edição nº 569

24
TEMA CAPA... PáGS. 6/7 atualidade... PáG. 8 Apoio aos idosos O objetivo é reforçar as respostas de apoio alternativo, incentivando a permanência dos idosos nas suas casas, com a melhoria e alargamento do apoio domiciliário reportagem... PáG. 10 Russos testam NATO No espaço de uma semana, quatro aviões russos e um navio militar foram intercetados em espaço aéreo de responsabilidade portuguesa economia... PáG. 11 Decidir bem é importante Muitos empresários, gestores ou gerentes de qualquer empresa têm de tomar decisões, as quais podem erguer ou derrubar qualquer negócio Mais casos de diabetes Em 2013, registaram-se 160 novos casos por dia e a população diabética representou 25 por cento da mortalidade nos hospitais portugueses. Sexo, peso e idade têm influência no surgimento da doença EDIÇÃO Nº 569 Ano 11 16 a 22 novembro 2014 Edição Nacional e Ilhas Jornal de distribuição gratuita 65.000 exemplares Siga-nos no facebook! Centro de Ajuda , acreditamos em si como ninguém! folhadeportugal.pt Diretor: João Filipe conquistasfinanceiras.pt PUB nacional... PáG. 6I Uma luz de esperança na noite Os “Anjos da Noite”, grupo de voluntários do CdA, têm ajudado milhares de pessoas que não têm onde viver, nem o que comer

Upload: centro-de-ajuda

Post on 06-Apr-2016

241 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Edição nº 569

TEMA CAPA... págs. 6/7 atualidade... pág. 8

Apoio aos idosos■ O objetivo é reforçar as respostas de apoio alternativo, incentivando a permanência dos idosos nas suas casas, com a melhoria e alargamento do apoio domiciliário

reportagem... pág. 10

Russos testam NATO■ No espaço de uma semana, quatro aviões russos e um navio militar foram intercetados em espaço aéreo de responsabilidade portuguesa

economia... pág. 11

Decidir bem é importante■ Muitos empresários, gestores ou gerentes de qualquer empresa têm de tomar decisões, as quais podem erguer ou derrubar qualquer negócio

Mais casos de diabetes ■ Em 2013, registaram-se 160 novos casos por dia e a população diabética representou 25 por cento da mortalidade nos hospitais portugueses. Sexo, peso e idade têm influência no surgimento da doença

EDIÇÃO Nº 569 ❚ Ano 11 ❚ 16 a 22 novembro 2014 ❚ Edição Nacional e Ilhas ❚ Jornal de distribuição gratuita ❚ 65.000 exemplares Siga-nos no facebook!

Centro de Ajuda, acreditamos em si como ninguém!

f o l h a d e p o r t u g a l . p t

Diretor: João Filipe

c o n q u i s t a s f i n a n c e i r a s . p tPUB

nacional... pág. 6i

Uma luz de esperança na noite■ Os “Anjos da Noite”, grupo de voluntários do CdA, têm ajudado milhares de pessoas que não têm onde viver, nem o que comer

Page 2: Edição nº 569

DOMINGO  16 novembro 2014

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt

A política em Portugal

Portugal está a viver uma fase complexa no panorama político português, pois está a discutir o Orçamento de Estado (OE) para 2015, tanto para o país, como para cada município. 2015 será um ano muito importante, pois irá ser escolhido o primeiro- ministro de Portugal.

Por um lado, temos os últimos três anos de governação que falam por si só, ou seja, os partidos que estão no Governo dificilmente conseguirão uma votação aceitável, quer vão a votos juntos ou separados.

Por outro lado, temos um candidato a primeiro-ministro que ainda é presidente da câmara de Lisboa, o qual tem uma gestão para manter até às eleições legislativas e, ao mesmo tempo, fazer oposição.

O debate político, como sempre, está completamente inquinado, pois em vez de estarem a discutir ideias para tirar o país da situação em que está, ouvimos os atores políticos discutirem coisas sem qualquer importância, enfim, é o caos reinante.

Temos assistido a muitas trocas de argumentos sobre todos, o ministro Poiares Maduro que responde a António Costa sobre os fundos comunitários; Paulo Portas que acusa António Costa de não ter ideias para o país; António Costa que acusa o Governo de estar a fazer oposição ao PS... Então e as ideias?

Após os atos eleitorais assistimos a comentadores, analistas, politólogos e os próprios políticos apresentarem razões para a abstenção. Uns dizem que tal fica a dever-se ao facto dos cadernos eleitorais não estarem “limpos” das pessoas que faleceram; outros porque estava um bom dia de praia ou um mau dia para sair de casa; mas o que nunca ouço ninguém falar é acerca da falta de ideias políticas.

Na minha opinião, vamos enfrentar a maior taxa de abstenção desde que Portugal está em democracia, mas vamos esperar ver o que acontece.

Tenha uma boa leitura!

em foco « 2

PUB

Diretor: João Filipe [email protected]: IurdRedação: Carla Vaz e Joana OliveiraCopydesk: Carla VazAssistente de Redação: Cláudia PereiraPaginação: Eliane Rosa , Paulo Cabral e Tiago Lopes Correio do Leitor / [email protected]

A FOLHA DE PORTUGAL NÃO SE RESPONSABILIZA NEM PELAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS CARTAS DOS LEITORES,

POIS ELAS NÃO EMITEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL, NEM PELA AUTENTICIDADE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS

FOLHA DE PORTUGAL Título registado no ERC com o nº 125046 Propriedade: IURD Sede administrativa: Praceta Professor Francisco Gentil, nº 3 - Póvoa de Santo Adrião - Lisboa NIPC: 592001679 Periodicidade: Semanal Impressão: Rafik Comunicação e Imagem Unipessoal, Lda. - Sítio da Bemposta, nº 1, 1A e1B, Longo da Vila - Mafra Tira-gem: 65.000 exemplares Depósito Legal: 322699/11 Distribuição: Gratuita Circulação: Portugal Continental e Ilhas

FOLHA DE PORTUGAL Av. Marechal Gomes da Costa n.º 21- D1800-255 Marvila - LisboaTel: 219 016 650

PUB

Todas as fotografias e imagens que não estão devidamente identificadas, reservam-se os direitos de autor.Todas as fotografia respeitantes aos Centros de Ajuda são da responsabilidade dos mesmos.

■ Uma equipa de investigadores da universidade de Coimbra desenvolveu um guia que pretende aumentar a autonomia das pessoas cegas nas atividades do seu quotidiano, sobretudo no interior de edifícios públicos.

■ A câmara de Alfândega da Fé é a mais transparente do país. Os autarcas das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto são os que menos investem na prestação de contas das suas atividades.

❚ Os portugueses escreveram 120.623 queixas nos livros de reclamações no primeiro semestre deste ano, mais 4.073 do que o número registado nos seis meses anteriores, indicam dados da Direção-geral do Consumidor.

❚ A câmara de Lisboa quer criar uma Taxa Municipal Turística prevendo arrecadar 7ME e uma Taxa Municipal de Proteção Civil que renderá 18,9 ME, de acordo com a proposta de orçamento para 2015.

frente verso

verso

CAVES ALIANÇAArte debaixo da terra■ Por fora, o aspeto é o de uma adega e o aroma que paira no ar é o do

mosto, havendo por toda a parte sinais de vinho acabado de fazer. As Caves Aliança, em Sangalhos, na região da Bairrada, são também agora o único museu nacional debaixo de terra, onde pode apreciar nove coleções permanentes. A aventura é longa, cada visita dura uma hora e meia e percorre 1,5km chegando algumas das galerias aos 20 metros de profundidade. O maior museu subterrâneo português cruza arte com vinho e história com modernidade e alguma ousadia.

SUGESTÕES∫

OBJ

ETIV

A

“THE OWL HOUSE”: Trabalhos da falecida artista sul africana Helen Martins, podem ser vistos no jardim da sua casa de famí-lia na África do Sul. A casa é agora um tesouro da nação chamado “The Owl house”.

EDITORIALJOÃO FILIPE Diretor

KIM LUDBROOK/ EPA

Page 3: Edição nº 569

>CulturaSugestões da SemanaFesta do Cinema Romeno Local: Culturgest Duração: de 19 a 23 de novembro

O Pequeno Auditório da Culturgest recebe, entre 19 e 23 de no-vembro, a Festa do Cinema Romeno. O ciclo começará com “Art” e “Domestic”, dois filmes de Adrian Sitaru, que estará presente para a abertura. Os bilhetes custam 3,50 euros.

“Serena”Género: DramaRealização: Susanne Bier

Situado nas montanhas da Carolina do Norte na década de 1920, esta é uma história de amor entre George Pemberton e a sua jovem mulher Serena. A força e capacidade de lide-rança de Serena surpreende os trabalhadores e as ambições que ela tem sobre o crescimento da empresa aumentam...

“Dois Dias, Uma Noite”Género: DramaRealização: Jean-Pierre Dardenne Luc Dardenne

Sandra perde o seu emprego, pois os outros trabalhadores da fábrica preferem receber um bónus em vez de a manter na equipa. Mas Sandra tem uma hipó-tese de o reconquistar. Ela e o marido têm de visitar os colegas de trabalho e convencê-los a abrir mão do bónus, para que possa manter o emprego.

16/11/1909A Liga Portuguesa de Futebol inscreve-se na FIFA.

17/11/1903Primeiro voo de uma aeronave, com motor próprio, executado pelos irmãos Wright, na Carolina do Norte (EUA).

19/11/1962

É inaugurado o Centro de Investigação do Instituto Calouste Gulbenkian.

20/11/1910Morre o escritor russo Leon Tolstoi, autor de “Anna Karenina” e “Guerra e Paz”.

18/11/1820

O capitão Nathaniel B. Palmer, da Marinha dos EUA, descobre a Antárctica.

21/11/1877

22/11/1963

O presidente norte-americano John F. Kennedy é morto em Dallas, Texas.

marcas dotempoMomentos Históricos de...

Thomas Edison apresenta o fonógrafo.

saude à mesa

a sua carreira

■ Dois estudos recentes demonstraram que os chás verde e preto possuem propriedades capazes de melhorar a pressão arterial e reduzir os níveis de colesterol total e LDL (mau colesterol).

Os autores concluíram que, apesar da baixa redução na pressão arterial verificada nestes estudos, a menor redução assume uma relevância considerável a nível populacional, podendo contribuir para reduções substanciais do risco de doenças cardiovasculares,

ainda mais pelo facto do chá ser a bebida com maior consumo global a seguir à água, podendo, por essa razão, aportar alterações consideráveis para a saúde pública.

“O chá é uma excelente fonte de substâncias com propriedades antioxidantes, com uma presença destacada de f lavonoides na sua composição”, frisou Helena

Cid, nutricionista envolvida em diversos estudos em torno dos benefícios do chá para a saúde. Fonte: boasnotícias.sapo.pt

Chá contra a pressão arterial

DOMINGO  16 novembro 2014

folhadeportugal.pt 3» sete dias

■  Seja por vontade própria porque encontrou um emprego melhor, seja por não necessitarem mais dos seus serviços, é importante deixar sempre uma boa imagem sua. Por isso, deixamos-lhe aqui algumas dicas para que o faça da melhor forma possível.✓Faç a o a nú nc io c om antecedência: quanto mais cedo informar a empresa de que deseja sair, mais tempo esta terá para arranjar alguém para preencher o seu lugar.✓Fale primeiro com o seu chefe: posteriormente, siga com o processo formal de demissão.

✓Auxilie o seu “sucessor”: disponibilize-se para ajudar na seleção e formação da pessoa que o/a irá substituir.✓Não deixe “pontas soltas”: termine as tarefas pendentes e

deixe o seu trabalho organizado de modo a facilitar a integração do seu “sucessor”. ✓Mantenha-se em contato: guarde

os contactos dos seus colegas de equipa e de outras pessoas com quem se relacionava na empresa. ✓Empenhe-se até ao último momento: ao manter a motivação e o bom desempenho estará a

contribuir para o seu futuro profissional. ✓Não fale sobre o seu novo trabalho: em excesso e, principalmente, não se gabe de modo a não ferir suscetibilidades.✓Não critique o seu antigo chefe e

empresa: pois assim poderá correr o risco de perder preciosas referências profissionais Fonte: emprego.sapo.pt

Anuncie a sua intenção o mais cedo possível

Uma bebida 100% natural e isenta de calorias

-O chá é uma grande fonte de substâncias com propriedades antioxidantes

-Não deixe de trabalhar e de dar o seu melhor até ao último momento

O consumo de chá preto e verde está ligado ao risco reduzido de desenvolvimento de doenças cardiovasculares

Page 4: Edição nº 569

4 DOMINGO  16 novembro 2014

folhadeportugal.pt sete dias « 291 O surto de legionella na zona de Vila Franca de Xira dá conta de seis mortos e quase 300 pessoas interna-das, algumas nos cuidados intensivos. É considerado o sexto maior surto de sempre.

Whatsapp Com mais de 600 milhões de utilizadores, a aplicação está entre as menos seguras ao nível das mensa-gens entre 39 aplicações avaliadas.

Bitcoins A primeira máquina de bitcoins em Portugal registou uma atividade fraca no seu primeiro mês, suportando apenas 150 transações.

1,5% As exportações de bens au-mentaram 1,5% e as importações avançaram 2,5% no terceiro trimestre deste ano, face ao período homólogo, divulgou o INE.

AÇORES

Campanha low cost da SATA ■ O secretário regional do Turismo e Transportes dos Açores anunciou uma campanha “quase sem precedentes” da SATA para a época baixa. A transportadora aérea regional disponibiliza cerca de 20 mil lugares, a 88 euros, nas ligações de e para o continente.

■ A pneumonia mata, em média, 23 portugueses por dia, um número que tem vindo a aumentar na última década, indicam os números mais recentes da DGS. A falta de cuidados preventivos a para do consumo de tabaco é apenas uma parte da justificação para este aumento da mortalidade, diz o presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

INOVAÇÃO

Iluminação pública Led■ A aldeia de Montesinho, em Bragança, tornou-se na primeira da região Norte com iluminação pública LED, o que irá permitir uma poupança anual de 1.500 euros e uma redução de 65 por cento no consumo de energia. Um investimento na ordem dos 2.400 euros.

❚ Os soberanistas sentem-se reforçados e o Governo de Madrid mantém-se imóvel, mas a consulta simbólica à independência da Catalunha deu 80% de vantagem ao sim. Esta foi só uma etapa de um longo e incerto processo.

UE PREOCUPADA COM A UCRÂNIA

pelo mundo

MURO DE BERLIM CAIU HÁ 25 ANOS❚ O muro que dividiu a cidade de Berlim durante 28 anos e marcou o início da Guerra Fria, caiu a 9 de novembro de 1989. Significava a divisão do mundo em dois blocos: a RFA, constituída pelos países capitalistas encabeçados pelos EUA e a RDA, dos países socialistas simpatizantes do regime soviético.

❚A União Europeia está preocupada com a nova escalada de violência na Ucrânia, criticando o reforço da presença militar nas regiões separatistas do território e apelando à contenção. O conflito no país já fez 4 mil mortos.

aconteceu

PNEUMONIA

Mata 23 portugueses por dia

80% DIZ SIM À INDEPENDÊNCIA DA CATALUNHA

SEGUNDA-FEIRA 20H 7H, 10H, 12H e 15H

MESMO PARECENDO IMPOSSÍVEL AJUDAMO-LO A CHEGAR LÁ

centrodeajuda.pt

■A pedofilia é vista como um crime horrível, pois existem alguns seres que abusam de crianças indefesas. E quando este crime é alegadamente praticado por quem deveria ter uma boa conduta ainda se torna mais horrível.

Num município de Juquiá, no interior do Estado de São Paulo, chamado de Vale do Ribeiro, um “pastor” da Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD) é acusado de violar uma criança de 14 anos.

O site g1.globo.com apresenta a denúncia foi feita pela criança à sua mãe, pois esta não suportava mais viver aquela situação. A criança foi alvo de uma análise pelo instituto

de medicina legal local, onde foi confirmado que aconteceu um abuso sexual.

O alegado “pastor” ameaçava a criança, segundo a mesma relatou a um canal de televisão local, dizendo-lhe que ela tinha que permanecer em silêncio para que nada acontecesse à sua mãe.

O crimeA mãe desta criança declarou que este alegado abuso sexual sofrido pela sua filha ocorreu no passado mês de junho, quando o alegado abusador se deslocou a um bairro vizinho da referida cidade, tendo a criança ido juntamente com alguns

“membros” da referida “igreja”.O alegado crime aconteceu

quando estavam a regressar da atividade da referida organização. O alegado abusador começou a insinuar-se para a criança e a passar a mão nas suas pernas.

Ao chegar à cidade não parou onde deveria, levando a criança para uma estrada mais afastada, onde consumou o alegado ato de violação.

Hoje, a criança ainda sofre muito com o problema de que foi vítima. Segundo a mãe, a filha diz que queria apagar aquele momento, pois gostava que a vida voltasse a ser como era antes.

Menina de 14 anos acusa “pastor” da Mundial

-Valdemiro e Josivaldo estão alegadamente

acusados do crime de abuso

de uma criança na sua "igreja" em

Lisboa

PUB

JOANA MARQUES

Page 5: Edição nº 569

mulheres (82,79 anos face a 76,91 nos homens).

Acerca do número de óbitos, o INE salienta que diminuiu um por cento em 2013 relativamente ao ano anterior. Da totalidade de óbitos

de pessoas residentes em Portugal em 2013 (106.543), 68,9 por cento ocorreu em pessoas com idades iguais ou superiores a 75 anos (68,8 por cento, em 2012).

A taxa de mortalidade infantil também decresceu em 2013, ano em que foram registados 2,9 óbitos por mil nados vivos (3,4 óbitos em 2012). C.V.

» atualidade 5SOCIEDADE

FAMÍLIA

DOMINGO ¡ 16 novembro 2014

folhadeportugal.pt

Menos casamentos e divórcios em 2013Segundo dados do INE, o número de casamentos voltou a baixar em 2013, fi xando-se nas 31.998 uniões, tal como o número de divórcios

■ Em 2013, face a 2012, foram registados menos 2.425 casamentos e menos 2.938 divórcios. De acordo com os dados do Instituto Nacional

de Estatística (INE) foram decretados, no ano passado, 22.784 divórcios, 259 dos quais de casais residentes no estrangeiro.

Do total de casamentos celebrados (31.998), 72 por cento foram primeiros casamentos para ambos, proporção ligeiramente inferior à de 2012 (72,9 por cento). Em metade (50,1 por cento) dos casamentos, os noivos já tinham residência anterior comum, confi rmando a conjuntura que se tem vindo a acentuar nos últimos anos (49,6 em 2012).

A proporção de casamentos exclusivamente civis, no total de casamentos celebrados entre pessoas de sexo oposto, tem igualmente vindo a crescer, passando de 61,5, em 2012, para 62,9 por cento, em 2013.

Religião Do total de casamentos de pessoas de sexo oposto efetuados em 2013, 11.576 foram celebrados pela igreja católica, 19.920 foram apenas civis e 197 foram-no segundo outros

rituais religiosos. “A tendência decrescente do número de casamentos nos últimos anos tem sido acompanhada quer pela acentuada redução do número de casamentos católicos, quer pela

diminuição menos expressiva do número de casamentos só civis”, frisa o relatório do INE, divulgado pela Lusa.

Para além disso, mantém-se a tendência observada ao longo das últimas décadas de adiar a idade do casamento, situando-se, em 2013, nos 31,7 anos para os homens e nos 30,2 anos para as mulheres, relativamente a 31,4 anos e 29,9 anos, respetivamente, em 2012.

Época do anoOs meses de maio a setembro foram os de maior intensidade a nível de casamentos, face à média anual e comparativamente com os restantes meses. Relativamente a 2008, em 2013 verifi cou-se um aumento do índice nos meses de junho, julho, setembro, outubro e dezembro, tendo sido mais signifi cativo no mês de junho.

Nos restantes meses, registou-se uma diminuição do índice face à média anual de casamentos, com particular importância para o mês de maio.

Casamentos e divórcios voltaram a baixar em 2013

Redução do número de jovens e aumento da população idosa

Nascem poucos bebés em PortugalEm 2013, o número de nascimentos em Portugal desceu pela primeira vez abaixo dos 83 mil, fi xando-se nos 82.787 nados vivos, menos 7.054 relativamente ao ano anterior

■ Segundo o relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE), o índice sintético de fecundidade foi de 1,21 fi lhos em 2013 (1,28 em 2012), atingindo o valor mais baixo de sempre.

A idade média da mulher aquando do nascimento de um fi lho foi de 31,2 anos (29,5

anos e 31 anos, respetivamente, em 2012), mantendo-se a tendência de adiamento da idade da maternidade.

Esperança de vida e óbitosA esperança de vida à nascença foi estimada, entre 2011 e 2013, em 80 anos e continua a ser superior nas

❙ Tem-se registado uma descida continuada da natalidade e um aumento da longevidade

- Ainda se mantém a tendência de os portugueses se casarem cada vez mais tarde, depois dos 30 anos

Page 6: Edição nº 569

DOMINGO  16 novembro 2014

folhadeportugal.pt tema capa « 6

Carla Vaz [email protected]

160 novos casos de diabetes por diaO predomínio da diabetes em Portugal tornou a subir no ano passa-do, representando a população diabé-tica 25% da mortalidade nos hospitais

Segundo o relatório “Diabetes: Factos e Números”, do Obser-vatório Nacional de Diabetes,

a prevalência estimada desta doença entre a população portuguesa, com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos (7,8 milhões de indiví-duos), rondou os 13 por cento (mais de 1 milhão de portugueses). Tendo o observatório salientado ainda que destes mais de um milhão (44 por cento) não se encontra diagnosticado.

Idosos e jovensO impacto do envelhecimento da população traduziu-se numa su-bida de 1,3 pontos percentuais da taxa de prevalência da diabetes en-tre 2009 e 2013, correspondendo a um crescimento na ordem dos 11 por cento.

Todavia, a situação dos jovens em relação à doença também não é muito boa, visto que em 2013 foram dete-

tados 18,2 novos casos de diabetes tipo 1 por cada 100 mil jovens, com idades compreendidas entre os 0-14 anos, um total muito superior ao as-sinalado em 2004.

Homens e mulheresO relatório divulgado pela Lusa in-dica ainda a existência de uma dife-rença estatisticamente significativa na prevalência da diabetes entre homens (15,6 por cento) e mulheres (10,7) e um forte aumento da prevalência com a idade, mais de um quarto das pessoas entre os 60-79 anos tem diabetes.

Peso Existe também uma relação direta entre o índice de massa corporal e a diabetes, visto que quase todos os diabéticos (90 por cento) apresentam excesso de peso (49,2) ou obesidade (39,6). O predomínio da diabetes nas pessoas obesas é aproximadamente

quatro vezes superior do que entre as pessoas com um índice de massa corporal normal.

Internamentos e óbitosNo ano passado, aumentaram os in-ternamentos associados ao pédiabético e as amputações dos mem-bros inferiores, contrariando a ten-dência de diminuição que se vinha a verificar. O total de utentes internados por pé diabético registou uma subida de mais 201 episódios nos últimos dois anos.

Relativamente aos internamentos nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o documento mostra que os casos em que a diabetes foi o diagnóstico principal intensifica-ram-se nos últimos cinco anos (40 por cento). Por outro lado, a diabetes representa oito por cento das con-sultas dos cuidados primários, quando em 2011 representava seis por cento.

Em 2013, um em cada quatro óbitos ocorridos nas uni-dades do SNS foi de uma pessoa com diabetes, correspon-dendo a um total de 11.679 indivíduos.

Fatores positivosQuanto a aspetos positivos, o relató-rio destaca a descida da mortalidade intra-hospitalar nas pessoas com diabetes, como diagnóstico princi-pal e associado. Existindo igualmente uma diminuição do número de mor-tes nos internamentos em que a dia-betes foi o diagnóstico principal (me-nos 36 por cento na última década).

O documento salienta ainda como positivo o facto de se ter verificado em 2014 um aumento de 8,8 por cento do número de utentes com diabetes registados na Rede de Cui-dados de Saúde Primários, corres-pondendo a um acréscimo de 62 mil utentes, face ao ano anterior.

O observatório registou também uma diminuição progressiva da duração média dos internamentos associados a complicações da diabe-tes, sendo superior a 20 mil dias de internamento na última década.

A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública

❙ 40% da população portuguesa, entre os 20 e os 79 anos, já tem diabetes ou pré-diabetes

Page 7: Edição nº 569

DOMINGO  16 novembro 2014

folhadeportugal.pt» tema capa 7

■ O Diário da República já publicou a diminuição do preço das tiras-teste, seringas, agulhas e lancetas para diabéticos, justificando a medida com o “atual contexto socioeconómico”. Segundo

a portaria, os preços máximos dos reagentes (tiras-teste) para determinação de glicose no sangue descem oito cêntimos por unidade, de 0,5829 euros para 0,5002 euros.

Os testes para determinar a

cetonemia, que custavam 1,70 euros, vão passar a ter como preço máximo os 1,4588 euros, enquanto as tiras para averiguar corpos cetónicos na urina descem de 0,1222 euros para 0,1049 euros. Já o preço das agulhas e seringas diminui 0,0162 cêntimos, baixando de 0,1145 euros para 0,0983 euros por unidade. As lancetas, que tinham o preço máximo de 0,0670 euros, passam para 0,0786 euros por unidade.

A comparticipação do SNS mantém-se nos 85 por cento do valor das tiras-teste para pessoas com diabetes e 100 por cento do preço das agulhas, seringas e lancetas. c.v.

Testes mais baratosA diminuição de 15% no preço das tiras--teste, seringas, agulhas e lancetas para diabéticos tinha sido anunciada em 2013

■  C i n q u e n t a p e s s o a s encontram-se a participar no programa “Diabetes em Movimento”, que está a ser realizado em Vila Real e pretende fomentar o exercício físico e combater o sedentarismo, um dos fatores de risco para estes doentes.

O projeto serve ainda para fazer

investigação, juntando médicos, enfermeiros e investigadores do Centro Hospitalar de Trás--os-Montes e Alto Douro e da universidade da mesma região, é gratuito e ocorre, numa primeira fase, até maio de 2015.

COZINHE COM SAÚDE● Diminua a quantidade de gordura: coma mais peixe, frango sem pele, peru, coelho, lombo de porco, vegetais, leguminosas, laticínios e cereais; escalfe, coza, estufe, asse e grelhe; use apenas uma colher de sobremesa de azeite por pessoa.● Limite a quantidade de sal: dê sabor aos seus pratos com ervas aromáticas, especiarias, sumo de limão, vinagre, tomate, cebola, alho, aipo...● Aumente o teor de fibra: junte leguminosas em sopas, pratos e acompanhamentos. Planeie as suas receitas começando pelos vegetais, deixe para segundo plano e em menor quantidade a carne e o peixe.

Fonte: www.adp.pt

“Diabetes em Movimento”

O Governo decidiu baixar os preços dos testes

Todas as terças-feirasNa Reunião da Saúde Restaurada

7H, 10H, 12H, 15H e 20H

Page 8: Edição nº 569

■ A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste Transmontano divulgou que vai alargar a mais três concelhos os cuidados que até agora são prestados apenas na zona do Planalto Mirandês, em toda a área de abrangência correspondente aos 12 concelhos do distrito de Bragança.

A entidade informa ainda, em comunicado, que “o caráter inovador” desta iniciativa para criação de Unidades Domiciliárias de Cuidados Paliativos venceu o concurso promovido pelo Programa “Inovar em Saúde”, da Fundação Calouste Gulbenkian, “o que lhe garante um financiamento de 250.000 euros, a atribuir em três anos”, cita a agência Lusa.

Metade dos concelhos abrangidosCom a segunda unidade prometida para 2015, metade dos concelhos do Nordeste Transmontano ficarão servidos com cuidados paliativos domiciliários.

Os cuidados serão prestados por médicos, enfermeiros, assistente social, terapeuta ocupacional

e psicólogo, a partir de 2015, e consistem, de acordo com a instituição no “apoio no domicílio a doentes com patologias crónicas e incuráveis, às suas famílias, atenuando o sofrimento nas fases avançadas da doença e possibilitando simultaneamente que

os doentes permaneçam o maior tempo possível nos seus domicílios”.

A nova unidade estará integrada nos restantes serviços de Cuidados Paliativos já existentes na ULS Nordeste, nomeadamente a Unidade de Cuidados Paliativos do hospital de Macedo de Cavaleiros, Equipas Intra-Hospitalares de Suporte em Cuidados Paliativos nas três unidades hospitalares da região (Bragança, Macedo e Mirandela) e a Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos – “Planalto Mirandês”, que abrange os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso. j.m.

DOMINGO  16 novembro 2014

folhadeportugal.pt

população idosos

atualidade « 8

Reforço das alternativas à institucionalização de idosos nos AçoresO executivo regional da Região Autónoma dos Açores vai destinar 10 milhões de euros no próximo ano para o apoio aos idosos e apostar em alternativas à institucionalização

■O objetivo é reforçar as respostas de apoio alternativo à institucionalização, incentivando a permanência dos idosos nas suas casas, com a melhoria e alargamento do apoio domiciliário, assim como promover o alargamento da rede de centros de dia.

As medidas foram avançadas por Vasco Cordeiro, presidente

do executivo açoriano, durante a cerimónia de assinatura do contrato de cooperação com a Misericórdia da freguesia da Piedade, concelho das Lajes do Pico, com vista à criação de um centro de noite para idosos.

Em 2015, as verbas públicas destinadas ao apoio a idosos

rondarão os dez milhões de euros.“As nossas prioridades em

2015 passam por alargar a rede de equipamentos, renovar as estruturas existentes no sentido de garantir as devidas condições de conforto para os utentes e de eficiência de trabalho para os colaboradores”, afirmou, citado pela agência Lusa.

O apoio aos idosos nos Açores abrange também medidas como o complemento dado às pensões, que em 2013 abarcou 34 mil idosos (24 milhões de euros) e a comparticipação na compra de medicamentos que, no ano passado, apoiou 6.700 pessoas (52 milhões de euros).

A ampliação do Lar Senhora da Piedade, para a criação do centro de noite, custará cerca de um milhão de euros, entre obra e equipamentos, e alargará a sua capacidade para os 26 utentes.

Apoio por parte das famílias diminuiO apoio aos idosos por parte das famílias tem vindo a diminuir, pelo

Cuidados paliativos domiciliários alargados Os doentes e famílias de alguns concelhos do Nordeste Transmontano, vão contar com um novo apoio de uma unidade de cuidados paliativos

que a resposta dada pelas instituições é cada vez mais importante.

Segundo Ana Jorge, provedora da Santa Casa da Misericórdia das Lajes do Pico, 50 por cento dos utentes da instituição têm elevados graus de dependência, tendo insistido na urgência de ser revisto o valor

padrão de financiamento das IPSS nos Açores, de forma a levar em conta o grau de dependência dos idosos.

Segundo o novo modelo de financiamento de IPSS e Misericórdias nos Açores, aprovado no parlamento açoriano há um

ano, as instituições deixaram de receber financiamento em função do número de trabalhadores e das despesas de funcionamento das infraestruturas para passarem a receber um valor-padrão por utente, tendo em conta os serviços prestados.

Objetivo é reforçar as respostas de apoio alternativo à institucionalização

Metade dos concelhos do Nordeste ficarão servidos com cuidados paliativos domiciliários

Joana Marques [email protected]

público

Page 9: Edição nº 569

PUB

o estádio encheu-se para o receber.No Real Madrid tem vindo a su-

perar-se, pois a cada época que passa tem vindo a bater vários recordes, em todas as linhas. Já realizou 263 jogos e marcou 275 golos, tornando-se um jogador que, com toda a certeza, fi-cará na história do clube madrileno.

Ao serviço do Real Madrid ven-ceu menos títulos do que ao serviço do Manchester United, mas ainda assim já pode contar com algumas conquistas: uma liga dos campeões (a décima conquistada pelo clube); uma supertaça europeia; uma liga espanhola; duas taças do rei; e uma supertaça espanhola.

Conquistas individuaisCristiano Ronaldo tem na sua conta pessoal várias conquistas nomea-damente dois prémios de melhor jogador do mundo, em 2008 e 2013.Na última época venceu tudo, ou quase tudo, o que havia para ganhar a nível pessoal. Venceu a terceira bota de ouro, para o melhor marcador a nível europeu, e, ao nível de prémios da liga espanhola, foi considerado Melhor Jogador, Melhor Avançado e Melhor Golo. O jornal desportivo A Marca atribuiu ainda mais dois prémios ao avançado: o melhor mar-cador da Liga Espanhola e o prémio Di Stefano.

9DOMINGO  16 novembro 2014

folhadeportugal.pt» desporto

■ Cristiano Ronaldo é o portu-guês mais reconhecido em todo o mundo, pelos seus feitos no “mundo” do futebol, uma vez que a cada ano que passa tem vindo a superar-se a todos os níveis.

Começou a jogar futebol há 21 anos na Ilha da Madeira, no clube local, o Andorinha. Acabou por ir jogar para o Nacional da Madeira, mas logo despertou o departamento de prospeção do Sporting Clube de Portugal. Chegou ao clube de Lisboa

no ano de 1997, com apenas 12 anos, onde permaneceu até 2003, reali-zando pela equipa principal dos leões jogos durante duas épocas. Quando chegou à equipa sénior era ainda muito novo, tendo o contrato pro-fissional sido assinado com apenas 16 anos, e surgiu na primeira equipa como alternativa ao então titular Ricardo Quaresma.

Manchester United O grande clube inglês, à data trei-nado por Alex Ferguson, foi convi-dado pelo Sporting para a cerimónia de inauguração do Estádio José Al-valade XXI, construído para o Euro 2004.

O jovem Cristiano Ronaldo fez uma excelente exibição, o que levou o clube inglês a contratá-lo no fim do jogo, provocando muita surpresa nos meandros do futebol.

Ao serviço do clube inglês venceu uma liga dos campeões, um cam-peonato do mundo de clubes e três ligas inglesas. Realizou 292 jogos e concretizou 118 golos.

Real MadridCristiano Ronaldo protagonizou a mais cara transferência de todos os tempos, quando assinou contrato com o clube da capital espanhola e

Cristiano Ronaldo é o português mais reconhecido em todo o mundo

Ibrahimovic apresentou uma boa definição para explicar quem é o melhor jogador, Cristiano Ronaldo ou Messi, referindo que Messi é um talento natural, enquanto que o talento de Cristiano Ronaldo é fruto de muito trabalho

Cristiano Ronaldo, um vencedor nato

João Filipe [email protected]

ALBERTO MARTIM/EPA

JAVIER LIZON/EPA

JUAN CARLOS HIDALGO/EPA

Page 10: Edição nº 569

DOMINGO ¡ 16 novembro 2014

folhadeportugal.pt

Afi nal o que querem

OS RUSSOS?No espaço de uma semana quatro aviões russos foram intercetados em espaço aéreo de responsabilidade portuguesa. Portugal tem seis F16 a policiar os céus do Báltico

■Em dois meses, os F16 portugueses já f izeram 15 interceções de aviões russos. Quando o Centro de Operações Conjuntas, na Alemanha, deteta alguma aeronave não identifi cada na zona dos Bálticos, a ordem de interceção é dada.

Os pilotos de serviço, sempre dois, têm 15 minutos para colocar o avião no ar deixando um barulho ensurdecedor atrás de si.

Desta vez, os aviões militares russos entraram em espaço aéreo sob jurisdição portuguesa, uma situação que, segundo conta à TVI o coronel António Almeida Tomé, “nem na Guerra Fria aconteceu”.

“Estes movimentos servem para testar o tempo de reação da NATO. Os russos querem saber

quanto tempo demoram os caças a intercetá-los”, crê o especialista.

De acordo com um comunicado da NATO, da primeira vez oito

aviões russos foram inicialmente detetados no Mar do Norte, tendo sido intercetados pela Força Aérea da Noruega. Seis deles foram em direção à Rússia, mas dois separaram-se e seguiram para Sul. Ambos foram intercetados pelos F16

da Força Aérea Portuguesa sobre o Oceano Atlântico.

A técnica de interceção consiste numa aproximação.

“Os pilotos fi cam em contacto visual, mas em princípio não comunicam, até porque os russos

-25 anos depois da queda do Muro de Berlim, estaremos à beira de uma

nova Guerra Fria?

podem não estar na mesma frequência. Normalmente, é por sinais gestuais internacionais que o piloto português diz: abandona o meu espaço aéreo e vai para o espaço aéreo internacional”, explicou Almeida Tomé, também ele ex--militar da Força Aérea, ao mesmo órgão de comunicação.

Quatro aviões e um navio militarOs aparelhos russos não apresentaram planos de voo, nem mantiveram contacto com as autoridades de controlo de tráfego aéreo, além de possuírem os dispositivos que permitem a identifi cação e deteção dos aviões desligados. Os aviões incluíam bombardeiros estratégicos, caças e aviões-cisterna.

Também por mar, os russos decidiram avançar, tendo sido identificado um navio militar russo em águas da Zona Económica Exclusiva portuguesa, que rapidamente foi escoltado para fora dessa zona.

Estará a Rússia a alargar o âmbito dos seus testes às defesas da parceria militar transatlântica?

“Não devemos ter uma perspetiva de dramatismo da situação. A verdade é que o contexto internacional no último ano alterou-se no que diz respeito à

ameaça concreta do leste europeu”, afirmou o ministro da Defesa, Aguiar-Branco, à Lusa.

Por sua vez, Rui Manchete, ministro dos Negócios Estrangeiros, considera que este “não é um fenómeno muito simpático” e espera que a diplomacia permita resolver com urgência a crise que envolve Moscovo.

“Estes sintomas não são positivos e é um fenómeno que nos deixa um pouco preocupados”, refere, acrescentando que “é de esperar que os canais diplomáticos continuem a funcionar e que possamos ver esta situação difícil, e que se reveste de algum perigo”, resolvida.

À beira de uma nova Guerra Fria?O último dirigente da União Soviética (URSS), Mikhail Gorbachev, afi rmou, recentemente, a propósito das celebrações do 25º aniversário da Queda do Muro de Berlim, que o mundo está “à beira de uma nova Guerra Fria”.

“Alguns dizem que já começou, a confi ança quebrou-se. Lembremo--nos de que não pode haver segurança na Europa sem a cooperação entre a Alemanha e a Rússia. Vemos novos muros, na Ucrânia querem cavar um enorme fosso. O perigo continua lá”, advertiu o ex-governante.

¡Joana Marques [email protected]

ANTÓNIO COTRIM/ LUSA

ANTÓNIO COTRIM/ LUSA

reportagem « 10

Movimentos pod erão servir para testar o tempo de resposta da NATO

JOANA MARQUES

Page 11: Edição nº 569

Importância de tomar decisõesA vida de um ser humano é feita de decisões e todos têm de as tomar ao longo do dia. Normalmente, quem não tem coragem de decidir difi cilmente tem coragem de vencer os obstáculos

■O Encontro Empresarial tem vindo a ser realizado por todo o país, com o objetivo de mostrar que existem muitas possibilidades de ter sucesso em qualquer situação por mais adversa que esta seja.

Existem muitos detalhes que podem fazer toda a diferença e este evento, dedicado a empresários, comerciantes ou empresários em nome individual, tem trazido à luz muitos assuntos que colaboram para o crescimento de um negócio, de uma forma mais sustentada.

A cidade do Porto voltou a receber, no passado dia 8 de novembro, o Encontro Empresarial, onde estiveram vários empresários da região norte do país, com a finalidade de aprenderem e apreenderem conceitos importantes, que colocados em prática vão produzir uma mudança para melhor, tanto dos empresários como das suas empresas.

DecidirTodas as pessoas tomam decisões na sua vida quotidiana. Estas começam logo na roupa a vestir, no que comer ao pequeno almoço, no melhor caminho para seguir para o trabalho, enfi m, estas são as decisões básicas a que ninguém dá muito valor, mas que não deixam de ser

importantes.Quando um empresário está no

comando da sua empresa tem que tomar muitas outras decisões, tidas como muito mais importantes e/ou delicadas, mas, na realidade, são apenas decisões. A diferença é a segurança com que a pessoa enfrenta o momento da decisão.

No momento de decidir na empresa, muitas vezes, a pessoa acaba por decidir levada pelo sentimento, ou seja, de uma forma emotiva, isto quando as decisões

têm de ser tomadas apenas pela razão, isto é, de uma forma racional.

No Encontro Empresarial na Cidade Invicta, o orador, Manuel Teixeira, alertou todos os presentes para a necessidade de pensarem

bem antes de decidir, pois a gestão empresarial não pode ser encarada como uma coisa dolorosa, mas sim como uma arte. Assim como um escultor pega numa pedra em bruto, sem beleza alguma, depois de a trabalhar e retirar o excesso, transforma uma pedra tosca numa obra de arte.

O orador deixou, assim, a ideia base no referido evento: não existe uma boa gestão sem que haja uma decisão fi rme nos propósitos empresariais.

DOMINGO ¡ 16 novembro 2014

folhadeportugal.pt 11» economia

As decisões empresariais têm de ser tomadas apenas pela razão

DOMINGO ¡16 novembro 2014 1111

PRÓXIMOS ENCONTROSEMPRESARIAIS:

O Encontro Empresarial é um investimento tanto individual como profi ssional.

COIMBRA

22.11.201418 horas

R. João Machado 4/5Coimbra (Hotel Tivoli)

ALGARVE

29.11.201419 horas

R. do Município Lt 31 – Albufeira (Hotel Paraíso Albufeira)

Em tempos de grandes difi culdades,é importante dar atenção aos pequenos detalhes. Não perca os próximos Encontros Empresariais! Para mais informações:

PUB

¡João [email protected]

conquistasfi nanceiras.pt

Page 12: Edição nº 569

DOMINGO  16 novembro 2014

folhadeportugal.pt12

ALHO FRANCÊS À BRÁS

SEMANARECEITA DA

Preparação:Lave os legumes e corte a cebola em meias luas. Lamine o alho. Reserve. Corte os alhos franceses em rodelas finas. Reserve. Bata os ovos numa tigela e tempere a gosto com sal e pimenta. Misture-lhe metade dos coentros picados e reserve. Junte a cebola e o alho e deixe refogar, até amo-lecer sem queimar. De seguida, junte o alho francês e deixe cozinhar em lu-me médio, até amolecer os legumes. Quando o alho francês já não souber a cru misture metade da batata palha e os ovos batidos. Mexa para envolver e, quando começar a secar, junte a restante batata palha. Mexa bem e sirva.

Ingredientes:� 1 cebola� 1 dente de alho� 6 alhos franceses� 6 ovos

� 400g de batata palha� Azeite q.b.� Sal e pimenta preta moída na altura q.b.� Coentros a gosto

Razões para deixar de beber refrigerantes

bem-estar «

■ Beber refrigerantes faz mal à saúde pois a maioria das bebidas deste género tem componentes que prejudicam o nosso organismo. A revista Visão publicou uma lista de 12 motivos para deixar de consumir refrigerantes, alguns dos quais lhe deixamos aqui.

● Não promovem uma sensação de saciedadeO açúcar fornece grandes quantidades de frutose, que não tem efeito na grelina, uma enzima produzida pelo estômago também conhecida como a “hormona da fome”, ao contrário da glucose, encontrada nos alimentos ricos em amido. Quando se bebe um refrigerante, aumentam-se as calorias ingeridas, sem saciar a fome.

● Transformação em gordura pelo fígado A frutose apenas é metabolizada pelo fígado. As bebidas açucaradas são a forma mais fácil e comum de consumir frutose em excesso. Quando isso acontece, o fígado, sobrecarregado, transforma a frutose em gordura, podendo

contribuir com o passar do tempo, para uma doença hepática.

● Acumulação de gordura na barrigaO consumo de açúcar torna-nos mais propensos a acumular gordura. A frutose em particular parece aumentar drasticamente a chamada gordura visceral, que se acumula nas camadas profundas do abdómen, envolvendo os órgãos internos.

● Resistência à insulina A principal função da insulina é conduzir a glucose do sangue para as células. O consumo de refrigerantes faz com que o pâncreas tenha de produzir ainda mais insulina para remover a glucose da corrente sanguínea, elevando os níveis. A resistência à insulina é um passo gigante em direção à diabete tipo 2.

● Não contêm nutrientes essenciaisOs refrigerantes equivalem a calorias “vazias”, uma vez que não contêm nutrientes, vitaminas, minerais, antioxidantes ou fibras

● Pode ser vicianteQuando consumimos açúcar é

libertada dopamina no cérebro, responsável por uma sensação prazerosa. O cérebro, programado para procurar situações que levam à libertação de dopamina, vai buscá-la ao açúcar, que pode tornar-se um vício para pessoas com predisposição para a adição.

● Risco de doenças cardíacasVários estudos estabeleceram a ligação entre o consumo de refrigerantes ou bebidas muito açucaradas e o aumento de alguns dos fatores de risco para doenças cardiovasculares: açúcar no sangue, triglicéridos e colesterol.

● Maior risco de cancroO risco de cancro tende a aumentar paralelamente a outras doenças crónicas, como a obesidade, a diabetes tipo 2 e as doenças cardíacas com a ingestão de dois ou mais refrigerantes por semana.

● Saúde oral O açúcar, o ácido fosfórico e o ácido carbónico presentes nas bebidas com gás criam um ambiente propício à degradação da saúde dos dentes.

● Aumento do risco de demência Investigações descobriram que o aumento do açúcar no sangue está fortemente associado a um risco maior de demência. Grandes doses de refrigerantes podem dificultar a memória e a capacidade de tomar decisões. Fonte: visão.sapo.pt

O açúcar em excesso pode ter efeitos nefastos na saúde e os refrigerantes estão no topo da lista dos alimentos com mais açúcar

-BNA: O Governo

determinou ainda a

criação do Balcão

Joana Marques [email protected]

Confie no seu Sorriso

Ortodontia . Dentisteria Restauradora e

Estética . Reabilitação Oral . Odontopediatria.

Odontogeriatria . Oclusão . Cirurgia oral .

Motivação e Conscientização para a

Higiene Oral

Tel.: 218 051 520 Tlm.: 912 057 878 Site: confidente.eu E-mail: [email protected] Estamos na: Av. João II, lote 1.12.02, loja L, Edifício Adamastor - Parque das Nações

CLINICA DE MEDICINA DENTÁRIA

PUB

Page 13: Edição nº 569

FolhaSUPLEMENTO JORNAL FOLHA DE PORTUGAL ■ DOMINGO, 16 novembro 2014

Pág. 5i

BISPO Júlio Freitas

As mãos e as suas obrasImpossíveis...

Pág.3i

internacional... PÁG. 10I

■ A mais recente palestra da Terapia do Amor foi dedicada ao sexo feminino, onde homens e mulheres puderam aprender mais sobre o amor

nacional... PÁG. 7I

Multiplicar os Talentos

Uma dor sem fim à vista

Noite de Gala

■ Assim se pode defi nir a vida de Calapino durante mais de três anos, enquanto via a fi lha defi nhar à sua frente à espera de um transplante de medula óssea e rodeado de palavras de derrota

superação... PÁG. 2Inacional... PÁGS. 4I/5I

■ Centenas de pessoas compareceram nos vários Centros de Ajuda espalhados pelo país, com o intuito de ouvir uma mensagem de estímulo para o dia a dia

Visita ao Templo de Salomão, uma experiência de vidaUm grupo de empresários portugueses visitou o Templo de Salomão em São Paulo, um momento que todos retratam como sendo único, pois voltaram a Portugal pessoas completamente diferentes

BISPO Edir Macedo

CEDIDA

Page 14: Edição nº 569

DOMINGO ■ 16 novembro 2014

visite-nos em centrodeajuda.pt

2i

centro de ajuda . nacional

Superação

F oi detetado um problema na medula óssea da minha filha, o sangue não se reproduzia

e existiam várias complicações. Ficámos à espera de um dador, pois ela precisava urgentemente de um transplante e estava inscrita num painel internacional. Durante três anos, aguardámos por um dador e ela ia fazendo transfusões de sangue regulares, de 15 em 15 dias.

Foi uma luta muito grande para todos nós e no hospital só nos diziam coisas negativas. A médica dizia que era um tratamento

complicado e que podiam surgir efeitos secundários, mas eu não aceitava nada disso!

Recordo-me que saía de noite de casa e ia ao hospital ungir as portas onde a minha filha ia ser tratada. Corremos inúmeros hospitais, mas mantive sempre a minha Fé, pois tinha a certeza de que a minha filha

ia ser curada. Dentro de mim, como pai, não

aceitava que a minha filha estivesse naquele estado grave de saúde e não a ia perder para nenhuma doença”, conta.

Perseverança e cura“Apesar dos resultados dos exames da minha filha não serem bons, eu não desistia e perseverava. Finalmente, foi achado um dador e a minha filha ficou um mês internada no IPO de Lisboa. Estava isolada no quarto apenas comigo. Depois do transplante, a minha filha ainda teve diabetes, convulsões, tensão alta...

Ela esteve um ano sem ir à escola e eu sacrifiquei o meu trabalho para cuidar dela. Na altura, chamava os professores para lhe darem aulas em casa porque, como ela tinha as defesas em baixo, não podia sair de casa.

Quando surgiu a Campanha de Israel, entrei com toda a minha força, mas os resultados não vieram logo. Entretanto, o médico começou a retirar os medicamentos um a um à minha filha e hoje ela está completamente curada. Agora, faz uma vida completamente normal, vai à escola e está no 5º ano”, diz aliviado. Calapino pragfi

Carla Vaz [email protected]

O pior pesadelo de um paiAssim se pode definir a vida de Calapino durante mais de três anos, enquanto via a filha definhar à sua frente à espera de um transplante

Quando parecia não haver mais esperança, Calapino lutou e conquistou a cura da filha

aconteceu comigo!

-Depois de muita luta, pai e filha encontram-se radiantes com a cura da menina

CEDIDAS

Page 15: Edição nº 569

❚ realizar casamentos❚ realizar batizados (adultos)❚ dar aconselhamento matrimonial❚ aconselhar e acompanhar indivíduos toxicodependentes❚ aconselhamento pastoral❚ participar na Santa Ceia❚ realização da unção com óleo❚ visitas ao domicílio❚ visitas a doentes no hospital❚ visitas a presidiários❚ distribuição de cestas básicas às famílias carenciadas❚ distribuição de bens (roupas, mobílias, eletrodomésticos, etc.) a pessoas carenciadas❚ acolher o Instituto Português do Sangue nas suas instalações para a doação de sangue❚ ajudar a manter o Lar de Idosos Universal❚ apresentação de crianças (não batiza crianças, somente adultos)❚ participar no Grupo de Jovens "Força Jovem"❚ a realização de orações❚ a entrada nas igrejas e participação nos cultos❚ participação em Concentrações, em locais como: Coliseu dos Recreios, Pavilhão Rosa Mota, estádios, Pavilhão Atlântico, etc.❚ ajudar a manter a Sociedade “Pestallozi” (presta assistência aos portadores da síndrome de Down)❚ manter a Fazenda Nova Canaã❚ a realização de cursos informáticos❚ aconselhar e apoiar na escolha de uma carreira profissional❚ atendimento telefónico pela linha amigo 24 horas❚ apoio a mulheres vítimas de abusos❚ apoio e aconselhamento a indivíduos dependentes alcoólicos❚ visitas a lares de terceira idade❚ dar alimento aos sem-abrigo❚ apoio em catástrofes❚ a realização de atividades lúdicas e desportivas com os jovens❚ aconselhamento e campanhas na prevenção do HIV❚ transporte de pessoas com dificuldades de locomoção❚ estacionamento no parque da Igreja❚ estudos Bíblicos realizados❚ entrada e participação no maior Congresso Financeiro do País❚ realização de funerais❚ distribuição do Óleo Santo de Israel❚ cursos de Teologia (IBURD)❚ milagres que acontecem em todos os Centros de Ajuda espalhados pelo Mundo.

Só ensina às pessoas a VERDADE. O dízimo, como também as ofertas, são mandamentos bíblicos.

O CENTRO DE AJUDA NÃO COBRA PARA D

ACREDITAMOS EM SI COMO NINGUÉM!

É impossível desobe-decer à Palavra de Deus e ser abençoado

C omo é impossível fazer omelete sem quebrar ovos, também é impossível:

Chegar à Terra Prometida sem atravessar o deserto;

Tomar posse da Nova Canaã sem atravessar o rio Jordão;

Vencer o mundo sem ter nascido do Espírito Santo (I João 5.4);

Ser vestido de vestiduras brancas e de modo algum ter o nome apagado do Livro da Vida sem perseverar longe do pecado até o fim (Apocalipse 3.5);

Tomar posse do Reino dos Céus sem violentar a vontade da carne;

Seguir Jesus sem negar-se a si mesmo, tomar a cruz e segui-lO a

cada dia (Lucas 9.23);Pertencer ao Senhor Jesus sem o

Seu Santo Espírito (Romanos 8.9);Inclinar-se para a carne e viver ou

inclinar-se para o Espírito e morrer (Romanos 8.6);

Viver em cima do muro e alcançar as Promessas de Deus;

Desobedecer à Palavra de Deus e ser abençoado;

Chegar ao Vale da Bênção sem atravessar o Vale da Decisão (2 Crônicas 20);

Enfim, é impossível servir a dois senhores e ser a própria bênção (Gênesis 12.2) !

E aí, qual é a sua situação diante do Altíssimo?

DOMINGO ■ 16 novembro 2014

visite-nos em centrodeajuda.pt

3i

bispo Edir Macedo

Impossíveis...

mensagem

história de sabedoria

centro de ajuda . reflexão

LISBOA 107.7 FM

PORTO 95.5 FM

COIMBRA 92.6 FM

COIMBRA 98.7 FM e 107.8 FM

AÇORES 91.1, 91.0 e 94.0 FM

ÉVORA 90.4 e 95.5 FM

FUNCHAL 100.0 FM

LEIRIA 101.3 FM

PORTIMÃO 91.8 - 92.4 - 93.7 FM

23H¢ e também na IURDTV.eu, pelas 14H (hora de Lisboa)

às

Palavra Amiga Bp. Macedo

bispomacedo.com.br/blogyoutube.com/obispomacedo

twitter.com/BispoMacedo

facebook.com/BispoMacedo

Acessos oficiais do bispo Macedo

DIARIAMENTE

■ Um grande rei queria provar a lealdade dos seus servos, oficiais e soldados. Ele estava rodeado por pessoas que aparentavam ser fiéis, mas não conseguia ter certeza, se de facto, podia contar com todos.

Para poder certificar-se da fidelidade deles, pensou em dar a filha mais bela em casamento ao homem que simplesmente fosse verdadeiro. O rei nada disse a ninguém, apenas à rainha, que imediatamente aceitou a proposta secreta do marido.

O rei, no entanto, não sabia o que planear para saber qual dos seus oficiais, ministros e até soldados era leal o bastante para poder confiar e casar a sua filha.

Um dia, usando o seu finíssimo vestuário, ofereceu um baile a todo o reino. Todos foram devidamente paramentados. As mulheres com os seus elegantíssimos vestidos e chapéus e os

homens com suas gloriosas roupas de gala.A plateia aguardava o rei ansiosa e, quando ele

surgiu, foi ovacionado por todos. No entanto, à medida que caminhava, todos os olhares iam em direção à sua capa vermelha, que, de tão grande, caía por seus ombros, cobrindo-os.

Era uma bela capa, mas os olhares não significavam, precisamente, admiração. Algumas mulheres cochichavam umas com as outras, outras riam e apontavam discretamente e alguns homens esbarravam o cotovelo no braço de outros.

– Que vergonha! Será que a rainha não viu isso? – alguém se indignou.

– Aff! Não é possível que ele não se viu ao espelho! – outra pessoa murmurava contrariada.

O rei subiu ao palanque e cumprimentou a todos. De cima viu as risadinhas, os cochichos e os gestos nada elegantes do povo que se reunia em baixo. Querendo entender do que se tratava, chamou em particular os seus principais oficiais e ministros.

“Certamente um deles vai-me dizer o que está acontecer, e por que estou a ser vítima de tanta chacota”, refletiu.

Um por um foi entrando na enorme sala de reuniões, e esperou que eles falassem. Quando todos estavam reunidos, fez-se grande silêncio na sala. Um olhava para o outro, mas nenhum deles disse nada. (Continua...)

O servo fiel

Confie em si e nas suas habilidades e crie coragem para lutar pelos seus sonhos e defender aquilo em que acredita

(Parte I)

Page 16: Edição nº 569

V árias pessoas sofrem diariamente tristezas imensas na sua vida e muitas

chegam a pensar que não existe mais nenhuma saída.

Contudo, para Deus não há nenhum caso perdido, pois um dos talentos que Ele colocou nas nossas mãos é a perseverança para que cada um de nós lute por si próprio, assim como pelos seus entes queridos. Todos nós recebemos Talentos, os quais devem ser multiplicados.

“Pois será como um homem que, assentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confi ou os seus bens. A um deu cinco talentos,

a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu. O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. Mas o que recebera um,

saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor” (Mateus

25.14-18). “Quando os dois primeiros servos

receberam os talentos, começaram imediatamente a multiplicá-los. E é isso que você e eu temos que fazer: sair e multiplicar o que Deus nos confi ou, pois o que Ele nos deu e nos dá não é para reter, não é para considerar seu, mas é responsabilidade sua multiplicar”, explicou o bispo Júlio Freitas no decorrer da reunião na Sede do Centro da Ajuda da Europa, pelas 9h30.

Deus não multiplica nada do zero. Ele disse, inclusivamente, que é dando que se recebe. Está escrito: “se com abundância nós semeamos, com abundância também colheremos; se com escassez semeamos, escassamente

Deus só faz a sua parte depois de nós fazermos a nossa, que é dar e agir

De terça-feira a sábado na TV Record, iurdtv.eu e Rádio Positiva, às 24H

CentroDeAjuda.pt

4iDOMINGO ■ 16 novembro 2014

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . nacional

Domingo 9h30

■ Anabela era muito depressiva e nervosa. Ouvia vozes e sofria também de insónias. Esteve num hospital psiquiátrico e sentia que algo de muito ruim a acompanha-va, pois passava a vida a sofrer aci-dentes. Perdeu a vontade de viver e tentou o suicídio por três vezes. Não desistiu ! Após buscar a sua libertação no CdA está totalmente liberta e transformada!

■ Rosa enfrentava problemas na família com os filhos viciados e com uma depressão. Financeira-mente teve uma vida estável mas perdeu tudo e chegou a passar necessidades. No casamento foi traída e abandonada pelo marido. Tornou-se uma pessoa extrema-mente tímida que não se valoriza-va e não tinha autoestima. Por não desistir, hoje tem paz, uma direção na sua vida e alegria de viver!

■ Maria tinha a sua vida destruída. Sofreu um esgotamento e tinha uma grande depressão. Além dis-so, tinha um desvio na coluna e es-trabismo. A sua vida financeira era precária e o dinheiro que ganhava era para os medicamen-tos. A sua família estava destruída e as brigas eram uma constante. Mas não desistiu e a sua vida foi completamente transformada!

CEDIDA

CEDIDA

CEDIDA

A Multiplicação dos TALENTOSNo passado domingo, centenas de pessoas compareceram nos vários Centros de Ajuda espalhados pelo país, com o intuito de ouvir com atenção uma mensagem de estímulo para o dia a dia

também colheremos”. Noutras palavras, para Deus multiplicar e abençoar, nós temos que dar.

MultiplicarO que fez o servo? Saiu imediatamente. Aquele que tinha recebido cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco talentos.

“Quando a pessoa crê nos talentos que Deus lhe confiou ela não se contenta, não se acomoda com o que já conquistou, vai para novos desafi os, pois não aceita perder o que conquistou ou apenas manter.

Para você multiplicar os seus talentos tem que superar a acomodação. Enquanto estivermos vivos, existe sempre alguma coisa que temos que superar, conquistar e atingir!”, sublinhou o orador.

Foi isso que o servo que recebeu os cinco talentos fez assim que os recebeu, saiu e multiplicou-os por mais cinco, assim como o servo que recebeu dois talentos também saiu e multiplicou-os por mais dois.

Já o servo negligente, mesmo tendo o mesmo Senhor, mesmo recebendo o mesmo talento, escondeu-o, não deu.

“Quando você não dá, revela duas coisas: em primeiro lugar, revela que

❙ A cada domingo, o Centro de Ajuda das Caldas da Rainha tem-se revelado um autêntico centro de oportunidades de mudança de vida

CALDAS DA RAINHA

S. J. DO ESTORIL

SEDE DO CDA NA EUROPA

¡Joana Marques [email protected]

Page 17: Edição nº 569

DOMINGO ■ 16 novembro 20145i

As mãos e as suas obras

se algo está mal......mantenha-se bem!

Bispo Júlio Freitas Por seu servo em Cristo,

..mantenha-se bem!juliofreitas.com

Deus precisa que você e eu abramos portas no nosso ser para que Ele

possa entrar. Qual é a primeira porta que temos que abrir? A mente, os pensamentos. A segunda porta são os olhos, a terceira os ouvidos e a quarta a boca. A quinta porta está relacionada com a mão.

“Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o Seu ouvido, para não poder ouvir” (Isaías 59.1).

Então, se a mão de Deus está estendida, como está escrito, porque é que há tantas desgraças no mundo? Porque é que há tantas pessoas a sofrer? Porque é que há tanta injustiça e egoísmo, até entre os que dizem ser de Deus?

Porque a mão de Deus está estendida, mas as mãos das pessoas estão fechadas e Ele só pode libertar e salvar aqueles que Lhe estendem a mão.

Por outras palavras, quem é que tem que buscar? Quem é que tem que pedir? Quem é que tem que estender a mão? Não é Deus, pois Ele já estendeu e já está prestes a fazer o que tem que ser feito... Sou eu que tenho que me voltar, que estender a mão.

Deus afirma nas Suas palavras que cada um vai receber de acordo com as suas obras.

A pergunta que deve fazer é: a minha mão está estendida para Deus? Não são apenas as mãos físicas que contam. Não é apenas o levantar as mãos ou os braços aos céus que demonstra que as minhas mãos estão estendidas para Deus.

As minhas atitudes revelam se as minhas mãos estão estendidas para Deus ou não; se estendo as minhas mãos diante de vocês no Altar, mas dentro de mim, as minhas mãos não estão estendidas para Deus porque me considero autossuficiente, independente de Deus e de quem quer que seja.

Muitas pessoas mostram através das suas atitudes que as suas mãos não estão estendidas para Deus e, por isso, Ele não pode salvá-las e abençoá-las.

“Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-Me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por Minha

causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? Porque o Filho do Homem há-de vir na glória de Seu Pai, com os Seus anjos, e, então retribuirá a cada um conforme as suas obras” (Mateus 16.24-27).

Quando deixamos de fazer a nossa vontade e passamos a fazer a vontade de Deus, aparentemente estamos a perder... Desagradamos a nós mesmos e aos outros. Mas nesta atitude, demonstramos que as obras das suas mãos estão abertas para Deus, mostrando a obediência e o amor.

Quando, aparentemente, perdemos a nossa vida porque deixamos de viver e de satisfazer as nossas vontades para satisfazer as vontades de Deus, na realidade vamos encontrá-la.

“Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”... Do que é que adianta tentar ganhar tudo, casamento, família, dinheiro, posição, fama... se depois se esquece de abraçar a quem deve abraçar, que é Deus? Tem algo mais valioso do que a nossa alma? Não? Nada tem mais valor do que a sua Salvação!

Se nas suas mãos existem mágoas, Deus não poderá segurar nelas, pois Ele disse que só perdoa quem perdoa também.

Se é negativo, se escolhe duvidar, Deus pode segurar na sua mão? Não! Se é uma pessoa acomodada, se espera que Deus faça tudo sem você fazer nada, Ele pode segurar na sua mão? Não! Se você é uma pessoa maliciosa, vê os outros com maus olhos, pode Deus segurar a sua mão? Não! Mas se as suas mãos estão limpas, aí sim, já não tem como cair.

Não solte as mãos de Deus, seja nos momentos maus ou nos bons da vida, mantenha-se agarrado, segure-se nas mãos d’Ele, que dão força, equilíbrio, que são como as mãos de um pai que segura a dos Seus filhos, guiando-o... As mãos de Deus fortalecem-nos e protegem-nos.Mas há um preço a pagar: você tem que limpar as suas mãos.

Deus não vai retribuir conforme os pensamentos, as palavras ou as boas intenções, mas sim consoante as suas obras.

centro de ajuda . nacional

tem medo de perder aquilo que vai dar; depois demonstra uma falta de autoconfi ança de que você pode multiplicar, que tem valor!

Quem é fi el no pouco sobre o muito será colocado. Mas quem é infi el no pouco, ou seja, aquele que se apega,

que não dá, que se acomoda, que se contenta com aquilo que já atingiu, revela incredulidade e Deus não aceita isso.

Não há motivo pelo qual duvidar d’Ele, pois Ele nunca falhou, mas Deus só faz a Sua parte depois de nós

fazermos a nossa, que é dar. Não basta só ouvir, não basta só receber, você tem que agir!

Não tenha medo, não duvide, a sua autoconfiança tem que estar fortalecida, pois Deus não falha”, assegurou o bispo Júlio Freitas.

ALVERCA

LEIRIA

Page 18: Edição nº 569

6iDOMINGO ■ 16 novembro 2014

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . nacional

Anjos da Noite

Carla Vaz [email protected]

Os “Anjos da Noite” têm ajudado milha-res de pessoas que não têm onde viver,

nem o que comer. O grupo sai no período noturno, prestando ajuda aos mais necessitados, sobretudo aos moradores de rua e aos vicia-dos em drogas. No decorrer das saídas, os voluntários, para além de distribuírem pão, café, cobertores e agasalhos, levam também uma mensagem de Fé e realizam ora-ções. E assim foi na última terça--feira do mês de outubro, quando o grupo saiu para as ruas de Lisboa para distribuir comida e roupa aos mais desfavorecidos.

Um trabalho de amor ao próximoOs “Anjos da Noite” têm desen-volvido um trabalho intenso de

evangelização pelas ruas do país, sobretudo na capital. O grupo conta com o apoio de voluntários dispostos a sair em busca daqueles que se encontram desesperançados. Estes voluntários levam mensagem de Fé para homossexuais, prostitu-

tas, viciados, mendigos e jovens que deambulam pelas ruas da cidade sem destino. Uniformizados com coletes, os “Anjos da Noite” saem todas as terças-feiras levando uma palavra de Fé e esperança aos ne-cessitados. Os voluntários aproxi-mam-se, conversam e até abraçam aqueles que se encontram na escu-ridão, envolvidos na prostituição e nas drogas.

Alimentar o corpo e o espírito

Basta uma palavra para uma vida ser salva

Tem sido este o trabalho incansável dos voluntários do grupo “Anjos da Noite”, pertencente ao Centro de Ajuda, junto da população moradora de rua

-O trabalho social é efetuado

distribuindo comida, roupas e ajudando os mais

necessitados

Page 19: Edição nº 569

O orador, Amauri Farias, não poupou elogios às mulheres, mas

também não deixou de mencionar alguns erros que o sexo feminino

tem cometido nas últimas décadas. Os homens presentes também escutaram atentamente, visto que o Conselheiro do Amor fazia paralelos sobre cada assunto abordado. Existem mulheres e homens que, “são como pérolas em focinho de porco”. Já outros colocam-se na “feira da ladra”, uma feira de objetos usados realizada em Lisboa, em vez de se colocarem no lugar mais caro da cidade.

M ulher virtuosa, quem a achará? O seu valor excede muito o de fi nas

joias. O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta

de ganho” (Provérbios 31.10 -11). Com base nesta passagem bíblica, a noite de gala do passado sábado, 8 de novembro, da Terapia do Amor, realizada no Centro de Ajuda do Império, abordou a temática feminina.

Nesta palestra reside o segredo do sucesso sentimental

7iDOMINGO ■ 16 novembro 2014

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . nacional

Noite de Gala na Terapia do Amor

PUB

Uma palestra dedicada ao sexo feminino, onde homens e mulheres puderam aprender mais sobre o amor e sobre o valor de cada um Equilíbrio sentimental

Gelson e Arlene deram o seu depoimento de superação, relatando que ele era frio e ela mandona, sendo um choque de realidades. Depois de muitas brigas e desentendimentos, finalmente, chegaram à Terapia do Amor, onde aprenderam que as suas ações estavam a prejudicar o seu relacionamento e conseguiram alcançar o equilíbrio sentimental. Hoje, são um casal feliz!

¡Carla Vaz [email protected]

❙ Pastores e respetivas esposas oraram pela vida sentimental de todas as pessoas presentes

Poderes do AmorDescubra os poderes que diferenciam o Amor Verdadeiro de um simples sentimento

Os

SÁBADO I 19H

Page 20: Edição nº 569

A Cura noÓleo Consagrado

O azeite de oliveira simboliza vida, mas uma vida útil e vibrante, sendo também

símbolo de regozijo e de uma saúde abundante e perfeita...

Se está doente, tem um familiar enfermo ou conhece alguém que tem vindo a perder a batalha contra as doenças, participe ou convide-o a participar na Unção com o Óleo Consagrado para cura de doenças. A Unção de enfermos com fi ns medicamentosos, tem lugar todas as semanas, na reunião dedicada à restauração da sua saúde!

E X C L U S I V A M E N T E N O C d A M A I S P R Ó X I M O D E S I !

Médicos nãodescobriam a causa“Sofria de vesícula preguiçosa e sentia dores no corpo inteiro. Os médicos sentenciaram-me a tomar compri-midos todos os dias. Mas, no Centro de Ajuda, a mi-nha saúde foi restaurada! Recebi a Unção com o Óleo e fui curado! Hoje, já não tomo mais comprimidos para a dor!”

José Paredes

Todas as terças-feirasNa Reunião da Saúde Restaurada

Às 7h, 10h, 12h, 15h e 20h

CentroDeAjuda.pt

Page 21: Edição nº 569

ses medos não se confi rmam na realidade. E mesmo

quando esses medos se tornam reais, a pessoa pode sempre ver que a

situação não a derruba, pelo contrário, só a torna mais forte e madura.

Segurança e liberdadeA existência humana é mar-

cada por estes dois conceitos, os quais são inversamente

proporcionais, pois quanto mais aumenta

a liberdade, mais

diminui a segurança e vice-versa. Portanto, cabe a cada pessoa decidir qual deles abraçar na sua vida.

O médico e escritor Augusto Cury disse: “O medo de correr riscos bloqueia a inventividade, a liberdade, a ousadia. Há inú-meras pessoas que travaram a sua inteligência e enterraram os seus projetos de vida pelo medo de correr riscos. Não são confor-mistas, almejam escalar os seus alvos, mas não ousam. Procuram transformar os seus sonhos em realidade, mas inquietam-se com os riscos da jornada”.

s

diminui a segurança e vice-versa. Portanto, cabe a cada pessoa decidir qual deles abraçar na

O médico e escritor Augusto Cury disse: “O medo de correr riscos bloqueia a inventividade, a liberdade, a ousadia. Há inú-meras pessoas que travaram a sua inteligência e enterraram os seus projetos de vida pelo medo de correr riscos. Não são confor-mistas, almejam escalar os seus alvos, mas não ousam. Procuram transformar os seus sonhos em realidade, mas inquietam-se com os

s

ses medos não se confi rmam na realidade. E mesmo

quando esses medos se tornam reais, a pessoa pode sempre ver que a

situação não a derruba, pelo contrário, só a torna mais forte e madura.

Segurança e liberdadeA existência humana é mar-

cada por estes dois conceitos, os quais são inversamente

proporcionais, pois quanto mais aumenta

a liberdade, mais

CRÓNICA Vivi Freitas

“Passamos a conhecer a verdade quando permanecemos na Palavra de Jesus”

visite: vivifreitas.me

isse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido n’Ele: Se vós

permanecerdes na Minha palavra, sois verdadeiramente Meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8.31-32).

Para ler esta crónica é porque está in-teressado nas coisas de Deus e existe em si uma crença. Mas não basta apenas crer. O Senhor Jesus disse aos judeus que criam n’Ele: “Se vós permane-cerdes na Minha palavra...”. Há uma condição para permanecer na crença, pois, o crer requer que sejamos constantes, firmes na Palavra do Se-nhor Jesus.

Na realidade, Deus observa que, muitas vezes, guardamos o passado. Somos conduzidas pelos traumas ou palavras que nos magoaram; situa-

ções às quais, talvez, estejamos ape-gadas, sem darmos conta. E quando existe uma crença em Deus, esta exige que creiamos n’Ele e não naquilo que se passou.

Eu posso crer em Jesus, professar, pregar a respeito d’Ele, mas se como cristã, não permaneço nas palavras e ensinamentos que Ele me deu, os quais consistem em guardar o meu coração e os meus olhos, não viver ansiosa, etc, serei dominada pelas circunstâncias. Se, por outro lado, revelar a crença, confiança, segurança e dependência na Sua Palavra, então, aquele passa-do ou palavras que me feriram, não me causarão dano algum, mas serão passageiros, porque permanecerei na-quilo que disse o Senhor Jesus e não me basearei em circunstâncias. E isto exige de mim ser constante e vigilante, relativamente ao que estou a sentir, a

viver e como estou a agir.Quando permaneço em Jesus e ex-

pulso todo e qualquer sentimento que vou encontrando no caminho, tenho a capacidade de me desfazer disso, a partir do momento em que permito que a Sua Palavra me lave. Eu assumo a condição que o Senhor Jesus me ensi-na. Desta forma, torno-me verdadei-ramente Seu Discípulo. Não agirei pelo meu impulso, mas vou-me disciplinar; expulsar aquilo que quero sentir ou “defender”, para permanecer na Pala-vra do Senhor Jesus.

“...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Muitas pes-soas creem que a verdade é unicamen-te para quem precisa de libertação, mas não é assim! Na realidade, pas-samos a conhecer a verdade quando permanecemos na Palavra de Jesus. Aí sim, a conheceremos.

“Então quer dizer que eu, que ainda tenho maus olhos, que ainda me que-ro justificar, que sou ansiosa, egoísta e orgulhosa, vou conhecer essa verdade e esta vai libertar-me?” Precisamente! O saber a verdade não é para a ofender, mas para libertar. Então, ao longo dos dias que meditar e encontrar situações a seu respeito, não desanime, não se sinta ofendida ou inferior. Deve sentir--se valorizada, porque a verdade vai fazê-la reagir da forma correta. Vai ter noção do “estrago” interior que nutria e, agora, sabendo a verdade, lutará contra isso. Fará “Guerra” contra os seus sentimentos e vai libertar-se atra-vés da materialização da crença no Senhor Jesus.

Tenha objetivo, seja constante e per-maneça! Convido-a a ouvir os nossos áudios de meditação em vivifreitas.me, para o seu fortalecimento interior.

Quem é o Verdadeiro Discípulo?

A ausência de riscos torna a vida numa simples rotina

À medida que o ser humano vai crescendo, amadure-cendo e envelhecendo, tende

a sentir e a demonstrar mais medos do que na sua juventude. Tal realidade deve-se à experiência que a pessoa vai adquirindo com as situações vividas, tornando-se mais cuidadosa consigo própria e com aqueles a quem ama.

Por vezes, o receio de experimentar coisas novas, que fujam do seu con-trolo, pode assumir tal proporção que começa a impedir a pessoa de viver. Neste caso, o medo acaba por a para-lisar. Um bom exemplo desta situa-ção são os relacionamentos amorosos modernos. Apesar de as pessoas terem

atualmente muito mais facilidade de encontrarem e conhecerem um nú-mero cada vez maior de pessoas, têm uma enorme difi culdade em se relacio-narem umas com as outras.

Se calhar por detrás dessa difi cul-dade reside um medo desmedido de se aproximar do outro, de descobrir o

amor e sofrer, posterior-mente, com uma even-tual perda ou abandono.

Coragem É através do autoco-nhecimento que des-frutamos de uma vida mais realizada em todos os sentidos, sobretudo, de uma vida amorosa mais plena e feliz.

É preciso um pouco mais de cora-gem e menos medos para viver. Não há como viver plenamente sem correr os riscos necessários. Ficar presa a velhos medos não ajuda em nada. Somente o exercício de novas experiências é que pode mostrar como a vida pode ser vivida com muito mais qualidade, revelando o quanto grande parte des-

Arriscar ou não?Qualquer pessoa ao longo da sua vida já se colocou esta questão inúmeras vezes. Enquanto jovens somos mais impulsivos, mas à medida que vamos amadurecendo instala-se aquele sentido de cautela

Quais os riscos a que já se expôs para alcançar algo?Será que aprendeu a tirar vantagens dos riscos ou evitá-los, de modo a não sofrer deceções?

A resposta a estas e tantas outras perguntas no próximo programa“Coisas de Mulher”, dia 20 de novembro, às 22 horas, na iurdtv.eu

¡Carla Vaz [email protected]

-Correr riscos é fundamental para que se consigam alcançar os maiores objetivos

PUB

9iDOMINGO ■ 16 novembro 2014

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . nacional

"Coisas de Mulher"

Page 22: Edição nº 569

10iDOMINGO ■ 16 novembro 2014

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . internacional

Templo de Salomão

João Filipe [email protected]

Empresários portugueses visitam Templo de SalomãoEste local já é uma referência turística na cidade de São Paulo e o Centro de Ajuda em Portugal organizou mais uma caravana, desta feita destinada aos empresários

A capital paulista recebeu uma caravana de empresá-rios portugueses, os quais

tiveram a oportunidade de conhe-cer o Templo de Salomão, situado no bairro do Brás. Esta viagem tinha uma função muito clara, a de permi-tir que os seus participantes pudes-sem receber uma direção, tanto para a sua vida pessoal, como para a sua vida empresarial.

Esta caravana foi composta por três visitas ao Templo de Salomão: no sábado, foi realizada uma visita guiada ao Templo, onde os partici-pantes puderam recuar quatro mil anos, ter um maior contacto com

a história do povo de Israel e uma melhor perceção do significado da Tenda do Tabernáculo, em que a porta representa o próprio Senhor Jesus. No domingo, o grupo de em-presários teve mais uma oportuni-dade de ter contacto com a impo-nência do Templo de Salomão, pois puderam participar numa palestra aí realizada, onde receberam a bênção ministrada pelo bispo Romualdo Panceiro.

O dia especialOs empresários portugueses iam com uma finalidade muito con-creta, ou seja, a de participarem numa palestra destinada aos empre-sários, a qual teve lugar no Templo

de Salomão, na segunda-feira, pelas 22 horas.

Neste dia, o povo português foi re-cebido pelo bispo, momentos antes do encontro. Após os referidos cum-primentos e saudações, todos os em-

presários dirigiram-se ao interior do Templo de Salomão, onde puderam participar numa palestra que os des-pertou de modo a que possam ter a sua visão para os negócios ampliada.

Estas foram três visitas muito especiais ao Templo de Salomão

Povo russo vive experiência sobrenatural■ Os russos visitaram pela primeira vez o Templo de Salomão, no passado mês de outubro, onde todos os participantes puderam ter uma experiência maravilhosa. Durante a visita, tiveram oportunidade de realizar uma visita pelo jardim do Templo, visitar o Tabernáculo e ainda o Cenáculo do Espírito Santo, onde tiveram oportunidade de receber as explicações transmitidas de forma clara pelo sacerdote presente.

Os participantes tiveram oportunidade de participar na Festa dos Tabernáculos, a primeira celebrada no Templo de Salomão, cuja finalidade era celebrar a saída do povo hebreu do Egito.

O detalhe mais curioso desta visita é que todos os participantes desta ca rava na t ivera m oportunidade de participar em todos os cultos com tradução para o idioma russo, voltando assim ao seu país com a sua Fé avivada.

■ “Esta viagem foi extremamente gratificante, pois o Templo de Salomão está uma obra grandiosa, algo deveras muito belo, tanto por fora como por dentro. Foi alvo de um grande bom gosto e preocupação até nos pequenos detalhes. Nas reuniões a que assisti, fiquei abismado com os milhares de crentes cantando e dando os seus testemunhos. É algo que nunca vou esquecer! Já se passaram alguns dias e ainda não acredito que tive a sorte de assistir a tamanha união de Fé. Aconselho a todos, sem exceção, a visitarem o Templo de Salomão, pois será algo inesquecível e  que vão adorar. Eu já prometi a mim mesmo ir lá mais vezes, sempre que puder, irei!” João Guerra, Viana do Castelo

■  “A experiência foi muito boa, e, principalmente, muito rica, espiritualmente falando. Sem dúvida de que a nossa mente abre para outra dimensão e regressamos outras pessoas. A visita foi muito elucidativa e ajudou a compreender muitas coisas que já conhecíamos. Do ponto de vista da organização, tudo estava feito ao pormenor e assim podemos usufruir completamente do momento. Recomendo vivamente!” César ribeiro, lisboa

C.V.

Page 23: Edição nº 569

Escreva, neste âmbito,as portas que se fecharam

na sua vida:

_______________________

_______________________

_______________________

_______________________

_______________________

_______________________

_______________________

_______________________

Entregue no Altardo CdA

3ª PORTASÓ SE ABREM PORTAS PEQUENAS...

A pessoa só consegue trabalhos em que ganha pouco e trabalha muito. Recebeu um aumento de salário, mas não chega para nada, é insuficiente.

Dia 17 de novembro

■ “Trabalhava por conta de outrem e ao frequentar as reuniões das Conquistas Financeiras, foi-me despertado o desejo de querer mais. Não me podia limitar mais aquele valor que vinha no recibo de ordenado todos os meses... Deixei aquele trabalho e criei um projeto próprio. Hoje tenho muita procura e vivo sem dúvida melhor do que antes!” António

PUB

Que portas têm sido abertas na sua vida?São locais de passagem e permitem-nos passar de um ambiente para outro. Porém, não são poucas as pessoas que, quando atra-vessam portas, estão a passar de uma realidade péssima, para uma francamente pior...

No que diz respeito ao trabalho, to-das as pessoas aguardam por uma oportunidade, por uma porta que se abra no âmbito profissional. Para auferirem um salário superior, de-sempenharem funções que tenham a ver com as suas habilitações profis-sionais, terem uma oportunidade de promoção ou, simplesmente, mu-darem as suas condições de vida... Todos sabemos que o trabalho é a principal fonte de rendimento e to-das as portas que se abram neste campo deseja-se que sejam positi-vas e verdadeiras oportunidades!

O problema é que muitas pesso-as querem que a porta se abra para si, mas todas as portas têm que ser abertas e atravessadas e é por esse motivo que você irá passar por ela.

O ano de 2014 está a terminar e se você não passar pela porta vai ficar com as portas fechadas durante o ano de 2015.

Quando passamos por uma porta, saímos de um ambiente e entramos noutro, e é isso que irá acontecer quando você vai sair da dívida, do desemprego, das perdas e entrar no domínio da sua conquista!

PORTASDA VIDA

PROFISSIONAL

11iDOMINGO ■ 16 novembro 2014

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . nacional

ODestaque

Page 24: Edição nº 569

Casos

7 DIAS para mudar a sua vida!

7H30 | 9H30A HORA DO MILAGRE

SeSSão do Desbloqueio | 15HMulhereS e hoMenS Sábios | 18H

Terapia do Amor | 19H

Para mais informações ligue para a linha:de Segunda a Sexta 7H, 10H, 12H, 15H E 20H

Sucesso e desenvolvimento da sua empresa, casos na justiça,pagamento de dívidas, desemprego, imigração

Restaurada

Doenças, dores, problemas de saúde persistentes...

ConquisTas Financeiras

Semana 16 a 22 novembro

Agenda Semanal

DOMINGO

SÁBADO

Saúde

Desenvolva a sua vida espiritual e força interior, através da leitura da Palavra de Deus...

Cura Interior

Orientação para a resolução de conflitos familiares...

Cura dos Vícios e Família

Má sorte, maldições, energia negativa, insónia, pesadelos, inveja, bruxaria...

Limpeza Espiritual

Problemas sentimentais, falta de diálogo no relacionamento, discussões...

perdidos | 8H | 15H

ou no CdA MaiS próxiMo de Si!

f o l h a d e p o r t u g a l . p tD

ª

ª

ª

ª

ª

Facebook.com/folha.deportugal

estaquePORTASDA VIDA

PROFISSIONALREUNIÃO DASCONQUISTAS FINANCEIRASSegunda-feira,17 de novembroàs 7H, 10H, 12H, 15H e 20H

Centros de Ajuda em Portugal Continental e Ilhas

Rua Dr. José Espírito Santo, 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

Largo Gil Eanes, lt. A

Póvoa Stº. Adrião Rua General Alves Roçadas, nº 4

Benfica Av. Gomes Pereira, nº 39A

Pontinha Estrada Militar, s/n Amadora Rua Heróis da Aviação, nº 2C

ImpérioAlameda D. Afonso Henriques, nº35

Cacém Praceta da Fraternidade Universal, nº 28A

Mercês Rua Dr. João de Barros, nº 14

S. João do EstorilRua Sacadura Cabral, nº 102C

Rio de MouroCalçada da Rinchoa, lt. B1

Torres VedrasEdifício Choupal, bloco D, r/c

Santarém Largo Comendador, nº 01

Alverca Rua António de Sousa, nº 1 (Galeria do Choupal), lº andar

Caldas da Rainha Rua da Alegria, nº3

AlmadaAv. 23 de Julho, nº 14/16/18 Cova da Piedade

Cruz de Pau Rua da Cordoaria, Qt. das Cordas, nº 42 , Vale dos Gatos

Baixa da Banheira Estrada Nacional 11, nº 243

Montijo Rua da Indústria Corticeira, lt. 16E

Setúbal Avenida do Alentejo, nº 30 , Quatro Caminhos

Évora Av. São Sebastião, s/nº

Coimbra Rua do Sota, nº 20

LeiriaRua Capitão Mouzinho de Albuquerque, nº 105Castelo Branco

Rua Frei Roque Espírito Santo, nº 3, r/c

Aveiro

Av. D. Lourenço Peixinho, 181

ViseuRua Vila Lusitana, nº 15

Figueira da FozRua Vasco da Gama, nº 47, r/c

PortoRua Egas Moniz, nº 485

Matosinhos Av. Villagarcia de Arosa, nº 1038

Braga Av. Imaculada Conceição, nº 567

Famalicão Rua Atriz Amélia Rey Colaço, nº3000

Paredes Av. Comendador Abílio Seabra, entrada 7

Vila Nova de GaiaRua do Agueiro, nº 151

S. J. da Madeira Rua General Norton de Matos, nº 201

Rio Tinto Rua Fernão Magalhães, nº 306

Portimão Largo Gil Eanes, lt. A

Faro Largo de São Sebastião, nº 10

Madeira - FunchalRua Dr. Brito Câmara, nº 32

Funchal IRua D. Carlos I, nº 11

Ribeira BravaEd. D. Pedro - A, sítio da Murteira

Açores - Ponta DelgadaRua da Boa Nova, nº 5

Rua Egas Moniz, nº 485

Gra

nde L

isbo

a

MORADAS...

Zona

nor

teZo

na C

entr

o

Zona

suL

iLh

as

CdA de Portimão

CdA do Porto

Sede do CdA na Europa

abertaS 7 diaS por Semana | 365 diaS por ano

| várioS horárioS diariamente

+ de 122 igrejaS eSpalhadaS por todo o paíS

|