edição do dia 14 e 15/08/2010

8
www.oquartopoder.com SÃO LUÍS - MA, SÁBADO E DOMINGO, 14 E 15 DE AGOSTO DE 2010 / ANO IV / N° 451 / DIRETOR: UDES CRUZ FILHO O QUARTO PODER * ESTE JORNAL É DISTRIBUÍDO GRATUITAMENTE, TODOS OS DIAS, NOS TERMINAIS DE INTEGRAÇÃO E EM OUTROS PONTOS DA CIDADE * Descoberta de gás natural abre novas perspectivas PÁGINA 3 O Maranhão, que vive um grande momento em sua economia, com investimentos que remontam R$ 100 bilhões nos próximos cinco anos, dará um novo salto de desenvolvimento com a descoberta de gás natural pela OGX no município de Capinzal do Norte. A reserva com potencial estimado em 15 trilhões de m³ de pés cúbicos, o estado deve se transformar num dos maiores produtores de gás no mundo. A própria governadora Roseana Sarney, quando recebeu a notícia da OGX e do volume estimado, de imediato disse que a descoberta abrirá uma perspectiva gigantesca de novos negócios para o Maranhão. Eleitores têm até domingo para pedir voto em trânsito Convocados tem até segunda para confirmarem dados A Justiça Eleitoral recebeu, até o momento, ape- nas 38 mil pedidos de voto em trânsito para as elei- ções deste ano, segundo o Tribunal Superior Elei- toral (TSE). Domingo (15) é o último dia. PÁGINA 3 Fenômeno e sua guerra contra a balança PÁGINA 5 PÁGINA 4 MAIS UMA QUADRILHA PRESA NO MARANHÃO Em 20 anos de carreira, Ronaldo deixou de ser um garoto comum do su- búrbio do Rio de Janeiro para se transformar no Fenômeno. Gols, fama, fortu- na, polêmicas e lesões. Por onde passou, o craque que transformou a camisa 9 em um símbolo também teve seus dias de um simples mortal. homicidas e traficantes Na última sexta-feira (13), a Polícia Civil de Balsas deliberou uma operação, reunindo todo efetivo policial com o intuito de prender uma quadrilha de homicidas e traficantes que agia no município. A ação policial teve a participação do juiz da 2º Vara Criminal da região, Marco André Tavares Teixeira e do promotor Sérgio Ricardo Souza Martins, e contou também com a colaboração de policiais militares da região. A ação foi deflagrada para cumprir quatro mandados de prisão preventiva e três mandados de busca domiciliar e apreensão nas residências dos acusados Flávio Lima da Silva, Ronaldo dos Reis Vieira, Simone Pereira da Silva, Raimunda Rodrigues dos Anjos, Materna Alves dos Santos e Dancley Lima, naturais de Balsas. PÁGINA 2 6ª ETAPA DO PROUNI Dancley Lima Flávio Lima Silva Materna dos Santos Pedro Silva Raimunda dos Anjos Ronaldo Vieira Ilson Mateus fala sobre o sucesso do Grupo EM ENTREVISTA PÁGINA 8

Upload: o-quarto-poder

Post on 07-Mar-2016

249 views

Category:

Documents


25 download

DESCRIPTION

Jornal O Quarto Poder

TRANSCRIPT

Page 1: Edição do dia 14 e 15/08/2010

www.oquartopoder.com

SÃO LUÍS - MA, SÁBADO E DOMINGO, 14 E 15 DE AGOSTO DE 2010 / ANO IV / N° 451 / DIRETOR: UDES CRUZ FILHO

O QUARTOPODER

* ESTE JORNAL É DISTRIBUÍDO GRATUITAMENTE, TODOS OS DIAS, NOS TERMINAIS DE INTEGRAÇÃO E EM OUTROS PONTOS DA CIDADE *

Descoberta de gás naturalabre novas perspectivas

PÁGINA 3

O Maranhão, que vive um grande momento em sua economia, com investimentos que remontam R$100 bilhões nos próximos cinco anos, dará um novo salto de desenvolvimento com a descoberta de gásnatural pela OGX no município de Capinzal do Norte. A reserva com potencial estimado em 15 trilhões dem³ de pés cúbicos, o estado deve se transformar num dos maiores produtores de gás no mundo. A própriagovernadora Roseana Sarney, quando recebeu a notícia da OGX e do volume estimado, de imediato disseque a descoberta abrirá uma perspectiva gigantesca de novos negócios para o Maranhão.

Eleitores têm atédomingo para pedir

voto em trânsito

Convocados tematé segunda paraconfirmarem dados

A Justiça Eleitoral recebeu, até o momento, ape-nas 38 mil pedidos de voto em trânsito para as elei-ções deste ano, segundo o Tribunal Superior Elei-toral (TSE). Domingo (15) é o último dia.

PÁGINA 3

Fenômeno e sua guerracontra a balança

PÁGINA 5PÁGINA 4

MAIS UMA QUADRILHAPRESA NO MARANHÃO

Em 20 anos de carreira, Ronaldo deixou de ser um garoto comum do su-búrbio do Rio de Janeiro para se transformar no Fenômeno. Gols, fama, fortu-na, polêmicas e lesões. Por onde passou, o craque que transformou a camisa9 em um símbolo também teve seus dias de um simples mortal.

homicidas e traficantes

Na última sexta-feira (13), a Polícia Civil de Balsas deliberou umaoperação, reunindo todo efetivo policial com o intuito de prender umaquadrilha de homicidas e traficantes que agia no município. A açãopolicial teve a participação do juiz da 2º Vara Criminal da região, MarcoAndré Tavares Teixeira e do promotor Sérgio Ricardo Souza Martins, econtou também com a colaboração de policiais militares da região. Aação foi deflagrada para cumprir quatro mandados de prisão preventivae três mandados de busca domiciliar e apreensão nas residênciasdos acusados Flávio Lima da Silva, Ronaldo dos Reis Vieira, SimonePereira da Silva, Raimunda Rodrigues dos Anjos, Materna Alves dosSantos e Dancley Lima, naturais de Balsas. PÁGINA 2

6ª ETAPA DO PROUNI

Dancley Lima Flávio Lima Silva Materna dos Santos

Pedro Silva Raimunda dos Anjos Ronaldo Vieira

Ilson Mateus fala sobreo sucesso do Grupo

EM ENTREVISTA

PÁGINA 8

Page 2: Edição do dia 14 e 15/08/2010

JORNAL O QUARTO PODER

Endereço : Av. Od i lo Cos ta F i lho , N° 55 , Parque. Un ive rs i tá r io – Cep 65059-810 - São Lu ís -MA.

Diretor GeralUdes Cruz Filho

Diretora FinanceiraRosário Azevêdo da Cruz

Diretora AdministrativaTereza Freire

SuperintendenteMarcia Freire

Consultores JurídicosDrª. Saíle Azevêdo da Cruz

DiagramaçãoCris Almeida

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 - Telefone: (98) 4141-0891 E-mail: [email protected]

GERAL2SÃO LUÍS, SÁBADO E DOMINGO, 14 E 15 DE AGOSTO DE 2010

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Operação da Polícia Civilprende quadrilha em Balsas

Na última sexta-feira (13),a Polícia Civil de Balsas deli-berou uma operação, reunin-do todo efetivo policial com ointuito de prender uma quadri-lha de homicidas e trafican-tes que agia no município. Aação policial teve a participa-ção do juiz da 2º Vara Crimi-nal da região, Marco AndréTavares Teixeira e do promo-tor Sérgio Ricardo SouzaMartins, e contou tambémcom a colaboração de polici-ais militares da região.

A ação foi deflagrada paracumprir quatro mandados deprisão preventiva e três man-dados de busca domiciliar eapreensão nas residênciasdos acusados Flávio Lima daSilva, Ronaldo dos Reis Viei-ra, Simone Pereira da Silva,Raimunda Rodrigues dos An-jos, Materna Alves dos San-tos e Dancley Lima, naturaisde Balsas. Eles estão sendoindiciados pelo homicídio quevitimou o taxista José Xavierde Abreu, crime este ocorridono dia 8 de maio deste ano,com requintes de crueldade.

De acordo com as inves-

tigações, o crime foi execu-tado por Flávio Lima e PedroSilva, e na época chocou osmoradores da cidade, poiseles teriam arrancados osolhos e a língua das vítimas.Segundo a polícia, o corpo deJosé apresentava vários sinaisde tortura e duas perfuraçõespor projéteis de arma de fogo.

O bárbaro homicídio teriasido cometido a mando deRaimunda Rodrigues e Mater-na Alves, segundo investiga-

ções do delegado Clécio Zot-tis, titular da Delegacia de Bal-sas, e a motivação seria umadesavença entre ambos e otaxista, pelo fato de desconfi-arem que a vítima teria denun-ciado uma boca de fumo emque eles faziam parte.

O titular da delegacia deBalsas disse que Flavio Lima ePedro Silva, há vinte dias, co-meteram um duplo homicídiona zona rural de Balsas, quevitimou o casal de idosos Anto-

NOTAA Direção da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA manifesta

seu repúdio pelos fatos lamentáveis ocorridos nas dependências do Campusde Imperatriz, na noite do dia 12.08.2010 (quinta-feira), que culminaram emagitação desmedida, confrontos e, por fim, ação policial.

É inadmissível o uso do espaço da Universidade, a qualquer tem-po, para manifestações político-partidárias, cujo objeto se distanciedo fazer acadêmico ou cultural, e que só visam, em verdade, gerartumultos e despertar sentimentos de rivalidade política.

É papel de cada gestor da instituição, nos diversos campi, zelar pelautilização devida das dependências sob sua responsabilidade, evitandodestinações outras que não sejam condizentes com a missão da UEMA.

É lastimável que, para alguns, a Universidade ainda seja vista comocampo de batalha, terra sem lei. Por outro lado, a maioria absoluta dacomunidade acadêmica crê e exercita o convívio plural, pacífico erespeitoso, plenamente consciente de que a liberdade acadêmica nãose confunde com atos de irracionalidade.

É incompreensível que alguns poucos ainda vejam a Universidadecomo abrigo de interesses menores que não o interesse maior dopovo maranhense. Este sim, em elevado grau, deve ser o único adirigir as ações na instituição

A Direção da UEMA, por fim, reitera sua crença no Estado Demo-crático de Direito, caracterizado pelo pleno exercício dos direitos epelo integral cumprimento dos deveres. Direito sem dever é anarquia,dever sem direito é aprisionamento. Cabe ao cidadão, digno e ínte-gro, encontrar o meio termo.

São Luis, 13 de outubro de 2010

Prof. José Augusto Silva OliveiraReitor

Universidade Estadual do Maranhão

nio Pereira da Silva e Eva Leãoda Silva, assassinados comvárias perfurações de facas.Além disso, eles são aponta-dos como autores de uma ten-tativa de homicídio contra umaadolescente de 16 anos de ida-de. Todos esses crimes foramcometidos em um curto perío-do de três meses. Pedro Silvaainda é acusado de ter vendidouma arma de fogo que perten-cia ao casal de idosos, rouba-da no dia do crime.

Dancley Lima, Flávio Lima Silva, Materna dos Santos,Pedro Silva, Raimunda dos Anjos e Ronaldo Vieira

Dino faz comício em Bom JardimEm visita ao município de

Bom Jardim, na noite destasexta-feira, o candidato aogoverno do Maranhão, FlávioDino, recebeu o apoio do ex-prefeito Beto Rocha, importan-te liderança política da região.Em visita à cidade, FlávioDino liderou uma enorme car-reata, que foi muito bem re-cebida pela população, quesaiu às ruas para acenar e verpassar o desfile de carros.

Neste sábado, Flávio visi-tou as cidades de Santa Lu-zia do Tide, Zé Doca, Aragua-nã, Vitória do Mearim e en-cerrou as atividades no interi-or do estado com um grandecomício em Arari. Neste do-mingo, Flávio volta a São Luíspara liderar uma grande car-reata pela área Itaqui-Bacan-ga. Segunda-feira, ele estaráem Barreirinhas.

Em Bom Jardim, a carre-ata terminou na praça em fren-te ao Centro de Abastecimen-to da cidade, onde foi realiza-do um grande comício, doqual participaram milhares depessoas. Várias lideranças dacidade e de municípios vizi-nhos discursaram em apoio a

Flávio Dino. Um imenso fo-guetório intercalava as falasdos candidatos e líderes demovimentos sociais.

O ex-prefeito Beto Rochadestacou a importância da can-didatura de Flávio Dino ao go-verno do Estado. “A gente vêno Nordeste mesmo exemplosde cidades que evoluíram, quemelhoraram e hoje são locaisdesenvolvidos. Mas não é ocaso da cidade de Bom Jardim,nem do Estado do Maranhão.É por isso que precisamos terum governador como FlávioDino, que é competente, quepensa como eu e que vai fazero melhor pelo Maranhão”, des-

tacou Beto Rocha.Para Flávio Dino, os proble-

mas do Maranhão tem raiz po-lítica. “Um estado que tem tan-ta gente boa, tanta água, tantaterra fértil, só pode estar numasituação tão ruim por causa dapolítica. E é essa a perguntaque vocês tem que fazer no diadas eleições, se vocês querem,continuar ou querem mudar”,disse Flávio Dino.

Antes de ir a Bom Jardim,Flávio Dino percorreu tambémas ruas de Igarapé do Meioem carreata. No sábado, 14,Flávio Dino começou o diacom uma caminhada pelomunicípio de Santa Luzia.

www.oquartopoder.comwww.oquartopoder.comwww.oquartopoder.comwww.oquartopoder.comwww.oquartopoder.comE Fique por dentro

de todas as notícias!

Acesse nossoAcesse nossoAcesse nossoAcesse nossoAcesse nosso PORTALPORTALPORTALPORTALPORTALPORTALPORTALPORTALPORTALPORTAL

Page 3: Edição do dia 14 e 15/08/2010

3GERALSÃO LUÍS, SÁBADO E DOMINGO, 14 E 15 D E AGOSTO D E 2 0 1 0O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Descoberta de gás naturalabre novas perspectivas

O Maranhão, que vive umgrande momento em suaeconomia, com investimen-tos que remontam R$ 100 bi-lhões nos próximos cincoanos, dará um novo salto dedesenvolvimento com a des-coberta de gás natural pelaOGX no município de Capin-zal do Norte. A reserva compotencial estimado em 15 tri-lhões de m³ de pés cúbicos,o estado deve se transformarnum dos maiores produtoresde gás no mundo.

A própria governadoraRoseana Sarney, quando re-cebeu a notícia da OGX e dovolume estimado, de imedi-ato disse que a descobertaabrirá uma perspectiva gi-gantesca de novos negóci-

os para o Maranhão, atrain-do mais empresas e maisgeração de emprego e ren-da para a população.

A exploração comercialdo gás em Capinzal do Nortedeve demandar a aplicaçãode R$ 600 a R$ 700 milhões,que irão se somar aos R$ 100bilhões em investimentos queestão se instalando no esta-do, a exemplo da refinaria Pre-mium I, no município de Ba-cabeira.

Até o momento a OGXenergia já investiu aproxima-damente R$ 59 milhões naprospecção de poços na re-gião. A idéia é investir mais56 milhões para se concluiros estudos técnicos. A sur-presa da empresa com o po-

Eleitores podem pedir voto em trânsito

Nos jornais

e na internet

COLUNA DO

UDES CRUZUDES CRUZUDES CRUZUDES CRUZUDES CRUZEla é publicada, simultaneamente, nos jornais impressos e nas versões

online de O QUARTO PODER e ATOS E FATOS, no Blog doUdes Cruz e, também, nos Portais O QUARTO PODER.com, dos

municípios de Ribamar e Rosário.

LEIALEIALEIALEIALEIA

udescruz.com.br

A Justiça Eleitoral rece-beu, até o momento, apenas38 mil pedidos de voto emtrânsito para as eleições des-te ano, segundo o TribunalSuperior Eleitoral (TSE). Onúmero corresponde a cer-ca de 0,02% dos mais de135 milhões de eleitores queestão aptos a votar em 2010.Domingo (15) é o último dia

para que os interessados emvotar em um estado diferen-te do seu façam o pedido emalgum cartório eleitoral.

Essa é a primeira vezque o voto em trânsito é ado-tado no Brasil desde a ado-ção da urna eletrônica, em2006, o que justifica a pro-cura relativamente baixa. Onúmero é cinco vezes menor

que a quantidade de brasi-leiros aptos a votarem noexterior, cerca de 200 mil.

O pedido para o eleitorvotar fora de sua cidade,caso esteja viajando nos dias3 e 31 de outubro, deve serfeito nos cartórios eleitoraisque funcionam em regime deplantão no final de semana.O horário de funcionamentoé determinado pelo tribunalregional eleitoral de cada es-tado. Em São Paulo, porexemplo, o TRE-SP determi-nou que os cartórios fiquemabertos das 12h às 18h nosábado e domingo.

O voto em trânsito temalgumas restrições: o eleitorsó pode votar em uma das26 capitais e no Distrito Fe-deral. O voto é apenas parapresidente e vice, e o eleitordeve estar em dia com asobrigações eleitorais.

Os interessados em can-celar ou alterar o registro dovoto em trânsito só podem

PARA A ECONÔMIA DO MARANHÃO

tencial da região cobertapela bacia do Paraíba fezcom que a empresa modifi-casse o seu plano inicial deexplorar cinco poços, ele-vando para 15. São recursosque estão movimentando aeconomia do estado e prin-cipalmente da região.

PerspectivaPara Capinzal do Norte,

distante 260 km de São Luís,o impacto dessa descobertaserá transformador para ummunicípio que tem principalfonte de renda da população(estimada em 10 mil habitan-tes) a venda de frutas, verdu-ras e galinha caipira. Tantoque a notícia foi comemora-da pela população com quei-ma de fogos.

“Não só a população deCapinzal do Norte, mas detoda a região está muito felizcom a notícia que abre gran-de expectativa de desenvolvi-mento para a região, para oestado e para o Brasil”, disseo prefeito Eliomar Alves. “Es-tamos vislumbrando um futu-ro promissor para o municípioe para os jovens que vivemaqui”, completou.

Segundo o prefeito, umauniversidade particular de SãoPaulo já demonstrou o inte-resse em se instalar no mu-nicípio abrindo cursos na área

de engenharia, médica e hu-mana. “Os olhos dos investi-dores brasileiros agora estãovoltados para cá”, enfatizou.

Atualmente uma das pre-ocupações do Governo do Es-tado é exatamente prepararos jovens maranhenses paraque eles possam ocupar asvagas que surgem com osnovos investimentos. O es-tado já dispõe de escolas téc-nicas com cursos profissiona-lizantes que só precisam seragora direcionados para onovo mercado.

O Estado vai propor, aoGoverno Federal, a modifica-ção do currículo escolar paraque ele seja compatível coma nova ordem econômica doMaranhão. A capacitação dedocentes também é uma daspreocupações do governo. Osecretário de Estado de Edu-cação, Anselmo Raposo, con-tou que a secretaria já estácolocando em prática um cur-so de capacitação voltadopara professores de química.

O empresariado mara-nhense também está eufóri-co com essa descoberta, queao atrair novos investimentospara o estado, resultará emoportunidades de negóciospara as empresas locais emtermos de fornecimento debens e serviços.

Antônio Martins

Sonda de perfuração do poço

Candidata Dilma Rousseffencabeça intenção de voto

Zé Reinaldo critica corte derecursos para conselhosrepresentantes do povo

SOMENTE ATÉ DOMINGO

fazer a mudança até domin-go (15). Depois disso, casoa votação fora do domicílioeleitoral tenha sido liberadae o eleitor não estiver na ca-pital para a qual se inscre-veu no dia da votação, é pre-ciso fazer a justificativa nor-mal de não comparecimentoem qualquer seção eleitoral.

Os eleitores em trânsitoterão de votar em uma se-ção especial que só será ins-taladase tiver o pedido míni-mo de 50 interessados.Caso o número não sejaatingido, os eleitores que fi-zeram o pedido serão infor-mados e devem fazer a jus-tificativa normal de não com-parecimento.

Os locais de votaçãopara os eleitores em trânsi-to podem ser conferidos nossite do TSE ou nos dos tri-bunais regionais eleitorais,de origem do título ou dedestino da votação, a partirdo dia 5 de setembro.

ELEIÇÕES 2010

A candidata à presidênciapelo Partido dos Trabalhado-res (PT, no governo), DilmaRousseff, encabeça com 41por cento a intenção de votodos eleitores para as eleiçõesgerais de outubro próximo.

De acordo com uma pes-quisa do Instituto Datafolha,encomendada pela TV Globoe o jornal Folha de S. Paulo,atrás de Dilma localiza-se oaspirante ao Palácio de Pla-nalto pelo opositor Partido daSocial Democracia Brasileira(PSDB), José Serra, com 33por cento, e Marina Silva, doPartido Verde (PV), com 10por cento.

Esta é a primeira vez nasúltimas quatro pesquisas deDatafolha que a candidata doPT passa o aspirante doPSDB na intenção de voto naprimeira volta das eleiçõesgerais, a se realizar em 3 deoutubro próximo.

Na pesquisa de maio pas-sado, Dilma tinha 36 por cen-

to da intenção de voto doseleitores, passou a 37 em ju-nho/julho.

Serra, por sua vez, come-çou em 36 por cento em maio,subiu a 39 em junho/julho ebaixo a 37 no final do mêsanterior.

Datafolha entrevistou a 10mil 856 brasileiros com direi-tos ao voto em 382 municípi-os do país, com uma margemde erro a mais-menos doispontos percentuais.

Segundo a margem deerro da última pesquisa deDatafolha, Dilma está entre 39e 43 por cento da intenção devoto dos brasileiros, Serra en-tre 31 e 35 por cento e Mari-nha entre oito e 12 por cento.

Nem um dos restantesseis candidatos à presidênciabrasileira atinge o um por cen-to da intenção de voto, en-quanto as boletas em alvo enulo seriam cinco por cento eos indecisos nove por cento.

A pesquisadora destacouque excluindo os votos embranco ou nulo e os indecisos,a candidata do PT estaria hojea três pontos percentuais deuma possível vitória na primei-ra volta das eleições gerais.

Ao simular um eventualsegundo turno, Dilma obteve49 por cento da intenção devoto, contra 41 por cento deSerra. Os indecisos somamcinco por cento, e outro cin-co por cento deixaria embranco ou anularia o voto.

Durante comício realizadona área do mercado munici-pal de Bom Jardim, o ex-go-vernador Zé Reinaldo (PSB),candidato ao Senado, criticouo descaso do governo Rosea-na Sarney (PMDB) com osmaranhenses, durante grandecomício realizado no municí-pio de Bom Jardim, na noitede sexta-feira, 13. Ele falousobre a falta de compromissodo governo do estado em ofe-recer condições dignas desaúde, educação e assistên-cia social, criticando ainda afalta de repasse de verbaspara os conselhos estaduais,que são entidades legítimasde representação do povo.

“Essa semana vi algo quenunca tinha visto. Os conse-lhos, todos eles, entraramcom uma ação contra o Go-verno do Estado junto a De-fensoria Pública, à Ordem dosAdvogados do Brasil Seccio-nal Maranhão e à AssembléiaLegislativa por falta de repas-se de verbas. Essas entida-des representam os mara-nhenses e não têm como fun-cionar por não terem recur-sos”, denunciou Zé Reinaldo.

Além dessa questão, oex-governador elencou umasérie de prejuízos a popula-ção do estado. Entre eles, a

precariedade da rede de es-colas, hospitais e assistênciasocial. Ele lembrou que oMaranhão vinha mudando emelhorando os indicadoressociais. “Em 2006 vencemosas eleições, o que vemos hojeé um estado abandonado.Temos escolas que ainda nãoiniciaram o período letivo porfalta de professores e cartei-ras. Os hospitais que esta-vam funcionando estão semdinheiro. A população enfren-ta fila todos os meses embancos para receber o que édireito. Para marcar um con-sulta ou fazer um exame épreciso esperar meses. Aspessoas são maltratadas nes-se Maranhão de hoje e issoque queremos mudar. É paraisso que estamos aqui, parapromover um Maranhão dife-rente, um Maranhão que opovo tenha vez, que o gover-no se preocupe com a popu-lação”, ressaltou.

Page 4: Edição do dia 14 e 15/08/2010

GERAL4 SÃO LUÍS, SÁBADO E DOMINGO, 14 E 15 DE AGOSTO D E 2010O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

Bolinhos de Batata

PIADA

O pescador entra na peixaria e pede:- Dê-me dois robalos.- Pronto, aqui estão dois dourados.- Mas eu pedi...- Robalos, eu entendi. Mas é que a sua senhora este-

ve aqui e disse:- Meu marido foi pescar.- Quando ele vier aqui comprar pesca, dê-lhe dois

dourados; já estou enjoada de robalos!

****O pescador entra em casa e lamenta:- Oi, Flor! Hoje não consegui nada!- Eu já sabia.Você esqueceu sua carteira em casa.

****- Moço, uma informação por favor !- Pois não, pode falar!- Eu queria saber onde fica o outro lado da rua ?- É facil, é só o sr. atravessar e estará do outro lado da rua!- Ô eu estava lá e me disseram que era prá cá !

****Você sabe como a loira faz para medir a velocidade da luz?R:Joga uma lâmpada pela janela.

Sagrima cria CâmaraSetorial de Floricultura

A Secretaria de Estado daAgricultura, pecuária e Pesca(Sagrima) lançou a CâmaraSetrorial da Cadeia Produtivade Floricultura. A iniciativa vaiincrementar a produção de flo-res no Maranhão, principal-mente na área de maior plan-tio, localizada nos municípiosda Ilha de São Luís.

De acordo com o secretá-rio Afonso Ribeiro, o objetivo éreunir produtores e instituiçõespúblicas ligadas a esta ativi-dade para que, juntos, possamdiscutir os entraves na produ-

ção e buscar soluções.A criação da Câmara, de

acordo com Ribeiro, faz parteda estratégia de estimulo aofomento do agronegócio entreos pequenos produtores ma-ranhenses. “Alguns resulta-dos positivos já foram alcan-çados, graças a parceriascom a iniciativa privada e en-tidades da sociedade civil or-ganizada", disse.

O presidente da Federa-ção da Agricultura e Pecuáriado Maranhão, José HiltonSousa, ressaltou que as câ-

maras estão proporcionandomaior visibilidade à produção.“A Sagrima está incrementan-do a agropecuária e a Faemaestá junto nesta jornada”.

Para proporcionar maiscompetitividade aos produto-res, o chefe geral da Empre-sa Brasileira de pesquisa Agro-pecuária (Embrapa) Cocais ePlanícies Inundáveis, Valdemí-cio Ferreira de Sousa, anun-ciou que o órgão entrará comapoio na área de pesquisas,em parceria com a Sagrima.

“Vamos identificar os pro-blemas enfrentados pelos pro-dutores e elaborar os projetosde pesquisa em busca dassoluções tecnológicas, desdeo sistema de produção até aidentificação das espéciesque são mais comercializa-das no mercado. Com estetrabalho esperamos melhorara produtividade”, afirmou Val-demício Sousa.

Flores da Ilha de São LuísO Maranhão possui como

nicho de produção para a flo-ricultura, os municípios deSão Luís, São José de Riba-

SERVI PORTOFERRY BOATS

São Luís/Cajupe08:0012:3015:0017:00

Cajupe/São Luís 10:20 14:30 17:05 19:20

Telefones: (98)3232.5590/ (98) 3231.2216

Ingredientes2 batata cozida(s), 1/2

colher(es) (sopa) de margarina ,2 colher(es) (sopa) de salsinhapicada(s), 2 colher(es) (sopa) decebolinha verde picada(s), 1colher(es) (sopa) de queijo rala-do, quanto baste de farinha detrigo, quanto baste de sal, quan-

to baste de óleo de soja parafritar, 1 gema de ovo

Modo de PreparoCozinhe as batatas e espre-

ma-as como para purê. Junte amanteiga, a salsinha, a ceboli-nha, o queijo ralado e a gemam,mexa bem. Vá colocando a fa-rinha até ficar uma massa que

dê para enrolar. Faça os bolinhoscomo croquetes pequenos. Pas-se na farinha de trigo e frite emóleo abundante e quente. Escor-ra em papel absorvente.

Dica:Se preferir, em vez de passar

na farinha, passe-os no ovo e nafarinha de rosca, como à milanesa.

Conversando com a Escola reúnecerca de 500 gestores escolares

mar e Raposa. Com suas vas-tas áreas férteis, o clima fa-voráveis e proximidade com ocentro consumidor de SãoLuís, a área apresenta-secomo forte candidato à produ-ção de flores tropicais.

Atualmente há registro, naIlha de São Luís, de 54 pro-dutores de flores e plantasornamentais como áreas demenos de um hectare. A mai-oria é formada por produtoresde pequeno porte. Eles utili-zam mão de obra familiar,empregando, em média, de 3a 4 pessoas por unidade deprodução.

A produtora de flores tro-picais, Jacirene Barros Cos-ta, sua mãe e outros mem-bros da família trabalham hácerca de seis anos na produ-ção de flores. E explica que aprodução de flores mudou asua vida. Mas é conscienteque por causa da falta de as-sistência técnica e apoio aqualidade do que a sua famí-lia produz ainda esta longedas exigências do mercadode floricultura.

A coordenadora da câmara de floricultura, Rosa Lúcia Duarte,discorrendo sobre a situação da floricultura no Maranhão

Divulgação

Cerca de 500 gestoresescolares da rede pública es-tadual de ensino do Maranhãoforam contemplados pelo pro-grama “Conversando com aEscola”, promovido pela Se-cretaria de Estado da Educa-ção (Seduc), com o intuito decriar um espaço permanentee sistemático de discussãoacerca da situação das esco-las públicas estaduais e pen-sar coletivamente em alterna-tivas e ações para se alcan-çar o modelo de escola ideal.

Lançado em julho desteano, o programa está em suaquarta edição. Na sexta-feira(13), gestores, professores etécnicos das escolas locali-zadas nas regionais da Seducde Presidente Dutra e Barra

do Corda, se reuniram no Cen-tro de Ensino Deputado RemySoares (Presidente Dutra) ediscutiram as principais de-mandas e necessidades paramelhoria da qualidade do en-sino nas duas regiões.

Para o secretário de Es-tado de Educação, AnselmoRaposo, os encontros reali-zados pelo programa possu-em características técnicase cumprem um cronogramasistemático que percorrerátodas as regionais do Mara-nhão, criando uma relação deproximidade entre o gestorescolar e administração cen-tral da Seduc.

“Como professor, pensoque ninguém consegue mudaralgo, se não houver acompa-

nhamento, planejamento, re-visão de caminhos e nova-mente planejamento. Todosnós, gestores, professores,técnicos e alunos, têm a mis-são de transformarmos a edu-cação deste Estado,” enfati-zou o secretário.

Segundo o gestor regionalde educação de PresidenteDutra, Benedito Soares deNóbrega, “essa é uma opor-tunidade impar para a comu-nidade escolar, um momentode discutirmos nossa realida-de educacional, frente a fren-te, com o secretário e suaequipe de trabalho, por issotodos devemos aproveitar paraalavancar de uma vez por to-das a educação de nossoEstado,” afirmou.

Nova ferramenta permitirá acessoa informações sobre loterias

6ª LISTA DO PROUNI

Os alunos convocados nasexta e última chamada doPrograma Universidade paraTodos (ProUni) divulgada nes-ta quinta-feira (12) devem con-firmar os dados declarados nainscrição na instituição deensino. O prazo termina nasegunda-feira (16).

Para ter direito à bolsa, éimprescindível que o estudan-te cumpra esta fase do pro-cesso. Os resultados podemser consultados no site do ProU-ni (http://siteprouni.mec.gov.br/). É necessário digitar o núme-ro de inscrição do Exame Naci-onal do Ensino Médio (Enem)ou CPF.

Ao todo, 52.419 candidatosforam pré-selecionados na pri-meira chamada do programa,sendo 37.039 para bolsas inte-grais e 15.380 para bolsas par-ciais, que cobrem 50% da men-salidade, de acordo com o MEC.

Convocados tematé segunda paraconfirmarem dados

Os apostadores poderãoter mais acesso a informaçõessobre as loterias da Caixa Eco-nômica Federal a partir da pró-xima segunda-feira (16). Serápublicada na internet (http://www1.caixa.gov.br/loterias) a“Carta de Serviços das Loteri-

as Caixa”, com a possibilidadede consulta e download.

Quem gosta de apostarterá acesso a informaçõescomo horários de atendimen-to, dias de sorteios, modalida-des de produtos lotéricos, aler-tas sobre procedimentos de

segurança em relação aos prê-mios, entre outras orientações.Essa carta é resultado de açãodo Ministério do Planejamen-to, que é responsável pela exe-cução do Programa Nacionalde Gestão Pública e Desburo-cratização (GesPública).

Quina - 2371- 13/08/2010.12 25 30 55 80

DuplaSena 0889- 13/08/2010.15 21 22 25 45 4908 12 29 32 39 50

Page 5: Edição do dia 14 e 15/08/2010

5ESPORTESSÃO LUÍS, SÁBADO E DOMINGO, 14 E 15 DE AGOSTO DE 2010O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Fenômeno à guerracontra a balança

Em 20 anos de carreira,Ronaldo deixou de ser umgaroto comum do subúrbiodo Rio de Janeiro para setransformar no Fenômeno.Gols, fama, fortuna, polêmi-cas e lesões. Por onde pas-sou, o craque que transfor-mou a camisa 9 em um sím-bolo também teve seus diasde um simples mortal. Nosúltimos meses de uma dasmais brilhantes carreiras queo futebol já viu, o centroavan-te luta contra a balança paraainda poder jogar e não man-char tudo de positivo queconstruiu.

Do São Cristovão para osucesso, Ronaldo não preci-sou de muito tempo. Com umtalento acima da média, foilevado ao Cruzeiro, onde nãodemorou a explodir. Com ape-nas 16 anos, estreou entre osprofissionais. Depois, se fir-mou como titular, acumulougols, arrasou defesas e, cla-ro, chamou a atenção do mi-lionário futebol europeu.

Dois anos mais velho,seguiu brilhando no PSV-HOL, passos igualmente da-dos por ninguém menos queRomário. Lá, no entanto, teveinício o eterno duelo contra osproblemas físicos. Em 1995,Ronaldo realizou a primeiracirurgia, uma raspagem nojoelho direito. Quatro meses

de recuperação, mas nadatão grave quanto o que acon-teceria mais tarde.

Da Holanda, Ronaldo ru-mou para Barcelona, onde setransformou em ídolo mundi-al. Na Espanha também viuseu corpo se transformar. Ogaroto franzino passou a seruma montanha de músculoscom uma velocidade impres-sionante para transpor as maisdifíceis defesas da Europa.

Em 1999, já no Inter deMilão-ITA, Ronaldo sofreu aprimeira lesão grave no joelhodireito, rompendo parcialmen-te o tendão patelar. Após cin-co meses de trabalho inten-sivo, retornou aos gramados,mas, logo no primeiro jogo,sofreu uma ruptura total do

Não basta comandar, temque participar. Esse tem sidoo lema de Muricy Ramalho noFluminense. Há pouco maisde três meses no clube, o trei-nador é venerado por torcedo-res pelo trabalho realizado emcampo, que levou a equipe aoprimeiro lugar no Brasileirão,mas tem atuado efetivamen-te também nos bastidorespara melhorar as condiçõesde trabalho no Tricolor.

Preocupado desde suaprimeira entrevista como fun-cionário do clube em deixarum legado, Muricy faz do co-mando do time uma parte deseu trabalho nas Laranjeiras.Diariamente, apara arestas eprocura tornar o departamen-to de futebol mais profissio-nal, além de correr atrás deforma inquieta daquela queconsidera uma de suas prin-cipais missões: a construçãode um centro de treinamentopara o Flu.

- Estamos buscando umterreno para a construção doCT. Enquanto isso não acon-tecer, não vou sossegar. Que-ro deixar alguma coisa aqui –disse Muricy.

A vontade de estruturar oFluminense, no entanto, nãoimpede que o treinador deixe cla-ro que o clube não pode ficar re-fém dessa “revolução”. Líder doBrasileirão mesmo com instala-ções que não são consideradasideais, ele lembrou que o mate-rial humano tricolor é muito bome é o que faz a diferença.

- Precisa ter estrutura,mas temos que entender quea bicicleta ergométrica nãofaz gol nem dá passe. O quefaz a diferença é o ser huma-no, quem trabalha, os profis-

sionais. E percebemos issonos times do Rio, onde os pro-fissionais são muito bem es-colhidos. Repito que a estru-tura tem que existir, mas quemfaz a diferença é o homem.

Entre um treino e outro, Mu-ricy encontrou espaço tambémpara visitar o centro de treinamen-to das categorias de base, emXerém, e gostou do que viu.

- O espaço é excelente, olugar é bom e não é tão longecomo eu pensava. Claro quetem que crescer e vai existirum investimento bom. O quemais me chamou a atençãosão os profissionais que es-tão lá. Entendi porque se re-vela tão bem. São pessoasdedicadas e inteligentes.

Com um ritmo frenético,Muricy garantiu que se man-terá inquieto até que o Flumi-nense conquiste o Brasilei-rão. Aí, sim, vai tirar uns diaspara descansar.

- Quando ganho o título eurelaxo. Aí, vou lá com meusfilhos, faço churrasco, contopiada, os jogadores podemtreinar um pouco menos. Nãomuito menos. Só assim pararelaxar. Em 2007, conquista-mos (pelo São Paulo) o cam-peonato com quatro ou cincorodadas de antecedência. Eo Hernanes até conta essahistória. Prometi menos trei-namentos se conquistásse-mos antes, mas foi muito an-tes e o treinamento ficou amesma coisa (risos).

Atualmente, o Fluminenselidera o Brasileirão com 29 pon-tos, seguido pelo Corinthians,que tem 28. Neste domingo, oTricolor encara o Internacional,às 16h (de Brasília), no Mara-canã, pela 14ª rodada.

O meia Paulo HenriqueGanso, do Santos, está tris-te com o fim do “QuartetoSantástico”. Durou pouco, naverdade, a linha de ataque al-

vinegra formada por ele, Ney-mar, Robinho e André. Ape-nas seis meses, de fevereiro,quando Robinho chegou, aagosto, após o término da

Copa do Brasil. André e Robi-nho já saíram. Neymar está namira do Chelsea e tambémestá na iminência de deixar oclube. Isso sem contar Wes-ley, que não fazia parte do quar-teto, mas era peça importantedo time. O volante foi liberadopara negociar sua transferên-cia ao Werder Bremen.

Ganso, cuja multa resci-sória é a mais alta entre asestrelas santistas, tambémdesperta o interesse de clu-bes do exterior. No entanto,ninguém ainda se apresentoudisposto a pagar os € 50 mi-lhões (R$ 113 milhões).

- Parece que o único quevai ficar aqui sou eu, né? (ri-sos). Agora, se sobrar no meu

Obcecado por CT,Muricy avisa: ‘Bicicleta

ergométrica não faz gol’

mesmo local, chocando todoo planeta. Foram 11 mesesaté que pudesse regressar aofutebol.

A partir disso, Ronaldosofreu uma nova transforma-ção em seu corpo. Os qui-los começaram a aumentardevido ao longo tempo deinatividade. Em 2002, quan-do foi convocado para a Se-leção Brasileira, o craque jásofria com críticas sobre suaforma. Mesmo assim, foidecisivo na campanha dopentacampeonato.

O problema persistiu noReal Madrid, novamente naSeleção que foi à Copa de2006 e, mais tarde, no Milan.Na Itália, rompeu os ligamen-tos do tendão patelar do joe-

lho esquerdo. A recuperação,lenta como da outra vez, fezo camisa 9 engordar aindamais, virando motivo de piadapelo planeta.

A chegada ao Corinthiansno fim de 2008 trouxe um novoalento, mas sem grandes re-sultados. Ronaldo nunca con-seguiu atingir o ápice físico.Nos melhores momentos queteve, se destacou, principal-mente nas conquistas dos tí-tulos do Campeonato Paulis-ta e da Copa do Brasil do anopassado.

Uma nova cirurgia, contu-do, evidenciou novos proble-mas. O Fenômeno fraturou amão esquerda no início dosegundo semestre e voltou aengordar. No início de 2010,uma lesão muscular o tirou decombate por algumas roda-das, atrapalhando todo o pla-nejamento elaborado pela co-missão técnica de Mano Me-nezes.

O drama continuou de-pois da Libertadores. O joga-dor teve um problema na pan-turrilha direita e não conseguiuse recuperar. Desde 9 de maionão veste a camisa alvinegrae, novamente, trava uma ba-talha contra a balança paracumprir a meta de AdilsonBatista de escalá-lo dia 29,contra o Vitória. É o que a Fielmais deseja!

O DRAMA DE RONALDO:

Kaká diz que com Mourinho Real podeser até tricampeão espanhol

Depois da revelação bom-bástica de que jogou com in-filtrações pelo Real Madrid ea seleção brasileira, na pri-meira parte da entrevista aojornal espanhol "Marca", Kakáfalou mais das expectativaspara a próxima temporada nasegunda parte, publicada nes-te sábado. O brasileiro, quefoi recentemente submetido auma artroscopia no joelho es-querdo, demonstrou extrema

confiança no trabalho do téc-nico português José Mouri-nho.

- Com Mourinho é possí-vel o bicampeonato e inclusi-ve o tricampeonato espanhol- disse Kaká, acrescentandoque o Real Madrid, vice-cam-peão espanhol na temporadapassada, está preparando asbases de um grande projeto.

O jogador, que foi eleito omelhor do mundo de 2007, se

mostrou humilde. Ele disseque quando voltar a jogar, da-qui a quatro meses segundoas previsões médicas, terá delutar por um lugar no time.Kaká ainda fez uma apostanum novo companheiro, o es-panhol Sergio Canales, con-tratado do Racing Santander.

- Canales será um craquede nível mundial. O Real Ma-drid o ajudará a dar o saltodefinitivo - opinou o brasileiro.

Do menino franzino que começou no futebol de salão,passando pelo auge da forma física no Barcelona, à

decadência no Corinthians

Ganso se prepara para ser estrela únicacolo (ser a única estrela dotime), assumo essa respon-sabilidade. Minha maior mo-tivação neste momento é jo-gar por um grande clube comoo Santos e me firmar na Se-leção Brasileira.

Sobre o fim da parceriacom Neymar, amigo desde ostempos em que atuavam nasdivisões de base do Peixe,Ganso lamentou, mas espe-ra manter a parceria com acamisa amarela.

- Prefiro nem pensar no fimda dupla. Claro que um dia adupla vai se separar, mas ain-da espero que possamos vol-tar a ser campeões juntos,num mesmo clube ou na Se-leção - concluiu.

Quarteto foi desmanchado após Copa do Brasil

Page 6: Edição do dia 14 e 15/08/2010

Inauguração da EducareEducação Infantil

SOCIAL6 SÃO LUÍS, SÁBADO E DOMINGO, 14 E 15 DE AGOSTO D E 2010

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Para escolher o dermocosmético ideal deve-selevar em conta as características e necessidades de cada tipo de pele. Nas gôndolas existem

opções de produtos e marcas que podem gerar dificuldadena hora da escolha.

A farmacêutica bioquímica e cosmetóloga, Joyce Rodri-gues, diz que para cada tipo de pele existem produtos especí-ficos, mas alguns cuidados são comuns a todos os tipos depele como a esfoliação que deve ser feita pelo menos umavez por semana, para promover renovação da pele e melhorarsua aparência, a limpeza, tonificação, hidratação e aplicaçãode filtro solar (em gel, para peles oleosas e mistas).

Para obter resultados satisfatórios é preciso saber qualdermocosméticos atua a favor de suas características.

Pele normalTem aspecto suave e de textura macia ao toque, maior

resistência a agressões físicas, como poluição ou varia-ções de temperatura. A quantidade de lipídeos é perfeitapara manter a hidratação, não sendo propícia ao desenvol-vimento de manchas ou acne.

Esse tipo de pele está liberada para a utilização detodas as formas cosméticas, sejam géis, cremes, géis-creme ou loções. Para manter esse equilíbrio, a limpeza,tonificação e hidratação não podem ser esquecidas. Pro-dutos com ácido hialurônico auxiliam na manutenção desuas características.

Pele oleosaApresenta visível excesso de brilho, principalmente na

zona da testa, nariz e queixo, conhecida como Zona T. Éuntuosa ao tato, em razão da intensa atividade das glându-las sebáceas e na maioria dos casos é acompanhada dosurgimento de acne e cravos.

Para tratar esse tipo de pele são indicados produtos OilFree (livres de óleo) que contenham melaleuca, argila, en-xofre e ácido salicílico. Para tratamento com profissional,Joyce sugere o peeling com ácido salicílico, que exerceação queratolítica e antimicrobiana para controlar a oleosi-dade e inibir a formação de acnes e comedões e, ainda,auxiliar na renovação da pele através da descamação.

Outro ativo indicado é a Resorcina, que associada aoácido salicílico, potencializando o tratamento e auxiliandona desobstrução da acne e das áreas inflamadas.

Pele secaOs principais indicativos da pele seca são a coloração

rosada e a aspereza ao toque, além de propensão à irritação.Apresenta pH ácido, desvitalização e poros fechados, alémde maior tendência ao surgimento precoce de linhas e rugas.

Na pele seca a camada córnea tem dificuldade de reterágua, daí a dificuldade em permanecer hidratada. Portanto aprimeira necessidade é a hidratação. Devem-se utilizar hi-dratantes em creme ou emulsões que contenham ativos querepõem os lipídeos essenciais para hidratação completa, alémde formar um filme que protege contra o estresse ambientalao qual a pele seca costuma apresentar sensibilidade. Eviteusar produtos em gel, pois não proporcionam hidratação.

Pele mistaA característica típica da pele mista é a falta de uniformi-

dade quanto ao aspecto, ou seja, em alguns pontos a pele éseca ou normal, e em outros é oleosa (principalmente nazona T), podendo apresentar poros abertos e comedões.

Para tratar esse tipo de pele são necessários produtosque equilibram, ou seja, diminuem a oleosidade na regiãoda zona T e aumentam a hidratação no restante da face,pois a pele mista apresenta algumas regiões com intensaatividade da glândula sebácea e outras, não.

Uma pele bonita e viçosa é resultado de cosméticosadequados e hábitos saudáveis, incluindo atividade física,alimentação equilibrada e cuidados com a exposição ao sol.

clipping@oquartopoder.comCLIPPINGCLIPPINGCLIPPINGCLIPPINGCLIPPING

O creme idealpara a pele

CLIPPINGCLIPPINGCLIPPINGCLIPPINGCLIPPING

FemininasFemininasFemininasFemininasFemininasDicasDicasDicasDicasDicasDIDIDIDIDICASCASCASCASCASFEMININFEMININFEMININFEMININFEMININASASASASAS

Por Joyce Rodrigues

Com um conceito moderno e baseado em modelos internacionais, será inaugurada em São

Luís na próxima quarta-feira a Educare Edu-cação Infantil, sob o comando de CamilaAranha e direção pedagógica de Ana PaulaCosta. A proposta é oferecer um espaço decuidado e formação integral para os baixi-nhos a partis dos 5 meses de vida até 0s 5anos, com equipe multidisciplinar e servi-ços de Berçário e Creche com Lactáreo eEducação Infantil.

Localizada à Rua das Gaivotas no Ca-lhau, a ampla sede da Educare foi conce-bida pela Projeta Interiores, de Iza Morei-ra Lopes e Claudia Turolla, que desenvol-veram espaços lúdicos, interativos e acon-chegantes, dentro dos padrões mais avan-çados de sustentabilidade.

Para apresentar essas e outras novida-des, a equipe da Educare recebe a impren-sa e convidados para o coquetel de inaugu-ração, na próxima quarta-feira (18.08), emsua sede no Calhau.

Novas coleções demóveis Florenseesbanjam cores

O mote “Colorize-se – Vida, Movimento,Evolução” dá o tom das novas coleções e dita as tendências para 2011 na Florense.

No que diz respeito aos móveis high end, aprimavera promete chegar mais cedo este ano:em agosto, a Florense lançará várias cores no-vas em acabamentos high gloss, pintura micro-textura e vidros, e novos padrões também delaminados (madeirados e texturizados), além depainéis de madeira natural.

Com isso, a marca chegará a impressionan-tes 96 opções de acabamentos. Ou seja, propor-cionando condições para arquitetos e designers deinteriores superarem todos os limites da expres-são criativa. Em São Luís, a Florense é comanda-da pelos franqueados Ernando e Fátima Cavalcan-te, no belo showroom da Avenida dos Holandeses.

A psicóloga Camila Aranha na videoteca da nova creche EduCare

Fotos: Danielle Vieira

Na casinha lúdica, os baixinhos vão poder soltar a imaginação na ampla e moderna sede da Educare no Calhau

Inauguração da EducareEducação Infantil

Criado em Lima-Peru, o PrimeiroBanco especializado em

Microfinanças a Operar no Brasil

O primeiro banco especializado em microfinanças noBrasil foi criado na última terça-feira (10.08) em Limapelo grupo financeiro peruano ACP / Acción Comu-

nitaria del Peru e o Centro de Apoio ao Pequeno Empreendedor(Ceape) do Maranhão com um capital inicial de US$ 18 milhões,cerca de R$ 31,5 milhões. O evento aconteceu na sede da em-baixada brasileira em Lima, capital peruana.

Segundo o presidente do grupo ACP, Luis Felipe Dertea-no, se trata de criar um veículo novo de microfinanças noBrasil com a experiência do Ceape Maranhão, que tem 23mil clientes, e o reforço patrimonial da entidade peruana, quetem 500 mil clientes no Peru.

O foco será fazer empréstimos de baixo valor principal-mente a mulheres pobres - como o programa implantado emBangladesh pelo ganhador do prêmio Nobel da Paz de 2006,o economista Muhammad Yunus.

Os executivos presentes disseram que trabalharão nes-ta semana em Lima para afinar os detalhes sobre os produ-tos financeiros desta entidade, que ainda não tem nome,assim como suas taxas e uma eventual data do início desuas operações, entre outros assuntos. Inicialmente, o ACPterá 65% das ações do novo banco, que está em processode constituição, enquanto o Ceape terá 35%.

Page 7: Edição do dia 14 e 15/08/2010

7TELEVISÃOO QUARTO PODERwww.oquartopoder.com SÃO LUÍS, SÁBADO E DOMINGO, 14 E 15 D E AGOSTO D E 2010

Iris anda 100 quilômetros paracumprir promessa

Áries21/3 a 20/4Bom dia para trabalhar em equipe, desde que

mantenha a sua autonomia. Há uma tendência aesperar por favores que talvez não sejam atendi-dos. No romance, você fará tudo para agradar.

Touro21/4 a 20/5Aceite seus limites e poderá vencê-los.

Bom dia para aperfeiçoar suas técnicas de tra-balho, podendo ter bons resultados com o públi-co feminino. Na vida amorosa, evite disputas.

Gêmeos21/5 a 20/6Parcerias e trocas vão dinamizar o seu dia.

Saberá conciliar prazer e diversão com traba-lho e metas a cumprir. A paixão falará alto, nãosó na carreira, mas também no romance.

Câncer21/6 a 21/7É momento de ampliar seus horizontes e

conquistar a sua autonomia. O astral pede caute-la com o espírito de competição no trabalho hoje.No romance, o clima é de maior intimidade.

Leão22/7 a 22/8Assuntos ligados a Justiça ou informação con-

tam com boas energias, mas cuidado com dis-cussões. Há chances de transformar qualquer si-tuação a seu favor: basta abrir-se ao diálogo!

Virgem23/8 a 22/9Cuidado com gastos excessivos. Não se en-

volva em especulação ou negócios de risco. Seumagnetismo pessoal vai atrair como ímã, aprovei-te para buscar seus ideais materiais e afetivos.

Libra23/9 a 22/10Há sinal de tensão em família, mas não é

hora de mudar de residência. Fazer uso de certasdelicadezas vai lhe trazer ótimos resultados. Ouseum pouco mais nas áreas afetiva e sexual.

Escorpião23/10 a 21/11Não perca a chance de expandir a sua área

de atuação profissional. Por outro lado, falhasde comunicação poderão incomodar. No campoafetivo, guarde as suas vitórias em segredo!

Sagitário22/11 a 21/12O astral pede cautela em relação a negóci-

os e amizade. Você terá a chance de reverteruma situação ruim: aproveite! Nos assuntos docoração, a cumplicidade será o ponto forte.

Capricórnio22/12 a 20/1Tenha cuidado com atitudes das quais possa

se arrepender. O dia traz a chance de fazer conta-tos importantes no trabalho. Sucesso na comuni-cação pode facilitar uma conquista amorosa.

Aquário21/1 a 19/2A área de vendas e comunicação conta com

boas vibrações, mas você também pode ter su-cesso com viagem, turismo e concurso. Alto-as-tral no romance: o seu entusiasmo será visível.

Peixes20/2 a 20/3Cuidado com perdas ou desperdícios, você

corre o risco de ficar no vermelho. Podem ocor-rer brigas hoje, seja da sua parte ou não. Noromance, fase de privacidade e forte erotismo.

Ti Ti Ti

Escrito nas EstrelasRicardo ajuda Antônia a se recuperar e

fica atônito quando a governanta revela quese assustou porque viu Daniel perto dele.Beatriz pede que Gilmar fale com Fernandapara que ela sabote a inseminação de Vitó-ria/Viviane. Antônia se culpa por ter conta-do para Ricardo que viu Daniel. Ricardo ficaconfuso. Mariana afirma a Luciana que elae Guilherme vão lutar para ficar juntos. Ri-cardo invade a sala de Jane e diz que elesdevem se casar antes que o divórcio delasaia. Jane confessa a Virgínia que achou opedido de Ricardo muito precipitado. Vicen-te não aprova a decisão de Ricardo de adi-antar seu casamento com Jane. Beatriz eGilmar se beijam. Dalva fica nervosa ao ou-vir Clara falar o nome do pai de Vanessa.Gilmar fica satisfeito depois que Beatriz saide seu carro. Sofia se assusta quando suafilha esconde os jornais que estavam aber-tos nas páginas policiais.

PassioneTotó exige que Fred o acompanhe até

seu hotel. Clara fica furiosa por causa da in-timação que recebeu. Mauro e Diana se bei-jam. Melina desconfia que Diana foi atrás deMauro. Noronha conta a verdade sobre asabotagem da Skinny Top para Bete. Jéssi-ca procura Berilo e o encontra na lanchone-te, mas o italiano consegue sair com a mu-lher sem que Agostina perceba. Clô orienta oscarregadores sobre a sua mudança. Totó mos-tra para Fred o dossiê que recebeu de Bete e ovilão se desespera. Bete conta para Melinasobre a conversa que teve com Totó. Clarase preocupa quando seu marido diz que elesirão a um jantar na casa de Bete. Jackie cri-tica a decoração de Clô sem que ela perce-ba. Mônica e Telma contam para Lorena queStela armou um plano para separá-la de Ag-nello. Agnello fica nervoso quando Totó afir-ma que vai mandá-lo de volta para Itália.

Ariclenes conta para Chico que Cecíliasurtou e teme não conseguir entregar o vesti-do de Camila. Luti acusa o pai de ter ameaça-do Jacques, mas Ari nega. Suzana não acei-ta fazer uma matéria com Victor Valentim.Renato conta para a mãe que ninguém co-nhece Victor Valentim em Londres. Brunapercebe que Edgar não está entusiasmadocom o casamento. Luisa não consegue falarcom Edgar e se irrita. Gastãozinho Maltaameaça Jacques e o estilista inventa que temum caso com Adriano. Amanda promete aju-dar Jorgito a se aproximar de Desirée, masexige que ele seja seu namorado temporaria-mente. Armandinho não se conforma com ofim de seu noivado com Desirée. Stéfany vê aprima arrasada e finge solidariedade. Jorgito eAmanda firmam um pacto. Jaqueline visita umtemplo budista. Suzana propõe que Desiréeinvista na carreira de modelo. Edgar demons-tra carinho por Camila e Marcela se emocio-na. O estado de saúde de Bruna piora.

‘Programa do Gugu’ teria pagomais de US$ 8 mil por entrevista

Larissa Riquelme negapresença em “A Fazenda 3”

A repórter especial do "TV Fama", Iris Stefanelli, teve uma missão especial neste fim de sema-na: cumpriu uma promessa. A loira saiu na tarde desta sexta-feira (13) de Uberlândia, em MinasGerais, e percorreu a pé um trajeto de 100 quilômetros, até chegar à cidade de Água Suja, no

Santuário de Nossa Senhora da Abadia. A assessoria da artista da Rede TV! informa que não sabequal é a graça que Iris recebeu para fazer sua romaria. Ela pretende chegou ao santuário mineiro no

fim da tarde do sábado, e estava acompanhada de um grupo de fãs.

Durante o lançamento daedição de agosto da Playboy,que tem Cleo Pires na capa, amodelo Larissa Riquelme teriaconfirmado sua presença em“A Fazenda 3”, da Record.

Entretanto,a paraguaiapostou em seu Twitter quenão participará do reality

show. Segundo ela, a impren-sa entendeu errado o que eladisse no evento da Playboy.

Além de Larissa Riquel-me, estão cogitados para “A

Fazenda 3” nomes comoSérgio Mallandro, Monique

Evans, Iran Malfitano, JaqueKhury, Tiago Gagliasso e

Joana Machado.

Iris anda 100 quilômetros paracumprir promessa

Quando o assunto é briga pela audiência,os programas usam todas as armas a fim deganhar alguns pontos a mais no Ibope. Tantoque, para conseguir uma entrevista exclusivacom a modelo brasileira Sheyla Hershey, que

quase morreu após cirurgia de implante desilicone, a produção do Programa do Gugu

teria desembolsado a quantia de US$ 8.500mil, segundo a coluna Sem Intervalo, do jornal

O Estado de S. Paulo.Sheyla ficou conhecida mundialmente após

entrar no livro dos recordes pelo tamanho dosseios. Em 2009, porém, ela precisou retirar aspróteses para amamentar e ao fazer a opera-

ção para colocar o silicone novamente foiacometida por uma grave infecção bacteriana.

Várias atrações tentaram levar a moça àTV, mas ao que parece ela aparecerá apenas

na Record.

Claudia Raia: ‘A relação durouo tempo que tinha de durar’

Claudia Raia quebrou o silêncio e falou pelaprimeira vez sobre a separação de Edson Celula-ri em entrevista à revista ‘Joyce Pascowitch’ des-te mês. “Ninguém se casa ou se separa de umahora para outra, é tudo um processo. A relaçãodurou o tempo que tinha de durar. Somos extre-mamente companheiros, amigos, cultivamos orespeito e o carinho, e deixamos uma enormeprova de amor que tivemos um para o outro: osnossos filhos”, revela a atriz.

O ator também falou sobre o fim da união: “Fo-ram 17 anos de uma vida intensa e feliz, plena dealegrias, de torcida, de carinho e muito trabalho.Buscamos com nossa cumplicidade não um mo-delo de relação perfeita, mas sim equilíbrio paraque pudéssemos focar o melhor para nossos fi-lhos. Hoje o formato pode ter mudado, mas continu-amos fiéis e unidos aos nossos propósitos de pai emãe e é isso que verdadeiramente importa. Claudiamerecerá, sempre, o meu respeito e admiração”.

MalhaçãoFlávio fica satisfeito com a decisão de

Cristiana de viajar com ele. Linda sai da igre-ja irritada, deixando todos constrangidos. Tatiaceita a proposta de Reco e Rodrigo fica in-comodado ao ver os dois se beijando. Nandapergunta a Bernardo se ele percebeu algoestranho com Cristiana. Anselmo explica porque escolheu Jotapeg para ser seu padrinhode casamento. Bernardo recebe uma cartada Nação que Queremos, elogiando os re-sultados da campanha que ele fez com Cris-tiana. Antônio percebe o desdém de Cristia-na ao falar da viagem com Flávio. Bia temeque Nanda descubra algo sobre a chanta-gem que fez com Cristiana. Dona Tânia in-sulta Livramento por causa de Linda e elefica irritado. Nanda questiona Cristiana parasaber por que ela e Bia se confrontaram.Bia tem uma ideia para salvar seu namorocom Bernardo. Thales comete um deslizeao comentar sobre o ensaio do casamentocom Livramento e o deixa desconfiado.

Page 8: Edição do dia 14 e 15/08/2010

SÃO LUÍS, SÁBADO E DOMINGO, 14 E 15 DE AGOSTO DE 20108GERAL O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

Av. 01, Quadra 09, nº 08 - A, Resid. Pinheiros I -São Luis/MAFone/Fax: (98) 3223 - 9958

Em entrevista, Ilson Mateusfala sobre o sucesso do Grupo

Em entrevista concedida a equipe do jornal Mercado MA, que faz parte do sistema de comunicação O QuartoPoder, o empresário Ilson Mateus, dono da rede de supermercados que leva seu nome, falou sobre o sucesso empre-sarial do Grupo Mateus e ressaltou a expectativa de crescimento para os próximos anos. Ex-garimpeiro, ex-engraxatee ex-torneiro mecânico, Ilson Mateus é, hoje, no Maranhão, um dos maiores fenômenos empresariais.

Mercado MA - O cresci-mento dos SupermercadosMateus, em São Luís, é notó-rio. Sendo assim, qual a for-mula para este sucesso em-presarial?

lson Mateus - Muito tra-balho. São Luís foi uma cida-de que nos recebeu de bra-ços abertos, já que começa-mos na cidade de Balsas, nosul do Maranhão há mais de20 anos. Acreditamos no po-tencial econômico da capitalmaranhense e no povo mara-nhense, temos a certeza quesó por meio de muita dedica-

ção é que um negócio podedar certo, você tem que ousar,sem receio de errar. Estamosacompanhando todo o cresci-mento da cidade e isso nosmotiva a crescer, sempre.

MMA - Quantas lojas oGrupo possui hoje, em SãoLuís, e no Maranhão?

IM - São 19 o número deempreendimentos que atuamhoje no estado e que estão di-vididos entre Atacado, Varejoe Cash and Carry. Em SãoLuís temos 10 lojas, 8 de va-rejo e 2 Cash And Carry.

MMA - O Grupo Mateus

gera quantos empregos dire-tos, atualmente, no Mara-nhão?

IM - Atualmente temos7.315 funcionários e até o pri-meiro semestre de 2011 te-remos cerca de 9.000 funci-onários.

MMA - Em entrevista aoprograma Mundo S/A, da Glo-bo News, em janeiro, o em-presário Ilson Mateus, decla-rou esperar o crescimento doGrupo Mateus, na casa dos25%, até o final do deste ano.Essa meta poderá ser alcan-çada?

IM - Essa meta de 25%já foi superada e esperamosaté mesmo conseguir dobrá-la até o final deste ano.

MMA - Os investimentosdo Grupo Mateus no sistemaCash and Carry, o popular"atacarejo", realizado no MixMateus, têm surtido os resul-tados esperados?

IM - Muito. Já temos qua-tro lojas de "Atacarejo" noMaranhão, sendo uma e Im-peratriz, uma em Balas e duasem São Luís. Esse sistemavem dando tão certo que va-mos inaugurar mais uma esteano no bairro do Maiobão.

É um negócio em francaexpansão que tem atendidobem às expectativas dos cli-entes. Todos os dias temosque melhorar alguns serviços/produtos, pois, estamos

sempre aprendendo com omercado e com os próprios cli-entes. Não podemos parar notempo e achar que já apren-demos tudo, o sistema Cashand carry ainda é novo no paisentão nos demanda muita de-dicação e aprendizagem.

MMA - Qual a importân-cia da publicidade, e dos veí-culos de comunicação, no pro-cesso de crescimento dosSupermercados Mateus?

IM - Os veículos de co-municação foram essenciaispara o crescimento do GrupoMateus, com eles foi possí-vel criar e inovar os nossosanúncios promocionais, divul-gar informações institucio-nais, propagar a imagem daempresa no Estado e foradele.

São amigos que fomosconquista com o passar dosanos, que são nossos clien-tes que nos ajudam a melho-rar e crescer a cada dia.

MMA - O que o Maranhãopode esperar do Grupo Ma-teus, nos próximos cincoanos?

IM - Muitos investimen-tos, geração de empregos di-retos e indiretos dentro doEstado, criação de novos ser-viços, produtos e negóciosque vão auxiliar no cresci-mento e modernização donosso Estado.

Fonte: Jornal Mercado MA

Ilson Mateus Rodrigues, presidente do Grupo mateus

Para Lula, desidratação de Marina garantirá 1º turnoA primeira reação de Lula

ao tomar conhecimento dosdados do último Datafolha foium sorriso. A segunda, umafrase: “Agora, falta a Marinachegar ao número real dela”.Lula repisou um vaticínio quese tornou frequente em seusdiálogos privados. Estima queo índice de intenções de votode Marina Silva (PV) vai “de-sidratar”.

Acha que o passado pe-tista de sua ex-ministra doMeio Ambiente levará os vo-

tos que ela “vai perder” para ocesto de Dilma Rousseff (PT).

Lula compara Marina aHeloísa Helena, a ex-petistaque disputou a sucessão de2006 pelo PSOL. Recorda queHH chegou a ostentar 14%nas pesquisas. Computadasas urnas eletrônicas, ela ob-teve 6,8% dos votos válidos.Na previsão de Lula, Marinanão deve beliscar percentualmuito superior a esse. Nonovo Datafolha, a presidenci-ável do PV dispõe de 10% das

intenções de voto.Contados apenas os vo-

tos válidos, como faz o TSE,Marina vai a 12%. Confirman-das as duas previsões de Lula–a lipoaspiração do índice deMarina e a engorda do de Dil-ma— a mexida pode mesmoter efeito decisivo.

Segundo as estatísticasdo Datafolha, Dilma abriu oitopontos de vantagem sobreJosé Serra: 41% a 33%. Aosolhos de hoje, apenas trêspontos percentuais separam

a pupila de Lula de um triunfojá no primeiro turno. Daí o re-levo atribuído pelo presidenteà oscilação negativa que, se-gundo imagina, Marina estáfadada a amargar.

O alto comando do comi-tê de campanha petista adi-ciona às previsões dee Lulaoutras variáveis que favorece-riam Dilma. Pesquisas feitaspor encomenda do PT revela-riam que as intenções de votoatribuídas a Serra seriam maisvolúveis que as de Dilma.