jornal mural online - novembro 2009

25
Novembro-Dezembro de 2009 EM CARTAZ Jornal Mural Online UDF nas social medias Grupo Cruzeiro do Sul Evento Japonês Envie seu vídeo e concorra a um iPhone Saiba mais sobre esse grupo de referência em ensino superior O UDF vai sediar, nos dias 12 e 13 de dezembro, o grande festival Anime Nation

Upload: udfcentrouniversitario

Post on 13-Jun-2015

1.556 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Mural Online - Novembro 2009

Novembro-Dezembro de 2009

EM CARTAZJornal Mural Online

UDF nas social medias

Grupo Cruzeiro do Sul

Evento Japonês

Envie seu vídeo econcorra a um iPhone

Saiba mais sobre esse grupo de referência em ensino superior

O UDF vai sediar, nos dias 12 e 13 de dezembro, o grande festival Anime Nation

Page 2: Jornal Mural Online - Novembro 2009

UDF PARA VOCÊ

As estrelas que reconhecem vocêA constelação, Grupo Cruzeiro do Sul, não para de crescer e brilhar.

Desde 2008 o UDF integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. O intento possibilitou investimentos em infraestrutura, equipamentos pedagógicos e a criação de novos cursos, inclusive, os de curta duração. A iniciativa também proporcionou o fortalecimento dos cursos de Pós-graduação e garantiu à formação do aluno a qualidade de quatro estrelas de sucesso.

Sobre o Grupo Cruzeiro do Sul

Começou em 1965, por um grupo de professores que decidiram criar um colégio na cidade de São Paulo e fundaram, então, o Colégio Cruzeiro do Sul. No entanto, com o aumento do número de alunos, em 1972, a instituição, criada pelo grupo, passou a oferecer cursos superiores e efetivou a criação da Faculdade. Com o trabalho contínuo dos criadores, em 1993, a Universidade Cruzeiro do Sul foi reconhecida pelo MEC.

Em 2007, o Centro Universitário Módulo passou a integrar o projeto, trazendo para o grupo sua tradição como a maior instituição de ensino superior do litoral norte paulista. No ano posterior, foi a vez do Centro Universitário do Distrito Federal unir-se às outras instituições, unificando a atual formação do Grupo Cruzeiro do Sul.

Mariana Damaceno

Page 3: Jornal Mural Online - Novembro 2009

O grupo de instituições de ensino superior do Grupo contabiliza um total de 33 mil alunos, com 950 professores e 800 funcionários, distribuídos em 8 campi. Além disso, partilham dos mesmos conceitos éticos e acadêmicos, o que as torna referência nacional nos indicadores dos Ministérios da Educação e Ciência e Tecnologia.

Juntas, as instituições mantêm alguns dos melhores indicativos do ensino superior do país:

Maior número de mestrados e • doutorados entre as instituições particulares brasileiras;Maior número de bolsas de iniciação • Cientítica Pibic/CNPq entre as instituições particulares brasileirasMelhor curso de Geografia Enade, • BrasilMelhor avaliação Programa de • Iniciação Científica Pibic/CNPq entre as instituições privadas do Estado de São Paulo;Maior número de produção científica • internacional ISI Web of Science entre as instituições particulares do Estado de São Paulo;Maior índice de aprovação no Exame • da OAB/DF entre as instituições particulares; Melhor média Enade entre as • instituições de educação superior do litoral norte do Estado de São Paulo;Cursos gratuitos;• Cursos inéditos: Visagismo e Estética • Capilar, Gestão de Condomínio e a primeira Escola de Engenharia do DF.

E é por isso que você, aluno do UDF, merece reconhecimento por todas essas estrelas.

UDF PARA VOCÊ

Page 4: Jornal Mural Online - Novembro 2009

UDF PARA VOCÊ

UDF nas social mediasCentro Universitário entra nas redes sociais, lança promoção e premia com um iPhone os vencedores.

Buscando aprimorar seu relacionamento com seus diversos públicos, o Centro Universitário do Distrito Federal - UDF marca presença nas redes sociais: Twitter, Orkut, Youtube e Faceboock com o mote da campanha: “Você mais reconhecido”. O intuito da instituição é mostrar a importância e o desafio de se buscar e alcançar o sonho de ser reconhecido no mercado de trabalho e/ou ouvir as pessoas acerca do assunto. Vários depoimentos, vídeos, comunidades já participam da promoção e existem inúmeras maneiras de fazer parte desse universo. Crie comunidades do seu curso ou se associe a uma de seu interesse, siga-nos no Twitter, faça parte da nossa lista de amigos no Orkut ou poste um vídeo da promoção no Youtube.

O UDF acredita que o reconhecimento é legítimo, é merecido; uns dizem que vem com o tempo, outros que vem

por mérito. Reconhecimento está em todos os lugares: em casa, no trabalho. Mas o que traz reconhecimento são as atitudes que tomamos, as escolhas que fazemos. No mercado de trabalho, ele também é fundamental e fruto da busca pelo melhor preparo. É por isso quae no UDF você recebe mais que uma formação. Você passa a ser reconhecido por ela.

Camila Araújo

Page 5: Jornal Mural Online - Novembro 2009

UDF PARA VOCÊ

Participe da campanha!

Você tem uma história de reconhecimento para contar? Já foi reconhecido em alguma situação? Entre no hotsite e compartilhe sua história.

Você também pode participar gravando um vídeo para a promoção: “Seu amigo merece reconhecimento?” Você pode ganhar um iPhone.

Acesse o Hotsite:www.vocemaisreconhecido.com.br

Acompanhe alguns depoimentos

“Depois de mais de um ano trabalhando em um cliente, consegui finalmente fechar uma grande venda. Foi um grande

reconhecimento por um trabalho bem feito.”Jorge Antunes

“Fui eleito representante de turma pela 2ª vez. Foi muito bom sentir o reconhecimento da galera”

Caio Vinícius

“Eu fui reconhecido como funcionário do ano em uma empresa que trabalhei. Foi ótimo ser reconhecido!”

Karina Oliveira

“Passei o fim de semana todo resolvendo os problemas daquele projeto importante. Mas valeu a pena. Consegui

ótimas soluções e os chefes aprovaram minhas idéias. Isso é reconhecimento.”Marcelo Henrique

Page 6: Jornal Mural Online - Novembro 2009

Dia do Professor. Um dia bonito.No dia dos Professores, o UDF preparou atividades em homenagem aos mestres

O UDF – Centro Universitário do Distrito Federal, no dia 14 de outubro, juntamente com equipe do curso de Visagismo e Estética Capilar e o salão Metamorphose, promoveu comemoração voltada ao Dia do Professor. No evento, os alunos do curso estavam determinados a “proporcionar um dia de bem-estar e beleza” é o que afirma a Coordenadora do curso de Visagismo, Lesley Ishii.

A idéia de atender aos mestres do UDF e os interessados pelas atividades do Dia do Professor surgiu com o intuito de conciliar um trabalho de curso dos estudantes com a prática. Os alunos de Visagismo e Estética Capilar, enquanto realizavam as atividades, eram avaliados e analisados em tempo real. O evento também contou com um DJ responsável por manter o ambiente dinâmico e animado.

A participação dos alunos, de uma maneira geral, foi essencial para o sucesso e realização do evento. os Visagistas em formação utilizaram as técnicas desenvolvidas no Centro Técnico, local onde realizam suas aulas. Para o estudante de Visagismo de 25

anos, Raoni Nascimento, cursando o 2° semestre, o evento também “Contribui para colocar em prática as técnicas que aprendemos, pois foram várias situações diferentes, várias alunas com idéias de um look diferente.” afirma. Raoni ainda conta “Foi muito válida essa interação com as alunas interessadas nos nossos serviços.”

As atividades foram realizadas no campus principal do UDF, única instituição no Centro oeste a oferecer o curso de Visagismo, no hall da Área de Convivência. Os participantes puderam usufruir dos serviços de: modelagem (escova e babyliss). Além dos Professores, quem se interessou pelas atividades também pôde participar. Os serviços foram gratuitos e se estenderam durante os turnos matutino e noturno.

O curso de Visagismo e Estética Capilar ofereceu atendimento gratuito no Dia do Professor.

FIQUE DE OLHO

Page 7: Jornal Mural Online - Novembro 2009

FIQUE DE OLHOAnime Nation no UDFDonos do evento mais famoso do Brasil na categoria, o Anime Friends, a Yamanto traz pela primeira vez para Brasilia o evento que sem dúvida fará parte da agenda da cidade.

O Centro Universitário do Dis-trito Federal confirma evento japonês para os dias 12 e 13 de dezembro. Será o Anime Nation, realizado pela primei-ra vez em Brasília e dirigido pela em-presa Yamato Comunicações e Even-tos. Parceira do grupo Cruzeiro do Sul, há três anos, a Yamato Comunicações e Eventos existe há mais de 10 anos, sendo Top Of Mind em eventos de cul-tura japonesa e cultura pop em geral. A parceria com a rede Cruzeiro do Sul teve início em São Paulo, com o evento Ressaca Friends/Gamecon, que acon-tece no mês de dezembro.

Em 2009, a Yamato traz a feira japonesa para Brasília, “Visando ao crescimento do próprio evento nesse mercado em expansão” é o que afir-ma o organizador do evento, Fernando Ávila. Segundo ele, essa nova parce-ria com o UDF ajuda também a divul-gar novos cursos, voltados à tecnolo-gia de uma maneira diferente, como a que é mostrada pela rede Cruzeiro do Sul, unindo cultura e tecnologia à di-versão. O Anime Nation 2009 será repleto de atrações, prêmios, concursos e con-tará com o show dos dois maiores can-

tores de Animesongs da atualidade, Hi-ronobu Kageyama e Hiroshi Kitadani além do concurso de cosplay, salas de exibição, espaço de animeke, campe-onatos de vídeo game. A feira terá tam-bém o anime bingo, que funciona da seguinte maneira: o participante recebe uma ficha, com essa ficha ele irá con-correr a uma cesta de prêmios montada pela Yamatocorp.

A festa japonesa acontecerá no campus Reitor Rezende Ribeiro de Rezende, do UDF. Os ingressos serão vendidos a R$ 13,00, o antecipado; e R$15,00, na bilheteria do evento.

Camila Araújo

Personagem de Bleach, famoso desenho japonês.

Page 8: Jornal Mural Online - Novembro 2009

Brasil, palco de grandes eventosO país vai sediar os dois mais importantes acontecimentos esportivos do mundo. Com isso, a área de gestão de eventos já começa vitoriosa

A escolha do Rio de Janeiro como cidade sede das olimpíadas de 2016 aconteceu na sexta-feira do dia 2 de outubro. Desde então, o país inteiro vibra com a nossa primeira vitória. O Brasil ganhou a disputa contra Espanha, Japão e Estados Unidos e deve prolongar a alegria dos brasileiros que, em 2014, também abrem suas portas para receber gente de todo o mundo na Copa.

Em nota, senadores defenderam a ideia de que as olimpíadas, e também a copa, devem ser um incentivo ao esporte, turismo e à economia. A professora Alessandra Miranda, coordenadora do

curso Gestão de Eventos, concorda com as autoridades e acrescenta, “com a vinda da copa do mundo e das olimpíadas, a procura pelo curso de gestão de eventos vai aumentar consideravelmente. Precisaremos de evento para atrair a quantidade de turistas que virão à Brasília”.

A professora promete que o UDF não ficará de fora. Um de seus projetos é a instalação de uma agência Júnior na instituição. O objetivo é a divulgação do curso e a participação dos alunos em eventos importantes ministrados na instituição.

FIQUE DE OLHO

Mariana Damaceno

Page 9: Jornal Mural Online - Novembro 2009

Embaixador do Irã no UDF

A instituição recebeu, no dia 22 de outubro, o Embaixador da República Islâmica do Irã, Mohsen Shaterzadeh Yazdi. O tema tratado foi “Parâmetros do Poder no Mundo Atual”. O evento faz parte de dois projetos do curso de Relações Internacionais: o “Circuito Diplomático” e o “Grupo de Estudos sobre Relações Internacionais do Oriente Médio”. A atividade foi aberta também ao público externo, quando compareceram estudantes de várias outras instituições. Todos os alunos do Centro Universitário que estiveram presentes irão receber um certificado e mais 5 horas curriculares. A princípio, essa concessão surgiu para os alunos do grupo de pesquisa do curso de REL, mas, posteriormente, foi aberta ao público externo, pois, embora fosse uma atividade direcionada ao núcleo de pesquisa, estendeu-se ao público por sua importância. Quanto ao grupo, nomeado: Centros do Poder: Formação dos Grandes Impérios, será avaliado segundo os

relatórios entregue aos mestres. Os relatórios são produzidos de acordo com o conhecimento construído a partir de exercícios desse porte, sejam palestras ou visitas a embaixadas. Interessante registrar que o grupo faz parte do NESI – Núcleo de Estudos em Segurança Internacional. Segundo o coordenador do curso de Relações Internacionais, Prof. Fábio Queiroz, atividades como essas são responsáveis por tornar possível a prática dos alunos e estarem próximos das relações internacionais. O coordenador, também responsável pela organização do evento, garante que a palestra foi um grande sucesso e diz ter superado suas expectativas. A palestra foi gratuita, realizada no campus principal do UDF.

FIQUE DE OLHO

A comunidade acadêmica do Centro Universitário do Distrito Federal recebeu a autoridade que proferiu palestra de uma hora e meia aos estudantes. Camila Araújo

Mohsen Shaterzadeh Yzadi palestra no UDF

Page 10: Jornal Mural Online - Novembro 2009

FIQUE DE OLHO

Prof. Fábio, coordenador do curso de REL, explica a importância de trazer o Embaixador Iraniano para proferir palestra no UDF.

A República Islâmica do Irã é, sem dúvida, um país de grande relevância geopolítica, um importante ator no complexo cenário das relações internacionais. É herdeiro de uma história única que remonta à milenar Civilização Persa, uma das mais brilhantes e influentes da história humana, berço de sublimes poetas, de inconfundível arte e arquitetura e de grandes líderes, quase mitológicos, como Ciro, Dario e seu filho Xerxes.

É, por isso, um país fascinante que traz, ainda hoje, traços do legado histórico de um grande Império, ao mesmo tempo em que é, também, um país moderno e tecnicamente sofisticado. Esse é o Irã: complexo, tradicional, moderno, um centro de poder.

Nesse sentido, o empenho do curso em trazer o Embaixador do Irã, às vésperas da visita do presidente do país,

Mahmoud Ahmadinejad, ao Brasil, ganha contornos muito importantes, principalmente depois das recentes declarações polêmicas de Ahmadinejad como o não reconhecimento da existência do holocausto durante a Segunda Guerra Mundial ou sua posição de que o Estado de Israel não deveria existir.

Professor Fábio Queiroz, coordenadordo curso de Relações Internacionais

Prof. Fábio Queiroz

Page 11: Jornal Mural Online - Novembro 2009

ARTIGORevisão de literatura – luzes na pesquisa

Escolhido o tema e elaborados o problema, objetivos e justificativas, você fará a revisão de literatura, que é a base teórica com os conceitos e definições relacionadas ao tema e ao problema. Reflete a importância da atualização científica que subsidia a pesquisa. Engloba o le-vantamento de conceitos teóricos, a revisão de trabalhos ou aplicações semelhantes em outros contextos, a descrição, comparação e críticas à literatura sobre a temática. Não será, no entanto, mera transcrição de pensamento de autores, mas um confronto de ideias sobre o assunto. A revisão de literatura é atividade de caráter científico em que o pesquisador relata, por meio da interpretação e compreensão da lin-guagem, a produção social no campo de estudo de seu interesse, sem tirar nem pôr. Com a re-visão, você colaborará para manter e fundar uma verdade estável (até que mude), gerada, afirmada e cultivada em um profundo diálogo, apesar das distâncias físicas, do tempo e das diversas estru-turas de linguagem usadas, devendo, por isso, empregar regras e conceitos usuais da construção do conhecimento. Como o trabalho é uma estruturação do saber sobre um assunto, deve conter, no mínimo: bases epistemológicas da ciência de vinculação do tema; origens, definições e principais questões do tema; referência ao contexto histórico da pes-quisa; e vocabulário específico. Os autores, quando escreveram as obras a serem lidas, tiveram em mente certo público des-tinatário, deram aos textos suas características e linhas epistemológicas, o que pode tornar os con-teúdos opiniões parciais (CHRIS HART, 1998). Isso, no entanto, não é motivo e desculpa para o pesquisador fazer uma revisão de literatura po-bre; pelo contrário, o trabalho pode ser interes-sante, descobridor de algo novo ou provocativo. Uma revisão original, para Crhis Hart (1998), deve apresentar estas características: a) ser produzida com esforços e faculdades intelec-tuais do pesquisador, ou seja, é uma tarefa pes-soal, sem auxílios que a façam parecer jornada

em parceria ou alheia; b) é inusitada, sem cópia ou imitações; c) é diferente no estilo e na forma, com discussão sobre diversos autores e pontos de vista; d) é autêntica, sem imitações e sem meras transliterações; e) espelha o resultado de um con-junto de pensamentos e não somente um arranjo de frases que não transmitam ao leitor uma se-quência lógica e encadeada de pensamentos; g) prioriza obras recentes; e f) denota abstenção de julgamentos precipitados, isenção nas análises, afastamentos de juízos de cunho ideológico e respeito às ideias do escritor original. Uma revisão com essas características permitirá ao pesquisador lançar luzes sobre o que inves-tiga. São importantes o emprego de estrutura linguística bem articulada, de convenções or-tográficas da língua portuguesa e de vocabulário adequado. Assim, além da eloquência das infor-mações dos achados na revisão, a força do estilo e a correção do texto contribuirão para o entendi-mento do que você pretende dizer. Não deve ser um texto rebuscado, nem ser, necessariamente, “afiado à Machado de As-sis” (como diria o poeta brasiliense Luis Turiba), mas fácil de ler, fluente, convidativo e correto. Deve testemunhar apreço ao idioma pátrio, que é um patrimônio de todos, um fator de identidade nacional. Creia que você pode fazer uma boa revisão de literatura. Mas lembre-se: para escrever bem não basta decorar regras e seguir conselhos. De-senvolva o hábito de ler, inicie e insista na elabo-ração de textos e consulte livros de gramática. No próximo encontro trataremos de met-odologia da pesquisa. Até lá.

Prof. Francisco PauloMestre e doutorando

em Educação

Page 12: Jornal Mural Online - Novembro 2009

FIQUE DE OLHO

NPJ: Você sabe o que é?O Núcleo de Prática Jurídica tem mais de 10 unidades em diversos fóruns do DF.

Em agosto de 1998, conhecido como Escritório Modelo, nasceu, no UDF, o Núcleo de Prática Jurídica. O grupo é uma representação do Centro Universitário do Distrito Federal nos tribunais do DF. O objetivo é prestar assistência jurídica gratuita a quem não tem condições de pagar pelo serviço de um advogado particular. No NPJ, os alunos de Direito passam a colocar em prática tudo o que aprendem nos anos de teoria da faculdade. “São nessas disciplinas práticas que o aluno tem a oportunidade de entender o dia a dia do mercado de trabalho e as diversas formas de aplicação do curso”, afirma o coordenador do NPJ, Arthur Alexandre Oliveira. Todos os alunos matriculados nas disciplinas obrigatórias de Prática Jurídica Penal, Civil e Trabalhista II são, automaticamente, incluídos nas atividades do Núcleo. Esse é o caso de Bárbara Freitas Nunes, que cursa o 10° semestre de Direito e, atualmente, faz estágio na área de Prática Civil e Trabalhista. Bárbara já estagiou no Paranoá e confessa que percebeu uma realidade difícil, onde a maioria dos atendidos

sobrevive com menos de um salário mínimo. Hoje a estudante enxerga as filas de atendimento da defensoria pública como uma fila para a garantia constitucional do acesso à justiça. “Pretendo ajudar a defensoria do meu país e ajudar meu semelhante, sem perguntar se ele tem ou não condições de pagar meus honorários”, ela garante. O UDF orgulha-se de seus alunos que conseguem extrair do NPJ também o valor da cidadania. Confira alguns números do NPJ:

Mariana Damaceno

Atendimentos: 70020

Audiências: 27518

Petições: 81344

Números referentes ao total de atendimentos, audiências e petições realizados desde

1999 até o presente momento, pelos núcleos do Gama, Paranoá, Plano Piloto,

Fórum de Brasília, Guará, VEP, Taguatinga, JEB e São

Sebastião.

Page 13: Jornal Mural Online - Novembro 2009

FIQUE DE OLHO

Prepare-se para o EnadeO Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é essencial para a sua formação. Que tal estar preparado para fazê-lo?

Todo aluno, ingressante (que con-cluiu entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo) ou concluinte (que concluiu mais de 80 %), para se formar, deve realizar a prova que acon-tece no dia 8 de novembro, às 13h, e avalia trienalmente o seu desempenho acadêmico e a qualidade de seu curso. Este ano serão avaliados: Administra-ção, Administração Pública, Relações Internacionais, Direito, Ciências Con-tábeis, Ciências Econômicas e Peda-gogia. A boa atuação do estudante é de extrema importância, tanto para a insti-tuição, quanto para o aluno, que preci-sa ter reconhecimento pelo seu ensino superior para conseguir um bom lugar no mercado de trabalho. E de reconhecimento o UDF entende. É por isso que o coordena-dor de Relações Internacionais, Fábio Queiroz, organizou para seus alunos um curso preparatório para a prova do Enade. Ele mesmo é quem ministra as aulas, que acontecem de segunda a sex-ta, no período matutino e vespertino e vão até o dia 6 de novembro.

O professor dividiu o conteúdo do curso de Relações Internacionais em três blocos. Ao final de cada um, é aplicado um simulado envolvendo os assuntos estudados. Para incentivar o estudo, as melhores notas recebem livros de autores importantes das Rela-ções Internacionais. Além disso, todos os participantes recebem edições da Revista da Política Externa, da Univer-sidade de São Paulo. O curso é inteiramente gratuito e a coordenação de Relações Internacio-nais ainda disponibiliza todo o material necessário para as aulas. Os interessa-dos devem comparecer à coordenação de Rel., solicitar sua inscrição e retirar seu conteúdo programático. Ainda dá tempo de participar!

Alunos fazem curso preparatório para o ENADE.

Mariana Damaceno

Page 14: Jornal Mural Online - Novembro 2009

PROGRAME-SE

ExaltasambaSexta, dia 6/11, às 22hMarina Hall - SHCNT Norte, Trecho 02 conjunto 5Próximo ao Bay ParkMais informações: 3306-3014/3306-1873

Outras atrações: Henrick & Ruan (sertanejo), Grupo Nagandai (samba e pagode) e Top DJs.

Ingressos antecipados:(61) 8404-4471 (61) 8460-6060(61) 8428-1888 (61) 8401-4226

-Área Gold (Open Bar de Wisky, Cerveja, Vodka Absolut, Energé-tico, Refri e Água): R$ 80 (masculino) e R$ 70 (feminino). -Área Premium (Open Bar de Cerveja, Vodka, Energético, Refri e Água): R$ 60 (masculino) e R$ 50 (feminino). (Preços referentes aos valores de meia entrada)

Jason MrazSábado, dia 28/11, às 22hMarina Hall - SHCNT Norte, Trecho 02 conjunto 5Próximo ao Bay ParkMais informações: 3306-3014/3306-1873

Ingressos:Pista: R$ 200 (inteira) e R$ 100 (meia)Premium: R$ 400 (inteira) e R$ 200 (meia)(Preços referentes aos valores de meia entrada)

Pontos de Venda: Mormaii: Pontão/Pátio Brasil/Conjunto Nacional/Brasília Shop-ping/Terraço Shopping. Chili Beans: Conjunto Nacional/Park Shopping/Pátio Brasil/Taguatinga Shopping. Pizzaria Dom Bosco: Asa Norte/Asa Sul/UniCeub/Sudoeste.No site: www.livepass.com.br

MúsicaPode Apostar!Centro Cultural Banco do Brasil Brasília - SCES Trecho 2, lote 22 Preço: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada para estudantes, professores, pes-soas com mais de 60 anos e clientes BB)Tel: 3310-7087

O CCBB Brasília traz, de 30/10 a 15/11, nove cantores renomados da nova geração da música brasileira. Confira abaixo as próximas atrações.

Fino Coletivo06/11, sexta-feira, às 21h

Rodrigo Maranhão 07/11, sábado, às 21h

Marina de La Riva08/11, domingo, às 20h

Marcelo Jeneci13/11, sexta-feira, às 21h

Curumin14/11, sábado, às 21h

Silvia Machete15/11, domingo, às 20h

Page 15: Jornal Mural Online - Novembro 2009

PROGRAME-SETeatro

Qual o Seu Pedido?Teatro dos Bancários EQS 314/315 - Asa SulPreços: R$ 30 (inteira) R$ 15 (meia)29 de outubro12 de novembro26 de novembro10 de dezembro

Comédia de improvisação com a Cia. Anônimos da Silva. Sem roteiro, direção e com atores que entram em cena sem nenhum ensaio, a peça começa a ser montada quando a plateia chega ao teatro.

Informações:(61)3262-9090(61) 9312-0678

Sobre Vovós e Lobos - A ComédiaTeatro Ulysses Guimarães - Unip, 913 Sul - Asa Sul.7 e 8 de novembro, respectivamente às 21h e 20hPreços: R$ 30 (inteira). R$ 15 (meia).

Ingressos: Pelo site www.ingressorapido.com.br, FNAC (Parkshop-ping), Livraria Nobel (Águas Claras Shopping), Planet Music (Brasília Shopping e Pátio Brasil) e Livraria Don Quixote (Gilberto Salomão) ou pelo número (61)9312-0678. Informações: (61)9312-0678 ou

www.setebelos.com.br

Os SaltimbancosEscola Parque 307 SulDe 10/10 a 22/11.Sábados e domingos, às 17h.Não haverá espetáculo no dia07/11 (sábado)Preço: R$ 24,00 e R$ 12,00 (meia)Classificação indicativa: livreInformações: (61) 8199-2120 3234-8916

Para os últimos dois meses da temporada de super produções da Cia Teatral Néia e Nando, a trupe reservou um conto dos Irmãos Grimm, mais conhecido no Brasil pela adaptação para o teatro com músicas de Enrique Martinez e letras de Chico Buarque: Os Saltimbancos.

Estação Felicidade é uma comédia com elementos de Realismo Fantástico, que narra o encontro de quatro mulheres numa estação de trem. A narrativa, mesclando humor, conflitos e poesia, revela a força do universo feminino e presta uma singela homenagem às antigas marchinhas de carnaval que ainda hoje estão vivas em nossas memórias.

Estação FelicidadeTeatro CaleidoscópioCLSW 102, Bl. C, SudoesteDe 30 de outubro a 8 de novembro.Sextas e sábados, às 21h.Domingos, às 20h. Preço: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia)Classificação indicativa: 14 anosInformações: (61) 3344-0444

Page 16: Jornal Mural Online - Novembro 2009

PROGRAME-SEExposições

Um Mundo sem Medidas20 de outubro a 8 de novembro.Terça a domingo, das 9h às 18h30.Museu Nacional da República.Informações: 3325-6410 ou 9131-4777Entrada Gratuita

A conhecida história de Alice no País das Maravilhas serviu de mote para a exposição Um Mundo sem Medidas. Com a curadoria da francesa Valerie Marchi, a mostra apresenta instalações e fotografias de artistas franceses:

Mireille Loup;Philippe Ramette;Gilbert Gracin;

Françoise Pétrovitch;Gabriela Vanga;

Bertrand Gadenne;Jean-François Fourtou;

Jeremy Dickinson;Samuel Rousseau;Simone Decker.

Bob Dylan - Outsider10 de novembro a 12 de dezembroTerça a domingo, das 12h às 20h.Renome - Galeria de Arte & DesignSCRN 716, Bloco C, Loja 36. Asa Norte.Entrada Franca

Com obras criadas por Oscar Fortunato, exposição reúne um conjunto de trabalhos inspirados na obra do cantor e composi-tor norte-americano Bob Dylan, um dos maiores símbolos da cultura contemporânea mundial nos último 50 anos. Em 35 peças, Oscar traduz em imagens os versos de canções.

Anna Letycia07 de outubro a 15 de novembro.Diariamente, das 9h às 21h. Caixa Cultural BrasíliaGaleria Vitrine -SBS Qd 4, Anexo do edifício Matriz da Caixa Entrada Gratuita

A exposição está concebida para apresentar um panorama so-bre a obra gráfica da mestre gravadora desde a década de 50 até a etapa mais recente da sua trajetória artística. Além de mestre da gravura, na qual é especialista em trabalhos com metal, Anna Letycia também teve atuação de destaque no te-atro, como cenógrafa e figuirinista.

O Guardador da Beleza24 de outubro a 21 de novembro.Segunda a sexta das 9h às 21h.Sábados das 9h às 12h. Galeria de Arte daCasa Thomas JeffersonSEP Sul EQ 706/906 Conjunto B. Entrada Franca

A Mostra O Guardador da Beleza - A pintura autoral de Clóvis Júnior, do artista que dedica-se à pintura há mais de 25 anos. Trata-se de uma trajetória marcada pela obstinação em ser coerente com as matrizes cul-turais de nosso povo.

Na obra de Clóvis, as pessoas comuns, os eventos folclóricos e religiosos e o engajamento pela preservação da natureza são mostrados com toda a inteireza e dignidade que só a alguns é dado reconhecer. O artista, que não é um guardador qualquer, egoísta ou possessivo, metaforicamente nos toma pela mão e nos conduz por caminhos de encantamentos, da mais genuína beleza.

Page 17: Jornal Mural Online - Novembro 2009

PROGRAME-SECinema

Michael Jackson’s This is ItElenco: Michael JacksonDireção: Kenny OrtegaMichael Jackson´s THIS IS IT oferecerá aos fãs e amantes da música do mundo inteiro imagens raras dos bastidores enquanto o artista criava e ensaiava para seus shows esgotados que se realizariam a partir de julho na 02 Arena, em Londres. O filme foi montado a partir de mais de 100 horas de imagens dos bastidores e de Michael Jackson ensaiando várias músicas para o show.

Alô, Alô, Terezinha!Direção: Newton Cannito

Documentário sobre o maior fenômeno da televisão brasileira, o apresentador Abelardo Barbosa, mais famoso como Chacrinha. O público assistirá ao apresentador de auditório jogando bacalhau para a platéia, soltando seus bordões, buzinando calouros ou até dando o famoso troféu abacaxi, e ainda apre-

sentando os maiores ídolos da época.

O Solista (Estreia dia 6 de novembro)Elenco: Jamie Foxx, Robert Downey Jr., Catherine KeenrDireção: Joe Wright Gênero: DramaMúsico esquizofrênico e sem teto alimenta o sonho de tocar no Walt Disney Music Hall.Baseado numa história real.

(Estreia dia 6 de novembro) 500 Dias Com ElaElenco: Zooey Deschanel, Joseph Gordon-Levitt

Direção: Marc WebbQuando Tom, azarado escritor de cartões comemorativos e românticos sem esperanças, fica sem rumo depois de levar um fora da namorada Summer, ele volta a vários momentos dos 500 dias que passaram juntos para tentar entender o que deu errado. Suas reflexões acabam levando-o a redesco-

brir suas verdadeiras paixões na vida.

(Estreia dia 6 de novembro) Jogos Mortais VIElenco: Mark Rolston, Costas Mandylor, Betsy Russell

Direção: Kevin Greutert A franquia “se encerra” neste filme que desvenda as pontas soltas, cria as últimas vítimas e desvenda o que havia na caixa deixada ao final do quinto filme. O agente Strahm está morto e o detetive Hoff-man é o único a conhecer o verdadeiro legado de Jigsaw. Quando o FBI se aproxima de Hoffman, ele

é forçado a colocar um jogo em ação.O grande plano de Jigsaw finalmente será compreendido.

Coco Antes de ChanelElenco: Audrey Tautou, Alessandro Nivola, Benoit PoelvoordeDireção: Anne FontaineO filme se concentrará nos anos de aprendizado de Coco Chanel, uma das maiores designers de moda do mundo, e mostrará como uma jovem de origem humilde e que estudou sozinha se tornou um sím-bolo de sucesso e liberdade, além de ajudar a criar o perfil da mulher moderna.

Page 18: Jornal Mural Online - Novembro 2009

UDF NA IMPRENSA

Page 19: Jornal Mural Online - Novembro 2009

UDF NA IMPRENSA

Page 20: Jornal Mural Online - Novembro 2009

UDF NA IMPRENSA

Page 21: Jornal Mural Online - Novembro 2009

UDF NA IMPRENSA

Page 22: Jornal Mural Online - Novembro 2009

Secretaria de Pós-Graduação

Isabel Prazeres, Helenice Franco, Erica Carla Silva e Susany Coutinho. Juntas, elas formam a equipe da Secretária da Pós-graduação, localizada no campus Reitor Rezende Ribeiro de Rezende (campus II).

Elas realizam o atendimento de alunos, professores e coordenadores, resolvem questões burocráticas e as vezes até desempenham o papel de uma “ouvidoria”. Com um trabalho que às 18 horas começa a pegar fogo, as meninas mantêm a simpatia e o bom humor, mesmo perante imprevistos corriqueiros.

Isabel Prazeres conta que hoje o grupo é unido e se ajuda nas demandas de trabalho. “Quando uma está sobrecarregada, a outra vai e ajuda. Tira as dúvidas, explica as novidades”, revela.

Isabel também lembra situações divertidas que aconteceram no horário de trabalho. “Às vezes as esposas ligam aqui na secretaria para saber se o marido está tendo aula, porque saiu de casa dizendo que vinha para a pós. Sou obrigada a desmentir o rapaz, dizendo que naquele dia os alunos não tiveram aula”, lembra Isabel aos risos. Mas os telefonemas destinados à pós nem sempre trazem queixas engraçadas.

Lidar com todo o tipo de público. Essas palavras devem resumir todo o trabalho realizado pelas meninas da secretaria da pós-graduação. Alunos engraçados, professores apressados, funcionários sorridentes. Todos que passam, e deixam alguma novidade para o grupo. Elas, com a mesma simpatia costumeira, agradecem!

EQUIPE UDF

Erica, Isabel, Susany e Helenice formam a equipe da Secretaria da Pós-Graduação, no Campus II do UDF.

Mariana Damaceno

Page 23: Jornal Mural Online - Novembro 2009

PROFESSOR UDFUDF tem novo Pró-reitor de GraduaçãoEm entrevista, Prof. Carlos Andrade, o novo Pró-reitor, fala sobre a nova postura adotada pelo setor de graduação.

Carlos Augusto Andrade, profissional que se dedica há mais de 15 anos à gestão acadêmica universitária, apresenta seu propósito ao entrar para a nova equipe de Graduação como Pró-reitor do Centro Universitário. O Prof. Carlos Andrade, como gosta de ser chamado, expõe suas intenções: “Agregar-me ao grupo de profissionais que trabalham no UDF, para apresentar contribuições nos aspectos de gestão acadêmica”.

Acompanhe o bate-papo com o professor.

Quais serão as mudanças dessa nova gestão?

Nessa gestão, pretendemos reforçar as bases de uma educação científica e formação técnica que, no meu entender, são faces de uma mesma moeda. Em um mundo moderno e competitivo, nossos alunos precisam “aprender a aprender” e, nesse processo, conhecer as estratégias de ação de suas áreas, para construírem junto com o corpo docente uma formação plena. No bojo do trabalho que está sendo realizado, cabe ainda o acompanhamento de todo o processo de sistematização dos procedimentos acadêmicos, para agilizar as demandas de toda a comunidade interna do Centro. Nessas duas primeiras semanas,

estou, praticamente, conhecendo a casa e trabalhando num plano de ação, para ser aprovado pela Reitoria. Em nova oportunidade, apontaremos essas ações para que nossos professores e alunos possam conhecê-las.O que o senhor busca implementar?

• Gestão participativa, na qual as decisões de graduação possam ser tomadas no âmbito do colegiado da Pró-reitoria.• Trabalhar sempre próximo às assessorias e aos coordenadores, procurando observar rapidamente os problemas e agilizar os processos para solucioná-los.• Ouvir sempre as comunidades interna e externa, para conhecer seus anseios, s u a s críticas e sugestões.• Acompanhar, efetivamente, as atividades, procurando, nas questões pertinentes à Pró-reitoria, ser o mais ágil possível.• Reestruturar a Pró-reitoria, observados os estudos que já vem sendo realizados n a Instituição, modernizando-a e adequando-a aos novos tempos.

Quais serão as novidades? Neste momento, estamos estudando o modus operandi institucional, observando seus documentos legais PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), PPI (Projeto

Camila Araújo

Page 24: Jornal Mural Online - Novembro 2009

PROFESSOR UDF

Pedagógico Institucional) e seus PPCs (Projetos Pedagógicos de Curso), para que , em seguida, com a visão do cenário atual, possamos construir, com a comunidade interna, o cenário desejado.

Quais as suas expectativas? Minha maior expectativa é construir, com meus colegas coordenadores, professores e alunos, uma cultura da educação científica. Mostrar a importância desse processo, não só para este momento educacional dos alunos, mas, sim, para a vida. Em breve, marcarei algumas palestras para estar mais próximo dos alunos e abordar temas como: a importância da pesquisa na formação profissional; aprender a estudar; desenvolvimento de projetos; a cultura universitária entre outras.

O que os alunos podem esperar para essa nova gestão? Alguém muito compromissado com a Educação e preocupado em buscar solucionar problemas que certamente teremos. Não podemos ser ingênuos, o mundo muda rapidamente e nem sempre conseguimos acompanhar essas mudanças. Com a equipe da UDF e com nossos alunos, pretendemos ser inovadores, por isso acredito muito no trabalho em parceria, ninguém implementa uma educação eficaz e eficiente sozinho. Precisamos sempre de mãos competentes e amigas ao nosso lado. Como será o novo Pró-reitor de Graduação? Responder essa pergunta não é tão difícil, nesses trinta anos, em relação à personalidade não mudei, todos vão encontrar

alguém que ama viver e, portanto, sorri muito. Procuro criar sempre um bom ambiente de trabalho e respeitar as pessoas sem nenhum tipo de discriminação. Alguém que busca ser sempre justo e, às vezes, surpreende-se como o mundo caminha de forma injusta. Sou simples, muito discreto e até tímido, mas somente até conhecer as pessoas, depois viro um tagarela. Enfim, sou um profissional comprometido com a educação brasileira. Como o senhor gostaria de se apresentar aos alunos? Em todos os momentos da minha vida, fui e serei, sempre, o Prof. Carlos Andrade.

Breve histórico doProf. Carlos Andrade

Doutor em Língua Portuguesa pela PUC-SP e Professor Titular de Língua Portuguesa na Universidade Cruzeiro do Sul. Além da graduação em Letras, graduou-se, também, em Pedagogia, com ênfase em Administração Escolar. Há mais de 15 anos, atua em gestão acadêmica universitária. Foi Assessor Acadêmico da Pró-reitoria de Graduação, Diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais e Pró-reitor de Graduação, funções exercidas na Universidade Cruzeiro do Sul. É autor e organizador de livros acadêmicos e artísticos. Conferencista com trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Foi membro da Comissão Permanente de Avaliação Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul e responsável pela implantação do sistema de avaliação na Universidade. É avaliador do INEP-MEC, responsável pela avaliação de cursos da área de Letras.

Page 25: Jornal Mural Online - Novembro 2009

Novembro-Dezembro de 2009

EM CARTAZJornal Mural

Expediente:

UDF - Centro Universitário do Distrito FederalAssessoria de Comunicação e Marketing

Camila Côrtes - EdiçãoCamila Araújo - Redação

Mariana Damaceno - RedaçãoRosemary Toffoli- Revisão

Desirée Castro - ProgramaçãoAndré Campos - Layout e Diagramação