ediÇÃo do dia 24/12/2009

8
www.oquartopoder.com SÃO LUÍS - MA, QUINTA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2009 / ANO III / N° 337 / DIRETOR: UDES CRUZ FILHO O QUARTO PODER Papai Noel assalta banco para “pagar duendes” Mãe chama polícia para prender filho viciado em game PÁGINA 4 PÁGINA 4 PÁGINA 3 Impur desenvolve projetos de paisagismo em SL ASSALTADO TENTA SUICÍDIO Mercedes confirma volta de Schumacher após três anos PÁGINA 5 “Minha Casa Minha Vida” cadastrou 80 mil pessoas PÁGINA 4 Um jovem, identificado por Rodrigo Sousa, de 20 anos, ameaçou se atirar de uma torre da Tim, no município de São Mateus. Segundo as informações, o rapaz ficou no local há aproximadamente sete horas. A Polícia Militar foi acionada para tentar negociar o resgate. O fato, segundo o comunicador Jonatas Carlos, ocorreu por volta das 9h. O repórter 'Stuarte Junior' do Jornal Regional, foi autorizado a fazer o contato, identificar o suposto suicida e negociar o resgate. PÁGINA 8 “SAI DE BAIXO, EU VOU ME JOGAR” Propaganda indevida complica Prefeitura O desrespeito ao princípio da impessoalidade na administração pública motivou a Ação Civil Pú- blica, com pedido de tutela ante- cipada, ajuizada pelo Ministério Público do Maranhão nesta terça (22), exigindo que a Prefeitura de São Luís se abstenha de divulgar propaganda oficial que realize promoção pessoal de autoridades do Executivo Municipal, entre elas a do prefeito João Castelo e dos secretários municipais. A ação tramita na 2ª Vara da Fazen- da Pública de São Luís. PÁGINA 5 Rodrigo Sousa, de 20 anos, ameaçou se atirar de uma torre da Tim no, município de São Mateus

Upload: o-quarto-poder

Post on 08-Mar-2016

243 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

JORNAL O QUARTO PODER

TRANSCRIPT

Page 1: EDIÇÃO DO DIA 24/12/2009

www.oquartopoder.com

SÃO LUÍS - MA, QUINTA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2009 / ANO III / N° 337 / DIRETOR: UDES CRUZ FILHO

O QUARTO PODER

Papai Noel assaltabanco para

“pagar duendes”

Mãe chama políciapara prender filhoviciado em game

PÁGINA 4 PÁGINA 4PÁGINA 3

Impur desenvolveprojetos de

paisagismo em SL

ASSALTADO TENTASUICÍDIO

Mercedes confirmavolta de Schumacher

após três anosPÁGINA 5

“Minha Casa MinhaVida” cadastrou80 mil pessoas

PÁGINA 4

Um jovem, identificado por Rodrigo Sousa, de 20 anos, ameaçou se atirar deuma torre da Tim, no município de São Mateus. Segundo as informações, o rapazficou no local há aproximadamente sete horas. A Polícia Militar foi acionada paratentar negociar o resgate. O fato, segundo o comunicador Jonatas Carlos, ocorreupor volta das 9h. O repórter 'Stuarte Junior' do Jornal Regional, foi autorizado afazer o contato, identificar o suposto suicida e negociar o resgate. PÁGINA 8

“SAI DE BAIXO, EU VOU ME JOGAR”

Propaganda indevidacomplica Prefeitura

O desrespei to ao pr incípio daimpessoal idade na administraçãopúbl ica mot ivou a Ação Civi l Pú-bl ica, com pedido de tutela ante-c ipada, a ju izada pelo Minis tér ioPúbl ico do Maranhão nesta terça(22), exigindo que a Prefei tura deSão Luís se abstenha de divulgarp ropaganda o f i c i a l que rea l i zepromoção pessoal de autoridadesd o E x e c u t i v o M u n i c i p a l , e n t r eelas a do prefei to João Castelo ed o s s e c r e t á r i o s m u n i c i p a i s . Aação tramita na 2ª Vara da Fazen-da Públ ica de São Luís. PÁGINA 5

Rodrigo Sousa, de20 anos, ameaçou seatirar de uma torre

da Tim no, municípiode São Mateus

Page 2: EDIÇÃO DO DIA 24/12/2009

JORNAL O QUARTO PODER

Endereço : Parque Un ivers i tá r io , T ravessa Sousândrade, n° 1 – T i r i r i ca l – Cep 65059-810 - São Lu ís -MA.

Diretor GeralUdes Cruz Filho

Diretora FinanceiraRosário Azevêdo da Cruz

Diretora AdministrativaTereza Freire

SuperintendenteMarcia freire

Consultores JurídicosDrª. Saíle Azevêdo da Cruz

DiagramaçãoJimmy Olsen

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 - Telefone: (98) 4141-0891 E-mail: [email protected]

GERAL2 SÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2009O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

Prefeitura de Ribamarpromove festas natalinas

A Prefeitura de São Joséde Ribamar promoveu, ao lon-go desta semana, as festasnatalinas dos grupos da ter-ceira idade, das criançascadastradas no Programa deErradicação do Trabalho Infan-til (PETI) e dos integrantes doPró-Jovem Adolescente.

Durante as homenagensforam encenadas peças tea-trais abordando o nascimen-to de Jesus Cristo. Tambémhouve apresentações de gru-pos de canto coral, que can-taram músicas típicas do pe-ríodo. A alegria contagiantedos grupos de dança e a ani-

mação dos participantes de-ram um colorido todo especi-al às confraternizações, quetambém foram marcadas pelatradicional troca de presentes.

O Natal das crianças doPETI foi realizado no Conviver,a exemplo da festa natalinados grupos da terceira idade.“Para nós da administraçãomunicipal comandada peloprefeito Luis Fernando Silva,participar deste tipo de festaé importante, porque é ummomento em que a Prefeiturahomenageia os mais diversossegmentos da sociedade riba-marense.”, afirmou o secretá-rio municipal de AssistênciaSocial, Trabalho e Renda, Ri-bamar Dourado.

A última das confrater-nizações aconteceu na tar-de da última terça-feira (22)e contou com a participa-ção de mais de 500 jovens,que receberam presentes e

NOTA DA DIREÇÃOVisando democratizar o acesso do povo a uma boa informação,

o Jornal O Quarto Poder deixa de ser vendido nas bancas e passa ater 70 % de sua tiragem diária, distribuída gratuitamente, nos Termi-nais de Integração de Transportes Coletivos e em outros pontos deSão Luís. Os 30% restantes de nossa tiragem serão destinados àsassinaturas. Nossos atuais assinantes continuarão a receber, nor-malmente, os exemplares em suas residências. Os exemplares con-tinuarão a ser vendidos, apenas, na sede deste jornal.

Com esta iniciativa, acreditamos que todas as partes envolvidassaem ganhando. O povo além de poder interagir com o jornal, passaa ter informação de qualidade sem custo algum, nossos anunciantesterão suas marcas divulgadas de maneira certa e eficaz.

O jornal continuará a vender assinaturas, para as pessoasque tiverem o interesse de receber os exemplares no confortode seus endereços.

Jornal de banca é coisa do passado!

São Luís, 14 de outubro de 2009.

Udes FilhoDiretor Geral

assistiram a apresentaçõesda Companhia Chiquititos,concurso de forró e do gru-po Street Dance.

O Pró-Jovem Adolescen-te (Programa do Governo Fe-deral desenvolvido em parce-ria com as prefeituras) possui600 alunos cadastrados emSão José de Ribamar, quedesenvolvem atividades recre-ativas, educativas, esportivas,formação de cidadania e deoficinas diversas como dança,trabalhos manuais, pintura emtecido, entre outras.

Para Márcia Regina DosSantos Reis, 16 anos, aluna da2ª série do Ensino Médio, noCaic, moradora da rua SantaLuzia, na Vila Alcione Ferrei-ra, há 1 ano cadastrada noPró-Jovem Adolescente, as ati-vidades que têm desenvolvidonas aulas serão muito impor-tantes para a inclusão socialde todos que dele participam.

ARTIGO

Em Bacurituba, Município localizado na baixada Maranhen-se, está acontecendo um verdadeiro fenômeno em termos damatemática, isso vem se constituindo um verdadeiro desafiopara os gênios da matemática e, também, para os amantesda ciência da numerologia. Pois desde outubro de 2008 na-quele Município passou a se verificar algumas inversões devalores, se não vejamos: lá a dezena vinte e cinco ser superiora de doze, tudo bem, tudo certo não é novidade, isso serápara sempre, porém a mesma dezena vinte e cinco ser muitomais valiosa do que a de quarenta, isso eu confesso que nãosei por que, já consultei alguns matemáticos e numerologis-tas eles também não souberam me explicar, mais o povo ilu-minado de Bacurituba sabe e explica: AQUI O VINTE E CIN-CO DO PARTIDO DEMOCRATICO-DEM,TEM PESO DEOURO, POR TANTO É MUITO MAIS VALIOSO DO QUE OSQUARENTA DO PARTIDO SOCIAL BRASILEIRO – PSB, taía simples explicação verdadeira para o fenômeno.

Milagre da matemáticaem Bacurituba

Durante as festas natalinas de São José de Ribamar ocorreu a tradicional troca de presentes

Oswaldo Ceará

Corregedoria e AMMApropõem parceria para

assuntos da magistratura

A Corregedoria Geral deJustiça está disposta a ser par-ceira da Associação dos Magis-trados do Maranhão (AMMA)em projetos e iniciativas que vi-sem a valorização dos juízes emelhorias do seu trabalho.

A proposta é bem aceitapelas duas partes e começou aser discutida nesta quarta-feira,23, durante visita de cortesia dadiretoria da AMMA ao correge-dor-geral de Justiça, desembar-gador Antonio Guerreiro Júnior.

Durante o encontro, Guer-reiro Júnior informou ao presi-dente da AMMA, juiz Gervá-sio Santos, que a Corregedo-ria manterá equipe para aten-der os magistrados de plan-tão durante o recesso de Na-tal e Ano Novo, em questões

de assessoramento jurídico ede estratégia.

O corregedor também si-nalizou intenção de ouvir econvocar a entidade para dis-cutir assuntos pertinentes àmagistratura, e de destinarespaço para a entidade noprédio da Corregedoria.

“Considere a Corregedoriaa casa dos juízes. Procure-me quando quiser, a qualquerhora”, disse Guerreiro Júniora Gervásio Santos.

Participaram da visita,ainda, o juiz auxiliar daCorregedoria, José Nilo Ri-beiro Filho, e as juízas Ma-rilse Carvalho Medeiros eLícia Cristina Ferraz Ribei-ro. Os três magistradossão dirigentes da AMMA.

Corregedoria e AMMA propõem parceirapara atender a magistratura de 1º grau

Secma doa para o VOS recursosarrecadado no São João 2009

A Secretaria de Estadoda Cultura repassou, nestaterça-feira (23), recursos arre-cadados no São João 2009para o Voluntariado de ObrasSociais (VOS). A entrega foifeita pelo secretário de Esta-do da Cultura, Luís Bulcão,para a presidente da entida-de, Wanda Duailibe.

A arrecadação, no valor deR$6.500,00, foi obtida com avenda de materiais como CDs,DVDs, livros e camisas. Osprodutos foram comercializa-dos em três pontos de apresen-tação da Praia Grande: Cantoda Cultura, Casa do Maranhãoe Praça Nauro Machado.

O superintendente deAção e Difusão Cultural da

Secma, Wellington Reis, in-formou que a secretaria pre-tende manter essa arrecada-ção por meio das vendas doslivros lançados recentemente,vencedores do Plano Editori-al Secma/Prêmio GonçalvesDias. “Estamos fazendo a dis-tribuição dessas publicaçõespara bibliotecas municipais,mas podemos utilizá-los paraarrecadar recursos para açõessociais”, ressaltou.

“Não tem sentido manter-mos guardado todo esse ma-terial, se sabemos que elespodem contribuir tanto para acultura, quanto para o desen-volvimento de ações realiza-das pelo VOS”, acrescentouLuís Bulcão.

Secretário Luís Bulcão faz a entrega da doação ao VOS

Divulgação

Sedihc planeja campanha paraerradicação do sub registro

“Registro Civil: O nasci-mento da cidadania”. É esseo tema da Campanha que serárealizada em todo o Maranhãoem 2010, para a erradicaçãodo sub registro. Em reuniãocomandada pelo secretário deEstado dos Direitos Humanose Cidadania, Sérgio Tamer, nasede do órgão, foram defini-das as primeiras estratégiaspara a execução da mobili-zação no estado que, ao todo,deve atingir 70 municípios

para realizar a emissão do re-gistro civil de nascimento.

Está prevista a assinatu-ra de um Pacto Estadual deCompromisso entre várias ins-tituições estaduais. Além dis-so, a campanha pretende cri-ar em 50 municípios o servi-ço de registro de nascimentoem hospitais e maternidades.Para o juiz Alexandre Lopesde Abreu, presente ao encon-tro, “cada pessoa sem regis-tro é um problema social”.

Juiz Alexandre Lopes de Abreu, professor José Maria Cabral Marques e secretário Sérgio Tamer

Divulgação

Divulgação

Lançado sistema inovadorde fiscalização do ICMS

Os estados brasileiros,responsáveis pela adminis-tração do Imposto de Circu-lação de Mercadorias e Ser-viços (ICMS) - o de maior ar-recadação no país - ganha-ram um novo aliado paracombater a sonegação e asfraudes, com o lançamentodo novo Sistema Nacionalde Identificação, Rastrea-mento e Autenticação deMercadorias por radiofre-qüência, conhecido comoProjeto Brasil ID. A coorde-nação do projeto de cons-trução do modelo é dos es-tados do Maranhão e do RioGrande do Norte.

O Sistema Brasil ID éinédito no mundo. Com ele

se estabelece um padrãoúnico de identificação porradiofrequência (RFID) quedeverá ser obrigatoriamen-te utilizado em todo tipo deproduto em circulação nopaís. Na prática, é uma eti-queta com um chip, colo-cada nas embalagens, queemite sinais que podemser captadas por antenasespalhadas em todo o ter-ritório nacional.

Para Cláudio Trinchão,que liderou nacionalmente oprojeto antes de assumir ocargo de secretário de Esta-do da Fazenda, o sistemaBrasil ID é uma revolução noprocesso de automação doprocesso de comercialização

Page 3: EDIÇÃO DO DIA 24/12/2009

Intensificado recapeamentode ruas e avenidas da capital

3GERALSÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2009O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

A Prefeitura de São Luís,por meio da Secretaria Muni-cipal de Obras e ServiçosPúblicos (Semosp), está in-tensificando os serviços derecapeamento das ruas e ave-nidas nos bairros do OlhoD’Água, Vila Luizão e Coha-ma. A iniciativa tem o objetivode corrigir tanto as depres-sões, quanto as ondulaçõesque se formam no asfalto.

As intervenções da Se-mosp estão acontecendo narua 24, no bairro da Cohama,e no retorno da Tropigás, naavenida dos Holandesesaté a entrada da Vila Lui-zão, no Olho D’Água, para

SÃO LUÍS TRAFEGÁVEL

em seguida, as equipes detrabalho possam fazer aaplicação do micro-revesti-mento, que deverá ser con-cluído ainda esta semana.

Segundo o titular da Se-mosp, Cláudio de Carvalho, ostrabalhos de pavimentaçãovão permanecer nos dias úteisdo fim do ano e continuarãono mês de janeiro.

“Esses serviços não po-dem parar porque temosuma extensa malha viáriana cidade que precisa serrecuperada. Precisamosgarantir a durabilidade doasfalto nestes pontos de in-tervenção”, afirmou.

ISÃO LUIS – O Secretário dos Direitos Humanos Sérgio

Tamer, está em Brasília participando do lançamento do ter-ceiro programa nacional dos direitos humanos. No decorrerdos trabalhos o governo federal está estabelecendo metasanuais para essa área. A intenção é tornar cada vez maisabrangente as bases de uma cultura em favor dos direitoshumanos no país, com participação decisiva do Estado.

IISÃO JOSÉ DE RIBAMAR – Em Panaquatira neste final

de semana, muita dor, comoçãoe revolta entre os amigos efamiliares do saudoso Carlos Alberto Silva (33 anos) “ o Carri-nho” como era carinhosamente conhecido assassinado brutal-mente dia 12/12/2009 em Panaquatira. Na missa de sétimo diacelebrada neste sábado 19/12/2009 era grande a indignação deamigos e familiares pela falta de um atendimento mais rápido.Todos são unânimes em afirmar que, se estivesse pelo menosuma enfermeira e uma ambulância de plantão à noite na UnidadeBásica de Saúde ou seja lá o que for, o mesmo não teria entradoem óbito, segundo os mesmos esta UBS ou Hospital como quei-ram chamar tem que funcionar 24h por dia e não como repartiçãopública até as 17:00h como bem explica em meio o supostoassessor de imprensa prefeitura de São José de Ribamar.

Irmão de Carlos Alberto Silva, e acimafoto dos amigos na missa de sétimo dia

IIISÃO JOSÉ DE RIBAMAR – Em panaquatira a comunidade

é proibida de adoecer ou se acidentar após as 17:00h pois se-gundo um cidadão que se diz assessor de imprensa da prefeitu-ra de São José de Ribamar e que contesta todas as nossasinformações da nossa coluna do dia 17/12 diz no seu referido e-mail, diz que o Ministério da Saúde não obriga o município amanter em funcionamento a UBS, mas o suposto assessor es-quece que a única coisa que se assemelha a um Hospital é areferida UBS que a comunidade conta para receber atendimen-to ou de dia ou a noite. No capítulo 2 /art 6º da ConstituiçãoFederal, está escrito que é dever do Estado união e municípiosos direitos sociais a educação, saúde, trabalho, lazer e segu-rança. Diz ainda a constituição Federal no seu capítulo 1 / art5º/inciso 14/ que é assegurado a todos o acesso a informaçãoe resguardado o sigilo da fonte. Informa ainda ao suposto as-sessor que o art 30 de nossa magna carta diz o seguinte. Com-pete aos municípios, legislar sobre assuntos de interesse local,portanto, saúde é de vital interesse da comunidade, no entantonão é para esperar o ministério da saúde autorizar.

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – Leia na íntegra o e-mailrecebido por esta coluna:

Sobre a nota São José de Ribamar, publicada na ColunaParabólica, edição do dia 17 de dezembro de 2009 do Jornal

O Quarto Poder, esclareço:

A referida nota, escrita com base em um suposto relato deum suposto morador do pólo turístico de Panaquatira, não re-trata a verdade. O referido hospital citado erradamente pelocolunista trata-se, na verdade, da Unidade Básica de Saúdede Panaquatira, uma das melhores do município de São Joséde Ribamar e da Grande Ilha de São Luís.

Ao contrário do que afirma o colunista em seu comentário, aUBS de Panaquatira funciona de segunda a sexta-feira sempre nohorário das 8h às 17h com uma equipe de profissionais (médico,enfermeira e técnico em enfermagem) extremamente qualificada.

Aos sábados e domingos a UBS funciona no horário das9h às 17h, com equipe médica e ambulância. Como trata-sede uma UBS, a Prefeitura ribamarense, conforme determina oMinistério da Saúde, não tem a obrigação de fazer com que aunidade de saúde de Panaquatira, assim como as demais domunicípio, funcione aos sábados e domingos.

No entanto, por entender que no fim-de-semana o fluxo devisitantes no pólo turístico de Panaquatira é grande, a administra-ção municipal determinou que a referida UBS funcione aos sába-dos e domingos, o que acontece desde a sua inauguração.

Estas são as verdadeiras informações;

Glaucio EriceiraAssessor de Comunicação e Imprensa Prefeitura

Municipal de São José de Ribamar

Por hoje é só. Ademan de Leve já dizia Ibraim Sued.Contato com esta coluna – 8818-8093

1º BPMAnjo da Guarda I - 8802-

3371/Anjo da Guarda II - 8802-4507/Coroadinho I - 8802-4508/Coroadinho II - 8802-5426/VilaEmbratel I - 8802-5431/Vila Em-bratel II - 8802-5560/São Cristó-vão - 8802-7637/Sá Viana - 8802-7729/Bom Jesus - 8802-7732/VilaMaranhão - 8802-7796/Vila Nova- 8802-7805/Vila Itamar - 8802-7809/Santo Antônio - 8802-7814/Coheb do Sacavém - 8802-7862/Vila Bacanga - 8802-7863

6º BPMCidade Olímpica I - 8802-7971/

Cidade Olímpica II - 8815-8302/Maiobão - 8815-8303/Ipem SãoCristóvão - 8864-1279/Vila Brasil

- 8865-0013/Estiva - 8865-0325/Vila Esperança - 8865-0326/Ma-racanã - 8865-0327/Vila Vitória -8865-0328/São Raimundo - 8865-0329/Vila Flamengo - 8865-0332/Vila Janína - 8865-0484/JardimTropical - 8865-0519/Santa Efigên-cia - 8865-0520/Vila Sarney Filho- 8865-0521/Santa Clara -8865-0522/Paranã - 8865-0523

8º BPMCohatrac I - 8865-0631/Co-

hatrac II - 8876-0163/Cohab -8876-0164/Cohama - 8876-0165/Ilhinha - 8876-0166/Jardim Eldo-rado - 8876-0168/Araçagy - 8876-0169/Litorânea I - 8876-0170/Li-torânea I I - 8876-0171/Olhod´Água - 8876-0172/Parque Sha-

lon - 8876-0173/Parque Vitória -8876-0174/Renascença I - 8876-0175/Renascença II - 8876-0176/São Francisco - 8876-0177/Sol eMar/Divinéia - 8876-0178/Planal-to Vinhais I - 8882-5396/Vinhais- 8882-5399/Vila Luizão - 8882-5405/Turu/Chácara Brasil - 8882-5406/Bequimão - 8882-5407/For-quilha - 8882-5474/Vila Isabel Ca-feteira - 8882-5565/Jaracaty -8882-5567/Aurora - 8882-5568/Angelim - 8882-5569/Ipase/Mara-nhão Novo - 8882-5585/Cohafu-ma - 8883-0130

9º BPMAlemanha - 8883-0490/Bairro

de Fátima - 8883-0493/Camboa -8883-0495/Liberdade I - 8883-0498/

Liberdade II - 8883-0501/Monte Cas-telo - 8883-0504/Centro - 8883-0506/Filipinho - 8883-0646/JoãoPaulo - 8883-0647/Vila Palmeira -8883-0649/Anil - 8883-0652/Arei-nha - 8883-0653/Coroado - 8883-0654/Santo Antônio - 8883-0655/Barreto - 8883-0656/Madre Deus -8883-0657/Lira - 8883-0658/VilaPassos - 8883-0659

12º BPMPaço do Lumiar/Maioba -

8883-0500/Raposa - 8883-0502/Ribamar/Centro - 8883-0503/J.Câmara/Panaquatira - 8883-0650

CPTUR INDLagoa da Jansen I - 8883-

0651/Lagoa da Jansen II - 8883-0660/Reviver - 8883-0487

Celulares das “Rondas Comunitárias”

Abaeta

Os trabalhos de pavimentação permanecem nos dias úteis do fim do ano e continuarão no mês de janeiro

Emap recupera principal saídarodoviária do Porto do Itaqui

A Empresa Maranhensede Administração Portuária(Emap) restabeleceu, nestaquarta-feira (23), o tráfego naAvenida Rio Mearim, princi-pal via de saída do Porto doItaqui, interditada desde 11de abril deste ano, ainda nogoverno anterior. O trecho,de aproximadamente trintametros, ficou interditado de-pois de um deslizamento docorpo do aterro, ocorrido porcausa de fortes chuvas.

A obra é fruto de uma ges-tão compensatória do Depar-tamento Nacional de Infraes-trutura de Transportes (DNIT),por intermédio da construtoraAterpa, pelo uso de áreas napoligonal da Emap. A em-presa é a encarregada daduplicação da BR-135.

“Acordamos com o DNITessa ação de compensação, jáque a duplicação da BR-135 abran-ge parte da área da poligonal daEmap”, explica o coordenador deObras da empresa portuária, Ma-rio Cesar Carvalho Ribeiro.

De acordo com o enge-nheiro Márcio Muniz, da Co-ordenadoria de Obras, alémdesse trecho, o DNIT concluiucompensatoriamente a opera-ção tapa buracos na AvenidaRio Itapecuru, entrada oficialdo Porto, que fica logo à di-reita da rotatória.

A recuperação da AvenidaRio Mearim também facilita aaferição das cargas que saemdo Porto, pela Receita Estadu-al, no posto localizado na saí-da do trecho. “A avenida é ex-clusiva e de mão única para asaída de cargas e funcionáriosda Emap”, disse o coordenador.

O tráfego foi liberado pelacoordenadoria de SegurançaPortuária da Emap (Cosep).“Retiramos os bloqueios queimpediam o acesso de carrose caminhões”, disse o super-visor de Segurança da Emap,Carlos Roberto Souza LimaFilho, referindo-se aos pré-mol-dados de concreto (gelo baia-nos), que interditavam a circu-lação de veículos na área.

Engenheiros observam a obra

Divulgação

Impur desenvolve projetos depaisagismo nas praças de SL

O Instituto Municipal dePaisagem Urbana (Impur) vemaumentando os serviços depaisagismo nas praças deSão Luís. Os novos jardins jápodem ser vistos nas praçasBenedito Leite, João Lisboa,Maria Aragão, Largo do Car-mo, e nos canteiros centraisdas avenidas Beira Mar, Co-lares Moreira e, também, emfrente à sede da prefeitura,Palácio de La Ravardière.

Segundo a superintenden-te de Intervenções Paisagís-ticas do Impur, Liduína Mariade Moraes Moreira, o órgãoestá plantando arbustos comoalamanda mini, ixona (conhe-cido como alfinetinho), abaca-xi ornamental, hibiscus (apopular papoula) e a trepadei-ra buganvile, todos apreciadosnas regiões de clima quente,a exemplo de São Luís.

“Essas plantas são resis-tentes. Têm uma floração cons-tante e mantêm a cidade flori-da”, afirmou Liduina Moreira.

Já nos canteiros centraisdas avenidas Beira Mar e Cola-res Moreira, o Impur está plan-tando coqueiros para cultivar abeleza do verde e proporcionarsombreamento nessas áreas.

Mas a manutenção dos jar-dins da cidade Patrimônio His-tórico da Humanidade e Capi-tal Brasileira da Cultura 2009,de acordo com a superinten-dente do Impur, está sendo pre-judicada por causa dos furtosde plantas que estão aconte-cendo nos locais do plantio.

Liduína Moreira solicita acontribuição da população paraque não retire as plantas paraque o Impur possa manter o tra-balho de jardinagem no centroe nos bairros de São Luís.

“A gente precisa conscien-tizar a população de São Luíspara não arrancar e furtar asplantas, destruindo assim osjardins da cidade, porque o ver-de dá vida e transforma a pai-sagem desses lugares. Quan-do o serviço de plantio é feitoà noite, nós observamos pes-soas e turistas tirando fotospara mostrar a beleza que éSão Luís; então, precisamospreservar a natureza”, advertiu.

Aos que desejam mudas,o Impur informa que contémuma infinidade delas, de todasas espécies, à disposição dapopulação; dessa forma, aspessoas podem se dirigir àsede do órgão, no bairro doTuru, para adquiri-las gratuita-mente. Só este ano, já foramdistribuídas quatro mil mudas.

O Impur está cultivando plantasapropriadas ao clima quente

Abaeta

Page 4: EDIÇÃO DO DIA 24/12/2009

Farofa especial

Ingredientes2 colheres (sopa) de margarina1 cebola picada100g de bacon picadinho200g de lingüiçacalabresa picadinha

1/2 xícara (chá) de sucode laranja ou abacaxi

1 xícara (chá) de uvaspassas pretas ou brancas

1 xícara (chá) de farinhade castanha do Pará

2 xícaras (chá) de pão deforma triturado

Sal a gostoModo de preparo:Frite na manteiga o ba-

con e a cebola. Em seguida

FOTO DO DIA

O PORTUGUÊS E A MARMITATrês operários estão trabalhando na construção de um

prédio, um era brasileiro, um japonês e um português. Nahora do almoço,o brasileiro abre a marmita e se depara comum ovo cozido e arroz.. e reclama: "se a minha mulher colocaroutro ovo cozido amanhã na minha marmita.. eu pulo desseprédio!!" O Japonês abre a marmita e vê um monte de sushi..e diz.." se minha mulher colocar sushi novamente na minhamarmita, eu pulo do prédio junto com você..". O português porsua vez também abre a marmita e encontra bacalhau combatata!! Indignado ele reclama.. "se amanha a minha mulhercolocar bacalhau com batata eu pulo do prédio com vocêsdois.." No dia seguinte os três pularam do prédio..

No Enterro, a mulher do Brasileiro comenta: "se eusoubesse que ele não gostava de arroz com ovo cozidoeu tinha feito outra coisa, não precisava ele ter se mata-do.." . A mulher do Japonês disse: " Meu marido gostavatanto de sushi, era só ele ter me avisado que eu faziaoutra coisa.." . As duas olham para Maria a esposa doportuguês, enquanto ela balança a cabeça e diz: " NÃOENTENDI PORQUE MANUEL SE MATOU, ERA ELE QUEPREPARAVA SUA PROPRIA MARMITA!!"

PÃO QUENTINHOUma manhã o português foi a padaria e perguntou ao padeiro:- Tem pão quentinho???- Acabou de sair!!!- Tudo bem... Eu volto mais tarde...

O ALEIJADO E O CEGOEstavam os dois sentados na calçada, então o aleijado

decide sacanear o cego dizendo:-Cara!Olha q mulher gostosa!Responde o cego irritado:-E porque você não corre atrás dela!

“Minha Casa Minha Vida”cadastrou 80 mil pessoas

HORÁRIO DO FERRY BOATServi Porto

São Luís/Cajupe08:0012:3015:0017:00

Cajupe/São Luís 10:20 14:30 17:05 19:20

Telefones: (98)3232.5590/ (98) 3231.2216

PIADA

GERAL4 SÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2009O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

O cadastramento parao Programa Minha CasaMinha Vida superou as ex-pectativas. O número depessoas inscr i tas , a téesta quarta-feira (23), foide 80 mil. A informação é

do secretário de estadodas Cidades e Desenvolvi-mento Urbano, Filuca Men-des, durante entrevista auma emissora de televisão.

Mendes declarou que oprocesso de inscrição será

Mãe chama polícia paraprender filho viciado em game

A pobre mãe não aguen-tava mais ouvir ruído de tirossem parar em casa. Provavel-mente, era tanto tempo que ofilho passava na sala jogandovideogame que a mulher tinhamedo de bala perdida. O pas-satempo preferido do mole-que era brincar com o GrandTheft, que trata de crimes, la-drões, bandidos, fugas, es-tratégias e policiais.

Moradora de Boston, nosEUA, a mãe - que não teveinformado o nome, assim

acrescente a lingüiça. Co-loque o suco, as uvas pas-sas e deixe ferver um pou-co. Acrescente o restantedos ingredientes, mexendobem até virar uma farofa.

como o filho - desistiu de cha-mar o adolescente de 14 anospara conversar. Ele não obe-decia e ainda gritava, furioso,com ela. Desesperada, amulher decidiu ligar para apolícia. Dois oficiais chega-ram rápido e encontraram amãe chorando e o filho vidra-do na tela. Ele ainda reclamoudo barulho dos tiras.

O garoto não foi preso,nem a mãe foi internada nohospício. Os dois, aparente-mente, estão em trégua.

suspenso temporariamen-te, neste recesso de fimano, e retomado no dia 4 dejaneiro, em três postos es-tratégicos de São Luís queainda serão divulgados. Aidéia e manter em funciona-mento os que são fáci lacesso e que foram maisprocurados pelos interes-sados. O secretário ressal-tou que as inscrições foramsuspensas devido ao reces-so de final de ano.

“Superamos nossa expec-tativa, porém a demanda émuito grande”, destacou Filu-ca Mendes. Ele informou queserão construídas 15 mil uni-dades habitacionais em SãoLuís, São José de Ribamar,Paço do Lumiar e Raposa.

O “Minha Casa MinhaVida” é uma iniciativa do Go-verno Federal com financia-

mento da Caixa Econômicae apoio do Governo do Esta-do. Além de São Luís, oprograma será implantadoem 18 municípios mara-nhenses. O objetivo é via-bilizar moradia à populaçãomenos favorecida e os in-teressados residentes nointerior do estado não pre-cisam se deslocar para fa-zer inscrições, elas temque aguardar o início doprocesso no município.

O secretário fez um ba-lanço dos trabalhos e ava-l iou como posi t ivas asações desenvolvidas pelasecretaria. O cadastramen-to do Programa “MinhaCasa Minha Vida” foi reali-zado durante 12 dias emnove pontos estratégicos dacapital. O trabalho envolveumais de 130 pessoas.

Defesa Civil de SL faz doaçãode Natal para famílias carentes

A Defesa Civil de São Luís,órgão ligado à Secretaria Mu-nicipal de Segurança com Ci-dadania (Semusc), realizou natarde desta terça-feira (22),doação de Natal para as famí-lias carentes que residem emáreas de risco na capital.

Moradores dos bairrosJaracaty e Residencial JoséReinaldo Tavares, áreas de ris-cos catalogadas pela DefesaCivil no inverno deste ano, fo-ram beneficiadas com cestasbásicas, além de roupas ebrinquedos para as crianças.

“Esses mantimentos ebrinquedos foram arrecadasnos postos de atendimentoque a Defesa Civil montou naPraça Deodoro, Shopping SãoLuís, além de algumas secre-

Papai Noel assalta bancopara “pagar duendes”

Vestido uma inocente rou-pa de Papai Noel, um sujeitobotou o terror na agência dobanco Sun Trust, em Nashvil-le, no estado do Tennessee(EUA), na manhã desta terça(22). De óculos escuros e rou-pa vermelha, o homem pareciaque iria distribuir presentes –já que estava fantasiado de bomvelhinho e usava um saco queparecia cheio. Mas ele estavacheio de más intenções.

Armado com uma pistola,o meliante foi até o caixa eameaçou atirar no funcionário

e matar os clientes que faziamfila. Todo o mundo foi ao chão.Com medo de levar um tiro dePapai Noel dois dias antes doNatal, o empregado entregou oque tinha ao mau velhinho.

Ao pegar a grana – não re-velada pela polícia local -, o Pa-pai Noel gritou, tirando sarro:

- Isso é para pagar meusduendes e renas!

Saiu correndo do banco efugiu com a fantasia num sedãde cor cinza. O departamen-to de polícia não tem pistasdo Papai Noel bandidão.

Famílias que moram em áreas de risco receberam doações da população de São Luís

tarias municipais, doados pelapopulação de São Luís, quesempre contribui em momen-tos difíceis por que essas pes-soas passam”, ressaltou asuperintendente de DefesaCivil, Elitânia Barros. Cerca de300 famílias já receberam asdoações de Natal.

Integração – Em novem-bro, representantes da Se-musc participaram do V Se-minário Internacional de De-fesa Civil (Defencil), em SãoPaulo, que teve o tema “Re-flexão de Política Pública comSustentabilidade Social”, ob-jetivando capacitar e integraras comunidades e os órgãosparticipantes para atualizarprocedimentos aplicados àsações de Defesa Civil.

ABaeta

Page 5: EDIÇÃO DO DIA 24/12/2009

5GERALSÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2009O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Ignez Perdigão voltaa palco maranhense

Mais antigo grupo de cho-ro em atividade no Maranhão,o Regional Tira-Teima é o gru-po anfitrião do último saraudo Clube do Choro Recebeem 2009. Formado por PauloTrabulsi (cavaquinho), Fran-

cisco Solano (violão sete cor-das), Zé Carlos (pandeiro) eSerrinha de Almeida (flauta),eles recebem a multi-instru-mentista e compositora IgnezPerdigão, maranhense radi-cada no Rio de Janeiro.

Ignez Perdigão toca flau-ta, cavaquinho, violão e can-ta. Em shows e gravações, jáacompanhou nomes comoCristina Buarque, Mauro Du-arte, Velha Guarda da Porte-la, Walter Alfaiate, WilsonMoreira e Mário Lago - ela oacompanhava quando de suaúltima visita à São Luís.

Aluna de H. J. Koellreu-ter, João Pedro Borges, Jo-dacil Damasceno e MarceloBernardes, integra, com o úl-timo, desde 2000, o grupoChoro na Feira, com quemjá gravou os discos Na ca-dência do samba (2000),Choro na Feira (2003) e Ma-xixes, pitombas e af ins(2005) - o primeiro e o últi-mo, esgotados, de acordocom o site do grupo; o quar-to, em gestação, de acordocom a mesma página na in-ternet (onde é possível ad-

Mercedes confirma volta deSchumacher após três anos

Michael Schumacher estáde volta à Fórmula 1. A confir-mação oficial aconteceu nes-ta quarta-feira pela equipeMercedes. O piloto de 40 anosterá como companheiro seucompatriota, Nico Rosberg.

Assim, o heptacampeãointerrompe uma aposentado-ria que durava três anos, jáque havia anunciado a reti-rada das pistas no dia 22 deoutubro de 2006, após a re-alização do GP Brasil. Em

16 temporadas, foram 250Grandes Prêmios, sete títu-los e 91 vitórias.

Schumacher tentou retor-nar à Ferrari nesta tempora-da em substituição a FelipeMassa, que se acidentou notreino classificatório ao GP daHungria, no dia 25 de julho.Mas, após um teste com oF2007, o piloto alemão de-sistiu devido as lesões nopescoço ocasionadas por umacidente de moto no circuitode Cartagena, na Espanha.

Com a chegada de Fer-nando Alonso à Ferrari, a pre-sença de Schumacher ficouinviabilizada para 2010. O ale-mão renovou informalmenteseu contrato de embaixador damarca, mas o presidente damontadora italiana, Luca diMontezemolo, liberou o hep-tacampeão para que ele pu-desse assinar pela Mercedes.

Palmeiras acerta contrataçãode ex-volante do Atlético-MG

quirir os títulos e ouvir tre-chos das canções).

Professora, ministroucurso livre de violão e cava-quinho na Universidade Es-tadual do Rio de Janeiro, em2000. Foi uma das idealiza-doras do Chorinho na Feira,sarau que acontece todos ossábados no horário da feiralivre (fim de tarde, entrandopela noite) de Laranjeiras,bairro da zona sul da capitalcarioca, onde se reúne a natados executantes do mais bra-sileiro de todos os gênerosmusicais. Lá também se ori-ginou o citado Choro na Fei-ra: Ignez Perdigão (cavaqui-nho), Clarice Magalhães (per-cussão), Matias Correa (con-trabaixo acústico), MarceloBernardes (clarinete e saxtenor), Bilinho Teixeira (violõesde seis e sete cordas) eFranklin da Flauta.

Márcio Araújo, ex-Atlé-tico-MG, é o novo reforço doPalmeiras. No entanto, ovolante deverá ser anunci-ado oficialmente somentena próxima semana.

O jogador de 24 anos foium dos destaques nesta tem-porada e estava sendo son-dado por clubes europeus. A

diretoria do Palmeiras só estádefinindo os detalhes.

"Estamos conversando,está bem encaminhado. Esta-mos discutindo alguns deta-lhes e é preciso cautela antesde anunciar uma contratação.A expectativa é de que issoseja concluído." afirmou o di-retor de futebol, Genaro Mari-no ao diário esportivo Lance.

A negociação é conduzi-da pelo gerente de futebol,Toninho Cecílio. O contratode Márcio Araújo com o Atlé-tico-MG termina em 31 dedezembro e não houve acor-do. Os direitos econômicossão da Tombense (MG), queestá repassando o atleta aoPalmeiras. A Traffic, parcei-ra do clube paulista, não par-ticipou da contratação.

Com receio de novas agressões,CSKA quer Vagner Love na Rússia

Emprestado ao Palmeirasaté o meio de 2010 e cobiça-do pelo Flamengo, o atacan-te Vagner Love pode ver seufuturo acabar novamente noCSKA, clube que detém seusdireitos. Preocupado com asrecentes ameaças ao atleta,que chegou a trocar socos epontapés com três torcedo-res palmeirenses antes dofim do Nacional, o time rus-so cogita pedir o seu retornono início da temporada.

- O CSKA está muito pre-

ocupado com a situação quehouve em São Paulo e, se ti-ver a oportunidade de falarcom o Vagner Love, pedirá avolta dele à Rússia para darum presente de Natal à torci-da. Seria uma grande alegriapara nós e também para atorcida se ele aceitasse vol-tar para disputar a fase final daLiga dos Campeões – comen-tou Dionísio Castro, represen-tante do CSKA no Brasil, ementrevista à Rádio Bandeirantes.

De férias, Vagner Love sedivide entre peladas com osamigos de fim de ano. Amigospróximos ao atleta afirmam queas bases salarias entre joga-dor e o Flamengo já estãoacertadas e que ele pediria aoPalmeiras para ser liberado.

Depois de acertar a saí-da do clube paulista, o pró-ximo passo seria conseguiro aval do CSKA. E o cluberusso acredita que Love nadisputa da Libertadores nãoseria um mau negócio.

Multi-instrumentista, a maranhense Ignez Perdigão é aconvidada especial do último Clube do Choro Recebe em

2009, que será dia 26 de dezembro (sábado), às 19h30min.

Divulgação

Ministério Público notificaprefeita de Jatobá

Devido ao estado de aban-dono de três veículos da edu-cação e da saúde da Prefei-tura de Jatobá (termo judiciá-rio da comarca de Colinas,localizado a 213 km de SãoLuís), o promotor de JustiçaLindonjonson Gonçalves deSousa, titular da 1ª Promoto-ria de Justiça de PresidenteDutra, que responde pela Co-marca de Colinas, notificou,no dia 9 de dezembro, a pre-feita do referido município,Ednaura Pereira da Silva.

O Ministério Público doMaranhão requer, no prazo de10 dias, informações, por es-crito, sobre os automóveisSaveiro, com identificação dasaúde do município de Jato-bá, que se encontra há apro-ximadamente um ano, na ofi-cina mecânica de propriedadede Elinaldo, em Colinas; Kia,

tipo Besta, com identificaçãoescolar MEC/FNDE, que seencontra há oito meses na ofi-cina do Tallyssom, em SãoDomingos; Mercedes, com aidentificação escolar, que seencontra na oficina São Luís,no município de São Domin-gos, há mais de quatro anos.

De acordo com informa-ções da Promotoria, o MPdescobriu a situação de aban-dono dos veículos por meio dedenúncias de moradores deJatobá. Para certificar-se daveracidade das informações,o promotor de Justiça Lindon-jonson Gonçalves de Sousarealizou três inspeções, nosdias 2 e 3 de dezembro, nasreferidas oficinas.

Caso a prefeita não atendao pedido do Ministério Público,o promotor de Justiça tomaráas medidas judiciais cabíveis.

MP aciona Prefeitura de SLpor propaganda indevida

O desrespeito ao princí-pio da impessoalidade naadministração pública moti-vou a Ação Civil Pública,com pedido de tutela ante-cipada, ajuizada pelo Minis-tério Público do Maranhãonesta terça (22), exigindoque a Prefeitura de São Luísse abstenha de divulgar pro-paganda oficial que realizepromoção pessoal de auto-ridades do Executivo Muni-cipal, entre elas a do prefei-to João Castelo e dos se-cretários municipais. A açãotramita na 2ª Vara da Fazen-da Pública de São Luís.

A ação, subscrita pelospromotores de Justiça deDefesa do Patrimônio Públi-co e da Probidade Adminis-trativa, Marcos Valentim Pi-nheiro Paixão (8ª Promoto-ria) e João Leonardo SousaPires Leal (16ª Promotoria),toma por base 2 minutos e44 segundos de cinco inser-ções publicitárias ampla-mente veiculadas na TVaberta, com o objetivo clarode realizar promoção pes-soal do prefeito João Cas-telo e de outros agentespolíticos ligados ao Execu-tivo Municipal. As vinhetasregistram eventos como dis-cursos em solenidades, as-sinatura de documentos,

inauguração e inspeção emobras e entrega de kits es-colares, em que há nítidatentativa de privilegiar a ima-gem do prefeito João Cas-telo e de secretários muni-cipais, como o da Educa-ção, Moacir Feitosa.

“Todas as citadas propa-gandas serviram, na verda-de, para promover pessoal-mente cada uma das auto-ridades políticas que aliaparecem, notadamente nafigura do Chefe do Executi-vo e dos secretários”, afir-mam os promotores naação. Segundo eles, “o prin-cípio da impessoalidade noâmbito do Poder PúblicoMunicipal foi propositada-mente esquecido para bene-ficiar determinadas pessoaspúblicas”. “A publicidade le-vada a efeito pela Adminis-tração Municipal demonstraclaramente que há enormepromoção não só do Chefedo Executivo, principal be-neficiário da publicidade in-devida, mas de todas as au-toridades políticas que apa-recem nas imagens retro-mencionadas, situação quefere o principio da impesso-alidade, uma das vigas mes-tras da administração públi-ca”, complementam.

Ecumenismo e arte marcam a 1ªCelebração Maranhão de Natal

Um misto de música, te-atro e dança. Foi assim a “1ªCelebração Maranhão de Na-tal”, evento organizado peloGoverno do Estado e que reu-niu mais de 1.500 artistas naárea da Passarela do Samba,na noite desta terça-feira (22).A festa em homenagem ao nas-cimento do Menino Jesus con-tou com a presença de novegrupos de canto coral, seis depastor e três reisados, além deintegrantes da Companhia Bar-rica, Coteatro e do grupo Care-tas, do município de Timon.

A celebração teve caráterecumênico e recebeu comoconvidados especiais o arce-bispo de São Luís, Dom JoséBelizário da Silva; a presiden-te da Federação Espírita doMaranhão, mestra Ana LuizaNazareno Ferreira; o sacerdo-te de culto afro Pai João daVila Nova, entre outros. Vári-os artistas maranhenses, en-

tre atores, cantores, músicose regentes de corais, tambémparticiparam. A anfitriã foi a go-vernadora Roseana Sarney,que compareceu ao lado dediversos secretários, entreos quais Luís Bulcão (Cultu-ra), Sérgio Macedo (Comuni-cação), Hildo Rocha (Coorde-nação Política), WashingtonRio Branco (Meio Ambiente) eJosé Antonio Heluy (Trabalho).

Page 6: EDIÇÃO DO DIA 24/12/2009

GERAL6 SÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2009O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

Não adianta se enganar, a verdade sobre as olheiras é uma só: com exceção das causadas apenas por estresse e noites mal dormidas, elas

não têm solução definitiva. Mas nada de entrar em de-sespero por causa disso: com os cuidados certos e ouso adequado de maquiagem, aquelas manchas arro-xeadas, que deixam o seu olhar pesado e com aspectocansado, podem ser suavizadas - e muito!

De origem hereditária ou resultado de cansaço e má-ali-mentação, as olheiras se formam porque a pele da região dosolhos é muito delicada e fina. Para se ter uma idéia, nessa áreaa pele mede cerca de 0,4mm, enquanto no resto do corpo elapode atingir até 3mm, como é o caso da palma da mão.

Quando a característica é familiar, o aspecto escureci-do surge devido ao excesso de pigmentação, a chamadamelanina. Nestes casos, porém, não se pode esperar umasolução definitiva. Mas nada de desânimo: é possível ate-nuar o problema, principalmente com maquiagem.

No caso de desequilíbrio alimentar, estresse físico ouemocional, consumo excessivo de álcool e cigarro - alémde noites mal dormidas -, as olheiras aparecem devido adilatação dos vasinhos sanguíneos da região. Para quemfaz parte desta turma, a solução é bem mais simples: parao aspecto cansado ir embora, basta dar mais atenção aossinais do corpo, dormir bem e alimentar-se corretamente.

Gripe e TPM também são condições que podem provo-car o aparecimento da mancha arroxeada embaixo dos olhos.Nestes casos, também, as olheiras costumam ser passageiras.

Dicas para atenuar a mancha arroxeadaAs pessoas que herdaram as olheiras devido a genéti-

ca devem redobrar o cuidado com a alimentação, qualida-de do sono e sinais de estresse e cansaço. Do contrário, oproblema pode piorar.

O sol também é um potencializador do efeito escuroembaixo dos olhos, afinal, ele aumenta a pigmentaçãonatural da pele. Por isso, use o filtro solar indicado para asua pele e procure andar sempre com óculos escuros.

Para disfarçar as olheiras, uma das ferramentas mais efi-cientes é o corretivo. Além dos que têm cor de pele, existemversões mais modernas e coloridas. O amarelo, por exem-plo, neutraliza a cor arroxeada. O que vale é experimentaros diferentes tipos para ver o que é melhor para você!

Quanto as receitas caseiras, como fazer compressas geladasde chá de camomila ou colocar fatias de batatas ou pepino sobreos olhos, a solução é apenas paliativa, não dura muito tempo.

Essas compressas são recomendadas apenas aos queestão com olheiras devido dilatação dos vasos. Isso por-que a temperatura fria faz a chamada vaso-constrição, ouseja, contrai os vasinhos, o que elimina o efeito escuro.

Para finalizar, lembre-se que uma alimentação saudá-vel e balanceada e uma boa qualidade de sono são essen-ciais para a saúde como um todo!

Dá para fugirdas olheiras?

Brilho infantil na Rosa Riopara o Natal e Ano Novo

Os baixinhos vão brilhar ainda mais nas festas de Natale Ano Novo com a nova coleção de jóias infantis da rede dejoalherias Rosa Rio do Tropical e São Luís Shopping e aindana Rosa Rio Conceito da Av. dos Holandeses.

Pulseiras, colares, pingentes e anéis com motivos infantis –carrinhos, personagens como Hello Kitty, bichinhos e outros te-mas do universo das crianças estão presentes na coleção Kids byRosa Rio. No ensaio realizado por Danielle Vieira com exclusivi-dade para a rede de joalherias Rosa Rio, todo o brilho infantil dosnossos modelos mirins, que tiraram de letra a sessão fotográfica.

Super promoçõesAlvema & Fiat

“Sem dúvida, vale a pena trocar ou comprar um veículo0Km agora na Alvema e aproveitar o pacote de promoções efacilidades que preparamos para esse final de ano”, afirmou oGerente Geral de Vendas da Alvema, revendedora FIAT comlojas no Centro e na Avenida dos Holandeses.

Segundo ele, o cliente compra o carro agora e se quiserpode financiar até 100% do valor com o Banco FIAT e só come-çar a pagar após 120 dias, ou seja, entre março e abril de 2010.

“Sabemos que no início do ano sempre existem despesasfixas como pagamento de IPVA, matrículas e materiais escola-res, etc... Essa nossa promoção dá uma folga para o cliente quepode se organizar melhor financeiramente, mas desfrutando docarro novo desde já”, afirma Carlos Ozores. Além da facilidade depagamento, a Alvema está oferecendo diversos tipos de Bônuspara as linhas Pálio e Uno, algumas equivalendo a 80% do custodo IPVA do veículo. Outros modelos chegam a ter bônus de atéR$ 2.000,00. Fora isso, os clientes ganham acessórios, tanquecheio e emplacamento completo pago pela concessionária.

Maria ClaraCosta Melo faz

pose de topcom conjuntode pulseira,

brinco e anelem ouro

Sofia KzanPontes todavaidosa com

pulseiras,anéis e

brincos beminfantis

Na Alvema, concessionária FIAT, além de pacotescompetitivos, brindes e bônus quem comprar um

Fiat 0 Km agora, só começar a pagar em 2010

O charme de MateusDias Araújo com colar

e pingente de ouro

Toda gata,Waléria

Letícia SilvaReis faz posecom conjunto

de anel ebrincos de

ouro

Florense & Você na TV

No último quadro Florense & Você de 2009, que será exi-bido nesse sábado (26.12), no Programa VIP SL, a designerCaroline Gomes vai dar dicas de ambientação para casas emcondomínio, que podem e deve ser cada vez mais personali-zadas graças a ajuda de profissionais criativos e talentosos.

As cores mais adequadas para quartos e ambientes mul-tiuso, a iluminação ideal, os tipos de móveis e materiais maisindicados para deixar seu lar mais aconchegante em 2010.

A apresentadora Vivianny Lima e a Florense espe-ram você neste sábado, no canal 8, às 09:30H; comreprises domingo às 14:00H, de domingo para segundaà meia noite e meia e na segunda-feira às 23:15H.

A apresentadora Vivianny Lima com os franqueados da Florense Ernando e Fátima Cavalcante, que produzem

o quadro de TV Florense & Você, em parceriacom a InterMídia Comunicação Integrada.

Cartão de Natal Hapvida“Saúde, esse é o nosso maior desejo para você. Boas

Festas e Feliz 2010” !Com essa mensagem o Hapvida Saúde deseja a todos

da imprensa, além de seus parceiros e usuários um anonovo de muita saúde e felicidades. A coluna agradece eretribui os votos e atenção do Hapvida, plano de saúde quemais cresce em todo o Norte e Nordeste do país.

Fotos: Danielle Vieira

Danielle Vieira

Danielle Vieira

Page 7: EDIÇÃO DO DIA 24/12/2009

Áries21/3 a 20/4Atividade que possa ser

feita sem exposição contacom a proteção das estrelas.À noite, o seu espírito estarámais para o silêncio.

Touro21/4 a 20/5Bom dia para quem pre-

cisa viajar ou fazer contatocom pessoas de fora. Astralideal para desenrolar ques-tões judiciais.

Gêmeos21/5 a 20/6Acredite no seu potencial

e não perca as oportunidadesque podem surgir. Agite umpouco mais sua vida social,pois é conveniente interagir.

Câncer21/6 a 21/7Você terá facilidade para

ampliar seus contatos e se de-dicar a atividades que favoreçama divulgação do seu trabalho.

Leão22/7 a 22/8Você terá motivação para

assumir responsabilidadesprofissionais. À noite, dificil-mente se contentará com asuperficialidade dos fatos.

Virgem23/8 a 22/9Em todas as suas rela-

ções vai predominar a harmo-nia entre a cumplicidade e aindependência. Vale dizer queos relacionamentos rompidospodem ser reavivados.

Libra23/9 a 22/10Concentre-se nas ativida-

des de rotina. O trabalho vaifluir facilmente e tudo indicaque conseguirá atingir assuas metas.

Escorpião23/10 a 21/11Hoje, você vai mostrar

toda a sua habilidade paraexpressar suas idéias. A di-versão estará presente nosetor amoroso.

Sagitário22/11 a 21/12Olhe com atenção ao seu

redor, pois alguém da família podeprecisar de ajuda financeira. Oastral favorece as mudanças equebrar a rotina pode trazer novosestímulos à relação amorosa.

Capricórnio22/12 a 20/1Mercúrio te deixa mais

convincente e com maior sen-so de humor. Sua vivacidademental vai impressionar. Vocêestará num ótimo astral.

Aquário21/1 a 19/2Tudo indica que poderá

adquirir um novo senso devalores. Sua ligação emocio-nal com coisas e pessoasaumentará significativamente,sendo uma boa fase para es-treitar seus laços afetivos.

Peixes20/2 a 20/3Quando um pensamento

se multiplica, uma voz setransforma em muitas e é issoo que pode acontecer hoje.

Judith tenta convencer Pelópidas a soltá-los, mas elenão atende ao pedido de sua abelha-rainha. Cássio reageao saber que Léa saiu com Sid. Judith e Edgar são en-contrados, pelos funcionários da galeria, presos e pinta-dos de várias cores. Nicholas aceita ajudar a fazer osbiscoitos, enquanto Bianca vai ao tribunal, mas exige umfavor em troca. Denis, sem muita confiança, chega aotribunal com Xico e Espeto. Amarilys é convocada comotestemunha de acusação. Simone se apresenta para tes-temunhar contra Denis. O juiz inicia a audiência e Vicen-te e Galeno se enfrentam. Terminam os depoimentos dedefesa e Judith é a primeira a ser convocada pela acusa-ção. Galeno chama a testemunha do circo que criou o ma-caco para depor e surpreende Vicente. Judith provoca Da-fne e avisa que ela perdeu. Bianca decide levar Miriam paraver Xico e ela se emociona ao reencontrar o macaco. Ojuiz vai comunicar sua decisão quando Miriam se manifes-ta e vira a situação contra Judith. Denis recebe a tutela deXico e Judith fica furiosa. Miriam não tem para onde ir eSocorro lhe oferece abrigo em sua casa. Dafne recupera odinheiro que ganhou com a venda dos quadros de Xico.

Caras & Bocas

Cama de GatoCarlos Eduardo é pressionado por Verônica e Roberto a

testemunhar. Rose, Péricles e Bené resolvem contar paraErnestina que Gustavo está vivo. Kátia fica inconformada porMari não se declarar para Alcino. Tião, Bené e Fiasco vãotrabalhar em uma loja vestidos de Papai Noel. A cachorrinhaTitânia é sequestrada. Verônica consegue convencer CarlosEduardo a denunciar o marido. Verônica conta a Roberto quequer ganhar a confiança de Gustavo incriminando Alcino. Al-cino se surpreende ao descobrir quem é o advogado dos ca-pangas de Roberto. Sólon usa o desaparecimento de Titâniapara ameaçar Bené. Alcino se declara para Rose, que ficaconstrangida e vai embora. Verônica diz a Severo que vaicolocar Alcino na prisão. Rose reclama com Taís por nãopassar o Natal com Gustavo. Tião e Fiasco, vestidos de Pa-pai Noel, distribuem balas e pirulitos para as crianças na lojaque estão trabalhando. Bené vai até a pensão, elogia Sólonpara Taís e desmente tudo o que falou para ela.

Leonardo pede para psiquiatra manter Jackie sedada. Fa-brício começa a contar a Daniel o romance que Maria Célia eRubens tiveram. Rita conta a Eliana que Fabrício quer contar averdade sobre os pais de Daniel. Fabrício conta a Daniel queEunice persuadiu Maria Célia a ir para a Ilha do Profeta. Euni-ce flagra Rubens e Renata novamente. Eunice avança em Re-nata. A megera tem uma discussão com Rubens. Irani pedeconselhos a Dra. Cláudia, pois ela quer contar a Zé Moreia queCauã e Yasmin são seus filhos. Fabrício conta a Daniel queMaria Célia caiu do penhasco em plano engendrado por Euni-ce. Daniel fica em choque. Cris ajuda Lucas, garoto de rua.

Vende-se um Véu de Noiva

Resumo das Novelas

Viver a VidaAriane conversa com Marta e tenta animá-la. Luciana fica

decepcionada por Regina não afirmar que ela vai voltar a andar.Gustavo se surpreende ao ver Malu usando o colar que ele lhedeu. Ellen se desentende com Isabel, que está na casa deTomie. Soraia convida Dora para ir à boate com ela. Ellen assu-me seus ciúmes de Ricardo para Ariane. Dora encontra Lucasna boate. Na boate, Lucas ameaça Dora. Ela volta para casachateada e, sem querer, acorda Garcia e Rafaela. Helena diz aAlice que não acredita que Tereza vá deixar Luciana morar nacasa amarela. Renata reclama com Miguel da falta de tempoque ele tem para ela. Regina comenta com Renata que gostouda voz de Felipe ao telefone. Ariane comenta que gostaria deum homem como Léo e Ellen desconfia que a amiga estejaapaixonada por ele. Silvia comenta com Bruno que espera queele não se apaixone por nenhuma modelo e Felipe implica como amigo. Ingrid e Betina conversam sobre a noite de Natal.

7TELEVISÃOO QUARTO PODERwww.oquartopoder.com SÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2009

MalhaçãoBernardo se desculpa

com Victor e diz que não vaimais implicar com Cristiana.Bernardo estranha o namorode Cristiana e Victor e comen-ta com Beto. Lucca e Valenti-na discutem e terminam onamoro. Zuleide tenta desco-brir onde foi que errou para quea divisão de tarefas não tenhadado certo. Bernardo desistede sair com Beto e mais duasgarotas para ficar estudandoviolão. Zuleide decide implan-tar um novo plano de divisãode tarefas no Himalaia. Cristi-ana vê Bernardo chegar e re-cusa um beijo de Victor. Va-lentina e Lucca se cruzam,mas não falam um com o ou-tro. Rita diz a Juju que vai se-guir o conselho de Domingase mudar seu estilo. Bernardopede para Beto ajudá-lo noestágio. Domingas deixa Fer-nandinho sozinho para ir auma reunião com os diretoresde seu blog. Bernardo pedepara Beto fazer seu trabalhoenquanto ele estuda violão.Clarinha, Jonas e Limão con-seguem consertar o aparelhoauditivo de um senhor, quecomeça a conversar com eles.

Para alegrar o Natal:Viviane Araújo, Nicole Bahls e Priscila Pires

Viviane Araújo, Nicole Bahls e Priscila Pires, três belas mulheres.

Juliana Baroni mostraquase tudo na VIP

Juliana Baroni, intérprete da primeira-dama Marisa Le-tícia, no filme Lula, O Filho do Brasil, exibiu toda sua bele-za em um ensaio realizado para a Revista VIP de janeiro.Apesar de se achar sensual ‘às vezes’, a atriz de 30 anosarrasou, mostrando quase tudo em clima praiano.

“Mas, não sou a mulher que chega à festa e todo mun-do olha, sabe? Eu normalmente sou muito básica, prefiroroupas confortáveis às sexy”, explicou a loira.

Paloma: 'Se tivesse nascidocom mais peito, ficaria feliz'

Paloma confessa que nãogosta muito de academia e pre-fere dançar, para manter o corpoem forma. "Para mim, é a me-lhor forma de cuidar do corpo,da cabeça e ainda me divertir”,disse a paulista à revista.

"Como ainda não encon-trei uma escola de dança noRio, quando quero matar a sau-dade saio à noite com os ami-gos e me acabo na pista”.

Feliz com seu corpo, abela não pensa em fazer ci-rurgia plástica. "Se tivessenascido com um pouquinhomais de peito, ficaria feliz.Porém, não penso em colo-car prótese, porque tenhomedo de não ficar natural oume sentir num corpo que nãoé meu", declarou.

Rodriguinho faz lipo paraficar em forma em 2010

Decido a entrar 2010 mais magro, Rodriguinho en-cara uma lipoaspiração para perder os quilinhos extras.

“Estava me incomodando o peso, e muitos amigosficavam pegando no meu pé. Fazia academia e nataçãoe não conseguia perder peso. Aí, resolvi apelar”, brin-cou o pagodeiro, que não parou a agenda de shows.

Fábio Arrudadiz que vai daruma “clareada”

na RecordFábio Arruda é um dos três

profissionais encarregados decriar o Padrão Record de Qua-lidade. O consultor de etiquetafaz parte do Departamento deVisagismo, que conta tambémcom o estilista Roberto Mar-zola e o maquiador e cabelei-reiro André de Andrade. O triopromete reformar o visual dosapresentadores da emissorado bispo Edir Macedo.

“Vamos ter uma identidade.Finalmente as coisas vão mu-dar, vão melhorar muito. Esta-mos recebendo o maior apoiodos diretores para fazer esseprojeto dar certo”, contou Fábio.

Page 8: EDIÇÃO DO DIA 24/12/2009

SÃO LUÍS, QUINTA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 20098POLÍCIA O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

AVISO DE LICITAÇÃOPREGÃO PRESENCIAL Nº 056/2009

A Casa Civil do Governo do Estado - CC, através da Pregoeira eEquipe de Apoio torna, público que realizará às 08:30hs do dia 30 dedezembro de 2009, na Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, Palácio Henri-que de La Roque, 2º andar, nesta Capital, licitação na modalidade PregãoPresencial, tipo Menor Preço por Lote, para a contratação de empresaespecializada no fornecimento de gêneros alimentícios não perecíveis,para suprir as necessidades da Residência Oficial da Governadora (Pa-lácio dos Leões e Casa de Veraneio), Residência Oficial do Vice-Gover-nador e Casa Civil do Governo, conforme as especificações contidas nosanexos I e II deste Edital, conforme disposição do D.E. nº 24.629/08 e daLei nº10.520, de 17 de julho de 2002 e subsidiariamente na Lei nº 8.666/93, de 21 de junho de 1993. O Edital e seus anexos estão à disposiçãodos interessados no endereço supra, de 2ª a 6ª feira, no horário das13:00 às 18:00 horas, onde poderão ser obtidos e consultados gratuita-mente. Esclarecimentos adicionais, no mesmo endereço e pelos telefo-nes (98) 3214-1768, Fax 3214-1769.

São Luís, 21 de dezembro de 2009.Leonice Maria Barros Amorim

Pregoeira

ESTADO DO MARANHÃOCASA CIVIL

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

AOS SERVIDORES MUNICIPAIS

Neste momento de confraternizaçãode Natal e Ano Novo, o Sindicato dosTrabalhadores do Serviço Público noMunicípio de São Luis-SINDSÃOLUISanuncia que continua na luta por me-lhorias para a categoria.

Vamos iniciar 2010 confiantes deque os servidores municipais vão terdias melhores.

Servidor, venha para o SINDICATO.Só assim venceremos !

FELIZ NATALPRÓSPERO 2010

Kleber CutrimPresidente do SINDSÃOLUIS

Udes CruzEx-presidente do SINDSÃOLUIS

Um jovem, identificado porRodrigo Sousa, de 20 anos,ameaçou se atirar de uma tor-re da Tim no município de SãoMateus. Segundo as informa-ções, o rapaz ficou no local háaproximadamente sete horas.

A Polícia Militar foi acio-nada para tentar negociar oresgate. O fato, segundo ocomunicador Jonatas Car-los, ocorreu por volta das9h. O repórter ‘Stuarte Juni-or’ do Jornal Regional, foi au-torizado a fazer o contato,identificar o suposto suicidae negociar o resgate.

Os motivosRodrigo, que mora em

Marabá(PA), veio ao Mara-nhão a procura da irmã. Aodesembarcar no município deCoroatá-MA, foi vítima de as-

salto, conforme boletim deocorrência. Sem êxito em en-contrar irmã identificada ape-nas por Raquel, Rodrigo en-tão resolveu caminhar até omunicpio de São Mateus,onde vagou por 05 dias.

Sem condições financei-ras para voltar pra sua casaem Marabá(PA), o jovem nãosabia mais o que fazer paraconseguir a passagem. Can-sado, sujo e sem alimenta-ção, o rapaz subiu na torree ameaçava se atirar, debru-çando-se na grade localiza-da no topo e colocando umadas pernas para fora. O fatochamou a atenção das pes-soas que passavam pelo lo-cal. Dezenas ficaram con-centradas para acompanhar odesfecho do resgate.

Depois de assalto, liso e comfome jovem tenta suicídio