revista paróquia nossa senhora da salete - 1ª edição

12
Paróquia Nossa Senhora Da Salete - Santo André - Sp

Upload: roberta-gasques

Post on 23-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

1ª Edição

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Paróquia Nossa Senhora da Salete - 1ª Edição

Paró

quia

Noss

a S

enhora

Da S

ale

te -

Santo

André

- S

p

Page 2: Revista Paróquia Nossa Senhora da Salete - 1ª Edição

PARÓQUIA

NOSSA SENHORA DA SALETE

� Horário das missas

Domingo: 07h00, 09h00 e 18h00Segunda feira: 15h00 – Missa com a Benção doSantíssimoQuarta feiras: 19h30 – Missa com a Benção doSantíssimoQuinta feira: 19h00Sexta feira: 19h00Sábados: 16h00Missa com a Benção do Santíssimo todosegundo Sábado e Domingo de cada mês.Missa de Nossa Senhora da Salete todo dia 19de cada mês as 07h30www.paroquiasalete.org.brfacebook.com/paroquianossasenhoradasalete

An

Expediente:

Pároco

Jornalista Responsável

Equipe Pastoral da Comunicação

Tiragem

Endereço

o 01 – edição 1

Padre João José de Sousa

Cibele Gallinucci – MTB 53605/SP

Marcos ZamproniCristina PeixinhoGustavo CarvalhoMarcelo Donizete(Big)MuriloRoberta Gasques

1.000 exemplares

Expediente Paroquial

Todos os dias,

Rua das Hortências, nº 405 – Vila HelenaSanto André, SP.Telefone: (11) 4451-1132

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012Senhor Deus de amor,Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.

Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermose de todos os sofredores,sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversãose faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a terra.

.Amém

02Paróquia Nossa Senhora da Salete - www.paroquiasalete.org.br

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA 2012

DOMINGO DE RAMOS(01 de abril)Coleta da campanha da FraternidadeMissas-07:00hs,09:00hs e 18:00hsBenção dos Ramos(recomendamos que tragam ramos)

Segunda Feira Santa(02 de abril)Missa-15:00hs Meditação das Dores de N.Senhora.

Quarta feira Santa(04 de abril)Missa 19:30

Quinta feira Santa(05 de abril) Ceia do Senhor.

Sexta Feira Santa(06 de Abril)ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTOPeríodo:07:00hs.as 14:00hs.Celebração da Paixão e Morte de Jesus as 15:00hsProcissão de Nosso Senhor Jesus Cristo 19:00hs.

Sábado Santo(07 de Abril)Celebração Solene da Vigília pascal as 19:00hsBenção do Fogo e Círio pascal-Renovação do Batismo

Domingo de Páscoa(08 de Abril)Missa Pascais 07:00hs, 09:00hs e as 18:00hs

Page 3: Revista Paróquia Nossa Senhora da Salete - 1ª Edição

03Paróquia Nossa Senhora da Salete - www.paroquiasalete.org.br

“Mesmo, porque, hoje, não mais se podeentender a Evangelização sem a Comunicação.(Comunicação e Igreja no Brasil – estudos daCNBB Doc. 72 – Introdução PP.9).

Refletir sobre a comunicação na vidaconcreta de uma paróquia nãosignifica limitar-se a enumerar astecnologias comunicativas (boletins,publicações periódicas, rádio,

televisão etc.). Mas, e, sobretudo, a missão deanunciar, celebrar os sacramentos, animar e guiar acomunidade (cf. Pastores Dabo Vobis,26) e tudoisso se realiza em um conjunto diversificado de atosde comunicação.A mentalidade e o uso diverso da comunicação setraduzem em um estilo que se encontra nacatequese, na homília, na celebração litúrgica, naabordagem geral da fé, na maneira de interagir comos fiéis.Respondendo a este apelo do Papa e da Igreja, aPascom (Pastoral da Comunicação) da ParóquiaNossa Senhora da Salete com alegria queranunciar Jesus Cristo e comunicar o lançamento doBoletim paroquiano Nossa Senhora da SaleteAnuncia: Reconciliai-vos. Esse trabalho tem porobjetivo ser um instrumento de evangelização eeixo de ligação entre a Paróquia e a Comunidade,entre as pastorais e os fiéis católicos.A Pascom - Pastoral da Comunicação da ParóquiaNossa Senhora da Salete foi criada em maio de2011 com o intuito de levar aos leitores e fiéis –artigos da fé católica, eventos, Santos do mês,calendários de missas especiais, atividades eeventos e a divulgação dos diversos grupos epastorais através do site e agora também atravésdo boletim informativo.Quero lembrar que logo após o Concílio Vaticano II,a CNBB passou a enfocar suas diretrizes de ação apartir das conhecidas linhas ou dimensões:Comunicativa e Participativa, Missionária, Bíblico-Catequética, Litúrgica, Ecumênica e Sócio-transformadora. Assim, nenhum serviço pastoralpode estar desprovido do esforço por colocar seusinterlocutores em contato direto com a Palavrarevelada e do imperativo de educação e formaçãona fé.Os discípulos de Emaús depois do encontro e daescuta da Palavra voltam à Jerusalém, à suacomunidade, à partilha e à missão, levando a BoaNova (O anúncio de Jesus e sua mensagem de

salvação – o Evangelho).Da mesma forma em comunhão com a nossaquerida diocese de Santo André, queremoscorresponder aos apelos de missão, Á luz dasnovas Diretrizes Gerais daAção Evangelizadora noBrasil, da Conferência de Aparecida, do DiretórioNacional de Catequese.Que possamos sempre evangelizar sendoinstrumentos de Deus, cumprindo a missãorecebida no batismo. Vamos comunicar oEvangelho com alegria, entusiasmo e força, isto étorná-lo vivo em nossas ações. Evangelizar éanunciar a Boa Nova como fonte de esperança naconstrução e realização do Reino de Deus.Parabéns para a Pascom Paroquial e que Deusabençoe neste trabalho tão bonito e importantepara a evangelização, a formação, e a informaçãohoje.Vamos celebrar com profundidade a Quaresmareconhecendo a presença de Deus na caminhada,no trabalho, no sofrimento, na dor, na vida do Povoe aproveitando deste tempo favorável para avaliaras nossas opções de vida e linhas de trabalho, paracorrigir erros e aprofundar a vivência da fé, abrindo-nos a Deus, aos outros realizando ações concretasde fraternidade, de solidariedade. O próximoboletim será especial por ocasião do Jubileu deOuro da Paróquia Nossa Senhora da Salete queserá realizado em maio.

Um ano repleto de bênçãos por intercessão deNossa Senhora da Salete.

Pe João José deSousa

Page 4: Revista Paróquia Nossa Senhora da Salete - 1ª Edição

04Paróquia Nossa Senhora da Salete - www.paroquiasalete.org.br

Page 5: Revista Paróquia Nossa Senhora da Salete - 1ª Edição

09

Professora Dita

A B

L

íblia é fruto das experiências de fé de um povocuja preocupação principal era a fidelidade àvontade de Deus. Inicialmente, desde o tempo deAbraão (1.800 a.C.) era transmitida oralmente, deboca em boca, de geração a geração. Alguns deleschegaram a escrever, outros nem sabiam escrever,senão apenas falar e animar a fé pelo seutestemunho. Só bem mais tarde, outras pessoasdecidiram fixá-las por escrito.

Ora, a Bíblia foi surgindo lentamente, aos poucos,do esforço comunitário de um povo escolhido porDeus, misturando-se com a história e a realidadedas comunidades em que viviam.

Mais tarde (ano 1.000 a.C.), no tempo do reiSalomão, teve início o processo da escrita, porpartes e em diversos lugares e etapas, processoque durou até mais ou menos o ano 100 d.C.,quando finalmente o Livro Sagrado foi fechadodefinitivamente.

evando em conta as pessoas que escreveram, eos fatos nela relatados, fica claro que toda Bíblia foiescrita por homens e mulheres que tiveram umarelação íntima com Deus e foram inspiradas peloEspírito Santo. Isso é o que nos afirma são Pedroem sua segunda carta 1,21: "Porque nunca jamaisqualquer profecia foi dada por vontade humana;entretanto, homens santos falaram da parte deDeus, movidos pelo Espírito Santo”.

É importante saber que a Bíblia não possui em seuslivros uma sequência cronológica dos fatosacontecidos e nem da escrita. Assim, Gênesis não éo livro mais antigo do Primeiro Testamento, masJuízes 5, que coincidentemente é uma passagemque fala do trabalho de uma mulher (Débora) comoprofetisa. Isto ocorre também no Novo Testamento,pois o primeiro evangelho escrito foi Marcos e nãoMateus.

Em Antigo Testamento (Antiga aliança) e NovoTestamento (Nova Aliança), permeados por váriasfases que marcaram a sequência da Bíblia comoa conhecemos hoje.

1.214 - Divisão dos capítulos;

1.527 - Divisão em versículos;

1.545 - Formato de livro como conhecemoshoje, que somente foi possível com a invençãoda Imprensa.

Importante ressaltar que antes era escrita à mãoem pergaminhos que formavam rolos.

Quantos livros existem nos dois Testamentos?

=» São 39 livros noAntigo Testamento e 27 no Novo – Total = 66.

=» São 46 livros no AntigoTestamento e 27 no Novo – Total = 73.

Por que esta diferença?

No século III a.C., na cidade de Alexandria(Egito), viviam muitos judeus que não maisfalavam hebraico, mas somente o grego.Necessitando ler e estudar a Palavra de Deus,resolveram traduzi-la do hebraico para o grego.Portanto a primeira Bíblia escrita em hebraico(Torah) recebeu sua primeira tradução e a elaforam acrescentados 7 livros escritos em grego.Esta tradução foi chamada de Septuaginta ou 70no grego. Havia agora duas versões:

A Torah (usada pelos judeus da Palestina) a qualos 7 livros e a Septuaginta usada

pelos judeus gregos de Alexandria com os 7livros, que são: Tobias/ Judite/ Sabedoria /Eclesiástico / Baruc / 1 e 2 Macabeus. Este é omotivo pelo qual a Bíblia evangélica possui emseu total apenas 66 livros, pois em sua traduçãopara o português o tradutor adotou a Bíbliahebraica, enquanto que na tradução católicaforam adotadas a Bíblia hebraica e a versãogrega, acrescida dos 7 livros.

Hebraico / aramaico e grego. Lembrando queJesus falava fluentemente as três. Ele em famíliafalava o aramaico, lia a Bíblia no hebraico(considerado na época, o idioma sagrado) eentendia o grego, pois era a língua comercial doseu tempo.

Em todas as épocas da história, sobretudo emépocas de crise como a nossa hoje, voltamos anos alimentar da Bíblia, pois acreditamos queeste livro foi totalmente inspirado por Deus. A fénos diz que a Bíblia é a palavra divina ofertadapelo Criador para nós. “Não só de pão vive ohomem, mas de toda a palavra que sai da bocade Deus” (Dt. 8, 3; Mt 4,4).

Portanto meus irmãos e irmãs, coloquem sempreem suas vidas a Palavra de Deus comoprioridade, e como disse Jesus “todas as coisasvos serão acrescentadas” (Mt 6, 33).

Continuaremos o nosso estudo na próximaedição.

não continha

As línguas na Bíblia

A Bíblia hoje

Na versão evangélica

Na versão católica

05Paróquia Nossa Senhora da Salete - www.paroquiasalete.org.br

Como a Bíbliaestá dividida?

AprendendoSobre a bìblia

Page 6: Revista Paróquia Nossa Senhora da Salete - 1ª Edição

06Paróquia Nossa Senhora da Salete - www.paroquiasalete.org.br

QUARESMAO que significa o termo Quaresma?

Como surgiu a Quaresma?

Qual o significado destes 40 dias?

O que os cristãos devem fazer no tempo de Quaresma?

Esta palavra vem do Latim quadragésima e é utilizada para designar o período de 40 diasque antecedem a festa ápice do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada noDomingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.

A Quaresma tem início na quarta-feira de cinzas. Este ano cai no dia 22 de fevereiro,terminando na quinta-feira da Semana Santa dia 4 de abril.

O período é reservado para a reflexão, penitência, solidariedade com os que sofrem econversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando seu crescimentoespiritual. Todos somos convidados

Esta comparação significa um recomeço e renascimento na busca dasantidade, intensificando a prática dos princípios essenciais de nossa fé com o objetivo de sermosuma pessoa melhor, proporcionando, assim, o bem para o nosso próximo. Por isso é o tempo forteda Campanha da Fraternidade.

Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar afesta da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igrejaaumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguemsimbolizam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração daQuaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia, que significa um tempoindeterminado.

Os 40 dias do dilúvio (Gn 6-9);

Os 40 anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto (livro do Êxodo);

Os 40 dias de Moisés e de Elias na montanha de Deus (Sinai/Horeb);

Os 40 dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública;

Os 400 anos (40x10) que duraram a escravidão do povo hebreu no Egito, entre outras. Onúmero 40 na Bíblia vem sempre antes de fatos importantes e se relaciona com anecessidade de ir criando um clima adequado, e dirigindo o coração do povo para algo debom que vai acontecer com a intervenção de Deus.

A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, trêsgrandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade (fraternidade). O significado dascinzas é sinal de fragilidade, indicando que do pó viemos e para o pó voltaremos; é sinal deconversão e de que nada somos sem Deus.

Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de nossa vida, o cristão devebuscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, paz e o amor em toda ahumanidade.

Os cristãos devem, então, nos 40 dias que antecedem a páscoa recolher-se na conversãointerior, na reflexão e na aproximação com Deus. Esta busca inclui

a fazer uma comparação entre nossa vida e a mensagem cristãexpressa nos Evangelhos.

a oração, a penitência, acaridade e a fraternidade.

Page 7: Revista Paróquia Nossa Senhora da Salete - 1ª Edição

07Paróquia Nossa Senhora da Salete - www.paroquiasalete.org.br

Page 8: Revista Paróquia Nossa Senhora da Salete - 1ª Edição

APastoral Familiar ajuda acomunidade a preservar afé, caridade e o serviço,assim como Maria

Santíssima que acolhe a todosque vão ao seu encontro,solitários, viúvos, migrantes,idosos, pais e mãe solteiros,além dos descasados.Em suas reuniões, coloca-se àserviço da comunidade, refletea Palavra de Deus, e seconfraterniza.A Pastoral da Família atua emtrês setores:- Pré-Matrimonial: É apreparação remota, próxima eimediata para o matrimonio.- Pós-Matrimonial: Acompanhaa família e o casal ao longo desua caminhada.-Casos Especiais: Busca a evangelização defamílias incompletas ou em situações irregularesmães ou pais solteiros, uniões livres etc...Venha você também participar de nossa Pastoral,vamos juntos, à serviço de Deus e sob suasbênçãos nos reunir como família, irmãos na fé efilhos do Pai.Quando? À cada 15 dias às terças feirasOnde? Salão Paroquial às 20:00hInformações na Secretaria ou com osCoordenadores Laércio e Aglaé no telefone:

APastoral Familiar mudou a minha vida.

Meu nome é Solange e irei relatar o meutestemunho e como eu comecei a participar daPastoral Familiar.Sempre tive muita vontade de participar de algumasatividades das paróquias, mas eu não tinhacoragem de me aproximar das pastorais de todas asigrejas que eu participei.Quando eu mudei para perto da igreja eu sentia nomeu coração que eu precisar fazer algo a mais doque ir somente à missa, ao grupo de oração e doterço.Coloquei a minha filha mais nova na catequese eatravés da catequista Cida tive a oportunidade deconhecer a Pastoral Familiar e comentei com ela queeu queria trabalhar em alguma pastoral.Depois de dois dias a Néia entrou em contato comigo

(11)4436-8543 ou no e-mail [email protected]

08Paróquia Nossa Senhora da Salete - www.paroquiasalete.org.br

Fonte: Diocese Santo André

Page 9: Revista Paróquia Nossa Senhora da Salete - 1ª Edição

09Paróquia Nossa Senhora da Salete - www.paroquiasalete.org.br

Page 10: Revista Paróquia Nossa Senhora da Salete - 1ª Edição

10Paróquia Nossa Senhora da Salete -www.paroquiasalete.org.br

Page 11: Revista Paróquia Nossa Senhora da Salete - 1ª Edição

11

'

Paróquia Nossa Senhora da Salete - www.paroquiasalete.org.br

Page 12: Revista Paróquia Nossa Senhora da Salete - 1ª Edição

Paró

quia

Noss

a S

enhora

da S

ale

te -

ww

w.p

aro

quia

sale

te.o

rg.b

r

DesingDIAGRAMÇÃO