edição nº 241 - 1º/07/2015

12
Farmácias de Plantão Até sexta-feira (3): Farmácia N. Sra. Aparecida e Farmácia FarmaÚtil. QUARTA-FEIRA de julho de 2015 facebook.com/folhavaleverde [email protected] EDIÇÃO 241 Sicoob Médio Oeste completa 10 anos unindo pessoas em benefício da comunidade CÂNCER É A PRINCIPAL CAUSA DE MORTE NESTE ANO EM ASSIS CHATEAUBRIAND Carreta carregada com arroz tomba próximo ao Azaury Assis realiza II Conferência Municipal dos Direitos do Idoso PR - 239 3ª idade PÁG. 3 PÁG. 5 PÁG. 7 PÁG. 4 Sicoob comemora muitas conquistas da primeira década de atividades Proerd realiza formatura pela região O município de Assis Chateaubriand, através da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Idosos, realizou nesta terça- feira (30), a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa com o tema: “O Protagonismo e o Empoderamento da Pessoa Idosa: por um Brasil de todas as idades”. Prefeito Marcel destaca a partici- pação dos idosos na Conferência Para comemorar os dez anos, a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão Médio Oeste - Sicoob Médio Oeste - promoveu um grande evento na noite da sexta-feira (26) em Assis C h a - t e a u b r i a n d no salão da Matriz São Francisco de Assis. Na noite de segunda-feira (29), por volta das 20h30, uma carreta com placas de Bento Gonçalves/RS, tombou na ro- dovia PR-239, próximo ao patrimônio de Engenheiro Azaury, em Assis Chateaubriand. O condutor do veículo, que seguia para São Paulo, perdeu controle da direção e tombou a carreta, espalhando toda a carga pela pista. Foi realizada ontem (30) mais uma festa do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Vio- lência. Aconteceu a formatura de 92 crianças em Jesuítas no Salão Santo Inácio de Loyola, prestigiada por várias autoridades e familiares. Em 2015, o Proerd completa 15 anos e chegará a marca histórica de 10 mil crianças aten- didas nos municípios da região. Formatura realizada sexta-feira (26) em Nova Aurora Evento teve palestra com João Carlos Leite, de Minas Gerais Fabio Brito PÁG. 9

Upload: folha-vale-verde

Post on 22-Jul-2016

224 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Folha Vale Verde

TRANSCRIPT

Page 1: Edição nº 241 - 1º/07/2015

Farmácias de PlantãoAté sexta-feira (3): Farmácia N. Sra. Aparecida e Farmácia FarmaÚtil.

QUARTA-FEIRA de julho de 2015facebook.com/[email protected]º

EDIÇÃO

Nº241

Sicoob Médio Oeste completa 10 anos unindo pessoas em benefício da comunidade

CÂNCER É A PRINCIPAL CAUSA DE MORTE NESTE ANO EM ASSIS CHATEAUBRIAND

Carreta carregada com arroz tomba

próximo ao Azaury

Assis realiza II Conferência Municipal dos Direitos do Idoso

PR - 239

3ª idade

Pág. 3

Pág. 5

Pág. 7

Pág. 4

Sicoob comemora muitas conquistas da primeira década de atividades

Proerd realiza formatura pela

região

O município de Assis Chateaubriand, através da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Idosos, realizou nesta terça-feira (30), a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa com o tema: “O Protagonismo e o Empoderamento da Pessoa Idosa: por um Brasil de todas as idades”.

Prefeito Marcel destaca a partici-pação dos idosos na Conferência

Para comemorar os dez anos, a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão Médio Oeste - Sicoob Médio Oeste - promoveu um grande evento na noite da sexta-feira (26) em Assis C h a -t e a u b r i a n d no salão da Matriz São Francisco de Assis.

Na noite de segunda-feira (29), por volta das 20h30, uma carreta com placas de Bento Gonçalves/RS, tombou na ro-dovia PR-239, próximo ao patrimônio de Engenheiro Azaury, em Assis Chateaubriand. O condutor do veículo, que seguia para São Paulo, perdeu controle da direção e tombou a carreta, espalhando toda a carga pela pista.

Foi realizada ontem (30) mais uma festa do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Vio-lência. Aconteceu a formatura de 92 crianças em Jesuítas no Salão Santo Inácio de Loyola, prestigiada por várias autoridades e familiares. Em 2015, o Proerd completa 15 anos e chegará a marca histórica de 10 mil crianças aten-didas nos municípios da região.

Formatura realizada sexta-feira (26) em Nova Aurora

Evento teve palestra com João Carlos Leite, de Minas Gerais

Fabio Brito

Pág. 9

Page 2: Edição nº 241 - 1º/07/2015

Dilceu Sperafico* Entre as grandes distorções do ser humano moderno,

está o lamentável e enorme desperdício de alimentos.Para atender a demanda e serem disponibilizados nos

supermercados, como todos sabemos, os grãos, frutas e hortaliças, precisam ser cultivados em extensas áreas de terra, ocupando solo fértil e consumindo nutrientes e de-fensivos, além do esforço humano e de combustíveis, tan-to na produção como no transporte.

Depois disso, para finalmente chegarem à dispensa das famílias, os alimentos também precisam ser selecionados, embalados, adquiridos e armazenados com cuidados mí-nimos, para que não se deteriorem rapidamente.

Como nem todos os cidadãos têm renda ou salário para arcar com todos esses custos agregados aos preços finais dos alimentos, muitas pessoas passam fome ou dependem da solidariedade dos semelhantes, da assistência de enti-dades beneficentes e do auxílio de programas sociais do governo, para sobreviver.

Considerando a necessidade de superação dessas eta-pas e a realização de elevados investimentos para sua pro-dução, o desperdício de alimentos prontos para consumo representa verdadeiro atentado aos interesses da humani-dade e aos recursos naturais.

Ainda mais que, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), as per-das de alimentos somam 1,7 bilhão de toneladas anuais, o equivalente a 30% da produção agropecuária e agroin-dustrial do planeta.

Esse volume, conforme a Organização das Nações Uni-das (ONU), seria suficiente para alimentar 800 milhões de pessoas famintas, a cada ano.

Para aumentar ainda mais a nossa preocupação, de acordo com a FAO, o Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam alimentos em todo o mundo, com cerca de 30% dos frutos e 35% das hortaliças, jogados fora após a colheita, estoque ou preparo em restaurantes ou resi-dências dos consumidores.

Nos países em desenvolvimento, os alimentos são perdidos por deficiências na colheita, armazenamento e/ou transporte, enquanto nas nações desenvolvidas o des-perdício muitas vezes é creditado à abundância dos pro-dutos.

Como o Brasil é um dos maiores produtores e exporta-dores de alimentos do planeta, a FAO sugere até a criação de rede em torno da cadeia produtiva de alimentos, como alternativa para conter o atual desperdício.

Conforme especialistas, no País o problema está em toda a cadeia produtiva, com deficiências de infraestru-tura e manuseio, plantio incorreto, doenças e proble-mas de embalagem, transporte e armazenamento.

Assim, muitos produtos são desperdiçados por esta-rem fora do prazo de validade ou por serem identifica-dos como malformados ou fora do padrão estabelecido pela legislação.

O desperdício ocorre quando o alimento é jogado fora antes de chegar ao consumidor que dele necessita, como ocorre com frutos feios, sem padrão de qualidade e sem apelo comercial, mesmo contendo proteínas, vi-taminas e sais minerais de um produto normal.

Para isso colabora a legislação que penaliza o indus-trial, produtor ou mesmo restaurante que doar alimentos e alguém passar mal, pois é responsabilizado pelo proble-

ma, o que não acontece em outros países.Nos países desenvolvidos as maio-

res perdas ocorrem após a comercia-lização e preparo dos alimentos e as conseqüências dessa realidade estão na elevação do nível de insegurança alimentar mundial, devido à perda de

um terço dos alimentos produzidos e comercializados.

*O autor é deputado federal

pelo Paraná E-mail: dep.dil-

[email protected]

QUARTA-FEIRA, 1º de julho de 20152Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNALOpiniãoEditorial

Proerd: lição Para toda a vida!

Proclamar-se cristão

o desPerdício de comida e a insegurança alimentar do Planeta

Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. (I Cor 2, 2)

Imagino que o mesmo aconteça com você! Sou um reli-gioso com intenção manifesta de ser cristão e católico. Isso significa que minha fé em Deus passa pela fé em Jesus e mi-nha fé em Jesus, passa pelo meu catolicismo. Aceito o jeito da Igreja Católica falar de Jesus, seus ritos e suas práticas. Eu não saberia fazê-lo sozinho. Não tenho nem cultura nem espiritualidade para isso. Impressiona-me quem diz que não precisa de uma igreja. Eu preciso.

Falo com o Pai em nome de Jesus e creio que Jesus é o Filho que me espera no Pai. Tenho consciência de que quando falo, seja com o Pai , seja com o Filho, seja com o Espírito San-to estou falando com o único Deus que existe. Minha cabeça é pequena demais para explicar este mistério, mas não para aceitá-lo; eu o aceito. Se discordasse teria que fundar uma nova religião, ou entrar numa outra, ou ainda, migrar para uma religião que creia num só Deus mais lógico para ela. Mas quem disse que este Deus que coubesse na lógica deles seria o verdadeiro Deus? E existe religião que se guie apenas pela lógica?

Então vem a pergunta: -“E se estivermos errados?” Ainda assim quero crer com os cristãos. E se os outros estiverem errados e Deus for um só, mas for Pai, Filho e Espírito Santo? Nesse caso eles morrerão crendo errado, mas serão amados por Deus porque foram sinceros.

Não tenho o menor constrangimento em admitir que eu talvez creia errado. Mas, como não fui lá e não vi, e os outros também não foram e não viram, cada qual escolhe a fé que deseja seguir. Dia houve em que eu decidi continuar na fé que estava seguindo. Continuo não sabendo explicar Jesus, “O” Filho. Para mim Jesus é, antes de tudo, o próprio Deus. Mas, sendo Deus uma trindade e pessoas, ele é o Filho.

Difícil de crer? Eu também acho. Não creio porque é fácil, nem porque faz sentido. Creio porque aceito o que está nos evangelhos. Também não amo só porque faz sentido. Nin-guém ama só porque faz sentido. A tendência é amar a quem nos agrada. E não poucas vezes amamos a quem não nos ama nem nos agradece. Nem o amor tem lógica, nem a fé. Foi o que Jesus disse a Tomé, que queria provas. Seguiu a lógica. Jesus lhe disse que há um caminho mais completo. O daquele que não vê, mas assim mesmo aceita. Não disse que era fácil. Não o é para um ateu e não o é para um crente que pensa.

Também não sei explicar nem pilotar um avião a jato, mas viajo nele, esperando sempre que aquele voo não caia. Se con-fio nos engenheiros e no piloto que não vejo, posso também ter fé no Cristo que não vejo e na minha Igreja da qual vejo apenas uma parte. Não estou na Igreja por questão de certeza absoluta. Estou nela por questão de fé. É o avião que escolhi para ir aonde espero chegar!

nossa gentePor Gilmar Bosquette

antônio José

casagrande

A coluna Nossa Gente tem despertado a curiosi-dade de muitos leitores a cada edição por trazer aqui sempre depoimentos de pioneiros que nos ajudam a resgatar parte da história de Assis Chateaubriand. Como sempre dizemos, os relatos são bem pareci-dos, mas sempre existe um algo mais que ajuda a termos uma idéia bem aproximada do que era nossa cidade há 40 ou 50 anos atrás. Hoje nosso entrevis-tado é o senhor Antônio José Casagrande. Ele nas-ceu na cidade de Muzambinho, Minas Gerais, no dia 26 de abril de 1940, é um dos sete filhos do senhor Julio Elias da Silva e Rosa Casagrande. A família humilde, trabalhava em fazendas como empregado, pois não tinha nenhuma posse de terra, inclusive na fazenda de um tio de Antônio Casagrande. Quando tinha por volta de 12 anos, a família mudou-se para a cidade Garça, estado de São Paulo, para traba-lhar em uma fazenda na cultura de café, novamente como trabalhadores braçais. No ano de 1962, a fa-mília Casagrande veio para a cidade de Alto Paraná, região Norte do estado do Paraná nas proximidades de Paranavaí. Logo que chegou em Alto Paraná o se-nhor Antônio Casagrande se casou com a senhora Presciliana Cândida Casagrande com quem teve seis filhos (dois já falecidos). Da cidade de Alto Paraná, Casagrande mudou-se para a cidade de Icaraíma, onde morou por alguns anos. Foi no início dos anos 70 que o senhor Antônio Casagrande veio morar em Assis Chateaubriand. “Quando a gente morava em Icaraíma ouvia falar muito de Assis Chateaubriand, e um amigo meu que também era da mesma cida-de, já estava morando aqui quando eu resolvi vir visitá-lo e conhecer as terras por aqui. Eu fiquei morando com ele umas duas semanas até encon-trar um negócio bom. Como eu tinha vendido um pedacinho de terra que tinha onde morava, acabei comprando uma pequena chácara nas proximidades do Encantado D´Oeste ( hoje distrito de Assis Cha-teaubriand). Na época o forte da agricultura aqui era o plantio de hortelã, mas eu comecei a plantar soja no sistema manual e depois com a mecanização pa-gava pra quem tinha trator e máquinas para plantar pra gente” lembra ele. Quando chegou no distrito de Encantado a comunidade tinha muita gente, pois cada propriedade tinha 3 ou 4 famílias morando e o trabalho era todo manual e empregava muita gente. “Seo” Antônio lembra que a rodoviária de Assis era “entupida” de gente e as estradas não eram asfalta-das e quando não era lama era pó que dificultava as viagens. Como os filhos de Casagrande foram cres-cendo ele resolveu mudar aqui para sede do muni-cípio para facilitar os estudos da molecada. A pri-meira residência da família foi na avenida Industrial no início do Jardim Progresso. Depois disso, “seo” Antônio comprou uma chácara nas proximidades da serraria Monarim, mas como tinha um matadouro e criação de porcos nas proximidades havia muito mosquito que incomodavam demais e a esposa de Casagrande quis mudar de lá, foi quando ele com-prou uma Chácara nos fundos do Jardim Sheila, na rua Alberto Lopes. Apesar de sempre estar ligado à agricultura, o senhor Antônio Casagrande trabalhou muito tempo como “picareta” vendedor de imóveis, devido ao seu grande conhecimento na cidade. Ca-sagrande também foi proprietário da churrascaria Cabeça de Boi que ficava nas proximidades da polí-cia rodoviária. Agora aposentado, o senhor Antônio tem se dedicado a cuidar da esposa Presciliana,que teve vários problemas de saúde nos últimos anos. Apesar de não ter construído um grande patrimô-nio por aqui, “seo” Antônio diz que valeu a pena ter vindo para Assis Chateaubriand, pois aqui pôde sus-tentar a família e estudar os filhos que hoje estão to-dos formados e têm suas famílias. Um dos filhos de Antônio Casagrande, o também Antônio Aparecido Casagrande, foi juiz de futebol, instrutor de auto-es-cola e chefe do Ciretram em Assis. Toninho Casa-grande como é conhecido também foi vereador na gestão de 89 a 92. Os outros filhos trabalham hoje no setor da educação e também são orgulho do pai e da mãe. Os filhos já deram ao senhor Antônio Ca-sagrande 6 netos e dois bisnetos que completam a família e enchem a casa de alegria quando vem vi-sitar os avós.

Foi aberta mais uma eta-pa de formaturas do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Vio-lência. Mais 72 crianças de Formosa do Oeste tiveram o prazer de receber importan-tes instruções que são para toda a vida. Pode ser uma simples formatura, mas não é. As horas/aula, explicações,

práticas e teorias de forma dinâmica são de fácil enten-dimento e fortalece o ensina-mento.

Trata-se de um empol-gando trabalho de todos os envolvidos que em 2015 che-gará ao 15º ano, benefician-do cerca de 10 mil crianças em Assis, Maripá, Jesuítas, Formosa, Iracema e Nova

Aurora. Não vem ao caso ci-tar nomes, mas reconhecer o trabalho de todos os envolvi-dos nesta ‘formiguinha’, que tem se transformou em um ‘gigante’, fortalecendo a base conseguindo resultados ma-ravilhosos.

A criança assimila a ideia com facilidade e contagia seus familiares, ampliando a

rede e sacramentando os ob-jetivos. A feliz parceria deve continuar, novos apoiadores precisam aparecer para que o Proerd nunca pereça. Ele é uma ferramenta indispensá-vel para formar cidadãos, cul-tivar a paz e harmonia. Que a ‘luz’, nunca se apague. Que a ‘câmera’, nunca se desligue e que a ‘ação’ seja permanente.

[email protected] o perfil da Folha Vale Verdewww.facebook.com/folhavaleverde

Diretora Geral: Helena Miura da CostaReportagem geral: Nilson Hort (MTB/PR: 10293)Editor(a) chefe: Isabella BessegattoEsporte: Benedito Leal da SilvaDiagramação: Bruno CavalherImpressão: Correio do Cidadão - Campo Mourão - PR

Folha Vale Verde Ltda CNPJ: 09.198.622/0001-40

Folha Vale Verde

Rua Goiânia, 92 | AltosAssis Chateaubriand -PR

Expediente

(44) 3528-2919Entre em contato com a redação:

Page 3: Edição nº 241 - 1º/07/2015

CotidianoFolhaO OESTE EM UM GRANDE JORNAL

QUARTA-FEIRA, 1º de julho de 2015 3Página

Câncer é a principal causa de morte neste ano em Assis ChateaubriandPOR ERICO MALVEZI/WILLIAM BORGESRÁDIO JORNAL

O câncer é a causa que mais provocou mortes, até agora, neste ano de 2015 em Assis Chateaubriand. No pri-meiro semestre até o último levantamento feito pela Rá-dio Jornal AM, 122 pessoas foram sepultadas no Cemité-rio Municipal Jardim da Paz. No geral, os homens são os que mais morrem. Até então, 78 faleceram. O número de mulheres sepultadas chega a 44. Das 122 mortes, 38 foram por câncer, o que represen-ta 31% dos óbitos em Assis. Conforme os dados da admi-nistração do campo santo, 26 homens e 12 mulheres foram acometidos pela doença. Em seguida, o que mais matou os chateaubriandenses foi o infarto. Das 25 mortes, 16 foram do sexo masculino e nove do feminino. A infec-ção generalizada provocou a morte de 12 pessoas, sendo oito homens e quatro mu-lheres. Já o acidente vascular cerebral (AVC) e o diabetes acometeram mais mulheres do que homens. Dos 10 casos registrados de AVC, foram seis vítimas femininas. Das seis pessoas que morreram por complicações do diabe-tes, cinco foram mulheres.

O trânsito chateaubrian-dense vitimou sete pessoas

122 pessoas foram sepultadas no Cemitério Municipal Jardim da Paz

neste ano. Por esta causa, cinco homens perderam suas vidas e duas mulheres. Quan-to aos homicídios, quatro foram sepultados vítimas de algum tipo de crime – todos, homens. No mesmo período, dois bebês recém-nascidos vieram a óbito. Uma menina morreu com apenas quatro dias de vida e um menino com somente oito dias. Ainda conforme os dados de 2015, duas pessoas morreram por dengue. Outros dois óbitos foram ocasionados por que-da. Um homem foi sepultado

em decorrência de coma alco-ólico, uma mulher foi vítima de broncopneumonia e outra por aunerisma cerebral.

Foram registrados três suicídios no município. Neste primeiro semestre, dois ho-mens e uma mulher comete-ram o ato extremo. Senilida-de, que é o processo natural de envelhecimento, foi o caso da morte de um homem. En-quanto isso, nove cidadãos perderam suas vidas por cau-sas desconhecidas, sendo seis homens e três mulheres.

A faixa etária que mais

registrou mortes foi a dos 70 anos. Nesse período da vida, 34 pessoas foram a óbito em 2015. Acima disso, 27 c h a -t e a u b r i a n d e n s e s mor-reram até os 80 anos de ida-de, seis com até 90 anos e um com mais de 100 anos. Na fai-xa dos 60 anos, 18 faleceram.

Entre o início e o fim da chamada meia idade, foram confirmadas 38 mortes, sen-do 12 entre os cinquentões, 10 quarentões e 6 na faixa dos 30 anos. Já entre os jovens, foram 5 mortes na etária dos 20 anos. (Fonte: radiojornalam.com.br)

assis chateaubriand realiza nesta terça-

feira 2º conferência dos direitos dos

idosos

DA ASSESSORIA O município de Assis Chateaubriand, através da secreta-

ria de Assistência Social e do Conselho Municipal do Idoso, realiza amanhã (30) a II Conferência Municipal dos Direitos dos Idosos, que este ano tem como tema: “O Protagonismo e o Empoderamento da Pessoa Idosa: por um Brasil de todas as idades”. A Conferência terá início às 7h30 e previsão de término às 17h30. “Convidamos todos os idosos de nosso mu-nicípio para estarem conosco amanhã, no Centro Catequético São Francisco de Assis discutindo os direitos da pessoa ido-sa. Sem dúvida, um grande evento, com muitas discussões que vão somar na sociedade chateaubriandense”, afirmou a secretária de Assistência Social, Franciane Micheletto. Na oportunidade, haverá ainda uma palestra com a doutora em Letras e Linguística, Lucia Tureck, que abordará o tema da conferência.

As inscrições da Conferência iniciam às 7h30 no local do evento.

Inscrições para o 2º Festimma estão abertas até dia 8Festival acontece no dia 1º de agosto

DA ASSESSORIA A Prefeitura Municipal

de Assis Chateaubriand, através da Secretaria de Educação e do Departamen-to de Cultura, está realizan-do até dia 8 do próximo mês as inscrições para o II Fes-timma. O Festival, que esse ano acontece dia 1º de agos-to, pode ser disputado por chateaubriandenses maio-

res de 16 anos nas categorias popular brasileiro, sertanejo e gospel. Não poderão par-ticipar músicas nativistas, folclóricas, gauchescas e es-trangeiras, sendo que pode-rão participar somente intér-pretes que ainda não tenham música já gravada em CD e DVD a nível profissional.

Ainda segundo o regula-mento, publicado na última semana no Jornal O Regio-

Assisférias escolares iniciam sexta-feira em assis

chateaubriandDA ASSESSORIA

Os alunos da rede municipal de ensino de Assis Chate-

aubriand iniciam nesta sexta-feira (3), as férias escolares do meio do ano, prevista no calendário escolar, que tem como objetivo cumprir os 200 dias letivos e as 800h. “As férias já são planejadas desde o início do ano, é o período destinado então para o descanso dessas crianças e também dos pro-fessores. A previsão de volta é para o dia 21 de julho, com capacitação aos professores, onde cada escola criará uma programação para que todos os professores possam parti-cipar dessa capacitação e os alunos possam ter aulas nesse período. Já os Cmeis este ano terão uma didática diferente. Também vão parar agora em julho e em dezembro funcio-narão até o dia 30. Para os alunos em vulnerabilidade social e que necessitam de atendimento no mês de julho, casos es-peciais, cujos pais não tem onde deixar essa criança, a mes-ma será então atendida pelo município. Já o Cmei Criança Esperança, que funciona no Jardim Progresso, não terá fé-rias, já que em virtude da reforma no início do ano, as aulas iniciaram mais tarde, portanto, terão que cumprir essas ho-ras agora nesse período”, afirmou a secretária de Educação, Marineide Azevedo Dioto.

Ainda segundo a secretária, é importante esse tempo das crianças com as famílias. “É importante que os pais tenham esse tempo com seus filhos, que usem esse tempo para en-sinar os valores, já que a escola, embora ensine também va-lores humanos, tem como objetivo principal desenvolver a capacidade cognitiva, devendo a família a função do educar o ser humano”, disse.

Capacitação

“Os nossos professores têm necessidade de ter capaci-tação disciplinar, são teorias e práticas que tem a ver com o conteúdo, por isso, durante a semana de capacitação, o mu-nícipe Rubens Ferronato, que vem ganhando o mundo com ‘Multiplano’, estará então apresentando e trabalhando a matemática com nossos professores. Sem dúvida, um gran-de profissional, que vem somar e muito nessa capacitação aos professores”, encerrou Marineide.nal, não serão permitidas

composições, uma vez que o festival é de interpretação.

As inscrições podem ser realizadas na Casa da Cul-tura, próximo a Prefeitura Municipal. “Este ano tere-mos um período maior de inscrições, sendo do dia 8 de junho a 8 de julho. Para se inscrever é preciso que o intérprete se dirija à Casa da Cultura, para que possa-mos pedir a documentação

necessária que varia de can-didato a candidato. Um dos destaque este ano é que os vencedores do I Festimma, que foi disputado ano pas-sado, não poderão concorrer a premiação nessa edição, para que assim um maior número de intérpretes saiam vitoriosos”, afirmou a coordenadora da Casa da Cultura e uma das organiza-doras do Festival, Rosanne Marcante Vaz.

Page 4: Edição nº 241 - 1º/07/2015

Folha Cotidiano QUARTA-FEIRA, 1º de julho de 20154Página

Assis realiza II Conferência Municipal dos Direitos dos IdososDA ASSESSORIA

O município de Assis Cha-

teaubriand, através da Secre-taria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Idosos, realizou nesta terça-feira (30), a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que este ano tem como tema: “O Protagonismo e o Empodera-mento da Pessoa Idosa: por um Brasil de todas as idades”. A Conferência, que foi realiza-da no Centro Catequético São Francisco de Assis, contou com a presença do prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Miche-letto; da primeira dama e se-cretária de Assistência Social, Franciane Micheletto; da pre-sidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, Maria Aparecida Menezes, das vere-adoras: Madalena Rech, Vera Pestana; diretores e secretários municipais, e ainda idosos do município.

O prefeito municipal, que participou da abertura do even-to, destacou a importância de discutir os direitos da pessoa idosa e disse das ações, como o estacionamento prioritário para os idosos, conquistados na atual administração. “Nós estamos querendo mostrar aos nossos idosos um trabalho de respeito, de credibilidade e de responsabilidade com os direi-tos de nossos idosos, aqueles que tanto merecem o nosso respeito. Queremos mostrar

Frente de honra formada pelas autoridades presentes, momento em que o prefeito Marcel destacou a partici-pação dos idosos na Conferência

também todas as ações e me-tas que o município, através da secretaria de Assistência So-cial já vem realizando e ainda ações que devem ser realiza-das nos próximos meses. Nós precisamos construir Assis para o futuro, nós estamos de passagem, porém seremos nós os idosos de amanhã, por isso é importante este traba-lho de planejamento de metas

Idosos e participantes foram recepcionados com exercícios da Dança Terapia que é ofertado aos integrantes da Terceira Idade desde o ano passado em Assis Chateaubriand

e ações”, destacou. A secre-tária de Assistência Social, Franciane Micheletto, dis-se que a Conferência é um planejamento em relação as políticas dos idosos. “A Con-ferência é um momento de pensarmos juntos, propor novas ações e pensar ações que ainda não foram pensa-das, para assim contemplar-mos todos os idosos e todas as áreas do município. Te-mos muito ainda a avançar. É um trabalho muito amplo”, afirmou a secretária. A presi-dente do Conselho Municipal dos Idosos, Maria Aparecida, Cidinha, destacou o envolvi-mento do Conselho durante a

atual gestão e disse ainda que o Conselho durante esses três anos reuniu-se mensalmente a fim de criar ações e metas que tenham o objetivo de valorizar os idosos”, afirmou.

A palestrante Lucia Tureck, doutora em Linguística, fez a pa-lestra magna abordando o pro-tagonismo e o empoderamento da pessoa idosa, falou ainda da evolução que os próprios idosos vem passando e destacou ações que Assis Chateaubriand já vem realizando.

Ao fim da Conferência foram eleitos ainda os novos conselhei-ros que compõem o Conselho Municipal dos Idosos para o pe-ríodo 2015/17.

Secretária Franciane aproveitou a oportunidade para fazer um breve diagnóstico das ações que o município, através da Assistência Social, vem realizando

AciAcParabéns aos 10

novos sóciosPara o mês de junho a Aciac conta com a participação

de mais 10 novos sócios que estarão se beneficiando das inúmeras vantagens de ser um associado. As empresas que tenham interesse podem procurar a Aciac através de Nani e Graciele para obterem mais informações. Ou ligar para (44) 3528-3000.

Paraná é 3º Estado brasileiro e 1º do Sul com maior número de prefeituras (96%) que já concluíram PMEs

Novo levantamento di-vulgado pela assessoria da AMP (Associação dos Muni-cípios do Paraná), com base em dados do Simec (Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Mi-nistério da Educação), revela que até o dia 30, o Paraná é o 3º Estado brasileiro e o 1º do Sul com maior número de municípios que já concluíram a elaboração de seus Planos Municipais de Educação. O prazo estabelecido pela Lei 13.005/2014 terminou dia 24.

No Paraná, 382 (96%) das suas 399 cidades já concluí-ram os PMEs. Em Tocantins, o número é de 99% e, no Cea-rá, de 98%. No Sul, o Paraná lidera o levantamento, segui-do pelo Rio Grande do Sul (84%) e por Santa Catarina (82%). Em São Paulo - Esta-do economicamente mais po-deroso do País - apenas 49%

dos municípios concluíram a elaboração de seus Planos Municipais de Educação.

Ainda de acordo com o levantamento divulgado pela AMP, 379 municípios já san-cionaram a lei e 3 já têm o PME aprovado na Câmara de Vereadores. Os demais 17 ain-da não concluíram o processo.

CompromissoO presidente da AMP

e prefeito de Assis Cha-teuabriand, Marcel Miche-letto, disse que os dados confirmam a previsão da Associação dos Municípios do Paraná de que dentro de no máximo um mês todas as 399 prefeituras do Estado cumprirão seu compromisso de aprovar o PME. “Isso só mostra o compromisso dos prefeitos de respeitar a lei e de aprimorar ainda mais a Educação nos seus municí-pios, apesar da crise que en-

frentamos”, comentou. A situação de cada muni-

cípio do Estado em relação ao PME consta no link:

http://simec.mec.gov.br/sase/sase_mapas.php?u-f=PR. O Plano Municipal de Educação contém as metas e estratégias da educação municipal para o decênio 2015/2024, alinhadas ao Pla-

no Nacional de Educação.O consultor em educa-

ção da AMP, Jacir Machado, lembra que a elaboração do Plano Municipal de Educa-ção é condição para os mu-nicípios buscarem recursos de transferências voluntárias do MEC/FNDE por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) 2015/2018.

Page 5: Edição nº 241 - 1º/07/2015

Folha Cotidiano QUARTA-FEIRA, 1º de julho de 20155Página

Proerd realiza formatura em Nova Aurora e chegará a 10 mil formandos em 2015

Foi realizada ontem (30) mais uma festa do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Aconteceu a for-matura de 92 crianças em Je-suítas no salão Santo Inácio de Loyola prestigiada por vá-rias autoridades e familiares. Não foi apenas uma formatu-ra, mas sim a comemoração de 10 anos do programa em Jesuítas chegando ao total de 1.076 crianças atendidas no município.

O programa é realizado pela Polícia Militar do Para-ná, 3º Pelotão da 2ª Compa-nhia do Batalhão de Patru-lha Escolar Comunitária em parceria com as prefeituras e Copacol. Em 2015, o Proerd completa 15 anos e chegará a marca histórica de 10 mil crianças atendidas nos muni-cípios de Assis C h a t e a u -b r i a n d , Maripá, Jesuítas, Formosa do Oeste, Iracema do Oeste e Nova Aurora.

Iniciado em 2012 em As-sis Chateaubriand, o Proerd coordenado pelo instrutor soltado Ednaldo Cometa

Prevençãoceonc realiza Palestra sobre

câncer em brasilândia do

sulAconteceu na noite de sexta-feira (26), no Centro

Cultural de Brasilândia do Sul uma reunião voltada à prevenção de vários tipos de câncer. A palestra foi ministrada pelo médico do Centro de Oncologia Cas-cavel (Ceonc), cancerologista Luiz Augusto Militão. Segundo a secretária de Saúde, Lucélia Gimenes Mar-colino, o objetivo do evento foi alcançado, uma vez que o espaço ficou totalmente lotado por munícipes que foram em busca de mais informações sobre essa doença. “Estamos satisfeitos porque fizemos o con-vite e a população compareceu”, destacou a secretá-ria. Na ocasião, o médico palestrante falou sobre os principais tipos de câncer que são: de mama, de colo de útero, de próstata e de pele. Além da secretária de Saúde, Lucélia, estiveram prestigiando o evento, o prefeito Marcio Marcolino, vereadores e lideranças da comunidade. Na oportunidade, o prefeito Marcio fez questão de lembrar o quanto é importante prevenir. “A participação dos munícipes nesta noite é de funda-mental importância, pois sabemos que a informação é o melhor remédio, e no caso do câncer, quanto mais cedo descobrir, maior é a chance do tratamento ter bons resultados”, lembrou o prefeito Marcio, que tem em sua gestão, como prioridade, a saúde da popula-ção.

Evento alcançou seu objetivo que era levar um bom público na Casa da Cultura

Autoridades municipais com o médico cancerologista, Luiz Augusto Militão

DIA C: Campanha arrecada doações para a Uopeccan

Promovido pela Organiza-ção das Cooperativas Brasilei-ras (OCB), o DIA C acontece em alusão ao Dia do Coopera-tivismo, comemorado no pri-meiro sábado do mês de ju-lho, quando acontecem pelo país diversas ações que visam promover a solidariedade. Na

nossa região acontece a cam-panha “Juntos Pela Vida” em prol da Uopeccan (Hospital do Câncer de Cascavel), para onde serão repassados materiais de limpeza, higiene e alimentos não perecíveis. Há pontos de arrecadação nas lojas do Copa-col Supermercados e unidades

do Sicredi Nossa Terra, onde também estão disponíveis co-frinhos para quem preferir ajudar em dinheiro. O Sintras-coop (Sindicato dos Trabalha-dores em Cooperativas) apoia a iniciativa.

As doações podem ser fei-tas até o dia 3 de julho. Já no

dia 4, Dia do Cooperativismo, uma grande ação irá acontecer em frente a Copacol de Cafe-lândia, onde poderão ser doa-dos inclusive lenços e cabelo, e estarão disponíveis para a po-pulação, exames preventivos e orientações sobre os principais tipos de câncer.

“MAriA MAciA”coPacol

suPermercados de Jesuítas

Promove degustação de

carneNa sexta-feira (26) na Aercol de Jesuítas em uma ini-

ciativa do Copacol Supermercados de Jesuítas aconteceu uma noite de degustação de carnes em parceria com a empresa Maria Macia. Na oportunidade, Paulo Emílio, veterinário responsável falou durante 30 minutos sobre o produto.

Tiago/responsável pelo açougue, Neide Borges/gerente Copacol de Jesuítas, Emerson e Mariane/encarregados e Paulo Emílio/ve-terinário

Paulinho Gabriel (Grupo Vale Verde ) e esposa, Sininho (presiden-te da Acij), Arildo e esposa (Suave Veneno) e Juscelino (Copacol)

Nova Aurora teve vídeo conferência do Detran/PRPOR GENÉSIO ROECHER

O Detran do Paraná esta implantando um novo siste-ma de comunicação entre seus servidores e a comunidade. Trata-se das vídeos conferên-cias, onde em tempo real os professores interagem com os alunos, ou grupos da comuni-dade, sociedade organizada, instituições, em grupos de aproximadamente 25 pessoas trocam informações.

Na tarde desta sexta fei-ra,26, a diretora do 90º Ci-retran de Nova Aurora, Leila Favero, convidou diversas li-deranças dos municípios de sua área de abrangência, Nova Aurora, Cafelândia, Iracema e Anahy. Estiveram presentes também presidentes de insti-tuições sindicais, associações, lideranças políticas e religio-sas, representantes do PMPR, entre outros.

Eles interagiram com a professora Fabiana da Escola de Trânsito do Detran-Pr. Ela estava na sala de tele aula em Curitiba e os convidados na sala de vídeo do 90º Ciretran em Nova Aurora. A primeira

Curitiba

Nova Aurora

reunião foi para convocar as lideranças a serem multiplica-dores das turmas e na socieda-de para que todas as informa-ções cheguem aos usuários de vias urbanas ou PRs, pedes-tres ou condutores, a socieda-de como um todo.

Gilmar Bosquette

Nunes, chegou no ano de 2005 em Maripá, Formosa do Oeste e Iracema do Oeste em 2007 e Nova Aurora em

2008.Iracema do Oeste

A formatura de 29 crian-ças em Iracema do Oeste que

estava marcada para dia 25 de junho foi transferida para hoje (1º) de julho, às 19h, na Associação dos Servidores.

Formatura em Nova Aurora

Page 6: Edição nº 241 - 1º/07/2015

Folha Cotidiano QUARTA-FEIRA, 1º de julho de 20156Página

Grupo Vale Verde de Comunição recebe imagem de Nossa Senhora do Carmo

Na manhã de hoje (30) o Grupo Vale Verde de Comu-nicação recebeu a imagem da padroeira Nossa Senhora do Carmo. Na oportunidade o padre André Fatega reali-zou a bênção da empresa e da equipe fazendo parte da peregrinação da Padroeira pelas empresas de Assis Cha-teaubriand dentro da progra-mação religiosa da festa. A atividade vem sendo realiza-da desde segunda-feira (22) e segue até sexta-feira (3) pas-sando por 87 empresas. No dia 3 de julho será iniciada a Novena da Padroeira pelas capelas, estendendo-se até dia 11 na Matriz.

Programação DIA 10/07/2015 – Sexta-feira 21h - Jantar e música com

Bruno e Diego – R$150,00 dois convites

DIA 11/07/2015 - Sába-do

21h - Noite do Pastel com apresentações culturais

DIA 12/07/2015 - Domingo

10h – Celebração da Cate-quese e 6º dia da Novena de Nossa Senhora do Carmo

12h – Almoço com chur-rasco e comidas diversas.

Após o almoço terá Mati- Baile com Douglas e Davi de Marechal Cândido Rondon – Ingressos R$7,00

DIA 13/07/2015 – Segun-da-feira – Feriado Munici-

Bênção do comércio na Vale Verde FM

Após a bênção, café da manhã

pal 9h – Carreata na Avenida

Tupãssi e bênção dos veícu-los

10h - Celebração – 7º dia da Novena de Nossa Senhora do Carmo

12h - Almoço popular – Ingressos R$4,00

19h - Coroação da Rainha da Festa da Padroeira

DIA 15/07/2015 – Quar-ta-feira

20h - Celebração de encer-ramento da Novena da Padro-eira Nossa Senhora do Carmo

DIA 16/07/2015 – Quin-ta-feira – Dia de Nossa Se-nhora do Carmo

20h - Celebração com co-roação de Nossa Senhora e consagração dos fiéis (para a

consagração, fazer inscrição até dia 10/07 na secretaria paroquial)

Dito Silva

eritema infecciosoPOR TASSIARA DA SILVA - ACADÊMICA DE MEDICINA NA UEL

Há algumas semanas estamos discutindo sobre as do-enças exantemáticas. Já discorremos sobre o sarampo e sobre a varicela. Esta semana abordaremos o eritema in-feccioso, afecção comum na infância, embora não muito conhecida pela população.

O exantema consiste em lesões de pele do tipo man-cha ou pápula (apresenta relevo). Pode ser provocado por doenças virais, bacterianas, parasitárias, por protozoá-rios ou, até mesmo, pro reação adversa a medicamentos.

O eritema infeccioso, também conhecido como quinta doença (dentre as exantemáticas), é uma moléstia infan-til que cursa com erupções cutâneas. É causado pelo Par-vovírus humano B19 e costuma surgir no final do inver-no e durante a primavera. Afeta crianças e adolescentes, principalmente entre 2-12 anos.

A transmissão ocorre por meio da inalação de gotí-culas de ar que tenham sido expelidas com a tosse por uma pessoa infectada. Outra possibilidade é a transmis-são vertical, ou seja, a mãe transmite para o feto durante a gestação. Neste último caso, o feto pode vir a falecer, ou apresentar anemia ou, ainda, excesso de líquidos e incha-ço, conhecido como hidropsia fetal.

Como o eritema infeccioso se manifesta?A maioria dos pacientes não refere sintomas corres-

pondentes à fase prodrômica ou refere sintomas leves. Esses pacientes mantêm-se em bom estado geral, sem manifestações sistêmicas associadas ao quadro cutâneo.

De modo geral, o que nos permite pensar no eritema não é a sintomatologia associada, mas sim a evolução ca-racterística do exantema. Este evolui caracteristicamente em três estágios: no primeiro, há vermelhidão nas bo-chechas, que dá ao paciente o aspecto de “face esbofete-ada”. Na segunda fase, cerca de 1-4 dias após, ocorre a disseminação da lesão para o tronco e braços, poupando palmas e plantas. Observam-se manchas avermelhadas com clareamento central. Alguns pacientes queixam-se de uma leve coceira. As lesões então desaparecem sem descamação. Finalmente, ocorre a terceira fase, com du-ração de 1-3 semanas, que consiste num período no qual as lesões podem reaparecer quando o paciente se expõe ao sol, calor, estresse e exercício.

Como é estabelecido o diagnóstico?O diagnóstico do eritema infeccioso é, na maioria das

vezes, definido pela evolução clínica do exantema, que é bastante específica desta doença. Em caso de dúvida diagnóstica, pode-se solicitar a confirmação laboratorial da presença do vírus no organismo.

Qual o tratamento para a doença?Não há tratamento específico para a doença e, na

maior parte das vezes, não há necessidade de tratamen-to, pois o quadro é autolimitado e leve. Além disso, não há existem medidas específicas como vacinas no controle pré ou pós-exposição, como ocorre no sarampo e na va-ricela.

Lembrando que as crianças com eritema infeccioso podem ir para a escola, sem restrições, pois já não eli-minam mais o vírus. (Fonte: Medcurso Pediatria, 2014. Doenças exantemáticas.)

assis chateaubriand realiza cadastramento municiPal de habitaçãoDA ASSESSORIA

O município de Assis Chateaubriand, através da se-

cretaria de Assistência Social, realiza neste sábado (4 de julho) e nos dias 6 e 7 (segunda e terça) o cadastramento municipal de habitação, que tem como meta cadastrar chateaubriandenses que tenham interesse em construir a casa própria. O cadastramento visa atender pessoas com renda entre R$ 1.600 a R$ 3.275. Para participar é preciso estar munido de documentos pessoais: RG, CPF, comprovante de residência e ainda holerite atualizado.

O cadastramento acontecerá nos dias 4, 6 e 7 de julho das 8h às 17h no Centro de Convivência do Idoso – CCI – Alder Rovere.

Assis Chateaubriand realiza terceiro LIRAa de 2015DA ASSESSORIA

Após viver uma epidemia

de dengue o município de As-sis Chateaubriand realizou na última semana o terceiro Le-vantamento Rápido de Infes-tação do Aedes aegypti (LI-RAa) de 2015, onde aponta o índice em 1,0%, número esse próximo do índice preconiza-do pelo Ministério da Saúde que é menos de 1%.

Segundo o Levantamento, os Mutirões, formados pelos Conjuntos Habitacionais Bela Vista, Alvorada e Primavera é o mais preocupante, com um índice de 2,5%, segui-do pelo Conjunto Ivo Muller 5,55; Jardim Europa 2,66%; Jardim Araçá 1,69%; Jardim Jussara 1,63% e Jardim Pa-norama 1,63%.

De acordo com o respon-sável pelo setor, Fábio Fantin

Camilo, houve uma redução no LIRAa. “O primeiro LI-RAa de janeiro apontava As-sis Chateaubriand com um índice de 4,10%. Depois, em meados de maio houve uma diminuição para 1,4% e ago-ra estamos próximo ao índice preconizado que é menos de 1%, porém, como podemos perceber alguns bairros como os Mutirões e o Ivo Muller não podemos descuidar, por-

que a situação ainda é preo-cupante, mesmo no período de inverno as ações precisam ser realizadas de forma a não deixar em hipótese alguma água parada”, afirmou.

De acordo com o boletim divulgado pela 20º Regional de Saúde, na última semana, Assis Chateaubriand tem ain-da hoje 1.500 casos suspeitos de dengue e 624 confirmados de janeiro até agora.

‘Arraiá’ movimenta comércio de Assis Chateaubriand

O Conselho da Mulher Empresária em parceria com a Aciac e com apoio da prefeitura de Assis Chateau-briand realizou o ‘1º Arraiá do Comércio’. Na última se-mana do mês de junho foi feito um convite a todo o comércio para caracterizar as empre-sas, criando assim um clima da festa desta época do ano, tudo para atrair a atenção do consumidor que procura por novidades. O Conselho da Mu-lher entregou aos associados da Aciac bandeiras já cortadas para facilitar sua decoração. A programação foi aberta na sexta-feira (26) com terço em devoção aos santos na Praça dos Pioneiros, que esteve de-

Cleiton Silveira

corada e apresentações cultu-rais das escolas Odila Teixeira, José de Pascoal de Paula, In-

tegração e Renascer. No sába-do (27), a festa continuou e os consumidores puderam con-

ferir de perto as lojas todas decoradas, no clima de festa junina.

Page 7: Edição nº 241 - 1º/07/2015

QUARTA-FEIRA, 1º de julho de 2015 7Página

Carreta carregada com arroz tomba na PR 239 em Assis Chateaubriand

Na noite de segunda (29) por volta das 20h30 uma carreta com placas de Bento Gonçalves/RS tombou na PR 239, próximo ao Engenheiro Azaury em Assis Chateau-

briand. Carregada de arroz seguia para São Paulo quan-do em determinado momen-to o condutor perdeu controle da direção e tombou a mesma espalhando toda a carga. So-

Tombamento na 239

Atendimento ao motorista

corristas do Samu, Defesa Ci-vil, ambulância da Secretaria de Saúde e Polícia Rodoviária Estadual foram acionados. O motorista foi atendido pelo Samu, identificado como

Claudiano de Araújo, 40 anos, e encaminhado para o Hospital Beneficente Moacir Micheletto, onde ficou em observação. Apesar do susto a vítima passa bem.

Pm aPreende arma e munições

em assis chateaubriand

No último sábado (27) por volta das 20h40 a equipe do Tático da 3ª CIA trabalhava na Rua 14 Bis no Jardim Progresso quando abordou a pessoa de “A.C”, e encon-trou cinco munições calibre 22 marca CBC no bolso do mesmo e também 22 munições do mesmo calibre em uma sacola plástica. O detido disse que estaria de pos-se de uma arma CBC Montenegro 5.5 – adaptada para calibre 22, mas havia dispensado a mesma no quintal da casa de sua mãe. A arma foi encontrada e conduzida com as munições e o abordado para a sede da Terceira Cia, e posteriormente para a 48ª DRP.

Detido, armas e munições foram levados para a 48ª DRP

Mulher agredida a pauladas em Assis Chateaubriand

Uma mulher foi vítima de lesão corporal provocada por pauladas na cabeça por volta das 21h30 do sábado (27), na Rua Minas Gerais no Jardim Progresso em Assis C h a -t e a u b r i a n d . Roseli Gomes de Lima, 36 anos, estava em sua residência, quando o irmão da mesma chegou ao local e desferiu vá-rios golpes de madeira contra a cabeça da vítima.

Após sofrer desmaio e fe-rimentos graves, populares a encaminharam para o Pronto Socorro. A situação foi repas-sada para a Polícia Militar que oficializou a Polícia Civil por se caracterizar uma ten-tativa de homicídio. Vítima foi socorrida por populares e encaminhada ao Hospital Beneficente Moacir Micheletto

Léo Silva

homem é esfaqueado no Peito em

tuPãssiNo último domingo (28) por volta das 18h50 a Polícia

Militar de Tupãssi foi acionada por várias ligações anô-nimas dando conta de que dois homens estavam em luta corporal em frente a uma residência na Rua Santa Cata-rina. Chegando ao local um dos envolvidos havia saído e o outro foi orientado. Minutos mais tarde outras liga-ções davam conta de que o indivíduo Romário Cordeiro da Silva, 20 anos, voltou ao local e encontrou o indivíduo Fernando Garcia da Rosada, 19 anos, e o golpeou com uma faca no peito. A vítima foi encaminhada ao Hospital Municipal, permanecendo internado na sala de Primeiros Socorros.

O dono da residência foi arrolado como testemunha, porém não viu o momento exato em que Fernando foi golpeado. Diante dos fatos, Romário Cordeiro da Silva conhecido pela alcunha de “Romarinho” foi encaminhado em flagrante para a 48ª DRP de Assis Chateaubriand para medidas cabíveis, juntamente com uma faca de cozinha achada em sua residência com sinais de sangue.

Ocorrência atendida pela PM

carreta carregada de farelos tomba na 317

Uma carreta carregada com farelo de trigo para a produção de macarrão tombou por volta das 14h30 do sábado (27), na rodovia PR 317, entre Toledo e Bragantina, proximidades da comunidade de Ouro Preto em Toledo. A carga seria entregue em São José dos Cam-pos no interior de São Paulo. Patrulheiros do Posto da Polícia Rodo-viária Estadual de Assis Chateaubriand atenderam a ocorrência.

Apesar do susto o motorista não se feriu

Paraná tem 10 mil seguranças

Particulares irregulares

A atenção precisa ser redobrada na hora de contratar os serviços de segurança privada no Paraná. Estimativas do setor feitas pela Fe-deração Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valo-res (Fenavist) dão conta que o número de profissionais irregulares em todo o Estado chega a 10 mil. O número representaria 27% do total de profissionais habilitados para atuar como vigilantes.

Ainda, segundo João Soares, do Sindicato dos Vigilantes de Curi-tiba e Região Metropolitana (Sindivigilantes), a clandestinidade é também encontrada nas empresas que atuam no setor. “Temos pelo menos duas mil empresas que atuam no Paraná de modo totalmente irregular,” afirma. Ainda segundo Soares, há cerca de 137 empresas legais no Estado. Ou seja, menos de 10 % (cerca de 6,85%) estariam dentro da lei.

No cenário nacional, o índice é ainda pior. Aproximadamente cinco mil empresas atuam de forma clandestina na segurança priva-da, em todo o Brasil, enquanto pouco mais de 2,5 mil estão devida-mente legalizadas, de acordo com dados da Fenavist.

Atuando em conjunto com a segurança pública, a segurança pri-vada visa garantir a integridade física e a segurança de indivíduos e patrimônios públicos e privados. No entanto, o crescimento e a qualificação do setor só não é maior devido à atuação de empresas clandestinas que invadem o mercado, colocando em risco a vida ou o empreendimento do contratante, que não tem garantias de que o profissional contratado possui capacitação, bons antecedentes e as empresas autorização de funcionamento.

Para informar e alertar a população sobre esses riscos, a Polícia Federal (PF) em parceria com a Fundação Brasileira de Ciências Po-liciais (FBCP) e com o apoio da Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist) lançam, hoje, em Brasília, na Academia Nacional de Polícia (ANP/DPF), a “Campanha Nacional de Prevenção e Combate à Segurança Clandestina”.

Para a Coordenadora Geral de Controle da Segurança Privada da Polícia Federal, Dra. Silvana Helena Vieira Borges, Delegada de Polí-cia Federal, a campanha tem o objetivo de conscientizar e esclarecer os cidadãos sobre a importância da contratação do serviço regular de segurança privada, bem como representa uma oportunidade de padronização de procedimentos, trabalho este que ao final visa tra-zer maior segurança à sociedade. Para Jeferson Furlan Nazário, pre-sidente da Fenavist, a iniciativa vem para complementar e reforçar o trabalho de fiscalização já desenvolvido pela Polícia Federal. “Por meio da campanha esperamos conscientizar os futuros contratantes sobre os riscos reais da clandestinidade”, destaca.

Durante o lançamento da campanha, será distribuída, também, a cartilha “Como Contratar Segurança Privada Legal e Qualificada”. (Fonte: Bem Paraná)

homicídio é PrinciPal causa de

mortes de Jovens de 16 e 17 no País

Quase metade das mortes de adolescentes de 16 e 17 anos no Brasil em 2013 teve como causa o homicídio, segundo o estudo “Mapa da Violência: Adolescentes de 16 e 17 anos” do Brasil, divulgado nesta segunda-feira (29) em Brasília.

Foram 3.749 jovens nessa faixa etária vítimas de homicí-dios, 46% do total de 8.153 óbitos, diz o estudo de autoria do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz. A média é de 10,3 adoles-centes assassinados por dia no país. As outras causas foram acidentes de transporte (13,9%) e suicídios (3,5%).

A projeção é que 3.816 serão mortos em 2015, diz o au-tor, e a metade dessas mortes seja por homicídio.

Esse tipo de causa externa (mortes que não são de causas naturais) aumentou 496% em relação a 1980, quando o ho-micídio representava apenas 9,7% do total de mortes.

Em comparação às outras causas, nesse mesmo período os suicídios aumentaram 45,5% e os acidentes de transporte cresceram 38,3%.

Na faixa de 16 e 17 anos, a taxa de mortalidade ficou em 54,1 homicídios por 100 mil adolescentes em 2013, um au-mento de 2,7% em relação a 2012 e de 38,3% na década.

O Brasil ocupa o 3º lugar em relação a 85 países no ranking de mortes de adolescentes de 15 a 19 anos, perden-do apenas para México e El Salvador. São 54,9 mortes a cada 100 mil jovens.

Page 8: Edição nº 241 - 1º/07/2015

Social Entre em contato!Por

Gilmar Bosquette

Mande sua foto, recado, dica ou sugestão para [email protected]

8PáginaQUARTA-FEIRA, 1º de julho de 2015

Redes Sociais e suas consequênciasEste assunto, redes sociais, já foi abordado várias vezes nesta

coluna. É sabido que temos que ter cuidado em tudo que posta-mos, por exemplo dados pessoais, rotina pessoal e da família, detalhes do cotidiano etc. Porém, nos últimos dias a polêmica se deu através da publicação do vídeo da preparação do corpo do cantor Cristiano Araujo que morreu vítima de acidente na madrugada do último dia 24. É válido salientar que tal ação é crime e as investigações estão em andamento pelos órgãos com-petentes. Se não bastasse, nos últimos dias o apresentador glo-bal Zeca Camargo teceu comentários sobre o Cristiano Araujo, que aos olhos de fãs e críticos, foi exagerado e ofensor. Diante disso uma nova maré de revolta nas redes sociais surgiu contra o Zeca Camargo gerando assim um desconforto geral. Diante disso, indago a todos: qual o verdadeiro papel das redes sociais? Como você utiliza a sua?

HomofobiaA união civil entre pessoas do mesmo sexo sempre foi um

assunto bastante delicado de se tratar, na última semana os Es-tados Unidos, em uma decisão histórica, através da Suprema Corte, legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país. Os 13 estados que ainda proibiam não podem mais barrar os casamentos entre homossexuais, que passam a ser le-galizados em todos os 50 estados americanos.

Com tal decisão, será que a homofobia aumenta ou diminui?Homofobia significa aversão irreprimível, repugnância,

medo, ódio, preconceito que algumas pessoas ou grupos nu-trem contra os homossexuais, lésbicas, bissexuais e transexuais.

Jovens na agriculturaComo é bacana observar tantos jovens inseridos na agricul-

tura. Neste tempo da colheita do milho, é comum ver nas roças jovens operando máquinas e dando sequência ao ciclo agrícola que um dia foi concluído pelos seus avós e hoje ao lado dos seus pais eles dão seguimento a esse setor que de fato move nossa região.

AbraçoAbraço a todos que trabalham no setor de limpeza da prefei-

tura de Assis Chateaubriand.Abraço ao padre Roberto de Toledo e todos que estão tra-

balhando na preparação do DNJ ( Dia Nacional da Juventude) de 2015.

1º Aninho da Luma, dia 28/06/2015. Parabéns, princesa! (Foto Studio)

Esta semana quem esta completando 15 anos é a Gabriela (Foto: Valdecir Alchapar)

Lucca, comemorando 9 meses de idade no estúdio do Foto Assis (pais Simone Lulu e Welto)

Quem completou mais um ano de vida on-tem (30) foi a bela Daniela Targão. Receba os parabéns da família e amigos. Felicida-des!

Registro especial do 1º aninho de Lara, no dia 21/06/2015, de Nova Aurora (Digital Photo)

Quem está aniversariando hoje (1º) é o vereador chateaubrian-dense Joaquim Cardoso. Felicidades a ele

Registro de New Born de Maria Valentina, filha de Alvaro e Natália Toda-ro (Foto: Oficina da Foto)

Associação de Senhoras dos Rotarianos (ASR) de Assis Chateaubriand realizou recentemente a cerimônia de posse da nova presidente da en-tidade, Silvana Rodrigues.

Page 9: Edição nº 241 - 1º/07/2015

QUARTA-FEIRA, 1º de julho de 2015 9Página

Sicoob Médio Oeste completa 10 anos unindo pessoas em

benefício da comunidadeDA EDITORIADITO SILVA

Para comemorar os dez anos unindo pessoas em be-nefício da comunidade, a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão Médio Oeste - Sicoob Médio Oeste - pro-moveu um grande evento na noite da sexta-feira (26), em Assis Chateaubriand, no sa-lão da Matriz São Francisco de Assis.

A programação foi presti-giada por várias lideranças, dentre elas, o prefeito de As-sis Chateaubriand, Marcel Henrique Micheletto; Agui-naldo Reis Benecioto,diretor-administrativo e financeiro da Central Sicoob; Sueli Ro-sália Barbiere da Silva,presi-dente da Aciac; conselheiros de administração e fiscais; Fábio Luiz Agnolin, dire-tor da Unicoob Corretora de Seguros; vereadores; repre-sentantes de associações co-merciais de várias cidades da região; associados de Assis, Cafelândia, Jesuítas e Tupãs-si e, na oportunidade, os pre-

sentes puderam conhecer um pouco da história de dez anos do Sicoob Médio Oeste.

Depois dos discursos das autoridades, João Carlos Lei-te, fundador e presidente do Sicoob Saroncredi de Minas Gerais, preferiu importante palestra com ricas informa-ções, resultado de seus 25 anos de história com o coo-perativismo de crédito. Na sequência foram feitas home-nagens aos sócios fundadores e colaboradores que ajuda-ram a construir uma história de muito sucesso. Encerran-do foi feito corte do bolo em comemoração aos 10 anos e servido delicioso coquetel.

HistóriaIniciado em Assis Cha-

teaubriand em 2005 com passivos de R$136 mil com 34 associados, o Sicoob Mé-dio está presente hoje em Ca-felândia, Jesuítas e Tupãssi com cerca de 3 mil associados e administra mais de R$ 60 milhões entre ativos e passi-vos. São dez anos de muitas conquistas e sucesso.

Autoridades presente na solenidade

Sicoob comemora muitas conquistas dessa primeira década de atividades

Fábio Brito

Dito Silva

Evento teve palestra com João Carlos Leite, de Minas Gerais

João Carlos Leite/palestrante: “Completar dez anos significa sair da fase de criança e entrar na fase de adolescência para depois ir para a adulta. Completar dez anos é um marco em qualquer coo-perativa de crédito. Neste caso, com êxito e futuro garantido”.

José Carlos de Souza/presidente Sicoob Médio Oeste: “Sicoob Médio Oes-te é uma grande conquista, primeiro da comunidade de Assis e agora de Cafe-lândia, Jesuítas e Tupãs-si. Conquista das pessoas para as pessoas. Gente como a gente ajudando a gente. O diferencial é que o maior patrimônio do Si-coob são as pessoas”.

Lucídio Rech/fun-dador e conselheiro: “O Sicoob veio para contri-buir com as comunidades em que atua. Na época o projeto era assustador, mas hoje, é motivador. É sustentável, gerando em-prego, economia para os associados, tem sobras, capital e um atendimento diferenciado”.

Agnaldo Benicioto/diretor do Sicoob Central: “Com alegria que partici-po das comemorações dos 10 anos do Sicoob Médio Oeste. O Sicoob marca presença e trabalha em benefício da comunidade. A perspectiva é positiva com mais crescimento como os números mos-tram aqui em Assis e re-gião”.

Sueli Barbiere/pre-sidente da Aciac: “Em nome da Aciac quero pa-rabenizar o SICOOB pelos 10 anos de fundação em nossa cidade. Sabemos que a cooperativa vem desenvolvendo a região. É um sistema que agrega muitos associados e fun-cionários, contribuindo para o crescimento do município. Parabéns aos sócios fundadores por pensarem num amanhã melhor e um grande brin-de a todos os associados”.

Marcel Micheletto/prefeito: “Estou feliz por participar da festa dos 10 anos do Sicoob. Meu pai, foi fundador por isso, te-nho respeito e admiração pela instituição. Esse é nosso e pulveriza ações em outros municípios. Movimenta o campo e a cidade sempre com credi-bilidade. O Sicoob leva ri-queza e desenvolvimento para nossa gente”.

Edson de Oliveira Pereira/conselheiro: “Começou pequeno em Assis e agora está presen-te em outros municípios. O Sicoob movimenta a comunidade e colabora para o seu desenvolvi-mento. Fico feliz de ver o crescimento do Sicoob que completa apenas 10 anos já com números po-sitivos”.

Depoimentos

Fábio Brito

Page 10: Edição nº 241 - 1º/07/2015

VariedadesFolhaQUARTA-FEIRA, 1º de julho de 201510Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNAL

HoróscopoPor Isabel Mueller

Você sabia?

Cruzadas Coquetel

ÁriesA Lua Cheia tem um forte impacto profissional

nos arianos. É um momento de estabelecer um equi-líbrio maior entre a sua vida privada e profissional. Acontecimentos muito significativos na esfera da car-reira e de realizações.

TouroA Lua Cheia tem importantes reflexos sobre a

mente dos taurinos. É um momento de compreensão dos acontecimentos e emoções que você está viven-ciando. Importante período ligado aos conhecimen-tos, contatos, espiritualidade e crenças.

GêmeosA fase lunar cheia se reflete intensamente sobre

as situações financeiras. É um período oportuno para estar mais atento ao que você aprende com as pesso-as. É hora de praticar o desapego e valorizar o que é essencial.

CâncerO Sol em seu signo e a Lua no signo oposto ca-

racterizam a fase lunar cheia. É um momento muito importante para seus relacionamentos e parcerias. É hora de perceber o que você está aprendendo emocio-nalmente e com as pessoas.

LeãoA fase lunar cheia tem reflexos sobre a vida fami-

liar e espiritual dos leoninos. É um momento muito importante para situações de trabalho e também li-gadas à saúde. É hora de refletir também sobre como você está se desenvolvendo emocionalmente.

VirgemA Lua Cheia recai sobre o setor afetivo e criativo

dos virginianos. É um momento muito importante de lições emocionais e espirituais. É hora de compreen-der como você pode ser mais maduro emocionalmen-te.

LibraImportantes acontecimentos envolvendo a vida

pessoal dos librianos. Carreira, família e emoções estão ativadas com a Lua Cheia hoje. É um período importante para harmonizar mais a razão e emoção, a casa e o trabalho.

EscorpiãoMomento muito poderoso emocional e mental-

mente aos escorpianos. Hoje temos a fase lunar cheia que representa o ápice do atual ciclo. É um momento de conscientização sobre como você está se comuni-cando, expressando e utilizando conhecimentos.

SagitárioA Lua Cheia tem fortes reflexos sobre as finanças,

talentos e valores sagitarianos. É um momento muito importante para você desenvolver mais a sua maestria e excelência. É hora de se conscientizar do que é real-mente essencial em sua vida.

CapricórnioHoje temos a Lua Cheia que ocorre em seu sig-

no, capricorniano. É um momento muito importan-te para os seus sentimentos e relacionamentos. Uma bela oportunidade de você agir com mais maturidade e responsabilidade.

AquárioA Lua Cheia pede um cuidado maior com a saúde

dos aquarianos. É um momento importante para inte-riorização, contemplação e o auxílio terapêutico. Uma fase oportuna para compreender as lições emocionais e espirituais deste período.

PeixesA Lua Cheia traz à tona a necessidade de cons-

cientização aos piscianos. É um momento importante para haver um equilíbrio maior entre as questões pes-soais e profissionais. É hora de assumir a sua respon-sabilidade no que você quer empreender.

Datas comemorativasDia 1º: Dia do Papa, Dia da vacina BCG, Dia da Comunidade

Madeirense, Dia Nacional do Sesi, Dia Mundial da Arquitetura e Dia de Santa Ester;

Dia 2: Dia do Hospital, Dia do Bombeiro Brasileiro e Dia de Santa Márcia;

Dia 3: Dia de São Tomé;Dia 4: Dia Internacional do Cooperativismo, Independência

dos EUA, Dia do Operador de Telemarketing e Dia de Santa Isabel; Dia 5: Dia da fundação do Exército de Salvação e Dia de Santo

Antônio Maria Zacaria.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 33

Discrição sobre algo

sigiloso(pop.)

Conselho(?): órgão criado com

o ECA

EmersonFittipaldi,ex-piloto

da F1

Como é cri-ado o gadona pecuáriaextensiva

Pastor a-paixonado por Marília

(Lit.)

Carlos Nasci-mento,

jornalista

Estadonatal de

Leonardo(sigla)

A consis-tência dopurê debatata

Pronomeoblíquo e-quivalentea "a ele"

AlejoMuniz,surfista

brasileiro

Lama acumuladano fundodo mar

"(?) tu, Brutus?",frase de César (Ant.)

Valor (?), estimativado preço de um bem

Caldo de (?), prato baiano

Aveinsetívora Ajustadoao grupo

A Igreja oficial do Cristianismo

(?) Simões,treinador

Indivi-dualismo

EspaçoLon (?),

ditador doCamboja

Sufixo de"burrico"Colérico;

enfurecido

Habilidadedo atiradorDeus, em

inglês

5, em romanos

Prepara (projeto)

Chama;labareda

Capim-(?),gramíneaFinalidadesdos sites

de relacio-namento

Drica (?),atriz

brasileiraPaís ao suldo Pacífi-co, com-posto pornove ilhas

Decalitro(símbolo)

Parte autônoma da aeronave, de onde saem os comandos

Não é?(red.)

Germânio(símbolo)

DiversoPresidentedo Senado(2013-14)

Aparelhosonoro

Emissoramusical

Samuel (?):inventou otelégrafoelétrico

A N U

3/bip — god — nol. 4/rené — vasa. 5/morse — venal. 6/dirceu — mimoso.

MalhaçãoQuarta-feira, 1º de julho –

Lobão afirma para Nat que ficará a seu lado e a conven-ce a confirmar para Germa-no que ele é seu tio Barreto. Sol se torna uma celebrida-de na internet. Jade estuda para o vestibular e Karina insiste para que Pedro faça o mesmo. Lobão inventa para Nat que foi Duca, a mando de Gael, quem a prejudicou. Cobra garante a Duca que falará a verdade na investi-gação sobre o Warriors. Lo-bão comenta com Luiz que precisa de um apartamento para instalar Nat.

Quinta-feira, 2 de ju-lho – João sugere que Bian-ca participe da cena que gra-vará para a série e o diretor Marcus aprova. Germano desconfia de Barreto. Bete comemora o sucesso de Sol, mas exige que a filha conti-nue estudando. Germano vê Nat beijando Lobão. René ajuda Delma no restaurante. Lobão convence Nat de que Gael é o grande inimigo dos dois. Duca e Bianca falam sobre seu relacionamento. Duca questiona Heideguer sobre o paradeiro de Nat.

Sexta-feira, 3 de julho – Heideguer chantageia Duca em troca de notícias sobre Nat. Pedro descobre que teve um péssimo resultado no simulado do vestibular. Bianca sonha com Duca e João se incomoda. Pedro promete a Delma que es-tudará para entrar em uma faculdade. Cobra se recu-pera e decide retomar seus treinos com Gael. Duca con-versa com Karina sobre Nat e afirma que está sem con-dições de trabalhar. Bianca convence Duca a voltar para a academia. João vê Bianca e Duca juntos. Nat tem uma

crise quando Germano a proíbe de deixar o hospital.

Sete VidasQuarta-feira, 1º de julho –

Virgínia descobre a omissão de Arthurzinho sobre Léo. Iara passa mal. Lúcia pede a Esther para assumir a dire-ção da ONG interinamente. Vicente e Lígia confirmam para Joaquim que estão namorando. Virgínia ex-pulsa Arthurzinho de casa. Miguel desabafa com Júlia sobre suas memórias do passado, reavivadas pelos diários de sua mãe. Júlia afirma a Miguel que ele ainda pode ter a sua famí-lia. Iara consola Arthurzi-nho e diz que intercederá por ele junto a Virgínia. Júlia revela a história de Miguel para Pedro, que se emociona. Pedro procura Miguel.

Quinta-feira, 2 de ju-lho – Pedro diz a Miguel que quer que ele faça parte de sua vida. Luís decide pedir a guarda compartilhada dos seus filhos com Branca. Pe-dro conta a Vicente que Mi-guel voltou. Júlia questiona Elisa sobre ela estar toman-do remédios para se manter magra. Esther se despede de Lúcia e Carlos. Eriberto jan-ta com Laila e Esther. Isabel conta a Irene que evita con-viver com os filhos de Luís. Eriberto e Marta discutem. Pedro e Júlia se abraçam e Felipe flagra o momento.

Sexta-feira, 3 de julho – Felipe diz a Júlia que quer distância de Pedro. Eriberto decide sair de casa. Esther aceita acompanhar Luís du-rante um almoço com José Renato e descobre que o ad-vogado é um antigo namo-rado. Lígia diz a Isabel que cansou da instabilidade de Miguel. Felipe conta a Júlia que recebeu uma proposta de emprego no exterior. Ire-ne decide voltar ao trabalho. Iara pede que Vicente ajude Arthurzinho. Esther e José Renato jantam juntos. Pedro

beija Júlia.

I Love ParaisópolisQuarta-feira, 1º de ju-

lho – Gabo avisa a Mari que ela será demitida caso faça qualquer coisa errada. Soraya diz a Benjamin que deseja in-ternar Izabelita em uma casa de repouso. Júnior avisa a Melodia que ela perdeu o car-go de governanta. Benjamin se oferece para conseguir um emprego para Ximena, caso ela decida abrir mão de sua vida com Grego. Gabo desco-bre que Grego é apaixonado por Mari. Benjamin observa Mari e Grego juntos.

Quinta-feira, 2 de ju-lho – Grego tenta beijar Mari, mas ela afirma que é apenas sua amiga. Grego de-cide deixar o hospital mesmo contrariando Tomás. Mari diz a Isolda que não pode pre-sidir a Associação por conta de seu novo emprego. To-más não cede às novas chan-tagens de Natasha e ameaça contar tudo para Paulucha. Mari percebe que os filhos de Soraya sentem falta da mãe. Margot avisa a Benjamin que quer Mari fora do Projeto de Paraisópolis. Benjamin se surpreende ao ver Mari na casa de sua mãe.

Sexta-feira, 3 de julho – Mari se sente desconfortá-vel ao saber que Soraya é mãe de Benjamin. Arman-dinho consegue devolver o anel para Soraya. Soraya avisa a Gabo que Benjamin processará a Pilartex para defender os direitos de Mar-got. Grego avisa a Xime-na que sabe quem tentou matá-lo. Paulucha conta a Grego que Benjamin se ofe-receu para pagar a conta do hospital. Gilda deixa Cícero preocupado ao afirmar que não pagará mais nada a Gre-go. Soraya pergunta a Mari se ela está apaixonada por Benjamin. Mari questiona a Soraya se será demitida.

Babilônia Quarta-feira, 1º de ju-

lho – Beatriz e Diogo ficam juntos, mas a empresária convence o rapaz a se re-conciliar com Gabi. Regina esconde a carta de Diogo. Tadeu sofre com sua paixão por Gabi. Regina pergunta a Diogo se ele tem uma aman-te. Otávio exige ficar com Beatriz, que se sente acua-da. Murilo tem uma crise de ciúmes com Alice por causa de Evandro. Olga incentiva Vinícius a ficar com Cris. Evandro recompensa Helô por lhe dar notícias sobre Guto. Beatriz afirma Ader-bal que, com Inês na prisão, ela é a sua nova aliada na empresa. Vinícius vê Regina beijando Carlos Alberto.

Quinta-feira, 2 de julho – Vinícius confessa a Bento que ainda gosta de Regina, mas que decidiu esquecê-la. Wolnei segue Cris e desco-bre quem é a pessoa que está junto com ela nas armações para Regina. Regina apre-senta seu projeto de restau-rante a Estela e Simone, com a ajuda de Norberto. Evandro visita Inês na prisão. Paula volta ao Brasil.

Beatriz comemora a vitó-ria da Souza Rangel na lici-tação para construir o Coli-seu. Beatriz procura Inês.

Sexta-feira, 3 de julho – Beatriz não desconfia de que Otávio e Inês sejam cúmplices. Diogo confessa a Ivan que está com Beatriz. Valeska esnoba Norberto e Clóvis e admira Guto em uma revista. Paula e Carlos Alberto presenteiam Regi-na para a inauguração do restaurante no antiquário de Estela. Olga se incomoda com o sucesso de Regina, e Cris finge torcer pela rival. Rafael estranha que Estela tenha convidado Guto para a inauguração do restauran-te. Para provocar Evandro, Guto pede que Murilo pro-duza o evento de abertura de sua boate, e Alice não gosta. Vinícius admira o novo visual de Regina. Con-suelo ofende Teresa.

Por mais cuidado que você tenha com seu cabelo, sempre é bom ficar atenta a estes três hábitos básicos. São iniciativas simples, mas podem fazer muita diferença.

1. Limpeza perfeitaSó lave com produtos específicos para seu tipo de cabelo. Escolha xam-

pus que tenham adstringentes em sua composição, pois eles têm a função de limpar os fios. Outra dica é diluir o xampu com água em um recipiente (apenas a quantidade que for usar na lavagem) e lavá-los duas vezes. Deve enxaguar os cabelos em água morna para depois receber o creme.

2. Secagem profissionalAntes de lavar o cabelo, penteie. Isso vai desembaraçar os fios e evitar

que se quebrem. Seque bem o cabelo antes de usar o secador. Secadores com íons negativos selam os fios, deixando-os mais lisos. E atenção: ao usar o secador, mantenha-o secador distante dos fios.

3. Hidratação eficienteRealizar uma hidratação com um profissional a cada 30 dias e cortar as

pontas a cada três meses ajudam na hidratação.

Algumas dicas para uma hidratação eficiente:– Cabelos Oleosos: Use produtos líquidos em spray e lave os cabelos

com xampu anti-resíduos três vezes por semana.– Cabelos Cacheados: Após a lavagem, retire toda a umidade com uma

toalha e finalize a secagem com um papel toalha. Isso vai eliminar o frizz.– Cabelos Tingidos: Trate-os com um produto termo-ativado ou óleo

antes da secagem. (Fonte: Super Dicas de Beleza)

atitudes simPles que deixam seu cabelo forte e

bonito

( ) O assoalho do estúdio 2 da Vale Verde é de madeira.( ) O soalho do estúdio 2 da Vale Verde é de madeira. Na Língua Portuguesa pode-se escolher falar ou escrever as-

soalho ou soalho, as duas formas são aceitas. Para as palavras assoalho e soalho existem duas alternativas de pronúncia e es-crita. Pode-se usar assoalho ou soalho que as duas formas estão corretas.

Page 11: Edição nº 241 - 1º/07/2015

FolhaO OESTE EM UM GRANDE JORNAL

QUARTA-FEIRA, 1º de julho de 2015 11Página

Esporte

novA AurorA

Secretaria de Esportes abre inscrição para dois campeonatos de futsalDA ASSESSORIA

A Secretaria de Esporte e Lazer de Nova Aurora vai re-alizar a 3ª Copa Conjove de Futsal Masculino e o 1º Cam-

peonato de Futsal Feminino. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Prefeitu-ra Municipal até o dia 2 de julho. Os jogos serão reali-zados na quadra de futsal do

distrito de Palmitópolis. O arbitral acontecerá no dia 3 de julho.

O Secretário de Esporte e Lazer Maycon E. Ambró-zio convida todos os joga-

dores de futsal para montar suas equipes e participar dos campeonatos.

Mais informações pe-los fones (45) 3243-1402 e 3243-1601

definidos os classificados

do camPeonato municiPal de

futebol amador 2015

DA ASSESSORIA

O Departamento de Esportes de Maripá realizou, neste fim de semana, mais uma rodada do Campeonato Municipal de Futebol Amador, onde foram definidas as quatro equipes semifinalistas. As partidas semifinais se-rão realizadas neste domingo (5), com as disputas entre 5 de Outubro e Cerro Porteño às 13h30 e, logo em seguida, Associação de Bairros e Aquafest/Candeia.

No sábado (27) e domingo (28) foram realizados os jogos válidos pela 5ª rodada do campeonato. No sábado (27), as equipes 5 de Outubro e Aquafest/Candeia, já clas-sificadas para a semifinal, brigaram apenas pela definição do primeiro lugar da tabela. A equipe 5 de Outubro mos-trou favoritismo e garantiu os três pontos, mantendo a invencibilidade e a liderança na competição com a vitória por 1 x 0 com gol de Andrei.

No domingo (28), o primeiro jogo foi apenas para cumprir tabela. A equipe Associação de Bairros estava garantida na próxima fase e Cruzeiro Blumenau mesmo com a vitória não conseguiria a classificação. O jogo favo-receu Associação de Bairros que venceu tranquilamente por 7 x 1.

Já no segundo jogo a história foi diferente. Pérola Independente precisava dos três pontos para entrar en-tre os semifinalistas enquanto Cerro Portenõ precisava apenas do empate. O jogo foi acirrado. Pérola Indepen-dente vencia por 2 x 0 no primeiro tempo. Mas logo no início do segundo tempo, um pênalti foi marcado e Rafael converteu, diminuindo o placar. Dez minutos depois um belo lance de Marcos Benitez deixou o atacante Marcelo livre para marcar de cabeça e empatar a partida. Pérola Independente ainda foi pra cima e marcou mais um com Rubens, o que colocava a equipe nas semifinais. Faltando três minutos em um lance movimentado na área, Juan Pablo conseguiu finalizar e marcou o gol que levou a equi-pe entre os quatro finalistas da competição.

Com esses resultados, 5 de Outubro segue no topo da tabela de classificação com 15 pontos. Logo após, Associa-ção de Bairros e Aquafest/Candeia com 9, Cerro Porteño com 7, Pérola Independente com 4 e Cruzeiro Blumenau continua na lanterna sem nenhum ponto.

Equipe 5 de Outubro

Cerro Porteño

Escola de futebol forma cidadãos em Nova Aurora

No dia 17 de junho foram iniciados os treinamentos da Escolinha de Futsal Marcio Fuzer – Formando Cidadão de Nova Aurora. Os treina-mentos estão sendo realiza-dos na quadra do Pavilhão da Igreja Matriz de Nova Aurora e tem como técnico e coorde-nador da Escolinha, o profes-sor Marcio Fuzer (Mela). O professor comenta que é um sonho que está sendo realiza-do em voltar a trabalhar com o futsal na cidade de Nova Aurora e agora com uma es-colinha particular própria, “adoro trabalhar com as crianças faço isso a 15 anos desde que entrei na Facul-dade em Toledo no Curso de Educação Física, então não é novidade trabalhar com trei-namentos com as crianças, uma coisa que fico muito fe-liz e grato é a confiança que os pais depositam em mim para trabalhar com seus fi-lhos e isso me motiva mais e mais para trabalhar e da melhor forma possível com estes alunos. Hoje na região Nova Aurora é muito res-peitada pelas belas equipes montadas e por sempre ter uma base muito boa no fut-sal, tanto masculino como fe-minino, então temos que dar

Valorizando o rendimento escolar, social e esportivo

sequência neste trabalho para que possamos cada vez mais revelar atletas de qualidade”. O professor ainda comenta que as inscrição estão abertas para interessados a participa-rem da escolinha o custo para participar dos treinamentos é de R$ 35,00 reais por mês e

os treinos são trabalhados em quatro horários, sendo um de manhã e 3 à tarde, e conforme forem entrando atletas pode-remos aumentar os horários de treinos e também as cate-gorias. Então fica aqui o agra-decimento aos pais e alunos por confiarem no meu traba-

lho e as portas estão abertas para quem tiver interesse de participar da escolinha, agra-deço também a toda diretoria da Igreja Matriz por cederem o espaço para o trabalho com essas crianças e também ao padre Milton que também apoiou a iniciativa.

Márcio Fuzer

quarta-feira: 01/07/15Brasileirão

19h30: Vasco x Avaí19h30: Sport x Internacional21h: Palmeiras x Chapecoense21h: Atlético/MG x Coritiba22h: Grêmio x Cruzeiro22h: Atlético/PR x São Paulo22h: Joinville x Flamengo

quinta-feira 02/07/15Brasileirão

19h30: Corinthians x Ponte Preta19h30: Figueirense x Goiás21h: Fluminense x Santos

sexta-feira 03/07/15Brasileiro B

19h30: Paraná x Criciúma21h50: Botafogo x Sampaio Correa

João Paulo vai jogar segundo semestre no Pelotas

O chateaubriandense João Paulo há muito tem-po vem atuando no futebol gaúcho e depois de uma boa passagem pelo Inter de Santa Maria na Série B do Gaúchão, segue no Rio Grande do Sul para defender o Pelotas no segundo semestre. Com pas-sagens por várias equipes do futebol brasileiro como Atlé-tico MG, Náutico, Luverden-se, São Bernardo e outros, João Paulo foi relevado nas categorias de base da Secre-taria de Esportes de Assis Chateaubriand, integrando também o CTAC que o levou para o futebol dos pampas. João Paulo agora no Inter SM

Jojups: jogos são cancelados por falta de calendárioRADIOGOL

Duas competições espor-tivas estudantis foram im-pactadas pelas mudanças no calendário letivo por causa da greve dos professores. Foram cancelados os Jogos da Ju-ventude do Paraná, previstos para começar, na fase regio-nal, no dia 13 de julho. “Es-tamos atendendo pedidos de prefeitos, de diretores de es-cola e de pais de alunos”, diz o secretário estadual de Es-

portes, Douglas Fabrício. Ele argumenta que o processo de reposição de aulas inviabiliza a realização dos jogos. “Não temos como tirar os alunos de sala agora”, afirma. Con-seguir alojamento em escolas também ficou difícil.

José Alberto de Campos, coordenador de esportes da Secretaria, relata que os Jo-gos da Juventude são dire-cionados para seleções mu-nicipais, com estudantes de

14 a 17 anos, que disputam entre si em 19 modalidades. Seriam 20 mil participantes. Segundo ele, é a primeira vez em 29 anos que os Jogos da Juventude não serão realiza-dos. Campos reconhece que é uma perda para a formação de atletas e para a valorização do esporte, mas alega que o cancelamento foi inevitável. O investimento do gover-no estadual na promoção do evento seria de R$ 8 milhões.

APMAC promove

torneio de truco

Neste sábado (4) tem torneio de truco na APMAC em Assis Chateaubriand. Começa às 20h e as ins-crições a R$50,00 podem ser feitas com Cardoso no 9906-7363, Lenardon no 9964-5422 e Silva Cruz no 9105-5084.

Premiação: suíno e R$300,00 para o campeão; suíno e R$200,00 para o segundo lugar; costelão e R$100,00 para o terceiro e costelão e R$50,00 para o quarto lugar.

Page 12: Edição nº 241 - 1º/07/2015

EsporteFolhaQUARTA-FEIRA, 1º de julho de 201512Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNAL

• Acec e Anahy eliminaram Perobal e Palotina e vão de-cidir o Amador da Lifac/Taça Sebastião Fantinati. A clas-sificação do Anahy foi nos pênaltis após novo empata no tempo normal enquanto o Dragão conseguiu 1x0 fora de casa com golaço de Letilson e atuação impecável do golei-ro Eduardo. Decisão dias 5 e 12 de julho em Anahy e Assis Chateaubriand. A competição distribuirá R$20 mil em pre-miação e teve até agora 54 jogos, 181 gols com média de 3,40.

• Final inédita no 19º Suíço das Associações Comunitá-rias de Assis Chateaubriand. Pela primeira vez em quase 20 anos dois times do mesmo bairro vão decidir o certame. Jardim Progresso e Ascol/Rio Verde/Ceifasul disputam o título sábado (4) na Assema.

• Com predomínio de Cascavel e Medianeira estão defi-nidos os finalistas da 16ª Copa Assis. As finais serão realiza-das somente no dia 19 de julho.

• Definidos os classificados no Municipal de Futebol de

Maripá. As semifinais serão disputadas por 5 de outubro x Cerro Porteño e Associação de Bairros x Aquafest/Can-deia.

• Nova Aurora realiza na sexta-feira (3) congresso de dois campeonatos de futsal. 3ª Copa Conjove Masculino e o 1º Campeonato Municipal Feminino

• Quarta de Brasileirão com destaque para Atlético/MG x Coritiba, às 21h, Grêmio x Cruzeiro e Atlético/PR x São Paulo, às 22h. Amanhã outro jogo entre Fluminense x San-tos, às 21h.

• Na Copa América na reta final sem Brasil elimina-

do pelo Paraguai nos pênaltis. Futebol brasileiro precisa de uma reformulação total. Podemos passar por mais um vexame de ficar pela primeira vez na história fora de uma Copa do Mundo.

ACEC e Anahy vão decidir a Taça Sebastião Fantinati da Lifac

Dois jogos emocionantes apontaram no domingo (28) os finalistas do Campeonato Amador da Lifac/Taça Sebas-tião Fantinati. As partidas de volta das semifinais aconte-ceram em Perobal e Palotina, mas a festa da classificação foi dos visitantes ACEC e Anahy que vão decidir o certame. A competição distribuirá R$20 mil em premiação e teve até agora 54 jogos, 181 gols com média de 3,40.

Perobal 0x1 ACEC

No Estádio Beija Flor o atual tetracampeão ACEC fez 1x0 com Letilson aos 14 minutos do primeiro tempo e com esse resultado garan-tiu vaga na quinta final con-

secutiva para tentar o penta. O nome do jogo foi o goleiro Eduardo que fez três defesas milagrosas na etapa final evi-tando o empate dos donos da casa. O Dragão chegou aos 20 pontos e fará a segunda parti-da final em casa.

Anahy se classificou nos

pênaltisJogando em Palotina os

donos da casa e Anahy empa-taram novamente agora em 2x2. Com isso, a vaga como determina o regulamento foi disputada nos pênaltis com vitória dos visitantes por 4x2.

Histórico2014: Assis campeão/

Guaíra vice

Letilson fez um golaço e garantiu a classificação do Dragão

ACEC

Goleiro Eduardo teve atuação impecável

2013: Assis campeão/Bra-silândia vice

2012: Assis campeão/Ca-felândia vice

2011: Assis campeão/ Nova Aurora vice

ArtilheirosFernando/Iracema 8 e Le-

tilson/ACEC 8

PremiaçãoR$20 mil sendo R$10 mil

para o campeão; R$5.000,00 ao vice; R$1.200,00 tercei-

ra; R$800,00 ao quarto e premiação individual de R$500,00 para artilheiro, goleiro menos vazado, ar-bitragem, time mais disci-plinado, técnico e dirigen-te.

Jogo de ida da final dia 05/07/15, às 15h30

Anahy x ACEC

Jogo de volta da final dia 12/07/15, às 15h

ACEC x Anahy

inédito

Jardim Progresso e Ascol/Rio Verde/Ceifasul vão decidir o Suíço das Associações

Foi disputada no último sábado (27) na Assema a se-mifinal do 19º Campeonato de Futebol Suíço das Asso-ciações Comunitárias de As-sis Chateaubriand. Depois de muita emoção ficou definido que dois times do mesmo bairro ( Jardim Progresso A e Ascol/Rio Verde/Ceifasul) vão decidir o certame após eliminarem Santa Rita A e Guarani A. A promoção é da Secretaria de Esportes em parceria com o Departamen-to de Assuntos Comunitários.

Final também na Assema A grande festa de encer-

ramento será realizada na Associação dos Servidores Públicos Municipais – ASSE-MA -, e terá início às 15h com o confronto entre as equipes que disputam o terceiro e quarto lugar. A entrada para assistir o certame será um quilo de alimento não pere-cível que será revertido para entidades assistenciais do município.

Segundo o secretário Cel-so Pommerening esse é o maior campeonato realizado pelo município. “O campeo-nato contou com a participa-ção de 30 equipes. Ao todo, foram cerca de 480 atletas envolvidos e que disputaram o título ao longo de dois me-ses de competição. O mais importante além das partidas

serem bastantes disputadas, foi o espírito esportivo man-tido durante todo o certame ”, avaliou.

Ranking

No ranking de títulos das 18 edições realizadas o Jar-dim América lidera com 5 títulos; Panorama 3; Arapuã, Encantado e Jd. Progresso 2; Guarani, Ascol/Amard, Sil-veirópolis e Jd. Paraná 1. O certame teve a disputa da se-gunda divisão duas vezes com Primavera campeão em 2009 e APMAC 2010.

Programação sábado 04/07/15, na Assema15h: Santa Rita A x Ramal

Guarani A 16h: Jardim Progresso A x

Ascol/Rio Verde/Ceifasul“Esperamos um grande público para a festa de encerramento”, disse o secretário Celso

cascavel e medianeira são maioria nas finais

da coPa assis de futebol

Com duas equipes cada, Cascavel e Medianeira são maio-ria entre os finalistas da Copa Assis de Futebol categorias mi-rim, infantil e juvenil. Cascavel garantiu uma vaga na categoria mirim e outra no juvenil enquanto Medianeira vai decidir no infantil e no mirim. As semifinais foram realizadas no sábado (27) no Souza Ramos em Assis Chateaubriand e domingo (28) em Cascavel. As finais serão realizadas somente no dia 19 de julho.

A grande decisão da categoria mirim será entre Medianeira e CEFA/Cascavel. Os meninos de Cascavel venceram por 2x0 a ERA Sadia de Toledo enquanto Medianeira passou pelo EFA Altônia por 1x0. No infantil, o Medianeira ficou com uma das vagas nos pênaltis. Após empatar em 1x1 diante do Genoma/La-Salle de Toledo garantiu classificação vencendo por 4x2 nas cobranças de penalidades máximas. O adversário do Me-dianeira na final será o Avetra Paraíso Esporte Clube de Terra Roxa que empatou no tempo normal em 1x1 com o Umuarama e em seguida venceu também nos pênaltis por 4x3.

Na categoria juvenil, os donos da casa, Assis Chateau-briand, também conquistaram sua vaga nas penalidades máxi-mas. A vitória foi sobre o Genoma/La-Salle de Toledo por 4x3 após empate no tempo normal em 1x1. Agora os chateaubrian-denses vão enfrentar na final o São Cristóvão/Cascavel que em clássico diante do CEFA/Cascavel no domingo pela manhã venceu por 4x3. As finais acontecerão no dia 19 de julho em Assis Chateaubriand.

FinaisMirim: Medianeira x CEFA/CascavelInfantil: Medianeira x Avetra/Paraíso Esporte ClubeJuvenil: Assis Chateaubriand x SER/São Cristóvão

Assis enfrenta SER/São Cristóvão de Cascavel na decisão do juvenil