diario bahia 02-04-2013

12
C NOVIDADES! Ofertas de imóveis para venda e aluguel P. 10 E 11 ITABUNA, 2 de abril de 2013 - 3.082 - ANO XV - E-MAIL [email protected] - R$ 0,70 - www.diariobahia.com.br COMERCIÁRIOS P.6 Funcionários de supermercados em campanha salarial SAÚDE P.9 Auditoria mostra desvios em Ilhéus POLÍTICA P.3 Alta temperatura na Câmara Confirmado novo Aleluia Festival Com atrações como Roupa Nova e O Teatro Mágico (foto), somadas a tantas outras manifes- tações culturais e a mega-receptividade do público, o Aleluia Festival já teve confirmada sua segunda edição. Quem confirma a informação é o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro. P.9 Morte após visita à filha Um animal no meio da pista foi o pivô de um acidente, que matou o empresário itabunense Possi- dônio João Marçal, de 65 anos, na noite de domingo (31), na BR- 415, próximo a Rio do Meio, em Itororó. Ele e a mulher Maria Ie- da, que trabalha no banco Itaú, retornavam de Minas Gerais, onde mora a filha. O veículo do casal caiu em uma ribanceira e pegou fogo. P.7 CULTURA P.5 Tenda do Teatro Popular continua na Soares Lopes Foto: Alfredo Filho Fotos: Keile Araújo/Itororó Já

Upload: diario-bahia

Post on 11-Mar-2016

248 views

Category:

Documents


25 download

DESCRIPTION

diario Bahia 02-04-2013

TRANSCRIPT

Page 1: diario Bahia 02-04-2013

Cxxx P.7

Novidades!ofertas de

imóveis para venda e aluguel

P. 10 e 11ITABUNA, 2 de abril de 2013 - Nº 3.082 - ANo XV - E-mAIl [email protected] - R$ 0,70 - www.diariobahia.com.br

ComERCIÁRIoS P.6

Funcionários de supermercadosem campanha salarial

SAÚDE P.9

Auditoria mostra desvios em Ilhéus

PolÍTICA P.3

Alta temperatura na Câmara

Confirmado novo Aleluia

Festival

Com atrações como Roupa Nova e O Teatro Mágico (foto), somadas a tantas outras manifes-tações culturais e a mega-receptividade do público, o Aleluia Festival já teve confirmada sua segunda edição. Quem confirma a informação é o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro. P.9

Morte após visita à filhaUm animal no meio da pista foi o pivô de um acidente, que matou o empresário itabunense Possi-dônio João Marçal, de 65 anos, na noite de domingo (31), na BR-415, próximo a Rio do Meio, em Itororó. Ele e a mulher Maria Ie-da, que trabalha no banco Itaú, retornavam de Minas Gerais, onde mora a filha. O veículo do casal caiu em uma ribanceira e pegou fogo. P.7

CUlTURA P.5

Tenda do Teatro Popular continua na Soares Lopes

Foto

: Alfr

edo F

ilho

Foto

s: Ke

ile A

raújo

/Itor

oró J

á

Page 2: diario Bahia 02-04-2013

Itabuna-BA, 2 de abril de 20132

Numa sociedade dividida em classes, a escola pública geralmente fracassa na edu-cação das classes populares. O fracasso começa pela linguagem, uma vez que as di-ferentes classes sociais não falam o mesmo dialeto. Assim, enquanto as classes média e alta impõem à escola a língua culta, os alunos das classes trabalhadoras falam a língua popular. Essa diferença entre dialetos, geram antagonismos numa escola con-quistada, através da democratização do ensino, pelas classes populares que, antes, estavam fora dela.

No entanto, a prática pedagógica na escola brasileira, em todas as matérias e, particularmente, no ensino da língua materna, tem sido dissociada de suas determi-nações sociais e sociolingüísticas. A prática de ensino não leva em conta as relações entre linguagem, sociedade e escola nem a luta contra as desigualdades sociais.

Precisamos primeiro fazer a descrição do problema do baixo rendimento da esco-la brasileira. Depois, devemos fazer uma avaliação crítica das ideologias que inspiram as teorias e propostas pedagógicas com que se tem tentado explicá-lo e combatê-lo; Finalmente, devemos articular e integrar teorias originárias da Sociologia, da So-ciologia da Linguagem e da Sociolingüística, a respeito das relações entre sociedade, escola e linguagem, e tenta apontar a importante contribuição que essa articulação e integração podem trazer para a compreensão do caráter político-ideológico do uso e do ensino da língua na escola, e para a fundamentação de uma prática de ensino competente, na educação das camadas populares.

O uso e o ensino da língua na escola” tem caráter políticco-ideológico. Nunca é inocente ou neutro.

USOS DO PORTUGUESLinguagem, escolae ideologia

Quando uma fruta ainda está verde, não podemos comê-la, é preciso esperar que ela amadureça. Assim também, só podemos apreciar o sabor da vida, quando ela já está madura. Crianças e jovens, nos atiramos ao desfrute ex-

tasiado e inconsciente da experiência frenética de viver. Passados os sobressaltos do primeiro amor, do primeiro emprego, do primeiro filho e até do primeiro neto, a vida se mostra mais completa e em perspectiva. Em vez do imenso parque de aventuras e diversão, ela vai se transformando num pequeno quintal cercado, com os limites à mostra por todos os lados. Em vez das surpresas e novas experiências, a rotina, mo-nótona e previsível, vai nos amarrando os pés aos mesmos curtos trajetos e nos fixan-do os olhos nos mesmos horizontes murados. E assim, ficamos pensando em nossas correrias infantis, atrás de um bola, enquanto andamos, trôpegos e lentos, atrás das tarefas cotidianas. Ficamos pensando em nosso corpo jovem e audaz, enquanto sen-tamos cansados à menor caminhada. Agora estamos diante da vida integral: as per-nas olímpicas da juventude e as pernas frágeis da maturidade; a mente corajosa com que desafiamos o mundo e a mente reflexiva com que tentamos compreendê-lo. So-mos um nó que amarra essas duas pontas contraditórias da existência: juventude e velhice. Como juntar, dentro de mim, o rapaz valente em defesa dos grandes ideais e o velho enfraquecido que não ergue mais a espada e duvida que tudo tenha valido a pena, mesmo a alma não tendo sido pequena? Agora que quero rever, recomeçar, refazer, corrigir meus erros, a vida me nega tal chance e continua amarrando meus braços e pernas, até que eu fique completamente imóvel...

COiSaS Da ViDa

É preciso amadurecer

Mestre e doutor em LingUística, pela Universidade Federal da Bahia. Professor da Uesc.

Educaçãoe Literatura

Odilon Pinto

Esta foi a primeira audiência realizada para tratar da campanha salarial

Servidores da educação realizam assembleia em Ilhéus nessa quarta

Os trabalhadores em educação da rede municipal de Ilhéus vão realizar uma assem-bleia nesta quarta-feira (03), às 9 horas da ma-nhã, no auditório do Instituto Municipal de Educação Euzínio Lavígne (IME-Centro), para discutir sobre a Campanha Salarial 2013.

Ainda na reunião, serão discutidos pontos importantes como o reajuste salarial e vários outros direitos dos trabalhadores em educação e como andam as negociações entre a Prefei-tura de Ilhéus e a APPI/APLB-Sindicato com relação a campanha salarial 2013.

Em 03 de janeiro desse ano, logo após a posse do atual prefeito, a APPI solicitou, atra-vés de ofício, uma audiência com o governo municipal para discutir a pauta da campanha

salarial, mas somente na última terça-feira (26) foi realizada a primeira audiência para tratar da campanha salarial.

Na reunião com o secretário municipal de Administração, Ricardo machado, para tratar do assunto, a presidente do sindicato, Enilda Mendonça, alertou ao governo que a data base da categoria é no dia 01 de janei-ro, daí a necessidade de discutir, em caráter de urgência, os itens da pauta da Campanha Salarial 2013.

A expectativa da categoria é que agora o governo municipal dê mais celeridades às discussões, cumprindo a legislação e asse-gurando os direitos dos trabalhadores em educação.

Academia Grapiúna de Letras comemora 2 anos‏

O sonho acalentado há anos foi concreti-zado em 4 de abril de 2011 com a criação da AGRAL-Academia Grapiúna de Letras, com o objetivo de cultivar língua e literatura brasi-leiras, preservar a memória cultural nacional, especialmente de Itabuna e região, além de amparar e estimular as manifestações cultu-rais, nas áreas das ciências e das artes.

Na reunião histórica de fundação, que nesta quinta-feira, 4 de abril de 2013, será comemorada, estiveram presentes 11 funda-dores, que votaram e aprovaram as propostas de estatutos e regimento interno, escolha da primeira diretoria, deliberação sobre joia e mensalidades e votação para a escolha dos 40 patronos da academia.

O passo seguinte, mais delongado, repre-sentou os registros de estatutos e regulamen-to, abertura de conta e outras providências de ordem legal, até culminar na posse festiva em 27 de março de 2012.

O Patrono da Academia Grapiúna de Le-tras é o escritor Jorge Amado, numa homena-gem ao maior nome da literatura regional e brasileira, reconhecido mundialmente.

A Academia hojePresidida por Ivann Montenegro, que te-

ve o seu mandato prorrogado até novembro

deste ano, a Agral tem em sua diretoria os acadêmicos: Vice-Presidente - Vercil Rodri-gues; Secretários - Washington Cerqueira e Norma Sampaio; Tesoureiros - Antonio Costa e Jorge Carrilho; Diretores de Relações Pú-blicas - Paulo Lima e Zélia Possidônio; Dire-tores de eventos - Ramiro Aquino, Eva Lima e Ari Rodrigues, Diretores de arquivo - San-dra Souza e Eglê Machado; Diretores de re-vista - Fernando Caldas e Cláudio Zumaeta; Diretores de biblioteca - José Carlos Oliveira e Edmundo Dourado.

Patronos Os patronos das 40 cadeiras da AGRAL,

escolhidos por votação secreta, dentre os mais de 100 nomes apresentados, são: Abel Pereira, Adonias Filho, Afrânio Peixoto, Amé-lia Amado, Amélia Rodrigues, Anísio Teixeira, Ariston Caldas, Clodomir Xavier, Dias Gomes, Djalma Eutímio, Firmino Rocha, Gil Nunes-maia, Gileno Amado, Helena Borborema, Il-dásio Tavares, João Mangabeira, Jorge Me-dauar, José Dantas de Andrade, José Nunes de Aquino, Luiz Gama, Manoel Lins, Manoel Simeão da Silva, Minelvino Francisco da Sil-va, Orlando Gomes, Pedro Calmon, Plínio de Almeida, Sosígenes Costa, Waly Oliveira Lima e Wilson Lins.

Page 3: diario Bahia 02-04-2013

Itabuna-BA, 2 de abril de 2013 3

cOLUNA Z

Vane como JudasUma figura de bigodão e voz

mansa “reinou” absoluta durante as inúmeras queimas de Judas que ocorreram no Sábado de Aleluia em Itabuna: o prefeito Claudevane Leite (PRB).

O famoso testamento do “Isca-riotes”, a julgar pelas manifestações de protesto, certamente foi regido pelo slogan “agora é 10”. Aliás, a frase que serviu como carro-chefe da campanha de Vane ficou estam-pada durante a queima de bonecos pela cidade afora.

Fogo amigoDizem as más línguas que até

aliados de Vane providenciaram pa-ra que o prefeito ardesse no fogo ... da queima de Judas.

O ex-candidato a vereador Cló-vis da Mangabinha (PCdoB), que hoje trabalha com o vice-prefeito Wences-lau Júnior, teria mandado botar fogo em bonecos do alcaide itabunense na praça daquele bairro.

Estariam os “cururus” em al-guma zanga com Vane? Ou se trata de uma atitude isolada de Clóvis? Quem souber morre! Simbolica-mente, é claro.

cotação

cacaU

Dólar comercial (em r$) COMPRA VENDA VARIAÇÃO

2,0210 2,0225 +0,05%Dólar turismo (em r$)

COMPRA VENDA VARIAÇÃO1,9900 2,0900 -1,42%

euro (em r$) COMPRA VENDA VARIAÇÃO2,5978 2,6001 +0,13%

PREÇO MÁXIMO : R$ 59,00

Rua A, Nº 56 - Lot. Rufo Cunha Centro - Itabuna - Bahia Fone/Fax: (73) 3613- 3040assinatura semestral: R$ 80,00 Preço avulso: R$ 0,70 Nº atrasado: R$ 1,50

> E-mail: [email protected]> E-mail: [email protected]> site: www.diariobahia.com.br

Diretor e Editor: Valdenor Ferreira Redação: Celina Santos Repórter: Simone NascimentoDesigner Editorial: Rewson Ribeiro Deptº comercial: Vanusa de Jesus Publicidade: Nelson Moreira > 73.8829.3851Impressão: Wilson Araújoauxiliar de Impressão: Benildo Melo circulação: Paulo Robério

Edison Cunha éconsultor da Trevisan Gestão & Consultoria (TG&C)

Habemus politicalha!

Rui Barbosa, um dos maiores juristas e políticos que o Brasil já teve, intelectual brilhante do seu tempo, disse um dia: “A política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estraga-da”. Sábias e atualíssimas palavras.

Num período em que a Fé mundial tende a ser reno-vada com a escolha de um novo líder religioso, aqui no Brasil a nossa esperança escoa pelo ralo a cada eleição, a cada mudança de gestão. Queremos política de resulta-dos e temos politicalha, política mesquinha de interesses pessoais, de intrigas tacanhas, de jogo com a pobreza e a miséria do povo.

Habemus politicalha, por exemplo, quando assistimos homens serem exonerados de cargos públicos por incapa-cidade técnica ou corrupção num dia sendo nomeados dias depois em cidades vizinhas. Habemus politicalha quando vemos grandes obras estagnadas por governantes que se recusam a executar ideias e feitos de antecessores por se-rem de partidos opostos e adversários. Habemus politicalha quando assistimos mafiosos ocupando cargos interessados apenas nas verbas atreladas à carteira e não na solução das questões a que lhe são atribuídas.

Queremos política séria, direção, organização e admi-nistração. Queremos a execução e cumprimento de regras morais, leis e costumes respeitáveis para o povo. Queremos Homens de bem e de coragem nos representando e lutan-do pelos nossos direitos. Infelizmente, o que temos é uma politicalha desmedida, uma indústria de escândalos ina-creditáveis, roubos excessivos e falta de vergonha na cara. Queremos dignidade e o que temos é politicalha, política pública exercida por uma facção de canalha.

Opinião

Manuela BerbertE-mail: [email protected]

Foto do dia

Ringue na CâmaraPelas bandas da Câmara de Vereadores de Itabu-

na a temperatura anda subindo de vez em quando. O PR, por muito tempo representado pelo então todo-poderoso Roberto de Souza, agora tem um nome que veste saia – Carmem do Posto Médico.

E ela, por duas vezes, já se “bicou” com o pre-sidente da Casa, Aldenes Meira (PCdoB). A verea-dora chegou a pedir que o comunista a respeitasse, porque ele não estava prestando atenção quando ela falava.

Finanças em segredo?Devido ao aumento no número de vereadores, foi

necessária uma reforma nos gabinetes da Câmara de Itabuna.

Agora, os edis esperam que o primeiro-secretário, Antonio Cavalcante (PMDB), compartilhe com todos como estão as finanças da Casa, já que passou a eta-pa da reforma.

Ele vem prometendo há algumas sessões que vai expor como anda o financeiro. Mas ainda não o fez. Os colegas, portanto, seguem na espera.

Trégua naSemana SantaO fato de Itabuna não ter registrado assassinatos

durante o feriado da Semana Santa merece registro, porque a tônica da cidade em dias de folga prolonga-da, infelizmente, era a ocorrência de mortes fomenta-das pela violência.

MANuELA BERBERt é PuBLICItÁRIA, JORNALIStA E COLuNIStA DO DIÁRIO BAhIA.

Page 4: diario Bahia 02-04-2013

Brasília – Os contribuintes que ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) vão contar com mais uma alternativa para ficar em dia com o Fisco. Desde ontem (1º), a Receita Federal aprovou o aplicativo que permite o envio do documento por meio de dispositivos móveis conectados à internet, para o exercício de 2013, ano-base 2012.

O aplicativo, m-IRPF, será dispo-nibilizado pela secretaria da Receita Federal do Brasil para uso em tablets e smartphones que utilizem os siste-mas operacionais IOS e Android, para uso de pessoas físicas residentes no Brasil. A autorização para apresenta-ção do documento via dispositivos móveis faz parte da Instrução Nor-mativa nº 1.399, publicada ontem no Diário Oficial da União.

A alternativa, no entanto, não pode ser usada por contribuintes que tenham auferido rendimentos tribu-táveis recebidos de pessoa física do país ou do exterior, com exigibilidade

suspensa, que tiveram ganho de ca-pital com ações, sujeito a tributação exclusiva, entre outros; além de pes-soas físicas com rendimentos isentos e não tributáveis.

Segundo, o secretário da Recei-ta Federal, Carlos Alberto Barreto, as limitações no envio por dispositivo móveis devem diminuir nos próximos anos. “Vai haver limitações para esse primeiro momento do lançamento. O objetivo é alcançar contribuintes com declarações mais simples, mas vamos ampliar as possibilidades para o pró-ximo ano”, disse.

O gerente do projeto mobilidade da Receita Federal, José Carlos Fonse-ca, destacou ainda que, por se tratar de “um caminho novo, não seria pru-dente começar com algo tão comple-xo”. Mesmo com as restrições, a ex-pectativa do Fisco é de que 5 milhões de usuários estejam aptos a utilizar o novo método este ano. Para a Receita Federal, o m-IRPF é um projeto tec-nológico pioneiro por aliar conceitos

de mobilidade com armazenamento em nuvem (armazenamento remoto pela internet).

A apresentação da declaração é obrigatória para quem obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alie-nação de bens ou direitos, sujeito a incidência do imposto, fez operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas ou obteve receita bruta com atividade rural su-perior a R$ 122.783,25.

Quem tinha, até 31 de dezembro de 2012, posse de bens ou proprie-dades, inclusive terra nua, com valor superior a R$ 300 mil, também está obrigado a declarar. O prazo limite para entrega das declarações se en-cerra às 23h59min59s do dia 30 de abril. Neste ano, o Fisco espera re-ceber mais de 26 milhões de decla-rações, frente aos 25.244.122 formu-lários recebidos no ano passado. Até o momento, cerca de 5,7 milhões de contribuintes enviaram a declaração do Imposto de Renda.

Itabuna-BA, 02 de abril de 20134

O aplicativo, m-IRPF, será disponibilizado pela secretaria da Receita Federal do Brasil para uso em tablets e smartphones que utilizem os sistemas operacionais IOS e Android, para uso de pessoas físicas residentes no Brasil

Representantes da Receita Federal expõem sobre as maneiras de efetuar a declaração

Declarações do Imposto de Renda poderão ser enviadas por dispositivo móvel

Publicada lei que cria Secretaria da Micro e Pequena Empresa

Brasília - Sancionada pela presi-denta Dilma Rousseff na última quin-ta-feira (28), a lei que cria a Secre-taria da Micro e Pequena Empresa foi publicada ontem (1º) do Diário Oficial da União. A secretaria tem status de ministério, sendo o 39º do governo federal, e contará com uma estrutura já existente, deslocada do Ministério do Desenvolvimento, In-dústria e Comércio Exterior – que tem uma área que trata do assunto. Os ministérios do Desenvolvimento e do Planejamento têm até 90 dias para efetivar a transferência de pes-soal para a nova pasta.

O novo ministério terá a mis-são de assessorar a Presidência da República na formulação, coorde-nação e articulação de políticas de apoio ao fortalecimento, expansão e formalização das micro e peque-

nas empresas. De acordo com a lei, a secretaria também desenvolverá programas de promoção da com-petitividade e inovação e qualifi-cação do setor.

Os programas de apoio às mi-cro e pequenas empresas passarão a ser coordenados e supervisiona-dos pela secretaria, que também articulará a participação delas nas exportações brasileiras de bens e serviços. O ministro que ocupará a pasta ainda não foi escolhido.

O projeto que criou a secreta-ria foi aprovado no último dia 7 no Senado e provocou protestos de oposicionistas que questionaram os custos e a necessidade de mais um ministério. Já o governo considera importante a criação do órgão para o estímulo à geração de empregos e ao empreendedorismo no país.

Page 5: diario Bahia 02-04-2013

Itabuna-BA, 2 de abril de 2013 5

O espaço, montado próximo ao campo da Adeb, através de parceria com o Sebrae e Prefeitura, continuará no local pelos próximos três meses

Tenda do Teatro Popular faz sucesso e permanece na Soares Lopes

O município já colhe os frutos deixados pelo Aleluia Ilhéus Festival, evento que dinamizou o turismo, a economia e a cultura da cidade du-rante o feriado da Semana Santa, de 28 e 31 de março. A tenda cultural – que estreou durante o evento, on-de os grupos do Teatro Popular de Ilhéus (TPI) se apresentaram, com sucesso de público, permanecerá por mais três meses na Avenida Soares Lopes, montado próximo ao campo da Adeb, através de parceria com o Sebrae e Prefeitura.

Já no próximo sábado, dia 06, a população poderá conferir o mu-sical Lenda da Lagoa Encantada, às 20 horas. “Estar com o teatro em um local fixo é fundamental pa-ra o fortalecimento da cultura da cidade”, destaca a coordenadora do TPI, Tânia Barbosa, pontuando que o Aleluia Ilhéus Festival tam-bém promoveu a abertura de um diálogo maior entre o teatro e o governo.

Conforme a coordenadora, a realização do Aleluia Ilhéus Festival

incrementou ainda mais a produção e valorização da cultura local. “Im-

pressionante a valorização do artista local durante o evento”, comenta.

“Tivemos todos os dias casa lotada e ainda contamos com manifesta-ções espontâneas do público, que aproveitou o palco do teatro para mostrar sua arte”, destaca Tânia, citando a emoção do ex-morador de rua MC Willian, ao cantar uma composição sua no palco do tea-tro de rua.

Composição e oficinas O Teatro Popular de Ilhéus é

formado por cinco grupos: Com-panhia Boi da Cara Preta, Teatro – Circo, Maktube, A-rrisca Companhia de Dança e Improviso Nordestino. Além de espetáculos, o teatro ofe-rece oficinas de bateria e percus-são, dança criativa e afrobrasileira, oficina de canto popular, violão e instrumentos de sopro. Desde 1995, o TPI dinamiza a cultura ilheense, inclusive representando o municí-pio em eventos nacionais e inter-nacionais de cultura popular.

Espetáculo na tenda do TPI no Aleluia Festival

foto

: Fel

ipe

de P

aula

Page 6: diario Bahia 02-04-2013

Dirigentes do Sindicato dos Comerciários de Itabuna (SECI) e representantes dos supermerca-dos no município voltam a reunir-se nesta terça-feira, 2, às 17 horas, na tentativa de fechar um acordo que define o reajuste salarial para o período de março deste ano a fe-vereiro de 2014.

Eles também negociam a ma-nutenção das garantias sociais con-quistadas pelos trabalhadores ao longo dos anos. A pauta de reinvin-dicações é composta de sete itens, uma das mais enxutas já apresen-tada pela categoria.

Os funcionários dos super-mercados reivindicam reajuste salarial de 8,5% para os níveis de I a VII, cujos salários variam de R$ 734,00 a R$ 1.371,100. A pauta traz ainda pedido de cesta básica no valor de R$ 75,00 para os meses de junho a dezembro; compensação por jornada de tra-

balho, adicional para o dia de fe-riado trabalhado.

As negociações vêm sendo con-

duzidas pelo presidente do Sindica-to dos Comerciários, Gilson Costa e o delegado em Itabuna do Sin-

dicato dos Supermercados e Ata-cados de Auto Serviço do Estado da Bahia (SINDSUPER), Jorge de

Castro Mesquita Dantas. O verea-dor e diretor do SECI, Jairo Araú-jo, também participa da mesa de negociações.

ValorizaçãoPara o sindicalista Gilson Costa,

é fundamental que os trabalhado-res consigam manter as conquistas obtidas com muito sacrifício. “Esta-mos buscando um acordo que valo-rize o trabalhador; que lhe assegura condição, no mínimo, razoável de manutenção de sua família”.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese), nos últimos 10 anos o setor de supermercados no Brasil registrou crescimento de 55,99%. No mesmo período os tra-balhadores conseguiram somente 5,46% de ganhos reais. Na campa-nha salarial deste ano, os empresá-rios em Itabuna estão oferecendo 6,5% de reajuste.

Itabuna-BA, 2 de abril de 20136

Funcionários de supermercadose empresários negociam salárioA categoria reivindica, entre outras coisas, reajuste salarial de 8,5% para os níveis de I a VII, cujos salários variam de R$ 734,00 a R$ 1.371,100

Os funcionários de supermercados realizam mobilizações para informar sobre a campanha salarial

O período de recadastramento dos ser-vidores aposentados oriundos da Secretaria da Educação começa nesta segunda-feira (1º de abril). Ao todo, 51 mil funcionários são convocados a regularizar os dados ca-dastrais junto à Previdência Estadual, órgão ligado à Secretaria da Administração do Es-tado (Saeb). Os aposentados devem com-parecer a uma das 42 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), lotadas nos postos SAC e Pontos Cidadão, ou na sede da Previdência Estadual, no bair-ro de Brotas.

Esta é a terceira etapa do recadastramen-to anual da Previdência Estadual, que pros-segue até o mês de junho. A partir de julho terá início o recadastramento dos inativos da Polícia Militar. Para efetivar o recadas-tramento, os aposentados devem apresentar como documentos, os originais da carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço, como contas de água, luz ou telefone.

Desde o ano passado o recadastramento também é realizado com hora marcada. O agendamento pode ser feito para a sede da Previdência Estadual, no Brotascenter (3116-5437 / 5440), e também nos Postos SAC do Shopping Paralela, Salvador Shopping, SAC Feira Centro II e Passeio Norte, em Lauro de

Freitas (0800 071 5353 / 4020 5353).Caso o aposentado esteja acometido

de doença grave, impossibilitado de se lo-comover ou ausente do domicílio, o reca-dastramento poderá ser realizado por meio de procuração por instrumento público ou mediante formulário de representação dis-ponibilizado pela Previdência Estadual. Já os casos de falecimento deverão ser imediata-mente comunicados pelos familiares do ex-servidor, mediante a apresentação da res-pectiva certidão de óbito em quaisquer das unidades Ceprev.

FraudesA ação de recadastramento busca, além

de atualizar os dados dos inativos, coibir frau-des e pagamentos irregulares. Desde 2007, o Estado já suspendeu 3.029 benefícios pagos de forma irregular, gerando uma economia de R$ 77,8 milhões aos cofres públicos.

Mais informações, como os endereços da Previdência Estadual em Salvador, das unidades dos Centros de Atendimento Pre-videnciário (Ceprev) e dos Pontos Cidadão, além da lista de documentos exigidos e dos órgãos convocados, estão disponíveis no Por-tal do Servidor. O recadastramento é coor-denado pela Saeb.

Começa recadastramento de servidores aposentados da Educação

Page 7: diario Bahia 02-04-2013

Carro cai em ribanceira, mata empresário e deixa mulher ferida

Itabuna-BA, 2 de abril de 2013 7

O empresário itabunense Pos-sidônio João Marçal, de 65 anos, morreu na noite do último domingo (31), em consequência de um gra-ve acidente na BR-415, próximo ao distrito de Rio do Meio, em Itororó. Ele e a mulher, Maria Ieda Cardoso Oliveira, 51 anos, vinham de Minas Gerais com destino a Itabuna.

Possidônio dirigia um veículo Po-lo, de cor preta e placa NYP-6596, quando um animal cruzou o seu ca-minho. Ao tentar frear para evitar a batida, o empresário perdeu a dire-ção e o automóvel caiu numa riban-ceira. Ele foi arremessado para fora do carro e morreu na hora.

Segundo o site Itororó Já, Ma-ria Ieda, que é bancária, ficou presa nas ferragens. O veículo começou a pegar fogo, mas ela conseguiu que-

brar o vidro e escapou, por pouco, de morrer queimada.

As chamas destruíram completa-mente o carro. A mulher, que sofreu ferimentos leves, foi levada para o Hospital e Maternidade de Itororó.

O site apurou que o casal tinha ido visitar uma filha que estuda em Mi-nas Gerais.

O empresário era dono da Trans-portadora Marçal. Ieda trabalha no banco Itaú, em Itabuna.

Possidônio era dono da Transportadora Marçal. Ele e a esposa Ieda, que trabalha no banco Itaú, tinham passado o feriado com a filha, que estuda em Minas Gerais

Marçal tinha acabado de visitar a filha, que estuda em Minas Gerais. A mulher dele, Ieda, conseguiu escapar

Com uma redução de 25% no número de vítimas fatais (seis, duas a menos que em 2012) nas rodovias que cortam a Bahia, a Polícia Rodoviária Federal divul-gou na manhã de ontem (1º) o resultado da Operação Semana Santa, encerrada na noite do úl-timo domingo (31).

Foram computados 140 aci-dentes – um acréscimo de 3,5%, em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram notificadas 135 ocorrências. Além do índice de mortes, a PRF observou também uma signifi-cativa diminuição de 14,67% no número de feridos – que baixou de 75 para 64, este ano.

A Operação foi antecipada com o Cinema Rodoviário, uma campanha educativa. O evento, que foi realizado em todos os postos da PRF do estado, teve como objetivo alertar os mo-toristas sobre os riscos das ro-dovias federais e reforçar a im-portância da direção preventiva e segura.

FlagrantesDurante os quatro dias da

ação, a PRF concentrou esfor-ços no policiamento ostensivo, fiscalizando em locais e horários de maior registro de acidentes graves. Foi intensificado, ainda, o trabalho de combate à crimi-nalidade e a exploração infantil nas rodovias.

Em todo o estado, foram fis-calizados 7.131 veículos e 7.360

pessoas. Isso resultou em 2.538 autuações. Das 8.312 imagens de radar capturadas, foram fla-grados centenas de veículos que trafegavam em velocidade excessiva.

A PRF notificou 522 condu-tores por ultrapassagens inde-vidas, 136 por problemas com equipamentos obrigatórios no veículo, 342 que não usavam cinto de segurança e 319 com pendências na Carteira de Ha-bilitação.

Embriaguezno trânsito A Lei Seca também foi in-

tensificada durante o feriadão. Dos 1.878 testes com etilômetro realizados pela Polícia Rodoviá-ria Federal, 81 condutores foram notificados por dirigirem alcoo-lizados. A infração, considerada gravíssima, é passível de multa de R$ 1.915,40.

Dos flagrados, 22 motoris-tas foram encaminhados para a delegacia e vão responder por crime de embriaguez ao trânsito, previsto nos artigos 165 e 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além da lei 11.705/2008 e Lei 12.760/2012.

Ainda durante as aborda-gens policiais, 38 pessoas foram encaminhadas para delegacias, porque tinham mandado de prisão em aberto, posse de ve-ículos roubados, embriaguez, posse ilegal de armas ou por tráfico de drogas.

Número de mortes nas estradas reduz em 25% no feriadão

O carro do empresário pegou fogo logo após a queda

Foram quatro dias de intensa fiscalização nas estradas federais que cortam a Bahia

Foto

s: K

eile

Ara

újo/

Itoro

ró J

á

Baianos são presos acusados de furto no festival Lollapalooza

Dez baianos são suspeitos de per-tencer a uma quadrilha que furtou e roubou celulares durante o festival Lollapalooza, na capital paulista.

De acordo com a Folha de São Paulo, oito homens, uma mulher e uma adolescente foram levados para uma delegacia local e reconhecidos pelas vítimas. Os dez baianos irão responder por furto qualificado e formação de quadrilha.

Segundo o delegado assistente na Deatur (Delegacia de Atendimen-to ao Turista), José Roberto Arruda, cada integrante tinha uma função específica durante as abordagens. “Identificamos que um era respon-sável por distrair as vítimas, outro pelo furto, um terceiro por receber o aparelho e repassar a um quarto que o guardava”, disse.

A quadrilha também adotava

procedimentos que demonstravam certo grau de especialização. Ade-sivos eram colados nos aparelhos roubados para identificar quem havia sido o autor do furto, para uma prestação de contas entre os integrantes.

Cerca de 30 telefones celula-res foram recuperados no posto da Deatur instalado na área interna do festival.

Page 8: diario Bahia 02-04-2013

Itabuna-BA, 2 de abril de 20138

> Áries 20/03 a 20/04

> Touro 21/04 a 20/05

> Gêmeos21/05 a 20/06

> CânCer21/06 a 21/07

> Leão 22/07 a 22/08

> VirGem 23/08 a 22/09

> Libra 23/09 a 22/10

> saGiTÁrio 22/11 a 21/12

> CapriCórnio 22/12 a 21/01

> aquÁrio21/01 a 18/02

> peixes19/02 a 19/03

Mantenha um olho vivo sobre finanças e assuntos correlatos neste inicio de mês. Nada de ceder a pressão de um amigo ou organização intimidante.. Con-trole demais aborta a criativida-de espontânea - e você precisa da sua bem ativa agora!

Respostas, aquariano - é disso que você precisa! Pois elas chegam por intermédio dos tipos mais variados. Um amigo revela infor-mações e faz interpretações que serão como um clarão de luz pra você. Um bom começo de mês pra você estudar e aprender.

Quantas vezes você se deu mal porque calculou tudo que pode-ria dar errado, mas subestimou a sorte, a ajuda inesperada e pro-videncial? Pense bem nisso hoje, um dia para avançar, surfando confiante nas ondas deste abril que se abre pra você.

Você entra com o pé direito em abril! Alem de uma forte intuição que fornece todo o direcionamento de que pre-cisa, há estimulo e energia de sobra - para um negocio difí-cil, para uma competição e os esportes. A tarde diminua o ritmo e volte-se as artes.

> esCorpião 23/10 a 21/11

De olho nos erros do passa-do, você pode hoje inaugu-rar alguma pratica nova - por exemplo, confiando na con-jectura de um especialista financeiro. O dia está ótimo para você acabar com algu-mas dividas, alias. Sensuali-dade a flor da pele.

Você continua com uma sen-sibilidade grande para sentir e captar o seu par.. Mas além do par, também pode sentir os parceiros e os clientes. Al-guns excessos podem ocorrer, tanto por confiança além do razoável em si, quanto de pro-messas alheias.

Um começo de mês que exige de você abordagens mais dire-tas e generosas com as pessoas. Um pouco de jogo de cintura com as gozações, outro tanto de desculpas com eventuais gros-serias de colegas de trabalho. Assim você também protege sua saúde.

O amor ganha pontos nes-te comecinho de abril e não é mentira! Você está com a corda toda para ganhar aten-ções. Pode se destacar numa apresentação de trabalho. Es-fuziante, autoconfiante, apai-xonado - exalando vibração por tudo que faz.

Um espaço mais largo pra viver melhor - um sonho que mere-ce trabalho duro pra virar rea-lidade. Abril já é um mês que promete o resgate de alguns sonhos. Um familiar dá o ini-cio a uma atividade que tem muito a ver com isso. Amores privados.

Este será um mês colorido para você - nestes primeiros dias o clima será mais brando e pro-picio a entendimentos, ajustes, revisões. E a coisa já começa forte no âmbito dos amigos - talvez um afastamento ou um confronto honesto ajudem.

Neste começo de mês, Lua e Marte, seu regente, anima seu espirito para novas aventuras. Mas primeiro você tem de cui-dar do menor - a organização do cotidiano, por exemplo, um assunto mal resolvido com um empregado.

Sensibilidade aliada a oti-mismo e foco na ação - agir para alcançar o mais longe e o mais difícil. Mas você tem todas as condições disso. Nada de frieza, calculismo, logica - vale a paixão como passaporte.

TERÇA-FEIRAVitor abre o jogo e conta toda a verdade sobre seu caso para Olavo. O advogado diz pra Vitinho se afastar de Lia. Raquel tem fight com Lorenzo por causa de Marcela. Ola-vo dá uma dura em Sal e diz que Vitor já contou toda a verdade. Marcela pergunta se Cezar não toparia dar em cima de Raquel. Ju e Gil fazem companhia a Lia. Orelha decide fazer testes de elenco para seu filme com Morga-na. Isabela convence Leandro a adotarem uma criança. Sal provoca Bruno e Fatinha. Vitor e Sal têm fight, mas Axel termina com a discussão. Marcela chama Lia pra arrumar seu quarto novo. Marcela faz perguntas sobre Raquel para Lia, que fica bolada. Vitor termina o namoro com Lia.

TERÇA-FEIRAIsabel aceita o convite de Ciro, Amadeu e Rodrigo para conhecer sua casa. Cassiano colhe uma flor do Caribe para dar a Ester quan-do chegar ao Brasil. Bibiana tenta animar Donato. Cassiano e Du-que conseguem embarcar em um ônibus que passa pela estrada. Alberto ordena a Hélio que feche a mina e se livre dos funcioná-rios, ameaçando demiti-lo caso não cumpra suas ordens. Bibiana procura Hélio e pede para o filho arrumar um emprego para o pai. Dom Rafael manda os capangas procurarem Cassiano e Duque. Donato discute com Hélio. Amaralina oferece ajuda para esconder Cassiano e Duque em uma casa noturna. Isabel avisa a Rodrigo e aos amigos da república que vai morar com eles. Cassiano fica encantado ao ver Cristal dançando na casa noturna.

Guerra dos sexos Globo, 19h

ASTROLOGIA

SuA NOveLA

TERÇA-FEIRAThéo e Morena se beijam. Nunes consegue falar com Helô. Lívia repreende Wanda por ter ido atrás do coronel. Lucimar desco-bre que a filha fugiu. Érica e Áurea se preocupam com o sumi-ço de Théo. Helô e Barros procuram Morena na casa de Théo. Morena volta para o esconderijo e Lucimar a repreende. Aída convida Antonia para seu casamento. Érica descobre que Mo-rena está viva. Wanda é fotografada saindo do hotel. Érica con-ta para Márcia que acordou se sentindo mal. Nunes marca um encontro com Lucimar. Delzuite afirma que não reatará após a traição de Pescoço. Lurdinha entra em contato com Aisha pe-la internet. Zyah observa Bianca dançar no restaurante. Os ca-pangas de Mustafa sequestram Russo. Márcia fala para Théo que acredita que Érica esteja grávida.

TERÇA-FEIRANando e Roberta conversam emocionados. Vânia vai atrás de Ulisses na academia. Kiko aceita o plano de Lucilene e Dalete. Semíramis não deixa Frô entrar em casa. Nando se despede de Roberta. Olívia se preocupa com o jeito co-mo Charlô fala sobre Dominguinhos. Felipe afirma que irá desmascarar Nando. Nando elogia Roberta para Ulisses. Vânia tenta se entender com Lucilene. Carolina insinua a Nieta que Felipe está interessado em Roberta. Nenê beija Charlô na frente de Dominguinhos. Juliana aparece depois que Nando rasga o cheque de Felipe.

saLVe JorGe Globo, 21h

FLor do CaribeGlobo, 18h

maLhação Globo, 17:30h

BIFE AcEBolAdo

INGREdIENTES500 g de alcatra cortada em bifes1 colher (chá) de sal2 colheres (sopa) de óleo1 cebola roxa grande cortada em rodelas6 colheres (sopa) de águameia xícara (chá) de maionese HELLMANN’S4 colheres (sopa) de vinho tinto1 colher (sopa) de aceto balsâmicoPara decorar:salsinha picada

Modo dE PREPARoTempere os bifes com o salEm uma frigideira grande, aqueça o óleoColoque os bifes e frite por 10 minutos ou até dou-rar dos dois ladosRetire da frigideira e mantenha em local aquecidoColoque a cebola na frigideira em fogo baixoMexa até murchar um poucoColoque metade da água na frigideira e mexa até soltar todo o fundo da frigideiraJunte a maionese HELLMANN’S, a água restante, o vinho e o acetoMisture até ficar homogêneo e formar um molhoAcrescente a salsinhaSirva a seguir sobre os bifes

ReceITA

Page 9: diario Bahia 02-04-2013

Itabuna-BA, 02 de abril de 2013 9

A comissão designada pelo prefei-to de Ilhéus, Jabes Ribeiro, através do decreto 022/13, concluiu a auditoria na Secretaria de Saúde que apurou, em caráter técnico, indícios de irre-gularidades praticadas na administra-ção passada, no exercício de 2012. O relatório, que indica evidências de superfaturamento, desvios de verbas de programas e convênios, anulação e inconsistências de registros contá-beis, contratações irregulares de ser-vidores, entre outros, já foi enviado ao Denasus - Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Sistema Único de Saúde), a fim de dar continuida-de à apuração.

O prefeito Jabes Ribeiro enca-minhou o relatório também aos Mi-nistérios Públicos Federal e Estadual, Ministério da Saúde, Secretaria Es-tadual de Saúde e Tribunais de Con-tas da União, do Estado e dos Mu-nicípios. O presidente da comissão, Carlos Pereira Neto, corregedor do município, afirma que também foi constatado o aumento irregular da

tabela de prestação de serviços do SUS, chamado de extra SUS, com majoração de preço de mais de sete mil por cento.

O trabalho de auditoria contou com a participação do corpo técnico da própria secretaria, sendo a co-

missão composta também por José Antonio Ocké e Emerson Feitosa, respectivamente, superintendente e contador do Fundo Municipal de Saúde, e pelo procurador jurídico administrativo, Ítalo Assunção Ca-valcante.

Deficiências váriasA comissão constatou variadas

deficiências na prestação dos ser-viços públicos no âmbito da saúde, como a inexistência de registros contábeis, orçamentários, financei-ros e administrativos. O relatório

preliminar indica desvio de verbas da Assistência Farmacêutica, uso indevido de recursos da Média e Alta Complexidade, apropriação indébita de recursos descontados dos proventos dos servidores, de-saparecimento de todos os contra-tos de funcionários no período de março a dezembro de 2012, entre outras irregularidades.

O relatório aponta que o fun-cionamento dos postos médicos de saúde foi extremamente precário, no período, com atendimento ple-no em somente 15 a 20 por cento das unidades. Com relação à frota de 68 veículos, incluindo os do SA-MU, apenas 13 foram encontrados funcionando. Por outro lado, ob-servou-se um aumento despropor-cional das despesas com veículos alugados entre junho a novembro do ano passado. A comissão cons-tatou que até junho o gasto foi de R$ 38.720,00, e de julho em diante o valor pago foi dez vezes maior, de R$ 356.936,00.

Superfaturamento, desvio de verbase sumiço de documentos em Ilhéus

As irregularidades na Saúde foram constatadas a partir de uma auditoria; um relatório com os resultados foi encaminhado aos órgãos competentes

A Saúde está entre os setores onde mais foram encontradas irregularidades

Foto

: Gid

elzo

Silv

a

Confirmada 2ª edição do Aleluia Festival

A grande receptividade do pú-blico com as manifestações de arte, cultura, música e negócios do Aleluia Ilhéus Festival foi suficiente para o Prefeito Jabes Ribeiro confirmar a segunda edição do evento, no pró-ximo ano de 2014. O prefeito en-fatizou a ampliação do evento, que em menos de 60 dias de preparação foi sucesso em sua primeira edição. “Agora vamos ter um ano inteiro até a próxima Páscoa. Portanto vamos aproveitar os nichos, vamos apro-veitar todos os vetores e vamos, certamente, para o ano que vem fa-zermos um evento muito mais forte, mais consistente e muito mais capaz de gerar negócios porque isso é im-portante para o nosso povo”, frisou Jabes Ribeiro.

O prefeito destacou ainda as possibilidades que o evento trouxe para a cidade não apenas do ponto de vista turístico, mas também na disseminação dos negócios de pe-quenos agricultores, da arte e da cultura ilheense. “O Aleluia Ilhéus vem na hora certa para poder res-gatar parte dessa cultura, da dança,

da música, da arte de modo geral, mas ao mesmo tempo resgatar tu-do aquilo que a gente pode produ-zir nessa terra”, disse.

Mistura de estilos naúltima noite De um lado a poesia e fantasia

da trupe O Teatro Mágico, do ou-tro a reflexão e o protesto presen-te nas músicas da banda de rock baiano, Scambo. Essa mistura de estilos embalaram a última noite do Aleluia Ilhéus Festival, domin-go, 31, perpetuando o brilho que se manteve em todo o evento e po-tencializando ainda mais o sucesso do mesmo.

Durante entrevista concedida à imprensa local, os artistas ressalta-ram a qualidade do evento, nos as-pectos técnico, social e cultural. O vocalista do grupo O Teatro Mági-co, Fernando Anitelli, afirmou que os festivais são importantes por-que fomentam a cultura, além de pontuar o aspecto econômico e a valorização e perpetuação da cul-

tura local. “A gente sai daqui e leva os produtos da região”, destaca. Já Pedro Pondé, cantor de Scambo, enalteceu a estrutura do evento. “Eu me espantei, porque nem pa-rece que é o primeiro. A estrutura de palco, som, luz, ficou muito boa. Com certeza esse festival vai se con-solidar, porque já começou com o pé direito”, enfatiza.

Com uma característica singu-lar, que é a união do circo, teatro e música em seus espetáculos, a ban-da de São Paulo, O Teatro Mágico, encantou os fãs, muitos deles com maquiagem artística, em reverên-cia à trupe. O público ficou mara-vilhado com as performances e as músicas poéticas, a marca do gru-po. Fernando Anitelli disse que a inspiração das canções é resultado de pesquisa e estudo. “Na verdade, para fazer o que a gente faz, tem que escrever dez músicas em uma semana, para saber se duas pres-tam. É como se fosse um trabalho de faculdade, faz um texto, produz, pesquisa, busca outra palavra, os arranjos”, conta.

Page 10: diario Bahia 02-04-2013

CASAS VENDADuplex em frente ao Tiro de Guerra, c/ 2/4 + suíte, escritório, lavabo, 2 salas, copa-cozinha, d/c/e, home-teater, va-randas, jardim, garagem p/ 5 carros, toda reformada. R$ 380.000,00. Tel: 3617-5097/9169-7828/8115-7799.

Santo Antonio na rua José Bonifácio, nº 904, c/ 2/4 + suíte, sala, cozinha, wc social, quintal, área na frente e na lateral, med. 8x20m. R$ 100.000,00. Tel: 8814-9816/9109-7799.

Olivença, no c/ 4/4, piscina, gara-gem, etc. Aceito troca por casa em Porto Seguro ou Ilhéus.Tel: Tel: 3613-1878, Filó.

Pontalzinho, próximo ao centro, ou troco por casa em Jequié. Tel: 3211-4747/8823-0699/9128-1492.

Pontalzinho, c/ 4/4, 2 salas, copa-cozinha, 2wc, a/s, quintal. R$ 160.000,00. Tel: 3211-4747/8823-0699/9128-1492.

Pontalzinho, c/ ¾, wc social, varanda, sala p/ 2 ambientes, copa-cozinha, quintal. Tel: 3211-6485.

Califórnia, c/ 2/4, cozinha, sala, wc, a/s, garagem p/ moto. Tel: 3613-8773/8812-0562/9147-2994/9199-9291.

Urbis IV, terreno próprio, c/ 2/4, área na lateral, toda na telhinha, sala, cozinha, wc, garagem, quintal, toda murada, 2 portões. Tel: 8106-7459.

Góes Calmon, São Judas, Zildolândia, Conceição. Tel: 8804-7001/3215-0828. Creci: 15254.

Califórnia, ou alugo na rua Serrinha, 251, c/ 2/4, sala, cozinha, 2 wcs, quin-

tal. Tel: 8856-6409, Valdenice.

Antique, 2 casas no único terreno, c/ 2/4, de laje e a outra de Eternit c/ ¾, em frente ao ponto de ônibus. R$ 55.000,00. Tel: 8838-5916/8816-4882/8831-6147, Valdemar/César.

Parque Boa Vista, sobrado, no tér-reo c/ suíte + ¼, hall, a/s, etc. 1º an-dar c/ 2/4, a/s, etc. R$ 65.000,00. Tel: 9115-4000.

Mangabinha, em fase de acabamen-to, c/ 2/4, corredor, a/s. R$ 35.000,00. Tel: 9115-4000.

Góes Calmon, c/ 2 suítes + 2/4, a/s, d/e, garagem p/ 5 carros. R$ 450.000,00. Tel: 9129-5677/8845-4141.

Fátima, c/ suíte + 2/4, a/s, d/e, piscina. R$ 380.000,00. Tel: 9129-5677/8845-4141.

Campo Formoso, na Quadra B, nº 20, c/ ¾, suíte, copa-cozinha, garagem. Tel: 3616-1371/8811-7510, Osvaldo.

CASA/AluguElFátima, na rua Reinaldo de Andrade, 346, c/ ¾, sala grande, wc, copa-co-zinha conjugado, sala p/ computador,

a/s. Tel: 3211-9332/8177-1444.

Pontalzinho. Interessados ligar: 8889-6021/9963-1940.

Fátima, rua do Contorno, 884. Tel: 8889-6021/9963-1940.

Pontalzinho, rua Henrique Alves, c/ 2/4 + suíte, 2 salas, wc social, copa-cozinha. Tel: 3211-6485.

Castália, c/ 2/4 + suíte, sala, wc so-cial, copa-cozinha, a/s, d/c/e. Tel: 3211-6485.

Pontalzinho. Tel: 8889-6021/9963-1940, Maria de Lourdes.

Ilhéus, p/ temporada em Águas de Olivença. Tel: 3211-4671/8833-3761/9981-5122.

Fátima, rua do Contorno, 854. Tel: 8889-6021/9963-1940, Maria de Lourdes.

Ilhéus, em Mamoan, p/ car-naval, c/ 2/4, suíte. Tel: 9199-1681/8802-1724, Áurea.

Califórnia, rua Paraná, 222, próximo a Granja Central, c/ suíte + ¼, sala, cozi-nha. R$ 250,00. Tel: 8825-2752/8844-6282, Nice/Arilson.

Apto/VENDCastália, c/ ¾, 2 suítes, sala, cozinha, varanda, d/e, piscina, a/s. R$ 250.000,00. Tel: 3613-4784/8147-4777, Luiz.

Castália, c/ 2/4 + suíte, a/s, d/e, 2 va-gas garagem. R$ 250.000,00. el: 8845-4141/9129-5677. Creci: 15382.

Fátima, de subsolo, na rua São Jor-ge, nº 70, c/ 2/4, sala, cozinha, wc social, a/s. Escriturado e registrado. R$ 45.000,00. Tel: 8818-7226/9199-0864/9104-2513.

Banco Raso, de cobertura, c/ 2 suítes + 2/4, a/s, vaga garagem. R$ 220.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677.

Núcleo Habitacional da Ceplac, quiti-nete na rua Otávio Menes, nº 90B, pró-ximo ao bairro Jaçanã, med. 2,80x25m, de laje, sala, cozinha, wc, quintal. R$ 20.000,00. Aceito troca por carro, moto ou terreno. Tel: 8809-0804.

Banco Raso, c/ 2/4 + suíte, a/s, wc, garagem. R$ 180.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677.

Castália, c/ 2/4 + suíte, closet, a/s, wc, 2 vagas garagem. R$ 190.000,00. Tel:

8845-4141/9129-5677.

Centro, rua Almirante Barroso, c/ 5/4 e demais dependências. R$ 200.000,00.

Tel: 8824-2326.

Centro, Ed. Gêmine, c/ quarto, sala, cozinha, wc social, varanda, wc de empregada. R$ 120.000,00. Tel: 8823-9091, Carla.

Centro, Ed. Adonias Filho, c/ quarto,

sala, cozinha, wc, varanda, garagem. R$ 180.000,00. Tel: 8823-9091, Carla.

Jardim Primavera, c/ piscina, ¾, novíssimo. R$ 175.000,00, financio. Tel: 8801-0491, Jú-nior.

Centro, na Av. Cinquentenário. Tel: 8824-2326/9132-7437.

Apto/AluguElJardim Vitória, grande na rua Pernam-buco, nº 362, próximo ao Shopping e a Cotef, c/ 3/4 + suíte, sala, d/e, varanda, garagem, s/ condomínio. R$ 1.300,00. Tel: 3211-4277/8101-5601.

Jardim Vitória, na rua Pernambuco, nº 360, próximo a Cotef, no 1º andar, c/ 3/4 + suíte, sala, d/e, varanda, s/ condomínio. R$ 1.500,00. Tel: 3211-4277/8101-5601.

Vila Zara, quarto e sala. R$ 500,00 + condomínio. Tel: 8153-7754/9921-4121. Creci: 7443.

Centro, c/ 2/4 + suíte, a/s, d/e, va-ga garagem. R$ 1.000,00. Tel: 8845-

CLASSIFICADOS compra - venda

Alugo quitinetes no Jardim Italamar, próximo ao Cio-mf, fundos da igreja Congregação Cristã no Brasil, na rua f, nº 18. Incluso água, garagem, condomínio. R$ 300,00. Falar com Eduardo no fone: 8885-6772/3212-6772 ou c/ José Carlos 9981-4945/3212-3206.

Itabuna-BA, 2 de abril de 201310

Pensionato Pontalzinho8128-4686

Vagas de emprego:Porteiros e Recepcio-nistas sem experiência salário R$ 917,00 c.v p/ [email protected]

Page 11: diario Bahia 02-04-2013

CLASSIFICADOS Itabuna-BA, 2 de abril de 2013 11

4141/9129-5677. Creci: 15382.

Centro, Av. Juracy Magalhães, 208, no 1º andar, c/ 2/4, sala, cozinha, wc, a/s. Tel: 3215-3302., Gustavo.

Pontalzinho, no 1º andar. Tel: 3211-4671/8212-5413.

João Soares, na Trav. São Luiz, nº 94, c/ 2/4, sala, cozinha, wc, a/s. R$ 350,00. Tel: 8842-6952.

Centro, rua Rufo Galvão, 192, apto 202, c/ 2 su´tes + 2/4, sala, copa-cozinha, garagem. Tel: 9131-6003.

Santo Antonio, 1° andar, na rua Ju-nior Oliveira, n° 116, c/ sala, cozinha, 2/4, a/s. R$ 480, 00. Tel: 9917-7982 / 8878-4647.

Santo Antonio, na praça, c/ 01 e 02 quartos. Tel: 3211-9021, Miranda (horário comercial).

Jardim Vitória, rua Pernambuco, 1º andar, nº 310, perto do shopping, c/ ¾, suíte grande, varanda grande, a/s, cozinha grande, quarto empre-gada, sem condomínio, garagem. R$ 1.500,00.

Banco Raso, no 1º andar, c/ ¾, sala, cozinha ampla, d/e, a/s, 3 wcs, gara-gem. R$ 700,00. Tel: 9157-3884/8834-8584.

tErrENo/VENDAConceição, na rua Hercília Teixeira, óti-ma localização, med. 9x18m (162m²). Tel: 8879-0587/9109-0587.

Mamoan, med. 10x25m, c/ base cons-truída + 1000 blocos, brita, tábuas, um vão coberto. R$ 40.000,00. Acei-to troca por terreno em Olivença ou Praia do Sul. Tel: 8807-7817.

Vila Anália, med. 8x20m, c/ base com-

pleta construída. Tel: 8835-0958/9113-5905, Alex.

Alto do Convento, perto da J. S. Pi-nheiro, med. 18.000m², excelente p/ construção de condomínio, facul-dade. R$ 80,00 por metro quadrado. Tel: 9132-7437.

Parque Residencial Guedes Pinho, lo-te med. 160m². Tel: 3215-3853/8886-6652, Rosalea.

Fátima, no Lot. Paraíso, med. 8x25m. Tel: 8806-4932, Marcelo.

Loteamento Paraíso, ao lado da escola Luís Eduardo Magalhães, construção c/ base p/ 4 lajes, med. 154m², na rua 2. Tel: 8839-9416/9159-3060, Leidy.

Condomínio Paraíso do Atlântico (Vila), c/ casa em construção, med. 8x25m. R$ 25.000,00. Tel: 8801-6306/9167-2612/8121-2794.

Fátima, loteamento Lupe Soares, próximo a Tv Cabrália, med. 12x25m + 300m². R$ 60.000,00. Tel: 8848-5459.

Ilhéus, no Condomínio Mansões Lu-zimares, área 1.100 m², lado da praia. Tel:73-8807-7696/9114-8336.

Castália, área nobre, rua asfaltada, med. 9x25m, excelente p/ prédio ou casa. Tel: 8105-1397/9107-3276.

Ilhéus, próximo a ponte do Pontal, fundo c/ a maré, med. 530m². R$ 10.000,00. Tel: 8838-5916/8816-4882/8831-6147, Valdemar/César.

Ilhéus, em Cururupi, próprio, med. 600m². R$ 40.000,00. Tel: 8838-5916/8816-4882/8831-6147, Valde-mar/César.

Santa Inês, próprio, med. 8x18m. R$ 5.000,00. Tel: 8838-5916/8816-4882/8831-6147, Valdemar/César.

VEíCuloS/VENDACaptiva 2011, completa, c/ 17.000km. R$ 68.000,00. Tel: 9985-6777/8811-5060.

Ford Ka 2003, completo. Interassados ir na Trav. Av. Ilhéus, 153, Fox Filme próximo ao Manoel Novaes.

Uno Mille 1993, c/ 2 portas, bran-co, rodas de liga leve, aro 14, trava, alarme, conservado. Tel: 8822-7441, Genilson.

Fiat Punto Edx 1.4, 2008/2009, cinza, completo. Tel: 8832-3334.

Eco Sport 2.0, automático, 2009, completo, único dono. Tel: 8103-9933/8103-9932.

Moto Honda Biz 125cc Flex, 2012, vermelha metálica, c/ roda liga leve, freio a disco, partida elétrica, 800km, 5 meses de seguro total incluso. Tel: 8848-3773/9191-4370, Orley.

Moto Shineray 150cc, vermelha, 2011/2012, c/ alarme. R$ 4.200,00. Tel: 8823-7925/3211-0419.

Moto Viz Ex, 2012, novíssima, apenas 700km, revisada, vermelha metálica, freio a disco e rodas de liga-leve, in-cluso seguro por 6 meses. Tel: 8848-3773/9191-4370, Orley.

Honda Biz Es, flex, prata, 2011/2012, quitada, empla-cada, partida elétrica, roda liga-leve, c/ 6.000km. R$ 5.700,00. Tel: 9808-6969, Jú-nior.

Ford Focus AETH, 2009, preto, completo. R$ 36.000,00. Tel: 8803-8681/3617-3151.

Saveiro 2001/2012, completo. R$ 33.000,00. Tel: 9136-0651, Júnior.

poNto CoMErCIAl Galpão alugo área med. 700m², pró-ximo a BR 101. Ótima localização. Tel: 8119-2766, Ari.

Centro, alugo pontos na Av. Amélia Amado, início do canal e na Av. Iná-cio Tosta Filho, próximos a rodoviá-ria. R$ 550,00 e R$ 680,00. Tel: 9129-6859/8827-6246.

Centro, alugo imóvel comercial na Av. Ilhéus, 66, med. 170m². Tel: 9131-4114/9131-4111, Paulo/Marcelo.

Centro, alugo sala na rua 13 de Maio, perto da Igreja Santo Antonio. Tel: 3212-2324/9927-5753.

Centro. Rua 13 de maio (perto da igreja Santo Antonio). Telefone: 3212-2324 ou 9927-5753.

Centro, vendo sala no 2º andar do Ed. Módulo Center, toda mobiliada, c/ te-lefone. Tel: 9946-9858.

Centro, alugo salas p/ escritório na Av. Juracy Magalhães, nº 180, no 1º andar. Tel: 3215-3302.

FAZENDAS VENDAEntroncamento de Itapé, sítio med. 18ha, empastado c/ 3 represas, casa sede c/ suíte, casa vaqueiro, curral, às margens da rodovia Itabuna/Ibicaraí. Tel: 9147-8731, Antonio.

Fazenda Cana Brava, med. 101ha, c/ se-ringueira enxertadas, rio, carro na porta. Aceito casa como entrada. Tel: 3613-1878, Filó.

Coaraci, med. 50 hectares, c/ luz, pe-

cuária, casa sede, curral, água. Tel: 9164-9131/8105-0668.

Japu, med. 120 hectares, c/ casa sede, casa trabalhador, 2 barcaças, ribeirão, secador, energia. R$ 400.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677.

Zildolândia, med. 418m². R$ 300.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677.

Arataca, área med. 15 hectares na Ri-beirão Grande, c/ mata e capoeira. R$ 15.000,00. Tel: 8838-5916/8816-4882/8831-6147, Valdemar/César.

São José da Vitória, vendo ou troca roça na região da Serra das Lontras, c/ 10 hectares, c/ cacau, café, bana-na. Aceito casa. R$ 26.000,00. Tel: 3617-2577.

Japu, 120hac, c/ casa sede, cãs p/ tra-balhador, 2 barcaças, ribeirão, secador, energia. Tel: 8845-4141/9129-5677.

DIVErSoSVendo um Acordeon Honner, mod. 72 baixos muito conservado. Interessa-dos ligar p/ 73-8819-9164.

Procuro trabalho de arrumadeira p/ o dia e de acompanhante p/ à noite. Interessados: 3612-0984/8141-5661, Valdene.

Bebê conforto, vendo cadeirinha de bebê seminova p/ carro. Por apenas R$ 80,00. Tel: 8853-6413, Fernanda.

Máquina fotográfica Kanon, vedo no-va, c/ 35 de zoom. R$ 1.000,00. Tel: 9985-6777/8811-5060.

Aprenda falar francês comigo. Ligue: 9124-4746, Túlio.

Máquina de estampa, um notebook e uma impressora c/ bulk. Tudo por R$ 3.000,00. Fone: 8845-7948, Átila.

Esteira ergométrica elétrica da Home Fitness, seminova. Aceito troca por bi-cicleta ergométrica se for seminova. Tel: 9981-7404, Débora.

Procuro sócio para abri filial da empre-sa dream clean empresa de limpeza e conservação de estofados limpeza de telha pisos vidros impermeabilização, etc. Site: www.dreamclea.com.br Tel: (71) 3484-3488/9217-9876.

Procuro trabalho de serviços gerais ou trabalhar c/ beleza. Tel: 8106-7459.

Equipamento de som sendo P.A com-pleto. Tel: 8835-3328, Girlan.

Se você precisa deixar seu cachor-ro p/ viajar ou p/ passear. Ligue: 8106-7459.

Vacas leiteiras solteiras e pa-ridas; 100 bezerros. Aceito troca por carro. Tel: 8861-8996/8149-6099, Francisco.

Cartomancia baralho, orientação pes-soal, sigilo. Tel: 8806-1150/9130-9597/3212-3601, Marcos José.

Massagem relaxante e shiatu, c/ hora marcada. Tel: 8806-1150/9130-9597/3212-3601, Marcos José.

Vendo 100 vacas leiteiras paridas; 50 novilhas girolandas; 8 tourinhos giro-landos cruzando; 65 bezerros mestiços (tabopuã, holandês) de um ano e ½. Criador há 45 anos. Tel: 8861-8996/8149-6099/8871-8997, Francisco.

Máquina fotográfica Canon c/ 35 de zoom, 14mpx e cartão de 8gb. Tel: 9985-6777/ 8811-5060, Nilton.

Sou acompanhante hospitalar c/ ex-periência. Turno à noite. Tel: 8883-8550, Naja.

aluga - troca CLASSIFICADOS

Page 12: diario Bahia 02-04-2013

Itabuna-BA, 2 de abril de 201312

Wagner confirma presença de Dilma na inauguração da Arena Fonte Nova

A Arena Fonte Nova será inau-gurada oficialmente às 10h do dia 5 de abril com a presença da pre-sidente Dilma Rousseff. A informa-ção foi divulgada pelo governador Jaques Wagner na manhã de quar-ta-feira (27), durante um encontro para discutir os planos operacionais para a Copa das Confederações. No dia 7 de abril está confirmada a re-alização do primeiro jogo da Arena com o clássico BA x VI.

Participam também do encontro, em Salvador, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o diretor-executivo do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, o prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto, além de re-presentantes das Forças Armadas e secretarias estaduais.

São discutidos o alinhamento e integração dos Planos Operacio-nais para a Copa das Confedera-ções da FIFA Brasil 2013. Os par-ticipantes falam sobre os detalhes da operacionalização das áreas de Segurança, Coleta e Controle de Ingressos, Aeroporto, Transporte e Mobilidade, Acomodação e Re-ceptivo Turístico, Telecomunica-ções, Energia, Vigilância Sanitária, Saúde, Cultura, Meio Ambiente, Comunicação e Voluntariado, per-mitindo maior integração entre as

equipes responsáveis por questões consideradas cruciais para o êxito do megaevento.

“Esse é um momento-chave na preparação da festa. Aqui, as equi-pes dos diversos órgãos vão se in-tegrar, conhecer os planos de cada um e buscar a interação para que tudo saia da melhor forma possí-

vel”, disse Rebelo. Antes de Salva-dor, foram realizadas reuniões em Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife. A última será em Belo Horizonte.

Superação de dificuldadesCom a Arena Fonte Nova con-

cluída e os viadutos de acesso no entorno do estádio em fase de en-trega, Salvador trabalha para rea-lizar uma grande Copa das Confe-derações. O governador afirmou que na reunião foram superadas dificuldades e as equipes que vão trabalhar no evento se afinaram. “Nós, que já fazemos o melhor

Carnaval do mundo, faremos uma das maiores festas dentro da Co-pa das Confederações e da Copa do Mundo. Da parte do Estado, a Arena Fonte Nova está pronta, a mobilidade do entorno será entre-gue em abril e os assentos provi-sórios prometidos começaram a ser instalados”.

O governador Jaques Wagner confirmou a informação durante este encontro

Uefs oferece vagas para professor substitutoA Universidade Estadual de

Feira de Santana (Uefs) inscreve até 10 de abril para seleção públi-ca destinada à contração de pro-

fessor substituto. São oferecidas 31 vagas em diversas áreas. A ins-crição deve ser feita pelo portal - acesse aqui -, endereço em que o

candidato também poderá acessar o edital da seleção.

A documentação exigida po-de ser postada por Sedex, entre-

gue pessoalmente ou via procura-dor, na Coordenação de Seleção e Admissão, localizada no prédio da Administração Central da Uefs. O

valor da taxa de inscrição é de R$ 100 que pode ser recolhido na re-de bancária. Mais informações pelo telefone (75) 3161-8030.