edição do dia 26/04/2013

8
oquartopoder.com [email protected] Twitter - oquartopoder4# face - Jornal O Quarto Poder Orkut - O Quarto Poder Jornal Gmail - [email protected] ANO 7 NÚMERO 1190 SÃO LUÍS - MA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2013 PREÇO - R$ 2,00 TJMA confirma desbloqueio de verbas de prefeituras De quarto municípios Em julgamento em bloco, e votação unânime, os desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado decidiram manter a suspensão de liminares que bloquearam as contas dos municípios de São João do Paraíso, Senador La Roque, São Francisco do Brejão do Maranhão e Presidente Juscelino, para pagamento de salários de servidores mu- nicipais. A decisão ocorreu durante apreciação do voto-vista da desembargadora Cleonice Freire no recurso de Agravo Regimental (AR) interposto pelo Ministério Público Estadual (MP) contra deci- são do desembargador Antonio Guerreiro Júnior (relator). Página 5 Futebol Neymar está pronto para ser a estrela da sele- ção brasileira na Copa do Mundo de 2014? Alguns podem até achar que ainda não, mas Felipão tem certeza que sim. Na última quarta-feira, depois do empate por 2 a 2 com o Chile, no Mineirão, em Belo Horizonte, o técnico saiu em defesa do atacante do Santos. Neymar foi o principal alvo da ira da torci- da mineira com a fraca atuação da Seleção na par- tida. Entre um aplauso e outro, o craque foi xingado, vaiado e ironizado pelos torcedores. Página 4 Felipão defende Neymar e vê craque pronto para Copa P ODER Redes Sociais A quantidade de representações abertas pelo Ministério Pú- blico do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) para investigar casos de acidentes de trabalho cresceu 25% no ano passado. De acor- do com o levantamento, uma das áreas mais críticas é a cons- trução civil. Em 2011, o MPT-MA recebeu 11 denúncias contra construtoras. Em 2012, foram 21 casos. Até esta quinta (25/ 04), foram abertas 24 representações contra empresas do se- tor, o que significa um aumento de quase 15%, na comparação com todo o ano de 2012. Blog do Udes Filho - Página 2 Acidentes de trabalho aumentam 25% no MA Cutrim defende-se de acusações e pede CPI para apurar agiotagem Página 3 Justiça mantém suspensão de reajuste nas contas de água Página 3 De acordo com o MPT-MA, a construção civil é um dos setores mais preocupantes Pavão esclarece polêmica envolvendo seu nome Página 2 A assessoria do vereador pedetista encaminhou nota oficial para esclarecer o assunto. Pavão dis- se que entende a vontade de cada um falar, mas que é necessário dar espaço para 31 vereadores.

Upload: o-quarto-poder

Post on 27-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O Quarto Poder

TRANSCRIPT

Page 1: Edição do dia 26/04/2013

oquartopoder.com

[email protected]

Twitter - oquartopoder4#

face - Jornal O Quarto Poder

Orkut - O Quarto Poder Jornal

Gmail - [email protected]

ANO 7 NÚMERO 1190 SÃO LUÍS - MA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2013 PREÇO - R$ 2,00

TJMA confirma desbloqueiode verbas de prefeituras

De quarto municípios

Em julgamento em bloco, e votação unânime, os desembargadores

do Tribunal de Justiça do Estado decidiram manter a suspensão de

liminares que bloquearam as contas dos municípios de São João do

Paraíso, Senador La Roque, São Francisco do Brejão do Maranhão e

Presidente Juscelino, para pagamento de salários de servidores mu-

nicipais. A decisão ocorreu durante apreciação do voto-vista da

desembargadora Cleonice Freire no recurso de Agravo Regimental

(AR) interposto pelo Ministério Público Estadual (MP) contra deci-

são do desembargador Antonio Guerreiro Júnior (relator). Página 5

Futebol

Neymar está pronto para ser a estrela da sele-

ção brasileira na Copa do Mundo de 2014? Alguns

podem até achar que ainda não, mas Felipão tem

certeza que sim. Na última quarta-feira, depois do

empate por 2 a 2 com o Chile, no Mineirão, em Belo

Horizonte, o técnico saiu em defesa do atacante do

Santos. Neymar foi o principal alvo da ira da torci-

da mineira com a fraca atuação da Seleção na par-

tida. Entre um aplauso e outro, o craque foi xingado,

vaiado e ironizado pelos torcedores. Página 4

Felipão defende Neymar e

vê craque pronto para Copa

PODER

Redes Sociais

A quantidade de representações abertas pelo Ministério Pú-blico do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) para investigar casosde acidentes de trabalho cresceu 25% no ano passado. De acor-do com o levantamento, uma das áreas mais crít icas é a cons-trução civil. Em 2011, o MPT-MA recebeu 11 denúncias contraconstrutoras. Em 2012, foram 21 casos. Até esta quinta (25/04), foram abertas 24 representações contra empresas do se-tor, o que significa um aumento de quase 15%, na comparaçãocom todo o ano de 2012. Blog do Udes Filho - Página 2

Acidentes de trabalho

aumentam 25% no MA

Cutrim defende-se de acusações

e pede CPI para apurar agiotagemPágina 3

Justiça mantém suspensão de

reajuste nas contas de águaPágina 3

De acordo com oMPT-MA, a construçãocivil é um dos setoresmais preocupantes

Pavão esclarece polêmicaenvolvendo seu nome

Página 2

A assessoria do vereador pedetista encaminhou

nota oficial para esclarecer o assunto. Pavão dis-

se que entende a vontade de cada um falar, mas

que é necessário dar espaço para 31 vereadores.

Page 2: Edição do dia 26/04/2013

2 O QUARTO PODER - São Luís, sexta-feira, 26 de abril de 2013- Geral

Denúncias de acidentes de

trabalho aumentam 25% no MACHUVA ALAGA RUAS DE ROSÁRIOA forte chuva que atingiu o município de Rosário, distante

75 km de São Luís, na tarde de terça-feira (23), acabou tra-zendo uma série de transtornos aos moradores da cidade.

O trânsito ficou conturbado em vários pontos da cidade,por conta dos alagamentos. Alguns bairros e povoados so-freram, também, com a falta de energia elétrica.

Na Travessa da Balaiada, área residencial, a água invadiucasas e quintais. Os principais bairros afetados foram: Ar-gentina, Iran, Barreiro, Cohab I, Jardim Recreio, Vila Pereira,Vila Itamar e Vila Ivar Saldanha.

Os alagamentos são causados pela falta de infra-estrutu-ra, problema vivenciado em todas as administrações públi-cas que comandaram o município.

A população de Rosário espera que a atual gestão traba-lhe no sentido de resolver o problema.

ASFALTO PARA ROSEANA, NA RAPOSA, VIRA PIADA!Buracos existentes há mais de três anos, na estrada da

Raposa (MA-201), estão sendo tapados pela segunda vez,em menos de duas semanas. É que a governadora visitará omunicípio para entregar o Porto do Braga, reformado peloGoverno do Estado, para ser administrado pela Prefeitura deRaposa. Os buracos furam tapados da primeira vez, na se-mana passada, mas as chuvas que, nem foram tão fortes,logo fizeram os mesmos buracos reaparecerem. Nesta se-mana, o Governo voltou a tapar os buracos, mas todos nacidade apostam que na próxima chuva, mesmo que fraca, osburacos tornarão a aparecer.

JOSEMAR É MUITO CRITICADO EM PAÇOO professor Josemar, atual prefeito do município de Paço

do Lumiar, administra o município sob muita pressão ecriticas de oposicionistas de grupos diferentes. A popula-ção não anda muito satisfeita com a chegada do inverno eo aumento dos intermináveis buracos, que brotam comocapim em todas as ruas da cidade. Por outro lado, asses-sores de Josemar dizem que logo o prefeito mudará a “cara”da cidade. É esperar para ver!

NA RAPOSA, PREFEITO ENGANA SENADOR E ROSEANAO prefeito do município de Raposa, Clodomir Oliveira

(PRTB), está passando a rasteira em todo mundo. Primeiro;passou a perna no presidente da Câmara, Eudes Barros(PRTB), principal responsável por sua eleição; depois pas-sou a perna nos vereadores, que depois de eleitos o abraça-ram com muita vontade; mais na frente passou a perna nosenador João Alberto (PMDB), para quem prometeu a secre-taria de Pesca; depois passou a perna em seus eleitores, jádepois de quase quatro meses após ser eleito, a única obrana cidade é a reforma de sua casa na Vila Nova. Por ultimo,o Clodomir deve passar a pena na governadora RoseanaSarney. Pode escrever!

COM MEDO DA DENGUE EM BACABEIRAUma galeria localizada nas esquinas das Ruas Humberto

de Campos e Contorno Norte, no Centro de Bacabeira, vemacumulando água suja e se transformou em um verdadeirocriadouro do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doen-ça, segundo os moradores da área.

De acordo com os moradores, sem providencias e com apassagem de veículos pesados, o buraco na galeria aumen-ta a cada chuva. “Já faz alguns meses que está assim. Coma chegada do inverno, o asfalto começou a rachar, aí passacaminhão e ônibus e abre mais o buraco”, afirma um mora-dor que pediu para não ter a indetidade revelada.

A rua é uma das principais vias de acesso ao Bairro Cida-de Nova e caso fique intransitável, obrigará os moradores afazerem um trajeto mais longo para chegar à comunidade.

Pavão esclarece polêmica envolvendo seu nome

Ontem, o blog publicouuma matéria mostrandoa insatisfação dos vere-adores Francisco Cha-guinhas (PRP) e FábioCâmara (PMDB) , comrelação às sessões pre-sididas por Pavão Filho(PDT). No texto, tantoChaguinhas quanto Câma-ra reclamam que foram “ví-timas” de represálias.

A assessoria do vere-

ador pedetista encami-nhou nota of ic ia l paraesc la recer o assunto .Pavão disse que enten-de a vontade de cadaum falar, mas que é ne-c e s s á r i o d a r e s p açopara 31 vereadores.

Segue a Nota:

O vereador Pavão Filho

informa que até compreen-

de a vontade dos vereado-

res falarem o tempo que

desejam, mas a Câmara é

composta de 31 Vereado-

res e não apenas de dois

e quem preside as Audi-

ências Públicas tem de

ter a responsabilidade de

disciplinar o uso do tem-

po de cada um, pois, o di-

reito de um termina quan-

do começa o do outro.

Att.

Gabinete do vereador

Pavão Filho

A quantidade de repre-sentações abertas pelo Mi-nistério Público do Trabalhono Maranhão (MPT-MA)para investigar casos de aci-dentes de trabalho cresceu25% no ano passado. Deacordo com o levantamen-to, uma das áreas mais crí-ticas é a construção civil.

Em 2011, o MPT-MA re-cebeu 11 denúncias contraconstrutoras. Em 2012, fo-ram 21 casos. Até estaquinta (25/04), foram aber-tas 24 representações con-tra empresas do setor, oque significa um aumento dequase 15%, na comparaçãocom todo o ano de 2012.

Os dados foram divulga-dos às vésperas de umadata importante: no domin-go (28/04) é comemoradoo Dia Mundial em Memóriadas Vítimas de Doenças eAcidentes de Trabalho.

Outros dados

Segundo o balanço doAnuário Estatístico dosMinistérios da PrevidênciaSocial e do Trabalho eEmprego, são registradosmais de 700 mil acidentesde trabalho, por ano, emtodo o país. No Maranhão,foram notificados 6.252casos, em 2011. Metadedos acidentes de trabalhoenvolve pessoas entre 20e 34 anos de idade. 70%das vítimas são do sexomasculino.

Mortes no MaranhãoEssa mesma pesquisa

mostra que para cada 10mil acidentes de trabalhoque ocorrem no Maranhão,são registradas 82 mortes.No caso da construção ci-vil, a situação é ainda maiscrítica, pois o Maranhãopossui a maior taxa de mor-talidade do Nordeste, com42 óbitos para cada grupode 100 mil trabalhadores.

Por esse desempenho, acons­trução se tornou a ati-vidade profis­sional de ­mai-or risco de vida para osma­ranhenses.

Terceirização na cons-trução civil

De acordo com a procu-radora Anya Gadelha, que éresponsável pela Coordena-ção de Proteção do MeioAmbiente do Trabalho (Co-demat), os números reaissão ainda mais alarmantes,já que muitos casos não sãonotificados oficialmente.Para ela, no caso da cons-trução civil, o que mais pre-ocupa é a terceirização deserviços pelas construtoras.

“Por conta da excessi-va terceirização, houve umaumento da precarizaçãodas condições de saúde esegurança dos trabalhado-res. Muitas empresas ter-ceirizadas não têm estrutu-ra e acabam expondo seus

funcionários a acidentesfatais nos canteiros deobras”, avaliou ela.

Entre as principais cau-sas de morte na constru-ção civil, a procuradoracita os choques elétricose as quedas em altura. “Ostrabalhadores têm o direi-to de exigir do empregadoro respeito às normas desaúde e segurança. Elespodem, inclusive, se recu-sar a trabalhar, caso a vidadeles seja colocada em ris-co”, acrescentou ela.

Na próxima segunda-feira (29), no período damanhã, um canteiro deobras em São Luís será vi-sitado para sensibilizaçãodos trabalhadores. Haverápalestra, exibição de víde-os e sorteio de brindes,numa ação conjunta doMPT-MA e do Cerest (Cen-tro de Referência em Saú-de do Trabalhador).

Prefeito de Carolina segue para Brasília para resolver

pendências na prestação de contas do PDDE de 2011

O Prefeito de Carolina,Ubiratan Jucá, participa atéesta sexta-feira (26) emBrasília, de intensa pautade reuniões para resolverproblemas referentes à fal-ta de prestação de contasdo Programa Dinheiro Dire-to na Escola (PDDE) dagestão de 2011.

O prazo para prestaçãode contas que termina dia30 deste mês prevê a per-da dos recursos do FundoNacional de Desenvolvimen-

to da Educação, FNDE,caso não seja apresentado.

De acordo com o prefei-to esse é mais um grandeproblema deixado pela an-tiga administração quepode acarretar sérios pro-blemas para o município,uma vez que o recurso éimportante para a manuten-ção da educação.

"Desde janeiro desteano estamos correndo pararesolver inúmeras pendên-cias nas prestações de

contas da antiga gestão.Desta vez é o PDDE de2011. Estamos lutandopara resolver o problema,uma vez que não podemosficar sem mais esse impor-tante recurso", explica.

Só esta semana, reve-la ainda o gestor, "a pre-feitura sanou pendênciascom o parcelamento de dí-vida dos anos anterioresjunto a operadora Oi dequase onze mil reais ecom a Companhia Energé-

tica do Maranhão".Além da prestação de

contas, o gestor percorreainda os ministérios daSaúde e Minas e Energiapara tratar de assunto re-ferente aos ribeirinhos afe-tados com a construção daHidrelétrica de Estreito.

Na oportunidade o prefei-to deve também buscar cap-tação de recursos e solici-tação de capacitação técni-ca além de programas dire-cionados aos municípios.

Page 3: Edição do dia 26/04/2013

O QUARTO PODER - São Luís, sexta-feira, 26 de abril de 2013 Geral - 3

4º PODER PODER PODER PODER PODER

Diretor GeralUdes Cruz Filho

FinanceiraRosário A.Cruz

AdministrativoCélia Lima Ferreira

JurídicoSaíle Azevêdo da Cruz

José Silva Junior

EditoraçãoCris Almeida

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 -Telefones: (98) 3274-3007 / 8272-4183 / 9911-8325

mai l : [email protected]

Endereço : Av. Odilo Costa Filho, N° 55, Parque.Universitário – Cep 65059-810 - São Luís-MA.

Cutrim defende-se de acusações e

pede CPI para apurar agiotagem

Na Assembleia Legislativa

Justiça mantém suspensão dereajuste nas contas de água

Contra Caema

O Tribunal de Justiça doMaranhão (TJMA), por una-nimidade de votos, mantevedecisão de primeira instânciaque suspendeu a segundaparcela de reajuste tarifárionas contas de água e esgo-to cobradas pela Companhiade Saneamento Ambiental doMaranhão (Caema), previstopara vigorar a partir de 1º dejaneiro deste ano. O escalo-namento havia sido incluídoem Termo de Ajustamento deConduta (TAC), firmado entrea empresa e o MinistérioPúblico estadual.

O relator do agravo regi-mental, desembargadorGuerreiro Júnior, votou con-tra o recurso da Caema, porentender que a companhia,após ver o pedido de suspen-são de liminar indeferido, nãoconseguiu apontar argumen-tos capazes de demonstrara alegada lesão à ordem pú-blica, além de não ter con-cluído obras nem realizadomelhorias com as quais secomprometeu no TAC.

O presidente do TJMAacrescentou que a decisãoda Justiça de 1º grau apenassuspendeu parcialmente asegunda parcela do reajuste,autorizando, entretanto, oacréscimo decorrente do ín-dice anual de inflação, entre

janeiro e dezembro de 2012.DISPUTA - A disputa ju-

dicial teve início em dezem-bro passado. O juiz da 2ªVara da Fazenda Pública deSão Luís, Carlos HenriqueVeloso, concedeu tutela an-tecipada em ação civil públi-ca ajuizada pelo MinistérioPúblico. O órgão argumentouque a Caema não concluiunenhuma das obras exigidasno TAC, um ano depois daassinatura do acordo.

A Caema, por sua vez, ale-gou que o TAC não impôs aconclusão das obras, consi-deradas pela empresa comode grande complexidade eimpossíveis de serem licita-das e concluídas em apenasnove meses. A companhia dis-se que a suspensão do rea-juste implicaria em perdas dearrecadação, com conse-quente paralisação das obras,lesão a toda a população epossível falência da empresa.

HISTÓRICO – A Caemadiz ter elaborado um estudoque constatou defasagemdos preços em relação aoscobrados em outros estados.O Ministério Público reco-nheceu os valores praticadoscomo um dos menores doBrasil, mas questionou umsuposto reajuste anunciadopela empresa, no segundo

semestre de 2011, que seriade 87,36% na primeira faixade consumo residencial, se-gundo o órgão.

A 2ª Promotoria Especi-alizada de Defesa do Consu-midor firmou o TAC com aempresa, utilizando-se dereajuste tarifário aprovadopela Agência Reguladora deServiços Públicos do Estado(Arsep). Cláusula do termoestipulou o reajuste em duasetapas: a primeira em 1º dejaneiro de 2012; a segundaem janeiro de 2013.

Segundo o MP, o acordopreviu valor de tarifa de tabe-la de metro cúbico de R$ 1,33para a primeira faixa de con-sumo residencial (0 a 10), emjaneiro de 2012, e de R$1,84,para a mesma faixa, em ja-

neiro de 2013.O magistrado de 1º grau

disse que, pelos argumentosiniciais apresentados peloMP, em 2012 houve aumen-to substancial nos valorespagos pelo consumidor pormetro cúbico de água trata-da e igualmente por esgoto,o que resultaria em índice de52,87%, conforme planilhaapresentada pelo órgão.

Pelos mesmos argumen-tos, segundo o juiz, metadedo valor pago pelo consumi-dor seria entregue gratuita-mente para a Caema, por nãohaver coleta e tratamentoadequados de esgotos. Con-cluiu que o descumprimentodo TAC foi evidente, a partirde análise da documentaçãojuntada.

Guerreiro Junior votou contra recurso da Caema

O deputado RaimundoCutrim (PSD) ocupou a tribu-na, na manhã desta quinta-feira (25), para defender-se daacusação de suposto envolvi-mento com crimes de agiota-gem no Estado. Ele criticoureportagem veiculada pela TVMirante sobre o assassinatode Décio Sá e voltou a dizerque não tem nenhum envolvi-mento com a morte do jorna-lista nem com grilagem deterras nem com agiotagem.

“Não posso calar diante dis-to que estão fazendo comigo.

Eu não mereço isso. É umacampanha criminosa, hedion-da, comandada por alguns pro-fissionais do Sistema Miran-te, bem como do jornal O Es-tado do Maranhão. É uma ten-tativa de assassinato moral,é um atentado contra a moralde um cidadão de bem. E issoé vergonhoso para o nosso Es-tado”, afirmou o deputado.

Ele foi enfático ao frisarque a reportagem veiculadapela TV Mirante foi “requen-tada e montada” com a inten-ção de envolvê-lo em práticas

criminosas. Cutrim voltou aafirmar que a citação de seunome no interrogatório dopistoleiro Jhonatan de Sou-za Silva, assassino confessodo jornalista Décio Sá, foi umamontagem feita pelo secretá-rio de Segurança Pública doEstado, Aluisío Mendes, coma colaboração de três delega-dos da Polícia Civil.

Para esclarecer os fatos,o deputado lembrou que, emoutubro de 2012, formulouuma representação ao Minis-tério Público Estadual, pedin-do investigação sobre estamontagem que teria sido fei-ta como peça do inquéritopolicial. “Soube que a Procu-radoria Geral de Justiça teriaengavetado esta minha repre-sentação e até agora nãoapuraram nada”, lamentou.

Mostrando-se indignado, odeputado Raimundo Cutrim as-sinalou que considera absurdaa tentativa de envolvimento de

seu nome, agora, também comagiotagem e grilagem de terras.“Querem desestabilizar minhacredibilidade; querem destruira minha imagem com notíciainverídica, requentada, maldo-sa e criminosa”, salientou.

Ao encerrar seu pronun-ciamento, o deputado Rai-mundo Cutrim sugeriu queseja criada uma ComissãoParlamentar de Inquérito, paraapurar denúncias de crimesde agiotagem no Estado.

“Faço esta sugestão: quese instale aqui nesta Casa aCPI da agiotagem, para que agente possa ir a fundo, saberquem é envolvido, saber quemnão é. E serei o primeiro a as-sinar este requerimento. Se nin-guém quiser assinar, eu assi-no. Mas faço o pedido para queos colegas todos assinem, va-mos fazer uma CPI com isen-ção, buscar a verdade, paraque a gente possa esclarecertodos estes fatos”, ressaltou.

Blog (http://sindicatoonline.blogspot.com.br)Facebook (http://www.facebook.com/furtado.alves)

E-mail : [email protected]

SINDSEP/MA PARTICIPA DA MARCHADOS TRABALHADORES EM BRASÍLIAO Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado do Maranhão (Sindsep/

MA) participou com mais de 20 mil trabalhadores de diversos segmentos, ativos,aposentados, pensionistas, estudantes, representantes dos movimentos sociais deuma grande marcha em defesa de uma extensa pauta que busca a implantação depolíticas de governo voltadas para valorização daqueles que de fato promovem odesenvolvimento do país com sua força de trabalho.

O evento foi o primeiro grande ato de massa a cobrar a anulação da Reforma daPrevidência, aprovada com a ajuda da compra de votos, como comprovou o Supre-mo Tribunal Federal (STF) em julgamento da Ação Penal 470. A participação animouos organizadores da marcha que já pensam em repetir mais atividades para pressi-onar o governo a atender as principais demandas da classe trabalhadora. Devido aogrande número de participantes a marcha se estendeu até o início da tarde. Por isso,a atividade prevista para ocorrer em frente ao Ministério do Planejamento acabousendo suspensa.

Ainda essa semana a Condsef, que contou com participação intensa de sua basena marcha, vai enviar oficio a ministra Miriam Belchior reforçando a importância deatender a pauta unificada dos servidores federais e buscar soluções para negocia-ções setoriais que ainda não avançaram na Secretaria de Relações do Trabalho. Nofinal do dia a Condsef ainda participou, com outros representantes dos trabalhadores,de reunião na Secretaria-Geral da Presidência da República. A reunião na Secretaria-Geral foi conduzida pelo assessor especial, Diogo Sant’Ana. Ele informou que oministro-chefe, Gilberto Carvalho, só não pôde receber os trabalhadores porqueestava cumprindo agenda fora de Brasília. Mas que o ministro já sinalizou quereceberá as entidades para falar de toda a pauta da classe trabalhadora.

Na visão do Sindsep/MA e da Condsef a marcha de hoje foi uma resposta clarada insatisfação da maioria dos trabalhadores com as políticas adotadas pelo governoda presidenta Dilma Rousseff. O governo segue adotando uma política econômicaque prioriza o empresariado enquanto pune a maioria da população. Paralelo aosfreqüentes aumentos em diversos produtos e serviços que não dão trégua e sufocamo trabalhador, o governo já cedeu mais de 150 desonerações que farão com que oempresariado deixe de pagar mais de R$ 35 bilhões em impostos. Nos últimos anos,se somadas, todas as isenções concedidas em “incentivos” pelo governo aosempresários chegam perto da casa dos R$ 200 bi.

Para os servidores que estiveram representando o Sindsep/MA, toda essasemana de trabalho e mobilizações em Brasília, debatendo e encaminhando questõesreferentes ao serviço público federal foi importante no que tange o processo deorganização de toda a categoria em relação às suas reivindicações. Todos foramunanimes em afirmar que todas essas manifestações contribuem muito no processode construção e elaboração de um plano de ação de venha a dar solides no processode negociação com o Governo Federal.

PREFEITURA DE COROATÁ NÃO PAGOUSALÁRIOS DE DEZEMBRO AOS PROFESSORESDepois de quatro meses na administração municipal de Coroatá, a prefeita

Tereza Murad (PMDB) ainda não pagou os salários dos professores, referentes aomês de dezembro de 2012. Inconformados com a situação, a categoria reuniu, nasemana passada, 18 de abril, com a direção do Sinproesemma para discutir comocobrar o débito da prefeitura.

De acordo com o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, que esteve nomunicípio, os professores denunciam que, além de não pagar, a gestora não informaquando será quitada a dívida com a categoria. Segundo os educadores, a prefeita eos secretários do município mantêm o débito, com o argumento de que foi deixadopela gestão anterior e que não têm acesso aos documentos contábeis da época.

Por outro lado, os trabalhadores rechaçam esse posicionamento afirmando aindaque os documentos estão em posse da prefeitura. “A assessoria jurídica da prefeituraafirma que não tem os documentos financeiros, o que não é verdade”, denuncia umprofessor da região.

Legislação não respeitadaOutro ataque à educação pública, segundo os educadores, é a falta de compro-

misso com o concurso público, homologado em 2012, que contemplou vários cargosda educação. Os professores excedentes do certame temem perder as vagasexistentes em Coroatá para contratados, pois já sabem que a prefeita intencionaconvocar cerca de 300 trabalhadores temporariamente, ao invés de chamar osexcedentes, desvalorizando os profissionais da região.

A legislação federal parece também não chegar a Coroatá, pois os professoresque deveriam utilizar um terço da carga horária, como diz a Lei Nacional do Piso doMagistério, às atividades extraclasses, são obrigados, por coação de agentes públi-cos, a permanecer até 20 horas semanais dentro da sala de aula.

Demissão em massaOutra medida adotada pela gestora Tereza Murad e considerada desastrosa

pelos trabalhadores no município foi a revogação da medida que dava estabilidade nosetor público aos servidores que ingressaram entre os anos de 1983 a 1985 noquadro da prefeitura. A gestora extinguiu, no início do ano, cerca de 150 cargos dofuncionalismo público, cujos servidores prestavam serviço à população, há quase 30anos. Entre os atingidos estão professores, vigiais, merendeiras e outros funcionáriosessenciais para o funcionamento das unidades de ensino.

Disposição para lutaOs educadores comemoram as recentes filiações de trabalhadores no Sinproe-

semma, por meio da comissão provisória de implantação do núcleo sindical nomunicípio, o qual será responsável pela organização da luta pela educação pública dequalidade na região. “Já temos cerca de 100 filiados, inicialmente. São companheirosque estão dispostos a enfrentar os problemas da educação, principalmente envolven-do a gestora Tereza Murad, e lutar pela aprovação do Estatuto do Educador negociadocom o governo do Estado”, afirma Júlio Pinheiro.

Page 4: Edição do dia 26/04/2013

4 O QUARTO PODER - São Luís, sexta-feira, 26 de abril de 2013- Cidades e Esportes

Setur participa de reunião para inclusãode SL na rota dos cruzeiros marítimos

Turismo

CBF divulga datas de

oito jogos da segunda

fase da Copa do Brasil

Futebol

Parque do Bom Menino recebe

programação pelo Dia de

Combate à Hipertensão Arterial

São Luís

Felipão defende Neymar evê craque pronto para Copa A CBF divulgou no iní-

cio da tarde desta quinta-feira os jogos dos dias 1ºe 2 de maio, partidas deida da segunda fase daCopa do Brasil 2013. Fla-mengo, Inter, Cruzeiro,Ceará, além dos goianosGoiás e Atlético-GO jo-gam fora de casa na pró-xima quarta, que tambémtem a partida entre Crace Betim, em Catalão. Nodia seguinte, é a vez de oBotafogo enfrenta o ven-cedor do duelo entre CRBe Fast, a ser definido nes-ta quinta.

Os demais jogos dasegunda fase terão as

datas a horários a seremdivulgados posteriormen-te, segundo informa o siteoficial da CBF. Ainda pelaprimeira fase, os duelosentre Sousa e Coritiba se-rão realizados nos dias 1º(19h30m, no Marizão, emSousa, PB) e 8 de maio(21h, no Couto Pereira,em Curitiba, PB).

Pelo regulamento dacompetição, nesta eta-pa, assim como na pri-meira fase, se o time vi-sitante vencer por doisou mais gols de vanta-gem, se classif ica semprecisar jogar a partidade volta.

Neymar está pronto paraser a estrela da seleção bra-sileira na Copa do Mundo de2014? Alguns podem atéachar que ainda não, masFelipão tem certeza quesim. Na última quarta-feira,depois do empate por 2 a 2com o Chile, no Mineirão,em Belo Horizonte, o técni-co saiu em defesa do ata-cante do Santos.

Neymar foi o principalalvo da ira da torcida mi-neira com a fraca atuaçãoda Seleção na partida. En-tre um aplauso e outro, o

craque foi xingado, vaiadoe ironizado pelos torcedo-res. Chegou até mesmo aser chamado de pipoquei-ro por uma parte pequenada torcida em determinadomomento.

- O que eu posso falar éque todo e qualquer técni-co que estivesse no meulugar estaria satisfeito comele. Neymar é tudo o que umprofissional deve ser. Éexemplar e sempre está fe-liz - defendeu Felipão, queescalou o jogador como ti-tular em todos os cinco jo-

gos que fez até agora.Desde a Copa do Mun-

do de 2010, Neymar é joga-dor que mais vezes foi con-vocado pela seleção brasi-leira. Foi assim na era ManoMenezes e seguiu na novaera Felipão. Só que o ata-cante não tem apresentadoo futebol que se espera dele,muito embora tenha trêsgols em cinco partidas comLuiz Felipe Scolari.

- Está pronto para jogar,se o deixarem jogar. Existeuma onda criada, dizendoque ele é um cara que se

atira. Mas a cada dez bo-las, o árbitro marca duas outrês porque ouviu falar queele cai. Mas tem que mar-car – acrescentou o técni-co do time canarinho, recla-mando da postura dos árbi-tros em relação ao atleta.

A pressão em cima doatacante santista é enor-me. Do tamanho da expec-tativa em relação ao seufutebol. Mas a CBF querprotegê-lo. Recentemente,de forma oficial, a entidadefalou que, enquanto estiverna Seleção, Neymar seráblindado para evitar superex-posição e não atrapalharsua preparação.

- Ele é craque e estápronto para enfrentar essasituação. Tanto é craque quefaz gol em qualquer jogo. Éfantástico em todos os níveis– finalizou o treinador.

Nome certo na convoca-ção final para a Copa dasConfederações (a lista serádivulgada no dia 14 demaio), Neymar é a principalesperança da Seleção. An-tes da competição, o Brasiltem dois amistosos. Primei-ro contra a Inglaterra, noMaracanã, dia 2 de junho.Depois, diante da França,dia 9, na Arena do Grêmio.

A Prefeitura de São Luísrealiza nesta sexta-feira (26),programação voltada para oDia Nacional de Combate aHipertensão Arterial. As ati-vidades serão realizadas noParque do Bom Menino, das7h às 11h30, com a coorde-nação da Secretaria Munici-pal de Saúde (Semus), pormeio da Superintendência deAções de Saúde.

Com o tema “Viver comSaúde é uma grande vitória!Prevenindo a HipertensãoArterial”, a programação visaconscientizar a populaçãosobre a prevenção e o con-

trole da doença.A hipertensão arterial, por

não ter sintomas, é conside-rada “uma inimiga silencio-sa”. Quanto mais precoce-mente for detectada, maioresserão as chances de trata-mento e assim evitar as com-plicações da doença.

Várias atividades serãooferecidas ao público presen-te, como palestras sobreNutrição, aulas de yoga edanças de salão, além daapresentação do Coral Caisie do Circuito Saúde, que vaienvolver a Semus, Dant-SãoLuís, CEST, SESC e UFMA.

Seleção brasileira

CONFIRA AS DATAS E HORÁRIOS (DE BRASÍLIA):

Quarta, 01/05

15h - Santo André x Goiás - Bruno José Daniel (Santo André, SP)

19h30m - Cianorte x Atlético-GO - Albino Turbay (Cianorte, PR)

19h30m - Crac x Betim - Genervino Fonseca (Catalão, GO)

21h50m - ASA ou Santa Cruz-RN x Ceará - local a definir

21h50m - Campinense x Flamengo - Amigão (Campina Grande, PB)

21h50m - Resende x Cruzeiro - Raulino Oliveira (Volta Redonda, RJ)

21h50m - Santa Cruz x Internacional - Arruda (Recife, PE)

Quinta, 02/05

19h30m - CRB ou Fast x Botafogo - Rei Pelé (Maceió, AL) ou Roberto

Simonsen (Manaus, AM)

Uma reunião realizadaesta semana marcou novasdiscussões sobre a inclusãode São Luís na rota de cru-zeiros marítimos nacionais einternacionais. O objetivo foitraçar metas, visitas e avali-ações técnicas sobre a infra-estrutura e potencial turísti-co das águas ludovicenses.

O encontro, realizado nacidade de Santos (SP), ocor-reu entre o secretário adjun-to de Turismo, GuilhermeMarques, e representantesda Associação Brasileira deCruzeiros Marítimos (Abre-mar), das companhias marí-timas que operam a rota decruzeiros em águas brasilei-ras e da Empresa Maranhen-se de Portos (Emap).

Durante a reunião foramapresentadas a estrutura por-tuária de São Luís e as po-tencialidades turísticas dacidade, dando ênfase à his-tória, gastronomia e cultura.Sendo esta última, um dos

pontos mais característicosde São Luís, fundamentalpara apresentar aos passa-geiros dos transatlânticosque aportarem no Itaqui.

A inclusão de São Luís narota dos cruzeiros nacionaise internacionais é um proje-to a longo prazo, uma vezque as programações paraformatação dos roteiros ne-cessitam de, pelo menos,

um ano de antecedência.Por conta disso, uma

nova reunião ficou agendadapara o mês de julho, em SãoLuís, com a Secretaria Mu-nicipal de Turismo (Setur) eEmap. E até dezembro estáprevista a visita de técnicosda Abremar e das empresasmarítimas de cruzeiros paraconhecer de perto os apare-lhos turísticos da capital do

Maranhão.Segundo Guilherme Mar-

ques, o projeto é ambicioso epassivo de sucesso, com pla-nejamento criterioso e execu-ção a longo prazo. “São Luísé uma ilha, e, por assim ser,deve se cercar de iniciativaspropositivas e audaciosas.Pensando nisso, estamosnos reunindo desde o come-ço do ano com as pessoasresponsáveis no Brasil pelaformatação das rotas dos Cru-zeiros. O projeto é algo con-creto e balizado em nossaspotencialidades”, reforçou.

Além do secretário adjun-to de Turismo, Guilherme Mar-ques, participaram da reuniãoJoão Tomaz, executivo daAbremar, e Claudio Carneiro,vice-presidente da Abremar,Dario Parazzoli, diretor no Bra-sil da Costa Cruzeiros e IberoCruzeiros, Letícia Santos eDario Dantas, da Royal Carib-bean, além de Daniel Vicent eRenata Itapary da Emap.

Page 5: Edição do dia 26/04/2013

O QUARTO PODER - São Luís, sexta-feira, 26 de abril de 2013 Municípios - 5

De quatro municípios Maranhão

TJMA confirma desbloqueio

de verbas de prefeituras

Sedes incentiva municípios

a aderirem ao Programa de

Aquisição de Alimentos

Agricultores recebem sementes

selecionadas e recursos do AGROAMIGO

Ribamar

Em julgamento em bloco,e votação unânime, os de-sembargadores do Tribunalde Justiça do Estado decidi-ram manter a suspensão deliminares que bloquearam ascontas dos municípios deSão João do Paraíso, Sena-dor La Roque, São Francis-co do Brejão do Maranhão ePresidente Juscelino, parapagamento de salários deservidores municipais.

A decisão ocorreu duran-te apreciação do voto-vista dadesembargadora Cleonice

Freire no recurso de AgravoRegimental (AR) interpostopelo Ministério Público Esta-dual (MP) contra decisão dodesembargador AntonioGuerreiro Júnior (relator).

Em sessão do dia 10 deabril o desembargador con-cedeu pedido de suspensãode liminar contra decisão da1ª Vara da Fazenda Públicade Porto Franco, que deter-minou o bloqueio das contasdo município para pagamen-to de salários atrasados deservidores.

A Secretaria de Estadodo Desenvolvimento Sociale Agricultura Familiar (Se-des) tem a meta de que pelomenos 50% dos 217 muni-cípios maranhenses venhamaderir, até o mês de junhodeste ano, ao Programa deAquisição de Alimentos(PAA).

Para tanto, uma série deOficinas de orientação so-bre o correto Preenchimen-to do Termo de Adesão aoPAA estão sendo promovi-das pela Sedes, voltadasaos gestores municipais(coordenadores municipaisdo PAA) sobre o acesso aoSISPAA (Sistema do Pro-grama de Aquisição de Ali-mentos) e a consequenteoperacionalização do PAA.

São os gestores munici-pais que alimentam o siste-ma, garantindo ao agricultorfamiliar o pagamento diretoem sua conta corrente dosprodutos comercializados.

Para o secretário doDesenvolvimento Social eAgricultura Familiar, Fer-nando Fialho, o PAA é es-sencial ao incremento efortalecimento da agricul-tura familiar, na geração denovos postos e frentes detrabalho, além de propici-ar maior circulação de re-cursos nos municípios epermitir a implementaçãode Sistemas de Produçãoe Compra Local.

“Essa experiência é ex-tremamente positiva. Em to-

O entendimento foi de que o bloqueio impossibilita a gestão de obras

No voto-vista, a desem-bargadora Cleonice Freire se-guiu o posicionamento dorelator, pela suspensão dosefeitos da decisão judicialque determinou o bloqueiodas contas municipais, as-sim como os demais desem-bargadores presentes. A de-cisão do Pleno, no caso deSão João do Paraíso, valeupara os outros três recursosdo MP, cujo pedido era se-melhante.

RECURSO - O MinistérioPúblico requereu o provimen-

to do recurso, para que o re-lator reconsiderasse a deci-são agravada, no sentido derestabelecer a determinaçãojudicial, ou reformá-la, nocaso de não ser esse o en-tendimento do Pleno. Justifi-cou que somente em casosexcepcionais é possível sus-tar os efeitos de uma medi-da liminar e que a decisãoseria ilegal por se tratar dadignidade dos servidores pú-blicos.

Baseado em decisão an-terior, Guerreiro Júnior consi-derou que os efeitos da deci-são agravada importam emobstáculo ao exercício daadministração dos recursosfinanceiros pelo município,diante do bloqueio, não ape-nas das contas do FUNDEBe FPM, como também de to-das aquelas existentes, im-possibilitando a gestão deobras e programas, entreoutras consequências.

“O Fundo de Participaçãodos Municípios (FPM) é in-suscetível de penhora, sen-do esta autorizada somentenas hipóteses taxativamenteexpressas na ConstituiçãoFederal”, assegurou o relatorem seu voto.

dos os municípios onde foiimplantada, como é o casode São José de Ribamar, osresultados foram exitososcom a mudança substanci-al da renda familiar dos pe-quenos agricultores, ofertade produtos (alimentos)frescos e de boa qualidadeem escolas, creches e hos-pitais e o aumento da cir-culação de dinheiros nosmunicípios”, enfatiza Fia-lho, ao lembrar que a ade-são é voluntária e primordi-al para elevar a qualidade devida da população e melho-rar os indicadores sociais eeconômicos do Maranhão.

Adesão - Os resultadosdas oficinas são tambémextremamente positivos. NoMaranhão, 35 municípiosaderiram ao PAA. São eles:Afonso Cunha, Alcântara,Arari, Buriti Bravo, Cacho-eira Grande, Cândido Men-des, Cantanhede, Dom Pe-dro, Guimarães, Lagoa doMato, Magalhães de Almei-da, Marajá do Sena, Morros,Nina Rodrigues, OlindaNova do Maranhão, Palmei-rândia, Parnarama, Passa-gem Franca, Pindaré-Mirim,Pio XII, Presidente Jusceli-no, Raposa, São Bento,São João do Sóter, SãoJosé dos Basílios, Tutoia,Apicum–Açu, Bacabal, Cen-tral do Maranhão, Itapecu-ru-Mirim, Vargem Grande,Humberto de Campos, San-tana do Maranhão, Arame eBacabeira.

Paço do Lumiar

Provas do seletivoacontecerão em junho

A Prefeitura de Paço doLumiar por meio da Comis-são Organizadora do Seleti-vo Simplificado, informa queas provas objetivas para oscargos temporários de Agen-te Administrativo e Motoris-ta, que aconteceria nestedomingo, 28 de abril, serãoaplicadas em nova data, nodia 09 e junho de 2013. Oprocesso seletivo obteve umtotal 2.667 inscrições deferi-das.

A alteração no calendárioaconteceu devido ao grandenúmero de candidatos inscri-

tos e considerando a neces-sidade de empreender a ade-quada lisura, transparência elegalidade do certame.

Os locais de provas se-rão divulgados no dia 06 dejunho, no Diário Oficial doEstado do Maranhão – DOE/MA, Meios de Comunicaçãoe Sede da Prefeitura Munici-pal de Paço do Lumiar.

Mais informações sobre oprocesso seletivo podem serobtidas no Centro Social Ur-bano do Maiobão (CSU), lo-calizado na Avenida 13, noMaiobão.

A Prefeitura de São Joséde Ribamar, em parceria como Governo do Estado, reali-zou esta semana mais umaetapa de entrega gratuita desementes selecionadas paraagricultores familiares domunicípio. Também esta se-mana, agricultores e pesca-dores ribamarenses forambeneficiados, através de umaarticulação feita pela admi-nistração do prefeito Gil Cu-trim (PMDB), com recursosdo AGROAMIGO, linha decrédito de liberação rápida,com juros mais baixos e semburocracias.

Foram entregues mais de1.200 quilos de sementesselecionadas de feijão para350 agricultores dos polos deItapari, Bom Jardim, Mata,Matinha, Santa Maria, SãoBrás e Macaco, Guarapiran-ga, São Paulo e Itapiraco.

No início do ano, é impor-tante frisar, a parceria entre aadministração do prefeito GilCutrim e o Governo do Esta-do resultou na entrega de cer-ca de três mil quilos de se-

mentes selecionadas de mi-lho e de hortaliças para osagricultores ribamarenses.

O feijão é um alimentorico em proteínas e mineraise a produção dos agriculto-res será adquirida pela pre-feitura, através do Programade Aquisição de Alimentos(PAA) e Programa Nacionalde Alimentação Escolar(PNAE), e destinada para apreparação das refeiçõesservidas nas escolas muni-cipais, entidades socioassis-tencias e Cozinha EscolaMunicipal, contribuindo paramelhorar as condições ali-mentares das populaçõesmais carentes.

Recursos – Com relaçãoao AGROAMIGO, os agricul-tores e pescadores ribama-renses irão investir os recur-sos (R$ 2,5 mil para cada umdos beneficiados) em ativida-des como avicultura e horti-cultura, por exemplo. Um dosgrandes diferenciais da linhade crédito é o acompanha-mento realizado por técnicosda Secretaria Municipal de

Agricultura, Pesca e Abaste-cimento de São José de Ri-bamar (SEMAGRI) e asses-sor de microcrédito rural. Ocliente sai do Banco comuma conta corrente simplifi-cada (sem cobrança de tari-fas), carnê de pagamento,nota de crédito rural com osinvestimentos a serem reali-zados. O cliente que aplicacorretamente e paga em diasuas prestações tem direitoa um bônus de 25% sobre

cada parcela, além da pos-sibilidade de renovar o finan-ciamento.

Somente este ano, estamodalidade da linha de cré-dito já viabilizou no municí-pio de São José de Ribamaro montante de R$ 89 mil ,sendo que o propósito domunicípio é aumentar os fi-nanciamentos através dasmodalidades disponibiliza-das pelo BNB(AGROAMIGO,PRONAF e CREDIAMIGO).

Agricultores receberam sementes selecionadas

Coordenadores municipais do PAA participam da Oficina

Page 6: Edição do dia 26/04/2013

O QUARTO PODER - São Luís, sexta-feira, 26 de abril de 20136 - Geral

Espetáculos Carolina

Município investeem capacitação para

merenda escolarComeça a Semana de Teatro

no interior do Maranhão

Paralisação nacional de profissionais

da Educação em todo o Brasil

Educação

A Secretaria de Estadoda Educação (Seduc), sobrea paralisação dos profissio-nais da educação, realizadaem todo o Brasil de terça(23) a quinta-feira (25), infor-ma que o ato faz parte daprogramação da 14ª Sema-na Nacional em Defesa ePromoção da Educação Pú-blica, promovida pela Confe-deração dos Trabalhadoresem Educação (CNTE) e rei-tera que a Seduc reconheceo direito dos profissionais demobilização e de debate dasquestões educacionais.

Quanto ao Estatuto doEducador, a Seduc informaque a Secretaria de Estadoda Gestão e Previdência (Se-gep) e o Sindicato dos Tra-balhadores em EducaçãoBásica das Redes PúblicasEstadual e Municipais doMaranhão (Sinproesemma)trabalham em conjunto paraque a proposta do documen-to seja levada o mais brevepossível para análise e apro-vação da Assembleia Legis-lativa do Maranhão.

A Seduc ressalta que oMaranhão cumpre a Lei Na-cional do Piso Salarial dosProfessores e esclarece quea jornada praticada pelo pro-fessor da rede estadual deensino, é de 20 horas sema-nais, diferentemente da mai-oria dos estados brasileiros,cuja carga horária é de 40horas semanais. Assim, ajornada cumprida é equiva-lente à metade da carga ho-rária exigida pelo piso naci-onal, que é de 40h, com ovencimento de R$ 1.567,00.

Reitera, ainda, que oGoverno do Estado man-tém o compromisso com avalorização dos profissio-nais da educação, comuma política de desenvolvi-mento do servidor na car-reira, associada ao estabe-lecimento de critérios deascensão funcional, cujomérito, competência e co-nhecimento desses profissi-onais sejam reconhecidos eatendidos, refletindo assim,na qualidade do ensino.

Dentro dessa meta, em

2012, o governo concedeu agratificação por titulaçãopara 7.523 profissionais daeducação do grupo Magisté-rio da Educação Básica e aprogressão na carreira de500 professores, totalizan-do mais de 8 mil profissio-nais beneficiados. Em açãoconjunta com o Ministériode Educação (MEC), Uni-versidades Federal (Ufma),Estadual (Uema) e Institu-to Federal de EducaçãoTecnológica (IFMA), mais6.638 professores foramencaminhados para cursosde Licenciatura.

Este ano, foram abertasinscrições para formação em17 cursos de 1ª Licenciatu-ra, 2ª Licenciatura e Forma-ção Pedagógica para profis-sionais dos 217 municípios.Além disso, 8.070 profissio-nais da educação em 76municípios participam doPrograma Formação pelaEscola, que capacita agen-tes e parceiros envolvidoscom execução, monitora-mento, avaliação, prestação

de contas e controle socialdos programas nas escolas.

Mais 1.614 Profissionaisda Educação em 32 municí-pios foram capacitados peloPrograma de Formação Ini-cial em Serviço dos Profis-sionais da Educação Bási-ca do Sistema de EnsinoPública (Profuncionário);1.140 professores de Edu-cação Infantil em 43 muni-cípios foram habilitadosatravés do Programa de For-mação Inicial de Professo-res em exercício na Educa-ção Infantil (Proinfantil);3.521 professores foram ca-pacitados pelo Programa deAlfabetização Alfa e Beto,desenvolvido com a parceriado Instituto Alfa e Beto(IAB). Este ano a previsão éa formação de mais 1.174.

Além disso, 950 profes-sores de 86 municípios se-rão capacitados pelos Pro-gramas de Correção de Flu-xo - Se Liga e Acelera Bra-sil, desenvolvidos em regimede parceria do Instituto Ayr-ton Senna (IAS).

Depois de muita movi-mentação em São Luís, a VIIISemana de Teatro no Mara-nhão será realizada no interiordo Maranhão, neste sábado(27) e domingo (28), prosse-guindo nos dias 4 e 5 de maiocom espetáculos e oficinas.A programação acontecerános municípios de Axixá,Cantanhede, Arari, Buriticu-pu e Santa Inês, com apre-sentação de espetáculo e re-alização de oficinas de teatro.

Nos quatro dias da progra-mação (dois fins de sema-nas) serão apresentados es-petáculos de seis grupos deteatros maranhenses. Foramselecionados os grupos Ta-pete Criações Cênicas, CIAPrimeiro Ato S.A, Xama Tea-tro, Petit Mort, Laborarte eAbluir. A semana é realizadapela Secretaria de Estado deCultura (Secma) por meio doTeatro Arthur Azevedo (TAA)e tem apoio das prefeituras,que disponibilizam os espa-ços para as apresentações.

A comissão organizadoraelaborou uma programaçãoque irá movimentar os muni-cípios levando artes cênicascom grupos e técnicas novasdo fazer teatral. Neste sába-do (27) e domingo (28), acaravana da Semana de Te-atro estará em Arari com apeça “A Bicharada”, do gru-po Tapete Criações Cênicas;em Cantanhede, com “UmDedo Por um Dente”, do gru-

po Petit Mort; e em Caxias,com a peça “Drs”, do grupoAbluir. A apresentação emCaxias integra, ainda, a pro-gramação da I Semana deTeatro do Sesc.

“É uma oportunidade queas comunidades do interiordo Maranhão têm para assis-tir a espetáculos gratuitos,fomentando o processo deformação de plateia, que éuma das metas do projeto da

Semana de Teatro. Integran-te de grupos, arte-educado-res, atores, diretores, alunose admiradores das artes cê-nicas também podem parti-cipar de cursos e oficinas deteatro”, destacou o diretor doTAA, Roberto Brandão.

Em São Luís, a Semanado Teatro englobou apresen-tação de espetáculos de pal-co e de rua, cursos e ofici-nas, exposição e palestra, noperíodo de 8 a 14 de abril,com participação de convida-dos maranhenses e de ou-tros estados.

No próximo fim de sema-na, sábado (4) e domingo (5),haverá a apresentação, emBuriticupu de Contos Tradi-cionais Brasileiros, comelenco da CIA Primeiro AtoS.A. O grupo Xama Teatroestará em Axixá com A Car-roça na Estrada e o públicode Santa Inês terá A Pelejade Casemiro em LendasEmaranhadas, apresentadopelo grupo Laborarte.

Boas práticas de manipu-lação além de qualificação ecardápio foram os principaistemas abordados durantecapacitação técnica realiza-da com a área de merendaescolar da rede municipal deeducação de Carolina.

A ação que faz parte danova política de educaçãoimplementada este ano nomunicípio foi realizada nasescolas da zona urbana erural da cidade.

De acordo com o PrefeitoUbiratan Jucá, o objetivo étornar frequentes as açõesde capacitação voltadas atodas as áreas de atuação daeducação.

"Abordamos além de ma-nuseio e preparo do alimen-to, boas e permanentes práti-cas de fornecimento da me-

renda escolar oferecida paraos nossos alunos", explica.

Entendemos, conclui,"que por meio de capacita-ções poderemos sempre en-contrar novas formas de me-lhorar o atendimento e desen-volvimento das atividades,especialmente para o desen-volvimento físico e intelectu-al das crianças".

Semanalmente é prepa-rado pela nutricionista darede municipal, AlessandraOliveira, um cardápio balan-ceado e diversificado para aalimentação de todas as cri-anças da rede municipal deeducação.

Na oportunidade tambémforam entregues uniformespara as equipes que traba-lham no preparo dos alimen-tos nas escolas.

Momento da peça “Um Dedo Por um Dente”, do grupo Petit Mort

www.oquartopoder.com

Capacitação voltada para o manuseio,preparo e adequação da merenda escolar

Page 7: Edição do dia 26/04/2013

O QUARTO PODER - São Luís, sexta-feira, 26 de abril de 2013 Geral - 7

Aos Servidores Penitenciários Polícia

Polícia Civil prendehomicida em ColinasSejap inaugura Núcleo de

Atenção BiopsicossocialPoliciais civis lotados

na Delegacia de Colinasem cumprimento a ummandado de prisão efetua-ram, na quarta-feira (24), aprisão de Ivan Oliveira deSousa, 33 anos. A ordemjudicial foi expedida no dia22 pela Comarca de Pas-sagem Franca. O foragidoalém do mandado de pri-são tem passagens pelapolícia por crimes comopor porte ilegal de arma defogo e assalto a ônibus in-termunicipais.

Segundo informaçõespoliciais, no mês de janei-ro deste ano, Ivan em com-panhia de um comparsateria cometido um latrocí-nio (roubo seguido de mor-te). Na ação criminosa, umcaixeiro viajante, natural doestado do Ceará, teria sidoassaltado na cidade dePassagem Franca. O corpo,de acordo com as investiga-ções, teria sido abandona-do às margens da BR 135,próximo a Paraibano.

Quatro dias depois dolatrocínio, Ivan foi visto porpoliciais no povoado Sítio

Seco dos Rocha em com-panhia de um homem iden-t i f icado apenas como“Geovan do Gavião”, quetambém estava em regimesemiaberto. Ao percebe-rem a presença da polícia,os dois que estavam emuma moto, disparam con-tra os investigadores. Osassaltantes conseguiramempreender fuga.

Ivan Oliveira foi detidoenquanto tentava cometerum assalto a um comér-cio. No momento da ação,a proprietária do estabele-cimento percebeu a inten-ção dos criminosos e aci-onou a polícia, que frustrouo assalto. A dupla estavaem uma moto CG 125 ver-de, sem placas.

Após ser detido Ivan foiconduzido ao distrito poli-cial de Colinas. Ele foitransferido para a Delega-cia de Passagem Franca,onde vai permanecer à dis-posição da Justiça.

As Polícias Civil e Mili-tar ainda realizam diligên-cias a fim de localizar ocomparsa de Ivan.

PM recaptura foragido da Justiça em São

João do Sóter

A Secretaria de Estadode Justiça e de Administra-ção Penitenciária (Sejap)realizou, na quarta-feira(24), a solenidade de inau-guração do Núcleo deAtenção Biopsicossocial(NASB) aos Servidores Pe-nitenciários. Na ocasiãoestavam presentes todaequipe que integra o nú-cleo, o secretário Sebasti-ão Uchôa, os secretários-adjuntos de Justiça e deestabelecimentos penais,Frei Ribamar e FredsonMaciel, os superintenden-tes Ronald Dias e KécioRabelo, e demais servido-res da instituição.

A solenidade teve iníciocom as bênçãos do PadreElisvaldo e, em seguida, acoordenadora do núcleo, Jo-siane Furtado, apresentouos objetivos, a equipe quefará os atendimentos e al-gumas das atividades queserão realizadas peloNASB. "A intenção é atin-gir todos os servidores demaneira que se sintam va-lorizados e apoiados pelainstituição", frisou ela. A ati-vidade inicial do núcleo se-rão as palestras de sensi-bilização voltadas primeira-mente aos diretores dasunidades e depois para os

rizar o servidor penitenciá-rio, o NASB será um supor-te da Sejap quanto às ne-cessidades enfrentadaspelo servidor e um parceirona construção de laços ede um relacionamento maisdireto entre a instituição eseus funcionários.

Formado pelo psicólogoÂngelo Augusto, pela as-sistente social Maria Au-gusta e a terapeuta ocupa-cional, Silvia Barbosa sobcoordenação da agente pe-nitenciária Josiane Furtado,o núcleo atenderá toda ca-mada dos servidores peni-tenciários com atendimen-tos nas áreas específicasdos integrantes e atuandocomo planejador das açõesa serem desenvolvidas parao servidor.

O núcleo funcionará nasede da Sejap (Outeiro dacruz), de segunda á sexta-feira, das 8 ás 12 e das 14às 18hs. O servidor que qui-ser agendar seu atendimen-to para algum serviço dis-ponibilizado pelo núcleodeve ligar para o telefone(98)3253 7029 e pedir querepassem á sala do NASB.Todo atendimento tem agarantia ética, sigilo e pro-fissionalismo da equipemultidisciplinar do núcleo.

Secretário Sebastião Uchôa e a equipe de atendimento do NASB

demais servidores da Sejap.O secretário-adjunto de

Justiça, Frei Ribamar Car-doso, acredita que as co-ordenações de assistênciasão fundamentais para todoo sistema penitenciário."Trabalhando juntos, tere-mos uma gestão voltada àsreais necessidades e foca-da no melhor para o siste-ma" explicou o Frei.

Para o secretário Sebas-tião Uchôa, a valorização doprofissional é uma das prin-cipais vertentes da gestãoe certamente é essencialpara resultados positivos do

sistema. "Esse núcleo é arepresentação do quanto es-tamos preocupados e inte-ressados com o bem estare dignidade dos nossos ser-vidores." pontuou.

O evento foi finalizadocom o Coffee Break e aentrega de caixas de su-gestões aos diretores, paraserem colocadas nas uni-dades, com o propósito desaber dos próprios servido-res suas necessidades einteresses.

Núcleo Biopsicossoci-al (NASB) - Criado com oobjetivo de resgatar e valo-

Uma ação de militaresdo Destacamento da PM deSão João do Sóter resultouna recaptura de um foragi-do da Justiça. José Augus-to Santana da Paz, conhe-cido como Penoso, de 21anos foi localizado na noi-te de quarta-feira (24).

Segundo a polícia, con-tra ele havia um mandadode prisão em aberto porenvolvimento em um homi-cídio, em dezembro do anopassado, no povoado So-ledade, zona rural de Ca-xias. De acordo com infor-mações policiais, José Au-

gusto teria sido o autor dassete facadas que vitima-ram o pedreiro Claudio Oli-veira.

Penoso foi localizadoem uma casa no povoadoAxixá, na zona rural de SãoJoão do Sóter. O compar-sa de José Augusto, tam-bém envolvido no crime,identificado como Rond Jo-hny Francelino Carvalho,havia sido preso pela PMno dia 15 de janeiro desteano. José Augusto foi con-duzido para Caxias, ondepermanecerá detido à dis-posição da Justiça.

Batalhão de Polícia Ambiental recupera moto roubada

São Luís

Militares do Batalhãode Pol íc ia Ambiental(BPA) recuperaram, nes-ta quinta-feira (25), duran-te ronda de rotina, umamoto Honda azul, complacas NHI 772 abandona-

da na Reserva do Batatã,em São Luís.

De acordo com infor-mações repassadas pelocomandante do BPA, coro-nel Adenílson de Santana,a polícia já descobriu que

a motocicleta foi roubada,por volta das 3h, na VilaJanaina e abandonada nareserva horas depois.

O veículo foi levadopara o pátio da Delegaciade Roubos e Furtos de Ve-

ículos (DRFV) e será pos-teriormente devolvida aoproprietário. Equipes daPolícia Militar realizam di-ligências para identificar eprender os envolvidos noassalto.

Page 8: Edição do dia 26/04/2013

oquartopoder.com

Coluna da

Célia [email protected]

Frase do Dia

Moda Culinária Beleza

Ampolas deixam o cabelo lindo a jato

Poderosas e com fórmulas con

centradas, as ampolas são

ideais para quem não tem tem-

po nem dinheiro para ir ao salão toda se-

mana e faz questão de manter o cabelo

lindo. Com ação rápida, elas são produzi-

das em versões especiais para dar brilho

ao cabelo grosso, condicionar os fios ca-

cheados, encorpar os mais finos e prolon-

gar o efeito liso depois da escova progressi-

va, por exemplo. "Isso porque as fórmulas

misturam agentes condicionantes e ativos

que vão garantir o diferencial, como ácido

hialurônico, pró-vitamina B5...", afirma o cos-

metólogo Maurício Pupo. Apesar de virem

em embalagens minúsculas, o expert explica que o tratamento é concentrado e por isso a ampola vem em dose única.

A forma certa de aplicar

Para aproveitar cada gotinha, siga as dicas da cabeleireira Beatriz Vital, do Salão Werner Coiffeur,

no Rio de Janeiro:

· Lave os fos com xampu e só passe

o condicionador se essa recomendação

estiver escrita no rótulo da ampola.

· Enxágue bem e retire o excesso de

água com uma toalha.

· Divida o cabelo ao meio.

· Coloque um tiquinho da ampola na pal-

ma da mão e espalhe em uma mecha fna.

Repita o processo em todo o cabelo.

· Deixe agir pelo tempo indicado no rótulo

(normalmente de um a três minutos), enxá-

gue, seque e fnalize como de costume.

Navegue pela galeria e encontre a am-

pola que é a sua cara...

Por Reportagem: Shâmia Salem e Aline Dini - Edição: MdeMulher

Pudim Gelado

Ingredientes:1 lata(s) de leite condensado - 1 lata(s)

de creme de leite - 1 lata(s) de leite - 1caixinha(s) de maria mole -1 xícara(s) (chá)de água quente - 1 xícara(s) (chá) de açúcar

Modo de preparo:Dissolva a maria mole na água quen-

te. Coloque-a no liqüidificador e bata como restante dos ingredientes, exceto o açú-c a r. R e s e r v e . D e r r e t a o a ç ú c a r ecaramelize uma fôrma. Despeje o pudime leve à geladeira por 2 horas para f ir-mar. Em seguida, desenforme e sirva.

Baixinhas x fenda

Mulheres baixinhas devem usar fendas!Elas criam uma linha vertical que aju-dam a alongar a silhueta, mas são ne-cessários outros cuidados. Fendas sãobem-vindas para baixinhas quando o ves-tido ou saia têm unidade de cores com aparte de cima. Não adianta usar fendase dividir a silhueta com cores diferentesentre saia e top. Comprimentos maiscurtos com fendas menores também sãoindicados, pois ficam mais proporcionaisà estatura e alongam as pernas.

Batom mate

Hidrate os lábios (de preferência com um balm, que é

mais leve). "Se precisar improvisar, use vaselina cremosa,

que não interfere na cor", diz o maquiador Saulo Fonseca.

Tire o excesso de hidratante para manter o efeito seco.

"Deixe o produto agir por 15 minutos e passe um lenço

umedecido", explica o maquiador Lau Neves. Como o ba-

tom é mais seco, ele desliza menos nos lábios. Use um

pincel para facilitar o trabalho. Se errar o contorno, um corre-

tivo em lápis ajuda. Quando for retocar, não precisa tirar

tudo. Um truque do Saulo: molhe a boca, passe um pouquinho

de hidratante, tire o excesso e, aí sim, passe o batom de

novo. A mania dos batons mate, sem nenhum brilho, con-

tinua firme e forte. Mas se você ainda tem receio de ade-

rir à tendência do acabamento seco, confira dicas de

aplicação e, de quebra, escolha a cor perfeita para você.

A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar

e aprender ainda mais.(Aristóteles)

PROJETO SOM POENTE

ACONTECE NESTA SEXTA

Promover o encontro entre artistas das

mais diversas vertentes musicais e

público é o objetivo que norteia a pro-

gramação musical do Sesc em 2013 e a partir

desta sexta-feira, 26 de abril até o mês de no-

vembro, os apaixonados pela música poderão

apreciar mensalmente na área de Vivência do

Sesc Deodoro, toda a musicalidade do Projeto

Som Poente. A abertura ficará a cargo do cantor

e compositor maranhense Luan Azoubel, que se

apresenta nesta sexta-feira às 19 horas.

O Projeto Som Poente pretende difundir os

gêneros rock, pop, reggae, jazz e blues por meio

de apresentações mensais com artistas mara-

nhenses que desenvolvam trabalhos autorais, as

chamadas “bandas de garagem”, com enfoque

na variedade de estilos, estimulando a formação

de plateia e a valorização da musicalidade e do

talento maranhense.

8 O QUARTO PODER - São Luís, sexta-feira, 26 de abril de 2013- Variedades

Fáceis de encon-

trar, as ampolas

tratam os cabelos

rapidinho. Escolha a

ideal para resolver

o seu problema