edição do dia 11/02/2011

8
www.oquartopoder.com PODER SÃO LUÍS - MA, SEXTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2011 / ANO 5 / N° 496 / DIRETOR: UDES FILHO - PREÇO R$ 1,00 E-mail: [email protected] Fones: (98) 4141-0891 / 3245-3809 / 8129-3749 Mais cabeças podem rolar Lula diz que Ronaldo está gordo e deveria ter parado de jogar O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não está contente com o desempenho de Ronaldo no Corinthians. Torcedor fanático do time, ele declarou a um fotógrafo do jornal "Folha de São Paulo", durante um voo comercial entre São Paulo e Brasília, na última quarta-feira, que o atacante está acima do peso e já deveria ter se aposentado. Recentemente, o Timão foi eliminado da Libertadores pelo Deportes Tolima (COL) e gerou revolta de parte da torcida, que apedrejou carros dos funcionários no CT, pichou os muros do Parque São Jorge e protestou contra os jogadores, principalmente Ronaldo. 4° Poder lança serviço de Editais On Line Visando melhorar a qualidade dos servi- ços prestados a órgãos públicos, privados, e, principalmente, a nossos milhares de in- ternautas, OQUARTOPODER .COM desen- volveu mais uma categoria de notícias, que será destinada a divulgar editais publica- dos em nossa versão impressa, e, além disso, servir como ferramenta de pes- quisa para quem busca informações so- bre concorrências e licitações públicas. Desde já, disponibilizaremos todos os editais, balancetes e atas, publicados em nossa versão impressa, através do menu EDITAIS que está disponível em todos os nossos portais. Acesse agora e veja os edi- tais no endereço: www.oquartopoder.com página 5 GUERREIRO JÚNIOR ALERTA: página 3 A chacina de presos esta semana em Pinheiro – onde seis deles foram mortos por companhei- ros de cela – pode se repetir em municípios que enfrentam problemas de superpopulação carce- rária, alerta o corregedor-geral da Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Júnior. O correge- dor fundamenta a advertência em outra tragédia recente e em circunstâncias semelhantes: o as- sassinato de 19 presos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em novembro do ano passado. Gil Cutim apresenta detalhes do Carnaval de Ribamar Um grande show da cultura popular ribamarense reforçada por atrações regionais e nacio- nais. Assim será a festa carnava- lesca que a administração do pre- feito Gil Cutrim (PMDB) está or- ganizando, este ano, no municí- pio de São José de Ribamar. Os detalhes da folia foram apresentados pelo prefeito aos representantes das brincadeiras carnavalescas, durante reunião que aconteceu na noite da últi- ma quarta-feira (9), no auditório da Secretaria Municipal de Turis- mo de Ribamar (SEMTUR). página 4 Prefeita de Chapadinha e ex-deputado sofrem acidente página 8 Vereador tem Mandado de Prisão decretado pela Justiça página 2

Upload: o-quarto-poder

Post on 09-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal O Quarto Poder

TRANSCRIPT

Page 1: Edição do dia 11/02/2011

www.oquartopoder.com

PODERSÃO LUÍS - MA, SEXTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2011 / ANO 5 / N° 496 / DIRETOR: UDES FILHO - PREÇO R$ 1,00

E-mail: [email protected] Fones: (98) 4141-0891 / 3245-3809 / 8129-3749

Mais cabeçaspodem rolar

Lula diz que Ronaldo está gordoe deveria ter parado de jogar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não está contente com o desempenho de Ronaldo no Corinthians. Torcedorfanático do time, ele declarou a um fotógrafo do jornal "Folha de São Paulo", durante um voo comercial entre São Paulo eBrasília, na última quarta-feira, que o atacante está acima do peso e já deveria ter se aposentado. Recentemente, o Timãofoi eliminado da Libertadores pelo Deportes Tolima (COL) e gerou revolta de parte da torcida, que apedrejou carros dosfuncionários no CT, pichou os muros do Parque São Jorge e protestou contra os jogadores, principalmente Ronaldo.

4° Poder lançaserviço de

Editais On LineVisando melhorar a qualidade dos servi-

ços prestados a órgãos públicos, privados,e, principalmente, a nossos milhares de in-ternautas, OQUARTOPODER .COM desen-volveu mais uma categoria de notícias, queserá destinada a divulgar editais publica-dos em nossa versão impressa, e, alémdisso, servir como ferramenta de pes-quisa para quem busca informações so-bre concorrências e licitações públicas.

Desde já, disponibilizaremos todos oseditais, balancetes e atas, publicados emnossa versão impressa, através do menuEDITAIS que está disponível em todos osnossos portais. Acesse agora e veja os edi-tais no endereço: www.oquartopoder.com

página 5

GUERREIRO JÚNIOR ALERTA:

página 3

A chacina de presos esta semana em Pinheiro – onde seis deles foram mortos por companhei-ros de cela – pode se repetir em municípios que enfrentam problemas de superpopulação carce-rária, alerta o corregedor-geral da Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Júnior. O correge-dor fundamenta a advertência em outra tragédia recente e em circunstâncias semelhantes: o as-sassinato de 19 presos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em novembro do ano passado.

Gil Cutim apresenta detalhesdo Carnaval de Ribamar

Um grande show da culturapopular ribamarense reforçadapor atrações regionais e nacio-nais. Assim será a festa carnava-lesca que a administração do pre-feito Gil Cutrim (PMDB) está or-ganizando, este ano, no municí-pio de São José de Ribamar.

Os detalhes da folia foramapresentados pelo prefeito aosrepresentantes das brincadeirascarnavalescas, durante reuniãoque aconteceu na noite da últi-ma quarta-feira (9), no auditórioda Secretaria Municipal de Turis-mo de Ribamar (SEMTUR).

página 4

Prefeita de Chapadinha eex-deputado sofrem acidente

página 8

Vereador temMandado de Prisão

decretado pela Justiçapágina 2

Page 2: Edição do dia 11/02/2011

JORNAL O QUARTO PODER

Endereço : Av. Od i lo Cos ta F i lho , N° 55 , Parque. Un ive rs i tá r io – Cep 65059-810 - São Lu ís -MA.

Diretor GeralUdes Cruz Filho

Diretora FinanceiraRosário Azevêdo da Cruz

Diretora AdministrativaTereza Freire

SuperintendenteMarcia Freire

Consultores JurídicosDrª. Saíle Azevêdo da Cruz

DiagramaçãoCris Almeida

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 - Telefone: (98) 4141-0891 / 8826-7875 / 8129-3749 E-mail: [email protected]

GERAL2 SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2011O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

Vereador de Açailândiatem Mandado de Prisãodecretado pela JustiçaO vereador e ex candida-

to a deputado estadual peloPartido Progressista – PP,Juscelino Oliveira teve Manda-to de Prisão decretado pelaJustiça maranhense. Nos au-tos do processo nº 4676-04.2001.8.10.0001 da Açãode Execução de Alimentos, oJuiz Marcelino Chaves Ever-ton da 2ª Vara da família, re-quisitou força policial paraauxiliar o Oficial de Justiça nocumprimento do mandado.

Determinou também oencaminhamento de cópia demandado e decreto prisional,à Secretaria de Segurança ea Polícia Militar do Estado.

O magistrado em suasentença, afirma que as ale-gações proferidas por Jusce-lino Oliveira foram insuficien-tes, enfatizando a obrigaçãoalimentar por parte do geni-tor. O juiz, em sua sentençaafirma, “O direito à prestaçãoalimentícia é obrigação ines-cusável do alimentante (me-

nor), pois a dívida constituí-da refere-se a verbas de na-tureza alimentar (urgentes eindisponíveis).

O político de origem dacidade de Pedreiras – MA,radicalizado há anos na re-gião, sempre defensor deuma postura ética e moral, sevê envolvidos em processospoliciais e judiciais, man-chando sem currículo de ho-mem público. Segundo infor-mações, Juscelino Oliveiraestaria foragido, para nãoefetuar o pagamento da Pen-são Alimentícia, e nem serencontrado pelas autoridadespoliciais para não ser reco-lhido à prisão.

A Câmara de Vereadoresde Açailândia deverá tomar umposicionamento, por falta deDecoro Parlamentar do verea-dor. Maiores informações, daprisão de Juscelino Oliveira, oudo desfecho do Mandado dePrisão contra o mesmo, naedição deste sábado.

SES lança “ProjetoDengue Índice Zero”

Empresários, vereadores,promotor de justiça, delega-do e donos de bares, restau-rantes e lava- jatos do muni-cípio da Raposa – cidade tu-rística localizada a 30 quilô-metros de São Luís – foramreunidos, nesta quinta-feira(10), no auditório da Secreta-ria Municipal de Saúde, paraconhecer e colaborar com o“Projeto Dengue Índice Zero -Uma solução simples, eficaze de baixo custo". O progra-ma é uma iniciativa da Secre-taria de Estado de Saúde(SES) em parceria com o go-verno municipal e pessoas dacomunidade da Raposa.

Inédito no país, o projetofoi lançado no início deste anoe tem como meta principaleliminar os focos do criadou-ro do mosquito Aedes aegyp-ti na Raposa num prazo mé-dio de seis meses. O progra-ma visa distribuir, inicialmen-te, cinco mil mantas doadaspela SES para a cobertura detambores, tanques e caixasd'água que se encontram semtampas ou com as mesmas

quebradas. Ainda como partedas ações de prevenção aDengue, houve mudança nociclo de visita aos domicílios.Antes, cada agente levavacerca de dois meses para re-tornar às casas. Com o pro-jeto, esse período deverá cairpara 20 dias úteis.

“O vírus da dengue nãotem antídoto e a eliminaçãodas larvas depende de todos.O Aedes aegypti é eminente-mente urbano (reproduz emdepósitos artificiais) e estaslarvas precisam ser elimina-das para que não atinja a faseadulta e contamine as pesso-as”, explicou o superintenden-te de Epidemiologia e Contro-le de Doenças da SES, Hen-rique Jorge dos Santos.

O projeto piloto concen-tra a atuação dos trabalhosna intensificação das medi-das preventivas em locaisapontados como os pontosestratégicos (PE's) para aproliferação dos criadourosdo mosquito, entre eles asborracharias, terrenos baldi-os e oficinas mecânicas.

UDES CRUZUDES CRUZUDES CRUZUDES CRUZUDES CRUZ

[email protected]

UDES CRUZUDES CRUZUDES CRUZUDES CRUZUDES CRUZPublicada simultaneamente nos jornais:

O QUARTO PODER e ATOS E FATOS

JORNAIS FAZEM APELO A ROSEANA

Pelo visto é necessá-ria a intervenção da gover-nadora Roseana para evitarque fornecedores deixem deser prejudicados pelas ins-tâncias inferiores do Gover-no do Estado, como a Se-cretaria da Educação e a Pro-curadoria Geral do Estado,onde processos de paga-mentos de serviços que fo-ram prestados ao Estadodormem desde 2009, emgavetas borolentas.

Embora percebam sa-lários altos, além de pindurucalhos identificados pelo Minis-tério Público, nos parece que os procuradores do Estado vi-vem constantemente atarefados (em suas bancas particula-res), já que desde de setembro do ano passado os jornais quecirculam em São Luis e publicam os editais do governo acu-mulam créditos, que, não se sabe por quais cargas d’água,foram parar em gavetas da Procuradoria.

A Associação dos Jornais do Maranhão-SOJORNAL faz umapelo público à governadora Roseana e à Secretaria de Comuni-cação, no sentido de que faça a Procuradoria trabalhar e nãoengavetar os processos. Liberá-los já, ou dizer por que não o faz.

DEPUTADOS DEFENDEM A GOVERNADORA

Os deputados Victor Mendes (PV), Raimundo Cutrim(DEM) e Jota Pinto (PR), utilizaram a maior parte do peque-no expediente da Assembleia Legislativa, na sessão de ter-ça-feira (9), para defender a união dos poderes Executivo,Legislativo e Judiciário em busca de resolução para o graveproblema carcerário do Estado.

Para os parlamentares, são infundadas as críticas daoposição ao governo estadual. Eles entendem que o proble-ma carcerário é nacional, principalmente por causa da su-perlotação dos presídios.

RUBENS JÚNIOR DENUNCIA A FAPEMA

A presentando números das notas de empenho e ordensbancárias, o deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB) voltou acobrar da presidente da Fapema, Rosane Guerra, explicaçõessobre denúncia publicada na revista Veja, segundo a qual Bol-sas de Estudo da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapema)foram distribuídas entre aliados do PMDB e do PT. Rubens Jú-nior requereu a convocação de Rosane Guerra pela AssembleiaLegislativa para prestar esclarecimentos sobre o assunto.

Pereira criticou a estratégia do deputado Roberto Costa(PMDB) de desqualificar o denunciante. Costa afirmou quenotícia de jornal não basta para motivar uma convocação. Porisso, Rubens apresentou os números das notas de empenhoe ordens bancárias publicadas no Portal da Transparência parareforçar a convocação. Dezoito notas de empenho e ordensbancárias emitidas em diferentes datas foram, também, apre-sentadas pelo deputado .

C.O. QUER O SEU VEREADOR

Entidades representativas dos moradores da Cidade Ope-rária estão trabalhando a idéia de lançar um candidato a vere-ador de São Luis, nas próximas eleições. O candidato a serlançado deverá ser morador daquele populoso bairro.

O POSIÇÃO SE DESENTENDE

O deputado Marcelo Tavares(PSB), líder da oposição na Assem-bleia Legislativa, lamentou que sejapreciso um deputado do PSB vir emdefesa do ex-governador JacksonLago porque a bancada do PDT nãose manifesta. Marcelo havia pedidolicença “à briosa bancada do PDT”para defender o governador no mo-mento em que os parlamentares tra-vavam um forte debate sobre a se-gurança pública devido à carnifici-na ocorrida em um presídio de Pinheiro. Esse pedido de li-cença irritou o deputado Carlinhos Amorim (PDT) que afirmouque Marcelo Tavares chegou à presidência da Assembleiagraças à indicação de um governador do PDT. Marcelo retru-cou que não foi eleito pelo governador e sim pelos deputados.

MARCELO QUER DESCOBRIR OPOSICIONISTAS

O líder da oposição, deputado Marcelo Tavares, deu entra-da em requerimento no qual pede ao secretário de planeja-mento, Fábio Gondim, informações a respeito de dois em-préstimos feitos ao Banco Nacional de Desenvolvimento Eco-nômico e Social (BNDES) ,pelo governo do Maranhão ,nosanos passados. Um empréstimo tem o valor de R$ 288 mi-lhões e outro no valor de R$ 433 milhões. Marcelo quer sabercomo esse dinheiro foi gasto e diz que o problema do gover-no não é de falta de dinheiro e sim de falta de prioridade.Para ele, a votação desse requerimento vai servir para mos-trar quem é governo e quem é oposição na Assembleia. “Vaimostrar qual será nosso comportamento perante o Executi-vo, se é de altivez, se é de submissão, se aprovaremos aquias convocações de secretários e pedidos de informação”.

RIBEIRO DESTACA AVANÇOS DO GOVERNO

O deputado Manoel Ribeiro (PTB),líder do governo na Assembleia Legis-lativa, relacionou alguns avanços nasegurança pública feitos pela governa-dora Roseana Sarney (PMDB). Entreeles citou concursos para delegados,onde foram nomeados mais de 300;recursos para construção de peniten-ciárias; reajuste no salário de policiaise a criação do Ciops (Centro Integra-do de Operações de Segurança).

Ribeiro rebateu críticas da opo-sição que acusou o governo de desleixo na segurança públi-ca, principalmente na demora da construção de um presídioem Pinheiro. O tema veio a tona por conta da rebelião ocorri-da na terça-feira, na Delegacia de Pinheiro, que terminou comseis mortos, quatro deles decapitados.

BIRA FARÁ OPOSIÇÃO A ROSEANA

O deputado Bira do Pindaré fezcrítica contundente ao modelo de go-verno implantado pela governadoraRoseana Sarney e reafirmou sua con-dição de parlamentar comprometidocom as causas e lutas históricas deresistências do povo maranhense. Ape-sar do PT participar do governo esta-dual, o deputado assumiu um posicio-namento de esquerda, não alinhadocom o grupo político da governadora.

“Não posso compor o Bloco de oposição, por razões partidári-as e regimentais, mas também não sou governista, afinal de con-tas, não fiz campanha para a Governadora Roseana Sarney e nãotenho parte em seu governo, votarei, portanto, com a minha cons-ciência e, sobretudo, coerente com a minha história de luta, coma minha história de resistência no Estado do Maranhão. Não estouaqui para ser capacho de ninguém. Estou aqui para representar opovo maranhense e por isso exigirei respeito às prerrogativas comoparlamentar e não vou aceitar mordaças de quem quer que seja.Ninguém vai me calar nesta Assembleia Legislativa, exercerei o meumandato com a força que o povo me concedeu e todos nós aquiconquistamos de igual modo”, Foi o que disse Bira do Pindaré.

na Raposa

Henrique Jorge fala da importância do controle das larvas

Page 3: Edição do dia 11/02/2011

3GERALSÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 11 D E FEVEREIRO DE 2011O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Sarney anuncia cortede gastos no Senado

O presidente do Senado,José Sarney (PMDB-AP), afir-mou nesta quinta-feira (10)que realizará contenção dedespesas no orçamento daCasa. A proibição de que fun-cionários em cargos de dire-ção recebam horas extras foia primeira medida anunciadapor Sarney para diminuir osgastos do Senado. Ele pro-meteu também mais controlesobre as despesas.

"A primeira decisão quetomei é de acabar com esseproblema de diretores pode-rem ter horas extras. Todo ofuncionário que ocupar car-go de direção não tem direi-to a horas extras pra evitarque eles sejam os própriosárbitros das avaliações das

horas que devam trabalhar",afirmou Sarney.

Segundo o presidente doSenado, também será reava-liada a possibilidade de reali-zação de novo concurso pú-blico. "Vamos ter que ver di-ante da nova realidade orça-mentária", explicou. Sarneydisse ter cumprido a previsãode cortar 10% dos gastos doSenado quando assumiu aPresidência na legislatura an-terior e que o orçamento daCasa está equilibrado.

Sobre o corte de R$ 50bilhões no orçamento daUnião, anunciado nesta quar-ta-feira (9) pelo governo, Sar-ney disse ser favorável. Segun-do ele, o corte é essencialpara a estabilidade econômi-

Caixa repassa recursospara moradias em

São José de RibamarEm solenidade a ser rea-

lizada nesta sexta-feira (11),às 16h, na Secretaria Muni-cipal de Turismo de São Joséde Ribamar (localizada nosantuário religioso da Sededo município), representan-tes da Caixa Econômica Fe-deral e do Instituto Nova Es-perança assinarão Termo deCooperação e Parceria paraa construção do loteamentoNova Miritiua, no municípiode São José de Ribamar.

O projeto, que receberárecursos em torno de R$15,3 milhões do FDS – Fun-do de Desenvolvimento So-cial, no âmbito do Progra-ma Minha Casa Minha Vida,contempla aquisição de ter-reno e construção de unida-des habitacionais.

A cerimônia contará comas presenças do prefeito GilCutrim (PMDB); do secretá-rio estadual Hildo Rocha (Ar-ticulação Política), que re-presentará a governadoraRoseana Sarney, tambémdo PMDB, no evento; dovice-presidente da CEF, Car-los Augusto Borges; do Se-cretário Nacional de Sanea-mento Ambiental, Leodegarda Cunha Tisposki; do repre-sentando o Ministro das Ci-dades, Mário Negromonte; edo presidente do SINDUS-

CON/MA, João Alberto Tei-xeira Mota Filho.

O projeto do loteamentoNovo Miritiua é composto detrês etapas, a serem cons-truídas simultaneamente,sendo a 1ª com 125 unida-des habitacionais, a 2ª com155 e a 3ª com 176, totali-zando 456 moradias. As ca-sas serão térreas, com áreaconstruída de 46,71 m² e áreaútil de 39,49 m², compostasde terraço de entrada, sala,dois quartos, copa/cozinha,WC completo e hall de circu-lação, em alvenaria de tijolos.

O empreendimento con-tará com sistemas comple-tos de abastecimento deágua potável (captação, re-calque, reservação e distri-buição), rede de coleta eEstação de Tratamento deEsgoto (ETE), rede de distri-buição de energia e sistemade iluminação pública e sis-tema de arruamento, dotadode meio-fios, sarjetas e pavi-mentação, com sistema dedrenagem de águas pluviais.

“Precisamos, cada vezmais, de parcerias com enti-dades comprometidas com apopulação carente, para prio-rizar qualidade de vida”, des-tacou o superintendente regi-onal da Caixa, ValdemilsonAlmeida Nascimento.

Presidente do Senado,José Sarney (PMDB-AP)

Corregedor alerta para risco denovas rebeliões de presos no estado

A chacina de presos estasemana em Pinheiro – ondeseis deles foram mortos porcompanheiros de cela – podese repetir em municípios queenfrentam problemas de su-perpopulação carcerária, aler-

ta o corregedor-geral da Jus-tiça, desembargador AntonioGuerreiro Júnior.

O corregedor fundamentaa advertência em outra tragé-dia recente e em circunstân-cias semelhantes: o assassi-

nato de 19 presos no Com-plexo Penitenciário de Pedri-nhas, em novembro do anopassado. Os dois casos cho-caram o país pela decapitaçãode corpos. “É conveniente ana-lisar a similaridade e o curtotempo entre os episódios, eporque ocorreram”, observa.

Para Guerreiro Júnior, asduas tragédias sinalizam oprocesso falimentar do siste-ma prisional brasileiro, queprecisa ser repensado comoum todo. “O Maranhão ape-nas repete os defeitos de ou-tros estados. O curioso é quenão tenham ocorrido antes,visto que o problema se arras-ta há anos e recebe dois ali-mentos vigorosos – a falta deinvestimento em novos presí-dios e a evidente desumani-zação do aparelho carcerário.

Corregedor-geral da Justiça,desembargador Antonio Guerreiro Júnior

“São urgentes a constru-ção de penitenciárias e, emparalelo, disseminar uma po-lítica racional de atenção con-tínua ao encarcerado, a exem-plo das propostas do CNJquanto ao tema. Não é cons-truindo zoológicos humanosque a sociedade irá se livrarde outras chacinas”, aponta.

Ainda segundo o correge-dor, o caos carcerário no es-tado atinge proporções in-controláveis. Como não hávagas disponíveis nas peni-tenciárias, as delegacias dointerior se transformaram empresídios regionais e sãoobrigadas a receber desdepresos comuns a condena-dos. Nesse ambiente, emgeral pobre em espaço e hi-giene, a superpopulação éfator de risco constante.

Deputado StênioRezende denuncia crise

com índios GuajajaO deputado Stênio Re-

zende (PMDB) relatou, nasessão de ontem (10), o cli-ma tenso vivido no municípiode Alto Alegre do Pindaré,por conta da crise que se re-pete há anos entre os índiosGuajajara e a Ferrovia Cara-jás. Ele denunciou ainda oseqüestro de cinco pessoasque estão em poder dos índi-os na Aldeia Maçaranduba,localizada na região.

A informação do seqüestropartiu do amigo do parlamentare prefeito da cidade, AtemirBotelho, que relatou o caso aodeputado por telefone.

“Eu recebi há pouco umtelefonema do meu amigo pre-feito de Alto Alegre do Pinda-ré, Altemir Botelho, onde elerelatava a situação e que atéo presente momento cincopessoas eram feitas refénspelos indígenas da AldeiaMaçaranduba.

O deputado disse estarpreocupado com a situaçãode guerra que todos os anosacontece no município. “Issonos preocupa e muito, quemnão tem nenhum relaciona-mento, quem não conhece deperto, nem que seja um pou-quinho da realidade dos índi-os, não tem a menor noçãodo que se possa acontecer”.

ACORDOAinda segundo o parla-

mentar, nesta quarta-feira (09)

aconteceu um diálogo entreos representantes do comitêde gestão da Vale, o prefeitode Alto Alegre, Altemir Bote-lho, e os representantes dacomunidade indígena, ondechegaram a um acordo paraliberação da Ferrovia, entre otrecho do povoado Mineirinhoe o povoado Alzilândia.

Segundo o deputado, a Valeinformou que vem cumprindocom os acordos mas que ago-ra, os índios querem um colé-gio e culpam a FUNAI e a FU-NASA de não fazer sua parte.

O deputado disse que écomum ouvir dizer que a Fu-nasa e a Funai não fazemsuas partes. E que inclusi-ve, não havia representantesdessas fundações no encon-tro de ontem.

Ele chamou a atençãopara a gravidade do problemae pediu que as autoridadesfaçam suas partes para resol-ver o problema.

Deputado Stênio Rezende (PMDB)

ca do país. "O essencial parao Brasil é que mantenhamosa estabilidade econômica.Para isso temos que contro-lar a receita e a despesa".

DIRETORIA - Doris Mari-ze Romariz Peixoto tomouposse nesta quinta como di-retora-geral do Senado. Doristem 56 anos e era diretora deRecursos Humanos até serconvidada pelo presidente daCasa, José Sarney, para as-sumir a função.

Funcionária de carreira doSenado desde 1984, Doris éformada em Administração deEmpresas pela Universidadede Brasília (UnB) e fez cursosnas áreas de recursos huma-nos e planejamento na Fun-dação Getúlio Vargas.

Matrículas dos aprovadosem seletivo encerram hojeEncerram nesta sexta-fei-

ra (11), as matrículas dos alu-nos que participaram do pro-cesso seletivo classificatóriopara distribuição de vagas na1ª série do ensino médio darede estadual de ensino nasescolas da Região Metropoli-tana de São Luís, que se ins-creveram no sistema on-line.

O seletivo selecionou11.595 estudantes e foi reali-zado pela Seduc, em parceriacom a Fundação Sousândra-de, para atender as escolasonde a demanda superou aoferta. Para maiores informa-ções os aprovados devem

acessar o endereçowww.educacao.ma.gov.br nolink matrícula 2011. Em segui-da, preencher os espaços comos dados do cartão de inscri-ção para saber em que esco-las irão cursar o ensino mé-dio, turno e data da matrícula.

As escolas com maiorprocura de vagas foram osCentros de Ensino Liceu Ma-ranhense, São José Operário,Paulo VI, Mário Meireles, Go-vernador Edison Lobão, Geral-do Melo e Estado da Guana-bara (São José de Ribamar).Em média, 13% dos alunosinscritos não compareceram

aos locais das provas.As provas para ingresso

de alunos na primeira série doensino médio na rede estadu-al foram realizadas em 15 es-colas da Região Metropolita-na de São Luís.

A Seduc informou ainda,que os alunos que não se ins-creveram, terão vagas garan-tidas nas escolas da redeestadual de ensino, onde po-derão se matricular no perío-do de 14 a 16 de fevereiro,munido da documentaçãonecessária (histórico escolar,documento de conclusão doensino fundamental).

Corte de energiainterrompe

funcionamentodo 2º Juizado

Na Uema

Desde as primeiras horasdesta quinta-feira, 10, o funciona-mento do 2º Juizado Especial Cí-vel e das Relações de Consumo(Parque Universitário – UEMA)foi suspenso devido a corte elé-trico provocado pela falta de pa-gamento da conta de energia.O pagamento é de responsabi-lidade da prefeitura da Universi-dade Estadual do Maranhão.

Com vistas a solucionar oproblema, a coordenadora dosJuizados Especiais, juíza Fran-cisca Galiza, comunicou aocorrência ao corregedor geralda Justiça, Antonio GuerreiroJúnior, e ao presidente do Tri-bunal de Justiça, Jamil Gedeon.

“Estamos dependendo daintermediação do Judiciáriopara que o Juizado volte a fun-cionar normalmente”, esclare-ce a coordenadora.

1ª série do ensino médio

www.oquartopoder.comwww.oquartopoder.comwww.oquartopoder.comwww.oquartopoder.comwww.oquartopoder.com

Acesse nossoAcesse nossoAcesse nossoAcesse nossoAcesse nosso PORTAL PORTAL PORTAL PORTAL PORTAL

Page 4: Edição do dia 11/02/2011

NOME ESTRANHO

O caipira entra no cartório para registrar o filho:- Pois não - diz a atendente. - Qual o nome da criança?- Ebatata de Souza!- Ebatata?- Sim! Ebatata de Souza!- Desculpe-me, senhor! Mas com esse nome eu não

posso registrá-lo.- Por que não?- Porque Ebatata não é nome de gente! Aliás onde o

senhor arranjou esse nome escroto?- É que eu sou plantador de batatas!- E daí?- É que o meu vizinho é plantador de milho e colocou o

nome do filho dele de Emilho!

BATATA DOCEMané diz ao Tião:- Compre 50 caixas de batata doce e 10 de gingibre

para a festa de São João.Tião pergunta:- Porque você esta comprando tanta batata doce?Mané: É porque vamos economizar na compra de rojões!

Gil Cutim apresenta detalhesdo Carnaval de Ribamar

Um grande show da cul-tura popular ribamarense re-forçada por atrações regionaise nacionais. Assim será a fes-ta carnavalesca que a admi-nistração do prefeito Gil Cu-trim (PMDB) está organizan-do, este ano, no município deSão José de Ribamar.

Os detalhes da folia foramapresentados pelo prefeitoaos representantes das brin-cadeiras carnavalescas, du-rante reunião que aconteceuna noite da última quarta-fei-ra (9), no auditório da Secre-taria Municipal de Turismo deRibamar (SEMTUR).

No encontro, do qual tam-bém participaram os vereado-res Nonato Lima (PP), Henri-que Queen (PDT), Lázaro(PV), Marlene Monroe (PTB),

GERAL4 SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 11 D E FEVEREIRO D E 2011O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

PASSANDO DO LIMITE

Ingredientes: 5 kg de Arroz,1 1/2 kg de bacon, 4 kg de carneseca, 2 kg de lingüiça calabresadefumada, 2 kg de lingüiça mistaSadia, 1 kg de cebola, 2 cabeça(s)de alho, 500 ml de óleo de soja.

Modo de Preparo: Corte aCarne Seca em cubo e ferva 2 ve-zes trocando de água a cada fervu-ra para retirar o excesso de sal.

Fritar o bacon até dourar e reser-ve, frite as lingüiças e reserve. Emseguida colocar o alho e depois acebola e deixe refogar até dar oponto. Em seguida coloque a car-ne seca ,a lingüiça e o bacon, dei-xe dar uma boa refogada depoiscoloque o arroz , e frite. Coloquea água fervente o necessário edeixe secar até servi-lo.

SERVI PORTOFERRY BOATS

São Luís/Cajupe08:0012:3015:0017:00

Cajupe/São Luís 10:20 14:30 17:05 19:20

Telefones: (98)3232.5590/ (98) 3231.2216

ARROZ CARRETEIRO COMPLETO

Quina - 2518 - 08/02/201106 32 47 54 78

Dupla Sena - 0940 - 08/02/201109 10 14 17 40 4104 08 17 24 26 37

Negão (PMDB) e Artuzinho(PDT), Gil Cutrim anunciouque a Prefeitura efetuará, napróxima segunda-feira (14), opagamento da primeira parce-la dos cachês destinados asbrincadeiras que irão se apre-sentar durante a festa. A se-gunda parcela será paga apóso período carnavalesco. Opagamento antecipado demetade (50% do valor) doscachês é uma ação do gover-no Gil Cutrim que visa ofere-cer às agremiações carnava-lescas disponibilidade finan-ceira para se preparem parao período momesco.

“A Prefeitura está fazen-do todo o esforço possívelpara ajudar as agremiaçõescarnavalescas a se apresen-tarem da melhor forma du-

rante o Carnaval. Nesse sen-tido, está investindo quaseR$ 1 milhão na festa, inclu-indo pagamento das brinca-deiras, contratação de sis-tema de som, palco e segu-rança particular, por exem-plo”, explicou o prefeito.

O Carnaval tradicional deSão José de Ribamar terá iní-cio no dia 04 de março (sex-ta-feira) e se prolongará atéo dia 08 (terça-feira). Mais de80 brincadeiras (escolas desamba, grupos afro, tamborde crioula, blocos organiza-dos, bandas, dentre outros)irão se apresentar durante oscinco dias nos seis circuitoscarnavalescos – Sede, Mata,Matinha, Parque Vitória, Vilase Vila Sarney Filho – instala-dos no município.

Nos dias 12 e 13, sábadoe domingo, respectivamente,acontece o tradicional Lava-Pratos, evento que encerraoficialmente a temporadamomesca no Maranhão. Aexemplo dos anos anteriores,o Lava Pratos 2011 contarácom a participação de bandasmaranhenses e de atraçõesnacionalmente conhecidas,como as bandas Araketu (seapresentará no sábado) eChicabana (domingo).

Para o presidente da Es-cola de Samba Unidos de SãoJosé de Ribamar, Agostinhode Sousa Santos o Carnaval2011 no município tem tudopara ser o melhor de todos ostempos. “A Prefeitura está dan-do todo o apoio para a escola,que não é minha, nem da dire-toria, e sim dos ribamarenses.Este ano, vamos para a pas-sarela com o objetivo de ga-nhar o título”, garantiu.

O presidente do bloco or-ganizado “Morro de fome, masnão trabalho”, Vander de Je-sus Nascimento, entregou aoprefeito Gil Cutrim um abadáe garantiu que, em função dovalor das apresentações se-rem maior que nos anos an-teriores, as brincadeiras po-derão desfilar ainda melhor.

Já Ilane Mário Silva Sou-sa, organizador do MiritiuaFolia, afirmou que está naexpectativa de um Carnavalsuperior a todos os outros. “Oex-prefeito Luís Fernando fezmuito por nossas brincadeirase o novo prefeito Gil Cutrimestá provando que tambémgosta da cultura popular. Poressa razão, tenho certeza deque o Carnaval 2011 será ex-celente, tanto em alegriaquanto em segurança”, disse.

Inec oferece vagas paraassessor de crédito em SL

O Instituto Nordeste Cida-dania (INEC) recebe, até o dia16 de fevereiro, inscriçõespara processo seletivo visan-do ao preenchimento de qua-tro vagas de assessor de cré-dito e formação de banco detalentos para o Programa deMicrocrédito Urbano do Ban-co do Nordeste – Crediami-go. O interessado deve pre-encher um formulário-padrãodisponível na Unidade Credi-amigo – Banco do NordesteSão Luís, situada na Rua deSantana, 465, Centro – e en-tregar no mesmo local juntocom um currículo atualizado.

Quem deseja participardo seletivo para concorrer às

vagas deve ter Ensino Médiocompleto ou Formação Supe-rior (em andamento ou con-cluída) nas áreas de Adminis-tração, Economia, CiênciasContábeis, Marketing, Pesso-as, Finanças, Negócios, e ou-tros cursos das Áreas de Ci-ências Humanas e Exatas;maioridade (18 anos comple-tos); desejável conhecimentoem contabilidade e matemáti-ca financeira; desejável expe-riência profissional em vendas,cobrança e negociação ou co-nhecimento do mercado.

Um pacote de benefíciosestá sendo oferecido paraquem conquistar as vagas:remuneração base, situaci-

onal, remuneração variável,plano de saúde e odontoló-gico, auxílio alimentação,cesta básica, auxílio-creche,seguro de vida, previdênciaprivada e treinamentos.

Os aprovados na seleçãoatuarão no Crediamigo, Progra-ma que tem como objetivo faci-litar o acesso ao crédito a em-preendedores que desenvolvematividades relacionadas à produ-ção, à comercialização de bense à prestação de serviços. As-sociado ao crédito, o Crediami-go oferece acompanhamento eorientação para melhor aplica-ção do recurso, a fim de inte-grar os clientes de maneiracompetitiva ao mercado.

Circuito Litorâneaestreia com oitograndes blocos

O Pré-Carnaval começaa movimentar o Circuito daAvenida Litorânea (na praiade São Marcos), a partirdeste domingo (13), às 17h,e continua até o reinado ofi-cial de Momo. A promoçãoé do Governo do Estado, pormeio da Secretaria de Esta-do da Cultura (Secma), den-tro da programação do “Car-naval da tradição: é vocêquem brilha e faz brilhar”.

A festa será animada poroito blocos a cada fim de se-mana (neste domingos, 20,e 27, e nos dias 5, 6, 7 e 8de março). Na estréia destefim de semana passarão pelocircuito a banda Bandida e osblocos Q-Bixa Elétrica, Bo-neco Guelo, Confraria doCopo, Jegue Folia, Gdam,Lapada e 100 Limite.

O roteiro da folia começana área próxima à antigasede do Ipem e segue até aPraça do Pescador. A progra-mação está marcada paracomeçar às 17h e terminar àmeia-noite. Para garantir atranqüilidade dos foliões, asegurança será reforçada naárea nos dias de festa.

As camisas dos blocos,com preço variando entre R$30,00 a R$ 60,00, estãosendo vendidas desde aquarta-feira (10), na Centralda Folia (Jaracati Shopping)e podem ser adquiridos nocartão de crédito.

domingo

Gil Cutrim foi presenteado com abadáde um bloco organizado do município

Oswaldo Ceará/ASSCOM PMSJR

Maranhenses confirmados naprimeira etapa do Circuito BB

Vôlei de praia

O Maranhão está confir-mado na primeira etapa doCircuito Estadual Banco doBrasil de Vôlei de Praia 2011.Duas duplas, sendo uma mas-culina e outra feminina, vãorepresentar o estado na com-petição que será realizada en-tre os dias 17 e 20 de fevereirona cidade Fortaleza (CE).

Com o apoio da Secreta-ria de Estado de Esporte eLazer (Sedel), os atletas ma-ranhenses Felipe Rocha, Pa-

blo Neruda, Cristianne Trovãoe Lucivânia Sousa estão con-fiantes em realizar boa cam-panha na capital cearense,apesar do pouco tempo detreinamento. As duplas foramformadas no início do anopara disputar todo o CircuitoEstadual Banco do Brasil deVôlei de Praia.

A Sedel está iniciandoas suas parcerias com asmodalidades esportivas doestado e está seguindo para

Fortaleza com as duplas devôlei de praia masculina efeminina. “Confiamos nestesatletas que foram devidamen-te referendados pela Federa-ção Maranhense de Vôlei”disse o secretário-adjunto daSedel, Clineu César Silva.

Para o presidente da Fe-deração Maranhense de Vô-lei, Edivaldo Pereira ‘Biguá’,este apoio da Sedel para aprática do esporte no estadoé fundamental.

Page 5: Edição do dia 11/02/2011

Insatisfeito, Mano cobramais efetividade da Seleção

5ESPORTESSÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2011O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

jogando bem. E não criar pro-blemas. Estava bom paraaproveitar hoje – declarouMano Menezes, dando a en-tender que a expulsão de Her-nanes mudou totalmente ojogo para a Seleção, derrota-da por 1 a 0 pela França. Ben-zema fez o gol.

Com o resultado da últi-ma quarta-feira, a era ManoMenezes tem agora cinco jo-gos, com três vitórias (Esta-dos Unidos, Irã e Ucrânia) eduas derrotas (Argentina eFrança). E vem mais jogocomplicado pela frente. Emjunho tem Holanda e emagosto duelo com a Alema-

Nos últimos dois amisto-sos da Seleção Brasileira,erros individuais e pontuaisforam fatais. Contra a Argen-tina, a falha de Douglas cus-tou a derrota. E no duelo daúltima quarta-feira, diante daFrança, a expulsão de Herna-nes ainda no primeiro tempobrecou o time. Mano Mene-zes, obviamente, não ficounada satisfeito.

Principalmente porque emsua análise, o Brasil não soubeaproveitar, nesses dois confron-tos, as oportunidades que tevequando era superior na partida.

- Tem que aproveitar asoportunidades quando se esta

nha. E tem ainda a CopaAmérica na Argentina.

- Perdemos dois jogoscontra seleções grandes eainda temos jogos contra Ho-landa, Alemanha, a CopaAmérica... Mas agora é pre-ciso esquecer e pegar só ospontos positivos. Cada umtem de trabalhar em seu clu-be para voltar bem para a Se-leção Brasileira – finalizou oatacante Alexandre Pato.

A próxima convocaçãoserá já em março. A CBF temum amistoso programado naEuropa, possivelmente emLondres, na Inglaterra, masainda sem adversário.

Apesar dos gols de Liedson, Titedestaca Ronaldo e quer os dois juntos

Liedson teve uma estreiaanimadora pelo Corinthians,mas isso ainda não foi sufici-ente para o técnico Tite dei-xar Ronaldo de lado. Mesmonão tendo previsão para es-calar o Fenômeno novamen-te, o treinador destaca a im-portância dele para o elencoe admite que os jogadoresdevem atuar juntos assim queo craque estiver liberado.

- Queremos o retorno. ORonaldo é diferente. Em quatrobolas, uma ele vai guardar, duasvai dar de assistência – afirmou.

Tite, aliás, evita fazer pro-jeções sobre o que poderá

Lula diz que Ronaldoestá gordo e já deveria ter

parado de jogar futebolO ex-presidente Luiz Iná-

cio Lula da Silva não está con-tente com o desempenho deRonaldo no Corinthians. Tor-cedor fanático do time, eledeclarou a um fotógrafo dojornal "Folha de São Paulo",durante um voo comercialentre São Paulo e Brasília,na última quarta-feira, que oatacante está acima do pesoe já deveria ter se aposenta-do. Recentemente, o Timãofoi eliminado da Libertadorespelo Deportes Tolima (COL)e gerou revolta de parte datorcida, que apedrejou car-ros dos funcionários no CT,pichou os muros do ParqueSão Jorge e protestou con-tra os jogadores, principal-mente Ronaldo.

- Acho o Ronaldo excep-cional, mas ele tinha que terparado de jogar há muito tem-po. Está gordo - disse o ex-presidente. Ao ser questiona-do se agora seria o melhormomento para o Fenômenopendurar as chuteiras, comple-

tou. - Não. Agora não dá mais.Lula e Ronaldo já se es-

tranharam publicamente per-to da Copa de 2006, quandoo então presidente perguntouao técnico Carlos Alberto Par-reira se o craque estava mes-mo gordo. Ronaldo rebateufalado que "todo mundo dizque ele bebe para caramba.Tanto é mentira que estougordo como deve ser mentiraque ele bebe para caramba".Na ocasião, Lula pediu des-culpas e acabou se entenden-do com o atacante, que pas-sou a encontrar com mais fre-quência em eventos relacio-nados ao Corinthians.

Léo Moura não seassusta com ‘capítulo

triste’ contra o Resende

Mais um dia de treino in-tegral, mais uma manhã detreino físico nesta quinta-feirano Ninho do Urubu. Entre brin-cadeiras e suor, os jogadorescontinuaram a preparaçãopara a partida contra o Resen-de, domingo, em Macaé.

A partida, teoricamente,não vale quase nada para oRubro-Negro. Mas, apesardo primeiro lugar do Grupo Agarantido, os jogadores nãoserão poupados – exceçãoserá Renato, pendurado – eprometem empenho pesadopara manter o aproveitamen-to de 100%.

- Não vamos facilitar paraadversário algum. Nunca.Queremos a vitória até paradar mais confiança – disse olateral-direito Léo Moura.

O adversário deste fim desemana tem um capítulo deglória contra o Fla. Na semifi-nal da Taça Guanabara de2009, o Resende venceu por3 a 1, no Maracanã. Depoisdaquele jogo, os times seenfrentaram duas vezes e otime da Gávea venceu ambaspor 4 a 0.

- Não temos que pensarno passado. Respeitamos oResende, que tem boa cam-panha, mas também estamosem uma bom momento – de-clarou Léo.

Mano no amistosocontra a França

acontecer com Ronaldo e Li-edson juntos. O treinador ad-mite que a tendência é de queeles formem a dupla de ata-que alvinegra. Com isso, Jor-ge Henrique e Dentinho de-vem começar a se preocupar.Ambos podem ir para o ban-co de reservas em breve.

- Eu aprendi a viver umdia depois do outro. Agora,vou pensar no jogo contra oPaulista (domingo). Mas oRonaldo é pivô e o outro éde movimentação. Fica fá-cil assim – ressaltou.

Ronaldo foi tirado decombate desde a eliminação

Tite quer Liedsonformando dupla com

Ronaldo no Timão

na Libertadores. Na explica-ção da comissão técnica, ojogador passa agora por umprocesso de recondicionamen-to físico, sem qualquer ligaçãocom os protestos feitos pelatorcida na semana passada.Ainda não há previsão paraque ele retorne ao time.

- Não vou cobrar nada di-ferente do Ronaldo. Hoje, eleé pivô. Ele, Roberto e Denti-nho precisam se recondicio-nar porque apressamos o pro-cesso para a Libertadores.Agora, vamos trazê-los comum plano melhor, com o equi-líbrio da equipe – completou.

Sub-20 conta com retornode Neymar na decisão

O atacante Neymar temretorno garantido na partida desábado, contra o Uruguai, pelaúltima rodada do hexagonal fi-nal do Sul-Americano sub-20. Oconfronto vai definir o campeãodo torneio continental, que dáduas vagas para as Olimpía-das de 2012, em Londres, equatro para o Mundial, em ju-lho, na Colômbia. Enquanto aCeleste já está nos Jogos, oBrasil só não se classifica seacontecer uma “tragédia”.

E é justamente com o ar-tilheiro do Sul-Americano, comsete gols, que o time canari-nho vai tentar evitar o desgos-to. O Brasil só fica sem vagaspara as Olimpíadas se perderpara o Uruguai e os argentinos

golearem a Colômbia por dife-rença de seis gols.

No confronto da madruga-da da última quinta-feira, Ney-mar, suspenso, assistiu ao jogoda tribuna de honra do EstádioUniversidad Nacional San Agus-tín. Ao lado de Juan, tambémsuspenso, o jogador foi assedi-ado durante quase toda a parti-da pelos torcedores que esta-vam próximos ao local.

Para a partida diante dosuruguaios, o técnico Ney Fran-co afirmou que vai esperar a ava-liação médica para definir a equi-pe vai a campo. Juan e Ney-mar retornam à equipe. O pri-meiro justamente por conta dasuspensão de Romário, quelevou o segundo cartão na vitó-

ria por 1 a 0 sobre o Equador,na madrugada de quinta-feira.

- Vamos fazer uma avalia-ção. O grupo se reapresentae quem participou da partidavai fazer uma atividade leve. Játemos o Juan para a próximapartida. O departamento mé-dico vai conversar com os atle-tas para fazer uma avaliação.Quem treinou vai realizar umaatividade mais forte - afirmouNey Franco logo após a vitóriasobre os equatorianos.

A tendência é que a Sele-ção Brasileira entre em cam-po com a seguinte formação:Gabriel, Danilo, Saimon, Juane Alex Sandro; Fernando, Ca-semiro, Lucas e Oscar; Ney-mar e Willian José.

Kleber celebrarecuperaçãode Valdivia

O Palmeiras é o líder doCampeonato Paulista, mas nãoteve sorte ao ficar sem seusdois principais meias no inícioda temporada. Valdivia e Lin-coln são os homens de arma-ção no meio de campo, massofreram com lesões e desfal-cam o time na competição. Jáliberada pelo departamento mé-dico, a dupla depende do pre-paro físico para retornar aos gra-mados. O atacante Kleber já co-memora antecipadamente o re-torno de um armador à equipe.

- Ajuda o trabalho de todomundo, são dois jogadoresimportantes, têm feito muitafalta pra gente. Nosso timemelhorou muito esse ano, lí-der do campeonato, tem feitobons jogos, e a volta dos doisvai nos ajudar bastante. A bola,com certeza, vai chegar mais.São dois jogadores criativos,de muito talento, fico feliz deos dois treinarem e esperoque eles já joguem no próxi-mo jogo – disse o Gladiador.

Real Madrid aparece no topocomo o clube mais rico do mundo

Em pesquisa realizadatodos os anos pela empresabritânica Deloitte, o Real Ma-drid foi apontado como o clu-be mais rico da atualidade.Com investimentos que giramem torno de € 440 milhões

(cerca de R$ 1 bilhão), osmerengues ponteiam a listadivulgada nesta quinta-feira.

Para corroborar a força dofutebol espanhol, o estudo co-loca o Barcelona na segundaposição. Segundo informações

do diário “Marca”, apesar deconquistas importantes, comoa Liga e a Supercopa da Espa-nha, os catalões tiveram cres-cimento anual somente de10%, inferior, portanto, aos 20%obtidos pelo arquirrival.

Page 6: Edição do dia 11/02/2011

HHHHHábitos errábitos errábitos errábitos errábitos errados queados queados queados queados quefffffazem o caazem o caazem o caazem o caazem o cabelo cairbelo cairbelo cairbelo cairbelo cair

1- Lavagem do malAqui está a maior parte dos seus maus hábitos,

menina. Em primeiro lugar, esqueça essa idéia de que la-var os cabelos todo o dia faz com que os fios caiam mais.

O que acontece é que na lavagem, muita gente aca-ba cometendo alguns delitos. “Condicionador na raiz éo pior mal de todos”, afirma Marina. “O couro cabeludojá possui uma oleosidade natural e não precisa de cre-me, isso só vai fazer com que a oleosidade aumente e aqueda se acentue”, completa a cabeleireira.

2- Desembaraçando e quebrandoPor favor, não diga que você é daquelas que pen-

teia incansavelmente os cabelos sem dó nenhuma,puxando os fios com o pente com a escova e quebran-do todos os nozinhos que aparecerem pela frente.

Procure desembaraçar os fios com a ajuda de umproduto específico, que pode ser um leave-in, de pre-ferência, com os cabelos úmidos. Não penteie as ma-deixas no banho e, ao tentar desembaraçá-las comcondicionador, passe os dedos, sempre primeiro naspontinhas do cabelo. Após desembaraçar os nós des-sa parte, pode ir subindo aos poucos, e assim susceti-velmente, sem chegar na raiz, claro.

3- Enxugando, secando e passando chapinhaNa hora de enxugar os fios com a toalha, nao torça-

os e nem comprima-os demais. Apenas dê leves batidi-nhas para tirar o excesso de umidade. Deixe o resto como secador ou deixe secar ao natural, como preferir.

Sobre o secador. Cuidado com as temperaturas al-tas e procure passá-lo com a distância segura de 15cmdos fios. Isso evita que o couro cabeludo fique irritado,machucado ou queimado, o que vai amenizar a queda.

4- Chapéus, bonés e afinsDeixe seu couro cabeludo respirar, menina!Deixe

os chapéus e os bonés para proteger seu cabelo dosol, e nada mais. O couro cabeludo abafado fica maispropenso para o desenvolvimento de fungos e bactéri-as e, logo, fica mais propenso à queda dos fios

5- Presilhas, elásticos e fofurinhasEsses acessórios são mesmo lindos, mas devem

ser usados com cuidado. Quando presos próximos àraiz ou quando puxam o cabelo, além de causar doresde cabeça, podem gerar a queda de cabelo também.

VARIEDADES6 SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 11 D E FEVEREIRO D E 2011

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Rede Maciel inauguraRede Maciel inauguraRede Maciel inauguraRede Maciel inauguraRede Maciel inauguramais uma loja no Turúmais uma loja no Turúmais uma loja no Turúmais uma loja no Turúmais uma loja no Turú

Empresáriosdo ramo supe rmerca -

distas e atacadistas daAssociação Maranhen-se de Supermercados-AMASP foram prestigiarnesta quarta-feira (09) ainauguração de maisuma loja do Grupo Ma-ciel localizada no Turú.Contando com maissete lojas (Anil, Bequi-mão, Calhau, Cohatrac,Cohama, Cohajap eMaiobão), os super-mercados Maciel estãocada vez mais conso-lidados no mercado epresente na vida dosludovicenses.

Rede Maciel inauguraRede Maciel inauguraRede Maciel inauguraRede Maciel inauguraRede Maciel inauguramais uma loja no Turúmais uma loja no Turúmais uma loja no Turúmais uma loja no Turúmais uma loja no Turú

O presidente da AMASP, João Sampaio Magalhães, com a esposa Majô Magalhães, MarceloRezende,Moisés Neto, Silvio Muniz,Ossian Ferreira,Manoel Antônio Barbosa e Alceu Ribeiro

Para o proprietário e empresário da Rede Maciel, Raimundo Nonato Maciel, ‘essa é mais um conquis-ta do grupo que a cada dia vem trabalhando para satisfazer as necessidades da população’.

Azevedo Júnior, Raimundo Nonato Coelho Maciel e Moisés NetoO presidente da AMASP, João Sampaio Magalhãescom Azevedo Júnior, Ossian Ferreira e Moisés Neto

Taguatur Veículos realiza visita de perpetuaçãoTaguatur Veículos realiza visita de perpetuaçãoTaguatur Veículos realiza visita de perpetuaçãoTaguatur Veículos realiza visita de perpetuaçãoTaguatur Veículos realiza visita de perpetuaçãode certificação de Padrões de Atendimentode certificação de Padrões de Atendimentode certificação de Padrões de Atendimentode certificação de Padrões de Atendimentode certificação de Padrões de Atendimento

A Taguatur Veículos realizou a visita deperpetuação de certificação de Padrões de Atendimento nos dias 07 e

08 em toda a empresa. A auditoria foi realizadapelo Instituto de Qualidade Automotiva, e foiacompanhada por uma consultora da Fiat.

A Taguatur passou por uma aplicação deum checklist composto por requisitos atendi-dos pela Fiat envolvendo os setores de vendae serviços, que incluem atendimento, relacio-namento, entrega, técnica de serviços, entreoutros. A Taguatur é a única concessionária queé tem ISO 9001, ISO 14001, e o IQA/FIAT. Nafoto, estão o Gerente Geral da Taguatur Veícu-los, Carlos Piorski com os Gerentes da Tagua-

Page 7: Edição do dia 11/02/2011

7TELEVISÃOO QUARTO PODERwww.oquartopoder.com SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 11 D E FEVEREIRO D E 2 0 1 1

Áries21/3 a 20/4No trabalho, é hora de somar forças com oscolegas. Participe mais dos interesses dequem está ao seu redor. Na vida afetiva, seumagnetismo vai atrair como um ímã.

Touro21/4 a 20/5Graças às energias dos astros, o dia prometeser estimulante. Tudo deve caminhar conformesuas expectativas. Em casa e com o par, seujeito vai estar mais afetuoso.

Gêmeos21/5 a 20/6Você precisará se empenhar mais em nomedo que ambiciona. O clima pode ficar um poucoapático na vida a dois. Mas, se quer fisgar al-guém, explore seu magnetismo.

Câncer21/6 a 21/7Excelentes energias para brilhar profissional-mente. É hora de ir atrás das suas metas esubir no conceito dos superiores. Na paixão, éhora de definir os rumos da relação.

Leão22/7 a 22/8Equilibrar senso prático e emoção será maisfácil. Hora de batalhar por suas ambições pro-fissionais. Noite gloriosa na paixão. Pode fisgaralguém especial.

Virgem23/8 a 22/9As estrelas avisam que é hora de sair da suazona de conforto, buscar novos estímulos e seabrir para outras experiências. Na área afetiva, anoite promete ser mágica.

Libra23/9 a 22/10Transformações estão a caminho, mas você nãotem o que temer. Encare-as com bons olhos etire lições proveitosas para a sua vida. Seduçãoe desejo nas relações firmes.

Escorpião23/10 a 21/11Pegue firme no trabalho e terá razões de so-bra para se orgulhar. Livre ou em um relaci-onamento firme, tem tudo para viver momen-tos especiais.

Sagitário22/11 a 21/12No trabalho, forte senso prático. Ótimos momen-tos no romance. Serenidade e segurança afeti-va com o par. Vitalidade e determinação em alta.

Capricórnio22/12 a 20/1Hoje, a Lua ingressa em seu paraíso astral eajudará você a alcançar o que quer. Romancemais prazeroso. Na paquera, sucesso absolu-to. Confie em seu charme!

Aquário21/1 a 19/2Pela manhã, vai mandar bem se trabalha comcompra, venda, transportes e comunicações.Revelações na paixão. Erotismo à flor da pele.

Peixes20/2 a 20/3Tudo vai fluir como você espera neste dia. Alémde demonstrar mais simpatia, saberá expor oque pensa. Clima de companheirismo e realiza-ção com o par.

Ti Ti Ti

Insensato CoraçãoAndré fecha contrato com Marina. Wandaincentiva Pedro a procurar Marina. Normapede para falar com Dalva, que se prontificaa ajudá-la com um advogado. Eunice resolveir para o Rio de Janeiro pedir a Marina umemprego para Júlio. Patrick se desespera aover Bibi com Milton. Raul e Wanda assinamum acordo de partilha de bens. Léo discutecom Raul. Pedro conversa com Nando so-bre o seu acidente. Zuleica decide ceder aparte que herdou de Luciana no apartamen-to que seu ex-genro comprou. Um advoga-do contratado por Dalva procura Norma epede que ela assine uma procuração emseu nome. Celso se encontra com Dalva eeles pensam o que farão quando pegarem odinheiro de Norma. Carol diz a Alice que vaidormir com André depois que saírem dojogo. Neném descobre o motivo por que Lei-la saiu de casa. Milton guarda o relógio queBibi lhe deu e sai para vender o outro queestá em seu cofre. Carol e André chegamao estádio para ver um jogo de futebol.

AraguaiaMariquita finge para Ruriá que não se lem-bra de ter presenteado Estela. Aspásia ten-ta impedir Mariquita de beber um chá feitopor Ruriá. Max observa Manuela e Solanoconversando sobre a explosão da mina.Estela confirma sua gravidez para Ruriá.Bruno e Terezinha leem as instruções paraconstruir o telescópio para Madalena. Tavi-nho dá outro presente para Esmeralda porestar satisfeito com seu comportamento.Amélia conta para Manuela o que sabe so-bre as falcatruas de Max. Mariquita acordano momento em que Max se aproxima comuma almofada. Fred sugere que Janaína ten-te um acordo com Marly. Aspásia conta paraSolano sobre a visita de Max e o domadorpede para ela chamar Genão. Max resolveapagar seus arquivos do computador e sal-vá-los em um pendrive. Solano pede paraGenão tomar conta da estância. Fred expli-ca a Bruno como se monta o telescópio.

Jaque Khury deixa Record Jaque Khury deixa Record Jaque Khury deixa Record Jaque Khury deixa Record Jaque Khury deixa Recorde volta para a RedeTV!e volta para a RedeTV!e volta para a RedeTV!e volta para a RedeTV!e volta para a RedeTV!

Giancarlo revela a Renato que trouxe Isabelpara deixar Marcela insegura. Ao ver Luti eCamila juntos, Valquíria deixa a casa deSuzana aos prantos. Jaqueline pede a Ro-sário que descubra se o casamento de Jac-ques está em crise. Gabriela conta paraPedro que não está grávida e ele a mandaembora de casa. Renato se culpa por terdeixado o pai controlar sua vida, e Marcelafica penalizada. Jacques encena uma brigacom Clotilde e Rosário acredita. Ariclenespede a ajuda de Jaqueline para limpar onome de Valentim. Renato faz diversos de-senhos de Marcela enquanto ela dorme emonta um álbum. Massa combina com Tha-les uma festa surpresa de aniversário paraJaqueline. Mário comenta que Jaqueline estáfazendo aniversário, e Ariclenes resolve darum presente especial a ela. Renato ensinaMarcela a dirigir. Luisa acredita que perdeuo neném e promete se vingar de Marcela.

Pouco mais de um ano depois que deixou a RedeTV! para integrar o elenco doLegendários, da Record, Jaque Khury está de volta à emissora de Osasco. Sua

reestreia deve acontecer no carnaval, no qual vai cobrir os Bastidores do Carna-val. No ano passado, a apresentadora passou maus momentos na emissora da

Barra Funda, ao ser afastada apenas três meses depois da estreia do programa deMarcos Mion, que a convidou pessoalmente para o projeto.

A ex-BBB explica que não recebeu nenhuma proposta bacana no tempo em queficou fora do ar na Record e por isso decidiu sair.

“Essa história de ficar na geladeira pra mim não é bacana, não quero ficar fora doar. Desde quando sai do Legendários não teve nenhuma proposta bacana, nada

que eu gostaria de fazer. Houve rumores e sondagens bem por cima para participarde A Fazenda 3, mas não era uma coisa que eu queria, até porque também já tinha

participado do Big Brother Brasil.”

BBB 11: Talula diz que contrato deGrazi com Azaleia é de R$ 5 milhões

MalhaçãoLúcio acusa Pedro de ter influenciado Cata-rina a terminar com ele. Dona Zica e Maicontentam descobrir as reais intenções de Ani-ta com o goleiro. Pedro acusa Lúcio de sa-ber da inocência de seu irmão durante todoo tempo. Artur mente para Tereza. Vera per-gunta para Agenor o que ele acha de João.Ângela implica com Raquel por ciúmes dePedro. Tereza viaja com João e deixa a res-ponsabilidade do colégio com Vera. Lúcio in-timida Artur e afirma não querer ser envolvi-do na história sobre o incidente com Fred.Cláudia exige da agência de modelos quetodas as fotos que Duda for tirar sejam auto-rizadas por ela antecipadamente. Josianeimplora que Seu Pintinho lhe empreste di-nheiro para que ela possa ir fazer o teste naagência. Duda volta para casa revoltada coma mãe, mas logo recebe outra proposta detrabalho. Theo e Lorelai se reconciliam.

Segundo a 'sister' Talula, o contrato damarca de sapatos Azaleia com a atrizGrazi Massafera é de R$ 5 milhões.

"Meu amigo trabalha lá e me contou.Quase caí para trás quando descobri",

disse ela para Rodrigão e Diogo.Essa não é a primeira vez que Talulafala sobre famosos. A modelo já haviadito aos colegas que o cantor Zezé Di

Camargo é infiel. "Conheço uma pessoaque teve um supercaso com ele. E a Zilú

sabia, se você quer saber. Você achaque ela não deve ter um amante tam-

bém?", disse Talula.

Jaque Khury deixa Record Jaque Khury deixa Record Jaque Khury deixa Record Jaque Khury deixa Record Jaque Khury deixa Recorde volta para a RedeTV!e volta para a RedeTV!e volta para a RedeTV!e volta para a RedeTV!e volta para a RedeTV!

Mariana Rios posa pararevista e revela segredos de beleza

Mariana Rios é capa da revista"Bella Cabelos". A atriz posoupara um ensaio de moda e falousobre seus segredos de beleza em

entrevista. “Não abro mão defazer meus tratamentos estéticose amo massagens. Faço drena-gem, massagem modeladora,

massagem redutora e usoaparelho manthus para espantara celulite. Tudo funciona muito

bem. Fico com a pele firme elinda", diz a atriz.

Mariana contou também que o novo corte de cabelo, naaltura dos ombros, a faz sentir mais sexy. Antes, ela tinhaos cabelos no meio das costas. "Eu acho que ficou maisdespojado, afinou sim meu rosto e mostrou mais meus

ombros e a parte de cima do meu corpo. O cabelo curtodeixa a mulher elegante e coloca os ombros à mostra...

talvez por isso eu me sinta mais sensual", opina.

Ratinho dá a volta por cimae é a maior audiência do SBTO Programa do Ratinho,

do SBT, vem surpreen-dendo a audiência noSBT. A atração, que já

saiu do ar por um longotempo, mudou várias

vezes de horário eformato, agora está com

tudo. A atração vemmarcando bons índices

em seu novo horárionoturno. No ar de

segunda a sábado aovivo, às 21h15, o programa agora conta com convidados

todos os dias. Na quarta-feira (9), Ratinho marcou a média de9 pontos no Ibope, a maior do canal de Silvio Santos no dia.

Globodesiste de

“Tal Filho,Tal Pai”

A Globo desistiu defazer uma tempora-da do seriado “Tal

Filho, Tal Pai”,estrelado pela dupla

Fábio Jr e Fiuk. Aatração foi exibidaano passado comoespecial de fim deano e na ocasião

atingiu 24 pontos.A atração mistura

realidade comficção, pai e filho,

famosos, interpretama si próprios no

enredo.

Page 8: Edição do dia 11/02/2011

oquartopoder.com/rosario - oquartopoder.com/ribamar

SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 20118ÚLTIMAS www.oquartopoder.com

O QUARTO PODER

Polícia Militar prendeconhecido criminoso

da cidade de VianaA 13ª Companhia Inde-

pendente de Polícia Militar dacidade de Viana, a 214 kmde São Luís, prendeu IrandiJesus Pereira Matos, vulgo“Chimilique”, de 25 anos.

Ele é acusado de envol-vimento em tráfico de subs-tâncias entorpecentes e as-saltos na cidade. A prisãoocorreu na manhã desta quin-ta-feira, (10), no povoado VilaNova, naquele município.

Com o Irandi, a políciaencontrou 300g de maconha,uma garrucha (arma de fogode cano curto) e uma espin-

ACOMPANHEDIARIAMENTE AS VAGASDE EMPREGO DO SINE NO:

OQUARTOPODER.COM

Força Tarefa de Segurançavai atuar na Ilha de São Luís

A Polícia Civil, por meio daSuperintendência da Capital,reuniu, na tarde desta quinta-feira (10), os titulares dasDelegacias Especializadas daRegião Metropolitana de SãoLuís e os coordenadores daOperação Força Tarefa deSegurança, no prédio da Se-cretaria de Segurança Públi-ca (SSP).

A reunião teve como metaplanejar o estratagema inicialpara expandir a atuação daforça tarefa em municípioscomo São José de Ribamar,Paço do Lumiar, Raposa e oConjunto Maiobão.

“Nosso objetivo é criaruma uniformização entre asDelegacias para que, em cur-to prazo de tempo, essas lo-calidades tenham o mesmomodelo operacional que a ca-pital maranhense vem presen-ciando”, afirmou o superinten-

dente de Polícia Civil, delega-do Sebastião Uchôa.

As ações da Força Tarefade Segurança são coordena-das pela Secretaria de Estadode Segurança Pública (SSP),por meio das Polícias Civil eMilitar, e conta com o apoiodos Corpo de Bombeiros, Ins-tituto de Criminalística do Ma-ranhão (Icrim), Ministério Pú-

blico (MP), Secretarias Muni-cipais de Trânsito e Transpor-tes (SMTT) e Segurança comCidadania (Semusc), atravésda Guarda Municipal.

A operação desenvolveações de prevenção e repres-são à poluição sonora e oscrimes relacionados a essaprática delituosa, como tráficode drogas, comercialização de

bebidas alcoólicas, prostitui-ção infantil, entre outros.

Com o planejamento firma-do, as forças policiais atuarãocom ações específicas empontos estratégicos da regiãoonde apresentarem as maio-res incidências criminais.

“Vamos massificar a ideiado respeito ao próximo e à Leido Silêncio trazendo assimuma diminuição considerávelde ocorrências policiais queenvolvem essa prática, promo-vendo assim a sensação desegurança a toda população”,acrescentou Uchôa.

Todo o planejamento es-tratégico e de ação da ForçaTarefa é montado segundo in-formações que são repassa-das para polícia através dotelefone 190 do Centro Inte-grado de Operações de Se-gurança (Ciops) ou do DisqueDenúncia (3223 5800).

O superintendente da Capital, delegadoSebastião Uchôa, comandando a reunião

Prefeita de Chapadinha eex-deputado sofrem acidente

O suplente de deputadoestadual Magno Barcelar (PV)e a prefeita de Chapadinha,Danúbia Carneiro, sofreramum acidente próximo ao pos-to da Polícia Rodoviária Fe-deral (PRF), no município deVargem Grande.

Segundo a PRF, o aciden-te foi por volta das 12h15 destaquinta-feira (10), no quilômetro157 da BR-222. O ex-deputa-do Magno Bacelar, que dirigiauma Ranger, saiu ileso do aci-dente e a esposa dele, Danú-bia Carneiro, teve apenas feri-mentos leves. Os ocupantes dooutro carro envolvido no aciden-te - um veículo Gol - tambémnão tiveram ferimentos graves.

garda cartucheira calibre 12com munições.

Segundo informações doMajor Ferreira, Irandi é um co-nhecido assaltante daquelepovoado, onde costuma cobrarpedágios para quem desejapassar na estrada viscinal quefica em frente à sua residên-cia. Além de ser um distribui-dor de drogas da área.

Após a prisão ele foi en-caminhado para a Delegaciade Viana, onde foi autuado emflagrante por tráfico de entor-pecentes e porte ilegal dearma de fogo.

Empresário morreatropelado em obraO empresário Raimundo

Rocha Júnior teve parte docorpo esmagada pelas ro-das traseiras de um cami-nhão que fazia a entrega dematerial de construção emum canteiro de obra na Ave-nida Guajajaras.

O fato aconteceu porvolta das dez da manhã,desta quinta-feira (10). A ví-tima era proprietária de umterreno onde está sendoconstruído um mini-shop-ping ao lado do Hotel Bou-levard e foi atropelado quan-do o veículo realizava umamanobra em marcha-ré.

A Polícia Rodoviária Fede-ral informou que a batida teriasido provocada por imprudên-

cia de um dos motoristas,mas não informou detalhessobre as circunstâncias.

Homens morremeletrocutados

em construçãoDois homens morreram ele-

trocutados, por volta das 11h20desta quinta-feira (10), em umaobra do programa Minha CasaMinha Vida do governo fede-ral, no município de São Joséde Ribamar, próximo ao Altodo Itapiracó. Eles eram funci-onários da contrutora Niágara.

De acordo com informa-ções, o pedreiro José de Riba-mar, de 58 anos, estava traba-lhando na obra, no primeiro pavi-mento dos apartamentos, quan-do tomou um choque na fiaçãoelétrica. O servente Douglas Ja-ckson Nogueira, 32 anos, subiupara tentar ajudar o colega deobra, mas acabou sendo eletro-cutado, também , no piso mo-lhado, onde estava eletrificado.

Segundo informaçõesde testemunhas, apesar dasirene de ré do caminhãoestá funcionando a vítimanão conseguiu escutar devi-do ao barulho intenso dasmáquinas que estavam sen-do usadas no local.

Os funcionários da obraainda tentaram avisar o mo-torista do caminhão, mas oveículo estava com os vidroslevantados o que impediuque ele ouvisse.

O corpo de RaimundoRocha Júnior foi levado porvolta do meio-dia para o Ins-tituto Médico Legal.

Funcionários da Valecontinuam reféns dosíndios em Alto AlegreSeis funcionários da Vale

continuam reféns de índiosguajajaras da aldeia Maça-randuba, em Alto Alegre doPindaré. Anteontem, os ín-dios interditaram a Estradade Ferro Carajás por cincohoras, reivindicando melhorassistência de saúde. Emnota enviada logo após a li-beração da ferrovia, a Valehavia informado que apenascinco funcionários tinham fi-cado reféns dos índios.

De acordo com a nota,desta quinta-feira (10), da mi-neradora, os seis funcionári-os estão há 20 horas sob opoder dos índios, e a Ferro-via Carajás continua sob ame-

aça de interdição.A Vale afirma, novamen-

te, que nenhuma das reivin-dicações é direcionada à em-presa, que está em dia comtodas as cláusulas do acor-do de cooperação firmadocom a Funai em 2007 paraapoio àquela comunidade.

De acordo com a mine-radora, estão sendo aciona-dos os meios legais para res-ponsabilizar civil e criminal-mente os invasores.

Na nota “a Vale repudiaquaisquer manifestações vio-lentas, que coloquem em ris-co seus empregados, suasoperações e que firam o es-tado democrático de direito”.