dia a dia pedra azul — edição 55 — novembro 2010

19
Ano VIII — Número 55 Novembro 2010 Aline Fim Altoé, competindo em matéria de beleza com a Pedra Azul, em foto de Alcione Rodrigues Altoé

Upload: dia-a-dia-pedra-azul

Post on 21-Jul-2016

239 views

Category:

Documents


21 download

DESCRIPTION

Um resumo das matérias presentes neste número: em Memória da Pedra Azul, a história da Ordem dos Tamancos; os 100 anos do senhor Gustavo José Wernersbach; licença ambiental para a duplicação da BR 262 de Viana até Victor Hugo; o sucesso nacional do consultor capixaba em turismo, Mário Petrocchi; Rota Imperial começa a relacionar os atrativos dos seus 31 Municípios; comunidade satisfeita com resultados do Programa Estadual de Resistência às Drogas e à Violência, da Polícia Militar do Espírito Santo; o jornalista Luiz Pires, do Estado do Tocantins, assume a presidência de entidade voltada à promoção do turismo na imprensa brasileira.

TRANSCRIPT

Page 1: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 55 — Novembro 2010

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2010

www.pedraazul.jor.br 1 Ano VIII — Edição 55

Ano VIII — Número 55 Novembro 2010

Aline Fim Altoé, competindo em matéria de beleza com a

Pedra Azul, em foto de Alcione Rodrigues Altoé

Page 2: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 55 — Novembro 2010

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2010

www.pedraazul.jor.br 2 Ano VIII — Edição 55

Diretor Álvaro Gustavo Aroso

DDD 27 — Cel 9972-9980 Editor

João Zuccaratto DDD 27 — Cel 8112-6920

• • • Redação

Caixa Postal 48Rod BR 262 km 90

Pedra Azul — Distrito de Aracê 29278-000 — Domingos Martins — ES

[email protected]

Conselho Editorial

Alcenir RochaEmpresária — Avitures Turismo

Arione Stanislau dos PassosNotário de Registro Civil

Carlos BabãoDesigner gráfico

Cristiano Ricardo PeterliGerente Pousada Peterle

Jorge UlianaComercial — Villágio d’Itália

Jovan Augusto DemonerEspecialista em Marketing

Marco GrilloPresidente Câmara Vereadores Venda Nova do Imigrante

Maria da Conceição de Pinho UlianaWeb designer — www.pedraazuldoarace.com.br

Marielza PassosProfessora em Pedra Azul

Sidney PiltzGerente geral Novotel Vitória

Valdeir Nunes dos SantosEmpresário — Parque do China

Valdir Antônio UlianaSecretário de Transportes do Estado do Espírito Santo

Weber RochaEmpresário — Avitures Turismo

Seccional Estado Espírito Santo Associação Brasileira de Jornalistas Especializados

em Turismo —Abrajet-ES

R Amélia T Nasser 552/304 Jardim da Penha

20-60-110 — Vitória — [email protected]

Este veículo tem o apoio da

Jornalistas especializados em turismo de todo o País

aplaudem novo formatoParabéns pela solução bastante criativa para as edições on line. Um novo marco em imprensa digital. Paulo Queiroga Nova Lima — MG A competência com que o veículo é feito dará valiosa contribuição ao turismo do Estado do Espírito Santo.

José Carlos de Araújo Fortaleza — CE

Iniciativa louvável, porque ingressa no futuro, com o uso das mais modernas ferramentas de comunicação. Carlos Casaes Salvador — BA

Gostei do novo formato. Colorido, muitas fotos, textos diagramados de modo a facilitar a leitura.

Luiz Felipe MouraRecife — PE

Parabéns pelo trabalho, enriquecido com tantos fatos e fotos encadeados numa sequência tão agradável. José de Anchieta Correia Porto Velho — RO

Que esta ideia seja reproduzida Brasil afora, viabilizando mais e mais publicações especializadas. Ayres Cerutti Porto Alegre — RS Fico satisfeito porque esta versão digital é fruto de sugestão nossa, cobrando veículo de alcance nacional. Antônio Claret de Resende Curitiba — PR Boa solução de aproveitamento das novas mídias. Exemplo a ser seguido por colegas em todo o País. Aírson Soares da Rosa Criciúma — SC

Page 3: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 55 — Novembro 2010

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2010

www.pedraazul.jor.br 3 Ano VIII — Edição 55

Imigrantes portugueses usam de bom humor para homenagear com seriedade brasileiros de valor

Colaboração de Valdir Antônio Uliana Engenheiro civil, atual subsecretário estadual de Logística e pesquisador

da história da Região de Montanhas do Estado do Espírito Santo

Memória de Pedra Azul: Ordem dos Tamancos

Eliezer Batista, um dos maiores

entusiastas de Pedra Azul, foi

o último grande homenageado

com as láureas da “Ordem dos

Tamancos

A região de Aracê é mais conhecida como um espaço colonizado por italianos. Mas uma outra comunidade de imigrantes europeus, apesar de pequena, deu grandes contribuições para o desenvolvimento local ao longo dos últimos 50 anos. Foram os portugueses, cujas trajetórias se confundem com progressos em diversas áreas, notadamente agricultura, comércio e prestação de serviços, especialmente no turismo. Nomes como Júlio Pinho, Delfim Lemos de Pinho, Álvaro Manuel da Silva Aroso e outros mais estão eternizados na rica história que vem sendo escrita aos pés deste maciço de granito que todos conhecem como a Pedra Azul. E nunca é por demais render homenagens a estes pioneiros a quem tanto devemos.

Chegados aqui por motivos os mais diversos, numa época de quase isolamento devido à precariedade das estradas e à inexistência de meios de comunicação, assim como seus irmãos italianos, alemães e pomeranos, os luzitanos também se agregavam por afinidades de origem, língua e costumes. Mas não se segregavam, fazendo questão de conviver em harmonia com todos que por aqui também lutavam em busca de crescimento, progresso, um futuro melhor. Uma forma de quebrar a monotonia de todos os dias dedicados ao trabalho era a realização de festas

abertas a todos. E haja criatividade para ter motivos “oficiais” para comemorar. Afinal, era preciso ter uma boa desculpa para justificar o envolvimento em algazarras.

E uma das mais “sérias”, “importantes”, “interessantes” e “valorosas” iniciativas desenvolvidas pelo grupo de imigrantes portugueses que adotou Pedra Azul para viver foi a criação da “Ordem dos Tamancos”. Pena que durou pouco tempo, não o suficiente para se consolidar

no seio da nossa comunidade. Materializada em medalha, diploma e um par de típicos calçados da terrinha, a comenda especial tinha como objetivo homenagear brasileiros que, com dedicação e muito trabalho, erguiam esta grande Pátria que os recebia de braços abertos. Criada nos idos do já longínquo ano de 1966, fez sua última reunião em meados de 1983, em grande festa na área da Pousada dos Pinhos. Era tudo uma grande brincadeira levada muito a sério.

Mais sobre a breve história da “Ordem dos Tamancos”nas páginas a seguir.

Page 4: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 55 — Novembro 2010

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2010

www.pedraazul.jor.br 4 Ano VIII — Edição 55

Honraria a Eliezer Baptistafoi o último evento organizado pela

“entidade” dos portugueses

Naquela oportunidade — que ninguém imaginava ser a última —, as “autoridades” da “Ordem dos Tamancos” concedeu suas regalias a um dos já então apaixonados de Pedra Azul: Eliezer Baptista da Silva, nome hoje que não precisa de apresentação.E o que sobrou de referências daquele acontecimento nos permite reconstruir como “funcionou” a “entidade”. Trata-se de um folheto de apresentação que cada convidado recebeu ao chegar. Ele trazia um texto explicativo sobre a iniciativa, e suas duas faces, escaneadas, ilustram um pouco este artigo. Outras raridades são um rascunho manuscrito pelo próprio doutor Júlio Pinho e discursos, datilografados e corrigidos a mão, que foram feitos durante o desenrolar daquele grande evento.

Infelizmente, por motivos que anda não identificamos, a “Ordem dos Tamancos” nunca mais se reuniu. Mas, o último neófito a ingressar em seus quadros honrou por demasia os princípios que nortearam a criação da mesma, em que se destaca a luta constante pelo progresso de Pedra Azul. Afinal, Eliezer Baptista da Silva foi, é e será, por muito tempo, um dos maiores entusiastas do desenvolvimento com sustentabilidade desta parte de chão tão maravilhoso do Estado do Espírito Santo. É um nome que sempre valorizará e honrará a “Ordem dos Tamancos” se, algum dia, ela voltar a ser revivida. Uma tarefa que , acreditamos, ficará a cargo não mais de portugueses autênticos, mas dos muitos descendentes que aqui foram gerados.

Memória de Pedra Azul: Ordem dos Tamancos

Íntegra do texto do folheto explicativo sobre a “Ordem dos Tamancos” que os convidados receberam ao chegar à grande festa ocorrida na Pousado dos Pinhos. Nesta reprodução, tomamos a liberdade de já adotar as novas regras de ortografia da Língua Portuguesa.

I — No início

A origem da verdadeira, heroica e mui valorosa Ordem dos Tamancos se perde na bruma dos tempos. Alguns a filiam aos antigos mistérios de Ísis, no Egito, enquanto outros encontram semelhança com os cultos eleusinos da Grécia, as saturnais romanas, as reuniões secretas dos primeiros cristãos, em Roma, ou nas ordens da Cavalaria Medieval.

O que é certo é que sua instituição recente data de mais de mil anos, desde que, no “pequenino jardim d’Europa, à beira-mar plantado”, se criou o tamanco, protetor dos pés andarilhos pelas asperezas dos caminhos.

No Brasil, numa noite fria, no inverno de 1966, neste paraíso belo e insólito na Terra que é Pedra Azul, no Espírito Santo, a mil metros de altitude acima do nível do mar, entre uma caneca e outra do capitoso vinho da região, os portugueses que ali se fixaram desde a década de 40 deliberaram permitir aos bárbaros, seus vizinhos, desde que o merecessem, ingressar nos mistérios indevassáveis da Ordem dos Tamancos, uma organização antiga, mas sempre renovada, a serviço da paz e da alegria.

Continue descobrindo um pouco mais sobre a breve história da “Ordem dos Tamancos” nas páginas a seguir.

Page 5: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 55 — Novembro 2010

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2010

www.pedraazul.jor.br 5 Ano VIII — Edição 55

Assim é que, paulatinamente, estão sendo conquistados para a verdadeira, heroica, mui antiga e valorosa Ordem os bárbaros enamorados da Pedra Azul, unidos ao ideal do núcleo inicial, lusitano da gema, composto de Júlio de Oliveira Pinho, Antônio da Silva Monteiro, Álvaro Aroso, Delfim Lemos de Pinho e Delfim Pinho de Oliveira.

II — Sobre a festa de hoje

Com a palavra, Júlio de Oliveira Pinho, um dos iniciadores da Ordem dos Tamancos:

Se, aparentemente, esta festa não passa de uma reunião entre amigos, todavia, o ritual que lhe deu motivos tem um significado muito particular, que precisa ser esclarecido, para ser bem interpretado. Sendo esta festa de iniciativa de portugueses, quisemos dar-lhe um cunho castiçamente português.

Segue a íntegra do texto do folheto explicativo sobre a “Ordem dos Tamancos”

Manuscrito do discurso que o doutor Júlio Pinho proferiu na ocasião

Continue descobrindo um pouco mais sobre a breve história da “Ordem dos Tamancos” nas páginas a seguir.

Page 6: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 55 — Novembro 2010

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2010

www.pedraazul.jor.br 6 Ano VIII — Edição 55

Ora, como quando se fala de português, seja em conversa normal ou em maldosa anedota, logo se imagina ‘sô’ Manuel, de tamancos, bigodes, aspecto rude, mas trabalhador, honesto e franco. Nós então achamos que, para simbolizar ‘sô’ Manuel, nada mais indicado do que o par de tamancos.

Por isso, com algum trabalho e muito carinho, trouxemos de Portugal um típico par de tamancos para que, juntamente com a medalha e o pergaminho, e num ritual quase canônico, simbolizássemos a rude lusitano, descendente de Cabral, prestando homenagem a nossos bons amigos, que, amando esta terra, Pedreiras, nela gostam de passar bons momentos de suas vidas.

Assim sendo, sob essa irônica aparência de ridículo, há, na verdade, um gesto sentimental de apreço e gratidão dos velhos portugueses pelos novos brasileiros que vão construindo esta grande Pátria. E é este, realmente, o verdadeiro significado desse exótico ritual, de aparência quase grotesca.

III — Agraciados honoráveis

Entraram, até o corrente ano, na Ordem dos Tamancos, os seguintes membros:

1 — Carlos Calmon, o “Carlinhos”, do Sítio Flor dos Pinhos [na verdade, Flor das Pedras], exportador de café, em Pedreiras desde 1957. Data de ingresso: 12.3.1967. Novo nome adquirido pelo batismo da Ordem: Joaquim.

2 — Wilson Simões Ferreira, Sítio Vale do Carmo, médico. Novo nome adquirido pelo batismo da Ordem: Emmanoel.

3 — Paul Vogt, Sítio Argovia, engenheiro mecânico. Novo nome adquirido pelo batismo da Ordem: José.

4 — Otacílio Coser, Parque Pedra Azul, empresário. Novo nome adquirido pelo batismo da Ordem: Antônio.

5 — Rogério Costa Pacheco, Sítio do Compadre, ortodontista. Novo nome adquirido pelo batismo da Ordem: Francisco.

6 — Eliezer Baptista da Silva, neófito na Ordem. Novo nome adquirido pelo batismo da Ordem: Enriques.

IV — Os discursos

A cerimônia de ingresso na Ordem dos Tamancos consta de uma festividade campestre, com a leitura de textos pré-estabelecidos, a saber:

Segue a íntegra do texto do folheto explicativo sobre a “Ordem dos Tamancos”

Continue descobrindo um pouco mais sobre a breve história da “Ordem dos Tamancos” nas páginas a seguir.

Page 7: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 55 — Novembro 2010

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2010

www.pedraazul.jor.br 7 Ano VIII — Edição 55

Segue a íntegra do texto do folheto explicativo sobre a “Ordem dos Tamancos”

Continue descobrindo um pouco mais sobre a breve história da “Ordem dos Tamancos” nas páginas a seguir.

Discurso de Antônio da Silva Monteiro

Estamos no reino de dom Ordonho, na lendária Lusitânia. O tempo é nossa fantasia. Os hábitos e as tradições são condicionados pela moral rígida de sua majestade, dom Ordonho.

Aqui neste reino, e neste tempo, também fomos afetados pelo aumento assustador de nossa grei. Este problema, que poderia causar graves danos à paz idílica do reino da Lusitânia, foi resolvido com a sábia decisão de nosso amado rei dom Ordonho.

Ele, O Sábio, determinou o único método anticoncepcional permitido pela nossa moral: o par de tamancos presos com atilhos, que a mulher usará nas longas noites de inverno e na suavidade das noites estivais.

E tão eficazmente o par de tamancos mantém os bons costumes do povo da Lusitânia que se tornou símbolo da Ordem com que hoje é investido o neófito lusitano.

O mestre de cerimônias Júlio Pinho fará a apresentação de neófito, com suas imensas virtudes e minguados defeitos. Original do discurso de Antônio da Silva Monteiro

Page 8: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 55 — Novembro 2010

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2010

www.pedraazul.jor.br 8 Ano VIII — Edição 55

Segue a íntegra do texto do folheto explicativo sobre a “Ordem dos Tamancos”

Na página a seguir, a conclusão desta breve história sobre a “Ordem dos Tamancos”.

Discurso do embaixador de dom Ordonho, Alziro Calmon Tavares

Sob o véu diáfano da fantasia, e neste momento de faz de conta, ocorre, aqui, um evento de grande importância, que deverá ficar solenemente registrado: o ingresso na Ordem dos Tamancos de seu mais novo e jovem membro. Urge, pois, que o escriba esteja atento e aponte, na ata, com fidelidade, o desenrolar dos fatos, para conhecimento dos vindouros.

Estamos no reino de dom Ordonho, para onde, em inspirado momento, subiu um pequeno grupo de seus súditos, com a firme e unânime resolução de reviver, nestas paragens, a Lusitânia dos ancestrais, trazendo seus costumes, praticando seus comeres, repetindo seus vinhos e, sobretudo, fiéis ao rígido princípio da venerável Ordem, que estabelece padrões inflexíveis à forma do uso, pelas mulheres deste reino, dos tamancos e dos atilhos.

E a Ordem, dentro de severos preceitos e inspirada parcimônia, vem selecionando os eleitos à honraria suprema. Exige-lhes bom caráter, amor à terra e à natureza, aos animais e aos pássaros, que, neste reino, devem ser livres, completamente livres, como os seus súditos.

Original do discurso de Alziro Calmon Tavares

Page 9: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 55 — Novembro 2010

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2010

www.pedraazul.jor.br 9 Ano VIII — Edição 55

Conclusão a íntegra do texto do folheto explicativo sobre a “Ordem dos Tamancos”

Em troca, dá-lhes o bom Ordonho a graça e suave prazer de gozar, sem restrições, da paz silenciosa de seu reino, do verde dos campos, do azul magnético de Grande Pedra, do ar puro, de água límpida, do chilrear dos pássaros, e, ao fim do dia, quando o Sol se esconde, do misterioso e fascinante pio das aves noturnas misturado ao exótico coaxar dos sapos.

E se, por vezes, raios e coriscos cortam este céu com barulho ensurdecedor, não vos amedronteis: é irritação passageira de dom Ordonho, provocada, dizem os antigos, por alguma súdita menos avisada, que, por inocência, esqueceu, ao deitar, de prender os atilhos dos tamancos.

Meus amigos! Hoje, recebemos com grande júbilo no rol dos membros da venerável Ordem dos Tamancos o iniciado e gentil homem Eliezer Baptista da Silva, que vai juntar-se aos já ilustres detentores da cobiçada comenda. Que a vida lhe seja longa, com força e saúde para bem e merecidamente gozar das benesses deste reino e desta honraria. Amém e tenho dito.”

Depois dos discursos, o neófito faz seu juramento, recebe o antigo pergaminho e o símbolo da Ordem — um par de legítimos tamancos lusitanos — e adquire, vitaliciamente, todos os direitos de membro da Ordem, que entra, então, em recesso, enquanto seus membros se esforçam pelo progresso de Pedreiras e pelo autoaperfeiçoamento, até a próxima festa de posse, que, no caso, será no sítio do último que ingressou.

É, assim, a Ordem dos Tamancos, um grupo de homens bons e varonis que estão congregados pelo amor a Pedreiras e pela defesa intransigente de suas belezas naturais.

Reprodução de parte do folheto de apresentação da “Ordem dos Tamancos”, com as assinaturas de todos os agraciados até aquele momento

Page 10: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 55 — Novembro 2010

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2010

www.pedraazul.jor.br 10 Ano VIII — Edição 55

Quando do lançamento do livro de memórias “Lembranças e Lambanças”, o vereador de Vitória, Fabrício Gandini, do PPS, fez constar nos anais da Câmara da capital um voto de louvor por aquela

iniciativa de recuperação da história recente da região de Pedra Azul, vivida por um dos seus mais dignos representantes. Em retribuição à gentileza do parlamentar, o autor do trabalho, Álvaro Manuel da Silva Aroso, fez uma visita àquela Casa, presenteando-o com um exemplar da obra. E, por cortesia, repetiu o gesto com o presidente daquele Legislativo, Alexandre Passos. Apesar da agenda carregada, ambos

fizeram questão de recebê-lo em seus gabinetes e, enquanto folheavam as páginas do trabalho, fizeram perguntas pertinentes à rica experiência de vida que o senhor Álvaro Aroso acumulou nestes seus 50 anos

de convívio nas abençoadas terras deste Estado do Espírto Santo.

Vereadores de Vitória presenteados com exemplares do livro de memórias “Lembranças e Lambanças”

Momentos em que o senhor Álvaro Manuel da Silva Aroso presenteia os vereadores Fabrício Gandini, à esquerda, e Alexandre Passos, com exemplares do livro de memórias que produziu

O senhor Gustavo José Wernersbach foi homenageado com o reconhecimento público à sua valiosa contribuição social e cultural ao longo de 100 anos de uma existência marcada pela defesa do bem

público e do desenvolvimento do Município de Domingos Martins. Tudo aconteceu em sessão solene na Câmara de Vereadores da cidade, a partir de uma iniciativa do presidente daquela Casa de Leis,

Osmar José de Oliveira. A sessão solene, com a presença de todos os parlamentares, membros da família do agracidado e grande público, aconteceu no Ginsásio de Esportes Theodoro Schwambach, tendo início às 19 horas do último dia 26 deste mês. Após discursos das autoridades presentes, e do agraciado receber um diploma de honra ao mérito, foi instalada a exposição “Tributo ao Senhor

Gustavo Wernersbach”, com imagens e documentos que ilustram um pouco da longa trajetória de vida e experiência de uma pessoa realmente singular.

Gustavo José Wernersbach: 100 anos de vida

Page 11: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 55 — Novembro 2010

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2010

www.pedraazul.jor.br 11 Ano VIII — Edição 55

TAP é líder mundial no atendimento à América do Sul

A TAP foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a Companhia Aérea Líder Mundial para a América do Sul, resultado anunciado durante a festa de gala da grande final da 17ª edição dos World Travel Awards — WTA, realizada dia 7 novembro, no Grosvenor House Hotel, em Londres, na véspera do início do World Travel Market — WTM deste ano. Instituídos com o objetivo de reconhecer, premiar e celebrar a excelência em todos os setores de atividade da indústria global de viagens e turismo, os World Travel Awards são hoje o mais prestigiado galardão da indústria. O anúncio dos vencedores de 2010 veio culminar uma grande tournê desenrolada ao longo deste ano, no decurso da qual foram distinguidas as melhores marcas do mundo das viagens em cada uma das regiões do globo abrangidas, num processo que cobriu 160 países, envolveu 3.600 nomeados em 919 categorias e contou com mais de 183.000 votos recebidos.

Na ocasião, Luiz Mór, vice-presidente da TAP, afirmou: “A atribuição deste prêmio à TAP, em dois anos seguidos, enche-nos de orgulho e satisfação mais uma vez. Esta distinção consagra e reconhece o trabalho que a companhia aérea tem desenvolvido, nos últimos anos, para promover e reforçar nossos serviços na América do Sul, em especial no Brasil, País onde a TAP é a companhia aérea internacional que mais passageiros transporta, ligando mais de 30 cidades na Europa a Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.” Em competição direta com Air France, American Airlines, British Airways, Ibéria e TAM, a TAP vê assim reconfirmada sua liderança em 2010, ano em que abriu mais um novo destino — Campinas — e ao longo do qual transportou, até final de outubro, cerca de um milhão e duzentos mil passageiros, com um crescimento de 29% face ao ano passado.

Mór concluiu afirmando: “É com grande entusiasmo que vejo a liderança da TAP para a América do Sul reconhecida pelos participantes no processo de votação dos internacionalmente aclamados World Travel Awards, apesar da concorrência crescente de grandes companhias aéreas que operam na região. Para todos nós, este prêmio traduz se em maior responsabilidade ainda perante os nossos clientes e parceiros de negócio e coroa de êxito os nossos esforços e a nossa aposta neste mercado, animando-nos a prosseguir com vista a melhorar cada vez mais.” A TAP cobre atualmente 64 destinos em 30 países, operando em média mais de 1.850 vôos por semana. Ela dispõe de uma moderna frota de 55 aviões Airbus, aos quais acrescem mais 16 aviões ao serviço da PGA, companhia regional adquirida em 2007. A eleição WTA resulta de votação on line pelo público em geral e profissionais da área de turismo e viagens de todo o mundo.

Luiz Mór, vice-presidente da TAP, recebe o prêmio na grande final dos World Travel Awards

Page 12: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 55 — Novembro 2010

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2010

www.pedraazul.jor.br 12 Ano VIII — Edição 55

O acesso a Pedra Azul, e a toda a Região de Montanhas do Estado do Espírito Santo, ficará bem mais facilitado e mais seguro após a duplicação da BR 262, no trecho de 52 quilômetros que começa em Viana e vai até Victor Hugo. E a realização desta importante obra está cada vez mais próxima, uma vez que o Conselho Estadual de Meio Ambiente aprovou a Licença Prévia, fase inicial para a liberação total de execução dos serviços. Os membros do Conselho analisaram, adequaram e concordaram com as 11 condicionantes ambientais elaboradas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, dentre elas a realização de um estudo para implantação de passagens seguras para fauna silvestre e a apresentação de um relatório destacando, por exemplo, locais onde devem ser instalados os canteiros de obras e de bota-fora de materiais e entulhos.

A BR-262 possui tráfego intenso, escoando a produção do interior do Estado para o litoral, e é uma das alternativas mais utilizadas por turistas durante as altas temporadas, sendo a principal via que liga Vitória ao Estado de Minas Gerais. A duplicação tem o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento da estrada e, com isso, reduzir os índices de acidentes, que vêm se elevando ano a ano, tanto em números quanto em gravidade.

É importante ressaltar que a Licança Prévia não dá direito de se realizar qualquer tipo de intervenção na área prevista no projeto. Ela apenas lista as obras com função de preservação do meio ambiente que terão de ser incorporadas aos serviços a serem executados ao longo da rodovia, para, aí sim, ser emitida uma segunda autorização — a Licença de Instalação —, a partir da qual poderão ser iniciadas os trabalhos de engenharia civil.

Conselho Estadual do Meio Ambiente libera licença inicial para duplicação da BR 262 até Victor Hugo

O acesso a Pedra Azul, e a toda a Região de Montanhas do Estado do Espírito Santo, será mais fácil e mais seguro com a duplicação da

BR 262 entre Viana e Victor Hugo

Page 13: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 55 — Novembro 2010

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2010

www.pedraazul.jor.br 13 Ano VIII — Edição 55

Só merece elogios o esforço que a protetora de animais Hadassa Busatto e a advogada Juliana

Morais Silva vêm fazendo em busca de voluntários para adotarem animais abandonados. Neste mês, promoveram uma grande corrente na Internet, em

busca de um lar para os sete filhotinhos da cadelinha Sofia. Na mensagem, além de um belo texto, estavam

anexadas fotos de todos eles, como esta que ilustra a nota. Não sabemos se as abnegadas Hadassa e

Juliana foram vitoriosas na campanha, mas, se você, leitor ou leitora amiga, quiser colaborar, é só entrar

em contato pelos e-mails [email protected] ou [email protected]. Concluímos este texto reproduzindo aqui a frase de Emile Zolá com que

elas encerraram a mensagem divulgada via Web: “O destino dos animais é muito mais importante para

mim do que o medo de parecer ridículo.”

A cadelinha Sofia eseus sete bebês

Mário Petrocchi: sucesso nacionalSe existe uma personalidade capixaba vinculada ao turismo que faz sucesso em todo o País ela é o

consultor Mário Petrocchi. Profissional respeitado Brasil afora, além de prestar serviços de Norte a Sul e de Leste a Oeste, desenvolvendo estudos e planejamentos a partir de contratos com o Ministério do

Turismo, Sebrae Nacional, Secretarias de Estado, Prefeituras das capitais e de cidades de todos os portes, além de outras instituições de renome, sua agenda de palestras é sempre significativa. Por exemplo:

dia 6 desta mês, esteve em Fortaleza, no Ceará, num grande evento que, num primeiro momento, debateu problemas e conflitos e, depois, apresentou soluções e levantou tendências do turismo nacional e internacional. Entre um e outro, durante o coffee break, Mário Petrocchi autografou exemplares dos

diversos livros que já publicou.

Toda a comunidade que vive no entorno da região de Pedra Azul está muito sensibilizada com a atuação que Cristiano Peterle vem desenvolvendo à frente do movimento que busca uma solução para a “ Curva da Morte”, local da rodovia BR 262 que, devido a problemas de construção, sinalização inadequada e imprudência dos motoristas é dos recordistas em acidentes de trânsito, muitos deles com mortes. Nunca é por demais lembrar que o empreendedor Olimar Peterle foi um dos que perdeu a vida naquele local, uma tragédia até hoje sem explicação, pois não se identificou o outro veículo envolvido no choque.

Cristiano Peterle está sempre à frente das manifestações que a população realiza no local, tendo sido, inclusive, convocado pela Polícia Federal a prestar esclarecimentos em Vitória. Recentemente, deu entrevistas às principais redes de TV do Estado, criticando a providência “meia-sola” que o Dnit fez com o intuito de reduzir os problemas. O órgão instalou quebra-molas antes da curva o que, em vez de ajudar, contribui para aumentar o nível de riscos do trecho. Como não há pinturas e placas avisando os motoristas, estes só percebem o obstáculo quando estão em cima do mesmo.

Comunidade de Pedra Azul elogia atuação de Cristiano Ricardo Peterli na busca por solução para a “Curva da Morte”

Page 14: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 55 — Novembro 2010

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2010

www.pedraazul.jor.br 14 Ano VIII — Edição 55

Roteiro vai listar atrativos dos 31 Municípios que serão beneficados por este novo produto turístico

Rota Imperial

A competente Kátia Peterle, mais uma vez, se destaca à frente de importante projeto voltado ao desenvolvimento do turismo do Estado do Espírito Santo. Agora, como assessora técnica do Instituto Rota Imperial, vem trabalhando para consolidar um novo produto que reúne tudo o que de melhor se pode oferecer a um visitante: mergulho no passado, patrimônio histórico, diversidade cultural, mosaico de paisagens, riqueza em biodiversidade, variedade em culinária, caráter de aventura e muito mais. Trata-se da “Rota Imperial”, um projeto que, integrado a já conhecida “Estrada Real”, liga a capital capixaba, Vitória, à cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais.

Cruzando 31 Municípios do litoral ao interior do País, a “Rota Imperial São Pedro d’Alcântara” traz de volta os caminhos abertos a partir do início do século XIX, o que só foi possível devido ao declínio da exploração do ouro e após a vinda da Coroa Portuguesa para o Brasil, em 1808. O marco zero da “Rota Imperial” é o Palácio Anchieta, no Centro de Vitória. Dali, segue para Oeste, cruzando extensões de Mata Atlântica, diversos vales, bordeando cadeias de montanhas, em percursos ornados por riqueza de fauna e flora sem igual. Tudo isto será usado como base para se dinamizar o turismo ao longo do extenso caminho que use o mar ao sertão.

Um projeto de roteirização de todos os atrativos turísticos da “Rota Imperial” está sendo desenvolvido com o apoio do Instituto Estrada Real, aproveitando-se a experiência que eles acumularam nos 15 anos de implantação da “Estrada Real”. À frente dos trabalhos estão as técnicas Karla Bittar Silveira e Letícia Matoso, que já fizeram um levantamento preliminar do que de mais interessante encontraram tanto nos 17 Municípios capixabas e em 16 de Minas Gerais. Elas apresentaram o resultado inicial deste trabalho à comunidade capixaba em diversas reuniões de sensibilização, tanto em Vitória quanto em cidades que abrigam partes do trajeto.

O “Manual para Atendimento ao Turista” — publicação de bolso com informações gerais sobre a cidade, engoblando história, geografia, clima, atrativos turísticos, serviços, dicas de inglês, mapas e nomes de ruas — e a capacitação para profissionais do setor, ambos do Município de Vitória, foram projetos premiados pelo Ministério do Turismo como das melhores práticas desenvolvidas pelos 65 Destinos Indutores do

Desenvolvimento Turístico Regional. O resultado veio após estudo de competitividade referente ao ano de 2010, com a cidade sendo destacada em “Serviços e Equipamentos Turísticos” e “Estrutura de Qualificação para o Turismo”. O evento de premiação está programado para o dia 7 de dezembro, em

Brasília.

Ações do Município de Vitória são premiadaspelo Ministério do Turismo

Page 15: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 55 — Novembro 2010

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2010

www.pedraazul.jor.br 15 Ano VIII — Edição 55

Publicação sediada em Ilhéus, no Sul da Bahia, é uma das pioneiras na divulgação do conteúdo pela Web

20 anos da revista Folha da Praia

Quando decidiu criar a “Folha da Praia”, no início da década de 90, o jornalista Roberto Santana jamais poderia imaginar que, de um jornal, o periódico se tornasse o que é hoje, uma revista que faz parte da história de Ilhéus, com 132 edições e da melhor qualidade. A ideia inicial se concretizou em um tabloide especializado em turismo, sendo distribuídos 5 mil exemplares gratuitamente em todo o Município de Ilhéus e região adjacente.

— O jornal era em preto e branco, em papel de livro, de alta alvura. O sucesso foi tão grande que ampliamos a cobertura para variedades — relembra Roberto Santana. Com o passar das edições, outros temas ganharam importância no cenário social da época, e foram incluídos na cobertura da publicação. Devido à pequena perenidade do jornal o proprietário da gráfica que imprimia os números sugeriu que se fizesse “uma revista, que dura mais.”

Assim, em 1994 surgia a nova publicação, mas apenas com as capas coloridas. O caderno “Mulher em Destaque” era impresso em papel rosa. Com as novas tecnologias, foi ficando mais fácil e mais em conta incluir cores. Hoje, o que não falta na “Folha da Praia” são cores em todas as suas páginas. A “Folha da Praia” alcança 20 anos em 2011, com distribuição de 10 mil exemplares a cada nova edição.

— Tenho clientes desde a edição zero. Ninguém seria doido de investir numa coisa que não desse retorno. É preciso levar a sério, respeitar o público, o cliente, e procurar sempre inovar — revela Roberto Santana. Para ele, o veículo representa um grande ganho na comunicação, difundindo as riquezes de Ilhéus e seu povo inclusive pelo mundo afora, através do site www.folhadapraia.com, na Internet há 10 anos.

Roberto Santana começou sua carreira cedo, antes da graduação, em 1974, como radialista e jornalista. Assumiu a redação de muitos jornais, como o “Diário da Tarde”, em Ilhéus. Formou-se em Jornalismo no ano de 1980, pela Faculdade de Comunicação Hélio Alonso, no Rio de Janeiro, quando trabalhou na Bloch Editores, na revista “Fatos & Fotos”. Em Salvador, atuou no “Jornal da Bahia”, “A Tarde” e “Tribuna da Bahia”.

O editor Roberto Santana folheia um dos últimos números da sua revista “Folha da Praia”, publicação produzida na cidade de Ilhéus,

localizada no litoral Sul do Estado da Bahia

Page 16: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 55 — Novembro 2010

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2010

www.pedraazul.jor.br 16 Ano VIII — Edição 55

Iniciativa da Polícia Militar junto aos estudantes alcança sucesso no Distrito de Aracê

Programa Estadual de Resistência às Drogas e à Violência — Proerd

Cerca de 240 alunos da rede pública de ensino fundamental do Distrito de Aracê, no Município de Domingos Martins, participaram de uma solenidade de formatura dentro do Programa Estadual de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd, iniciativa da Polícia Militar do Espírito Santo. O evento aconteceu durante a manhã do último dia 20 de hovento, um sábado, na quadra de esportes da Escola Estadual Pedreiras, em Pedra Azul. Todas as crianças diplomadas passaram por um curso com diversas atividades e aulas ministradas pelos soldados Cristina Schwambach e Márcio Barcelos, ambos da Sexta Companhia Independente daquela corporação de segurança pública.

O ponto culminante da solenidade ocorreu quando os alunos, em posse dos seus certificados, comprometeram-se perante a sociedade em geral a buscarem um mundo de paz e tranquilidade. Outro momento marcante foi a distribuição de brindes e prêmios aos alunos que se destacaram em uma gincana e no Concurso de Redação. Segundo o major PM Marcelo Corrêa Muniz, comandante da Sexta Companhia, “o objetivo primordial do Proerd é fornecer capacitação e motivação para que as crianças e adolescentes digam não às drogas — sejam elas lícitas ou ilícitas — e promovam a cultura da não-violência em seus lares, na escola e na sociedade em geral.”

— Com o Proerd, a Polícia Militar do Espírito deseja que nossas crianças se sintam fortalecidas e, com confiança, possam dizer um grande não às drogas e um sim maior ainda à saúde e à vida — complementou ele. Professores, membros da comunidade, empreendedores, integrantes das famílias dos alunos e muitas outras pessoas fizeram questão de participar desse momento marcante na vida de todos eles. Também presentes o prefeito Wanzete Krugger; vice-prefeito Fábio Anselmo Trabach, secretária municipal de Educação e Esportes, Adenilde Steis Silva; vereador Wellington Bleindorn; coordenador estadual do Proerd, major PM Jair Gomes de Freitas.

Parte dos 240 alunos das escolas do Distrito de Aracê, em Domingos Martins, diplomados pelo Programa Estadual de Resistência às Drogas e a Violência da Polícia Militar do Espírito Santo, o Proerd

Mais sobre a solenidade do Proerd na página a seguir.

Page 17: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 55 — Novembro 2010

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2010

www.pedraazul.jor.br 17 Ano VIII — Edição 55

Participação da comunidade foi decisiva para o sucesso junto às crianças e aos adolescentes

Programa Estadual de Resistência às Drogas e à Violência — Proerd

O gerente da Pousada Peterle, Cristiano Ricardo Peterle, ressaltou: “Nós não podíamos deixar de participar dessa grande festa. Queremos dizer às crianças que estamos ao lado delas para o que der e vier. Estamos sempre dispostos a colaborar para o desenvolvimento, educação e bem estar de nossa comunidade.” Aluno da Escola Municipal Luiz Pianzola, Alex Ignácio Fudcheller, 12 anos, ganhador de uma televisão de 14 polegadas, emocionado, revelou:. “Esse é o primeiro presente que ganho na minha vida. Estou muito feliz e satisfeito com o Proerd.”

O prefeito Wanzete Krugger discursou, dando parabéns aos formandos e aos pais. Manifestou a importância da continuidade do programa nas escolas do Município: “Vamos sempre apoiar ações de prevenção e estaremos juntos com a Polícia Militar, as escolas e, principalmente, os pais, para protegermos nossas crianças dessas mazelas que assolam o mundo.” Enfafizando que aquela era a primeira de várias outras formaturas que virão para a comunidade de Aracê, os alunos cantaram a “Canção do Proerd” e, após, foi servido um gostoso lanche a todos que ali estavam.

Representantes da comunidade do Município de Domingos Martins que compareceram à solenidade de diplomação das crianças e adolescentes que concluíram o treinamento do Proerd no Distrito de Aracê

Mais sobre a solenidade do Proerd na página a seguir.

Page 18: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 55 — Novembro 2010

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2010

www.pedraazul.jor.br 18 Ano VIII — Edição 55

Relação dos nomes das pessoas e das empresas que contribuíram para o sucesso do Proerd em Pedra Azul

Programa Estadual de Resistência às Drogas e à Violência — Proerd

Abigail MonjardinArione Stanislau dos PassosAroso Paço Hotel Associação Turística de Pedra AzulÁurea Aroso Calvalgada Pedra AzulCartório de Pedra Azul Chocolates Prawer Pedra AzulCobra d’ÁguaCristiano Ricardo Peterli Eletromóveis SteinEletro NauFarmácia CidadeFarmácia Pedra AzulJMV Moto Peças Lília MelloLoja Transverde Lucas IzotonLuiz Fardin Madeireira Pedra AzulPedra Azul Material de Construção Pizzol AutomóveisPosto Pedra AzulPosto PedreirasPousada das ÁguiasPousada dos PinhosPousada PeterlePousada Rabo do Lagarto Restaurante PassosRestaurante PeterleRestaurante ValsuganaRoberto Luiz Lang (Beto Lang)Supermercado CanalSupermercado Cedeg Supermercado Show de ComprasVillággio d’ItaliaWellington Bleindor

Os nomes, sejam de pessoas ou de empresas, estão listados em ordem alfabética.

A presença maciça da população da região do Distrito do Aracê, como mostram as duas fotos acima, é a prova definitiva do

sucesso desta iniciativa da Polícia Militar, que deve ser repetida em todo o Estado do Espírito Santo como aqui mesmo, em Pedra

Azul

Page 19: Dia a Dia Pedra Azul — Edição 55 — Novembro 2010

Dia a Dia Pedra Azul Digital Novembro 2010

www.pedraazul.jor.br 19 Ano VIII — Edição 55

O jornalista Luiz Pires é o novo presidente da Seccional Estado do Tocantins da Associação Brasileira de Jornalistas Especializados em Turismo — Abrajet-TO. Ao lado do seu vice-presidente, Luciano Matos, ele tomou posse no último dia 26 de novembro, em solenidade que contou com a presença de personalidades do trade turístico nacional, autoridades locais e vários convidados. O ato, com início às 20 horas, transcorreu no Espaço Cabana Eventos, sendo seguido de um jantar oferecido a todos os convidados. A animação da festa ficou por conta do cantor de MPB, Domingos de Assis. A nova diretoria comandará a entidade no biênio 2010/2012.

Luiz Pires, novo presidente da Abrajet-TO, toma posse em solenidade prestigiada pelo trade turístico

Associação Brasileira dos Jornalistas Especializados em Turismo — Abrajet

— Vou fortalecer os projetos que nossa Abrajet vem desenvolvendo, e pretendo contribuir com o desenvolvimento da indústria do turismo no Tocantins e no Brasil — destacou Luiz Pires. Já Arlete Carvalho, que passava o cargo, declarou: “Tenho o sentimento do dever cumprido. Deixo uma Abrajet reconhecida como de utilidade pública estadual, obrigações financeiras em dia e dinheiro em caixa, e excelente credibilidade junto ao trade, o Foestur, Conselho Turismo de Palmas, Prefeituras e parceiros dos nossos projetos. Saio com a certeza de que meu sucessor fará de tudo para manter e até melhorar a imagem da entidade.”

Uma das personalidades que prestigiaram a posse foi o diretor executivo da Abrajet Nacional, José Humberto Falcão, que também é o presidente a Seccional do Estado de Mato Grosso, e se deslocou de Cuiabá até Palmas especialmente para testemunhar este momento tão importante para os colegas do centro do Brasil. É importante ressaltar que a Abrajet-TO é das mais organizadas do País. Após o ato solene de posse da nova diretoria, como é de praxe, a Abrajet Tocantins agraciou com o título “Amigos da Abrajet-TO” personalidades que ajudam a entidade em seus projetos voltados ao desenvolvimento e à divulgação do turismo tocantinense.

Nova diretoria Abrajet-TOBiênio 2010/2012

Luiz PiresPresidente

Luciano MatosVice-presidenteLuzinete Bispo

1ª Secretária GeralMaria Arienar

2ª Secretária GeralArlete Carvalho

Secretária de FinançasThelma Maranhão

Secretária Promoção e EventosSeleúcia Fontes

1ª Secretária de ComunicaçãoFred Alves

2° Secretário de ComunicaçãoMara Rita

Secretária de Relações PúblicasJanete Monteiro

Secretária Assuntos JurídicosLauri Mayer

Secretário Projetos EspeciaisVista do centro comercial de Palmas, capital do Estado do Tocantins