ediÇÃo n°01 informativo da parÓquia nossa senhora das mercÊs

2
O mês de setembro é um mês especial para nossa comunidade paroquial porque comemoramos a festa de Nossa Senhora das Mercês, nossa querida padroeira. Justamente por ser um mês especial, o escolhemos para fazer o lançamento do informativo mensal que será o meio de comunicação da vida pastoral da paróquia. Por meio deste, pretende-se avançar na superação das dificuldades geradas pela frágil comunicação entre as pastorais, movimentos e a comunidade em geral. E com isso, ganhar na interação das mesmas, enriquecendo e fortalecendo a pastoral de conjunto. Pedimos a Deus que abençoe mais esta iniciativa da reabilitada Pastoral da Comunicação de nossa comunidade paroquial e que a Mãe das Mercês a conduza com o carinho e a proteção materna para que os objetivos sejam atingidos. Frei Jorge Soares o dia 24 de Setembro é comemorado o Dia de Nossa Senhora das Mercês. Esta invocação é uma entre as muitas que são dadas à única Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, e, por isso, mãe espiritual de cada cristão e de toda Igreja. No século XIII, os maometanos dominavam parte da península Ibérica e faziam incursões às terras, praianas da França e Itália e nos mares assaltavam as embarcações para roubar, matar e levar para o cativeiro da África, homens, mulheres e crianças que encontravam pelo caminho. Os cristãos que eram capturados, tornavam-se escravos (daí as correntes nas mãos dos anjinhos aos pés de Nossa Senhora das Mercês), da qual somente podiam livrar-se renunciando a fé Católica e abraçando as doutrinas e costumes muçulmanos. Assim, muitos terminavam fazendo a vil troca de Cristo e sua Igreja por Maomé e seus costumes. Desse modo, Nossa Senhora, compadecida dos seus filhos que estavam sendo escravizados, aparece a três jovens: Pedro, Raimundo e Jaime e os convida a fundarem uma Ordem encarregada de socorrer os cristãos e mantê-los na fé e nos costumes. Os três jovens levaram a notícia ao Bispo local, e, este ao Papa, o qual autorizou a Igreja a fundar a "Ordem de Nossa Senhora das Mercês". Então no dia 10 de Agosto de 1218, o Bispo de Barcelona, Dom Berenguer de Palou, na presença do rei Jaime I de Aragão, Pedro Nolasco e Companheiros fizeram a solene entrega de suas vidas a Deus para se dedicarem à Redenção e ajuda dos cristãos na escravidão dos maometanos. A Ordem nasceu, cresceu e espalhou-se em seguida pelo mundo inteiro, tendo como carisma o resgate dos cativos. Hoje são outras as escravidões em nosso mundo: consumismo, comodismo, secularismo, individualismo, depressão, angústia, medo, desemprego, violência, vícios, fome, divisão, desagregação familiar... Que Nossa Senhora das Mercês, ela que nos deu como grande mercê, seu filho Jesus Cristo, interceda por nós e nos ajude a vencer tudo aquilo que nos escraviza. (Por Frei Ennis Araújo) N EDIÇÃO Nº 001 SETEMBRO Ano: 2014

Upload: paroquia-nossa-senhora-das-merces

Post on 20-Jul-2015

142 views

Category:

Spiritual


3 download

TRANSCRIPT

O mês de setembro é um mês especial para nossa comunidade paroquial porque

comemoramos a festa de Nossa Senhora das Mercês, nossa querida padroeira.

Justamente por ser um mês especial, o escolhemos para fazer o lançamento do

informativo mensal que será o meio de comunicação da vida pastoral da paróquia.

Por meio deste, pretende-se avançar na superação das dificuldades geradas pela frágil

comunicação entre as pastorais, movimentos e a comunidade em geral. E com isso,

ganhar na interação das mesmas, enriquecendo e fortalecendo a pastoral de conjunto.

Pedimos a Deus que abençoe mais esta iniciativa da reabilitada Pastoral da Comunicação

de nossa comunidade paroquial e que a Mãe das Mercês a conduza com o carinho e a

proteção materna para que os objetivos sejam atingidos.

Frei Jorge Soares

o dia 24 de Setembro é comemorado o Dia de Nossa Senhora das Mercês. Esta invocação é uma entre as muitas que são dadas à única Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, e, por isso, mãe espiritual de cada

cristão e de toda Igreja. No século XIII, os maometanos dominavam parte da península Ibérica

e faziam incursões às terras, praianas da França e Itália e nos mares assaltavam as embarcações para roubar, matar e levar para o cativeiro da África, homens, mulheres e crianças que encontravam pelo caminho.

Os cristãos que eram capturados, tornavam-se escravos (daí as correntes nas mãos dos anjinhos aos pés de Nossa Senhora das Mercês), da qual somente podiam livrar-se renunciando a fé Católica e abraçando as doutrinas e costumes muçulmanos. Assim, muitos terminavam fazendo a vil troca de Cristo e sua Igreja por Maomé e seus costumes.

Desse modo, Nossa Senhora, compadecida dos seus filhos que estavam sendo escravizados, aparece a três jovens: Pedro, Raimundo e Jaime e os convida a fundarem uma Ordem encarregada de socorrer os cristãos e mantê-los na fé e nos costumes. Os três jovens levaram a notícia ao Bispo local, e, este ao Papa, o qual autorizou a Igreja a fundar a "Ordem de Nossa Senhora das Mercês".

Então no dia 10 de Agosto de 1218, o Bispo de Barcelona, Dom Berenguer de Palou, na presença do rei Jaime I de Aragão, Pedro Nolasco e Companheiros fizeram a solene entrega de suas vidas a Deus para se dedicarem à Redenção e ajuda dos cristãos na escravidão dos maometanos. A Ordem nasceu, cresceu e espalhou-se em seguida pelo mundo inteiro, tendo como carisma o resgate dos cativos.

Hoje são outras as escravidões em nosso mundo: consumismo, comodismo, secularismo, individualismo, depressão, angústia, medo, desemprego, violência, vícios, fome, divisão, desagregação familiar... Que Nossa Senhora das Mercês, ela que nos deu como grande mercê, seu filho Jesus Cristo, interceda por nós e nos ajude a vencer tudo aquilo que nos escraviza.

(Por Frei Ennis Araújo)

N

EDIÇÃO Nº 001 SETEMBRO Ano: 2014

o dia 30 de Agosto foi realizado pela Pastoral da Família, no salão paroquial de

Nossa Senhora das Mercês, um jantar dançante, com o objetivo de arrecadar fundos para mais um Encontro de Casais que se dará nos próximos dias 22 e 23 de Novembro. O evento contou com a participação de cerca de 350 pessoas, que ao som do repertório de mestre Caio desfrutou de um cardápio selecionado com muito carinho.

Cerca de 20 jovens da Paróquia Nossa Senhora das Mercês participaram nos dias 15,16 e 17 de Agosto do Acampamento jovem “Vai ou Racha”. Este encontro é promovido anualmente pela Renovação Carismática Católica da Arquidiocese, visando proporcionar aos jovens uma oportunidade de fazer uma experiência de encontro pessoal com Deus.

A Pastoral da Família promove nos dias 13 e 14 de setembro o Curso

para Noivos. O encontro é a preparação obrigatória para os que vão se casar na Igreja Católica. Nele os noivos receberão orientações sobre a vida a dois, bem como dos outros elementos e valores constitutivos da vida familiar a partir da vivencia e do aprendizado dos casais da Pastoral Familiar à luz dos ensinamentos da Igreja.

No último semestre nossa paróquia foi contemplada com a reforma do centro pastoral e, consequentemente, do espaço que antes era utilizado para atividades diversas das pastorais e movimentos. Estamos falando da capela, junto ao salão paroquial que será abençoada e reaberta no dia 24 de setembro, dia de nossa Padroeira, Nossa Senhora das Mercês, em cerimônia presidida por Dom Mario Antônio, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus. O novo ambiente funcionará exclusivamente como lugar de oração pessoal ou dos diversos grupos da comunidade, bem como para celebrações privadas específicas e estará aberto diariamente, atendendo ao anseio da comunidade.

Novenário: De 19 a 27 de setembro às 19h00. Arraial com bingos, comidas típicas e atrações: Dias 26 e 27, após a missa. Procissão e Missa Solene: Dia 28, a partir das 17h30.

N

Horários das celebrações: Às terças, quartas, quintas, sextas e sábados as missas são celebradas às 19h00. Aos domingos, às 07h30, 11h e às 19h30. Confissões: Terça à sexta à tarde, a partir das 15h Adoração ao Santíssimo Sacramento: **Sextas às 18h00 Grupo de Oração Servos de Maria: **Quintas às 20h00 Ministério Jovem Servos de Maria: **Sábados às 17h30 Terço dos homens: **Sábados às 18h00 Pastoral do Batismo: **Reunião em preparação para os pais e padrinhos: 1ª e 2ª quarta feira do mês às 20h00 **Batizado no 4º domingo do mês às 9h30 Pastoral da Família ** 1º domingo do mês, iniciando com a missa às 7h30 Apostolado da oração **1º sexta-feira de cada mês às 16h00 Catequese ** Sábados às 15h00 Pastoral da Pessoa Idosa ** 1º Sábado às 14h00

Informativo Mensal da Paróquia N. Sra. das Mercês – Rua Virgílio Freire, 270 – Eldorado – Manaus - AM. Fone: (92) 3648-0012 – PASCOM – Fanpage: facebook.com/paroquiansmercesmanaus E-mail: [email protected]