edição 56

12
Carro da semana Acesse: www.avozdopovo.net Fone: (19) 9733-7070 • 9850-0511 • e-mail: [email protected] Tempo Filmes em exibição Frase Moviecom Tivoli Sta Bárbara d'Oeste • (19)3458-7448 Karatê Kid Meu Malvado Favori Nosso Lar O Aprendiz de Feiticeiro O Último Mestre do Ar Quinta . . .Min 10ºc Max 25º c Sol com algumas nuvens. Não chove. Sexta . . . . .Min 11ºc Max 26º c Sol com algumas nuvens. Não chove. Sábado . . .Min 11ºc Max 26ºc Sol com algumas nuvens. Não chove. Domingo .Min 13ºc Max 27ºc Sol com algumas nuvens. Não chove. Fonte: Clima Tempo A minha ficha é a mais limpa do Brasil Paulo Maluf em declaração no seu twitter Linha 2011: Fiat adota o novo motor 1.8 E.TorQ no sedã Linea

Upload: voz-do-povo-a-voz

Post on 23-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Sumare Edicao 56, a voz do povo

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 56

Carro da semana

Acesse: www.avozdopovo.net Fone: (19) 9733-7070 • 9850-0511 • e-mail: [email protected]

Tempo Filmes em exibição Frase

Moviecom TivoliSta Bárbara d'Oeste • (19)3458-7448◗◗ Karatê Kid◗◗ Meu Malvado Favori◗◗ Nosso Lar ◗◗ O Aprendiz de Feiticeiro ◗◗ O Último Mestre do Ar

◗ Quinta . . .Min 10ºc • Max 25º cSol com algumas nuvens. Não chove.

◗ Sexta . . . . .Min 11ºc • Max 26º cSol com algumas nuvens. Não chove.

◗ Sábado . . .Min 11ºc • Max 26ºcSol com algumas nuvens. Não chove.

◗ Domingo .Min 13ºc • Max 27ºcSol com algumas nuvens. Não chove.

Fon

te:

Clim

a Te

mpo

A minha fichaé a mais limpa

do Brasil

Paulo Maluf em declaraçãono seu twitter

Linha 2011: Fiat adota o novo motor 1.8 E.TorQ no sedã Linea

Page 2: Edição 56

❑ CONHECENDOA Câmara de Nova Odessa

lança esta semana o projeto edu-cacional "Conhecendo a Câ-mara". O programa visa atenderos estudantes de Ensino Médiodo município e passar infor-mações sobre o Poder Legisla-tivo e o funcionamento da Casade Leis. Para colocá-lo em prática, foram convidadastodas as escolas que trabalham com estudantes doEnsino Médio, instaladas na cidade. Três unidades deensino já agendaram a visita que tem início nesta quar-ta-feira, dia 1º de setembro, às 8 horas, com uma turmade estudantes da Escola Estadual Doutor João Thienne.Desta mesma escola virá outra turma no dia 02 desetembro. O Colégio Objetivo agendou visita para odia 16 e o Biocêntrico para o dia 22, do mesmo mês.Este projeto também faz parte das festividades doCinquentenário da Câmara, comemorado este ano. "Oobjetivo é ministrar palestras sobre o funcionamento daCasa de Leis Novaodessense, para que os estudantesconheçam um pouco mais e ressaltar a importância doPoder Legislativo na construção da história da cidade",observou o presidente José Mario Moraes (PMDB).

❑ MELHORIASO vereador de Nova Odessa

José Carlos Belizário (PSDB)apresentou um requerimentona sessão ordinária do dia 16de agosto, solicitando infor-mações do prefeito ManoelSamartin (PDT) questionan-do sobre a possibilidade dedemarcação de sinalização de trânsito na Rua 08 etambém na Avenida São Gonçalo, no bairro JardimCampos Verdes. O requerimento também foi assina-do pelos dois vereadores da bancada tucana de NovaOdessa, Adriano Lucas Alves e Vagner Barilon. Nodocumento, consta que os parlamentares foramprocurados por munícipes que reclamaram da si-tuação da rua e da avenida, onde não há demarcaçãode sinalização de trânsito nas vias e muitos condu-tores transitam em alta velocidade. O objetivo dorequerimento é que sejam tomadas as medidasnecessárias no local. Outra solicitação de Belizário éefetuar demarcação de faixa de pedestre em frente aoportão da EMEFEI Prefeito Simão Welsh, a fim defacilitar o trânsito de alunos e pais pelo local. Nodocumento, além que questionar a administraçãosobre os problemas anteriormente citados, overeador pede informações sobre quando será a obra,caso elas sejam efetuadas no bairro. "Precisamostomar as medidas necessárias e inibir alguns condu-tores que trafegam em alta velocidade", finalizaBelizário.

❑ CASA DIAA Tribuna Livre de Ame-

ricana "Dr. Waldemar Tebaldi"foi utilizada durante a SessãoOrdinária de quinta-feira (2)pelo administrador da Casa Dia,Eyn Melo Ribeiro, para falar aosvereadores da Câmara Muni-cipal de Americana sobre os tra-balhos desenvolvidos na entidade. Ribeiro apresentou otrabalho realizado pela entidade, que tem como objeti-vo resgatar a identidade de cada um, revendo e estrutu-rando valores pessoais e familiares. Além disso, são ofe-recidos cursos aos pacientes internos e aos ex-residentesem recuperação. A Casa Dia conta com cursos de cortede cabelo, mecânica e horticultura, além de profissio-nais que trabalham na desintoxicação, recuperação ereinserção do indivíduo na sociedade.

❑ PASSEIO PÚBLICOO vereador Reinaldo Chiconi

(PMDB) protocolou na sexta-feira (3) requerimento solicitan-do autorização da PrefeituraMunicipal de Americana para arealização de diligência em diver-sos locais de grande movimen-tação de pedestres, que possuamobstáculos no passeio público.No documento, o vereador explica que a iniciativa surgiudevido a diversas reclamações feitas por populares, queapontam problemas diariamente, como o crescimentodesordenado de matos, obstáculos nos passeios públicose ainda alguns proprietários de imóveis que utilizam acalçada como continuação do jardim de suas residências.Tudo isso dificulta a passagem, principalmente das pes-soas com deficiência e os idosos

❑ ENTIDADEO vereador Marco Antonio

Alves Jorge - Kim (PDT) proto-colou na quarta-feira (01) umprojeto de lei em que propõe adeclaração de utilidade públicada entidade de Americana"Fraternidade Lux de Harmo-nização", em exercício no mu-nicípio desde 1994. No documento, o vereador men-ciona que a entidade desenvolve atividades voltadas apromover o desenvolvimento pessoal e social, fomen-tando o caráter humanitário do indivíduo e afilantropia, consolidando a prática do trabalho volun-tário, além de trabalhar na preparação e produção dealimentos artesanais orgânicos e posterior venda pararecursos próprios e doação da produção excedente,dentre outras atividades direcionadas ao desenvolvi-mento saudável do ser humano.

❑ BANHEIROSO presidente da Câmara Munici-

pal de Americana, Cauê Macris(PSDB), protocolou nesta terça-feira(31) requerimento solicitando infor-mações e providencias para implan-tação de banheiros químicos adapta-dos em eventos públicos. No docu-mento, o parlamentar explica que foiprocurado por munícipes que solicitaram informações sobre apossibilidade de implantação de cabinas sanitárias adaptadospara deficientes físicos em eventos realizados pelaAdministração Municipal, o que hoje não vem ocorrendo

❑ VISTORIASO vereador de Americana

Valdecir Duzzi (PSDB) visitousexta-feira (3) o bairro ResidencialTancredi, próximo à região daPraia Azul e da Praia dos Namo-rados, e acompanhou as obras derecapeamento das ruas OtavioTancredi e Santino Faraone. Maistarde, Duzzi verificou de perto oandamento das obras na Avenida Fazenda Santa Lúcia, naPraia Azul, para que seja instalada uma capa asfáltica. "Estaé uma obra que há muito tempo vem sendo requisitadapelos moradores daquela avenida", explicou Duzzi. "Osmunícipes desta região merecem o asfaltamento e outrostantos cuidados necessário, como a limpeza de bueiros egalerias, pois já enfrentaram, por muito tempo, dificuldadescomo o pó e o barro. Estamos caminhando para uma qua-lidade de vida melhor a esta população", completou o par-lamentar

❑ FELIZA Vereadora Eva de Oliveira de

Sumaré vem sendo convidada aproferir palestras sobre a cirurgia deredução de estômago em várioslugares do Município e região. Tu-do isso devido ao enorme sucessoda recente cirurgia pela qual passoua Vereadora e a que tem deixadomais entusiasmada e feliz em acon-selhar outros obesos a seguir o mesmo caminho.

❑ BULLYINGNa próxima sessão da câmara de

Sumaré, será votado e discutido oprojeto de lei do Vereador JosuéCardozo que "Dispõe sobre aimplementação de medidas deconscientização, prevenção e com-bate ao bullying escolar no projetopedagógico elaborado pelas escolaspúblicas de educação básica doMunicípio de Sumaré/SP, e dá outras providências.

2Palavra Livre

AA ÓÓppeerraaddooss MMaallaannddrrooss

1989- Lula e Collor estão num estú-dio de televisão, em bancadas próxi-mas. Há um apresentador entre eles. Ocenário informa que se trata de umdebate eleitoral)

Lula: Meu adversário representa aelite exploradora. É moço na aparência,mas representa o Brasil antigo, o Brasilvelho, o Brasil que precisa acabar.

Collor: O outro candidato defendeabertamente a luta armada, a invasãode casas e apartamentos. (Vira-se paraLula). Você é um cambalacheiro. Fezcambalacho com o Sarney.

Lula: O Sarney é um incompetente,incapaz. Mas se quiser pode votar emmim. (Vira-se para Collor). Você tam-bém pode. Mas mesmo assim eu nãoteria nada de parecido com você.

Collor: Você não saba a diferençaentre uma duplicata e uma fatura. Éum ignorante.

(2010. Num palanque em Maceió,Lula, Collor e Dilma Rousseff estão demãos dadas, dançando e cantando, emcoro com a plateia, o refrão do jingle dacampanha do candidato a governadorde Alagoas)

Todos: É Lula apoiando Collor,/éCollor apoiando Dilma/pelos mais ca-rentes./É Lula apoiando Dilma,/éDilma apoiando Collor/para o bem danossa gente.

Vinte anos depois da cena inicial,Collor ajuda Lula a tentar eleger asucessora e Lula ajuda Collor a reiniciara aventura que resultou, entre outrasobscenidades, no confisco da pou-pança, na roubalheira medonha e nodespejo vergonhoso. A ausência de valores morais e princípios éticos é otraço comum que permitiu a doissessentões descobrirem só agora queforam amigos de infância. A Ópera dosMalandros encontrou a apoteose maisque perfeita.

Page 3: Edição 56

3Obras

As obras de pavimentação dos bair-ros Balneário Riviera, RecantoAzul e Remanso Azul seguem com

diversas ruas já concluídas pela Prefeiturade Americana. Iniciadas em junho desteano, o investimento na região da Praia Azulchega a R$ 2,4 milhões nos três bairros.

Segundo o engenheiro responsável pelaobra, Carlos Penachione, o BalneárioRiviera segue com 70% das ruas concluí-das. "Estamos seguindo para a conclusão

do bairro nas próximas duas semanas. Osmoradores já podem ver o bairro pratica-mente pronto", disse Penachione. Os bair-ros Recanto Azul e Remanso Azul estãocom 30% das obras prontas.

Junto com a finalização da pavimen-tação do Balneário, será finalizada tambéma construção de bocas de lobo nas ruas. "Arede de galeria já foi construída e a equipeda Unidade de Obras Públicas segue coma finalização das bocas de lobo", explicou

Adriano Neves, engenheiro responsávelpela obra.

Outros bairros que têm ações daPrefeitura são o Catharina Zanaga, Valedas Nogueiras e a Estrada Velha deLimeira. O Catharina Zanaga possui 25%das ruas prontas, o Vale das Nogueirassegue com construções de rede de galeriade águas pluviais, guias e sarjetas e aEstrada Velha de Limeira segue 75%pronta.

LLootteeaammeennttoo RReemmaannssoo AAzzuullTToottaall:: RR$$ 556699..227722,,0099

Ruas que serão pavimentadas: HumbertoMenghini, Acesso Loteamento, DomingosBertie, Frederico Carlos Bergren, GuerinoAngelo Gaiola, Joaquim Angelo do Nascimento,Pedro Stefanini, Elysio Bratifische, Américo daCosta Paulo, cantos em curvas.

BBaallnneeáárriioo RRiivviieerraaTToottaall:: RR$$ 11..449988..990099,,2277

Ruas que serão pavimentadas: Aristodemo Ardito,Antônio Fugolin, Lila Maria Drein Gomes, JoséDenadai, Ferdinando Pinese, Mário Barbosa, LuízCorsi, Carlos Alberto Brassorotto, Vicente Sarra,Alexandre Georgette, Luiz Trevizolli, Francisco Facão,João Rossi, Bernardinho Rubbo, Augusto Jacob.

RReeccaannttoo AAzzuullTToottaall RR$$ 446611..770077,,5566

Ruas que serão pavimentadas: Francisco Facão,José Naccarato, Rua Sem Nome, AlexandreGeorgette, Quintino Ferramola, AntônioFugolin, Guilherme Schimidt, Augusto Jacob,José Bueno de Camargo, Luiz Corsi, AbílioRodrigues, cantos em curva.

Crianças do Projeto Segundo Temporealizaram na quarta-feira (01) nocampo de futebol no bairro AntônioZanaga, plantio de árvores em volta docampo para a conscientização ambien-tal. O plantio faz parte do projetoCarbono Zero, que visa a arborizaçãoda cidade de Americana. Mais de 100mil mudas de árvores já foram plan-tadas em diversas áreas da cidade.

O campo recebeu árvores comoPimenteira, Espinhadeira e Algodãoda Praia, que, quando adultas, podemmedir de 3 a 4 metros de altura.Dorival Scalabrim, coordenador doprojeto Carbono Zero, enfatiza aimportância da participação das crian-ças no plantio. "A educação ambientalé primordial para essa nova geração,para que elas tenham consciência daimportância das árvores em suasvidas", completou Dorival.

Obras na Praia Azul Ruas são pavimentadas

Prefeitura de Americana segue comobras de pavimentação e

construção de galerias na Praia Azul

Zanagarecebe

plantio deárvores

Page 4: Edição 56

Orepasse de recursos intermediadospelo deputado estadual ChicoSardelli (PV) para obras de revita-

lização da avenida Antonio Pinto Duarte e daGruta Dainese foi aprovado na tarde do dia02/09 na sessão da Câmara Municipal deAmericana. Dois projetos de lei foram enca-minhados ao Legislativo pelo prefeito DiegoDe Nadai (PSDB).

Um dos projetos autoriza a Prefeitura areceber R$ 400 mil, da primeira etapa de R$2 milhões, para início das obras de recupe-ração da Gruta Dainese. Os recursos sãoprovenientes de convênio firmado com ogoverno do Estado, por meio da Secretaria deEconomia e Planejamento, de acordo com a

lei municipal 4.886, de 23 de outubro de2010. Para isso, foram necessárias reade-quações na lei municipal 4.825/09 (PlanoPlurianual) e lei 4.833/09 (DiretrizesOrçamentárias). O Parque Natural da Grutatem uma área de 490 mil metros quadrados.Os investimentos na etapa inicial da revita-lização, com contrapartida da Prefeitura,serão de R$ 3 milhões.

O outro projeto trata da revitalização daavenida Antonio Pinto Duarte, com orçamen-to estimado em R$ 2,890 milhões. Desse total,R$ 2 milhões serão repassados pela SecretariaEstadual de Economia e Planejamento, con-forme solicitação do deputado Chico Sardelli, ea Prefeitura fará o investimento de R$ 890 mil.

OPMDB confirmou, duranteentrevista coletiva no início datarde desta segunda-feira (6),

que o ex-governador de São Paulo OrestesQuércia (PMDB) desistiu da candidaturaao Senado pelo estado.

O motivo da desistência é o diagnósti-co do retorno de um tumor de próstataque havia sido tratado há mais de 10anos. Quércia está internado desde a últi-ma terça-feira (31) no Hospital SírioLibanês, na capital paulista.

A filha de Quércia, Andreia Quércia,afirmou que não houve recomendaçãomédica para que o pai abandonasse acampanha. Segundo ela, foi uma "decisãode bom senso" da família. O ex-gover-nador já fez uma das cinco sessões previs-tas de quimioterapia no hospital SírioLibanês.

O ex-governador de São Paulo OrestesQuércia (PMDB) afirmou nesta segunda-feira (6), por meio de carta, que adesistência da candidatura ao Senado porSão Paulo foi uma decisão "difícil".

"Comunico com a dificuldade que é

comunicar essa decisão, tomada em con-junto com minha mulher e meus filhos derenunciar à minha candidatura aoSenado. Entendo que essa atitude, nessemomento, apesar de difícil, é a mais cor-reta a bem dos interesses da Coligação, domeu Partido, do meu estado e meu inter-esse em recuperar minha saúde", dizQuércia na carta.

4Política

Câmara Municipal de Americana aprova repassede verbas de Sardelli para Gruta Dainese

PMDB confirma que Quérciadesistiu da candidatura ao SenadoChico Sardelli e Prefeito Diego De Nadai: Investimentos para a Gruta Dainese

Orestes Quércia renuncia

Motivo é volta de câncer de próstata. Filha disse que decisão

foi da família. Quércia passa a apoiar a candidatura ao

Senado de Aloysio Nunes (PSDB)

Page 5: Edição 56

5Habitação

U m problema de mais de trêsdécadas acaba de ser resolvidona rua Antonio Joaquim de

Souza do Jardim Alvorada, regiãoCentral de Sumaré.

Há cerca de 30 anos, quatro famíliasinvadiram uma área destinada para cons-trução de uma via pública. Face a cons-trução irregular, foi aberto inquéritocivil e a Prefeitura construiu e entregouno mês passado quatro moradias regula-rizadas para as famílias. Com a remoção,as casas irregulares foram demolidas e, arua, enfim ficou livre para o trânsito.

Para completar o ciclo, a Prefeitura deSumaré está investindo R$ 80.196,67em obras de pavimentação. "As obrasestão praticamente encerradas. Re-tiramos as moradias e demos ordem deserviço para a pavimentação da rua, queagora está livre para o trânsito de carrose pedestres", comentou o secretáriomunicipal de Obras Sebastião Chagas.

ENTENDA O CASOA Prefeitura de Sumaré, por meio da

Secretaria Municipal de Habitação,entregou no dia 15 de agosto quatro

moradias para famílias residentes emárea irregular entre a rua AntonioJoaquim de Souza e a rua CatarinaMoranza Bel intana, no JardimAlvorada, região central de Sumaré.A construção atende o inquérito civiln° 135/205, movido pelo MinistérioPúblico. No passado, há cerca de 30anos, as famílias construíram suasresidências em espaço destinado a viapública. Face a irregularidade, foimovido inquérito civil e a Prefeiturainiciou em março deste ano as cons-truções das novas casas em local ade-quado. "Essas famílias ocuparam nojardim Alvorada um espaço destinadoa uma via pública. Diante da irregu-lar idade, a Prefe i tura tomou asprovidências no sentido de construirmoradias dignas em local adequado",comentou a secretária municipal de

Habitação Carolina Baracat Lazinho.As novas residências foram cons-

truídas no Parque Florença e noParque Bandeirantes . Os imóveispossuem cerca de 40 metros quadra-dos de construção e cada famíl iapagará R$ 76,00/mês ao longo de 72meses. "A Prefeitura garantiu mora-dia digna e regularizada para essasfamíl ias . Sem dúvida é uma con-quista e que dará mais qualidade devida a todos", declarou o prefeitoJosé Antonio Bacchim.

De acordo com a Secretar iaMunicipal de Habitação, foram be-neficiadas as famílias das donas decasa Nair Pereira da Si lva, MariaPereira Sampaio, Clarissa Aparecidade Jesus Crepaldi e Ju l ianaRavagnani.

Carolina Baracat: “Construção de moradias dignas”

Prefeitura de Sumaré retira casas epavimenta rua no Alvorada

Page 6: Edição 56

6Eleições 2010

Candidato a deputado estadual pelo PT diz que Segurança eSaúde estão entre os principais problemas de Sumaré

Francisco de Assis Pereira Campos, oTito (PT) em entrevista ao Jornal AVoz do Povo afirmou que na sua

opinião, os principais problemas que a re-Na avaliação de Vilson Alves can-

didato a Deputado Federalpelo PV a cidade de Sumaré

carece de muitas coisas. Os projetos docandidato a deputado federal VilsonAlves estão voltados para a saúde, sanea-mento básico, segurança, áreas de lazer,meio ambiente, sistema viário e edu-cação. A má qualidade do asfalto, a faltade tratamento de esgoto, recuperação doRio Quilombo, Pronto Atendimento naárea de saúde, construção de quadras,ginásios de esporte e teatro são algunsassuntos que o candidato a federal estará,se eleito, trabalhando para que essas ver-bas sejam aplicadas em Sumaré.

“Vou trabalhar para que Sumaré eregião tenham mais qualidade de vida”,

destacou. Vilson afirmou ainda quemuitos de seus projetos serão voltadospara a região metropolitana deCampinas.

gião enfrenta está voltado as questões desegurança. "Para mim os problemas de segu-rança e saúde são graves por culpa do Estadoque virou as costas para municipios comoSumaré e outros”

A educação também precisa de muitaatenção segundo Tito, uma vez que as esco-las sofrem com a falta de estrutura e profes-sores mal remunerados.

Tito defende ainda melhorias ao trans-porte coletivo. "Já existem sim algumasidéias, mas que não saem do papel. OCorredor Metropolitano, por exemplo, ficoutímido na cidade. Com o problema do trans-porte em Sumaré não conseguimos aomenos implantar o Bilhete Único e outrasações que beneficiam a população" concluiu.Tito faz criticas ao Estado

Vilson Alves destaca projetos

Tito criticaabandono do Estado

O candidato a deputado federal pelo PV quer maisinvestimentos para uma melhor qualidade de vida

Projetos de Vilson Alves estãovoltados para Sumaré e região

Page 7: Edição 56

7Capa

P recisamos dar um basta em can-didatos de fora”. Foi assim quetrês líderes de bairros começaram

uma campanha de conscientização daimportância em eleger candidatos dacidade de Sumaré. Esses representantesconhecem os problemas de seus bairros,as necessidades e os anseios de cadacomunidade porque eles vivem o dia adia e, além disso, são portadores dasreivindicações locais entre os moradorese o poder público.

As associações de bairros são organi-zações, sem fins lucrativos, formadaspor grupos de pessoas de determinadobairro de uma cidade que se unem paratratar dos problemas do bairro. Tem porobjetivo a elaboração de diretrizes quebeneficiem os moradores nas questões

de segurança, saúde, educação, meiospara proteção do meio ambiente e áreasde lazer para um melhor convívio dacomunidade.

À medida que as cidades crescem atendência é de que os bairros tenhamcada vez mais autonomia e vida própria.

Batalhando pelos interesses dos bair-ros e da cidade, os três líderes das asso-ciações de bairros: Osmar dos SantosAlves, presidente da Associação deMoradores do Jardim Conceição I e II eJardim Seminário; Luiz HenriquePaschoa, o Carioca, presidente daAssociação de Moradores do JardimJoão Paulo II e Parque João deVasconcelos e Ambrósio Francisco deSouza, o Tio Guila, presidente de

Associações de bairros se unempara eleger candidatos de Sumaré

Itens. . . . . . . . . . . . . . . . . . Americana . . . . . . . . . . . . . SumaréPopulação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 205.000 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 250.000Posto Fiscal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Sim . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . NãoReceita Federal. . . . . . . . . . . . . . . . . Sim . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . NãoTeatro. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1Seccional Pol.Civil . . . . . . . . . . . . . . Sim . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . NãoTime Profissional . . . . . . . . . . . . 2ª.Divisão. . . . . . . . . . . . . . . . 4ª. DivisãoCentro Esportivo . . . . . . . . . . . . . . . . 5 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1Fatec . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Sim . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . NãoEmissora TV . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1Emissora Rádio AM . . . . . . . . . . . . . . 2 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1Emissora Rádio FM . . . . . . . . . . . . . . 2 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0Justiça Federal . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0Hospital . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1Deputados . . . . . . . . . . . . . . . . . 3 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0

■ ■ ■ AMERICANA X SUMARÉ ■ ■ ■

Moradores do Bairro Inocoop se uni-ram para manifestar seu apoio aos can-didatos a deputado federal e estadual deSumaré com viabilidade eleitoral.

Eles criaram uma faixa com osseguintes dizeres: “Dê um basta emcandidatos de fora, vote em candidatosde Sumaré”. Segundo esses líderes oscandidatos de outras regiões, vêm até acidade, levam os votos e só voltamdaqui a 4 anos. Para que isso não ocor-ra mais, eles estão percorrendo as ruasprincipais do município, tentando cons-cientizar a população da importânciaem eleger os candidatos da cidade.

Iniciativa como esta ajuda os eleitoresde Sumaré sentirem a necessidade emter os seus próprios deputados.

Veja o quadro comparativo entre ascidades de Sumaré com Americana:

Page 8: Edição 56

8Saúde

Atendimento falha em 69% das mortes por dengue no Brasil

Maioria dos pacientes não foi atendida conforme as diretrizes do ministério

Levantamento inédito do Ministérioda Saúde nos registros de pacientesque morreram de dengue este ano

revela falha no atendimento em 69% doscasos. O trabalho mostra que metade dasmortes ocorreu em municípios com baixacobertura no Programa Saúde da Família.

Eduardo Hage, diretor do Departamentode Vigilância Epidemiológica doMinistério da Saúde, comentou o resul-tado.

- Os números indicam a necessidade deajustes na forma de atendimento.

A urgência para resolver o problema éreforçada diante do panorama para o verão:19 Estados, que abrigam 80% da popu-lação, apresentam risco muito alto ou altode epidemia de dengue. Além disso, as

mortes por dengue bateram recorde esteano, fazendo pelo menos 530 vítimas noBrasil.

A OMS (Organização Mundial daSaúde) é enfática ao afirmar que as mortespela doença são evitáveis. O máximo tole-rado é de até 1% dos casos graves. Bemmenos que o registrado no País. Até julho,a taxa de mortalidade foi de 3,9%.

A pesquisa do ministério, cujos númerosfinais devem ser divulgados até o fim domês, quer desvendar as razões de taxas tãoelevadas. A partir daí, o assunto deverá serdiscutido com autoridades locais.

A análise foi feita nos seis Estados que,reunidos, respondem por 70% do total demortes do Brasil: São Paulo, Minas Gerais,Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e

Rondônia.Desenvolvido em colaboração com secre-

tarias estaduais de saúde e com secretariasmunicipais das cidades com maiores indi-cadores, o estudo partiu da avaliação deprontuários, de entrevistas com profissio-nais de saúde e com familiares do pacientesmortos.

- A meta é verificar se há grupos maisvulneráveis e avaliar o tratamento ofertado.

Até o momento, foram analisados 66casos fatais - número que já permite traçaralguns indicadores. Uma das principaisconstatações é a de que pacientes nãoforam atendidos conforme as diretrizes doministério.

- Não foi feita a classificação de risco dopaciente.

Page 9: Edição 56

9Variedades

■■ ■■ ■■ RReecceeiittaa ■■ ■■ ■■

■■ Ingredientes:

• 4 fatias de bacon

• 100 g de damasco

• 1 copo de vinho branco seco

• 00 g de ameixas pretas

• 1 cubo de caldo de galinha

• sal a gosto

• 50 g de margarina

• 4 peitos de frango dessossados e

abertos

• 1/2 lata de creme de leite

■■ Modo de Preparo

• 1. Tempere os filés com sal e

recheie com ameixa, damascos e

uma fatia de bacon levemente frito

( pode se fazer o bacon no microon-

das, embrulhe-o em papel toalha e

deixe por 30 segundos em potência

alta)

• 2. Feche cada um dos filés com

palitos

• 3. Frite os filés em margarina,

deixe dourar, junte o vinho branco,

deixe ferver, acrescente o creme de

leite e deixe aque-

cer em fogo baixo

• 4. Sirva salpica-

do de salsinha

Tempo de

preparo: 1 hora

Rende 6 porções

■ Cuidados com a pele ressecada e/oudescamativa:

• não tome banhos muito quentes, elesretiram a oleosidade natural da pele.

• evite se ensaboar demais e não usebucha, isso retira a hidratação natural dapele. Prefira sabonetes suaves, "hidra-tantes".

• logo após o banho, com a pele aindaúmida, use um hidratante nas áreasressecadas. Procure um dermatologista parasaber qual o hidratante mais indicado parasua pele.

• beba bastante água e coma frutas,legumes e verduras.

■ Cuidados com a pele oleosa: • evite usar hidratantes nas áreas de pele

oleosa, eles raramente são necessários. Mesmo selogo após o banho, a pele parece ressecada, empouco tempo a oleosidade natural vai retornar.

• evite lavar a face com água quente, poisisso estimula a produção de mais oleosidade.

• evite alimentos gordurosos. • beba bastante água e coma frutas, legumes

e verduras. • só use filtros solares ou cosméticos com o

rótulo oil free (sem óleo). • se, além de oleosa, a pele descama ou fica

avermelhada ou com coceira, procure um der-matologista. CCllaarriiccee MMeessttrriinneerr

Filé de frango recheado

AAss mmeellhhoorreess ddiiccaass ppaarraa

mmaanntteerr ssuuaa ppeellee ssaauuddáávveell

PERFIL • SR. ALAERTE

✔✔ 1- Nome completoAlaerte Menuzzo✔✔ 2- ProfissãoEmpresário✔✔ 3-Que personalidade voce gostaria deapertar a mão? Divaldo Pereira Franco, médium espírita.✔✔ 4-Time do coração Ponte Preta✔✔ 5-Musica preferidaInstrumental, Clássico e New-Age. ✔✔ 6- Lazer preferidoMúsica e Cinema. ✔✔ 7- Um ideal a ser conquistado.Estruturar o Pró-Memória de Sumaré etorná-lo conhecido por todo município. ✔✔ 8- Uma grande conquistaA Associação Pró-Memória de Sumaré.✔✔ 9- O que gostaria de pedir ao presidenteLula?Ser menos demagogo.✔✔ 10-Um pedido ao prefeito de sua cidade.Dar mais atenção ao Pró-Memória. ✔✔ 11- Prato preferido.Massas de um modo geral. ✔✔ 12- O que te deixa irritado?O discurso dos políticos locais em elegerdeputado da cidade e caminhar noutradireção.

✔✔ 13- Qualidade que admira nas pessoas.A honestidade de propósitos.✔✔ 14- Um defeito que não suporta nas pes-soas.Mentir, enganar e roubar o povo.✔✔ 15- Tem medo do que?Do que vem por aí. ✔✔ 16- Tem saudades de quem? Do meu pai, Danuncio Menuzzo, o Daúto.E da antiga "inteligência" de Sumaré -Matosinho, José Miranda, Fuad Maluf,Leovigildo ...✔✔ 17- O que falta em sua cidade ? Identidade das pessoas (e políticos locais)com Sumaré.✔✔ 18- O que é nota 10 em sua cidade? Associação Comercial, Industrial eAgropecuária - ACIAS.✔✔ 19-Lugar que conheceu e não esquece?Campo do Meio, Minas Gerais. ✔✔ 20- Um político que admira.Se fosse ex-político seria mais fácil respon-der... ✔✔ 21-Um pensamento ou uma frase: Somos a Memória que temos e a respons-abilidade que assumimos.Sem memória não existimos.Sem Responsabilidade talvez nãomereçamos existir.(José Saramago)

Page 10: Edição 56

10Flagras e Imagens

Page 11: Edição 56

11Diversão

Palavras Cruzadas Sudoku

Page 12: Edição 56

12Cultura

A lunos do CAIC foram ao TeatroMunicipal Lulu Benencase, noultimo dia 03/09 pela manhã,

assistir à peça "Circo de Quintal", queabriu o 12º Festival de Teatro deAmericana. Uma peça do grupo CiaAmado Amado, de Birigui, cujo per-sonagem principal é o palhaço Popó,que arrancou muitas gargalhadas dascrianças com suas trapalhadas.

Para o professor e ator da Secretariade Educação, Odair Jorge Demarchi, éimportante que a criança vivencie out-ros tipos de textos como o do gêneroteatral pois, segundo ele, o ir ao teatroé uma extensão da sala de aula. "Oespetáculo de hoje resgatou a inocênciado palhaço circense de antigamente epropiciou aos alunos a gargalhada, emque plateia e ator interagiram espon-taneamente", disse.

Ontem o teatro recebeu alunos doCIEP Jaguari, CIEP São Vito, EMEFPaulo Freire, EMEF FlorestanFernandes e Tempo de Viver, que assis-tirão à peça "A Princesa Diva, aDivinha", do grupo Cia da Boca, deSão José do Rio Preto.

As crianças do 6º ano do CAIC, CiepSão Jerônimo, EMEF Darcy Ribeiro,CIEP Praia Azul e CIEP Zanaga vãoassistir hoje 09/09 às 10h, "As aven-turas de Pinocchio", da CiaGirassonhos, também de São José doRio Preto.

Nessa sexta feira às 10h, os atores dogrupo Cia Picnic de Teatro, encenam apeça "O que você vai ser...antes decrescer", para os alunos do Ciep CidadeJardim, Ciep Zanaga, Ciep Praia Azul,Ciep São Jerônimo e EMEF DarcyRibeiro.

Alunos do CAIC participam da peça deabertura do 12º Festival de Teatro de Americana