edição 63 ano v l i 10 de novembro de 2016 leia nesta ... · esta e todas as edições passadas...

6
NEWS Edição 63 Ano V l I 10 de novembro de 2016 Informativo de Dança exclusivo do IBT e Espaço VIRALAPA MensagemdoEditor PERCY RODRIGUES LEIA NESTA EDIÇÃO 2 Este Informativo é distribuído gratuitamente por meio eletrônico. Para recebê-lo, atualize seu-email na secretaria do Espaço VIRALAPA. Esta e todas as edições passadas podem ser acessadas no www.tangoporsisolo.com.br ou www.viralapa.com.br 6 5 Caros tangueras e tangueros PROSA marcondes mesqueu PROSA BLAS RIVERA CRÔNICA sandra santos SEGUND A LTERNATIVA 31 de outubro de 2016 4 3 Dina Martinez Confiteria Ideal Com algum atraso em virtude de problemas tecnológicos, temos a satisfação de divulgar mais uma edição do VIRALAPA News. Iniciamos com duas notícias por- tenhas: a primeira, entrevista com Dina Martinez, que voltou ao Rio para mais uma temporada de clas- ses de tango; a segunda, um de- sabafo deste editor sobre a forma como viu a cidade de Buenos Aires em recente viagem à capital argen- tina, infelizmente, relatando aspec- tos negativos. Cobertura da SegundAlternativa realizada em 31 de outubro, com fotos e textos de Sandra Santos. Mais uma obra maravilhosa de Marcondes Mesqueu, fruto de sua incrível inspiração. Blas Rivera destelha sua intimida- de e anuncia seu próximo show no Espaço VIRALAPA. NOTÍCIAS PORTENHAS

Upload: doliem

Post on 07-Feb-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

VIRALAPA News 10 de novembro de 2016 Pág 1VIRALAPA News 10 de novembro de 2016 Pág AT

NEW

S

Edição 63 Ano V l I 10 de novembro de 2016

Informativo de Dança exclusivo do IBT e Espaço VIRALAPAM e n s a g e m d o E d i t o rPERCY RODRIGUES LEIA NESTA EDIÇÃO

2

Este Informativo é distribuído gratuitamente por meio eletrônico. Para recebê-lo, atualize seu-email na secretaria do Espaço VIRALAPA. Esta e todas as edições passadas podem ser acessadas

no www.tangoporsisolo.com.br ou www.viralapa.com.br

6

5

Carostangueras e tangueros

PROSA

marcondes mesqueu

PROSA

BLAS RIVERA

CRÔNICA

sandra santosSEGUNDA LTERNATIVA 31 de outubro de 2016

4

3Dina Martinez Confiteria Ideal

Com algum atraso em virtude de problemas tecnológicos, temos a satisfação de divulgar mais uma edição do VIRALAPA News.

Iniciamos com duas notícias por-tenhas: a primeira, entrevista com Dina Martinez, que voltou ao Rio para mais uma temporada de clas-ses de tango; a segunda, um de-sabafo deste editor sobre a forma como viu a cidade de Buenos Aires em recente viagem à capital argen-tina, infelizmente, relatando aspec-tos negativos.

Cobertura da SegundAlternativa realizada em 31 de outubro, com fotos e textos de Sandra Santos.

Mais uma obra maravilhosa de Marcondes Mesqueu, fruto de sua incrível inspiração.

Blas Rivera destelha sua intimida-de e anuncia seu próximo show no Espaço VIRALAPA.

Notícias porteNhas

VIRALAPA News 10 de novembro de 2016 Pág 2

DINA MARTINEZ, nascida na cidade de Buenos Aires, no tradicional bairro de San Telmo, pode ser chamada de “a mais carioca das professoras argentinas de tango”. Suas frequentes viagens ao Rio de Janeiro para ad-ministrar classes de tango a fizeram sobejamente conhecida dos tangueros cariocas, em especial, de Paulo Araujo, com quem mantém fraternal ami-zade, desde os tempos em que, na capital portenha, ministrou aulas, ao en-tão iniciante, até os días de hoje, como dedicada parceira nos workshops organizados pelo grande mestre brasileiro.

Chama a atenção a extrema simplicidade de Dina, demonstrada nos seus inúmeros relacionamentos como também na sua eficaz forma de transmitir a arte da dança argentina, refletida na percepção e aproveitamento dos alunos.De passagem pela cidade, para ministrar mais um worshop organizado por Paulo Araújo, Dina Martinez, gentilmente, concordou em conceder entre-vista ao VIRALAPA News, propiciando a oportunidade de ficar melhor conhecida pelos seus admiradores, alunos e amigos cariocas.

Convivendo no ambiente do tango há quase trinta anos, Dina observa que, nos últimos 15 anos, ocorreu a tentativa de lançar um “tango novo”, influenciado pela música eletrônica, com passos mais sofisticados, com movimentos espetaculares, boleios e sacadas, No passado, o ritmo era praticado, na sua maioria, por pessoas de meia idade. Os jovens não se interessavam pelo tango, considerando-o um “ritmo para velhos”. Aos poucos, entretanto, com a introdução do ritmo nas escolas superiores de dança de Buenos Aires, os jovens foram se interessando, mas iniciaram um movimento para “modernizar” o tango. Novas orquestras surgiram, com prioridade de tocar para dançar e não somente para ouvir, mistu-rando o tango tradicional com o “tango moderno”. Entretanto, paulatinamente, os jovens interessados no tango passaram a valorizar as origens do tradicional ritmo portenho, abandonando a ideia de modernizá-lo, inserindo o tango como fa-vorito entre outros ritmos, sem preconceitos. O resultado desse movimento, então, é que temos hoje uma mistura salutar dos dois estilos, embora, com nítida predominância do tango tradicional.

DINA MARTINEZ volta ao Rio de JaneiroTexto e foto de PERCY RODRIGUES

Novo cardápio na Milonga Xangô

Além das tradicionais empanadas

argentinas, agora a Milonga Xangô

oferece novas opções de massas

artesanais. Não deixe de experimentar

VIRALAPA News 10 de novembro de 2016 Pág 3VIRALAPA News 10 de novembro de 2016 Pág 2

O TURISTA que for a Buenos Aires nesses dias poderá ter grandes decepções. O que for para praticar tango, por exem-plo, pode se submeter a graves dissabores, de perda patrimo-nial ao deparar-se com o estado avançado de degradação em que se encontra o prédio da antiga, tradicional, Confiteria Ideal, na secular Calle Suipacha, onde foram realizadas inesquecíveis milongas. Fechada há meses, para quaisquer atividades co-merciais ou tangueras, numa das vitrines, é exibida uma pla-ca, já adulterada por graviteiros, a conclamar as autoridades a providenciar sua recuperação.Desocupados complementam o cenário de abandono, transfor-mando-a em ponto de drogas, pernoite de pedintes, moradores de rua, excluídos da outrora es-tável economia argentina.Ao caminhar pelas “calles”, no passado, autênticas passarelas de impressionantes construções inspiradas na melhor arquitetu-ra de cidades europeias, há que se cuidar para prevenir furtos e assaltos praticados por deso-

cupados, pedin-tes e usuários de drogas, especial-mente à noite, quando a penum-bra complementa o triste cenário de abandono e degradação.Para o pratican-te do tango, não é recomendável ir ao Clube Gri-cel (Rioja 1180), sob pena de ter sua conta exertada com uma taça de champanhe que não pediu, mui-to menos tomou. Também, pode ser convidado (inti-mado) a mudar da cadeira inicial-mente indicada pela “promoter”, propriedade de um nativo, que não tem o menor constrangi-mento em exigi-la sem o menor respeito ao visitante, qua pagou para usá-la.Também, se pedir ao “concier-

ge” do hotel para chamar um táxi, não se surpreenda se, ao fi-nal da corrida, o motorista cobrar 12 ou 15 pesos a mais do que indica o taxímetro sob alegação de que é uma taxa de serviço por ter-se deslocado até ao hotel.Assim, com sentimentos de per-das, despedi-me da Buenos Ai-res, cidade que aprendi a amar e admirar por mais de 30 anos.A sociedade portenha, tão combativa em defesa de suas ideologias políticas, necessita reagir, ensinando seus filhos e netos a resgatar a Buenos Ai-res que conheci.

Degradação patrimonial, social e moralTexto e fotos de PERCY RODIGUES

VIRALAPA News 10 de novembro de 2016 Pág 4

Caro leitor, o VIRALAPA, como já sabem, é uma casa viva que respira arte. Paulo Araújo propõe a Segun-dAltenativa para alimentar o espirito da dança. Quem está vindo, tem sen-tindo uma atmosfera nutritiva, pois quando dançamos o nosso corpo e a nossa alma agradecem e se alegram. O baile da última segunda do mês conta com frequentadores alto astral, alguns voluntariamente, se dispõe trazendo comidas e bebidas pra com-partilharmos em grupo. Tudo fica muito saboroso.

A proposta da SegundAlternativa é ser um baile onde o DJ Wagner Luz toca músicas do mundo, faz isso, pra ampliar o nosso conhecimento musi-cal e oportunizar a criação e a liber-dade de expressão. Entendemos que o corpo é um instrumento de expres-são e os movimentos espontâneos po-dem ter uma profunda emoção. É divertido!

Nesta noite a Martinha comemo-rou seu aniversário em grande estilo. Quem preparou o lindo bolo foi a sua mãe. Não posso esquecer de dizer que o Ermes, também escolheu nossa com-panhia pra celebrar o seu aniversário. Parabéns aos queridos!!

“Respeitável público”, venham bailar conosco, assim, a nossa realidade será mais divertida. Sejam todos bem vindos!Pra mim:É claro que o melhor presente da vida é o tempo...É claro que consagrar o tempo requer refinamento e arte–final...É claro que cantar e dançar é li-bertador.É claro que evocamos emoções ao abraçar pra dançar - como é bom!É claro que a alma e o corpo do dançarino regozija de prazer.É claro que não há engano quan-do se baila. Isso, porque quero que você sai-ba que bendigo as artes...

Sandra [email protected]

Expediente

Instituto Brasileiro do TangoPresidente: Paulo Araujo

EspaçoVIRALAPADiretor Geral: Paulo AraujoSede própria: Avenida Gomes Freire, 663, sobreloja, Lapa, Rio de JaneiroCEP 20230-014 - Tel. 21-3970 [email protected]

VIRALAPA NewsConselho EditorialAna Maria de SáMarcondes MesqueuPaulo AraujoPercy Rodrigues

Sandra Santos

Editor GeralPercy RodriguesTel. 21-99634 [email protected]

VIRALAPA News 10 de novembro de 2016 Pág 5VIRALAPA News 10 de novembro de 2016 Pág 4

Marcondes [email protected]

DANÇAR SIGNIFICA PERDER?Tem dias que trocamos o certo pelo duvidoso...e vamos ao baile. Lugar, pessoas, músi-ca..., tudo muito bom. Tem dias que o baile, mais uma vez, está muito bom e chato “a beça”. Todos foram menos aquele alguém que queríamos reencontrar o suor.

Danças / Passos / Chutes / Pisadas...

Nos bailes da vidaSaudemos as vitórias a dois.

No último baile quase briguei com o DJ. Ele só tocou músicas que me fazem lembrar de um certo alguém.

Porque na gíria “dançar” significa “perder”?Eu só danço quando não danço.

Quando a música atacou olhei para a primeira, segunda, terceira, quarta, quinta, sexta, ... e não ataquei a sétima dama . Quando a música atacou faltava alvo com carinha de “aqui estou”.

Casal de Matutos Apaixonados se encontram no baile.Ele:- Vosmicê é a muié mais bonitinha desse baile!Ela, dengosa, responde:- Antes seci.Ele:- Antes seci, não. Tem que for

CONVITENum dia qualquer dance com ele ou ela uma silenciosa música em que gênero, ritmo e andamento sejam definidos pelos corpos que dançam. É permitido e aconselhável pisar no pé.

VIRALAPA News 10 de novembro de 2016 Pág 6

blas [email protected]

IntimoDespués de tanto andar, después de tanta lluvia, de tanta nieve, tantos soles…. Después de tantas corcheas, tantos amores, de tanto helado de chocolate y limón, de tanta Córdoba, de tantos goles; de tantas tías, tantos desamores, tantos noninos y noninas, de tanta vergüenza y mas tías, tanta pasión bien encajada y muchísimas extraviadas, tantos perfumes, tantas margaritas, tantos Bach y tantos contramores. Luego de tantas banderas, papas fritas, de contrapuntos, de Bostons, de tantas traiciones, de tantos viernes a la salida del colegio, de tanto vino barato, de tantas tías, de tantas amonestaciones, de poco vino caro y tantas ilusiones.

Después de tantos cheboludo, tanto cine, de tanta carne, de tantas sandías caladas y de tantos vos vista de perfil.

Después de tantas lenguas, de tanto Rio, de tantos Desmonds, después de enamorarme 450 veces de la misma mujer, después de los gestos de rabia y algunos,… gentiles;después de tantos gritos, tantos Coltranes y de tanta inmigración.

Después de tantas lágrimas, tantas lágrimas!!! de las buenas y de las mejores, de las tuyas y de las otras.

Después de tantos consejos, de tanta bicicleta y de tanta Paris, de tantos Billevanes, de tantos co-municados del tercer cuerpo, después de tantos cuerpos, después de tomar la leche acá estoy, con un montón de sensaciones que se me metieron por la retina , se mezclaron en las tripas, y mientras se me escapan por entre los dedos las soplo bajito para que te rasguen el corazón…