edinho quer maior autonomia das cidades

5
Ano 2 – 63 – 24/05/12 Balanço de atividades 54ª Legislatura O deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) defendeu, na tribuna da Câmara Federal, maior autonomia financei- ras dos municípios brasileiros durante o encerramento da 15ª Marcha de Prefei- tos em Brasília. Segundo o deputado, os muni- cípios veram grandes conquistas após a Constuição de 1988, mas nos úlmos anos vêm sofrendo com o aumento de responsabilidades que antes eram da União. “Como ter autonomia políca se as atribuições só aumentam e a arreca- dação cai?”, quesonou Edinho Araújo. Relembrou que na década de 70 a atribuição das prefeituras era menor. “Hoje atribuições como a saúde, edu- cação, assistência social são responsa- bilidade dos municípios, enquanto que a capacidade de invesmento é praca- mente zero”. Emendas Edinho Araújo lembrou que diante desse quadro de dificuldades, os prefeitos passaram a depender exclusivamente de emendas para executar obras importantes em seus municípios. Disse que recente es- tudo revela que o tempo entre o em- penho de uma emenda até a liberação completa dos recursos chega a quatro anos. O deputado defendeu um or- çamento imposivo beneficiando as prefeituras. “O orçamento não pode ser uma peça retórica, uma peça apenas de sonhos. Ele tem que ser verdadeiro, mas, para que possa ser real, tem que ser imposivo. As emendas seriam direcionadas às prefeituras, que tem todos os instrumentos para a realização das obras”, defendeu Edinho. “Fique- mos nós, deputados, com a defesa do Estado, com as grandes questões nacionais, com o planejamento, com as questões internacionais”. Reivindicações – Entre as principais reivindicações dos pre- feitos estão: pisos profissionais, divisão igualitária dos royales, re- forma tributária, endividamento previdenciário e Rio +20. Edinho quer maior autonomia das cidades Confira a íntrega do pronunciamento do deputado Edinho Araújo em defesa dos municípios: http://migre.me/98lDW

Upload: deputado-edinho-araujo

Post on 08-Apr-2016

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

boletim informativo do deputado Edinho Araújo

TRANSCRIPT

Ano 2 – 63 – 24/05/12 Balanço de atividades 54ª Legislatura

O deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) defendeu, na tribuna da Câmara Federal, maior autonomia financei-

ras dos municípios brasileiros durante o encerramento da 15ª Marcha de Prefei-tos em Brasília. Segundo o deputado, os muni-cípios tiveram grandes conquistas após a Constituição de 1988, mas nos últimos anos vêm sofrendo com o aumento de responsabilidades que antes eram da União. “Como ter autonomia política se as atribuições só aumentam e a arreca-dação cai?”, questionou Edinho Araújo. Relembrou que na década de 70 a atribuição das prefeituras era menor. “Hoje atribuições como a saúde, edu-cação, assistência social são responsa-bilidade dos municípios, enquanto que a capacidade de investimento é pratica-mente zero”. Emendas – Edinho Araújo lembrou que diante desse quadro de dificuldades, os prefeitos passaram a depender exclusivamente de emendas para executar obras importantes em seus municípios. Disse que recente es-tudo revela que o tempo entre o em-penho de uma emenda até a liberação completa dos recursos chega a quatro anos. O deputado defendeu um or-çamento impositivo beneficiando as prefeituras. “O orçamento não pode

ser uma peça retórica, uma peça apenas de sonhos. Ele tem que ser verdadeiro, mas, para que possa ser real, tem que ser impositivo. As emendas seriam direcionadas às prefeituras, que tem todos os instrumentos para a realização das obras”, defendeu Edinho. “Fique-mos nós, deputados, com a defesa do Estado, com as grandes questões nacionais, com o planejamento, com as questões internacionais”. Reivindicações – Entre as principais reivindicações dos pre-

feitos estão: pisos profissionais, divisão igualitária dos royalties, re-forma tributária, endividamento previdenciário e Rio +20.

Edinho quer maior autonomia das cidades

Confira a íntrega do pronunciamento do deputado Edinho Araújo em defesa dos municípios:

http://migre.me/98lDW

R$ 1 milhão: emendas de Edinho beneficiam sete cidades da região O governo federal liberou R$ 1.050.000,00 em emendas do deputado Edinho Araújo referente ao orça-mento do ano passado e que beneficiará sete municípios da região de São José do Rio Preto. Veja ao lado as cida-des beneficiadas. Edinho Araújo informou que as emendas serão utilizadas para a aquisição de equipamentos agrícolas e mecanização. “Veículos e implementos têm o objetivo de atender as prefeituras no trabalho de recuperação e manutenção das estradas rurais de terra, sempre preju-dicadas em épocas de chuva”, disse o deputado. O Ministério da Agricultura informou que os valores já estão disponíveis para as prefeituras, mas o recurso só poderá ser utilizado depois da abertura da li-citação.

Fim Do tRAbAlho EsCRAvo A Câmara dos De-putados aprovou, em segundo turno, a PEC – Proposta de Emenda à Constituição que permite a expropriação de imó-veis rurais e urbanos onde a fiscalização encontrar exploração de trabalho escravo, e os destina à re-forma agrária e a progra-mas de habitação popular. Com apoio do deputado Edinho Araújo, a propos-ta foi aprovada com 360 votos a favor, 29 contra e 25 abstenções. O texto precisava de 308 votos de deputados.

REnAto ARAujo

ANIVERSÁRIO – O deputado Edinho Araújo registrou na Câmara dos Deputados o aniversário de fundação de três municípios da região de São José do Rio Preto na última terça-feira (22/5): Fernandópolis, Neves Pau-lista e Santa Rita d´Oeste.

FALECIMENTO – Edinho Araújo lamentou o falecimento do ex-deputado e ex-prefeito José Maluly Netto, ocorrido na terça-feira (22/5) em Araçatuba. Maluly lutava contra um câncer no pâncreas e tinha 81 anos de idade.

PRonunCiAmEntos DA sEmAnA

3

Edinho Araújo participou da reunião da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados para discutir as mudanças climáticas. O convidado foi o professor da Universidade Federal de Alagoas, Luiz Carlos Molion. Ele é doutor em metereologia com pós-doutorado em hidrologia de florestas e especialista em geociências com ênfase em dinâmica do clima. Molion defende a tese de que o aquecimento global é cíclico, assim como as alterações nos níveis dos oceanos. Para o cientista as emissões de gás carbônico não estão relacionadas com o fenômeno. A terra estaria saindo de um pico de influência de atividade solar intensa, daí a previsão de esfriamento.

GUARDA MUNICIPAL – O deputado Edinho Araújo participou do 4º Seminário Guardas Municipais e Segurança Pública promovido pela Comissão de Legislação Participativa. O objetivo foi discutir uma forma de ampliar as atribuições da guar-da, para que passem a ter função também de proteção à população. Edinho fez pronunciamento em defesa da categoria e encontrou-se em Brasília com representantes da Guarda Municipal de São José do Rio Preto, implantada quando foi prefeito da cidade.

REnAto ARAujo

muDAnÇAs ClimÁtiCAs

4

BRASÍLIA – O deputado Edinho Araújo participou do II Fórum Nacional “O PMDB e as eleições municipais 2012” em Brasília, com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer, e do presidente nacional do partido, senador Valdir Raupp. O partido, que de-verá lançar mais de 3.000 candidatos a prefeito em todo o Brasil, discutiu as estratégias para as eleições municipais, visando a aumen-tar o número de prefeitos eleitos e as bancadas de vereadores.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – Depois de anunciar uma aliança entre PMDB e PT para as eleições municipais, apoiando o pré-candidato João Paulo Rillo (PT) para prefeito e Maureen Leão Cury (PMDB) como vice-prefeita, os dois partidos decidiram agora que vão se coligar nas eleições proporcionais. “O objetivo é eleger o maior número de vereadores para a Câmara de Rio Preto”, afirmou Edinho Araújo.