edição de 14 a 20 de setembro de 2019 contato@gazetanit ... · mestre instalado junto com o...

8
#gazetanit 1 | Edição de 14 a 20 de setembro de 2019 [email protected] | Whatsapp (21) 9 9590-5340

Upload: others

Post on 23-Oct-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • #gaz

    etan

    it

    1 |Edição de 14 a 20 de setembro de [email protected] | Whatsapp (21) 9 9590-5340

  • #gaz

    etan

    it

    2 | Edição de 14 a 20 de setembro de 2019ANUNCIE e pague em até 10X no cartão (21) 98681-5374

    Artigo

    Geral

    Audiência Pública

    A ‘Terceira Idade’demanda respeito geral,prioritário e gratuitoPor Fábio Geraldo Veloso

    Nesta última semana, o Órgão Especial do Tribunal de Justi-ça do Estado julgou inconstitucionais 18 artigos da Lei Estadualnº 7.916, de 16 de março de 2018, que regulamenta no Estado doRio de Janeiro a idade do idoso, alterando para 60 anos o reco-nhecimento da terceira idade para fins de isenções e descontos.

    Dentre os benefícios concedidos pela referida Lei, aos maio-res de 60 anos, estavam a gratuidade no transporte público e noacesso aos estádios e ginásios esportivos oficiais, inclusive odesconto de 50% em shows e peças de teatros, além da renova-ção gratuita da carteira de motorista.

    Notadamente, o termo “idoso” já não indica mais pessoa que se encontra debilitada pela avançada idade. De fato, não se deve confundir o termo “idoso” com o senso pejorati-vo da palavra “velho”, pois, em que pese a classificação dou-trinária que didaticamente estipula a terceira idade a partir dos 60 anos, “atualmente, personalidades, intelectuais, polí-ticos, artistas, com mais de 60 anos, aparecem na mídia, con-tradizendo estereótipo de ‘velho’ ao demonstrarem inteligên-cia, versatilidade, perspicácia, audácia, boa forma, bom hu-mor, dentre outras características”, demostrando que na ter-ceira idade as pessoas podem ser produtivas, ativas e tendo ainda muito a contribuir com a Sociedade.

    De fato, chegar aos sessenta anos ou mesmo passar des-sa idade não corresponde necessariamente que a pessoa setornou especialmente vulnerável, “menos capaz”, necessita-da, hipossuficiente. Ressalvados logicamente os casos emque os idosos, suscetíveis, apresentam doenças e debilida-des decorrentes do seu peculiar estado.

    Para tanto, o Estatuto do Idoso, a Lei nº 10.741/2003, visaassegurar, aos maiores de 60 anos “todas as oportunidades efacilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seuaperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condi-ções de liberdade e dignidade.” sem necessariamente disporsobre gratuidades e isenções para tanto.

    Com efeito, as gratuidades e descontos não se presumemnecessárias às pessoas somente pelo fato delas terem alcança-do determinada idade, a não ser no caso do art. 230, §2º, daConstituição Federal, que expressamente garante a gratuidadedos transportes coletivos urbanos aos maiores de 65 anos. Omarco referencial para o benefício da gratuidade se estabeleceua partir desta faixa etária, principalmente em função do constata-do aumento na expectativa de vida das pessoas, dos parâmetroslegais de idade para o início da aposentadoria, inclusive pelofato de já se ter constatado que muitos são os idosos que arcamnão só com seu próprio sustento, mas também contribuem deci-sivamente com as finanças de filhos e netos adultos.

    De fato, a busca constante deve ser primordialmente pelamelhoria da qualidade de vida do idoso, apesar do preconcei-to, da discriminação e do isolamento da sociedade, inclusivepelo fato da velhice ainda ser encarada como decadência,doença e peso social. Garantir que idosos não sejam explora-dos pelos familiares ou simplesmente abandonados, com ocontrole dos seus recursos inteiramente nas mãos de quemaproveita para se locupletar indevidamente do patrimônio,das pensões e aposentadorias.

    A desembargadora Odete Knaack de Souza, relatora do pro-cesso em questão, considerou em seu voto que a lei que conce-de gratuidades em serviços públicos para maiores de 60 anos“influencia no orçamento do governo, diante das gratuidades eisenções, que implicam na diminuição da arrecadação”.

    Deve-se considerar, que a dignidade e o respeito devido àspessoas idosas, independentemente da idade em que estejam,vai muito além da mera concessão de descontos e gratuidades,que muita das vezes pode se verificar mais como fator de discri-minação do que como eficaz benefício. Até mesmo porque oacesso prioritário dos idosos aos serviços públicos e gratuitoscomo de saúde etc. já são garantidos pela Lei, independente-mente da situação de hipossuficiência financeira.

    * Fabio Geraldo Veloso é consultor jurídico

    ARLS Joaquim Gonçalves Lêdo celebra 47 anos de fundaçãoNo dia 10 de setembro aconteceu a Ses-

    são Magna de Comemoração aos 47 anosda ARLS Joaquim Gonçalves Lêdo Nº1868Oriente de Niterói.

    Na oportunidade foram condecorados comas respectivas medalhas os valorosos IIrº Geral-do Gabriel Cardoso de Souza (Grande Beneméri-to da Ordem);Custódio Soares Pereira; OzirisRoberto Sales Barrozo e Taldenir Pereira (Estre-la da Distinção Maçônica) e Wilton Xavier dosSantos (Cruz da Perfeição Maçônica), pelos re-levantes serviços prestados à Maçonaria. Emseguida foi realizado a entrega da Medalha deMestre Instalado junto com o certificado ao Ve-nerável Mestre Irº Claudio Vieira Santos.

    Estiveram presentes os poderosos IIrº AndréLuís Rosa (Grão Mestre em exercício do GOB-RJ);Augusto Cesar Carvalho Pimentel (Sec. Estadualde Gabinete do Grão-Mestrado); João Dias (Sec.Est. de Administração e Patrimônio); Robson Ro-drigues da Silva (Sec. Est. da Guarda dos Selos);Luiz Alberto Barbirato (Sec. Est. de Finanças); Car-los Alberto de Lima Gomes (Sec. Est. de Previdênciae Assistência); Vandir Encarnação dos Santos (Sec.Est. de Entidades Paramaçônicas); Alcione ValenteMarconi (Sec. Est. Adj. de Interior, Relações Públi-cas e Transporte e Hospedagem) Carlos José Alves(Sec. Est. Adj. de Gabinete); Marcelo de AlmeidaCarneiro (Presidente da Mútua); Conselheiros Es-taduais do GOB-RJ IIrº Marcos Alberto Rodriguesde Oliveira; Robson Gomes da Silva; Oziris Roberto

    Sales Barrozo e Josué Lucas Bravo; Assessores Es-peciais para Assuntos Específicos do GOB-RJ IIr ºMarcelo Silva da 14º Circunscrição e David Carva-lheira da 17º Circunscrição; Venerável Mestre daARLS Joaquim Rodrigues D´ Abreu Nº 1921 Ir? Lú-cio Neves, Venerável Mestre da ARLS Antônio Viei-ra de Macedo Nº 1611 Irº Daniel de Oliveira Guima-rães; Venerável Mestre da ARLS Moarcir Arbex Di-namarco Nº3301 Irº Osvaldo de Souza Gomes; Depu-tados dos Poderes Legislativos Estadual e Federaldo GOB-RJ e GOB, dentre outros.

    Ao término dos trabalhos, todos foram convi-dados pelo Venerável Mestre Claudio Vieira San-tos para consagrarem no salão social da Loja, ondefoi oferecido um lauto banquete aos irmãos, cu-nhadas, sobrinhos e convidados.

    Candidaturas Independentes em debate na CâmaraNesta segunda feira, dia 16, às

    17h30, será realizada AudiênciaPública sobre Candidaturas Inde-pendentes no Plenário da CâmaraMunicipal de Niterói, evento aber-to à participação de qualquer in-teressado e que incide em cheionesse momento de desconfiançae insatisfação da Sociedade emrelação aos Partidos Políticos, àsquestões que envolvem o FundoPartidário, bem como a todo des-gaste institucional que tem sidoexperimentado ultimamente comos constantes escândalos, utili-zação de caixa dois, fraudes emcampanhas, candidaturas laran-jas, conflitos internos e etc.

    Encontram-se em trâmite, jun-to ao Congresso Nacional, Pro-postas de Emenda à Constituiçãopara permitir a apresentação decandidaturas a cargo eletivo, in-dependentemente de filiação par-tidária. Vale lembrar que, suscita-da há tempos a candidatura inde-pendente, já havia sido defendi-da publicamente pelo ministro eentão presidente do Supremo Tri-bunal Federal (STF), Joaquim Bar-bosa, como forma de aperfeiçoa-mento da democracia.

    Levada a questão ao Supre-mo Tribunal Federal, através deprocesso que ainda se encontraem trâmite na referida Corte,como bem já havia sido destaca-do em artigo do Prof. Fabio Ge-raldo Veloso: “reconhecida a re-percussão geral da matéria, opor-tunidade na qual a procuradora-geral da República, Raquel Dod-ge, já havia se pronunciado fa-voravelmente à instituição da

    candidatura independente. A re-ferida procuradora chegou a as-severar que parte da corrupçãopresente no sistema político écausada pelo modo de financia-mento eleitoral, cuja distribuiçãode recursos é controlada por par-tidos políticos. Defendeu a vali-dade da regra presente no Pactode San José para o caso brasilei-ro. De fato, o artigo 23 do referi-do Tratado Internacional (do qualo Brasil é signatário), que cuidados direitos políticos, não exigefiliação partidária. O processo noSTF ainda aguarda estabeleci-mento de data para ser julgado.”

    Notadamente, os movimentosdas ruas, a insatisfação popular ea corrupção têm apontado clara-mente para o desgaste, senão parao esgotamento do sistema clássi-co de representação política, talcomo atualmente concebido.

    Audiências Públicas sobre asCandidaturas Independentes fo-ram realizadas recentemente naCâmara Municipal de São Paulo,na Assembleia Legislativa do Es-tado de São Paulo e na Câmarados Deputados em Brasília. Pro-posta e organizada oficialmentena Câmara Municipal de Niterói,e de forma pioneira no Estado peloVereador Casota, espera-se quecom o amadurecimento dos deba-tes e com o aumento do alcance enotoriedade do tema, possa-seestar contribuindo com a espera-da decisão dos ministros do STFe com o posicionamento dos par-lamentares em relação aos Proje-tos de Emenda Constitucionalque se encontram em processolegislativo em ambas as Casas doCongresso Nacional.

    “Trata-se de matéria direta-mente relacionada ao pleno exer-cício da cidadania, aos valoresdemocráticos e à afirmação dosufrágio universal e direto para aescolha dos membros dos Pode-res Executivo e Legislativo. Com-preendo a importância dos parti-dos políticos e acredito que suaexistência é essencial no EstadoDemocrático de Direito, mas de-vemos também considerar a ne-cessidade de constante aperfei-çoamento do sistema eleitoral edas formas de exercício da plenacidadania”, disse Casota, queaproveitou a oportunidade paraconvocar a todos os munícipesde Niterói e dos municípios próxi-mos ao comparecimento em maiseste evento promovido na Câma-ra Municipal.

  • #gaz

    etan

    it

    3 |Edição de 14 a 20 de setembro de [email protected] | Whatsapp (21) 9 9590-5340 Local

    Participe!(21) 9 9590-5340

    EXPEDIENTE | Jornal Gazeta NiteroienseFundador e Diretor Responsável: Nilson Ricardo.

    E-mail: [email protected]. Tel: (21) 98681-5374Na Internet em www.gazetanit.com.br. No Twitter @gazetanit.No Facebook www.facebook.com/gazetaniteroiense.Colaboradores: Os artigos, crônicas e colunas assinadas são de totalresponsabilidade de seus autores e não traduzem a opinião do jornal.

    A Gazeta Niteroiense é uma publicação da Editora X Niteroiense Ltda. ME. | Distribuição gratuita.

    [email protected]

    COMERCIAL (21) 9 [email protected]

    O jornal GAZETA NITEROIENSE conta com distribuição gratuita e ênfase de circulaçãonos locais mais frequentados de Niterói em mais 200 pontos de distribuição na cidade.Possuímos mala direta online com mais de 15 mil e-mails cadastrados ativos,estimando-se que, em média, o periódico venha atingir até 50 mil leitores por edição. ANUNCIE E PAGUE EM ATÉ 10X NO CARTÃO • Ligue já!

    Mobilidade UrbanaLocal

    Projeto Bom Pagador darádesconto no IPTU em Niterói Obras de reurbanização da

    Marquês do Paraná avançamApós retirada decalçadas, já é possívelver novo traçado dapista. Prazo paraconclusão da obra éabril de 2020

    Pouco mais de um mês doinício das obras de reurbani-zação e ampliação da Aveni-da Marquês de Paraná, noCentro de Niterói, já é possí-vel ver o novo traçado da pis-ta. Após a retirada das calça-das, os trabalhos estão con-centrados na recolocação domeio fio, na delimitação da ci-clovia sentido Icaraí e na im-plantação da nova rede dedrenagem. Os recuos nas cal-çadas em frente ao Hortifrutie ao clube Rio Cricket tambémjá foram iniciados.

    O projeto da Prefeitura deNiterói prevê a implantação deuma faixa exclusiva para ôni-bus em cada sentido da aveni-da, ciclovia bidirecional, para-da de ônibus sobre o mergu-lhão Ângela Fernandes, nosmesmos moldes arquitetônicosdas estações da TransOceâ-nica, além de calçadas aces-síveis dos dois lados da aveni-da, novo paisagismo, melhori-as na drenagem, iluminação deLED e sinalização para pedes-tres. O prazo para conclusãoda obra é abril de 2020.

    O secretário municipal deUrbanismo e Mobilidade, Re-nato Barandier, explica que aobra está sendo executada emduas etapas para minimizar oimpacto na mobilidade.

    “O alargamento da Marqu-ês do Paraná beneficiará mo-

    toristas, passageiros, ciclistas epedestres, reduzindo o tempode deslocamento e melhoran-do a qualidade de vida da po-pulação”, informa Barandier.“Esse projeto resolverá váriosproblemas do trânsito na região,como os engarrafamentos naAvenida Roberto Silveira e naDoutor Celestino, onde, na horado rush, motoristas ficam reti-dos por mais de 40 minutos”.

    De acordo com a Secreta-ria Municipal de Obras, as in-tervenções estão sendo reali-zadas na parte viária, com oalargamento da pista e a im-plantação da ciclovia e dascalçadas dentro das normas deacessibilidade, no sentido Cen-tro-Icaraí. Em seguida, seráexecutado o mesmo procedi-mento no sentido contrário

    (Icaraí-Centro).Mais de 50 desapropria-

    ções – A primeira parte do pro-jeto, já concluída, foi a desa-propriação e demolição demais de 50 imóveis no trechoentre as ruas Doutor Celesti-no e Miguel de Frias que eramnecessárias para o alargamen-to da via e a implantação daciclovia bidirecional.

    O alargamento da RuaMarquês do Paraná é a pri-meira obra realizada com re-cursos obtidos através do mo-delo de outorga onerosa, quefinanciará ações do processode requalificação do Centro.Estão sendo utilizados cercade R$ 12 milhões já pagos porinvestidores que tiveram seusprojetos aprovados para a re-gião central da cidade.

    Contribuinte em dia comtributos municipais teráredução de 5% noimposto. Economiapode chegar a 13% empagamentos à vista,nos exercícios de2020 e 2021

    com o pagamento do tributo.A lei que foi aprovada porunanimidade pela Câmara deVereadores, poderá benefici-ar cerca de 63 mil imóveisde acordo com dados da Se-cretaria municipal de Fazen-da e poderá gerar aos cofresdo município cerca de R$ 8milhões. O cidadão que pa-gar à vista ainda terá uma re-dução de 8% do valor do im-posto. O total do descontopoderá chegar a 13 %.

    O imóvel do contribuintenão poderá ter nenhum tipode débito, seja de cobrançaadministrativa, suspenso porimpugnação, parcelamentoem vigor ou inscrito na dívi-da ativa municipal.

    Para induzir o desenvol-vimento local e aquecer aeconomia no município, foisancionada nesta quinta-fei-ra (12), a lei que implementao Projeto Bom Pagador na ci-dade. A nova legislação ga-rante desconto de 5% deIPTU, para os exercícios de2020 e 2021, aos contribuin-tes que estiverem em dia

    Meia Maratona acontecedomingo no Caminho Niemeyer

    Niterói vai receber maisuma vez uma prova de corri-da de rua de longa distância,a 3ª edição da Meia Marato-na, que irá acontecer nestedomingo, dia 15, com largadae chegada no Caminho Nie-meyer, às 7h.

    A prova que conta comum visual incrível nos percur-sos disponíveis, de 5km e21km, promete tirar o fôlegodos mil e quinhentos marato-nistas inscritos.

    O evento contará com vá-rios pontos de hidratação aolongo da prova, uma equipe depessoas dará apoio aos ma-ratonistas. O público poderádesfrutar de uma estruturaque incluirá food trucks, ten-das esportivas, além da apre-

    sentação das meninas do Fan-tástico Mundo do Circo, queutizam tecido acrobático nassuas perfomances.

    A Meia Maratona de Ni-terói é organizada pela 3AEventos, e tem apoio da Se-cretaria de Esporte e Lazerde Niterói-SMEL.

    "Niterói que tem todasas características necessá-rias para a prática da ativi-dade tem virado a cidadedos maratonistas, temos umclima favorável, uma orlapropicia, praias, serras e tri-lhas, o que só vem compro-vando o aumento da moda-lidade no nosso calendárioesportivo", ressalta LuizCarlos Gallo, secretario deEsporte e Lazer de Niterói.

  • #gaz

    etan

    it

    4 | Edição de 14 a 20 de setembro de 2019ANUNCIE e pague em até 10X no cartão (21) 98681-5374

    E mais...

    Mundo

    >>> Enquanto se discute se é censura ou não, muito se fala emempoderamento, muitos falam em lacração. Todo mundoquerendo aparecer e ser o guardião da moral e dos bonscostumes. Uma coisa é fato: a imagem choca! Se é chocante paraadultos, imagina para crianças inocentes e puras. Já estamos noséculo XXI, imagens de enchentes deveriam ser coisas do passado.CHUVA DE BÊNÇÃOS DERRAMA NO CÉU/CHUVA DE BÊNÇÃOSDERRAMA SENHOR/FAZ CHOVER NO DESERTO DO MEU CORAÇÃO/FAZCHOVER CHUVA DE MISERICÓRDIA...

    >>> Quase que ao mesmotempo, o Supremo TribunalFederal, a Fifa e o SuperiorTribunal de Justiça Desportivaagiram sobre uma tema: ahomofobia. A quase tabelinharesultou num chutão para aarquibancada: o crime dehomofobia está equiparadoao de racismo. Os clubes defutebol poderão, inclusive,perder os pontos de umapartida se a sua torcida entoargritos homofóbicos (como porexemplo: “Veado! Veado! Timede veado”) mesmo que osentido seja o da zoação,principal combustível do bom,velho e violento esportebretão. Os clubes logocomeçaram uma campanhaeducativa para os seustorcedores. Contudo, onúmero 24 (veado no Jogo doBicho) continua sendo umtabu no futebol, não sendousado por nenhum jogadordas grandes equipes emcompetições nacionais .ÓRFÃOS DA (FIO) TERRA...

    >>> Dizem que a torcida turca éa mais fanática. Não pelobanho turco. O fanatismo,nesse caso, refere-se aofutebol. O que seria apenasmais um jogo, causou umrebuceteio mundial. JogavamFenerbahçe e Bursaspor,quando de repente a câmerafoca na arquibancada e umaimagem choca a todos: ummenino estava fumando umcigarro paraguaio. Poucas horasdepois, descobriu-se que oturquinho em questão não eratão menino assim. O torcedorfumante se chama CoculkKryvella, tem 36 anos e já épai. Pessoas mais próximasdisseram que ele não éadepto do banho turco comopoderia se pressupor. Coculkgosta do banho tcheco, e estásempre tomando, o queacredita-se seja a fonte dajuventude dele. O CURIOSOCASO DE BENJAMIN BUTTON...

    >>> A transmissão do GrandePrêmio da Itália de F1 tevemais do que a segunda vitóriade Charles Leclerc, pilotorevelação da Ferrari. O diálogoentre o narrador Galvão Bueno,para quem Ayrton Senna estáacima de todos, e ocomentarista Reginaldo Leme,entrou para a história da TVbrasileira. Galvão perguntou:“Reginaldo, Lewis Hamilton é omaior piloto do momento?”.Reginaldo não pensou duasvezes: “Hamilton já é o maiorpiloto da história”. GalvãoBueno teria ficado tãoabalado que não transmitiu ojogo de futebol em que o Perudeu uma enfiada na seleçãodo Tite. O pretexto foi umagripe. SIMPLY THE BEST...

    >>> Faça o que eu falo, nãofaça o que eu faço. Após opresidente Bolsonaro pegar nopé de William Bonner em virtudedo apresentador global recebersalários como se fosse umaempresa (PJ – Pessoa Jurídica),e não como um trabalhadorcomum (PF – Pessoa Física), oGrupo Globo está enquadrandotodo mundo na CLT. A prática dese receber como PJnormalmente é feita por quempode pagar mais impostos, equer pagar menos. Até mesmoo Flamengo, conhecido como omais querido (da mídia), utilizaessa prática no mínimomoralmente questionável: Paraquem pensa que o técnico doonipresente rubro-negrocarioca é o português JorgeJesus, acaba se enganando;contabilmente é uma empresa.DEIXA QUE DIGAM/QUE PENSEM/QUE FALEM/DEIXA ISSO PRA LÁ/NÃO TÔ FAZENDO NADA/VOCÊTAMBÉM...

    São GoogleWilliam Moldt estava de-

    saparecido há 22 anos. O quea família não esperava é que omistério sobre o paradeiro dohomem seria resolvido comuma pesquisa no Google Ear-th — que mostra imagens desatélite de locais em todo omundo — feita por um ex-mo-rador de Palm Beach, na Flóri-da. Durante a busca ele viu naimagem que havia algo sub-merso em um lago na região.Ele então decidiu alertar o mo-rador atual, que confirmou apresença do objeto usando umdrone e chamou a polícia. Ocarro e os restos mortais fo-ram rebocados e foi confirma-do que quem estava no carroera Moldt, que na época, deveter perdido o controle do car-ro e acabou caindo no lago.

    Gatuno presoPoliciais foram atender a

    um chamado por furto no esta-do americano da Flórida e aca-baram "prendendo" o suspei-to: um gato. Barulhos levaramos moradores a achar que umfurto estava em andamento. Aochegar, os policiais descobriramque o suspeito era um... gati-nho. Bones, o gatuno, foi leva-do a um abrigo e depois de “fi-chado”, foi devolvido ao dono.

  • #gaz

    etan

    it

    5 |Edição de 14 a 20 de setembro de [email protected] | Whatsapp (21) 9 9590-5340 Toques

    CAIO MARTINS A TODO VAPORO Vereador Casota, em

    sessão plenária esta semana na Câmara de Niterói, teceu inúmeros elogios a atual admi-nistração do Complexo Caio Maritns, em especial ao admi-nistrador, Philip Clarke; ao Secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Bornier; ao Presidente Interino da Suderj, Thiago Ribeiro; e ao Governa-dor Wilson Witzel; pela volta a todo vapor das atividades es-portivas no complexo.

    São mais de 30 modalida-des esportivas que atendem até800 pessoas. Além dos espor-tes na piscina, também fazemparte da extensa lista de ativi-dades: futebol, capoeira e ar-

    tes marciais. São oferecidosainda serviços de fisioterapiae pré-vestibular social. Maisinformações no local.

    O Vereador Casota e PhilipClarke, administrador doComplexo Caio Martins

    Clube da Cachaça: especialista falasobre Harmonização Orofacial

    Imagina umespaço só paraelas, regado porboa bebida, novasamizades e, me-lhor, com dicas desaúde e bem-es-tar! É nesse climaque acontece oClube da Cacha-ça, idealizado pelaprodutora CacauDias, que reúnemulheres interes-sadas em estarjuntas apreciandoos momentoscom um bom destilado no res-taurante Noi, em São Francis-co, espaço que acolheu o gru-po de mulheres antenadas.

    Nessa edição, a ser reali-zada no dia 26 de setembro(quinta-feira), será possívelconhecer sobre uma técnicarevolucionária conhecidacomo Harmonização Orofaci-al. Para falar sobre o assuntodurante o talk show foi convi-dado o cirurgião-dentista

    Eduardo Picanço, um profis-sional com uma bagagem com-provada nesse método. E elepromete, em uma conversabastante esclarecedora, falarcom propriedade sobre umassunto que está na lista do diade cada mulher que entende aimportância de cuidar da suasaúde física e mental.

    Endereço: Noi São Francis-co - Av. Quintino Bocaiúva,201 - São Francisco

    Curso de introduçãoao mundo do vinho

    A importadora Premier Wineinicia sua programação de cur-sos e palestras com seu "módu-lo iniciante" em setembro, parao curso 'Premier Wine in Class'.A loja que fica na Rua CastilhoFrança, 36 em Icaraí, está cominscrições abertas, porém limi-tadas a 20 participantes por loja,e a aula será no próximo dia 18,das 19h30min às 21h30min. Ocurso terá o comando do pro-fessor da Associação Brasileirade Sommelieres (ABS), CelioAlzer, que é consultor exclusivoda rede. O investimento é de R$125, incluindo apostila e certifi-cado de participação.

    Arte na RuaAs apresentações do proje-

    to Arte na Rua seguem no mêsde setembro a todo vapor. Nodia 15, domingo, Renato Vargaslança seu novo CD, “As Can-ções que o Rei Cantou”, noCentro Cultural Paschoal Car-los Magno, e no mesmo dia, omúsico Xoy se apresenta noHorto do Fonseca.

    Na terça-feira, 17, Daniel Portofaz um show Praça Zumbi dos Pal-mares, trazendo para o público suasmúsicas autorais e sucessos do re-ggae e da MPB. Na quarta-feira, 18,fechando a programação da sema-na, o grupo Itaipu Jazz se apresen-ta no Trevo de Piratininga.

    Iniciativa da Secretaria Mu-nicipal de Cultural e da Funda-ção de Arte de Niterói (FAN), oArte na Rua é composto poruma série de eventos gratuitos,das mais diversas linguagensartísticas, escolhidos por meiode Editais Públicos, que percor-rem praças, ruas e equipamen-tos culturais de toda a cidade,levando os artistas para próxi-mo do seu público.

    2019

  • #gaz

    etan

    it

    6 | Edição de 14 a 20 de setembro de 2019ANUNCIE e pague em até 10X no cartão (21) 98681-5374Geral

    ÁRIES - Marte participa de um grande trigono nesta se-mana. A terra traduz concretizações, sucessos e iniciati-vas que dão certo para você. Esteja atento aos detalhes.A hora é agora, conquistas e realizações positivas no seucaminho.

    TOURO - A Lua entra em seu signo de terça para quarta-feira e harmoniza com Saturno. Questões de tempos pas-sados são resolvidas. Haverá um entendimento mais cla-ro de inúmeras situações. Seja decidido(a), muito conhe-cimento e objetividade em seu caminho.

    GÊMEOS - Mercúrio alinha-se com Vênus em Libra, trazharmonia e prosperidade, um olhar mais voltado para abeleza, o amor, a espiritualidade, a paz mental e a aceita-ção de seus dons e qualidades mais recônditas com confi-ante energia. Revelações e bençãos em seu caminho.

    CÂNCER - A Lua está no auge trazendo poder e abundân-cia, ideais, energias positivas, paixão, felicidades, dádi-vasde saúde, fé, força, coragem, sucesso e muita prospe-ridade. Aproveite todas as oportunidades. É hora de bri-lhar e com graciosidade encantar o seu caminho.

    LEÃO - O Sol para o Leão é vital, esse é um momento deenergização, de saber descansar a juba, agir com tran-quilidade e permanecer na calma. Você consegue tudo oque quer. Acredite em sua força espetacular. É hora deseguir para frente e prosperar no seu caminho.

    VIRGEM - Estamos nos graus mais avançados do seu sig-no. Momento de amadurecer as reflexões, propício paraescrever, comunicação, sensibilidade. Mercúrio gera apaz e a ordem, em perfeita harmonia com o que gosta defazer. É o amor em seu caminho.

    LIBRA - Agora é o ápice do amor, a harmonia se estabele-ce nos pensamentos, nas palavras e atitudes. Semanaintensa e criativa. Muita luz e energia para realizaçõesmil. Novos contatos e desafios positivos. Inovação e su-cesso em seu caminho.

    ESCORPIÃO - Marte segue trazendo muita energia para con-firmar o sucesso e a realização de seus planos. A semanaserá repleta de alegria e motivação para seguir em frentee é só querer e saber agir. Muitas ideias e iniciativas po-dem acontecer agora. Força e poder em seu caminho.

    SAGITÁRIO - Júpiter engrandece seu signo, muito brilho,luz e prosperidade em todos os planos de sua vida. Sur-gem perspectivas de viagens e confirmações esperadas.Você deve seguir em frente com seus planos. Momentode agir com coragem e ouvir o coração.

    CAPRICÓRNIO - Saturno entra em movimento direto em seusigno e faz crescer sua energia positiva e a parte espiritualcom amor e alegrias, harmonia e paz, realizações e con-quistas positivas. Muita proteção, poder, abundancia esucesso em seus caminhos. Momento de agradecer e agir.

    AQUÁRIO - A fase é para evoluir e criar, crescer e prospe-rar, agir e energizar, continuar firme e forte seguindo comcoragem, amor e alegria. Triunfo, paz, energia positiva eproteção espiritual é o que traduz esse momento. Muitaluz em seu caminho.

    PEIXES - A Lua brilha e o coração engrandece de pura be-leza, muita luz, amor e perfeição. Esplendor e beleza.Tranquilidade e paz é a chave do seu momento, muitavitalidade e clareza, boa sorte e felicidade em seu cami-nho. Aprecie e aproveite.

    Por Ricardo NewtonComeço da Lua Cheia no eixo Virgem/Peixes. Háplenitude de emoções, sentidos aguçados, algomágico no ar que trás muita inspiração e desen-volvimento para todos os signos. Aproveite a se-mana para ser mais feliz a cada dia, todos os dias.Paz, amor e luz em todos os planos.

    Filipe Bauerfeldté artista e terapeutaConsultas e curso:Contato 21 [email protected]

    De 15 a 21 de setembroHoróscopo da Semana

    (21.03 a 20.04)

    (21.04 a 20.05)

    (21.05 a 20.06)

    (21.06 a 22.07)

    (23.07 a 22.08)

    (23.08 a 22.09)

    (23.09 a 22.10)

    (23.10 a 21.11)

    (22.11 a 21.12)

    (22.12 a 20.01)

    (21.01 a 19.02)

    (20.02 a 20.03)

    Contato: (21) 97301-8988 / [email protected]

    Um conto da Última CeiaEm Milão, no período efer-

    vescente do Renascimento, DaVinci prestava serviço ao pa-trono Ludovico Sforza, duqueda cidade, provavelmente con-vidado pelo mesmo para pin-tar A Última Ceia na parededo refeitório do convento deSanta Maria delle Grazie. Aproposta era ousada sabendoque o famoso pintor não cos-tumava cumprir religiosamen-te o prazo estabelecido, inclu-sive, abandonando muitos dostrabalhos sem termina-los. Apartir de 1495 até 1498, por-tanto, ele desenvolveu e con-cluiu a sua maior obra-primacom uma dimensão universal.

    A Última Ceia, carregadade mensagem subliminar, ri-queza simbólica, como exem-plo, contém um código comumdo pintor de escrever ao con-trário, posicionando o sistemazodiacal invertido. Ou seja,começando pelo último signono lado direito, Peixes, repre-sentado pelo apóstolo Barto-lomeu; enquanto termina peloprimeiro signo no lado esquer-do, Áries, representado porSimão. Outra grande provoca-ção não foi apenas dar mar-gem à lenda sobre Maria Ma-dalena, encarnada no apósto-lo João, o favorito, mas sim,realizar um tratado monumen-tal do ocultismo em território

    religioso de um convento, ondepadres e freiras comiam inge-nuamente.

    Além de grande autodida-ta, Da Vinci recebeu um auxí-lio complementar de Luca Pa-cioli, matemático superdotado,também especialista em As-trologia. Se converteu comofrade da Ordem Franciscana.Naquela ocasião, o pintor com-prou o livro Summa de Arith-metica, obra escrita pelo fra-de, e convenceu o patronoSforza a trazê-lo para a corte.E, claro, estudou pontualmen-te a bíblia com uma habilidadecirúrgica, analisando o perfilrelativo a cada apóstolo, atéassimilar a sua natureza arque-típica ideal. A princípio, erauma equação lógica: 12 após-tolos para 12 signos. De fato,cada biografia do conjunto dediscípulos corresponde ao tem-

    peramento preciso do signoescolhido pela percepção so-fisticada do pintor.

    Outra escolha determinan-te para Da Vinci se baseavaem qual momento respectivoda ceia registrar na pintura.A pintura de Leonardo daVinci não foi a primeira nema última versão desse eventobíblico emblemático. Antes dasua elaboração, era muito co-mum outros pintores recria-lalogo após a revelação diretasobre Judas Iscariotes, isolan-do e discriminando o apósto-lo dos outros companheiros.Da Vinci, o gênio, refletiu edecidiu registrar o momentoprecedente: a cena enquan-to Jesus Cristo revelava in-diretamente a traição, explo-rando assim a reação puerilnum parâmetro coletivo, semdefinir o vilão.

  • #gaz

    etan

    it

    7 |Edição de 14 a 20 de setembro de [email protected] | Whatsapp (21) 9 9590-5340 cultura

    [email protected]

    DIRETO DEPORTUGAL

    E por aí vai. Mais umaedição do dicionário portugu-ês em breve. Este é um ser-viço de apoio ao imigrante bra-sileiro em terras lusitanas.Boa sorte a todos!

    Cristina Lebre é autora doslivros “Marca D’Água” e “Olhosde Lince”, à venda pelo e-mail

    [email protected]

    Arte & Espetáculo

    DICIONÁRIO PORTUGUÊS II – Curiosidadesúteis para quem vive ou vai viver em Portugal

    Às vésperas de completarum ano em Portugal, e voltandopara o Brasil para acompanharo nascimento de minha netaNina, deixo aqui com vocês maisumas palavrinhas que aprendi doPortuguês PT – opa, não con-fundir com aquele partido nefas-to que destruiu o nosso país. PTquer dizer Portugal, ahhh, bom.O Português daqui é chamadode PT e o do Brasil de Portugu-ês BR. Na edição da Gazetade 11 de maio citei outras dife-renças, o que me deu a ideia defazer várias colunas com esse“dicionário”. Na verdade elessão tugas, e nós zucas, e essassão diferenças carinhosas e fun-damentais. Então pra você queainda está pretendendo vir, ou jáestá arrumando as malas, aolado mais dicas de como se co-municar com a galera daqui quealiás, embora fale o mesmo idio-ma, às vezes se expressa de umjeito que a gente não entende:Chá com Poesia na Biblioteca Parque

    No dia 18 de setembro, quarta-feira, das 16h às 17h30, acon-tece o encontro “Chá com poesia”, na Biblioteca Parque deNiterói. Mediado por Rita de Cassia Antunes, o evento é umaoportunidade de compartilhar poesias enquanto se aprecia umchá. Em sua segunda edição, o “Chá com Poesia” também ofe-rece um debate voltado para a literatura, discutindo as obras etemas tratados pelo poeta Manoel de Barros. Além disso, oencontro conta com a emissão de certificados.

    Roberta Sáleva o show'Giro' ao TeatroMunicipal

    Roberta Sá está em turnêcom o show que deriva de Giro(Rosa Produções/Deck), seumais recente álbum, reunindorepertório composto por Gil-berto Gil e parceiros. Nos pró-ximos dias 20 e 21, o espetá-culo, que já passou por váriascidades brasileiras, chega aoTeatro Municipal de Niterói.

    Bem Gil assina a produçãodo álbum Giro e cuidou de ar-regimentar o time de músicos.Além das já citadas, Gil com-pôs três canções sozinho: “Avida de um casal”, “O lenço eo lençol” e “Aurorretratinho”.A pedido de Roberta, o baianoretomou a parceria com JorgeBen Jor, depois de mais de 40anos, e juntos os dois assinam“Ela diz que me ama”, quecontou com a participação deBen Jor nos vocais e no vídeo

    clipe dirigido por AndruchaWaddington. “Fogo de Palha”também já ganhou clipe, edi-tado a partir de imagens feitasnos bastidores da gravação doálbum. A direção do show éde Gabriela Gastal e o cenáriode Valéria Costa.

    Além de músicas de “Giro”,o novo show de Roberta Sá in-clui clássicos de Gilberto Gil,como “Bananeira”, parceria deGil com João Donato, “TempoRei” e “Chororo”, além de can-ções do repertório da cantora,em novas versões.

    Ingressos: R$80

    # Dia 17 de setembro, terça-feira, às 17h, o grupo “Chão deEstrelas” faz um show noprograma “Serenata no Solar”,no Solar do Jambeiro. O evento,considerado músico-lítero-humorístico, traz ao público,além de piadas e poesias, umrepertório variado de MPB,voltado para músicasromânticas que eram usadasem serenatas de ruas. O projetoconta com o apoio da Secretariadas Culturas de Niterói e éproduzido pela Fundação deArte de Niterói. Gratuito.

    # A Comissão OAB Jovem,presidida por Fernanda Lopes,promove na Subseção Niteróimais uma edição do jáconsagrado “Café Literário” naLivraria e Café Livro Etc (Av.Amaral Peixoto, 507 lj 5) dia 27de setembro, a partir das 17h,com enfoque no tema “Vendas,

    marketing e negociação naadvocacia”. As inscrições devemser feitas através do [email protected]

    # Jovens, negros, artistasconscientes de sua arte. É dainspiração que buscam nocotidiano que Carla Santana,Mateus Almeida e ThomasMariano apresentam a coletivafotográfica “Corpura” e João daMotta, o Mulambö, traz a mostrade colagens, grafites, instalaçõese pinturas denominada“Reservado para pichadoramador”, respectivamente noEspaço UFF de Fotografia e naGaleria de Arte UFF. As exposiçõesentram em cartaz no Centro deArtes UFF a partir das 18h do dia18 de setembro, com visitaçãoaberta ao público até o dia 20 deoutubro, diariamente, das 10h às21h. Rua Miguel de Frias, 9. Aentrada é gratuita.

  • #gaz

    etan

    it

    8 | Edição de 14 a 20 de setembro de 2019ANUNCIE e pague em até 10X no cartão (21) 98681-5374Local

    'Rugas, um espetáculo sem botox'em cartaz no Teatro da UFF

    Festival Internacional de Teatro'Niterói em Cena' começa dia 17

    Depois de uma tempo-rada de um mês com casalotada no Teatro GláucioGill no mês de agosto, 'Ru-gas, um espetáculo sembotox' continua a sua quin-ta temporada no Teatro daUFF em Niterói. Em cena,as atrizes Claudiana Cotrime Vanja Freitas vivem umasérie de personagensque mostram como avelhice pode ser criati-va e poderosa, instigama plateia com as per-guntas: ‘o que você vaiser quando envelhe-cer?’ ou ‘quando você sesentiu velho pela primeira

    vez? A direção é do premi-ado Amir Haddad.

    A história do espetá-culo gira em torno de umacientista gerontóloga queestuda o envelhecimentoe quer fazer o tempo pa-rar. Para isso, vai estudarno exterior e quase nãotem mais contato com suamãe. Até que um dia, du-rante a palestra mais es-perada de sua vida, re-cebe um telefonema dacuidadora dizendo que amãe está muito doente eprecisa ver a filha. O queela vai fazer?

    Músicas como ‘Meu

    mundo caiu’, eternizadapor Maysa; ‘Fascinação’,famosa na voz de Elis Re-gina; ‘Bodas de Prata’, deMaria Bethânia e ‘Queserá’, da Doris Day, suces-so dos anos 50, permeiamo espetáculo.

    SERVIÇO:RUGAS, um espetáculosem botoxDe 07 à 29 de setembroSábados e domingos às 19h.Ingressos: R$ 50 (inteira)Teatro da UFF, R. Miguel deFrias, 9, Icaraí

    Homenageando o ator,diretor e teatrólogo brasi-leiro Amir Haddad, de 17 a29 de setembro, a cidadede Niterói receberá o 12ºNiterói em Cena - Festivalde Teatro, que este anofará a edição internacionalcom grupos teatrais daBélgica, Bolívia, Peru,além de outros de váriosestados do Brasil.

    O festival, que aconte-cerá no Teatro Popular Os-car Niemeyer e nos bair-ros do Barreto, Santa Bár-bara e São Lourenço, con-tará com quatro mostras:a Mostra Adulta de Peças,a Mostra Infantojuvenil

    de Peças, a Mostra Artis-tas de Rua e a tradicionalMostra Cenas Curtas.

    Os espetáculos teatraisadultos serão apresentadosno Teatro Popular, sempreàs 20h, de terça a domingo,durante as duas semanasdo festival. Os infantojuve-nis, no mesmo local, mas às15h. Como este ano, o Nite-rói em Cena resolveu ampli-ar as atividades à periferiada cidade, a Mostra Artis-tas de Rua acontecerá emhorários variados pelasruas e praças da Zona Nor-te da cidade, mais especifi-camente no Horto do Bar-reto, na Praça João Salda-

    nha, em Santa Bárbara, e emfrente à Igreja de São Lou-renço dos Índios, onde foiencenada a primeira peçateatral do Brasil.

    O Niterói em Cena tam-bém oferecerá as atividadesformativas, oficinas minis-tradas por grandes nomesdo Teatro Brasileiro, quetem por finalidade nutrir aclasse teatral da cidade ecidades vizinhas como SãoGonçalo e Itaboraí, de ex-periências artísticas com osmestres do teatro de nossotempo. Este ano, ministra-rão as oficinas gratuitas,além de Amir Haddad, Ata-walpa Coelho (palhaço pe-ruano), Eduardo Almeida(CBTIJ), Paulo Merísio(ASSITEJ) e Rodrigo Por-tella. Além dessas oficinas,o festival irá promover umencontro com o Prof. Bru-no Ramos (Professor de Li-bras da UFF), voltada aosprodutores teatrais da cida-de a fim de capacitar gru-pos para a construção deespetáculos acessíveis acegos e surdos.

    Toda a programação doevento pode ser acessada emwww.niteroiemcena.com.br.