edição online 65

12
Ano 2 - Edição 65 SAPIRANGA, SÁBADO, 08 DE AGOSTO DE 2009 Gratuito JORNAL TJ jornaltj.com.br CLASSIFICADÃO Primeira reunião da CPI da Petrobras Começou às 10h20 desta quinta-feira (6) a pri- meira reunião de trabalho da CPI da Petrobras, ins- talada no dia 14 de julho. Nesta reunião, o relator da comissão, Romero Jucá (PMDB-RR), apresentará seu plano de trabalho para as investigações. A ten- dência é que sejam votados também requerimentos pedindo informações e a tomada de depoimentos. O primeiro embate da CPI deve se dar em torno da forma como serão chamados os interrogados. A base aliada pretende apenas convidar, enquanto a oposição quer convocar as pessoas. A diferença é que na convocação o depoente é obrigado a compa- recer e tem de fazer um juramento se comprometen- do a dizer a verdade. A Petrobras está no centro de denúncias envol- vendo supostas irregularidades em repasses de royalties a prefeituras, sonegação fiscal, superfatu- ramento em contratos de construção de plataformas, entre outros fatos. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) também será alvo das investigações. O senador João Pedro (PT-AM) é o presidente da comissão, e Marcelo Crivella (PRB-RJ), o vice-pre- sidente. O senador Romero Jucá (PMDB-RR) foi indicado para ser o relator dos trabalhos. O último embate sobre a CPI aconteceu em ju- lho, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva levantou o tom das críticas contra a criação da co- missão e questionado sobre as declarações da oposi- ção no Senado de que "a CPI pode acabar em pizza temperada com pré-sal”, por ter apenas governistas no comando, respondeu: “Depende. Todos eles são bons pizzaiolos”. Lula disse também que haviam gestos de irres- ponsabilidade na criação da CPI, porque as investi- gações poderiam ser feitas pela Receita Federal ou outros órgãos do governo. No dia seguinte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) anunciou que um grupo de senadores deu entrada na Mesa Diretora da Casa com um requeri- mento de voto de censura contra o presidente, repu- diando a fala de Lula sobre pizzaiolos. O requerimento foi protocolado na Mesa Diretora da Casa e agora segue para a Comissão de Cons- tituição e Justiça (CCJ), para ter a admissibilidade analisada. Se for aprovado na CCJ, o requerimento retorna ao plenário para ser referendado pelos se- nadores. FONTE:GLOBO.COM Nelmar Souto Pinheiro Advogado Revisão de contratos bancários Juros abusivos,cheque especial,empréstimos (carro-moto),Casa própria,leasing AV. JOÃO CÔRREA .1709.CENTRO.SAPIRANGA OAB 13.254 3039.3702 / 3039.1720 Leia a Biblia. Deus é Fiel O PRÉ-SAL É NOSSO.O DONO DO “BILHETE PREMIADO” TEM QUE SER O POVO BRASILEIRO!!! R.Sete de setembro,303,sala03,centro - Sapiranga Fone: 3039.6666 REVESTIMENTOS CERÂMICOS Leia Pag.08

Upload: tiago

Post on 12-Jun-2015

317 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Edição online 65

Ano 2 - Edição 65 SAPIRANGA, SÁBADO, 08 DE AGOSTO DE 2009 Gratuito

JORNAL TJjornaltj.com.br CLASSIFICADÃO

Primeira reunião da CPI da Petrobras

Começou às 10h20 desta quinta-feira (6) a pri-meira reunião de trabalho da CPI da Petrobras, ins-talada no dia 14 de julho. Nesta reunião, o relator da comissão, Romero Jucá (PMDB-RR), apresentará seu plano de trabalho para as investigações. A ten-dência é que sejam votados também requerimentos pedindo informações e a tomada de depoimentos.

O primeiro embate da CPI deve se dar em torno da forma como serão chamados os interrogados. A base aliada pretende apenas convidar, enquanto a oposição quer convocar as pessoas. A diferença é que na convocação o depoente é obrigado a compa-recer e tem de fazer um juramento se comprometen-do a dizer a verdade.

A Petrobras está no centro de denúncias envol-vendo supostas irregularidades em repasses de royalties a prefeituras, sonegação fiscal, superfatu-ramento em contratos de construção de plataformas, entre outros fatos. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) também será alvo das investigações.

O senador João Pedro (PT-AM) é o presidente da comissão, e Marcelo Crivella (PRB-RJ), o vice-pre-sidente. O senador Romero Jucá (PMDB-RR) foi indicado para ser o relator dos trabalhos.

O último embate sobre a CPI aconteceu em ju-

lho, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva levantou o tom das críticas contra a criação da co-missão e questionado sobre as declarações da oposi-ção no Senado de que "a CPI pode acabar em pizza temperada com pré-sal”, por ter apenas governistas no comando, respondeu: “Depende. Todos eles são bons pizzaiolos”.

Lula disse também que haviam gestos de irres-ponsabilidade na criação da CPI, porque as investi-gações poderiam ser feitas pela Receita Federal ou outros órgãos do governo.

No dia seguinte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) anunciou que um grupo de senadores deu entrada na Mesa Diretora da Casa com um requeri-mento de voto de censura contra o presidente, repu-diando a fala de Lula sobre pizzaiolos.

O requerimento foi protocolado na Mesa Diretora da Casa e agora segue para a Comissão de Cons-tituição e Justiça (CCJ), para ter a admissibilidade analisada. Se for aprovado na CCJ, o requerimento retorna ao plenário para ser referendado pelos se-nadores.

FONTE:GLOBO.COM

Nelmar Souto PinheiroAdvogado

Revisão de contratos bancáriosJuros abusivos,chequeespecial,empréstimos

(carro-moto),Casaprópria,leasing

AV. JOÃO CÔRREA .1709.CENTRO.SAPIRANGA

OAB 13.254

3039.3702 / 3039.1720

Leia a Biblia. Deus é Fiel

O PRÉ-SAL É NOSSO.O DONO DO “BILHETE PREMIADO”TEM QUE SER O POVO

BRASILEIRO!!!R.Sete de setembro,303,sala03,centro - Sapiranga

Fone: 3039.6666

REVESTIMENTOS CERÂMICOSLeia Pag.08

Page 2: Edição online 65

SAÚDE Jornal TJ - 08/08/2009 a 14/08/2009 02

Alto nível de testosterona causa doenças neurológicas

Pesquisadores da Uni-versidade da Pensilvânia (EUA) descobriram que homens com altos níveis de testosterona estão mais sus-cetíveis a doenças degenera-tivas. O excesso do hormô-nio no organismo masculino causa a autodestruição das células, num processo se-melhante ao verificado em doenças como o Mal de Al-zheimer, que provoca perda de habilidades como racio-cinar e memorizar. A célula exposta ao excesso de tes-tosterona morre por um pro-cesso chamado apoptose, também chamado de célula suicida ou morte programa-da da célula.

A apoptose é um meca-nismo importante para o cérebro, pois ajuda n re-novação celular, porém, quando acontece com muita frequência, gera a perda de muitas células e o sistema nervoso entra em desordem. Pesquisadores explicam que as células demoram um cer-to tempo para se regenerar e entrar em sintonia novamen-te com as demais. E, quando há uma baixa significativa de células nervosas, o siste-ma nervoso reage negativa-mente e o paciente manifes-ta sintomas muito parecidos com os que caracterizam doenças degenerativas.

Produto de limpeza caseiro previne

alergia

Toda dona de casa conhe-ce a importância da limpeza no lar. Hoje, há no mercado vários produtos eficazes, a preços acessíveis. Mas uma alternativa - saudável, ecologicamente correta e econômica - é "fabricar" seus próprios produtos de limpeza. No dia a dia de famílias com pessoas alér-gicas, as receitas também podem ajudar, por terem ingredientes mais suaves.O microbiologista Roberto Martins Figueiredo enume-ra as qualidades do bicarbo-nato de sódio, por exemplo. "É excelente substância de limpeza e também ajuda a tirar cheiros. Um tapete com odor ruim pode ser pulve-rizado com bicarbonato e varrido 20 minutos depois. Também é bom deixar um pote com a substância na geladeira para tirar odores como os de alimentos es-tragados", explica. Segundo ele, o bicarbonato serve ain-da para desengordurar pane-las, fogões e forno, embora não tenha ação desinfetante. "Para acabar com bactérias, só vinagre, e o branco não deixa cheiro", diz.

EconomiaFórmulas caseiras são

ainda mais econômicas. "Por mês, o comprometi-mento médio do orçamento familiar com produtos de limpeza é de 2,27%. Em um ano, representa economia de 27,24%, uma boa saída. Os caseiros são mais baratos, tanto pelos insumos, quanto pelo rendimento", atesta o economista André Braz, da Fundação Getúlio Vargas.

A alergista e imunologis-ta Maria Cecília Aguiar, da Policlínica de Botafogo, diz que as composições caseiras apresentam menos cheiro, o que pode ser favorável em alguns casos de alergia, mas que cuidados sempre de-vem ser adotados. Para ela, o ideal é usar luvas tanto na manipulação de produ-tos industrializados quanto dos feitos em casa. "Luvas de poliuretano ou borracha são ideais. As cirúrgicas também servem e custam pouco."

Prevenindo crises alérgicasA rotina de limpeza deve

ser modificada nos domi-cílios de pessoas alérgicas. Para elas, produtos de lim-

peza devem ter o mínimo possível de perfumes. Em alguns casos, é preciso até eliminar o uso de amacian-tes na lavagem de roupas.

Produtos contendo sol-ventes orgânicos ou forte-mente perfumados, incluin-do ceras e desinfetantes, estão proibidos. A casa do alérgico deve ser limpa, mas não pode "cheirar lim-pinho". Por serem menos tóxicos em suas composi-ções, os produtos de limpe-za caseiros à base de sabão de coco, vinagre, limão, bicarbonato e glicerina aju-dam quem precisa enfrentar mofo, poeira e sujeira.

Pano úmido com sabão de coco em vez de espanador e vassoura evita que a poeira se espalhe pelo ar. Móveis devem ser arrastados a cada 15 dias para remoção do pó. Colchões devem ser virados quinzenalmente. Cobertores e mantas precisam de sol a cada semana.

Evite problemasAo fabricar produtos ca-

seiros alguns cuidados de-vem ser adotados, sempre. Use recipientes limpos e armazene sempre as fór-

mulas em locais seguros, longe do alcance de crian-ças e animais. Mantenha os produtos sempre fechados e nunca guarde-os próximo a alimentos.

Ao manusear amônia, evi-te inalar o produto e mante-nha-o longe dos olhos, para não causar irritação, como coceira. Lave bem as mãos depois de usar o limão, para evitar queimaduras. Nunca use a substância sob o sol.

Limão e vinagre são subs-tâncias ácidas, mas cum-prem papéis diferentes na limpeza. O primeiro, cítrico, é útil para retirar crosta de sujeiras. Já o vinagre, as-séptico, tem ação de evitar contaminação por microrga-nismos (bactérias).

Em vez de combater mofo com naftalina, que afeta fí-gado e rins, tente usar sa-chês com flores de lavanda. Não armazene os produtos de limpeza próximo a ali-mentos. Batata e cenoura, por exemplo, absorvem substâncias como a amônia - considerada volátil porque evapora rapidamente.

Fonte> yahoo.com

LEMBRE-SE!A MAIORIA DAS PESSOAS QUE FAZEM COMPRAS, TOMAM CAFEZINHO E LEÊM JORNAL.POR

ISSO SE VOCÊ QUER REALMENTE DIVULGAR O SEU PRODUTO DIVULGUE NO JORNAL TJ!AQUI O RETORNO É GARANTIDO!

Agorafobia provoca medo incontrolável e afeta segurançaBuscar locais que tenham

uma saída fácil, caso a situ-ação necessite de uma fuga rápida, e evitar situações onde escapar seria algo difí-cil. Esses são dois sintomas característicos da agorafo-bia. O distúrbio é frequen-temente confundido com a síndrome do pânico, que geralmente se manifesta por crises agudas de ansiedade sem que seja identificado o estímulo. Já a agorafobia torna a pessoa dependente das outras para tudo, já que sente medo de se ver em uma situação em que se de-pare com o medo. De acordo com a psicóloga Adriana de Araújo, especialista do Mi-nhaVida, quem sofre do pro-blema sente necessidade de ter sempre uma companhia por perto. "Dessa forma, a pessoa tem uma sensação de segurança", explica ela.

Como qualquer fobia, o medo de sentir medo pode oscilar desde o nível mais leve até o mais grave. O primeiro é aquele que não influencia diretamente o modo de viver da pessoa, assim, ela segue sua vida, realiza tarefas e participa de situações, apesar do medo. O nível mais grave é aquele que compromete ações diá-rias da pessoa, hábitos cor-riqueiros como sair de casa para ir à padaria viram um tormento. Medos por locais específicos, como túneis, são muito comuns em quem sofre de agorafobia. "Mas, normalmente, o medo de lu-gares menores está ligado à claustrofobia", explica a es-pecialista.

Muita gente confunde a agorafobia com fobia social. No entanto, como explica a psicóloga, são situações completamente diferentes. "Enquanto a fobia social é ligada ao medo das pesso-as, de exposição, críticas,

a agorafobia é a falta de opções para encontrar uma saída, caso precise de uma", completa a especialista.

As pessoas mais próximas de quem sofre de agorafo-bia também são atingidas pela situação. Quando a pessoa demonstra precisar de companhia, há aqueles que acompanham e ajudam a pessoa que tem medo, mas também existe o grupo que não entende a doença. É aí que surgem efeitos em quem sente medo por conta da relação conflituosa com pessoas próximas. Segundo a psicóloga, aparece o so-frimento, a insegurança e a falta de confiança em si pró-prio. "Ser independente e li-vre do medo é fundamental para o bem-estar emocio-nal", completa a especialis-ta.

Assim que for identifica-do qualquer tipo de medo, a busca por um especialista é imprescindível. Como sa-lienta Adriana de Araújo, o medo pode aumentar e pre-judicar o controle emocio-nal . "Uma vez que o medo é criado através de reforço, pode ficar mais intenso se não for tratado, prejudican-do ações do indivíduo", co-menta a psicóloga.

TratamentosDiante de um diagnóstico,

o especialista apresentará as possibilidades de trata-mento. "A técnica deve es-timular a superação e o des-bloqueio do medo", explica Adriana de Araújo. Pode-se fazer uso de exercícios es-pecíficos que estimulam a superação do medo, além de métodos como hipnose te-rapêutica, EMDR, PNL e o novo código da PNL. "Essas são técnicas modernas e de rápida ação na mudança do comportamento humano", completa a especialista.

Page 3: Edição online 65

GERAL / ECONOMIA Jornal TJ -08/08/2009 a 14/08/2009 03

NOVOS FORMANDOS DO CURSO KIDS 1

Pessoas “Grandes” são aquelas que lutam por seus ideais, que alcançam aquilo que sonham e acima de tudo,

fazem isso com amor...Vocês provaram ser mais do que

“Grandes”, vocês são especiais!CONGRATULATIONS!FAMÍLIA THUNDER

Internet influencia vendas do varejo no

BrasilDe acordo com pesquisa

realizada pela agência de publicidade F/Nazca, a rede mundial de computadores vem sendo incorporada de forma cada vez mais rele-vante ao dia-a-dia do consu-mo no País. A afirmação faz parte de um estudo, realiza-do com a apoio operacional do Datafolha, que mostra que, entre os brasileiros com mais de 16 anos, 15% tem o costume de consultar a rede antes de comprar em estabelecimentos de rua ou shoppings. Entre os dados divulgados, destaca-se que, daqueles que afirmam con-sultar a net, 63% possuem acesso em casa, 60% nave-gam no site de lojas e 58% assumem levar em consi-deração a opinião de outros internautas.

O estudo revelou ainda que 12,6% da população, 16,5 milhões de pessoas, já adquiriu algum produto ou serviço online e que, delas, 72% o fizeram de suas resi-dências. Os dados ganham

ainda mais peso quando se leva em consideração o fato de que a assiduidade é um traço marcante do perfil de navegação no Brasil: 83% dos 66 milhões de internau-tas identificados pela pes-quisa entram na rede pelo menos uma vez por semana e 32% a utilizam todos os dias.

Segundo presidente e di-retor de Criação da F/Na-zca, Fabio Fernandes, os resultados indicam a neces-sidade de um novo fôlego à democratização da internet no País. “A difusão do aces-so, sobretudo doméstico, deixou de ser um argumen-to meramente cultural para ganhar ainda mais relevân-cia econômica. Pelo nosso levantamento fica claro que internet em casa é pratica-mente condição tanto da compra quanto da pré-com-pra à distância”, diz. A cone-xão nos lares, no entanto, é realidade apenas de 26% da população.

Calçados e couros: saldo negativo nas

exportaçõesApesar de a balança co-

mercial brasileira ter fecha-do, em julho, com superávit de US$ 2,928 bilhões, os setores de calçados e cou-ros pesaram negativamente nos embarques do País. Na exportação de sapatos a re-tração foi de 30%, enquanto que os curtumes deixaram de faturar com o exterior 35%. Em sete meses, as perdas dos fabricantes de calçados chegam a 29%, so-mando um faturamento de US$ 816 milhões ante US$ 1,14 bilhão em igual perío-do do ano passado. Declínio mais acentuado ainda para o setor coureiro, que acumu-la queda de 57% (US$ 586 milhões contra US$ 1,36 bilhão de janeiro a julho de 2008) nas divisas resultan-tes de negociações com o mercado externo.

Seguindo a trajetória de redução desde o primeiro mês deste ano, julho não foi diferente para os calçadis-tas. Nos 23 dias úteis do sé-timo mês do ano, foram em-barcados US$ 136 milhões,

quando no mesmo mês de 2008 as cifras chegaram a US$ 193 milhões. Os prin-cipais destinos do sapato 'Made in Brazil' são os Es-tados Unidos, Reino Unido e Argentina.

VARIAÇÃO - Enquanto os produtores de manufatu-rados oscilam com perdas entre 18% a 34% (mês a mês), os curtumes amargam prejuízos mais avassaldo-res, com percentuais que já chegaram aos 60%. Porém, desde junho, os índices de perdas vêm sendo reduzi-dos. Exemplo disso, em maio a queda nas vendas foi de 50%, caindo para 46% em junho e 35%em julho - no sétimo mês do ano, o se-tor coureiro vendeu US$ 92 milhões contra US$ 142 mi-lhões em julho de 2008. Os principais destinos do couro continuam a China e Itália. Os dados preliminares são do Ministério do Desenvol-vimento, Indústria e Comér-cio Exterior (MDIC).

Fonte:exclusivo.com.br

Faturamento da indús-tria tem oitava quedaO faturamento real de in-

dústria cresceu 1,6% em ju-nho em comparação a maio, mas na comparação a junho do ano passado teve queda de 5,8%, a oitava nesse tipo de comparação desde o iní-cio da crise internacional, que começou a refletir no Brasil em outubro de 2008. Quando a comparação é de semestres, a queda regis-trada neste ano foi de 7,7% em relação ao ano passado. A utilização da capacidade instalada passou de 79,8% para 79,3% de maio para junho. A queda foi maior em relação a junho de 2008, quando o índice foi de 83,2%. A informação é da Agência Brasil.

Segundo a Confedera-ção Nacional da Indústria (CNI), os indicadores de junho, divulgados nesta quinta-feira (6 de agosto) ainda não mostram trajetó-ria definida de recuperação

do setor. Os dados revelam que o faturamento e as horas trabalhadas no período cres-ceram em junho, enquanto emprego, massa salarial e utilização da capacidade instalada registraram queda no período.

A queda da massa sala-rial foi de 2,9% em relação a junho do ano passado. No semestre, acumula baixa de 1,7%, comparando-se com igual período de 2008. "Se isso se reduz, pode haver queda do consumo, atra-palhando o crescimento", explicou Renato Fonseca, gerente executivo da CNI. No mês as horas trabalhadas aumentaram 0,2% em com-paração a maio, mas caíram 9,5% se comparadas a junho do ano passado. No semes-tre, o setor acumula queda de 8,4% no total de horas trabalhadas.

Fonte:exclusivo.com.br

Lula sanciona lei que torna crime celular em presídios

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na noite de quinta-feira (6) a lei que considera crime a entrada, sem autorização ju-dicial, de telefone celular ou aparelhos clandestinos de comunicação em presídios. As penas previstas na nova lei variam de três meses a

um ano de prisão.A lei, que entrou em vigor

nesta sexta-feira (7), a partir da publicação no Diário Ofi-cial da União, criminaliza também a intermediação e a facilitação do ingresso de aparelhos telefônicos ou de comunicação nos presídios.

Relógios marcam segundo 'histórico'

Durante um segundo, esta sexta-feira (7), a combinação de hora e data em relógios e calendários resultaram em uma seqüência curiosa: 123456789. O momento "histórico" aconteceu às 12h34m56s - o dia 7, o mês 8 e o ano termina-do em 09 se encarregam de completar a seqüência.

Essa coincidência de números, que só voltará a acontecer daqui a 100 anos, em 2109, já foi comemorada um mês an-tes em países como o Estados Unidos, que utiliza um padrão de data diferente do brasileiro, com o mês registrado antes do dia. No Brasil, o horário será registrado três vezes, nos diferentes fusos.

Em fevereiro deste ano, outro número “cabalístico” mo-bilizou internautas no mundo todo. Foi em uma sexta-feira 13 comemorada por “nerds” e programadores ao redor do mundo como o “dia 1234567890”. O número era resultado da contagem feita em “Hora Unix”, mecanismo dos siste-mas baseados em Unix - incluindo as diversas versões de Linux - que conta os segundos desde 1º de janeiro de 1970.

Na internet, usuários se organizaram em serviços como Facebook, YouTube e Twitter para marcar a data e registrar as atividades durante o segundo exato da seqüência numé-rica.

Page 4: Edição online 65

TJ CLASSIFICADÃO3559-9076

ANUNCIE GRÁTISwww.jornaltj.com.br/classificados

VENDO – Loja infantil na presidente kennedy, 5 anos no mesmo local.Elisan-dra 9647.8682/3559.4326.

ASSINATURAS R$10,00 MENSAIS

VENDO – capacete semi novo.R$35,00.Neverton 9831.5979

VENDO OU TROCO – por noot som para carro montado nas caixas,2 auto falantes 12’,4 cornetas

VENDO – balança elétrica toledo com saída para impressão até 15kg.Tratar c/ Celso 9972.4333

VENDO – Câmera digital samsung com cartão de memória,5.1, pilha recrregável , semi nova.Tratar pelo 9893.7978

VENDO – Cavalo puro cubano, 6 anos,parta montaria e carroça. R$850.Tratar 8124.3151.Sapiranga

VENDO – Barbada-caixa c/2 bicho pa-pão 550 rms,12 polegadas,8 cornetas,2 twiter,2 módulos, sendo 1 digital, mais fiação.Vale R$ 3800 vendom por R$ 1800.Aceito nootbook.Tratar 8502.9005

VENDO – Guitarra Epiphone Special SG preta parte eletronica reformada, otima captação acompanha uma capa mochila. R$400 com Daniel 81106753

VENDO – HD Samsung 80 giga com nota e na garantia. R$ 90,00.Falar com Flávio 9876 9924

VENDO – Vendo Contra-Baixo Ibanez,4 cordas, semi- novo.muito inteiro vale a pena conferir.Tratar c/ lucas 9131-2171

VENDO – Purificador novo (nunca utiliza-do)de cor branca, para fogão de 4 bocas. R$80,00.Anderson 81891435

VENDO – telefone nokia c/ camera.Pre-ço a combinar.NEVERTON 9831.5979 OU 9848.1759

VENDO – video casseTe philips 4 cabeças com 1 filmes em ótimo estado.9831.5979

ALUGUELALUGO – apto com dois quartos,sal , cozinha, banheiro, no bairr sãoluiz,apto da coab, no blo-co2 2º andar, 280,00 M A R L I sapiranga 30394815/81822225

ALUGO – prédio comercial de 380m2 na saturnino de Brito , bairro São Luiz.Tratar 9240.1362

ALUGO – Terreno de 26mx28m no centro de Sapiranga, na rua Miguel Tostes.R$150,00.Tratar c/ proprietário 9668.9917

ALUGO – sala comercial no cen-tro de Sapiranga na Presidente Kennedy n:296.R$250,00.Fone:

96969607div

DIVERSOSVENDO –Vendo som automo-tivo 1 amplificador Hurricane, 1 Subwoofer Bomber 10 pol., 2 alt.fal. H-Buster 6x9.Um mes de uso R$ 700,00.Tratar com Luis 99515279

VENDO – Vendo bicicleta ergo-métrica e esteira Tratar Jonas 99447764

VENDO – máquina automática de fazer fraudas, mais máquina de embalar fraldas,2 meses de uso.R$1,200 parcelado.Tratar com Vol-mir 8160.5989

COMPRO – aspirador de pó em ótimo estadoTratar 99839768

VENDO –caixa de som amplifica-da (WATTSOM pop line 120), com saída p/guitarra mic, karaoque comp. um micrifone e um pedestal p/mic. R$ 500,00Tratar 98839243

VENDO – cama de casal, nova, Marfin R$ 150,00Tratar 99839768

VENDO – maquina de cortar grama TRamontina, nova, com 4 rodas e coletor, R$ 250,00Vendo aparador de grama TRamontina, novo, R$ 50,00Tratar Priscila ou Fabiano 96699803 ou 99470412

VENDO – Tenho 3 lindos filhotes machos de Chow Chow preto pra venda, nasceram dia 26/06/09 e estão desverminados. Poderao ser entregues aos futuros donos a partir do dia 7 de Agosto. Tamires Rua: professor annes dias 338 B:Sete de Setembro 8212-3513

VENDO – Pc usado. Processa-dor celeron 2,26, memória ram 448mb, hd 40 giga, monitor crt 15 polegadas. 600,00.Elaini 9130 3301

VENDO – Floricultura no centro de Sapiranga c/ 8 anos de mercado.R$ 35 mil. Tratar com Tati 9288.4950

VENDO – Vendo loja de presentes, no ponto a seis anos, ótima clien-tela, centro de Sapiranga. Aceita-mos propostas. Fone 96872252

VENDO – Fogão industrial 6 bocas,geladeira 370 lts,3 vasilha-mes cerveja, 3 refri médio, 1 balei-ro, 6 cubas, 1 freezer 300lts, 2 pia inox. Negocia-se. Tratar c/Osmar 9158.4111.

VENDO – Atelier de costura com-pleto.Aceito carro no negócio.Tratar pelo 8120.8128/8480.8601 c/ Luiz

VENDO – salão de beleza comple-to na Av. Presidente Kennedy. Te-lefones: 3599.3858 ou 9712.7571. Sapiranga . Cenira.

VENDO – Loja de confecção mas-culina e feminina. Sapiranga. Fo-nes: 9662-0647 e 9692-2845. Falar com Dalma ou Rinaldo.

escritura. Aceito casa no negócio. Fone: 8211-0169.

VENDO – sítio em Sapiranga a 3 km da cidade. R$35 mil. Tratar pelo 3599.1376.

VENDO OU TROCO – casa de al-venaria, medindo 8x8m, pátio fechado, poço artesiano Lotea-mento Mundo Novo/CentenárioR$ 35.000,00Tratar Nelson 97552386

VENDO – de barbada, chácara, com casa de alvenaria, 3 quartos, sala e cozinha, frutíferas, terra para plantio, 1,5 ha. Negociar com Nilson no 8146-5167.

VENDO – Casa na rua dos eu-calipos que vai para a prainha.R$17 mil de madeira com pátio fechado Aceito carro.Tratar c/ Vera 9648.3160

VENDO – Imóvel escriturado no centro de Sapiranga, na rua al-verto schimidt.O terreno possui 26m de frente por 38m de comp. 988m2.Possui uma casa de alvena-ria de 110m2, uma casa de madei-ra.R$405 mil.Tratar c/ proprietário 9668.9917

VENDO – Imóvel escriturado no centro de Sapiranga.O terreno possui 26m de largura por 66m de omp., totalizando 1.716m2 e atravessa toda a quadra c/ uma frente para miguel tostes e outra frente para rua alberto schimidt, onde existe 1 casa de alvenaria c/ 110m2 e 1 casa de madeira c/ 70m2 e garagem de madeira.R$590 mil.Tratar c/ proprietário 9668.9917

VENDO – CASA C/130 mts2, bair-ro São Luiz, em ótima localização. Casa nova, ninguém morou.Aceito carro, moto ou imóvel (TROCA). Tratar com Mara pelo 9274.3338

VENDO –casa de alvenaria 11,5 m x 15 m,3q.2ban.2sl.gar.alvenaria R$ 46.000,00. São Luiz. Sapiranga. Fone: 9838-2975/9182.2037

VENDO –apartamento com 2 quartoss, sala, coz, banh, loca-lização cohab bairro São Luiz.Tratar com Marli 3039.4815 ou 8182.2225.

VENDO – casa de 132 m², 11 pe-ças, escriturada, cercada. Tratar pelo fone 9814.9876.

VENDO – casa mista, portão eletrônico, 10 peças. Tratar com Maria pelo fone 3529.1133 ou 8170.2213.

VENDO – casa de alvenaria, 2 quartos, sala, cozinha, banhei-ro, toda cercada. Aceito carro. R$ 55.000,00. Tratar pelo fone 9964.1320.

VENDO – casa de alvenaria com 4 dormitórios, 2 cozinhas, banhei-ro, dispensa escriturado, aceito carro. R$40.000,00. Tratar pelo 8431.6950. Sapiranga.

VENDO OU TROCO – casa na praia Arroio do Sal por casa em Sapi-ranga ou Campo Bom. A 4 qua-dras do mar, com 2 dormitórios, sendo 1 com suíte, garagem para 1 carro, sala ampla. Terreno com 50mx25m. Casa de 9mx10m de alvenaria. Tratar com João Sadi. Fones: 3559-5390, 9604-6478. Sapiranga.

VENDO OU TROCO – casa de tijolo de esquina, com dois quartos, sala de estar,cozinha, dois banheiros, garagem. Amaral Ribeiro, Rua Far-roupilha. Aceito Chácara. Ligue: 9686-4786.

VENDO – Casa de alvenaria 8x9, c/ 2 dorm. + 4 apartamentos 6x6,50 cada. Aceito troca por caminhão. Negocia-se. 9283-3482. Lauder - Sapiranga.

TERRENOSVENDO – terreno de coopera-tiva entrega em 18 meses, R$ 18.000.00 já pago, restando 18 parcelas de R$ 106,00.Tratar jane-te 97232634 ou 35295263

VENDO – Vendo terreno de 10x20m, Loteamento Mundo Novo Bairro Oeste R$ 18.500,00Tratar 99692557.

VENDO – Vendo terreno 19x12m, com casa 6x9m, na rua Quero Quero, RS 238- Campo VicenteR$ 14.000,00TRatar 96630776 Ivo

VENDO – procuro terreno pon-to comercial,centro ou são luiz para alugar.telefone para conta-to(51)82016869-

VENDO – Terreno 300m2 na São Luiz R$6 mil + infro estrutura.Tra-tar com Milton 8128.6642

VENDO – Terreno na rua são Jacó, bairro 7.R$ 45 mil, c/ escritura.Tra-tar 9988.0066 com Marcos

VENDO – vendo sitio 1ha.com casa de alvenaria,churasqueira,frutifiras,açude.president kennedy n.6200 em sapiranga. telefone para contato(82016869), carro-valor ate 15 mil reais.

VENDO – terreno escriturado no centro de Sapiranga, com frente de 26m e comp. de 28m na rua miguel tostes.R$185 mil.Tratar c/ proprietário 9668.9917

VENDO – casa com apenas 3 anos de uso em cedro/alv.Terreno de 12 x 35m, plano e cercado.Casa com 2 dorm. (OPÇÃO para 3 ou disp.), 2 salas, coz./sala de jantar, banh. social e garagem. Centenário - Sa-piranga.Mercado Bottega R$80 mil

VENDO – Terreno em Nova Tra-mandaí, 1 quadra do mar.R$19 mil.Rosangela 8422.2109.Aceito carro ou moto.

VENDO – Terreno com Escritura, no bairro Amaral ou proximidades, de preferência próximo a Esco-la Pedro Lenz. - Tratar com Alex 8403-7803.

VENDO – Vendo casa de alve-naria, 03 quartos, área serviço, 110 metros quadrados cons-truídos, garagem, de esquina, escriturada,bairro São João, Dois Irmãos. Aceito carro na troca. Financio direto, Entrada R$ 33.500,00 + 90 parcelas R$ 350,00. Tratar (51) 8403 – 0818.

VENDO – terreno em Torres de R$5 mil e R$8 mil. Tratar pelo 8136.6971.

VENDO – Terreno no Bairro Mun-do Novo em Sapiranga, por R$ 22.000,00. Fone 9365.1170, com Leandro.

VENDO – Terreno no bairro São Luiz, c/ escritura, 12x25, Residen-cial Floresta ( na Avenida prin-cipal), por R$ 23.000,00. Aceito carro. Fone: 3599.5355. Daniela. Sapiranga.

VENDO – Terreno de 304 m², todo murado, casa mista, em Cam-po Bom. Aceito troca ou terreno em Dois Irmãos. Aceito negociar carro no valor de R$ 15.000,00 a R$ 20.000,00. Particular. Fone: 9126.7574 ou 9682.2019.

ASSINATURAS 3559.9076

VENDO – terreno no bairro Amaral 10x26 m². Tratar com Noemi pelo 9236.1322 ou 9261.3438.

CHÁCARAS E CASASVENDO – Sítio com 2 hectares c/ casa, açude, 70 pés de arvoredo, c/

VENDO – balcão refrigerado com 1,50 m por R$ 1500,00, balcão de atendimento de madeira c/ ga-veta, tampo em mármore por R$ 400,00. Balcão 3mts mad. de gra-mado R$600,00.Fone: 9674.9253. Sapiranga.

VENDO – Vendo Caixa de Som com alto falante, som mp3 para moto. R$ 400,00. Tratar com Joel 96969607

VENDO – bateria turbo completa.R$500,negocio.Tratar c/ Danielle 3559.1328/9319.4856

VENDO – Sapataria c/ clientela formada. Fone: 9927-8216. Centro de Campo Bom.

VENDO OU TROCO– Bazar por material, carro ou moto.Com esto-que e instalação.C/João 9957.6644

VENDO –Vendo: dois vestidos de prenda (01 azul e outro vermelho)e saia de armação,Valor: R$ 140,00 cada vestido, R$ 80,00 saia.Lenir 92503473

VENDO – Vendo: Fogão Conti-nental 04 bocas, 04 meses de uso branco com preto. Suanne ou Die-go.Fone: 99041582

VENDO – Trailer 4x2 completo c/2 freezer, pia e aéreo,prensa, estufa,fogão 4 bocas, som, vasi-lhames.Aceito carro ou moto.Dia-na 9152.2898

VENDO – 3 mesas madeira 70x70 R$160,00.13 mts divisória semi nova R$500,00.Ar condiciona-do 9.000btus R$850,00.Tratar 9674.9253

VENDO – Procuro guitarrista, que seja eclético (ROCK, pop/rock, internacional e nacional) com ex-periência. CONTATO:[email protected]

VENDO – Máquina de cortar pas-to.R$ 350,00 (2 correias).Sapi-ranga. Tratar pelo 3559.5017 ou 9942.6854

VENDO – Vendo Modem DSL D-LINK500G.R$ 90,00.Tratar com Tiago 9893.7978 ou 3559.4358

VENDO – Máquina de sorvete ita-lianinha semi-nova. Tratar c/ Leila 9240.1362

VENDO – paquimento digital.R$200,00.Tratar c/ Jaime 9665.0432

VENDO – Máquina enxuta R$300,00, em ótimo estado.Motivo compra má-quina maior.Tratar Georgina 9716-4576.

VENDO – Refrigerador Springer, 1958, em ótimo estado. Tratar pelo 3599.4358 ou 9675.4995 c/ Carlos

VENDO – Tanquinho muller, 2kg, desliga automático, 49,00. Tratar com Valéria 9207.8458

VENDO – Tarrafa malha 5. Volta 25 metros. Fio de plástico. Falar com Sr. Dorval. Rua presidente Kennedy, 591, fundos. Ou ligue 9683 9693.

VENDO – Loja de roupas na presiden-te kennedy,1606, a mais de 3 anos no ponto.Tratar c/ Francisco 9317.2449.Aceito propostas.

VENDO – Coifa com exaustor para fogão de 6 bocas ou chapa de res-taurante/bar.R$ 110,00 . Tratar pelo 9694.1882.

VENDO – Home Tweeter LG, c/ 5 cai-xas satélites,140 watz. R$ 350,00.Tra-tar c/ Flávio pelo 8179.9758

BARBADA - VENDO – Balcão 2mts, vidro redondo refrigerado. R$ 490,00, a vista c/ garantia 6meses.Tratar 9837.2519

VENDO – 2 bicicletas femininas , 1 liss sandaw azul R$80,00 e ceci rosa R$100,00 em ótimo esta-do.9894.9993

VENDO –botas de camurça, cano curto.Tratar Neverton 9894.9993 ou 9831.5979

VENDO – maca branca em óti-mo estado.Tratar com Berenice 8195.4744

ALUGO – 2 tapetes vermelhos para festa, 10 metros cada. R$50,00.Tra-tar c/ Marcia 9978.6048

PROCURO –pessoas a cima de 18 anos para trabalhar com mala dire-ta.Ganhos por produção de R$500 a R$1.200.Tratar com Adriana 8141.5609

OFEREÇO-ME – para trabalhar de acompanhante de senhora idosa, finais de semana e turnos.Tratar comSueli 9649.6427

VENDO – loja de confecções femi-nina, masculina, infantil, completa, em ótima localização na presiden-te kennedy,461,sala B em frente a avesul.Aceito proposta.Deivid 9662.2845

OPORTUNIDADE – trabalhe em casa envelopando cartas e etique-tando empressos. Ganhos a cima de R$ 800,00 mais ajuda de custo. Maiores informaçoes caixa postal 1074 cep. 93800-000 Sapiranga.

Acima de 18 nos. Ensinamos tudo.

VENDO –telefone c/câmara chip de memória, valor a combinar 9848.1759 ou 9831.5979

COMPRO – telefone da vivo, preço a combinar não precisa chip.Never-ton 9831.5979.

ASSINATURAS 3559.9076

Compra, Venda e Aluguel

“Lembre-se de que os vencedores fazem aquilo que os perdedores não querem fazer.”

Page 5: Edição online 65

TJ CLASSIFICADÃO 3559-9076

ANUNCIE GRÁTISwww.jornaltj.com.br/classificados

EMPREGOSOFEREÇO-ME – para trabalhar como doméstica em casa de fa-mília.Sapiranga.Contato pelo 9208.9297

TRABALHE – em casa ;Caixa pos-tal 21 cep 98.800.000

PROCURO – Procuro emprego em Sapiranga ou Campo Bom p/ope-radora de caixa, qualquer horário.TRatar 99763732 Élita

MARQUINHOS – Cursando bacha-rel em educação física, deseja tra-balhar com escolinhas de futebol.Interessados ligar p/96266781 ou [email protected]

PRECISO – de uma pessoa que saiba montar cestos e arranjos ar-tificiais, c/ experiência comprova-da, que goste de lidar c/ o público, que não se importe de trabalhar aos sábados, maior de 18 anos e que more em Sapiranga. Interes-sados ligar para: 3039.1607.

PROCURO – Rosane Teixera de-seja trabalhar como doméstica, serviços gerais ou acompanhante de idosos.Preferência por turno da noite.Tratar 96757891

CARROSVENDO – Chevete ,80,azul R$2.500,00 mil.Tratar com Joel 9696.9607

VENDO – Brava 01/01,sx,16 v , c o m p l e t o , v e r m e l h o , d o c .em dia.Aceito troca carro mais novo.R$ 17.800,00.Tratar 3599.2122/9861.8678

VENDO – Corsa 2002 prata, 2 po-ras hatch, com rodas de liga leve. Aceito negociar. Fone: 3559.9045.

VENDO – Gol branco GL ano 91, modelo 92, em bom estado. Valor: R$ 6.900,00. Documentação ok. Tratar com Marcelo. 9868-7541 ou 9163-1497 .

VENDO – Kombi diesel original, 1982,lisa de lata, motor novo, suspensão da moderna com freio a disco.Aceito carro.Tratar pelo 97089946.

VENDO – Chevete 79, bege, es-tofado em veludo e couro, super-inteiro. Valor: R$ 2.500,00. Falar com Dario, 9309.8642.

VENDO – Ford Fiesta Street, 4v portas 2006, completo, ótimo estado, valor a negociar. Fone: 9969.2557. Falar com Vilmar.

VENDO – Fusca ano 73, 86.000 Km rodados, todo original, com notas, Valor R$ 8.000,00.Sapiranga. Fone: 9622.6707. Ricardo.

VENDO –BARBADA: Jogo de rodas completo c/pneu aro 14.Tratar c/ Leila 8415.1055

VENDO – Monza GLS, 4 portas, 2.0, completo. R$13 mil. Tratar com Luiz 3559.3387

VENDO – Golf 2006 flash , prata,banco de couro, ar digital, com 57 mil km R$ 39.800,00.Tra-tar 9981.3326

ASSINATURAS 3559.9076

R$ 10,00 MENSAIS

VENDO – Uno Mille Fire, 2 portas c/ doc. 2009 pago. R$ 11.500,00. Tratar com Nelson 9203.1574

VENDO – Ipanema 2.0,93 , cinza chumbo,doc em dia,completa.ar +di-reção.R$9.500,00.Tratar com Ricardo 9288.4337

BARBADA– Corsa super, ano 98,ipva 2009 pago,4 portas,verde,

4 pneus novos.R$ 14.500,00.Acei-to troca por maior valor.Tratar pelo 9893.7978

MOTOSVENDO – Titan KS 150 2004/2004 azul metálica, ótimo estado,ipva ok,.Tratar 98355415

VENDO – Honda modelo sport, 150cc, preta,2005,R$6 mil es-tado impecável.Tratar c/ Diego 9879.4635

VENDO – VENDO – Titan 2001, vermelha, completa. R$2.800,00, financio.Tratar pelo 9708.3125 c/ Marcelo , Araricá.

VENDO– susuki yes 125, comple-ta, preta, em ótimo estado, ipva 2009 pago. R$ 4.400,00 e assumir 20 X de R$201,00.Tratar com Ro-drigo, tels.9343-6870/3039-2794.

VENDO –TDM 225 Ano 2001, prata linda moto com manual e nota fis-cal yamavale, R$ 5.300,00. Fone: 51 91539559

VENDO – Moto Titan KSE 125, ano 2003, por R$ 3.200,00. Particular, Placa ILI 5286. Falar com Clenir, pelo 9641.9600 ou 3559.1294.

VENDO – moto today ano 93, azul, R$1.500,00.Neri 8225.7955

ENDO – Moto YBR vermelha, com partida elétrica 2002. Valor: R$ 3.000,00. Falar com Ronaldo pelo 9809.2536. Sapiranga.

VENDO – YBR, azul, 2000, com partida elétrica, impecável. R$ 3.000,00. Tratar com Leandro pelo 9731.3269.

VENDO – Titan KS 150,2004, azul metálica, com 36 mil km.Tratar 9835.5415

VENDO – YBR 2001, azul c/ parti-da elétrica por R$ 3.200,00. Fone: 3529.6097.

VENDO – Honda today 125cc,93,vermelha em bom e s t a d o . E $ 2 . 1 0 0 , 0 0 . J o ã o 3559.1704/8193.2284

VENDO – Moto Titan 97, conser-vada, por R$ 2.450,00. Falar com Ari pelo: 9657.0837.

VENDO – XLR 125 Es, ano 2001, R$ 4.200,00.- ML 125, no 82, R$ 2.200,00,Super inteira mesmo p/pessoas exigentes.Tratar Luis 96123899- apartir das 14h

VENDO –Vendo moto Dafra Spid 150, 1600km rodados, ano 2008, estado de novaR$ 4.500,00. Da-niela ou Alexandre 35995355 ou 91884175.

VENDO – Fusca ano 73, 86.000 Km rodados, todo original, com notas, Valor R$ 8.000,00.Sapiranga. Fone: 9622.6707.

VENDO – moto biz modelo 2000, verde.R$2.500,00.Aceito propos-ta.Tratar com Emerson 9739.4188

DICA DE CINEMAeime

A Vida Secreta das Abelhas

No ano de 1964 uma menina de 14 anos busca um segredo relacionado a sua mãe. Seria somente mais uma bela historia se não fossem os atores envol-

vidos, esta-mos falando de Dakota Fanning em um papel simplesmen-te fantástico, também de Queen Lati-fah magistral

em um papel dramático, refor-çando a máxima que diz, nem todo ator é um bom comedian-te, mas todo comediante é um bom ator. E para completar te-mos Jennifer Hudson, fechan-do o elenco com chave de ouro. A direção é da talentosa Gina Prince.

DICA DVDChoke No Sufoco

O mesmo autor de Clube da Luta nos brinda com uma his-toria perturbadora maliciosa e macabra a mente de um per-vertido personagem com com-pulsão sexual. Victor é viciado em sexo e transa literalmente com qualquer coisa que tenha duas pernas. Com uma mãe de-

mente as portas da morte ( An-gélica Huston – em papel digno de indicação ) o personagem tem uma tarefa muito difícil nessa fabula moderna sobre

salvação, libido e loucura. Não é filme fácil, é complexo e sei que alguns vão gostar e outros irão detestar.

Caros leitores, estamos em Agosto e o ano já nos trouxe boas e improváveis surpresas em filmes e seqüências, vide Choke e Harry Potter. Semana que vem chega as salas de cine-ma o polemico Bruno o filme mais controverso do ano, o que Sacha nos reserva? Até lá. En-vie seu email e nos conte qual seu filme preferido e porque. [email protected]

Por Fabiano Ieck

ESTOFARIAReformas de sofás e cadeirasEscolha no mostruário

9837.2519

3039.2577

VENDO – Vectra 98,chumbo,banco de couro,modelo

2000,em ótimo es-tado.R$17.500,00.

Tratar pelo 9893.7978

TROCO TITAN 2006 EM

ÓTIMO ESTADO , MOTO DE MU-

LHER POR BIS. 9893.7978

BRICK BRESSAN **Kit gás p/s10.R$ 999,00**Fogão a lenha todo

de ferro.R$ 350,00**Esteira elétrica R$ 250,00**Overloque ,3 fios R$

500,00**Churrasqueira pro-

fissional c/ 150 espetos giratória

R$ 3600,00 Geladeira com porta

de vidro R$ 800,00 Carrinho de Bebe

semi novo R$ 149,00

9837.2519

Se você quer ser um ponto de distribuição do Jornal TJ ligue para 3559.9076 ou envie um e-mail:

[email protected]

**Bazar Arte e Encanto - São Luiz,1185Ponto de :*Distribuição.* Assinatura.*Anúncios.do Jornal TJ

Page 6: Edição online 65

JURI$CONRegistro de Firmas

3559.1144

Genuíno Sampaio.27.Centro.Sapiranga

GERAL Jornal TJ - 08/08/2009 a 14/08/200906

CELEBRIDADESLetícia Sabatella vence

prêmio de musaLetícia Sabatella ficou surpresa quando foi considerada

musa, durante o 3 º Prêmio "TV Tudo de Bom", no Vivo Rio, na noite desta terça-feira (4). "Eu tenho uma aparência de anjo na novela, mas faço uma pessoa medonha, capaz de cometer atrocidades”, disse se referindo a personagem Yvone em “Caminho das Índias”.

A atriz, que foi acompanhada do namorado, André Gonçal-ves, contou que, mesmo com o re- conhecimen-to, não mu- dará o próprio c o m p o r - tamento. “O prêmio é de musa, mas estou com o pé no chão. Ser igual também é legal”, con- siderou.

Já André se derreteu em elo- gios. “Ela é inteligente, tem caráter, é ética. Alem de ser linda, um cor- po lindo, ela tem todas as qualidades que uma musa preci-sa”.

A personagem que interpreta na trama das oito tornou-se sinônimo de aprendizado, segundo Letícia. “Eu estou apren-dendo a conhecer pessoas assim (como Yvone) no cotidia-no. Estou sabendo me proteger do aparentemente dourado e olhar para o mais verdadeiro”.

Contente com o trabalho, a atriz citou alguns profissionais que trabalham com ela. “Sou apaixonada pela Glória Perez. Ela é muito inteligente, gosto muito da novela. André é meu parceiro, alem de meu amor. Christiane Torloni também é brilhante”, listou.

DefiniçãoO Astigmatismo ocorre

quando a córnea apresen-ta uma maior curvatura em uma direção, o que distorce a visão para perto e à dis-tância também. A córnea normalmente é redonda, enquanto no astigmata, pes-soa que tem esse problema, é ovalada. Quando há ir-regularidade na curvatura da córnea ou do cristalino (lente interna do olho) pode gerar o astigmatismo. Sendo assim, os raios de luz não chegam ao mesmo ponto na retina.

Alguns são direcionados em mais de um ponto na retina e outros à frente ou atrás dela. Em virtude da curvatura irregular, a ima-gem levada ao cérebro tor-na-se deformada, distorcida ou desfocada.

Dependendo do grau e da atividade da visão, seja para perto ou longe, a imagem fica como se fosse borrada e algumas queixas são fre-qüentes, tais como dor de cabeça, sensação de ardor nas vistas e hiperemia con-juntival. A intensidade varia conforme a gravidade do problema e o esforço visual.

Causas Nem todas as córneas

possuem uma forma perfei-

ta. Tal como ocorre com os demais erros de refração, o astigmatismo pode estar re-lacionado a uma herança ge-nética, porém a causa dessa malformação ainda é desco-nhecida.

Geralmente o astigmatis-mo aparece ao nascimento e sofre poucas alterações durante o desenvolvimen-to. Pode ainda surgir de-pois de um trauma ocular e comprometer a córnea após intervenção cirúrgica intra-ocular ou relacionado com outras doenças ocula-res, como ceratocone, por exemplo. Coçar os olhos pode favorecer o aumento do astigmatismo, que pode ser estar associado à miopia, hipermetropia e presbiopia (vista cansada), mas nem sempre afeta os dois olhos.

Tratamento Para corrigir o astigma-

tismo é possível com o uso de óculos, lentes de conta-to ou cirurgia refrativa. As lentes de contato devem ser adaptadas para curvaturas específicas e com espessu-ras diferentes ao longo da superfície ocular para com-pensar a superfície irregular da córnea. Quanto maior o grau do astigmatismo, maior é a diferença de espessura da lente de contato.

ASTIGMATISMO

O que você faz ou não faz do amanhecer ao entardecer causa um enorme impacto sobre o seu descanso da noite até a manhã. A melhor maneira de garantir um bom sono notur-no é revisar as atividades que você desenvolve muito antes de ir para a cama. Estes são os dez conselhos para ajudá-lo a descansar melhor:

Mantenha horários regulares:Trate de levantar-se sempre na mesma hora, não impor-

tando a hora que tenha ido deitar-se. Se você deita-se tarde na sexta-feira e no sábado para levantar-se muito tarde no domingo, com certeza na segunda-feira terá problemas no trabalho, pois no domingo à noite terá sofrido de insônia. Se viajar muito, tente conservar sua rotina e volte a ela logo que possa.

Faça exercícios regularmente:Com não mais de vinte ou trinta minutos diários de ca-

minhada, jogging, natação, bicicleta ou a prática de algum esporte 3 vezes por semana, você alcançará sua meta de chegar à cama relaxado, tanto física quanto mentalmente. O melhor momento para realizar exercícios que beneficiem um bom sono noturno é ao final da tarde e no início da noite.

Cuidado com os estimuladores:Os amantes do café, chá, chocolate e refrigerantes devem

saber que os efeitos dos estimulantes destes produtos, con-sumidos em excesso, fazem-se presentes entre duas a quatro horas depois da ingestão. Ao ingerir substâncias que con-tenham estimulantes, ao final da tarde ou durante a noite, contribui-se para a diminuição da profundidade do sono e para o aumento dos possíveis Despertares Súbitos .

Não fume:A nicotina é ainda mais estimulante do que a cafeína. Os

fumantes têm dificuldades para dormir, despertam com fa-cilidade e têm fases de sono profundo mais curtas. Com-provou-se que o fumante aumenta sua qualidade de sono quando deixa o hábito de fumar.

Beba com moderação:Embora o álcool seja o mais antigo e mais popular sinô-

nimo do sono, deve-se ter cuidado com a quantidade e com o horário em que o ingere. Muito álcool ao final da tarde retardará o sono e muito álcool no jantar provocará sono precoce. Em ambos os casos, o ciclo normal será alterado.

Busque qualidade e não quantidade:Seis horas de sono profundo podem fazer com que você

sinta-se melhor do que oito horas de sono leve e interrompi-do. Não se deve dormir mais do que o necessário. A medida será dada pelo quanto você irá sentir-se bem na manhã se-guinte. Se você sentir que recarregou adequadamente suas baterias com seis horas de sono, não será porque você dor-miu pouco e sim porque dormiu o suficiente.

Se você tem problemas para dormir à noite, não durma à tarde:Muitas pessoas têm inclinação normal a tirar uma sone-

ca após o almoço e, sem dúvida, isto avança com a idade. Mas, se ela atentar contra seu sono noturno, quando sentir sonolência durante o dia trate de evitar dormir realizando alguma atividade física que estimule a pulsação durante dez minutos, isto acelera o metabolismo, espantando o sono.

Deixe suas preocupações e planos para outro momento:Antes de deitar-se escreva uma lista de coisas que deveria

fazer, ou seus planos do dia seguinte. Tal tarefa irá tirar de seus ombros a responsabilidade de lembrar, isto relaxará seu inconsciente. Se seguir discutindo com eles e os mentalizan-do, não irá resolvê-los nem conseguirá relaxar.

Não se deite após ter comido em excesso ou sem ter comido:Se comer muito antes de deitar-se, obrigará o sistema

digestivo a trabalhar demais. Talvez sinta uma sonolência agradável, mas logo terá sensação de peso que não o deixará dormir bem. Por outro lado, se estiver fazendo dieta, não durma sem comer algo de baixa caloria. Não se pode tentar dormir quando se discute com o estômago. Todo tipo de in-cômodo orgânico ou físico contribui para o despertar súbito , evitando entrar em sono profundo.

Desenvolva um ritual de sono:As crianças lêem ou escutam história e rezam suas ora-

ções antes de dormir. Você pode escolher seu ritual: escutar alguma música, relaxar os músculos, tomar uma ducha ou ler um livro pode ajudá-lo a conciliar o sono. O importante é que, uma vez escolhido o ritual, este deve ser repetido todas as noites.

Ambiente agradável:Um ambiente agradável é fundamental. Deixe o quarto

bem escuro, evite lugares barulhentos e, se possível, regule a temperatura. É fundamental um bom colchão, assim como bons travesseiros e roupas de cama, eles fazem grande di-ferença.

Você pode retirar o Manual do Sono em nossa loja , veja anúncio na capa.

E não se esqueça de presentear seui PAI com conforto e qualidade Ortobom!

MANUAL DO SONO ORTOBOMCONSELHOS PARA UM MELHOR DESCANSO

Page 7: Edição online 65

ESPECIAL PAI Jornal TJ - 08/08/2009 a 14/08/2009 07

Tecidos, Aviamentos,Cortinas,Cama,Mesa,

Banho, Capas e Mantas

de sofá e almofadas,Miçangas,

e Pedrarias

Carlos Biehl.82.Centro.Sapiranga.3599.1701R.Marechal Floriano.1500.Taquara 3542.2411

Ser pai é acima de tudo,não esperar recompensas.Mas ficar feliz caso e quando cheguem. É saber fazer o necessário por cima e por dentro da

incompreensão.É aprender a tolerância com os demais e exercitar

a dura intolerância (mas compreensão) com os pró-prios erros.

Ser pai é aprender errando, a hora de falar e de calar.É contentar-se em ser reserva, coadjuvante, deixa-

do para depois.Mas jamais falar no momento preciso.É ter a cora-

gem de ir adiante,tanto para a vida quanto para a morte.É viver as fraquezas que depois corrigirá no filho,fazendo-se forte em nome dele e de tudo o que

terá de viver para compreender e enfrentar.Ser pai é aprender a ser contestado mesmo quando no auge da lucidez.É esperar.

É saber que experiência só adianta para quem a tem, e só se tem vivendo.

Portanto, é agüentar a dor de ver os filhos passarem pelos sofrimentos necessários, buscando protegê-los sem que percebam, para que consigam descobrir os próprios caminhos.

Ser pai é saber e calar.Fazer e guardar.Dizer e não insistir.

Falar e dizer.Dosar e controlar-se.Dirigir sem de-monstrar.

É ver dor, sofrimento, vício, queda e tocaia, jamais transferindo aos filhos o que, a alma, lhe corrói.Ser pai é ser bom sem ser fraco.

É jamais transferir aos filhos a quota de sua imper-feição, o seu lado fraco, desvalido e órfão.

Ser pai é aprender a ser ultrapassado, mesmo lutan-do para se renovar.

É compreender sem demonstrar, e esperar o tempo de colher, ainda que não seja em vida.

Ser pai é aprender a sufocar a necessidade de afago e compreensão.

Mas ir às lágrimas quando chegam. Ser pai é saber ir-se apagando à medida em que

mais nítido se faz na personalidade do filho, sempre como influência, jamais como imposição.

É saber ser herói na infância, exemplo na juventude e amizade na idade adulta do filho.É saber brincar e zangar-se.

É formar sem modelar, ajudar sem cobrar, ensinar sem o demonstrar, sofrer sem contagiar, amar sem receber.

Ser pai é saber receber raiva, incompreensão, anta-gonismo, atraso mental, inveja, projeção de senti-mentos negativos, ódios passageiros, revolta, desilu-são e a tudo responder com capacidade de prosseguir sem ofender; de insistir sem mediação, certeza, por-to, balanço, arrimo, ponte, mão que abre a gaiola, amor que não prende, fundamento, enigma, paci-ficação.

Ser pai é atingir o máximo de angústia no máximo de silêncio.

O máximo de convivência no máximo de solidão.É, enfim, colher a vitória exatamente quando per-

cebe que o filho a quem ajudou a crescer já, dele, não necessita para viver.

É quem se anula na obra que realizou e sorri, se-reno, por tudo haver feito para deixar de ser impor-tante.

SER PAI...Dê qualidade de vida ao seu PAI!

Dê mais sabor no dia dos PAIS!

Estampe seu amor !

Confiança para todas as horas!

Dê mais cor a vida do seu PAI!

Aqueça seu PAI neste dia 09!

Uma lembrança para toda vida!

GRUPO TJ

PARABENIZA TODOS OS PAIS!

Page 8: Edição online 65

SAIBA MAIS Jornal TJ - 08/08/2009 a 14/08/2009 08

Omitir a verdade de vez em quando faz parte do comportamento infantil, mas se o hábito se tornar freqüente precisa ser con-trolado.

Pessoas de todas as idades contam uma mentirinha de vez em quando ou omitem um acontecimento para se safar de aborrecimentos. As crianças, que adoram imitar os adultos, também têm seus dias de Pinóquio. Segundo a psicóloga Suzy Camacho, esse comportamento é nor-mal e faz parte do desenvol-vimento infantil.

“Até os 3 ou 4 anos de idade, eles costumam inven-

tar que são super-heróis ou colocam a culpa de tudo de errado que fizeram no Super Homem”, diz. Depois dessa fase, se a falta da verdade ocorre só de vez em quando, em historinhas inofensivas, não há com o que se preo-cupar. Porém, se as mentiras e omissões são recorrentes, é preciso buscar as razões que desencadearam o hábi-

to e tratar do problema. São quatro os tipos de situações que levam os pequenos à mentira:

1. Querer fugir da res-ponsabilidade com medo da infração cometida ou da punição.

2. Desejar não magoar os pais, irmãos ou amiguinhos.

3. Temer estragar a pró-pria imagem perante os ou-tros.

4. Procurar contar vanta-gens para ser admirado pelo grupo.

Quando vivenciam uma das situações acima, o mais indicado aos pais é que não finjam que estão acredi-

tando no que a criança diz. De acordo com a psicóloga, isso dará a seu filho a sensa-ção de que pode ludibriar os pais e, consequentemente, as outras pessoas perto dele. Mentirinhas ocasionais, contudo não significam um desvio de conduta de seu fi-lho, mas a freqüência pode indicar aos pais que algo está errado. “Um bom ter-mômetro é prestar atenção ao seu comportamento”, alerta a psicóloga. “Os fi-lhos tomam como exemplo até o simples fato de você mandar dizer que não está, quando quer evitar atender alguém ao telefone.”

Um Pinóquio em casa?

Amazônia 578 km² de desmatamento

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectou desmatamento de 578,6 km² da floresta ama-zônica no mês de junho. A área equivale a cerca de metade do município do Rio de Janeiro. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (4).

Em comparação a junho do ano passado, quando o instituto detectou devasta-ção de 870 km², houve redu-ção de 33%. Em maio deste ano, haviam sido detectados 123,73 km².

Como ressalta o Inpe, uma comparação entre me-ses subsequentes não pode ser feita de forma precisa pois, com o Sistema de De-tecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), a cobertura de nuvens sempre

impede que parte da região seja monitorada pelas ima-gens de satélite.

Em junho, não mais que 57% da Amazônia Legal puderam ser analisados pelo Inpe por causa disso. Esta-dos como o Amapá, Amazo-nas e Roraima não puderam ser monitorados adequada-mente, pois apresentaram um alto índice de cobertura, de 96%, 70% e 94%, respec-tivamente.

O estado de Mato Grosso foi o que apresentou melhor possibilidade de observação (100%). Contudo, o estado do Pará, que pela primei-ra vez em 2009 apresentou pouco mais da metade de sua área (51%) livre de co-bertura de nuvens, foi o que apresentou a maior área de alertas de desmatamento.

Nestes estados foram detec-tados respectivamente 181 km² e 330 km² de desflores-tamento.

DeterO sistema Deter identifica

apenas focos de devastação com área maior que 2.500 m². Para o cálculo das áreas desmatadas, são considera-das tanto as matas que foram completamente destruídas – que sofreram o chamado ‘corte raso’ – quanto os lo-cais em que houve degrada-ção parcial da floresta.

Em breve, os focos de desmatamento detectados pelo Inpe poderão ser vistos de forma simples e amigá-vel no mapa interativo do Globo Amazônia, que mos-tra os pontos de destruição da floresta e possibilita aos

internautas protestar contra queimadas e desmatamen-tos.

O sistema Deter é desen-volvido para dar apoio às fiscalizações contra crimes ambientais. Como consegue detectar áreas em que a flo-resta ainda não foi totalmen-te derrubada, ele permite que providências sejam to-madas antes que toda a mata seja destruída.

O balanço anual e conso-lidado do desmatamento na Amazônia é medido pelo sistema Prodes, também do Inpe, que tem resolução me-lhor e consegue detectar fo-cos menores de destruição. Os dados desse sistema são divulgados pelo instituto uma vez ao ano.

Fonte:terra.com.br

Márcio LenzGerente de Projetosm&R Casas & Chalés

REVESTIMENTOS CERÂMICOS

Existem hoje no mercado revestimentos cerâmicos para todos os tipos de ambientes: áreas comerciais, industriais, residenciais, fachadas, piscinas etc.

Suas características de impermeabilidade, estabilidade de cores, facilidade de limpeza, resistência à abrasão e a man-chas somadas à sua beleza estética fazem do revestimento cerâmico o produto ideal para atender às suas necessidades.

A qualidade e a durabilidade de uma superfície com revestimentos cerâmicos estão diretamente relacionadas aos seguintes aspectos:

- Planejamento – escolha correta do revestimento cerâ-mico: deve-se considerar o ambiente a ser revestido, pois existem produtos indicados para áreas externas (antiderra-pantes), internas, fachadas, piscinas, áreas comerciais, etc.

- Qualidade do material de assentamento - Qualidade da construção e do assentamento - Manutenção Nunca misture revestimentos cerâmicos de tonalidade

e tamanhos diferentes num mesmo ambiente (paginações). Estes códigos são encontrados na etiqueta da vista principal da embalagem.

Cada remessa poderá ser fornecida em uma ou mais tonalidades e tamanhos e elas poderão ser diferentes da re-messa anterior. A cada novo lote recebido estas informações devem ser observadas seguindo as recomendações de esto-cagem citadas anteriormente.

Lembre sempre da importância de reservar uma certa quantidade da mesma cerâmica para detalhes como acaba-mentos de registros, recortes sanitários ou eventuais trocas futuras.

Abra duas ou três embalagens, espalhe as peças e veri-fique se o efeito estético e visual é o esperado.

PORCELANATO O Porcellanato é um produto cerâmico obtido através

de matérias-primas de grande pureza submetidas a um trata-mento térmico superior a 1200Co.

O Porcellanato é compacto, homogêneo, denso e total-mente vitrificado.

Suas grandes vantagens são: altíssima resistência à abrasão, resistência ao gelo, a áci-

dos e álcalis (com exceção do ácido fluorídrico e seus deri-vados – somente os produtos na versão natural são consi-derados antiácido), alta durabilidade quando comparado às pedras naturais e outros tipos de cerâmica, cores uniformes e totalmente impermeável.

Por sua grande durabilidade o Porcellanato é espe-cialmente indicado para ambientes de alto tráfego como es-colas, hospitais, shopping centers, aeroportos, indústrias e supermercados.

Por possuir total estabilidade de cores e praticamente ausência de expansão por umidade, ele se torna um revesti-mento adequado para uso também em fachadas.Sua beleza e versatilidade na combinação de cores fazem também do Porcellanato um revestimento ideal também para ambientes residenciais, onde a estética é fundamental.

ASSINATURAS 3559.9076

Page 9: Edição online 65

VOCÊ SABIA? Jornal TJ - 08/08/2009 a 14/08/2009 09

Vale dos Vinhedos traz estórias e degustação

O Vale dos Vinhedos, que cruza os municípios gaú-chos de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, no Rio Grande do Sul, se não for o único, é o maior centro de enotu-rismo do país. Os amantes do vinho, que nesse inver-no se atrevem a desafiar a temperatura baixa circulan-do pelas vinícolas do vale, podem degustar in loco as qualidades da safra 2005. A voz corrente por aqui é que o ano de 2005 foi uma das melhores safras da história da região, resultando em vinhos de maior tipicidade, complexidade e estrutura. Com isso, os vinhos varie-tais da uva Merlot, que se tornou a uva símbolo do Vale dos Vinhedos, mos-tram elegância e riqueza aromática. Segundo Luiz Milani, enólogo e proprie-tário da Milantino Vinhos e Espumantes, a seca mais prolongada na época certa foi um dos principais fa-tores para a qualidade das uvas dessa safra. Varietais de outras uvas menos cul-tivadas também se deram bem nessa época, como por exemplo, os vinhos das uvas Tannat, que vêm au-mentando sua participação nos vinhedos do vale.

Além das condições cli-máticas adequadas, mane-jo e seleção também são

elementos essenciais para aprimorar ano a ano a qua-lidade do vinho nacional. Cuidados que fazem, mui-tas vezes, os valores inves-tidos serem literalmente arrancados da terra. Em meio a um dos vinhedos da vinícola Marco Luigi, o enólogo e diretor da viníco-la, Leonardo Luigi, aponta para uma parcela de par-reiral e avisa que todas as videiras serão arrancadas. Não deram o resultado es-perado. O vinho saiu magro e elas serão substituídas por outra variedade. Uma deci-são como essa põe a perder pelo menos cinco anos de investimento e trabalho na-quele pedaço de terra, com-preendidos ali o preparo, a compra e plantio dos porta-enxertos, a seleção e com-pra dos clones das uvas, seu plantio e a espera da primei-ra vindima. Mesmo assim, Leonardo não tem dúvida ao afirmar que ¿o que não é bom não se engarrafa.

O que é bom, aliás, é o que pode ser degustado nas visitas às vinícolas. Bom para os turistas que experi-mentam bebida de qualida-de e para os produtores que terão turistas comentando positivamente suas expe-riências. A diversão aqui é simples: levantar cedo, vestir roupas quentes para encarar o frio abaixo de

zero e sair para fotografar a geada que mansamente se deitou durante a madru-gada e se acomodou sob os vinhedos. Um show de imagens. Depois, reforçar o estômago com um bom café da manhã. Se você for um incansável adepto das de-gustações, não haverá mui-to tempo para almoço.

Hora de provar vinhos! As estradas vicinais do vale revelam, a cada curva, um novo vinhedo e uma nova vinícola indicando que o local está aberto para vi-sitações. Com freqüência, será possível ser servido pelo próprio produtor, que fará questão de detalhar as principais características do vinho que você degusta. Não raras vezes, o visitan-te também é convidado a conhecer os vinhedos e as instalações da cantina onde as uvas são vinificadas. Não recuse esses convites, al-gumas instalações são sim-plesmente fascinantes.

Degustar um vinho acom-panhado de seu produtor, entender sua proposta de vinificação torna a bebida mais viva, bem diferente das provas realizadas em um ambiente estéril e her-mético das salas de degusta-ções. Uma experiência não invalida a outra, cada uma revela aspectos distintos do vinho e propõe desafios

particulares ao degustador. Aqui, com esse contato, é possível verificar a consis-tência da vinícola diante da diversidade de rótulos apresentados, a forma como os vinhos são elaborados e sua sintonia com o discurso do produtor. Você terá essa oportunidade principalmen-te junto às pequenas viníco-las, cujas garrafas de produ-ção limitada muitas vezes não vão além das cercanias do vale.

Outro ponto que o turista percebe é que qualidade não necessariamente quer dizer preços exorbitantes. No fi-nal de dois ou três dias, o vi-sitante sairá bem impressio-nado com que prova e pelo valor pago, descobrirá que na produção brasileira de vinhos finos há espaço para qualidade e preços justos.

Veja a seguir a relação de algumas vinícolas que

valem a visita:- Casa Valduga- Larentis Vinhos Finos- Lídio Carraro- Marco Luigi Vinhos Fi-

nos- Milantino Vinhos e Es-

pumantes- Pizzato Vinhas e Vinhos- Vinícola Barcarola- Vinícola Miolo- Vinícola Peterlongo

GRUPO TJ - COMUNICAÇÃO VISUAL - 3559.9076PROMOÇÃO PANFLETOS 10X14 FRENTE E VERSO COLOR R$ 210,00

Page 10: Edição online 65

NEGÓCIOS E ECONÔMIA Jornal TJ -08/08/2009 a 14/08/2009 10

Os modelos do Certifica-do de Registro do Veículo (CRV) e do Certificado de Registro e Licenciamen-to de Veículos (CRLV) já estão sendo emitidos com uma nova configuração. Os Departamentos Estaduais de

Trânsito (Detrans) passam a emitir o novo modelo do Certificado de Registro do Veículo (CRV) e do Certifi-cado de Registro e Licencia-mento de Veículos (CRLV).

De acordo com a Resolu-ção 310/09 do Conselho Na-

cional de Trânsito (Contran) o verso do CRV, onde consta a Autorização para Transfe-rência de Propriedade de Veículo (ATPV), passa a ter informações mais claras sobre a responsabilidade do vendedor em comunicar a

venda do veículo ao Detran e do adquirente em realizar a transferência.

O texto diz: “O vende-dor tem a obrigação legal de comunicar a venda do veículo ao Detran no pra-zo máximo de 30 dias, sob pena de ter que se responsa-bilizar solidariamente pelas penalidades impostas e suas reincidências até a data da comunicação (Lei Federal n.O 9.503 - Art. 134 - Có-digo de Trânsito Brasilei-ro- CTB). O adquirente terá prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados da data da aquisição, para providenciar a transferência do veículo para o seu nome, sob pena de incorrer em infração de trânsito (Art. 233 do CTB). É obrigatório o reconheci-mento de firmas do adqui-rente e do vendedor, exclu-sivamente na

modalidade por autentici-dade”.

Já no novo modelo do CRLV não constará mais o endereço do proprietário do veículo.

Fonte:globo.com

Detran emite novo documento

para veículos

Lucro do Bradesco cresce 14,7% no segundo trimestre

O Bradesco informou nesta segunda-feira (3) que encer-rou no segundo trimestre com lucro líquido de R$ 2,297 bilhões, o que representa um crescimento de 14,7% em re-lação ao apurado em igual período de 2008, quando ficou em R$ 2,002 bilhões.

O resultado foi influenciado pela alienação de parte das ações que o banco tinha na empresa de cartões VisaNet, na oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) ocorrida em junho, que rendeu um lucro bruto de R$ 2 bi-lhões.Na comparação com o primeiro trimestre do ano, no entanto, a alta no lucro do segundo maior banco privado brasileiro foi maior, de 33,3%. Nos primeiros três meses do ano, o lucro líquido havia ficado em R$ 1,723 bilhão.

Nos primeiros seis meses do ano, o lucro do banco ficou em R$ 4,02 bilhões, uma alta de 2,8% frente ao lucro líqui-do ajustado de R$ 3,909 bilhões no mesmo período de 2008.

No final de junho, a carteira de crédito do banco estava em R$ 212,8 bilhões, um avanço de 18,2% ante o montante do final do primeiro semestre do ano passado, mas ligeira-mente menor do que os R$ 213 bilhões de março.

A provisão feita pelo Bradesco contra perdas esperadas com créditos no trimestre passado foi de R$ 13,871 bilhões, 60,3% maior do que no final de junho de 2008.

O banco chegou ao final do primeiro semestre com va-lor de mercado de R$ 81,301 bilhões. No período, as ações preferenciais do Bradesco tiveram valorização de 28,7%, segundo comunicado da instituição financeira.

MasterCard tem lucro de US$ 349 milhões no segundo trimestre

Segunda maior bandeira de cartão de crédito do mundo, a MasterCard encerrou o segundo trimestre com lucro líquido de US$ 349 milhões (US$ 2,67 por ação), contra um preju-ízo de US$ 747 milhões (US$ 5,70 por ação) registrado no mesmo período de 2008.

O resultado superou a expectativa média dos analistas, que projetavam lucro líquido de US$ 2,42 por ação.

Entre abril e junho, a MasterCard registrou receita líqui-da de US$ 1,3 bilhão, alta de 2,7% quando comparada ao segundo trimestre de 2008. O reajuste das taxas cobradas pela empresa gerou uma receita adicional de 1,35 centavo de dólar por transação.

ASSINE O JORNAL TJ 3559.9076

Como Fidelizar Clientes?

Consultora e Palestrante de Marketing,.Vendas. Novo Hamburgo - RS.

[email protected]

Soeli de Oliveira

Por que esta pergunta é facil de fazer, mas difícil de res-ponder?

A razão está na dificuldade para responder outras pergun-tas. O que é mais importante no processo de fidelização de clientes: o produto? Os serviços? A comunicação? O rela-cionamento?

O básico esperado são os produtos e serviços de qualida-de. Essa é a condição para ser lembrado e ter chance para participar da mesa de negociações.

A comunicação é quase sempre a primeira a ser cortada quando não se têm ou faltam recursos. É um dos pontos-chave para o sucesso dos negócios, pois como o mercado vai saber que existimos? Quão bons somos e quais os nossos diferenciais?

Como os produtos, marcas e até os pontos de venda fi-cam a cada dia mais parecidos, as vantagens competitivas, principalmente no varejo, são criadas através dos serviços agregados e pela experiência de compra. Aí reside a causa dos sonhos desfeitos de tantos empreendedores. Hoje não basta abrir uma porta em uma avenida movimentada, en-cher uma sala de mercadorias e contratar atendentes com a menor expectativa salarial. Produtos estão em toda parte e estão super ofertados, hoje os clientes valorizam a experiên-cia da compra.

Quando se fala em produtos, serviços, comunicação e re-lacionamento, logo se tem uma idéia formada do que cada um significa.

Produto é o que vendemos

Comunicação pode ser definida como a forma que utili-zamos para chamar a atenção dos potenciais clientes para o nosso negócio.

Relacionamento é a maneira como tratamos os clientes.

Mas, e os serviços?

Serviços abrangem cinco pontos muito importantes:

1. Design. É a cara do negócio. O formato, as cores, a logomarca, o visual da loja em todos os seus detalhes, que incluem a fachada, vitrines, layout, limpeza, organização, e mais a iluminação.

2. Atendimento. É reconhecer que os clientes são a razão de ser de nosso negócio. É recebê-los com todo carinho e atenção que merecem.

3. Conveniência. É tornar fácil para os clientes. Tudo que diminui o esforço e o tempo sempre é bem-vindo. Localiza-ção, agilidade, ambiente climatizado, estacionamento, tele-entrega, instalação...

4. Emoções. É proporcionar clima contagiante de alegria, música e sensações olfativas, gerar condições para que as pessoas se divirtam. Pesquisas sérias já demonstraram que pessoas mais emocionais, que riem e choram com mais fre-qüência tem mais amigos e facilidade para conquistar clien-tes.

5. Consultoria. “Vende-dor” está fora de moda. Agora é a hora e a vez dos consultores em vendas. Isso significa des-cobrir e apresentar as melhores soluções para os problemas dos clientes. Também é ter condição de educar, orientando sobre os seus produtos, a maneira de usá-los e conservá-los melhor, e até mesmo sobre a sua origem, composição e pro-cesso de fabricação.

O vendedor é a “empresa”. É com ele que o cliente se relaciona. Ele é o principal responsável por causar a maior e melhor experiência de compra que o cliente pode ter. Logo, é o principal responsável pela fidelização dos clientes.

Reflita: Seus vendedores fazem os clientes voltarem?

Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Institu-to Tecnológico de Negócios, nas áreas de Varejo,Vendas, Motivação e Atendimento - E-mail: [email protected] - Novo Hamburgo - RS.

ASSINE O JORNAL TJ 3559.9076

Page 11: Edição online 65

ENTRETENIMENTO Jornal TJ 08/07/2009 a 14/08/2009 11

Novelas

uellen e Indra supõem que Raul esteja en-volvido com a polícia. Yvone mente para Silvia ao dizer que foi assediada por Dario. Camila repreende Chanti por ter contado a Ravi sobre sua gravidez. Raj explica a Maya que Mike era cúmplice de Yvone e decide enviar a foto dele para Cadore. Yvone discute com Mike. Kori re-vela a Namit que Radesh fugiu de trem. Surya comenta com Durga que desconfia que Maya tenha algum envolvimento com Bahuan. Maya diz a Raj que duvida da gravidez de Surya. Ca-dore pede para Inês enviar a foto de Mike para o detetive em Dubai. Silvia entrega à Inês os cartões de Gopal escritos por Raul. Anusha vê seu noivo maltratar Hari e sai em defesa do intocável. Shankar avisa a Pandit que o marajá é falso. Pandit comunica a Manu que Radesh aplicou o golpe do dote. Deva desmaia quando recebe a notícia de Manu sobre o golpe arma-do por Radesh. Bahuan se mostra ansioso em saber o que a mãe de Shivani falou sobre ele. Abel recebe uma carta anônima revelando como Norma o manipula com o leite. Silvia conta para Aída que Dario assediou Yvone. Ravi vai ao encontro de Chanti. Abel sai escondido atrás da mulher e vê Norma beijando outro homem.

CAMINHO DAS ÍNDIAS

Resumo para 10/08/2009Segunda-feira

ÁRIES - 21/03 A 20/04 – Ótimo dia para trabalhar em equipe e somar forças com as pessoas. Procure movimentar a sua vida social e estreitar os laços com os amigos. Cor: amarelo.

TOURO - 21/04 A 20/05 – É um bom dia para cuidar dos seus interesses financeiros e de conquistar aquela posição com a qual sempre sonhou. Cor: tons escuros.

GÊMEOS - 21/05 A 20/06 –Você vai estar otimista e confiante. Seus hori-zontes estão se abrindo, podendo ter êxito em assuntos judiciais e contatos com gente de fora. Cor: vermelho.

CÂNCER - 21/06 A 21/07 –A Lua aguça sua intuição bem como sua necessi-dade de recolhimento. Poderá demonstrar maior interesse por assuntos que envolvam discrição. Cor: marrom.

LEÃO - 22/07 A 22/08 – As relações pessoais ganham um novo embalo. Hoje, você se perceberá mais sensível às necessidades alheias e se ocupará de tentar preenchê-las. Cor: tons claros.

VIRGEM - 23/08 A 22/09 – Você verá que o seu esforço vai dar ótimos resultados. É o momento de conquistar algo que julgava impossível. Cor: cinza.

LIBRA - 23/09 A 22/10 –Você está vivendo um dia extremamente favorável para viajar. Aproveite a sua disposição para ampliar seus conhecimentos. Cor: vermelho.

ESCORPIÃO - 24/10 A 23/11 –Não é um período dos mais sociáveis, pelo contrário, ficar na concha vai lhe parecer mais conveniente agora. Cor: preto.

SAGITÁRIO - 23/11 A 21/12 –Favorecida a troca de ideias com as pessoas. Tudo indica que saberá atingir as suas metas com objetividade. Bom astral para divulgar o que sabe. Cor: verde.

CAPRICÓRNIO - 21/12 A 20/01 –Procure agilizar as atividades de rotina. Essa vontade de progredir será o seu maior estímulo neste dia. Cor: azul-claro.

AQUÁRIO - 21/01 A 19/02 –A Lua Cheia transita pelo seu signo trazendo mais energia para você. É um dia de conquistas. Não tenha receio de ousar um pouco mais. Cor: roxo.

PEIXES - 20/02 A 20/03 –Quem trabalha por conta própria, não pode se queixar da sorte. Lugares que favoreçam o seu anonimato são os mais indi-cados para se produzir melhor. Cor: creme.

HORÓSCOPO

Gabriel se espanta ao ver Xico pintan-do e afirma que contará tudo a Lucas. Amarilys encontra Cléo, Milena e Nicholas no shopping. Dafne vai visitar o avô quan-do Milena e Nicholas surgem. Dafne pede para falar com Milena e a aconselha a de-sistir do seu plano de vingança. Dino con-ta que vendeu os pneus antigos do carro de Adenor e ele se desespera. Lili e Espeto pensam em fugir, mas Denis decide que eles vão ajudar a achar as joias de Dafne. Judith se encontra com Edgar e ele lhe pede dinheiro para pagar os documen-tos que comprovam a autenticidade dos quadros. Cássio vê Judith e Edgar juntos e decide contar para Simone, mas acaba desistindo. Socorro diz a Anita que pode marcar o jantar de noivado. Gabriel co-menta com Lucas que sabe quem roubou as joias, mas prefere não revelar. Padre Guilherme descobre que Valdemir é filho de Fabiano e vai falar com ele. Ivonete vê o filho sendo explorado por Bianca. Zo-raide arruma mais um pretendente para Laís, o borracheiro Dino. Ísis sai com Ga-leno. Cássio conta para Dafne que Edgar está tendo um caso com Judith. Dafne fala com Simone quando Edgar surge. Gabriel e Denis ficam à espreita e veem

quando Xico sai.

CARAS E BOCAS

PARA COLORIR PREVISÃO DO TEMPOPIADAS

Isidoro critica Padre Bento por anun-ciar na rádio o jornal criado por Otávio. Mariana não consegue convencer Maria Rita a desistir de dar aulas na igreja. Capita, Pedro do Posto, Zé do Correio e Vadinho fazem fofoca de Aurora e Alfredo Modesto. Norberto reclama com Padre Bento de ter que morar na pensão de Dona Ida. Mariana recrimina Maria Rita e Candinha sai em sua defesa. Geraldo diz a Maria Rosa que Aurora já está apren-dendo a se comportar como os políticos. A igreja fica lotada para a aula inaugural de Maria Rita. Norberto explica para Au-rora e Padre Bento como será a cerimônia de inauguração da escola. Vadinho se incomoda com a postura de Aurora ao chegar à igreja. Zeca entra na igreja com seus empregados e Maria Rita fica sem ação. O discurso de Aurora surpreende toda a cidade e Vadinho, para aparecer, se disponibiliza a ajudar na manutenção da escola. Zeca inicia o aplauso ao discurso de Maria Rita, que se emociona com a manifestação de carinho de seus novos alunos. Tobi conta para Terêncio que Rosi-nha cheirou sua camisa. Rosinha confessa para Zefa que ficou trêmula depois de cheirar a camisa de Terêncio. Eleutério acusa o diabinho da garrafa por todos os maus acontecimentos em sua vida. Terêncio fica furioso com os comentários que Tobi faz de Rosinha. Eleutério teme que o ex-marido de Zefa o assombre depois de se casar com ela. Tobi fica emo-cionado ao ver o presente de casamento que ganhou de Terêncio e Zé Camilo.

PARAÍSO

WWW.JORNALTJ.COM.BRFUNDAÇÃO: 17/05/2008

CNPJ: 09.518.455/0001-79

DIRETOR COMERCIAL: TIAGO PAIM

CHEFE DE EDIÇÃO: TAÍS COSTA

ENTREVISTAS:

NELMAR SOUTO PINHEIRO

APOIO:MILTON SANTANA

FONE:3559-9076/[email protected]

DISTRIBUIÇÃO: 4 MILSAPIRANGA | CAMPO BOM|

ARARICÁ | NOVA HARTZ

WWW.GRUPOTJ.COM.BRJOÃO CORRÊA, 1719, CENTRO

ESQUINA- SAPIRANGA

CURIOSIDADE 10 Doenças mais estranhas do mundo - Parte 1

Uma pesquisa do jornal aus-traliano Sydney Morning He-rald relacionou algumas das síndromes mais estranhas que atingem o ser humano. Podem parecer doideiras, mas para cada uma dessas doenças existe um batalhão de médicos tentan-do descobrir a causa. E princi-palmente a cura.

1. SÍNDROME DO SOTA-QUE ESTRANGEIRO

Após sofrer uma pancada ou qualquer outro tipo de lesão no cérebro, as vítimas desse distúrbio passam a falar com sotaque francês... ou italiano... ou espanhol. A língua varia, mas, na maioria dos casos, as vítimas desconhecem o novo idioma. Segundo cientistas, a pronúncia não é efetivamente estrangeira, só dá a impressão disso. Pesquisadores da Uni-versidade de Oxford, na Ingla-terra, acreditam que o sintoma é causado por um trauma em áreas do cérebro responsáveis pela linguagem, provocando mudanças na entonação, na pronúncia e em outras caracte-rísticas da fala. Um caso bem recente da síndrome do sotaque rolou com a britânica Lynda Walker, no mês passado. Após um infarto, Lynda acordou fa-lando com sotaque jamaicano.

Confira mais na próxima edi-ção.

Polpetone de carne

recheado

# Ingredientes# 300 g de coxão mole moído# 300 g de pernil de porco moído# 100 g de bacon sem couro moído# 1 cebola grande ralada# ½ colher (sobremesa) de alho moído# 2 xícaras (chá) pão sovado triturado ou ralado# 1 ovo inteiro# Noz-moscada ralada, sal e pimenta a gosto# Farinha de trigo, farinha de rosca e ovos batidos para

empanar

# Recheio:# Fatias de presunto e mussarela# Molho de tomates:# 1 xícara (café) de azeite de oliva# 1 colher (sobremesa) de alho amassado# 1 colher (sobremesa) de orégano# 1 kg de tomates frescos pelados e moídos# 1 colher (sobremesa) de açúcar# 2 cubos de caldo de galinha# ½ xícara (chá) de vinho tinto seco# Folhas de manjericão fresco a gosto

FRASE DO DIA“Habilidade é o que

você é capaz de fazer. Motivação determina

o que você faz. Atitude determina o quanto você faz isso bem

feito.”

O bêbado entra no ônibus e se senta ao lado de uma freira que estava se distrain-do com um livro de palavras cruzadas.

Ela vê o bêbado, não tira o olho do livro e diz, pra pro-vocar:

– É feio e, ainda por cima, tem um fedor insuportável!

O bêbado olha pra freira, olha pro livro e diz:

– Se for com duas letras é ...!___________________

-Hoje eu quero comer um ...!

Todos os passageiros olham assustados para ele que, ao ver a reação, diz:

- Calma gente, eu só quero um!

____________________

Charada: Sabe o que o peido falou para a diarréia?

Resposta: Vai na frente buzinando que eu estou sem freios...

A escala do crescimento emocional ou interior

Nem todas as pessoas se dão conta que o nosso crescimento inte-rior é tão ou talvez até mais importante quanto o nosso crescimento físico.O crescimento físico você vê. O crescimento interior você sente.

Quanto mais você cresce melhor você se sente, porque crescer resulta na conscientização cada vez melhor do valor de nosso mun-do interior. É o sentimento que nos indica se a nossa vida vai bem ou não.

Imagine a escala do crescimento interior como uma escada de muitos degraus. Cada degrau acima representa um tipo de evolu-ção e no topo da escada você encontra a emoção mais apreciada por nos, denominada amor.

Sentindo amor, você se abre para a vida, utiliza todo o seu po-tencial, sente uma grande harmonia interior, o que tem reflexos positivos sobre o seu trabalho e a sua saúde.

Este sentimento positivo não é algo que aparece e desaparece.Como somos seres vivos e não máquinas, é evidente que temos

vacilações de humor, porém o sentimento de bem-estar, harmonia, que pode ser compreendido como a nossa conscientização da des-coberta de nossa riqueza interior, permanece.

No topo da escada você é emocionalmente crescido e amadure-cido e sente vontade de realizar algo em agradecimento.

Quem chegou ao topo da escada compreendeu sua ligação ao infinito e agradece sempre.A nossa capacidade de compreensão é a chave para o nosso bem-estar e é ela que nos abre o mundo.

Compreender o mundo em sua totalidadefaz você sentir-se em casa.Uma coisa da qual você deve cons-

cientizar-se é que quanto mais degraus você sobe, tanto mais recua o sentimento que mantém presos os que estão nos degraus de baixo e que se chama medo.À medida que o medo recua ou diminui,

a confiança em si se desenvolve.Apesar de todos habitamos o mesmo globo terrestre,os nossos mundos diferem.O nosso mundo é criado dentro de

nossa cabeça.É o que compreendemos e sentimos que o cria,e nossa reação é a nossa resposta.

Page 12: Edição online 65

JORNAL TJ Telefone:

(51) 3559.9076ASSINATURAS

www.grupotj.com.br

Fechamento da Edição07/08/2009 sexta -feira

ás 15:02hs

Você é apaixonada (o) por informação?Então ta esperando o quê?

Leia o Jornal TJ ! Anuncie no Jornal TJ !Assine o Jornal TJ!

TJ

MPF entra com ação contra Yeda

O Ministério Público Fe-deral (MPF) do Rio Grande do Sul entrou com uma ação civil de improbidade admi-nistrativa nesta quarta-feira (5) contra a governadora do estado, Yeda Crusius (PSDB), e outras oito pes-soas. A ação é resultado da Operação Rodin, que inves-tigou desvios no Departa-mento Estadual de Trânsito (Detran).

O MPF pediu a perda dos cargos das pessoas cita-das, suspensão dos direitos políticos por até dez anos, pagamento de multa, proi-bição de contratar com o poder público por dez anos e ressarcimento integral do dano, calculado em R$ 44 milhões.

Os procuradores concede-ram entrevista coletiva para falar sobre o processo, mas não deram detalhes sobre o suposto envolvimento da governadora no caso ale-gando sigilo.

Segundo eles, foi pedido o levantamento do sigilo da ação, decretação de indis-

ponibilidade dos bens dos réus e afastamento tempo-rário dos agentes públicos enquanto o processo estiver em andamento.

Segundo o MPF, foram analisados mais de 20 mil áudios de escutas telefôni-cas, resultando em um pro-cedimento de investigação de mais de 30 volumes. “Com esse material, foi pos-sível concluir com serenida-de e segurança a represen-tação recebida, medidante o ajuizamento de ação de improbidade administrativa em face de outras nove pes-soas”, informou o órgão.

Perplexidade’

O chefe da Casa Civil do governo estadual, José Alberto Wenzel, disse que a governadora reagiu com “serenidade e tranquilidade” à ação do MPF. “Ela comun-ga conosco nesse momento de uma perplexidade diante da forma com que isso foi colocado para o povo gaú-cho”, disse.

Ele afirmou que não há

“fato novo” na ação do MPF e disse que vê uso político da instituição. Para Wen-zel, não deve haver sigilo na ação para que se possa saber as acusações que pe-sam contra a governadora. “Vamos tomar as tratativas junto à nossa base, vamos trabalhar com muita sereni-dade, muito discernimento, com muita determinação.”

Nesta quarta, a governa-dora despacha em Canela, na Serra Gaúcha, no Palácio das Hortênsias.

PSDBEm Brasília, o presidente

do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE) reiterou o apoio do partido à Yeda Crusius. Ele disse que vai aguardar os fatos e os argumentos da governadora, mas ressaltou que confia que ela “resolve-rá tudo como sempre resol-veu”.

“O PSDB reitera uma, duas, dez vezes a confiança na governadora”, disse Sér-gio Guerra.

Operação Rodin

A ação se refere à Ope-ração Rodin, realizada pela Polícia Federal e pela Re-ceita Federal, em novembro de 2007 para desarticular uma organização criminosa que desviava recursos de Detrans usando fundações de apoio universitárias e empresas administradas por laranjas. A operação foi realizada em Porto Ale-gre, no município gaúcho de Santa Maria e na capital maranhense, São Luís.Os investigadores constataram que os envolvidos atuavam no Detran do Rio Grande do Sul, efetuando contra-tos para avaliação teórica e prática na habilitação de motoristas, sem licitação e com apoio das fundações de apoio universitárias.

Os serviços eram pres-tados com a utilização da estrutura física e de pesqui-sadores da Universidade de Santa Maria. Os suspeitos efetuavam subcontratações ilegais com serviços super-faturados.

CORPO DE BOMBEIROS DE SAPIRANGA RECEBEU NOVO CARRO

DO GOVERNO YEDA.Nesta sexta (07) o Corpo de Bombeiros de Sapiranga re-

cebeu um novo carro (prisma chevrolet) do Governo Yeda, estiveram presentes integrantes da Prefeitura Municipal de Sapiranga e Câmara de Vereadores, assim como as Bombei-ros Mirins e os integrantes da corporação deixando o agra-decimento especial ao Governo.

Acesse o site jornaltj.com.br

LEITOR!Não esqueça que o JORNAL TJ tem

o quadro “DE OLHO NA RUA”.

Envie comentários, dê sugestões.

Ajude a melhorar a qualidade de

vida e o acesso; do qual você tem

direito.

email: [email protected]

Dúvidas 3559.9076