edição online de novembro de 2014

18
O ENADE 2014 ESTÁ CHEGANDO! Pedagogia Engenharia Elétrica História Geografia Artes Visuais Engenharia de Produção Educação Física (Licenciatura) Química Engenharia Mecânica Análise e Desenvolvimento de Sistemas Letras (Português – Inglês) Matemática Engenharia Civil Ciência da Computação Redes de Computadores Música Ciências Sociais Arquitetura e Urbanismo Ano VI – Nº 56 NOVEMBRO/2014 Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura)

Upload: cruzeiro-do-sul

Post on 06-Apr-2016

227 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Edição de Novembro de 2014 do Jornal online da Universidade Cruzeiro do Sul.

TRANSCRIPT

Page 1: Edição Online de Novembro de 2014

O ENADE 2014 ESTÁ CHEGANDO!

Pedagogia

EngenhariaElétrica

História

Geografi a

Artes Visuais

Engenharia de Produção

EducaçãoFísica

(Licenciatura)

Química

Engenharia Mecânica

Análise eDesenvolvimento

de Sistemas

Letras(Português –

Inglês)

Matemática

Engenharia Civil

Ciência daComputação

Redes deComputadores

Música

CiênciasSociais

Arquitetura eUrbanismo

Ano VI – Nº 56NOVEMBRO/2014

CiênciasBiológicas

(Bacharelado eLicenciatura)

Page 2: Edição Online de Novembro de 2014

Em Cartaz - Vida Acadêmica - Ano VI - Nº 56 - novembro/20142

Vida Acadêmica

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2014 será realizado no dia 23 de no-

vembro, às 13h. Confi ra abaixo os cursos que serão avaliados.

Sobre o ENADE

É uma avaliação obrigatória com o objeti-vo de aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação e as ha-bilidades e competências adquiridas em sua formação. O ENADE será composto de uma prova geral de conhecimentos e uma prova específi ca de cada área.

Cursos que serão avaliados:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquitetura e Urbanismo

Artes Visuais

Ciência da Computação

Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura)

Ciências Sociais

Educação Física (Licenciatura)

Engenharia Civil

Engenharia de Produção

Engenharia Elétrica

Engenharia Mecênica

Geografi a

História

Letras (Português - Inglês)

Matemática

Música

Pedagogia

Química

Redes de Computadores

Se você vai fazer a Prova, acesse o site do INEP (http://portal.inep.gov.br) e imprima o Cartão de informações do Estudante e confi ra as informações sobre o local do exame.

Fique atento e não perca o dia da prova! O não comparecimento impedirá o aluno de colar grau.

ENADE 2014 está chegando!

Page 3: Edição Online de Novembro de 2014

3Ano VI - Nº 56 - novembro/2014 - Vida Acadêmica - Em CartazVontade não é nada sem conteúdo.

3

Desde 2010, a Cruzeiro do Sul em parceria com o projeto Fundo Zona Leste Sus-tentável da Fundação Tide Setubal exer-

ce a sua responsabilidade social, tornando real o projeto de micro e pequenos empreendedo-res da região de São Miguel Paulista.

Ao implementar a campanha de R$ 1 no bo-leto da mensalidade dos alunos, a Instituição já destinou R$ 160 mil em doações e fi nanciou 10 projetos do Fundo, que tem o objetivo de so-mar esforços entre pessoas e instituições que querem melhorar a zona leste de São Paulo.

Para Paula Galeano, presidente da Associação do Fundo Zona Leste Sustentável, a campanha foi uma forma de engajar os alunos em uma

ação que ganha corpo na medida que mais pessoas participam. “A experiência de desenvol-ver uma região a partir dos próprios habitantes é mais forte e duradoura. Alunos que, quase como um ato simbólico, se colocam como os primei-ros a querer contribuir para que a zona leste seja seu espaço de trabalho e de vida, nos dá ânimo a seguir buscando mais parceiros. A você, aluno, que está fazendo a diferença, nosso muito obri-gada!”, afi rma.

A parceria entre a Cruzeiro do Sul e o FZLS continua com a expectativa de fi nanciar novos projetos e contribuir com o crescimento social e econômico da região.

Acesse www.zlsustenta.org.br e conheça o trabalho desenvolvido.

A sua contribuição já ajudou o FZLS a fi nanciar

10 projetos de micro e pequenos empreendedores da região

Conheça a história daJe Suis Gastronomia e Eventos

Formado em Gastronomia na Cruzeiro do Sul, o egresso Lucio Roberto da Silva viu seu negócio crescer e a ne-cessidade de investir. “Entrei no site e percebi que a mi-

nha empresa se encaixava nos critérios de seleção e como tinha o apoio da Universidade, resolvi apostar. E assim como a comida tem o poder de transformar as situações, o Fundo transformou a minha vida”. Lúcio alugou um espa-ço, montou uma cozinha industrial e introduziu no DNA da empresa a palavra crescimento. “Hoje, já somos conhecidos na zona leste e estamos começando a receber encomendas de empresas de outros municípios”, conclui.

Page 4: Edição Online de Novembro de 2014

Em Cartaz - Vida Acadêmica - Ano VI - Nº 56 - novembro/20144

Alunos de Engenharia Civil fi -zeram bonito e foram premia-dos com 1º, 2º e 3º lugar no

“Concurso Água: Ideias Inovadoras e Soluções Sustentáveis”, promovido pela FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Conheça os nossos vencedores:

1º lugar: Humberto de Moraes Ju-nior e Nicolas Alves de OliveiraTema: “A utilização de águas de reuso em caixas de descarga para comunidades ca-rentes”.

2º lugar: José Batista de Souza FilhoTema: “Utilização de telhados verdes irrigados com água de chuva como amortizadores do consumo de energia elétrica”.

Três candidatos do Processo Seletivo 2015 atingiram mais de 75 pontos na Prova Tradicional e conquistaram uma bolsa por

Mérito Acadêmico para os cursos de Direito, Enfermagem e Arquitetura e Urbanismo.

“Não desistam, persistam. Acredito que quan-do você insiste no que quer e se esforça, as coi-sas dão certo. Prova disso é eu ter conseguido a bolsa ao fazer a prova pela terceira vez. Por isso digo: se você não vencer pelo seu talento, vença pelo cansaço”, afi rma Leonardo Lopes da Silva, bolsista de Direito.

Se você tem algum amigo ou conhecido que pretende dar início aos estudos, mas está com o orçamento apertado, indique a ele a Cruzeiro do Sul! Com dedicação e estudo, ele também pode conquistar uma bolsa 100%! As inscri-ções estão abertas e a prova será dia 14/12.

Candidatos da Prova Tradicionalconquistam bolsa 100%

3º lugar: Diana CostaTema: “Sistema de coleta de águas pluviais e subterrâneas para reuso em áreas comuns em um loteamento urbano”

FIESP premia alunos daCruzeiro do Sul em “dose tripla”

Parabéns aos alunos pela participaçãoe brilhante conquista!

Page 5: Edição Online de Novembro de 2014

Ano VI - Nº 56 - novembro/2014 - Vida Acadêmica - Em Cartaz 5

A aluna Andressa Leticia de Souza, do curso de Fisioterapia teve o seu pro-jeto de pesquisa premiado como

melhor trabalho de graduação na área de Desenvolvimento Motor, do VII Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, que reuniu, de 17 a 19/10, pesquisadores, profi s-sionais e alunos de Pós-graduação da área, em Belo Horizonte – MG.

O estudo “Efeito da dislexia desenvolvimen-tal na função manual global”, foi orientado pelo Prof. Dr. Paulo Barbosa Freitas Junior, que atribui a conquista a excelência do curso

“Esse prêmio atesta, dentre outras coisas, a qua-lidade da formação dos alunos do curso”, decla-rou o docente.

Pesquisa desenvolvida por aluna é premiada como a melhor em Congresso Motor

Alunos de Farmácia, sob a orientação dos profes-sores, desenvolveram e produziram na Farmácia Escola um gel relaxante para as pernas com o

intuito de homenagear todos os docentes da Cruzeiro do Sul Educacional, no Dia dos Professores.

“Esta atividade de extensão da Farmácia Escola confi rma a excelência acadêmica praticada pelo cur-so e homenageia o grande promotor de mudanças no meio acadêmico: o professor. Parabenizo os do-centes, em especial, aos Professores Nilson Oliveira Gonçalves Pita e Luciane Gomes Faria, pela coorde-nação do processo, à funcionária Maria Odete Braga, sempre parceira das ações promovidas pela institui-ção, e aos discentes, envolvidos de maneira técnico--científi ca e humanista em tal ação!”, afi rma o Coor-denador Prof. Dr. José Artur da Silva Emim.

Estudantes de Farmácia produzem gel relaxante para presentear os professores

Page 6: Edição Online de Novembro de 2014

Em Cartaz - Vida Acadêmica - Ano VI - Nº 56 - novembro/20146

A aluna Debora Peixoto Moreira, do 8º semestre de Arquitetura e Urbanismo tem muito o que co-

memorar: ela fi cou entre os 10 melho-res fi nalistas por ter apresentado seu projeto na Categoria Banheiro Público para Parque ou Área Pública, durante o XIX Concurso Deca Estudos de um Banheiro 2014. A orientação foi realiza-da pela Prof.ª Kathia Christina Fonseca Dias Lima.

Aluna é fi nalista em concurso da Deca

A aluna Ketlin Moreira Costa, do 8º semestre de Medicina Veteri-nária, participou da 27ª edição da Reunião Anual do Instituto Biológico (RAIB), que aconteceu na sede do Instituto em São

Paulo. A aluna, bolsista PIBIC, representou a Universidade expondo parte de seu trabalho de iniciação científica em pôster intitulado: “In-cidência de Fungos Dermatófitos em Gatos criados por particulares e gatil comercial – Avaliação dos riscos para a saúde pública”, realizado no Laboratório de Medicina Veterinária Preventiva da Universidade, sob orientação do Prof. Dr. Henri Donnarumma Levy Bentubo.

Aluna de Medicina Veterinária participa da 27ª RAIB

Page 7: Edição Online de Novembro de 2014

De 27 a 31/10, o campus Anália Franco sediou a exposição dos alunos de Pedagogia, intitulada

“A crise da educação no mundo con-temporâneo e no Brasil”. Trata-se de um trabalho realizado com apoio em pes-quisas sobre o tema e nas leituras do autor Paul Singer sobre Economia da educação para a disciplina de mesmo nome. O objetivo da exposição foi apre-sentar à comunidade acadêmica o cená-rio da educação no Brasil e no mundo.

Alunos de Pedagogia realizam exposição

Ano VI - Nº 56 - novembro/2014 - Vida Acadêmica - Em Cartaz 7

Alunos de Enfermagem fazem palestra em comemoraçãoao Outubro Rosa

Em comemoração ao Outubro Rosa, alunos do 5º e 6º semestres de Enfermagem, com as profes-

soras Michelle Gonçalves da Silva e Maria Angela Palmeira Leite Rei, reali-zaram uma palestra sobre a Prevenção do Câncer de Mama. O evento foi no campus Anália Franco, no dia 20/10. Dentre os participantes estavam co-laboradores da Universidade e alguns alunos. Posteriormente, a palestra também foi ministrada aos alunos do Pronatec, no campus São Miguel.

Page 8: Edição Online de Novembro de 2014

Novidades dos alunos de Música

Em Cartaz - Vida Acadêmica - Ano VI - Nº 56 - novembro/20148

Aluno faz recitalThiago Campos Araújo foi ven-cedor do concurso Mapa Cultu-ral Paulista, no primeiro semes-tre de 2014. Em contrapartida, ele fará dois recitais no mês de novembro. Confi ra os locais de apresentação e prestigie!

• 22/11 (sábado), às 19h30: Auditório do Centro Administrativo,Av. José Maria de Faria, 71, Socorro/SP. Tel: (19) 3895-5503 / 3855-2316.

• 27/11 (quinta), às 20h: CEU Formosa, Rua Sargento Claudiner Evaristo Dias, 10, São Paulo. Tel: (11) 2036-4300 .

Shakespeare inspira apresentaçãoClaudemir Xavier participou da apresentação de uma lei-tura da obra Otelo, de Shakes-peare, realizada no dia 29/10, na estação Parada Inglesa do

Metrô. A atividade fez parte do projeto “Nas estantes da Zona Norte”, da Rede Social Zona Norte. O objetivo da apresentação foi estimular a leitura de forma simplifi cada e mostrar que o conteúdo das obras lite-rárias está mais presente na vida das pessoas do que elas imaginam.

Page 9: Edição Online de Novembro de 2014

Ano VI - Nº 56 - novembro/2014 - Vida Acadêmica - Em Cartaz 9

O XVIII ENIC – Encontro Nacional de Iniciação Científi ca e VII ENID – Encontro Nacional de Inicia-

ção à Docência, que aconteceu no dia 7/11, no campus Anália Franco, foi um sucesso.

No evento, foram apresentados trabalhos elaborados por alunos de iniciação cien-tífi ca e de iniciação à docência da Universidade e também do Centro Universitário Módulo, que foram avaliados pelo Comitê do CNPq.

VENCEDORES POR ÁREA

• ÁREA: HUMANAS

1º Lugar: Débora Matos AlaukOrientadora: Prof.ª Dr.ª Magali E. Sparano

• ÁREA: EXATAS

1º Lugar: Nicolas Alves de OliveiraOrientador: Prof. Dr. Miguel León Gonzáles

• ÁREA: BIOLÓGICAS

1º Lugar: Vinicius Leonardo de Souza DinizOrientadora: Prof.ª Dr.ª Renata Gorjão

Alunos e professores fazem do XVIII ENIC e VII ENID um evento de sucesso

VENCEDOR GERAL

1º Lugar: Vinicius Leonardo de Souza DinizOrientadora: Prof.ª Dr.ª Renata GorjãoPrêmio: passagem e estada para apresentar o trabalho na Jornada de Iniciação Científi -ca da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2015, na Universidade Federal de São Carlos – SP.

Page 10: Edição Online de Novembro de 2014

Em Cartaz - Vida Acadêmica - Ano VI - Nº 56 - novembro/201410

Na semana de 22 a 26/9, no campus Anália Franco, alunos do curso de Pa-nificação do Pronatec apresentaram

o resultado de um Projeto Interdisciplinar: prepararam um cardápio especial, composto por pão típico e sobremesa de um país es-pecífico. As disciplinas contempladas foram: Panificação Internacional, Panificação Eu-ropeia, Confeitaria Comercial e Pães Doces. “Foi uma semana muito produtiva, agradável e de um trabalho impecável”, afirma a Prof.ª Ms. Rosana Toledo.

Em continuidade ao Projeto Nova Morada, uma iniciativa do curso de Engenharia Civil, que permite aos

alunos contato com questões técnicas pertinentes à área por meio do desen-volvimento de trabalhos de consultoria e ajuda a famílias carentes, os alunos Nico-las Alves de Oliveira e Humberto Moraes Júnior são os monitores responsáveis em um projeto de reformas, de pequena com-plexidade, no bairro União de Vila Nova, comunidade vizinha ao campus São Mi-guel. Sob a orientação dos professores Dr. Miguel León e Ms. Samuel Dereste, a ação

Alunos de Panifi cação põema mão na massa

Alunos de Engenharia Civil vivenciam a prática profi ssional

foi iniciada no mês de setembro, as obras começaram em outubro e irão até a primeira quinzena do mês de dezembro deste ano.

Page 11: Edição Online de Novembro de 2014

Ano VI - Nº 56 - novembro/2014 - Vida Acadêmica - Em Cartaz 11

LOOP (18/10)

O evento recebeu 400 inscrições de alunos de todos os campi da Universidade interessados em participar da Olimpíada de Lógica, Orientação a Objetos e Programação – LOOP 2014. Nesta edição, os estudantes resolveram questões semelhantes às adotadas em olimpíadas de programação nacionais e também questões estilo ENADE. “O LOOP é um evento que possibilita aos alunos resolverem problemas práticos de programação, em equipes, trabalhando elementos como o raciocínio lógico e a resolução de problemas”, disse o Prof. Juliano.

GAMEDAYS (6 e 7/11)

O evento reuniu cerca de 250 participantes no campus Liberdade. A programação ofereceu palestras ministradas por renomados profi ssionais de empresas da área de jogos digitais. “O evento foi bastante rico em informação e conhecimento. Uma das atividades interessantes foi uma mostra que permitiu que os participantes jogassem games atuais e antigos. As palestras possibilitaram que os alunos trocassem experiências com renomados profi ssionais do mercado, que compartilharam novidades tecnológicas da área”, afi rmou o Prof. Juliano Schimiguel.

Eventos mobilizam alunosda área de InformáticaA coordenação dos cursos da área de Informática promoveu dois importantes eventos que contou com a participação ativa dos alunos.

Page 12: Edição Online de Novembro de 2014

Fique por dentro

A saúde do homem é o foco da Cam-panha Novembro

Azul. Por isso, o Núcleo de Enfermagem da Cru-zeiro do Sul realizará durante todo o mês de novembro acompanha-mento especial pre-ventivo para homens, principalmente para aqueles que se queixam de problemas na próstata.

Além disso, o Núcleo tam-bém está captando pacien-tes que queiram participar do projeto Gerenciamento da Assistência de Enferma-gem aos Portadores de Doen-ças Crônicas, cujo objetivo é dar orientações de como conviver com as doenças da melhor ma-neira possível, além de oferecer recursos terapêuticos como Auriculoterapia, Terapia Flo-ral, Acupuntura, entre ou-tros serviços.

Podem se inscrever no projeto adultos com os seguintes casos: Diabetes

Melitus tipo 1 e 2; Hipertensão Arterial; Insufi ciência Cardíaca; Insufi ciência

Renal crônica; Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas; Hipotireoidis-

mo; Sequelas de Acidentes Vas-culares Encefálicos; Afecções do trato gastrointestinal (Doença de Crown; Hepatites; Cirroses, entre

outros). O projeto também realiza-rá no dia 27/11, às 10h30, no Anália

Franco, a palestra Orientação de Medi-camentos de Uso Contínuo.

Os atendimentos serão realiza-dos na Clínica de Enfermagem

do campus Anália Franco. Os interessados devem realizar a

inscrição por meio dos telefo-nes: 3385-3011, 2672-6246,

ou pelo e-mail [email protected]

Campanha Novembro Azul:a Cruzeiro do Sul apoia essa ideia!

Em Cartaz - Fique por dentro - Ano VI - Nº 56 - novembro/201412

p

m-n-r o -

oen-o é dar viver r ma-

erecer mo

o-

Melitus tipoInsufi ciên

Renal cObstr

mo; culatratoCrow

outrosrá no d

Franco, acament

Osdos

doi

ocr

Page 13: Edição Online de Novembro de 2014

Ano VI - Nº 56 - novembro/2014 - Fique por dentro - Em Cartaz 13

Estão abertas as inscrições para o II Congresso Internacional Interdisciplinar (DES) CORTESIA: expressão de cultura(s)?, que será realizado no campus Anália Franco entre os dias 2 e 5/12.

Idealizado pelo Programa de Mestrado em Linguística, o evento visa propiciar ampla discussão acadêmica e científi ca sobre o tema, promovendo o intercâmbio das pesquisas desenvolvidas em di-ferentes Universidades em diversas partes do mundo, esperando contribuir para o aprofundamento de estudos na área.

Para inscrição, programação e demais informações acessehttp://cortesialinguistica2014.com.br/

Garanta a sua participação noII Congresso InternacionalInterdisciplinar

Venha aprender a dançar de uma forma divertida e ainda queimar calorias! Inscreva-se nas aulas gratui-tas de dança oferecidas pelo Programa de Pós-gra-duação em Ciências do Movimento Humano.

Local: campus Liberdade – Rua Galvão Bueno, 868

Inscrições: 3385-3103, das 8h às 12h,ou [email protected] e [email protected]

Público-alvo: Mulheres de 18 a 40 anos de idade,que não pratiquem exercício físico regular

Início das aulas: 1º semestre de 2015

Periodicidade: Duas vezes por semana, por 3 meses,nos horários da manhã e tarde, de acordo com adisponibilidade de vagas.

Aprenda a dançar com Xbox Kinect

Page 14: Edição Online de Novembro de 2014

Em Cartaz - Acontece - Ano VI - Nº 56 - novembro/201414

Acontece

Coordenadora de Gastronomia dá dicassobre cuidados com verduras na TV Record

A Prof.ª Ms. Rosana Fernandez Medina Toledo, coordenadora de Gastrono-mia, foi destaque no Programa Do-

mingo Espetacular da TV Record, exibido no dia 26/10.

Na matéria “Nem tudo é o que parece: saiba todos os mitos e verdades sobre as

verduras”, a professora Rosana dá dicas sobre como comprar as verduras com carinho e comer com gosto, bem como a forma correta de higiene, lavagem e armazenamento desses alimentos que fazem tão bem à saúde.

Acesse o site da Universidade e assista ao vídeo na íntegra.

O Prof. Ms. Mario Cardoso Gantus, coordenador do curso de Fisioterapia da Cruzeiro do Sul foi convidado para coordenar a equipe de Fisio-

terapia Esportiva, que acompanhará a delegação de atletas da cidade de Mogi das Cruzes nos próximos jogos Abertos do Interior, na cidade de Bauru, de 18 a 29 /11, onde estarão as principais equipes e atletas de alto rendimento de São Paulo. O responsável pela exe-cução dos atendimentos durante a competição será o Fisioterapeuta da clínica escola, Ms. Marcio Fernandes da Cunha.

Coordenador de Fisioterapia irá coordenar equipe deFisioterapia Esportiva

Page 15: Edição Online de Novembro de 2014

Ano VI - Nº 56 - novembro/2014 - Acontece - Em Cartaz 15

• 3° Congresso Internacional: Sustentabili-dade e Habitação de Interesse Social – CHIS 2014 - Porto Alegre - O Prof. Ms. Samuel Dereste, de Engenharia Civil, apresentou o trabalho “Intervenções e Pequenas Refor-mas em Habitações Populares Mediadas por Alunos de Graduação e Organizações Não--Governamentais”, escrito em parceria com a Pró-Reitora de Graduação e Extensão Prof.ª Dr.ª Janice Valia de los Santos e o Prof. Dr. Mi-guel León González, coordenador do curso. O artigo relata e traz dados a respeito do traba-lho desenvolvido no âmbito do Projeto Nova Morada, que faz parte do Programa Esperança Renovada, da Pró-Reitoria de Graduação e Extensão da Cruzeiro do Sul.

• APMS 2014 – Advances in Production Management Systems - Neste evento, que foi realizado na França e que é considerado um dos mais importantes na área de gestão e produção de sistemas, o Prof. Samuel apre-

Professor de Engenharia Civil representa a Cruzeiro do Sulem dois eventos internacionais

sentou dois artigos escritos em parceria com o Prof. Dr. Miguel León. O conteúdo relata as experiências na utilização de softwares BIM - Building Information Modeling - nas discipli-nas de projeto do 6º ao 10º semestres do curso de Engenharia Civil da Cruzeiro do Sul, compa-rando o desempenho destas ferramentas com as mais utilizadas no mercado de trabalho. Es-sas ferramentas são as mais modernas na área da construção civil e já estão em uso no curso a fi m de familiarizar os alunos às novas tecno-logias.

Artigo escrito por docente de Fisioterapiaé aceito em maior Congresso de Engenharia Biomédica do mundo

O Prof. Ms. Leandro Lazzareschi, do curso de Fisioterapia, é um dos autores do arti-go “Quantifi cation of the kinesio taping® infl uence in the muscle strength of palmar prehension”, que foi apresentado e publicado na íntegra nos anais da VI Conferên-

cia Latino-Americana sobre Engenharia Biomédica CLAIB 2014, um dos mais importantes eventos de Engenharia Biomédica do mundo. O estudo, que teve como objetivo avaliar a infl uência da Bandagem Elástica (Kinesio Taping) na força da preensão palmar, contou tam-bém com a autoria de Rodrigo Nilo, Silvia Boschi, Alessandro Da Silva, Tales Nascimento e Leioneide Gama.

Page 16: Edição Online de Novembro de 2014

Em Cartaz - Cruzeiro do Sul Educacional - Ano VI - Nº 56 - novembro/201416

Cruzeiro do Sul Educacional

MEC ratifi ca qualidade dos cursos de graduação do Módulo.A Instituição obteve conceitos satisfatórios em todas as dez dimen-

sões avaliadas. O cenário permite afi rmar que a instituição de ensino atende ao referencial de qualidade dos cursos de graduação ofereci-dos atualmente.

UDF abre inscrições para curso deExtensão em Crimes Ambientais.

Curso tem como objetivo capacitar o aluno para trabalhar como con-sultores jurídicos em prol da prevenção dos crimes ambientais, um trabalho cada vez mais procurado por empresas que buscam respei-tar os limites da legislação penal ambiental.

Concurso Deca premia alunos do curso deArquitetura e Urbanismo da UNIFRAN.

Redson Pagnan e Maria Lauta Oliveira Araújo estão entre os ven-cedores da 19ª edição do concurso Deca, com o tema “Um banheiro Deca”. Os alunos inscreveram o projeto para a categoria Banheiro para Parque ou área Pública.

Campus Virtual em MinutosConfi ra a nova edição do programa on-line mensal em www.youtube.com/cruzeirovirtual

Laboratório de Pesquisa em Educação Físicae Fisioterapia da UNICID seleciona voluntários.

Homens e mulheres, de 20 a 30 anos, podem participar de estudos sobre metabolismo de lipídeos. As inscrições podem ser feitas pelo 2178-1350.

Page 17: Edição Online de Novembro de 2014

acruzeirodosul instagram.com/acruzeirodosul

20

12Parabéns Wagner! Regram @wagnerca-tozzi “TCC apresentado! Graduação vem ni mim!!!! #tcc #unicsul #netshoes #gra-duação”

Regram @odontoblog Turma de formandos da Universidade Cruzeiro do Sul - Campus Liberdade/SP Matutino vibrando e festejando a chegada da conclusão de mais um ciclo em suas vidas. #parabéns #vêmCRO #formandos2014 #UNICSUL #odontoblog #divulgaodonto

Ano VI - Nº 56 - novembro/2014 - Instagran - Em Cartaz 17

Page 18: Edição Online de Novembro de 2014

Em Cartaz é uma publicação destinada aos alunos da Universidade Cruzeiro do Sul. Produção: Gerência de Marketing & Comunicação da Cruzeiro do Sul Educacional. Coordenação Editorial: Priscilla Freire. Edição e Redação: Carolina Cezar. Redação: Luciana Carla Allves e Ludmila Piatek. Diagramação: Cido Pereira. As reproduções podem ser feitas, desde que citada a fonte. As matérias assinadas não refl etem necessariamente a opinião deste jornal.

www.cruzeirodosul.edu.br [email protected]