edição do dia 28/05/2013

8
oquartopoder.com [email protected] Twitter - oquartopoder4# face - Jornal O Quarto Poder Orkut - O Quarto Poder Jornal Gmail - [email protected] ANO 7 NÚMERO 1214 SÃO LUÍS - MA, TERÇA-FEIRA, 28 DE MAIO DE 2013 PREÇO - R$ 2,00 Detento é encontrado morto em cela de Centro de Custódia Polícia Foi encontrado morto, na manhã desta segunda-feira (27), o detento Joarlisson Paulo Neres Ferreira, de 24 anos, conhe- cido como "Juju", no Centro de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), localizada no Anil.Segundo informações da Rádio Mi- rante AM, ele foi encontrado enforcado em um banheiro do Pa- vilhão externo. Os primeiros a encontrarem o corpo do detento foram agentes penitenciários que iriam buscá-lo para uma au- diência marcada para esta segunda. Página 7 Em Conferência Representantes dos mais variados segmen- tos da sociedade civil organizada discutiram, durante dois dias, a elaboração de novas polí- ticas públicas para o município de São José de Ribamar. Tratou-se da 5ª Conferência Mu- nicipal da Cidade, evento promovido pela ad- ministração do prefeito Gil Cutrim (PMDB) e que teve como tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!”. Página 5 População discute novas políticas públicas para Ribamar P ODER Redes Sociais 25 escravos são libertos na Lagoa Na tarde desta segunda-feira (27), uma operação do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) e do Ministério do Trabalho e Emprego, com apoio da Polícia Federal, resultou no resga- te de 25 pessoas, incluindo um adolescente de 17 anos. Os trabalhadores foram submetidos a condições análogas à de escravidão nas obras de construção das barracas do Arraial da Lagoa, no bairro do Renascença – área nobre de São Luís. Dentre as irregularidades identificadas, destacam- se o não fornecimento de água potável para beber e de equipamentos de proteção individual (EPI´s) aos trabalhadores; alojamentos em péssimas condições; instalações sanitárias improvisadas; des- respeito às normas de higiene, saúde e segurança do trabalho e ausência de vestiário.Página 3 Prefeitura anuncia investimentos durante lançamento do Pacto por SL Página 3 CCJ poderá aprovar fim de concurso para cadastro de reserva Página 2 Quadrilha de assaltantes de bancos é presa Página 7

Upload: o-quarto-poder

Post on 24-Mar-2016

237 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

o quarto poder

TRANSCRIPT

Page 1: Edição do dia 28/05/2013

oquartopoder.com

[email protected]

Twitter - oquartopoder4#

face - Jornal O Quarto Poder

Orkut - O Quarto Poder Jornal

Gmail - [email protected]

ANO 7 NÚMERO 1214 SÃO LUÍS - MA, TERÇA-FEIRA, 28 DE MAIO DE 2013 PREÇO - R$ 2,00

Detento é encontrado morto

em cela de Centro de Custódia

Polícia

Foi encontrado morto, na manhã desta segunda-feira (27),

o detento Joarlisson Paulo Neres Ferreira, de 24 anos, conhe-

cido como "Juju", no Centro de Custódia de Presos de Justiça

(CCPJ), localizada no Anil.Segundo informações da Rádio Mi-

rante AM, ele foi encontrado enforcado em um banheiro do Pa-

vilhão externo. Os primeiros a encontrarem o corpo do detento

foram agentes penitenciários que iriam buscá-lo para uma au-

diência marcada para esta segunda.Página 7

Em Conferência

Representantes dos mais variados segmen-tos da sociedade civil organizada discutiram,durante dois dias, a elaboração de novas polí-ticas públicas para o município de São Joséde Ribamar. Tratou-se da 5ª Conferência Mu-nicipal da Cidade, evento promovido pela ad-ministração do prefeito Gil Cutrim (PMDB) eque teve como tema “Quem muda a cidadesomos nós: Reforma Urbana Já!”. Página 5

População discute novas

políticas públicas para Ribamar

PODER

Redes Sociais

25 escravos são

libertos na LagoaNa tarde desta segunda-feira (27), uma operação do Ministério Público do Trabalho no Maranhão

(MPT-MA) e do Ministério do Trabalho e Emprego, com apoio da Polícia Federal, resultou no resga-te de 25 pessoas, incluindo um adolescente de 17 anos. Os trabalhadores foram submetidos a

condições análogas à de escravidão nas obras de construção das barracas do Arraial da Lagoa, no

bairro do Renascença – área nobre de São Luís. Dentre as irregularidades identificadas, destacam-se o não fornecimento de água potável para beber e de equipamentos de proteção individual (EPI´s)

aos trabalhadores; alojamentos em péssimas condições; instalações sanitárias improvisadas; des-

respeito às normas de higiene, saúde e segurança do trabalho e ausência de vestiário.Página 3

Prefeitura anuncia investimentos

durante lançamento do Pacto por SL Página 3

CCJ poderá aprovar fim de

concurso para cadastro de reserva Página 2

Quadrilha de assaltantes de bancos é presa

Página 7

Page 2: Edição do dia 28/05/2013

2 O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 28 de maio de 2013- Geral

Painel na Câmara discute sobre

criação do PROCON de São LuísProposto pelo vereador

Ivaldo Rodrigues (PDT), aCâmara Municipal de SãoLuís realizou, na manhãdesta segunda-feira (27),um painel de debates so-bre “A Importância de Polí-ticas Públicas para Defesado Consumidor no Municí-pio de São Luís”. A iniciati-va visa trocar experiênciassobre as políticas voltadasao consumidor, e absorveras informações para que aCâmara possa legislar deforma complementar. Ivaldotambém está apresentan-do, na Casa, uma propostade criação do Procon Mu-nicipal e, por isso, tencio-na saber dos segmentospresentes no painel, comque mais elementos a Câ-mara pode contribuir.

Participaram da mesado debate: o gerente doProcon/MA, Kléber JorgeTrinta Moreira e Lopes; opresidente da Associaçãode Defesa do Consumidor

do MA, José Gustavo Gon-çalves Bezerra de Lima, eo superintendente do Sho-pping São Luís, Ireno Car-valho.

“Propusemos este pai-nel para discutir sobre osdireitos do consumidor, naperspectiva de que as polí-ticas públicas em defesadeste sejam implantadasem São Luís. Mas, tam-

Comissão debate fim dacontribuição sobre FGTSpor demissão imotivada

CCJ poderá aprovar fim deconcurso para cadastro de reserva

Debate sobre o fim deconcurso público para forma-ção de cadastro de reservavolta à pauta da Comissão deConstituição, Justiça e Cida-dania (CCJ) nesta quarta-fei-ra (29). Na ocasião, pode seraprovado, em decisão termi-nativa, substitutivo a projetode lei do Senado (PLS 74/2010) que proíbe essa práti-ca - bem como a oferta sim-bólica de vagas - ao estabe-lecer regras gerais paraacesso a cargos efetivos noserviço público federal.

"O cidadão-candidato nãopode mais ficar sujeito àsgritantes irregularidades quevêm ocorrendo nos concur-sos públicos - frequentemen-te noticiadas pela mídia, asquais impedem o acesso jus-to e igualitário a cargos eempregos públicos", argu-mentou o relator, senadorRodrigo Rollemberg (PSB-DF), em parecer favorável àproposta, de autoria do ex-senador Marconi Perillo(PSDB-GO).

No substitutivo, Rollem-berg considerou como “ofer-

ta simbólica de vagas” aabertura de concurso comnúmero de vagas inferior a5% dos postos já existentesno cargo ou emprego públi-co federal. O relator tambémtomou uma providência im-portante para afastar o riscode o concurso expirar sem anomeação de aprovados. Pro-curou garantir, no texto da futu-ra lei, o direito subjetivo a no-meação aos candidatos classi-ficados para as vagas previstasinicialmente no edital.

Vida pregressa

Além das tradicionais pro-vas objetiva e discursiva, osubstitutivo admite a realiza-ção de “sindicância de vidapregressa” na primeira etapados concursos públicos fede-rais. Nesta fase, seriam le-vados em conta apenas ele-mentos e critérios de nature-za objetiva, proibindo-se aeliminação de candidato queresponda a inquérito policialou processo criminal aindasem condenação definitiva.

Se o PLS 74/2010 abreespaço para investigação davida pregressa do candidato,

determina que qualquer es-pecificidade de sexo, idade,condição física exigida parao exercício do cargo ou em-prego público deve constarexpressamente do edital doconcurso.

Ainda sobre o edital, de-verá ser publicado no DiárioOficial da União 90 dias an-tes da realização da primei-ra prova, sendo veiculado umdia depois nos sites do ór-gão que realiza o concurso eda instituição organizadora.As inscrições poderão ser fei-tas em postos físicos de aten-dimento ou pela internet, limi-tando-se o valor da taxa a 3%do valor da remuneração ini-cial do cargo em disputa.

Danos

Focado na busca pormoralidade administrativa, osubstitutivo ao PLS 74/2010pretende sujeitar tanto o ór-gão público quanto a institui-ção organizadora do concur-so a responder por eventuaisdanos causados aos candi-datos.

Além de ser escolhida vialicitação, a entidade respon-

sável pela seleção ficará obri-gada a guardar o sigilo dasprovas. Atos ou omissõesque concorram para a divul-gação indevida de provas,questões, gabaritos ou resul-tados poderão levar à respon-sabilização administrativa,civil e criminal de seus funci-onários.

O substitutivo obriga ain-da o órgão público ou a en-tidade promotora do concur-so a indenizar os candida-tos por prejuízos comprova-damente causados pelocancelamento ou anulaçãoda seleção com edital já pu-blicado. Essa decisão pre-cisa ainda estar amparadaem fundamentação objetiva,expressa e razoável, ampla-mente divulgada.

Como o PLS 74/2010 foialterado por substitutivo, de-verá ser submetido a turnosuplementar de votação naCCJ. Se for aprovado nasduas votações na comissãoe não houver recurso para serexaminado pelo Plenário doSenado, seguirá direto paraa Câmara dos Deputados.

Brasil tem competência

para fazer melhor Copa

do Mundo, diz Dilma

bém o apresentamos, es-pecialmente, na perspecti-va de se criar o ProconMunicipal, que seria umórgão legítimo para a defe-sa do consumidor da capi-tal”, justificou Ivaldo Rodri-gues. “Trata-se de uma ini-ciativa privada do Executi-vo Municipal, sendo desuma importância a sua cri-ação, para auxiliar a defe-

A presidente Dilma Rous-seff disse nesta segunda-fei-ra (27), durante seu programade rádio “Café com a presi-denta”, que as construçõesde novos estádios mostra queo Brasil é capaz de cumprircompromissos assumidospara a Copa das Confedera-ções (que será disputadaeste ano) e para a Copa doMundo de 2014. Segundoela, o país tem competênciapara fazer a melhor Copa detodos os tempos.

Dilma viajou pelo país parainaugurar as arenas: o Caste-lão, em Fortaleza; o Mineirão,em Belo Horizonte; o Maraca-nã, no Rio de Janeiro; a ArenaFonte Nova, em Salvador; oMané Garrincha, em Brasília; eArena Pernambuco, no Recife.

“Esses estádios vão rece-ber também os jogos da Copado Mundo. Fiquei impressio-nada com a beleza e a mo-dernidade desses novos pal-cos do futebol. Mostra que onosso povo tem determinação,capacidade e competênciapara fazer a melhor Copa detodos os tempos. Muita gentenão acreditava que nós sería-mos capazes de construir es-ses estádios antes da Copadas Confederações e nos pa-drões exigidos pela Fifa. Pa-recia aquele velho complexode vira-lata de que falava o nos-so Nelson Rodrigues. Mas ostrabalhadores que construíramesses estádios, os empresá-rios contratados para fazeressas obras e todos os gover-nos envolvidos provaram que

o Brasil é capaz de aceitardesafios e cumprir os com-promissos que assume pon-tualmente”.

Para a presidente, o paísagora tem estádios de primei-ro mundo. “Todos os seis es-tádios são muito bem equipa-dos, de altíssimo nível e es-tão entre os melhores e osmais modernos do mundo.Além das partidas de futebol,também vão receber shows egrandes eventos, e terão lo-jas, restaurantes, espaçosculturais, museus e anfitea-tros. Eles vão ser o novo es-paço de lazer para a popula-ção”.

Dilma lembrou que o Nor-deste ganhou dois estádios.“A Arena Pernambuco e aArena Fonte Nova. A ArenaPernambuco é um estádionovíssimo, que tem uma im-portância muito grande paraSão Lourenço da Mata. Jun-to com a Arena Pernambucoestá nascendo a Cidade daCopa, um novo bairro, umconjunto habitacional, centrocomercial, hotéis, museus,cinemas, teatro, centro deconvenções e parques. A Are-na Pernambuco vai trazerbenefícios para toda a regiãoe também para a populaçãode toda a Grande Recife. AArena Fonte Nova é especi-al, porque ela é um exemploda criatividade do povo daBahia. A reconstrução man-teve o estádio no formato deuma ferradura, que se abrepara o Dique do Tororó. A vis-ta é muito bonita”.

sa do consumidor no localonde ele se encontra”, com-plementou o vereador.

Ivaldo disse que, o re-querimento de sua autoriasolicitando estudos técni-cos que viabilizem a elabo-ração e encaminhamentopara a Câmara, de um pro-jeto de lei instituindo o Sis-tema Municipal de Defesado Consumidor - criação daCoordenadoria Municipal deProteção e Defesa do Con-sumidor (Procon), do Con-selho Municipal de Proteçãoe Defesa do Consumidor(Condecon), e o Fundo Mu-nicipal de Proteção e Defe-sa do Consumidor (FMDC)- já está de posse do prefei-to Edivaldo Holanda.

Ao final do painel, Ival-do Rodrigues solicitou,ainda, a “formalização deuma comissão para queesta, juntamente com aprefeitura, possa trabalhara criação e a implantaçãodo Procon Municipal”.

Vereador Ivaldo Rodrigues

A Comissão de Desenvol-vimento Econômico, Indústriae Comércio promove, nestaquarta-feira (29), palestra como consultor legislativo da Câ-mara, Marcos Pinesch, sobrea extinção da contribuição so-cial de 10% sobre todo o saldodo Fundo de Garantia do Tem-po de Serviço (FGTS), devidapelos empregadores no casode demissão sem justa causa.

O tema é tratado no PLP200/12, do Senado, que estápronto para votação em Ple-nário. A proposta chegou aser colocada em votação naterça-feira (21), mas acabounão sendo votada após obs-trução que levou à falta de

quórum.O evento atende a reque-

rimento dos deputados Ân-gelo Agnolin (PDT-TO) e Re-nato Molling (PP-RS). ParaMolling, trata-se de um cus-to oneroso para as empresase não se justifica mais. “Essacontribuição foi criada em2001, num momento em quea União convocou os empre-gadores para socorrer as fi-nanças do FGTS. Hoje a si-tuação do Fundo é outra eesse adicional não beneficiao empregado, aumenta oscustos trabalhistas das em-presas e diminui a competi-tividade da indústria brasilei-ra”, afirmou.

Page 3: Edição do dia 28/05/2013

O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 28 de maio de 2013 Geral - 3

4º PODER PODER PODER PODER PODER

Diretor GeralUdes Cruz Filho

FinanceiraRosário A.Cruz

AdministrativoCélia Lima Ferreira

JurídicoSaíle Azevêdo da Cruz

José Silva Junior

EditoraçãoCris Almeida

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 -Telefones: (98) 3274-3007 / 8272-4183 / 9911-8325

mai l : [email protected]

Endereço : Av. Odilo Costa Filho, N° 55, Parque.Universitário – Cep 65059-810 - São Luís-MA.

Prefeitura anuncia investimentos nolançamento do Pacto por São Luís

Na Assembleia Legislativa

MPF propõe ação deimprobidade contra ex-prefeito

e secretária de finanças

Mata Roma

25 homens são resgatados de trabalho

análogo à escravidão no Arraial da Lagoa

Em São Luís

O Ministério Público Fe-deral no Maranhão (MPF/MA), por meio do procuradorda República Juraci Guima-rães Júnior, moveu ação deimprobidade administrativacontra o ex-prefeito de MataRoma/MA, Lauro Pereira deAlbuquerque (2005 a 2008),e a secretária de finanças domunicípio, Maria das GraçasMarques de Almeida, por ir-regularidades na aplicação derecursos do Fundo Nacionalde Saúde (FNS). A Constru-tora Talento Ltda. e o seu só-cio-gerente, Altair Claudino daSilva, também foram aciona-dos por contribuírem com osgestores no desvio de verbarepassada pela FundaçãoNacional de Saúde (Funasa).As fraudes ocasionaram umprejuízo de quase R$ 300 milaos cofres públicos.

Em 2005, o município fir-mou convênio com a Funasapara a implantação de siste-mas de abastecimento deágua nos povoados de Tabo-quinha, São Lourenço e OlhoD’água, porém, em apuraçãofeita pela Controladoria-Geralda União (CGU) foi identificadaa simulação dos procedimen-tos licitatórios para contrataçãoda empresa - artifício utilizadopara encobrir a contratação di-reta -, os serviços contratadosnão foram executados em suatotalidade, e os recursos fe-derais foram todos sacadosdas contas específicas.

Em vistoria feita no local,a Funasa detectou que ossistemas de abastecimentode água dos povoados deTaboquinha e São Lourençonão foram completamenteexecutados, e, no povoadode Olho D’água, não houveobras, apesar do pagamentototal do serviço para a Cons-

trutora Talento Ltda. Outroconvênio firmado com a Fu-nasa para a construção de 45módulos sanitários no povo-ado de Lagoinha, que visa-vam a melhoria sanitária daregião, também não teveseus serviços completamen-te executados, e, das unida-des que foram entregues, osmoradores arcaram com al-guns custos da construção.

A CGU apontou, ainda,que a prefeitura de MataRoma forjou o processo lici-tatório para a aquisição deUnidade Móvel de Saúde,com recursos de convênio fir-mado com o FNS.

Para o procurador da Re-pública Juraci Guimarães, oentão prefeito Lauro Pereirade Albuquerque era o orde-nador das despesas de 2005a 2008 e, com as práticas,coordenou o desvio dos re-cursos. “Do mesmo modo, asecretária de finanças Mariadas Graças, assinou e en-dossou os cheques nominaisà prefeitura, o que possibili-tou o saque dos recursos dascontas específicas”, disse.

Na ação que tramita na 6ªvara da Justiça Federal doMaranhão, o MPF/MA pedea condenação dos ex-gesto-res, da empresa e do sócio,nas penas previstas na Lei deimprobidade administrativa(ressarcimento integral dodano, perda da função públi-ca, suspensão dos direitospolíticos de oito a dez anos,pagamento de multa civil deaté três vezes o valor doacréscimo patrimonial, proibi-ção de contratar com o Po-der Público ou receber bene-fícios ou incentivos fiscais oucreditícios, além da perda dosbens ou valores acrescidosilicitamente ao patrimônio).

O prefeito Edivaldo Holan-da Júnior anunciou investi-mentos importantes para omunicípio durante o lança-mento oficial do "Pacto porSão Luís", na manhã destasegunda-feira (27), no audi-tório Fernando Falcão daAssembleia Legislativa.

Entre os investimentosestá o asfaltamento de vias dopolo Coroadinho, a entrega demais 500 títulos de proprieda-de que será realizada na pri-meira quinzena de junho e acelebração de convênio como Governo Federal no valor deR$ 100 milhões para pavimen-tação de ruas e avenidas dacapital. O prefeito Edivaldo res-saltou que acima de eleiçõese grupos políticos está o legí-timo interesse da populaçãopela prestação de serviçospúblicos com qualidade.

Na ocasião, Edivaldo Ho-landa Júnior assinou o proto-

colo de intenções pelo "Pac-to por São Luís", que seráencaminhado a outras esfe-ras do Executivo, Legislativoe Judiciário. Ele lembrou quea necessidade da participa-ção da sociedade dentro doque prevê a co-gestão. "O quequeremos é compartilhar res-ponsabilidades, formular jun-tos, realizar juntos. Não pre-tendemos jamais transferirresponsabilidades próprias dopoder público", esclareceu.

O Pacto por São Luísconsistirá na definição deações, através de discussãoe planejamento da cidade,que serão incorporadas aoPlano Plurianual (PPA). Acaracterística mais importan-te do Pacto é o acompanha-mento dessa agenda deações pela sociedade civilorganizada. Entre as institui-ções que já estão engajadasestá o Instituto de Cidadania

Empresarial através do Mo-vimento Nossa São Luís.

Como exemplo dos esfor-ços empregados pela atualgestão para melhorar a cida-de, o prefeito Edivaldo enu-merou ações que estão sen-do desenvolvidas pela Prefei-tura como a Operação Lim-peza Rua a Rua, iniciadanesta segunda-feira (27), e odiálogo com o Sindicato dasEmpresas de Transportes edos Rodoviários, que media-dos pelo Ministério Público eJustiça do Trabalho chega-ram a um consenso sem anecessidade de greve.

Entre outros avanços con-quistados pela administraçãomunicipal foram destacadosa licitação do sistema detransporte coletivo que deveocorrer até o final do ano; aoperação tapa-buracos que jáalcançou vários bairros; am-pliação da iluminação públi-

ca e limpeza urbana com re-dução do contrato em quaseR$ 4 milhões e aumento docontingente de trabalhado-res; reativação do NúcleoGestor do Centro Histórico;entre outros pontos.

Estiveram representadosna mesa solene de lança-mento do Pacto por São Luísa Câmara de Vereadoresatravés do presidente IsaíasPereirinha (PSL); a AssembleiaLegislativa, através do deputa-do estadual Rubens PereiraJúnior (PCdoB), representandoo presidente Arnaldo Melo(PMDB); a OAB-MA, atravésdo presidente Mário Macieira;a Academia Maranhense deLetras (AML) através do inte-lectual Joaquim Itapary; a Fe-deração das Indústrias do Es-tado do Maranhão (Fiema),através do presidente EdílsonBaldez; e do Movimento Nos-sa São Luís, através do coor-denador Daniel Madorra. Amesa também foi compostapelo deputado federal SimplícioAraújo (PPS); pelo secretáriode Governo, Rodrigo Marques;e pelo secretário de Comuni-cação, Márcio Jerry.

O lançamento do Pactopor São Luís lotou o auditó-rio Fernando Falcão. Compa-receram populares, membrosda sociedade civil organiza-da e parlamentares da Câma-ra de Vereadores e da As-sembleia Legislativa.

Na tarde desta segunda-feira (27), uma operação doMinistério Público do Traba-lho no Maranhão (MPT-MA)e do Ministério do Trabalhoe Emprego, com apoio daPolícia Federal, resultou noresgate de 25 pessoas, in-cluindo um adolescente de17 anos. Os trabalhadoresforam submetidos a condi-ções análogas à de escravi-dão nas obras de construçãodas barracas do Arraial daLagoa, no bairro do Renascen-ça – área nobre de São Luís.

Dentre as irregularidadesidentificadas, destacam-se onão fornecimento de águapotável para beber e de equi-pamentos de proteção indi-vidual (EPI´s) aos trabalha-dores; alojamentos em pés-simas condições; instala-ções sanitárias improvisa-das; desrespeito às normasde higiene, saúde e segu-

rança do trabalho e ausên-cia de vestiário.

Nenhum funcionário pos-suía a carteira de trabalhoassinada. Muitos deles dor-miam nas barracas de palhado arraial e estavam expos-tos a intempéries e sem qual-quer segurança. A maioria dostrabalhadores veio da cidadede Penalva – localizada a 254km da capital maranhense.

Diante do cenário, a pro-curadora do Trabalho, AnyaGadelha, notificou todos osenvolvidos no caso (Governodo Estado, empresa CarmelConstruções, Administraçãoda Lagoa da Jansen e SãoLuís Convention & VisitorsBureau). Os auditores fiscaisdo Trabalho, José AntonioBorba e Maria da Graça Ever-ton, embargaram a obra, emi-tiram autos de infração e res-gataram os trabalhadores.

Na quarta-feira (29), ha-

verá uma audiência na sededo MPT-MA, às 10h, para queos trabalhadores resgatadosrecebam todas as verbas res-cisórias e para que seja fir-mado um Termo de Ajuste deConduta (TAC). “Caso nãohaja acordo, poderemos ins-taurar uma Ação Civil Públi-ca”, ressaltou a procuradoraAnya Gadelha.

Nota da Secom - A Se-cretaria de Comunicação So-cial (Secom) informa que o

Trabalhadores deixam o alojamento

Governo do Maranhão aindanão foi notificado oficialmen-te do embargo da obra.

Também esclarece que oserviço é terceirizado, reali-zado por uma empresa con-tratada para a instalação doArraial da Lagoa.

A Secom ressalta, ainda,que todas as denúncias se-rão apuradas com rigor paraque os responsáveis pelosfatos sejam devidamentepunidos com a rigidez da lei.

Page 4: Edição do dia 28/05/2013

4 O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 28 de maio de 2013- Cidades e Esportes

Barbosa de Godóis e

Upaon-Açu vencem no

handebol infantil masculino

JEMs

Prefeitura decreta ponto

facultativo em órgãos

municipais na sexta-feira

Corpus Christi

No Barcelona, Neymar tentarámanter 'tradição da Bola de Ouro'

Futebol

No Brasil, Neymar con-quistou praticamente tudo oque um atleta de grande ní-vel pode almejar. No currí-culo do jovem de 21 anos,em apenas cinco tempora-das como profissional, háconquistas estaduais, naci-onais, internacionais e pre-miações individuais de des-taque mundial.

Com a camisa do Barce-lona, porém, o ex-santistaterá a oportunidade de bus-car objetivos mais ambicio-sos e colocar em prática umde seus maiores sonhos:conquistar o prêmio Bola deOuro da Fifa, concedido anu-almente pela entidade máxi-ma do futebol ao melhor atle-ta da temporada. Outros bra-sileiros que passaram por lájá tiveram essa alegria: Ro-mário (em 1994), Ronaldo(em 96, 97 e 2002), Rivaldo(em 1999) e Ronaldinho Ga-úcho (em 2004 e 2005).

É bem verdade que o atle-ta já faz parte do seleto gru-po dos melhores do mundo.Nas últimas duas votações,mesmo atuando no futebolbrasileiro, sem a visibilidade

Teatro Arthur Azevedo celebra196 anos de arte, cultura e lazer

Em São Luís

O handebol masculino,categoria infantil (de 12 a14 anos), da Etapa Metro-politana dos Jogos Escola-res Maranhenses (JEMs),competição promovida pelaSecretaria de Estado deEsporte e Lazer (Sedel), asequipes do Barbosa de Go-dóis e Upaon-Açu deramshow em quadra e vence-ram na disputa pela classi-ficação para Etapa Estadu-al dos jogos escolares. Aspartidas foram realizadasno Ginásio Castelinho, nodomingo (26).

O Barbosa de Godóisfez um jogo bastante equi-l ibrado contra a escolaUEB Primavera e aos pou-cos foi abrindo vantagemno placar. O UEB Primave-

2004 e 2005.O Real Madrid, que dis-

putou a contratação do ex-santista até o último minuto,aparece em segundo comdois vencedores: o francêsZinedine Zidane, em 2003, eo italiano Fabio Cannavaro,em 2006.

As outras duas ediçõesforam vencidas por Kaká,então no Milan, em 2007,e Cristiano Ronaldo, quan-do vestia a camisa do Man-chester United em 2008. Ofato curioso é que Neymarseria companheiro de equi-pe dos dois caso tivesseoptado por aceitar a oferta doReal Madrid.

Com contrato com oBarcelona para as próximascinco temporadas, o jovematacante terá a companhiade um grupo de primeiro ní-vel que conta com os talen-tos de Messi, Iniesta, Xavi,Dani Alves, Fabregas, Villae Piqué, entre outros cra-ques, para firmar sua car-reira internacional. A traje-tória de Neymar no futeboleuropeu tem tudo para co-meçar em grande estilo.

que teria na Europa, ele játeve eleição significativa: em2011, ficou na 10ª colocação,e, em 2012 acabou na 13ªposição da Bola de Ouro.

Além disso, entrou na dis-puta pelo Prêmio Puskas nasúltimas três temporadas efaturou o troféu no ano de2011, pelo golaço marcadocontra o Flamengo no Cam-peonato Brasileiro do mesmoano, na Vila Belmiro.

Mas agora como integran-

te de destaque do plantelazul-grená, ele terá a seu fa-vor todo o retrospecto recen-te do Barcelona na premia-ção. Das últimas dez edi-ções, o clube da Catalunhacolocou seis vezes um deseus atletas no posto demelhor do planeta. Além doargentino Lionel Messi, elei-to o melhor jogador do mun-do nos últimos quatro anos,o Barça viu Ronaldinho fatu-rar a premiação nos anos de

Mais importante casa deespetáculos do Maranhão euma das mais belas e ad-miradas do Brasil, o TeatroArthur Azevedo (TAA) come-mora, neste sábado (1º),196 anos de existência. Afesta será antecipada e, naquinta-feira (30), às 20h,haverá apresentação da co-média de costumes mara-nhense “Pão com Ovo”,

campeã de bilheteria e su-cesso de público. Os ingres-sos serão trocados, na bilhe-teria do teatro, por uma latade leite em pó – a troca ocor-rerá de terça (28) a quinta-feira (30), a partir das 14h.

Essa é uma iniciativa doTeatro para presentear a ci-dade com um espetáculo quejá é um sucesso e continualotando as plateias. Na ação

beneficente, o leite arrecada-do será doado a uma insti-tuição filantrópica. “Foi a for-ma que encontramos paraunir o sucesso do espetácu-lo e beneficiar crianças quenecessitam desse alimento”,informou Roberto Brandão,diretor do TAA.

A apresentação do espe-táculo “Pão com Ovo”, mon-tagem da da Santa Ignorân-cia Cia. de Artes, com os ato-res Cesar Boaes, AdeilsonSantos e Charles Jr., é umoferecimento do Governo doEstado, por meio da Secreta-ria de Estado de Cultura (Sec-ma), para brindar os 196 anosde arte do Teatro dando aopúblico maranhense momen-tos de descontração e lazer.

A peça conta a história deduas personagens, Dijé (vivi-da por Adeílson Santos),moradora no bairro do Fuma-cê, periferia de São Luís, ede Clarisse (interpretada porCésar Boaes), uma emergen-te alpinista social. São ami-gas de escola que se reen-contram anos depois e falamde coisas engraçadas do

cotidiano das suas vidas, re-tratando de forma bem humo-rada o atendimento nas em-presas e os hábitos e costu-mes de São Luís.

Os atores se revezam emvários personagens em umaestrutura simples de monta-gem para facilitar o acessoda peça a qualquer espaçocênico, sem, no entanto, per-der a qualidade com as com-posições dos personagens.A montagem conta, ainda,com o ator Charles Jr. reve-zando-se em vários persona-gens. A proposta da peçavem de alguns quadros jáexperimentados em apresen-tações em treinamentos paraqualidade de atendimento dediversas empresas da cida-de. O espetáculo “Pão comOvo” é um texto coletivo, comdireção de César Boaes.

“Apesar de ter como focoprincipal a comicidade e ohumor, a peça busca além dadiversão e do entretenimen-to, estimular também, a dis-cussão das relações sociaisda nossa cidade”, destacouCésar Boaes.

O prefeito de São Luís,Edivaldo Holanda Júnior, de-cretou ponto facultativo nosórgãos da administração di-reta, indireta, autárquica efundacional do poder execu-tivo municipal, na próximasexta-feira (31), em alusãoao feriado nacional de Cor-pus Christi, dia 30.

Durante feriados munici-pais e ponto facultativo, osserviços públicos considera-dos essenciais devem garan-tir o atendimento por meio de

escalas de serviço ou plantão.Dessa forma, ficam preserva-dos os serviços essenciaisrelativos às áreas de urgên-cia (saúde, limpeza pública,Guarda Municipal, fiscaliza-ção de trânsito e terminais deintegração de passageiros).

Plantão

As demandas referentesà iluminação pública podemser repassadas à Secreta-ria de Obras e Serviços Pú-blicos (Semosp) pelo núme-ro 0800 284 8082.Elenco da peça “Pão com Ovo”, que

será apresentada quinta-feira, no TAA

ra ainda tentou reagir, maso Barbosa de Godóis mos-trou sua determinação evenceu a partida por um pla-car de 29 x 16.

O Upaon-Açu, também,não encontrou dificuldadespara derrotar o Colégio Ba-tista DLT por 14 x 4. Quem,também, venceu na rodadaforam os atletas da EscolaSão Francisco de Assiscom um placar de 21 x 3para o Colégio Marista doAraçagy.

Outros resultados e aspróximas partidas da Eta-pa Metropolitana dos JEMs2013 estão disponíveis nosite da Secretaria de Esta-do de Esporte e Lazer (Se-del). O endereço é owww.esporteelazer.ma.gov.br

Lances do confronto entre as escolas Barbosa de Godóis (camisa azul) e a Escola UEB

Primavera (camisa preta) do handebol infantil

Page 5: Edição do dia 28/05/2013

O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 28 de maio de 2013 Municípios - 5

Na 5ª Conferência Municipal da Cidade Em Afonso Cunha

Prefeito é denunciado por não prestar contas

A 1ª Câmara Criminal doTribunal de Justiça do Ma-ranhão (TJMA) recebeu de-núncia contra o prefeito deAfonso Cunha, José Leanede Pinho Borges, acusadopelo Ministério Público Es-tadual (MP) de deixar deprestar contas do exercíciofinanceiro de 2011 ao Tribu-nal de Contas do Estado doMaranhão (TCE).

O processo teve comorelator na câmara o de-sembargador Megbel Abda-la, cujo entendimento foi deque a denúncia deveria serrecebida para que sejamprovadas as alegações daação penal.

“A denúncia é apta, des-creve com clareza o fatodelituoso e satisfaz as exi-gências formais”, assina-lou Megbel Abdala. O voto

População discute novaspolíticas públicas para Ribamar

Em São Luís

Representantes dosmais variados segmentos dasociedade civil organizadadiscutiram, durante doisdias, a elaboração de novaspolíticas públicas para o mu-nicípio de São José de Ri-bamar.

Tratou-se da 5ª Conferên-cia Municipal da Cidade,evento promovido pela admi-nistração do prefeito Gil Cu-trim (PMDB) e que tevecomo tema “Quem muda acidade somos nós: ReformaUrbana Já!”.

A abertura e as oficinasde trabalho, nas quais foramabordados temas relaciona-dos ao crescimento ordena-do do município, foram pro-movidas no auditório da Se-cretaria Municipal de Turis-mo na quinta e sexta-feira.

Representando o prefei-to Gil Cutrim na solenidadede abertura, o vice-prefeitoEudes Sampaio (PT do B)explicou que a Conferênciaé fundamental para a elabo-ração das políticas públicas

voltadas para a melhoria daqualidade de vida das pes-soas em seus respectivosmunicípios.

Segundo ele, o eventoserve de base para a Confe-rência Estadual e esta, porsua vez, funciona como pon-to de partida para o eventonacional.

“A preocupação em tor-nar a cidade cada vez me-

lhor para os seus habitantessempre foi prioridade da ad-ministração municipal. Pre-ocupação essa que aumen-tou a partir de 2007, ano emque o município passou acrescer de forma mais ace-lerada. Prova dessa priorida-de foi a construção coletivado Plano Diretor da Cidade,elaborado na primeira ges-tão do ex-prefeito Luis Fer-

Paço do Lumiar

Foram realizadas várias palestras abordando temas ligados ao crescimento do município

TJMA inaugura 10º Centro

de Conciliação na FACAM

nando Silva. Na gestão deGil Cutrim, a cidade tambémé prioridade e por essa ra-zão é que o poder públicomunicipal está dando todo oapoio a Conferência”, afir-mou Sampaio.

A coordenação da 5º Con-ferência ficou sob a respon-sabilidade da arquiteta Jus-sara Nogueira, que proferiua palestra inaugural na qualfez um resumo das respon-sabilidades dos Poderesconstituídos e da sociedadecivil em relação às Conferên-cias. O tema do evento foidesdobrado em quatro eixoscentrais: gestão democráti-ca, mobilidade urbana, habi-tação e saneamento básico.

Para o comerciante Ival-do Sousa, que participoudas oficinas sobre mobilida-de urbana, a 5ª ConferênciaMunicipal da Cidade de SãoJosé de Ribamar ofereceuaos ribamarenses a oportu-nidade de opinar sobre osrumos da cidade para os pró-ximos anos.

do magistrado foi seguido,por unanimidade, pelos de-mais membros da câmara.

Em sua defesa, o pre-feito argumentou que já te-ria disponibilizado, ao TCE,as referidas contas. O Mi-nistério Público, no entan-to, sustentou que o sim-ples atraso na prestaçãode contas é suf ic ientepara configurar o delito pre-visto no artigo 1º do Decre-to Lei 201/1967.

De acordo com o decre-to, são crimes de respon-sabilidade dos prefeitosdeixar de prestar contasanuais da administração fi-nanceira do Município aCâmara de Vereadores, ouao órgão que a Constitui-ção do Estado indicar, nosprazos e condições esta-belecidos.

Secretaria da Mulher promove

primeira ação social

O Tribunal de Justiça doEstado (TJMA) instalou naúltima sexta-feira (24) maisum Centro de Solução deConflitos em São Luís. Anova unidade, que irá funcio-nar na FACAM, no Bequimão,vem reforçar a estratégia doJudiciário na solução de de-mandas judiciais ou não, en-volvendo consumidores eempresas, e sempre pormeio de acordo. A solenida-de trouxe a São Luís o ex-

procurador-geral da Repúbli-ca, Aristides Junqueira, ho-menageado com o nome doescritório-escola.

“Tenho esperança de quenesta sala os alunos apren-derão muito sobre a vivênciajurídica e, principalmente,sobre a conciliação, que é omelhor meio para que a jus-tiça seja feita com maior ra-pidez”, enfatizou Junqueira.

O presidente do NúcleoPermanente de Métodos

Consensuais de Solução deConflitos, desembargadorJosé Luiz Almeida, relacionouos centros de conciliação abraços estendidos do Judici-ário. “Acreditamos no traba-lho que estamos realizandoe, por isso, estamos abra-çando esta causa”, disse.

O desembargador agra-deceu ao diretor-geral daFACAM, César Bandeira, porceder espaço da faculdadepara a oferta de serviços queirão ampliar o acesso da co-munidade à Justiça.

Bandeira considerou aparceria importante e signifi-cativa. “Esse projeto é umgrande avanço para nossa ins-tituição. Agradeço a confian-ça do Judiciário em instalaraqui esse centro”, assinalou.

Ainda na sexta-feira, pro-fessores e acadêmicos queirão atuar como conciliadoresassistiram palestra do coor-denador do Núcleo de Con-ciliação, juiz AlexandreAbreu, com o tema “PolíticaPública de Tratamento Ade-quado de Conflitos”, que deu

início a capacitação destesem treinamento que se es-tenderá até 7 de junho.

O centro da FACAM é onono instalado na gestão dopresidente do TJMA, desem-bargador Antonio GuerreiroJúnior. Ao todo, são dez uni-dades no Estado – São Luís(5), Imperatriz (2), Bacabal (2),Balsas (1). O primeiro foi cria-do em 7 de outubro de 2011,na gestão do ex-presidente daCorte (biênio 2010/2011), de-sembargador Jamil Gedeon.

Participaram da solenida-de os desembargadoresJosé Bernardo Rodrigues(presidente do TRE), JorgeRachid, Paulo Velten, Rai-mundo Barros, Megbel Abda-la, Cleonice Silva Freire, asjuízas Francisca Galiza eMárcia Chaves (ambas repre-sentando o presidente doTJMA, desembargador Guer-reiro Júnior, e o corregedor-geral da Justiça, desembar-gador Cleones Cunha, res-pectivamente), e o magistra-do Marcelo Moreira (repre-sentante da AMMA).

A solenidade trouxe a São Luís o ex-procurador-geral daRepública, Aristides Junqueira (segundo à esquerda)

A Prefeitura Municipalde Paço do Lumiar, atravésda Secretaria MunicipalExtraordinária de Políticas

para a Mulher e SecretariaMunicipal de Saúde, reali-za nesta terça-feira (28),sua primeira ação socialpara as mulheres luminen-ses, com o tema “Mulher emAção”, em comemoração aoDia Internacional de Lutapela Saúde da Mulher e DiaNacional de Redução daMorte Materna.

O evento tem início às 9horas, no Salão Paroquialda Igreja Sagrada Família,na Avenida 04 do conjuntoMaiobão, onde serão de-senvolvidas atividades volta-das para a saúde feminina,como: exames preventivos,vacinas, aferição de pres-são, teste de glicemia, tes-te rápido de HIV, palestraseducativas, além de servi-ços de beleza. É necessá-ria a apresentação da car-teira de identidade e o Car-tão do SUS.

Secretária Municipal daMulher, Carla Sousa dizque sua gestão será deassistência integral àsmulheres luminenses

www. o q u a r t o p o d e r. c o m

Prefeito de Afonso Cunha, José Leane de Pinho Borges

Page 6: Edição do dia 28/05/2013

O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 28 de maio de 20136 - Geral

Saúde pública

Planejamento em saúde étema de congresso em SL

Emagrecedores

Anvisa decide manter

venda de emagrecedor

a base de sibutramina

Técnicos da Secretaria deEstado de Saúde (SES) es-tão participando do I Con-gresso de Secretarias Muni-cipais de Saúde do Norte eNordeste, que teve início nes-ta segunda-feira (27), no RioPoty Hotel. O evento seráencerrado nesta quarta-feira(29) e congrega, ainda, o IXCongresso de SecretariasMunicipais de Saúde da Re-gião Nordeste, o V Congres-so das Secretarias Munici-pais de Saúde da Região Nor-te e o I Congresso das Prefei-turas e Secretarias Munici-pais de Saúde do Maranhão.

"É um evento importanteporque reúne pessoas com-

prometidas com o fortaleci-mento do Sistema Único deSaúde (SUS) e a melhoria dasaúde pública", ressaltou osubsecretário de Estado deSaúde, José Márcio SoaresLeite, na abertura da Ofici-na de Planejamento daSES. Estavam presentestambém os secretários deEstado de Saúde do Ceará,José Arruda Bastos; de Ro-raima, Miguel Ângelo D´Eliae o secretário executivo doConselho Nacional dos Se-cretários de Saúde (Co-nass), Jurandir Frutuoso.

A oficina da SES reuniusecretários e técnicos muni-cipais de planejamento na

discussão do Plano Plurianu-al e sua inter-relação com osinstrumentos de planejamen-to da área de saúde; contro-le social, modelos de aten-ção a saúde; atenção bási-ca e unidade gestora de con-trole, regulação, avaliação eauditoria.

Assessora chefe de Pla-nejamento e Ações Estraté-gicas da SES, FranciscaNogueira da Silva, explicouque o Sistema de Planeja-mento do Sistema Único deSaúde (PlanejaSUS) é re-presentado pela atuação con-tínua, articulada, integrada esolidária do planejamentodas três esferas de gestão doSUS. "O objetivo é pactuardiretrizes gerais para o pro-cesso de planejamento noâmbito do SUS e o elencodos instrumentos a seremadotados pelas três esferasde gestão e, ainda, formularmetodologias e modelos bá-sicos dos instrumentos deplanejamento, monitoramen-to e avaliação que traduzamas diretrizes do SUS, comcapacidade de adaptação àsparticularidades de cada es-fera administrativa", explicou.

Ela lembrou que o plane-jamento da saúde é de acor-do com o Decreto nº 7508/2011. O Art. 15 diz que o pro-

Bairros de São Luís recebem

operação de limpeza Rua a Rua

Serviços

A diretoria colegiada daAgência Nacional de Vigilân-cia Sanitária (Anvisa) decidiunesta segunda-feira (27), pordois votos a um, manter noBrasil o comércio de medi-camentos emagrecedores abase de sibutramina.

A decisão ocorre depoisde a área técnica da agênciarealizar ao longo de um anoestudos sobre os riscos domedicamento para a saúdehumana.

Desenvolvida como anti-depressivo, a sibutramina éuma substância aplicada notratamento de obesidade,vendida mediante prescriçãomédica. Em 2011, a agênciaimpôs regras mais rigorosaspara o comércio.

A validade da receita mé-dica, por exemplo, foi redu-zida de 60 dias para 30 dias.A medida foi tomada em vir-tude de um dos principaisestudos científicos já feitossobre a sibutramina, chama-do de Scout, que apontou queo medicamento aumentariaem 16% o risco de doençascardiovasculares em pacien-tes com histórico prévio.

A pesquisa Scout (Sibu-tramine Cardiovascular Ou-tcome Trial) fez a agênciareguladora europeia banir asibutramina. Estados Uni-dos, Canadá e Austrália tam-

bém baniram o produto. Oestudo contou com 9 mil pa-cientes obesos, monitoradosdurante cinco anos. Partedeles recebeu sibutramina eoutra parte tomou uma me-dicação sem efeito (placebo).

Debate

Nesta segunda, a reuniãodo colegiado da Anvisa dis-cutiu a implementação dasnormas de 2011 que restrin-gem a venda de sibutramina.

O membro do colegiado,José Agenor Silva, que haviapedido mais tempo para anali-sar o processo, foi o único dosatuais três integrantes da dire-toria a votar pela suspensãoimediata da venda de produtoscom a substância no país -- ocolegiado é formado por cincomembros, mas, atualmente,duas cadeiras que compõema diretoria estão desocupadas.

Segundo Silva, que é dire-tor de controle e monitoramen-to sanitário da Anvisa, os es-tudos já realizados sobre a si-butramina ainda não permitemespecificar todas as reaçõesadversas que o produto podecausar. “Não sendo possívelespecificar quais são as prin-cipais reações observadas,não é possível avaliar a corres-pondência entre a gravidadedessas reações e as medidasque foram adotadas pelas em-presas”, disse o diretor.

cesso de planejamento as-cendente e integrado, do ní-vel local até o federal, ouvi-dos os respectivos Conselhosde Saúde, compatibilizando-se as necessidades das po-líticas de saúde com a dis-ponibilidade de recursos fi-nanceiros, e é obrigatóriopara os entes públicos, sen-do indutor de políticas para ainiciativa privada.

Francisca Nogueira afir-mou que a compatibilizaçãoserá efetuada no âmbito dosplanos de saúde, os quaisserão resultado do planeja-mento integrado dos entesfederativos, e deverão contermetas de saúde. "O Conse-lho Nacional de Saúde esta-belecerá as diretrizes a se-rem observadas na elabora-ção dos planos de saúde, deacordo com as característi-cas epidemiológicas e da or-ganização de serviços nosentes federativos e nas Re-giões de Saúde", completou.

O encontro prosseguenesta terça-feira (28), quan-do o ministro da Saúde, Ale-xandre Padilha, estará emSão Luís para a reunião daComissão Intergestores Tri-partite, para a discussão detemas e tomada de deci-sões sobre o funcionamen-to do SUS.

Subsecretário de Saúde, José Márcio Soares Leite, destacoua importância do congresso para a melhoria da saúde pública

Na área Itaqui-Bacanga

Hospital da Mulher

realiza ação socialEm comemoração ao Dia

Internacional de Luta pelaSaúde da Mulher, a Secreta-ria de Saúde (Semus) reali-za uma ação social nestaterça- feira (28), das 8h às17h, no Hospital da Mulher.Durante todo o dia serão ofe-recidos serviços ambulatori-ais à comunidade. A açãovisa sensibilizar a populaçãofeminina, incluindo a área Ita-qui-Bacanga.

A programação será inici-ada com um café da manhãe segue com a realização depalestra sobre violência con-tra a mulher, massoterapia,aula de alongamento, avali-ação nutricional, panfleta-gem sobre alimentação sau-dável e doenças sexualmen-te transmissíveis, imuniza-ção, aferição de pressão ar-terial e glicemia capilar,odontologia preventiva, edu-cação em saúde bucal, aulade auto-maquiagem comdistribuição de brindes e sor-teios de produtos.

Sobre o Hospital

A unidade oferece os ser-viços de cardiologia, gineco-logia (preventivo, colposco-

Os bairros do Olhod’Água, São Francisco, Re-nascença, Calhau, Lagoa ePonta d’ Areia receberam osserviços da Operação Rua aRua, iniciada nesta segun-da-feira (27), pela Prefeiturade São Luís, por meio da

Secretaria de Obras e Ser-viços Públicos (Semosp).

Os trabalhos atenderão100% das vias e logradou-ros da área urbana de SãoLuís. Para a operação, a ci-dade foi dividida em quatroáreas (A, B, C e D). Além

das ações de limpeza, aPrefeitura também está im-plementando políticas deconscientização junto à po-pulação.

Neste primeiro momentoserá atendido o setor A, queabrange um total de 106 bair-ros da capital com extensãode 546,34km. Nos locais, asequipes realizam trabalhosde capina, roçagem manuale mecanizada, raspagem,coleta e remoção de resídu-os e pintura de meio-fio.

Segundo o secretário daSemosp, José Silveira, ameta de atuação na áreacumpre uma programação deexecução de 17 dias. Ele re-forçou, ainda, a importânciada participação da comunida-de na reunião de entulhos edemais materiais inservíveis,o que contribuirá para o re-sultado positivo da ação.

“Nós iremos sair daqui

depois que tudo esteja emordem. Queremos conscien-tizar a população para nosajudar, conversando, colo-cando os inservíveis nas cal-çadas para que seja coleta-do corretamente pelas nos-sas equipes”, reforçou o se-cretário.

Saiba mais

A Operação Rua a Ruaenvolve 650 agentes de lim-peza e atenderá 3.124 ruas,somando o total de 2.160 kmde vias. As equipes percor-rerão as quatro áreas den-tro de um planejamento rigo-roso elaborado pela Se-mosp, em conjunto com aempresa São Luís Engenha-ria Ambiental (SLEA), res-ponsável pela limpeza públi-ca na cidade. A operação éuma ação complementar aostrabalhos de limpeza reali-zados pela Prefeitura e temduração de 60 dias.

pia, mastologia), urologia,ortopedia, endocrinologia,hematologia e nutrição. Emmédia são realizados pormês cinco mil atendimentosno ambulatório. A partir dosegundo semestre desteano, as internações na uni-dade serão iniciadas e essenúmero deve dobrar. “Quere-mos chamar a comunidade,mostrando o nosso interes-se em retomar as atividadesda unidade. É preciso forta-lecer os laços entre a comu-nidade e os profissionais en-volvidos”, enfatizou a direto-ra do Hospital da Mulher,Helena Morais.

É grande a expectativaem ampliar os atendimentosno Hospital da Mulher. Aindaeste ano, várias ações estãoprevistas. Parcerias com oshospitais da rede públicapara identificar pacientes crô-nicos e estáveis serão reali-zadas com frequência. Atu-almente, os atendimentosacontecem direto na unida-de ou através de encaminha-mento feito pela Central deMarcação de Consultas (Ce-marc).

Page 7: Edição do dia 28/05/2013

O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 28 de maio de 2013 Geral - 7

No Maranhão Polícia

Adolescente de 13 anos

causa terror no João de Deus

Um adolescente de 13anos, conhecido apenascomo "Semente do Diabo",conduzindo um Fiat Uno ba-teu violentamente em umFiat Strada, de placas OIT-5846 e atropelou uma jovemde 18 anos que passavapelo local. O caso aconte-ceu na manhã desta segun-da-feira (27), na rua SãoPedro, no bairro João deDeus. O menor foi apreendi-do pela polícia. A jovem so-freu vários ferimentos e foi le-vada para o hospital Clemen-tino Moura, o "Socorrão II".

O dono do Fiat Strada,conhecido como "Abreu",conta que estava dirigindonormalmente quando foisurpreendido pela batidaviolenta do carro dirigidopelo adolescente. Ele dis-se, ainda, que tomou umsusto e, por pouco, não

morreu. "Abreu" afirmou queo jovem dirigia em alta velo-cidade o Fiat Uno perten-cente por um homem apeli-dado por "Cabeça".

Segundo moradores,"Semente do Diabo" é te-mido na região por práticade assaltos, entre outroscrimes. Um homem, quenão teve o nome revelado,foi baleado por ele e encon-tra-se internado no hospi-tal Clementino Moura, o"Socorrão II". A Polícia in-formou que essa não é a pri-meira vez que o adolescen-te é apreendido e, em se-guida, liberado. Há informa-ção que ele mora com umaquadrilha de assaltantes emuma quitinete.

"Semente do Diabo" foiapreendido em flagrante por-tando três facas que esta-vam dentro do carro.

Ladrão rouba idosa e

morre atropelado por van

SSP desarticula quadrilha

de assaltantes de bancos

Enforcado

Detento é encontrado morto em cela de Centro de Custódia

Foi encontrado morto, namanhã desta segunda-feira(27), o detento JoarlissonPaulo Neres Ferreira, de 24anos, conhecido como"Juju", no Centro de Custó-dia de Presos de Justiça(CCPJ), localizada no Anil.

Segundo informações daRádio Mirante AM, ele foi en-contrado enforcado em umbanheiro do Pavilhão externo.Os primeiros a encontrarem ocorpo do detento foram agen-tes penitenciários que iriambuscá-lo para uma audiência

marcada para esta segunda.Joarlisson Paulo Neres

Ferreira foi transferido emabril deste ano para São Luís,vindo de Minas Gerais. Elefoi preso por roubo e associ-ação ao tráfico de drogas.

Em nota, A Secretaria deEstado de Justiça e Adminis-tração Penitenciária (Sejap)informa que a Polícia Civil jáabriu inquérito para apurar amorte do detento.

Veja a nota da Sejap naíntegra.

A Secretaria de Estado

de Justiça e AdministraçãoPenitenciária (Sejap) informaque a Polícia Civil abriu inqu-érito para apurar a morte dodetento Joarlisson Paulo Ne-ris Ferreira, conhecido como“Juju”, de 24 anos, interno doCentro de Custódia de Pre-sos de Justiça (CCPJP - Anil),que foi encontrado morto namanhã desta segunda-feira(27). A vítima, que estava nopavilhão externo, na cela 5 daunidade, foi encontrada enfor-cada dentro do banheiro.

Joarlisson Ferreira seria le-

vado para uma audiência quan-do foi encontrado morto pelosagentes. Todos os procedimen-tos foram efetuados imediata-mente após a descoberta docrime. A perícia foi chamada ea Corregedoria e a Ouvidoria daSejap estão no local para ave-riguação dos fatos.

O detento Joarlisson Fer-reira foi transferido da Peni-tenciária Professor Luiz, emMinas Gerais, para o CCPJ/Anil em abril deste ano. Elefoi preso por roubo e associ-ação ao tráfico de drogas.

"Semente do Diabo", dirigindo um Fiat Uno, bateu violentamente em outro carro

Segundo informações daRádio Mirante AM, mais umatentativa frustrada de assal-to é registrada em São Luís.Leonardo Andrade Figueiredo,de 18 anos, após assaltaruma senhora na Avenida Ma-galhães de Almeida, no Cen-tro, foi perseguido por um tran-seunte. Na fuga, o assaltantefugiu pela avenida, onde foiatropelado por uma van quepassava pelo local, na manhã

desta segunda-feira (27).O corpo foi levado ao Ins-

tituto Médico Legal (IML). Ain-da, segundo informações,Leonardo Andrade é conhe-cido no Centro da cidade porter trabalhado como engraxa-te e por realizar vários furtospara trocar por drogas.

Devido ao acontecimento,o trânsito ficou lento na Ma-galhães de Almeida, próximoao Anel Viário.

Resultado de mais umtrabalho de inteligência, foidesarticulada pela Superin-tendência Estadual de Inves-tigações Criminais (Seic) maisuma quadrilha envolvida emassaltos a bancos no Estado.Segundo a polícia, o bando éapontando com sendo o autordo roubo à agência bancáriana cidade de Matões, fatoocorrido no dia 12 de abril. Aprisão se deu após a troca deinformações entre as Políciasdo Maranhão, Sergipe e Piauí.O bando foi apresentando pelosecretário de Estado de Se-gurança Pública, Aluisio Men-des, na tarde desta segunda-feira (27), durante entrevista, nasede do órgão na Vila Palmei-ra, em São Luís.

Com base nas investiga-ções, parte do grupo foi presoem uma chácara na cidade deTimon e a outra metade emuma residência em Matões,onde as equipes policiais en-contraram escondida parte doarmamento apreendido. Alui-sio Mendes disse que a qua-drilha estava planejando roubar

um carro forte no Pará.“Já temos um recorde his-

tórico de redução neste tipo decrime aqui no Maranhão. Con-seguimos reduzir quase 95%das ocorrências desde 2009até hoje. Estamos tirando decirculação mais uma perigosaquadrilha e comprovando queno Maranhão continuaremosinvestindo em técnica e inteli-gência para garantir a tranqui-lidade da população”, desta-cou Aluisio Mendes.

Estão detidos Diolênio doNascimento Gomes, 33 anos,natural de Tucuruí (PA), apon-tado como líder da quadrilha,

além do roubo em Matões, eletem envolvimento no assaltoao Banco do Brasil de Caroli-na, ocorrido em junho de 2009.Ele estava foragido após umasaída temporária do Dias dosPais no ano passado; WilkenDoanhta da Silva, 30, naturalde Teresina (PI), ele respondea um roubo em 2009.

Foram identificados e pre-sos ainda, Reinaldo Gomesdos Santos, 32 anos, naturalde Timon. Ele, de acordo comas investigações, participou deum assalto na cidade de Codóem 2010, e Edilon Silvestre daCosta Sousa, 27 anos. No in-

quérito policial, este é aponta-do como tendo a função de darapoio logístico aos criminosos.

“Hoje o crime tem ramifica-ções interestaduais, por isso,as Polícias estão trocando in-formações periodicamente.Nosso trabalho é sempre foca-do para impedir que o crimesaia de outro estado e se ins-tale aqui no Maranhão. Vamosintensificar e monitorar cadavez mais os criminosos e efe-tuar outras prisões”, comentoua delegada geral de Polícia Ci-vil, Maria Cristina Resende.

Durante a ação foram apre-endidas 11 armas, sendo qua-tro revolveres calibre 38; duaspistolas PT 40 e uma calibre35; duas espingardas calibre12; uma metralhadora Magalcalibre 30 e um fuzil 762 e,ainda, 336 munições dos ca-libres 12, 30, 38, 40 e 762.Na ação, as equipes polici-ais apreenderam ainda R$ 8mil reais em poder de Reinal-do Gomes. Um veículo Cor-sa Classic, de cor preta, complacas NMS – 9464, tambémfoi apreendido pela Polícia.

Grupo preso acusado de pertencer a quadrilha de assaltantes de bancos

Page 8: Edição do dia 28/05/2013

oquartopoder.com

Coluna daCélia Lima

[email protected]

Frase do Dia

Moda Culinária Beleza

6 alimentos quecombatem a insônia

Reportagem: Daniela Frabasile / Edição: MdeMulher

Pizza de Liquidificador

Ingredientes:1 xícara(s) (chá) de leite - 1 unidade(s) de ovo

- 1 colher(es) (chá) de sal - 1 colher(es) (chá)de açúcar - 1 colher(es) (sopa) de manteiga - 11/2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo - 1colher(es) (sopa) de fermento químico em pó

Modo de preparo:Bata todos os ingredientes no liquidificador até

borbulhar. Despeje a mistura numa assadeira parapizza, untada. Asse em forno previamente aqueci-do. Coloque a cobertura de sua preferência. E levenovamente para o forno e deixe alguns minutos.

Mulheres altas devem

usar saia longa?

As saias longas ficam ótimas nas mulheres al-tas, não se preocupe! São proporcionais à estatura evalorizam as silhuetas mais longilíneas. Para nãoparecer ainda mais alta, invista nas seguintes dicas:

- Use cores diferentes entre a saia e o top, pois orecorte da silhueta faz você parecer mais baixa

- Invista em rasteirinhas ou saltos mais baixos,que ficam escondidos por baixo da saia

- Aposte em saias estampadas com tops lisos,esse contraste fica bem nas mulheres altas

- Abuse dos decotes tomara que caia, que redu-zem o tamanho do tórax e fazem a mulher ficar visu-almente mais baixa

Cabelos x xampu

De acordo com uma pesquisa da Natura, a brasileiratem entre três e quatro xampus na prateleira do boxe, oque, sim, é uma boa estratégia. Ao contrário do que sediz, o cabelo não se acostuma com o produto, deixandode dar resultado. Mas o xampu pode sobrecarregar osfios com excesso de ativos reconstrutores e hidratantes.Ou o cosmético ainda pode não mais atender à necessi-dade daquela fibra capilar. Essa é a hora de trocar oxampu. Em vez de dias alternados, o ideal é usar cadatipo por uma semana. Veja a seguir boas combinações.

Se você tem cabelo tingido: xampu para preservar acor + xampu para cabelo danificado + xampu de brilho. Sevocê tem cabelo com alisamento ou relaxamento: xampupara cabelo danificado + xampu de brilho. Se você desejaefeito liso: xampu antifrizz + xampu para cabelo danifica-do + xampu de brilho. Se você quer definir os cachos:xampu para cabelo cacheado + xampu de brilho.

Já que não tenho o dom de modificaruma pessoa, vou modificar aquilo queeu posso: o meu jeito de olhar para ela.

(Padre Fábio de Melo)

MASTIGUE BEM!

Provavelmente, quando você estava comendocom pressa, já ouviu alguém dizendo: “comadevagar”! E não é que a pessoa tinha razão?

Isso porque mastigar muito bem os alimentos ajuda acontrolar o apetite e provoca a sensação de saciedade,combatendo, assim, a gula.

Segundo especialistas, o ideal mesmo seria masti-gar, em média, 30 vezes o alimento antes de engoli-lo,já que assim você ajuda o corpo a produzir saliva, itemessencial para a digestão.

Outro motivo para não ter pressa na hora de masti-gar é que, se você engole pedaços grandes de ali-mentos, você tem uma digestão ruim, que pode levarà azia e à fermentação dos alimentos.

Mastigar bem também faz com que você consiga in-gerir a quantidade certa de alimentos que o seu corponecessita. Para você se acostumar a comer devagar, lem-bre sempre de focar na comida, sem distrações, comofalar ao telefone, mexer no computador, ou ler. Além dis-so, coma com calma e nada de comer se estiver nervosa!

8 O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 28 de maio de 2013- Variedades

Ninguém merece passar a madrugada toda se revirando na cama. Quem sofre de insônia (estima-se que duas em cada dez pessoas no mun-

do!) sabe o tormento que é tentar descansar e o sono nun-ca aparecer. Que sufoco! O que pouca gente sabe é que,além de mudar alguns hábitos (como se exercitar com fre-quência e dormir sempre no mesmo horário, por exemplo),a alimentação pode ser uma grande aliada nessa batalhacontra a insônia. É que existem alimentos que colaborampara a redução dos níveis dos hormônios ligados ao estres-se e, consequentemente, podem a ajudá-la a dormir comoum bebê. "Algumas frutas, amêndoas e carnes magras pos-suem nutrientes que colaboram para uma boa noite de sono",afirma a nutricionista Bianca Giuliano, de São Paulo.

Outra dica é ficar atenta ao jantar. À noite, passe bemlonge dos alimentos gordurosos e muito pesados. "Mas irpara a cama com fome também não ajuda em nada", expli-ca a médica Luciana Palombini, especialista em medicinado sono. O ideal é jantar três horas antes de se deitar efazer um lanche leve antes de dormir, se a fome bater.

1 - Banana para espantar a irritação e relaxarO segredo da fruta é ser rica em triptofano. Essa subs-

tância ajuda o organismo a produzir serotonina, neurotrans-missor que melhora o humor e provoca sensação de bem-estar. Você fica calminha, calminha.

2 - Laranja para diminuir o estresseA vitamina C presente nas frutas cítricas é auxiliar na

redução dos níves de cortisol, hormônio que está relaciona-do ao estresse. Fique à vontade para trocar a laranja porabacaxi, acerola, kiwi...

3 - Peixe para controlar a ansiedadeCarnes magras, principalmente peixe, contêm um ami-

noácido chamado taurina. Ele estimula a liberação de neu-rotransmissores que reduzem o estresse. ?É comum en-contrar essa substância em energéticos; então, as pesso-as acham que é estimulante. Mas, na verdade, a taurina

ajuda a controlar a ansiedade e a tensão?, explica a nutri-cionista Bianca.

4 - Espinafre contra o baixo-astralAlém de ser outra fonte de taurina, a verdura é rica em

ácido fólico, também conhecido como vitamina B9. Ela tempoder antidepressivo, o que colabora para uma boa noite desono. Cereais integrais e outras verduras de folhas verde-escuras podem substituir o espinafre.

5 - Amêndoa para um sono profundoTambém é uma fonte de triptofano, que aumenta a pro-

dução dos hormônios ligados ao bem-estar, e é rica emzinco, magnésio, cobre e ferro, minerais que combatem ainsônia e promovem um sono restaurador. Taí uma ótimaopção para lanchinho no meio da tarde.

6 - Maracujá para acalmarAlém de ser rico em vitamina C, é um calmante na-

tural. Quanto mais relaxada você estiver, melhor serásua noite de sono! Invista em sucos durante o dia e,antes de dormir, tome um chá bem quentinho. Dá umasensação de conforto.

OUTROS CUIDADOSTente se levantar e ir para a cama todos os dias no

mesmo horário.Só vá para a cama quando estiver com sono. "Ficar se

revirando na cama só deixa a pessoa mais ansiosa por nãoconseguir dormir", explica Luciana.

Pratique atividades físicas sempre de manhã e duas ve-zes por semana, pelo menos.

Não deixe nenhum eletrônico ligado no quarto. Nada dever TV, usar o computador ou celular antes de pegar nosono!

À noite, evite tomar café ou bebidas alcoólicas ou co-mer chocolate. Eles têm propriedades estimulantes, queatrapalham o sono. E esqueça as carnes vermelhas no jan-tar: como a digestão é mais demorada, você corre o riscode passar a noite sem pregar o olho.

Seis alimentos podem ajudá-la a dormir a noite toda e acordar pronta para o dia seguinte!

Onodera Estética