edição do dia 08/05/2012

8
PODER oquartopoder.com [email protected] Twitter - oquartopoder4# face - Jornal O Quarto Poder Orkut - O Quarto Poder Jornal Gmail - [email protected] Redes Sociais ANO 6 NÚMERO 1057 SÃO LUÍS - MA, TERÇA-FEIRA, 8 DE MAIO DE 2012 PREÇO - R$ 1,00 China House abre 78 vagas Emprego A China House, rede de delivery e restaurantes especializa- da em culinária chinesa, está com está com 78 vagas para aten- dimento, produção e entrega. São 20 vagas para produção que vão desde ajudante de cozinha a cozinheiro; 25 vagas para atendentes; 3 vagas para gerentes e 30 vagas para motoqueiros. Para se candidatar é necessário ter o primeiro grau completo e ser maior de 18 anos. As vagas são para início imediato. Para as vagas de motoboy, o entregador precisa ter moto própria. Para as vagas de cozinheiro é necessário ter experiência em culinária chinesa. Página 7 Muricy aprova Ganso e pede que ele faça mais gols Esporte O meia Paulo Henrique Ganso teve ótima atua- ção na vitória por 3 a 0 sobre o Guarani, que deixou o Santos muito perto do tricampeonato paulista. Mas para o técnico Muricy Ramalho, o mais importante do jogo foi o gol marcado pelo meia no primeiro tem- po. Muricy cobra diariamente seu camisa 10 para que ele esteja mais presente na área e arrisque chu- tes daquela região. Aos poucos, ele consegue fazer seu meia adquirir essa característica. Página 5 Bairro Tibiri recebe operação tapa-buracos São Luís Preso falsificador de documentos para fins eleitorais no MA Polícia Sob coordenação da Su- perintendência de Polícia Civil do Interior, (SPCI), uma ação conjunta de policiais civis das cidades de Junco do Maranhão, Maracaçumé, Santa Helena e Governador Nunes Freire, sob o comando do delegado Ricardo Aragão, cumpriram, no fim de semana, dois mandados de busca domiciliar em desfavor do funcionário do Fórum de Santa Helena, Deyslan Silva Mendes, 28 anos. Página 8 Governo do Estado efetua promoção de 77 oficiais da PM PV DE MARCIO GREICK DEVE SE UNIR AO PMDB DE ASSUB NA RAPOSA Após uma série de desentendimentos, o Partido Verde (PV) do município de Raposa chega a mais uma confusão. O ex-vereador Felix Moreira foi anunciado por Adriano Sarney, presidente estadual da sigla, como pré-candidato oficial do partido para a disputa do cargo de prefeito no município, contrariando a opinião da maioria esmagadora do PV raposense. O fato gerou grande insatisfação entre os pré-candidatos a vereador do PV e, princi- palmente, no vereador Marcio Greick, que é o líder do partido na Câmara Municipal. Após o anúncio da candidatura de Moreira, todos os pré-candidatos do PV ao legislativo do município, se reuniram com o vereador Marcio Greick e seguiram para a residência do empresário Raimundo Assub, para costurar uma aliança PMDB/PV. Blog do Udes Filho - Página 2 ABANDONO DE MERCADO PÚBLICO GERA BATE BOCA ENTRE VEREADORES DE SL Blog do Udes Filho - Página 2 Raimundo Assub Vereador Marcio Greick Vereadores Rose Sales e Gutemberg Araújo Página 6 Página 3

Upload: o-quarto-poder

Post on 09-Mar-2016

246 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal O Quarto Poder

TRANSCRIPT

Page 1: Edição do dia 08/05/2012

PODER

oquartopoder.com

[email protected] - oquartopoder4#

face - Jornal O Quarto PoderOrkut - O Quarto Poder Jornal

Gmail - [email protected]

Redes Sociais

ANO 6 NÚMERO 1057 SÃO LUÍS - MA, TERÇA-FEIRA, 8 DE MAIO DE 2012 PREÇO - R$ 1,00

China House abre 78 vagasEmprego

A China House, rede de delivery e restaurantes especializa-da em culinária chinesa, está com está com 78 vagas para aten-dimento, produção e entrega. São 20 vagas para produção quevão desde ajudante de cozinha a cozinheiro; 25 vagas paraatendentes; 3 vagas para gerentes e 30 vagas para motoqueiros.

Para se candidatar é necessário ter o primeiro graucompleto e ser maior de 18 anos. As vagas são para inícioimediato. Para as vagas de motoboy, o entregador precisater moto própria. Para as vagas de cozinheiro é necessárioter experiência em culinária chinesa. Página 7

Muricy aprova Ganso epede que ele faça mais gols

Esporte

O meia Paulo Henrique Ganso teve ótima atua-ção na vitória por 3 a 0 sobre o Guarani, que deixouo Santos muito perto do tricampeonato paulista. Maspara o técnico Muricy Ramalho, o mais importantedo jogo foi o gol marcado pelo meia no primeiro tem-po. Muricy cobra diariamente seu camisa 10 paraque ele esteja mais presente na área e arrisque chu-tes daquela região. Aos poucos, ele consegue fazerseu meia adquirir essa característica.Página 5

Bairro Tibiri recebe operação tapa-buracos

São Luís

Preso falsificador de documentospara fins eleitorais no MA

Polícia

Sob coordenação da Su-perintendência de Polícia Civildo Interior, (SPCI), uma açãoconjunta de policiais civis dascidades de Junco do Maranhão,Maracaçumé, Santa Helena eGovernador Nunes Freire, sobo comando do delegado RicardoAragão, cumpriram, no fim desemana, dois mandados debusca domiciliar em desfavordo funcionário do Fórum deSanta Helena, Deyslan SilvaMendes, 28 anos. Página 8

Governo do Estado efetuapromoção de 77 oficiais da PM

PV DE MARCIO GREICK DEVE SE UNIRAO PMDB DE ASSUB NA RAPOSA

Após uma série de desentendimentos, o Partido Verde (PV) do município deRaposa chega a mais uma confusão. O ex-vereador Felix Moreira foi anunciadopor Adriano Sarney, presidente estadual da sigla, como pré-candidato oficial dopartido para a disputa do cargo de prefeito no município, contrariando a opiniãoda maioria esmagadora do PV raposense.

O fato gerou grande insatisfação entre os pré-candidatos a vereador do PV e, princi-palmente, no vereador Marcio Greick, que é o líder do partido na Câmara Municipal.

Após o anúncio da candidatura de Moreira, todos os pré-candidatos do PV aolegislativo do município, se reuniram com o vereador Marcio Greick e seguiram paraa residência do empresário Raimundo Assub, para costurar uma aliança PMDB/PV.Blog do Udes Filho - Página 2

ABANDONO DE MERCADOPÚBLICO GERA BATE BOCAENTRE VEREADORES DE SL

Blog do Udes Filho - Página 2

Raimundo AssubVereador Marcio Greick

Vereadores Rose Sales e Gutemberg Araújo

Página 6 Página 3

Page 2: Edição do dia 08/05/2012

2 O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 8 de maio de 2012- Geral

Blog do

Udes [email protected]

www.udesfilho.com.br

Coluna publicada simultaneamentenos jornais ATOS E FATOS e 4º PODER

PCB quer movimentossociais no debate eleitoral

Da Redação

Os partidos de esquer-da PSTU, PCB, PCO ePSOL continuam conver-sando sobre a possibilida-de de formar uma frentepara disputar o pleito des-te ano.

A proposta já vem sen-do discutida com a partici-pação de lideranças das qua-tro legendas. O dirigente doPartido Comunista Brasilei-ro (PCB), Joberval Bertoldo,garante que a sigla estáaberta para todos os parti-dos que queiram integrarum projeto antiimperialistae anticapitalista.

Em entrevista à COLU-NA BLOG DO UDES FI-LHO, Joberval Bertoldo fazum panorama político dahistória recente de SãoLuís e uma análise dosnomes colocados para adisputa, sempre observan-do a conjuntura atual. Adiscussão política, para oPCB, tem que incluir osmovimentos sociais.“Estamos tentando cons-truir uma frente de esquer-da com todos os movimen-tos sociais, os sindicatos,

as associações, movimen-to negro..., para que todosvenham somar e juntospossamos combater essecapitalismo perverso queestá aí”, informou Bertoldo.

Ainda de acordo comJoberval Bertoldo, as me-tas para o processo elei-toral de 2012 começarama ser debatidas e só fica-rão definidas no mês dejulho, depois que o partidorealizar a sua convençãomunicipal. “O PCB enten-de que as eleições sãomomentos importantes dadisputa política e social,mas não são os únicos enem os mais importantes.O partido prioriza a suaparticipação nas lutas demassas e nos movimentossociais”.

Joberval lembra aindaque, “o mais importante detudo é que a participaçãodo PCB nos processoseleitorais, seja com candi-daturas próprias ou em co-al izões, se faz semprecom base em um progra-ma político e não em fun-ção, por exemplo, da ob-tenção de cargos e vanta-gens pessoais”.

PV de Marcio Greick deve se unirao PMDB de Assub na Raposa

Da Redação/Raposa

Após uma série de de-sentendimentos, o PartidoVerde (PV) do município deRaposa chega a mais umaconfusão. O ex-vereadorFelix Moreira foi anunciadopor Adriano Sarney, presi-dente estadual da sigla,como pré-candidato oficialdo partido para a disputa docargo de prefeito no muni-cípio, contrariando a opiniãoda maioria esmagadora doPV raposense.

O fato gerou grande in-satisfação entre os pré-can-didatos a vereador do PV e,principalmente, no vereadorMarcio Greick, que é o lí-der do partido na CâmaraMunicipal.

Após o anúncio da can-didatura de Moreira, todosos pré-candidatos do PV aolegislativo do município, se

reuniram com o vereadorMarcio Greick e seguirampara a residência do empre-sário Raimundo Assub, paracosturar uma aliançaPMDB/PV.

Nove (9) pré-candidatosa vereador do PV raposenseapóiam a composição dechapa formada peladobradinha PMDB e PV, comisso, a pré-candidatura a pre-feito do ex-vereador Moreirase torna vazia e inviável, jáque conta com a simpatia deapenas dois pré-candidatos,que são seus primos.

Declaram apoio à alian-ça PMDB e PV, os pré-can-didatos Cariolano, IrmãoElias, Irmão Marinho, Dunga,Max, Velho, Irmão Jardson,Vinicius, Rafael e o vereadoratuante Marcio Greick.

Após o anúncio da pro-vável união PMDB e PV naRaposa, houve comemora-

ção em ambos os lados. Oprofessor Santos, pré-candi-dato a vereador pelo PMDB,disse: " A vinda do PV doMarcio Greick, com nove pré-candidatos fortíssimos, émuito importante para o pro-cesso de renovação políticaque precisamos construir naRaposa".

Para o vereador MarcioGreick, "a aliança PMDB ePV é um processo natural,afinal, somos da base doGoverno do Estado, além dis-so, a união faz a força".

Na próxima semana,Raimundo Assub visitará osenador João Alberto,acompanhado de MarcioGreick e dos nove pré-can-didatos do PV que apóiam aaliança PMDB e PV, parauma conversa que definirá osrumos dessa aliança.

O empresário RaimundoAssub, pré-candidato à pre-feitura de Raposa peloPMDB, disse estar conten-te coma chegada do PVpara compor com o PMDB."O Marcio Greick é um ho-mem sério, tem palavra, édiferente de outros políticosda Raposa. Com o Marcio domeu lado, vai dar para fazerum trabalho sério", afirmouAssub.

Membros dos grupos doatual prefeito da Raposa,Onacy Paraiba, e do ex-pre-feito José Laci, ficaramextremante abalados com anotícia da união do grupoAssub com o vereador

Marcio Greick e os nove pré-candidatos do Partido Verderaposense.

Pierre Oliveira nãoserá vice de Moreira

Pierre Oliveira (PMDB),presidente licenciado da Co-lônia de Pescadores da Ra-posa, também comemorou apossível união do PMDB comPV no município. "O PMDBestá de portas abertas parareceber, com um abraço ca-loroso, o Marcio Greick e osnove pré-candidatos do PV",disse Pierre.

Pierre aproveitou a reu-nião, entre a cúpula do PMDBe os membros do PV, paradesmentir os boatos de queseria vice de Felix Moreira."Estou feliz com a situaçãoatual do PMDB e do grupoAssub, serei pré-candidato avereador, sim. Nunca prome-ti ser vice de ninguém, nemao Moreira, nem a qualqueroutra pessoa. O nossoPMDB é grupo, e nosso gru-po tem um pré-candidato aprefeito que é o RaimundoAssub", desabafou Pierre.

Partido quer Frente de Esquerda com PSOL, PSTU e PCO

O vereador Marcio Greick e seusliderados reunidos com o grupo Assub

Abandono de mercado públicogera bate boca entre vereadores

Por Isaías Rocha

Um requerimento comsolicitação emergencial dereforma da Feira do Anil pro-vocou um “bate boca” entreos vereadores GutembergAraújo (PSDB) e Rose Sales(PCdoB), na sessão ordiná-ria desta segunda-feira (7),na Câmara Municipal.

Ao reivindicar a reformado mercado público do Anil,a vereadora do PCdoB dis-se que "a falta deinfraestrutura tem sido o re-trato do abandono das prin-cipais feiras de São Luís".Ao falar das inúmeras soli-citações, tanto através de

requerimentos, quanto deemendas à lei orçamentária,para que a Prefeitura realizea obra, Rose Sales teceucríticas ao Programa ‘Saú-de na Feira’, lembrando queas ações também devem servoltadas para a infraestutura.

- Um mercado que nãooferece uma estrutura física,também traz danos à saú-de, tanto, dos feirantes,quanto dos consumidores,esse deveria ser o foco doPrograma ‘Saúde na Feira’,- informou Rose Sales.

Ao pedir um aparte, overeador Gutemberg Araújo,um dos líderes do PSDB naCâmara, disse que Rose

Sales era a única a se le-vantar contra o Programa.

- A reivindicação para aimplantação do ‘Saúde naFeira’ foi feita a pedido doSindicato dos Feirantes e,para minha surpresa, a úni-ca pessoa que se levantacontra o programa é avereadora Rose Sales, - re-bateu Araujo, informandoainda que o programa temsido bastante elogiado porrepresentantes do Ministérioda Saúde.

Na tréplica, a líder doPCdoB na Casa, fez questãode lembrar que não é contra‘Saúde na Feira’, mas cobroumelhores condições de tra-

balho para os feirantes.- Não sou contra o pro-

grama, pelo contrário, soua favor, mas é importanteressaltar que não adiantaoferecer ações de saúdeaos feirantes, sem ter umespaço de trabalho digno.O que estou pedindo nãoé nada demais, é apenasa reforma de um espaçotradicional do Anil, tantopara comercialização deprodutos em geral, quantoao fortalecimento das rela-ções sociais, não sendoadmissível o seu abandonoe assim, o desrespeito apopulação usuária, - con-cluiu Rose Sales.

Acompanhe, no Blog do UdesFilho, assuntos da Raposa,Paço do Lumiar, São José deRibamar, Rosário e muito mais...

Blog doudesfilho.com.br

Udes Filho

Page 3: Edição do dia 08/05/2012

O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 8 de maio de 2012 Política - 3

4º PODER PODER PODER PODER PODERDiretor Geral

Udes Cruz Filho

FinanceiraRosário A.Cruz

AdministrativoCélia Lima Ferreira

JurídicoSaíle Azevêdo da Cruz

José Silva Junior

EditoraçãoCris Almeida

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 -Telefone: (98) 4141-0891 / 3229 1560 / 8129-3749

E-mai l : [email protected]

Endereço : Av. Odilo Costa Filho, N° 55, Parque. Univer-sitário – Cep 65059-810 - São Luís-MA.

PM

Governo do Estado efetuapromoção de 77 oficiais

O secretário de Estadode Segurança Pública, Aluí-sio Mendes, presidiu, nestasegunda-feira (7), no auditó-rio do Comando Geral daPolícia Militar do Maranhão,em São Luís, a solenidadede entrega dos atos de pro-moções a 77 oficiais promo-vidos às patentes de 1º e 2ºtenente, capitão, major, te-nente-coronel e ao mais altoposto da PM, o de coronel.Os atos foram assinadospela governadora RoseanaSarney, na sexta-feira (4).

À tarde, a governadoraRoseana recebeu, em audi-ência no Palácio dos Leões,os oficiais promovidos. Du-rante o encontro, RoseanaSarney destacou que as pro-moções foram embasadasno critério do merecimen-to. “Nós estamos fazendoas promoções pelo crité-rio de merecimento e te-nho a certeza de que elesirão se empenhar para de-

fender os nossos cidadãos.Eu confio na segurança pú-blica do Maranhão”, disse agovernadora.

A solenidade no Coman-do Geral contou com a pre-sença do secretário-adjun-to de Inteligência e AçõesEstratégicas, Laércio Cos-ta; do comandante geral daPolícia Mil i tar, coronelFranklin Pacheco; dosubcomandante, coronel

Edilson Gomes; do diretor deEnsino da PM, coronel Flá-vio de Jesus; do comandan-te do Policiamento Metropo-litano, coronel JefersonTelles.

Durante o evento, AluisioMendes falou sobre a impor-tância da promoção para atropa. “Desde que assumi aSecretaria de Segurança te-nho me empenhado para queas promoções por mereci-

mento tenham como critéri-os sejam a honradez, a dis-ciplina e o compromisso pelainstituição. Já estamos emprocesso de discussão coma categoria sobre a nova Leide Promoções, para quemais oficiais sejam benefici-ados”, destacou o secretário,parabenizando os oficiais pro-movidos.

Do total, foram promovi-dos, nove a 2º tenente; setea 1º tenente. Para o posto decapitão foram promovidos 33oficiais. A major foram 17,para tenente-coronel, sete eao cargo mais alto, quatrooficiais foram contemplados.

Para o comandante daPolícia Militar do Maranhão,coronel Franklin Pacheco,o momento é de alegria ede satisfação para a Tropa.“Ser promovido é um anseiode cada militar. A promoçãoé um momento cercado dealegria e emoção”, comentouo comandante.

Transparência

Maranhão debate Lei de Acesso àInformação na CGU, em Brasília

Comissão aprova pena mais durapelo uso ilegal de celular em prisão

No Senado

No SenadoCAS vota projeto que disciplina

o abandono de empregoA Comissão de Assun-

tos Sociais (CAS) vota naquarta-feira (9), em decisãoterminativa, projeto de leique autoriza a demissão porjusta causa de empregadocontratado pelo regime daConsolidação das Leis doTrabalho (CLT), ou seja, comcarteira assinada, que faltarao serviço por 20 dias con-secutivos.

A proposta (PLS 637/2011), de autoria do sena-dor Valdir Raupp (PMDB-RO), altera o Decreto-Lei5.452/43 (CLT), para disci-plinar o chamado “abando-no de emprego”.

Atualmente, lembra Val-dir Raupp em sua justifica-tiva, a legislação trabalhis-ta não dispõe a respeito doprazo de ausênciainjustificada para caracteri-zação do abandono de em-prego, cabendo tal tarefa àjurisprudência trabalhista.

A Súmula n° 32 do Tri-bunal Superior do Trabalho,que tem que tem sido ado-tada como parâmetro nes-ses casos, entende que fal-tar ao serviço por 30 diasconsecutivos gera a pre-sunção do abandono do em-prego, o que acarreta a de-

missão por justa causa.“Como a prestação do

serviço é elemento básicodo contrato de trabalho, afalta contínua e sem moti-vo just i f icado é fatordeterminante dodescumprimento da obri-gação contratual", argu-menta Raupp.

O projeto estabeleceainda que o empregadordeverá notificar o emprega-do pessoalmente ou atravésdo correio, com aviso de re-cebimento, da aplicação dajusta causa por abandonode emprego, caso o traba-lhador não retorne à ativida-de antes de completar os 20dias de ausênciainjustificada. Caso o empre-gado não seja encontradoem seu endereço, deverá oempregador publicar editalde abandono de empregoem jornal de circulação lo-cal. O objetivo da medida,explica o senador, é possi-bilitar ao empregado a apre-sentação de "justo motivoque tenha inviabilizado o seucomparecimento ao local detrabalho", afastando-se,com isso, a aplicação damedida extrema de rompi-mento do vínculo contratual.

PolíticaMP da poupança deve

ser votada até julho, diz líder Eduardo BragaRepresentantes do Go-

verno do Maranhão participa-ram do Treinamento da Lei deAcesso à Informação para asControladorias Gerais dosEstados realizado pelaControladoria Geral da União(CGU), em Brasília, na quin-ta (3) e sexta-feiras (4). Pre-sentes a auditora IelmaRezende Moreira, represen-tando a CGE-MA, e a secre-tária-adjunta de Comunica-ção Social, Carla Georgina.

Auditores de todo o Bra-sil participaram do evento, que

abordou a Lei nº 12.527, san-cionada pela presidente daRepública, Dilma Rousseff,em 18 de novembro de 2011.A nova lei determina que to-dos os órgãos deverão ofere-cer informações referentes àsua atuação, à exceção dasconsideradas sigilosas.

O objetivo principal dotreinamento é tratar sobre anova legislação e apresentara experiência do GovernoFederal. “Essa atualização éimportante porque a nova le-gislação acarretará novos pro-

cedimentos. Como agoratoda informação do setor pú-blico estará disponível, salvoexceções previstas na legis-lação, é necessário se co-nhecer bem todos os mean-dros da lei, que regulamentaas obrigações, os procedi-mentos e prazos para essadivulgação”, afirmou IelmaRezende Moreira.

A auditora ressaltou tam-bém que, hoje, o Governo doMaranhão já disponibilizagrande volume de informa-ções no Portal da Transpa-

r ê n c i a(www.portaldatransparencia.ma.gov.br).

O Treinamento foi minis-trado por servidores da CGU,sendo que a abertura tevepalestra da diretora de Preven-ção da Corrupção da CGU,Vânia Lúcia Ribeiro. “OMaranhão está atento a es-sas mudanças na legislação,até já disponibilizando ferra-mentas de divulgação. É maisum passo para garantir maiortransparência aos processosgovernamentais”, declarou aadjunta Carla Georgina.

Iara Lemos

O líder do governo noSenado, Eduardo Braga(PMDB-AM), afirmou nestasegunda-feira que a medi-da provisória editada pelogoverno para alterar as re-gras da caderneta de pou-pança deve ser votada atéo mês de julho.

A tramitação da MP co-meçará pela Câmara e de-pois seguirá para análise doSenado. Todo o processo,incluindo a aprovação, pre-cisa ocorrer em até 60 dias,prorrogáveis por mais 60dias, ou a medida provisó-ria - que já está em vigor

desde a data da publicação- perde o valor.

De acordo com o líder,com a nova regra detramitação das medidas pro-visórias, que precisam seranalisadas por uma comis-são especial, as negociaçõesem torno da tramitação damatéria serão feitas dentroda própria comissão.

"Eu acho que nós vamosvotar tanto na Câmara quan-to no Senado até julho, por-que mudou a sistemática dasMPs com a decisão do Su-premo [...] A votação ficoumais fácil agora, a negocia-ção é dentro da própria co-missão", disse o líder.

Detentos que fizeremuso de celulares, sinal derádio ou qualquer outro meiode comunicação de dentrodo estabelecimento ondeesteja cumprindo pena de-vem passar a responder pornovo crime, caso o contatotenha sido feito sem autori-zação legal. Aprovada pelacomissão de juristas desig-nada pela presidência doSenado para elaborar ante-projeto de reforma do CódigoPenal, a medida pode resul-tar em tempo adicional de

prisão de um a quatro anospara o infrator.

Nos últimos anos, os apa-relhos celulares passaram aser usados com regularidadepor detentos, que de dentrodas prisões simulamsequestros para extorquir ci-dadãos ou articular outros ti-pos de crime. O que fizeramagora os juristas foi enquadraros presos na mesma regrapenal adotada em há doisanos, pela Lei 12.012, paracriminalizar quem ingressa,auxilia ou facilita a entrada de

celulares ou aparelhos simi-lares nos presídios.

A medida, portanto, pas-sa a enquadrar quem promo-ve ou auxilia o ingresso dosaparelhos nos presídios etambém o próprio detento,em razão do uso. O crimetipificado há dois anos, noentanto, era punido de formamais branda, com prisão detrês meses a um ano. Agoravalerá em qualquer caso apena de um a quatro anos.

Revogação do desacatoEm reunião suspensa

por volta das 14h30min, osjuristas complementaram oexame dos crimes contra aadministração pública – inclu-sive os delitos contra a admi-nistração da Justiça. Umadas novidades foi a sugestãopara a revogação do crime dedesacato à autoridade. Paraos integrantes da comissão,atos desse tipo podem serenquadrados com base nocrime de injúria, com uma re-gra de agravamento da penaquando o alvo for servidor pú-blico no exercício da função.

Governadora Roseana Sarney, no Palácio dos Leões, com os oficiais promovidos

Geraldo Furtado

Page 4: Edição do dia 08/05/2012

4 O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 8 de maio de 2012- Variedades

Célia LimaFerreira

[email protected]

www.oquartopoder.com

Resumodas Novelas

Avenida Brasil

Amor Eterno AmorMelissa se apresenta paraVirgílio. Regina recebe umultimato do proprietário deseu apartamento para sairde lá. Melissa revela paraVirgílio que não gosta de Ro-drigo e pede para que eleconte o que sabe sobre Eli-sa. Rodrigo diz a Gabriel quequer fazer terapia com Bea-triz. Carmem e Zé aconse-lham Josué a esquecer Va-léria. Tobias afirma a Jaciraque não perdoará sua irmã.Jair se insinua para Graci-nha. Miriam aceita ir para afazenda com Rodrigo, Clara,Michele e Zilda. Valéria entrana antiga casa de Rodrigo.

Jorginho revela para Débo-ra que Nina é o seu grandeamor do passado. Cadinhofica constrangido com aconversa que tem com To-más. Max presta atenção àconversa entre Tufão e ocomprador do carro. Janaí-na elogia o filho para Zul-mira. Max tenta envolver Lú-cio em uma armação con-tra Tufão. Darkson aconse-lha Silas a se arrumar paraMonalisa. Nina pede demis-são. Muricy e Zezé desconfi-am de Nina. Suelen dispen-sa Iran. Jorginho espera anamorada no aeroporto.

Rosário planeja entregarseu CD para Fabian no jan-tar de Chayene e marcauma nova gravação no estú-dio. Socorro ouve a conver-sa de Kleiton com Rosário earma um plano para roubaro emprego da doméstica.Ariela se anima com o convi-te para a festa de Chayene.Sônia mantém Cida ocupa-da. Conrado é humilhado nahípica e recebe o apoio deIsadora. Sarmento diz aHumberto que fará de tudopara Cida reatar com Conra-do. Kleiton fica preso com Ro-sário em seu apartamento.

Cheias de Charme

HoróscopoÁries21/3 a 20/4No ambiente de trabalho, mantenha dis-tância de fofocas. Seja competitivo(a)em suas tarefas, mas sem entrar emconflito com os colegas.

Touro21/4 a 20/5Sua capacidade de liderança estaráem alta. Então, delegue tarefas paranão se sobrecarregar.

Gêmeos21/5 a 20/6Tudo indica que você vai se contagi-ar pelo entusiasmo dos seus colegas

por Nádia Tamanaha - Boa Forma

e fazer seu trabalho render. Aprendacom quem tem experiência e se habi-tue a trocar informações profissionais.

Câncer21/6 a 21/7Seu grande desafio será lidar com avaidade no ambiente profissional. Tenteficar distante de qualquer foco de dis-córdia.

Leão22/7 a 22/8Demonstre entusiasmo ao fazer seu tra-balho. Talvez tenha que se esforçar maispara atingir os resultados desejados.Mantenha discrição e fuja de fofocas.

Virgem23/8 a 22/9Dia de agitação no seu emprego. Bus-que o equilíbrio até as coisas voltaremaos eixos.

Libra23/9 a 22/10Hoje, sua motivação e seu entusiasmovão contagiar as pessoas à sua volta.

Escorpião23/10 a 21/11No ambiente profissional, desenvolvaprojetos em grupo ou poderá se sobre-carregar. Cuidado com suas palavraspara não se envolver em atritos ou

e demonstre sua confiança ao invésde acreditar em fofocas.

Aquário21/1 a 19/2Fique longe de tensões no trabalho: osegredo do sucesso está em fazer o quegosta. Se puder, mude um pouco suarotina e entre contato com os amigos.

Peixes20/2 a 20/3Bom dia para divulgar seus talentos pro-fissionais e expor-se mais para obteruma melhor remuneração. Se estiverbuscando uma nova colocação no tra-balho, fique de olho nas oportunidades.

CelebridadesIntegrante do 'Casa Bonita' detona

panicats da atração: 'Sem expressão'

com conversas improdutivas.

Sagitário22/11 a 21/12Fique distante de encrencas. Em suacasa, deixe que cada um faça o quetiver vontade. Não tente impor ordens,dê mais liberdade para que cada umfaça suas atividades.

Capricórnio22/12 a 20/1Preste atenção ao desenvolver suastarefas e fique de olho nos detalhespara que seu trabalho fique bem-feito.Cuidado para não se envolver em bo-atos. Converse com sua alma gêmea

Celebridades

Jessica Lopes, participante do reality show "Casa Bonita", posou paraum ensaio sensual e mostrou seu corpão usando uma lingerie branca.

Durante as fotos, Jessica detonou Carol Narizinho e Tais Bianca, panicatsque também participaram da atração.

"Nunca imaginei que algumas das participantes fossem ser panicats, pelomenos no reality eram as mais sem expressão", disse Jessica.

Estes movimentos ativam a circulação e, assim, estimulam a produção de colágeno, garantindomais firmeza à pele, explica Dina Lucena, esteticista da clínica Rosa Flor by Adriana Vilarinho, em

São Paulo. Combine a massagem a um creme hidratante poderoso!

'Entre quatro paredes, faça o quequiser no sexo', diz Fiorella Mattheis

4 passos para levantar a expressão

"Se me dissessem que eu iriaencontrar o homem da minha vida

atravessando a rua, eu não levaria asério", conta a atriz Fiorella Mattheisem entrevista à revista "Istoé Gente"desta semana. "Eu estava chegando,

e ele saindo. Foi coisa de filme",conta ela, que namora há um ano e

cinco meses o ex-judoca e medalhistaolímpico Flávo Canto, com quem

pretende se casar e ter quatro filhos.Fiorella também revelou que se

sente poderosa nas horas de intimida-de. "Enter quatro paredes, faça o que

você quiser no sexo. Acho que asensualidade do casal está muitomais nessa troca que é o sexo. É

muito mais uma questão de energia,pele, contato", opina.

Contato(98) 9975-3999

[email protected]@wilsonzara.com

www.wilsonzara.com

AGENDA DE 07 A 12 DE MAIO

Segunda (07) às 23h ZeroUm - São Luís (Juntamentecom Pandha e Gilvan Frazão)Terça (08) às 20:30hLandruá - Av. Litorânea-Calhau {voz e violão} (Jun-tamente com Gilvan Frazão)Quarta (09) às 20:30h DiCapri - Av. Litorânea-Calhau{voz, violão e guitarra}Quinta (10) às 19hAdventure - Av. Litorânea-Calhau {com banda}Sexta (11) às 20h Di Capri- Av. Litorânea-Calhau {voz,violão e guitarra }(Junta-mente com Wilson Aranha)Sábado (12) às 21h Di Capri- Av. Litorânea-Calhau {voz,violão, guitarra e baixo}

Wilson ZaraEntretenimento

4 passos para levantar a expressão

1. Passo 1Pressione o centro da testa com os dedos

e faça movimentos circulares. Repita 10 vezes.

2. Passo 2Faça movimentos ascendentes, do centro

para fora, nas bochechas. Repita 10 vezes.

3. Passo 3Faça movimentos circulares suaves nas

pálpebras superiores e inferiores, seguindo osentido do crescimento dos pelos da sobran-celha. Repita 10 vezes.

4. Passo 4Faça movimentos do queixo em direção à ore-

lha. Repita 10 vezes.

Page 5: Edição do dia 08/05/2012

O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 8 de maio de 2012 Cidade e Esportes - 5

Muricy aprova Gansoe pede que ele faça mais gols

CSKA quer Ronaldinho e Fla em Moscou para

despedida de Love

O Sine São Luís fica na Rua da Paz, 31 – Centro. Fones: (98) 3218 9875 / 9876 / 9873ACABADOR DE MARMORE E GRANITOANALISTA DE SISTEMAS (INFORMÁTICA)ASSISTENTE ADMINISTRATIVOAUXILIAR DE CONTABILIDADEAUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃOAUXILIAR DE MANUTENÇÃO PREDIALAUXILIAR DE PESSOALAUXILIAR FINANCEIROAUXILIARES ADMINISTRATIVOS E DE ESCRITORIOSBORRACHEIROCARREGADOR E DESCARREGADOR DE CAMINHÕESCASEIROCHEFE DE DEPARTAMENTO DE PESSOALCOBRADOR EXTERNOCONSULTOR DE VENDASCOSTUREIRA EM GERAL

COZINHEIRO DE RESTAURANTECOZINHEIRO DO SERVIÇO DOMÉSTICOCOZINHEIRO GERALELETRICISTA DE MANUTENÇÃO ELETROELETRONICAEMPACOTADOR, A MÃOEMPREGADO DOMÉSTICO NOS SERVIÇOS GERAISENGENHEIRO DE PRODUÇAOFAXINEIROFERREIROFISCAL DE MEDIÇÃO (OBRAS CIVIS)FISIOTERAPEUTA GERALFONOAUDIÓLOGOGARÇOMGERENTE DE PRODUÇÃOLAPIDADOR DE VIDROS (ACABAMENTO)MAÇARIQUEIRO

MECÂNICO DE AUTOMOVEIS E CAMINHÕESMECANICO DE EQUIPAMENTO PESADOMECANICO DE VEICULOSMOTOBOYMOTORISTA DE AUTOMOVEISNUTRICIONISTAOFFICE-BOYOPERADOR DE TELEMARKETING ATIVOPROFESSOR DE ARTES DO ENSINO FUNDAMENTALDE 5ª A 8ª SÉRIEPROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINOFUNDAMENTALPSICOLOGO DA SAUDERECEPCIONISTA ATENDENTESECRETÁRIA (TÉCNICO EM SECRETARIADO-PORTUGUES)

EMPREGO

Por GLOBOESPORTE.COM

Vagner Love está emMoscou para receber, semjogar, homenagens da torci-da e diretoria do CSKA, seuex-clube. Mas os planosdos russos para se despe-dir do Artilheiro do Amor in-cluem um amistoso com oFlamengo ao fim da tempo-rada russa, marcada para opróximo fim de semana.

- Seria durante a pau-sa de uma temporada paraa outra, no verão europeu(inverno no Brasil). Gosta-ria que Ronaldinho e o timetitular do Flamengo parti-cipassem. Mas por en-quanto é só teoria, aindanão posso confirmar ofici-almente. Temos boa rela-ção com o Flamengo – dis-se o diretor geral doCSKA, Roman Babaev.

O Flamengo comprou

Santos

SERRALHEIROTÉCNICO DE EDIFICAÇÕESTÉCNICO DE PLANEJAMENTO DE OBRASTÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO (INSTALAÇÃO)TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDETÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHOTECNOLOGO EM ELETRONICA /ELETROELETRONICA(CANDIDATO PODE ESTAR CURSANDO 3º PERIODO)TELEFONISTAVIGIA

Sine Imperatriz (Rua Maranhão - Centro)

VENDEDOR EXTERNOEMPREGADA DOMÉSTICA

Homenagem

Para concorrer às vagas do Sine, é necessário estar cadastrado no serviço. O cadastro pode ser feito presencialmente, na Agência do Sine, levando Carteira de Trabalho,CPF, Identidade e certificados originais de escolaridade ou ainda na internet, pelo Portal Trabalho Maranhão, no endereço www.trabalho.ma.gov.br

INSTRUTOR DE INFORMÁTICAELETRICISTA INSTALAÇÕES INDUSTRIAISBABÁOPERADOR DE CALDEIRAOP. DE MUNCKREPRESENTANTE COMERCIALOP. DE MÁQUINAS (FRIGORIFICO)MARCENEIROAUX. DE MARCENEIROSOLDADOR DE ARMAÇÃOARMADORESARMADOR (MEIO OFICIAL)OFICIAL DE CONSTRUÇÃO CIVILMEIO OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS EMCONSTRUÇÃO CIVILCARPINTEIROS

Por Diego Ribeiroe Marcelo Hazan

O meia Paulo HenriqueGanso teve ótima atuaçãona vitória por 3 a 0 sobre oGuarani, que deixou o San-tos muito perto dotricampeonato paulista. Maspara o técnico MuricyRamalho, o mais importan-te do jogo foi o gol marcadopelo meia no primeiro tem-po. Quando Neymar caiupela linha de fundo e cru-zou para trás, Ganso esta-va na entrada da área pron-to para arrematar e abrir oplacar. Muricy cobra diari-amente seu camisa 10 paraque ele esteja mais presen-te na área e arrisque chu-tes daquela região. Aospoucos, ele consegue fazerseu meia adquirir essa ca-racterística.

– Se tem uma coisa queo Ganso precisa melhorar épassar a entrar mais na áreae gostar de fazer gols. Ele

CaxiasCampus do IFMA abre seletivo

para professor temporário

A direção-geral docampus do Instituto Federalde Educação, Ciência eTecnologia do Maranhão(IFMA) de Caxias informaque estão abertas, de 7 a 11de maio, as inscrições parao Processo Seletivo Simpli-ficado destinado àcontratação temporária deprofessor para o Magistério

do Ensino Básico, Técnicoe Tecnológico.

As inscrições serãopresenciais e deverão serefetuadas no campus, situ-ado na MA-349, Km 2Gleba Buriti do Paraíso,Povoado Lamego, ZonaRural, apenas nos diasúteis, no horário das 8h às12h e das 14h às 17h.

adora passar a bola, masum camisa 10 sem gols nãoé completo. Precisa melho-rar isso e gostar de fazergol. Conversamos muitocom ele, e tem feito nos trei-namentos.

A disposição tática doSantos faz com que Gansoseja ainda mais cobrado

os direitos econômicos deLove por € 10 milhões (R$25 milhões) em janeiro. Ojogador marcou 11 vezesem 15 jogos. A ideia doCSKA é que ele participe deum tempo em cada equipe.

- Será uma celebraçãodo futebol, um jogo entreamigos. Mas se houver al-guma renda no evento é jus-to dividi-la igualmente – dis-se o dirigente.

O desejo do CSKA, po-rém, esbarra no calendáriobrasileiro. O campeonatonacional começa dia 19 demaio e só há uma brecha:entre os dias 27 de maio e6 de junho. Porém, nesteperíodo, o elenco da equiperussa estará de férias.

Vagner Love está emMoscou e nesta terça-feiraestará no estádio no jogocontra o Kuban Krosnadarpara ser homenageado.

AZULEJISTAPEDREIROS DE ACABAMENTOPIZZAIOLOSEGURANÇACHURRASQUEIROGARÇOM/GARÇONETECOZINHEIROCOZINHEIRA PARA RESIDÊNCIAVAQUEIROENCARREGADO DE MONTAGEMMECÂNICOS MONTADORESMEIO OFICIAL DE MECÂNICO MONTADORMONTADORES DE ANDAIMESAUXILIAR ADMINISTRATIVOTÉCNICO SEGURANÇA DO TRABALHOPROMOTOR DE VENDAS

para invadir a área sempreque puder. Como Neymarjoga mais aberto pelas pon-tas, o centroavante costu-ma ficar isolado – Borges ouAlan Kardec. A presença docamisa 10 mais avançadofacilitaria a troca de passesno setor ofensivo, e é issoque Muricy quer ajeitar para

deixar a equipe ainda maisperigosa.

– O camisa 10 não podedeixar de entrar na área efazer gols, senão nossocentroavante fica muito so-litário. O Ganso não gostamuito disso, mas tem de fa-zer. Estou insistindo muitonisso com ele, e por ser altoé ainda mais importante, jáque pode ser opção em cru-zamentos na área – ressal-tou o técnico do Santos.

Os conselhos deMuricy a Ganso não servemapenas para os jogos doPeixe, mas também paraas futuras convocaçõespara a Seleção Brasileira.Na visão do técnico, osorganizadores que fizeramsucesso pelo Brasil tinhama mesma característica:além de habilidosos e téc-nicos, sabiam chutar a gol.

– Se ele quer disputaruma Copa do Mundo, é fun-damental chutar a gol. A his-tória mostra isso.

O gol de Ganso abriu a goleada do Peixe sobre o Bugre

São Luís

Seir apoia evento de capacitação demulheres de comunidades de terreiro

Mulheres de comunida-des de terreiro de São Luís edo interior do Maranhão se-rão capacitadas sobre o temaautossustentabilidade parapovos de matrizes africanasna I Oficina Fazendo Artecom Axé. A atividade é umarealização da Rede Nacionalde Religiões Afro-Brasileirase Saúde - Núcleo Maranhão,em parceria com a Secreta-ria de Estado de IgualdadeRacial (Seir), o Fórum Esta-dual de Mulheres de Axé doMaranhão (Femema), secre-tarias estadual e municipalde Saúde e Terreiro Ilê OmoluOxum do Rio de Janeiro.

A oficina será realizada,nesta quarta-feira (9) e encer-rada no sábado (12), no Cen-tro de Criatividade DomingosVieira Filho, localizado na

Rua do Giz, Praia Grande. Aproposta dá continuidade àsações de fortalecimento eorganização política das mu-lheres de religiões afro-brasi-leiras, iniciadas desde o anode 2009 com a realização doI Encontro Nacional de Mu-lheres do Axé.

De acordo com a coor-denadora da Rede Nacionalde Religiões Afro-Brasileirase Saúde - Núcleo Maranhão,Luzimar Brandão, a propos-ta do evento é ensinar àsmulheres que integram asfamílias de terreiro a conquis-tarem o próprio sustento pormeio de trabalhos manuais edo artesanato.

"A nossa proposta é ofe-recer às mulheres de axé osconhecimentos técnicos ne-cessários para que desenvol-

vam a capacidade de criaroportunidades de geração derenda com a utilização dossaberes tradicionais que ad-quiriram no seio das comu-nidades de terreiro. É tam-bém um momento de valori-zarmos a nossa religiosida-de e a riqueza cultural quevem da nossa ancestralidadeafricana.", afirmou LuzimarBrandão, conhecida como YáLuza D'Oxum.

A parceria com a Seirpossibilitou a vinda dasoficineiras Nilce Nascimentoe Kátia Lopes, que perten-cem ao terreiro Ilê OmoluOxum, e o assessoramentena atividades da Rede. Ain-da este ano, outras ativida-des serão realizadas pormeio da parceria entre Seir eRede Nacional de Religiões

Afro-Brasileiras e Saúde."Nós estamos pactuando di-versas ações que tem comoobjetivo o fortalecimento daidentidade e asustentabilidade dos saberesdos povos de terreiro doMaranhão.", afirmou a secre-tária- adjunta da Seir Benig-na Almeida.

Essa é a primeira oficinaque a Rede Nacional de Reli-giões Afro-Brasileiras e Saú-de com a temática voltadapara o empreendedorismo ea sustentabilidade dos povosde matrizes africanas. O en-contro reunirá aproximada-mente 30 mulheres, sendo 20da capital e 10 vindas de co-munidades de terreiro dosmunicípios de Codó, Guima-rães, Lima Campos, Cururupue São Vicente Férrer.

Page 6: Edição do dia 08/05/2012

O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 8 de maio de 20126 - Municípios

Bairro Tibiri recebeoperação tapa-buracos

Isaías Rocha

Desde o início da sema-na, uma equipe da Secreta-ria Municipal de Obras Públi-cas (SEMOSP), trabalha re-cuperando vários trechos daAvenida Transrural, na regiãodo Tibiri e Rio do Meio, ZonaRural de São Luís.

No dia 4 de março, repor-tagem do 4º PODER mostrouburacos e crateras que exis-tem na via, no trecho entreRio do Meio e Tibiri. Com fo-tos, a reportagem mostroupelos menos três trechosonde a buraqueira dificultavaa passagem dos veículos.

A intervenção da Prefei-tura de São Luís atende, tam-bém, a uma reivindicação dopresidente da Associação de

Presidente JuscelinoPrefeito vai responder a ação penal

Por unanimidade, a 3ªCâmara Criminal do Tribunalde Justiça do Maranhão re-cebeu, nesta segunda-feira(7), denúncia do MinistérioPúblico estadual (MPE)contra o prefeito de Presi-dente Juscelino, Dácio Ro-cha Pereira, acusado deapresentar a prestação dascontas anuais ao Tribunal deContas do Estado doMaranhão (TCE), referenteao exercício financeiro de2009.

A denúncia do MPE temcomo base a listadisponibilizada pelo TCE,por meio da Resolução Ad-ministrativa nº 157/2010,que declarou inadimplente odenunciado e outros prefei-tos e presidentes de câma-ras municipais com relaçãoao exercício financeiro mu-nicipal do ano de 2009. Emsua defesa, Pereira apontou

a ausência de prejuízo oca-sionada a terceiros.

Segundo a Procurado-ria Geral de Justiça, exis-tem provas da materialidadee autoria do crime pela prá-tica prevista no artigo 1º, VI,do Decreto-Lei nº 201/1967,que dispõe sobre a respon-sabilidade dos prefeitos evereadores na prestaçãodas contas anuais da admi-nistração financeira munici-pal aos órgãos responsá-veis, dentro dos prazos econdições estabelecidos.

O desembargadorBernardo Rodrigues, relatordo processo, teve o mesmoentendimento do MinistérioPúblico e votou pela instau-ração da ação penal contrao prefeito. Osdesembargadores BeneditoBelo e Joaquim Figueiredoacompanharam o voto dorelator.

Moradores do Bairro Matinhado Rio Grande e suas

São Luís

São Vicente FérrerMP recomenda pagamento

de salários atrasados defuncionários municipais

Devido ao atraso no pa-gamento dos salários deservidores da Prefeitura deSão Vicente Férrer, o Minis-tério Público do Maranhão(MPMA) expediu Recomen-dação, em 2 de maio, aoprefeito João BatistaFreitas, objetivando o ime-diato pagamento dos salá-rios e demais benefícios ematraso, no prazo máximo decinco dias úteis.

A Recomendação foiexpedida pelo promotor deJustiça Tharles CunhaRodrigues Alves, titular daComarca de São VicenteFérrer. Foi recomendadotambém que o gestor pres-te esclarecimentos aoMPMA sobre os atrasos nopagamento dos servidores.

A manifestação ministe-rial foi motivada pelascontantes informações sobreatrasos nos salários e ou-tros benefícios dos servido-res públicos do município,em especial os lotados naPromotoria de Justiça, De-legacia de Polícia Civil e Tri-bunal Eleitoral. Em algunscasos, os salários estãoatrasados há quatro meses.

O descumprimento daRecomendação resultará napropositura de ações judi-ciais que objetivem não ape-nas o cumprimento forçadodas obrigações, mas tam-bém a aplicação de san-ções em todas as esferasdo direito, inclusive paraapuração de responsabili-dade pessoal.

33 novos defensores

Novos defensores públicos reforçamatuação no interior do estado

Adjacências, Kill Brito, queprotocolou no dia 06 de mar-

ço, um ofício na SecretariaMunicipal de Obras, visandogarantir uma melhortrafegabilidade á população.

A Avenida Transrural éuma importante via que ligaa Zona Rural I e II, além dascomunidades do Rio do Meio,São Raimundo, Vila Funil,dentre outros.

O presidente do CentroCultural, Folclórico eDesportivo do Tibiri, Eraldo deJesus Moraes, de 24 anos,já comemora o fim daburaqueira que tomava con-ta da via. “A gente pediumelhorias através de ofícios,fomos até a secretaria, e gra-ças a Deus, e com o apoiodo Jornal O Quarto Poder, ti-vemos nossos pedidos aten-didos”, comemora Eraldo.

Os 33 defensores pú-blicos recém-empossadosforam titularizados emsuas funções durante reu-nião ocorrida na quarta-fei-ra (2). Os novos profissio-nais assumem imediata-mente sua atuação tãologo se encerrar o III Cursode Formação de Defenso-res para ingresso na carrei-ra, previsto para o dia 15.

Os defensores que fize-ram opção por núcleos ain-da não estruturados exer-cerão, provisoriamente,

suas funções na capital,em Imperatriz e Caxias.“Enquanto aguardam a en-trega dos seus núcleos, osdefensores darão suporte aalgumas áreas de atuaçãona capital e no interior, quenecessitam de especial re-forço”, explicou o defensorgeral Aldy Mello Filho.

Aldy Mello destacou,ainda, que na capital, osdefensores irão reforçar aatuação civil e criminal,além de ficarem à disposi-ção da Corregedoria para

execução de projetos espe-ciais que estão sendo de-senvolvidos.

O defensor geral adian-tou que os dois primeirosnúcleos a serem entreguessão os dos municípios deChapadinha e VargemGrande. Distante 172 kmde São Luís, Vargem Gran-de tem quase 50 mil habi-tantes, segundo o IBGE.Desse total, 36% da popu-lação vivem com a rendade até R$ 70. “É significa-tivo para o Maranhão, nomomento em que seanunciam ações de com-bate à pobreza, a insta-lação de um núcleo daDefensoria em VargemGrande, considerado umdos municípios mais po-bres do país”, afirmou

O defensor geral, tam-bém, lembrou que a popu-lação, especialmente amais pobre, conhece mui-to bem o estado que pren-de, que acusa e pune, maspouco conhece o estadoque defende e protege. E aDefensoria Pública repre-

senta para essas pessoaso estado defendendo osseus direitos. Daí porque ofortalecimento da Institui-ção no interior inclui-se en-tre as ações permanentesde combate à pobreza, namedida em que garante aocidadão carente acessoaos seus direitos em con-dições de igualdade comqualquer outro cidadão.

Aldy destacou, ainda,que a escolha dascomarcas tem obedecidoa critérios como Índice deDesenvolvimento Humano(IDH), número de habitan-tes, relação defensor porhabitante e volume de pro-cesso em tramitação. Eleobservou que ainteriorização tem ocorri-do de forma responsável,com o reforço dos núcle-os já existentes, a exem-plo de Imperatriz, cuja atu-ação na área criminal eexecução penal, ainda estádesfalcada, e com a im-plantação de unidades deatendimento da Defensoriaem novos municípios.

Defensores públicos durante reuniãocom a administração superior da DPE

Hélio Soares solicita inclusãode povoados no “Luz para Todos”

De Zé Doca

O deputado Hélio Soares(PP), através de indicações,pede à Mesa Diretora daAssembleia Legislativa queencaminhe ofícios ao diretorde Relações Institucionaisda Cemar, José Jorge LeiteSoares, solicitando providên-cias no sentido de determi-nar, em caráter de urgência,que sejam incluídos no Pla-no de Universalização deEnergia Elétrica, através doprograma “Luz para Todos”,os povoados Barra do Jar-dim, Limão, Centro dos Ma-chados e Barrote, pertencen-tes ao município de Zé Doca.

As solicitações , segun-do Hélio Soares, deve-se aimportância do referido pro-

grama para as famílias queestão localizadas na árearural, no que concerne aomanuseio de aparelhos ele-trodomésticos, a iluminaçãode residências e ao desen-volvimento da atividade fami-liar rural produtiva. Ele afirmaainda que as famílias resi-dentes no povoado Barra doJardim, vivem à margem dosprogramas sociais, em com-pleto estado de abandono, esonham com a chegada daenergia elétrica, matéria pri-ma de fundamental relevân-cia para o desenvolvimentodas atividades domésticas,assim como, para o desen-volvimento da atividade ruralfamiliar produtiva.

Timon

PM autua dois homens por porte ilegal de armaPoliciais militares do

município de Timon prende-ram, nesta segunda-feira(7), dois homens que porta-vam arma. A guarnição daPM estava realizando umablitz quando suspeitaram

das atitudes de Elton Juniorda Silva Moura e Wellingtonda Silva Moura, o ‘Olho deGato’.

Na tentativa de impedira prisão, Wellington chegoua disparar tiros contra os

policiais, onde acabou sen-do alvejado. O fato ocorreuno Bairro Guarita, naquelemunicípio.

Os dois foram autuadospor porte ilegal de arma defogo. Elton Junior da Silva

Moura foi apresentado no1°Distrito Policial. JáWellington da Silva Mouraencaminhado para um Hos-pital de Teresina. Posterior-mente, também ficará à dis-posição da Justiça.

Page 7: Edição do dia 08/05/2012

O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 8 de maio de 2012 Educação, Concurso e Saúde - 7

Salário mínimo deveria serde R$ 2.329,35, diz Dieese

Economia

Agencia Estado

O salário mínimo do tra-balhador brasileiro deveria tersido de R$ 2.329,35 em abrilpara suprir suas necessida-des básicas, constata a Pes-quisa Nacional da Cesta Bá-sica, divulgada hoje pelo De-partamento Intersindical deEstatística e EstudosSocioeconômicos (Dieese).

Com base no maior valorapurado para a cesta no pe-ríodo, de R$ 277,27, em SãoPaulo, e levando em consi-deração o preceito constitu-cional que estabelece que osalário mínimo deve ser sufi-ciente para garantir as des-pesas familiares com alimen-tação, moradia, saúde, trans-portes, educação, vestuário,higiene, lazer e previdência,o Dieese calculou que o mí-nimo deveria ter sido 3,74vezes maior do que o piso

vigente no Brasil, de R$622,00.

O valor estimado peloDieese em abril é maior doque o apurado para março,quando o mínimo necessá-

rio fora calculado em R$2.295,58 ou 3,69 vezes omínimo atual. Há um ano, osalário mínimo necessáriopara suprir as necessidadesdos brasileiros era de R$

2.255,84, o equivalente a 4,14vezes o mínimo em vigor na-quele período, de R$ 545,00.

A instituição também in-formou que o tempo médio detrabalho necessário para queo brasileiro que ganha salá-rio mínimo pudesse adquirir,em abril deste ano, o conjun-to de bens essenciais au-mentou, na comparação como mês anterior, mas caiu sig-nificativamente em relação aigual período de 2011.

Na média das 17 cida-des pesquisas pelo Dieese,o trabalhador que ganha sa-lário mínimo necessitou cum-prir uma jornada de 85 horase 53 minutos, uma hora amais do que o tempo exigidoem março, que era de 84horas e 53 minutos, a fim derealizar a mesma compra. Jáem abril de 2011, a mesmacompra necessitava de 94horas e 41 minutos.

AbandonadoCemitério da Raposa está “superlotado”

Por Isaías Rocha

Ter onde cair morto nãoé mais uma certeza dos mo-radores da Raposa, municí-pio localizado na RegiãoMetropolitana de São Luís.O único cemitério da cida-de, com 25 mil habitantes,está superlotado e a opçãopara garantir os sepulta-mentos de quem não temgaveta familiar reservada éenterrar os corpos em covasrasas em locais onde já exis-tem restos mortais de outraspessoas.

O fato chamou a atençãode alguns vereadores, nasessão desta sexta-feira (4),na Câmara Municipal. Avereadora Arlete Pontes(PSDB), afirma que o cemi-tério se transformou em umproblema de saúde públicapara a cidade. "O ideal seriaa interdição, mas é compli-cado, pois os mortos serãoenterrados onde?”, questio-nou Arlete.

A vereadora Rosa (PP)alertou que o cemitério mu-nicipal, está lotado e sempossibilidade de expansão, jáque existe uma propriedadeparticular. “Já solicitei atravésde requerimentos que a Pre-feitura realize estudos nosentido de construir um novocemitério em outra área”, in-formou.

A reportagem da COLU-

NA BLOG UDES FILHO es-teve no cemitério e consta-tou a existência de dezenasde covas rasas. Uma delasainda estava com uma coroade flores no meio do corre-dor - que deveria ser destina-do à passagem dos "vivos".

Nenhum coveiro foi en-contrado no momento, masos moradores que residempróximo ao local asseguramque os enterros acontecema apenas três palmos do chãoe causam mau cheiro comfrequência. Fato que acabousendo constatado durante osdiscursos dos vereadores.

O empresário RaimundoAssub, que na década de 70,comprou boa parte das ter-ras, hoje, conhecidas comomunicípio de Raposa, doou,em 2004, uma grande áreapara a expansão do cemité-rio do município.

Procurado pelo Blog doUdes Filho, Assub disse quea realidade do cemitério deRaposa é resultado dairresponsabilidade das admi-nistrações José Laci eParaíba. “Hoje cemitérios nãopodem mais ser construídosem área urbana, entretanto,a Prefeitura de Raposa dis-põem de verbas para com-prar terras apropriadas nazona rural da cidade, masnão fazem por purairresponsabilidade”, desbafouAssub.

Em 3 estados

China House abre 78 vagasDo G1

A China House, rede dedelivery e restaurantes espe-cializada em culinária chine-sa, está com está com 78vagas para atendimento,produção e entrega. São 20vagas para produção quevão desde ajudante de co-zinha a cozinheiro; 25 va-gas para atendentes; 3 va-gas para gerentes e 30 va-gas para motoqueiros.

Para se candidatar énecessário ter o primeirograu completo e ser maiorde 18 anos. As vagas sãopara início imediato.

Para as vagas demotoboy, o entregador preci-sa ter moto própria. Para asvagas de cozinheiro é ne-cessário ter experiência emculinária chinesa. As vagas

de gerente requerem expe-riência mínima de 1 ano; epara as demais não é ne-cessário ter experiência. Afaixa salarial vai de R$ 700a R$ 2.500,00.

A empresa oferece regis-tro em carteira, vale-transpor-te, parceria com plano desaúde e refeição no local.

Os interessados devemenviar currículo para o [email protected] pretensão salarial oucomparecer até uma unida-de próxima com toda a do-cumentação para entrevistaa partir das 11h. Caso ocandidato seja aprovado, fazum teste na própria loja.Após o teste, o treinamentoé feito na unidade onde ocandidato irá exercer a fun-ção, por uma semana.

A rede tem presença

EducaçãoBolsas de mestrado e doutorado

vão ser reajustadas em 10%Do G1

As bolsas de estudosde pós-graduação serão re-ajustadas em 10% apósquatro anos de aplicação domesmo valor. O anúncio foifeito nesta sexta-feira (4)pelo presidente do ConselhoNacional de Desenvolvimen-to Científico e Tecnológico(CNPq), Glaucius Oliva, du-rante o 23º Congresso Na-cional de Pós-Graduandos,em São Paulo. O reajusteentrará em vigor em 1º dejunho e vale também para asbolsas oferecidas pela Coor-denação de Aperfeiçoamen-to de Pessoal de Nível Su-perior (Capes).

Em abril, o ministro daEducação AloizioMercadantejá havia sinaliza-

do o reajuste nos valores. Naépoca, Mercadante reconhe-ceu que o valor pago pelasbolsas está defasado. “Te-mos que construir um rea-juste das bolsas da Capeso mais rápido possível, paracorrigir a defasagem”, disseo ministro.

O último reajuste foi fei-to em 2008. Atualmente, asbolsas de mestrado estão emR$ 1,2 mil; de doutorado, emR$ 1,8 mil; pós-doutorado,R$ 3,3 mil, e professor visi-tante nacional sênior, R$ 8,9mil. No exterior, o valor variaconforme o país, a modalida-de e a condição familiar.

Segundo a Capes, de2008 até hoje o número debolsas concedidas subiu75%, passando de 40 milpara 71 mil bolsistas no país.

no interior paulista, capi-tal, Maranhão, Brasília eManaus. As vagas estãodistribuídas nas unidadesda rede.

Maranhão - ChinaHouse São Luís: Av. Danielde La Touche, 13 Loja 02Parque Shalom – Fone (98)3226-6665

SaúdeDilma prorroga quebra de patente de remédio contra Aids

Do G1

A presidente DilmaRousseff prorrogou, pormais cinco anos, a quebrade patente do medicamen-to Efavirenz, usado no com-bate ao vírus HIV. A deci-são foi publicada no "Diá-rio Oficial da União" destasegunda-feira (7).

Há cinco anos, o presi-dente Lula decidiu pela que-bra de patente do remédio,produzido pelo laboratório

norte-americano MerckSharp & Dohme. "Fica pror-rogado, por cinco anos, oprazo de vigência dolicenciamento compulsóriodas patentes no 1100250-6e 9608839-7, referentes aoEfavirenz para fins de usopúblico não comercial", afir-ma o novo decreto.

Em 2007, o governo bra-sileiro comprava o Efavirenza US$ 1,59 do laboratórionorte-americano, detentor dapatente. Com a decisão da

quebra, passou a pagar US$0,44 de um laboratório da Ín-dia. Foi a primeira vez que oBrasil recorreu à medida,prevista no Acordo de Pro-priedade Industrial (Trips) daOrganização Mundial do Co-mércio (OMC).

Em 2008, o medicamen-to começou a ser produzi-do no Brasil, na apresen-tação 600 mg, por meio doInstituto de Tecnologia emFármacos da FundaçãoOswaldo Cruz

(Farmanguinhos), que é liga-do ao governo. Desde 2011,a produção supre toda a ne-cessidade nacional doEfavirenz 600 mg. Cerca de103 mil pessoas usam omedicamento regularmente.

O governo, no entanto,continuou pagando 1,5% deroyalties ao Merck Sharp &Dohme. O remédio é repas-sado gratuitamente aos pa-cientes com Aids por meiodo Sistema Único de Saú-de (SUS).

Page 8: Edição do dia 08/05/2012

Em flagrante

oquartopoder.com

8 Últimas Fones fixos: (98) 4141 0891 / 3229 1560/Celulares: (98) 9911 8325 / 8129 3749/

Fale conosco

Polícia

Operação da Polícia Civilprende falsificador de

documentos para fins eleitorais

Sob coordenação da Su-perintendência de Polícia Ci-vil do Interior, (SPCI), umaação conjunta de policiais ci-vis das cidades de Junco doMaranhão, Maracaçumé,Santa Helena e GovernadorNunes Freire, sob o coman-do do delegado RicardoAragão, cumpriram, no fim desemana, dois mandados debusca domiciliar em desfavordo funcionário do Fórum deSanta Helena, Deyslan SilvaMendes, 28 anos.

O acusado foi preso pormeio de informações de al-gumas pessoas que foramindiciadas por uso de docu-mentos falsos. Após um tra-balho de investigação, a Po-lícia Civil descobriu queDeyslan residia na cidadede Santa Helena, em umafazenda de propriedade dopré-candidato a prefeito dacidade de Governador

Polícia Militar prendetraficante em BalsasA Policia Militar do

Maranhão prendeu, em fla-grante delito, no domingo (6),Wesley Moreira Soares, 23anos, suspeito de traficar dro-gas no município de Balsas,há 758 quilômetros distantesda capital maranhense.

De acordo com informa-ções policiais, o traficante foiabordado no interior de umaresidência, no Bairro SãoFélix, em Balsas, por polici-ais militares do 4º BPMsediado naquela cidade, poishavia uma grande movimen-tação de usuários de drogas

Polícia

Dupla de assaltantes é presa noem Bequimão em ação da polícia

Uma ação conjunta dasPolícias Civil e Militar, domunicípio de Bequimão,efetuou as prisões deLucivaldo Costa Pereira(25), e Gilson Carlos CorreaBezerra (30), no fim de se-mana. Os dois são acusa-dos de cometer vários as-saltos a estabelecimentoscomerciais, e algumas ten-tativas às agências bancá-rias e lotéricas na cidade.

Na sexta-feira (11), porvolta das 20hs, eles rouba-

ram uma motocicleta mo-delo Honda CG 125 Fan,cor roxa, de placa NXD9945, no Ramal doJacioca, nas proximidadesda torre de uma empresade telefonia da cidade.

Depois da ação crimino-sa, a vítima se dirigiu à de-legacia da cidade, onde re-gistrou um boletim de ocor-rência. Em seguida, os po-liciais iniciaram uma perse-guição contra os assaltan-tes, e conseguiram localizá-

los no dia seguinte, no po-voado Marajatiua.

Os policiais foram àcasa de Lucivaldo Costa elá apreenderam a arma usa-da no assalto, um revólvercalibre 38. Segundo infor-mações repassadas pelodelegado titular da Delega-cia de Bequimão, JorgeAntônio Silva Santos, adupla vinha cometendo vá-rios assaltos a cerca detrês meses na cidade.“Gilson passava a semana

Wesley Moreira Soares acusado de trafico de drogas

Nunes Freire, Marcel EvertonSilva, conhecido como‘Marcel Curió’.

Ainda com base em in-vestigações, Deyslan faziaum trabalho de falsificaçãode documentos para finseleitorais desde o ano de2008, época de eleiçõespara prefeito e vereador.

Conforme explicou odelegado Ricardo Aragão, daDelegacia de GovernadorNunes Freire, investigaçõesda Polícia apontavam que ofalsificador efetuava uma es-pécie de obtenção de trans-ferência de Título Eleitoral,com intuito de favorecer a can-didatura de prefeitos e verea-dores das cidades citadas.

Ainda segundo a PolíciaCivil, Deyslan Mendes obti-nha uma máquina que produ-zia esses documentos, sem-pre com a finalidade de falsi-ficar para favorecer candida-tos nas eleições municipais.

Apreensões - Na casadele, a polícia apreendeu asimpressoras utilizadas na fal-sificação, envelopes e extra-tos bancários do Banco doBrasil e Itaú, centenas decontas da Cemar, Operado-ra de Telefonia, Certidões deNascimento, Casamento eÓbito, documentos do Cartó-rio Eleitoral de alguns muni-cípios, mandados de buscae apreensão expedidos pela7ª Vara Cível de São Luís,RGs, CPFs, IPVA e outros.

O Disque DenúnciaMaranhão [3223 5800 – capi-tal e 0300 313 5800 – interi-or], lançou na última sexta-feira (04), o cartaz do estudan-te Antonio Lisboa CerqueiraFilho, de 15 anos. O jovemhavia desaparecido na madru-gada da segunda-feira (30).

Ele foi localizado na ma-nhã do sábado (05), em umareserva da BR-135 por ummorador e estaria se alimen-tando de frutas. O rapaz que

é morador da Rua NossaSenhora de Fátima, nº09,Vila Samara, sofre de pro-blemas mentais e toma re-médios controlados, seráencaminhado para tratamen-to adequado.

O Disque Denúncia au-xilia no esclarecimento decasos como estes, basta li-gar, não é necessário se iden-tificar e o serviço funciona 24horas. [3223 5800 – capitale 0300 313 5800 – interior].

em São Luís, onde reside,e ia a Bequimão nos finaisde semana para praticar osdelitos na cidade, junto como comparsa”, disse.

Lucivaldo Costa Pereirae Gilson Carlos Correa Be-zerra foram autuados em fla-grante por roubo qualificado.Eles estão custodiados naDelegacia de Bequimão,mas devem ser trazidos paraa capital nos próximos dias.A motocicleta roubada já foidevolvida ao proprietário.

naquela localidade.Segundo o delegado de

Polícia Civil da Regional,Eduardo Galvão, na açãopolicial foram encontradas,no interior da residência, cin-co papelotes de maconha enove pedras de crack.

Conforme explicou o de-legado, os usuários foram ou-vidos, e relataram que Wesleyseria o responsável pelo pon-to de vendas de drogas. Otraficante foi autuado por trá-fico de drogas e ficará à dis-posição da Justiça na Dele-gacia Regional de Balsas.

Afonso Cunha

Acusado de homicídio é preso

No dia 27 de fevereirodeste ano, o Disque Denún-cia Maranhão, através doPrograma Procurados, lan-çou o cartaz de Paulo Sér-gio dos Santos Abreu, nointuito de receber demandade informações sobre o seu

paradeiro. Ele era acusadopela morte do vendedor decosméticos Marcos PauloRosa de Sousa, de 35 anos.

No final do mês passa-do, agentes da polícia mili-tar, localizaram e realizarama prisão do acusado, apósdenúncias serem encami-nhadas ao Disque Denúncia.Ele foi encontrado, no bairroTrizidela, na cidade de Afon-so Cunha, e estaria trafican-do substâncias entorpecen-tes naquela localidade.Acompanhado de mais doishomens, ele foi surpreendi-do com 18 papelotes de ma-conha e uma pequena por-ção de maconha.

Segundo informaçõespoliciais, Paulo Sérgio afir-mou que comercializava os

cigarros de maconha, pelovalor unitário de R$ 2 reais,para adolescentes que joga-vam futebol em um campo.

Em seu desfavor, ummandado de prisão, já haviasido expedido pela juíza Ma-ria da Conceição Privado, daComarca da cidade de Bre-jo, além do mandado prisãopreventiva da 2ª Vara daComarca de Coelho Neto.

Homicídio – O corpo dovendedor de cosméticos,Marcos Paulo Rosa deSousa foi encontrado em umlixão, no município de Bre-jo, no dia 26 de janeiro de2012. Dois acusados pelamorte do vendedor foram pre-sos em uma ação conjuntadas Superintendências dePolícia Civil da Capital e do

Interior, trata-se de: JoséAurélio de Sousa Neto, de30 anos; e Gilvan SilvaNunes, de 35 anos. Um ter-ceiro envolvido no homicídio,José Neto, se apresentou àdelegacia.

A vítima residia em SãoLuís, no bairro Novo Angelim,e estava no município a tra-balho. As investigações in-dicaram que a vítima esteveem um bar, acompanhadode quatro homens, e que du-rante a madrugada teriamsido vistos saindo do HotelMalaquias, onde a vítima ha-via se hospedado.

Um mandado de prisãofoi expedido pela juíza Ma-ria da Conceição Rego, daComarca de Brejo, contra oacusado.

Jovem que estava desparecidoé encontrado na BR-135

Deyslan Silva Mendespreso acusado de falsificar

documentos para fins eleitorais