edição 42

24
Edição 42 Semanal N° Páginas: 24 R$ 1,50 Paracatu, quarta-feira, 29 de dezembro de 2010 RETROSPECTIVA 2010

Upload: thiago-keller

Post on 03-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Edição 42 Jornal Dinâmico

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 42

Edição 42Semanal

N° Páginas: 24 R$ 1,50

Paracatu, quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

RETROSPECTIVA 2010

Page 2: Edição 42

Paracatu, quarta-feira, 29 de dezembro de 2010Quarta-feira | 29 de dezembro de 201002| GERAL

EXPEDIENTE

Jornal DinâmicoCNPJ: 11.632.499/0001-76

Fundado em 17 de março de 2010.

Depto. Comercial:Thiago Keller

[email protected](38) 8837-9161

Redação:Tiago dos Reis Manique

[email protected](38) 3671-6451

Diagramação e Arte Final:Alysson Keidi Sassaki

[email protected]

Tiragem:5.000 exemplares.

Periodicidade:Semanal: Quartas-feiras.

Impressão:Imprima Editora & Gráfica Ltda.

Uberaba/MG

Os artigos e textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores. Não expressam, necessariamente, a opinião do Jornal e não são remunerados.

CONTOS PROIBIDOSPor Tarzan Leão.

[email protected]

www.jornaldinamicoparacatu.blogspot.com

Nova região eleitoral é instalada em Paracatu

Paracatu - A “Re-gião Eleitoral Noro-este”, com sede em Paracatu, foi instala-da no dia 29 de janei-ro, pelo presidente do TRE, desembargador Almeida Melo. A Re-gião é integrada pelos municípios de Paracatu, João Pinheiro, Presi-dente Olegário, Unaí, Vazante, Arinos, Bu-ritis e Bonfinópolis de Minas. Participaram da solenidade o prefeito de Paracatu, Vasco Praça Filho, diversos vere-adores do município, membros da magistra-tura local, o juiz Danilo Couto Lobato Bicalho, da 203ª Zona Eleitoral de Paracatu, o promotor elei-toral na cidade, Peterson Queiroz Araújo, além do diretor-geral do Supremo Tribunal Federal, Alcides Diniz da Silva. O novo Fórum Regional tem o nome de “Professor Raul Machado Horta” em ho-menagem ao professor emérito da UFMG, doutor e professor na área do Direito Constitucional, que faleceu em 2 de mar-ço de 2005, aos 82 anos, e deixou diversas obras jurídicas publicadas.

Em seu discurso, o desembargador Almeida

Melo explicou a impor-tância das regiões eleito-rais na aproximação do Tribunal Regional com o interior do Estado. O presidente do Tribunal ressaltou que a intenção é exigir a visita do res-ponsável pela Região Eleitoral a cada uma das zonas que a integram pelo menos duas vezes ao ano, para saber das carências e inspecionar as instala-ções.

O presidente do TRE agradeceu especialmente a administração muni-cipal de Paracatu, que disponibilizou terreno para construção da sede

da Região Eleitoral do Noroeste, cujo marco fun-damento foi lançado nesta sexta-feira, pouco antes da instalação na região eleitoral. Almeida Melo explicou que o Tribunal cuidou para que haja re-cursos orçamentários que o novo edifício seja cons-truído ainda este ano.

Regiões eleitoraisAo todo, foram criadas

12 regiões eleitorais no Estado. A proposta do Tri-bunal, com a instalação dessas regiões, é promo-ver a redução de custos e melhorar a qualidade e eficácia na prestação de serviços, por meio

da descentralização de atividades. Em cada sede ficarão armazenadas as urnas eletrônicas das zo-nas eleitorais pertencen-tes à respectiva região, além de todo o material específico para a reali-zação das eleições e de outras atividades ligadas às zonas eleitorais.

Esses locais também serão utilizados para a ca-pacitação de servidores, treinamento de mesários e testes de sistemas eleito-rais, além da coordenação de campanhas de valo-rização do voto, dentre outras.

Região Eleitoral Noroeste, com sede em Paracatu, foi instalada no dia 29 de janeiro

Foto: DIvuLGação

Noite de Réveillon

Quando Naldo desligou o celular, o seu estado de feli-cidade era visível a todos.

“O que houve de tão bom, amigo Naldo?” Perguntou Ismael, vendo a sua indisfarçável alegria.

“Sou mesmo um homem de sorte”, disse satisfeito, “pois não é que a Flora foi convocada de última hora para entrar no plantão do hospital? Me disse que houve um problema com o filho do médico que estava escalado para trabalhar e, como ela mora aqui em Paracatu, foi escalada para cobrir o plantão. Agora estou livre para passar o meu réveillon solteirinho da silva, como eu sempre quis.”

“Morro de inveja de você, Naldo. Quem me dera se eu pudesse também passar a festa de Ano Novo solteiro. Tomar todas, dançar, namorar e curtir a vida como há muito tempo não faço.”

“Essa é uma das vantagens de ser casado com uma médica, Ismael. Os plantões nos salvam do tédio da vida de casado”, completou Naldo, dando uma gargalhada e sorvendo, de um único gole, uma tulipa de chope.

“Ah, quem me dera tivesse eu essa sorte!”, completou Ismael, com pesar.

“Agora preciso começar a preparar o meu réveillon de solteiro. Preciso ligar para uma amiga comunicando a novi-dade. Como a Flora não vai, nada mais justo do que usar o seu convite para uma boa causa, concorda comigo?”

“Você não perde tempo mesmo, Naldo. Quer dizer, desde que a sua mulher não descubra que você vai usar o convite dela para dar pra outra.”

“Rapaz, ocupada do jeito que a Flora anda, ela nem vai ter tempo de me perguntar se fiquei em casa ou se fui para o Jóquei. A mulher trabalha demais, é uma dedicação tão grande que merecia receber uma Moção de Regozijo da Câmara de Vereadores a cada três meses pelo menos. Ela mora praticamente no hospital. É a dedicação em pessoa.”

“Madre Teresa de Calcutá”, completou Ismael, rindo.“Exatamente! Agora você foi perfeito em sua definição:

Madre Teresa de Calcutá! E quanto a mim? Fico aqui jogado, abandonado e carente, sem minha mulher para passar o ré-veillon comigo. Pobre de mim! Como eu sofro...” Disse com seu ar trocista. “... Silêncio aí, o celular está tocando”, inter-rompeu fazendo um gesto para que Ismael se calasse.

“E aí?”, perguntou Ismael quando terminou a chama-da.

“Você tem alguma dúvida? Amigo, essa mulher é louca por mim: tem 22 anos, morena, um metro e oitenta e dois, olhos verdes... Cris é a minha perdição... Disse que ia com umas amigas, que se encontra comigo depois das onze, lá no próprio Jóquei. Sou mesmo sortudo. Nem vou precisar usar o convite da Flora”, completou satisfeito.

“E pensar que tem idade de ser sua filha...”, disse Ismael, com uma indissimulável inveja.

“E tem exatamente a metade da idade da Flora. E com um detalhe, amigo: ela é louca por mim.”

“E viva o amor”, disse Ismael, erguendo o copo à ma-neira de um brinde.

Flora, depois de avisar a Naldo que trabalharia no réveillon, ligou para Evandro, 25 anos, corpo malhado, praticante de capoeira, auxiliar de enfermagem e que estava de plantão naquela noite:

“Deu tudo certo, meu amor. Já informei ao diretor do Hospital sobre a troca do plantão. Dr. Hélio não cabia de felicidade quando propus trocar o plantão com ele, só faltou me chamar de Madre Teresa de Calcutá”, disse rindo, e depois completou: “Naldo reagiu numa boa, ele já sabe que essas coisas podem acontecer. E quanto a você, acha que eu ia deixar meu amorzinho passar a noite de réveillon de plantão no Hospital enquanto eu festejava com as chatas das mulheres dos amigos do meu marido lá no Jóquei Clube?” (FIM)

Page 3: Edição 42

Quarta-feira | 29 de dezembro de 2010 |03RETROSPECT IVA 2010 - FEVERE IRO

Inaugurado o IFET Paracatu, a obra do séculoParacatu - Paracatu recebeu no dia 26 de

fevereiro, a sede do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Paracatu. A obra, construída em parceria com o Governo Federal, Pre-feitura de Paracatu e iniciativa privada, está localizada na antiga fazendinha da Prefeitura, às margens da MG-188, próxima à faculdade Finom.

A solenidade de inauguração foi coman-dada pelo reitor do IF Triângulo, professor doutor Eurípedes Ronaldo Ananias Fer-reira, pelo professor Heraldo Marcus Rosi Cruvinel, diretor geral do Campus Paracatu, além do professor Gleisson Cardoso Rubin, diretor de Articulação e Projetos Especiais da Secretaria de Educação Profissional e Tecno-lógica, representando o ministro de Estado da Educação Fernando Haddad.

Bastante prestigiada por autoridades políticas e educacionais da região, também estiveram presentes os deputados federais Antônio Andrade (PMDB) e Virgílio Gui-marães (PT), além dos deputados estaduais Almir Paraca e Weliton Prado (PT) e Elmiro Nascimento (DEM).

Prefeitos e vereadores da região Noroeste vieram a Paracatu prestigiar o evento e co-nhecerem de perto a moderna estrutura física do Instituto Federal, que conta com mais de 400 alunos, a maioria dos quais, de Paracatu.

O Campus Paracatu não seria uma realidade se não fosse a ação decisiva de setores da classe política, Prefeitura de Paracatu e Governo Federal, que não mediram esforços para a cidade receber o Instituto Federal, através da doação do terreno, construção de salas de aula e cessão de funcionários da Prefeitura para acompanhar a obra. Visivelmente emocionado durante o seu discurso, o prefeito Vasco Praça Filho lembrou de todo o esforço empreendido para trazer o IFET para Paracatu, citando suas constantes viagens a Brasília e Belo Horizonte, o apoio que recebeu do Governo do Estado, que cedeu pro-fessores da rede estadual de ensino para lecionarem até que houvesse concurso público; do apoio recebido de Dr. Virgílio, mantenedor da Finom, que abrigou os alunos nas instalações da faculdade até que a obra ficasse pronta. Por fim, agradeceu também aos deputados Antônio Andrade,

Virgilio Guimarães e Almir Paraca, que também fizeram gestão junto ao Governo Federal para que o centro tecnológico ficasse em Paracatu.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IF Tri-ângulo, com reitoria em Uberaba, foi criado

em dezembro de 2008, é for-

mado pelo Campus Ituiutaba, Campus Pa-racatu, Campus Uberaba (ex Centro Federal de Educação Tecnológica – Cefet Uberaba), Campus Uberlândia (ex Escola Agro técnica Federal). Além dos campi avançados em Uberlândia e Patrocínio, contando, também, com oito pólos presenciais e oito de ensino à distância instalados pela área de atuação no estado.

Público lotou para prestigiar as novas instalações do IFET

Autoridades no momento de descerramento da placa inaugural

Fotos: thIaGo KELLEr/JD

Page 4: Edição 42

04| RETROSPECT IVA 2010 - MARÇO Quarta-feira | 29 de dezembro de 2010

A estréia do primeiro e único semanalUm novo marco na comunicação de Pa-

racatu e regional iniciou no mês de março. A comunidade local pôde ser agraciada desde o dia 17 daquele mês, do primeiro e único jornal semanal do município.

O Jornal Dinâmico veio com uma propos-ta diferenciada de trazer para comunidade o que realmente é notícia, ouvindo a população e todos os setores da sociedade.

Sob a administração dos gaúchos Thiago Keller (Thiagão), Tiago Manique (Tiagui-nho) e Eduardo Idalino, na época ainda sócio do JD, eles vieram do Rio Grande do Sul trazendo na bagagem experiência de ter tra-balhado na área de comunicação em jornais

no interior do Estado gaúcho.Fotógrafo profissional e atuando também

como Diretor Administrativo do JD, Thiagão acredita que neste ano que se finda a equipe do JD contribui com o desenvolvimento de Paracatu onde noticiou os principais aconte-cimentos do município ao longo do ano.

“Desde que começamos com o trabalho do JD, foi muito gratificante para nós ter recebido o carinho e a receptividade da co-munidade paracatuense somos muito gratos também aos nossos parceiros (assinantes e anunciantes) por estarem confiando em nosso trabalho”, disse.

Outro sócio do Jornal Dinâmico é o Di-

retor de Jornalismo Tiago Manique. Tia-guinho é o responsável pelas edições da maior parte das publicações. Ele lembra também do inicio das atividades do jornal como os primeiro contatos realizados.

“Recordo que quando nos apresen-távamos nos locais para mostrar o nosso trabalho, havia uma desconfiança até por-quê como somos gaúchos, logo o sotaque já apontava que não éramos de Paracatu”, lembrou. Mas isso não foi obstáculo, para Tiaguinho a boa receptividade da comunidade e também da imprensa, foi benéfico para o bom andamento do JD.

ADESP lança Plano de DesenvolvimentoFixar metas e estratégias que visam o desenvolvimento

sustentável da cidade e região por um período de 20 anos, para que autoridades, instituições e poder público o consul-tem como espécie de guia às ações do ponto de vista social, econômico e ambiental.

Essas diretrizes foram debatidas na noite do dia 18 de

março quando ocorreu o lançamento do Plano Bi-Decenal de Desenvolvimento Sustentável do Município de Paracatu pela ADESP. Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu.

Na época, o então presidente da ADESP, Geraldo Jânio Oliveira Lima, esteve na Câmara de Ve-

readores acompanhado do hoje, presidente da entidade, José Edu-ardo, para apresentar a proposta de trabalho do plano que vem sendo preparado ao longo dos últimos anos pela entidade.

Ao fazer o uso da tribuna, José Eduardo explicou o plano em detalhes e fez questão de convidar os vereadores e os pre-sentes naquela sessão para que todos se unam ao trabalho e par-ticiparem do desenvolvimento do plano e que, “somente com a participação de todos é que este plano terá sucesso”, discursou.José Eduardo é atualmente o presidente da

ADESP Geraldo Jânio Oliveira Lima, presidiu a ADESP e

ainda atua colaborando com a entidade

Fotos: thIaGo KELLEr/JD

Foto: rEproDução

Capa da primeira edição do Jornal Dinâmico publicado no dia 17 de março de 2010

Page 5: Edição 42

Quarta-feira | 29 de dezembro de 2010 |05 GERAL

Anastasia anuncia investimentos em ParacatuParacatu - O município recebeu no dia

6 de abril a visita do governador Antônio Anastasia, a primeira realizada por ele no interior do Estado após assumir como chefe do executivo estadual. A data marcou também a inauguração da nova sede da Associação dos Municípios do Noroeste Mineiro (AMNOR) que tem com presiden-te o prefeito Vasco Praça Filho. Anfitrião

da festa, Vasquinho lembrou a trajetória do desenvolvimento do Noroeste desde a década de 60 até os dias de hoje, princi-palmente quando da fundação de Brasília. “A nossa história regional começou a se desenvolver, vivemos grandes momentos no Noroeste”, discursou.

Já o governador Anastasia, aproveitou a ocasião para anunciar alguns investimen-

tos. A pavimen-tação da LMG-690, estrada que liga o município à Brasilândia de Minas, passando por Entre Ribei-ros, uma reivin-dicação histórica da região.

“Pretendo assinar, ainda neste ano, o edital de licita-ção da obra de asfaltamento da LMG-690. O projeto já está sendo concluído e, em breve, teremos mais esta li-gação pavimentada”, disse.

O governador ressaltou que esta estrada está inclu-ída no programa Ligações Faltantes, continuidade do Proacesso e do ProMG, que irá pavimentar as rodovias que fazem as ligações entre regiões ou cidades impor-tantes do ponto de vista econômico.

“O Noroeste mineiro é uma das regiões mais férteis não só de Minas como do

Brasil, com destaque para o agronegócio, por isso a importância de melhorarmos a infraestrutura das estradas”, destacou.

Governador Anastasia foi recepcionado pelo prefeito Vasco Praça Filho no aeroporto do município

Paracatu vence e garante classificação

Paracatu - Depois de um começo preocupante perdendo para o Vazante na primeira rodada da Copa Integração de Futsal, a equipe do Paracatu que é a única equipe da com-petição que conta com atletas formados no município, mos-trou personalidade e avançou para próxima fase vencendo o

Guarda Mor por 6 a 4 no dia 8 de abril.

A torcida que lotou o ginásio do Jóquei Clube, viu que a equi-pe do Paracatu estava disposta a logo no inicio garantir o resulta-do. A equipe do Paracatu na fase seguinte perdeu fora de casa no último minuto, para o Ponte de Terra por 2 a 1.

Page 6: Edição 42

Quarta-feira | 29 de dezembro de 201006|CLASS IF ICAdOS

MAG VELÍCULOS TEL: (38) 3672-4060

JIpE vErDE, GasoLINa, 1974/1974, BÁ-sICo, r$ 15.000,00 (38)3672-4060

F75 aZuL, GasoLINa, 1973/1973 BasI-Co 15.000,00 (38)3672-4060

Brava CINZa, GasoLINa, 1999/2000, ar/Dh, r$ 14.500,00 (38)3672-4060

KoMBI 12 GLs, BraNCo, GasoLINa, 2003, BÁsICo, r$ 20.000,00 (38)3672-4060

MoNZa GL 2 pts 2.0 aZuL GasoLI-Na 1994/1995 BasICo r$ 8.500,00

(38)3672-4060

vECtra ELEGaNCE, prata, FLEX, 2005/2006, CoMpLEto/Couro/aIr BaG DupLo r$ 36.000,00 (38) 3672-4060

astra sD, MILENIuM, prata, Ga-soLINa, 2000/2001, CoMpLEto r$ 20.000,00 (38)3672-4060

MoNZa GL, 2 pts, 2.0, aZuL, GasoLI-Na, 1994/1995, BÁsICo r$ 8.500,00 (38)3672-4060

C E Lta 2 p t s , p r ata , G a s o L I N a , 2003/2003, tvs/vDs/aLarME, r$ 14.000,00 (38)3672-4060

s10 CaB. DupLa, prata, DIEsEL, 2007/2008, CoMpLEto/EXECutIvE r$ 62.900,00 (38)3672-4060

Corsa sD, GL, 1.6, vErMELho, Gaso-LINa, 1998/1999, BÁsICo r$ 14.000,00 (38)3672-4060

CENTRAL VEÍCULOS FONE: (38) 3671 5120

uNo 1.0, vErMELho, 95/96, 4 pts, aLarME, roDa, r$ 9.500,00 tEL: (38) 3671-5120

CELta 1.0, prEto, 4 pts, 2003 trava, roDa, vI-Dro ELÉt. r$ 16.500,00 tEL: (38) 3671-5120

GoL vErMELho, 98, MI r$ 11.00,00 tEL: (38) 3671-5120

paratI CINZa, 89, ap., roDa r$ 7.000,00 tEL: (38) 3671-5120

Corsa sEDaM, BraNCo, 1.6, 4 pts, roDa , MpFI, r$ 13.000,00 tEL: (38) 3671-5120

GoL 93, ap, r$ 7.000,00 tEL: (38) 3671-5120

D20, 96, CarroCErIa DE MaDEIra, r$ 37.000,00,

L200 GLs, prata, DIEsEL, 2008/2008, CoM-pLEta, r$ 66.000,00 (38)3672-4060

hoNDa CIvIC sD prata GasoLINa 2006/2007 CoMpLEto+autoM/Couro r$50.000,00

uNo MILLE Ep 4pts vErMELha GasoLI-Na 1995/1996 vDs 2pts/tvs/aLarME r$ 9.500,00

ECosport XLs 1.6 prEto GasoLINa 2004/2005 CoMpLEta rs 27.900,00

KoMBI 12 LGs BraNCo GasoLINa 2002/2003 BasICo r$ 22.500,00

CoroLLa XEI 1.8 prata FLEX 2007/ CoMpLE-to r$ 42.000,00

paLIo ELX aZuL GasoLINa 1999/2000 CoM-pLEto r$ 14.500,00

Novo Corsa hatCh prata GasoLINa 2002/2002 vDs 2pts/tvs r$ 17.900,00

tEL: (38) 3671-5120

uNo 1.0, aZuL, 97, trava E vIDro ELÉt., aLarME, r$ 9.500,00 tEL: (38) 3671-5120

KaDEttE 1.8, GsI, vErMELho, 94, DIrEção hID., r$ 10.500,00 tEL: (38) 3671-5120

savEIro 1.6, BraNCo, 97, aL r$ 9.500,00 tEL: (38) 3671-5120

straDa 1.5, BraNCo, 2000 r$ 14.000,00 tEL: (38) 3671-5120

uNo 96, vINho, CoMpLEto r$ 10.000,00 tEL: (38) 3671-5120

uNo 96, aZuL, CoMpLEto r$ 9.000,00 tEL: (38) 3671-5120

GoL prata 1.0 95/96 soM CD r$ 8.500

GoL vErMELho 1.0 07/08 r$ 24.000,00

paLIo 1.0 4pts vErMELho r$ 12.000,00

BELINa 83 1.6 aZuL r$ 4.000,00

voYaGE 89/89 1.6 r$ 5.000,00

D20 96 CarroCE. MaDEIra r$ 37.000,00

EstraDa 1.5 BraNCo 00/00r$ 14.000,00

BELINa 1.6 prata 88/88 r$ 5.000,00

GoL prata 94/94 1.8 Motor a.p r$ 10.000,00

CARLÃO VEÍCULOSS FONE: 3671-9422

paratI, aNo 83, r$ 3.000,00

BELINa 83, r$ 4.000,00, ÓtIMa CoNsErva-ção.

s10, 98, r$ 35.000,00, prata.

KaDEtE GL, 1.8, 95, GasoLINa r$ 8.300,00

GoL BoLa, 96, r$ 9.500,00

GoL BoLa, 99, 1.0, MI, 16v r$ 10.000,00

ChEvEtE vErMELho, 93, r$ 6.0000,00

Page 7: Edição 42

Quarta-feira | 29 de dezembro de 2010 |07CLASS IF ICAdOS

vende – se uma casa, com 03 quartos, sala, cozinha, banheiro social, área de serviço, espaço p/ gara-gem, cerâmica, laje no Bairro paracatuzinhova-lor: r$ 60.000,00 TEL: 38 3671 6134

Vende – se um Aparta-mento com 03 quartos, ste, sala, cozinha, banhei-ro social, área de serviço, garagem, cerâmica for-rado de laje, no Bairro vila Marianavalor: r$ 107.000,00 Escriturado TEL: 38 3671 6134

Vende –se uma casa com 03 quartos, sala, cozinha, banheiro social, área de serviço, garagem, laje, cerâmica, no Bairro Bela vista valor: r$ 120.000,00 Escriturada TEL: 38 3671 6134

Vende –se uma casa com 03 quartos, sala,cozinha, banheiro social, área de serviço, garagem, não

e forrada, cerâmica e piso com lote gran-de 572,00m2 valor: r$ 130.000,00 Escriturado TEL: 38 3671 6134

Vende – se uma casa com 03 quartos, (ste), sala, copa / cozinha, banheiro social, área de serviço, garagem, cerâmica, laje, no Bairro Esplanada va-lor: r$ 145.000,00 TEL: 38 3671 6134

Vende – se uma casa com 03 quartos, (ste), sala, copa / cozinha, banheiro social, área de serviço, garagem, cerâmica, laje, no Bairro Cidade Nova valor: r$ 160.000,00 TEL: 38 3671 6134

Vende – se uma casa com 03 quartos, (ste), sala, cozinha, banheiro social, área de serviço, depen-dência de empregada, garagem, cerâmica, laje, no Bairro Cidade Nova valor: r$ 210.000,00 TEL: 38 3671 6134

Vende – se um sobrado com 02 aptos de 01 quar-

MELO FRAN-CO EMPREEN-DIM. IMOBILI. LTDA. TEL: 38

3671 6134

Marcenaria 9000 TEL: 3671-0551/9964-0439

Banco para jardim. va-Lor r$290,00 tEL: 3671-0551/9964-0439

Cama de solteiro no vaLor de r$ 280,00. tEL:3671-0551/9964-0439

Cômoda, vaLor r$ 6 8 0 , 0 0 t E L : 3 6 7 1 -0551/9964-0439

Mesa com 04 cadeiras. vaLor r$ 580,00 tEL: 3671-0551/9964-0439

a p a r a d o r, v a L o r r$ 380,00 tEL: 3671-0551/9964-0439

Cadeira espreguiçadeira. vaLor r$ 190,00 tEL: 3671-0551/9964-0439

C r i s ta l e i ra . va Lo r

VAGAS DE EMPREGO DISPONÍVEIS NO SINE

Interessados deverão procurar o SINE - Sistema Nacional de Emprego - à Praça Adelmar Silva Neiva, 147 - Centro - na UAI Paracatu portando carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho.

Vende-se 600 cabides de arame grosso, zero bala. r$ 1,00 cada. Contato 3671-1778. Tratar com Dário ou Augusto.

CBX 250, cor preta, ano 2008, apenas um ano e meio de uso. com entrada de r$ 3.500,00 + 30X de r$ 323,00, 29 km, revi-sada, últ ima revisão 25 km. Aceito proposta Fone: (38)36711778 (38) 9997-4105

vende-se uma casa 2 quar-tos sala cozinha banheiro Bairro alto da Colina r$ 20.000 tEL: 9836-8441

vende-se Fiat prémio 92 2 portas em otima con-versação r$ 4.000,00 tEL: 9836-8441

r$ 780,00 tEL: 3671-0551/9964-0439

sofá em Madeira. vaLor r$ 480,00 tEL: 3671-0551/9964-0439

Cama de solteiro r$ 1 9 0 , 0 0 t E L : 3 6 7 1 -0551/9964-0439

Mesa com 04 tambure-tes. vaLor r$ 380,00 tEL: 3671-0551/9964-0439

aparador, vaLor r$ 280,00. tEL: 3671-0551/9964-0439

to, (ste), sala, cozinha, área de serviço, sacada e garagem. Em baixo 02 kit. no Bairro Bela vista valor: r$ 230.000,00 Escritura-do TEL: 38 3671 6134

Vende – se uma casa com 03 quartos, ste, sala/copa, cozinha, banheiro social, área de serviço, forrada de laje, cerâmica, no Bairro alto do Córre-go valor: r$ 270.000,00 Escriturada TEL: 38 3671 6134

Vende – se uma casa com 03 quartos, ste, sala, copa, cozinha, banheiro social, área de serviço, forrada de laje, cerâmica, no Bairro arraial D’angola valor: r$ 270.000,00 Lote Escriturado TEL: 38 3671 6134

Vende – se uma casa 03 quartos, ste, sala, copa, cozinha, banheiro social, área de serviço, área de churrasco, garagem , cerâmica e laje, no Bairro Cidade Nova valor: r$ 340.000,00 Escriturada TEL: 38 3671 6134

Vende – se uma casa 03 quartos, ste, sala, copa, cozinha, banheiro social, área de serviço e gara-gem, cerâmica e laje, no Bairro Centro valor: r$ 400.000,00 Escriturada TEL: 38 3671 6134

Vende – se uma casa com 03 quartos, ste, sala, copa, cozinha, banheiro social, área de serviço, garagem, laje, cerâmica, no Bairro vila Mariana valor: r$ 450.000,00

Casa: 04 quartos, ste, 02 salas, cozinha, banheiro social, área de serviço, dependência de empre-gada e garagem para 02 carros, Lote: 600,00 m2, no Bairro Centro valor: r$ 450.000,00 Escriturada TEL: 38 3671 6134

Vende –se Chácara no são Domingos com 1,5 hectares com galinheiro, criação de peixes e sede valor: r$ 150.000,00 TEL: 38 3671 6134

vENDE-sE FaZENDa 25ha A 10KM DE PARACATU

TODA FORMADA

vENDE-sE FaZENDa 40ha A 10KM DE PARACATU TODA FORMADA

950 hÁ toDa INFraEs-trutura proNta para PECUARIA

01 vaGa para auXILIar DE LoGIstICa (pNE) EXIGE: ENsINo MEDIo CoMpLEto, soMEN-tE para pEssoa CoM DEFICIENCIa.

04 vaGas para BaLCoNIsta DE LaNChoNE-tE EXIGE: ENsINo FuNDaMENtaL

02 vaGas para CoZINhEIro DE rEstau-raNtE EXIGE: EXpErIENCIa E DIspoNIBILI-DADE DE HORARIO

01 vaGa para auXILIar DE CoZINha EXI-GE: EXpErIENCIa E DIspoNIBILIDaDE DE HORARIO

01 vaGa para FaXINEIro EXIGE: sEXo Mas-

CuLINo, traBaLhar a NoItE

02 vaGas para GarCoN / GarCoNEtE EXIGE: EXpErIENCIa E DIspoNIBILIDaDE DE HORARIO

01 vaGa para CoorDENaDor aDMI-NIstratIvo EXIGE: ENsINo supErIor E EXpErIENCIa

01 vaGa para opEraDor DE proDução EXIGE: ENsINo MEDIo CoMpLEto

01 vaGa para CuIDaDor DE IDoso EXIGE: traBaLhar EM BELo horIZoNtE

08 vaGas para MotoBoY EXIGE: CNh Ca-TEGORIA “A”.

1 vaGa para vENDEDor praCIsta EXIGE: ENsINo MEDIo, CNh CatEGorIa “a”.

03 vaGas para BaLCoNIsta DE FarMaCIa EXIGE: ENsINo MEDIo E EXpErIENCIa.

03 vaGas para vENDEDor DE pErFuMarIa EXIGE: ENsINo MEDIo, E EXpErIENCIa EM vENDas.

01 vaGa para MECaNICo DE autos EXIGE: CoNhECIMENto Na FuNção

02 vaGas para sErraLhEIro EXIGE: EXpE-rIENCIa Na FuNção

01 VAGA PARA MOTORISTA OPERADOR DE CaMINhão MuNK EXIGE: ENsINo FuN-DaMENtaL, CNh CatEGorIa “D” E EXpE-rIENCIa.

20 vaGas para pEDrEIro DE aCaBaMENto EXIGE: traBaLhar EM pIrapora

60 vaGas para CarpINtEIro Na CoNstru-ção CIvIL EXIGE: traBaLhar EM uBEraBa ou uBErLaNDIa

Page 8: Edição 42

Quarta-feira | 29 de dezembro de 201008|RETROSPECT IVA 2010 - MAIO

Muito que comemorarParacatu - Iniciou com um ideal de

ministrar cursos profissionalizantes à população de baixa renda e organizações comunitárias, com o objetivo básico de pro-mover os direitos elementares das crianças, jovens e adultos.

A Fundação Conscienciarte, fundada em 1992, completou no dia 12 de maio 18 anos, que foi iniciada pelo deputado estadual

Almir Paraca e por mais alguns jovens de movimentos sociais e ambientalistas de Paracatu.

Durante o período destes 18 anos, a entidade procurou sempre incentivar e fo-mentar a elevação do nível de consciência e a qualidade de vida da comunidade.

Além disso, a Fundação Conscien-ciarte com sua diretoria, colaboradores e comunidade, sempre buscou a reconstru-ção da auto-estima de jovens e adoles-centes, do desenvolvimento de compe-tências, habilidades e valores de pessoas cidadãs, através do desenvolvimento de atividades de cunho sócio-educativas e culturais desenvolvidas em parceria com o poder público e privado, numa ação de cooperação e solidariedade.

Equipe que faz da Fundação Conscienciarte uma das instituições com maior credibilidade no paísDeputado Almir foi o idealizador da entidade

Fotos: arquIvo/CoNsCIENCIartE

Page 9: Edição 42

Hallel reúne mais de 35 mil pessoas

|09 Quarta-feira | 29 de dezembro de 2010RETROSPECT IVA 20010 - -MAIO/JUNHO

Paracatu - Mais de 35 mil pessoas de diferentes estados, totalizando 142 caravanas que representaram 81 cidades, foi considerado recorde de público em um só dia em Para-catu no Hallel realizado no dia 6 de junho. A magnitude e a super produção dos shows realizados, foi tão importante para os organizadores quanto às pequenas. “Cada show é um momento de alegria, de exaltação e de louvor, mas isso é apenas uma parte, é um terreno sendo preparado e o que fica na vida das pessoas são as sementes que foram plantadas não somente aqui, mas ao longo dos meses de preparação para esse dia”, afirmou o empresário Glauber Marques, um dos membros da comissão organizadora do maior evento religioso do interior do estado.

As equipes de trabalho, voluntários de diversos movimen-tos e pastorais de toda a Diocese de Paracatu somaram mais de 1200 pessoas. “É visível o prazer das pessoas em ajudar, servir, considerando que o trabalho é muito mais do que atender, limpar, montar, é evangelizar através daquele gesto. É comum vermos uma pessoa entregando um salgado ou um refrigerante em uma barraca e desejando a Paz de Cristo a quem recebe, entregando um cartãozinho simples com uma mensagem que toca o coração de quem recebe”, completou

Edimar Rodrigues responsável pela estrutura da Praça de Alimentação que reuniu mais de 300 voluntários.

Vários foram os momentos de oração nas diversas “Ca-pelas” montadas em todo o Parque. Em uma das pregações, o cantor “Netinho” destacava “a vitória que vence o mundo é a nossa fé”. Com testemunhos e experiências na vida cristã, o jovem pregador emocionou o público com a fortaleza emitida nas suas palavras. “Estive numa fase de ser arrastado para o fundo do poço de uma forma que se eu contar é difícil até entender e acreditar.”, explicava no depoimento que tem uma bonita história de fé e perseverança.

Hallel realizado no mês de junho reuniu mais de 35 mil pessoas

Fotos: thIaGo KELLEr/JD

Helder mata a namorada e se entrega para polícia

Paracatu - Após ter tirado a vida de sua namorada, Dhays de Kássia Oliveira Rosa, 18 anos, com seis tiros, sendo dois fatais na noite do dia 12 de maio, Helder Luiz Silva, se apresentou na delegacia de policia acompanhado de dois advogados na manhã do dia 17 do mesmo mês.

Segundo um dos advogados de Helder, Dalci Santos, a arma utilizada no crime, foi perdida quando estava em deslocamento para a fazenda.

Ainda de acordo com informações do advogado, que gentil-

mente concedeu uma entrevista na época para imprensa local, o seu cliente agiu sob forte emoção e um momento de desespero ele praticou o crime.

“O homicídio pode acontecer com qualquer um, este foi um crime eventual”, disse.

Conforme falou o delegado Alexandre Bruno, a prisão pre-ventiva já foi decretada e Helder foi conduzido para o presídio local. O delegado disse ainda, que segundo um familiar da vítima eram constantes as brigas entre o casal.

Helder Luiz Silva matou na época sua namorada Dhays de Kássia Oliveira Rosa

Page 10: Edição 42

|1910|RETROSPECT IVA 2010 - JUNHO/JULHO Quarta-feira |29 de dezembro de 2010

Bida é preso pela Policia CivilParacatu - Acusado de participar do

duplo homicídio no bairro Nossa Se-nhora de Fátima em janeiro deste ano, em que Fernandes da Silva e Ícaro da Mota, foram brutalmente assassinados, Darlan Tavares Miranda, Bida, que es-tava sendo procurado, foi recapturado no dia 30 de junho.

Na época, outros três acusados de participar dos homicídios foram presos dias depois do ocorrido e continuam no presídio de Paracatu. São eles: Hélio Mendes Teixeira, Miguel Eurípedes Gomes, Miguelão e outro conhecido como Galego.

Já Bida, que estava preso, foi libe-rado por ordem judicial na ocasião. A prisão foi decretada novamente e o acusado estava sendo procurado havia cerca de quatro meses.

Conforme relatou o policial Ricardo Soares, Bida estava sendo monitorado pelo setor de inteligência da polícia e com o apoio dos policiais de Vazante obtiveram êxito na ação.

“Ele (Bida) não teve tempo de reagir, no inicio negou quem era ten-tando se passar pelo irmão”, lembrou Ricardo.

Bida no momento de sua chegada na delegacia sendo levado pelo policial Ricardo Soares

COOPERVAP 47 anos, uma história de sucesso

Paracatu - No dia 20 de julho foi co-memorado o aniversário da COOPERVAP. Na parte da manhã foram realizadas ativi-dades infantis, juntamente com apresenta-ções culturais Conscienciarte. Na parte da

tarde teve mais at i -v i d a d e s , dentre elas um Louvor com Carol S a n t a n a e Benção com Pastor César.

L o g o após, teve apresen-

tação das candidatas a rainha da Expo Paracatu. O evento contou com a pre-sença dos associados e autoridades do município. O presidente da cooperativa, Edmundo de Sá, comentou com a nossa equipe de reportagem o orgulho que ele tem em estar à frente da COOPERVAP nessa data tão importante.

Aproveitou ainda para agradecer a presença de todos e a colaboração dos associados, que sempre estão dispostos a trabalhar para o melhor da cooperativa. Finalizou convidando toda a comunidade Paracatuense para a Expo Paracatu, que se realizou nas primeiras semanas de agosto.

COOPERVAP conta com diversos setores comerciais

Presidente Edmundo de Sá é o presidente da entidade Fotos: thIaGo KELLEr/JD

O primeiro campeãoParacatu - O dia 11 de junho foi uma

data para ser guardada na história, pois foi conhecido o campeão da primeira edição da Copa Municipal de Futsal.

O Sampa Galo que realizou o clássi-co do bairro Paracatuzinho diante da boa equipe do Aeroporto, venceu de virada pelo placar de 2 a 1.

Tanto Sampa Galo, quanto Aeroporto mostraram por que das duas equipes estarem realizando a final.

O clima quente de uma decisão pôde ser vista com jogadas fortes caracte-rístico de uma final, mas também de refinadas técnicas, principalmente de Junietê do Sampa Galo e Romero do Aeroporto.

Com volume maior de jogo, o Ae-

roporto foi aos poucos chegando com perigo, tanto que aos sete minutos, Anderson disparou um chute fazendo 1 a 0.

O equilíbrio se manteve, com o Sampa Galo precisando arriscar mais para correr atrás do prejuízo. A pressão foi tanta, que aos 17 minutos, Vaninho chutou a bola bateu no arco que sustenta a rede e voltou, a equipe do Aeroporto chegou a esboçar uma reclamação, mas a bola tinha realmente entrado: 1 a 1.

Veio à segunda etapa, e o Sampa Galo preferiu de imediato garantir o tí-tulo. Pouco mais de um minuto, Vaninho cutucou para as redes, sem chance para o bom goleiro Railton, era 2 a 1, este sendo o histórico gol do título. Momento em que a primeira taça da Copa Municipal de Futsal é entregue para o capitão do Sampa Galo

Foto: tIaGo MaNIquE/JD

Foto: tIaGo MaNIquE/JD

Page 11: Edição 42

quarta-feira | 29 de dezembro de 2010 |11RETROSPECT IVA 2010 - JULHO/AGOSTO

Uma história de 48 anos com credibilidadeParacatu - Uma entidade com quase 50

anos de história e atividades em benefício do comércio e comunidade paracatuense, a As-sociação Comercial e Industrial de Paracatu (ACIPA), comemorou no dia 6, 48 anos de existência.

Ao longo desta trajetória, diversas conquistas em prol do empresariado local foram adquiridas. Também houve períodos não muito festejados como na época que a entidade ficou desativada.

Mas com a bravura e o empenho de diversas pessoas e ex-presidentes, a ACIPA retornou seus trabalhos em março de 1981.

Porém, a data que ficou marcada na his-tória quase cinquentenária foi 6 de agosto de 1962. Naquele dia, um grupo de empresários local, liderado por Diogo Soares Rodrigues, se reuniram para criação da entidade.

Para Diogão, como é carinhosamente conhecido em Paracatu, o inicio dos trabalhos da ACIPA teve a intenção de fortalecer a classe empresarial do município. A criação e elaboração dos projetos a serem implantados naquela ocasião, traçaram caminhos tortuo-sos, mas nem por isso desanimadores.

Diogão recorda do momento da primeira reunião do grupo de pessoas criadores da entidade.

“Fizemos o encontro em uma sala no Jóquei Clube”, recorda-se.

Atualmente a segurança para os comer-

ciantes poder realizar suas vendas a prazo está mais eficaz, pelas informações obtidas através dos serviços de proteção ao crédito. Mas nem sempre foi assim.

Diogão lembra da época em meados anos 60, onde as vendas realizadas pelos comerciantes paracatuenses eram efetuadas através das cardenetas.

“As vendas a prazo, todos os comercian-tes tinham uma cardeneta que os fregueses anotavam as compras do mês”, disse.

Diogão falou ainda dos poucos comércios que haviam e das suas distâncias “hoje as lo-jas são todas perto, naquele ano (1962) eram bem distantes e os moradores, principalmente do interior viam de cavalo com as cambucás para colocar as mercadorias”, recordou.

Um dos momentos de ressurgimento da ACIPA, foi no dia 17 de março de 1981, quando após 13 anos inativa, reunidos em uma sala na prefeitura, 24 comerciantes assinaram a ata de fundação oficial da en-tidade.

A medida proporcionou também a criação do serviço de proteção ao crédito, órgão de defesa para os comerciantes locais. Naquela data, Vasco Pereira Gonçalves, presidente da Câmara de Vereadores, teceu elogios pelo retorno das atividades da Associação Comer-cial, parabenizando Diogo Soares Rodrigues pela iniciativa.

ACIPA conta com sede nova estruturada localizada no bairro Bela Vista

Foto: tIaGo MaNIquE/JD

Operação Contra Ataque I prende traficantesParacatu - No dia 23 de julho ini-

ciou uma grande operação da Policia Civil de Paracatu denominada “Ope-ração Contra Ataque”, prendeu quatro traficantes. A operação realizada con-tou com cinco viaturas e 20 agentes altamente qualificados, com um pla-nejamento tático bem elaborado, onde o sucesso da operação foi consumado com total êxito sem nem dar tempo dos meliantes esboçarem reação a prisão. Os policiais se deslocaram ao bairro JK, onde cercaram cinco suspeitos, Davi Rodrigues dos Santos, Oliveira Batista da Silva, Ivanildo Moreira de Sena e o menor de idade R. A. S.

Ao perceberam a ação da polícia, tentaram se livrar da droga jogando-as no chão em torno de 28 “dolinhas” de crack, mas os agentes atentos perce-beram a ação e deram voz de prisão em flagrante aos traficantes. Traficantes foram presos na época

Fotos: thIaGo KELLEr/JD

Page 12: Edição 42

Quarta-feira | 29 de dezembro de 201012| RETROSPECT IVA 2010 - AGOSTO

Show, luzes, rodeio e organização marcam a 24ª edição da Expo ParacatuParacatu - A grandeza de um evento é avaliada não

só pela quantidade de shows ou outras atrações, mas sim por toda estrutura e organização e o grande número de visitantes que estiveram na 24ª Expo Paracatu que iniciou na primeira semana de agosto e encerrou no dia 8.

A grandiosidade da exposição pôde ser vista logo no primeiro dia, com a cavalgada que reuniu mais de 1000 cavaleiros e amazonas onde percorreram as principais ruas da cidade e seguiram até o Parque de Exposições Emiliano Pereira Botelho.

As atrações durante a 24ª Expo Paracatu foi realizado para que pudesse integrar toda família.

Para os adultos, shows e boate, já as crianças se

divertiam no parquinho e no Rodeio Fivela de Prata, além de curtirem de perto as exposições.

As noites da exposição que concentrava o maior número de pessoas.

Era em clima de alegria e diversão que ocorriam as etapas do rodeio e onde o público que lotou a arena, arquibancadas e camarotes, prestigiaram e cantaram aos som de Victor e Léo, que pela terceira vez estiveram em Paracatu.

Após os shows, o agito da noite era na Boate Cer-rado. A dupla de Uberlândia Max e Mateus, animou o primeiro dia de festa.

Com a arena lotada, o espetáculo do último dia da 24ª Expo Paracatu, o público conheceu o grande campeão do rodeio.

A dose se repetiu e o título ficou com Glauco Bezerra, sendo bi-campeão, já que venceu em Paracatu no ano

passado. O peão faturou R$ 10 mil. Em seguida veio Israel da Silva (R$ 5 mil), Geneci Aparecido (R$ 3,5 mil), Fabrício Júnior Duarte (R$ 2 mil) e José Antônio Freitas (R$ 1,5 mil).

A presença do público foi maciça em todas noites lotando arquibancadas e arena

Montaria em touro no rodeio Fivela de Prata teve a atenção do público durante as noites

Fotos: thIaGo KELLEr/JD

Page 13: Edição 42

|13Quarta-feira | 29 de dezembro de 2010 RETRO -PERSPECT IVA 2010 - SETEMBRO

Campeã de fatoParacatu - Ela tem apenas 16 anos,

tímida, vezes solta um sorriso discreto, não gosta de badalação, diferente de muitas meninas da sua faixa etária é muito apegada a sua família. A perso-nalidade com o qual Paracatu deve se orgulhar é Fernanda Botelho.

Filha de Amintas e Liliane Botelho, Fernandinha como é conhecida guarda em sua casa numa sala dezenas de pre-miações conquistadas nas provas de Três Tambores.

Ela conquistou não somente no dia 11 de setembro o 2º Campeonato Bra-siliense de Três Tambores, mas também a etapa, pela categoria Jovem C NA Granja do Torto em Brasília (DF).

Um fato que marcou este título foi à superação da jovem em ter perdido para a última etapa o seu cavalo Thander Splash que lesionado segue tratamento médico na capital federal.

Para isso, o pai Amintas, teve que ir as compras e adquiriu o Special Luck que mesmo com apenas 20 dias de treinamento com o cavalo a conquista veio.

Com 15 títulos em seu currículo e mais premiações em etapas ao qual participou, apesar da sua juventude, Fernandinha não sabe ao certo a quan-tidade de primeiras colocações.

O inicio nesta categoria e a paixão por cavalos foi de forma inusitada. Ne-cessitando fazer um tratamento médico, foi orientada a Ecoterapia.

“No primeiro dia de tratamento o treinador já viu que ela tinha talento em seguida comprei um cavalo para ela”, contou o orgulhoso pai.

Amintas relatou um fato curioso desta paixão de Fernandinha pelos cavalos. Quando das primeiras monta-rias, a jovem quebrou o braço e quinze dias após o incidente tirou o gesso es-condido dos pais e participou de uma cavalgada.

O ritmo diário de Fernandinha é digno de um atleta. Patrocinada pelo Colégio Soma e Faculdade Finom, a campeã treina exaustivamente quase todos os dias no Haras “só treino todos os dias quando tenho prova”, contou a dedicada amazonas e estudante.

Fernanda encerrou o ano com diversos títulos

Foto: arquIvo pEssoaL

Olimpíada Estudantil reúne milhares de estudantesParacatu - Ocorreu durante a primeira

semana de setembro a 13ª Olimpíada Es-tudantil. O cerimonial de abertura, contou com a presença de autoridades municipais que compareceram dando boas vindas para atletas, professores que desfilaram com suas delegações na quadra antes da abertura oficial.

O momento mais bonito foi quando as luzes do ginásio foram apagadas, sendo que a iluminação no local ficou por conta dos celulares que os torcedores levantavam para cima. Além disto, uma justa homenagem para “Seu Pepe” que carregou a tocha olímpica até ascender na pira, dando partida oficial nos jogos.

Público lotou as arquibancadas durante os

jogos

Fotos: tIaGo MaNIquE/JD

Page 14: Edição 42

Quarta-feira | 29 de dezembro de 201014| RETROSPECT IVA 2010 - SETEMBRO/OUTUBRO

Cava lgada da paz , i n t eg ração e solidariedade

Paracatu - Reunir amigos, integrar pessoas de diversas comunidades e fazer novas amizades, além disto, repre-sentar em cada ser humano o sentimento de solidariedade, algo que o Rotary Clube Paracatu realizou na no feriado de 7 de setembro, quando da realização da 4ª Cavalgada da Independência.

No local, os cerca de 260 participantes que teve também motociclistas e alguns ciclistas, se misturavam em meio aos cavalos.

Conforme a organização do evento, cerca de 260 cavalei-ros e amazonas partiram do Frigorífico Paracatu, passando por bairros como Chapadinha, Paracatuzinho, Cidade Jardim e as ruas principais do centro até o Parque de Exposições da Coopervap, local onde foi servido o almoço.

Além do churrasco e demais guloseimas, as pessoas ainda se divertiram com o bingo beneficente e o show da dupla “Os Lascadões”.

Demonstrando satisfação com a participação da comu-nidade na 4ª Cavalgada da Independência, o presidente do Rotary Clube Paracatu, Amilton França, falou da alegria e

diversão do evento que para ele foi para todas as famílias que se deliciaram com chur-rasco e música ao vivo.

Além disto, ressaltou a participação das pessoas apoiadoras e da entidade Rotary, como promotora de causas sociais.

“O Rotary é um clube de serviços e precisa captar recursos para seus projetos sociais. Agradecemos a todos que participaram do evento, aos inúmeros patrocinadores e a todos que trabalharam para o sucesso da cavalga-da”, comemorou Amilton França. Tradicional Cavalgada do Rotary reuniu centenas de cavaleiros e amazonas

Foto: MarCELo CoELho

Paracatu comemora 212 anosParacatu - A histórica data do dia 20 de outubro deste ano celebrou os 212 anos do

município. Durante os meses que a antecederam o aniversário, muitas atrações ocorreram como inauguração de creches, posto de saúde no bairro Primavera,

Casa da Mulher, local para promover a melhoria das condições de vida das mulheres na sociedade, entre outras atrações.

Um dos momentos mais marcantes foi na noite do dia 19 onde um de cores, música e euforia dos mais de 20 mil pessoas que tomaram as ruas centrais de Paracatu cantaram, festejaram e se emocionaram ao som de Jota Quest.

No dia do aniversário, ocorreu o Desfile Cívico Paracatu 212 anos de História, onde es-

colas, entidades e comunidade participaram do evento que reuniu mais de 15 mil pessoas.Um grande show foi realizado no centro da cidade com Jota Quest

Desfile Cívico no dia do aniversário de Paracatu teve a presença de diversas autoridades, entre eles, o prefeito Vasco Praça Filho

Fotos: thIaGo KELLEr/JD

Page 15: Edição 42

|15Quarta-feira | 29 de dezembro de 2010 RETROSPECT IVA 2010 - OUTUBRO/NOVENBRO

Nos braços do povo, Paraca de novo.Paracatu - O parlamentar petista obteve, mais uma vez,

êxito em sua eleição para Assembléia Legislativa, quando no dia 3 de outubro foi reeleito obtendo um total de 40.521 votos. Destes, 18.733 conseguidos somente em Paracatu, mesmo com o partido tendo mais de dois candidatos do município e da região.

Os eleitores de Paraca se dividiram no início da apuração. Enquanto o chefe de gabinete, Mauro Lúcio, e alguns corre-ligionários acompanhavam, do Fórum, as apurações; parte permanecia no escritório parlamentar.

O deputado preferiu sua residência, onde junto com sua família e amigos aguardavam os resultados.

A cada parcial que era liberado pelo TRE, a militância já iniciava ainda que timidamente a comemoração de ree-leição.

Aos poucos a calmaria na casa de Paraca acabou com a tomada de eleitores, militantes e simpatizantes que chegavam com bandeiras e cantando o jingle da campanha.

Almir Paraca durante toda apuração se manteve aparente-

mente calmo, porém a todo momento seu telefone celular tocava, pois seus amigos ligavam pedindo informação sobre o andamento das eleições.

A confirmação oficial da vitória, veio próximo das 21h30min da noite do dia 3 de outubro, quando a vaga de deputado estadual estava garantida.

A partir desse momento, a euforia tomou conta das ruas de Paracatu. Uma grande carreata reuniu centenas de pessoas que com carros, motos e bicicletas, passavam pelas ruas do centro e bairro, onde Almir Paraca era saudado pela população.

Esta foi a terceira vez que Paraca consegue a eleição para deputado estadual.

Paraca foi eleito com mais de 40 mil votos, sendo erguido nos braços pelos eleitores.

Fotos: tIaGo MaNIquE/JD

Os meninos de ouro de Paracatu.Paracatu - Paracatu do Príncipe do Ouro

do esplendor, o hino do município já trazia desde a época em que foi idealizado esta afeição da localidade pelo ouro.

Desde os tempos em que a cidade come-çou, na sua população já era visto diversos garimpeiros em busca do ouro.

Esses “exploradores do ouro” tiveram que lutar, brigar, suar a camisa e dar golpes certeiros nos adversários que tentavam pegar o ouro. Eles, são os sete atletas do município que representaram o Brasil no Panamericano

realizado em Punta Del Leste, nos dias 13 e 14 de novembro, trazendo cinco medalhas de ouro.

Os números não deixam dúvidas do merecimento destas conquistas, pois dos sete atletas participantes, quatro garantiram a medalha de ouro e outros três a prata.

Participaram da competição mais de 1500 atletas, contudo todos os atletas foram classificados para o Panamericano em 2011 na Argentina.

Atletas paracatuenses conquistaram medalha de ouro no Uruguai.

Paracatuzinho festeja título do

AMABAPParacatu - Uma partida que teve todos os ingredientes de uma grande final marcou a decisão do Paracatuzão 2010 onde o Carrosel da Zona Sul conquistou a taça de campeão vencendo o União por 3 a 1.

Um dos temperos da final foi a boa presença de público, com destaque para torcida do AMABAP, que coloriu o estádio Frei Norberto de azul, vermelho e branco.

A festa tomou conta das arquiban-cadas. Emocionados, jogadores se jun-taram aos torcedores, que invadiram o campo, para comemorar o título para o bairro Paracatuzinho.

TVP lança nova marca.Na noite do dia 14 de novembro, os

diretores da TVP confraternizaram com clientes e amigos, em um jantar-baile realizado no Jóquei Clube de Paracatu.

Estiveram presentes autoridades po-líticas, como o deputado federal, eleito, Antônio Andrade; o deputado estadual, Almir Paraca e o prefeito Vasco Praça Filho.

Os diretores da TV falaram sobre suas jornadas até os dias atuais. Logo após os pronunciamentos, a parte mais esperada da noite foi realizada; a apresentação da nova marca com um nome inovador e audacioso, chegando no mercado em 2011,: a TV Minas Brasil. Essa TV tem como propósito expandir o sinal para toda a região.

AMABAP levantou a taça no Paracatuzão 2010.

Page 16: Edição 42
Page 17: Edição 42

Quarta-feira | 29 de dezembro de 201017| GERAL

Page 18: Edição 42

|18PASSATEMPOQuarta-feira | 29 de dezembro de 2010

*Um casal estava meio brigado e para aliviar a tensão foram fazer um passeio na fazenda de um amigo.

Chegando lá, foram ver os bois no curral. E assistiram a um touro cobrir cinco vacas, uma atrás da

outra. A mulher não deixou barato. Olhando com ironia para o marido, disse:- Tá vendo? Isso que é macho! Cinco vezes seguidas!E o marido:- Mas veja bem que não foi com a mesma vaca. Foi com cinco diferentes...

ProblemasUm garoto pobre resolveu escrever uma carta para

o papai Noel:- Puxa papai Noel. Minha mãe é pobre e tal, tal, tal.

Agente ta fazendo umas reformas aqui em casa. Eu queria que tu me mandasses 1000 Reais para nos ajudar, ta.

Aí ele manda e a carta chegou no correio. Os caras do correio abriram, leram e ficaram com pena. Resolveram fazer uma vaquinha entre eles. Mas só deu 800 reais. Bom, era melhor do que nada. Então mandaram, algum tempo depois chegou à carta do garoto agradecendo:

- Obrigado papai Noel, pelo dinheiro que você me mandou. Mas da pró-xima vez, não manda pelo correio não, ta? Aqueles filha da puta dos caras do correio me roubaram 200 reais!

Enviado por anonimo em 23 Novembro, 2002 - 23:57

No aniversário de 60 anos sua mãe os três resolveram dar o melhor presente que poderiam comprar.

O primeiro deu uma BMW novinha, o segundo deu uma imensa mansão e o terceiro resolveu presentea-la com o melhor papagaio do mundo treinado em templos antigos pelos monges para recitar a Biblia inteira quando assim o dono desejar já

que sua mãe já estava velha e com a visão fraca.

Um mês depois a mãe manda uma carta para os três filhos. Na primeira ela falava que não saia muito de casa e o carro não lhe foi útil, para o segundo disse que não gostou da casa pois tinha que limpa-la todo dia e só ficava em um quarto mas para o terceiro ela mandou uma carta parabenizando pois a galinha que ele mandou estava deliciosa!

PAPAGAIO DE PRESENTE

Page 19: Edição 42

|19RETROSPECT IVA 2010 - dEZEMBROQuarta-feira | 29 de dezembro de 2010

Aprovado o tombamento histórico de Paracatu

Paracatu - O presente de aniversário foi adiado e veio junto com o de Natal. No dia 10 de dezembro, o Conselho Consultivo do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) apresentou várias proposta de tombamentos federais, entre elas, o Núcleo Histórico de Paracatu, que foi aprovado por unanimidade pelos 22 conselheiros

O centro Histórico de Paracatu, no noroeste de Minas, foi tombado como patrimônio cultural brasileiro pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. De acordo com IPHAN, a cidade mantém seu centro histórico praticamente intacto.

O arraial que originou Paracatu começou a surgir provavelmente entre 1690 e 1710, segundo a entidade. A mineração também marcou a história da cidade. Em Paracatu, foram encontradas as últimas jazidas do ciclo do ouro.

Paracatu também se destacou por sua localização estratégica. A cidade, segundo o IPHAN, era ponto de convergência de vários caminhos. Ligava Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro as “Minas Gerais” e ao interior do país.

A proposta de inclusão de Paracatu na lista do Patrimônio Cultural Brasileiro foi feita pelo Iphan. Para Leonardo Barreto de Oliveira, superintendente do órgão em Minas, "o tombamento de Paracatu teve destaque para o seu valor histórico, seu

conjunto arquitetônico e pela formação e integração do centro-oeste brasileiro, no final do ciclo do ouro".

Conjunto Histórico do Município de Paracatu – MG

Os levantamentos feitos pelo IPHAN em parceria com a Secretaria de Cultura do município, catalogaram 230 casas na área, já inscrita provisoriamente no livro do tombo, para evitar danos no período de julgamento. A importância de Paracatu está diretamente ligada à era do ouro, o grande propulsor no processo de ocupação do interior do Brasil, um século e meio depois do início da colonização portuguesa.

O levantamento dos bens culturais começou em meados de 2009 e, em outubro deste ano, na época do aniversário da cidade, o IPHAN apresentou o dossiê. A Secretária de Cultura, Marina Cunha, conta que está ansiosa pela última fase do processo. “Com o tombamento, espero mais consciência da comunidade. A cidade está sendo conhecida e reconhecida nacionalmente. O crédito para incentivar a restauração dos imóveis, pois muitos moradores não têm dinheiro para arcar com essa despesa, será facilitado, além da possibilidade de entrar no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas”, diz.

Igreja Matriz de Santo Antônio é um dos destaques do Patrimônio Histórico

Um dos pontos turísticos destacados é o tradicional chafariz

Page 20: Edição 42
Page 21: Edição 42

|21RETROSPECT IVA 2010 - dEZEMBROQuarta-feira | 29 de dezembro de 2010

CAMPANHA SOLIDARIA FAZ MAIS UMA VEZ FAMILIAS FELIZES NO NATAL

Paracatu – A arrecadação de cestas básicas tornou-se mais um ano de natal feliz as famílias das comunidades de Paracatu.

Cerca de três mil famílias foram benefi-ciadas, com quinhentas cestas básicas, quinze mil quilos de feijão, 5 mil quilos de farinha distribuídas e foram entregues até o natal deste ano de 2010.

A entrega começou a ser realizada dia 22 de dezembro, com a presença da diretoria que organizou essa maravilhosa campanha e com-

pleta mais de 20 anos junto as comunidades e colaboradores de Paracatu, que fizeram e transformaram esta data de natal para essas famílias, mais que especial.

Dia emocionante para todos que colaboraram e as familias das comunidades paracatuense

Fotos: aLYssoN sassaKI / sEBastIão aLvEs/JD

-

Page 22: Edição 42
Page 23: Edição 42

Quarta-feira | 29 de dezembro de 2010 COLUNAS |23

Série Hardware IV - (Conhecendo os

equipamentos – Periféricos).Um computador é formado por vários

componentes (peças), alguns são vitais para o funcionamento da máquina e outras não, dentre as peças vitais, ja falamos nessa série da me-mória, hd, midias de armazenamento, etc. Vitais são aqueles equipamentos fundamentais para o computador ligar, existem outros equipamentos que são fundamentais para o computador estar disponível para utilização, e existe o último grupo que é formado por acessórios que podem ou não ser utilizados em algum momento.

- Exemplos de componentes (peças) vitais para o computador ligar: Fonte de energia (e cabeamento)/ CPU (Processador)/ Placa mãe/ HD (Memória)/ Memória RAM.

- Exemplos de componentes vitais para o computador estar disponível para utilização: Monitor/ Sistema Operacional/ Teclado.

- Exemplos de componentes (acessórios): WebCam/ Microfone/ Caixa de som/ Leitores de mídias.

Vamos demonstrar hoje, alguns dos prin-cipais componentes. Lembrando que existem diversos componentes para diversos tipos de máquinas. Vamos dar enfase ao PC (Com-putador pessoal).

Nobreak Uma fonte de alimentação

ininterrupta, também conhecida pelo acrônimo UPS (sigla em inglês de Uninterruptible Power Supply) é um sistema de alimentação elétrico que entra em ação, alimentando os dispositivos a ele ligado, quando há interrupção no forneci-mento de energia. O aparelho UPS mais comu-mente encontrado no mercado é o No-Break, normalmente empregado em computadores de mesa/trabalho (desktop/workstation). Sua alimentação é provida por uma bateria, que fica sendo carregada enquanto a rede elétrica está funcionando corretamente. Essa bateria possui uma autonomia, que em geral não é muito gran-de (nos no-breaks mais comuns, essa autonomia é de algo entre 10 e 15 minutos, dependendo da quantidade de equipamentos utilizados e do modelo do no-break), por isso é indicado a utilização em modo de bateria somente quando há falta de energia, assim mantendo sempre as baterias em carga máxima, para quando for necessária a sua utilização. Quanto mais equipamentos conectados ao no-break, menos autonomia ele terá, pois estará consumindo mais carga que o necessário. (Autonomia é o tempo que a bateria da fonte consegue fornecer energia para o computador depois de um corte do fornecimento através da rede elétrica.)

Teclado O teclado de compu-

tador é um tipo de perifé-rico utilizado pelo usuário para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções, baseado no modelo de teclado das antigas máquinas de escrever. Basicamente, os teclados são projeta-dos para a escrita de textos, onde são usadas para esse meio cerca de 50% delas, embora

os teclados sirvam para o controle das funções de um computador e seu sistema operacional. Essas teclas são ligadas a um chip dentro do teclado, responsável por identificar a tecla pres-sionada e por mandar as informações para o PC. O meio de transporte dessas informações entre o teclado e o computador pode ser sem fio (ou wireless) ou a cabo (PS/2 e USB) .Os teclados são essencialmente formados por um arranjo de botões retangulares, ou quase retangulares, denominados como teclas. Cada tecla tem um ou mais caracteres impressos ou gravados em baixo relevo em sua face superior, sendo que, aproximadamente, cinqüenta por cento das teclas produzem letras, números ou sinais (denominados caracteres). Entretanto, em alguns casos, o ato de produzir determinados símbolos requer que duas ou mais teclas sejam pressionadas simultaneamente ou em seqüên-cia. Outras teclas não produzem símbolo algum, todavia, afetam o modo como o microcomputa-dor opera ou age sobre o próprio teclado. Existe uma grande variedade de arranjos diferentes de símbolos nas teclas. Essas características em teclados diferentes surgem porque as diferentes pessoas precisam de um acesso fácil a símbo-los diferentes; tipicamente, isto é, porque elas estão escrevendo em idiomas diferentes, mas existe características de teclado especializadas à matemática, contabilidade, e programas de computação existentes. O número de teclas em um teclado geralmente varia de 101 a 104 teclas, de certo modo existem até 130 teclas, com mui-tas teclas programáveis. Também há variantes compactas que têm menos que 90 teclas. Elas normalmente são achadas em laptops ou em computadores de mesa com tamanhos espe-ciais. Já há no mercado teclados para canhotos, para deficientes físicos, etc..

Arranjos Padrão Teclado de 105 teclas padrão QWERTY. Tipos de Conexão

Há alguns modos diferen-tes de conectar um teclado a um computador. Isso porque o próprio teclado evoluiu ao longo dos anos. Estas cone-xões incluem PS/2, conexões USB e até conexões sem fio, por exemplo, o Bluetooth e in-fravermelhos. Computadores mais antigos (padrão AT) utilizam conectores DIN.

Teclado usado no Brasil.

Mouse O rato ou mouse é um periférico de entrada

que, historicamente, se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, espe-cialmente em programas com interface gráfica. O rato ou mouse (estrangeirismo, empréstimo do inglês "mouse", que significa "camundongo") tem como função movimentar o cursor (apontador) pelo ecrã ou tela do computador. O formato mais comum do cursor é uma seta, contudo, existem opções no sistema operacional e em softwares

específicos que permitam a personalização do cursor do rato. O rato funciona como um apon-tador sobre o ecrã do computador e disponibiliza normalmente quatro tipos de operações: movi-mento, clique, duplo clique e arrastar e largar (drag and drop). Existem modelos com um, dois, três ou mais botões cuja funcionalidade depende do ambiente de trabalho e do programa que está a ser utilizado. Claramente, o botão esquerdo é o mais utilizado. O rato é normalmente ligado ao computador através de uma porta serial, PS2 ou, mais recentemente, USB (Universal Serial Bus). Também existem conexões sem fio, as mais antigas em infravermelho, as atuais em Bluetooth. Outros dispositivos de entrada competem com o rato: touchpads (usados ba-sicamente em notebooks) e trackballs (falamos dele no final). Também é possível ver o joystick como um concorrente, mas os joysticks não são comuns em computadores. É interessante notar que uma trackball pode ser vista como um rato de cabeça para baixo. O rato ou mouse original possuía dois discos que rolavam nos eixos X e Y e tocavam directamente na superfície. O modelo mais conhecido de rato é provavelmente o rato baseado em uma esfera, que roda livremente, mas que na prática gira dois discos que ficam em seu interior. O movimento dos discos pode ser detectado tanto mecanicamente quanto por meio óptico. Os modelos mais modernos de mouse são totalmente ópticos, não tendo peças móveis. De modo muito simplificado, eles tiram fotogra-fias que são comparadas e que permitem dedu-zir o movimento que foi feito. O rato óptico não é uma invenção tão moderna quanto parece: já no início da década de 90 a Sun fornecia máquinas com um rato óptico que exigia um mousepad especial, com uma padronagem matricial. O rato óptico actual, porém, usa uma tecnologia muito mais avançada que pode funcionar em qualquer superfície não reflexiva. O mouse por padrão possui pelo menos dois botões, o esquerdo usado para selecionar e clicar (acionar) ícones e o direito realiza funções secundárias com por exemplo exibir as propriedades do objeto apontado. Há ainda na maioria dos mouse um botão Scroll em sua parte central, que tem como função principal movimentar a barra de rolagem das janelas. Embora tenha sido inventado por Bill English, a sua patente pertence a Douglas Engelbart, com a patente nr. 3.541.541 nos EUA datando de 1970. Engelbart apresentou este periférico pela primeira vez em 9 de dezembro de 1968 denominando-o de "XY Position Indicator For A Display System". Constituía-se então em uma pequena caixa de madeira com apenas um botão. O invento de Engelbart ficou sem muita utilização devido a falta de necessidade de tal dispositivo. Afinal a maioria dos computadores utilizavam apenas textos sem cursores na tela. A partir da primeira metade da década de 1980, mais precisamente em 1983, a Apple passou a utilizar o mouse como dispositivo apontador em seus micros Apple Lisa. Desde lá para cá o periférico tornou-se parte integrante dos atuais PCs. O Windows da Microsoft foi criado à volta dele e navegar na Internet seria impossível sem um rato (mouse). Pode-se dizer que a partir do lançamento do Windows 3.1, em abril de 1992, o lugar do mouse estava assegurado. Rato óptico atual usa um LED vermelho para projetar luz na superfície de tração. Na época Douglas Engel-

bart vendeu a paten-te do "X-Y Position Indicator" (rato/mou-se) por US$ 10.000. Nestes trinta e quatro anos centenas de milhões de compu-tadores e certamente um número igual ou maior de mouses foram vendidos. Se Engelbart tivesse ficado com a patente, teria ficado muito rico. Em 10 de abril de 1997, Engelbart recebeu em Washington o prêmio Lemelson-MIT de US$ 500 mil, um dos principais prêmios do mundo para inventores. Em trinta e poucos anos a evolução do mouse não foi grande. Na verdade isto é um atestado de genialidade a Douglas Engelbart.

Mudanças em ordem cronológica Mouse sem-fios de 5 botões.

1. Esfera: Ganhou uma esfera, para que pudesse transmitir com mais precisão os movi-mentos.

2. Trackball: Inventa-se o trackball, um mouse de "cabeça para baixo". Os movimentos são conseguidos usando-se o polegar direta-mente na esfera. Algumas pessoas se sentem mais à vontade com o trackball do que com o mouse.

3. Sem fio: A opção de não ter mais um fio entre o mouse e o micro. O mouse sem fio envia as informações para a base e esta se encarrega de passar para o computador as informações.

4. Ergonomia: Tanto os mouses como os trackballs passam a ter desenhos mais ergonô-micos, se adaptando mais aos usuários

5. Scroll: Roda usada para rolar a tela.6. Óptico: A esfera desaparece e todo

o conjunto mecânico que era responsável pela leitura do movimento passa a ser óptico. O siste-ma óptico, emite um feixe que "lê" em até 2000 vezes por segundo a superfície. Através desta leitura é que é detectado o movimento.

Touchpad O Touchpad é um dispositivo sensível ao

toque, utilizado em computadores portáteis, para substituir o mouse, utilizando células sensíveis ao toque. Atualmente, os touchpad identificam vetores x e y usando a capacitân-cia proporcionada pela pele dos dedos (ou um objeto condutor de electricidade) em sua superfície, então o microprocessador identifica o valor das cargas e sabe quais células foram pressionadas. Para gerar um movimento, ele identifica quais as primeiras e quais as últimas células pressionadas, gerando linhas retas em intervalos de milisegundos. Essas linhas geradas a cada milisegundo juntas formam o movimento do cursor. Os modelos antigos utilizavam senso-res de pressão, porém este sistema não é mais utilizado nos atuais touchpads - como os de notebooks, principalmente - por não possuírem a mesma qualidade e durabilidade das novas tecnologias.

Page 24: Edição 42

Paracatu - Quatro jogadores de futebol da equipe juvenil do América estavam no Fiat Elba envolvido no acidente da BR-040, na manhã desta segunda-feira, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A batida entre o Peugeot, placa HDK2544, o Fiat Elba, placa GTY1307, e o Fiat 147, placa GVW5218, interditou por duas horas o trânsito no sentido BH/Rio de Janeiro. O atleta, Lucas Emanuel, de 16 anos, morreu no Hospital de Pronto Socorro (HPS) João XXIII. Os outros jogadores, José Pedro, de 17, Guilherme Rodrigues Andrade, de 16, e Miguel Yliar Gonçalves, de 17, estão internados no HPS. Todos passam por exames, recebem cuidados e são observados no hospital.

Os jovens passaram o Natal na casa de Lucas, em Conselheiro Lafaiete e voltavam para BH quando aconteceu a tragédia. O

motorista do Fiat Elba era o pai do Lucas, Luiz Carlos Pereira, 44 anos. O condutor também está no HPS passando por exa-mes.

Outras duas vítimas estavam no Fiat Fio-rino. Elias André Pereira e José Anunciação Teodoro Coelho, de 52 anos, também foram levados para o HPS. Esse último passa por cirurgia na tarde desta segunda-feira. Outras duas pessoas também foram resgatadas no acidente. São eles José Gonçalves de Souza, de 58, e Mateus de Jesus Viera.

As duas pessoas que morreram no local do acidente, possivelmente eram ocupantes do Peugeot. Uma delas é, Rita de Cassia Almeida, de 76 anos, e outro homem não foi identificado. O corpo dele foi encontra-do fora dos carros e a polícia acredita que a vítima tenha sido arremessada durante a batida.

Em pista molhada, neblina, causa acidente entre 3 veicúlos e morte

Foto: DIvuLGação

Jogador da equipe juvenil do América morre em acidente da BR-040