diario bahia 28-05-2013

12
Foto Jeremias Barreto ITABUNA 28 de maio de 2013 Terça-feira Ano XV - No 3.112 R$ 0,70 www.diariobahia.com.br Celulares e 100 armas no presídio de Itabuna P.6 Emasa troca rede de esgoto no São Roque O Conjunto Penal de Itabuna, palco de uma rebelião que deixou um morto e cinco feridos na tarde de sábado (25), continua a esconder armas e celulares cuja origem ainda é um mistério. É o que constatou uma varredura realizada no local logo após o motim. Além de três apare- lhos de telefonia móvel, foram descobertos mais de 100 armamentos – entre revólveres, chu- ços, facões, facas comuns e artesanais. P.7 Cinema e dança na tenda do TPI P.9

Upload: diario-bahia

Post on 11-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Diario Bahia 28-05-2013

TRANSCRIPT

Page 1: Diario Bahia 28-05-2013

Foto

Jere

mias

Bar

reto

ITABUNA28 de maio de 2013Terça-feiraAno XV - No 3.112R$ 0,70www.diariobahia.com.br

Celulares e 100 armas no presídio de Itabuna

P.6

Emasa troca rede de esgoto no São Roque

O Conjunto Penal de Itabuna, palco de uma rebelião que deixou um morto e cinco feridos na tarde de sábado (25), continua a esconder armas e celulares cuja origem ainda é um mistério. É o que constatou uma varredura realizada no local logo após o motim. Além de três apare-lhos de telefonia móvel, foram descobertos mais de 100 armamentos – entre revólveres, chu-ços, facões, facas comuns e artesanais. P.7

Cinema e dança na tenda do TPI

P.9

Page 2: Diario Bahia 28-05-2013

Itabuna-BA, 28 de maio de 20132

Já se sabe que não existe fala desligada de ação. Toda que vez que você abre a boca para falar com alguém você está automaticamente agindo sobre essa pessoa para mudar uma determinada situação. Se estou esperando minha vez,

na sala de espera do médico, e puxo conversa com a pessoa do lado, eu estou agindo sobre essa pessoa para mudar uma situação chata de espera. Com a con-versa, eu quero amenizar a situação monótona e aborrecida de esperar. Quan-do uma empresa quer falar com seu público, isto é, agir sobre ele para ampliar uma situação de venda do produto, geralmente contrata profissionais da propa-ganda. As empresas de marketing e propaganda, os marqueteiros, se especiali-zam no uso eficaz da fala, (mensagem) para mudar uma situação de venda. Es-sas falas são veiculadas na TV, jornais, revistas, brindes, panfletos, rádio, carro de som, cartaz, outdoor etc.

Cada veículo exige uma fala adequada. O modo de falar num outdoor não é o mesmo com que se fala na TV ou no rádio. Agora, na campanha eleitoral, se-rá feito o marketing de candidatos políticos. Equipes especializadas produzem uma mesma mensagem em falas adequadas ao cartaz, à TV, ao rádio, ao carro de som, outdoors etc. A mudança numa situação de venda, porém, não pode ser creditada exclusivamente à propaganda. Depende também do produto a ser vendido, do público alvo e de fatores sócio-culturais. Isso fica evidente na “ven-da” de candidatos políticos. Alguns obtêm bons resultados com poucos recursos de marketing, enquanto outros, não atingem o mínimo desejado, mesmo com o trabalho de marqueteiros competentes.

USOS DO PORTUGUESFala, ação e propaganda

Eram 3h da madrugada, no bar Galo Vermelho, em Itabuna. Somente duas mesas ainda estavam ocupadas. O garçom, com sono, estava sentado próximo ao bal-cão. Na mesa mais afastada, um homem e uma mulher comiam-se em beijos. No

centro da sala, bem debaixo da lâmpada no teto, três homens bebiam ruidosamente. Pratos sujos, ainda não recolhidos, sobre a mesa e, no chão, mais de 15 garrafas va-zias. A conversa já era de bêbados: “Eu tenho coragem! Eu sou homem!”, disse o mais velho, alto e magro. O outro, aparentando uns 30 anos: “Conversa, rapaz! Se lembra daquela diligência na Nova Califórnia?! Quando Gazo atirou em nós, eu respondi o fo-go e tu correu!” Eram da polícia. O mais velho, Feliciano, não gostou da acusação e fi-cou solenemente sério, como os bêbados o fazem. Com ar ofendido, ele tirou o revól-ver da cintura e o pôs em cima da mesa. Fez-se um grave silêncio. Com voz marcada, ele anunciou: “Vou lhe mostrar quem é Feliciano de Souza!” Abriu o tambor da arma e, meticulosamente, tirou as balas, uma a uma, deixando apenas a última. Os outros dois homens fizeram uma ligeira boca de riso: eles já tinham visto várias vezes aquela demonstração. Feliciano rodou o tambor e o encaixou de novo no revólver. Ele sempre sabia onde estava a bala. Encostou o cano ao ouvido e apertou o gatilho. A explosão seca acordou o garçom que cochilava, separou o casal que se beijava na outra mesa e deixou molemente apavorados os outros dois homens bêbados. Feliciano arreara a cabeça sobre a mesa, virando o copo. Um filete de sangue misturou-se com a cerveja derramada, num vermelho-laranja, igual às primeiras luzes da aurora que já se avista-vam ao longe no céu...

COiSaS Da ViDa

Roleta russa

Mestre e doutor em LingUística, pela Universidade Federal da Bahia. Professor da Uesc.

Educaçãoe Literatura

Odilon Pinto

Alimentação escolar da BA é referência para combate à fome no mundo

O Colégio Estadual José de Freitas Masca-renhas, em Camaçari, recebeu nesta quinta-feira (23) a visita de 23 ministros de Estado e outros representantes de mais de 30 países da América Latina, Ásia e África. As delegações estrangeiras participam do Fórum Global de Nutrição Infantil, que aconteceu até sexta (24), em Costa do Sauípe, no litoral norte.

A comitiva esteve na unidade para acom-panhar a dinâmica da alimentação escolar. Recepcionados pelo secretário da Educação da Bahia, Osvaldo Barreto, por estudantes, equipe gestora, professores e funcionários, os visitantes tiveram oportunidade de almo-çar na escola e conhecer de perto o variado cardápio.

Os participantes do Fórum, organizados em outros três grupos, também visitaram os colégios estaduais João Barbosa de Carva-lho, em Feira de Santana, Antônio dos Santos Paim, em Santo Amaro, e Professora Simone Simões Neri, em Alagoinhas.

O diretor do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Daniel Balaban, destacou que “a ex-periência do Brasil, especialmente da Bahia, com alimentação escolar, está ajudando a criar programas de combate à fome por to-do o mundo”.

Ele enfatizou também a necessidade de unir forças para a solução dos grandes pro-blemas mundiais, como a fome, e falou aos estudantes que “somos todos irmãos. Preci-samos encontrar soluções em conjunto. Te-mos que viver a vida com esperança e fazer a felicidade do outro. Fazer coisas boas pe-los outros é o maior segredo para atingir a felicidade”.

Sem fronteirasOsvaldo Barreto ressaltou a importân-

cia de receber representantes de muitos pa-íses. “O trabalho que realizamos aqui não tem fronteiras. Temos que nos abraçar, nos unir, para que cada criança, cada estudante

tenha garantida uma alimentação escolar de boa qualidade. A alimentação é muito impor-tante para a construção do espírito, da alma e da aprendizagem”.

A representante do Programa Mundial de Alimentos (PMA) na Gâmbia (África), Vitória Ginja, afirmou que a experiência “é fantástica” e a “deixou muito emocionada pelo compro-misso político que existe nesse país com ali-mentação escolar, não só nos primeiros anos de vida, mas também na adolescência”.

Alunos aprovam merenda e destacam qualidade dos produtos

Para o estudante do 4º ano do curso téc-nico de segurança do trabalho integrado ao ensino médio, Fernando Alencar, 18 anos, o seu colégio merece servir de exemplo pa-ra ajudar outras pessoas. “A alimentação é mesmo excelente. Desde quando comecei a estudar aqui, no 1º ano, o lanche é muito variado e nunca é gorduroso. É uma fruta, suco, cuscuz, mingau, biscoito. Quando fi-camos o dia inteiro, tem feijão, arroz, ma-carrão, frango”.

A estudante Rhaiany Cruz, 17, do 4º ano do curso técnico de logística integrado ao ensino médio, afirmou que “a preocupação do pessoal que prepara é visível. Elas usam touca, luva, avental. É tudo muito limpo, cui-dadoso”.

UnidadeO Colégio Estadual José de Freitas Mas-

carenhas funciona nos três turnos e atende a 3.286 estudantes do ensino médio. A diretora da unidade, Aidil Alves de Oliveira, atribui o sucesso com a alimentação à participação da comunidade escolar. “Toda a equipe colabo-ra, especialmente nossas merendeiras. Nós sempre nos preocupamos em ouvir o nos-so aluno e, a partir daí, procuramos fazer as adaptações necessárias no cardápio, consi-derando as questões da nutrição”. O colégio conta com 12 profissionais para cuidar da comida oferecida aos alunos.

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº. 026/2013

O Município de Coaraci, por intermédio de sua Pregoeira, torna público que rea-lizará no dia 07 de Junho de 2013, às 08:00 horas, na forma do disposto nas Leis Federais nº 10.520/02 e 8.666 de 21 de junho de 1993 e alterações posteriores, lici-tação na modalidade Pregão Presencial para Registro de Preço, tipo menor preço para contratação de empresa para prestação de serviços de estruturas de festas/eventos para as diversas Secretarias do município. Retirada do Edital na Prefei-tura e no site:www.coaraci.ba.io.org.br, informações pelo telefone (73) 3241-1110, Local: Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Coaraci, localizada à Av. Ju-racy Magalhães, 244, Centro, em dias úteis, no horário das 08:00 às 12:00 horas. Coaraci, 24 de maio de 2013.

Silvia Maria Castro Santos BarretoPregoeira Oficial

Page 3: Diario Bahia 28-05-2013

Itabuna-BA, 28 de maio de 2013 3

cOLUNA ZSeminário Regional A Associação dos Municípios do Sul, Extre-

mo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc participará do primeiro encontro dos Seminários Regionais Ur-banos, que será realizado nesta terça-feira (28) e quarta-feira (29), no auditório da Justiça Federal, em Ilhéus.

O evento é promovido pela Secretaria de De-senvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur) e tem a finalidade de integrar Estados e Municí-pios na formulação e implementação da Política de Desenvolvimento Urbano.

TemasEstarão em discussão os temas relacionados

ao planejamento urbano, à preparação de planos setoriais e planos diretores municipais, além da elaboração e execução de projetos urbanos e ou-tras práticas de gestão urbana.

Para o coordenador executivo da Associação, Luciano Veiga, “será uma oportunidade para que a Sedur venha se posicionar quanto aos planos regionais e os programas desenvolvidos pelas secretarias para os municípios, esclarecendo de que forma isso pode ser abraçado pelos consór-cios que estão se formando”.

O seminário será aberto às 8 horas, com a presença de representantes da Sedur, Casa Civil, Seplan, Amurc, Seinfra/Derba, Serin, Sema, Con-cidades, Cedeter, Bahiagás, Uesc, Poder Legisla-tivo Federal, Estadual e Municipal.

O mesmo evento será ainda realizado nas cidades de Barreiras, Juazeiro e Vitória da Con-quista.

Cesol em oficina O Centro Público de Economia Solidária do

Litoral Sul promove nesta terça-feira (28), em sua sede, localizada na Rua Libêncio Machado, em Itabuna, uma Oficina de Mobilização e Sensi-bilização dos Empreendimentos Associativos de Economia Solidária.

O evento, que faz parte da parceria com a Se-cretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE), tem como público alvo os 18 primeiros empreendimentos assistidos no territó-rio e lideranças de movimentos sociais.

A ação, segundo Marisane Mendes, Coorde-nadora Geral do Cesol, tem como objetivo sen-sibilizar integrantes de associações e cooperati-vas do território para a importância do trabalho associativista.

O intuito é difundir a economia solidária e os seus princípios, bem como marcar o início dos Es-tudos de Viabilidade Econômica (EVE) dos proje-

tos em andamento, além do cadastramento dos empreendedores.

DadosO EVE consiste no levantamento de dados so-

ciais e produtivos de cooperativas e associações atendidas pelo Cesol.

Através desse estudo, é possível dimensionar quais são as receitas e os custos de cada empreen-dimento assistido no território e identificar quais os melhores caminhos que seus empreendedores devem seguir para gerar lucro.

PropostaMarisane Mendes apresenta no início da ofi-

cina um relato das atividades desempenhadas no centro público, que tem como foco o comba-te à pobreza.

A proposta do CESOL é a melhoria da renda, o apoio à comercialização da produção e se en-caixa nos planos sociais do poder público atra-vés da articulação de ações com instituições e universidades.

A programação inclui ainda palestra do Pró-Reitor de Extensão da Uesc, Raimundo Bonfim, sobre Economia Solidária e Incubação de Empre-endimentos Sociais.

José Campos e Wanderson Silva Santos, téc-nicos do Cesol, apresentarão o roteiro para ela-boração de projetos e as ações realizadas nos 26 municípios do Território Litoral Sul da Bahia nestes primeiros meses de atividade do centro.

AgriculturaA Prefeitura de Itabuna inicia nesta terça-feira,

28, o processo para a implantação do “Quintais Agroflorestais”, um projeto que integra o Progra-ma Municipal de Agricultura e Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e que irá beneficiar os pequenos produtores cadastra-dos no município.

O trabalho será iniciado pela manhã na Roça do Povo, com uma entrevista para a seleção dos pe-quenos produtores que irão integrar o projeto.

CritériosA diretora do Departamento de Agricultura

Familiar, Juliana Cattay, explicou que serão be-neficiados 50 produtores da agricultura familiar respeitando 10% do total dos agricultores de ca-da associação.

Entre os critérios para a escolha dos benefi-ciados, estão aqueles que vivem exclusivamen-te da renda da agricultura familiar e que pos-suam o maior número de mulheres na família. Também será dada prioridade para as famílias de agricultores que tenham idosos ou deficien-tes em casa.

Rua A, Nº 56 - Lot. Rufo Cunha Centro - Itabuna - Bahia Fone/Fax: (73) 3613- 3040Assinatura semestral: R$ 90,00 Preço avulso: R$ 0,70 Nº atrasado: R$ 1,50

> E-mail: [email protected]> E-mail: [email protected]> site: www.diariobahia.com.br

Diretor e Editor: Valdenor Ferreira Redação: Celina Santos Repórter: Simone Nascimento Designer Editorial: Rewson Ribeiro Deptº Comercial: Vanusa de Jesus Publicidade: Nelson Moreira > 73.8829.3851Impressão: Wilson Araújo Auxiliar de Impressão: Benildo Melo Circulação: Paulo Robério

Nesse momento, para que não o deixem em paz para trabalhar, a pre-ocupação é falar sobre a integração pacífica e social do prefeito Vane, com relação a estar freqüentando eventos católicos, batistas, candomblés, es-píritas, etc., como se isso fosse um crime absurdo cometido pelo nosso administrador chefe!

“Desde sua candidatura, que escrevi um artigo que titulei como ‘‘ Deus e o Diabo na terra Grapiúna”, com alusão a união entre o partido comunista que é composto de não crentes a Deus e, como união que de-veria ser conflitante, as organizações evangélicas que estavam, claramen-te, dando um forte apoio a candidatura do Sr. Claudivane, poderia refutar ou colocar restrições, mas não se pronunciou, dando uma demonstração que, para vencer, tudo é válido, até mesmo procurar forças em lugares, para eles, duvidosos.

Infelizmente, esses acontecimentos passaram a ser corriqueiros e ba-nais, já que nosso país é tido como o lugar onde não existe segregação de nenhuma espécie e, para subir, qualquer escada é bem vinda. Além dessas instituições, ainda contamos com os pequenos partidos de aluguel que, em troca de cargos, transferem seus votinhos para os candidatos que se com-prometem apoiar. Nada mais que a fome de status e financeira entranhada na nossa civilização chamada de moderna. Mas, não passa de uma conti-nuação de um sistema brutal criado, suponho, desde a colonização.

O fato é que não podemos condenar os comportamentos do nosso prefeito, pois ele é o administrador da cidade e deve, por obrigação, pres-tigiar todos os seus munícipes, sem que, em nenhuma hipótese, discrimi-nar cores, sexos, religiões, credos, etc. Inclusive, todos nós somos criaturas de Deus, apenas cada um segue a sua vertente aproveitando por direito a famosa lei do livre arbítrio.

Para mim e muitos que reconhecem as dificuldades para se adminis-trar uma cidade de porte médio são grandes, vindo inclusive de umas ad-ministrações que deixaram a desejar. As coisas são resolvidas com calma e responsáveis, para que os resultados futuros não deixem sombras de dú-vidas. Em qualquer instância, o primeiro ano sempre é o mais difícil, prin-cipalmente, para se apresentar mudanças altamente significativas. Essas cobranças radicais, são obras de uma oposição ávida de poderes.

Apenas, o que peço com veemência ao Sr Vane é que, não deixe que outras pessoas ou partidos aliados, queiram tomar as rédeas do seu governo, pensando em suas candidaturas futuras e, sem a responsabilidade devida, comecem a manipular cargos de primeiros e segundo escalões, colocando pessoas inadequadas para seus exercícios. Parece-me que, lamentavelmente, isso está acontecendo e o povo está percebendo nitidamente. Mas, quanto a sua generosidade em prestigiar a todos é digna de elogios!

Essa agregação é previsível!

Opinião

Antonio Nunes de SouzaEscritor – Membro da academia Grapiúna de LetrasE-mail: [email protected]

Page 4: Diario Bahia 28-05-2013

Itabuna-BA, 28 de maio de 20134

Dando sequência à sua progra-mação de eventos para 2013, a Ci-dadelle Empreendimentos anuncia para o próximo dia 13 de junho, uma quinta-feira, a partir das 19 horas, duas palestras sobre o tema Decora-ção. O encontro, que vai acontecer no Espaço Cidadelle, na rodovia Jor-ge Amado, é voltado para clientes, arquitetos, decoradores, imprensa e outros formadores de opinião.

As palestras serão proferidas por Nágila Andrade, professora e diretora da EBADE - Escola Baia-

na de Arte e Decoração, um dos maiores nomes baianos em design de interiores e pela arquiteta Débo-ra Santa Fé, Mestre em Engenharia Ambiental e com especialização em Arquitetura Bioclimática, que abor-darão respectivamente os temas “A importância do profissional de de-coração X tendência no mercado” e “Conforto Ambiental: práticas sus-tentáveis na arquitetura”.

O Cidadelle dá assim seguimen-to à proposta de promover eventos que digam respeito ao empreendi-

mento do bairro planejado, que está com as suas obras de infraestrutura em ritmo acelerado. Durante todo o mês de maio aconteceu a Exposição Viver com Arte, que reuniu alguns dos mais renomados artistas plásti-cos da Bahia e que foi considerada um sucesso absoluto. Durante este evento a Universidade Estadual de Santa Cruz participou da exposição com uma visita do Departamento de Letras e Artes, composta por 45 par-ticipantes, liderada pelo professor e artista Guilherme Albagli.

Cidadelle discute decoração em próximo evento

As palestras serão proferidas por Nágila Andrade e Débora Santa Fé

Concurso busca maior jequitibá para valorizar árvores centenárias

O “Programa Árvores da Cabruca” é uma iniciativa do Instituto Cabruca, com apoio da Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira (Ceplac), Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Ministério Público da Bahia, Ins-tituto Federal Baiano - Uruçuca e TV Mercado do Cacau. O objetivo é for-mar produtos ecoturísticos associados à cadeia produtiva do cacau e chocola-te, reconhecer e conservar as maiores árvores da região Sul da Bahia.

Neste ano, o Concurso “Maiores Árvores da Região Sul da Bahia”, uma das principais iniciativas do Programa, homenageará o Jequitibá. O lançamento oficial será no dia 29 de maio, a partir das 15h, com um “chocolate da tarde”, onde será oferecido uma degustação de chocolates especiais, na Fazenda Yrerê, na Rodovia Jorge Amado, Km 11, entre Ilhéus e Itabuna.

A partir da análise técnica dos 10 maiores exemplares da espécie em volume total, será escolhido o ven-

cedor, que será contemplado com o prêmio de R$ 20 mil para investir em uma trilha interpretativa de eco-turismo acompanhada de um plano de negócio, projetada por especialista da área de Ecoturismo.

Para o presidente do Instituto Cabruca, Durval Libânio, uma das principais propostas da ação “é va-lorizar o sistema agroflorestal Cacau Cabruca e a Mata Atlântica no imagi-nário coletivo do Sul da Bahia, criando identidade e pertencimento”, ressalta. Concorda com esta visão o Superin-tendente da CEPLAC Bahia, Juvenal Maynart, que acrescenta que esta é nova visão para o Sul da Bahia: criar uma economia plural e diversificada, com a transformação de ativos am-bientais em ativos econômicos a partir de uma premissa de sustentabilidade e conservação.

Os objetivos específicos do Con-curso são vários, entre eles, destacam-se: identificar as árvores centenárias,

ampliar as visitas ao local, estimular o turismo rural e ecológico, a conserva-ção de grandes árvores e incentivar os agricultores que possuem os maio-res indivíduos arbóreos presentes em áreas do Sistema Agroflorestal Cacau Cabruca, a conservarem estas árvores como patrimônio cultural, paisagísti-co e natural do Sul da Bahia.

Neste ano, o Jequitibá foi esco-lhido, por ser uma das espécies mais tradicionais da região cacaueira do Sul da Bahia, considerado um verdadeiro tesouro entre os produtores. Tradicio-nalmente, a árvore é encontrada em meio ao cultivo do cacau em sistema Cacau Cabruca, e é uma das preferi-das dos cacauicultores para sombre-ar o cacaueiro.

A ideia dos organizadores é que a cada ano seja escolhida uma nova categoria de árvore, ficando a relação previamente definida como: 2013 Jequi-tibá; 2014 Pau Brasil; 2015 Vinhático; 2016 Cedro e 2017 Putumuju.

Page 5: Diario Bahia 28-05-2013

Itabuna-BA, 28 de maio de 2013 5

Semana Espírita de Itabuna discute ecologia, ciência e sociedade

O Instituto de Cultura Espírita de Itabu-na (ICEI) sedia, até o dia 02 de junho, a 43ª Semana Espírita da cidade. O evento, com entrada franca, terá como tema central “Eco-logia, Ciência e Sociedade - Uma abordagem Espírita”.

Edna Dora Newman Luz será a palestran-te desta terça-feira, 28 de maio, abordando sobre “Preservação Ambiental e Sustentabi-lidade Agrícola sob a Ótica Espírita”. Já para a quarta-feira, 29 de maio, a programação prevê Alisson Guedes, que tratará sobre “A Espiritualidade em Defesa da Vida”.

A programação prossegue na quinta-fei-ra, 30 de maio, com Wesley Caldeira (MG) falando sobre “Finalidade e Eficácia da Pe-na Criminal”. No dia seguinte, 31 de maio, o palestrante é Eduardo Valério, com o tema “Prazeres e Abusos: o Espírito encarnado em Busca do Equilíbrio”.

Para sábado, 1º de junho, o palestran-te será Leonardo Machado Tavares de Per-nambuco, com o tema “Bem-aventurados os que choram: além da dor, o aprendizado”. E fechando a programação no domingo, o pa-lestrante Lindomar Coutinho de Ilhéus fala-rá sobre o tema principal da Semana: “Eco-

logia, Ciência e Sociedade: Uma abordagem Espírita”.

Seminários e palestras para criançasA programação prevê ainda a realização

em horários alternativos de seminários com: Simão Pedro de Lima, Eduardo Valério, Alis-son Guedes e Leonardo Machado.

Em paralelo às atividades, acontece a 12ª Semaninha Espírita de Itabuna, com o tema: “Eu, você e o amor à natureza”, direcionado

para as crianças de 5 a 12 anos. Encontro A novidade desse ano, segundo os organi-

zadores, é a realização, no dia 30 de maio, do 1º Encontro com a Juventude, para jovens a par-tir dos 16 anos. Eles discutirão sobre o tema “O Jovem e o compromisso com a Preservação da Vida”. O facilitador será Alisson Guedes.

Segundo Ana Lopes, Coordenadora do Con-selho Federativo Regional Espírita, o tradicional evento é uma excelente oportunidade para as pessoas que estão buscando pela primeira vez informações sobre a doutrina Espírita e para as já praticantes ampliarem seus conhecimentos.

“Um conteúdo programático de alto nível sobre uma temática atual: a Ecologia na ótica Espírita e uma oportunidade inesquecível de in-teração e confraternização entre os participan-tes, sejam iniciantes, simpatizantes ou adeptos da Doutrina Espírita, da Região e de outras lo-calidades”, destacou ela. Informações comple-mentares sobre a programação do evento pe-lo telefone (73) 3212-1829 ou acessando www.icei.org.br

O ICEI fica na Rua Allan Kardec, 101, Jardim Italamar (Em frente ao CIOMF).

A Semana é uma oportunidade para as pessoas melhor conhecerem a doutrina espírita

Prefiro vê-lo garoto jogando pelada comigo no campo da Pra-ça Camacã, próximo à beira do rio. Cabelos finos assanhados, o rosto agitado, o corpo suado no vaivém do jogo. Ele era três ou quatro anos mais novo do que eu, sem dúvi-da o mais jovem dos meninos que disputavam pelada no campo de barro com muitos buracos. Jogava no meu time porque era meu ami-go, mas não era bom de bola, não chegando a ser ruim, digamos que era um peladeiro esforçado.

Fui estudar em Salvador no in-ternato do Colégio Maristas, ele ficou estudando em Itabuna. Dei-xamos de nos encontrar para jogar futebol ou tomar banho no rio de-pois de cada pelada. Quando saí do internato, soube que ele estava estudando em Salvador e por feliz

coincidência ficamos hospedados duas vezes na mesma pensão.

Ele sempre foi o primeiro alu-no dos colégios em que estudou. Tinha uma inteligência privilegia-da, mas não se valia disso, estuda-va, estudava. Tudo que estudava aprendia com facilidade. Tudo que lhe era transmitido pelo professor na sala de aula absorvia e não es-quecia. Passou em primeiro lugar no vestibular de Medicina e fez o curso inteiro como o primeiro alu-no da classe.

Em Salvador, na noite do sá-bado, encontrávamos agora no res-taurante Cacique, junto do Cine Guarani e próximo do cabaré Ta-baris. Conversávamos sobre nossas aventuras amorosas, informando um ao outro qual era a namorada con-quistada daquela vez. O assunto

Antonio Menezes Amigo

Crônica

Cyro de Mattos *Cyro de Mattos é escritor premiado no Brasil e exterior, em concursos expressivos. Distinguido com a Comenda do Mérito do Governo do Estado da Bahia.

podia mudar para futebol, as aulas de capoeira com mestre Bimba ou algum fato interessante envolven-do pessoa conhecida em nossa ci-dade, no Sul da Bahia. A conversa era sempre acompanhada de bons goles de cerveja e tira-gosto. Riso houvesse quando a piada contada era muito boa. Depois íamos dar um pulo no dancing da Boate Id, casa de mulheres que atraía estudantes, jornalistas, intelectuais e boêmios, gente que gostava de viver a noi-te de Salvador com música, amor e sonho, embalando-a nos braços como se fosse o seu bem.

Prefiro vê-lo com o ímpeto próprio do jovem que deseja co-nhecer a vida, sem temer os pe-rigos, os desafios e os obstáculos. E como gostava de dançar nos bai-les realizados no Itabuna Clube e Grapiúna Tênis Clube. Era um pé de valsa que não poupava energia para dançar com a namorada até o fim do baile. No Carnaval era um folião bem animado. Em qual-quer baile no Itabuna ou Grapiúna a festa ficava mais alegre quando ele chegava. Contagiava os amigos, despertava suspirinhos e piscar de olho das meninas mais bonitas. Por seus dotes de rapaz esbelto, sorridente, galanteador, ficou lo-go conhecido como Tonho Bonito. Apelido que foi dado por Seixas, seu amigo íntimo há anos, mas que Zé Laurindo, outro amigo íntimo, contestava e afirmava, alto e bom som, que foi ele quem colocou. Não abria mão disso sob quaisquer aspectos. Não admitia mesmo que

fosse contestada a autoria desse apelido como reconhecimento de seus dons de rapaz atraente e se-dutor, disputado pelas garotas mais bonitas da sociedade.

Prefiro vê-lo atuante como mé-dico ortopedista do time profissio-nal do Itabuna Clube, sem cobrar nada. Como médico competente desde que iniciou a carreira. Mon-tou uma clínica em sua especializa-ção e adquiriu rápido uma grande clientela formada por gente rica e pobre, que recebia dele o trato de-cente de quem exercia a profissão com amor, respeito ao paciente, sem distinção de classe. Aconteceu que precisei de seus serviços médi-cos. Não quis que eu pagasse pelos seus serviços profissionais. Antes e depois dos exames que ele realizou em mim, ficou lembrando nossa querida cidade naquele tempo que se foi com os momentos bons da juventude.

Prefiro vê-lo como eficiente presidente do Instituto de Cacau da Bahia, zeloso provedor da Santa Casa de Misericórdia, deputado es-tadual inflamado quando discursava e defendia um projeto com vistas ao bem-estar da cidade natal. Era dono de uma oratória arrojada, im-pressionando a quem ouvisse.

Encontrei com Carlinhos Gal-vão no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, quando eu estava para embarcar para Belo Horizonte on-de ia participar da Bienal do Livro de Minas. Aquele nosso amigo, ra-dicado em São Paulo há anos, per-guntou-me: “Como vai nosso amigo

Tonho?”. Respondi: “A situação dele é a mesma, bem difícil”. Os amigos Seixas e Zé Laurindo são sempre os que me dão notícias dele.

Prostrado na cama há muito tempo. Reconhece os entes queri-dos, os amigos Seixas e Zé Laurin-do, não se mexe. “Tudo a família tem feito para tirá-lo dessa situa-ção”, disse Zé Laurindo. “O quadro é triste, dói, como dói”, disse Seixas. Não suportaria vê-lo minguando nas forças, outrora tão dinâmicas, sem que eu pelo menos possa suavizar um pouco as cores desse quadro triste, sem sentido. Prefiro vê-lo como marido exemplar, pai cuida-doso, fazendeiro operoso. Filho de quem os pais tanto se orgulhavam. Homem com olhares positivos quan-do reconhecia com prazer as quali-dades do outro no mundo. Gostava de valorizar suas origens neste chão engastado na memória do tempo a que se chama vida.

Prefiro vê-lo dentro das lem-branças boas, cativantes, solidárias, desinteressadas, que só um verda-deiro amigo pode deixar como um legado que não tem preço. Dono de sonhos e beijos, esperanças e conquistas, como ele sempre te-ve. No rio da vida do qual somos parte sob o curso inexplicável do mistério. Nesse perfume vindo de uma roseira que plantamos com os nossos gestos, sentimentos e razões. Nossos ideais que pulsaram arden-tes no coração do menino, no jo-vem e no homem. No torvelinho de manhãs e tardes sem a traiçoeira invenção da vida.

Page 6: Diario Bahia 28-05-2013

Um projeto do Centro de Con-trole de Zoonoses de Itabuna – CCZ, em parceria com o curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, está fazendo testes gratuitos e levantando índi-ces de leishmaniose no município. Os testes realizados pelo CCZ são estratégia para combater a doença, que é um dos problemas mais graves de saúde pública no Estado. Os kits para os testes são distribuídos pela Secretaria de Saúde da Bahia – Se-sab, que faz um acompanhamento anual, mas em 2013, com a parceria entre o CCZ e a UESC, esse acompa-nhamento foi aprofundado.

O secretário da Saúde, Renan Araújo, afirma que esse é um pro-jeto importante, pois une o ensino com a assistência a população e é dessa maneira que o SUS deve fun-cionar. “Os animais atendidos no CCZ passam por esse diagnóstico e o estudo oferece condições de ter-mos um controle maior da doença em nosso município” disse. A mé-dica veterinária do CCZ Sonia Lopo explica que as pessoas podem levar seus cães para fazer o teste gratuito. “Quem tem um cão que apresente feridas que não se curam com remé-dios para sarna, deve investigar”. Ela lembra que se esse teste fosse feito em laboratório particular custaria, em média, R$ 200,00.

Os testes são feitos por Sonia Lopo e Samir Hage, médicos veterinários do Centro de Controle de Zoonoses, e depois são enviados para a UESC onde é feito o teste sorológico, que detecta anticorpos e identifica se o

animal já teve contato com o para-sita e, quando necessário, o teste molecular que detecta o DNA do parasita. Com 37 testes realizados de janeiro a maio, o índice já chega a 30% da população de animais do CCZ de Itabuna. Sonia Lopo escla-rece que “esse percentual ser alto é normal dentro da população do Centro, porque estão aqui àqueles animais que as pessoas não querem, estavam doentes ou os donos desis-tiram deles”.

GravidadeA doença é comum nos cães,

mas também atinge humanos e pode levar a óbito. Na região Sul do Esta-do, a transmissão ocorre através do mosquito de palha, que pica um ani-mal infectado e depois as pessoas. A veterinária do CCZ destaca a impor-tância de os animais passarem pelos testes, principalmente para que não sejam adotados doentes e as pesso-as corram o risco de se contaminar.

“Cidades próximas a Itabuna apre-sentam índices altos de positividade da leishmaniose em humanos. Então, nós temos que monitorar constante-mente porque nossa população de cães é muito grande e nosso clima é apropriado para a proliferação do mosquito” explicou Sonia Lopo.

Existem dois tipos de leishma-niose: a visceral, que é a mais peri-gosa, pois não tem lesões externas e ataca o fígado e o baço; e a tegu-mentar, que apresenta lesões na pele que muitas vezes são confundidas com sarna. Os testes realizados no Centro de Controle de Zoonoses – CCZ são específicos para o diagnós-tico da leishmaniose visceral, com o resultado sendo conhecido em 15 minutos. Nos cães diagnosticados com a doença, a recomendação é a eutanásia, pois só há tratamento pa-ra humanos e quando o tratamento é feito em um animal corre o risco de criar um parasita resistente ao tratamento

Itabuna-BA, 28 maio de 20136

Zoonoses tem projeto para prevenção da leishmaniose

A iniciativa, em parceria com o curso de Medicina Veterinária da Uesc, prevê a oferta de testes gratuitos e levantamento de índices da doença na cidade

Foto

Wils

on O

livei

ra

Testes estão sendo feitos com kits distribuídos pela Sesab

Trânsito lento durante intervenção da Emasa no São Roque Equipes da Emasa (Empresa Municipal de

Águas e Saneamento) iniciaram, na manhã de quinta-feira (22), a implantação de uma nova rede geral de esgoto no bairro São Roque, em Itabuna. Para resolver o problema, foi inter-ditado trecho da avenida Bionor Rebouças, provocando lentidão no trânsito.

Segundo constataram os funcionários, a rede atual, com manilhas de concreto de 30 cm, é muito antiga. Recentemente, inclusive, um entupimento provocou retorno da sujei-ra para muitas casas, além de o esgoto estar jorrando no meio da rua.

Entre as providências tomadas, troca de toda a canalização numa extensão de 100 me-tros e entroncamento de residências à nova rede geral, o que vai demandar um tempo maior. A previsão de conclusão do serviço é para esta semana.

Técnicos da equipe já informaram aos moradores da redondeza que as máqui-nas e os homens só sairão do local quando a obra for totalmente concluída, restando apenas o trabalho da Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano) para recomposi-ção do asfalto. Máquinas da Emasa deverão permanecer

no São Roque durante esta semana

Campanha “Sua mãe merece Paris” chega aos últimos dias

Está perto o tão esperado dia. A campanha promovida pelo Sho-pping Jequitibá em homenagem ao mês das mães está chegando ao fi-nal. O sorteio ocorrerá na próxima sexta-feira (31), às 18 horas, e já está gerando muita expectativa a todos que estão participando.

Iniciada no início do mês, a promoção “Sua Mãe merece Paris” propiciou aos clientes do Jequitibá a chance de concorrer a uma via-gem com acompanhante destina-da à “Cidade Luz” pelo período de cinco dias e quatro noites, e desde que começou é um dos principais assuntos da Região.

Para aqueles que ainda não tro-caram seus cupons, ainda há tem-po, basta juntar notas de compras

efetuadas nas lojas do Jequitibá no valor de 250 reais e trocar no stand da promoção. Depois é só torcer e aguardar o resultado no dia 31.

InstruçõesÉ muito importante lembrar que

no último dia da promoção (31), serão atendidos apenas os clientes que entrarem na fila até 15 horas. Os cupons do sorteio deverão ser depositados na urna até 16 horas, impreterivelmente, horário em que o recipiente será lacrado.

A estimativa da organização da campanha é de que centenas de pes-soas estejam presentes no momento do sorteio, que para a sua realização teve a autorização oficial da Caixa Econômica Federal.

Logo na entrada do Jequitibá, o forte apelo da campanha

Page 7: Diario Bahia 28-05-2013

Cinco detentos foram indicia-dos pela polícia Civil como respon-sáveis pelo motim ocorrido a partir do meio-dia do último sábado (26), no Conjunto Penal de Itabuna. O lo-cal se transformou numa verdadeira praça de guerra entre criminosos de facções rivais. Cinco presos ficaram feridos e um morreu, com vários gol-pes de faca. Roberto Santos da Sil-va, o “Papi”, morava no bairro Zizo e fazia parte do Raio A.

Enquanto se “engalfinhavam”, presos de outras celas gritavam pa-ra serem soltos e se juntar à carnifi-cina. Em poucos minutos, a notícia se espalhou e familiares de inter-nos começaram a se aglomerar no

pátio do presídio, querendo saber informações sobre os parentes ali detidos. A rebelião foi controlada após a chegada da Tropa de Cho-que da Polícia Militar e homens do

15º Batalhão. Os autores da confusão, iden-

tificados como Pedro Ferreira da Silva, o “Peu”, Marcos Eduardo de Jesus Gomes, Edivaldo Pereira da

Silva Junior, Leandro Nascimento de Brito e Paulo Vieira Barbosa, foram ouvidos pelas delegadas Ana Paula Gomes e Lisdeili Nobre.

Eles foram denunciados pelos internos que conseguiram sobrevi-ver ao ataque. Fábio Pereira da Sil-va, Jabes Ribeiro Santos, Rosinaldo Ferreira Cardoso, Juramilson Silva dos Santos e um quinto, cujo nome não foi divulgado, foram socorridos por equipes do Samu e levados pa-ra o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Segundo os detentos, “Pêu” estaria armado, ainda, com dois revólveres calibre 38. Um das armas, inclusive, estava com quatro projéteis deflagrados.

Mais de 100 armas apreendidasNuma inspeção no presídio após

o motim, os policiais apreenderam mais de 100 armas – 70 chuços, 14 facas, 22 facões, 15 munições e dois revólveres calibre 38. Resta saber, agora, como esse armamento foi parar nas mãos dos presos.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que isso acontece. A última apreensão de armas no Conjunto Penal aconteceu na oca-sião em que vários detentos foram transferidos para unidades prisio-nais de outros estados.

Um inquérito administrativo deve ser aberto para apurar o fato.

Itabuna-BA, 28 de maio de 2013 7

Um acidente apagou para sempre o sorrido de Vinícius, que morava em Itabuna

O presídio de Itabuna foi palco de uma rebelião que resultou em morte

Rebelião no presídio de Itabuna acaba com um morto e cinco feridos

O motim começou por volta do meio-dia de sábado (25), quando detentos começaram a brigar entre si. Um deles foi barbaramente assassinado com vários golpes de faca.

Assassinatos e tiroteios com feridos em Itabuna no fim de semana

Logo após serem divulgados da-dos sobre a redução do número de homicídios em Itabuna, fato, inclusive, muito comemorado, a cidade volta a registrar a ocorrência de assassi-natos e atentados em série desde a última quinta-feira (23). Na tarde de domingo (27), um rapaz de 19 anos foi barbaramente assassinado com aproximadamente 11 tiros. O pal-co do crime foi a rua G, no bairro Vila Anália.

Era por volta das 16 horas, quan-do Mateus Macedo Melo Silva, filho de um policial militar, passeava de bicicleta e foi surpreendido por ho-mens dentro um carro prata. Foi o que contaram testemunhas.

O motivo do homicídio ainda es-tá sendo investigado. Uma das sus-peitas, porém, é que a vítima teria se envolvido em um assalto. No entan-

to, o pai do jovem afirmou, em en-trevista ao site Plantão Itabuna, não ter conhecimento de nenhum envol-vimento do filho com o mundo da marginalidade. “Quero a apuração desse crime”, disse o PM.

O local onde Rafael foi executa-do também serviu de cenário para a execução de outro rapaz – Tiago Barbosa Silva, de 23 anos, morto na última quinta-feira (23).

Na madrugada de sábado, mais um jovem entrava para as estatísti-cas da violência. Rafael Silva Pasco-al, de 20 anos, mais conhecido como “Rafinha”, foi executado com cerca de quatro tiros de pistola ponto 40 no bairro Sinval Palmeira. O corpo dele estava sobre uma cama. A víti-ma tinha passagens pela polícia por tráfico de drogas e assaltos. A prisão mais recente de Rafinha ocorreu em

janeiro desse ano.

Baleados Além dos assassinatos, vários

tiroteios foram registrados nos últi-mos dias. Pelo menos, quatro pesso-as ficaram feridas nos ataques. Três delas somente na sexta-feira (25). O açougueiro Joelson Alves Santos, de 31 anos, foi uma das vítimas. Ele foi alvejado na cabeça e no ombro. O estado dele era considerado grave.

No bairro Lomanto, Hamilton Cruz de Moraes também foi balea-do. E no Jardim Grapiúna, popular-mente conhecido como Favela do Bode, Josemário Pereira foi atingido por tiros. As vítimas foram socorri-das por equipes do Samu e levadas para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Os motivos dos atentados ainda são desconhecidos.

Acusado de vários homicídios é preso em Itabuna

Apontado como autor de vários assassinatos em Itabuna, Wallace Oliveira da Silva, o “Ne-go Wallace”, foi preso no final da noite de domingo (26), na baixa fria do bairro Maria Pinheiro. A prisão ocorreu durante uma operação conjunta da Talismã, ROTAM e 2ª Cia.

Além dele, foram detidas mais seis pessoas – cinco ho-mens e uma mulher. Em poder do grupo, liderado por Wallace,

a polícia apreendeu duas motos e um veículo Pálio. Morador do bairro Fonseca, “Nego Wallace” é temido por muitos naquela lo-calidade.

De posse de um mandado de prisão, a polícia vinha ten-tando prender o bandido há vá-rios meses. Ao Plantão Itabuna, o acusado alegou inocência. “O povo mata e diz que fui eu. Não tenho nada a ver com isso”, disse ao repórter Oziel Aragão.

Depois de meses de caça, Wallace finalmente foi preso

foto

: Pla

ntão

Itab

una

Mateus foi surpreendido e morto no meio da rua

Rafael tinha passagens pela polícia. Ele foi

encontrado morto em cima

de uma cama

foto

: Pla

ntão

Itab

una

Foto

: Rad

ar N

otíc

ias

Mulher sofre sequestro relâmpago Uma mulher foi vítima de se-

questro relâmpago na última sex-ta-feira (24), quando estacionava o carro na avenida Beira Rio, no centro de Itabuna. Ela foi leva-da por um homem armado com uma faca.

A vítima, cujo nome não foi di-vulgado, contou ao Radar Notícias

que foi obrigada pelo bandido a se-guir até um posto de combustível no Jardim do Ó, onde o criminoso fez saques com o cartão dela.

A mulher foi abandonada com o carro na avenida do Cinquente-nário. O assaltante levou, além do cartão de crédito, dois celulares e um relógio.

Page 8: Diario Bahia 28-05-2013

Itabuna-BA, 28 de maio de 20138

> Áries 20/03 a 20/04

> Touro 21/04 a 20/05

> Gêmeos21/05 a 20/06

> CânCer21/06 a 21/07

> Leão 22/07 a 22/08

> VirGem 23/08 a 22/09

> Libra 23/09 a 22/10

> saGiTÁrio 22/11 a 21/12

> CapriCórnio 22/12 a 21/01

> aquÁrio21/01 a 18/02

> peixes19/02 a 19/03

Que o cenário astral não está dos mais fáceis você já sabe. Mas hoje a Lua dispara a ten-são entre Urano e Plutão, con-tribuindo para mais sobressal-tos. Gente que teme ousadias pode se contrapor a seus inte-resses no trabalho.

Como você não está nos seus melhores dias hoje, é bom evitar muitas exposições ou tomada de decisões importantes - o re-sultado poderia ser prejudicial a você. Observe algumas formali-dades. Problemas de sono?

Com a Lua em seu signo o dia pede autocuidado e diminuição de compromissos sociais. Você precisa de mais tempo para si mesmo agora. Tensões e ansie-dade estão no cardápio, então vale programar atividades re-laxantes.

Você deve esbarrar hoje com obstáculos que exigirão paci-ência e autocontrole. Semana começa sob tensão e medo, e não espere atitudes amistosas ou liberais dos chefes e supe-riores. Estar aberto a surpresas é mais do que indicado.

> esCorpião 23/10 a 21/11

Embora você esteja com bom apoios hoje, evite levar a fer-ro e fogo considerações con-servadoras demais por parte destes seus aliados. Com seus conselhos, talvez engessem sua chance de mostrar to-do o seu potencial criativo e inovador.

Geminianos estão sob fogo astral cruzado hoje, precisam contar mais consigo e menos com a boa vontade alheia. Co-legas mal humorados, empre-gados com má vontade, ami-gos sem tempo pra conversar. Clima de apreensão por causa de mudanças externas.

Apesar de uma disposição aber-ta e receptiva aos outros, tome cuidado para não ser pressio-nado a fazer o que não quer, ou que vai contra seus interesses. Cenário astral explosivo pede distancia de pessoas que usam o fascínio para levar.

Saúde mais frágil hoje, fique de olho nisso e evite excessos - pode ser que um problema com um colega de trabalho agrave tudo. Mau humor é a consequência. Para neutrali-zar, contorne os compromissos sociais extenuantes.

Um bom dia para mostrar seu valor em alguma área especi-fica - sua habilidade e experi-ência serão contempladas com sucesso e visibilidade. Outra faceta interessante do astral de hoje: você pode ir além do esperado se incorporar os aca-sos e os imprevistos.

Atividade física e compromis-sos de trabalho podem ser hoje uma mistura explosiva. Nada de ir além dos seus li-mites em nome da aparência. Um toque de cuidado com as pessoas a sua volta será bem recebido .

A mente e seus mistérios - um tema para hoje! Comunicação boa em encontros profundos com alguém podem elucidar temores e duvidas que estão fazendo mal a você. Relações com irmãos ou parentes pró-ximos tem impacto.

Assuntos controvertidos de hoje são as finanças e as de-mandas dos filhos ou os gastos com uma atividade prazerosa qualquer. Há um choque astral entre o que você pode gastar e o que deve, sendo melhor adiar gastos.

TERÇA-FEIRARita conta para Mathias que a turma está na mata atrás de Lia. Alemão e Caixote decidem se afastar de Vitor e Fatinha. Orelha consegue as coordenadas do cativeiro e Bruno avisa a Olavo e à polícia. Sal, Alemão e Caixote dei-xam a cabana levando Lia, que consegue deixar seu anel no local como pista. A polícia chega ao cativeiro vazio e repreende os adolescentes por terem se arriscado. Vitor lamenta ter perdido a chance de rever Lia, e Gil se irri-ta com o motoqueiro. Sal combina o resgate de Lia com Olavo e exige que apenas Lorenzo e Raquel estejam no local. Gil pede para acompanhar os pais de Lia até o lugar combinado com Sal.

ASTROLOGIA

SuA NOveLA FLor do Caribe Globo, 18hmaLhação Globo, 17:30h

FRAngo Ao cuRRy

IngREDIEnTES1kg de peito de frango em cubo1 cebola pequena picada3 dentes de alho3 colheres de sopa de manteiga1 colher de sopa de curry em pó1 colher de chá de cúrcuma250ml de leite1 colher de sopa de farinha de trigo1 copo de requeijãosal a gostopimenta-do-reino a gosto

MoDo DE PREPARoRefogue os dentes de alho amassados e a cebola na manteiga;Coloque o frango e o curry até cozinhar;Coloque a cúrcuma, sal e pimenta do reino e deixe cozinhar por volta de 10 minutos;Junte o leite e a farinha e mexa até engros-sar; Acrescente o requeijão, mexa bem e sirva quente.

ReceITA

sanGue bom Globo, 21h

TERÇA-FEIRAEster se humilha e aceita voltar a morar na casa de Alberto para não ficar longe da filha. Veridiana deixa Candinho viajar com Cassiano até o lugar em que ele encontrou a turmalina paraíba. Mila conta para Reinaldo que Natália está apaixonada por Ju-liano. Cassiano faz as pazes com Duque e conta que desconfia de que o local onde Candinho encontrou a turmalina paraíba possa ser a mina desativada dos Albuquerque. Reinaldo pede a Juliano que faça Natália feliz. Duque se mostra interessado em comprar a mina desativada dos Albuquerque, e Hélio lhe dá informações sobre a localização. Carol muda o visual de Lino. Cassiano invade a casa de Alberto para falar com Samuca.

amor a Vida Globo, 21h

TERÇA-FEIRAAline prepara um sanduíche para César. Patrícia e Michel saem juntos do hospital. Vega pede para Atílio tomar cuidado com Félix. César se recusa a jantar com Pilar. Félix arquiteta como vai abrir a sua própria empresa. Atílio analisa os contratos dos fornecedores que conversaram com Félix. Paloma pensa em comprar um presente para Paulinha. Ordália teme o envolvi-mento de Carlito com Valdirene. Patrícia acorda e estranha que Michel esteja em sua casa. Atílio se preocupa com o que lê nos contratos dos fornecedores. Félix tenta superfaturar produtos. Edith conversa com a sua advogada sobre o seu possível divór-cio. Atílio decide marcar uma reunião com um dos fornecedo-res do hospital. Leila discute com Thales por causa de Nicole. Atílio descobre que Félix está roubando o hospital. Paloma surpreende Paulinha com seu presente.

TERÇA-FEIRAAmora é obrigada a conceder a entrevista para Lara por causa de seu programa. Giane e Bento vão à Class Mídia confirmar se foi Fabinho quem invadiu a estufa. Renata pede para Érico não comentar com Natan sobre o proble-ma da agência. Fabinho sugere que Natan convide Bárbara para estrelar seu filme. Áurea faz previsões para Silvia e Érico. Wilson fala para Mel que conseguirá um emprego para ela na Class Mídia. Filipinho descobre quem é seu pai. Malu leva Emília para conhecer sua nova casa. Amora discute com Maurício depois da gravação do programa. Rosemere procura Perácio e avisa que Filipinho sumiu. Filipinho vê seu pai e sua mãe juntos, sem que eles o ve-jam. Bento fica decepcionado com Amora.

Page 9: Diario Bahia 28-05-2013

Itabuna-BA, 28 de maio de 2013 9

O Cineclube Équio Reis e o Ilhéus Dança serão as duas últimas atrações do mês de maio da Tenda do Teatro Popular de Ilhéus (TPI). Às 19 horas desta terça-feira (28), tem exibição gratuita dos vídeos “Não vivo sem o rádio” e “Televisão a dois”. Na noite seguinte (29), grupos e academias de dança de Ilhéus fazem a última apresentação do festival.

O Cineclube Équio Reis é realizado pelo Núcleo de Produção Audiovisu-al do Teatro Popular de Ilhéus. Desde novembro do ano passado, conta com a parceria do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), exibindo trabalhos dos acadêmicos. Nesta terça-feira, o documentário “Não vivo sem o rádio”, de Felipe Vinhas e Roberta Martins, mostra a força do meio de comuni-

cação no estado do Amazonas. Já a ficção “Televisão a dois”, de Leonardo Castro, é uma adaptação do conto de Fernando Sabino.

Realizado pela Câmara Setorial de Dança, grupos e escolas de dança, o Ilhéus Dança oportunizou ao público a apreciação de diferentes estilos de expressão corporal. Entre os partici-pantes estão o Balé Afro Dilazenze, a Academia Dinâmica e Movimento, Escola de Dança Tônus, Núcleo da Dança e Cia. de Dança Sôanne Mar-ry. As entradas custam R$ 12 e R$ 6 e podem ser adquiridas da Tenda do TPI ou na loja Etc & Tal.

Além dos participantes fixos, o Ilhéus Dança também recebe con-vidados. Na noite do último dia 22, os grupos de dança de rua Space Dance e o de Dança do Ventre de

Rafaella Canabrava abrilhantaram o evento. Além de trazer variados estilos, o evento reúne talentos de-dicados a promover a arte da dança no município.

Oficinão Finos TraposPessoas maiores de 18 anos e

com experiência em artes cênicas têm até a noite desta terça (28) pa-ra se inscrever no “Oficinão Finos Trapos”. A capacitação profissional gratuita será ministrada pelo Grupo de Teatro Finos Trapos, de Vitória da Conquista, entre os dias 30 de maio e 09 de junho. Os encontros serão às quintas-feiras, sábados e domingos, na Tenda do TPI. Estão disponíveis 25 vagas. Os interessados devem acessar o blog: www.finostrapos.blogspot.com.

Tenda do Teatro Popular encerra maio com Cineclube e Ilhéus Dança

Cia. Sôanne Marry - Ilhéus Dança

foto

: Kar

olin

e Vita

l

Nesta terça e quarta-feira, haverá exibição gratuita de vídeos e apresentação de grupos e academias de dança

Câmara debate sobre campus Ufesba em Ilhéus“Esta audiência pública não é

para promover nenhuma espécie de animosidade entre os municípios de Ilhéus e Itabuna. Tenho pleno conhecimento, até pela sua imen-surável importância no campo do ensino superior nesta região, que a Ufesba (Universidade Federal do Sul da Bahia) esteja sendo desejada por vários outros municípios. Aprovada pelo Congresso Nacional a sua ins-talação, queremos, sim, mostrar para todas as autoridades presentes que o nosso município possui espaço físico satisfatório para a construção deste estabelecimento educacional, tão bem vindo à nossa região.”

Com estas palavras, o vereador

Raimundo do Basílio (PMDB), autor da proposição, abriu a sessão reali-zada quinta-feira(23), no plenário da Câmara Municipal de Ilhéus.

Dentre os convidados para a audi-ência, estão: Professor-mestre Josevan-dro Nascimento ( Faculdade de Ilhéus ), Professora-doutora Marlúcia Mendes

( Secretária de Educação do Município de Ilhéus ), Historiadora e Acadêmi-ca, Professora Maria Luíza Heine ( Fa-culdade de Ilhéus ), Professor Joaquim

Bastos ( Secretário de Planejamento do Município de Ilhéus ), José Nazal ( Historiador ) e o Deputado Estadual José de Arimatéia ( PRB).

Segundo o vereador Raimundo do Basílio, buscará, no mais breve espaço de tempo, promover uma reunião conjunta com os represen-tantes dos municípios que estão pró-ximos a Ilhéus, a fim de ter um en-tendimento comum e definitivo sobre onde será construída a universidade. Nessa oportunidade, contará com a presença do coordenador do projeto, o ex-reitor da UFBA, Professor Nao-mar Almeida.

A previsão de início das ativida-des da Ufesba é para 2014.

O vereador Raimundo do Basílio (ao microfone) foi quem propôs a audiência, que contou com vários representantes da Educação

Page 10: Diario Bahia 28-05-2013

CASAS VENDAParque Verde, na rua 2, ao lado do colégio Luís Eduardo, construção c/ base p/ 4 la-jes, já c/ 2 aptos e as garagens divididas, escada prontos faltando o acabamento. Escriturada. Tel: 8839-9416/9159-9060/8144-6424, Leidy.

Fátima, rua São João, 1075, casa em cons-trução c/ ¾, suíte, sala, cozinha, área de luz, base laje c/ 50% da laje batida. Tel: 8807-0593/9168-1388, Ednaldo.

Góes Calmon, c/ 2/4 + suíte, a/s, d/e, garagem p/ 3 carros, bem arejada. R$ 400.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677, Creci: 15382.

Pontalzinho, c/ 4/4, 2 salas, copa-cozinha, 2 wc, a/s, quintal. R$ 160.000,00. Tel: 3211-4747/8823-0699/9128-1492.

Troco casa em Itabuna por outra em Jequié. Tel: 3211-4747/8823-0699/9128-1492.

Caixa D’Água, rua Gileno Amado, 99, c/ 2/4, sala, cozinha, a/s, quintal, ga-ragem, wc, poço artesiano. Tel: 9163-9506/8885-8784.

Conceição, rua do Prado, nº 290, c/ 2/4, cozinha, wc, a/s, garagem, sala. R$ 50.000,00 (aceito carro com parte do pagamento). Tel: 8178-5552/8851-7042.

Monte Cristo, c/ 2/4 + suíte, a/s, ga-ragem. R$ 150.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677.

Mangabinha, rua Rio Bahia, 19, pró-ximo a igreja Maria Goretti, c/ 2/4, 2 salas, cozinha, a/s, na cerâmica, for-rada, grades . Tel: 9943-9430/3211-4454, Marcelo.

Urbis IV, c/ 2/4, garagem, cozinha, wc, toda na telhinha, na cerâmica, área ao lado e no fundo, terreno próprio. Tel: 8106-7459.

São Caetano, rua Vitória, 293, em cons-trução. Aceito troca por carro. Tel: 8882-4408/8829-3112.

Fátima, rua São Pedro, 909, c/ 2/4, su-íte, sala, cozinha, varanda, wc social, a/s, de laje. Tel: 8865-6951.

Conceição, rua Catucicaba, 423, c/ 2/4, sala, cozinha, wc, quintal, toda na cerâ-mica, PVC, terreno próprio med. 4x22m, Iptu quitado. Tel: 8839-4208/9127-7911/3617-5373.

Duplex em frente ao Tiro de Guerra, c/ 2/4 + suíte, escritório, lavabo, 2 salas, copa-cozinha, d/c/e, home-teater, va-randas, jardim, garagem p/ 5 carros, to-da reformada. R$ 380.000,00. Tel: 3617-5097/9169-7828/8115-7799.

Santo Antonio na rua José Bonifácio, nº 904, c/ 2/4 + suíte, sala, cozinha, wc social, quintal, área na frente e na la-teral, med. 8x20m. R$ 100.000,00. Tel: 8814-9816/9109-7799.

Olivença, no c/ 4/4, piscina, garagem, etc. Aceito troca por casa em Porto Seguro ou Ilhéus.Tel: Tel: 3613-1878, Filó.

Pontalzinho, próximo ao centro, ou troco por casa em Jequié. Tel: 3211-4747/8823-0699/9128-1492.

Pontalzinho, c/ 4/4, 2 salas, copa-cozi-nha, 2wc, a/s, quintal. R$ 160.000,00. Tel: 3211-4747/8823-0699/9128-1492.

Pontalzinho, c/ ¾, wc social, varanda, sala p/ 2 ambientes, copa-cozinha, quintal. Tel: 3211-6485.

Califórnia, c/ 2/4, cozinha, sala, wc, a/s, garagem p/ moto. Tel: 3613-8773/8812-0562/9147-2994/9199-9291.

Urbis IV, terreno próprio, c/ 2/4, área na lateral, toda na telhinha, sala, cozinha, wc, garagem, quintal, toda murada, 2 portões. Tel: 8106-7459.

Góes Calmon, São Judas, Zildolândia, Conceição. Tel: 8804-7001/3215-0828. Creci: 15254.

Califórnia, ou alugo na rua Serrinha, 251, c/ 2/4, sala, cozinha, 2 wcs, quin-tal. Tel: 8856-6409, Valdenice.

CASA/AluguElParque Verde, rua E, nº 85, c/ 2/4, su-íte, copa-cozinha, sala, garagem p/ 2 carros, terraço. Tel: 9191-4758/8837-2692, Moura.

Santo Antonio, rua Mariana Coelho, próximo a rádio Jornal, c/ 2/4, sala, co-zinha, a/s grande. R$ 350,00. Tel: 9156-

8119, Cardoso.

Vila Zara, próximo a praça, c/ 2/4 + suíte, sala, cozinha, varanda, parabó-lica, a/s, térreo. R$ 530,00. Tel: 9986-7592/8805-8935.

Ilhéus, no Savóia, rua Itacanoeira, c/ 2 salas, 3 suítes + ¼, wc social, copa-cozinha, d/c/e, a/s, garagem p/ 3 car-ros, piscina c/ wc de apoio, cascata, chuveirão, jardim e churrasqueira. Casa toda murada c/ cerca elétrica. Tel: 3211-6485.

Fátima, na rua Reinaldo de Andrade, 346, c/ ¾, sala grande, wc, copa-cozi-nha conjugado, sala p/ computador, a/s. Tel: 3211-9332/8177-1444.

Pontalzinho. Interessados ligar: 8889-6021/9963-1940.

Pontalzinho, rua Henrique Alves, c/ 2/4 + suíte, 2 salas, wc social, copa-cozinha. Tel: 3211-6485.

Castália, c/ 2/4 + suíte, sala, wc so-cial, copa-cozinha, a/s, d/c/e. Tel: 3211-6485.

Apto/VENDZildolândia, c/ 2/4 + suíte, a/s, 2 vagas garagem. R$ 320.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677, Creci: 15382.

Centro, c/ 2/4 + suíte, a/s, 2 vagas gara-gem. R$ 340.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677, Creci: 15382.

São Caetano, próximo a feira, c/ 2/4, sala, cozinha, wc, área, nascente. R$ 65.000,00. Tel: 8814-6723, Gildene.

Centro, no 3º andar, próximo ao Jardim do “Ó”, c/ 2/4 + suíte, c/ 2 salas, cozi-nha, d/e c/ wc, wc social, a/s, garagem, todos cômodos grandes, área de lazer. Tel: 9972-0805, Janicelda.

Centro, na rua Manoel Fogueira, c/ 4/4 + suíte c/ armários embutidos, copa-cozinha grande, sala c/ 2 ambientes, varanda. No 1º andar c/ a cobertura c/ a/s, sendo 170m² da cobertura +

170m² do apto. R$ 400.000,00. Tel: 3211-5758/8109-0004, Raimundo.

Zildolândia, c/ suíte + ¼, sala, co-zinha, wc, varanda, garagem. Tel: 8806-3515.

Pontalzinho, rua Henrique Alves, c/ 2/4 + suíte, 2 salas, wc social, copa-cozinha, a/s, d/c/e, terraço e garagem. Tel: 3211-6485.

Castália, c/ 2/4 + suíte, sala, wc so-cial, copa-cozinha, a/s, d/c/e. Tel: 3211-6485.

Jardim Vitória, c/ ¼, suíte c/ armários, cozinha americana c/ armários, a/s, wc social, garagem= quarto solteiro c/ armário, cama e camiseiro. Tel: 9961-4768/8865-5200, Creci: 13835 João.

Castália, c/ 2 suítes + 2/4, a/s, d/e, va-randa, 2 vagas garagem. R$ 300.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677.

Centro, rua Zildolina, c/ 2/4 e demais dependências, precisando acabamento. R$ 39.000,00. Tel: 9132-7437.

Jaçanã, mobiliado, c/ suíte + ¼, varanda,

dependência, garagem. R$ 160.000,00. Tel: 3612-2638/8156-7991/9170-1002/8843-2452.

São Caetano, c/ ¾, , wc social, cozinha, a/s, garagem. Tel: 8163-9580.

Castália, c/ ¾, 2 suítes, sala, cozinha, va-randa, d/e, piscina, a/s. R$ 250.000,00. Tel: 3613-4784/8147-4777, Luiz.

Apto/AluguElJardim Vitória, rua Pernambuco, 360, no 1º e 2º andar, c/ ¾, suíte, varanda, d/e, garagem. Tel: 8101-5201/3211-4277, Francisco.

Pensionato no Pontalzinho, rua Barto-lomeu Mariano, nº 70, p/ moças. Ofe-recemos luz, água, gás, internet, TV a cabo, forro de cama, toalhas de banho, tudo novo, mobiliado. Tel: 9977-3333, Raphael. Conceição, c/ 2/4, wc, sala, co-zinha, a/s, sacada na frente, garagem. Tel: 8163-9580.

Pontalzinho, na rua Bartolomeu Mariano, 3º andar, c/ suíte + 1/4 c/ guarda-roupa embutido, copa-cozinha, wc social, a/s, internet. R$ 500,00. Tel: 8867-9799/8194-9248, Nivaldo.

Banco Raso, no BNH, bloco 24, c/ 2/4, sala, cozinha, wc. Tel: 9157-3884/8834-8584.

Banco Raso, c/ ¾, suíte, wc, sala, cozinha, lavanderia, d/e, garagem. R$ 700,00. Tel: 9157-3884/8834-8584.

Santo Antonio, rua Valquírio de Oli-veira, nº 410, 1º andar. Tel: 8876-8359/9165-9380.

Centro, Av. Juracy Magalhães, 1º an-dar, nº 208, c/ 2/4, sala, wc, cozinha, a/s. Tel: 3215-3302.

Alto Mirante, rua 1º de Maio, c/ 2/4 (1/4 c/ guarda-roupa embutido), 2 wc, copa-cozinha, sala, saleta, a/s, d/e. Tel: 8828-2229/9104-3379/8828-2609.

São Caetano, 1º andar, novíssimo, c/ 2/4, suíte, wc social, sala, cozinha, a/s, varanda. R$ 600,00. Tel: 8839-2250/9142-0484.

Jardim Vitória, rua Pernambuco, próximo a Cotef, prédio de esquina, c/ ¾, suíte grande, varanda, a/s, s/ condomínio. R$ 1.500,00. Tel: 3211-4277.

BNH, próximo a Mercado, Feira livre, shopping e transportes, c/ 2/4. Tel:

CLASSIFICADOS compra - venda

Alugo quitinetes no Jardim Italamar, próximo ao Cio-mf, fundos da igreja Congregação Cristã no Brasil, na rua f, nº 18. Incluso água, garagem, condomínio. R$ 300,00. Falar com Eduardo no fone: 8885-6772/3212-6772 ou c/ José Carlos 9981-4945/3212-3206.

Itabuna-BA, 28 de maio de 201310

Page 11: Diario Bahia 28-05-2013

CLASSIFICADOS Itabuna-BA, 28 de maio de 2013 11

9157-3884.

Castália, c/ 2/4 + suíte, sala, cozinha, varanda, terraço individual, garagem, no 2º andar. Tel: 9122-7119/3613-6226, Cristiane.

Centro, alugo na Av. Ilhéus, nº 66, c/ 2/4, wc, cozinha, internet, parabólica, varanda. Tel: 9131-4114/9131-4111, Paulo/Marcelo.

Jardim Vitória, grande na rua Pernam-buco, nº 362, próximo ao Shopping e a Cotef, c/ 3/4 + suíte, sala, d/e, varanda, garagem, s/ condomínio. R$ 1.300,00. Tel: 3211-4277/8101-5601.

Jardim Vitória, na rua Pernambuco, nº 360, próximo a Cotef, no 1º andar, c/ 3/4 + suíte, sala, d/e, varanda, s/ condomínio. R$ 1.500,00. Tel: 3211-4277/8101-5601.

Vila Zara, quarto e sala. R$ 500,00 + condomínio. Tel: 8153-7754/9921-4121. Creci: 7443.

Pontalzinho, no 1º andar. Tel: 3211-4671/8212-5413.

João Soares, na Trav. São Luiz, nº 94, c/ 2/4, sala, cozinha, wc, a/s. R$ 350,00. Tel: 8842-6952.

Centro, rua Rufo Galvão, 192, apto 202, c/ 2 su´tes + 2/4, sala, copa-cozinha, garagem. Tel: 9131-6003.

tErrENo/VENDASanto Antonio, med. 370m². R$ 100.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677, Creci: 15382.

Castália, med. 239m². R$ 80.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677, Creci: 15382.

Vila Anália, med. 8x20m, c/ base completa construída. Tel: 9113-5905, Alex.

Buerarema, lote no bairro são Ben-to, próximo a praça, med. 500m². Tel:

8804-3848, José.

Ilhéus, condomínio Águas de Oli-vença, na rua Teixeira de Freitas, 1º terreno à direita, med. 870m². R$ 150.000,00. Tel: 71- 9225-1900 / 73- 8856-8727/9948-1725.

Manoel Leão, na Rua Euri Leão, c/ 180m². R$ 68.000,00. Fone: (73) 3211-8436.

Ilhéus, lote de terreno no Lot. Mansões Luzimares, Praia do Norte, c/ área to-tal de 800m². R$ 50.000,00. Fone: (73) 3211-8436.

Parque Boa Vista, na rua Capixaba, em construção, ponto de laje, med. 5x20m. R$ 25.000,00. Tel: 8832-3474/3215-6276, Romário/Roberto.

Alto do Convento, próximo a J.S Pinhei-ro, med. 18.000m². R$ 1.500.000,00. Tel: 9132-7437.

Conceição, na rua Hercília Teixeira, óti-ma localização, med. 9x18m (162m²). Tel: 8879-0587/9109-0587.

Mamoan, med. 10x25m, c/ base cons-truída + 1000 blocos, brita, tábuas, um vão coberto. R$ 40.000,00. Aceito tro-ca por terreno em Olivença ou Praia do Sul. Tel: 8807-7817.

Vila Anália, med. 8x20m, c/ base com-pleta construída. Tel: 8835-0958/9113-5905, Alex.

VEíCuloS/VENDAFiat Fiorino baú novo, ano 12/13, c/ 1500km. R$ 35.000,00. Fone: 8119-5792/ 8826-8008/3613-7719.

Pálio 98/99, c/ 4 portas, direção, alar-me e trav. cor vinho. R$ 7.500. Tel: 8852-2087, Jackson.

Monza GL, 1993/1994, preto, único do-no, c/ trava, vidro. R$ 6.000,00. Tel: 3612-1046/8807-7696/9114-8336.

Moto Honda Shadow VT 600cc, 2000, conservadíssima, revisada, toda equi-pa c/ acessórios, completa. Tel: 9119-1216/8815-8899, Gustavo.

Novo Punto Attractive 1.4 Flex, 4 por-tas, 2013, direção hidráulica, ar, roda de liga leve, branco. Ainda se encontra na concessionária, carro zero km. Tel: 9982-3662/8869-3334/8129-7070.

Moto Suzuki GSX-R 1100W, ano 94, preta, freio a disco disco. Vale 16.000,00, venden-do por R$ 10.000,00. Tel: 8835-5233/8134-1419/9128-8611, Carvalho.

Parque Boa Vista, laje no 1º andar. Tel: 8832-8808/9102-6479, João.

Perto do supermercado Meira, med. 9,75x33m. Outro no Conceição, med. 10x26m. Tel: 8163-9580.

Fiat Pálio, 2000, c/ ar, alarme, trava. Tel: 8818-9823.

Moto Honda CB 300R, 2011, c/ 11.000km, seminova, única dona. Tel: 9121-2025, Jacqueline.

Moto Fan, preta, 2008. R$ 3.000,00. Tel: 8828-1384, Índio.

Tempra Ouro 95, c/ 4 portas, 16V, com-pleto. Tel: 8802-5188.

Fox 1.6, 2010/2011, completo, conser-vadíssimo, c/ 52.000km, único dono. Tel: 9981-1977.

Polo Sedan, 2008, c/ 60.000km, c/ banco de couro. Tel: 9104-1880, Francisco.

Captiva 2011, completa, c/ 17.000km. R$ 68.000,00. Tel: 9985-6777/8811-5060.

Ford Ka 2003, completo. Interassados ir na Trav. Av. Ilhéus, 153, Fox Filme próximo ao Manoel Novaes.

Fiat Punto Edx 1.4, 2008/2009, cinza, completo. Tel: 8832-3334.

Eco Sport 2.0, automático, 2009, com-pleto, único dono. Tel: 8103-9933/8103-9932.

poNto CoMErCIAl São Caetano, aluga-se amplas salas co-merciais no novo Ed. Trade Center, na Av. Princesa Isabel, med. de 30m2 e lojas. Tel: 73.3613-8344/8838-6731.

Alugo ponto comercial na rua Zildolina, 1706, prolongamento da Cinquentená-rio, med. 5x20m. R$ 700,00. Tel: 8858-5507/9117-2043, Noemia.

Centro, alugo sala nova na Trav. Adol-fo leite, entre a Paulino Vieira e a Beira Rio, equipada c/ móveis, ar, cortinas, sala de espera. Bom p/ consultórios. Tel. 8119-5771.

Centro, alugo sala na Av. Juracy Magalhães, 1º andar, nº 180. Tel: 3215-3302.

Fátima passo ponto de distribuidora de águas e bebidas. Contato (73)3215-6196 /9134-2958.

Fátima, próximo a padaria Paulista. Tel: 3613-7684/8805-7692.

Galpão alugo área med. 700m², pró-ximo a BR 101. Ótima localização. Tel: 8119-2766, Ari.

Centro, alugo pontos na Av. Amélia Amado, início do canal e na Av. Iná-cio Tosta Filho, próximos a rodoviá-ria. R$ 550,00 e R$ 680,00. Tel: 9129-6859/8827-6246.

Centro, alugo imóvel comercial na Av. Ilhéus, 66, med. 170m². Tel: 9131-4114/9131-4111, Paulo/Marcelo.

Centro, alugo sala na rua 13 de Maio, perto da Igreja Santo Antonio. Tel:

3212-2324/9927-5753.

Centro. Rua 13 de maio (perto da igre-ja Santo Antonio). Telefone: 3212-2324 ou 9927-5753.

FAZENDAS VENDASítio Sagieva, sito na Rov. Jorge Amado, entre a Uesc e Ilhéus, área de 3.200m², à margem do Rio Cachoeira, c/ casa c/ 2 pavimentos, med. 250m², c/ 3 suítes + ¼, varandas, copa-cozinha, garagem, a/s, etc. Um espaço p/ loja ou restau-rante, pequena área p/ hotaliças c/ árvores frutíferas: murta, palmeira, fruta-pão, graviola, cacau, abacate, laranja, lima, cana, ingá, jaca, mamão, manga, jabuticaba, carambola, romã, pitanga, acerola, etc. R$ 600.000,00. Tel: 8801-8997, email: [email protected]

Ubaitaba, 190ha, c/ casa sede, 6 casas p/ trabalhador, barcaça. R$ 750.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677.

Região da Serra das Lontras, depois de São José, roça med. 8 hectares, c/ cacau, seringa, café, banana, pasto. R$ 26.000,00. Outra c/ 10 hectares c/ cacau, banana, diversas frutas. Aceito troca por casa. Tel: 3617-2577.

Entroncamento de Itapé, sítio med. 18ha, empastado c/ 3 represas, casa sede c/ suíte, casa vaqueiro, curral, às margens da rodovia Itabuna/Ibicaraí. Tel: 9147-8731, Antonio.

Coaraci, med. 50 hectares, c/ luz, pecu-ária, casa sede, curral, água. Tel: 9164-9131/8105-0668.

Zildolândia, med. 418m². R$ 300.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677.

Arataca, área med. 15 hectares na Ri-beirão Grande, c/ mata e capoeira. R$ 15.000,00. Tel: 8838-5916/8816-4882/8831-6147, Valdemar/César.

São José da Vitória, vendo ou troca ro-ça na região da Serra das Lontras, c/ 10 hectares, c/ cacau, café, banana. Aceito casa. R$ 26.000,00. Tel: 3617-2577.

oportuNIDADEDE EMprEgoEngenheiro, mestre de obra, en-carregado adm financeiro, almoxa-rife e auxiliar adm para trabalhar na região de Vitoria da conquista em obras habitacionais.Enviar curriculum: [email protected]

Estou procurando emprego de recepcio-nista, tenho curso. Tel: 8816-9464/8872-6963, Giselle.

Procuro emprego de pinto e/ou tomar conta de fazenda de cacau, sítio. Preciso urgente. Tel: 71- 9624-5506, Manoel.

DIVErSoSVendo furadeira de tranca sem mo-tor e serra elétrica de pé p/ madeira c/ motor. Tel: 3613-0033 (à tarde) /8878-9961, Rita.

Faço serviços de instalações elétricas, aterramentos e subestações. Tel: 8872-8840/9121-2255, Sydney.

Vendo jogo de rodas aro 14 universal p/ várias marcas e modelos, grátis o jogo de parafusos cromados. R$ 800,00. Tel: 8848-3773/9191-4370.

Procuro trabalho, sou operador de máquinas injetoras, auxiliar de ad-ministração de empresas, detetive particular qualificado e recepcionis-ta, tenho experiência nestas áreas. Tel: 8150-1762, José Antonio.

Vendo um Acordeon Honner, mod. 72 baixos muito conservado. Interessados ligar p/ 73-8819-9164.

Procuro trabalho de arrumadeira p/

aluga - troca CLASSIFICADOS

Page 12: Diario Bahia 28-05-2013

Itabuna-BA, 28 de maio de 201312

AETU investe em tecnologia para melhorar transporte e entrega 10 novos ônibus

A apresentação de 10 novos ônibus e a implan-tação de tecnologias que melhoram o controle do fluxo de coletivos e a utilização da bilhetagem ele-trônica em Itabuna foram destacados durante um evento promovido pelas empresas Expresso Rio Ca-choeira e Transporte Urbano São Miguel, no auditó-

rio do Sest Senat.Durante o evento, que reuniu dirigentes munici-

pais, entidades de classe, associações de moradores e profissionais de imprensa, foi realizada uma palestra sobre Mobilidade Urbana, apresentada por Zenilton Kléber Gonçalves Patrocínio, mestre em Transporte

e Engenharia Urbanística. O diretor da Associação das

Empresas de Transportes Urbanos, João Duarte, falou em nome dos empresários do setor, e destacou que além da aquisição dos novos ônibus, será implantado sistema de reconhecimento facial, que vai ampliar o controle sobre o uso dos cartões.

A Transporte Urbano São Mi-guel São Miguel e o Expresso Rio Cachoeira estão instalando uma nova central de atendimento aos clientes do Sistema de Transporte Urbano de Itabuna, e um sistema de controle de frota e serviço ao cliente, através de GPS. “Nos com-

prometemos a investir e a melhorar ainda mais o sistema de transporte urbano de passageiros de Itabu-na”, afirmou João Duarte.

O vice-prefeito Wenceslau Ju-nior ressaltou que “precisamos so-mar esforços para oferecer um ser-viço de qualidade. Com seriedade e transparência vamos possibilitar que os usuários contem com um transporte público eficiente”. Já o secretário de Transportes e Transi-to, Clodovil Soares disse que “não temos dúvidas do profissionalismo das empresas de transportes urba-nos e por isso atuamos juntos para garantir um serviço digno, seguro e humano”.

Os novos ônibus já estão à disposição dos usuários de transporte coletivo em Itabuna