edição n° 359

4
Bancária Sindicato dos Bancários de Niterói e Região www.bancariosnit.org.br Ano LII – Nº 359 – 06 de junho de 2012 12% e PLR sem teto TRIBUNA PÁG. 03 Bancários do Estado do Rio definem reivindicações para Conferência Nacional que acontecerá em Curitiba/PR entre os dias 20 e 22 de julho jornal bancarios junho.indd 1 05/07/2012 17:50:21

Upload: bancariosnit-sindicato

Post on 10-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal do Sindicato dos Bancários de Niterói.

TRANSCRIPT

Page 1: Edição n° 359

BancáriaSindicato dos Bancários de Niterói e Região www.bancariosnit.org.br

Ano LII – Nº 359 – 06 de junho de 2012

12% e PLR sem tetoTRIBUNA

PÁG. 03

Bancários do Estado do Rio definem reivindicações para Conferência Nacional que acontecerá em Curitiba/PR entre os dias

20 e 22 de julho

jornal bancarios junho.indd 1 05/07/2012 17:50:21

Page 2: Edição n° 359

Sindicato dos Bancários de Niterói e RegiãoTRIBUNABancária2

Sindicato dos Bancários de Niterói e Regiões

Sede: Rua Maestro Felício Toledo, 495, sobreloja, Centro, Niterói, CEP 24.030-105 - Tel/fax: (21) 2717-2157Subsede: Avenida Júlia Kubitschek, 16, sala 215, Parque Riviera, Cabo Frio, CEP 28905-000 - Tel/fax: (22) 2643-4317e-mail: [email protected] Resp. e diagramação: Willian Chaves (MTb 12.704)Projeto gráfico: Marcio Maturana (MTb 17625)Impressão: Gráfica Porciúncula (4 mil exemplares)

TRIBUNABancária

SEu DireitoES u Direito

S Aldo médioS Aldo médio

No dia 20 de junho, os funcionários do BB tiveram uma gran-de vitória! As direções do BB e da Cassi encerraram as nego-ciações com o movimento sindical sobre a adesão da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil à Resolução Normativa (RN) 254 da Agência Nacional de Saúde (ANS), que terminou favorável aos atuais e futuros funcionários, aposentados e pensionistas. A Resolução 254 diferencia planos de saúde pos-teriores e anteriores a 1999.

Cassi adere à Resolução 254 da ANS

O Sindicato apurou denúncias sobre falta de condições de tra-balho em agências do Itaú. Os problemas são limpeza e higiene que estão prejudicados pela política adotada pelo banco de manter apenas um funcionário de limpeza por quatro horas de serviço re-vezando em mais uma unidade.

A primeira ocorrência foi na agência 8570, Mutondo, em São Gonçalo. De acordo com o apurado apenas uma funcionária re-aliza a limpeza da unidade na parte da manhã e esse ainda tem que revezar entre duas unidades, ou seja, quatro horas na parte da manhã na primeira agência e as outras quatro horas durante o pe-ríodo vespertino em outra, retornando à primeira agência apenas no dia seguinte.

A diretoria do banco se comprometeu em resolver o impasse. Se a sua agência também sofre com a falta de limpeza, denuncie ao Sindicato através do Fale Conosco no site da entidade ou no email [email protected] . O anonimato é garantido.

Sindicato apura falta de condições de trabalho em agências do Itaú

Os funcionários do Bradesco estão enfrentando sérias dificul-dades no atendimento médico, laboratorial, hospitalar e odonto-lógico em todo o país. Após várias denúncias sobre problemas enfrentados pelos trabalhadores, uma campanha nacional discute com a empresa melhorias nos planos de saúde e odontológico.

Existem situações, apontadas por outros sindicatos, em que clí-nicas não aceitam o convênio médico. Em relação aos dentistas, o atendimento é só para limpeza dental. A alegação é de que os va-lores repassados pelo Bradesco Saúde não cobrem os serviços. O resultado é que bancários e dependentes têm de pagar para fazer os procedimentos. O banco ainda demora no reembolso das despesas. Há casos até de negativa de atendimento a funcionários do banco.

“O Bradesco Saúde está defasado em 22 anos. A base de co-bertura é ainda de 1990 quando houve a sua contratação. Nosso plano está atrasado”, afirma Walcir Previtale, secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT e funcionário do Bradesco.

Bancários do Bradesco sofrem com atendimento precário

do Bradesco Saúde

Foi no encontro realizado pelo Sindicato de Niterói que as pri-meiras propostas começaram a ser formuladas para a campanha sa-larial 2012. A categoria definiu as principais reivindicações como: 12% DE AUMENTO (4,9% + 7,1%); TRIÊNIO de 2% do piso da categoria; Participação de Lucros sobre lucro do conglomerado e Ticket e Plano de Saúde integral para quem se aposenta no banco. Em pesquisa realizada pelo Seeb-Niterói na internet vários bancá-rios manifestaram o interesse também pelo 14º salário.

Encontro de Base: bancários definiram propostas

Uma semana depois do Dia Nacional de Luta, em que 239 agências do Itaú Unibanco foram paralisadas em todo o país, o dire-tor da Diretoria de Cultura e Gen-te, Marcelo Orticelli, informou que a empresa está tomando me-didas para reduzir a rotatividade e, em consequência, as demissões.

Itaú anuncia medidas para conter rotatividade

Em comemoração ao dia do meio ambiente, di-retores do Seeb-Niterói, da Federação e bancários fo-ram até a sede campestre da entidade para participar de um mutirão de plantio de árvores nativas. O Dia do Meio Ambiente é comemo-rado em 05 de junho.

Sindicato comemora Dia do Meio Ambiente com plantio de árvores

As horas extraordinárias serão pagas com o adicional de 50% (cinquenta por cento).

Parágrafo PrimeiroQuando prestadas durante toda a semana anterior, os

bancos pagarão, também, o valor correspondente ao repouso semanal remunerado, inclusive sábados e feriados.

Parágrafo Segundo O cálculo do valor da hora extra será feito tomando-se

por base o somatório de todas as verbas salariais fixas, entre outras, ordenado, adicional por tempo de serviço, gratifica-ção de caixa e gratificação de compensador.

CLÁUSULA 8ª ADICIONAL DE HORAS EXTRAS

jornal bancarios junho.indd 2 05/07/2012 17:50:22

Page 3: Edição n° 359

TRIBUNABancáriaSindicato dos Bancários de Niterói e Região 3Definadas reivindicações dos Bancários do RJ

Bancários dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo definiram as propostas e reivin-dicações para a Conferência Na-cional 2012 da categoria. A 14ª Conferência Interestadual acon-teceu no último sábado, 30, no ginásio do Clube Independência, em Três Rios, região centro-sul do estado do Rio. A categoria defendeu o índice de 12% de aumento salarial, Participação nos Lucros e Resultados – PLR de três salários mais R$ 4.500 fixos, não estabelecendo teto. Outras questões também foram priorizadas como saúde, defesa do emprego, fim da rotatividade

no setor financeiro e das terceiri-zações, segurança e combate ao assédio moral e às metas abusi-vas. Os itens praticamente repre-sentaram o anseio dos bancários de Niterói e regiões apresentados na pesquisa feita pelo Sindicato.

Participaram da conferência 474 bancários, sendo 109 mu-lheres e 365 homens. Todas as propostas serão apresentadas na Conferência Nacional dos Ban-cários que acontecerá entre os dias 20 e 22 de julho em Curiti-ba. A Federação enviará à Con-ferência Nacional 79 delegados, mais oito observadores. Todos os sindicatos filiados estarão re-

presentados nesta delegação. Em Niterói, 12 bancários participa-rão do encontro da Contraf-Cut.

Outros temas também cons-taram da pauta da 14ª Confe-rência Interestadual como as mesas de debates que discuti-ram: Emprego (terceirização, correspondente bancário, rotati-vidade e demissões); Remune-ração (aumento real, aumento do piso, PLR, previdência e PCS); Condições de Trabalho, Saúde e Segurança bancária; e Sistema Financeiro Nacional (redução dos juros, regulação do sistema financeiro). Entre os debatedores destaque para a participação do

14ª Conferência Interestadual contou com presenças de várias centrais sindicais, dentre elas a CUT-RJ

FEEB RJ/ES defende 12% de reajuste e PLR sem teto para a Conferência Nacional

técnico do Dieese, Cloviomar Cararine.

A unanimidade entre os con-ferencistas foi de que a categoria deve se mobilizar e unir forças na campanha salarial para enfrentar os banqueiros. A emoção tam-bém teve lugar durante o encon-tro com a homenagem da Feeb RJ/ES aos companheiros André Wagner Gebara, presidente elei-to do Sindicato dos Bancários de Macaé, vítima de acidente de carro no último dia 19, e a Cló-vis de Castro Souza, presidente do Sindicato dos Bancários de Angra dos Reis, que faleceu em dezembro do ano passado.

O Seeb-Niterói participou do Dia Nacional de Lutas do HSBC, realizado em 14 de junho, paralisando por 24 ho-ras agências de Niterói, São Gonçalo, São Pedro da Al-

deia e Cabo Frio. O movimento foi em reposta à frustração dos bancários em todo país após a última negociação permanente com banco inglês sobre empre-go, remuneração e previdência

complementar.A mobilização reforçou as

principais reivindicações do mo-vimento sindical, como o fim das demissões e a contratação de mais funcionários para melho-rar as condições de trabalho e o atendimento aos clientes, o não desconto dos programas próprios de remuneração (PPR/PSV) na PLR, a implantação de um pla-no de previdência complementar para todos os trabalhadores do banco e melhores condições de saúde e segurança.

Na região dos Lagos, a pa-ralisação ganhou motivos ainda mais fortes. Um dia antes das manifestações, funcionários do banco foram demitidos após participarem da Campanha de Solidariedade realizada pelo próprio HSBC onde cartões de crédito do banco são vendidos por funcionários uniformizados com a camisa da campanha e parte da renda é revertida a uma instituição de caridade indicada pelo próprio banco que não teve sua identidade divulgada.

Dia Nacional de Lutas do HSBC: agências são fechadas

jornal bancarios junho.indd 3 05/07/2012 17:50:23

Page 4: Edição n° 359

4 TRIBUNABancária Sindicato dos Bancários de Niterói e Região

Sindicato é recordista em reintegrações e cancelamentos de demissões

O mês de julho começou com pé quente no Sindicato dos Bancários de Niterói. A exemplo do primeiro semestre de 2012, a entidade continua o trabalho de reintegração de funcionários e cancelamento de demissões. No dia dois de julho, cinco bancários tiveram suas demissões canceladas através do trabalho da Secreta-ria de Saúde e do Departamen-to Jurídico do Sindicato. São

eles: Alessandra Machado Silva; Marcia Rocha Pires; Jaqueline Almeida Ferreira Oliveira; Erika Pardal Lanhas de Moraes e Ale-xandre Rosa Barreto, funcioná-rios do Itaú.

Com 14 anos de banco, a funcionária Alessandra Machado Silva, gerente Uniclass da Agên-cia Visc. de Uruguai em Niterói agradeceu à entidade. “Ao be-líssimo trabalho e empenho do Sindicato de Niterói, agradeço”

O campeonato de futebol society promovido pelo Sindicato está

pegando fogo. A fase semi-final será disputada com os seguintes jo-

gos: ITAÚ II X SANTANDER e BRADESCO SG X ITAÚ I. As

primeiras partidas acontecem no dia 07 de julho no campo de fute-

bol da Sede Campestre do Seeb-Niterói.

Participaram das outras fases times representando o Banco do

Brasil, CEF, HSBC, Bradesco Itaboraí, Bradesco São Gonçalo, Itaú

Niterói, Itaú São Gonçalo e Santander

Local: Sede Campestre Seeb-Niterói

declarou.Marcia Rocha Pires, assis-

tente de gerência, também lem-brou o trabalho do Seeb-Niterói. “Agradeço ao Sindicato dos Bancários pelo eficiente trabalho desenvolvido, com muita dedi-cação e profissionalismo”, rela-tou Marcia que tem oito anos de banco.

Os bancários estiveram na sede da entidade e compartilha-ram a alegria de voltar ao tra-balho. “Agradeço muitíssimo a toda equipe do Sindicato dos Bancários pelo excelente traba-lho”, disse Jaqueline Almeida, 11 anos de trabalho no banco, ge-rente Uniclass da agência 1306.

Érika Pardal, gerente de agência e 14 anos de banco, e Alexandre Rosa, gerente de pla-taforma e 12 anos de trabalho, também narraram sua satisfação. “Agradeço muito ao Sindicato pelo trabalho, acolhimento e de-dicação”, disse Érika. “Agradeço ao Sindicato por um trabalho jus-

to e com tamanha honestidade, dando o melhor para alcançar a vitória”, falou Alexandre.

Já no mês de junho, outras reintegrações foram realizadas pela diretoria da entidade. Com 22 anos de banco, Nelson Carlos Brum Mendonça, retornou às atividades de caixa na agência São Gonçalo do Itaú.

O caixa José Eduardo Pi-nheiro Pareto também voltou ao trabalho na agência 6078, Itaú - Alcântara, em São Gonçalo. O direito foi conquistado após atu-ação da Secretaria de Saúde e do Departamento Jurídico do Seeb--Niterói. O bancário havia sido demitido em janeiro deste ano.

A atuação da entidade tem evitado novas demissões e o banco garantiu frear os desli-gamentos na base atendida pelo sindicato. Caso ocorram novas demissões, a diretoria do Seeb--Niterói não descarta novas pa-ralisações a exemplo de outras já realizadas em 2012.

Os bancários Alessandra, Marcia, Jaqueline, Erika e Alexandre tiveram suas demissões canceladas

Nelson Carlos voltou ao trabalho acompanhado por diretores do Seeb-Niterói O caixa José Eduardo Pareto recebeu a notícia de sua reintegração na sede do Sindicato

1º Campeonato de Futebol dos Bancários de 2012

jornal bancarios junho.indd 4 05/07/2012 17:50:28