edição do dia 26/04/2011

12
www.oquartopoder.com PODER SÃO LUÍS - MA, TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2011 / ANO 5 / N° 514 / PREÇO R$ 1,00 Página 8 Ele usa a marca da besta, 666 , e ataca católicos e evangélícos. Engarrafamento em Perizes atrasa velório e enterro Página 10 JESUS VOLTOU? O autêntico caos ins- talado no Campo de Perizes, na última quin- ta-feira, acabou em um determinado trecho da rodovia, se transforman- do em solidariedade. Um rapaz conduzindo uma camioneta transportava o corpo de um jovem de 30 anos, vítima de aci- dente de trânsito. Plano de carreira militar é discutido por deputados Página 2 Leia as notas do Blog do Udes Filho Página 3 MEC aumenta prazo para estudantes usarem bolsa PROUNI Página 9 O Ministério da Educa- ção aumentou o prazo para estudantes usarem bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). A por- taria foi publicada no “Diá- rio Oficial da União” nesta segunda-feira (25).

Upload: o-quarto-poder

Post on 28-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal O Quarto Poder

TRANSCRIPT

Page 1: Edição do dia 26/04/2011

www.oquartopoder.com

PODERSÃO LUÍS - MA, TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2011 / ANO 5 / N° 514 / PREÇO R$ 1,00

Página 8

Ele usa a marca da besta, 666,e ataca católicos e evangélícos.

Engarrafamento em Perizesatrasa velório e enterro

Página 10

JESUSVOLTOU?

O autêntico caos ins-ta lado no Campo dePerizes, na última quin-ta-feira, acabou em umdeterminado trecho darodovia, se transforman-do em solidariedade. Umrapaz conduzindo umacamioneta transportavao corpo de um jovem de30 anos, vítima de aci-dente de trânsito.

Plano de carreira militaré discutido por deputados

Página 2

Leia as notas do Blog do Udes Filho

Página 3

MEC aumentaprazo paraestudantesusarem bolsa

PROUNI

Página 9

O Ministério da Educa-ção aumentou o prazo paraestudantes usarem bolsado Programa Universidadepara Todos (ProUni). A por-taria foi publicada no “Diá-rio Oficial da União” nestasegunda-feira (25).

Page 2: Edição do dia 26/04/2011

POLÍTICA2 SÃO LUÍS , TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 201 1

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

O 4º PODER

Endereço : Travessa Sousândrade, N° 1, Parque. Un ivers i tá r io – Cep 65059-810 - São Lu ís -MA.Diretora Financeira

Rosário Azevêdo da CruzConsultores Jurídicos

Dr. José Silva JúniorDiagramaçãoCris Almeida

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28

Diretor GeralUdes Cruz Filho

Te l e f o n e : ( 9 8 ) 4141-0891 / 8129-3749 E - m a i l : r edacao@oqua r topode r. com

Plano de carreira militaré discutido por deputados

A Comissão de Seguran-ça da Assembleia Legislativaparticipou de uma reuniãocom o secretário de Seguran-ça Pública do Estado, AloísioMendes, uma comitiva de ofi-ciais dos policiais militares ebombeiros. Na oportunidadeos deputados Bira do Pindaré(PT), Zé Carlos (PT) eRaimundo Louro (PR)intermediaram a conversaentre militares e Estado.

A reunião aconteceu naSecretaria de Segurança, noOuteiro da Cruz. Os parla-mentares e o Secretário con-versaram com o sargento

Jean Marie, representante doCorpo de Bombeiros; e comos soldados Roberto Cam-pos (de São Luís); Eudes(Balsas); Antonio Menezes(Timon); e Deusivan, da As-sociação de Cabos e Solda-dos de Imperatriz.

Na pauta de reivindica-ções estavam questões rela-cionadas à elaboração de umplano de carreira para os mi-litares, ao risco de vida, vale-refeição, insalubridade, salá-rio-família e adicional noturno.“A luta dos militares é justa.Eles vivem em uma condiçãoprecária e necessitam de or-

ganização para conseguiremseus direitos e melhorias”,destacou Bira do Pindaré.

De acordo com o sargen-to Jean Marie, um estudo dosoficiais com plano de carrei-ra tem que ser feito, é preci-so fazer uma equiparação daremuneração e no valor dosvales refeições entre polici-ais civis e militares.

Aloísio Mendes ouviu asreivindicações e comprome-teu-se a ajustar as questõesde alçada do governo esta-dual. Segundo o secretário,não é competência do esta-do legislar sobre questõesmilitares, de competência doCongresso Nacional.

Com relação ao Vale Re-feição, o secretário garantiuque já encaminhou à Secreta-ria de Planejamento (Seplan)um estudo dos gastos paraadequação entre policias. Ou-tras reivindicações foram con-sideradas anticonstitucionaispelo secretário.

“A legislação militar nãoprevê adicional noturno. Vá-

rias outras questões comoas punições disciplinares(criação do código de ética)não são de competência doEstado. Os deputados fede-rais podem trabalhar paramodificar essa realidade”,explicou Mendes.

Os deputadosagendaram uma reunião coma assessoria jurídica daAssembleia, para apresentaro caderno de reivindicaçõese definir os pontos pertinen-tes ao Parlamento Estadual.“Esse encontro foi produtivo,conseguimos evoluir em di-versos pontos. Acertamosessa reunião com o jurídicoda Assembleia, para traba-lharmos embasados sobre asleis. Recebemos a boa notí-cia que o vale refeição dosmilitares vai se adequar aoPolícia Civil. Nós podemoslutar pela classe e aguardarque essas reivindicações se-jam cumpridas, se não foremestarei sempre disposto a lu-tar pelos direitos dos polici-ais”, afirmou Bira do Pindaré.

Aluísio Mendes discute reivindicações dos militares do Maranhão

Robson BoninDo G1, em Brasília

Senado discute PEC que obrigaprefeitura a publicar decisões

Tramita na Comissão deConstituição e Justiça (CCJ)do Senado Proposta deEmenda à Constituição (PEC)que pretende obrigar prefeitu-ras e governos estaduais a

publicarem, em meio impres-so e eletrônico do Diário Ofi-cial, todos os atos da admi-nistração pública direta e in-direta, sob pena de nulidade.

A medida apresentadapelo senador Pedro Taques(PDT-MT) pretende “moderni-

zar” o Artigo 37 da Constitui-ção para “permitir a qualquercidadão acompanhar e fisca-lizar, com apenas um‘clique’, aquisições,contratações, demissões eoutras atividades jurídicas daadministração pública”.

Na justificativa da pro-posta, Taques argumentaque estados, Distrito Fede-ral e municípios “progredi-ram” na divulgação dos atosoficiais, mas uma parcelapermanece no “interior doslimites” da publicação.

Page 3: Edição do dia 26/04/2011

POLÍTICA 3 SÃO LUÍS, TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2011

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

GOVERNO, PUBLICIDADE E DENGUEÉ disso que eu gosto:

uma boa peça publicitária!Não sei de quem partiu aidéia, mas é digna de aplau-sos. Estou falando sobre apeça publicitária da campa-nha contra a dengue, do Go-verno do Estado, veiculadaem emissoras de rádio e te-levisão no Maranhão.

No vídeo, profissionais dorádio AM e FM se revezam no alerta sobre a importância docombate ao mosquito transmissor da doença.

É uma maneira de ganhar a confiança da população e,pelo menos em teoria, fazer com que a mensagem seja aco-lhida de forma eficaz pelo povão, afinal a mensagem é repas-sada por vozes conhecidas e de grande poder na formaçãode opinião da massa. Gostei muito da idéia, entretanto, pen-so que poderia ter ficado melhor.

GOVERNO, PUBLICIDADE E DENGUE 2Acredito que os CRIATIVOS poderiam explorar ainda mais,

a idéia central desta campanha, atingindo muito mais pesso-as, através, também, de peças com mensagens assinadaspor blogueiros, colunista da imprensa escrita e apresentado-res de programas televisivos. Blogueiros (na internet),Colunistas (nos impressos) e Apresentadores na televisão.

É só minha opinião e não minimiza a grande sacada dosidealizadores da peça publicitária.

MATEUS, SILMAR E O MAIS BARATOApesar de ser um "saco" fazer compras no supermer-

cado Mateus, da Cohab, o consumidor poder economizarum bom dinheiro por lá. Até parece merchandising, masnão é. Sai mais barato não só no Mateus da Cohab, masem todas as unidades da rede. A economia é constatadacomparando compras feitas nas lojas da rede de super-mercados SIlmar. Até produtos de marcas inferiores, sãomais caros na rede Silmar.

Na próxima semana, farei uma comparação entre os pre-ços praticados nos supermercados Mateus, Maciel, Silmar eCarone. Aguardem!!!

MATEUS COHAB, HAJA SACO!!!Apesar de vender mais barato, a direção do Grupo Mateus

deveria olhar com mais atenção para a unidade do bairroCohab. Nas sextas-feiras, sábados e domingos, a loja setransforma em um verdadeiro inferno. O pouco espaço paraas filas dos caixas acaba causando um indigesto engarrafa-mento de carrinhos. Recomendo se possível, que o consumi-dor tente fazer suas compras nos dias úteis, de segunda àquinta. Na sexta-feira, o inferno começa.

BIMBA É FICHA SUJAO sonho do prefeito de

Rosário, Marconi Bimba(PRP), em disputar a reelei-ção, se transformou no maiorpesadelo de sua vida. O queantes era apenas uma amea-ça, agora virou fato consuma-do: Bimba já pode ser consi-derado um 'ficha suja'.

Alvo de processo por máaplicação dos recursos da me-renda escolar, o prefeito

rosariense foi condenado pelo Tribunal de Contas da União(TCU), no último dia 15 de março.

O TERROR DE ROSÁRIOUm grupo de 5 vereadores, apelidado de G5, está botando

um verdadeiro terror no cenário político de Rosário. Os parla-mentares, unidos, enfrentam o prefeito Marconi Bimba e jáarticulam o nome do futuro prefeito, que possivelmente seráum dos 5. Parece que a "casa caiu" para o prefeito de Rosário.

BEIJA-FLOR E SÃO LUÍSNa semana passada, a governadora Roseana Sarney foi

bastante criticada por ter firmado acordo com a escola desamba carioca, Beija Flor de Nilópolis, para que o sambaenredo da agremiação, no carnaval de 2012, seja uma home-nagem aos 400 anos do município de São Luís. Há quemacredite ser um desperdício de dinheiro, tendo em vista umasérie de problemas vividos pela capital, que necessitam demaior atenção financeira.

BEIJA-FLOR E SÃO LUÍS 2De fato, ser tema de um samba enredo, numa das maio-

res agremiações carnavalescas do Brasil, durante o carna-val, trará alguns minutos de notoriedade para a Ilha do Amore aguçará a curiosidade de muitos turistas. Mas será umaatenção passageira, talvez, até meteórica.

BEIJA-FLOR E SÃO LUÍS 3São Luís é uma cidade histórica, "patrimônio da humani-

dade", mas como pólo turístico, encontra-se visivelmente aban-donada. Não existe investimento adequado para que a capi-tal do Maranhão explore o seu potencial turístico, que é imen-so. Na semana passada, uma reportagem da TV Mirantemostrou as deficiências de São Luís em relação ao turismo.Turistas de vários estados elogiaram nossa cultura, ao mes-mo tempo em que condenavam a falta de investimento dasautoridades na conservação de pontos turísticos.

BEIJA-FLOR E SÃO LUÍS 3Acredito que antes de pagar milhões para ver São Luís

homenageada pela Beija-flor, no Rio de Janeiro, o Governo doEstado deveria investir mais na infra-estrutura do turismo dacapital. Além disso, falta investimento nos artistas locais.São Luís tem um potencial artístico e turístico muito rico.Nossa cultura vai além dos azulejos e cacuriás. Nada contraa homenagem na Beija-Flor, mas não adianta mostrar asbelezas arruinadas e abandonadas da nossa capital.

Blog do Udes Filhoblog.oquartopoder.com/udesfilho

Page 4: Edição do dia 26/04/2011

Gasolina em São Luís variaentre R$ 2,49 E R$ 2,90

Configura-se cada vez aexistência em São Luís deum cartel na comercializaçãode gasolina. O preço do pro-duto varia entre R$ 2,49 e R$2,90, mas na maioria dos pos-tos, inclusive os que vendemcombustíveis aos órgãos pú-blicos, os valores sempre ul-trapassam o R$ 2,85, mas hácasos em que os valores fi-cam estabilizados nos R$2,75, e são os que predomi-nam hoje na capital. No pos-to BR Jumbo, na BR-135 –Maracanã, é praticado o me-nor preço da gasolina estabe-lecido em R$ 2,49. Não é dehoje que o cartel de combus-tível funciona, assim comonão é hoje a omissão do Mi-

nistério Público em investigare abrir procedimentos paraapurar a exploração e solici-tar punição aos responsáveispelo judiciário. Um outro fatoque merece uma ampla refle-xão é que na BR 135 e 316,os preços ficam entre R$ 2,60e R$ 2,65 e todos os com-bustíveis são adquiridos atra-vés do Porto do Itaqui. Sãotransportados em caminhõese trens da Vale e da RedeFerroviária Nordeste com fre-tes maiores. Uma reflexãoque se faz necessária e me-rece registro é que emTeresina, tentou-se fazer o queocorre em São Luís, mas lá oMinistério Público Federal deuum basta nos exploradores. Oproblema em nossa cidade,que inclusive chegou a serdenunciado, de que existiriainteresses de empresários

dentro da Procuradoria Geralde Justiça. A indignação dapopulação é bastante acentu-ada ao analisar que dentro dacidade existe um preço de R$2,49 e outro de R$ 2,90, al-guém deve com certeza ga-

nhar muito, levando-se emconta que os valores menorestambém proporcionam lucrosaos empresários. Esperar pro-vidências das autoridades ésonhar e augurar que eles setransformem em realidade.

CIDADE4 SÃO LUÍS, TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2011

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Por Aldir Dantasblog.oquartopoder.com/aldirdantas

Programação Teatro Athur AzevedoM A C A C O ,

MACAQUICE, MACACADA -A caravana literária Paulinasapresenta contação de histó-rias de macacos que povoamo imaginário popular com con-tos recheados de espertezae picardia, apresentado pelasatrizes Gisele Vasconcelos eRenata Figueiredo. (SL).

Dia 26 (terça), às 14h30Produção: Grupo Xama Tea-tro e Paulinas Livraria. Ingres-sos: R$ 20,00 (inteira) e R$

10,00 (meia-entrada para es-tudantes) Indicação: LIVREDuração: 45 min.

PAIXÃO DE CRISTO:LEMBRANÇA DE UMAMÃE - Espetáculo de teatroe dança narra a Paixão eMorte de Cristo segundo aslembranças de sua mãe aVirgem Maria (SL).

Dias 27 (quarta) e 28(quinta) às 19h30. Produ-ção: Cristina Maciel. In-gressos: Preço Único R$

10,00. Indicação: LIVRE.Duração: 90 min.

ANA TORRES - Show demúsica popular com a canto-ra maranhense Ana Torres,radicada na França (SL). Dia29 (sexta) às 21h. Produção:Guilherme Frota. Ingressos:R$ 50,00 (platéia), R$ 40,00(frisa e camarote), R$ 30 (bal-cão) e R$ 25 (galeria). Indica-ção: LIVRE. Duração: 90 min.

FELICIDADE - Show demúsica popular em comemo-

ração aos 40 anos do cantorAlessandro Batista. Partici-pação dos convidados: Bate-ria da Favela do Samba, Co-ral São João, Fernando deCarvalho, Marco Duailibe eNúbia Maranhão. (SL)

Dia 01 (domingo) às 19hProdução: Alessandro Batis-ta Ingressos: R$ 50,00 (pla-téia), R$ 40,00 (frisa), R$30,00 (camarote), R$ 20 (bal-cão) e R$ 10 (galeria). Indica-ção: LIVRE Duração: 120 min

Ingressos, quando à venda, estarão à disposição na bilheteria do TAA, de terça a domingo, a partir das 14h.

Obs: Os ingressos serão colocados à venda em conformidade com a Lei Municipal nº 4.729 de 28 de dezembro de2006 (Lei da Meia-Entrada) segundo a qual 1/3 (um terço) dos bilhetes de qualquer ordem da platéia deverão serdisponibilizados para a meia-entrada para estudantes com carteira e idosos (60 anos). Os estudantes devem apresentara carteira no ato da compra do ingresso e na entrada para o espetáculo.

Page 5: Edição do dia 26/04/2011

ESPORTE 5 SÃO LUÍS, TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2011

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Rogério Ceni diz que oSantos tem um ponto fraco

Timão e Verdão jogam no Pacaembu

A Federação Paulista deFutebol definiu os locais e asdatas das partidas semifinaisdo Paulistão. A fase começano sábado, com São Paulo eSantos jogando no Morumbiàs 16h. No domingo, Palmei-ras e Corinthians se enfren-tam no Pacaembu às 16h.Serão jogos únicos e, emcaso de empate, a decisãoda vaga para a final sairá nacobrança dos pênaltis.

Com o Palestra Itália emobras, o Verdão tinha cogita-do levar a partida para o inte-rior, já que considera oPacaembu a casa corintiana.Foi levantada a possibilidadede Presidente Prudente ou,na Grande São Paulo,Morumbi, Canindé e ArenaBarueri. Mas continuar noPacaembu foi a escolha.

Em ambos os jogos, ostorcedores dos times visi-tantes terão direito apenasa 5% da carga total de in-gressos. E assim como na

Rogério Ceni notreino do São Paulo

Rogério Ceni sabe (e nãorevela) qual é o caminho paravencer o Santos, adversáriodo São Paulo nas semifinaisdo Campeonato Paulista. Ape-sar de acreditar que o Tricolorleva uma pequena vantagempelo duelo ser decidido emapenas uma partida, o golei-ro rasga elogios ao meia Pau-lo Henrique Ganso e diz queo adversário é o melhor entreos quatro clubes que brigarãopor uma vaga na final.

- O Santos é o melhordos quatro em qualidade in-

dividual. Se errar contra elespaga-se bem caro pelo erro.O time tem um único defei-to, que eu não vou falar, masé no que iremos focar paraexplorar - disse o camisa 1.

Ceni não dá pistas sobrequal seria o ponto fraco da equi-pe de Muricy Ramalho. Alémdisso, elogia a força do Peixeem todos os seus setores,mas destaca principalmentea qualidade de Paulo HenriqueGanso, cérebro do time.

- Do meio para a frente éum timaço. Tem um sistemade defesa com uma linha se-gura, um belíssimo conjuntoe joga junto faz tempo. Esse

menino camisa 10 (Ganso) éum grande jogador, o melhordo país - ressaltou.

Mesmo com tantos elo-gios, Rogério Ceni não colo-ca o Santos como favoritopara o confronto. Para ele, oSão Paulo leva uma pequenavantagem pelo fato de a deci-são da vaga ser realizada emapenas uma partida, noMorumbi. O duelo está mar-cado para o próximo fim desemana. Nesta segunda-fei-ra, a Federação Paulista deFutebol confirma datas, locaise horários das semifinais.Palmeiras e Corinthians seenfrentam no outro lado.

Por Diego RibeiroSão Paulo

Por Carlos Augusto FerrariSão Paulo

fase anterior, o time vence-dor levará 60% da renda dapartida (o perdedor fica comos 40% restantes).

O São Paulo, melhor timeda primeira fase, eliminou aPortuguesa nas quartas definal, vencendo por 2 a 0. OPeixe, que classificou emquarto lugar, bateu a PontePreta por 1 a 0. Do outro lado,o Palmeiras, vice-líder na eta-pa de classificação, ganhoudo Mirassol por 2 a 1, mes-mo placar que o Corinthians,o terceiro, aplicou no Oeste.

Kaká afirma que quer seguir no Real Madrid

Kaká retornou à Espanhanesta segunda-feira, às 18h(de Brasília). Em entrevista aoSporTV, o brasileiro falou davontade de permanecer noclube merengue na próxima

temporada e da maneira comoo técnico José Mourinho o temajudado em sua recuperaçãodentro de campo.

- Estou feliz. Feliz de es-tar voltando, de estar bem. OMourinho é dez, tem sidomuito legal comigo, me aju-dando bastante nessa fase

difícil. Da forma como ele qui-ser me utilizar, eu vou estarpronto para ajudar - afirmou oapoiador, que já é pai do me-nino Luca, de 3 anos.

Disposto a vencer coma camisa do Real, Kaká pre-feriu não pensar em transfe-rência após o término da

temporada. Milan e Chelseajá manifestaram interesseem ter o jogador.

- Meu pensamento é ficarno Real, jogar lá e triunfar como Real Madrid. E, é claro, darum passo de cada vez emais pra frente voltar para aseleção - disse o jogador.

Por Daniel Moreira DiasSão Paulo

Na grande final, o dueloserá em dois jogos, com idae volta. Para efeito de defini-ção do mandante e da vanta-gem, valem os pontos de to-das as fases anteriores – pri-meira, quartas e semi. Atéagora, São Paulo e Palmei-ras têm 43 pontos, mas oTricolor está na frente por so-mar uma vitória a mais (14 a13). Corinthians e Santosconquistaram 41 pontos, asmesmas 12 vitórias, só queo Timão tem um gol a maisde saldo (22 a 21).

Page 6: Edição do dia 26/04/2011

VARIEDADES6 SÃO LUÍS, TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2011

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

O incômodoO incômodoO incômodoO incômodoO incômodopelo encravadopelo encravadopelo encravadopelo encravadopelo encravado

Depois de um dia cansativo,nada melhor que um banhoquente para relaxar o corpo.

Saiba que este hábito além de ser gos-toso e fazer com que você demore umpouco mais no banho, pode ser preju-dicial para a saúde e para a viscosida-de da pele.

Muitas pessoas pensam que ape-nas com cremes e sabonetes hidratantesa pele fica revigorada, mas acabam nãose dando conta que a temperatura da águaconta bastante para a beleza da pele. Obanho quente faz mal sim, pois prejudicaa camada manto-lipídica da pele, respon-sável pela textura macia. Além disso,estimula a dilatação dos poros e pode pro-vocar coceiras na pele.

O uso do sabonete freqüentementetambém pode ser prejudicial à pele. Porisso, é aconselhável usá-lo no corpo todouma única vez ao dia e nos demais ba-nhos, utilizar apenas nas axilas, na re-gião genital e nos pés. As buchas tam-bém podem acabar com a suavidade dapele quando usadas diariamente, por isso,utilize mais nas axilas e nos pés, dandopreferência para as buchas macias.

Sendo assim, para que o banhoquente não faça mal para sua saúde, evi-te tomá-lo em uma temperatura muito alta,deixando a água sempre na temperaturamorna. Utilize sabonetes adequados, queagridam menos o PH alcalino da pele. Éaconselhável também fazer uso dehidratantes a base de uréia, ceramidas eóleos de essências para todo o corpo.

Fonte: Portalangels

Por: Sandra Miguel

Ganhadora daGanhadora daGanhadora daGanhadora daGanhadora daPromoção Psiu visPromoção Psiu visPromoção Psiu visPromoção Psiu visPromoção Psiu visitaitaitaitaita

fffffábricaábricaábricaábricaábrica de refrigerantes de refrigerantes de refrigerantes de refrigerantes de refrigerantes

A Psiu realizou um grande desejo da ganhadora da promoção 100L Psiu, SôniaMartins, que além de ter levado para casa 100 litros de refrigerante, aindaconheceu junto com sua família, a fábrica onde são fabricados os refrige-

rantes e demais produtos da linha Psiu. Eles foram recebidos por toda a equipe defuncionários, que realizaram o tour pela fábrica, conhecendo todos os processos defabricação dos produtos. Ao final da visita, o Diretor Geral da Psiu Francisco Rocha,entregou pessoalmente o prêmio à ganhadora.

Grandes nomes da belezaparticiparão do Hair Maranhão

Já estão confirmados os profissionais que participarão do Hair Maranhão,uma feira profissional voltada para atender o público relacionado com asáreas da Beleza. O Evento acontecerá de 29 a 30 de maio no Rio Poty

Hotel. Alejandro Valente, Carlos Magal e Carlos Henrique são os grandes nomesda beleza que estarão presentes ministrando palestras e workshop de cabelo eunhas. As inscrições já estão abertas. Maiores informações e Organização: TaguaturTurismo e Eventos- 2109 6400.

Na foto estão a ganhadora da promoção Sônia Martins e sua família, junto com o Diretorda Psiu Francisco Rocha, o Gerente Comercial Frederico Santos e Oliveiros Aguiar

Page 7: Edição do dia 26/04/2011

TELEVISÃO7 SÃO LUÍS, TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2011

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Áries21/3 a 20/4Você estará um pouco introspectivo hoje.Trabalhos mais independentes estão fa-vorecidos. No relacionamento, a atraçãofísica será fundamental.

Touro21/4 a 20/5O dia é excelente para dialogar com ami-gos e clientes até chegar a um ponto bompara ambas as partes. A dois, seu mag-netismo estará no auge, aproveite!

Gêmeos21/5 a 20/6No trabalho, a fase é de projeção, mas nãose esqueça dos concorrentes. Período pro-pício para fazer alianças profissionais.

Câncer21/6 a 21/7Tudo às mil maravilhas no setor profis-sional, seu envolvimento será propor-cional à sua satisfação. Clima de en-cantamento no setor afetivo.

Leão22/7 a 22/8Sua forma de sentir estará mais profun-da em todos os setores de sua vidanesta quarta-feira. No campo sentimen-tal, vitórias não estão descartadas.

Virgem23/8 a 22/9Hoje, seu poder de comunicação estaráem alta, conseguindo inclusive convenceras pessoas com uma facilidade incrível.

Libra23/9 a 22/10Atividades desenvolvidas em equipe es-tão favorecidas, mas cuidado com pro-blemas de comunicação no trabalho. Adois, a aparência pode ser fundamental.

Escorpião23/10 a 21/11Use e abuse do seu lado criativo e poderáganhar um extra. Fique mais atento(a) comas finanças, pode gastar mais do que deve.

Sagitário22/11 a 21/12Sua energia está em alta neste dia, apro-veite para se dedicar a tarefas mais com-petitivas e dinâmicas. A dois, momentosde privacidade estão favorecidos.

Capricórnio22/12 a 20/1É tempo de traçar prioridades e objetivos.Hoje, sua produtividade será maior se ti-ver mais privacidade e autonomia.

Aquário21/1 a 19/2O momento pede projetos mais ambicio-sos no âmbito profissional. Trabalhos indi-viduais renderão mais neste dia.

Peixes20/2 a 20/3No trabalho, seu sucesso será proporcionalao seu esforço. Cuidado, suaautossuficiência pode atrapalhar suasatividades.

InsensatoCoração

CordelEncantado

Herculano manda Zóio-Fura-do levar o rei e sua comitivaao encontro da princesa. Úr-sula vai atrás de Bel para sa-ber mais detalhes sobre obilhete que recebeu. Dulci-na, Zig, Cecília, Juca e Nidi-nho entram no laboratório deZenóbio. Efigênia intervémpor Cesária, que chora aoser acusada de roubo porTernurinha e Patácio. Inácioentrega o dote a Januáriopara poder se casar comAntônia. Um homem miste-rioso entra no laboratório epega a comida que as crian-ças estavam analisando.

Clarice enfrenta Cortez epede o divórcio. Rafa discutecom os amigos por causa dopai. Milton beija Fabíola. Si-queira percebe que Araci estámorta e Norma finge estarcomovida. Wanda fica desa-nimada quando Léo a acon-selha a continuar em Floria-nópolis. Vitória convence Ma-rina a não se preocupar porter ajudado Pedro a conse-guir um emprego. Cortez exi-ge que Wagner convençaClarice a desistir do divórcio.

Júlia e Celeste se enfren-tam. Oséas se recusa a darmais prazo para Abner eameaça tomar sua fazenda.Minerva leva Júlia e sua equi-pe para conhecer o galpãodos fósseis e diz que Josuéserá o segurança. Abnerpressiona Pimentel a inves-tigar o incêndio em sua fa-zenda. Celeste procura La-vínia e descobre que seucostureiro conhece Áureo.Pink, Irene e Dorival plane-jam comer o papagaio deEfraim. Ícaro tenta aperfei-çoar Naomi. Celeste avi-sa Minerva que teve notíci-as de Áureo. Xavier descon-fia de Josué e Maria João oincentiva a investigá-lo.

Morde eAssopra

NOVELAS

LEIA MAIS NOOQUARTOPODER.COM

Ex-BBB Adriana vaiEx-BBB Adriana vaiEx-BBB Adriana vaiEx-BBB Adriana vaiEx-BBB Adriana vaiposar nuaposar nuaposar nuaposar nuaposar nua na “Playboy” na “Playboy” na “Playboy” na “Playboy” na “Playboy”

Geisy é citada em site de prostituição

Sandy concedeu uma entrevista via Twitter para a revistaMegazine, e os fãs puderam acompanhar seus comentários pelo

microblog. Sandy também comentou que tem, sim, um lado Devas-sa, em referência à marca de cerveja da qual tornou-se garota-

propaganda neste Carnaval. ''Todo mundo pode ter um lado assim,inclusive eu! É o meu lado desinibido, descontraído, desencanado,de falar alto, contar piada, dançar de qualquer jeito, não ligar pro

q falam ou pensam (...) Eu mesolto quando estou no meu

círculo de amigos e familiares, eusou direta pra responder quemme ofende, eu falo o que pensosempre! Inclusive tenho que

tomar bastante cuidado aqui noTwitter, porque não costumo

engolir sapo, mas tem horas emque eu tenho q respirar fundo e

contar até 10, senão, sai na mídiatoda, dá muita polêmica e eu não preciso disso (risos)!''

A ex-BBB Adriana e a“Playboy” chegaram

finalmente a um acordo.A namorada de Rodrigão

fechou contrato com arevista e vai estampar a

capa de uma das próximasedições. Junho é o mês maiscotado. Se for assim, serão

duas capas seguidas com ex-BBBs. A edição de maio traz

um ensaio com a mulataJaqueline.

“Não costumo engolir sapo”“Não costumo engolir sapo”“Não costumo engolir sapo”“Não costumo engolir sapo”“Não costumo engolir sapo”

Geisy Arruda foi citada em um site de prostituição espanhol.A loira era descrita como Adele, uma transexual de Madri.

"Soube que minhas fotos estão em um site de prostituiçãono exterior como uma transexual!Fiquei passada,demorei a

acreditar. Vou entrar em contato com meu advogado dedanos morais e ver qual a melhor atitude a tomar agora!! Isso

é um absurdo!", escreveu ela em sua página no Twitter.Nesta segunda-feira, 25, as fotos e as citações

a Geisy foram retiradas do ar.

Page 8: Edição do dia 26/04/2011

MUNDO8 SÃO LUÍS, TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2011

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Ele diz ser “Jesus Cristo”

A doutrina da Crescen-do em Graça é simples. Ofundador da igreja, o porto-riquenho José Luis de JesúsMiranda, de 63 anos, utilizatrechos estrategicamenteselecionados da Bíblia e osinterpreta ao pé da letra paraargumentar que o sacrifíciode Jesus Cristo, 2 mil anosatrás, acabou de vez com odiabo e o pecado.

"Não precisamos imitaro modelo de sacrifício deJesus para sermos salvos,como mandam as religiõesque se dizem cristãs. É umerro. Já estamos todos au-tomaticamente salvos", diz.Assassinato e roubo nãosão pecados, mas crimesque se coíbem "com a cons-ciência de cada um e comas leis dos homens".

Miranda faz da IgrejaCatólica seu alvo favorito.Costuma ofender o papa Ben-to XVI e dizer que os padressão "pedófilos de saias". Emmaio, seus seguidores noBrasil fizeram ruidosos pro-testos na visita de Bento XVI.

Nem os evangélicos es-capam. "Se conheço a IgrejaUniversal do Reino de Deus?Sim, é um negócio de menti-ras", diz. "A Renascer emCristo? Li no jornal que os lí-deres foram presos com di-nheiro. É a mesma coisa: pre-gam os ensinamentos deCristo, um falso evangelho."

O porto-riquenho contaque decidiu abrir a igreja de-pois de, nos anos 70, doisanjos aparecerem num so-nho e anunciarem a mis-são. "O Senhor me man-dou para Miami", conta ele,que buscou seu rebanho na

comunidade latina. Hoje, seumaior patrimônio é aTelegracia, uma emissora in-ternacional de TV por satélitecom sede na Colômbia.

Primeira visita ao Brasil"Jesus Cristo" desem-

barcou no aeroporto interna-cional do Rio no dia 12/10/2007, vindo de Miami, comtoda a pinta de turista: chi-clete na boca, óculos de sol,Rolex no pulso e corrente deouro no pescoço. Despon-tou no saguão, e as 300 pes-soas que haviam madruga-do ali foram ao delírio. Umabateria de escola de sam-ba deu início à batucada, emulatas se requebraram emsinal de boas-vindas.

Seguranças tiveram deabrir passagem. "JesusCristo" sorriu, deu a mãoaos mais eufóricos e enxu-gou o suor do rosto com umlenço. Antes de entrar nocarro que o levaria para umhotel cinco estrelas na Bar-ra da Tijuca, outro êxtase:tirou o blazer e exibiu tatu-ado no braço um 666, o nú-mero bíblico da besta.

"Jesus Cristo" é umadas alcunhas de Miranda. Aseita desta das demais de-nominações evangélicaspor ensinar que seu líder éa segunda encarnação de

Do O Estado de S.Paulo

Cristo. "Até minha famíliapensou que eu estava fican-do louco quando revelei serJesus Cristo homem", afir-mou Miranda, vigiado portrês seguranças, em entre-vista concedida ao Estado.

Pelos cálculos da própriaigreja, 2 milhões de pessoasem 23 países, a maioria naAmérica Latina, crêem fervo-rosamente que Cristoreencarnou em Miranda. NoBrasil, a presença é relativa-mente pequena, com menosde 10 mil seguidores. Os pas-tores brasileiros sonham alto:já têm um programa de rádioe, a exemplo de outras igre-jas, alimentam planos de di-rigir uma emissora de TV.

A empreitada mais re-cente foi a criação da es-cola de samba 666, querecepcionou o líder no ae-roporto e pretende um diaser vista na Sapucaí.

A Crescendo em Graçaé praticamente desconhecidano Brasil, mas no exteriortem feito barulho. Por causadas provocações que faz aoscatólicos, José Luís de JesúsMiranda foi proibido de entrarem El Salvador, Honduras eGuatemala. O presidente deEl Salvador disse que nãoaceita em seu país "um lou-co que diz ser o Messias".

O líder religioso desembar-cou no Brasil no feriado deNossa Senhora Aparecida evoltou para os EUA no dia 15/10/07. No fim de semana, co-mandou uma convenção naci-onal no Rio. Perto de 1,5 milpastores e fiéis compareceram.

MARKETINGCom boas noções de

marketing, a seita aparececom freqüência em jornais eTVs de diversos países. Re-centemente, a ex-mulher deMiranda foi à CNN contar queo porto-riquenho é uma far-sa. O que mais atrai os mei-os de comunicação é o fatode os seguidores tatuaremno corpo o número 666 - atémesmo na testa - e chama-rem Miranda de "anticristo"(contrário ao modelo de Cris-to). Apesar da sugestão, aCrescendo em Graça nãotem nada de satânico. O bra-são da igreja mostra umaáguia copiada do selo dosEUA, e nele se lê: "Governode Deus na Terra"

Pelo que se viu no even-to realizado no Rio, os segui-dores são, em grande parte,pobres. Mesmo assim, con-tribuem. Com orgulho, no sá-bado, um pastor entregou a"Jesus Cristo", em nome detodos os fiéis brasileiros,uma grossa pulseira de ouro.Na entrevista ao Estado,Miranda fez questão de mos-trar ao repórter um anel deouro ("com nove diamantes")e um Rolex ("vale uns US$11 mil"). "Ganhei de pesso-as que se sentem felizes naCrescendo em Graça", expli-cou. "Atualmente, há umempresário que quer me pre-sentear com um avião. Ima-gino que vão me criticarquando o avião chegar."

“Os padres são pedófilos de saias e a igreja Universal é um negócio de mentiras”

ACESSE E LEIA MAIS EM: WWW.OQUARTOPODER.COM

ANTICRISTO,OU PICARETA?

Page 9: Edição do dia 26/04/2011

Campanha Nacional de Vacinaçãotem início no Maranhão

A Campanha Nacional deVacinação contra a Influenzateve início, nesta segunda-fei-ra (25), em todo o Maranhão,com a meta de vacinar 932.013pessoas em todo o estado.Neste ano, além dos idosos,devem ser vacinadas mulheres

grávidas, crianças entre seismeses e dois anos, profissio-nais de saúde e indígenas detodas as faixas etárias. Asvacinas estarão disponíveisem todas as unidades básicasde saúde até o dia 13 de maio,data de encerramento da cam-

MEC aumenta prazo paraestudantes usarem bolsa

Do G1, em São Paulo dida para curso na qual o es-tudante beneficiário já estivermatriculado, será deduzido doprazo o período cursado an-tes da concessão da bolsa.

Podem se candidatar àsbolsas integrais estudantescom renda familiar, por pes-soa, de até um salário míni-mo e meio. As bolsas parci-ais são destinadas a candi-datos com renda familiar deaté três salários mínimos porpessoa. Além de ter feito oEnem e ter alcançado a pon-tuação mínima, o candidatodeve ter cursado todo o ensi-no médio em escola públicaou em escola particular nacondição de bolsista integral.

GERAL 9 SÃO LUÍS, TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2011

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

O Ministério da Educa-ção aumentou o prazo paraestudantes usarem bolsa doPrograma Universidade paraTodos (ProUni). A portaria foipublicada no “Diário Oficial daUnião” nesta segunda-feira(25). Segundo o texto, o pra-zo passa de uma vez e meiaa duração do curso para duasvezes a duração do curso.

O aluno de um curso dequatro anos que conseguir abolsa logo no início da facul-dade, por exemplo, terá oitoanos para terminar os estudos.

De acordo com a porta-ria, no caso de bolsa conce-

Professores da rede pú-blica de ensino básico, queconcorrem à bolsa em cursode licenciatura, normal supe-rior ou pedagogia, não preci-sam cumprir o critério de ren-da, desde que estejam em

PROUNI

efetivo exercício e integrem oquadro permanente da esco-la. Desde sua criação até oprocesso seletivo do segun-do semestre de 2010, o pro-grama atendeu 748 mil estu-dantes, segundo o MEC.

panha em todo o país.O Dia Nacional de

Mobilização, considerado oDia D da campanha, será nopróximo sábado (30). No Diade Mobilização Nacional se-rão montados postos de va-cinação em locais estraté-gicos, como escolas, igre-jas e pontos comerciais.Mais de 1.700 postos de va-cinação estarão em funciona-mento em todo o estado, como objetivo de oferecer amploacesso à imunização.

PROTEÇÃO- Neste ano, avacina será trivalente, com pro-teção para vírus da influenza A,incluindo o H1N1, e paraInfluenza B. As crianças meno-res de dois anos e maiores deseis meses serão vacinadas emduas etapas, com 30 dias deintervalo entre as doses.

Movimentação de pais e mães levando seus filhos ao primeiro dia de vacinação

Nestor Bezerra

''Combate àalta de preçosserá acirrado'',afirma Dilma

Pouco antes de ser reu-nir, ontem (25), com o mi-nistro da Fazenda, GuidoMantega, a presidentaDilma Rousseff afirmou queo governo tem "imensa pre-ocupação" com a inflação efará um "combate acirrado"ao aumento dos preços.

"Nós temos imensa pre-ocupação com a inflação.Não há a hipótese de que ogoverno se desmobilize di-ante da inflação, todas asnossas atenções vão estarvoltadas para um combateacirrado", disse após sairdo posto médico do Palá-cio do Planalto onde rece-beu a vacina contra a gripe.

Yara AquinoAgência Brasil

Page 10: Edição do dia 26/04/2011

ESTADO10 SÃO LUÍS, TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2011

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Engarrafamento em Perizesatrasa velório e enterro

O autêntico caos instala-do no Campo de Perizes, naúltima quinta-feira, acabouem um determinado trechoda rodovia, se transformandoem solidariedade. Um rapazconduzindo uma camionetatransportava o corpo de umjovem de 30 anos, vítima deacidente de trânsito. Ele mos-trava-se altamente desespe-rado pelos sucessivos telefo-nemas da família do extinto,que reclamava a presença docorpo para ser velado e o en-terro previsto para o final da

Por Aldir Dantasb l o g . o q u a r t o p o d e r . c o m /aldirdantas

Dificuldades diminuem o número deregistros de ocorrências policiais no MA

Na sexta-feira (22) e nosábado (23), na cidade deCaxias, foi protagonizado,pela Secretaria de SegurançaPública, um verdadeiro exem-plo de desrespeito às pesso-as que procuram as delegaci-

as em todo o Estado para oregistro de uma ocorrência.Um acidente de trânsito comdanos materiais e que se fa-zia necessário o registro de umBoletim de Ocorrência para acomprovação junto a segura-

manhã. A angústia do moto-rista contagiou várias pesso-as, muitas das quais chega-ram a propor a que os peque-nos vazios existentes entreos carros fossem possibili-tando a que o veículo com ocorpo ganhasse um avançoe quando o trânsito voltas-se a fluir, ele pudesse saircom uma certa vantagem.Ainda bem que o velório e osepultamento seriam emSanta Rita, bem nas proxi-midades. Ainda bem que ocorpo chegou a tempo deser velado e amenizou aangústia, mas não o sofri-mento do passamento.

dora, se transformou em indig-nação. À noite o interessadoao apresentar os documentospara a solicitação do B.O nadelegacia do 1º Distrito, o po-licial civil de plantão informouda impossibilidade devido osistema se encontrar fora doar. A pessoa argumentou so-bre o procedimento por escri-to, recebeu como resposta quenão existe mais. No dia se-guinte retornou a delegacia emais uma vez recebeu a infor-mação de que o sistema es-tava fora do ar. O problema nãofoi maior , decorrente de quea Polícia Militar esteve no lo-cal do acidente e fez um re-gistro na delegacia com bas-tante informação e total impar-cialidade sobre responsabili-dade dos condutores. O poli-cial civil da delegacia deCaxias sugeriu ao interessa-do no registro de que poderia

até fazer o B.O em São Luís,mas não garantiu se ele seriaaceito pela seguradora.

Fatos como este moti-vam a diminuição do registrode ocorrências policiais, noMaranhão. Os assaltos coti-dianos nos municípiosmaranhenses, principalmenteos roubos de celulares e re-lógios já estão banalizados,e ninguém perde tempo pararegistro de um B.O. Por faltade um sistema off-line, emque as ocorrências podemser registradas e depois in-seridos no on-line, a Secre-taria de Segurança Públicacerceia o direito do cidadãoe melhora a sua estatística.Bem que esse problema po-deria merecer uma atençãodo Ministério Público.

Do Blog do Aldir Dantasb l o g . o q u a r t o p o d e r . c o m /aldirdantas

Page 11: Edição do dia 26/04/2011

GERAL 11SÃO LUÍS, TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2011

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

O 4º Poder: Menor no tamanho, MAIOR no conteúdo.A mudança no formato do jornal O Quarto Poder, em

sua edição impressa, segue uma tendência que vem sendoadotada por grandes jornais do mundo inteiro. Além disso, onovo formato oferece maior comodidade ao leitor. É práticoe mais fácil de folhear e ler. A diminuição nos formatos dosjornais tradicionais vem sendo muito bem aceita, no Brasil eno mundo inteiro. No novo formato, a largura da página pas-sará a ser de 210 milímetros e a altura 297 milímetros, oque na linguagem gráfica, é conhecido como formato A 4.

EditoriasA mudança não se resume, somente, ao formato do jor-

nal, mas, também, influencia diretamente na forma com queas notícias são apresentadas. O jornal veicula notícias maisenxutas, que vão direto ao ponto, salvo em casos onde sejapreciso discorrer mais sobre determinado assuntou ou emreportagens especiais. No entanto, todas as matérias da edi-ção impressa são apresentadas de forma mais detalhada emnosso portal de internet (www.oquartopoder.com). Antes, nãoexistia uma definição de editorias. O jornal publicava notíciaspolíticas e policiais em excesso. Já, no novo formato, temoseditorias diversificadas, como Economia, Brasil, Mundo, Saú-de, Carros e muito mais.

Mais páginas e mais notíciasO tamanho das páginas diminuiu visivelmente, entretan-

to, a quantidade passou de (8) oito, para (12) doze. Aumen-tamos, também, o número de notícias. Os jornais editadosno Maranhão, incluindo os tradicionais O Estado, JornalPequeno e O Imparcial, costumam veicular entre duas equatro notícias por página. Esta regra, também, é seguidana nova editoração gráfica do jornal O Quarto Poder. Antes,com as oito páginas do formato antigo, veiculávamos trêsnotícias por página, sem contar com a capa, totalizandouma média de vinte e uma notícias por edição. No novo for-

mato, passamos a ter doze páginas, com uma média detrês notícias por páginas, totalizando aproximadamente trintae três notícias por edição.

Interação na internet Abordamos novos temas que antes ficavam de fora.

Nossa intenção é interagir com o leitor de todas as cama-das sociais, tornar o jornal mais popular, trabalhando a edi-ção impressa inteiramente ligada ao portal de internet. Onovo formato tem textos mais curtos e consistentes,infográficos e maior número de reportagens investigativas,produzidas pela nossa própria redação.

Tiragem maiorA tiragem do jornal O Quarto Poder, teve um aumento

bastante significativo. Com a redução do tamanho do jornale a economia nos custos, foi possível dobrar o número deexemplares impressos. Antes, nossa tiragem variava entre2000 e 2500 mil exemplares. Com o novo formato, passa-mos a imprimir e disponibilizar 4000 mil exemplares.

AnunciantesEstudos em todo o mundo comprovam a superioridade

dos jornais em formatos reduzidos, tanto no manuseio quantona rapidez e facilidade de leitura. Isso se traduz, também,em ganho para o anunciante.

O departamento comercial do jornal O Quarto Poder, alémde todas as novidades e vantagens já apresentadas aos leito-res, anunciantes e parceiros comercias, trará, , uma nova ta-bela de preços, bastante reduzida, para a veiculação publici-dades nos tamanhos de meia página e página inteira. Comisso, nossos anunciantes poderão pagar menos, obtendo maiorresultado em suas campanhas publicitárias. As publicidadesveiculadas na versão impressa, também, são reproduzidas naversão virtual, disponibilizada em nosso portal de internet.

Aberta inscrição para OlimpíadaBrasileira de Matemática

Com a finalidade de esti-mular o estudo da Matemáti-ca pelos alunos, desenvolvere aperfeiçoar a capacitaçãodos professores, influenciar namelhoria do ensino, além dedescobrir jovens talentos, en-contra-se aberta as inscriçõespara a 7ª Olimpíada Brasileirade Matemática das EscolasPúblicas (OBMEP 2011).

A inscrição é gratuita epode ser feita pelas escolas

públicas de todo o país, noendereço eletrônicowww.obmep.org.br. As esco-las que não têm acesso àInternet devem procurar aju-da na secretaria de educa-ção de seu município ou es-tado, ou do Coordenador Re-gional da OBMEP.

A Olimpíada Brasileirade Matemática (OBM) édirigida aos alunos do En-sino Fundamental (6º ao 9º

ano) e do Ensino Médio econsta de duas fases - naprimeira participam todos osalunos inscritos e, na se-gunda, 5% dos alunos decada escola que tiverem omelhor desempenho na pri-meira fase, conforme o re-gulamento.

Os resultados serão di-vulgados em dezembro e osvencedores serão convida-dos a participar da 15ª Se-

mana Olímpica, evento queacontece em janeiro de2012. Além das medalhas eprêmios, os vencedores par-ticipam do processo de se-leção para formar as equi-pes que representam o Bra-sil nas diversas olimpíadasinternacionais de Matemáti-ca. As escolas públicas in-teressadas podem inscrevertodos os seus alunos até odia 03 de junho próximo.

Page 12: Edição do dia 26/04/2011

Email: [email protected] Fones: (98) 4141-0891 - 8129-3749

ÚLTIMAS12 O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com SÃO LUÍS, TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2011

Mortes nas estradas diminuem18% na Semana Santa

A Polícia Rodoviária Fe-deral (PRF) informou nestasegunda-feira (25), em balan-ço divulgado em Brasília, queo número de mortes nas es-tradas federais diminuiu 18%na Semana Santa em relaçãoao feriado de carnaval.

A estatística da PRF com-para os seis dias de opera-ção da Semana Santa (de 19a 24) com os seis dias daoperação do carnaval (de 4 a9 de março).

Segundo o PRF, os 3.861acidentes da Semana Santaresultaram em 175 mortes.No carnaval, 213 pessoasmorreram em 4.165 acidentes

nas estradas federais.O número de feridos, de

acordo com a PRF, caiu 7%(2.274 na Semana Santa e2.441 no Carnaval).

O estado que registrou omaior número de mortes foi aBahia (25). Em Minas Gerais,foram 24. No estados da re-gião Sul, Paraná, SantaCatarina e Rio Grande do Sul,aconteceram 14 mortes emcada um deles, de acordocom a PRF.

O número de mortos nasestradas no último feriadãotambém foi 10% menor seconsiderada a média diária.No carnaval, 35 pessoas mor-

reram por dia em acidentesnas rodovias brasileiras. NaSemana Santa, foramregistradas 31 mortes/dia.

O maior número de feri-dos foi registrado em MinasGerais (363), seguido porSanta Catarina (288) eParaná (271). No Rio Grandedo Sul, 219 pessoas se feri-ram nas estradas e nas es-tradas de São Paulo essenúmero chegou a 143.

A operação da PRF naSemana Santa ocorreu du-rante cinco dias, com iníciona terça-feira (19) e termino àmeia-noite do domingo dePáscoa (24), também

Preso homem com cédula falsa em Barra do CordaPoliciais militares da cidade

de Barra do Corda prenderam,na noite deste último domingo(24), um homem tentando pas-sar uma nota de cem reais

falsificada. Roniel dos SantosSilva, 21 anos, foi preso em fla-grante quando tentava passar anota em uma bar daquela cidade.

A dona do estabelecimen-

Policiais acusados de tortura sãocondenados e perdem o cargo

A 3ª Câmara Criminal doTribunal de Just iça doMaranhão, durante a ses-são desta segunda-feira, 25,negou embargos de decla-ração a dois policiais con-denados pela prática do cri-me de tortura. Eles foramcondenados à perda do car-go público e 2 anos e quatromeses de reclusão.

Os dois policiais civis fo-ram denunciados pelo Minis-tério Público Estadual (MPE)

sob a acusação de, em 10 desetembro de 2003, terem sub-metido dois presos por furtoa uma sessão de pancadasnas mãos e nos pés, a fim deque indicassem a localizaçãodos objetos do crime, fato queteria sido testemunhado porparentes de uma das vítimas.

Os policiais foram conde-nados em sentença da 8ª VaraCriminal de São Luís, quetambém interditou o exercíciode cargo público pelos acu-

sados, pelo tempo equivalen-te dobro da pena de reclusão,considerando suficientes asprovas de autoria ematerialidade do crime.

Os policiais recorreramao TJMA, alegando que oexame teria sido produzidopor pessoa requisitada peloMPE, e o ato não teria ob-servado o contraditório. Orecurso foi negado pela 3ªCâmara Criminal, na sessãode 28 de fevereiro de 2011,

o que motivou novo recurso,sob a alegação de omissãona decisão, seguindo mani-festação da ProcuradoriaGeral de Justiça.

O novo recurso de em-bargos também foi negado,na sessão desta segunda-feira, 25. O relator substi-tuto, desembargador JoséBernardo Rodrigues, en-tendeu inexistentes asomissões alegadas e man-teve a condenação.

Regional de Barra do Corda,onde o delegado Marconi Cal-das, fez a autuação pelo cri-me de falsificação de moeda.licial para providencias.

priorizou a vigilância em rela-ção aos motoristas embriaga-dos.

Durante o feriado religio-so, mais de 28 mil motoris-tas f izeram o teste dobafômetro. Desse total, 309foram presos em flagrante eencaminhados a delegaci-as. Outros 754 foram repro-vados no teste por ter inge-rido bebidas alcoólicas an-tes de dirigir.

A PRF informou aindaque a quantidade de moto-ristas flagrados dirigindoapós terem ingerido bebidaalcoolica é semelhante aoregistrado no carnaval.

to notou que a nota erafalsificada e chamou uma guar-nição da PM que efetuou aprisão de Roniel. Os policiaiso encaminharam à Delegacia