edição do dia 15/06/2011

12
www.oquartopoder.com PODER SÃO LUÍS - MA, QUARTA-FEIRA, 15 DE JUNHO DE 2011 / ANO 5 / N° 539 / PREÇO R$ 1,00 Há casos de improbidade, compra de votos, roubo e formação de quadrilha. Páginas 6 e 7 Deputado é impedido de fiscalizar Governo Página 2 A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de- satendeu, na manhã desta terça-feira (14), reque- rimento de autoria do deputado Rubens Pereira Junior (PCdoB), que solicitava informações sobre os processos de construção de 64 hospitais em fase de licitação por parte do Governo do Estado. O deputado Rubens Pereira Júnior explicou que fez o requerimento para que o governo tivesse a chance de apresentar as cópias dos contratos dos hospitais. MEC coloca no ar o novo site do SiSU Página 8 Bia Venâncio nomeia novos secretários Comerciantes recebem novos kits do projeto Riba Coco Página 2 Nesta terça-feira (14) a Prefeita Bia Venâncio concedeu entrevista coletiva a imprensa depois de uma semana con- turbada de idas e vindas ao cargo de líder do executivo, a prefeita apresentou os nomes dos novos secretários do mu- nicípio de Paço do Lumiar. Página 3

Upload: o-quarto-poder

Post on 29-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal O Quarto Poder

TRANSCRIPT

Page 1: Edição do dia 15/06/2011

www.oquartopoder.com

PODERSÃO LUÍS - MA, QUARTA-FEIRA, 15 DE JUNHO DE 2011 / ANO 5 / N° 539 / PREÇO R$ 1,00

Há casos de improbidade, compra de votos, roubo e formação de quadrilha. Páginas 6 e 7

Deputado é impedidode fiscalizar Governo

Página 2

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de-satendeu, na manhã desta terça-feira (14), reque-rimento de autoria do deputado Rubens PereiraJunior (PCdoB), que solicitava informações sobreos processos de construção de 64 hospitais emfase de licitação por parte do Governo do Estado.

O deputado Rubens Pereira Júnior explicou que fezo requerimento para que o governo tivesse a chancede apresentar as cópias dos contratos dos hospitais.

MEC coloca no ar o novo site do SiSUPágina 8

Bia Venâncionomeia novos

secretários

Comerciantes recebem novoskits do projeto Riba Coco

Página 2

Nesta terça-feira (14) aPrefeita Bia Venâncio concedeuentrevista coletiva a imprensadepois de uma semana con-turbada de idas e vindas aocargo de líder do executivo, aprefeita apresentou os nomesdos novos secretários do mu-nicípio de Paço do Lumiar.

Página 3

Page 2: Edição do dia 15/06/2011

POLÍTICA2 SÃO LUÍS, QUARTA-FEIRA, 15 DE JUNHO DE 2 0 1 1

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Deputado é impedidode fiscalizar Governo

A Mesa Diretora daAssembleia Legislativa desa-

tendeu, na manhã desta ter-ça-feira (14), requerimento deautoria do deputado RubensPereira Junior (PCdoB), quesolicitava informações sobreos processos de construçãode 64 hospitais em fase delicitação por parte do Gover-no do Estado.

O deputado Rubens Pe-reira Júnior explicou que fezo requerimento para que ogoverno tivesse a chance deapresentar as cópias dos con-tratos dos hospitais. "Sei que,estando as cópias dos con-tratos na Assembleia qual-quer deputado, qualquer re-presentante do povomaranhense teria condiçõesde avaliar se teve lisura ou nãono processo das licitações edas dispensas de licitações",frisou Rubens Junior.

Durante a discussão damatéria, o líder da oposição,deputado Marcelo Tavares(PSB), fez questão de escla-recer que o requerimento dodeputado Rubens PereiraJúnior solicitava que fosseencaminhado oficio ao secre-tário de Estado da Saúde,Ricardo Murad, solicitandoinformações sobre os proces-sos 9.419 e 11.837/2009 emtramitação na Secretaria deSaúde do Estado referentesà construção de 64 unidadeshospitalares, e cópia dos pro-cessos 12.895 e 15. 528/2009referentes à elaboração deprojetos básicos egerenciamento dos projetosexecutivos para construçãodos hospitais.

Marcelo Tavares lamen-tou a rejeição do requerimen-

O 4º PODER

Endereço : Travessa Sousândrade, N° 1, Parque. Un ivers i tá r io – Cep 65059-810 - São Lu ís -MA.Diretora Financeira

Rosário Azevêdo da CruzConsultores Jurídicos

Dr. José Silva JúniorDiagramaçãoCris Almeida

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28

Diretor GeralUdes Cruz Filho

Te l e f o n e : ( 9 8 ) 4141-0891 / 8129-3749 E - m a i l : r edacao@oqua r topode r. com

to, argumentando que "infeliz-mente a AssembleiaLegislativa do Maranhão nãotem sido capaz de cumprir oseu preceito fundamental econstitucional de fiscalizar oPoder Executivo".

Depois de criticar a pos-tura da Assembleia, o líder daOposição disse que o Progra-ma Saúde é Vida, deflagradopelo Governo do Estado, é um"exemplo escandaloso demalversação do dinheiro pú-blico". Marcelo Tavares frisouque o Governo do Estado in-sistentemente se nega a daresclarecimento do que é fei-to com o dinheiro público,embora seja obrigação daAssembleia buscar as infor-mações necessárias sobre oque é feito com o dinheiropúblico.

Deputado Rubens PereiraJunior (PCdoB)

Prefeita Bia Venâncio presta entrevistacoletiva e nomeia novos secretários

Nesta terça-feira (14) aPrefeita Bia Venâncio conce-deu entrevista coletiva a im-prensa depois de uma sema-na conturbada de idas e vin-das ao cargo de líder do exe-cutivo, a prefeita apresentouos nomes dos novos secretá-rios do município de Paço doLumiar, que tem um perfil téc-nico em cada uma das pastas.

Com a imprensa da gran-

de ilha reunida a prefeita BiaVenâncio falou sobre a perse-guição sofrida e das dificulda-des de saúde, em um tom deemoção agradeceu aos ami-gos que a acompanharam esempre estiveram ao seu ladoate nos momentos mais difí-ceis e que a mais de 30 anostrabalha por esse município.

Sendo perguntada sobreo relacionamento do execu-

tivo com a Câmara de Vere-adores do município disseque: “o relacionamento étodo institucional e a inten-ção da gestão é trabalhar emprol do bem da comunidadeluminense e com apoio dosvereadores que comunguemdo mesmo ideal”; foi questio-nada também sobre as obrasque poderão vir a ser realiza-da no munícipio: “há uma

quantia considerável de recur-sos oriundo do governo fede-ral que será aplicado nas áre-as de infraestrutura, saúde eeducação nos próximos dias”.

Com o novo secretariadoda administração de Paço doLumiar e a segurança jurídicada permanência do cargo aPrefeita Bia Venâncio poderáconcluir seus projetos a seremrealizados no município.

CENSURA NA ASSEMBLEIA

Page 3: Edição do dia 15/06/2011

POLÍTICA 3SÃO LUÍS, QUARTA-FEIRA, 15 DE JUNHO DE 2011

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

BASTIDORES de SÃO JOSÉ DE RIBAMARwww.oquartopoder.com/ribamar

DISCURSO EM PAUTA"O meio ambiente do Araçagy precisa ser preservado.

Somente assim, de forma unida, iremos resolver esta proble-mática. No entanto, também precisamos preservar a vida doscomerciantes, que retiram dos bares o sustento de suas fa-mílias. A Câmara de Ribamar apóia Gil Cutrim porque ele fazum governo participativo e popular". Do vereador Nonato Lima(PP), representando a Câmara de Vereadores durante reu-nião com barraqueiros da Praia do Araçagy, na ultima quinta-feira, dia 9.

APROVADO E SANCIONADOA Câmara de vereadores de São José de Ribamar apro-

vou por unanimidade na sessão de terça-feira (7), o projetodo Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração dos servido-res dos servidores da Prefeitura do município. O Plano quebeneficia todos os funcionários efetivos (cargos de nível su-perior, nível médio e nível fundamental) do Município, incluin-do os que serão aprovados no concurso público em anda-mento, cujas inscrições foram encerradas no último dia 12,já foi, inclusive, sancionado pelo prefeito Gil Cutrim.

DE OLHO EM 2012Um conjunto de forças políticas de esquerda começa se

articular na cidade de São José de Ribamar com vistas àeleição municipal de 2012. Entre os partidos estão o PT,PSTU, PSOL, PC do B, PSB, PCB, entre outros.

O PSB VEM AIA coluna perguntou ao vereador Zé Lima se PSB seria

coadjuvante em 2012. "Trabalhamos para entrar em cena comoator principal" – reagiu, com a sensação de quem vai para aeleição à frente de uma grande equipe. "Vamos chegar fortespara disputar a Prefeitura de São José de Ribamar".

ESPAÇO PRÓPRIOPT pensa grande na disputa da eleição do ano que vem.

"Pelo projeto, vamos lançar um candidato a prefeito deMaceió" – anunciou o dirigente Arnaldo Colaço. Ele explicouque o partido dispõe de um quadro de respeitabilidade eleito-ral e vai ser a surpresa da disputa majoritária.

CONHECENDO A CÂMARAEstudantes da Escola Municipal Liceu Ribamarense visi-

taram a Câmara de Vereadores esta semana. A visita propor-cionou aos alunos do ensino fundamental, a oportunidade deconhecerem um pouco mais sobre o trabalho desenvolvidona Casa. A direção da escola informou que este tipo de visitafaz parte de uma programação do Centro de Ensino, que visaaproximar a classe estudantil dos poderes constituídos.

FALA AI, BETO DAS VILAS!O presidente da Câmara, vereador Beto das Vilas

(PMDB), falou sobre a visita dos alunos que aproveitaram aoportunidade para esclarecer dúvidas em relação à atuaçãodo Legislativo Ribamarense, suas obrigações e atribuiçõespráticas. "É bom saber que nossos estudantes estão preo-cupados em compreender mais sobre os seus representan-tes, fiquei satisfeito, pois essa visita foi um diferencial paranós vereadores’’, informou.

Comerciantes recebem novos kitsPROJETO RIBA COCO

Dando continuidade àsações de incentivo ao turis-mo e de geração de empregoe renda no município, a ad-ministração do prefeito GilCutrim (PMDB) entregou aosvendedores de coco que tra-balham no entorno do santu-ário religioso de São José deRibamar os novos kits do pro-jeto Riba Coco.

Criado na gestão do ex-prefeito Luis Fernando Silva,atual secretário-chefe daCasa Civil do Governo do Es-tado, o Riba Coco, além deoferecer melhores condiçõesde trabalho aos comercian-tes, visa incentivar, aindamais, a atividade turística na

cidade.Os kits são compostos

de novos carrinhos, uniformese sombreiros. “Mais uma vez,o prefeito Gil Cutrim mostraque tem compromisso comos comerciantes de Ribamar.Com os novos kits, teremosmais condições de realizarum bom trabalho, aumentarnossa renda e contribuir coma atividade turística na cida-de”, explicou o presidente daAssociação Ribamarensedos Vendedores de Coco,Josué Monteiro.

Representando o prefeitoGil Cutrim na solenidade, osecretário municipal JoséEudes Sampaio (Receita e

Patrimônio Público Imobiliá-rio) disse que os novos kitsdo projeto Riba Coco são ape-nas mais um exemplo da ex-

trema consideração que o pre-feito possui por todos os co-merciantes e trabalhadoresde Ribamar.

Eudes Sampaio representou o prefeito Gil e entregou os novos kits

Oswaldo Ceará/ASSCOM PMSJR

Page 4: Edição do dia 15/06/2011

CIDADE4 SÃO LUÍS, QUARTA-FEIRA, 15 DE JUNHO DE 2 0 1 1

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Consumo e tráfico de crackaumentam no Maranhão

Por Aldir Dantas

O consumo e a venda decrack tomam dimensõesinimagináveis em todo oMaranhão. Entendo que asPolicias Militar e Civil têm pro-curado fazer as suas partes narepressão, muito embora assuas ações não consigam che-gar a todos os locais onde setrafica e consome as drogas.

Não há uma política deprevenção e muito menoscentros capacitados para arecuperação de jovens e ocrescente número de adoles-centes. A realidade triste epreocupante é que criançascom 10 anos e até menos jáestão no vício, fogem de casae muitos pais já perderam opoder de controle sobre elas.Os traficantes são cada vezmais audaciosos e penetramnas escolas utilizando os cha-mados “aviões”, em que alu-

nos se tornam intermediáriosda compra e venda. Muitostêm sido os discursos degestores de instituições dopoder público, sobre a proble-mática, mas ficam apenasnas palavras e nos oportunis-mos políticos.

De concreto não se vê

nada, apesar do crescentenúmero de assaltos já bana-lizados em que a maioria dosautores são jovens em buscade qualquer bem para nego-ciar com os estimuladores tra-ficantes. Se cobrar maisações das autoridades polici-ais não é o único caminho,

mas se forem feitos investi-mentos na educação, na saú-de, na geração de emprego erenda e um conjunto deações paralelas de prevençãocom ofertas de alternativasnão só junto aos viciados,mas em torno de todas asfamílias deles, com certezapode-se não resolver o proble-ma, mas pelo menosamenizá-lo.

Omitir-se totalmente dassuas devidas responsabilida-des quanto ao desenfreadocrescimento do tráfico e con-sumo das drogas, limitando-se apenas a uma tímida re-pressão é que o Estado nãopode. Também necessário setorna até como compromissocom o próximo, que todos nóscidadãos possamos de qual-quer forma contribuir paracombater esse mal perversocom alta capacidade de des-truir pessoas e famílias.

Quilombolas recusam promessasPor Aldir Dantas

O primeiro foi o acampa-mento em frente ao Tribunalde Justiça, depois a ocupa-ção da sede da Superinten-dência do Incra e agora coma greve de fome de liderançasos quilombolas têm uma de-terminação.

Não acreditam mais emdiscursos de gestores esta-duais e federais e sabem quese retornarem às suas comu-nidades sem a concretizaçãodas suas aspirações e garan-tia dos seus direitos vão aca-bar sendo assassinados porgrileiros, fazendeiros e os inú-meros cruéis integrantes do

agronegócio e tudo continua-rá da mesma forma, os crimi-nosos impunes e a luta reto-mada.

Quando se fala da regu-larização fundiária das áreasquilombolas, as de responsa-bilidade do Incra não avança-ram por incompetência eirresponsabilidade da gestãoque antecedeu à atual, des-tacam os prejudicados. Quan-to as de responsabilidade doEstado, apesar da boa vonta-de e interesse da Sedagro edo Iterma, a dificuldade cen-tral está na falta de recursos.

Para que se tenha umadimensão dodescompromisso governa-

mental com o meio rural, des-tinou-se à agricultura familiar,a assistência técnica e exten-são rural, a regularizaçãofundiária e outras ações, ape-nas 14 milhões de reais noorçamento.

Se formos analisar fria-mente o abandono e odescompromisso que se im-põe a produção de alimen-tos à construção da paz coma solução de conflitos e con-frontos. Somente o que oGoverno do Estado estágastando para a vacinaçãocontra a febre aftosa é mui-to maior do que todos os re-cursos garantidos para ope-rações da Sedagro no pre-

sente exercício.A população rural cansou

e não acredita mais em dis-cursos e promessas nuncahonrados e sabe-se perfeita-mente dos grandes interes-ses de políticos em favor degrileiros, fazendeiros e bandi-dos, que matam e desmatamno meio rural com a garantiada impunidade.

Conversei com algumaspessoas sobre a greve defome do povo quilombola eelas me disseram que estãoprontos para dar a vida com agreve de fome, a morrer comas balas de jagunços a servi-ço do crime organizado nomeio rural.

Page 5: Edição do dia 15/06/2011

Neymar nega ida para o Real :'Hoje, nada me tira do Santos'

ESPORTE 5SÃO LUÍS, QUARTA-FEIRA, 15 DE JUNHO DE 2011

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Por Adilson BarrosDireto de Montevidéu

O atacante Neymar negounesta terça-feira que tenhaassinado contrato com o RealMadrid, como foi noticiado naEuropa. Durante desembar-que da delegação do Santosa Montevidéu, para a primeirapartida da final da Taça Liber-tadores, o jogador garantiu quenão está de saída do clube.

- Não tem nada. Hoje,nada me tira do Santos - afir-mou o jogador, que foi cerca-do por muitos jornalistas eteve de ser empurrado porseguranças para o ônibus,enquanto torcedores da equi-pe uruguaia cantavam e pro-vocavam os santistas.

O presidente do Peixe,Luis Alvaro de Oliveira Ribei-ro, também negou qualqueracordo com os espanhois. Eledisse que Neymar não está à

venda e que o clube continuaatrás de mais parceiros queviabilizem a permanência dojogador na Vila Belmiro.

- Isso não existe. Se vi-

Olympic Day difunde os ideaisolímpicos no Maranhão

As atividades do "OlympicDay" já estão sendo realiza-das em São Luís. O evento,promovido pelo Comitê Olím-pico Brasileiro (COB), em par-ceria com a Secretaria de Es-porte e Lazer (Sedel), teve iní-cio nesta terça-feira (14), noAuditório Expedito Bacelar, no

Centro Universitário doMaranhão (Uniceuma), noRenascença II. "O OlympicDay é uma forma de dissemi-nar o espírito olímpico, quetambém vai fortalecer as ba-ses do esporte maranhense",declarou o secretário de Es-porte e Lazer, Joaquim

esse proposta, eu mandavadevolver. Engraçado é queessas notícias sempre sur-gem em véspera de jogosdecisivos. Estão de brincadei-ra. Quando não é o Ganso, éo Neymar. Já estamos con-versando com novos patroci-nadores. Faremos quantaspropostas forem necessáriasa Neymar para que ele per-maneça – disse o dirigente.

Neymar tem contratocom o Peixe até agosto de2015. Sua multa está estipu-lada em 45 milhões de euros.Segundo a imprensa espa-nhola, porém, o atacante as-sinará por cinco temporadascom o Real Madrid e recebe-rá dois milhões de euros porano (cerca de R$ 5,6 milhões).

Haickel.Segundo o secretário,o esporte é um fator importan-te para o lazer, saúde, segu-rança pública, além de supe-ração. "O Maranhão tentaparticipar, mesmo que indi-retamente, de dois momen-tos esportivos importantesem que vive o Brasil, a Copado Mundo de 2014 e as Olim-píadas de 2016", ressaltouJoaquim Haickel.

O "Olympic Day" será de-senvolvido desta terça-feira(14) até quinta-feira (16), emSão Luís, tendo como propos-ta difundir os ideais olímpicos,contribuir para a construçãode uma sociedade mais jus-ta e saudável, além de solidi-ficar seus ideais norteadores:esporte, cultura e educação.

O evento reuniu dezenas de estudantes/atletas no auditório do Uniceuma

Handson Chagas

Conmebolautoriza 23ºjogador na

Copa América

A Conmebol (Confedera-ção Sul-Americana de Fute-bol) anunciou nesta terça-fei-ra (14) que autorizou a inclu-são de mais um jogador no elen-co de cada seleção que dispu-tará a próxima edição da CopaAmérica, aumentando o nú-mero de convocados para 23.

Fontes do organismo ex-plicaram que a medida foi ad-mitida de forma excepcionalpara permitir a participação deum terceiro goleiro, comoacontece na Copa do Mundo.

Caso o técnico ManoMenezes decida convocarmais um goleiro, os nomesmais prováveis são os deJefferson, do Botafogo, e Fá-bio, do Cruzeiro.

Page 6: Edição do dia 15/06/2011

POLÍTICA6 SÃO LUÍS, QUARTA-FEIRA, 15 DE JUNHO DE 2 0 1 1

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

12 deputados respondem

Do 4º PODEREm São Luís

Dos 42 deputados estaduais que representam a populaçãomaranhense, 12 chegam à Assembleia Legislativa na condição de réusem ações penais, ou seja, 29% respondem ou responderam a proces-sos nos quais são ou foram acusados de crimes.

As informações fazem parte de um levantamento realizado pelo portale jornal e portal 4º PODER, com base em dados oficiais no site do Tribunalde Justiça do Maranhão (TJ-MA) e Tribunal Regional Federal (TRF).

Juntos, os 12 deputados respondem a pelo menos 59 processos -em alguns casos, os parlamentares são acusados de vários crimes peloMinistério Público.

A maioria das acusações se refere à administração pública, comocrime contra a Lei de Licitações, peculato (quando o funcionário públicose apropria de bens ou valores públicos) e corrupção.

Há, ainda, casos de crime contra o sistema financeiro, crimes eleito-rais, estelionato e até roubo e formação de quadrilha.

O desembargador Fernando Tourinho Neto, que atua no TribunalRegional Federal da 1ª Região e é vice-presidente da Associação dosJuízes Federais (Ajufe), afirma que é preciso cautela para não condenarantecipadamente um cidadão que responde a processo judicial.

"Uma pessoa ser denunciada não quer dizer que praticou o fato. Issovai para instrução, para ser apurado. Pode ser condenada, mas podeser inocentada.

A Constituição prevê a presunção de inocência, até que haja umacondenação transitada em julgado.

A Constituição é para todos, o direito protege a todos nós", afirma omagistrado.

Para identificar os 12 deputados réus em ações penais, o 4º PODERpesquisou os nomes dos 42 deputados estaduais eleitos que tomaramposse na Assembleia, de acordo com lista oficial publicada no site dainstituição.

Cada nome foi verificado na consulta processual online do tribunalde Justiça e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Comarca pelo qual oparlamentar registrou candidatura; no Tribunal Regional Federal (TRF);no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal(STF).

No total, foram efetuadas mais de 46 consultas entre maio e começode junho de 2011. Depois da identificação dos processos nos sites dostribunais, houve uma checagem com a finalidade de se confirmar se es-ses processos, embora registrados na internet, ainda continuavam tra-mitando. Para isso, consultou-se o conteúdo de cada processo para severificar prazos e andamento.

O ‘campeão’ de ações é o deputado prefeito de Pedreiras-MA, e teve o regpelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MADe acordo com levantamento do 4º PODa 28 processos na Justiça, sendo vinte Justiça do Maranhão - TJ-MA, duas no Tre duas no Tribunal de Contas do Estado (

De acordo com o Processo Nº 200tou no TRF1, Seção Judiciária do Maratriz, Raimundo Louro foi condenado pedrilha. Por conta dessa decisão, o colEleitoral (TRE-MA) chegou a barrar suLei da Ficha Limpa. No entanto, o parlampara ser diplomado, e só assumiu o mças a decisão monocrática do ministroral (TSE), Marcelo Ribeiro, que deferiuAs ações que tramitam na Justiça se passou pela prefeitura de Pedreiras dur

Deputado AfonsoManoel (PMDB/MA)

Deputado CamiloFigueiredo (PDT/MA)

Deputado CarlosAmorim (PDT/MA)

Deputado Dr. MagnoBacelar (PV/MA)

Deputado EduardoBraide (PMN/MA)

Deputada GardêniaCastelo (PSDB/MA)

Deputado Raimundo Lo

DEPUTADO FOI C POR FORMAÇÃO D

Page 7: Edição do dia 15/06/2011

m a processos no MaranhãoPOLÍTICA 7 SÃO LUÍS, QUARTA-FEIRA, 15 DE JUNHO DE 201 1

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Raimundo Louro (PR), que foiistro de candidatura cassado), durante as eleições de 2010.DER, o parlamentar respondee duas ações no Tribunal de

ribunal Regional Federal (TRF)(TCE).1.37.01.001438-6 que trami-anhão, Subseção de Impera-lo crime de formação de qua-egiado do Tribunal Regionalua candidatura com base namentar conseguiu uma liminarmandato na Assembleia gra-o do Tribunal Superior Eleito- seu registro de candidatura.referem ao período em que

rante oito anos.

Em segundo lugar neste ranking, vem o de-putado Hemetério Weba (PV), que está em seusegundo mandato. De acordo com o levanta-mento, ele responde a 10 processos porimprobidade administrativa no Tribunal de Jus-tiça do Maranhão - TJ-MA.

Ação civil Pública de Nº1142007 que tra-mita na Comarca de Santa Luzia do Paruá dizque Hemetério Weba foi condenado por ter pra-ticado atos de improbidade administrativa en-quanto prefeito de Nova Olinda do Maranhãoem 2006. Ele teve seus direitos políticossuspensos por três anos a partir da decisão em2010, além de sofrer multa civil de 20 vezes a remuneração recebida em 2006 eficar proibido de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou in-centivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de três anos. Oparlamentar recorreu desta decisão no Supremo Tribunal Federal (STF ReclamaçãoNº11014/2010) utilizando-se de uma reclamação, mas a corte negou provimento aorecurso em decisão de fevereiro de 2011.

Weba também teve suas contas rejeitadas pelo TCE quando foi prefeito de NovaOlinda-MA, no período entre 2001 a 2004 e 2005 a 2008.

NOVATA ACUSADA DE SONEGAÇÃO FISCALA novata deputada Valéria Macedo (PDT), res-

ponde a processo de execução fiscal referente aimposto de renda de pessoa física movido pela Fa-zenda Nacional. Outro novato que tem problemascom a Justiça é o deputado Eduardo Braide (PMN)que sofreu ação de execução fiscal. O objeto daação é contribuição previdenciária.

Deputado HemetérioWeba (PV/MA)

Deputado LéoCunha (PSC/MA)

Deputado RaimundoCutrim (DEM/MA)

Deputado RaimundoLouro (PR/MA)

Deputado Rigo Teles(PV/MA)

Deputada ValériaMacedo (PDT/MA)

ouro (PR)

Deputado Hemetério Weba (PV)

CONDENADOE QUADRILHA

Completam a lista dos 12, Raimundo Cutrim (DEM), com 5 pro-cessos; Dr. Magno Bacelar (PV) responde a seis três quando foiprefeito de Chapadinha; Carlos Amorim (PDT) com 2 processos;Camilo Figueiredo (PDT) com 1, Gardênia Castelo (PSDB) com 01;Rigo Teles (PV) que responde a 2 ações de compra de votos eabuso de autoridade e de poder econômico; Leo Cunha(PSC), res-ponde a dois processos de execução fiscal movidos pela FazendaNacional: e Afonso Manoel(PMDB) que responde a processo deirregularidades na arrecadação e nos gastos da campanha.

Deputada Valéria Macedo (PDT)

Page 8: Edição do dia 15/06/2011

BRASIL8 SÃO LUÍS, QUARTA-FEIRA, 15 DE JUNHO DE 2 0 1 1

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

MEC coloca no ar o novo sitedo SiSU, serão 26,3 mil vagas

Do G1, em São Paulo

O Ministério da Educa-ção colocou no ar nesta ter-ça-feira (14) o novo portal doSistema de Seleção Unificada(SiSU). No site é possível ti-rar dúvidas sobre o sistemade inscrições para concorrera vagas em universidades es-taduais e federais e institutosde educação profissional nosegundo semestre. As inscri-ções no SiSU poderão serfeitas a partir das 6h destaquarta-feira (15) e vão até as23h59 de domingo (19), se-

gundo o MEC. As inscriçõesocorrerão exclusivamentepela internet.

O SiSU oferece vagas emuniversidades estaduais e fe-derais e institutos de educa-ção profissional. O sistemafoi criado pelo MEC para uni-ficar a oferta de vagas em ins-tituições públicas.

Neste semestre, serãooferecidas 26.336 vagas em19 universidades federais,23 institutos federais, doiscentros federais de educa-ção tecnológica (Cefet) equatro universidades estadu-

ais. No segundo semestrede 2010, 35 instituições par-ticiparam, com de 16 milvagas. No primeiro semes-tre deste ano, o sistema teveum milhão de inscrições eofereceu 83 mil vagas.

Somente poderão se ins-crever no processo seletivo dosegundo SiSU de 2011 oscandidatos que tenham parti-cipado da edição do ExameNacional do Ensino Médio(Enem) referente ao ano de2010 e que, cumulativamen-te, tenham obtido nota acimade zero na prova de redação.

O SiSU ficará disponívelpara inscrição dos candidatosdas 6h às 23h59 de cada diade inscrição (horário deBrasília). Não haverá cobran-ça de taxa de inscrição.

O processo seletivo teráduas chamadas sucessivas.A primeira chamada será em22 de junho e a segunda cha-mada sai em 2 de julho. Deacordo com o texto, a matrí-cula dos selecionadas na pri-meira chamada ocorre em 27e 28 de junho. A matrícula dasegunda chamada será em 5e 6 de julho.

Vale abre 380 vagas para engenheirosDo G1, em São Paulo

A Vale abriu seleção para380 vagas de engenheiro. Oprofissional deve ser formadoem engenharia deautomação, civil, elétrica,mecânica, de minas,metalúrgica, de produção ouquímica, além de ter nível deinglês intermediário ou avan-

çado e disponibilidade paramudar de cidade. Há vagas noMaranhão, Pará, Minas Ge-rais, São Paulo e Sergipe.

Há dois perfis de vagasdisponíveis. O primeiro é paraprofissionais com quatro adez anos de formação e ex-periência mínima de quatroanos em projetos de médio egrande porte nos setores de

infraestrutura, petroquímica,siderurgia, mineração ou quí-mica, entre outros.

O segundo perfil é paraengenheiros com mais de dezanos de formação, que preci-sam ter experiência de pelomenos oito anos e ter ocupa-do um cargo gerencial.

Os contratados terão direi-to a plano de saúde, plano

odontológico, plano de previdên-cia privada (Valia), seguro vidaem grupo, vale-alimentação,vale-refeição (ou refeição no lo-cal de trabalho) e participaçãonos resultados da empresa.

As inscrições vão até 15de julho e podem ser feitaspelo site www.vale.com/opor-tunidades, no link “Recruta-mento de Projetos de Capital”.

Page 9: Edição do dia 15/06/2011

GERAL 9SÃO LUÍS, QUARTA-FEIRA, 15 DE JUNHO DE 2011

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Campanhas de prevençãogarantem ótimos resultados

Com foco em prevenção,a Secretaria Municipal deSaúde (Semus) fechou comsucesso um ciclo de três pro-gramas de proteção à saúdeda população da capital: asérie de mutirões de comba-te à dengue e as campanhasde vacinação contra a gripe econtra a raiva. Metasalcançadas na gripe, supera-das na raiva e o risco de epi-

demia de dengue afastado.Um esforço que reuniugestores, instituições e oamplo apoio da comunidade.

“Nosso sentimento é deagradecimento. Obrigado atodos os parceiros que cami-nharam juntos em nossosmutirões da dengue, a toda anossa equipe da Semus, emtodas as ações. Aos nossosagentes, que são os nossos

braços dentro da casa daspessoas. E principalmente omaior agradecimento é à po-pulação de São Luís, queatendeu e entendeu nossoschamados, nos ajudando amelhorar a saúde de todos”,afirmou o secretário de Saú-de do Município, GutembergAraújo.

O trabalho de combate àdengue por meio de visita aosbairros chegou à reta finalcom 14 mutirões realizados,alcançando 40 localidadescom a coleta de, aproxima-damente, 100 toneladas debagulho (móveis velhos emateriais sem uso que pode-riam se transformar emcriadouro do mosquito trans-missor). De março a junho,período em que foram realiza-dos os chamados Bota ForaContra a Dengue, foram visi-tados 304.844 imóveis – frutodo trabalho direto de 435

agentes de endemias.A Campanha Nacional de

Vacinação Contra a Influenza2011 foi realizada no períodode 25 de abril a 13 de maio.Em São Luís, no entanto, operíodo foi estendido até 30de maio, para garantir maiorcobertura. A estratégia resul-tou em meta superada nosnúmeros totais, com mais de130 mil doses aplicadas quan-do a meta era atingir um totalde 119 doses. No grupo deidosos, 108% foram vacina-dos; entre crianças de seismeses a menores de doisanos, o índice foi de 95,88%;92,74% das gestantes foramimunizadas; e 165% dos tra-balhadores da saúde.

Já a Campanha Nacionalde Combate à Raiva teve ca-ráter emergencial na capital,em razão do registro de umóbito por raiva humana de ummorador de Paço do Lumiar.

Inscrições para a VII Corridado Fogo encerram-se hoje

Encerra nesta quarta-fei-ra (15), as inscrições para aVII Corrida do Fogo, que serárealizada pelo Corpo de Bom-beiros Militar do Maranhão(CBM-MA), na Avenida Lito-rânea, como parte das ativi-dades promovidas pelaCorporação - para celebrar oDia Nacional do Bombeiro,comemorado dia 2 de Julho.

A corrida acontecerá dia26 deste mês, com largadaàs 8h, próximo ao Posto deSalva-Vidas, na praia de SãoMarcos. Os competidores te-rão que cumprir um percursode 10 km.

As inscrições poderãoser feitas no 1º GBM (próxi-mo ao Parque Bom Menino),2º GBM/GEM (no CSU daCohab), GBMar (em quais-quer postos de salva vidas),Academia de Bombeiros Mi-litar “Josué Montello” (próxi-mo ao Parque Independência/Expoema), Colégio Militar “2de julho” (próximo à Secreta-ria de Segurança), SeçãoContra Incêndio (Aeroporto)ou no Comando Geral (próxi-mo à UFMA). A taxa de Ins-crição é dois quilos de alimen-tos não perecíveis.

Os critérios de

Jovem de 16 ou17 anos poderádoar sangue

O Ministério da Saúdeampliou a faixa etária de doa-dores de sangue, permitindoque jovens entre 16 e 17 anos- mediante autorização dospais ou responsáveis - e ido-sos com até 67 anos possamdoar sangue.

Foi publicada na ediçãodesta terça-feira (14) do "Diá-rio Oficial da União" uma por-taria com o Regulamento Téc-nico de ProcedimentosHemoterápicos. Além de am-pliar a faixa etária de doado-res, a portaria estabelece queo limite para a primeira doa-ção é de 60 anos.

premiação estão distribuídosentre categorias (civis e mili-tares), de acordo com a faixaetária de cada candidato, sen-do os vencedores agraciadoscom troféus, medalhas e prê-mios em dinheiro, conformeo regulamento da competi-ção.

Vale ressaltar aos parti-cipantes, que o evento partedo calendário da FederaçãoMaranhense de Atletismo. Oregulamento da competição emodelos de ficha de inscriçãoestá disponível no site oficialda Corporação:www.cbm.ma.gov.br

O trabalho de combate à dengue com visita aos bairros chegou à reta final com 14 mutirões realizados

Page 10: Edição do dia 15/06/2011

Quando o gosto pelaQuando o gosto pelaQuando o gosto pelaQuando o gosto pelaQuando o gosto pelamoda se transformamoda se transformamoda se transformamoda se transformamoda se transforma

em paixãoem paixãoem paixãoem paixãoem paixão

Dicas paraDicas paraDicas paraDicas paraDicas pararrrrretocar aetocar aetocar aetocar aetocar a

maquiagmaquiagmaquiagmaquiagmaquiagememememem

Fonte: Portalangels

M esmo a melhor dasmaquiagens precisa deum retoque ou outro para

se manter impecável ao longo do diaou até o final da balada. Por isso, todamulher prevenida deve carregar nabolsa pelo menos alguns itens do kitmaquiagem para dar um up no visual.

Basta ter pó, lápis, blush, rímel ebatom para retocar a maquiagem aqualquer hora e em qualquer lugar. Maspara devolver o acabamento perfeitoao make com os retoques, é precisoter os mesmos cuidados na aplicaçãodos produtos.

A primeira das dicas para retocara maquiagem é não exagerar para nãoacabar estragando tudo. Se notar quea pele está brilhando demais, por exem-plo, use um pedaço de papel ou lençoumedecido para remover a oleosidade.O mesmo vale para manchas de lápise rímel embaixo dos olhos.

Feito isso, dê início ao retoque dopó, aplicando delicadamente, principal-mente na zona T do rosto.

Aplique uma camada suave deblush e em seguida, passe o batom dacor desejada. Nos olhos, retoque de leveo lápis e caso os cílios não estejam muitocarregados de rímel, passe mais umaleve camanda. Para retocar a sombra,procure sempre espalhar nos cantosonde os tons continuam ainda fortes.

Tudo pronto, hora de voltar parao trabalho ou cair na balada novamen-te. São dicas simples e bem fáceispara que em minutos você consiga teruma maquiagem linda novamente, semcomplicação.

Por: Sandra Miguel

Quando a paixão pela moda ultrapassa o simples vestuário ese converte num desejo de

seguir essa profissão, uma das primeirasquestões que se colocam é como entrarnum mercado laboral por demais competi-tivo e principalmente aonde se preparar. Apergunta não é fácil e a decisão muitomenos.

Quando se trata de moda a opção deestudar e se lançar no mundo exterior nun-ca deve ser posta de lado, bem pelo con-trário, deverá ser analisada até ao mais ín-fimo detalhe. Pese o facto de existirem boasescolas de moda no nosso país, a verdadeé que as melhores escolas se encontramno estrangeiro. Falamos de estilismo, de-senho, comunicação de moda, jornalismode moda e marketing. Não é tão-somentecomo saber desenhar.

A moda está indubitavelmente… namoda. Nunca antes profissões comoestilista de moda estiveram na boca de to-

dos. Nunca desde que alguém se lembre a modaesteve tão viva e próxima da rua com palavrascomo “streetstyle” que não existiam nem preo-cupavam o mais comum dos mortais. Jamais oestilo das celebridades foi tão escrutinado comohoje, e nomes como Wintour ou Roitfield per-maneciam no completo anonimato com profis-sões que as suas próprias filhas entendiam(Documentário The September Issue).

Neste momento em que os jovens estão maispreocupados em estar não à frente de umaobjectiva mas sim nos bastidores, a relevânciadeste assunto cresce inevitavelmente e com eleo como e onde se preparar.

Obviamente que estudar no estrangeiro temum grande valor acrescentado. A primeira per-gunta com a qual um aspirante a estilista sedepara é: onde vou estudar, em Portugal ou fora?Sendo que a segunda é em que cidade.

Uma escola não é só um lugar de aprendi-zagem e experiencia, se a cidade onde se situ-ar não acompanhar esses mesmos pontos. Amoda é uma visão, criatividade, arte, cultura…E a moda são também contactos, práticas, se-manas de moda e exposições.

Ora se estamos interessados em aprendere viver moda, que lugar melhor senão aquele ondese vive rodeado pela mesma 24 horas por dia?Este factor aliado às possibilidades económicasde cada um, deve ditar e responder à questãode onde e com quem melhor consigo alcançaros meus objectivos?

Um facto está no entanto bastante claro: paraqualquer uma das escolas é necessário possuir-se talento, força de vontade, e acima de tudosaber até onde vão as possibilidades de cadaum. É perfeitamente inútil alguém que, apesarde gostar de moda, não entenda o seu contextona globalidade, e procure lá fora o que não con-segue fazer cá dentro.

VARIEDADES10 SÃO LUÍS, QUARTA-FEIRA, 15 DE JUNHO DE 2011

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Page 11: Edição do dia 15/06/2011

TELEVISÃO11SÃO LUÍS, QUARTA-FEIRA, 15 DE JUNHO DE 2011

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Áries21/3 a 20/4Chegou a hora de repensar sua vida ede começar a valorizar aspectos queandavam esquecidos.

Touro21/4 a 20/5Você se sentirá muito bem se passar odia com pessoas queridas. O dia tam-bém favorece encontros com quem estádistante.

Gêmeos21/5 a 20/6Você sentirá necessidade de recolher-se e recarregar as baterias para asemana que começa.

Câncer21/6 a 21/7A proximidade com a família e com osamigos mais íntimos poderá render bonsmomentos.

Leão22/7 a 22/8O desejo de se destacar profissional-mente será o foco de suas atenções.Porém, será preciso bom senso paranão se esquecer da família.

Virgem23/8 a 22/9Sua comunicação estará amplamentefavorecida. Por isso, você saberá se expres-sar de uma forma que todos os que convi-vem com você entenderão facilmente.

Libra23/9 a 22/10Há possibilidade de ganhos inespera-dos, podendo até recuperar um di-nheiro que julgava perdido.

Escorpião23/10 a 21/11Você perceberá uma facilidade para co-municar-se e compreender as pessoas.

Sagitário22/11 a 21/12Será preciso diminuir o ritmo para recu-perar as energias. Aproveite o dia paraorganizar a vida financeira.

Capricórnio22/12 a 20/1A convivência com pessoas que têmos mesmos ideais, crenças e filosofiasque você receberá boas vibrações.

Aquário21/1 a 19/2Hoje, seu desejo de autonomia e inde-pendência estará aflorado. Cuide me-lhor de seu lado espiritual e você vaisentir-se melhor.

Peixes20/2 a 20/3O dia será ideal para viajar, estudar ouparticipar de concursos. Novas oportu-nidades poderão surgir em sua vida.

InsensatoCoração

CordelEncantado

Timóteo insiste com o te-nente da volante para inva-dir o cinema. Cândida acu-sa Penélope de ter traído obando e Bel fica inconsolá-vel. Herculano, ferido, implo-ra que Cesária o ajude. Úr-sula se enfurece com Nico-lau ao saber que Cecíliaestá presa no cinema e queo capitão está ferido. Florin-da não deixa que Petrus abeije. Açucena se lamentacom Bartira por não poder fi-car com Jesuíno. Ternurinhanão para de falar e Zóio-Fu-rado fica impaciente. Cesá-ria cuida de Herculano, quedecide se render. Antôniasofre por causa de Inácio.

André pede a Carol para pas-sar a tarde com Antônio. Daisyse oferece para ir à casa deBeto procurar um contrato.Paula não dá atenção a Lei-la. Eduardo conversa com Ali-ce sobre o término de seunamoro com Paula. Quim ficaimpressionado com o com-portamento de Vinícius.Daisy arruma a casa de Beto.Wagner se desentende comLéo. Alice vê Daisy sair dacasa de Beto e fica abalada.André não conta para Carolsobre a doença de Gregório.

Abner tenta se reconciliar comJúlia, mas ela o rejeita. Miner-va ameaça processar o SPA.Kimmy entrega uma carta deKeiko para Wilson pedindoque ele leve sua filha paraHoshi cuidar. Tieko descobreque o contrato que fez comKeiko não vale nada. Salo-mé reclama de Natália paraMarcos e ele briga com a es-posa. Wilson lamenta Keikonão ter esperado por ele e re-cebe o apoio do pai. Celesteavista Abner na mercearia edecide falar com ele. DoutorEliseu tenta agarrar Elaine/Élcio, mas ela se esquiva.

Morde eAssopra

NOVELAS

LEIA MAIS NOOQUARTOPODER.COM

Divulgado os 14Divulgado os 14Divulgado os 14Divulgado os 14Divulgado os 14participantesparticipantesparticipantesparticipantesparticipantes

Faltando apenas 1 mês para aestreia da quarta edição do

reali ty show “A Fazenda”,Fernando Oliveira da coluna

Na TV divulgou os nomesdos 14 participantes.

Os confinados seri-am: a atriz Ana Markún,

Cumpadre Washington, oex-jogador de fu tebo l

Dinei, a boxeadora DudaYankov ich , o mode lo

François Te les de Medeiros ,Joana Machado ex-namorada do jogador Adriano, o apre-sentador e humorista João Kleber, o cantor Marlon - quefaz dupla com Maicon, Raquel Pacheco ex-garota de pro-grama, conhecida como Bruna Surfistinha, as modelos Re-nata Banhara e Taciane Ribeiro, o ator Thiago Gagliassoirmão de Bruno Gagliasso, a funkeira Valesca Popozuda eo coreógrafo Zé Reinaldo famoso no carnaval carioca.

Solange Gomes posa só decalcinha para revista Sexy

Solange Gomes posou só de calcinha para sessão pin up darevista "Sexy" de junho. A modelo, que já foi cinco vezes capa

da publicação, diz que não toma fora de homem. "Estousolteira, mas não a procura, deixo o amor me encontrar,

quando quero alguém dificilmente levo não ", disse a morena.

Sabrina corta a franja novamenteAlheia às opiniões de reprovação, Sabrina Sato contou

à coluna “Olá!” do jornal “Agora” que vai cortar a franjanovamente. "Vou dar uma cortadinha e depois vou deixarcrescer. Gosto de mudar o visual sempre”, disse a apresen-

tadora à publicação.

Page 12: Edição do dia 15/06/2011

Email: [email protected] Fones: (98) 4141-0891 - 8129-3749

ÚLTIMAS12 O QUARTO PODERwww.oquartopoder.comSÃO LUÍS, QUARTA-FEIRA, 15 DE JUNHO DE 2011

Festança no Arraial daLagoa começa nesta sexta

PM´s farão passeatapor aumento salarial

Por Aldir Dantas

As movimentações desoldados, cabos e sargentosda Polícia Militar por aumen-tos de salários e igualdade detratamentos dados a agentespenitenciários, agentes poli-ciais e delegados, começa amerecer retaliações dentro dacorporação. Vários militaresforam transferidos e outros,

principalmente os líderes jáforam advertidos que podemseguir o mesmo caminho.

O movimento que é pacíficoe ordeiro quer negociar a igual-dade de tratamento e espera asensibilidade dos governantes.Uma passeata reivindicatóriapara buscar apoio da socieda-de poderá ser realizada estasemana, contando com es-posas e filhos de militares.

Com uma superestrutura,programação diversificada eanimação de sobra, será aber-to nesta sexta-feira (17), às19h, o São João dos Bois daLiga, no Arraial da Lagoa daJansen, com apoio do Gover-no do Estado. Até o dia 29 dejunho, 32 agremiações folcló-ricas e cantoresmaranhenses, sendo 25 gru-pos de bumba-meu-boi, subi-rão ao palco do espaço, queeste ano reúne 14 barracas,incluindo 10 restaurantes.

O projeto São João dosBois da Liga foi criado com amissão de manter viva e vi-brante a brincadeira dobumba-meu-boi, consideradaa maior expressão folclórica

do Maranhão. A programaçãoda primeira noite do Arraial daLagoa, que é realizado pelaLiga Independente dos Gru-pos de Bumba-Meu-Boi doMaranhão e conta com o

Polícia Militar prendesuspeito de homicídio

Policiais militares da 4ªCompanhia Independente (CI),sediada em Chapadinha, pren-deram, na madrugada destaterça feira (14), RaimundoNonato Porciano da Silva, 30anos, suspeito de ter pratica-do um homicídio no PovoadoSanta Maria José Lira, ZonaRural daquele município.

Raimundo Nonato foi lo-calizado na residência dele.Com ele, os policiais milita-res apreenderam um canive-te, arma usada no homicídioem que teve como vítima JoséArimatéia Borges, 40 anos,residente no povoado SantaMaria na Zona Rural deChapadinha.

A Polícia Militar recebeu

informações do homicídio foiaté o local checar a denún-cia. Após receber mais infor-mações e diligenciar nas ime-diações do Povoado,Raimundo Nonato foi encon-trado e preso em sua residên-cia no mesmo povoado.

De acordo com informa-ções do delegado JaironTimbó Sales, responsávelpelo flagrante, o motivo queteria levado Raimundo Nonatoa matar José de Arimatéiaainda está sendo apuradocom base em depoimentos.“Vamos ouvir várias pessoasdurante toda à tarde, a fim deelucidar este crime, e princi-palmente sua motivação”, afir-mou o delegado.

apoio do Governo do Estado,é uma pequena mostra dafestança que tomará conta deum dos pontos turísticos maismovimentados de São Luís.

Grupo Piaçaba, Bois de

Axixá e de Leonardo terão amissão de animar os primei-ros visitantes do São Joãodos Bois da Liga. Tambémhaverá shows de Papete eBetto Pereira e para encerraro boi da Floresta, o batalhãoda Maioba e o colorido e aanimação do boi de NinaRodrigues. Serão em médiasete apresentações por noite.

A organização do Arraialda Lagoa, que em 2011 com-pleta cinco anos, já está emcontagem regressiva para oinício do festejo. Para tanto,estão sendo ultimados os pre-parativos para a montagemdas barracas e dos serviçosque vão proporcionar à festasegurança e comodidade.

Operários trabalham na montagem do Arraial da Lagoa da Jansen