edição do dia 22/03/2013

8
oquartopoder.com [email protected] Twitter - oquartopoder4# face - Jornal O Quarto Poder Orkut - O Quarto Poder Jornal Gmail - [email protected] ANO 7 NÚMERO 1167 SÃO LUÍS - MA, SEXTA-FEIRA, 22 DE MARÇO DE 2013 PREÇO - R$ 2,00 Eliziane comenta indicações de governistas para compor CPI Violência contra a mulher A deputada estadual Eliziane Gama (PPS) afirmou na manhã desta quinta-feira (21), não acreditar que haja alguma manobra para impedir que ela assuma cargos na Comissão Parlamentar de Inquérito que investigará casos de violência contra a mulher. Eliziane Gama é autora do requerimento para a criação da CPI e atual- mente preside a Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa. Página 3 Futebol O Brasil esteve bem perto de quebrar o incômodo jejum de vitórias em clássicos. Porém, uma “pane” no co- meço do segundo tempo permitiu a reação italiana e con- solidou o empate por 2 a 2 entre as seleções, nesta quin- ta-feira (21), em Genebra, na Suíça. Embora não tenha feito um grande primeiro tempo, a seleção brasileira foi efetiva. Abriu 2 a 0 com Fred e Oscar e foi para o intervalo com a confortável vantagem. Porém, em 11 minutos da segunda etapa, De Rossi e Balotelli deixaram tudo igual, após novas falhas defensivas brasileiras. Página 5 Brasil empata com a Itália em amistoso P ODER Redes Sociais A sessão matutina desta quinta-feira na Assembleia Legislativa foi marcada por um amplo debate em duas questões importantes para o Maranhão: Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), deflagrado no ano passado pelo então prefeito João Castelo, em São Luís; e o tratamento do Governo Estadual em relação às obras da Refinaria Premium I. No primeiro item, os parlamentares demonstraram grandes preocupações quanto a inúmeras falhas nos projetos do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e do Corredor Urbano para São Luís, elaborados pela administração passada da Prefeitura da capital. Blog do Udes Filho - Página 2 Município de Ribamar vai receber polo da Uema Refinaria e VLT marcam sessão na Assembleia Gil Cutrim recebeu o reitor José Augusto e sua comitiva da Uema Vale abre 57 vagas para Programa de Estágio no MA Página 7 Foragido da Justiça do Maranhão é preso no Pará Página 8 Página 6 Saúde intensifica Campanha contra Hanseníase nas escolas Página 2 Em Cantanhede

Upload: o-quarto-poder

Post on 10-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

O Quarto poder

TRANSCRIPT

Page 1: Edição do dia 22/03/2013

oquartopoder.com

[email protected]

Twitter - oquartopoder4#

face - Jornal O Quarto Poder

Orkut - O Quarto Poder Jornal

Gmail - [email protected]

ANO 7 NÚMERO 1167 SÃO LUÍS - MA, SEXTA-FEIRA, 22 DE MARÇO DE 2013 PREÇO - R$ 2,00

Eliziane comenta indicações de

governistas para compor CPI

Violência contra a mulher

A deputada estadual Eliziane Gama (PPS) afirmou

na manhã desta quinta-feira (21), não acreditar que haja

alguma manobra para impedir que ela assuma cargos

na Comissão Parlamentar de Inquérito que investigará

casos de violência contra a mulher. El iziane Gama é

autora do requerimento para a criação da CPI e atual-

mente preside a Comissão de Direitos Humanos e das

Minorias da Assembleia Legislativa.Página 3

Futebol

O Brasil esteve bem perto de quebrar o incômodo

jejum de vitórias em clássicos. Porém, uma “pane” no co-

meço do segundo tempo permitiu a reação italiana e con-

solidou o empate por 2 a 2 entre as seleções, nesta quin-

ta-feira (21), em Genebra, na Suíça. Embora não tenha

feito um grande primeiro tempo, a seleção brasileira foi

efetiva. Abriu 2 a 0 com Fred e Oscar e foi para o intervalo

com a confortável vantagem. Porém, em 11 minutos da

segunda etapa, De Rossi e Balotelli deixaram tudo igual,

após novas falhas defensivas brasileiras.Página 5

Brasil empata com a

Itália em amistoso

PODER

Redes Sociais

A sessão matutina desta quinta-feira na Assembleia Legislativa foi marcada por um amplo debate em duas questões importantes para o Maranhão: Veículo

Leve sobre Trilhos (VLT), deflagrado no ano passado pelo então prefeito João Castelo, em São Luís; e o tratamento do Governo Estadual em relação às obras da

Refinaria Premium I. No primeiro item, os parlamentares demonstraram grandes preocupações quanto a inúmeras falhas nos projetos do Veículo Leve Sobre

Trilhos (VLT) e do Corredor Urbano para São Luís, elaborados pela administração passada da Prefeitura da capital. Blog do Udes Filho - Página 2

Município de Ribamar

vai receber polo da Uema

Refinaria e VLT marcam

sessão na Assembleia

Gil Cutrimrecebeu o reitorJosé Augusto esua comitiva da

Uema

Vale abre 57vagas para

Programa deEstágio no MA

Página 7

Foragido daJustiça doMaranhão é presono Pará

Página 8

Página 6

Saúde intensifica Campanha

contra Hanseníase nas escolasPágina 2

Em Cantanhede

Page 2: Edição do dia 22/03/2013

2 O QUARTO PODER - São Luís, sexta-feira, 22 de março de 2013- Geral

Debates sobre VLT e Refinaria

marcam sessão na AssembleiaA sessão matutina des-

ta quinta-feira na Assem-bleia Legislativa foi marca-da por um amplo debateem duas questões impor-tantes para o Maranhão:Veículo Leve sobre Trilhos(VLT), deflagrado no anopassado pelo então prefei-to João Castelo, em SãoLuís; e o tratamento doGoverno Estadual em rela-ção às obras da RefinariaPremium I. No primeiroitem, os parlamentares de-monstraram grandes preo-cupações quanto a inúme-ras falhas nos projetos doVeículo Leve Sobre Trilhos(VLT) e do Corredor Urbanopara São Luís, elaboradospela administração passadada Prefeitura da capital.

GARDÊNIA X OTHELI-

NO - A deputada GardêniaCastelo (PSDB) foi a primei-ra a usar a tribuna para de-fender a continuidade dasobras. “Este projeto nãopode ficar abandonado; oVLT é um bem público, énosso, tem que estar guar-dado, que a Prefeitura usea Guarda Municipal parapreservar o patrimônio pú-blico e não deixar o VLTao relento, como se fossesucata, quando é um equi-pamento moderno, novo eadquirido, da forma comomanda a lei, com licita-ção”, argumentou GardêniaCastelo.

Ela acrescentou que, seo Ministério Público concluira investigação anunciadaem relação ao VLT, vai cons-tatar que não houve nenhumdesvio de conduta na aquisi-ção do VLT. “Tanto o projetoquanto a aquisição do bemestá totalmente legal, nãoteve nenhuma maracutaia,nenhuma mutreta, como al-guns gostam de dizer, nãoexiste isso”, enfatizou.

O deputado estadualOthelino Neto (PPS), no en-tanto, voltou à tribuna parafalar do assunto após dis-curso da tucana GardeniaCastelo (PSDB), que en-trou no mérito para tentardesqualificar o pepessistae sair em defesa do ex-pre-feito João Castelo, dequem é filha.

“Com relação ao VLT, eurepito, e foi noticiado na im-prensa local, em blogs, emjornais impressos, que, logodepois da eleição, o produ-to de marketing eleitoral foiabandonado lá, inclusive os

trilhos foram retirados. Háfotos, registros feitos, as-sim como outras obras.Sobre o Corredor, reiteroque ele precisa ser revistoprincipalmente sob os pon-tos de vista ambiental e fi-nanceiro”, disse Othelino.

ACALMANDO OS ÂNI-

MOS - O deputado CarlosAmorim (PDT), em pronun-ciamento, tento acalmar osânimos entre os colegas eteceu considerações a res-peito da Administração doprefeito Edivaldo HolandaJúnior, no que se refere àimplantação do projeto deVeículo Leve sobre Trilho(VLT) e sobre a sanção deuma lei estadual de suaautoria.

No que diz respeito aoprojeto VLT, o deputado dis-se que lhe parece muitoimaturo querer cobrar, jános três primeiros meses degoverno, uma ação forte daadministração municipal.“Eu creio firmemente que oscompromissos que o prefei-to Edivaldo Holanda assu-miu, durante a campanha,serão rigorosamente obser-vados e cumpridos ao lon-go de sua gestão”, afirmou.

Carlos Amorim acrescen-tou que essa questão doVLT vai ter naturalmenteuma atenção muito especi-al por se tratar de um megaprojeto que requer muitosinvestimentos. “Me pareceser recomendável queaguardemos um pouco maispara que a gente possa apro-fundar críticas à gestão doprefeito Edivaldo Holanda,que teve uma brilhante vo-tação e há uma expectativaenorme da população deSão Luís com relação aoseu governo”, ponderou.

BIRA X ROBERTO -

Quando o tema refinaria, osdeputados Bira do Pindaré

(PT) e Roberto Costa(PMDB) também protagoni-zaram um acalorado deba-te na tribuna. Pindaré ques-tionou o prazo para obras doempreendimento.

“O que nós queremos éque a informação seja pres-tada com fidelidade, comtransparência, e o que que-remos é que nunca maisusem empreendimentos einiciativas de governo des-sa natureza para enganar opovo em época de eleição”,afirmou o deputado petistaao falar, sobre o tratamentodo Governo Estadual em re-lação ao megaempreendi-mento em Bacabeira.

A denúncia de abando-no das obras da Refinaria,segundo o petista, partiu dodeputado César Pires, líderde governo, que, ao utilizara tribuna, afirmou que ocanteiro de obras tinha setransformado num “esque-leto desidratado”.

“Portanto, querer fazeressa panaceia aqui, mistu-rar com presidente Dilma epresidente Lula que estive-ram de fato na pedra funda-mental, todo mundo sabe,é público e notório. Isso nãome causa nenhum constran-gimento porque eu não vi apresidente Dilma utilizaressa obra para ganhar votodo povo maranhense. Ago-ra eu vi a governadora fa-zendo isso, ostensivamen-te, todo dia, rádio, televi-são, propaganda de todaordem, dizendo que a refi-naria era a redenção doMaranhão, 200 mil empre-gos e mais, que tudo es-taria pronto até 2014, queela ia entregar esse pre-sente no melhor governo dasua vida”, recordou Bira.

Ao rebater o colega deplenário, o líder do BlocoParlamentar pelo Maranhão,

CANTANHEDE TERÁ MAIS UMA VEZSEMANA MARANHENSE DE TEATROA comissão organizadora da VIII Semana Maranhense de Tea-

tro confirmou nesta quarta-feira (20), a inclusão de Cantanhede,para mais uma vez, servir de sede para a semana de teatro nointerior do estado. A parceria entre a prefeitura de Cantanhede (se-cretaria de Cultura) e governo do Estado (Teatro Arthur Azevedo/Secretaria de Estado da Cultura) foi firmada e Cantanhede maisuma vez terá apresentação de dois ou três espetáculos. Cantanhe-de foi escolhido por já ter sediado o evento e por ter um grupoamador em formação (o grupo Fundo de Pote), que já produziualguns espetáculos entre eles, Café com Gonçalves Dias e Café comVan Gogh (o maior espetáculo teatral da história de Cantanhede).

A VIII Semana acontecerá em São Luís de 08 a 14 de abril ede 26 de abril a 05 de maio em outros municípios maranhenses.A Semana do Teatro no Maranhão promovida pelo Governo doEstado e realizada pela Secretaria de Estado da Cultura aconte-ce anualmente em comemoração ao Dia Internacional do Teatroe Dia Nacional do Circo e do Artista Circense e tendo como sedeo Teatro Arthur Azevedo.

A VIII Semana do Teatro contará com apresentação de espetá-culos de teatro adulto, infanto-juvenil, de rua, circo-teatro, teatro-musical, performances, intervenções, oficinas e palestras.

SAÚDE INTENSIFICA CAMPANHACONTRA HANSENÍASE NAS ESCOLASComeçou nesta segunda-feira (18), e vai até o dia 22 deste mês,

a Campanha de Combate a Hanseníase e Verminoses promovidapela secretaria municipal de Saúde, nas escolas da rede pública deensino, com o tema “Hanseníase e verminoses têm cura. É hora deprevenir e tratar”. A coordenadora de Imunização, Cláudia Cunhadisse que na sexta-feira (22) haverá uma grande mobilização naescola municipal Firmina dos Santos Barros.

O objetivo da campanha é diminuir a carga parasitária em esco-lares do ensino público fundamental, bem como identificar casosde hanseníase. Para ministrar a dose da medicação, uma autori-zação será enviada previamente aos pais, que devem dar permis-são para que o medicamento seja ministrado em seus filhos. “Éfundamental que todos percebam a importância da campanha epermitam o uso da medicação. Essa campanha é de âmbito nacio-nal”, destacou a secretária munipal de Saúde Chelia Maria Silva.

O FLUMINENSE DE PIRAPEMAS VENCEUO TORNEIO FEMININO DE FUTEBOLO time do Fluminense de Pirapemas venceu neste domingo (17),

no estádio municipal de Cantanhede, o Torneio de Futebol Femininopromovido pela secretaria municipal de Esportes em homenagem aomês da mulher. O time pirapemense foi campeão ao vencer o time doFlamenguinho de Cantanhede por 4 x 0. O torneio começou nosábado e teve Sozinho (Matões do Norte) 4 x 2 Atlético de Canta-nhede. O Fluminense de Pirapemas derrotou o time do Zizocão deCantanhede por 3 x 0. A final contou com a presença do Vice-Prefeito, Waldir Quaresma que representou o prefeito Zé Martinho,o secretário de Esportes, Manoel Erivaldo, o secretário adjunto An-tonio Almeida (Veludo), membros da secretaria de Esportes e ocantanhedense Eurico Cardoso desportiva em Itapecuru-Mirim.

ALUNO DA ESCOLA MUNICIPAL RISAPIRES ALVES VENCE O II RECITAL DE POESIASO aluno da Escola Municipal Risa Belfort Pires Alves, Madson

Carvalho (13 anos) foi o grande vencedor do II Recital de Poesiasda Biblioteca Enói Nogueira da Cruz. O II Recital de Poesias acon-teceu na quinta-feira (14), no Salão Antonio Henriques Leal daBiblioteca Pública Municipal Enói Nogueira Cruz, em comemora-ção o DIA DA POESIA. Estiveram presentes a bibliotecária IndianaPenha, a diretora da Biblioteca Petra Cardoso, a servidora JoyceSousa, a professora Fátima Nascimento, alunos e convidados.Amesa de jurados foi composta por 03 jurados: o professor Mene-ses, a professora Maria Araújo da Silva e o professor e vereadorEmerson Costa (PCdoB). O resultado foi o seguinte: em 1º lugarficou o aluno da Escola Municipal Risa Belfort Pires Aves, MadsonCarvalho (13 anos) e ganhou um aparelho de DVD. Em 2º lugarficaram Cloventina Silva (O Mundo por um Fio) e Bruno Rocha(Cantanhede, Lugar onde Nasci), que receberam livros. E em 3ºlugar ficou Conceição Félix (Minha Querida Cantanhede) que tam-bém recebeu livros. O Recital de Poesias da Biblioteca Enói Noguei-ra da Cruz faz parte do calendário de atividades da secretaria deCultura. O secretário de Cultura, Luiz Carlos Amaral, que não podeestar presente devido às gravações do documentário “Barra Nova,o Operário de Fé” disse que o concurso serve de estímulo e reve-lação de talentos na comunidade estudantil e na comunidade.

deputado Roberto Costa(PMDB), disse que não se-ria necessário o deputadoBira ir até o Rio de Janei-ro, e fez um convite ao pe-tista para participar da reu-nião com o ministro dasMinas e Energia, EdsonLobão, às 16h de ontem,no Palácio dos Leões.

O petista mencionou,em seu discurso, que pre-tende ir ao Rio de Janeiropedir explicações à Petro-bras sobre a implantaçãoda Refinaria no Maranhão.

“V. Exª diz que vai viajarpara o Rio de Janeiro, maspara falar aqui com o minis-tro Lobão, que é o ministroresponsável, inclusive aoqual a empresa é subordina-da, o senhor não vai. Então,deputado Bira, o senhor nãoquer resolver problema, osenhor não quer nada, o se-nhor só quer discurso políti-co”, declarou Roberto Costa.

Ao reforçar o convite, olíder do Bloco Parlamentarpelo Maranhão avaliou a pre-sença do oposicionista nareunião com o ministrocomo um indicativo de quehá um interesse verdadeiroem resolver a questão. “Eulhe convido para estar hoje[ontem], às 16h, no Paláciodos Leões, porque, toda vezque o senhor subir nessa tri-buna para falar a respeito darefinaria, eu vou semprelembrar que o senhor nãoquis resolver. Agora, o se-nhor acabou de dizer queprefere ir ao Rio de Janeirodo que falar com o ministroaqui mesmo no Maranhão.Então, o senhor quer é via-jar deputado Bira?” questi-onou Roberto Costa.

O peemedebista tam-bém rebateu as criticas dodeputado Bira ao referir-seque o ministro Lobão nãoseria recebido pela gover-nadora porque não tinhaprestigio no governo. Eledisse que a governadora vi-ajou, mas deixou o vice-go-vernador, que também épetista, no exercício interi-no do governo. “Nunca vium filiado a um partido po-lítico desmoralizar tanto oseu partido como o depu-tado Bira. Será que o seupartido não tem pessoaspreparadas? É isso que osenhor quer dizer? O queestá lhe incomodando é ogovernador Washington as-sumir o governo do Mara-nhão?”, indagou.

Page 3: Edição do dia 22/03/2013

O QUARTO PODER - São Luís, sexta-feira, 22 de março de 2013 Geral - 3

4º PODER PODER PODER PODER PODER

Diretor GeralUdes Cruz Filho

FinanceiraRosário A.Cruz

AdministrativoCélia Lima Ferreira

JurídicoSaíle Azevêdo da Cruz

José Silva Junior

EditoraçãoCris Almeida

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 -Telefone: (98) 4141-0891 / 3229 1560 / 8129-3749

E-mai l : [email protected]

Endereço : Av. Odilo Costa Filho, N° 55, Parque. Univer-sitário – Cep 65059-810 - São Luís-MA.

Maranhão

Lei que obriga bancos a expor tabelade serviços gratuitos é sancionada

O governo do Estadosancionou lei que obriga osestabelecimentos bancáriose demais instituições finan-ceiras - situadas no âmbitodo Estado do Maranhão - aexpor, em locais de fácil vi-sibilidade e acesso aos con-sumidores, tabela contendoprodutos e serviços oferta-dos gratuitamente pela ins-tituição. A iniciativa do pro-jeto de lei foi do deputadoCarlos Amorim (PDT), que,depois de sancionado e pu-blicado no Diário Oficial, foiconvertido na lei nº 9.751, de07 de janeiro de 2013.

De acordo com a lei, osestabelecimentos bancáriose demais instituições finan-ceiras também ficam obriga-dos a disponibilizar exemplarda tabela escrito em Braille,para acesso das pessoascom deficiência visual.

O texto da lei diz aindaque a aplicação das nor-mas estabelecidas “nãoexime as instituições fi-nanceiras das obrigaçõesa que estão submetidas,de acordo com legislaçãoespecífica, inclusive demultas em caso de des-cumprimento da presente

lei”. A lei especifica que assanções a serem aplicadasestão previstas no Código deDefesa do Consumidor.

CONSUMIDOR E FOR-NECEDOR

A lei 9.751 também ado-ta o Código de Defesa doConsumidor (Lei 8.078/1990), nos artigos 2º e 3º,para definir o consumidor eo fornecedor. De acordocom o Art. 2°, consumidoré toda pessoa física ou ju-rídica que adquire ou utili-za produto ou serviço comodestinatário final. O pará-grafo único do referido arti-

go equipara a consumidora coletividade de pessoas,ainda que indetermináveis,que haja intervindo nas rela-ções de consumo.

O Art. 3° define como for-necedor toda pessoa físicaou jurídica, pública ou priva-da, nacional ou estrangeira,bem como os entes desper-sonalizados, que desenvol-vem atividade de produção,montagem, criação, constru-ção, transformação, impor-tação, exportação, distribui-ção ou comercialização deprodutos ou prestação deserviços.

Violência contra a mulher

E-mail : [email protected]

Blog (http://sindicatoonline.blogspot.com.br)Facebook (http://www.facebook.com/furtado.alves)

SINDSEP/MA ALERTA SERVIDORES SOBRE LIGAÇÕESDE SUPOSTAS ASSOCIAÇÕES E ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIAO Sindsep/MA através da Secretaria de Assuntos Jurídicos e Institucionais

informa que chegou ao conhecimento da direção, denúncias em relação a váriasligações recebidas por alguns filiados em nome de supostas associações eescritórios de advocacias, às quais, apresentavam um panorama contextual quetem como principal objetivo ludibriar os servidores sobre processos judiciais quefazem parte do universo de luta dos servidores públicos federais.

A entidade pede aos seus filiados que entrem em contato de forma urgente como sindicato, em caso de recebimento de algum tipo de ligação, em nome deassociações ou escritórios de advocacia, referentes a processos judiciais, e queas mesmas façam solicitações de depósito referentes a quaisquer quantias.

O Sindsep/MA lembra que em casos referentes a processos, a entidadesempre entra em contato com seus filiados, solicitando que os mesmos com-pareçam à sede do sindicato para que sejam repassados os esclarecimentosnecessários a que cada processo apresenta em suas particularidades.

Por isso, ligações com os moldes das citadas nesta matéria devem serdesconsideradas e o filiado deve entrar em contato de forma imediata com osetor jurídico para receber as devidas orientações necessárias.

Fique atento e não forneça seus dados pessoais a ninguém, tão pouco realizequalquer depósito financeiro em relação a qualquer quantia que venha a ser pedidanessas ligações de associações e escritórios de advocacias inexistentes.

ADVOGADO DO SINTEMA FALA DASAÇÕES JUDICIAIS EM ASSEMBLEIA GERALO assessor jurídico do Sintema, Dr. Davi Telles, participou de assembleia geral

da categoria realizada dia 19 de março, no auditório Ribamar Carvalho na Ufma.Mariano Azevedo e Ademar Sena, presidente e diretor de finanças, res-

pectivamente, dirigiram os trabalhos do evento. Antes da participação do advo-gado, os dirigentes do Sintema repassaram vários informes aos presentes.

Em foco, os encaminhamentos aprovados durante a Plenária da Fasubra;o desenrolar das negociações e reuniões com o Governo sobre o cumprimentodo acordo de greve, com destaque a luta travada pela categoria para a manu-tenção da paridade entre ativos e aposentados.

3,17%O processo de terminação 2001.8399-0 que tramita na 3ª Vara Federal, foi

vitorioso e transitou em julgado. Depois da confecção dos cálculos judiciais reali-zados pela empresa R3M (contratada pelo Sintema) e, com a entrega dos docu-mentos por parte dos associados na Sede do Sindicato, já foram protocoladas naJustiça mais de 100 Ações de execução com cinco associados em cada uma.

A União já apresentou embargos a execução em alguns processos, entretan-to, em uns foram contestados apenas os cálculos, o que segundo o advogado ébom para o seguimento destes processos que logo deverão ser pagos.

Entretanto, nos embargos apresentados em algumas outras ações, a Uniãoalega a prescrição do direito, o que deverá retardar um pouco o pagamento destes.

28,86%O processo com terminação 4389-0 é oriundo de uma ação impetrada em

virtude da equiparação salarial com os servidores militares e que, restou àépoca, 28,86% de diferença, que foi cobrado na Justiça.

A Ação transitou em julgado dando direito líquido e certo aos substituídospelo Sintema. Muitos associados já receberam os valores, e outros, quecontestaram os cálculos homologados pela Justiça no início da execuçãoainda esperam pelo pagamento, o que ainda deve demorar a sair.

URPSobre as ações de URP, foi dito que há uma dificuldade em se manter o direito

nos contra cheques dos servidores, principalmente, quando estes se aposentam.De acordo com o advogado, a retirada desse direito está intrinsecamente ligada àpolítica estabelecida pelo Governo Federal através de pressões realizadas junto àJustiça Federal e Tribunal de Contas da União – TCU.

Citou que em 98% dos casos julgados na Justiça Federal da 1ª Região,as Ações de manutenção da URP são improcedentes. “Tivemos ao longodesta luta apenas dois casos em que as ações foram vitoriosas, onde naprópria sentença o Juiz destacou a mudança de entendimento através dosargumentos apresentados na petição”, comentou Davi.

O assessor disse ainda, que os servidores da maioria dos órgãos Fede-rais no Maranhão já não têm mais a URP incorporada nos salários (PolíciaRodoviária, Fundação Roquete Pinto, etc.). Por fim, disse que o prazo legalpara a revisão de qualquer direito adquirido pelo servidor é de 5 anos, esuperado este lapso temporal, caso haja a retirada, o servidor deverá buscara manutenção dos direitos através da Justiça.

Ao final deste tema, Dr. Davi Telles disse que a grande expectativa nomeio jurídico é a manifestação colegiada por parte do Supremo Tribunal Fede-ral acerca do tema, momento em que será dada a palavra final sobre a URP.

Mais informações podem ser adquiridas no site do Sintema (sintema.org.br).

Eliziane comenta indicações degovernistas para compor CPI

A deputada estadual Eli-ziane Gama (PPS) afirmouna manhã desta quinta-feira

(21), não acreditar que hajaalguma manobra para impe-dir que ela assuma cargos na

Comissão Parlamentar deInquérito que investigará ca-sos de violência contra amulher. Eliziane Gama é au-tora do requerimento para acriação da CPI e atualmentepreside a Comissão de Direi-tos Humanos e das Minoriasda Assembleia Legislativa.

“Quero deixar aqui a mi-nha indignação se houver defato alguma manobra feitapelos blocos da base do go-verno. E aí digo base do go-verno, porque não consigoacreditar que pela relaçãopessoal, cordial que tenhocom todos os parlamentaresdesta Casa, do campo dogoverno e oposição, algumdeles tenha uma questãopessoal contra mim para que

eu não assuma cargos naCPI”, enfatizou a deputada.

E completou dizendo que:“Não há nenhuma justificati-va plausível para eu não as-sumir cargos na comissão,principalmente diante da mi-nha atuação nesta Casa emrelação aos direitos huma-nos e as mulheres”.

Eliziane Gama aguardaagora a primeira reunião daCPI que terá cinco membrostitulares e cinco suplentes.Entre os nomes indicados pe-los blocos governistas estãoos deputados: Edson Araújo,Alexandre Almeida, FranciscaPrimo, Roberto Costa e Mag-no Bacelar. Eliziane Gama eGardênia Castelo já haviamsido indicadas pela oposição.

Deputada estadual Eliziane Gama (PPS)

www.udesfilho.com

Situação de bloqueio

Semcas realiza plantão paraatualização cadastral do Bolsa Família

A Prefeitura de SãoLuís, através da Secretariada Criança e AssistênciaSocial (Semcas), comuni-ca que realizará, neste fi-nal de semana, um siste-ma de plantão para atuali-zação cadastral dos usuá-rios que estão em situaçãode bloqueio no ProgramaBolsa Família.

O plantão acontecerános dias 23 (sábado) e 24

de março (domingo), nasede da Semcas (AvenidaMarechal Castelo Branco,657, São Francisco). Nosábado, o atendimentoserá das 8h às 18h, e nodomingo, das 8h às 12h. Oplantão também se faz ne-cessário para obedecer aoprazo máximo que algunsbeneficiários têm de atua-lização cadastral no Ca-dÚnico, que encerra no dia

28 deste mês.O plantão acontece em

função de problemas comqueda de energia elétrica naárea do São Francisco nasegunda-feira (18), e a ma-nutenção do Sistema nasemana anterior, o queacarretou atraso nas atua-lizações. A intenção da Se-mcas é que nenhum usuá-rio seja prejudicado.

O Sistema de Cadastro

Único Versão 7 do Progra-ma Bolsa Família ficou in-disponível entre os dias 09e 17 de março e deveria tervoltado à normalidade nodia 18, o que não foi possí-vel devido à falta de ener-gia. A nova versão agorautilizada trará melhoriasdiretas para o Sistema deCadastro Único, como aimplantação da nova regrade unicidade cadastral.

Page 4: Edição do dia 22/03/2013

4 O QUARTO PODER - São Luís, sexta-feira, 22 de março de 2013- Variedades

Resumodas NovelasSalve Jorge

Flor do CaribeDom Rafael inventa para Es-ter que Cassiano fazia partede uma quadrilha internaci-onal de traficantes. Donatoaceita assumir a culpa peloacidente do casal de turistasno lugar de Hélio. Cassianofica preso em um desaba-mento na mina. Quirino aju-da Samuel, que passa malao receber uma carta da Ale-manha. Dom Rafael ordenaaos capangas que procurempor Cassiano na mina. Cas-siano consegue fugir. Esteravisa a Quirino sobre a mor-te de Cassiano. Cassianodecide voltar para buscarDuque. Ester pede a Albertoque preserve a boa imagemde Cassiano, não contandoo que aconteceu no Caribe. .

Morena volta para seu quar-to apressada. Almir recebeinstruções de Helô. Ricardoe a delegada treinam Jô. Sa-rila reclama de Cyla ter dei-xado Bianca dançar em seurestaurante. Almir observaWanda. Morena foge quandocomeça a sentir contrações.Márcia descobre que Théo seenvolveu com Lívia. Morenaencontra uma gruta para seabrigar. Esma repreendeAyla por pensar em Bianca.Todos elogiam a dança deBianca. Morena entra em tra-balho de parto. Junior sonhacom a mãe e Lucimar ficanervosa. Helô tem um maupressentimento. Almir e De-mir procuram Morena pelavila. Théo envolve Lívia e per-gunta pela morte de Jéssi-ca. Stenio ouve Helô falar deMorena e fica intrigado.Nasce a filha de Morena eela resolve chamá-la deJéssica. Demir e Almir en-contram Morena. Helô vaipara Istambul. Lívia decide irpara a Capadócia e Élcio ficasem entender seu compor-tamento. Lucimar vai comSheila falar com Ricardo.

Os bandidos levam o casalpara uma ilha deserta. Do-minguinhos faz com queCharlô desconfie novamen-te dele. Nieta acredita queDino está se aproximando desua vizinha e se entristece.Semíramis se condena porpensar em Dino. Charlô ficaconfusa com Dominguinhos.Zenon fala para Semíramisque Nando não dormiu emcasa. Vânia pede para Ulis-ses contar para Lucilene so-bre seu envolvimento. Caro-lina se recusa a ir ao casa-mento de Roberta. Ulissespede para conversar comLucilene depois do casa-mento. Frô pensa em levar abonequinha russa para alanchonete. Carolina ouveNenê falando com Veruskasobre diamantes. Domingui-nhos decide voltar para ohotel. Roberta termina de searrumar para o casamento.Charlô convence Domingui-nhos a acompanhá-la ao ca-samento. Isadora surpreen-de Ronaldo. Semíramis es-tranha o atraso de Nando.

HoróscopoÁries21/3 a 20/4O Sol brilha em seu signo, aumen-tando o seu charme e sua vitalidadefísica. Sua personalidade vai estarem evidência.

Touro21/4 a 20/5A ajuda que precisa pode chegar deonde você nem imagina. O desejode proteger seu par estará em evi-dência agora.

Gêmeos21/5 a 20/6Sua sensação de bem-estar estará

associada aos grupos da sua convi-vência. O trabalho com o público seráespecialmente favorecido.

Câncer21/6 a 21/7O Sol brilha no ponto mais alto do seuHoróscopo, possibil i tando contatosimportantes no campo profissional.

Leão22/7 a 22/8O So l t rans i ta pe la Casa da Fé ,p o r i s s o v o c ê v a i s e m o s t r a rm a i s a u t o c o n f i a n t e , o t i m i s t a ecapaz de r eve r t e r uma s i t uaçãoa d v e r s a .

Guerra dos Sexos

Virgem23/8 a 22/9O Sol traz uma predisposição paraaceitar os desafios das mudançasradicais. A Lua favorece os contatoscom o universo feminino.

Libra23/9 a 22/10Há boas chances de obter o favoreci-mento de pessoas de prestígio ou auto-ridade. Trabalhar em equipe será a suamelhor opção – invista nas parcerias.

Escorpião23/10 a 21/11Sua energia vital está em alta, graças

ao trânsito do Sol pela Casa da Saú-de. A Lua, na Casa da Fé, traz maisemoção, lealdade e sintonia ao cam-po sentimental e o seu entusiasmopoderá ser notado.

Sagitário22/11 a 21/12O Sol transita pela Casa do Prazere esta pode ser a sua oportunidadede expressar o seu ta len to ou asua cr iat iv idade.

Capricórnio22/12 a 20/1O Sol aumenta a sua ligação com osfamiliares. O astral favorece as transa-

ções imobiliárias e tudo que diz respei-to à herança, pensão e propriedade.

Aquário21/1 a 19/2É o momento de impulsionar seusprojetos e revelar-se mais convin-cente. Não faltará energia nem ati-tude para se posic ionar sobre asquestões do seu interesse.

Peixes20/2 a 20/3O Sol brilha na Casa das Finanças,revelando novas oportunidades deprogresso e este pode ser um dia fa-vorável para reivindicar um aumento.

Reportagem: Marjorie Umeda / Edição: MdeMulher

Os benefícios que o banhoquente pode te proporcionar

Você vive correndo. Correndo e se dividindo. Pensa nos filhos quandoestá no trabalho. Lembra que precisa fazer supermercado quando estácom os filhos. Planeja um jantar romântico quando está no supermer-

cado. E nunca pára. E está sempre pensando. Mas, quando você entra no chu-veiro, vai para um mundo particular e silencioso. Experimenta um momento sóseu (muitas vezes o único do dia!). E é assim com quase todas nós.

Veja a seguir o que uma boa chuveirada pode fazer por você.Esponja e sabonete na mão e, de repente, uma ideia brilhante na cabeça.

Não estranhe, esse é um dos efeitos colaterais de uma boa chuveirada. Nela,você relaxa e há uma desaceleração da frequência cerebral, as ondas mentaisficam mais suaves, próximas ao conhecido estado alfa. Quando isso aconte-ce, você sai de uma situação de alerta e abre para diferentes estados deconsciência, promovendo novas percepções e muitas vezes soluções paraproblemas, explica Julio Peres, psicólogo clínico e doutor em neurociências ecomportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).É um efeito semelhante ao da meditação com a vantagem de que, com ou semtempo, as pessoas acabam tomando banho todos os dias. O mesmo nãoacontece com a meditação, diz o neurocientista. Quando as coisas pareceremsem saída, entre no chuveiro sem culpa, é por uma boa causa. Mas, para terefeito, não adianta ligá-lo e esperar cair uma idéia com as gotas de água. Osegredo é relaxar, esquecer do seu dia e deixar os pensamentos fluírem sóassim as novas conexões aparecem.

Você não precisa criar um ritual especial para desfrutar todos os benefíciosdo banho. Uma chuveirada por si só já tem função terapêutica. A água caindomassageia o seu corpo mesmo que você não perceba, explica Roberto No-

gueira, fisiologista em São Paulo. Mas, se você quiser aproveitar seusminutos dentro do boxe, pode alternar água quente e fria, numa combi-nação que se chama banho contrastado, como ensina o fisiologista.Comece com uma ducha quente. Vá aos poucos esfriando a água, esinta essa mudança gradual com o próprio corpo, principalmente comas extremidades. Fique três minutos em cada temperatura. Esse pro-cedimento acelera a circulação, porque faz os vasos se expandirem econtraírem e estimula o sistema linfático. Quando desliga o chuveiro,você se sente mais leve, purificada e revigorada, garante. Aqui vale umlembrete: reserve esse método para dias especiais a fim de não gastarmuita água.

Quem nunca foi para o banheiro preocupada e saiu com um humorcompletamente diferente? Um banho quentinho remete à proteção doútero materno o momento em que nos sentíamos protegidas e acolhi-das. É como se voltasse na sua mente a lembrança de um momento depaz, explica Suzy Camacho, psicóloga de São Paulo. Além disso, essasensação gostosa gera no cérebro a liberação de uma série de subs-tâncias que acalmam. Para esse momento ser ainda mais relaxante,experimente pingar três gotas de óleo essencial de lavanda no chão doboxe, antes de ligar o chuveiro. Quando a água começar a cair, vai fazeruma espécie de infusão, você inala o perfume e começa a sentir osbenefícios, diz Samia Malouf, psicóloga e aromaterapeuta, de São Pau-lo. Se você estiver se sentindo estafada, pingue óleo essencial de ale-crim. Caso esteja tristinha, prefira o de laranja, que dá alegria e bem-estar, de acordo com a aromaterapeuta.

Água morna caindo, corpo relaxando, mente desligando e você sozinha com tempo para si mesma! Desfrute seu banho: faça os problemas escorrerem pelo ral e saia de alma lavada

Os benefícios que o banhoquente pode te proporcionar

Page 5: Edição do dia 22/03/2013

O QUARTO PODER - São Luís, sexta-feira, 22 de março de 2013 Cidade e Esportes - 5

Brasil empata com aItália em amistoso

2 x 2

O Brasil esteve bem per-to de quebrar o incômodojejum de vitórias em clássi-cos. Porém, uma “pane” nocomeço do segundo tempopermitiu a reação italiana econsolidou o empate por 2a 2 entre as seleções, nes-ta quinta-feira (21), em Ge-nebra, na Suíça.

Embora não tenha feitoum grande primeiro tempo, aseleção brasileira foi efetiva.Abriu 2 a 0 com Fred e Os-car e foi para o intervalo coma confortável vantagem. Po-rém, em 11 minutos da se-gunda etapa, De Rossi eBalotelli deixaram tudoigual, após novas falhas de-fensivas brasileiras.

Foi o nono clássico segui-do sem vitória do Brasil. Des-de novembro de 2009, quan-do venceu a Inglaterra, a equi-pe canarinho não vence umrival de tradição. Foram novepartidas, com seis derrotas etrês empates neste período.

De quebra, o apagão bra-sileiro impediu que o técnico

Complexo Esportivo do Castelão deverá ser

abastecido por energia solar

Prefeitura restabelece atendimentono Socorrinho do Cohatrac

São Luís

A Prefeitura de São Luísestá normalizando o aten-dimento da Unidade dePronto Atendimento (UPA)do bairro Cohatrac, o So-corrinho I, à população. So-mente no mês de fevereiroforam realizados cerca detrês mil atendimentos (mé-dia de 100 por dia) nas di-versas especialidades, in-cluindo os serviços deodontologia e ortopedia.

O Socorrinho I é umaunidade de complexidadeintermediária (tem ação en-tre as Unidades Básicas eos grandes hospitais de ur-gência). Nos últimos doismeses as escalas de traba-lho de médicos e equipes de

enfermagem foram regulari-zadas com a chegada denovos profissionais. Tam-bém foi implantado um novoserviço de acolhimento aopaciente que deu celerida-de ao atendimento.

Agora, o paciente é re-cebido por um enfermeiroque faz a verificação de si-nais vitais como aferição depressão, temperatura, entreoutros, e avalia a prioridadedo atendimento. Desta for-ma, o encaminhamento dei-xou de ser por ordem dechegada e passou a ser re-alizado por critérios clíni-cos. O principal objetivo daUnidade é estabilizar o qua-dro do paciente e tirá-lo da

Parque do Bom Meninoterá programação especialno Dia Mundial da Água

O estádio Castelão, emSão Luís, deverá ser abas-tecido por energia solar ge-rada por meio da instalaçãode placas fotovoltaicas. Oanúncio foi feito pelo secre-tário de Estado de Esportee Lazer, Joaquim Haickel.O trabalho será desenvolvi-do em parceira firmada en-tre as Secretarias de Es-porte e lazer (Sedel) e Mi-nas e Energia (Seme) quevão formalizar o pedido dedocumentação para efetiva-ção do projeto.

O assunto foi discutido,esta semana, durante reu-nião de Joaquim Haickelcom representantes da em-presa Kyocera Energias Al-ternativas e Energia Solar,que apresentaram um pla-nejamento para implanta-ção de placas. O encontrocontou com a presença dosubsecretário da Secreta-ria de Minas e Energia,Francisco Peres; e o secre-tário-adjunto de Esportes,Clineu Coelho Filho, entreoutras autoridades.

Um representante da Se-cretária de Estado de Minase Energia do Estado doPiauí, Paulo Lages, veio aSão Luís assistir a apresen-tação da implantação daenergia solar visando à apli-cação no seu estado.

Proposta

A proposta, de acordocom Joaquim Haickel, visadar sustentabilidade a todoComplexo Esportivo do Ou-teiro da Cruz. Garantirá aeconomia de energia, prin-cipalmente no Estádio Cas-telão, e deverá beneficiar,também, a população dosbairros próximos.

O projeto, de acordo comsubsecretário da Secretariade Minas e Energia, Fran-cisco Peres, será coloca-do em prática dentro do Pro-grama de EficientizaçãoEnergética, da Seme, quegarantirá o preço da contade energia em um valorequivalente a metade do umvalor do custo energéticocomercializado no mercadodo Maranhão.

Investimento

Atividadessituação de crise, direcio-nando-o para outras unida-des, conforme o agravo.

Além do atendimento di-reto à população dos bair-ros circunvizinhos, a UPA éuma das referências para oatendimento aos pacientesortopédicos provenientes dohospital Dr. ClementinoMoura (Socorrão II). Segun-do a diretora administrativado Socorrinho I, Nara Car-doso, após cerca de ummês os pacientes do Socor-rão procuram a Unidadepara realizar os exames deacompanhamento (como oraio-x) e passar por umaavaliação médica. “Destaforma, nós recebemos dia-riamente pacientes de todoo Maranhão”, destaca.

Nara Cardoso ressaltaque devido às falhas no aten-dimento que vinham acon-tecendo até o final do anopassado, houve uma baixana procura pelos serviçosofertados. Hoje, com a apli-cação de novos métodosque visam a qualidade, nonovo formato de triagem e,principalmente, à normali-zação das escalas dos pro-fissionais de saúde, a cre-dibilidade do Socorrinho I

vem sendo resgatada. “Ospacientes estão voltandodevido à melhoria no aten-dimento”, afirma.

Segundo o secretáriode Saúde, Vinícius Nina, atarefa de fazer com que apopulação sinta as mudan-ças não é simples. “Revi-talizar uma unidade de ta-manha importância comoo Socorrinho I não aconte-ce do dia para a noite. Éum trabalho intenso econstante que deve acon-tecer com o apoio de todaa equipe, mas que já podeser observado”, ressaltou.

A Secretaria Municipalde Saúde (Semus) regulari-zou também a alimentaçãode pacientes e funcionários,estoque de insumos e me-dicamentos, além de dispo-nibilizar novos equipamen-tos para a unidade.

Para o professor MichelRodrigues, 32, morador doCohatrac e usuário dos ser-viços da Unidade, a presta-ção dos serviços melhoroumuito do começo do ano atéagora. Segundo ele, o aten-dimento está mais rápido etraz mais confiança à popu-lação. “de zero a dez, eudou nota nove”, disse.

e abriu o placar. Aos 41min,Neymar deu passe açucara-do a Oscar, que tocou comcategoria no canto de Buffone ampliou.

O plano brasileiro de ex-plorar o contra-ataque no se-gundo tempo foi por terra em11 minutos, muito por culpada fragilidade da marcação.Aos 8min, após escanteio naárea, De Rossi desviou livrede marcação.

Três minutos depois, Ba-lotelli dominou, girou o cor-po, avançou e, sem ser inco-modado, bateu por cobertu-ra, vencendo o adiantado Jú-lio Cesar. Depois disso, osdois treinadores fizeram mui-tas alterações. A Itália conti-nuou sendo mais perigoso eJúlio Cesar salvou dois chu-tes certos de Balotelli, impe-dindo a virada italiana.

A seleção brasileira con-tinuará na Europa. Na segun-da-feira (25), irá enfrentar aRússia, em Londres, na ter-ceira partida sob o comandode Felipão.

Luiz Felipe Scolari conse-guisse sua primeira vitóriadesde seu retorno. Antes,havia perdido por 2 a 1 paraa Inglaterra, em fevereiro.

Por conta daquela par-tida, na qual constatou mui-tos erros defensivos, Feli-pão mudou várias peças.No meio-campo, colocouFernando, volante do Grê-mio, para ser uma espéciede cão de guarda da duplade zaga, formada por Dan-

te e David Luiz.Contudo, ainda falta mui-

to treinamento e entrosa-mento. Na primeira etapa, ositalianos chutaram dez vezescontra a meta brasileira, qua-se sempre sem marcação.Coube a Júlio Cesar apare-cer com boas intervenções.

Dominada no meio-cam-po, a seleção ao menos mos-trou eficiência na frente. Emsua primeira conclusão, Fredbateu de primeira, aos 32min,

O Dia Mundial da Águafoi criado pela Organizaçãodas Nações Unidas (ONU)no dia 22 de março de 1992.Para comemorar e refletirsobre a data, o Núcleo deAmbientação do Parque doBom Menino realiza nestasexta-feira (22), das 8h às18h, uma série de ativida-des voltadas para a comu-nidade. São esperados cer-ca de mil participantes.

A programação oferecesessão de cinema, exposi-ção e oficinas de reaprovei-to de resíduos. Será exibi-do o filme “Um plano parasalvar o planeta” da Turmada Mônica e a exposição“Maquete da fonte (ciclo daágua)”. As oficinas de rea-proveitamento de resíduosvão trabalhar com a feiturade “borboletas”, “filtro dereaproveitamento de águade embalagem de mineral”,

“porta lápis de jornal” e obrinquedo “vai e vem” degarrafa pet.

O prefeito Edivaldo Ho-landa Júnior participará daprogramação. Ele vai assi-nar o decreto que institui oParque do Bom Menino e oParque da Quinta do Dia-mante como unidades deconservação ambiental. Apartir desta mudança a Pre-feitura de São Luís poderácaptar recursos por meiodo Ministério do Meio Am-biente.

“O objetivo principaldesta medida é manter ofoco no desenvolvimento demetas para a melhoria doambiente. Queremos traba-lhar a conservação da áreado parque por meio do re-florestamento”, disse An-derson Seabra da Paixão,coordenador de ParquesUrbanos.

Secretário Joaquim Haickel e demais autoridades durante encontropara instalação de sistema de energia solar na área do Castelão

Com dois gols, Fred é o artilheiro da seleção na segunda 'era Felipão'

Page 6: Edição do dia 22/03/2013

O QUARTO PODER - São Luís, sexta-feira, 22 de março de 20136 - Municípios

Parceria

Defensoria entrega mais um núcleo deatendimento no interior do Maranhão

Alcântara

Mata Roma

MPMA denuncia políticose ex-gestores municipaisMunicípio de Ribamar

vai receber polo da UemaO promotor de justiça

Douglas Assunção Nojosa,titular da Comarca de Cha-padinha, da qual Mata Romaé termo judiciário, ofereceudenúncia criminal, no dia 14de março, contra o ex-depu-tado estadual Aderson Lago,o ex-prefeito de Mata Roma,Lauro Pereira Albuquerque, ofilho dele, Besaliel FreitasAlbuquerque, à época verea-dor do referido município, oex-secretário municipal desaúde Gustavo Adriano deMatos Correa, e os empre-sários Pedro Paulo MendesFilho e Raimundo NonatoMartins Brito.

De acordo com a denún-cia, em 27 de dezembro de2005, foi firmado o convênionº 127/2005-DRD/MS entre aSecretaria de Estado da Saú-de (SES) e a Prefeitura deMata Roma. Foram destina-dos R$ 1.260 milhão à ma-nutenção do Hospital ThalesRibeiro Gonçalves.

Os recursos do convênio,segundo o promotor de justi-ça Douglas Nojosa, foram

São Luís

Judiciário implanta unidadede acompanhamento da situação prisional

direcionados à empresa Es-pontânea Material Hospitalar,no valor de R$ 50 mil men-sais, para aquisição de me-dicamentos. Porém, o Muni-cípio de Mata Roma recebiamenos de R$ 20 mil em re-médios. Os outros R$ 30 mileram devolvidos aos dirigen-tes municipais.

FALSIFICAÇÕESPara o Ministério Público,

as notas fiscais utilizadas nasoperações comerciais foramforjadas ou majoradas. O ob-jetivo seria dar legalidade àsoperações comerciais, con-tando com a participação dosacusados Pedro Paulo Men-des Filho, diretor da Espontâ-nea Material Hospitalar; e Ra-imundo Nonato Martins Filho,titular da Gráfica Escolar Ltda.

Nojosa afirma na denún-cia que a Gráfica Escolar for-neceu, durante todo o ano de2006, notas fiscais falsas. Aempresa K.C.S. Neves Co-mércio e Representação tam-bém teria fornecido notas fis-cais fraudadas para respaldaro esquema.

A Defensoria Pública doMaranhão (DPE/MA) continuao processo de expansão dosseus serviços para o interiordo estado. Na última quarta-feira (20), a DPE entregou àpopulação de Alcântara maisum núcleo de atendimento.Este é o 18º município a con-tar com acesso gratuito à Jus-tiça, por meio da atuação dedefensores públicos estadu-ais. Agora, já são 38 cidadesatendidas pela instituição.

Na ocasião, o defensorgeral do Estado, Aldy MelloFilho, ressaltou a intensivabusca da Defensoria em al-cançar o maior número pos-

Denúncias sobre situa-ção irregular no funciona-mento de unidades prisio-nais e no tratamento aosapenados do sistema carce-rário podem ser encaminha-das à Unidade de Monitora-mento do Sistema Carcerá-rio do Tribunal de Justiça doMaranhão. O novo órgão,recém-instalado pelo Judici-ário, vai apoiar as ações daJustiça estadual na área daexecução penal.

Entre as atribuições daunidade – que tem comocoordenador geral o desem-bargador Froz Sobrinho – in-cluem-se a fiscalização documprimento da legislaçãopenal e processual penal;apoio aos mutirões para re-avaliar prisões; e implemen-tação de projetos de capa-citação profissional e dereinserção social de internose egressos.

De acordo com o desem-bargador, a nova estruturadará apoio logístico às varasde execução e irá trabalharcom outros órgãos da exe-cução penal do Poder Exe-cutivo, com o objetivo de es-timular políticas públicas nosetor carcerário.

“A instalação de núcle-os de assistência jurídicavoluntária, a implementaçãode políticas públicas no âm-bito do sistema penitenciá-rio também são competên-cias da unidade”, comple-

menta o coordenador execu-tivo, Ariston Apoliano.

SERVIÇOS - No local,funciona a sede do Progra-ma Começar de Novo, res-ponsável pela reinserção so-cial de egressos do sistemaprisional. Os internos quecumprem penas nos regi-mes aberto e semiaberto sãoencaminhados para cursosde capacitação profissionale vagas de trabalho.

O programa também fa-cilita a emissão de docu-mentos pessoais para osapenados, e fornece orien-tação e apoio psicossocialàs famílias dos encarcera-dos.

Na divisão de assistênciajurídica, é feito o acompa-nhamento da situação pro-cessual dos detentos e dasguias de execução e o levan-tamento de informações depresos provisórios.

Os projetos do órgão sãoelaborados por uma equipetécnica, que é responsávelpela produção dos relatóriosdas unidades prisionais exis-tentes no Estado.

O órgão está instalado narua do Egito, 166, próximo à sedeadministrativa do TJMA, no Cen-tro de São Luís. Os telefonespara contato são: (98) 32317555 (Programa Começar deNovo), 3231 7678 (divisão técni-ca), 3231 7429 (divisão de as-sistência jurídica). E-mail:[email protected].

O município de São Joséde Ribamar receberá, nospróximos meses, um polo daUniversidade Estadual doMaranhão (Uema). A implan-tação do benefício educaci-onal na cidade é resultadode uma articulação do pre-feito Gil Cutrim (PMDB) jun-to ao reitor da instituição deensino superior, José Au-gusto Silva Oliveira, e quefoi sacramentada durantereunião realizada nestaquinta-feira (21).

A implantação do polo daUema em Ribamar fortaleceo sistema educacional domunicípio e o processo decapacitação dos moradoresque, além da rede municipal,contarão com um Centro deCapacitação Tecnológica doMaranhão (Cetecma) – obraem andamento – e uma uni-dade do Instituto Federal deEducação, Ciência e Tecno-logia (IFMA), que será im-plantada no bairro Piçarreira.

Durante o encontro como reitor, Gil Cutrim, na condi-ção de presidente da Fede-ração dos Municípios do Es-tado do Maranhão (Famem),se comprometeu em estrei-

tar as relações entre as pre-feituras maranhenses e aUema como forma de esta-belecer novas parcerias ins-titucionais na área da educa-ção que beneficiem os muni-cípios maranhenses.

O polo da Uema em SãoJosé de Ribamar será insta-lado em um prédio localiza-do na sede da cidade e queserá cedido pela administra-ção municipal. No local, alémde cursos técnicos, a insti-tuição de ensino superior ofe-

recerá aos ribamarenses cur-sos de licenciatura nas áre-as das Ciências, Letras eHistória, assim como cursosde graduação e pós-gradu-ação. Vale ressaltar que,hoje, 321 ribamarenses es-tão participando de cursostécnicos (Guia de Turismo,Informática, Contador, Se-gurança do Trabalho e Ser-viços Públicos) frutos deuma parceria formalizadaentre prefeitura e Uema.

“Ao não medir esforços

Gil Cutrim recebeu o reitor José Augusto e sua comitiva da Uema

para contribuir com o traba-lho de instalação do polo, oprefeito Gil mostra-se, maisuma vez, um gestor compro-missado com a melhora dosíndices educacionais de SãoJosé de Ribamar”, afirmouJosé Augusto Silva.

Gil Cutrim agradeceu oapoio da reitoria da Uema egarantiu empenho no senti-do de levar os serviços dainstituição de ensino superi-or para todas as cidades doEstado.

sível de municípios, democra-tizando o acesso à Justiçano estado. “Temos encami-nhado o processo de interio-rização de forma equilibradae responsável, reforçando aatuação em municípios ondejá há Defensoria, de modo amanter qualidade na presta-ção dos serviços, ao mesmotempo em que são abertasnovas frentes de atuação. Assedes dos núcleos têm sidoestruturadas de modo a ga-rantir condições de trabalhoaos profissionais e, sobretu-do, um atendimento digno àpopulação”, comentou.

O defensor Marcos Fort,

titular do núcleo, destacouque a chegada da Defenso-ria marca um novo momentopara a Justiça da cidade.“Agora o cidadão de Alcân-tara poderá exercer sua ci-dadania em plenitude. A in-teriorização dos serviços daDefensoria fortalece não so-mente a instituição, mas,acima de tudo, a democra-cia”, frisou.

A corregedora geral daDPE, Fabíola Almeida Barros,destacou que, com a implan-tação do núcleo, a populaçãoencontrará o amparo neces-sário para a resolução dosseus conflitos. "Vimos somarcom as demais instituições eórgãos para que o povo deAlcântara tenha seus direitosgarantidos", ressaltou.

Audiência PúblicaDurante audiência, reali-

zada pela manhã, preceden-do à inauguração, o defensorgeral, Aldy Mello Filho, fezuma apresentação das ativi-dades desenvolvidas pelaDefensoria e elencou os nú-meros relativos ao cresci-mento do órgão e dos servi-ços oferecidos à população.

A presidente da Associa-ção de Mulheres Trabalhado-ras de Alcântara, Geuza Ma-ria dos Santos, elogiou o tra-balho da Defensoria e reco-nheceu a importância da im-plantação do núcleo para apopulação alcantarense. “Acomunidade, agora, se sen-tirá mais segura, na certezade que a Defensoria irá repre-sentá-la. Temos uma comu-nidade pobre, que muitas ve-zes, fica sem defesa jurídicapor não poder pagar um ad-vogado”, disse.

A deputada estadualGardênia Castelo, represen-tando o presidente da Assem-bleia Legislativa, Arnaldo Melo,pôs a Assembleia Legislativaà disposição da instituição.“Parabenizamos a Defensoriapelo belíssimo trabalho quevem desenvolvendo, em espe-cial nesses dois anos. É níti-da sua evolução”, afirmou.

Também participaram doevento a subdefensora-geral,Mariana Albano Almeida, alémde representantes do Minis-tério Público, Poder Judiciá-rio, Legislativo e Executivomunicipal e sociedade civil.

Defensor geral Aldy Mello Filho edemais autoridades na inauguração do núcleo

Page 7: Edição do dia 22/03/2013

O QUARTO PODER - São Luís, sexta-feira, 22 de março de 2013 Geral - 7

Oportunidade Economia

Transferências bancárias a partir de R$ 1 mil serão

feitas no mesmo dia

Vale abre 57 vagas paraPrograma de Estágio no MA A partir de sexta-feira

(22), as transferências en-tre contas de bancos dife-rentes a partir de R$ 1 milserão feitas no mesmo dia,segundo a Federação Bra-sileira de Bancos (Febra-ban). Hoje, o valor mínimopara realização das Trans-ferências Eletrônicas Dispo-níveis (TEDs) é de R$ 2 mil.

Para transferir valoresaté R$ 1.999,99 hoje é pre-ciso fazer um Documentode Ordem de Crédito(DOC). Em geral, umatransferência nessa moda-lidade só é creditada no diaseguinte ao da realizaçãoda operação. No caso da

TED, o crédito é quase ime-diato.

"Investimentos em tec-nologia na rede de comuni-cações entre os bancospermitiram a redução su-cessiva desse montantenos últimos anos: de R$5.000,00 para R$ 3.000,00em 2010, para R$ 2.000,00em novembro de 2012 e,agora, R$ 1.000,00", diz aFebraban em nota.

Para transferências in-terbancárias abaixo de R$1.000,00, os clientes aindapodem recorrer aos DOCs,que têm valor limitado a R$5.000,00 por transação, ex-plica a entidade.

Premiação

Divulgado resultado do11º sorteio do Viva Nota

Conselho de Medicinadefende liberação do

aborto até 12ª semana

Saúde

O Conselho Federal deMedicina (CFM) vai enviarparecer ao Senado em quedefende a liberação do abor-to até a 12ª semana de gra-videz. Atualmente, pelo Có-digo Penal, o aborto é per-mitido em casos de risco àsaúde da gestante ou quan-do a gravidez é resultante deum estupro. É a primeira vezque o CFM e os 27 conse-lhos regionais, que represen-tam 400 mil médicos brasi-leiros, manifestam-se sobreo aborto.

A opinião da entidadeserá encaminhada à comis-são especial do Senado queanalisa a reforma do CódigoPenal. Os conselheiros va-lidam a proposta da comis-são que permite o abortoem mais três novas situa-ções: gravidez por empre-go não consentido de téc-nica de reprodução assisti-da; anencefalia ou feto comgraves e incuráveis anoma-lias, atestado por dois mé-dicos; por vontade da ges-tante até a 12ª semana dagestação, quando o médicoconstatar que a mulher nãoapresenta condições psicoló-gicas para a maternidade.

Os conselheiros vãoalém da proposta do novotexto de Código e não men-

cionam a necessidade delaudo para constatar falta decondições psicológicas quejustificariam um aborto.

Em 2012, o Supremo Tri-bunal Federal (STF) decidiuque grávidas de fetos semcérebro poderão optar por in-terromper a gestação comassistência médica. Por 8votos a 2, os ministros defi-niram que o aborto em casode anencefalia não é crime.Mas como ainda não há leique permita a prática, o di-reito não é automático. Seum hospital se recusar a fa-zer o aborto, por exemplo, amulher pode recorrer à Justi-ça com base na decisão doSTF.

Autonomia e saúdeO Conselho Federal afir-

mou que os conselhos regi-onais "não são favoráveis aoaborto, mas sim à autono-mia da mulher e do médico".

“É importante frisar quenão se decidiu serem os Con-selhos de Medicina favorá-veis ao aborto, mas, sim, àautonomia da mulher e domédico. Neste sentido, asentidades médicas concor-dam com a proposta aindaem análise no âmbito doCongresso Nacional”, disseo presidente do CFM, Ro-berto Luiz d’Avila.

Estão abertas as inscri-ções para o Programa deEstágio da Vale. São 57 va-gas para estudantes do en-sino técnico e superior doMaranhão, e um total de 411vagas oferecidas tambémnos estados do Pará, Espí-rito Santo, Minas Gerais,Rio de Janeiro e Bahia. Asinscrições podem ser feitaspelo site www.vale.com/bra-sil até 10 de abril.

O objetivo do programa épreparar estudantes do en-sino técnico e superior de di-versas áreas para responderaos desafios diários da pro-fissão por meio de experiên-cias práticas na empresa. Oestagiário recebe acompa-nhamento periódico e parti-cipa de atividades que esti-mulam o desenvolvimento defuturos talentos.

Para os universitários se-rão oferecidas vagas paracursos de diferentes áreas,como Engenharia, Adminis-tração de Empresas, Econo-mia, Ciências Contábeis eCiências da Computação,Biologia, entre outros. Tam-

bém terão a oportunidade dese inscrever estudantes denível técnico de mais de 10cursos, entre os quais Se-gurança do Trabalho, Eletro-mecânica, Mecânica, Ele-troeletrônica, Administração,Enfermagem e Química. Alista completa e a divisão decursos por estado estão dis-poníveis no site.

Para participar do proces-so seletivo, os universitáriosdevem ter a conclusão do

curso prevista para o perío-do entre julho de 2014 e ju-lho de 2015. Para os candi-datos de nível técnico, a exi-gência é que tenham forma-tura prevista até julho de2014 ou que sejam formadosna parte teórica, desde quenão tenham cumprido a car-ga horária de estágio obriga-tório e ainda estejam matri-culados na instituição deensino.

Os selecionados inicia-

rão o estágio a partir de ju-lho e receberão bolsa-auxí-lio mensal de R$ 648,00 ouR$ 972,00 (os valores vari-am dependendo do curso,técnico ou superior, e dacarga horária), além de as-sistência médica, seguro devida, transporte e alimenta-ção na empresa. A cargahorária do estágio varia en-tre quatro e seis horas, de-pendendo das atividades aserem desenvolvidas.

Uma das maiores mine-radoras do mundo, a Vale fi-cou em terceiro lugar na pes-quisa Empresa dos Sonhosdos Jovens 2012, realizadopela Cia. de Talentos e aNextview People, e em ter-ceiro no ranking das "empre-sas mais desejadas" do Bra-sil, elaborado pela consulto-ria Aon Hewitt em 2012.Além disso, a empresa ob-teve a segunda colocaçãoentre os estudantes de En-genharia e Ciências Naturais(Geologia, Química, Biolo-gia, etc.) na pesquisaBrazil's Ideal Employers2012, do grupo Universum.

O sorteio do ProgramaViva Nota, na quarta-feira (20),com base na extração da Lo-teria Federal 04746, distribuiuum total de R$ 200 mil emprêmios. Os ganhadores dostrês maiores prêmios moramem Paço do Lumiar e SãoLuís. O primeiro, cujo bilheteeletrônico foi 241384923, édo bairro Maiobão (Paço doLumiar) e foi sorteado comR$ 100 mil, o segundo,dono do bilhete 724950511,é morador da Vila Nazaré(Paço do Lumiar) e ganhouR$ 20 mil, e o terceiro, bi-lhete 672877230, mora nobairro Boa Vista (São Luis).

Foram sorteados 10 prêmi-os de R$ 1.000,00, 200 prêmi-os de R$ 100,00 e 2.000 prêmi-os de R$ 20,00. A lista dos ga-nhadores está disponível napágina principal do programavivanota.sefaz.ma.gov.br/ .

No site do programa oconsumidor deve selecionara opção "Acessar SistemaViva Nota" e escolher a op-ção "Consulta Conta Corren-te" para saber se foi contem-plado e verificar se foram cre-ditados em seu favor valoresrelativos à premiação.

Resgate dos prêmiosO consumidor que possui

valores decorrentes do sor-

teio poderá resgatar os cré-ditos disponíveis, acessandoo sistema Viva Nota pela in-ternet, clicando na guia "uti-lizar créditos" indicandouma conta para depósito. Oconsumidor deve aguardar oprocessamento junto aobanco (até 10 dias úteis).Caso o participante não te-nha como informar uma con-ta para recebimento, o res-gate poderá ser feito direta-mente no caixa do Banco doBrasil e aguardar até 10dias úteis após a solicitaçãopara se dirigir a agência BBde sua preferência.

Os créditos acima de R$

1.000,00 somente poderãoser resgatados através da in-dicação de conta corrente oupoupança. As contas indica-das deverão ser do titular con-templado e não pode perten-cer a um terceiro.

Sob pena de prescrição,os prêmios em dinheiro refe-rentes aos sorteios por meiode cupons gerados pelo Pro-grama Viva Nota deverão sersolicitados, pelo ganhador ouresponsável, no prazo de 90(noventa) dias contados dodia da divulgação dos cuponspremiados, conforme deter-mina o regulamento do pro-grama.

Presídios do MA

Sejap e parceiros planejam curso para tratar dependentes químicosDando continuidade as

ações de valorização do ser-vidor penitenciário e de res-socialização dos internos dosistema carcerário do Mara-nhão, representantes da Se-cretaria de Estado da Justi-ça e da Administração Peni-tenciária (Sejap) se reuniramna manhã de quarta-feira(20), com os diretores da clí-

nica Nina Rodrigues e doCentro de Atenção Psicosso-cial Alcool e Drogas (Cap-sAD), Ruy Cruz e MarceloCosta para tratar sobre a im-plantação do curso de capa-citação dos servidores peni-tenciários. Presentes o se-cretário Sebastião Uchôa eo adjunto de Justiça, JoséRibamar Cardoso Lima.

A iniciativa, que nasceu daparceria entre a Sejap e Secre-taria de Estado da Saúde (SES),tem como principal meta tra-balhar a prevenção às drogasdentro do sistema penitenciá-rio do Maranhão e tratar aque-les que já são dependentesquímicos. “O alvo de toda aação, tanto direta quanto indi-retamente, é o interno do sis-

tema. Estamos capacitando oservidor para que este possa,na prática, dar uma assistên-cia ainda melhor”, contou.

“A previsão é que em ummês e meio o curso seja ini-ciado. Será para todos osservidores penitenciários doMaranhão e não somente osda capital”, afirmou o adjuntoJosé Ribamar Cardoso Lima.

Page 8: Edição do dia 22/03/2013

“Delegacia Geral nas Comunidades”

oquartopoder.com

8 Últimas Fones fixos: (98) 4141 0891 / 3229 1560/

Celulares: (98) 9911 8325 / 8129 3749/

Fale conosco

Polícia

Projeto promove mais um

ciclo de palestras em SL

Por formação de quadrilha e roubo qualificado

Polícia Civil do Maranhão recaptura,no Pará, foragido da Justiça

O Serviço de Inteligênciado 6º Batalhão de PolíciaMilitar (BPM) recuperou, namanhã desta quinta-feira (21),no Maiobão, um veículo rou-bado. A motocicleta Honda,de cor vermelha, de placasNMZ 6102 foi apreendida empoder de Tiago Cabral Char-les, conhecido como “Ca-bral”, 21 anos. Na mesmaação foi detido também Ro-dolpho D’Lamare da SilvaSantos, 19 anos.

Segundo informaçõespoliciais, o veículo haviasido roubado no último dia18, no Paranã, Paço do Lu-miar. O Serviço de Inteligên-cia localizou a motocicletaem uma chácara, na Ruados Colaboradores, Resi-dencial Santa Clara, onde“Cabral” era caseiro.

A polícia descobriu que o

veículo seria “desmanchado”nesta quinta (21), cercou olocal no início da manhã e feza abordagem, dando voz deprisão a Tiago Cabral. Ele in-formou que a chave da motoestava com um comparsa,identificado como Rodolpho.A equipe do da PM se deslo-cou até o endereço indicadopor “Cabral”, na Rua 4, qua-dra 93, nº 34A e efetuou asegunda prisão.

Rodolpho e Tiago foramencaminhados à Delegaciade Roubos e Furtos de Veí-culos (DRFV) e autuados emflagrante delito pelo delega-do Paulo Roberto Hertel, porcrime de receptação. Osdois permanecerão detidosno Centro de Triagem, emPedrinhas, à disposição daJustiça. O veículo foi entre-gue ao proprietário.

Preso homem suspeito de termatado o cinegrafista 'Cof Cof'

Serviço de Inteligência da PMrecupera moto roubada

Uma ação da Polícia Civildo Maranhão resultou na re-captura de um foragido daJustiça com mandados deprisão em pelo menos trêsestados. Evandro Sousa deCarvalho, conhecido como‘vando’ ou ‘baixinho’ é sus-peito de envolvimento em vá-rios crimes em São Luís e em

cidades do interior. A prisãoocorreu após um trabalhode investigação da PolíciaCivil do Maranhão que lo-calizou o paradeiro do fo-ragido na cidade de Goia-nesia (PA). Além do Mara-nhão, na lista criminal deEvandro há crimes nos esta-dos de Mato Grosso e Piauí.

A ação foi coordenadapelo delegado Marcio Arau-jo, adjunto da Delegacia ge-ral de Polícia Civil. Evandrofoi preso em cumprimento aomandado de prisão preventi-va expedido pelo juiz karlosAlberto Ribeiro Mota, da Co-marca da cidade de Arame/MA. Segundo informaçõespoliciais, ele responde, na-quela Comarca, pelos crimesde receptação, formação dequadrilha e roubo qualificado.

Durante três meses, asequipes policiais, sob o co-mando do delegado MárcioAraújo realizaram diversoslevantamentos e monitora-mentos baseados em infor-mações de Evandro estariamantendo residência na ci-dade de Goianesia.

A prisão ocorreu, naquinta-feira (20), em umasucata de peças de auto-móveis e caminhões de pro-priedade do foragido. Du-

rante a abordagem, eleapresentou um documentofalso em nome de Vander-lei Barbosa de Carvalho.

Após uma consulta aoInstituto de Identificação doPará foi constatado que overdadeiro nome do preso eraEvandro Sousa. De acordocom a polícia, ele utilizavadocumentos falsos para seeximir de outros crimes.Após procedimentos legais,o preso foi recambiado paraa cidade de Grajaú, onde fi-cará a disposição da comar-ca de Arame.

Evandro tem passagens,em São Luis, na Delegaciade Roubos e Furtos de Veí-culos (DRFV), em 2007, porintegrar uma quadrilha espe-cializada em roubos e des-manche de caminhões. Noano de 2008, ele foi preso emuma ação de policiais civisde Barra do Corda tambémpela prática criminosa.

Foi preso, na madrugadadesta quinta-feira (21), o ho-mem suspeito de ter matadoo cinegrafista Wadson Cos-ta Rodrigues, o Cof Cof, emjaneiro deste ano. O homem,que foi identificado comoRogério e é popularmentechamado de 'Ismuri', foi pre-so pela Polícia Militar nobairro da Alemanha, emSão Luís. Havia a suspeitade o crime ter sido enco-mendado por um detentodo Complexo Penitenciáriode Pedrinhas, ex-namoradoda mulher com quem CofCof estava se relacionandona época do assassinato.

Entenda o caso

No dia 23 de janeiro de2013, Cof Cof, que trabalha-va como cinegrafista da TV

Cidade, foi assassinado en-quanto fazia um lanche naPraça da Saudade, no bairroda Madre-Deus. Ele foi sur-preendido por dois homensem um carro preto, que oatingiram com nove tiros. Avítima foi levada ao HospitalDjalma Marques, o SocorrãoI, mas acabou não resistin-do aos ferimentos.

Cof Cof tinha 32 anos deidade e mantinha um relaci-onamento com uma ex-na-morada de um detento doComplexo Penitenciário dePedrinhas. O cinegrafista játeria sido aconselhado porpessoas próximas a se afas-tar da mulher. Por isso, apolícia investigava a possibi-lidade de um crime passio-nal e encomendado.

7ª DP prende homem suspeitode praticar vários crimes

Investigadores lotados no7º DP, coordenados pelo de-legado Paulo Márcio, titulardo 7º DP (Turu), deram cum-primento a um mandado deprisão preventiva, em desfa-vor de José Leonardo SousaLima, o ‘Mengo’, na manhãdesta quinta-feira (21).

A polícia localizou o sus-peito em sua residência, lo-calizada na Rua 11, no Bair-ro Sol e Mar. A ordem judicialfoi expedida com base nasinvestigações da Polícia porenvolvimento com tráfico dedrogas. Segundo informa-ções policiais, José já prati-cou vários crimes na capital,

mas sempre era posto em li-berdade por determinação daJustiça.

Em uma das ações cri-minosas, José em compa-nhia de dois comparsasidentificados apenas como‘Andinho’ e ‘Anderson’ assal-taram uma residência noRecanto dos Vinhais e umaloja de conveniência localiza-da no Planalto Anil.

José Leonardo, também,foi autuado em flagrante no7º DP pelo delegado PauloMárcio, no início do mês, porcrime de receptação de umamoto CB 300 que foi rouba-da na região do Turu.

O projeto “Delegacia Ge-ral nas Comunidades” pro-moveu na tarde de quarta-feira (20) mais uma etapa dociclo de palestras preventi-vas desenvolvidas pelo pro-grama. A iniciativa, que temcomo diretrizes a premissade executar um trabalho emconjunto entre as polícias ea comunidade, levou aos alu-nos e moradores da CidadeOlímpica a oportunidade dediscutir Segurança Pública.Nesta etapa, as atividadesforam desenvolvidas na Uni-dade de Ensino Básico JoséRibamar Bogéa, situada Tra-vessa N, Bloco B, s/n, na-quele bairro.

Na unidade escolar foiministrada palestra sobre oEstatuto da Criança e doAdolescente (ECA), pela de-legada Igliana Terezinha deFreitas, titular da Delegaciade Proteção a Criança e aoAdolescente (DPCA). Naprogramação, foi aindaabordada a temática sobreos malefícios do uso de dro-gas. Fazem parte ainda dastemáticas: Bullying, Violên-

cia contra Mulher e Idoso,combate a Homofobia, entreoutros assuntos.

O primeiro bairro a sercontemplado pelo projeto foi aárea da Vila Cascavel, no iní-cio do mês. A ação “Delega-cia Geral nas Comunidades”já percorreu cidades como Ti-mon, Imperatriz, Pinheiro, Vi-ana, Balsas e Arari. Todas asatividades são desenvolvidaspela Polícia Judiciária.

O projeto é supervisiona-

do pela delegada geral dePolícia Civil, Maria CristinaResende e conta com a par-ticipação de delegados, in-vestigadores, escrivães eperitos criminais do Institu-to de Criminalística do Ma-ranhão (Icrim).

Além das palestras, oprojeto visa levar explica-ções à comunidade sobre afunção, trabalhos e compe-tências da Polícia Civil.“Esse trabalho visa principal-

mente a educação de crian-ças e dos jovens para o nãoenvolvimento com o crime eas drogas. Além disso, a fi-nalidade é aproximar as cri-anças da Polícia Civil e con-seguir acima de tudo redu-zir os índices de criminalida-de nestes bairros”, disse ogestor do projeto, o investi-gador Ismael Nogueira.

O estudante Lucas dosSantos Aragão, de apenas13 anos, reconhece a impor-tância dessa ação. “Hojeconsigo olhar as coisas comoutros olhos, principalmen-te sobre as drogas. Não ti-nha nenhuma instrução enunca tinha participado depalestras como essa. Ago-ra, com essa conscientiza-ção que recebi, vou repas-sar para os meus colegas”,contou o aluno, que sonhaem ser advogado.

As escolas ou liderançascomunitárias que desejaremlevar o projeto para suas lo-calidades podem entrar emcontato por meio do telefone3214-3717 e agendar direta-mente com a coordenação.

Delegada Igliana de Freitas explica os objetivos do projeto aos alunos

Evandro Sousa de Carvalho suspeito de vários crimes no Maranhão