos itens 12.3. e 12.4., não sendo permitido solicitar informações suplementares sobre quaisquer aspectos técnicos, legais e organizacionais acerca do objeto do Concurso na sede do IAB/DF, ou do SEBRAE, bem como aos seus dirigentes e aos membros da CJ.

14.9. A Coordenação do Concurso acompanhará os procedimentos para a contratação da equipe responsável pelo trabalho vencedor do Concurso.

14.10. A participação no presente Concurso implica, por parte dos inscritos, em estrita e integral anuência e aceitação plena deste Edital, das bases do Concurso, em todos os termos e condições, com a expressa renúncia a quaisquer outros direitos eventualmente argüidos, ressalvados aqueles que a Lei lhes confere.

14.11. Os casos omissos do presente Edital serão resolvidos pela Coordenação do Concurso, com o conhecimento do SEBRAE e do IAB/DF.

Brasília – DF, 17 de dezembro de 2007.

HAROLDO PINHEIRO VILLAR DE QUEIROZIAB/DF Nº 449 – CREA-DF Nº 3938/DCoordenador do Concurso – IAB/DF

LUIZ OTÁVIO ALVES RODRIGUESIAB/DF Nº 635 – CREA-DF Nº 5614/D

Presidente do IAB/DF

EDDI YAMAMURACoordenador do Concurso – SEBRAE

PAULO TARCISO OKAMOTOPresidente do SEBRAE

16