boletim nº 33 - deputado edinho araújo

4
Ano 1 - Nº 33 - 22/9/11 Balanço de atividades 54ª Legislatura EDINHO COSTURA ACORDO para aprovação da COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE O deputado Edinho Araújo costurou um amplo acordo entre pardos na Câmara Federal para aprovação, na noite de quarta-feira, do Projeto de Lei 7376/10, do Execuvo, que cria a Comissão Nacional da Verdade para esclarecer casos de violação de direitos humanos ocorridos en- tre 1946 e 1988. A matéria será en- viada para análise do Senado. A Comissão criada pelos deputados funcionará no âmbito da Casa Civil da Presidência da Re- pública e será composta por sete integrantes nomeados pela presi- dente da República, entre brasilei- ros idenficados com a defesa da democracia e com o respeito aos direitos humanos. Eles terão dois anos para produzir um relatório so- bre suas descobertas. Edinho destacou que a criação da comissão é uma reivin- dicação histórica da sociedade. “A exemplo de comissões criadas em outros países, essa é uma iniciava para a reconciliação nacional”, afir- mou. As negociações entre gover- no e oposição, mediadas pelo de- putado, demandaram quase duas horas de reuniões. A presidente Dilma Rousseff telefonou, de Nova York, para negociar diretamente a redação. Noite histórica Ao final da votação, o rela- tor Edinho Araújo afirmou tratar-se de uma noite histórica. “Esta Casa fez história. Conseguimos construir um grande acordo nacional em tor- no de um tema polêmico. O povo brasileiro tem o direito de buscar a verdade sobre episódios que ainda não estão suficientemente claros na história recente do País. Não po- demos ocultar a verdade”, afirmou o relator. “Estou certo de que a de- mocracia brasileira está consolida- da e o povo brasileiro maduro o su- ficiente para enfrentar a verdade, ainda que seu conhecimento ve- nha a trazer dor e reabrir tempora- riamente algumas feridas. Por trás de cada episódio nebuloso da nos- sa história recente há uma família, há alguém esperando conhecer a verdade e clamando por jusça...”, acrescentou Edinho. Às 22h38 de quarta-feira, Edinho inicia a leitura do relatório final do projeto que criou a Comissão da Verdade

Upload: deputado-edinho-araujo

Post on 23-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Boletim semanal de atividades do Deputado Edinho Araujo, edição nº 33 - 22/09/2011. Edinho costura acordo para aprovação da comissão nacional da verdade

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim nº 33 - Deputado Edinho Araújo

Ano 1 - Nº 33 - 22/9/11 Balanço de atividades 54ª Legislatura

Edinho costura acordo para aprovaçãoda comissão nacional da VErdadE

O deputado Edinho Araújo costurou um amplo acordo entre partidos na Câmara

Federal para aprovação, na noite de quarta-feira, do Projeto de Lei 7376/10, do Executivo, que cria a Comissão Nacional da Verdade para esclarecer casos de violação de direitos humanos ocorridos en-tre 1946 e 1988. A matéria será en-viada para análise do Senado. A Comissão criada pelos deputados funcionará no âmbito da Casa Civil da Presidência da Re-pública e será composta por sete integrantes nomeados pela presi-dente da República, entre brasilei-ros identificados com a defesa da democracia e com o respeito aos direitos humanos. Eles terão dois

anos para produzir um relatório so-bre suas descobertas. Edinho destacou que a criação da comissão é uma reivin-dicação histórica da sociedade. “A exemplo de comissões criadas em outros países, essa é uma iniciativa para a reconciliação nacional”, afir-mou. As negociações entre gover-no e oposição, mediadas pelo de-putado, demandaram quase duas horas de reuniões. A presidente Dilma Rousseff telefonou, de Nova York, para negociar diretamente a redação. Noite histórica Ao final da votação, o rela-tor Edinho Araújo afirmou tratar-se de uma noite histórica. “Esta Casa fez história. Conseguimos construir

um grande acordo nacional em tor-no de um tema polêmico. O povo brasileiro tem o direito de buscar a verdade sobre episódios que ainda não estão suficientemente claros na história recente do País. Não po-demos ocultar a verdade”, afirmou o relator. “Estou certo de que a de-mocracia brasileira está consolida-da e o povo brasileiro maduro o su-ficiente para enfrentar a verdade, ainda que seu conhecimento ve-nha a trazer dor e reabrir tempora-riamente algumas feridas. Por trás de cada episódio nebuloso da nos-sa história recente há uma família, há alguém esperando conhecer a verdade e clamando por justiça...”, acrescentou Edinho.

Às 22h38 de quarta-feira, Edinho inicia a leitura do relatório final

do projeto que criou a Comissão da Verdade

Page 2: Boletim nº 33 - Deputado Edinho Araújo

Pelo voto aberto

Edinho assinou adesão à Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aber-to. Objetivo é pressionar a presidência da Câmara para que seja incluída na pauta de votação a PEC 349/01, que institui o voto aberto no Parlamento. A PEC está parada na Câmara desde setembro de 2006, quando foi aprovada em primeiro turno por una-nimidade. “A população tem o direito de saber como vota o seu parlamentar em relação a todas as matérias”, disse Edi-nho. Movimento pelo voto aberto ressurgiu depois do resultado da vota-ção polêmica que absolveu a deputada Jaqueline Roriz.

Homenagem em Florianópolis Como reconhecimento à sua atuação parlamentar, o de-putado Edinho Araújo recebeu na noite de segunda-feira o prêmio “Ação Parlamentar”, das mãos do presidente do Conselho Delibera-tivo da Associação Brasileira das

Entidades Fechadas de Previdên-cia Complementar (Abrapp), Fer-nando Pimentel. O Prêmio Nacional da Se-guridade Social foi entregue a um grupo de dez homenageados, du-rante o 32º Congresso Brasileiro

dos Fundos de Pensão. Os parla-mentares premiados, segundo a entidade, encaram o desafio de fa-zer avançar no Congresso Nacional o projeto do Executivo que institui o Fundo de Pensão dos Servidores Públicos Federais (Funpresp).

Page 3: Boletim nº 33 - Deputado Edinho Araújo

3

Edinho participa do Dia Nacional de Valorização da Ma-gistratura e do Ministério Público, em Brasília, que reuniu cente-nas de juízes, promotores e procuradores da República de todo o Brasil. A categoria reivindica votação de projeto que estabele-ce reajustes anuais para o Judiciário com base nas perdas provo-cadas pela inflação. No detalhe, com o juiz Evandro Pelarin, de Fernandópolis.

Valorização da Magistratura e do MP

DeputaDos sepultam novo imposto Da saúDe• A Câmara dos Deputados aprovou na super quarta-feira a regulamentação da Emenda 29, que fixa o percen-tual mínimo a ser investido anualmente em saúde pela União, por estados e municípios.

• A emenda original, aprovada há mais de uma década, obrigava o governo federal a investir em saúde (no ano de 2000) 5% a mais do que havia investido no ano anterior, e determinava que nos anos seguintes o valor do investimento fosse corrigido automaticamente pela variação nominal do PIB. Nada disso tinha sido feito até hoje.

• Pela Emenda, os estados ficam obrigados a aplicar a partir de agora 12% de sua arrecadação de impostos em Saúde, e os municípios, 15%. O texto também define quais despesas podem de fato ser contabilizadas na área da Saúde, pois havia sempre um ‘jeitinho’. Na prática, aumentarão os recursos para o setor.

• A melhor notícia foi que a Câmara rejeitou a criação de um novo imposto para a Saúde. O deputado Edinho cumpriu sua proposta de campanha, votou a favor da Emenda 29 e contra a proposta de recriação da CPMF (o imposto do cheque).

Page 4: Boletim nº 33 - Deputado Edinho Araújo

ENcoNtro do PMdB é demonstração de força O Encontro Regional do PMDB, realizado no último sábado em Rio Preto, reuniu mais de 500 pessoas e delega-ções de 90 cidades. Cerca de 100 lideranças tiveram suas filiações ao partido abonadas pelo vice-presidente Michel Temer, pelos deputados fede-rais Edinho e Gabriel Chalita, e pelos estaduais Baleia Rossi, Jooji Hato e Itamar Borges. Temer disse que esta grande concentração realiza-da em Rio Preto simboliza a força do novo PMDB, partido de sustentação do governo federal, com papel central na governabilidade. “Seremos ainda mais fortes em 2012”, afirmou. Edinho disse que a meta regional do partido é ter candidatos próprios a pre-feito em todas as cidades da região e dobrar o número de eleitos pela sigla.

NOVO AVISO PRÉVIO - Os deputados aprovaram o Projeto de Lei 3941/89, que torna o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço. O Projeto aumenta os atuais 30 dias para até 90 dias o aviso prévio que o empregador deve conceder ao trabalhador no caso de demis-são. Para trabalhadores com até um ano de trabalho na mesma em-presa o aviso prévio será de 30 dias, garantido pela Constituição. A esse período, deverão ser acrescentados três dias para cada ano de serviço prestado na mesma empresa, limitados a 60 (equivalente a 20 anos de trabalho). Assim, a soma desses períodos perfaz um total de 90 dias de aviso prévio. O projeto vai à sanção presidencial.

ANISTIA A BOMBEIROS - O plenário da Câmara Federal aprovou na terça-feira o Projeto de Lei 2042/11, do Senado, que concede anistia aos policiais e bombeiros militares do Rio de Janeiro e de outros 12 estados e do Distrito Federal, punidos por participar de movimentos reivindicatórios por melhoria salarial. A matéria será enviada à san-ção presidencial.

HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS - O plenário também aprovou o Projeto de Lei 1749/11, do Executivo, que cria a Empresa Brasileira de Ser-viços Hospitalares (Ebserh), para administrar hospitais universitários federais e regularizar a contratação de pessoal desses órgãos, atu-almente feita por fundações de apoio das universidades em bases legais frágeis. A matéria vai ao Senado.

NotÍcIAS dA SEMANA

Edinho e Michel temer nacâmara de rio Preto

4