edital n.º 016/2017 processo nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato excel...

157
1 EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: TECNICA E PREÇO OBJETO DA SELEÇÃO: Contratação de empresa especializada em execução de obra civil para construção de câmara fria em atendimento a demanda da fabrica da vacina contra influenza. RECIBO A Empresa__________________________________________________ CNPJ n°. __________________________, retirou Edital do Ato Convocatório nº. 016/2017 e deseja ser informada de quaisquer alterações, respostas a esclarecimentos e impugnações pelo e- mail: __________________________. ________________________, aos _______ /_______ / _______ _________________________________________________ (Assinatura) OBS.: ESTE RECIBO DEVERÁ SER REMETIDO AO DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES/PROCESSO DE SELEÇÃO PELO E-MAIL: [email protected] e [email protected] PARA EVENTUAIS COMUNICAÇÕES AOS INTERESSADOS, QUANDO NECESSÁRIO.

Upload: tranquynh

Post on 10-Jan-2019

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

1

EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: TECNICA E PREÇO OBJETO DA SELEÇÃO: Contratação de empresa especializada em execução de obra civil para construção de câmara fria em atendimento a demanda da fabrica da vacina contra influenza.

RECIBO

A Empresa__________________________________________________ CNPJ n°. __________________________, retirou Edital do Ato Convocatório nº. 016/2017 e deseja ser informada de quaisquer alterações, respostas a esclarecimentos e impugnações pelo e-mail: __________________________.

________________________, aos _______ /_______ / _______

_________________________________________________ (Assinatura)

OBS.: ESTE RECIBO DEVERÁ SER REMETIDO AO DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES/PROCESSO DE SELEÇÃO

PELO E-MAIL: [email protected] e [email protected]

PARA EVENTUAIS COMUNICAÇÕES AOS INTERESSADOS, QUANDO NECESSÁRIO.

Page 2: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

2

EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: TECNICA E PREÇO OBJETO DA SELEÇÃO: Contratação de empresa especializada em execução de obra civil para construção de câmara fria em atendimento a demanda da fabrica da vacina contra influenza. DATA: 16/10/2017 HORA: 09h30min. LOCAL: Sala de reuniões da DDTP (Prédio Administrativo da FUNDAÇÃO BUTANTAN, 1º andar). A FUNDAÇÃO BUTANTAN, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, instituída em 31 de maio de 1989 por escritura pública, devidamente registrada no 3º cartório de registro civil de pessoas jurídicas de São Paulo–SP, sob o n° 133326, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 61.189.445/0001-56, sediada na Avenida Doutor Vital Brasil nº 1.500, Butantã, São Paulo–SP, CEP nº 05.503-900, TORNA PÚBLICO que se encontra aberto processo de SELEÇÃO DE FORNECEDORES, para Contratação de empresa especializada em adequação de área para recebimento de novos equipamentos de descontaminação de sólidos DMI, pela modalidade CONCORÊNCIA, através de ATO CONVOCATÓRIO, tipo TECNICA E PREÇO, pelo regime de execução EMPREITADA POR PREÇO GLOBAL, em conformidade com o art. 5º, II c/c § 4º do Regulamento de Compras e Contratações da Fundação Butantan, bem como as demais normas regulamentares aplicáveis à espécie. O Edital estará disponível no site www.fundacaobutantan.org.br/editais e/ou na sede da FUNDAÇÃO BUTANTAN, situada na Avenida Doutor Vital Brasil nº 1.500, Butantã, São Paulo–SP, e poderá ser retirado junto ao Departamento de compras e licitações das 9h00min às 17h00min, de segunda à sexta-feira, entre os dias 18/09/2017 e 06/10/2017, mediante a entrega de pen drive (flash drive). As empresas que retirarem o edital deverão encaminhar o “Recibo de Retirada” para a Sra. KATIA CILENE PAULINO DA SILVA e DANIEL RIBEIRO DA SILVA no endereço eletrônico [email protected] e [email protected], para comunicações relativas a alterações, respostas a esclarecimentos e impugnações.

É facultada às empresas interessadas a realização de visita técnica, que deverá ser previamente agendada junto ao Departamento de Compras da Fundação Butantan, através do endereço eletrônico [email protected] e deverá ocorrer entre os dias 18/09/2017 e 06/10/2017, das 9 às 11 horas e das 13 às 15 horas. Até 05 (cinco) dias úteis anteriores à data fixada para recebimento das propostas, qualquer pessoa poderá solicitar esclarecimentos, providências ou impugnar o instrumento convocatório.

Page 3: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

3

Os pedidos de esclarecimentos, providências ou impugnações deverão ser solicitados via e-mail para o endereço eletrônico: [email protected] e [email protected], em horário comercial das 08:00hs ás 17:00hs, indicando no preâmbulo da mensagem o CNPJ, Razão Social e nome do representante solicitante, se pessoa jurídica e CPF para pessoa física e disponibilizar as informações (endereço completo, telefone, fax e e-mail) para envio de resposta. Não serão aceitos questionamentos com mais de uma única indicação de endereço eletrônico.

A petição será dirigida à autoridade subscritora do edital, que se pronunciará no prazo de até 03

(três) dias úteis. Acolhida a petição contra o ato convocatório, caso haja impacto na formulação das propostas, será designada nova data para a realização do certame.

Sob a pena de DESCLASSIFICAÇÃO, todas as propostas deverão atender integralmente as especificações contidas neste Edital, bem como deverão os interessados cumprir todos os requisitos da habilitação. Os envelopes contendo a proposta e os documentos de habilitação serão recebidos no endereço acima mencionado, na sessão pública de processamento do Ato Convocatório, após o credenciamento dos interessados que se apresentarem para participar do certame.

A sessão de processamento do Ato Convocatório será realizada no local e endereço acima mencionado, tendo inicio às 09h30min, e será conduzida pelo Presidente da Comissão de Julgamento, com o auxílio da Equipe de Apoio já nomeada e designada na designada na Portaria Presidência 025/2017, publicada em 15/09/2017.

1. DO OBJETO 1.1. O presente edital tem como objeto Contratação de empresa especializada em execução de obra

civil para construção de câmara fria em atendimento a demanda da fabrica da vacina contra influenza, conforme especificações constantes do Memorial descritivo, que integra este Edital – ANEXO I.

1.2. Os serviços deverão ser entregues com todos os elementos previstos neste edital e serão recebidos somente após sua conclusão efetiva, vistoria e atesto do responsável técnico da Divisão de Engenharia e Arquitetura do Complexo Butantan e assinatura do Termo de Recebimento Definitivo da Obra (ANEXO XXVII) 1.3. A empresa vencedora ficará responsável pelo registro da Matrícula da Obra junto ao INSS, no prazo máximo de 30 (trinta) dias após a assinatura do contrato, efetuando os pagamentos do INSS por meio de GPS (Guias de Previdência Social) identificadas pela Matrícula CEI (Cadastro Específico do INSS) atribuída à Obra, sem ônus adicional à Fundação Butantan.

1.4. O valor global total de referência é de R$ 1.013.557,05 ((Um milhão, treze mil, quinhentos

e cinquenta e sete reais e cinco centavos)., conforme Planilha de Estimativa de Investimento Total dos Serviços de Engenharia – Anexo II.

2. DA FONTE DE RECURSOS 2.1. Os recursos necessários para a realização do objeto deste Ato Convocatórios serão custeados por verba própria da Fundação Butantan. 2.2. Os recursos financeiros encontram-se reservados em conta da Fundação Butantan.

Page 4: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

4

3. DA VISITA TÉCNICA 3.1. As empresas interessadas, para efeito de elaboração das propostas, poderão visitar o local de execução da obra objeto deste Ato Convocatório, não sendo obrigatória a visita técnica para a participação na Seleção de Fornecedores. 3.2. Cada empresa interessada poderá participar da visita técnica com, no máximo, 02 (dois) representantes legais, procuradores ou prepostos com poderes específicos ou representantes necessariamente por ela credenciados. 3.3. Para realização da visita técnica, o representante da empresa deverá apresentar-se no Setor de Compras da Fundação Butantan, no horário agendado, devidamente munido de documento de identificação com foto, e de documento de credenciamento da empresa, de Carteira de Trabalho, ou carta de preposto. 3.4. O representante da empresa receberá o certificado de visita técnica (ANEXO III), que será fornecido pelo Departamento de Compras e Licitações da Fundação Butantan, e deverá apresentá-lo dentro do Envelope 1 – PROPOSTA DE PREÇOS E PROPOSTA TÉCNICA. 3.5. As empresas que optarem por não realizar a visita técnica, deverá apresentar declaração de que têm pleno conhecimento das informações necessárias à execução do objeto contratado, bem como do local para cumprimento das obrigações. (ANEXO IV), e deverá apresentá-lo dentro do Envelope 1 – PROPOSTA DE PREÇOS E PROPOSTA TÉCNICA. 4. DA HABILITAÇÃO PARA PARTICIPAR. 4.1. Poderão participar deste Ato Convocatório as empresas que tenham objeto social pertinente e compatível com o objeto da Seleção e que atendam todas as exigências deste Ato Convocatório, inclusive quanto à documentação constante deste instrumento e seus anexos. 4.2. As empresas ou sociedades estrangeiras em funcionamento no país deverão apresentar Decreto de Autorização e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido por Órgão competente, quando a atividade assim o exigir. 4.3. Será vedada a participação de empresas que se enquadrarem em, no mínimo, uma das seguintes situações: a) Declaradas inidôneas para licitar e contratar com a Administração Pública e/ou com a FUNDAÇÃO BUTANTAN. b) Impedidas de licitar e contratar com a União, Estados, Distrito Federal ou Municípios, nos termos das legislações pertinentes; c) Suspensas de contratar com a FUNDAÇÃO BUTANTAN, com a Administração Pública Federal, Estadual, Municipal, e/ou por qualquer de um de seus órgãos descentralizados; d) Reunidas em consórcio, qualquer que seja sua forma de constituição; e) Em processo judicial de falência ou em recuperação judicial, inclusive o extrajudicial; f) Que participem de mesmo grupo econômico ou financeiro, incluindo diretores, acionistas (com participação em mais de 5%) ou representantes legais comuns, e, ainda, aquelas que dependam ou subsidiem econômica ou financeiramente da outra empresa; g) Empresas ou sociedades estrangeiras que não estejam em funcionamento no país; h) Que tiverem seus contratos rescindidos por má prestação de serviços realizados no COMPLEXO BUTANTAN (Instituto Butantan e Fundação Butantan).

Page 5: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

5

5. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO. 5.1. A participação das empresas interessadas será obrigatória em todo o objeto da seleção de fornecedores, não sendo admitida a apresentação de proposta parcial. 6. DA FORMA DE APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE PREÇOS E DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO. 6.1. A proposta e os documentos para habilitação deverão ser apresentados, separadamente, no ato do credenciamento, em 02 (dois) envelopes fechados e indevassáveis, contendo em sua parte externa, além do nome da PROPONENTE, os seguintes dizeres:

RAZÃO SOCIAL E CNPJ DA EMPRESA Envelope nº 1 – PROPOSTA DE PREÇOS E PROPOSTA TÉCNICA

FUNDAÇÃO BUTANTAN ATO DE SELEÇÃO DE FORNECEDORES – ATO CONVOCATÓRIO Nº 016/2017

PROCESSO Nº 19030/2017

RAZÃO SOCIAL E CNPJ DA EMPRESA Envelope nº 2 – DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

FUNDAÇÃO BUTANTAN ATO DE SELEÇÃO DE FORNECEDORES – ATO CONVOCATÓRIO Nº 016/2017

PROCESSO Nº 19030/2017

6.2. A proposta deverá ser elaborada em papel timbrado da empresa e redigida em língua portuguesa, salvo quanto às expressões técnicas de uso corrente, com suas páginas numeradas sequencialmente, furadas (dois furos), sem rasuras, emendas, borrões ou entrelinhas e ser datada e assinada pelo representante legal da empresa ou pelo procurador. 6.3. Os documentos necessários à habilitação e proposta deverão ser apresentados no original ou por qualquer processo de cópia autenticada por tabelião de notas. 6.4. Salvo justo motivo e sob pena de aplicação das penalidades previstas em lei, não caberá desistência da proposta depois de aberto o respectivo envelope. 7. DO CONTEÚDO DO ENVELOPE Nº 1 – PROPOSTA. 7.1. A proposta de preço deverá conter os seguintes elementos:

7.1.1. Nome, endereço, CNPJ e Inscrição Estadual. 7.1.2. Número do processo e do Ato Convocatório. 7.1.3. Descrição de forma clara e sucinta do objeto do presente certame, em conformidade com as especificações técnicas do ANEXO I deste Ato Convocatório. 7.1.4. Orçamento discriminado em preços unitários, globais por itens e global total, expressos em moeda corrente nacional, em algarismo e por extenso, devendo o preço incluir todas as despesas com encargos fiscais, comerciais, sociais e de pessoal, e que deverá ser assinado pelo responsável técnico legalmente habilitado e identificado com o número de registro do CREA. Os valores deverão ser apresentados em planilha segundo descritivos relacionados no modelo Anexo V (arquivo impresso e digital).

Page 6: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

6

7.1.5 Deverá ainda ser apresentada mídia digital contendo todos os arquivos que envolvam o processo de formatação da proposta técnica e comercial, constando neste os mesmos arquivos entregues no envelope 01. Planilhas orçamentárias, planilhas qualitativas e quantitativas (materiais, mão de obra e equipamentos) bem como, o Demonstrativo de Cálculo de Encargos Sociais, deverão ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo representante legal da empresa, com a identificação do subscrito (arquivo impresso e digital em Excel e MS Profect). 7.1.7. Quaisquer alterações na proposta que visem modificar, extinguir ou criar direitos, sem previsão neste Ato Convocatório, serão tidas como inexistentes, aproveitando-se o restante da proposta naquilo em que não for conflitante com este instrumento. 7.1.8. Os preços devem incluir todas as despesas diretas ou indiretas e as margens de lucro da empresa, que se refiram ao objeto descrito e caracterizado nas especificações deste Ato Convocatório e seus anexos, tais como: materiais e mão-de-obra direta e indireta; serviços de terceiros aplicados à própria manutenção ou em atividade de apoio, como por exemplo transporte, locações de máquinas e equipamentos, ou de imóveis e instalações auxiliares; consumo de água, energia e telecomunicações; seguros legal ou contratualmente exigidos; encargos sociais e trabalhistas, observando e incluindo nos preços a atualização da legislação (Lei 13.161/2015) referente a desoneração da folha de pagamento válida a partir de 1º de dezembro de 2015 em relação a CPRB – Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta; impostos e taxas incidentes sobre a atividade econômica; multas aplicadas pela inobservância de normas e regulamentos; alojamentos e alimentação; vestuário e ferramentas; equipamentos de proteção individual e coletivo; depreciações e amortizações; despesas administrativas e de escritório; testes laboratoriais ou outros exigíveis por norma técnica, despesas com gerenciamento de resíduos, tais como: contratação de caçamba, aquisição de embalagens para acondicionamento dos resíduos gerados, transporte e destinação final para os resíduos da obra, elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos, bem como outros relacionados e pertinentes.

7.2. A proposta de preço ANEXO V – MODELO DE PLANILHA DE PROPOSTA DE PREÇOS - deverá ser acompanhada também dos seguintes documentos:

7.2.1. Demonstração, devidamente assinada pelo representante legal, da composição do B.D.I., mediante especificação detalhada, conforme preenchimento obrigatório do ANEXO VI – Cálculo BDI, observando-se os limites percentuais permitidos. 7.2.2. A margem máxima aceita para o B.D.I deverá variar de 25,00 % sem a desoneração da folha de pagamento a 31,48% com desoneração da folha de pagamento.

7.3. A Proposta Técnica deverá contemplar plano de trabalho detalhado, abordando os tópicos mencionados do Memorial Descritivo (ANEXO I), devendo constar os seguintes itens: a) Efetivo previsto para a execução dos serviços de adequação de área para recebimento de novos equipamentos de descontaminação de sólidos DMI. b) Cronograma de permanência de pessoal, e regime de operação; c) Cronograma de permanência dos equipamentos a serem utilizados; d) Dimensionamento, especificações mínimas, ano de fabricação, nome do fabricante, condições mecânicas atuais, localização atual do equipamento (se próprio ou alugado), e disponibilidade dos principais equipamentos, a serem utilizados na execução dos serviços; e) Declaração de conhecimento da região e das condições de apoio, no local onde se realizará a obra, disponibilidade de recursos logísticos e humanos, acessos e outros que julgar relevantes;

Page 7: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

7

f) Plano de mobilização, manutenção e desmobilização de pessoal, incluindo, sem a isso se limitar, a contratação de pessoal, o plano de assistência médica e primeiros socorros, comunicação, transporte, moradia (para empregados não residentes no município), alimentação, higiene e segurança do trabalho; g) Descrição do canteiro de obras, incluindo método construtivo empregado, relação das edificações e áreas bem como descrição da área destinada para armazenamento temporário dos resíduos gerados durante as atividades da obra; h) Demais informações que julgarem pertinentes ao desenvolvimento dos serviços de forma satisfatória. 7.4. Certificado de Visita Técnica, conforme modelo do Anexo III, em tendo sido realizada. 7.5. Declaração de que tem pleno conhecimento das informações necessárias à execução do objeto contratado, bem como do local para cumprimento das obrigações, conforme modelo do Anexo IV. 7.6. Certidão de Registro de Pessoa Jurídica, emitido pelo CREA, em nome da empresa CONTRATADA, com validade na data da apresentação.

7.6.1. Em se tratando de empresa não registrada no CREA do Estado de São Paulo, deverá apresentar o registro do CREA do estado de origem, ficando a PROPONENTE obrigada a apresentar visto do CREA – SP, antes da assinatura do contrato.

7.7.a) Atestado(s) de Capacidade Técnica, em nome da empresa CONTRATADA, devidamente registrado(s) no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), emitido(s) por pessoa jurídica de direito público ou privado, comprovando a execução de serviços semelhantes ao contratado, acompanhado da respectiva CAT (Certidão de Acervo Técnico). b) Comprovação de que possui, na data prevista para a entrega da proposta, Engenheiro Civil detentor de Certidão de Acervo Técnico – CAT, indicado pela licitante como responsável da obra. c) Para comprovação da veracidade das informações apresentadas pela CONTRATADA que tenha se valido de atestados emitidos por signatários que não sejam contratantes titulares, fica reservada à FUNDAÇÃO BUTANTAN a promoção de diligências necessárias. Assim, a veracidade das informações prestadas e dos documentos apresentados pela CONTRATADA são de sua responsabilidade, sujeitando-a às sanções previstas nas legislações civil e penal. Os esclarecimentos e as informações prestadas por quaisquer das partes serão sempre por escrito, e estarão, a qualquer tempo, com vistas franqueadas nos autos do Processo do Ato Convocatório em epigrafe. e) o(s) atestado(s) deverá(ão) conter: - identificação da pessoa jurídica emitente; - nome e cargo do signatário; - endereço completo do emitente; - período de vigência do contrato; - objeto contratual; - data de conclusão do objeto; - outras informações técnicas necessárias 7.8. A empresa CONTRATADA deverá apresentar previamente ao início das atividades, Plano de Gerenciamento de Resíduos da obra, bem como PPRA, PCMAT, PCMSO da obra. 7.9. Declaração de que a empresa disponibilizará profissionais habilitados para o acompanhamento da execução dos serviços, desde as instalações iniciais até a limpeza e entrega da obra, garantindo instalações em perfeito estado e seu completo funcionamento, conforme modelo do ANEXO VII.

Page 8: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

8

7.10. Declaração de que a empresa possui em seu quadro de colaboradores técnico(s) de segurança do trabalho para fiscalizar os trabalhos realizados, devendo permanecer em campo durante todo o expediente de trabalho, conforme modelo do ANEXO VIII. 7.11. Declaração de que a empresa possui em seu quadro de colaboradores Engenheiros Habilitados e qualificados, para executar as atividades de construção, conforme modelo do ANEXO IX. 7.12. Declaração de que a empresa se compromete a fornecer toda documentação exigida pela área de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, providenciar e garantir o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC) necessários e adequados ao desenvolvimento de cada etapa dos serviços, bem como demais dispositivos de segurança, conforme Normas Regulamentadoras da Portaria 3214/78 do MTE e do Procedimento de Gestão de Segurança para terceiros DESEG/PG/003-R00 (ANEXO X). 7.13. Declaração de que a empresa se compromete a fornecer toda documentação exigida pela área segurança do trabalho e meio ambiente, conforme ANEXO XII. 7.14. Declaração de que a empresa está ciente da politica de meio ambiente do Instituto Butantan, através do PROCEDIMENTO IB/MN/GMA/D-0001 001 - MANUAL DE GESTÃO AMBIENTAL PARA EMPRESAS CONTRATADAS (ANEXO XI), e, ainda, se compromete a fornecer toda documentação exigida pela área de meio ambiente, conforme ANEXO XIII. 7.15. Declaração de que a empresa se compromete a garantir que todos os profissionais que prestarão serviços nos locais aonde serão executadas as obras estejam trajando uniformes e crachá de identificação da empresa, conforme modelo do ANEXO XIV. 7.16. Declaração de que a empresa se compromete a providenciar projeto de segurança para o canteiro da obra, em consonância com o PCMAT e com PPRA específico, tanto da empresa, quanto da obra planejada, conforme modelo do ANEXO XV. 7.17. Declaração que a empresa se compromete a elaborar e entregar o documento “AS BUILT”, conforme modelo do ANEXO XVI. 7.18. Declaração de que a empresa atende a integralidade dos requisitos de habilitação, de acordo com modelo do ANEXO XVII. 7.17. Declaração de que atende as normas relativas à saúde e segurança do trabalho, nos termos do parágrafo único do artigo 117 da Constituição Estadual, conforme modelo do ANEXO XVIII. 7.19. Declaração de que a empresa manterá preposto na cidade de São Paulo, que detenha poder para resolver ocorrências pertinentes ao contrato, durante todo o período de execução, conforme modelo do ANEXO XIX. 7.20. Declaração de que a empresa possui apólice de seguro para responsabilidade civil, conforme modelo do ANEXO XX. 7.21. O Prazo de validade da proposta não poderá ser inferior a 120 (cento e vinte) dias corridos, a serem contados da data de abertura do envelope proposta. 7.22 Poderão ser sanadas, a critério da Comissão, as falhas na proposta de preços consideradas como meramente materiais, ou seja, que possam ser corrigidas no ato e que não inviabilizem a determinação da sua proposta de preços. 8. DO CONTEÚDO DO ENVELOPE No. 2 - “DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO”. 8.1. O envelope "Documentos de Habilitação" deverá conter os documentos a seguir relacionados, sendo que a falta de apresentação de qualquer deles ensejará a desclassificação da participante, no caso

Page 9: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

9

de não ser possível sanar a falha no ato, por meio de consulta on line na própria sessão ou em até 03 (três) dias úteis, a critério da Comissão Julgadora. 8.2. A habilitação jurídica dar-se-á após a análise dos seguintes documentos pelos Interessados.

8.2.1. Certidão simplificada de arquivamento ou formulário de Registro Empresarial na Junta Comercial, no caso de empresário individual; 8.2.2. Ato constitutivo, Estatuto ou Contrato Social atualizado e registrado na Junta Comercial; 8.2.3. Documentos de eleição ou designação dos atuais administradores, tratando-se de sociedades por ações ou sociedades em que o administrador não seja um dos sócios, ou sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria de exercício, decreto de autorização. 8.2.4. Decreto de autorização, tratando-se de sociedade empresária estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir; 8.2.5. Os documentos relacionados no item 8.2 e instrumento de mandato deverão ser entregues no início da sessão pública, fora dos envelopes “proposta” e “habilitação”, juntamente com a carta de credenciamento.

8.3. A qualificação econômico-financeira será avaliada com base nas seguintes exigências: 8.3.1. Balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social (2016), mencionando expressamente, no balanço, o número do Livro Diário e das folhas em que se encontra transcrito, e o número do registro do livro na Junta Comercial/Cartório de Registro de Títulos e Documentos, podendo ser substituído pelo SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, de modo a comprovar a boa situação financeira da empresa, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios. 8.3.2. Balanço do último exercício social encerrado em 31 de dezembro (2016), devidamente registrado nos órgãos competentes, acompanhado do balancete e DRE mais recente. 8.3.3. Balancete atualizado, devidamente assinado pelo contador e pelo representante legal da empresa, caso as informações apresentadas não sejam julgadas suficientes pela Comissão de Julgamento. 8.3.4. Índices contábeis de qualificação nos seguintes coeficientes:

1 – Índice de Liquidez Corrente – ILC = (AC/PC) > 1,00 Onde:

ILC = Índice de liquidez corrente AC = Ativo Circulante

PC = Passivo Circulante

2 – Quociente de Solvência – QS = AT/(PT-PL) > 1,00 Onde:

AT = Ativo Total PT = Passivo Total

PL = Patrimônio Líquido

8.3.5. Comprovação de patrimônio líquido de, no mínimo, 10% (dez por cento) do valor da contratação.

Page 10: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

10

8.3.6. Não possuir contratações acumuladas com a Fundação Butantan que representem mais de 50% do seu faturamento total do ano anterior. 8.3.7. No caso de empresas não sujeitas à obrigatoriedade de publicação do balanço patrimonial e respectivas demonstrações contábeis, deverão ser apresentadas cópias legíveis e autenticadas das páginas do Diário Geral, devidamente assinadas pelo contador responsável e por seus sócios, bem como dos termos de abertura e encerramento do Diário Geral registrado na junta Comercial ou no Cartório de Registro de títulos e Documentos. 8.3.8. No caso de empresa constituída há menos de 1 (um) ano, a comprovação do tem 8.3.4 deverá ser substituída pela demonstração contábil relativa ao período de funcionamento. 8.3.9. As empresas deverão possuir faturamento anual do exercício anterior, igual ou maior que duas (02) vezes o valor da proposta apresentada.

8.3.9 Substituir... A exigência de índices limitar-se-á à demonstração da capacidade financeira

do licitante com vistas aos compromissos que terá que assumir caso lhe seja adjudicado o contrato, vedada a exigência de valores mínimos de faturamento anterior, índices de rentabilidade ou lucratividade

8.4. A comprovação da regularidade fiscal será analisada mediante a entrega dos seguintes documentos:

8.4.1. Prova de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ, do Ministério da Fazenda, sendo aceito documento extraído por meios eletrônicos de comunicação. 8.4.2. Certidão Conjunta Negativa de Débitos relativos a Tributos Federais, Dívida Ativa da União, e Contribuições Previdenciárias, do domicílio ou sede da empresa, válida nos termos da Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 3 de 22/11/05, unificada através da Portaria MF 358, de 5 de setembro de 2014, sendo aceito documento emitido por sítio eletrônico competente. 8.4.3. Certidão de regularidade de situação, quanto aos encargos tributários estaduais, em data não superior a 180 (cento e oitenta) dias, contados a partir de sua expedição, se outro prazo não estiver assinalado em lei ou no próprio documento, sendo aceito documento emitido por sítio eletrônico competente. 8.4.4. Certidão de regularidade fiscal tributária municipal mobiliária e imobiliária, em data não superior a 180 (cento e oitenta) dias, contados a partir de sua expedição, se outro prazo não estiver assinalado em lei ou no próprio documento, sendo aceito documento emitido por sítio eletrônico competente para tanto. 8.4.5. Certidão negativa de falência, concordata, recuperação judicial e extrajudicial, expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica; 8.4.6. Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, exigida de acordo com Lei nº 12.440/2011. 8.4.7. Certificado de regularidade perante o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), com prazo de validade em vigor, sendo aceito documento emitido por sítio eletrônico governamental. 8.4.8. As empresas sediadas fora do Município de São Paulo deverão comprovar, através de certidão negativa, sua regularidade para com sua respectiva Fazenda Municipal, relativa aos tributos mobiliários e imobiliários apresentando, ainda, Declaração Regularidade Fiscal firmada

Page 11: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

11

pelo representante legal, sob as penas da lei, do não cadastramento e de que nada devem à Fazenda do Município de São Paulo, relativamente àqueles tributos, conforme ANEXO XXI. 8.4.9. Na hipótese de não constar prazo de validade nas certidões apresentadas, a FUNDAÇÃO BUTANTAN aceitará como válidas as certidões expedidas em até 180 (cento e oitenta) dias imediatamente anteriores à data de apresentação das propostas, bem como poderá a Comissão optar por sanar falha formal na apresentação de Certidão por meio de Consulta on line na própria sessão.

8.5. Para fins de habilitação, a FUNDAÇÃO BUTANTAN verificará em sítios na Internet oficiais dos órgãos e entidades emissores de certidões a autenticidade das certidões emitidas, constituindo meio legal de prova. 8.6. Será exigida e analisada documentação extraordinária probatória com o seguinte teor:

8.6.1. Declaração elaborada em papel timbrado da empresa e subscrita por seu representante legal de que se encontra em situação regular perante o Ministério do Trabalho, conforme modelo – ANEXO XXII, no que se refere à observância do disposto no inciso XXXIII, do artigo 7º, da Constituição Federal. 8.6.2. Declaração elaborada em papel timbrado da empresa e subscrita por seu representante legal, assegurando a inexistência de impedimento legal para licitar ou contratar com a Administração e/ou com a FUNDAÇÃO BUTANTAN nos moldes e forma do ANEXO XXIII. 8.6.3. As empresas que, por sua natureza ou dispositivo legal, estiverem dispensadas da apresentação de algum documento de habilitação, deverão apresentar declaração a respeito, citando os dispositivos legais pertinentes. 8.6.4. Caso a participante seja Matriz e a executora dos serviços seja filial, os documentos referentes à Habilitação deverão ser apresentados em nome da Matriz e também da Filial.

8.7. No caso de subcontratação ficará a critério da Contratante a aprovação da subcontratada. A subcontratada deverá atender, ainda, as exigências contidas no item 10, no que couber. 8.8. A aceitação, pela FUNDAÇÃO BUTANTAN, de qualquer subcontratada, não isentará a empresa contratada de suas obrigações e responsabilidades assumidas na forma deste Ato Convocatório, permanecendo a empresa contratada integralmente responsável perante a Fundação Butantan pelos serviços executados pelas suas subcontratadas. 8.9. A empresa contratada deverá entregar os documentos relacionados às áreas de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente conforme procedimento DESEG/PG/0003-R00 - Gestão de Segurança para Terceiros (ANEXO X) e para a área de Meio Ambiente conforme procedimento IB/MN/GMA/D-0001 001 - MANUAL DE GESTÃO AMBIENTAL PARA EMPRESAS CONTRATADAS, conforme ANEXO XI.

9. DA SESSÃO PÚBLICA DE RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS E DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO. 9.1. Na hora e local indicados serão observados os seguintes procedimentos pertinentes a este Ato Convocatório:

a) credenciamento dos representantes legais das empresas interessadas em participar do certame;

b) recebimento dos envelopes “Proposta comercial”, “Proposta técnica” e “Documentos de Habilitação”;

c) abertura dos envelopes “Proposta comercial” e “Proposta técnica”;

d) classificação parcial das propostas em ordem crescente de valores;

e) abertura dos envelopes e “Documentos de Habilitação” das empresas cuja propostas tenham sido classificadas em primeiro lugar, com o menor valor e atendido todos os requisitos do item VII deste Edital;

Page 12: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

12

f) Suspensão da sessão para análise do conteúdo dos envelopes nº 1 e 2 “proposta técnica” e “proposta a comercial”, assim como o conteúdo do envelope nº 3 “Documentos de Habilitação”;

g) Apresentação dos relatórios originados da análise técnica dos envelopes “Proposta técnica”, “proposta comercial” e “Documentos de Habilitação”, em seguida habilitação ou inabilitação da primeira classificada;

h) desclassificação das propostas que não atendam às exigências contidas neste Ato Convocatório e classificação provisória das demais propostas em ordem crescente de preços;

i) Negociação com a empresa vencedora na tentativa de reduzir o preço final, tendo em vista a maximização do interesse de ser obtida a proposta mais vantajosa, desde que factível em termos de escopo e valor orçado.

j) declaração da empresa vencedora do certame pelo critério TÉCNICA E PREÇO com menor preço global total;

k) abertura de oportunidade aos presentes para que manifestem eventual intenção de interposição de recurso, registrando-se em ata a síntese das razões de recorrer;

l) encaminhamento dos autos do processo à autoridade competente para adjudicação e homologação do objeto do certame, na hipótese de não ter havido interposição de recursos.

10 DO CREDENCIAMENTO

10.1. Os procedimentos desta SELEÇÃO DE FORNECEDORES serão conduzidos pelo Presidente da Comissão de Julgamento, devendo o participante, no ato de credenciamento, identificar-se exibindo a carteira de identidade ou outro documento equivalente contendo foto. (ANEXO XXIV)

10.2. Os documentos relacionados no item 8.2 e instrumento de mandato deverão ser entregues no início da sessão pública, fora dos envelopes “proposta” e “habilitação”, juntamente com a Carta de Credenciamento.

11. DO PROCESSAMENTO DA SELEÇÃO 11.1. Os procedimentos desta SELEÇÃO DE FORNECEDORES serão conduzidos pelo Presidente da Comissão de Julgamento. 11.2. Das sessões realizadas lavrar-se-ão atas circunstanciadas assinadas pelos membros da Comissão e pelos representantes legais ou credenciados presentes. 11.3. As dúvidas e falhas formais suscitadas durante as sessões serão resolvidas pela Comissão de Julgamento, na presença das participantes, ou relegadas para ulterior deliberação, a juízo do Presidente da Comissão, devendo o extrato da resposta ser publicado no site www.fundacaobutantan.org.br/editais e em jornal de grande circulação, no prazo de 03 dias úteis. 11.4. No local, data e horário indicados no preâmbulo deste Ato Convocatório, em sessão pública, a Comissão de Julgamento receberá os documentos de credenciamento, os envelopes contendo as propostas e os documentos de habilitação. Na sequência, procederá à abertura dos Envelopes n.º1 - Proposta, sendo que os envelopes e as propostas, depois de verificados e rubricados por todos os presentes, serão juntados ao processo. 11.5. Os envelopes n.º 2 – Documentos de Habilitação, depois de rubricados por todos os presentes, ficarão sob a guarda da Comissão de Julgamento fechados e inviolados, até as respectivas aberturas na sessão pública.

Page 13: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

13

12. DA ANÁLISE E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS E DA HABILITAÇÃO 12.1. As propostas de preços serão verificadas quanto à exatidão das operações aritméticas apresentadas, que conduziram ao valor total por item e, ainda, ao valor global total, procedendo-se às correções correspondentes nos casos de eventuais erros encontrados, tomando-se como corretos os preços unitários por item. As correções efetuadas serão consideradas para a apuração do valor final da proposta. 12.2. A análise das propostas visará o atendimento das condições estabelecidas neste Ato Convocatório, sendo desclassificada a proposta que: a) Estiver em desacordo com qualquer das exigências estabelecidas neste Ato Convocatório. b) Apresentar preços unitários ou totais simbólicos, irrisórios ou de valor zero, incompatíveis com os preços dos insumos praticados no mercado ou salários de mercado, ou que se revelar manifestamente inexequível. c) Possuir falhas ou erros que não sejam de natureza meramente formal. d) Não apresentar valores unitários. e) Deixar de apresentar amostra, quando solicitado, ou tiverem a sua amostra reprovada após análise efetuada pela equipe técnica do Instituto Butantan. 12.3. A Comissão de Julgamento poderá, a qualquer momento, solicitar às empresas a composição e comprovação de preços unitários e/ou de mão de obra/materiais/equipamentos, bem como demais esclarecimentos que julgar necessários. 12.4. O julgamento das propostas será efetuado pela Comissão de Julgamento, que elaborará a lista de classificação, observada a ordem crescente dos preços apresentados. 12.5. No caso de empate entre duas ou mais propostas, será dada preferência de contratação às microempresas e empresas de pequeno porte, em atendimento à Lei Complementar nº 123/06. 12.6. Será aberto o Envelope n.º 2 – Documentos de Habilitação da empresa que apresentar o menor preço global total e cumprir os requisitos da proposta. 12.7. Os envelopes de habilitação das empresas que tiveram propostas desclassificadas serão devolvidos fechados, desde que não tenha havido recurso ou após a sua denegação. 12.8. Não se admitirá desistência de proposta, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela Comissão de Julgamento. 12.9. Admitir-se-á o saneamento de falhas relativas aos documentos de habilitação, desde que esse saneamento possa ser concretizado no prazo máximo de 3 (três) dias úteis, sob pena de inabilitação e aplicação das sanções cabíveis. 12.10. Na hipótese de inabilitação de todas as empresas, a Comissão de Julgamento poderá fixar-lhes o prazo de 3 (três) dias úteis para a apresentação de nova documentação, marcando-se nova data para abertura dos envelopes nº 2, mediante publicação nos mesmos meios onde foi publicado o Ato Convocatório de abertura. 12.11. Será considerada vencedora do certame a empresa que, atendendo a todas as condições do presente Ato Convocatório oferecer o menor preço global total. 13. DOS RECURSOS 13.1. No final da sessão, a empresa que quiser recorrer, deverá manifestar imediata e motivadamente a sua intenção, abrindo-se o prazo de 02 (dois) dias úteis para apresentação das razões de recurso, ficando as demais empresas desde logo intimadas a apresentar contrarrazões em igual prazo, que começará a correr no término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata do processo. 13.2. A ausência de manifestação imediata e motivada das empresas importará na decadência do direito de recurso, e na adjudicação do objeto do certame pelo Diretor Presidente da Fundação à empresa vencedora.

Page 14: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

14

13.3. Interposto o recurso, a Comissão de Julgamento poderá reconsiderar a sua decisão ou encaminhar o processo para decisão pela autoridade competente. 13.4. Após a publicação da Decisão de Recurso Administrativo, as empresas poderão interpor a Representação, no prazo de 02 (dois) dias úteis após a publicação da referida decisão, sendo cabível somente nos casos de decisão relacionada com o objeto do certame de que não caiba recurso hierárquico, devendo a petição estar dirigida ao Diretor-Presidente da Fundação Butantan. 13.5. Decididos os recursos e constatada a regularidade dos atos praticados, o Diretor Presidente da Fundação adjudicará o objeto do certame à empresa vencedora. 13.6. O recurso terá efeito suspensivo e o seu acolhimento importará na invalidação dos atos insuscetíveis de aproveitamento. 13.7. As razões, contrarrazões de recurso e Representação deverão ser apresentadas em forma de petição e protocoladas no prazo estipulado no item 13.1, no Departamento de compras e licitações, Jurídico/Processo de Seleção da Fundação Butantan, na Avenida Doutor Vital Brasil nº 1500, Butantã - São Paulo –SP, CEP 05503-90, entre as 9:00h e 17:00 h. 13.8. A decisão do recurso será publicada no site www.fundacaobutantan.org.br/editais e em jornal de grande circulação. 13.9. Decididos os recursos e constatada a regularidade dos atos praticados, a autoridade competente adjudicará e homologará o procedimento de seleção. 13.10. O recurso administrativo interposto de forma inadequada e/ou em desacordo com as condições deste edital não será conhecido. 13.11. Os autos do processo administrativo ficarão com vista franqueada às participantes no Departamento de compras e licitações da Fundação Butantan no horário compreendido das 9h às 12h e das 13h às 17h nos dias úteis, conforme endereço constante no subitem 13.7. 14. DA HOMOLOGAÇÃO E DA ADJUDICAÇÃO 14.1. Efetuada a classificação final, a Comissão de Julgamento emitirá parecer sugerindo a adjudicação do objeto do certame, encaminhando o processo administrativo à autoridade competente para adjudicação e homologação dos atos praticados no processo até o presente momento. 14.2. O Diretor Presidente da Fundação Butantan, à vista dos elementos constantes no processo nº 17765/2016 e, não havendo óbice de ordem legal, administrativa ou judicial quanto à sua regularidade, emitirá o Despacho de Adjudicação e Homologação com fulcro no artigo 5º, inciso II c/c § 4º, e artigos 14, 15, 25, 26, 27 e 28, todos do Regulamento de Compras e Contratações da Fundação Butantan. 14.3. O Despacho de Adjudicação e Homologação será publicado no site http://www.fundacaobutantan.org.br/editais e em jornal de grande circulação. 15. DA CONTRATAÇÃO 15.1. A contratação decorrente desta Seleção de Fornecedores será formalizada mediante celebração de Termo de Contrato (ANEXO XXV).

15.1.1. Se na ocasião da formalização do contrato, as certidões de regularidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), a Fazenda Nacional (Certidão Conjunta Negativa de Débitos relativos a Tributos Federais, Dívida Ativa da União, e Contribuições Previdenciárias), Certidão Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Estaduais e Municipais e a Certidão Negativa de Falência e Concordata, estiverem com os prazos de validade vencidos, a Fundação Butantan verificará a situação por meio

Page 15: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

15

eletrônico hábil de informações, certificará nos autos do processo a regularidade e anexará os documentos passíveis de obtenção por tais meios, salvo impossibilidade devidamente justificada. 15.1.2. Em não atualizando as certidões vencidas por meio eletrônico hábil de informações, a Adjudicatária será notificada para, no prazo de 02 (dois) dias úteis, comprovar sua situação de regularidade, mediante a apresentação das certidões respectivas com prazos de validade em vigência, sob pena de não ser realizada a contratação.

15.2. A adjudicatária será convocada para que no prazo de 05 dias corridos, a contar da convocação, compareça na Fundação Butantan, na Avenida Dr. Vital Brasil nº 1500 – Butantan – São Paulo/SP para assinar o termo de contrato. 15.3. O prazo de convocação poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, quando solicitado pela parte e desde que ocorra motivo justificado aceito pela Fundação Butantan. 15.4. O não cumprimento da obrigação estabelecida ou a não apresentação dos documentos indicados, nos prazos indicados neste instrumento, caracterizará o descumprimento total da obrigação assumida, sujeitando a adjudicatária às penalidades legalmente estabelecidas e à aplicação de multa de 1% do valor do contrato. 15.5. Na hipótese de descumprimento das obrigações previstas para assinatura do contrato pela empresa vencedora, serão convocadas as demais empresas CONTRATADAS classificadas, por ordem de classificação, para análise dos documentos de habilitação visando à efetivação da contratação, sem que decorra qualquer direito de indenização às partes envolvidas. 16. DO PRAZO E CONDIÇÕES PARA ASSINATURA DO CONTRATO 16.1. A empresa deverá apresentar, no ato da contratação, garantia de 05% (cinco por cento) do valor do contrato, sendo admitida a prorrogação da sua apresentação por 07 dias, devendo ser renovada no caso de prorrogação contratual, de forma a dar cobertura a todo período contratado. 16.2 Caso a empresa necessite de aporte financeiro – sinal – para inicios dos trabalhos, desde que justificados os motivos, deverá apresentar, no ato da contratação, garantia no valor dado em sinal. 16.3. A empresa vencedora poderá optar por uma das seguintes modalidades de garantia: a) caução em dinheiro/cheque administrativo; b) seguro garantia; c) fiança bancária. 16.4. Se a adjudicatária optar pela modalidade seguro garantia, das condições especiais da respectiva apólice deverá constar disposição expressa estipulando a responsabilidade da seguradora pelo pagamento dos valores relativos a multas de quaisquer espécies, aplicadas à tomadora do seguro. 16.5. A garantia prestada será restituída (e/ou liberada) após o termo final da vigência do contrato. 16.6. A não prestação de garantia equivale à recusa injustificada para a celebração do contrato, caracterizando descumprimento total da obrigação assumida, sujeitando a contratada à penalidade de multa de 1 % do valor do contrato. 17. DO RECEBIMENTO DO OBJETO 17.1. Autorizada a contratação pela autoridade competente e assinada a minuta do contrato pelas partes, será expedida a Ordem de Início de Execução do Objeto pelo setor de compras e licitações e a empresa contratada deverá de imediato, fornecer, implantar e iniciar a prestação dos serviços de acordo com os critérios estabelecidos nesse Ato Convocatórios e seus anexos, conforme ANEXO XXVI.

Page 16: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

16

17.2. Os serviços deverão ser executados até a data limite conforme estabelecido pela área de engenharia e planejamento da Fundação/Instituto Butantan e deverá ocorrer em até 60 dias corridos, sendo a data de inicio contada a partir da Ordem de Início de Execução, e serão medidos apenas os serviços executados e concluídos. 17.3. As medições para faturamento ocorrerão mensalmente, a partir da Ordem de Início de Execução do Objeto, sendo precedidas de solicitação da Contratada, com antecedência de 15 (quinze) dias corridos, instruída com os seguintes elementos: a) relatórios escrito (memória de calculo) e fotográfico; b) cronograma previsto/realizado, refletindo o andamento da obra; c) declaração, sob as penas da lei, afirmando que os produtos e subprodutos de madeira utilizados na obra são, exclusivamente, de origem exótica, ou, no caso de utilização de produtos ou subprodutos de origem nativa: c.1) se tais produtos e subprodutos forem aqueles listados no artigo 1º, parágrafo primeiro, do Decreto Estadual no. 53.047/2008, declaração, sob as penas da lei, afirmando que procedeu às respectivas aquisições de pessoa jurídica cadastrada no CADMADEIRA; c.2) apresentação das faturas e notas fiscais e demais comprovantes da legalidade da madeira utilizada na obra, tais como Guias Florestais, Documentos de Origem Florestal ou outros eventualmente criados para o controle de produtos e subprodutos florestais, acompanhados das respectivas cópias, que serão autenticadas pelo servidor responsável pela recepção. d) apresentação de Manifestos de Transporte - MTR e Certificação de destinação ou disposição final dos resíduos gerados na obra mensalmente. e) apresentação dos recolhimentos de FGTS e INSS relativos aos funcionários que estejam executando os serviços pela CONTRATADA, bem como das empresas SUBCONTRADAS. 17.4. A Fundação Butantan rejeitará, no todo ou em parte, o serviço executado em desacordo com os termos do Ato Convocatório Nº 008/2017 e seus Anexos e contrato firmado entre a Fundação Butantan e a empresa vencedora. 17.5. Todos os projetos executivos e legais elaborados pela Contratada deverão ser aprovados pela área técnica da Fundação Butantan. 18. DA FISCALIZAÇÃO 18.1. A Fundação Butantan realizará, por meio de equipe de técnicos por ela designada, inspeções de fiscalização durante a execução dos serviços, com o objetivo de aferir o atendimento dos requisitos legais e técnicos vigentes, nos termos dos ANEXOS I – Especificações Técnicas. 18.2. A Fundação Butantan, independentemente do controle tecnológico exigido para a execução dos serviços, poderá exigir que sejam atestadas a qualidade, as características dos materiais utilizados e dos serviços executados, por meio de ensaios, testes, laudos e demais provas estabelecidas em normas técnicas oficiais, correndo as despesas por conta da Contratada. 19. DAS SANÇÕES PARA O CASO DE INADIMPLEMENTO 19.1. A empresa que ensejar o retardamento do certame ou não mantiver a proposta pelo prazo estabelecido, ou fizer declaração falsa, garantido o direito prévio de citação e ampla defesa, ficará sujeita à suspensão do direito de participar de processo de seleção e celebrar contrato com a Fundação Butantan, pelo prazo de até 2 (dois) anos, ou sob declaração de inidoneidade, sem prejuízo da multa de 1% (um por cento) do valor total de sua proposta.

Page 17: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

17

19.2. A recusa da adjudicatária em assinar o contrato, sem justificativa aceita pela Fundação Butantan, implicará no impedimento de participar de processo de seleção e celebrar contrato com a Fundação, pelo prazo de 2 (dois) anos, bem como na aplicação da multa de 1% (um por cento) sobre o valor total do contrato a ser assinado. 19.3. As penalidades são independentes e a aplicação de uma não exclui a aplicação das outras, segundo os fatos geradores que as ensejem. 19.4. As importâncias relativas às multas poderão ser descontadas das garantias prestadas pelas empresas. 19.5. Pela inexecução total ou parcial do Contrato objeto do Ato Convocatório em epigrafe, erros de execução, mora na execução dos serviços, a CONTRATANTE aplicará as seguintes sanções progressivas: a) Advertência; b) Multa; c) Suspensão temporária de participação nas contratações e impedimento de celebrar contrato com a Fundação Butantan, por prazo não inferior a 02 (dois) anos; d) Declaração de inidoneidade para contratar com a Fundação Butantan. 19.6. Os percentuais de multa serão de: a) pela inexecução total do contrato, a CONTRATADA pagará à CONTRATANTE multa equivalente a 20% (vinte por cento) do valor do contrato; b) pela inexecução parcial do contrato, a CONTRATADA pagará à CONTRATANTE multa equivalente a 15 % (quinze por cento) do valor do contrato; c) O atraso na execução dos serviços, por culpa da CONTRATADA, excluídos os casos fortuitos e de força maior, acarretará a aplicação de multa diária de 0,5% (meio por cento), sobre o valor do contrato, limitada a 10% (dez por cento), que poderá ser descontada do valor a ser pago. d) pelo descumprimento de qualquer outro dispositivo contratual não relacionado diretamente à execução

do objeto contratado, excluídos os casos fortuitos e de força maio, a CONTRATADA pagará à CONTRATANTE

multa equivalente a 5% (cinco por cento) do valor do contrato.

e) A não correção de qualquer falta e o retardamento da prestação de informações à CONTRATANTE, sujeitará a CONTRATADA, a partir do prazo fixado, à multa de 0,03% (três centésimos por cento), calculada por dia de atraso sobre o valor do contrato. 19.7. Após o 20º (vigésimo) dia de inadimplência, a CONTRATANTE terá direito de recusar a continuidade da execução contratual, de acordo com sua conveniência e oportunidade, comunicando à Contratada a perda de interesse no recebimento da fatura/recibo para pagamento do serviço, se for o caso, ou a perda do interesse em manter o Contrato, sem prejuízo da aplicação das penalidades previstas neste Ato Convocatório. 19.8. A inadimplência da Contratada, independentemente do transcurso do prazo estipulado na alínea anterior, em quaisquer dos casos, observado o interesse da Contratante e a conclusão dos procedimentos administrativos pertinentes, poderá implicar a imediata rescisão unilateral do Contrato, com a aplicação das penalidades cabíveis; 19.9. A rescisão ocorrida exclusivamente por culpa da CONTRATADA implicará na inexecução total do objeto do contrato, aplicando-se a penalidade prevista no subitem 19.6 desta Cláusula. 19.10. Quando aplicadas as multas previstas, mediante regular processo administrativo, poderão elas serem compensadas pelo Departamento Financeiro da CONTRATANTE, por ocasião do pagamento dos valores devidos, nos termos dos arts. 368 a 380 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil);

Page 18: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

18

19.11. Na impossibilidade de compensação, nos termos do item anterior ou, inexistindo pagamento vincendo a ser realizado pela CONTRATANTE, ou, ainda, sendo este insuficiente para possibilitar a compensação de valores, a CONTRATADA será notificada a devolver a importância remanescente das multas aplicadas, no prazo máximo de 10 (dez) dias, contado da data do recebimento, pela CONTRATADA, do comunicado formal da decisão definitiva de aplicação da penalidade, sem prejuízo das demais sanções legais cabíveis. 19.12. Para todas as penalidades aqui previstas, será garantida defesa prévia à CONTRATADA que deverá ser apresentada no prazo de até 02 (dois) dias úteis, contado do recebimento da notificação encaminhada pela CONTRATANTE. 19.13. As sanções acima descritas poderão ser aplicadas cumulativamente, de acordo com os fatos geradores, sendo facultada ampla defesa à contratada no prazo precitado. 20. DO PAGAMENTO E DO REAJUSTE DE PREÇO 20.1. Os pagamentos referentes ao fornecimento do objeto contratado serão condicionados à efetiva execução dos serviços previstos no escopo da contratação e validação da medição por parte da DEA e a efetivação do pagamento deverá ser realizada em 15 DDL (quinze dias da data liquido) contados do recebimento da respectiva nota fiscal no Setor Financeiro da CONTRATANTE, devidamente atestada pelos gestores do contrato, sendo que, desde que o pagamento seja tempestivo nada mais será devido pela CONTRATANTE, seja a que título for. 20.2. As notas fiscais deverão estar acompanhadas dos documentos mencionados no subitem 17.3, sob pena de, em não cumprindo a exigência, ser retido o pagamento respectivo. 20.3. As notas fiscais que apresentarem incorreções serão devolvidas à CONTRATADA para as devidas correções. Nessa hipótese, o pagamento será efetuado em até 15 (quinze) dias a partir da reapresentação da nota fiscal. 20.4. Os pagamentos serão efetuados por meio de cheque nominal, transferência bancária (DOC ou TED) ou apresentação de boleto bancário, após a entrada da nota fiscal no setor financeiro, contados da data da assinatura do termo de recebimento dos serviços atestados em nota fiscal. 20.5. Os preços serão reajustados anualmente pelo índice IPC-FIPE. 21. DA GARANTIA DOS SERVIÇOS 21.1. A garantia será de 60 (sessenta) meses a contar da conclusão dos serviços, contra quaisquer defeitos e/ou mau funcionamento oriundos dos serviços prestados, bem como dos materiais fornecidos. 22. GERÊNCIA SEGURANÇA DO TRABALHO E MEIO AMBIENTE 22.1. MEIO AMBIENTE 22.1.1. A empresa CONTRATADA deverá realizar reunião, antes do início das atividades, com as áreas de Segurança do Trabalho e de Meio Ambiente para que sejam fornecidas as diretrizes relacionadas a entrega dos documentos conforme listados abaixo: a) Antes do início das atividades: • Plano de Gerenciamento de Resíduos - PGR; • Comprovação da capacitação dos funcionários em relação ao PGR; • Cópia do contrato com as subcontratadas; • Comprovante de cadastro para transporte de resíduos no município de São Paulo emitido pela Autoridade de Limpeza Urbana - AMLURB;

Page 19: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

19

• Licença de Operação emitida pelo órgão ambiental CETESB dos destinos finais, de acordo com o decreto 47.397/02; • Participação e aprovação dos funcionários da empresa contratada na integração com a área de meio ambiente. b) Durante as atividades: • Manifestos de Transporte de Resíduos - MTR's (controle de transporte); • Certificados de Destinação/Disposição Final de Resíduos. c) No caso de transporte de resíduos perigosos será solicitado pela Gerência de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente: • Documentação do veículo; • Cadastro de trânsito de produtos perigosos (CTPP); • Licença Especial de Trânsito de Produtos Perigosos (LETPP); • Plano de Atendimento a Emergências (PAE) aprovado na Secretária do Verde e do Meio Ambiente (SVMA);

Habilitação específica para o motorista (MOPP);Participação e aprovação de seus funcionários na Integração de Meio Ambiente;

Recebimento e aprovação pela GMA de todos os documentos relacionados n o procedimento IB/MN/GMA/D-0001 001 - MANUAL DE GESTÃO AMBIENTAL PARA EMPRESAS CONTRATADAS em formato eletrônico PDF e em cópia física. 22.1.2 Participação e aprovação dos colaboradores da empresa contratada na Integração com á área de Meio Ambiente; Recebimento de toda documentação relacionada no procedimento IB/MN/GMA/D-0001 001 - MANUAL DE GESTÃO AMBIENTAL PARA EMPRESAS CONTRATADAS, em formato eletrônico e cópias físicas, para avaliação e aprovação através área Gestão de Meio Ambiente (GMA); 22.1.3 A empresa contratada deverá entregar á Gerência de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente a documentação completa em cópia física e digital; 22.1.4 A validação da documentação se dará no mínimo em até dois dias úteis após a entrega á área de Gestão de Meio Ambiente e Gestão de Segurança do Trabalho; 22.1.5 Após avaliação e aprovação da documentação da empresa contratada, a Gestão de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da Fundação/Instituto Butantan realizará o agendamento da integração com a empresa CONTRATADA.

22.1.6 A empresa CONTRATADA deverá iniciar as atividades somente após cumprir todos os requisitos internos da área de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente e realização do treinamento de Integração dos seus colaboradores; 22.1.7 É responsabilidade da empresa CONTRATADA as despesas com a correta descaracterização e destinação dos resíduos sólidos, segundo legislação vigente;

22.1.8 É proibido o descarte de qualquer produto químico ou outros tipos de resíduos pela empresa CONTRATADA nas dependências do INSTITUTO BUTANTAN (IB). Os resíduos químicos e outros gerados na execução dos serviços objeto deste certame, são de responsabilidade da empresa CONTRATADA, que deverá apresentar o PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS – PGR, previamente ao início da execução dos serviços á Gerência de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente – SMA, que deverá contemplar todas as etapas de manejo dos resíduos, ou seja, área geradora, segregação, acondicionamento, volume gerado, transporte, tratamento até a sua destinação e/ou disposição final ambientalmente adequada bem como a apresentação das Licenças de Operação das empresas envolvidas e apresentação mensal de certificação de destinação final.

Page 20: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

20

22.1.9 A empresa CONTRATADA poderá ser penalizada caso realize atividades em discordância com a Legislação Ambiental e Normas Internas e caso ocorram atividades irregulares quanto ao descarte de resíduos, a Gerência de Meio Ambiente – GMA emitirá um Relatório de não Conformidade ao responsável da empresa CONTRATADA, com ciência de seu CONTRATANTE, para as devidas correções com plano de ação;

22.2. SEGURANÇA DO TRABALHO a) Equipamentos A CONTRATANTE não se responsabilizará pela guarda, perda, furto ou roubo de materiais e equipamentos da CONTRATADA, devendo esta adotar medidas adequadas para sua guarda e preservação. A CONTRATADA deverá fornecer aos seus funcionários ferramentas, EPC, EPI adequados às atividades/serviços contratados. A CONTRATADA deverá manter seu funcionário sempre atualizado quanto a treinamentos e capacitações em seu exercício de função. Os equipamentos fornecidos deverão possuir Certificado de Aprovação (C.A.), dentro da validade emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego e compatíveis com as atividades. b) Integração A liberação para que a CONTRATADA, bem como suas subcontratadas, inicie suas atividades nasdependências do Butantan só ocorrerá após atender os seguintes requisitos:

Recebimento e aprovação pelo DESEG de todos os documentos relacionados no Procedimento nº IB/POP/DES/D-0003-R00 (Gestão de Segurança para Terceiros) em formato eletrônico PDF e em cópia física. Entrega do Original dos Anexos e da APR – Analise Preliminar de Risco de cada etapa das atividades.

Participação e aprovação de seus funcionários na Integração de Segurança do Trabalho; Os funcionários integrados serão informados à Segurança Patrimonial, ficando ciente da presença deles, através de e-mail, para liberação de acesso ao trabalho nas dependências da CONTRATANTE. c) Realização de trabalho em altura A Contratada se responsabilizará pela realização da avaliação médica prévia, antes do início diário das atividades de seus funcionários que trabalharão em altura. Esta avaliação deverá consistir, no mínimo, aferição de pressão e anamnese. d) Implicações Legais Para os casos de trabalhos realizados em discordância com os procedimentos, as normas de segurança e caracterizados como de má fé, isto é, tentando-se burlar a Legislação Brasileira de Saúde e Segurança, a DESEG emitirá uma não conformidade ao responsável da CONTRATADA, com ciência de seu CONTRATANTE, para as devidas correções com plano de ação. Lembramos que a reincidência dos referidos atos poderá resultar em multa, rescisão de contrato e responsabilização de tais atos e suas consequências. e) Máquinas e Equipamentos Os equipamentos contra incêndio (extintores, hidrantes, alarmes, casa de bombas, caixas d’água) não poderão ser obstruídos ou inutilizados sem prévia autorização do DESEG. Caso o serviço executado venha afetar estes equipamentos, deverá ser solicitada a autorização ao departamento de Segurança do Trabalho um dia útil antes de realizar o serviço. Assim como não obstruir passagens de portas, corredor ou saídas de emergência. Os funcionários da CONTRATADA não terão permissão para utilizar qualquer máquina ou equipamento da CONTRATANTE sem a autorização do responsável pelo setor.

Page 21: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

21

Somente os Supervisores/Coordenadores da CONTRATANTE poderão emitir ordens relativas ao ligamento ou desligamento de máquinas ou equipamentos. f) Sinalização Deverão ser obedecidas as sinalizações de segurança e prestar atenção a todos os avisos de precaução. Nunca retire um aviso de precaução sem autorização do DESEG. Colocar a sinalização de segurança adequada (cones, fitas zebradas, cerquite, tapumes e coberturas, placas de comunicação e advertência, etc.) nos trabalhos onde exista a necessidade de isolamentos como, por exemplo, valas, buracos, utilização de escadas, andaimes, manipulação de produtos químicos, piso escorregadio, canteiros de obras, movimentação de cargas, etc. g) Atividades de Risco Para todo trabalho considerado como atividade de risco como por exemplo, Trabalho com Eletricidade; Trabalho a Quente; Trabalho acima de 2 (dois) metros de Altura; Escavação/ Perfuração; Içamento de Carga; Abertura de Tubulação; Uso de Produto Químico, Inflamável ou Tóxico (pintura, limpeza, piso epóxi, silicones, etc.); Demolição; Espaço Confinado é obrigatório efetuar, antes do início das atividades, abertura de PTS – Permissão de Trabalho Seguro, diariamente, devidamente preenchida e assinada, mantendo-a no local de trabalho; retirar pela manhã antes do início das atividades e devolver no DESEG no final do dia da atividade. h) Acidentes No caso de ocorrência de qualquer acidente, com ou sem lesão, com funcionário próprio ou Subcontratado, a CONTRATADA deverá:

Atender o acidentado;

Informar imediatamente A Gerência de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente - SMA;

Preencher a Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT) e registrá-la junto ao INSS em até 24 horas. Encaminhar cópia da CAT para o Departamento de Engenharia d e Segurança e m até 72 horas junto com a Investigação do acidente. Devendo, neste documento conter: dados do acidentado, descrição do acidente, causas básicas e imediatas, providências e recomendações a serem tomadas com prazos para execução, visando prevenir a repetição;

Prestar o acompanhamento necessário ao acidentado durante todo o processo, até o seu retorno às suas atividades normais. i) Subcontratação A CONTRATADA será responsável pela orientação e encaminhamento das informações deste Memorial e de todas as obrigações legais de Segurança e Saúde do Trabalho no caso de haver SUBCONTRATAÇÃO, não eximindo a CONTRATADA de qualquer reponsabilidade. Caso a empresa queira terceirizar uma operação sobre sua responsabilidade, a mesma deverá remeter ao DESEG todos os documentos requeridos desta outra empresa, seguindo todas as normas e Procedimentos citados. Deverá, ainda, aguardar a avaliação e liberação por parte do DESEG, para que então possa prestar serviços à CONTRATANTE. j) Uniformes E EPI´S Os funcionários da CONTRATADA, e eventuais funcionários das empresas SUBCONTRATADAS deverão utilizar uniformes em bom estado de conservação, portar crachá de identificação com foto em local de fácil acesso e visível, para controle e liberação às áreas permitidas durante a permanência nas dependências da CONTRATANTE. Utilizar os EPI´s requeridos durante a execução dos serviços, sempre de acordo com as atividades que estiverem sendo desenvolvidas. E, ainda, observar o uso de Equipamentos de Proteção Individual

Page 22: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

22

mínimo, dentro das áreas em obras, os quais são: sapatos/bota de segurança (com ou sem biqueira de aço/composite – função x atividade x local de trabalho); capacete (com a cor definida por função x atividade); óculos de segurança e protetor auricular. 22.3. Os funcionários integrados serão informados à Segurança Patrimonial, ficando ciente da presença deles, através de e-mail, para liberação de acesso ao trabalho nas dependências da CONTRATANTE. 22.4. Qualquer exceção quanto ao cumprimento dos Procedimentos de Segurança só será permitida após expressa autorização do DESEG. 23. BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS 23.1. Elaborar e manter um programa interno de treinamento dos colaboradores da empresa contratada, visando á redução de consumo de energia elétrica, consumo de água e redução de produção de resíduos sólidos, observadas as normas ambientais vigentes. 23.1.1. USO RACIONAL DA ÁGUA - Capacitação e treinamento dos colaboradores quanto ao uso racional da água durante á execução do serviços. Manter critérios especiais e privilegiados para aquisição e uso de equipamentos e complementos que promovem a redução do consumo de água. 23.1.2. USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - Manter critérios especiais e privilegiados para aquisição de produtos e equipamentos que apresentem eficiência energética e redução de consumo. Periódica verificação durante á execução dos serviços na constatação da existência de vazamentos de vapor ou vazamento de ar nos equipamentos, sistema de proteção elétrica e avaliação as condições de segurança de extensões elétricas. Realizar verificações e, se for o caso, manutenções periódicas nos seus aparelhos e equipamentos elétricos. 23.1.3. REDUÇÃO DE PRODUÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - Promover a implantação de Programa de Coleta Seletiva dos materiais recicláveis, colaborar de forma efetiva no desenvolvimento das atividades do programa interno de segregação desses materiais, em coletores destinados para este fim. 23.1.4. PRODUTOS DE LAVAGEM E SANEANTES DOMISSANITÁRIOS - Manter critérios especiais e privilegiados para aquisição e uso de produtos de lavagem e de higienização. Utilizar racionalmente os produtos adquiridos de específica aplicação nos serviços onde deverá observar regra basilar de menor toxidade e livre de corantes. Manter critérios de qualificação de fornecedores levando em consideração as ações ambientais por estes realizadas. Recomenda-se que a CONTRATADA utilize produtos detergentes de baixas concentrações e baixos teores de fosfato para minimizar os impactos ao meio ambiente. 23.1.4. POLUIÇÃO SONORA - Para os equipamentos utilizados que gerem ruído no seu funcionamento, observar a necessidade de Selo Ruído, como forma de indicação do nível de potência sonora em consonância com a Lei n° 977/1976; Buscar a utilização de novas tecnologias adequadas e conhecidas permitindo com isso o atendimento das necessidades de redução de níveis de ruído, se aplicável. 24. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 24.1. Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a Comissão de Julgamento informará os participantes do novo dia e horário de realização da sessão, através do site http://www.fundacaobutantan.org.br/editais/ e, também, através de publicação em jornal de grande circulação. 24.2. Os participantes são responsáveis pela fidelidade e legitimidade das informações e dos documentos apresentados em qualquer fase do Ato Convocatório;

Page 23: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

23

24.3. Os participantes assumirão todos os custos de preparação e apresentação de suas Propostas de Preços; 24.4. Ficam as empresas cientes de que a simples apresentação da proposta implicará na aceitação de todas as condições estabelecidas neste Ato Convocatório. 24.5. A Fundação Butantan se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, por despacho motivado, adiar, revogar ou mesmo anular a presente SELEÇÃO DE FORNECEDORES, sem que isso represente motivo para que as empresas pleiteiem qualquer tipo de indenização. 24.6. Ficam as empresas sujeitas às sanções administrativas, cíveis e penais cabíveis caso apresentem, na Seleção, qualquer declaração falsa que não corresponda à realidade dos fatos. 24.7. A homologação do resultado desta Seleção não importará direito à contratação. 24.8. É facultada à Comissão de Julgamento ou ao Diretor Presidente da Fundação Butantan, em qualquer fase da seleção, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou a complementar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar originariamente da proposta. 24.9. A critério da Comissão de Julgamento poderão ser relevados erros ou omissões formais de que não resultem prejuízos ao entendimento das propostas, e que possam ser sanados na própria sessão de julgamento, ressalvado o disposto no item 12.2. 24.10. Os casos omissos serão resolvidos pelo Diretor Presidente da Fundação Butantan, ouvida previamente a Comissão de Julgamento. 24.11. Para dirimir quaisquer questões decorrentes do Ato Convocatório, não resolvidas na esfera administrativa, fica eleito o Foro da Comarca da Capital do Estado de São Paulo. 24.12. Integram o presente Ato Convocatório: ANEXOS I – Memoriais Descritivos. ANEXO II – Planilha de Estimativa de Investimento Total da Obra ANEXO III – Certificado de Visita Técnica ANEXO IV – Declaração de Pleno Atendimento das Informações Técnicas ANEXO V – Planilha de Composição da Proposta de Preços ANEXO VI – Planilha de Cálculo de BDI ANEXO VII – Declaração de que a empresa se compromete a, durante a execução das obras, disponibilizar para o acompanhamento dos serviços executados, profissionais habilitados, desde as instalações iniciais até a limpeza e entrega da obra, garantindo instalações em perfeito estado e seu completo funcionamento. ANEXO VIII – Declaração de que a empresa possui em seu quadro de colaboradores técnico de segurança para fiscalizar os trabalhos realizados. ANEXO IX – Declaração de que a empresa possui em seu quadro de colaboradores Engenheiros Habilitados e qualificados, para executar as atividades de construção; ANEXO X – Procedimento de Gestão de segurança para terceiros – DESEG/-PG-003-R00ANEXO ANEXO XI – Procedimento IB/MN/GMA/D-0001 001 Manual de Gestão Ambiental para empresas contratadas. ANEXO XII – Declaração de que a empresa se compromete a fornecer toda documentação exigida pela área de segurança do trabalho e meio ambiente do Complexo Butantan, providenciar e garantir o uso de equipamento de produção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC) necessários e adequados ao desenvolvimento de cada etapa dos serviços, bem como demais dispositivos de segurança, conforme Normas Regulamentadoras da Portaria 3214 do MET.

Page 24: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

24

ANEXO XIII - Declaração de que a empresa esta ciente da política de Meio Ambiente do Butantan, através do procedimento IB/MN/GMA/D-0001 001 e se compromete a fornecer toda documentação exigida pela área segurança do trabalho e de meio ambiente ANEXO XIV – Declaração de que a empresa se compromete a garantir o uso de uniformes e crachás de identificação. ANEXO XV – Declaração de que se compromete a providenciar projeto de segurança para o canteiro da obra. ANEXO XVI – Declaração de que a empresa se compromete a elaborar e entregar o documento de “As Built”. ANEXO XVII – Declaração de Pleno atendimento aos requisitos de habilitação. ANEXO XVIII - Declaração de que atende as normas relativas à saúde e segurança do trabalho e normas ambientais brasileiras. ANEXO XIX – Declaração de que a empresa manterá preposto na cidade de São Paulo, que detenha poder para resolver ocorrências pertinentes ao contrato, durante todo o período de execução, em observância ao disposto no art. 68 da lei 8.666/93. ANEXO XX – Declaração que comprova a existência de apólice de seguro para responsabilidade civil de terceiros ANEXO XXI – Declaração de Regularidade com a Fazenda do Município de São Paulo. ANEXO XXII – Declaração de situação regular perante o Ministério do Trabalho. ANEXO XXIII – Declaração de inexistência de fato impeditivo. ANEXO XXIV – Carta de Credenciamento (MODELO) ANEXO XXV – Modelo da Minuta do Contrato de Prestação de Serviço ANEXO XXVI – Ordem de Início de execução do Objeto ANEXO XXVII – Modelo TRD - Termo de Recebimento Definitivo

_______________________ Daniel Ribeiro da Silva

Presidente da Comissão de Julgamento

Cientes e de acordo com termos e condições do presente Ato de Seleção.

________________________ Prof. Dr. Erney F. Plessmann de Camargo Diretor Presidente da Fundação Butantan

Page 25: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

25

________________________

Jose Arnaldo Cruz Diretor da Divisão de Engenharia e Arquitetura ________________________ Clayton Ribeiro Sobrinho Gestor de Projetos da Divisão de Engenharia e Arquitetura ________________________ Aline Navogin P. Temotio Coordenadora de Projetos – Arquitetura ________________________ Carlos Renato Barros Coordenador de Projetos – Elétrica ________________________ Vitor Kenzo Kodama Coordenador de Projetos – Utilidades ________________________ Anderson de Almeida Costa Coordenador de Projetos – Civil

_______________________ Telma Regina Cury Coordenadora Segurança do Trabalho e Meio Ambiente ________________________ Vanessa Evelin Jesus Vilches Sant’Anna Gerente de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente ________________________ Larry Coelho Erthal Departamento Jurídico ________________________ Alex Piauy Compras e Licitações ________________________ Katia Cilene Paulino Compras e Licitações

Page 26: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

26

ANEXO I

MEMORIAL DESCRITIVO

EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO - CONCORRÊNCIA TIPO: TECNICA E PREÇO DEA-00059C-PB-EL-MD-0001_R00 - ELÉTRICA

1. OBJETIVO O Instituto Butantan, apresenta neste memorial os elementos, dados, informações, condições e exigências para estabelecer premissas e diretrizes no que se refere a contratação dos serviços de instalações elétricas e de infraestrutura, incluindo o fornecimento de material e de mão de obra, para atendimento a instalação da Câmara Fria N° 20 do Prédio 59 - Laboratório de Influenza. Os requisitos mencionados neste memorial serão os mínimos exigidos para o desenvolvimento dos serviços.

Os proponentes convidados devem observar todas as particularidades devidas à localização do empreendimento, não podendo o proponente convidado para participar desta licitação, em tempo algum, durante este processo e após a contratação, alegar desconhecimento de qualquer fator ou causa que seja importante na composição dos preços e prazos para execução das obras e fornecimentos objetos desta tomada de preços. Para tanto será imprescindível a visita da proponente ao local das instalações. Esta visita deverá ser agendada com um dos contatos a serem indicados pelo Instituto Butantan.

2. INFORMAÇÕES GERAIS

2.1 LOCALIZAÇÃO E ACESSOS

O empreendimento em questão está localizado na cidade de São Paulo, Av. Vital Brasil, 1500, zona oeste, próximo à Rodovia Raposo Tavares, com acesso pela av. Marginal Pinheiros.

Page 27: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

27

2.2 DADOS SOBRE O LOCAL DA INSTALAÇÃO

Atitude = 792 m

Umidade relativa = 80,8%

Temperatura mínima registrada = -2ºC

Temperatura máxima registrada = 37°C

Temperatura média máxima = 24°C

Temperatura média mínima = 15°C

Índice de chuva anual (aprox.) = 1400 mm

2.3 DADOS DO SISTEMA ELÉTRICO

Os níveis de tensão dentro do Instituto Butantan se apresentam da seguinte forma:

DISTRIBUIÇÃO PRIMÁRIA

A distribuição primária de energia elétrica a partir da subestação principal para as cabines secundárias é trifásica, 60 Hz na tensão nominal de 13,2 kV.

3. NORMAS APLICÁVEIS As seguintes normas devem ser obedecidas na execução dos serviços, além das informações constantes neste memorial e nos demais documentos de projeto:

3.1 ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas

NBR-5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão; NBR-14039 – Instalações Elétricas de Média Tensão; NBR-5419 – Proteção de Estruturas contra Descargas Atmosféricas; NBR-5413 – Iluminância de Interiores; NBR-5356 – Transformadores de potência NBR 10295/2011 – Transformadores de potência a seco – Especificação. NBR/IEC-60529 – Grau de proteção para invólucros de equipamentos elétricos (Código IP) NBR/IEC 60439-1 – Conjuntos de manobra e controle de baixa tensão. Exceto onde for especificamente indicado a adoção de outra norma, o desenvolvimento do projeto detalhado, da especificação de materiais e dos equipamentos deverá atender a última edição das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), complementada pelas normas das seguintes entidades:

Page 28: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

28

NFPA: National Fire Protection Association; NEMA: National Electrical Manufactures Association; IEEE: Institute of Electrical and Electronic Engineers; ANSI: American National Standards Institute; IEC: International Electrotechnical Commission; ICEA: Insulated Cable Engineers Association;

3.2 MTE - Ministérios do Trabalho e Emprego

NR10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade; NR13 – Caldeiras e Vasos de Pressão; NR15 – Atividades e Operações Insalubres; NR17 – Ergonomia; NR23 – Proteção Contra Incêndio; NR26 – Sinalização de Segurança. 4. DOCUMENTAÇÃO DE PROJETO

DEA-00059C-PB-EL-LI-0001 Lista de Cabos

DEA-00059C-PB-EL-LI-0002 Lista de Materiais de Força – Câmara Fria

DEA-00059C-PB-EL-LI-0003 Preferred Vendor List

DEA-00059C-PB-EL-DE-0001 Distribuição de Força - Alimentação Elétrica Câmara Fria - Piso Técnico

DEA-00059C-PB-EL-FD-0001 Folha de Dados - Nobreak 30 kVA

DEA-00059C-PB-EL-FD-0002 Folha de Dados - Quadro By Pass

DEA-00059C-PB-EL-MD-0001 Memorial Descritivo – Projeto Influenza – Câmara Fria

5. ESCOPO DE ELÉTRICA A presente especificação técnica tem por finalidade descrever as características técnicas e demais condições para o fornecimento dos serviços de eletricidade para a instalação da Câmara Fria N° 20 do Laboratório de Influenza no prédio 59.

5.1 PROJETO ELÉTRICO

Faz parte do escopo da contratada a revisão e compatibilização do projeto elétrico com as demais disciplinas. O projeto anexo a esse memorial reúne um conjunto de informações que definem as características básicas e conceituais a serem seguidas na elaboração do projeto compatibilizado do sistema elétrico.

Page 29: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

29

5.1.1 PROJETO DE FORÇA

Deverão ser observados impactos de sobreposição entre caixas e dutos de HVAC, com leitos, eletrocalhas, perfilados e eletrodutos. Para o caso citado acima, a proponente deverá revisar todo projeto de força e garantir o encaminhamento elétrico indicado no projeto elétrico, fazendo os desvios necessários.

5.2 ESPECIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS A PROPONENTE deverá fornecer os seguintes equipamentos para a instalação da Câmara Fria N° 20 do Laboratório de Influenza no prédio 59:

ITEM

EQUIPAMENTO

QTDE

LOCAL DE INSTALAÇÃO

1 Nobreak – 30 kVA 1 Prédio 59 – Piso Técnico

2 Quadro de By-Pass 1 Prédio 59 – Piso Técnico

3 Disjuntor Tripolar Caixa Moldada

100A 1

Prédio 59 – Piso Técnico – QGBT-10-E

5.2.1 NOBREAK – 30 kVA

A PROPONENTE deverá fornecer 01 nobreak que deverá ser instalado no Piso Técnico do Prédio 59. Esse nobreak será alimentado pelo QGBT-10-E, conforme Diagrama unifilar Nº DEA-00059-PB-EL-DE-0010 (Projeto de Ampliação do Laboratório de Influenza), e deverá ser posicionado conforme layout de Distribuição de Força - Alimentação Elétrica Câmara Fria - Piso Técnico, Nº DEA-00059C-PB-EL-DE-0001.

O equipamento deverá ser composto de 01 módulo de 30 kVA, permitindo a operação a plena carga, TE: 220 V (3F+N+T) TS: 220/127V-3Ø (±2x2,5%), micro processado, on-line, dupla conversão, onda senoidal pura, fator de potência de saída de 0,9, tecnologia ABM (gerenciamento avançado de bateria), display digital retro iluminado, UPS compacto e de fácil operação. Ver Folha de Dados Nº DEA-00059C-PB-EL-FD-0001. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Page 30: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

30

Potência: 30 kVA Tensão Nominal: 220 V CARACTERÍSTICAS GERAIS

Rendimento: 94% - plena carga em modo dupla conversão até 99% - em modo ESS Nível de Ruído: 65 dBA @ 1 metro Capacidade de Paralelismo: Até 8 (1120 kVA + Redundância) Capacidade de Redundância N+1: Sim Altitude (máx.): 2000 m a 40°C CARACTERÍSTICAS DE ENTRADA

Tensão Nominal: 220 V Faixa de Tensão: Frequência (configurável): 60 Hz Fator de Potência: 0,9 Distorção de Corrente (THD): <4,5% Partida Suave: Sim Proteção Interna de Retroalimentação: Sim

CARACTERÍSTICAS DE SAÍDA

Tensão Nominal: 220 V Regulação de Tensão: 1% Inversor: PWM com chaveamento por IGBT THD de Tensão: <2% (100% carga linear), <5% (carga não linear) BATERIA

O equipamento deverá ser fornecido com um conjunto de baterias, comum ao nobreak, devendo ser do tipo seladas - chumbo-ácidas, reguladas por válvulas (VRLA), com eletrólito absorvido no separador (AGM), livre de manutenção, com vaso "retardante a "chama" do tipo flame retardant, em material de alto impacto, à prova de vazamentos e estanques a gases, para autonomia calculada de 4 horas para o sistema quando operando à carga total, incluindo interligação interna do banco.

5.2.2 QUADRO DE BY PASS

Page 31: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

31

A PROPONENTE deverá fornecer e instalar 01 quadro de by-pass que será instalado no Piso Técnico do Prédio 59, sendo dedicado para a Câmara Fria N° 20.

EQUIPAMENTOS QTDE. DE

EQUIPAMENTOS

QUADROS

DE BY PASS

CAMARA FRIA 20 1 QF-BY PASS-CF20

O quadro de by pass será utilizado para que, numa eventual manutenção do nobreak, exista a possibilidade da retirada deste do Prédio 59, comutando a alimentação elétrica da carga, através de chave seletora, da rede UPS para a rede elétrica. A alimentação elétrica deste quadro virá de:

QUADROS

DE BY PASS

PAINEL

ALIMENTADOR

QF-BY PASS-CF20

QGBT-10-E

As características elétricas principais do painel deverão ser:

Forma Construtiva: 1A – Aço Carbono – IP-54

Forma de Instalação: Sobrepor

Classe de tensão: 0,6/1 kV.

Tensão nominal: 220V-3Ø.

Frequência: 60 Hz.

Tensão de comando: 220V.

Temperatura ambiente: menor ou igual a 40°C.

Corrente de curto simétrico: 20kA.

Acabamento das Superfícies: Pintura a pó nas cores Cinza RAL 7032.

Ver Folha de Dados Nº DEA-00059C-PB-EL-FD-0002. Ficará a cargo da PROPONENTE a elaboração do projeto construtivo do quadro de distribuição elétrica do sistema, este deverá ser enviado para a engenharia do Instituto Butantan, para análise e aprovação antes da fabricação do mesmo.

Page 32: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

32

5.2.3 ESPECIFICAÇÕES MINIMAS PARA O QUADRO

No projeto construtivo de painéis, deverão ser consideradas as especificações abaixo descritas: Os quadros deverão estar em conformidade com as normas da ABNT em sua última revisão,

particularmente a NBR/IEC 60439-1; e principalmente em atendimento integral as exigências da NR-10.

Seu dimensionamento deverá permitir ampliação futura de 20% dos equipamentos a serem instalados.

Os quadros deverão ser providos de porta documentos e deverão conter os digramas elétricos atualizados.

A distribuição de energia aos disjuntores será feita através de barramento trifásico, com neutro e terra, de cobre eletrolítico 99,9%, dimensionado para conduzir 100% da corrente nominal dos equipamentos. Todos os barramentos deverão ser isolados com termo retrátil.

Os barramentos deverão ser protegidos com policarbonato.

O quadro deverá ser projetado para haver equilíbrio de fase de no mínimo de 90% entre a maior carga de uma fase e a menor carga de uma fase.

A barra de terra será eletricamente ligada à estrutura do quadro, e a de neutro isolada da mesma. Todas as partes metálicas não condutoras de energia deverão ser conectadas à barra de terra (porta, chassis, etc.).

Deverá ser fornecido montado com todos os acessórios de fixação e instalação inclusive terminais de pressão para os condutores a partir de 6 mm2. Sua construção e instalação deverá garantir o isolamento mínimo de 600V entre todas as partes energizadas e entre estas e a estrutura, bem como adequar-se às normas brasileiras sobre o assunto.

Os quadros de distribuição serão equipados com dispositivo residual diferencial (DR), e mini disjuntores ou disjuntores termomagnéticos em caixa moldada para proteção dos diversos circuitos terminais dele derivados.

Deverão ser utilizados disjuntores monopolares para circuito de uma fase, disjuntores bipolares para circuitos de duas fases e disjuntores tripolares para circuitos trifásicos.

Os quadros deverão ser identificados através de plaqueta de acrílico com fundo preto e gravação em letras brancas, afixadas na porta por meio de fita dupla face, contendo identificação do painel conforme projeto.

Todos os componentes internos como: chaves, disjuntores, relés, bornes terminais deverão ser identificados com marcas indeléveis.

Nenhuma parte metálica pode permitir contato acidental e todos os disjuntores deverão ser providos de dispositivo de bloqueio elétrico.

Page 33: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

33

Os componentes básicos do painel deverão ser: Siemens; ABB; Schneider ou Weg. Preferencialmente, o conjunto de componentes deve ser de um único fabricante.

1.1. DESCRIÇÃO DA OBRA

Apresentamos a seguir uma descrição das atividades a serem executadas, que deverão ser consideradas pela PROPONENTE, porém, não limitadas às mesmas para a execução dos serviços. A contratada será responsável pela instalação no prédio 59 dos seguintes itens:

ITEM SERVIÇO LOCAL DE INSTALAÇÃO

1 Adequação do QGBT-10-E para a Câmara Fria

Prédio 59 – Piso Técnico

2 Alimentação elétrica da Câmara Fria N° 20

Prédio 59 – Piso Técnico

A obra abrange todos os serviços da PROPONENTE na implantação do projeto e deverão contemplar todas as operações necessárias para a completa instalação elétrica, com fornecimento de toda a infraestrutura necessária para a energização. A tensão elétrica disponível para o projeto é trifásica. Abaixo relacionamos para cada sistema, as tensões adotadas:

Distribuição de Iluminação interna: 127 VCA

Tomadas de uso geral monofásico: 127 VCA

Tomadas de uso geral bifásico: 220 VCA

Ponto de força trifásico: 220 VCA

Obs.: Quando indicado no projeto algumas cargas poderão ser alimentadas com outras tensões.

5.2.1 ADEQUAÇÃO DO QGBT-10-E E ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA DA CÂMARA FRIA

A contratada deverá fornecer e instalar 01 disjuntor TRIPOLAR de 100A, em caixa moldada com relé de proteção ajustável, no QGBT-10-E. Para a instalação desse disjuntor, serão necessários ajustes internos no QGBT-10-E, como a adequação e instalação de barramentos na entrada e saída do disjuntor, que deverão ser conectados aos barramentos principais do quadro.

Page 34: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

34

Após a instalação do disjuntor, será necessário instalar uma infraestrutura para os cabos de alimentação elétrica da Câmara Fria N° 20. Será utilizado uma infraestrutura de eletrocalhas existente para a saída do QGBT-10-E, e posteriormente será necessário a instalação de uma nova infraestrutura de eletrocalhas que será interligada ao quadro elétrico da Câmara Fria. A Câmara Fria deverá ser suportada por nobreak, conforme especificado nos itens 5.2.1, 5.2.2 e 5.2.3. Para isso a proponente deverá contemplar para a Câmara Fria a instalação dos seguintes itens:

Instalação do nobreak.

Instalação do quadro by pass;

A infraestrutura de distribuição da alimentação elétrica da Câmaras Fria seguirá uma rota conforme especificado no layout de Distribuição de Força - Alimentação Elétrica Câmara Fria - Piso Técnico. Para maiores detalhes ver as especificações apresentadas nos documentos citados abaixo: - Distribuição de Força - Alimentação Elétrica Câmara Fria - Piso Técnico, Nº DEA-00059C-PB-EL-DE-0001; - Lista de Cabos, Nº DEA-00059C-PB-EL-LI-0001; - Lista de Materiais de Força – Câmara Fria, Nº DEA-00059C-PB-EL-LI-0002.

Ficará a cargo da PROPONENTE a compatibilização da infraestrutura elétrica, indicada em projeto, com outras disciplinas e possíveis interferências existentes nos prédios.

5.2.2 PEQUENAS OBRAS CIVIS DE APOIO À MONTAGEM

Durante a montagem haverá necessidade de pequenas obras civis de complementação, e é de responsabilidade da PROPONENTE prever e executar estes serviços, tais como:

Bases para suportes (onde aplicável);

Recomposição civil das partes danificadas pela PROPONENTE durante a montagem da infraestrutura e outros serviços;

O fornecimento dos materiais e mão de obra necessários para a execução dos serviços que se enquadrem neste item.

Page 35: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

35

6. TESTE DE ACEITAÇÃO DE FÁBRICA

Este FAT deverá ser realizado por um profissional habilitado da PROPONENTE, acompanhado de um colaborador do Instituto Butantan, nos principais equipamentos elétricos fornecidos. Todos os custos relacionados ao FAT serão de responsabilidade da PROPONENTE, inclusive os custos relacionados ao colaborador do INSTITUTO BUTANTAN, não se limitando aos seguintes itens:

Translado até o site da empresa em questão;

Hospedagem (caso necessário);

Refeição.

A PROPONENTE deverá informar a data de agendamento do FAT com 15 dias de antecedência, para liberação interna do colaborador do INSTITUTO BUTANTAN. A inspeção de fabricação não isenta a PROPONENTE da total responsabilidade pelo fornecimento. As despesas relativas a material de laboratório e pessoal para execução dos ensaios correrão por conta do fabricante. Se no equipamento e material forem constatadas falhas durante os ensaios, não eximirá o fabricante da responsabilidade em fornecer o mesmo na data de entrega acordada. 7. TESTES Após o término da montagem as instalações elétricas deverão ser testadas e os relatórios dos testes deverão ser emitidos conforme os padrões da FUNDAÇÃO BUTANTAN. Pelo menos os seguintes relatórios deverão ser emitidos:

Relatório de teste de isolamento de cabos.

Relatório de teste de continuidade de cabos.

Ajustes de reles térmicos e disjuntores (curvas de seletividade).

Relatório de medição da malha de aterramento.

8. COMISSIONAMENTO

A PROPONENTE deverá planejar as atividades de comissionamento elaborando um plano com a descrição das atividades de comissionamento. O comissionamento deverá apresentar no mínimo as seguintes atividades:

Page 36: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

36

Verificação das instalações elétricas prediais em conformidade com o projeto;

Verificação das instalações elétricas de força em conformidade com o projeto;

Verificação e validação dos testes funcionais dos painéis de média e baixa tensão, geradores, nobreaks e outros equipamentos do projeto;

Verificação e validação de testes funcionais de todos os equipamentos, integrando a obra como um todo, visando a operação de todo o sistema elétrico instalado;

Avaliação do desempenho do comissionamento conforme especificado no projeto. Todo o comissionamento será validado pela engenharia do INSTITUTO BUTANTAN.

9. DATA BOOK Após o término dos serviços e de terem sido aprovados em todos os testes e ensaios previstos, um DATA BOOK deverá ser encaminhado ao Instituto Butantan. O “Data book” deverá ser composto por, no mínimo:

Os desenhos certificados relacionados no item 4 em três vias, sendo uma reproduzível;

Manuais de instalação, operação, manutenção, programação e armazenamento dos equipamentos e acessórios;

Certificado e relatório dos ensaios específicos efetuados no equipamento, em duas vias;

Certificados de qualidade dos materiais empregados na fabricação geral do equipamento;

Certificado de garantia de todos equipamentos utilizados nos painéis;

Cópia dos diagramas e desenhos do item 4 em formato CAD;

Lista de documentos e diagramas enviados;

03 (três) vias completas de todos os desenhos citados até aqui, sendo uma reproduzível, revisados durante a fase final de montagem e teste do quadro, com o carimbo de “como construído”. Deverá ser fornecida também, uma cópia CAD destes documentos em mídia;

Certificado de procedência que garanta que os equipamentos e acessórios são absolutamente novos e não procedentes de remanufatura ou assistência técnica.

10. PROPOSTA TÉCNICA

Na sua Proposta Técnica o proponente deverá apresentar um Plano de Trabalho detalhado, abordando os tópicos de acordo com este Memorial Descritivo, onde constarão entre outros, os seguintes itens:

Efetivo previsto para a execução da montagem, por categoria (engenheiros, técnicos, encarregados, montadores, etc.);

Cronograma de permanência de pessoal, e regime de operação;

Cronograma de permanência dos equipamentos a serem utilizados;

Page 37: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

37

Dimensionamento, especificações mínimas, ano de fabricação, nome do fabricante, condições mecânicas atuais, localização atual do equipamento (se próprio ou alugado), e disponibilidade dos principais equipamentos, a serem utilizados na execução dos serviços;

Informações sobre o sistema de proteção contra descargas atmosférica e aterramento a ser executado, de toda a área onde se desenvolverão os serviços e área das edificações de apoio;

Declaração de conhecimento da região e das condições de apoio, no local onde se realizará a obra, disponibilidade de recursos logísticos e humanos, acessos e outros que julgar relevantes;

Descrição da metodologia para execução dos serviços de montagem eletromecânica;

Plano de mobilização, manutenção e desmobilização de pessoal, incluindo, sem a isso se limitar, a contratação de pessoal, o plano de assistência médica e primeiros socorros, comunicação, transporte, moradia (para empregados não residentes no município), alimentação, higiene e segurança do trabalho;

Descrição do canteiro de obras, incluindo método construtivo empregado, relação das edificações e áreas.

A Proposta Técnica apresentada pelo proponente poderá ainda, conter informações que a mesma julgue necessárias ao perfeito entendimento dos trabalhos propostos. O Instituto Butantan, a seu critério, irá proceder a análise e julgamento do proposto, podendo desclassificar as propostas que não atendam ao solicitado. 11. OBRIGAÇÕES DO INSTITUTO BUTANTAN

Para o cumprimento do escopo, o Instituto Butantan informa que ficará sob sua responsabilidade o fornecimento das seguintes utilidades:

Pontos de água potável e energia elétrica, próximos aos locais das montagens;

Treinamento de integração de segurança aos funcionários que trabalhão na montagem.

12. OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

É escopo da Contratada todo o fornecimento abaixo relacionado, sendo que o mesmo não deverá se limitar ao indicado apenas, mas providenciar todo material, ferramentas e equipamentos necessários a adequada execução dos serviços.

Page 38: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

38

Fornecimento de todos os materiais, ferramentas e equipamentos não relacionados neste memorial descritivo, e que sejam necessários à execução dos serviços deverão ser fornecidos pela Contratada como parte integrante do escopo conforme a seguir:

Instalação de canteiro de obra e manutenção do canteiro. Deverá ser previsto no canteiro de obras almoxarifado para recebimento e controle de materiais e vigilância. Deverá ser previsto almoxarifados independentes com almoxarife;

Demais ferramentas, acessórios, dispositivos e equipamentos necessários à execução dos testes.

Fornecimento de equipamento de movimentação, transporte e elevação de equipamentos e materiais.

Construção e manutenção de passagens e andaimes necessários à realização dos serviços;

Instalações elétricas e hidráulicas, inclusive distribuição de água potável e industrial, nas frentes de trabalho;

Armazenamento, estocagem e guarda dos materiais e equipamentos;

Transporte de pessoal para o local da obra;

Manutenção e limpeza do canteiro e alojamento, bem como a incineração ou disposição do lixo em caçambas, para descarte, conforme determinação da legislação local e em total atendimento às exigências do Instituto Butantan;

Tratamento conveniente do esgoto sanitário (caso aplicável);

Manter por seus próprios meios, todo equipamento e seus materiais em perfeitas condições de uso, sanando todas as imperfeições notificadas com vistas à garantia da qualidade e da segurança dos serviços prestados;

Adotar medidas e providências indispensáveis à minimização dos efeitos adversos dos serviços, tais como, sujeira de diversas naturezas, poeira, falta de avisos, principalmente os referentes às condições e/ou situações inseguras;

Alimentação elétrica do canteiro e das frentes de trabalho abertas na obra nas tensões necessárias, a partir de ponto de retirada de energia indicado pela fiscalização do Instituto Butantan. Execução de todo o sistema de aterramento e proteção necessários;

Providenciar uniforme padronizado e crachá de identificação para o seu pessoal, bem como equipamento de proteção individual exigido para função, com o certificado de aprovação emitido pelo Ministério do Trabalho, os quais serão de uso obrigatório, tais como: capacete de segurança, óculos de segurança, botas de PVC cano longo, luvas, protetor auricular tipo concha e outros não descritos e necessários destinados a segurança pessoal;

A Contratada terá o prazo de 48 (quarenta e oito) horas, a contar do recebimento da comunicação da Fiscalização, para retirada do canteiro de Obras de todo e

Page 39: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

39

qualquer funcionário dela ou de suas subcontratadas, cuja permanência seja considerada inconveniente pela Fiscalização, sem com isso provocar alteração nos prazos de execução e sem ônus adicional de qualquer procedência ou justificativa para o Instituto Butantan, não cabendo à Fiscalização dar quaisquer explicações à Contratada quanto aos motivos de tal;

Suprir em tempo hábil qualquer ausência de empregado alocado, de modo a preservar o padrão de qualidade técnica e a impedir a solução de continuidade na execução dos serviços contratados;

Empregar pessoal qualificado e treinado para executar os serviços de montagem, calibração, comissionamento, testes de verificação de funcionamento, testes a vazio e acompanhamento da pré-operação. Estes profissionais deverão ter experiência comprovada na realização destes serviços.

Refazer ou revisar, à suas custas quaisquer serviços que, por sua culpa, venham a ser considerados pelo Instituto Butantan, como errados, insuficientes ou inadequados;

Reunir-se com a Fiscalização do Instituto Butantan, antes do início dos serviços, para definir o cronograma detalhado de execução;

Reunir-se obrigatoriamente com a área de segurança do trabalho do Instituto Butantan, ao iniciar os serviços, para receber orientações iniciais pertinentes e indispensáveis, bem como treinamentos de segurança ministrados pelo Instituto Butantan;

Aceitar os métodos e processos de acompanhamento, verificação e controle adotados pela Fiscalização;

Emitir e legalizar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) perante o CREA e em todos os órgãos competentes - federais, estaduais e municipais - apresentando à Fiscalização toda a documentação referente a essa legalização;

Submeter-se à Fiscalização, facilitando os trabalhos de ação fiscalizadora e atendendo, no prazo que lhe for estipulado, a todas as exigências e determinações que lhe forem feitas no interesse dos serviços, sob pena de inadimplência;

Permitir, a qualquer tempo, o acesso da Fiscalização aos locais de trabalho, a seus almoxarifados, refeitório e depósitos;

Construir se necessário for, acessos temporários aos locais de trabalho, de maneira a facilitar e oferecer segurança pessoal à ação fiscalizadora;

Construir proteções e isolamentos de áreas onde se realizam trabalhos simultâneos entre a Contratada e demais empresas trabalhando na área, sempre que isto seja solicitado pelo Instituto Butantan;

Page 40: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

40

Comunicar ao Instituto Butantan toda e qualquer mobilização e/ou desmobilização de equipamentos, veículos, maquinários e materiais na obra, os quais somente poderão ser desmobilizados após autorização por escrito da Fiscalização;

Manter as áreas de trabalho constantemente limpas e desimpedidas, removendo para locais indicados pela Fiscalização todo o entulho e sobras de materiais, bem como executar a limpeza geral diária das áreas por ela utilizadas;

Conduzir seus trabalhos de maneira a não interferir ou provocar atraso, embaraço, impedimento ou qualquer limitação nos trabalhos das demais empresas e subcontratados, que estiverem atuando nas mesmas áreas;

Manter placa com o nome da Contratada, seu responsável técnico e demais informações de praxe na obra, na forma estipulada pelo CREA, em local e nas dimensões a serem determinadas pela Fiscalização;

Providenciar toda a mão-de-obra, direta e indireta, equipamentos, materiais, ferramentas e demais requisitos que se façam necessários para extensão da jornada de trabalho e/ou criação de novos turnos, conforme seja solicitada pela Fiscalização, nos casos em que a Fiscalização, a seu único e exclusivo critério, verificar que o andamento dos serviços não obedecerá às datas previstas para seus términos. Nestes casos, a Contratada arcará com todas as providências e ônus decorrentes;

Registrar todo o seu quadro de empregados consoante as legislações trabalhistas e previdenciárias vigentes e comprovar tal obrigação à Fiscalização quando esta exigir. A utilização de mão-de-obra temporária autônoma, mediante contrato por tempo determinado, bem como a sub empreitada de serviços no decorrer do período contratual estará condicionada à prévia autorização por escrito da Fiscalização, devendo, neste caso, a Contratada apresentar os devidos contratos onde deverá estar explícita a isenção plena e total de vínculos trabalhistas com o Instituto Butantan;

Manter Apólice de Seguro Coletivo contra acidentes de trabalho, bem como Seguro contra Incêndio/Sinistros de todos os seus equipamentos, Veículos e Instalações enquanto durar os seus trabalhos na obra;

A Contratada deverá fornecer a todos os seus funcionários e obrigar os seus subcontratados, também a fornecerem “Equipamentos de Proteção Individual (EPI) específicos a cada tarefa, conforme determinado na legislação específica, além de fiscalizar a sua utilização permanente dentro das áreas de serviços, não cabendo ao Instituto Butantan, nenhum ônus pelo fornecimento ou reposição dos “EPI’s”;

A Contratada deverá manter o Instituto Butantan, durante e após a vigência do contrato, à margem de quaisquer reivindicações trabalhistas e ações cíveis de qualquer natureza, ficando a Contratada em qualquer circunstância, como a única e exclusiva empregadora e responsável;

Page 41: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

41

A Contratada será a única e exclusiva responsável, na forma da lei, pelo ressarcimento de danos e indenizações decorrentes de acidentes de trabalho de seus empregados ou de subcontratados ocorridos durante a execução dos trabalhos escopo deste instrumento;

A Contratada deverá se responsabilizar pelas reclamações e danos e arcar com as indenizações e prejuízos causados ao Instituto Butantan ou a terceiros, em consequência de erros, imperícia ou negligência própria ou de seus subcontratados, por sua culpa ou negligência;

A Contratada não poderá subcontratar, no todo ou em sua parte, os serviços contratados, sem prévia consulta por escrito ao Instituto Butantan e expressa autorização da mesma, também por escrito;

No caso de serviços sujeitos à Supervisão Técnica por parte de terceiros, a Contratada deverá se submeter a essa Supervisão, executando os trabalhos sob orientação da mesma. Em caso de dúvidas ou divergências de qualquer ordem, a Contratada deverá solicitar a intervenção da Fiscalização, a qual tomará imediatamente as decisões requeridas.

13. PRAZO, CRONOGRAMA E MARCOS CONTRATUAIS Na proposta deverá ser enviado cronograma detalhado discriminando os seguintes marcos:

Mobilização;

Inicio de montagem em cada área;

Término da montagem em cada área;

Testes.

Considerar, para elaboração do Cronograma detalhado, os seguintes prazos para os marcos mais importantes para o Instituto Butantan:

Início das atividades;

Startup das instalações;

Entrada em escala de produção. 14. CONSIDERAÇÕES GERAIS

A CONTRATADA deverá verificar em campo todas as interferências para execução dos trabalhos;

Page 42: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

42

A CONTRATADA após a finalização dos trabalhos, deverá fornecer desenhos “as built” de todas as instalações executadas no escopo deste projeto. Os desenhos “as built” deverão contemplar Fluxogramas, Plantas, Isométricos e Desenhos Mecânicos.

MEMORIAL DESCRITIVO

DEA-00059C-PB-MD-DE-0001-R00 – CIVIL

1. INTRODUÇÃO Com a nova proposta de duplicação da produção no prédio 59 – produção de vacinas contra

influenza do Instituto Butantan, surgiu a necessidade de adequação do layout e com isso foram

incluídas novas câmaras frias, este escopo leva em consideração a execução de uma das câmaras

frias externa.

2. OBJETIVO O presente documento tem por objetivo descrever os requisitos necessários para a construção de

uma câmara fria externa para atendimento à demanda do prédio P0059. Esclarecendo o escopo de

fornecimento e diretrizes das quais a empresa contratada deve seguir durante a execução da obra.

3. OMISSÕES Em caso de dúvida e/ou omissões, será atribuição da FISCALIZAÇÃO, fixar o que julgar indicado, tudo

sempre em rigorosa obediência ao que preceituam as normas e regulamentos para as edificações,

ditadas pela ABNT e pela legislação vigente. Em caso de divergências entre o presente documento e

o edital, prevalecerá sempre o último. No caso de estar especificado nos desenhos e não estar neste

caderno vale o que estiver especificado nos desenhos. Em todos os casos deve-se contatar o

responsável técnico para que este possa sanar as possíveis dúvidas.

4. PREMISSAS BÁSICAS A obra deverá ser entregue ao Instituto Butantan inteiramente concluída e em condições de uso,

sem que isso venha eximir a empresa CONTRATADA de eventuais reparos em serviços que estejam

em desacordo com a boa técnica e normas construtivas, ou ainda, de substituir quaisquer peças ou

equipamentos que apresentarem problemas ao se iniciar sua utilização.

Page 43: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

43

A obra deverá ser executada por profissionais devidamente habilitados, abrangendo todos os

serviços, desde as instalações iniciais até a limpeza e entrega da obra, com todas as instalações em

perfeito e completo funcionamento.

Os trabalhos realizados deverão ser fiscalizados por técnicos de segurança, os quais deverão

permanecer em campo durante todo o expediente de trabalho.

A CONTRATADA deverá providenciar um Engenheiro Civil habilitado e qualificado para as devidas

atividades de construção.

Elaborar durante o andamento das atividades o “As Built”.

A menos que especificado em contrário, é obrigação da empresa CONTRATADA a execução de todos

os serviços descritos e mencionados nas especificações, bem como o fornecimento de todo o

material, mão-de-obra, equipamentos, ferramentas, andaimes, guinchos, guindaste (quando

necessário), etc. para execução ou aplicação na obra; deve também:

- Retirar imediatamente da obra qualquer material que for rejeitado, desfazer ou corrigir as obras e serviços rejeitados pela fiscalização, dentro do prazo estabelecido pela mesma, arcando com as despesas de material e mão-de-obra envolvida;

- Acatar prontamente as exigências e observações da FISCALIZAÇÃO, baseadas nas especificações e regras técnicas;

- O que também estiver mencionado como de sua competência e responsabilidade e adiante neste caderno, edital e contrato;

- Execução de placas indicativas de responsabilidade técnica (projeto, fiscalização e execução). Os modelos da placa serão fornecidos pela FISCALIZAÇÃO após a contratação, a serem disponibilizadas junto ao alinhamento do terreno, antes do início dos serviços;

- A CONTRATADA deverá providenciar abastecimento de água para uso durante as obras; - Fornecimento de ART de execução de todos os serviços; - Despesas com taxas, licenças e regularizações nas repartições municipais, concessionárias e

demais órgãos; - Atentar-se a compatibilização dos projetos a nível multidisciplinar de forma a minimizar

interferências durante a execução; - Atentar-se a quantificação do projeto somente para a construção da câmara indicada nos

projetos;

5. ESCOPO BÁSICO

O escopo de fornecimento da empresa contratada é descrito abaixo, em tópicos:

1- Canteiro de obras

2- Atendimento as normas internas de segurança do IB/DESEG

3- Atendimento às normas da gestão de meio ambiente

Page 44: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

44

4- Câmara Frias externa

5- Demolições, Adequações retiradas e descartes

6- Limpeza do terreno

7- Locação da Obra

8- Infraestrutura

9- Fundações Profundas – Estacas

10- Armaduras para estacas

11- Concreto para estacas

12- Superestrutura

13- Estrutura de concreto armado Fundação e base de concreto

14- Escavações

15- Apiloamento e Lastros

16- Reaterros

17- Fôrmas

18- Cimbramento

19- Armação

20- Concretagem

21- Laje

22- Corte, furação em concreto

23- Tratamento de juntas

24- Enchimento de Rasgo

25- Estrutura Metálica

26- Projeto de fabricação, montagem e pintura

27- Alvenarias, fechamentos e divisórias

28- Alvenaria de Vedação

29- Coberturas

30- Calhas, rufos e condutores

31- Estruturas

32- Telhas

33- Painel de fechamento

34- Impermeabilização

35- Alicerces

36- Piso

37- Isolamento térmico

38- Piso sobre isolamento térmico

39- Esquadrias

40- Instalações hidráulicas e infraestrutura

41- Instalações do sistema de combate a incêndio

Page 45: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

45

42- Instalações de utilidades, HVAC ventilação e exaustão, Sistemas Elétricos, sistemas de SPDA, Automação, Sistemas lógicos e de Telecomunicação

43- Revestimentos e pintura

44- Instalação do teto de vidro

45- Urbanização e Serviços externos

46- Serviços executados no Piso técnico

47- Plataformas metálica

48- Área Para Utilidades de Processos

49- Limpeza geral de obra

50- Fornecimento de data book da obra

6. SERVIÇOS INICIAIS

6.1. CANTEIRO DE OBRAS É de total responsabilidade da empresa contratada a implantação do canteiro de obras.

A área da obra deve ser isolada com tapume podendo ser metálico com telha trapezoidal e/ou

tapumes de materiais ecológicos, provido de portão para entrada e saída de materiais (duas folhas

grandes de abrir) e portão para entrada e saída de pessoas (uma folha de abrir).

As áreas de administração (escritórios) devem ser instaladas em containers, providos de iluminação e

ventilação adequadas, móveis e aparelhos eletrônicos adequados para o trabalho dos funcionários.

As áreas de banheiros e vestiários devem também serem instaladas em containers, sendo obrigatória

a instalação de vasos sanitários, mictórios e chuveiros. As áreas devem ser dimensionadas em

conformidade com a ABNT NBR 12284:1991 – Áreas de vivência em canteiro de obra e as normas

regulamentadoras do Ministério do trabalho (NR - 18).

É vetada a instalação de barracões de madeira ou quaisquer outras instalações para os fins descritos

acima que não sejam em containers.

O Instituto Butantan indicará um ponto de energia elétrica, um ponto de água potável e um ponto de

esgoto para a instalação do canteiro de obras à não mais que 100mts de distância, sendo todas as

outras infraestruturas e interligações internas até estes pontos, responsabilidade da empresa

contratada. Estes pontos serão apresentados às empresas proponentes durante a visita técnica da

área, para que tais tenham ciência da distância dos mesmos até a obra e não haja posteriores

reclamações.

É obrigatória a instalação de bebedouros de água potável no canteiro de obras, dimensionados

conforme NRs.

É obrigatório ter em obra ao menos uma cópia de todo o projeto plotado, carimbado e aprovado

pela fiscalização em sua última revisão, abrigado em cavalete e cabide, de fácil acesso à fiscalização.

Page 46: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

46

O armazenamento de materiais e equipamentos para execução da obra deve ser organizado, não

sendo admitido pelo Instituto Butantan materiais esparramados pela obra. A empresa contratada

deve ter total controle e organização de seus materiais e ela é a única responsável pela guarda dos

mesmos. O Instituto Butantan não é responsável pela perda, roubo ou furto dos materiais da

contratada.

Devem ser instaladas em obra ao menos três placas, sendo duas de padrão do Governo do Estado de

São Paulo (principal com 3,00 m x 1,50 m e de apoio com 1,00 m x 1,50 m), do qual o padrão será

fornecido pelo Instituto Butantan à empresa contratada e uma da própria empresa contratada, de

dimensões mínimas 1,00 m x 1,50 m, contendo:

- Nome e título do profissional responsável pela obra;

- Nº de registro no CREA;

- Descrição das atividades pelas quais é responsável técnico;

- Nome da empresa e ART correspondente ao serviço;

- Dados para contato.

7. SEGURANÇA E SAÚDE

7.1. ATENDIMENTO AS NORMAS INTERNAS DE SEGURANÇA DO IB/DESEG

A contratada compromete-se a garantir que as documentações trabalhistas e previdenciárias como:

carteira de trabalho, recolhimento previdenciário, fundo de garantia e entre outros, estejam em

conformidade com as legislações vigentes.

A contratada compromete-se a cumprir e fazer cumprir integralmente todas as Normas

regulamentadoras publicadas pela Portaria 3214 de 08 de junho de 1978 e suas alterações, leis

aplicáveis, a dispositivos contratuais relativos a Segurança e Saúde do Trabalho, Procedimento

DESEG-PG-003-R01 - Gestão de Terceiros do Butantan, de todas as informações contidas neste

Memorial, bem como empenhar – se por todos os meios para prevenir acidentes.

A contratada fica responsável pela orientação e encaminhamento das informações deste Memorial e

de todas as obrigações legais para atender os itens de Segurança e Saúde do Trabalho no caso de

contratação de outras empresas sob sua responsabilidade e no caso de subcontratadas.

A contratada deverá fazer uma reunião de alinhamento com a equipe IB/DESEG para que sejam

alinhados todos os documentos necessários para a liberação da execução da obra.

7.2. ATENDIMENTO AS NORMAS DE GESTÃO DO MEIO AMBIENTE A contratada deverá fazer uma reunião de alinhamento com a equipe IB/GMA para que sejam

alinhadas as diretrizes de descarte e tratativa para os resíduos gerados.

Page 47: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

47

A contratada deverá apresentar os documentos listados abaixo com base nas diretrizes do Instituto

Butantan:

- Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil;

- Manifesto de transporte de resíduo perigoso / controle de transporte de resíduo;

- Certificado de destinação dos resíduos;

- Cópia do contrato com as empresas terceirizadas e comprovação de capacitação dos funcionários;

- E outros que a equipe de gestão ambiental avaliarem como necessário.

8. CAMARAS FRIAS EXTERNAS

Para atendimento a nova demanda foi inserido no novo layout de arquitetura a adequação/ampliação da câmara fria externa existente e a construção de uma nova câmara fria, neste escopo iremos considerar somente a construção da câmara fria externa ao lado esquerdo da foto 01.

Foto 1 - Layout posição das câmaras frias as duas inferiores são as externas à edificação

Page 48: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

48

8.1. DEMOLIÇÕES, ADQUAÇÕES, RETIRADAS E DESCARTES. As demolições, adequações e retiradas de instalações, estruturas e fechamentos existentes pertencem à diferentes sistemas do edifício, serão melhores esclarecido durante a visita técnica, porem o mesmo estão descritos a seguir: - Adequação da estrutura existente compatibilizando com a nova estrutura para atendimento ao novo layout, deverá ser discutido com o IB/CIV durante a elaboração do projeto de fabricação;

- Demolição de alvenaria para execução dos vãos de acessos, conforme a necessidade do projeto de arquitetura parte integrante deste processo; - Demolição de cobertura e adequação de estrutura metálica (Foto 03). No local de implantação do anexo existe uma marquise instalada a mesma deverá ser recortada e readequada a instalação conforme a necessidade garantindo a estabilidade da estrutura remanescente, deverá ser elaborado um projeto de adequação da estrutura e apresentado ao IB/CIV para aprovação;

Foto 2 – Estrutura à adequar ver projeto.

Demolição de calçamento da área externa onde houver impacto com a implantação da obra. - Toda e qualquer furação e/ou abertura de vãos para passagem de infraestrutura elétrica, hidráulica, utilidades, HVAC e afins, na laje e/ou nos elementos estruturais devem ser executados por empresa especializada com corte técnico, monitorado por profissionais habilitados, antes devem ser solicitados autorização da fiscalização, quando não previsto em projeto estrutural.

Page 49: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

49

- Toda e qualquer interferência com infraestruturas existentes deverão ser previamente informadas ao IB/CIV antes de serem recomposta, as interferências encontradas deverão ser readequadas. - É imprescindível uma visita técnica para avaliação das condições de trabalho e instalações existentes à serem adequadas. - Para verificação das interferências com as demais disciplinas é necessário e obrigatório a compatibilização dos projetos.

8.2. LIMPEZA DO TERRENO Deve ser realizada a limpeza de terreno raspagem, limpeza manual, retirada e descarte de vegetação rasteira em toda a área de implantação da nova edificação, considerando uma raspagem de até 30cm de espessura, com descarte seguindo as premissas básicas do IB/GMA.

8.3. LOCAÇÃO DA OBRA A locação da obra deverá ser feita por topografia e seguir as orientações do projeto de locação da edificação, considerar também a execução do gabarito de madeira no entorno da obra.

8.4. INFRAESTRUTURA

8.4.1. FUNDAÇÕES PROFUNDAS-ESTACAS As estacas serão escavadas do tipo Strauss encamisada moldadas “in loco” executadas através de perfuração percussiva. Antes do início da execução das estacas, a CONTRATADA deve executar pré – furos de no mínimo 1,50 m de profundidade para averiguar a existência de possíveis interferências enterradas. A profundidade de escavação de cada estaca deverá ser confirmada por profissional geotécnico. Todas as estacas devem possuir a sua ficha de controle preenchida conforme a norma NBR 6122/2010. A contratada deve fornecer o boletim de controle diário da execução das estacas, conforme o padrão recomendado pela Associação Brasileira de Engenharia de Fundações (ABEF) e deve seguir rigorosamente as prescrições indicadas nos projetos específicos de fundações quanto às dimensões, fôrmas, armaduras, diâmetro e profundidade das estacas. Após a execução do estaqueamento, o preparo e o aparelhamento da cabeça das estacas deverão ser feitas da melhor forma possível, ressaltando o posicionamento correto do ponteiro e admitindo a utilização de um martelo pneumático leve em estacas com diâmetros superiores a 30cm. As excentricidades de estacas deverão ser registradas e informadas ao IB/CIV para verificação de possíveis reforços. Em relação à concretagem, deverá ser feito o acompanhamento do consumo real de concreto pelo volume teórico por estaca, visando detectar as possíveis formação de vazios. As estacas deverão penetrar, pelo menos, 5 cm dentro do bloco. As estacas deverão ser ensaiadas de acordo com as recomendações da ABNT NBR:6122 – 2010. Caso haja interferências, a contratada deve comunicar o IB/CIV para tomar as devidas providências, sendo de seu escopo a execução desse remanejamento, desvio ou relocação das interferências encontradas.

Page 50: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

50

A contratada deve realizar a locação dos eixos das estacas através de gabaritos e o seu posicionamento confirmado por medição topográfica. A execução das estacas deve ser feita observando os seguintes elementos, conforme o tipo de estaca: - Comprimento real da estaca abaixo do arrasamento; - Desvio de locação; - Características do equipamento de escavação; - Qualidade dos materiais utilizados; - Consumo dos materiais por estaca e comparação trecho a trecho do consumo real em relação ao previsto; - Controle de posicionamento da armadura durante a concretagem; - Anormalidade de execução; - Anotação rigorosa de horários de início e fim da escavação; - Anotação rigorosa de horários de início e fim de cada etapa de concretagem.

8.4.2. ARMADURAS PARA ESTACAS As armaduras devem atender as exigências e recomendações da ABNT NBR 7480 – Aço destinado a armaduras para estruturas de concreto armado. As armaduras e armações devem ser estocadas de forma a manter inalteradas suas características geométricas e suas propriedades, desde o recebimento na obra até seu posicionamento final na estrutura. Deverá fazer uso de espaçadores conforme especificado em projeto para garantir o bom desempenho e vida útil a estrutura. Para as estacas serão utilizados os aços CA-50 com Fy de 5000 Kgf/cm2 para as barras longitudinais e CA-60 com Fy de 6000 Kgf/cm2 para estribos e telas conforme especificado no projeto.

8.4.3. CONCRETO PARA ESTACAS O fornecimento do concreto usinado será de responsabilidade integral da contratada, e será exigido o controle tecnológico conforme norma vigente. O fornecimento e execução do concreto deverá atender as exigências e recomendações da ABNT NBR NM 67 Determinação da consistência pelo abatimento de tronco de cone, ABNT NBR 12654 Controle tecnológico de materiais componentes do concreto, ABNT NBR 12655 Concreto de Cimento Portland – preparo, controle e recebimento, ABNT NBR 5738 procedimentos para moldagem e cura dos corpos de prova, ABNT NBR 6118 Projeto de estruturas de concreto e ABNT NBR 8953 Concreto para fins estruturais classificação para os grupos de resistência.

O concreto a ser aplicado nas estacas deverá atender às especificações a seguir: - Classe de agressividade III;

Page 51: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

51

- Consumo mínimo de cimento para produção em usina ≥ 400kg/m³. O emprego de finos (totais) no traço deve ser no mínimo de 650kg/m³, sendo que pelo menos 400kg/m³ destes sejam de material cimentício; - Slump Test de 10 ± 2 cm; - Agregado máximo a ser utilizado é a pedra 0 (pedrisco), não se permitindo o emprego de pó de pedra; - Relação água/cimento entre 0,53 e 0,56; - Recomenda-se adotar cimento sem adição de escória de alto forno Cimento CPlll especificamente; - Fck mínimo de 30 Mpa; - Ecs = Módulo De Elasticidade Secante 27 Gpa; - Eci = Módulo de Elasticidade Inicial 31 Gpa; - Controle obrigatório com retirada de corpos de prova a critério dos técnicos;

8.5. SUPERESTRUTURA

8.5.1. ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO, FUNDAÇÃO E BASE DE CONCRETO

8.5.1.1. ESCAVAÇÕES

A escavação das valas para vigas baldrames e blocos de concreto deve ser considerada em solo de 1º categoria e atender durante a execução a ABNT NBR 9061:1985 de segurança de escavação a céu aberto. Antes do início da construção propriamente dita, na etapa de terraplenagem e escavação da área, bem como o seu devido destino em bota fora, de acordo com as diretrizes do IB/GMA. Esta etapa da obra deverá ter atenção redobrada para que não danifique possíveis interferências enterradas em uso e deverá fazer parte integrante do escopo da CONTRATADA. Caso haja algum dano a CONTRTATADA deverá recompor o trecho danificado. Caso haja alguma intervenção durante a execução dos serviços, como caixas de passagem ativas (telefonia, água pluvial, esgoto, drenagem, elétrica), tubulações de água, cabos elétricos, drenagem, cabos de telefonia, as mesmas deverão ser remanejadas e desviadas. Deve ser considerado para escavação das vigas e blocos de fundação um espaçamento de 50cm para ambos os lados de forma a garantir a trabalhabilidade nas montagens das fôrmas e 10cm além do especificado em projeto para profundidade de forma a executar o apiloamento e o lastro de concreto magro.

8.5.1.2. APILOAMENTO E LASTROS

Antes da execução dos elementos estruturais de concreto armado, vigas e blocos deverão ser realizados o apiloamento das valas para garantir a compacidade mínima do solo abaixo desses elementos, deverá ser utilizado soquete manual e/ou equipamento de compactação manual. Todos os elementos de fundação em contato direto com o solo, terão lastro de concreto magro (1:3:6 ou 1:4:8) com espessura mínima de 05 (cinco) cm sobre solo previamente compactado e isento de impurezas.

Page 52: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

52

8.5.1.3. REATERROS

A execução do reaterro compactado deverá atender as exigências e recomendações da ABNT NBR 9061 Segurança de escavação a céu aberto e ABNT NBR 5681 Controle tecnológico da execução de aterros em edificações. A execução consiste no espalhamento do material em camadas de 20cm, cada camada deve ser compactada empregando o compactador vibratório de solos, tipo placa e/ou sapo, conduzido por um operador auxiliado por um servente, puxando o equipamento atado a uma corda. A execução acaba no nível determinado em projeto.

8.5.1.4. FÔRMAS

As formas devem atender as exigências e recomendações da ABNT NBR 15696 - Fôrmas e escoramentos para estruturas de concreto – Projeto, dimensionamento e procedimentos executivos. As fôrmas devem ser suficientemente estanques, de modo a impedir a perda de pasta de cimento, admitindo – se como limite a surgência do agregado miúdo da superfície do concreto. Durante a concretagem de elementos estruturais de grande vão deve haver monitoramento e correção de deslocamentos do sistema de fôrmas não previstos nos projetos. As fôrmas serão executadas com tábuas e sarrafos de pinho ou cedrinho, pontalete de eucalipto, chapa de madeira resinada ou madeira aparelhada. Deverão adaptar – se exatamente as dimensões indicadas no projeto e deve ser construída de modo a não se danificarem pela ação de cargas, especialmente a do concreto fresco. A contratada poderá fazer uso de fôrmas metálicas desde que apresentada o projeto de formas e o plano de montagem. Deve ser aplicado desmoldante na face interior das fôrmas, para facilitar a retirada. O prazo de desforma é variável dependerá do tempo necessário para o concreto utilizado ter atingido a resistência de projeto especificado, contudo as fôrmas só devem ser retiradas após no mínimo 3 dias da data da concretagem.

8.5.1.5. CIMBRAMENTO

A execução do cimbramento deverá atender as exigências e recomendações da ABNT NBR 14931 Execução de estruturas de concreto, ABNT NBR 7190 Projeto de estruturas de madeira, ABNT NBR 7203 Madeira serrada e beneficiada e NR18 Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção 18.13 Medidas de proteção contra queda 18.17 Carpintaria. As fôrmas e escoramentos deverão ser construídos de modo tal que as tensões nelas provocadas, quer pelo seu peso próprio, pelo peso do concreto ou pelas cargas acidentais que possam atuar durante a execução da concretagem, não ultrapassem os limites de segurança para os materiais que são feitos. A contratada poderá fazer uso escoramentos metálicos desde que apresentada o projeto e o plano de montagem do escoramento, plano de reescoramento e desmontagem.

Page 53: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

53

8.5.1.6. ARMAÇÃO

As armaduras devem atender as exigências e recomendações da ABNT NBR 7480 – Aço destinado a armaduras para estruturas de concreto armado. As armaduras e armações devem ser estocadas de forma a manter inalteradas suas características geométricas e suas propriedades, desde o recebimento na obra até seu posicionamento final na estrutura. Cada tipo e classe de barra, tela soldada, fio ou cordoalha utilizado na obra deve ser claramente identificado logo após seu recebimento, de modo que não ocorra troca involuntária quando de seu posicionamento na estrutura. Para os aços recebidos cortados e dobrados, valem as mesmas prescrições para as diferentes posições. A estocagem deve ser feita de modo a impedir o contato com qualquer tipo de contaminante (solo, óleos, graxas, entre outros). A superfície da armadura deve estar livre de ferrugem e substâncias deletérias que possam afetar de maneira adversa o aço, o concreto ou a aderência entre esses materiais. Armaduras que apresentem produtos destacáveis na sua superfície em função de processo de corrosão não deverão ser utilizadas, obrigatoriamente sendo descartadas. Armaduras levemente oxidadas por exposição ao tempo em ambientes de agressividade fraca as moderadas, por períodos de até três meses, sem produtos destacáveis e sem redução de seção, podem ser empregadas em estruturas de concreto. A execução das armações deverá obedecer rigorosamente ao projeto estrutural no que se refere a posição, bitolas, dobramento e recobrimento. Para a execução das armaduras, os ferros deverão ser limpos e endireitados sobre pranchões de madeira. O corte e o dobramento das barras de aço serão feitos a frio e não se admitirá o aquecimento em hipótese alguma. As barras não devem ser dobradas junto às emendas por solda. Não serão admitidas emendas de barras não previstas em projeto. A montagem da armadura deve ser feita por amarração, utilizando arames. A distância entre pontos de amarração das barras das lajes deve ter afastamento máximo de 35 cm. Na colocação de armaduras, as fôrmas deverão estar limpas, isentas de quaisquer impurezas capazes de comprometer a boa qualidade dos serviços. A armação será separada da fôrma por meio de espaçadores plásticos pré-fabricados. O posicionamento das armaduras negativas deve ser objeto de cuidados especiais em relação à posição vertical. Para tanto, devem ser utilizados suportes rígidos e suficientemente espaçados para garantir o seu correto posicionamento. Serão utilizados os aços CA-50 com Fy de 5000 Kgf/cm2 para as barras longitudinais e CA-60 com Fy de 6000 Kgf/cm2 para estribos e telas conforme especificado no projeto.

8.5.1.7. CONCRETAGEM

O fornecimento do concreto usinado será de responsabilidade integral da contratada, e será exigido o controle tecnológico conforme norma vigente. O fornecimento e execução do concreto deverá atender as exigências e recomendações da ABNT NBR NM 67 Determinação da consistência pelo abatimento de tronco de cone, ABNT NBR 12654

Page 54: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

54

Controle tecnológico de materiais componentes do concreto, ABNT NBR 12655 Concreto de Cimento Portland – preparo, controle e recebimento, ABNT NBR 5738 procedimentos para moldagem e cura dos corpos de prova, ABNT NBR 6118 Projeto de estruturas de concreto e ABNT NBR 8953 Concreto para fins estruturais classificação para os grupos de resistência. Antes do lançamento do concreto devem ser devidamente conferidas as dimensões e a posição (nivelamento e prumo) das fôrmas, a fim de assegurar que a geometria dos elementos estruturais e da estrutura como um todo estejam conforme o estabelecido no projeto. A execução do concreto usinado será de responsabilidade integral da contratada. Quando o concreto for lançado por meio de bombeamento ou quando, em função das dimensões da estrutura de concreto, houver grande quantidade de caminhões circulando, deve-se prever um local próximo ao de concretagem para que os caminhões aguardem pelo momento de descarregar, o mesmo deve ser acordado com o IB/CIV. O concreto não poderá ser usado após 2:30min da chegada em canteiro. Quando o período exceder a este tempo, deverá ser prevista com antecedência a colocação de aditivos. O lançamento deverá ser de forma a reduzir o choque produzido sobre o molde e no lugar exato de seu emprego. A altura entre o lançamento do concreto e a fôrma nunca poderá exceder 2,0 metros. A concretagem deverá obedecer a um plano de lançamento conforme a norma NBR14931, com especiais cuidados na localização dos trechos de interrupção diária. O molde da fôrma deve ser preenchido de maneira uniforme, evitando o lançamento em pontos concentrados, que possa provocar deformações do sistema de fôrmas. O plano de concretagem deve ser estabelecido de tal forma a evitar, ao máximo, a formação de juntas frias e a proporcionar uma operação de lançamento contínua, de maneira que, uma vez iniciada, não sofra nenhuma interrupção, até que todo o volume previsto no plano de concretagem tenha sido completado. Deverá constar no plano de lançamento ou em outro documento, um registro que identifique as regiões em que cada lote de concreto por betoneira foi executado, com sua respectiva nota fiscal, e esse documento deve ser entregue a Fiscalização. Durante e imediatamente após o lançamento, o concreto deverá ser devidamente vibrado, por meio de vibradores de imersão. A agulha do vibrador deverá ficar no meio da peça, não sendo permitido o apoio da mesma entre a forma e as armaduras. Todo concreto deverá receber cura cuidadosa. As superfícies deverão ser mantidas úmidas, com aplicação de manta geotêxtil (bidim) e com irrigação periódica. A desmoldagem deverá ser efetuada respeitando o prazo estipulado em norma. A retomada de concretagem em peças que não foram previstas juntas de dilatação só poderá ocorrer após 72 horas. O IB/CIV deverá ser imediatamente informado nestes casos. A superfície deverá ser limpa e isenta de partículas soltas e poderá ser utilizado adesivo estrutural. Todos os serviços de concretagem deverão ser acompanhados por equipe especializada em controle tecnológico, devendo promover todos os ensaios necessários. O concreto a ser aplicado nos elementos de fundação, pilares e laje deverá atender às especificações a seguir: - Classe de agressividade III; - Consumo mínimo de cimento para produção em usina ≥ 400kg/m³.

Page 55: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

55

- Slump Test de 12 ± 2 cm; - Agregado máximo a ser utilizado é a pedra 1, não se permitindo o emprego de pó de pedra; - Relação água/cimento entre 0,53 e 0,56; - Fck mínimo de 30 Mpa; - Ecs = Módulo De Elasticidade Secante 27 Gpa; - Eci = Módulo de Elasticidade Inicial 31 Gpa; - Controle obrigatório com retirada de corpos de prova a critério dos técnicos;

8.5.1.8. LAJE

A laje prevista para a edificação é maciça e deverá ser executado seguindo as diretrizes do projeto estrutural apresentado, para aprovação e posterior construção, importante que se faça a concretagem de acordo com o relatado no tópico relacionado.

8.5.1.9. CORTE, FURAÇÃO EM CONCRETO Como a construção da edificação demanda interface com as disciplinas de instalações elétricas, hidráulicas, HVAC e afins, essas interfaces geralmente demandam execução de furação em elementos de concreto armado e lajes para passagens de tubulações e dutos de ventilação, quando previstos o mesmo deve ter as armações necessária para absorver os esforços, quando não previsto por questões de compatibilização de projeto a contratada deverá executar conforme as boas práticas construtivas.

8.5.1.10. TRATAMENTO DE JUNTAS

Como a construção de anova edificação tem interface com a edificação existentes está prevista uma junta de dilatação entre a base de concreto no nível do pavimento térreo e no nível da laje de cobertura do vestiário, deverá ser executado com material elastômero à base de borracha de poliuretano com seção transversal mínima de 2x2,5cm, para controle da profundidade poderá fazer uso do cordão de polietileno garantindo profundidade mínima de 2,5cm.

8.5.1.11. ENCHIMENTO DE RASGO

Como a construção da edificação demanda interface com as disciplinas de instalações elétricas, hidráulicas, HVAC e afins, essas interfaces geralmente demandam execução rasgos em alvenarias, piso e elementos de concreto armado para passagens de tubulações e dutos de ventilação, quando necessário o mesmo deve ser executado de maneira a não comprometer os elementos estruturalmente, a contratada deverá executar conforme as boas práticas construtivas.

8.5.2. ESTRUTURA METÁLICA 8.5.2.1. PROJETO DE FABRICAÇÃO E MONTAGEM EM PINTURA

O fornecimento, projeto, fabricação montagem e pintura das estruturas metálicas deverão atender as exigências e recomendações da ABNT NBR 8800 Projetos de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios, NR 18 Condições e Meio Ambiente do trabalho na indústria da construção 18.10 Estruturas metálicas.

Page 56: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

56

O projeto de estruturas metálicas fornecido pelo Instituto Butantan é básico. A contratada deve elaborar e fornecer o projeto detalhado e fabricação. Este projeto deve ser aprovado pelo IB/CIV para liberação da execução. Os pilares metálicos de apoio da estrutura serão fixados sobre os elementos de concreto armado através de chumbadores devidamente dimensionados. Os chumbadores serão fixados após a cura do concreto através de ancoragem química epóxi bi componente estrutural, não sendo aceito adesivos aplicados por componentes (A+B) em latas. A aplicação do adesivo químico deve ser através de aplicador que garanta a perfeita homogeneização dos componentes dentro do furo na peça de concreto. Deve ser previsto no mínimo 3cm de grout sob a placa de apoio dos pilares metálico de forma a garantir a homogeneidade de distribuição das tensões. Toda a estrutura metálica deverá ser galvanizada a fogo com posterior pintura epóxi bi componente com cor a ser definida pela IB/ARQ em seus documentos técnicos. Para especificação das características mecânicas do aço bem como processo de fabricação, montagem e pintura, deverão seguir as especificações dos documentos: DEA-0059-PB-CM-EM-MD-0001: Especificação técnica para fabricação; DEA-0059-PB-CM-EM-MD-0002: Especificação técnica para montagem; DEA-0059-PB-CM-EM-MD-0003: Especificação técnica para pintura. Deverá ser considerado pela contratada o peso de aço referente às chaparias de ligação dos elementos estruturais, conectores de ligação (parafusos) ou outros elementos de ligações da

estrutura metálica.

8.5.3. ALVENARIAS, FECHAMENTO EM DIVISÓRIAS 8.5.3.1. ALVENARIA DE VEDAÇÃO

O fornecimento e execução das alvenarias de vedação deverá atender as exigências e recomendações da ABNT NBR 15873 Coordenação modular para edificações e ABNT NBR 6136 Blocos vazados de concreto simples para alvenaria. O fechamento da edificação será somente no pavimento térreo, em alvenaria de vedação executados com bloco de concreto 14x19x39 assentadas com juntas de 10mm de argamassa mista de cimento, cal hidratada e areia sem peneirar no traço 1:0, 5:8, preparada para receber chapisco, emboço e reboco pelo lado externo e revestimento cerâmico pelo lado interno. Para a execução de chapisco, emboço e reboco deverão ser levados em consideração as exigências e recomendações da ABNT NBR 7200 Execução de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas e NR 18 Condições e meio ambiente do trabalho na indústria da construção 18.17 Alvenaria, revestimentos e acabamentos. Deverá ser prevista a execução de vergas e contra vergas em concreto armado Fck=20Mpa, utilizando canaletas. Deverá ser executado em todas as aberturas e/ou vãos para os caixilhos, portas e passagem de dutos. Deverá ser executado o encunhamento das alvenarias com argamassar especifica, deverá ser apresentado o aditivo ou a argamassa para aprovação do IB/CIV. Deverá ser executado o encontro das alvenarias com a estrutura com tela soldada para ligação de alvenaria/estrutura de forma a prevenir a formação de trincas.

Page 57: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

57

Deverá ser considerado a execução de rasgos em alvenaria para passagens de tubulações de hidráulica, elétrica e ar condicionado conforme as necessidades dos projetos específicos.

8.6. COBERTURAS 8.6.1.1. CALHAS, RUFOS E CONDUTORES

As calhas e rufos deverá atender as necessidades apresentada nos projetos de infraestrutura e da cobertura. O fornecimento e execução das calhas, rufos e condutores deverão atender as exigências e recomendações da ABNT NBR 10844 Instalações prediais de aguas pluviais. As calhas e rufos serão executados em chapa galvanizada Nº 24, rebitadas com rebite de ferro zincado e vedado com veda calha, os bocais para instalação dos condutores deverão ser executados também bocais em chapa galvanizada Nº 24 e deve ser previsto conforme a quantidade apresentada em projeto.

8.6.1.2. ESTRUTURAS

A estrutura da cobertura deverá ser executada conforme apresentado no item de estruturas metálicas deste memorial.

8.6.2. TELHAS As telhas de cobertura e os painéis de fechamento serão do tipo sanduíche em chapa de 0,5mm dos dois lados preenchida com PIR, com espessura mínima de 50mm, a cor.

8.6.3. PAINEL DE FECHAMENTO Os painéis de fechamento das platibandas serão executados com telhas em chapa de aço trapezoidal 25mm, espessura de 0,5mm pré-pintada em cor definida pelo IB/ARQ.

8.7. IMPERMEABILIZAÇÃO

8.7.1. ALICERCES Os elementos de fundação serão impermeabilizados com tinta betuminosa em duas demãos em toda a superfície do elemento. O fornecimento e execução da impermeabilização dos elementos de fundações (vigas baldrames, blocos de coroamento) deverão atender as exigências e recomendações da ABNT NBR 9574 Execução de impermeabilização, ABNT NBR 9575 Impermeabilização seleção e projeto e ABNT NBR 9686 Solução e emulsão asfáltica empregadas como material de imprimação na impermeabilização.

8.7.2. PISO O piso da câmara fria deverá ser impermeabilizado com três demãos de emulsão asfáltica, manta liquida, executado conforme as exigências e recomendações da ABNT NBR 9574 Execução de impermeabilização, ABNT NBR 9575 Impermeabilização seleção e projeto e ABNT NBR 9686 Solução e emulsão asfáltica empregadas como material de imprimação na impermeabilização. Antes da aplicação a superfície deverá está regularizada e limpa.

Page 58: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

58

8.8. ISOLAMENTO TERMICO Quando necessário estará especificado na disciplina de IB/HVAC.

8.9. PISO SOBRE ISOLAMENTO TÉRMICO Após a instalação do isolamento térmico previsto em documentos elaborados pelo IB/HVAC, será necessário a execução de um contrapiso armado com tela Q92 com espessura da ordem de 10cm, o mesmo deverá ter o acabamento liso realizado com bambolê e servirá de proteção mecânica e suporte para o acabamento previsto pela IB/ARQ, em epóxi.

8.10. ESQUADRIAS Deverá ser prevista as instalações das esquadrias, portas, portões, grades assim como as ferragens conforme especificado em projeto de arquitetura elaborados pelo IB/ARQ. Deverá ser previsto a abertura de vãos para instalação e requadração dos vãos após a instalação. Não deverá ser previsto no escopo de civil as instalações de sala limpa, pois o mesmo é considerado escopo da disciplina de arquitetura.

8.11. INSTALAÇÕES HIDRÁULIDAS E INFRAESTRUTURA Está previsto sistema de drenagem para descarte dos condensados do sistema de HVAC. A drenagem destes equipamentos de HVAC será encaminhado através de condutores até as instalações existentes do prédio principal. As tubulações dessa linha serão em PVC e executados conforme projeto de infraestrutura hidráulica. Está previsto um sistema de captação de águas pluviais ao entorno da edificação, as quais serão conduzidas por coletores em tubulação PVC-R fixados na estrutura. As prumadas de descida da edificação serão conduzidas às caixas de captação dispostas junto a edificação conforme indicado em projeto específico de drenagem e direcionado por meio de caixas de passagens, até o sistema de drenagem existente. As tubulações serão em PVCR de 200mm, 150mm e 100m. As caixas de passagem serão em concreto armado providas de tampão em ferro fundido, sempre identificadas com o tipo de efluente. O sistema de instalações sanitárias deverá ser executado conforme as exigências e recomendações da ABNT NBR 5688 Sistema prediais de agua pluvial, esgoto sanitário e ventilação e ABNT NBR 10160 Tampões e grelhas de ferro fundido dúctil. Somente após a cura do concreto da laje do primeiro pavimento (térreo) é que poderá executar os furos técnicos na laje para descida do sistema de esgoto predial.

8.12. INSTALAÇÕES DO SISTEMA DE COMBATE A INCÊNDIO O sistema de combate a incêndio deverá ser executado conforme as premissas apontada do projeto elaborado pela disciplina de IB/DESEG e seu escopo deverá ser contemplado em separado.

Page 59: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

59

8.13. INSTALAÇÕES DE UTILIDADES, HVAC VENTILAÇÃO E EXAUSTÃO, SISTEMAS

ELÉTRICOS, SISTEMAS DE SPDA, AUTOMAÇÃO, SISTEMAS LÓGICOS E DE

TELECOMUNICAÇÕES. Os sistemas e instalações deverão ser executados conforme as premissas apontadas nos projetos específicos elaborados pelas disciplinas de IB/ELE, IB/AUT e IB/AR e seu escopo deverá ser contemplado em separado. As interfaces com essas instalações que demandem atividade da disciplina de civil, exemplo rasgos em alvenarias, aberturas de furos técnicos deverão ser executados conforme as boas práticas de engenharia.

8.14. REVESTIMENTOS E PINTURA Os revestimentos e pinturas internos e externos de paredes estão especificados nos projetos específicos elaborado pela IB/ARQ e deverão ser considerados em escopo separado.

9. URBANIZAÇÃO E SERVIÇOS EXTERNOS

Os serviços de urbanização tais como paisagismos estarão contemplados nos projetos específicos elaborados pela IB/ARQ e deverão ser considerados em escopo separado. A contratada deve considerar a recomposição parcial e/ou integral de todos os impactos causados as infraestruturas externas, calçamento, sarjeta, pavimentação, gramado e afins, quando suas atividades forem responsáveis por tais danos. Está sendo previsto a execução de serviços externos de adequação de estruturas remanescentes, reparos, tratamentos de formações patológicas, esses serviços são descritos a seguir: - Deve ser executado a demolição da calçada onde estiver danificada e a recomposição garantindo o bom desempenho na circulação; - Deve ser previsto a repintura de toda a fachada, porem esse escopo fará parte do escopo de arquitetura e está contemplado nos documentos do IB/ARQ; - Deve ser realizada uma manutenção nas calhas, rufos e condutores. Algumas prumadas sofreram deformações ao longo da utilização em caso de danificadas a mesma deverá ser reparadas antes da repintura, na marquise remanescente; - as escadas e rampas de acessos sofreram ao longo do tempo deformações diferenciais com relação a deformação natural da edificação, deve ser previsto uma regularização das juntas formadas entre esses elementos;

Page 60: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

60

Foto 3 – Desplacamento do Revestimennto

- Deve ser executado a regularização dos revestimentos que estão destacando, na região da câmara fria à ser instalada; - No subsolo existem grelhas de ventilação e deve ser prevista a limpeza e pintura desses elementos;

Foto 4 - Desplacamento do revestimento

Page 61: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

61

Prever pintura o tratamento do avanço corrosivo da marquise (Foto 4), o objetivo da aplicação de pintura, sobre uma superfície é aumentar a durabilidade da estrutura, impedindo o processo de corrosão. Com isso se faz necessário o uso tintas anti-corrosivas exclusivas para superfícies metálicas, de secagem ao ar e que podem ser mono ou bi componentes, a cor a princípio será a mesma existente, porém é definida em documentos da disciplina de arquitetura IB/ARQ.

10. SERVIÇOS EXECUTADOS NO PISO TÉCNICO Está sendo previsto alguns serviços de adequação do layout para atendimento aos novos equipamentos, que vão ser instalados no piso técnico.

10.1. PLATAFORMAS METÁLICAS Para a alocação de equipamentos do sistema de HVAC e instalações elétricas deverá ser previsto o fornecimento de material, fabricação e montagem 01 plataformas, confeccionada em perfis laminados, com piso composto por chapa xadrez, com guarda corpo em tubos de 25mm, conforme padrão existente (Foto 05), prever proteção contra corrosão através de pintura a base de resina epoxidica, a posição destas plataformas pode ser observada no croqui esquemático do o piso técnico (Foto 06), no canto esquerdo inferior;

Foto 5 - Plataforma existente – exemplo a ser seguido

Page 62: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

62

Foto 6 - Locação das Plataformas

Deverá ser executada também uma passarela de acesso as plataformas, com o mesmo conceito construtivo da plataforma (Foto 07).

Foto 7 - Passarelas existentes à ser seguida

Page 63: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

63

As plataformas terão: - Plataforma 04 para atendimento aos sistemas de HVAC e ELETRICA das câmaras frias externas deverá ser construída com dimensões da ordem de 4,00 x 8,50 m, com sobrecarga para equipamentos de 400kgf/m², estimado um peso total de aço ASTM – A36 de 1800 kg de consumo a plataforma com passarela; Deverá ser compatibilizado com as demais disciplinas, por questões de tamanhos e disposição dos equipamentos. Antes da fabricação das plataformas deverão ser apresentado os projetos para validação junto ao IB/CIV, os projetos deverão ser composto de memorial de cálculo, principalmente com as reações sobre os elementos já existentes da edificação.

11. INSTALAÇÕES DO SISTEMA DE COMBATE A INCÊNDIO O sistema de combate a incêndio deverá ser executado conforme as premissas apontada do projeto elaborado pela disciplina de IB/DESEG e seu escopo deverá ser contemplado em separado.

12. INSTALAÇÕES DE UTILIDADES, HVAC VENTILAÇÃO E EXAUSTÃO, SISTEMAS

ELÉTRICOS, SISTEMAS DE SPDA, AUTOMAÇÃO, SISTEMAS LÓGICOS E DE

TELECOMUNICAÇÃO

Os sistemas e instalações deverão ser executados conforme as premissas apontadas nos projetos específicos elaborados pelas disciplinas de IB/ELE, IB/AUT e IB/AR e seu escopo deverá ser contemplado em separado.

13. LIMPEZA GERAL DA OBRA

É de responsabilidade da contratada entregar a obra totalmente limpa, isenta de pó, resquícios de argamassa, cimento, areia, ou qualquer outro material sujo

14. FORNECIMENTO DE DATA BOOK DA OBRA

O Data book é um livro de dados contendo todos os documentos que fizeram parte da obra. Nele deve conter: - Projeto as built, onde deve constar tudo o que foi executado na obra. O projeto deve ser enviado à equipe de Engenharia do Instituto Butantan para aprovação, antes da entrega final. - Certificado de entrega de obra; - Certificado dos materiais utilizados na obra; - Relatórios de ensaios laboratoriais realizados durante a obra; - Manual de funcionamento de equipamentos e garantia de fornecedores; - ART de execução de obra assinada; - ART de serviços de subcontratadas vinculadas a ART principal da obra. - Manual de manutenção e bom desempenho da edificação pós entrega da obra. - Outros documentos que forem solicitados pela equipe de Engenharia do Instituto Butantan.

Page 64: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

64

15. QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DA CONTRATADA A contratada deverá apresentar, no mínimo 03 (três) atestados de capacidade técnica cada uma, emitidos por entidade pública ou privada, que comprove que a empresa executou serviços de mesma natureza técnica.

16. PRAZO DE EXECUÇÃO A contratada deverá fornecer um cronograma macro das atividades a serem realizadas e prazo de execução total do escopo da obra.

17. EQUIPE E HORÁRIO DE TRABALHO O horário para o desenvolvimento das atividades será das 7h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira. Não sendo impeditivo o trabalho 24hs por dia.

18. RESPONSABILIDADES DA CONTRATADA Dirigir e administrar através de corpo técnico e administrativo próprio, os serviços em objeto, de acordo com a melhor técnica aplicável a trabalhos dessa natureza; Atender a todos os encargos fiscais e despesas de transporte, alimentação, despesas diretas e indiretas de mão de obra, ônus trabalhistas e previdenciários. A CONTRATADA deverá se responsabilizar pela apresentação permanente do seu pessoal portando crachás de identificação e com os equipamentos de segurança necessários à execução dos serviços; Para o desenvolvimento das atividades, deverão ser respeitadas pela CONTRATADA todas as NR´s da Portaria 3.214/78 aplicáveis bem como o procedimento DESEG-PG-003-R01 (Gestão de Segurança para Terceiros), anexo. Responder por eventuais reclamações trabalhistas movidas por seus empregados ou prepostos que envolvam o INSTITUTO BUTANTAN, ficando estabelecidos que, ocorrendo tal fato, a CONTRATADA deverá arcar com e/ou reembolsar ao INSTITUTO BUTANTAN quaisquer custos e despesas judiciais ou extrajudiciais, inclusive honorários advocatícios, sem prejuízo de responder por perdas e danos; Responder pela qualificação técnica e administrativa dos recursos humanos aplicados na prestação dos serviços, sendo para todos os efeitos, a única e exclusiva empregadora; Substituir prontamente qualquer funcionário que demonstrar incapacidade funcional, desrespeito no trato com público ou comportamento inadequado, bem como desrespeito às normas de segurança e à legislação em vigor; Responsabilizar-se pela guarda e organização de seus materiais, ferramentas e equipamentos utilizados nos serviços. O Instituto Butantan e a Fundação Butantan NÃO se responsabilizarão por qualquer dano ou extravio destes; Ressarcir danos causados por imperícia, imprudência, etc. de seus funcionários; Será de responsabilidade da contratada o fornecimento de EPI´s para os colaboradores, bem como os materiais necessários para a execução de suas atividades (como notebooks, celulares, etc.).

Page 65: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

65

19. CONSIDERAÇÕES GERAIS A CONTRATADA para a execução das obras deverá pagar a ART referente à obra e apresentar antes dos inicios das atividades. A CONTRATADA deverá declarar que tem plena ciência dos princípios aqui mencionados bem como conhece e aceita cumprir, no que lhe for pertinente, esses princípios e normas, por si, seus empregados e prepostos. A não aceitação dos princípios e normas aqui comentadas é fator de exclusão da proponente do processo desta solicitação de proposta. A CONTRATADA obrigar-se-á, por si, por seus sócios, administradores, funcionários, prepostos, contratados ou subcontratados a manter, durante o prazo de contrato e após o seu término, o mais completo e absoluto sigilo com relação a toda e qualquer informação, de qualquer natureza, referente às atividades do Instituto Butantan.

20. LISTA DE ARQUIVOS DE REFERÊNCIA Abaixo segue a lista de projetos e anexos que compõem esse projeto:

NÚMERO DO DOCUMENTO TÍTULO

DEA-0059C-PB-CC-DE-0001-R00 Construção De Câmaras Frias - Planta De Locação

DEA-0059C-PB-CC-DE-0002-R00 Construção De Câmara Fria Nº 1149 - Locação De Estacas

DEA-0059C-PB-CC-DE-0003-R00 Construção De Câmara Fria Nº 1149 - Planta De Fundação

DEA-0059C-PB-CC-DE-0004-R00 Construção De Câmara Fria Nº 1149 - Planta De Fôrmas - Pavimento Térreo

DEA-0059C-PB-CC-DE-0005-R00 Construção De Câmara Fria Nº 1149 - Armação Da Laje Do Pavimento Térreo

DEA-0059C-PB-CM-DE-0001-R00 Construção De Câmara Fria Nº 1149 - Planta Locação E Cobertura

DEA-0059C-PB-CM-DE-0002-R00 Construção De Câmara Fria Nº 1149 - Fachada

DEA-0059C-PB-DM-DE-0001-R00 Câmaras Frias - Planta De Demolição

DEA-0059C-PB-CI-DE-0001-R00 Construção De Câmaras Frias - Planta E Detalhes - Drenagem De Águas Pluviais - Cobertura

DEA-0059C-PB-CI-DE-0002-R00 Construção De Câmaras Frias - Planta E Detalhes - Drenagem De Águas Pluviais - Térreo

DEA-00059-PB-CM-DE-0001-R00 Ampliação Prédio Influenza - Locação Das Plataformas Em Estruturas Metálicas

DEA-0059C-PB-CV-LI-0001-R00 Planilha Quantitativa De Serviços E Materiais -

Page 66: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

66

Obra

DEA-00059C-PB-MD-DE-0001-R00

Memorial Descritivo De Obra, Premissas Básicas E Escopo De Fornecimento

DEA-00059-PB-CM-MD-0001-R00

Memorial De Pintura De Estruturas Metálicas

DEA-00059-PB-CM-MD-0002-R00

Memorial De Fabricação De Estruturas Metálicas

DEA-00059-PB-CM-MD-0003-R00

Memorial De Montagem De Estruturas Metálicas

MEMORIAL DESCRITIVO

DEA-0059C-PB-AR-MD-0001_00 – ARQUITETURA

1. OBJETIVO O objetivo deste documento é estabelecer os critérios de projeto e construção aplicáveis às atividades de execução de construção civil para nova Câmara Fria do Edifício 59 Influenza, no Instituto Butantan, em São Paulo – SP. Além das diretrizes estabelecidas por este documento, as instalações irão atender aos padrões requeridos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) através de suas resoluções e instruções normativas, cumprindo desta maneira as exigências das Boas Práticas de Fabricação. A execução dos Serviços e Projetos deverá seguir: -Normas Regulamentadoras da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego; -Decreto nº 56.819, de 10 de Março de 2011 - Regulamento de Segurança contra Incêndio das edificações e áreas de risco no Estado de São Paulo; -Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP); -Normas vigentes (ABNT); -Código de Obras vigentes do município. Concluídas as obras, o CONSTRUTOR fornecerá ao PROPRIETÁRIO os desenhos atualizados (“As Builts”). Independentemente de haverem discrepâncias em obra ou não. O CONSTRUTOR será responsável pela análise, compatibilização e detalhamento dos projetos e possíveis interferências de campo. Atentando para interferências de layout e arquitetura com as

Page 67: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

67

demais disciplinas de HVAC/SPCI/Civil/Elétrica, e demais que forem necessárias para avaliação e compreensão completa do projeto. Os seguintes projetos e documentos deverão ser consultados e fazem parte integrante do processo construtivo. Arquitetura: DEA-0059C-PB-AR-DE-1200_00 DEA-0059C-PB-AR-DE-2000_00 DEA-0059C-PB-AR-DE-3000_00 DEA-0059C-PB-AR-MD-0001_00 DEA-0059C-PB-AR-LM-0001_00

2. OMISSÕES Em caso de dúvida ou omissões, será atribuição da FISCALIZAÇÃO, fixar o que julgar indicado, tudo sempre em rigorosa obediência ao que preceituam as normas e regulamentos para as edificações, ditadas pela ABNT e pela legislação vigente. Em caso de divergências entre o presente documento e o edital, prevalecerá sempre os documentos enviados das respectivas disciplinas. No caso de estar especificado nos desenhos e não estar neste caderno vale o que estiver especificado nos desenhos, e o contrário também: estando especificado no memorial e não estando nos desenhos, considerar o que estiver no memorial. Nos demais casos devem ser contatados o responsável técnico da disciplina para que este retire as possíveis dúvidas.

3. PREMISSAS BÁSICAS A obra deverá ser entregue ao INSTITUTO BUTANTAN inteiramente concluída e em condições de uso, sem que isso venha eximir a empresa CONTRATADA de eventuais reparos em serviços que estejam em desacordo com a boa técnica e normas construtivas, ou ainda, de substituir quaisquer peças ou equipamentos que apresentarem problemas ao se iniciar sua utilização. Todas as remoções de entulho, limpeza da obra, isolamentos com áreas existentes, construção de tapumes, instalação de canteiro de obras, correrão à conta da CONTRATADA, bem como a guarda dos materiais e ferramentas. As obras deverão ser executadas por profissionais devidamente habilitados, abrangendo todos os serviços, desde as instalações iniciais até a limpeza e entrega da obra, com todas instalações em perfeito e completo funcionamento. Os trabalhos realizados deverão ser fiscalizados por técnicos de segurança, os quais deverão permanecer em campo durante todo o expediente de trabalho. A empresa contratada deverá fornecer toda a documentação exigida pela Engenharia de Segurança do Trabalho do INSTITUTO BUTANTAN. A empresa CONTRATADA deverá providenciar equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamento de proteção coletiva (EPC) necessários e adequados ao desenvolvimento de cada etapa dos serviços, conforme normas da NR-06, NR-10 e NR-18 portaria 3214 do MTE, bem como os

Page 68: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

68

demais dispositivos de segurança. A mão-de-obra deve ser uniformizada, identificada por meio de crachás. É OBRIGATÓRIO o uso de EPI durante a execução dos serviços, sempre de acordo com as atividades que estiverem sendo desenvolvidas. O não cumprimento dessa exigência poderá acarretar em penalizações à CONTRATADA. A empresa CONTRATADA deverá providenciar projeto de segurança para o canteiro em consonância com o PCMAT e com o PPRA específico tanto da empresa quanto da obra planejada. O profissional credenciado para dirigir os trabalhos por parte da empresa executora deverá dar assistência à obra, fazendo-se presente no local durante todo o período da obra e quando das vistorias e reuniões efetuadas pela FISCALIZAÇÃO. Este profissional será responsável pelo preenchimento do Livro Diário de Obra. O diário de obra deverá ser preenchido DIARIAMENTE e fará parte da documentação necessária junto à medição, para liberação da fatura. Este livro deverá ficar permanentemente na obra, juntamente com um jogo completo de cópias dos projetos, detalhes e especificações técnicas. Com exceção de onde estiver indicado o contrário, é obrigação da empresa CONTRATADA a execução de todos os serviços descritos e mencionados nas especificações, bem como o fornecimento de todo o material, mão-de-obra, equipamentos, ferramentas, andaimes, guinchos, caminhão munck e guindaste (caso necessário) etc. para execução ou aplicação na obra; deve também: Retirar imediatamente da obra qualquer material que for rejeitado, desfazer ou corrigir as obras e serviços rejeitados pela fiscalização, dentro do prazo estabelecido pela mesma, arcando com as despesas de material e mão-de-obra envolvida; Acatar prontamente as exigências e observações da FISCALIZAÇÃO, baseadas nas especificações e regras técnicas; O que também estiver mencionado como de sua competência e responsabilidade e adiante neste caderno, edital e contrato; Execução de placas indicativas de responsabilidade técnica (projeto, fiscalização e execução). Os modelos da placa serão fornecidos pela FISCALIZAÇÃO após a contratação, a serem disponibilizadas junto ao alinhamento do terreno, antes do início dos serviços; Fornecimento de RRT e ART de execução de todos os serviços; Fornecimento de CREA (Cópia simples) e CAU (Cópia Simples) Despesas com taxas, licenças e regularizações nas repartições municipais, concessionárias e demais órgãos; Dos Resultados dessa “Verificação Preliminar”, terá a CONTRATADA, ainda na condição de proponente, dado imediata comunicação escrita ao CONTRATANTE antes da apresentação da proposta, apontando discrepâncias sobre qualquer transgressão as normas técnicas, regulamentos ou posturas de leis em vigor, de forma a serem sanados os erros, omissões ou divergências que possam trazer embaraços ao perfeito desenvolvimento do projeto.

3.1. FORNECIMENTO DE PROPOSTA TÉCNICA A PROPONENTE deverá fornecer proposta técnica contendo quantitativo de materiais, metodologias contrutivas, vendor list e parceiros de obra.

Page 69: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

69

Solicitamos encaminhar o quantitativo com análise prévia dos valores, bem como soluções para possíveis problemas contrutivos, visto que será também de responsabilidade da CONTRATADA a compatibilização dos projetos complementares. Itens não contemplados na planilha quantitativa do Instituto Butantan devem ser indicados em ‘OMISSOS’, e detalhados para avaliação técnica por parte do IB.

4. MATERIAIS Todos os materiais seguirão rigorosamente o que for especificado no presente memorial descritivo e/ou projeto. Os materiais a empregar serão todos, sempre que houver, certificados e obedecerão às condições da ABNT. Na ocorrência de comprovada impossibilidade de adquirir o material especificado, deverá ser solicitada substituição por escrito, com a aprovação da FISCALIZAÇÃO do projeto. A CONTRATADA deve considerar em sua proposta materiais de PRIMEIRA LINHA para os acabamentos descriminados neste memorial e no projeto anexo. É vedado à empresa CONTRATADA manter no canteiro das obras quaisquer materiais que não satisfaçam às condições destas especificações. Quando houver motivos ponderáveis para a substituição de um material especificado por outro, este pedido de substituição deverá ser instruído com as razões determinantes para tal e orçamento comparativo. Quanto às marcas dos materiais citados, quando não puderem ser as mesmas descritas, deverão ser substituídas por similares da mesma qualidade e deverão ser aprovadas através de amostras. Cabe a CONSTRUTORA adquirir materiais em quantidade necessária à conclusão das obras no prazo fixado. Os serviços deverão ser executados rigorosamente de acordo com o Projeto, a Documentação do Contrato e Memorial Descritivo. O construtor será responsável por REFAZER qualquer serviço que não obedeça às condições do projeto e Memoriais. O Construtor deverá estar aparelhado com equipamentos e ferramentas necessárias à obra, bem como manter pessoal habilitado em número suficiente para perfeita execução dos serviços nos prazos previstos e acordados. O controle de qualidade e outros serviços exigidos pelo Contratante não exime o Construtor de sua inteira responsabilidade técnica e civil pelas obras e serviços por ele executados. Deverão ser previamente programados com a CONTRATANTE, o fluxo e os horários de caminhões de carga, e outros veículos de entrega de materiais. O CONSTRUTOR, ainda na condição de proponente, deverá analisar previamente toda a documentação fornecida, bem como participar de uma visita técnica ao local da obra para todas as verificações necessárias à apresentação da proposta. Dos resultados dessa “Verificação Preliminar”, terá o CONSTRUTOR, ainda na condição de proponente, dado imediata comunicação escrita ao PROPRIETÁRIO antes da apresentação da proposta, apontando discrepâncias sobre qualquer transgressão as normas técnicas, regulamentos ou posturas de leis em vigor, de forma a serem sanados os erros, omissões ou divergências que possam trazer embaraços ao perfeito desenvolvimento da obra.

Page 70: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

70

O PROPRIETÁRIO não aceitará, “a posterior”, que o CONSTRUTOR venha a considerar como “serviços extraordinários” aqueles resultantes da interpretação dos desenhos dos projetos, inclusive detalhes, e do prescrito neste Memorial Descritivo.

5. DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS: Com objetivo de atender as necessidades de ampliação da capacidade de produção, bem como adequação das atuais instalações, faz-se necessária a contratação dos serviços de instalações de Câmara-Fria, bem como mão de obra e material para piso, pintura e demais itens especificados em projeto e lista de materiais.

5.1. NORMAS E REGULAMENTOS:

A administração da obra deverá ser feita por engenheiro credenciado, mestre geral de obras e todos os elementos necessários ao bom andamento dos serviços. É obrigatório manter um histórico diário da obra contendo fotos e documentação (Diário de Obras), entre outros. Essa documentação será de responsabilidade do engenheiro administrador. A segurança do canteiro de obras, inclusive patrimonial, dos almoxarifados e da obra é de exclusiva responsabilidade da Construtora. Correrá por conta exclusiva do Construtor a responsabilidade por quaisquer acidentes no trabalho de execução das obras e serviços contratados, uso indevido de patentes registradas, e ainda que resultante de caso fortuito e por qualquer causa, a destruição ou danificação da obra em construção até a definitiva aceitação da mesma pelo PROPRIETÁRIO, bem como as indenizações que possam vir a ser devidas a terceiros por fatos oriundos dos serviços contratados, ainda que ocorridos na via pública. O Cronograma da Obra terá cópias impressas entregues ao Cliente e ao Engenheiro Administrador (de acordo com orientações pré-estabelecidas) e será de responsabilidade da Construtora seguir rigorosamente as datas previstas no citado, salvo situações fora do previsto, como intempéries, acidentes, etc., devendo ser informadas as partes.

5.2. INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS

Será definido pela CONSTRUTORA e aprovada pela CONTRATANTE o acesso e isolamento do canteiro de obra. Além das áreas administrativas de apoio, deverá ser executado vestiário e banheiro para uso de funcionários, tendo suas dimensões a serem calculados conforme número de funcionários. Também deve ser previsto local para guarda de ferramentas e outros produtos perecíveis ou de maior valor. Toda a infraestrutura necessária para o bom funcionamento destas áreas de apoio serão de responsabilidade da CONTRATADA.

Page 71: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

71

5.3. ADMINISTRAÇÃO DA OBRA

O CONSTRUTOR deverá manter na obra todos os profissionais necessários à perfeita administração e manutenção da obra. Deverá manter, também Engenheiro Civil ou Arquiteto residente qualificado, com registro no CREA/CAU, que será o representante do CONSTRUTOR junto à FISCALIZAÇÃO. O CONSTRUTOR deverá manter na obra, também, um livro diário, onde serão anotadas todas as informações necessárias ao andamento da obra e acompanhamento do cronograma físico de execução. Este livro deverá ser assinado, diariamente, tanto pelo Engenheiro Residente quanto pela FISCALIZAÇÃO.

6. ESPECIFICAÇÕES

6.1. PINTURA

6.1.1. DISPOSIÇÕES DIVERSAS

Todas as superfícies onde houver pintura deverão estar firmes (coesas), secas e serão cuidadosamente limpas para retirar poeira, gordura, sabão ou mofo; retocadas e preparadas para o tipo de pintura a que se destinam, após a secagem da massa acrílica, a mesma deverá ser lixada para regularização de todas as imperfeições. Deverá ser aplicado selador acrílico em todas as superfícies antes da aplicação da primeira demão de tinta. Os materiais a serem utilizados devem estar completamente misturados e serem mantidos com consistência uniforme durante sua aplicação; Observar o intervalo de 24 horas entre duas demãos sucessivas de tinta, devendo sempre a demão precedente estar perfeitamente seca, exceto por indicação contrária. Evitar escorrimento ou salpicos de tinta nas superfícies não destinadas a pintura. Quando estes não puderem ser evitados, removê-los enquanto a tinta estiver fresca, com removedor adequado. Deverão ser aplicadas quantas demãos forem necessárias para o perfeito recobrimento das superfícies e considerar fabricantes como Suvinil ou Coral (onde indicado) Nas paredes externas, considerar pintura texturizada Látex Acrílica Premium Fosco Coral Sol&Chuva, cor idêntica ao Prédio. Tinta Elástica. A proponente deverá oferecer teste de cores na fachada para aprovação e aplicação da mesma.

6.2. PISOS

6.2.1. DISPOSIÇÕES DIVERSAS

Os pisos deverão ser executados estritamente de acordo com as determinações do projeto, no que diz respeito aos tipos de materiais a serem utilizados. Sua aplicação deverá ser feita rigorosamente de acordo com as especificações ou, em casos não explicitados, conforme as recomendações dos respectivos fabricantes.

Page 72: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

72

Os serviços de execução de piso deverão ser executados exclusivamente por mão de obra qualificada, de modo que resultem em superfícies absolutamente desempenadas, com nível, inclinações, caimentos, curvaturas, etc., de acordo com as determinações de projeto. Deverá ser verificada e executada a impermeabilização necessária para garantir a perfeita vedação do edifício.

6.2.2. ESPECIFICAÇÃO

6.2.2.1. PISO EPÓXI

Camada monolítica com 02 camadas espatuladas líquidas à base de resina epóxi SOLEDUR QC PHARMA EPU ou similar com 4mm de espessura, apresentando acabamento composto por quartzo colorido policromático, selado por resina translúcida de alta transparência, aplicada em 03 (três) demãos de acabamento, sendo 02 demãos a base de resina epóxi e a última demão a base de resina poliuretânica alifática - PU (textura semi lisa).

Fornecedores Referência: Solepoxy, Reade, Stonhard.

Verificar cores a ser adotada tendo como referência o padrão existente no edifício projeto: Nota: As cores são pré aprovadas e tem como referência a cor já existente no edifício. . O encontro do piso epóxi junto aos ralos deverá ser sempre na parte superior da borda do mesmo. Todos os cantos deverão ser arredondados como indicados no projeto. Onde tiver inclinação no piso deverá ser rigorosamente respeitada. Deverá ser considerado rodapé em com canto sanitário em alumínio em todas as paredes das salas onde haverá piso epóxi, independentes se a parede for em divisória padrão sala limpa ou alvenaria. Local Piso Epoxi:

Internamente – Câmara Fria

A empresa responsável pela instalação do piso epóxi deverá prever o acabamento entre a área existente e a nova área proposta. As alternativas de acabamento deverão ser apresentadas ao Instituto Butantan para aprovação.

6.2.2.2. CALÇADA

Calçada argamassa de cimento e areia média no traço 1:3, espessura média de 3,5 à 5,0cm e caimentos conforme indicado no projeto e com acabamento liso sarrafeado ao redor de toda edificação, com largura mínima de 50cm. Local de Calçamento:

Page 73: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

73

O entorno da Câmara Fria deverá ter seu calçamento recomposto, devido à adequação de estruturas e infra que tiverem que ser adequadas.

7. OBSERVAÇÕES GERAIS

7.1. RECOMPOSIÇÃO DA LIGAÇÃO COM O EDIFICIO EXISTENTE

Recomposição da abertura que une a edificação existente e a câmara fria proposta. Manter o padrão existente de acabamento final, garantindo piso, paredes e forro íntegros e estanques.

7.2. GRAMA

Considerar o plantio de grama Santo Agostinho no canteiro próximo a câmara fria do prédio e conforme determinação da Engenharia do IB.

7.3. HVAC

Imprescindível compatibilizar o projeto de arquitetura com o projeto de HVAC.

7.4. CIVIL

Imprescindível compatibilizar o projeto de arquitetura com o projeto de civil, em que estão contemplados cobertura, fechamento, alvenarias etc.

8. SEGURANÇA DO TRABALHO

Considerar sinalizações de segurança de piso e parede previstas na normativa “Portaria 3214/78 - NR26 - Sinalização de Segurança e a NBR7195 e NBR 6493”. É obrigatório por parte dos operários, o uso de equipamentos de segurança: Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Equipamento de Proteção Coletiva (EPC), que são de responsabilidade da empresa Contratada. A fiscalização poderá interromper a qualquer tempo a execução dos serviços sem ônus para a Contratante se constatar a falta de tais equipamentos. Não será permitido que qualquer operário exerça suas funções, dentro do local de trabalho, sem os seus EPI’S correspondentes. A Contratante não emprestará e nem cederá, em hipótese alguma, equipamentos ou ferramentas de qualquer natureza para a execução dos serviços. Todos os equipamentos e ferramentas necessários são de responsabilidade da empresa Contratada.

Page 74: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

74

Previamente ao início da obra, a Contratada deverá apresentar toda documentação funcional à Contratante para a dEA – Divisão de Engenharia e Arquitetura, aos cuidados do departamento de Segurança do Trabalho.

9. LIMPEZA DE OBRA

A Contratada deverá manter as instalações sempre limpas e os serviços de limpeza deverão satisfazer as seguintes condições:

Deverá ser procedida periódica remoção de todo o entulho e detritos que venham a se acumular no interior das áreas, no decorrer da execução dos serviços.

Não será permitida a deposição de entulho diretamente no solo devendo ser empregadas caçambas próprias para esse destino.

A empresa de caçamba que for contratada deverá apresentar previamente o Alvará de Licença na Prefeitura Municipal da cidade, e encaminhar documentação solicitada no documento anexo: Plano Integrado de gerenciamento de Resíduos - PIGRIB_2015 - rev03

É expressamente proibida a deposição de resíduo orgânico junto com demais resíduos.

o canteiro será retirado no final dos serviços e o local deverá ser entregue limpo e recuperado.

o material disponibilizado na desmobilização de canteiro é de posse da Contratante e cabe a ela definir seu destino.

Atender normas anexas de destinação de Resíduos.

10. GESTÃO DE RESÍDUOS:

A empresa CONTRATADA deverá fazer uma reunião de alinhamento com a equipe de Gestão Ambiental do INSTITUTO BUTANTAN para que sejam alinhadas as diretrizes de descarte e tratativa para os resíduos gerados, conforme solicitação da equipe de Gestão Ambiental do INSTITUTO BUTANTAN. Será de responsabilidade da CONTRATADA a armazenagem em local apropriado (caçambas) e encaminhados para bota-fora credenciados. A PROPONENTE deverá apresentar a documentação listada abaixo, baseado nas diretrizes do IB:

Plano de Gerenciamento de Resíduos da Cinstrução Civil;

Manifesto de transporte de resíduo perigoso / controle de transporte de resíduo;

Certificado de destinação dos resíduos;

Page 75: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

75

Cópia do contrato com as empresas terceirizadas e comprovação de capacitação dos funcionários.

Page 76: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

76

ANEXO II

PLANILHA ESTIMATIVA DE INVESTIMENTO TOTAL DA OBRA

EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: TECNICA E PREÇO

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

Item Descrição un. Quant. Valor total T%

1 Serviços Preliminares (Instalações de canteiros, administração de obra)

vb 1 R$ 162.169,13 16%

3 Arquitetura vb 1 R$ 141.897,99 14%

4 Civil vb 1 R$ 415.558,39 41%

5 Elétrica vb 1 R$ 273.660,40 27%

6 SPCI vb 1 R$ 20.271,14 2%

TOTAL R$1.013.557,05 100%

Page 77: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

77

ANEXO III

CERTIFICADO DE VISITA TÉCNICA

EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: TECNICA E PREÇO Certifico para os devidos fins, que a empresa_________________________________________, representada pelo(s) representante(s) _________________, portador da cédula de identidade RG nº__________, compareceu no local aonde serão realizados os serviços de Contratação de empresa especializada em execução de obra civil para construção de câmara fria em atendimento a demanda da fabrica da vacina contra influenza.

_________________________________ Responsável da Fundação Butantan

(nome, assinatura do técnico responsável)

_______________________________________ (nome, assinatura do responsável pela empresa)

Page 78: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

78

ANEXO IV

DECLARAÇÃO DE PLENO ATENDIMENTO DAS INFORMAÇÕES TÉCNICAS

São Paulo, XXX de XXX de 2017. EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: TECNICA E PREÇO

Pela presente, a empresa (nome e CNPJ)_____________, por seu representante legal abaixo assinado, declara, sob as penalidades cabíveis, que optou por não realizar a visita técnica por ter pleno conhecimento das informações necessárias à execução do objeto contratado, bem como do local para cumprimento das obrigações.

______________________________________________________ (nome, RG, cargo/função e assinatura do representante legal ou procurador).

Page 79: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

79

ANEXO V

PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DA PROPOSTA DE PREÇOS

São Paulo, XXX de XXX de 2017.

EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: TECNICA E PREÇO A empresa_______________, estabelecida na ____________________, nº__________, CNPJ/MF nº.____________________, telefone_________________, fax ___________, e-mail_____________, propõe o fornecimento do objeto deste Ato Convocatório, conforme as especificações contidas do ANEXO I, nas condições a seguir descritas:

DEA-0059C-PB-AR-LM-0001_00 DEA-0059C-PB-CV-LI-0001-R00 DEA-00059C-PB-EL-LI-0001_R00 DEA-00059C-PB-EL-LI-0002_R00 DEA-00059C-PB-EL-LI-0003_R00

Os valores devem incluir a totalidade dos custos para a completa execução dos serviços. As planilhas deverão ser preenchidas em conformidade com aquelas constantes do CD do Ato Convocatório em epígrafe.

______________________________________________________ (nome, RG, cargo/função e assinatura do representante legal ou procurador).

Page 80: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

80

ANEXO VI

PLANILHA DE CÁLCULO DE BDI

CONF. ACÓRDÃO Nº 325/2007, 2369/2011 e 036.076/2011 - TCU

Tipo de Obra: Construção de Edifícios

Descrição Mínimo % Máximo % Média % Coluna a preencher

pela proponente

Garantia/Seguro 'R' 0,80 1,00 0,80

Risco 'R' 0,97 1,27 1,27

Despesas Financeiras 'DF' 0,59 1,39 1,23

Administração Central 'AC' 3,00 5,50 4,00

Lucro 'L' 6,16 8,96 7,40

Tributos 'I' 5,65 8,65 7,27 0,00

CONFINS 3,00 3,00 3,00

PIS 0,65 0,65 0,65

CONTRIB.PREVIDENCIÁRIA (Preencher se Empresa optar pela Desoneração da Folha de Pagamento)

ISSQN (prever redução da base cálculo, caso houver). 2,00 5,00 3,62

Total 17,17 26,77 21,97 0,00

BDI 18,58 30,33 24,36 0,00

Máximo percentual permitido sem a Desoneração da Folha de Pagamento

25,00

Máximo percentual permitido com a Desoneração da Folha de Pagamento

31,48

PV= CDx(1+BDI) 1,0000

PV= Preço de Venda

CD= Custo Direto

BDI= Benefícios e Despesas Indiretas;

Obs1.: O Percentual relativo ao IRPJ e CSLL deverão estar incluído no percentual de Lucro

Page 81: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

81

ANEXO VII

DECLARAÇÃO DE QUE A EMPRESA SE COMPROMETE QUE DURANTE A EXECUÇÃO DAS OBRAS, OS SERVIÇOS EXECUTADOS SERÃO ACOMPANHADOS POR PROFISSIONAIS HABILITADOS, DESDE AS

INSTALAÇÕES INICIAIS ATÉ A LIMPEZA E ENTREGA DA OBRA, GARANTINDO INSTALAÇÕES EM PERFEITO ESTADO E SEU COMPLETO FUNCIONAMENTO.

EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: TECNICA E PREÇO

São Paulo, XXX de XXX de 2017.

Sob as penas da lei, para os devidos fins e especialmente para o edital do Ato Convocatório n.º 016/2017, a empresa ........................................................, inscrita no CNPJ/MF sob n.º .................................., com sede à ................................, no município de .............................., pelo seu representante legal, infra identificado, declara, sob as penalidades cabíveis que se compromete que durante a execução dos serviços executados serão acompanhados por profissionais habilitados, desde as instalações iniciais até a limpeza e entrega da obra, garantindo instalações em perfeito estado e seu completo funcionamento.

_____________________________ Assinatura do representante legal da empresa

(papel timbrado da empresa)

Page 82: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

82

ANEXO VIII

DECLARAÇÃO DE QUE A EMPRESA POSSUI EM SEU QUADRO DE COLABORADORES TÉCNICO DE SEGURANÇA PARA FISCALIZAR OS TRABALHOS REALIZADOS

EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: TECNICA E PREÇO

São Paulo, XXX de XXX de 2017.

Sob as penas da lei, para os devidos fins e especialmente para o edital do Ato Convocatório n.º 016/2017, a empresa ........................................................, inscrita no CNPJ/MF sob n.º .................................., com sede à ................................, no município de .............................., pelo seu representante legal, infra identificado, declara, sob as penalidades cabíveis que possui em seu quadro de colaboradores técnico de segurança para fiscalizar os trabalhos realizados, devendo permanecer em campo durante todo o expediente de trabalho.

_____________________________ Assinatura do representante legal da empresa

(papel timbrado da empresa)

Page 83: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

83

ANEXO IX

DECLARAÇÃO DE QUE A EMPRESA POSSUI EM SEU QUADRO DE COLABORADORES ENGENHEIROS HABILITADOS E QUALIFICADOS

EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: TECNICA E PREÇO

São Paulo, XXX de XXX de 2017.

Sob as penas da lei, para os devidos fins e especialmente para o edital do Ato Convocatório n.º 016/2017, a empresa........................................................, inscrita no CNPJ/MF sob n.º .................................., com sede à ................................, no município de .............................., pelo seu representante legal, infra identificado, declara, sob as penalidades cabíveis que possui em seu quadro de colaboradores Engenheiros Habilitados e qualificados, para executar as atividades de construção.

_____________________________ Assinatura do representante legal da empresa

(papel timbrado da empresa)

Page 84: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

84

ANEXO X

Procedimento de Gestão de segurança para terceiros – DESEG/-PG-003-R00

Page 85: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

85

Page 86: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

86

Page 87: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

87

Page 88: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

88

Page 89: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

89

Page 90: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

90

Page 91: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

91

Page 92: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

92

Page 93: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

93

Page 94: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

94

Page 95: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

95

Page 96: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

96

Page 97: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

97

Page 98: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

98

Page 99: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

99

Page 100: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

100

Page 101: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

101

Page 102: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

102

Page 103: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

103

Page 104: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

104

ANEXO XI

PROCEDIMENTO IB/MN/GMA/D-0001 001 MANUAL DE GESTÃO AMBIENTAL PARA EMPRESAS CONTRATADAS

Page 105: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

105

Page 106: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

106

Page 107: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

107

Page 108: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

108

Page 109: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

109

Page 110: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

110

Page 111: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

111

Page 112: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

112

Page 113: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

113

Page 114: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

114

Page 115: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

115

Page 116: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

116

Page 117: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

117

Page 118: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

118

Page 119: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

119

Page 120: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

120

Page 121: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

121

Page 122: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

122

Page 123: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

123

Page 124: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

124

Page 125: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

125

Page 126: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

126

Page 127: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

127

Page 128: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

128

Page 129: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

129

Page 130: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

130

Page 131: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

131

ANEXO XII

DECLARAÇÃO DE QUE A EMPRESA SE COMPROMETE A FORNECER TODA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PELA ÁREA DE SEGURANÇA DO TRABALHO E MEIO AMBIENTE DO COMPLEXO BUTANTAN, PROVIDENCIAR E GARANTIR O USO DE EQUIPAMENTOS DE PRODUÇÃO INDIVIDUAL (EPI) E

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA (EPC).

EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: TECNICA E PREÇO

São Paulo, XXX de XXX de 2017.

Sob as penas da lei, para os devidos fins e especialmente para o edital do Ato Convocatório n.º 016/2017, a empresa ........................................................, inscrita no CNPJ/MF sob n.º .................................., com sede à ................................, no município de .............................., pelo seu representante legal, infra identificado, declara, sob as penalidades cabíveis que se compromete a fornecer toda documentação exigida pela área de segurança do trabalho e meio ambiente do Complexo Butantan, providenciar e garantir o uso de equipamentos de produção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC) necessários e adequados ao desenvolvimento de cada etapa dos serviços, bem como demais dispositivos de segurança, conforme Normas Regulamentadoras da Portaria 3214 do MET.

_____________________________ Assinatura do representante legal da empresa

(papel timbrado da empresa)

Page 132: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

132

ANEXO XIII

DECLARAÇÃO DE QUE A EMPRESA ESTA CIENTE DA POLITICA DE SEGURANÇA DO TRABALHO E MEIO AMBIENTE DO BUTANTAN, ATRAVÉS DO PROCEDIMENTO IB/MN/GMA/D-0001 001 E SE

COMPROMETE A FORNECER TODA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PELA ÁREA SEGURANÇA DO TRABALHO E DE MEIO AMBIENTE.

EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: TECNICA E PREÇO

São Paulo, XXX de XXX de 2017.

Sob as penas da lei, para os devidos fins e especialmente para o edital do Ato Convocatório n.º 016/2017, a empresa ........................................................, inscrita no CNPJ/MF sob n.º .................................., com sede à ................................, no município de .............................., pelo seu representante legal, infra identificado, declara, sob as penalidades cabíveis que está ciente da politica de meio ambiente do Butantan, através do PROCEDIMENTO IB/MN/GMA/D-0001 001 - MANUAL DE GESTÃO AMBIENTAL PARA EMPRESAS CONTRATADAS, e, ainda, se compromete a fornecer toda documentação exigida pela área de Meio Ambiente.

_____________________________ Assinatura do representante legal da empresa

Page 133: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

133

ANEXO XIV

DECLARAÇÃO DE QUE A EMPRESA SE COMPROMETE A GARANTIR O USO DE UNIFORMES E CRACHÁ

DE IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: TECNICA E PREÇO

São Paulo, XXX de XXX de 2017.

Sob as penas da lei, para os devidos fins e especialmente para o edital do Ato Convocatório n.º 016/2017 a empresa ........................................................, inscrita no CNPJ/MF sob n.º .................................., com sede à ................................, no município de .............................., pelo seu representante legal, infra identificado, declara, sob as penalidades cabíveis que se compromete a garantir que todos os profissionais que prestarão serviços nos locais onde acontecerá a obra estejam trajando uniformes e crachá de identificação da empresa.

_____________________________ Assinatura do representante legal da empresa

Page 134: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

134

ANEXO XV

DECLARAÇÃO QUE A EMPRESA SE COMPROMETE A PROVIDENCIAR PROJETO DE SEGURANÇA PARA O CANTEIRO DA OBRA

EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: TECNICA E PREÇO

São Paulo, XXX de XXX de 2017.

Sob as penas da lei, para os devidos fins e especialmente para o edital do ato convocatório n.º 016/2017, a empresa ........................................................, inscrita no CNPJ/MF sob n.º .................................., com sede à ................................, no município de .............................., pelo seu representante legal, infra identificado, declara, sob as penalidades cabíveis que a empresa se compromete a providenciar projeto de segurança para o canteiro da obra, em consonância com o PCMAT e com PPRA específico, tanto da empresa, quanto da obra planejada.

_____________________________ Assinatura do representante legal da empresa

Page 135: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

135

ANEXO XVI

DECLARAÇÃO QUE A EMPRESA SE COMPROMETE A ELABORAR E ENTREGAR O

DOCUMENTO “AS BUILT”

EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: TECNICA E PREÇO

São Paulo, XXX de XXX de 2017.

Sob as penas da lei, para os devidos fins e especialmente para o edital do ato convocatório n.º 016/2017, a empresa ........................................................, inscrita no CNPJ/MF sob n.º .................................., com sede à ................................, no município de .............................., pelo seu representante legal, infra identificado, declara, sob as penalidades cabíveis que a empresa se compromete a elaborar e entregar o documento “As Built”.

_____________________________ Assinatura do representante legal da empresa

Page 136: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

136

ANEXO XVII

DECLARAÇÃO DE PLENO ATENDIMENTO AOS REQUISITOS DE HABILITAÇÃO

EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: TECNICA E PREÇO

São Paulo, XXX de XXX de 2017.

À FUNDAÇÃO BUTANTAN Venho pela presente apresentar a Vossa Senhoria, a documentação desta empresa para o Ato Convocatório em epígrafe e declaro que a empresa (nome e CNPJ) atende todos os requisitos de habilitação, assumindo inteira responsabilidade por quaisquer erros e omissões que tiverem sido cometidos quando da elaboração da proposta, não havendo fato impeditivo a habilitação da empresa.

______________________ (nome, RG, cargo/função e assinatura do representante legal ou procurador).

Page 137: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

137

ANEXO XVIII

DECLARAÇÃO DE QUE ATENDE AS NORMAS RELATIVAS À SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO E NORMAS AMBIENTAIS BRASILEIRAS

EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: TECNICA E PREÇO

São Paulo, XXX de XXX de 2017.

A empresa _(nome e CNPJ)_______por seu representante legal que abaixo subscreve, declara, sob as penas da lei, que atende as normas relativas à saúde e segurança do trabalho, nos termos do parágrafo único do artigo 117 da constituição estadual, bem como as normas ambientais brasileiras.

___________________________________

(nome, RG, cargo/função e assinatura do representante legal ou procurador).

(papel timbrado da empresa)

Page 138: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

138

ANEXO XIX

DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIZAÇÃO DE PROPOSTO NA CIDADE DE SÃO PAULO EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: TECNICA E PREÇO

São Paulo, XXX de XXX de 2017.

Sob as penas da lei, para os devidos fins e especialmente para o edital do Ato Convocatório n.º 016/2017, a empresa ........................................................, inscrita no CNPJ/MF sob n.º .................................., com sede à ................................, no município de .............................., pelo seu representante legal, infra-identificado, declara, sob as penalidades cabíveis que manterá preposto na cidade de São Paulo, que detenha poder para resolver ocorrências pertinentes ao contrato, durante todo o seu período de vigência, em observância ao disposto no art. 68 da lei 8.666/93.

_____________________________ Assinatura do representante legal da empresa

Page 139: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

139

ANEXO XX

DECLARAÇÃO DE QUE A EMPRESA POSSUI APÓLICE DE SEGURO PARA RESPONSABILIDADE CIVIL EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: TECNICA E PREÇO

São Paulo, XXX de XXX de 2017.

Sob as penas da lei, para os devidos fins e especialmente para o edital do Ato Convocatório n.º 016/2017, a empresa ........................................................, inscrita no CNPJ/MF sob n.º .................................., com sede à ................................, no município de .............................., pelo seu representante legal, infra-identificado, declara, sob as penalidades cabíveis que possui apólice de seguro para responsabilidade civil.

_____________________________ Assinatura do representante legal da empresa

Page 140: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

140

ANEXO XXI

DECLARAÇÃO DE REGULARIDADE COM A FAZENDA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO;

EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: TECNICA E PREÇO

São Paulo, XXX de XXX de 2017.

Sob as penas da lei, para os devidos fins e especialmente para o edital do Ato Convocatório n.º 016/2017, a empresa ........................................................, inscrita no CNPJ/MF sob n.º .................................., com sede à ................................, no município de .............................., pelo seu representante legal, infra-identificado, declara, sob as penalidades cabíveis, que não é cadastrada neste Município e que nada deve à Fazenda do Município de São Paulo, relativamente aos tributos mobiliários e imobiliários.

_____________________________ Assinatura do representante legal da empresa

Page 141: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

141

ANEXO XXII

DECLARAÇÃO DE SITUAÇÃO REGULAR PERANTE O MINISTÉRIO DO TRABALHO

EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: TECNICA E PREÇO

São Paulo, XXX de XXX de 2017. À FUNDAÇÃO BUTANTAN Eu (nós), (nomes completos), representante(s) legal(is) da empresa (nome e CNPJ), interessada em participar do Ato Convocatório de Seleção de Fornecedores em referência, a ser realizada pela Fundação Butantan, declaro(amos), sob as penas da lei, que, a (nome da empresa) encontra-se em situação regular perante o Ministério do Trabalho, no que se refere à observância do disposto no inciso XXXIII do artigo 7º da Constituição Federal.

(nome, RG, cargo/função e assinatura do representante legal ou procurador).

Page 142: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

142

ANEXO XXIII

DECLARAÇÃO DE INEXISTÊNCIA DE FATO IMPEDITIVO

EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: TECNICA E PREÇO

São Paulo, XXX de XXX de 2017. À FUNDAÇÃO BUTANTAN Eu (nós), (nomes completos), representante(s) legal(is) da empresa (nome e CNPJ), interessada em participar do Ato Convocatório de Seleção de Fornecedores em referência, a ser realizada pela Fundação Butantan, DECLARO(amos), sob as penas da lei, que, inexiste(m) qualquer (quaisquer) fato(s) impeditivo(s) à sua participação na seleção de fornecedores citada, que não foi declarada inidônea e não está impedida ou suspensa de licitar ou contratar com a Administração Pública de qualquer esfera e/ou com a Fundação Butantan e que se compromete a comunicar a ocorrência de fatos supervenientes.

_________________________________ Responsável da Fundação Butantan

(nome, assinatura do técnico responsável)

_______________________________________ (nome, assinatura do responsável pela empresa )

Page 143: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

143

ANEXO XXIV CARTA DE CREDENCIAMENTO (MODELO)

São Paulo, XXX de XXX de 2017. EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: TECNICA E PREÇO Pela presente, fica credenciado(a) o(a) Sr(a) ________________, inscrito(a) no CPF sob o nº __________, identidade nº ___________, para representar esta Empresa (nome)______ e CNPJ)_______________ no Ato Convocatório para seleção de fornecedores – Coleta de Preços 016/2017 acima referida, a quem se outorga poderes para rubricar propostas das demais empresas participantes, assinar atas e documentos, interpor recursos e impugnações, receber notificação, tomar ciência de decisões, recorrer, desistir da interposição de recursos, acordar, transigir, enfim, praticar todo e qualquer ato necessário à perfeita representação ativa da outorgante no procedimento de seleção de fornecedores em referência.

______________________________________________________ (nome, RG, cargo/função e assinatura do representante legal ou procurador).

Page 144: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

144

ANEXO XXV

MODELO DE MINUTA CONTRATUAL

CONTRATO DE FORNECIMENTO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Nº XXX/XXXX, QUE ENTRE SI CELEBRAM A FUNDAÇÃO BUTANTAN E A EMPRESA XXX.

FUNDAÇÃO BUTANTAN, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, instituída em 31 de maio de 1989 por escritura pública, devidamente registrada no 3º cartório de registro civil de pessoas jurídicas de São Paulo – SP, sob o n° 133326, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 61.189.445/0001-56, sediada na Avenida Vital Brasil nº 1.500, Butantã, São Paulo – SP, CEP nº 05503-900, representada, neste ato, por seu Diretor Presidente (qualificação), especial no local acima indicado, doravante denominada CONTRATANTE e de outro lado, XXXXX, (tipo societário), inscrita no Cadastro de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda sob o n.º XX.XXX.XXX/XXXX-XX, com sede na (endereço completo), neste ato, representada por seus (representantes da empresa e qualificação), doravante denominada CONTRATADA firmam o presente contrato, com fundamento nos artigos 5º, II c/c § 4º, do Regulamento de Compras e Contratações da Fundação Butantan, em conformidade com as cláusulas e condições adiante aduzidas. CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO 1.1 O presente contrato tem por objeto a contratação de empresa especializada em execução de obra civil para construção de câmara fria em atendimento a demanda da fabrica da vacina contra influenza, conforme previsto nas Propostas técnica e comercial apresentadas pela CONTRATADA, que integram o presente contrato como se nele transcritas estivessem. 1.2 Fazem parte do presente contrato, como se neles transcritos estivessem, os seguintes documentos:

(Documentos técnicos). 1.3. Os serviços executados pela CONTRATADA deverão ser realizados em conformidade com a legislação brasileira de maneira a assegurar perfeitas condições de utilização dos resultados esperados. 1.4 Não será admitido o aditamento do contrato para fins de acréscimo de escopo, devendo a CONTRATADA executar os serviços integralmente, finalizando a obra em perfeitas condições de uso ao fim proposto. CLÁUSULA SEGUNDA – DO LOCAL DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

Page 145: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

145

2.1 Os serviços, objeto deste contrato, deverão ser realizados no Instituto Butantan, localizado na Avenida Vital Brasil nº 1500, São Paulo/SP. 2.2 O objeto deste contrato deverá ser executado em atendimento às especificações técnicas, conforme as condições estabelecidas neste instrumento e seus anexos que o integram para todos os fins. 2.3 A CONTRATANTE rejeitará, no todo ou em parte, o serviço executado em desacordo com os termos do presente contrato e/ou de seus anexos. CLÁUSULA TERCEIRA – DO PRAZO DE EXECUÇÃO E VIGÊNCIA 3.1 A vigência do presente contrato iniciará a partir da assinatura deste instrumento pela CONTRATADA e findará com a conclusão de seu objeto e respectiva quitação. 3.2 O objeto do presente contrato deverá ser executado e finalizado no prazo de até xxx (por extenso) dias a contar da emissão da Ordem de Início pelo Departamento de Compra. 3.3 O presente contrato não será renovado automaticamente, sendo necessário termo aditivo manifestando a vontade das partes em dar continuidade ao pacto celebrado. 3.4 Ao final do prazo estabelecido no item 3.1, se não houver prorrogação, o contrato estará rescindido e deixará de produzir todo e qualquer efeito independente de qualquer aviso ou notificação judicial ou extrajudicial. CLÁUSULA QUARTA – DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA 4.1. Iniciar os serviços ora contratados após a Ordem de Início encaminhada pelo Departamento de Compras da CONTRATANTE e executá-los no prazo, local e condições estabelecidas neste instrumento, em observância às orientações da CONTRATANTE. 4.2. Manter, durante toda a execução do contrato, capacidade técnica compatível com os serviços contratados, executando os trabalhos por meio de pessoal competente e habilitado. 4.3. Designar por escrito, no ato do recebimento da autorização de serviços, preposto que tenha poderes para resolução de possíveis ocorrências durante a execução deste contrato. 4.4. Reparar, corrigir ou substituir, às suas expensas, no total ou em parte, os serviços em que se verificarem vícios, defeitos ou incorreções, substituindo, caso solicitado pela CONTRATANTE, qualquer integrante de sua equipe cuja permanência no serviço seja julgada inconveniente. 4.5. Prestar todos os esclarecimentos que forem requeridos pela CONTRATANTE, atendendo de imediato as suas solicitações e reclamações. 4.6. Levar imediatamente ao conhecimento da CONTRATANTE qualquer fato extraordinário ou anormal, incluídos os de caso fortuito ou força maior, que ocorra na execução do objeto deste contrato. 4.7. Responsabilizar-se pelo ressarcimento de quaisquer danos ou prejuízos causados ao patrimônio da CONTRATANTE ou a terceiros, por si, seus prepostos ou funcionários, em razão da execução dos serviços, mesmo que ocasionados por ação ou omissão. 4.8. Não ceder ou transferir, no todo ou em parte, a execução dos serviços ora contratados sem prévia e expressa autorização da CONTRATANTE.

Page 146: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

146

4.9. Cumprir as posturas do Município e as disposições legais Estaduais e Federais que interfiram na execução dos serviços. 4.10 Assumir total responsabilidade técnica pelos serviços contratados, executando-os em conformidade com toda a legislação e normas técnicas que lhe sejam aplicáveis. 4.11 Responsabilizar-se pelas despesas referentes à alimentação, transportes e despesas de viagem e percurso dos seus funcionários e colaboradores. 4.12 Responsabilizar-se pelas despesas referentes a coleta, transporte e destinação final dos resíduos gerados durante as atividades. 4.13 Implantar, de forma adequada, a planificação, execução e supervisão permanente dos serviços, de maneira a não interferir nas atividades da CONTRATANTE, respeitando as normas de conduta do Instituto Butantan. 4.14 Manter todos os funcionários inclusive os da administração devidamente uniformizados, sendo obrigatória a identificação através de crachás com fotografia recente no início da prestação de serviços, provendo-os dos equipamentos de proteção individual EPI’s. Não será autorizada a permanência de funcionários da CONTRATADA circulando nas dependências das unidades sem identificação funcional. 4.15 Manter nas áreas durante os turnos de trabalho, supervisores capazes de tomar decisões compatíveis com os compromissos assumidos; 4.16 Assegurar que todo o funcionário que cometer falta disciplinar de natureza grave não seja mantido nas dependências de execução dos serviços ou em quaisquer outras instalações da CONTRATANTE; 4.17 Atender de imediato às solicitações da CONTRATANTE quanto às substituições de empregados não qualificados à prestação dos serviços; 4.18 Assumir todas as responsabilidades e tomar as medidas necessárias ao atendimento dos seus funcionários acidentados ou com mal súbito, por meio dos seus encarregados e supervisores; 4.17 Responsabilizar-se por ocorrências que envolvam seus funcionários em furtos, roubos, danos em equipamentos, materiais e desconexão em eletroeletrônicos assim como quaisquer outros prejuízos causados por seus funcionários à CONTRATANTE, bem como a terceiros em função deste contrato, providenciando o imediato ressarcimento do prejuízo com comunicação imediata ao gestor do contrato; 4.18 Comunicar ao gestor do contrato sempre que houver alteração do responsável técnico, acompanhado de justificativa; 4.19 Preservar e manter a CONTRATANTE à margem de todas as reivindicações, queixas e representações de qualquer natureza de seus funcionários, responsabilizando-se expressamente pelos encargos trabalhistas e previdenciários. 4.20 Apresentar as notas fiscais dos comprovantes de recolhimento de FGTS e INSS relativos aos funcionários que estejam executando os serviços pela CONTRATADA junto com a emissão das Notas Fiscais sob pena de, em não cumprindo a exigência, ser retido o pagamento devido. 4.23 Responsabilizar pela posse, guarda de todos os equipamentos e/ou materiais de propriedade da CONTRATANTE envolvidos no trabalho, mantendo seguro contra todos os riscos (acidentes, roubos, danos contra terceiro), bem como Seguro contra Incêndio/Sinistros de todos os seus equipamentos, Veículos e Instalações enquanto durar os seus trabalhos na obra;

Page 147: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

147

4.24 Manter seguro contra acidentes de trabalho, riscos de engenharia e responsabilidade civil. 4.25 Apresentar no final da execução dos serviços um jogo de cópias de todos os desenhos, com as marcar necessárias para a elaboração do “As Built”. 4.26 Responsabilizar pelo registro do contrato dos serviços no CREA. 4.27 Manter um engenheiro na obra, em tempo integral, com experiência mínima de 05 anos em serviços similares. 4.28 Todas as obrigações definidas no Ato Convocatório nº 016/2017, incluindo aquelas previstas no Memorial Descritivo – Anexo I. 4.29 No caso de subcontratação parcial, ficará a critério da CONTRATANTE a aprovação da SUBCONTRATADA. 4.30 A CONTRATADA deverá obter autorização prévia e por escrito, da CONTRATANTE, para subcontratar qualquer parte dos serviços. A substituição de qualquer subcontratada sujeitar-se-á igualmente à prévia aprovação da CONTRATANTE. 4.31 Entregar a relação dos nomes das empresas SUBCONTRATADAS à CONTRATANTE, bem como os documentos de regularidade fiscal, previdenciária e trabalhista das empresas. 4.32 A aceitação, pela CONTRATANTE, de qualquer subcontratada, não isentará a CONTRATADA de suas obrigações e responsabilidades assumidas na forma deste Ato Convocatório, permanecendo a CONTRATADA integralmente responsável perante a CONTRATANTE pelos serviços executados pelas suas SUBCONTRATADAS. 4.33 A CONTRATADA deverá atender o Procedimento de nº IB/POP/DES/D-0002_001 - Gestão de Segurança de Terceiros do Butantan, bem como acompanhar o cumprimento do procedimento pelas empresas SUBCONTRATADAS. Devendo, ainda, encaminhar à área de Segurança do Trabalho da CONTRATANTE as documentações antes do início das atividades para previa aprovação. 4.34 A CONTRATADA deverá atender o manual da Gerência de Meio Ambiente nº IB/MN/GMA/D-0001_001, bem como acompanhar o cumprimento do referido procedimento pelas empresas SUBCONTRATADAS. Devendo, ainda, encaminhar à área de Gerência de Meio Ambiente da CONTRATANTE as documentações antes do início das atividades para previa aprovação. 4.35 A CONTRATADA deverá fazer uma reunião ao início das obras para alinhamento com as equipes da Segurança e Saúde do Trabalho e do Meio Ambiente da CONTRATANTE para que sejam alinhadas as diretrizes. 4.36 A CONTRATADA compromete-se a cumprir e fazer cumprir integralmente todas as Normas Regulamentadoras publicadas pela Portaria 3214 de 08 de junho de 1978 e suas alterações, leis aplicáveis, a dispositivos contratuais relativos a Segurança e Saúde do Trabalho; Procedimento de nº IB/POP/DES/D-0002_001 - Gestão de Segurança para Terceiros, Procedimento de nº IB/POP/DES/D-0003_001 - Permissão de Trabalho Seguro do Butantan e, de todas as informações contidas neste Memorial, bem como empenhar-se por todos os meios para prevenir acidentes. 4.37 Apresentar toda a documentação antes do início das atividades para as áreas de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, e aguardar a avaliação e liberação por parte das referidas áreas, para que então possa prestar serviços à CONTRATANTE, iniciando os trabalhos, somente após a integração da equipe com o DESEG e GMA. 4.38 Garantir que as documentações trabalhistas e previdenciárias como: carteira de trabalho, recolhimento previdenciário, fundo de garantia e entre outros -, estejam em conformidade com as

Page 148: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

148

legislações vigentes. 4.39 Responsabilizar-se pela orientação e encaminhamento das informações e regulamentações de Segurança e Saúde do Trabalho às SUBCONTRATADAS, todavia, permanecendo integralmente responsável perante a CONTRATANTE. 4.40 No caso de subcontratação parcial de serviços, a CONTRATADA deverá remeter ao DESEG todos os documentos requeridos desta outra empresa, seguindo todas as normas e procedimentos citados. Deverá, ainda, aguardar a avaliação e liberação por parte do DESEG, para início da execução dos serviços terceirizados. 4.41 Os funcionários da CONTRATADA, e funcionários das empresas eventualmente SUBCONTRATADAS deverão utilizar uniformes em bom estado de conservação, portar crachá de identificação com foto em local de fácil acesso e visível, para controle e liberação às áreas permitidas durante a permanência nas dependências da CONTRATANTE. 4.42 Utilizar os EPI´s requeridos durante a execução dos serviços, sempre de acordo com as atividades que estiverem sendo desenvolvidas. E, ainda, observar o uso de Equipamentos de Proteção Individual mínimo, dentro das áreas em obras, os quais são: sapatos/bota de segurança (com ou sem biqueira de aço/composite – função x atividade x local de trabalho); capacete (com a cor definida por função x atividade); óculos de segurança e protetor auricular. 4.43 Responsabilizar-se pela guarda, perda, furto ou roubo de materiais e equipamentos e sua propriedade ou sob sua posse, devendo adotar medidas adequadas para sua guarda e preservação. 4.44 Fornecer aos seus funcionários ferramentas, EPC, EPI adequados às atividades/serviços contratados. 4.45 Manter seus funcionários atualizados quanto aos treinamentos e capacitações em seu exercício de função. Os equipamentos fornecidos devem possuir Certificado de Aprovação (C.A.), dentro da validade emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego e compatíveis com as atividades. 4.46 A liberação para que a CONTRATADA, bem como suas SUBCONTRATADAS iniciem suas atividades só ocorrerá após o atendimento dos seguintes requisitos:

Recebimento e aprovação de todos os documentos relacionados no Procedimento nº IB/POP/DES/D-0002_001 (Gestão de Segurança para Terceiros) deverão ser encaminhados ao DESEG em formato eletrônico PDF e em cópia física. Os Anexos e a APR – Analise Preliminar de Risco de cada etapa das atividades devem ser entregues o original.

Participação e aprovação de seus funcionários na Integração de Segurança do Trabalho; Os funcionários integrados serão informados à Segurança Patrimonial, ficando ciente da presença deles, através de e-mail, para liberação de acesso ao trabalho nas dependências do Instituto Butantan.

CLÁUSULA QUINTA – DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE 5.1 Fornecer todas as informações imprescindíveis para que a CONTRATADA possa desempenhar seus serviços dentro das condições estabelecidas neste contrato.

Page 149: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

149

5.2 Remunerar a CONTRATADA conforme o estipulado na cláusula sexta deste contrato. 5.3 Acompanhar e fiscalizar a execução do presente contrato. 5.4 Prestar esclarecimentos e dar informações e orientações aos funcionários da CONTRATADA, sempre que lhe for solicitado ou julgar conveniente, e que digam respeito à natureza dos serviços contratados. 5.5 Permitir o livre acesso dos empregados da CONTRATADA nas áreas em que serão executados os serviços objeto do presente contrato. 5.6. Providenciar a restituição (e/ou Liberação) da garantia prestada após o termo final da vigência do Contrato. 5.7. Emitir Termo de Recebimento Definitivo ao término da execução dos serviços e ainda, se for o caso, emitir Termo de Encerramento do Contrato, comprovando a liquidação das obrigações assumidas. CLÁUSULA SEXTA – DO VALOR E DAS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO 6.1 Pela prestação dos serviços contratados a CONTRATANTE pagará à CONTRATADA o valor total de R$ XXX (valor por extenso), da seguinte forma:

(incluir forma de pagamento). 6.1.1. As medições ficarão condicionadas à apresentação dos originais das faturas, que deverão ser devidamente atestadas e aprovadas pela Fundação Butantan, através do Gestor do Contrato. 6.1.2. As medições para faturamento ocorrerão mensalmente, sendo precedidas de solicitação da CONTRATADA, com antecedência de 15 (quinze) dias corridos, instruída com os seguintes elementos: a) relatórios escrito (memória de calculo) e fotográfico; b) cronograma previsto/realizado, refletindo o andamento dos serviços; c) declaração, sob as penas da lei, afirmando que os produtos e subprodutos de madeira utilizados na obra são, exclusivamente, de origem exótica, ou, no caso de utilização de produtos ou subprodutos de origem nativa: c.1) se tais produtos e subprodutos forem aqueles listados no artigo 1º, parágrafo primeiro, do Decreto Estadual no. 53.047/2008, declaração, sob as penas da lei, afirmando que procedeu às respectivas aquisições de pessoa jurídica cadastrada no CADMADEIRA; c.2) apresentação das faturas e notas fiscais e demais comprovantes da legalidade da madeira utilizada na obra, tais como Guias Florestais, Documentos de Origem Florestal ou outros eventualmente criados para o controle de produtos e subprodutos florestais, acompanhados das respectivas cópias, que serão autenticadas pelo servidor responsável pela recepção. d) Certificado de destinação ou disposição final dos resíduos gerados na obra e apresentação dos Manifestos de Transporte de Resíduos - MTR's do mês de referência. e) comprovantes de recolhimento de FGTS e INSS relativos aos funcionários que estejam executando os serviços pela CONTRATADA apresentação dos recolhimentos de FGTS e INSS relativos aos funcionários que estejam executando os serviços pela CONTRATADA, bem como das empresas SUBCONTRADAS.

Page 150: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

150

6.1.3. As notas fiscais deverão estar acompanhadas dos documentos mencionados na cláusula 6.1.2, bem como os documentos relacionados ao manejo dos resíduos, sob pena de, em não cumprindo a exigência, ser retido o pagamento respectivo.

6.2 O pagamento será realizado em xx (xxx) dias contados do recebimento da Nota Fiscal, devidamente atestada pelo Gestor do Contrato, no setor Financeiro da Fundação Butantan. 6.3 No valor total informado no item 6.1 já se acham incluídos todos os tributos, encargos sociais, trabalhistas e previdenciários, lucros e demais despesas incidentes, de forma que nada mais poderá ser cobrado da CONTRATANTE. 6.4 Os pagamentos serão efetuados por meio de cheque nominal, boleto ou transferência bancária (DOC ou TED). 6.5. As notas fiscais que apresentarem incorreções serão devolvidas à CONTRATADA para as devidas correções. Neste caso, o pagamento será feito no prazo de 15 (quinze) dias a partir da reapresentação da nota fiscal no Setor Financeiro da Fundação Butantan. 6.6. As notas fiscais deverão estar acompanhadas dos comprovantes de recolhimento de FGTS e INSS relativos aos funcionários que estejam executando os serviços pela CONTRATADA, sob pena de, em não cumprindo a exigência, ser retido o pagamento respectivo. 6.7 A ausência de pagamento, por culpa exclusiva da CONTRATANTE, após 10 (dez) dias da data estipulada facultará à CONTRATADA a aplicação de multa de 1% (um por cento) sobre o valor de débito, mais juros de 1% (um por cento) ao mês, calculados “pro rata dia” a partir de 5 (cinco) dias do vencimento. 6.6 Havendo prorrogação dos serviços, serão reajustados os valores constantes na cláusula 6.1 a cada período, devendo ser obedecido o índice IPC da FIPE daquele ano ou outro índice oficial que venha a substituí-lo ou, na ausência de substituto, pela média simples dos principais índices econômicos que apuram a inflação anual acumulada. CLÁUSULA SÉTIMA – DA EXECUÇÃO, DO RECEBIMENTO, DA FISCALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DOS SERVIÇOS 7.1 O contrato deverá ser executado de acordo com as cláusulas avençadas, nos termos da proposta formulada pela CONTRATADA e da legislação vigente, respondendo o inadimplente pelas consequências de sua inexecução total ou parcial. 7.2 A CONTRATANTE deverá exercer a fiscalização irrestrita dos serviços, de modo a assegurar o efetivo cumprimento da execução do objeto contratado. 7.3 Fica designado como responsável pelo acompanhamento, fiscalização e atesto dos serviços objeto do presente contrato, pela CONTRATANTE o Sr. xxxxxxxxxxxxxx, (cargo) da Divisão de Engenharia e Arquitetura da Fundação/Instituto Butantan. 7.4 Deverá o responsável pelo atesto recusar o recebimento do equipamento ou serviço no caso de irregularidade, má execução, ou discordância com as especificações do contrato, sob pena de, em não o fazendo, ser responsabilizado pela infração. 7.5 A fiscalização dos serviços pela CONTRATANTE não exclui nem reduz a completa responsabilidade da CONTRATADA pela inobservância de qualquer obrigação assumida.

Page 151: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

151

7.6 A CONTRATADA declara, antecipadamente, aceitar todas as condições, métodos e processos de inspeção, verificação e controle adotados pelo Gestor do Contrato, obrigando-se a fornecer todos os dados, elementos, explicações, esclarecimentos e comunicações de que a CONTRATANTE necessitar e que forem julgados necessários ao desempenho de suas atividades. 7.7 A alteração do Gestor do Contrato poderá ser realizada de forma unilateral pela CONTRATANTE mediante simples comunicação postal. CLÁUSULA OITAVA– DA RESPONSABILIDADE DA CONTRATADA 8.1 Havendo rejeição dos serviços, no todo ou em parte por sua culpa, a CONTRATADA deverá refazê-los no prazo fixado pela CONTRATANTE, observando as condições estabelecidas para a execução. 8.2 Na impossibilidade de serem refeitos os serviços glosados, ou na hipótese de não serem os mesmos executados, fica a critério exclusivo da CONTRATANTE rescindir o presente contrato, sem prejuízo da aplicação das penalidades previstas na Cláusula Décima Primeira deste instrumento.

CLÁUSULA NONA – DA GARANTIA CONTRATUAL

9.1 A garantia deverá cobrir até 60 (sessenta) meses após a conclusão dos serviços prestados, contra quaisquer defeitos e/ou mau funcionamento oriundos dos serviços prestados, bem como dos materiais fornecidos. 9.2. A CONTRATADA deverá apresentar, no prazo de 07 (sete) dias da contratação, Seguro garantia - destinado a assegurar o adiantamento do sinal no valor de XX% (por extenso) desta Minuta Contratual, representando a quantia de R$ XXX (valor por extenso). 9.3. A CONTRATADA deverá apresentar, no prazo de 07 (sete) dias da contratação, Fiança de performance – no valor de XX% (por extenso) do valor desta Minuta Contratual, representando a quantia de R$ XXXX (por extenso), de forma a dar cobertura a todo o período contratado. 9.4. Pode a CONTRATADA optar pela modalidade seguro garantia, constando na apólice disposição expressa estipulando a responsabilidade da seguradora pelo pagamento, inclusive, dos valores relativos a multas de quaisquer espécies aplicadas à CONTRATADA. 9.5. A não prestação de garantia equivale à recusa injustificada de celebração do contrato, caracterizando descumprimento total da obrigação assumida, sujeitando a CONTRATADA às penalidades estabelecidas em Lei. 9.6. A garantia prestada será restituída (e/ou liberada) após o termo final da vigência do contrato. 9.7. No caso de prorrogação contratual, a CONTRATADA deverá providenciar novo seguro performance – no valor da contratação, de forma a dar cobertura a todo período contratado. CLÁUSULA DÉCIMA – DO SIGILO 10.1 A CONTRATADA se obriga a manter absoluto sigilo e confidencialidade de todas e quaisquer informações, dados e/ou documentos apresentados pela CONTRATANTE, durante a negociação, acerto e execução do contrato, não podendo, sob qualquer hipótese (salvo autorização expressa e

Page 152: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

152

por escrito), divulgá-los a pessoas estranhas à contratação ou transmiti-los por qualquer meio de comunicação, sob pena de, em não observando esta obrigação, responder pelos danos e prejuízos dela decorrentes. 10.2 Para fins de sigilo e confidencialidade entendem-se por:

10.2.1 Informações (lista exemplificativa e não taxativa): Fórmulas, processos, desenhos, fotografias, planos, plantas, projetos, relatórios, listas de clientes, dados sobre tráfego, informações de preços, invenções, ideias, esquemas, especificações, dados técnicos, informações sobre equipamentos, softwares, fluxo de caixa, algoritmos, campanhas publicitárias, e qualquer dado administrativo; 10.2.2 Divulgação: qualquer tipo de comunicação ou transmissão de informações a uma ou mais pessoas, seja por via oral, visual, escrita, telefônica ou qualquer outra forma de transmissão de informações; 10.2.3 Pessoa estranha: toda e qualquer pessoa física ou jurídica que não esteja diretamente envolvida na negociação, acerto ou execução deste contrato, e que, portanto, não deverá tomar ciência de qualquer informação a respeito do contrato ou da CONTRATANTE.

10.3 CONTRATADA se compromete a tratar todas as informações a respeito da CONTRATANTE e seus respectivos produtos como confidenciais, garantindo sigilo absoluto quanto a qualquer divulgação das mesmas a outras empresas. CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - DAS PENALIDADES 11.1 Não obstante o direito ao ressarcimento por prejuízos causados, ficam estipuladas as seguintes penalidades:

11.1.1. Pela inexecução total do contrato, a CONTRATADA pagará à CONTRATANTE multa equivalente a 20% (vinte por cento) do valor do contrato; 11.1.2. Pela inexecução parcial do contrato, a CONTRATADA pagará à CONTRATANTE multa equivalente a 15 % (quinze por cento) do valor do contrato; 11.1.3. O atraso na execução dos serviços, por culpa da CONTRATADA, excluídos os casos fortuitos e de força maior, acarretará a aplicação de multa diária de 0,5% (meio por cento), sobre o valor do contrato, limitada a 10% (dez por cento), que poderá ser descontada do valor a ser pago. 11.1.4. Pelo descumprimento de qualquer outro dispositivo contratual não relacionado diretamente à execução do objeto contratado, excluídos os casos fortuitos e de força maior, a CONTRATADA pagará à CONTRATANTE multa equivalente a 5% (cinco por cento) do valor do contrato. 11.1.5. A não correção de qualquer falta e o retardamento da prestação de informações à CONTRATANTE sujeitará a CONTRATADA, a partir do prazo fixado, à multa de 0,03% (três centésimos por cento), calculada por dia de atraso sobre o valor do contrato até o limite de 20 dias.

11.2 Após o 20º (vigésimo) dia de inadimplência, a CONTRATANTE terá direito de recusar a continuidade da execução contratual, de acordo com sua conveniência e oportunidade, comunicando à CONTRATADA a perda de interesse no recebimento da fatura/recibo para

Page 153: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

153

pagamento do serviço, se for o caso, ou a perda do interesse em manter o Contrato, sem prejuízo da aplicação das penalidades previstas neste Ato Convocatório. 11.3 A inadimplência da CONTRATADA, independentemente do transcurso do prazo estipulado na alínea anterior, em quaisquer dos casos, observado o interesse da CONTRATANTE e a conclusão dos procedimentos administrativos pertinentes, poderá implicar a imediata rescisão unilateral do Contrato, com a aplicação das penalidades cabíveis; 11.4 A rescisão ocorrida exclusivamente por culpa da CONTRATADA implicará na inexecução total do objeto do contrato, aplicando-se a penalidade prevista no subitem 11.1 desta Cláusula. 11.5 Quando aplicadas as multas previstas, poderão elas serem compensadas pelo Departamento Financeiro da CONTRATANTE, por ocasião do pagamento dos valores devidos, nos termos dos arts. 368 a 380 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil); 11.6 Na impossibilidade de compensação, nos termos do item anterior ou, inexistindo pagamento vincendo a ser realizado pela CONTRATANTE, ou, ainda, sendo este insuficiente para possibilitar a compensação de valores, a CONTRATADA será notificada a devolver a importância remanescente das multas aplicadas, no prazo máximo de 10 (dez) dias, contado da data do recebimento, pela CONTRATADA, do comunicado formal da decisão definitiva de aplicação da penalidade, sem prejuízo das demais sanções legais cabíveis. 11.7 Para todas as penalidades aqui previstas, será garantida defesa prévia à CONTRATADA que deverá ser apresentada no prazo de até 02 (dois) dias úteis, contado do recebimento da notificação encaminhada pela CONTRATANTE. 11.8 As penalidades previstas neste contrato são autônomas e a aplicação de uma não exclui a de outra, podendo ser aplicadas cumulativa e simultaneamente. CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA – DA RESCISÃO 12.1 Constituem, dentre outros, motivos para a rescisão deste contrato, com as implicações contratuais e também aquelas previstas no Regulamento de Compras e Contratações da Fundação Butantan e em lei, independente de notificação ou interpelação judicial ou extrajudicial:

12.1.1 A lentidão ou atraso injustificado na execução que possa dar margem ao descumprimento das obrigações assumidas; 12.1.2 A paralisação dos serviços sem justa causa ou sem autorização da CONTRATANTE. 12.1.3 O cometimento reiterado de faltas na execução deste contrato; 12.1.4 O cumprimento irregular ou o não cumprimento de cláusulas contratuais, especificações ou prazos. 12.1.5 A subcontratação parcial ou total do objeto deste contrato sem autorização expressa da CONTRATANTE.

12.2 A CONTRATANTE poderá, a qualquer momento e sem incidir em qualquer penalidade, rescindir o presente contrato, bastando, para tanto, encaminhar notificação à CONTRATADA com 15 (quinze) dias de antecedência. 12.3 Na impossibilidade de entrega do objeto contratado, excluídos os casos fortuitos de força maior, fica a critério exclusivo da CONTRATANTE, rescindir o referido contrato, sem prejuízo para a

mesma, com possíveis sanções à CONTRATADA conforme previsto Cláusula Décima Primeira,

Page 154: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

154

inclusive de indenização pelo não fornecimento de que trata este contrato, observados os limites aqui estabelecidos. CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 13.1 As partes reconhecem que cada uma delas é uma pessoa jurídica independente. Nenhuma das partes tem o direito de obrigar ou agir em nome da outra parte, não podendo vincular a outra em nenhum contrato ou acordo com terceiros. Nada neste contrato poderá ser interpretado de forma a constituir uma sociedade ou joint venture, ou criar um vínculo empregatício ou de representação entre a CONTRATANTE, a CONTRATADA e seus sócios, empregados e/ou prestadores de serviços. 13.2 Qualquer alteração ou aditivo ao presente contrato deverá ser feito por escrito e assinado pelo representante legal de cada uma das partes. As partes não poderão ceder os direitos ou obrigações estabelecidas neste contrato, integralmente ou em parte, sem o consentimento prévio por escrito da outra parte. Qualquer tentativa de cessão deste contrato sem o prévio consentimento da outra parte será nula. 13.2 Em caso de divergência, prevalecerão os termos deste contrato, em primeiro lugar, seguidos da confirmação de pedido, dos documentos descritos no item 1.2 da cláusula primeira e, por último, da proposta comercial. 13.4 A CONTRATADA não poderá realizar publicações na imprensa ou fazer quaisquer outras divulgações ao público referente ao relacionamento entre as partes ou sobre os termos deste contrato sem a revisão e aprovação prévia e por escrito da CONTRATANTE. 13.5 Na hipótese de ocorrer reclamação trabalhista por empregado da CONTRATADA que tenha prestado serviço por força deste contrato e que dessa reclamação advenha qualquer tipo de ônus para a CONTRATANTE, seja por título judicial ou extrajudicial, a CONTRATADA, por seus representantes legais, desde logo outorga por este instrumento à CONTRATANTE, procuração com plenos poderes para que em seus nomes possa emitir título extrajudicial (nota promissória) no valor do débito, acrescido de juros, multa e correção monetária, reconhecendo por esta cláusula a certeza e liquidez do referido débito, dispensando qualquer tipo de notificação judicial ou extrajudicial para constituição em mora, sem prejuízo do recebimento de eventuais perdas e danos, obrigando por força desta cláusula também seus herdeiros, sucessores e cessionários a qualquer título. CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA– DA SOBREVIVÊNCIA 14.1 Os respectivos direitos e obrigações mencionados nas Cláusulas Décima, Décima Terceira - itens 13.1, 13.3, 13.4, 13.5 e Décima Quinta, sobreviverão à rescisão ou término deste contrato. CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA – DO FORO 15.1 Para dirimir quaisquer questões decorrentes deste contrato será competente o foro da Comarca de São Paulo - Capital.

Page 155: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

155

E assim, por estarem as partes de acordo, justas e contratadas, foi lavrado o presente contrato em 02 (duas) vias de igual teor e forma, que, depois de lido e achado conforme, é assinado pelas partes para que produza todos os efeitos de direito, na presença das testemunhas abaixo identificadas e assinadas. São Paulo, ____ de __________________ de 20___. FUNDAÇÃO BUTANTAN (Representante) (Cargo)

(EMPRESA CONTRATADA). (Representante da empresa) (Cargo)

GESTOR Gestor de Projetos da Divisão de Engenharia e Arquitetura da Fundação/Instituto Butantan

TESTEMUNHAS:

Page 156: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

156

ANEXO XXVI

ORDEM DE INICIO DE EXECUÇÃO DO OBJETO

São Paulo, XXX de XXX de 2017.

EDITAL N.º 008/2017 PROCESSO Nº 17765/2016 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: MENOR PREÇO

A Fundação Butantan expede a presente Ordem de Início de Execução dos Serviços à (Qualificação da empresa vencedora), tendo por objeto a Contratação de empresa especializada em execução de obra civil para construção de câmara fria em atendimento a demanda da fabrica da vacina contra influenza do Instituto Butantan, previsto na Proposta Técnica e Comercial, no valor total de XXXXXXXXXXXXXXXXXX, com a liberação de (forma de faturamento negociado), condicionados à conclusão dos serviços, entrega da documentação e As built.

(Descrever a forma de faturamento)

A CONTRATADA deverá apresentar no prazo de até 07 (sete) dias após assinatura do contrato, os seguintes documentos:

Fiança de performance – no valor de 5% (cinco por cento) do valor do Contrato, representando a quantia de R$ xxxxxxxxxxxxxxxx, de forma a dar cobertura a todo o período contratado. Opcional

Seguro garantia - no valor de 20% (vinte por cento) do valor do Contrato, representando a quantia de R$ xxxxx, de forma a assegurar o valor pago a título de sinal.

A empresa deverá optar por uma das seguintes modalidades: a) Caução em dinheiro/cheque

administrativo; b) Seguro garantia; c) Fiança bancária.1 FUNDAÇÃO BUTANTAN XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX Presidente

EMPRESA VENCEDORA. Representantes

GESTOR Indicado pela Fundação Butantan/Instituto Butantan

1 A garantia de sinal e de Performance estão previstas no item 2 da Relação de Documentos de Habilitação entregues no momento da participação da seleção de fornecedores. 2 A garantia de sinal somente será exigida, caso o fornecedor solicite antecipação de recurso para inicio das obras.

Page 157: EDITAL N.º 016/2017 PROCESSO Nº 19030/2017 … 016-2017... · ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo

157

ANEXO XXVII

TRD - TERMO DE RECEBIMENTO DEFINITIVO

PROCESSO Nº 19030/2017 Contrato: XXX/2017 A FUNDAÇÃO BUTANTAN, por este instrumento, atesta, para os devidos fins, e em cumprimento ao disposto no artigo 30, inciso IV, do Regulamento de Compras e Contratações, instituído em 16/05/2012, registrado perante o 3º Oficial de Registro de Títulos e Documentos Civil de Pessoa Jurídica de São Paulo sob n.º 639351, que recebe, definitivamente, os serviços de adequação de área para recebimento de novos equipamentos de descontaminação de sólidos DMI. do Instituto Butantan a cargo da empresa XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX e constatou que os serviços foram prestados em conformidade com as exigências contratuais. Para a Fundação Butantan fica considerado, a partir desta data, cumprido o pacto contratual para todos os efeitos legais, permanecendo as responsabilidades e garantias sobre bens e serviços entregues ou prestados, tanto legais quanto convencionais, qualquer tipo de defeitos ocultos nos produtos ou serviços entregues ou prestados, segurança, solidez e qualidade dos serviços. Através deste Termo de Recebimento Definitivo os Gestores do Contrato, aqui identificados, expressamente declaram que o objeto da contratação foi completamente executado, durante o período da vigência do contrato, responsabilizando-se pela veracidade de suas afirmações. São Paulo, XX de XXXXXXXXX de XXXX. ________________________ _________________________ Gestor do Contrato: Gestor da Área Requisitante

____________________ _________________________ FUNDAÇÃO BUTANTAN Empresa vencedora Presidente