edição 22494 - 22 de abril de 2015

20
4 “VOCÊ JAMAIS SERÁ LIVRE SEM UMA IMPRENSA LIVRE.” — VENELOUIS XAVIER PEREIRA 97 71809 304002 51 ISSN1809-3043 NESTA EDIÇÃO 2O páginas ON-LINE www.oestadoce.com.br ASSISTA AOS VÍDEOS DA TV O ESTADO twitter @oestadoce facebook jornaloestado

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 21-Jul-2016

242 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 22494 - 22 de abril de 2015

4“VOCÊ JAMAIS SERÁ LIVRE SEM UMA IMPRENSA LIVRE.” — VENELOUIS XAVIER PEREIRA

97 71809 304002 51

ISSN 1809-3043

NESTA EDIÇÃO2O páginas

ON-LINE www.oestadoce.com.brASSISTA AOS VÍDEOSDA TV O ESTADO

twitter @oestadocefacebook jornaloestado

Page 2: Edição 22494 - 22 de abril de 2015

OPINIÃO

PESIDENTE Wanda Palhano SUPERINTENDENTE Ricardo Augusto Palhano Xavier 3033.7501 DIRETORA

FINANCEIRA Soraya Palhano 3033.7512 - DIRETORA

INSTITUCIONAL Solange Palhano 3033.7502 - DIRETORA DE

MARKETING Rebeca Férrer Xavier Guimarães de Andrade 3033.7508 EDITOR-GERAL Carlos Alberto Alencar 3033.7506 Telefones (Redação): 3033.7504, 3033.7505, 3033.7507 e 3033.7510 l Comercial: 3033.7513 e 3033.7519 FAX: 3454.1034 l Assinatura: 3033.7509 l O Estado Online: 3033.7516 l e--mail: [email protected]. br l Redação e Oficinas: Rua Barão de Aracati, 1320 — Aldeota, Fortaleza, Ceará. Cep:

60.115-08 l Somos assinantes da agência Folha. O Estado não se responsabiliza pelo conteúdo das matérias,

artigos e colunas assinados. PABX: (85) 3033.7500

Fundado em 24 de setembro de 1936 por José Martins Rodrigues

Venelouis Xavier Pereira (1964 -1996)

CHARGE

JOSÉ MARIA PHILOMENO

ECONOMISTA

FERNANDO MAGALHÃES

ASS. TÉC. DA ALCE

SAMUEL MAGALHÃES

PALESTRANTE

EDILTON SALDANHA

JORNALISTA

Page 3: Edição 22494 - 22 de abril de 2015

POLÍTICA

Fiascos dos partidos refundados O sistema partidário do Brasil é, desde as suas mais

remotas origens, um dos mais bagunçados do Ocidente. O primeiro sinal de que esse sistema, em qualquer na-ção começa a falhar, é a copiosidade de partidos, criados e lançados fora de controle. É sinal claro da ausência de conteúdo e de harmonia ideológica. O contrário ocorre em países onde a democracia floresceu, e com ela, o de-senvolvimento econômico, político e social. O Brasil, hoje mergulhado num mar de simulacros partidários, em sua maioria liderados por carreiristas, é alimentado da espe-rança de que pelo menos metade deles seja relegada ao lugar que mais lha cabe: o lixo. Mas, entre os “fenôme-nos” registrados em países que sofrem com esse tipo de anomalia, em que o Brasil é campeão absoluto, está a re-fundação de partidos, que tem resultado em fracassos re-tumbantes, mas que muitos políticos insistem em por em prática. Fracassaram, em sequência, as tentativas de “res-suscitar” alguns deles. Até mesmo um gigante como velho PSD, reativado pela segunda vez, é hoje uma caricatura do que foi nos anos 50-60. O mesmo ocorre com o PL, PRP, PTN, PR e outros. Mas acontece, no momento, um caso antes inimaginável. É que o ex-todo poderoso PT, hoje um partido que se “desintegra” atolado em corrupção, perdeu o controle do governo, e a saída vislumbrada pelas suas mais importantes lideranças, seria a sua refundação em novas bases. Mas um PT refundado será reduzido à condição de sigla de médio porte. O que já será muito.

Uma constataçãoOPT de Fortaleza não deve contar muito com o governador Camilo para luta pela PMF em 2016. Ele continua firme, comprometido com a reeleição do prefeito RC.

Valeu... o empenho do presidente da AL, José Albuquerque, pelo projeto “Ceará sem Drogas”, de amplitude estadual, que ganhou o Grande Prêmio Verdes Mares de Publicidade.

Garantindo A PMF, segundo o vereador Evaldo Lima, líder na Câmara Municipal vai entregar à população, até o final de 206 120 novas creches funcionando a todo vapor. Vamos ver.

Dobrando Segundo consulta popular feita pelo Portal da AL, 75% das pessoas pesquisadas defendem que crimes graves contra idosos, mesmo por menores, tenham suas penas redobradas.

Desafio O novo reitor da UFC, Henry Campos, destaca o desafio que

será manter o nível da gestão do ex-reitor Jesualdo, convocado para a Secretaria do Ensino Superior, do MEC.

Plano Hoje, na Comissão de Educação da AL, debate sobre o Plano Estadual de Educação. Para o deputado Elmano (PT), é hora de passar a limpo esse setor no Ceará.

Roubalheira Para o deputado Fernando Hugo (SDD), há urgência para uma CPI e muita ação policial para impedir o aumento dos atos criminosos contra o DPVAT.

Meninada Aplausos para a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana. Ela quer fazer do Centro Dona Luíza Távora um ambiente de referência para o lazer e arte da criançada.

Cisma Amigos da presidente Dilma dizem que ela teme a rejeição, por aquela casa do seu ex-“garoto propaganda” Fechín, indicado para a vaga do ex-ministro Joaquim Barbosa.

Acessibilidade A Câmara Municipal de Fortaleza realiza, hoje, audiência pública para debater a acessibilidade às calçadas das vias públicas e a sua relação com as ciclovias do Município de Fortaleza. O evento acontece às 14h, no Auditório Ademar Arruda.

Mais informações de Fernando Maia: e-mail: [email protected]

blogdofernandomaia.zip.net

Sem crise Apesar da crise, o titular da Adece, Ferrúcio Feitosa, conseguiu fechar com a empresa Ypê, maior fabricante brasileira de produtos de limpeza, a construção de uma fábrica, em Pacajus, orçada em R$ 150 milhões, para a distribuição em todo o Nordeste.

DIVULGAÇÃO

CARLOS GIBAJA

3O ESTADO Fortaleza, Ceará, Brasil Quarta-feira, 22 de abril de 2015

ALCE e CMFor têm semana reduzida

Com o feriado de 21 de abril, a Assembleia Legis-lativa do Ceará e a Câmara Municipal de Fortaleza terão suas atividades legislativas reduzidas, o que pode afetar nas discussões de pautas im-portantes em ambas as Ca-sas. Na Câmara, serão ape-nas duas sessões esta semana (quarta e quinta-feira) já que na sexta-feira já não há, regi-mentalmente, atividade em plenário. Na Assembleia, os trabalhos seguem de hoje até sexta. No Legislativo muni-cipal, pode ficar para a pró-xima semana, a sessão espe-cial para votar o relatório do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar sobre o caso do vereador “A onde É”.

Deverão ser votados nas comissões técnicas, o pro-jeto de Lei Complementar para redefinir os limites da Zona de Proteção Ambiental (ZPA); projeto de Lei sobre mudanças da Lei de Uso e Ocupação do Solo, bem como a realização de uma audiência pública para debater a venda de bebidas alcoólicas nos es-tádios, entre outras. Três pro-jetos de lei de autoria do pre-feito Roberto Cláudio (Pros) deverão ser apreciados em se-gunda discussão. Na primeira discussão, os projetos foram aprovados por unanimidade.

ALCEHoje, na Assembleia Le-

gislativa, segundo líder do governo, Evandro Leitão (PDT), o governador Camilo Santana (PT) deve ir a Casa e apresentar pessoalmente aos parlamentares, a mensa-gem que trata da promoção da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Segundo Leitão a O Estado, esta mensagem deve fomentar os próximos debates da Casa, além de não haver outra com maior peso em discussão. A audi-ência pública que debaterá a criação do Plano Estadual de Educação deverá movimen-tar o debate no Complexo das Comissões Técnicas.

“Quem produz e exporta é que sabe por onde devem passar por onde devem passar estradas e ferrovias. O agronegócio não foi ouvido, e deu no que deu”. Ministra Kátia Abreu, da Agricultura, referindo-se à péssima e de-ficitária malha viária do país.

Em menos de uma semana, é a segunda visita do chefe do Executivo ao Parque Ecológico

Governador volta ao Cocó e reafirma revitalização da área

Estudando uma maneira de revitalizar as trilhas do Parque do Cocó, o governa-dor do Ceará, Camilo Santa-na (PT), visitou na manhã de ontem, o leito do Rio Cocó, em Fortaleza, no trecho entre a ponte da Avenida Sebastião de Abreu e a Sabiaguaba. De acordo com o chefe do Esta-do, o Governo tem o objetivo de melhorar a infraestrutura e criar mais condições para atender os visitantes.

Durante a visita, Camilo conversou com a população ribeirinha e ao chegar à Sa-biaguaba, conheceu o Eco-museu Natural de Mangue, que é mantido pelo ambien-talista Rusty de Castro Bar-reto. No local, conversou ainda com pescadores, sobre as espécies de peixes e frutos do mar que fazem parte da vida do mangue.

“Somos abençoados por termos dentro da cidade um trecho tão bonito, que preci-sa ser preservado e pode ser melhor utilizado”, citou Ca-milo Santana, acompanhado dos secretários Artur Bruno (Meio Ambiente), Élcio Batis-ta (Chefia de Gabinete) e Ale-xandre Landim (Casa Civil).

O percurso pelo rio é a segunda parte da visita que o governador fez no Parque do Cocó. No último domingo (19), Camilo fez uma cami-nhada pelas trilhas do par-que, acompanhado do pre-feito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros), e de secretá-rios estaduais e municipais. O trajeto de barco durou cer-ca de 50 minutos. Regulamentação

Durante a caminhada nas trilhas, o governador falou ainda sobre a possibilidade de regulamentar o Parque do Cocó, até o final do ano. A discussão se arrasta há uma geração. Desde que foi ofi-

cialmente criado, em 1989, o Parque Ecológico do Cocó aguarda ser criado juridica-mente, estabelecendo a sua poligonal. A regulamenta-ção, afastaria as constantes ameaças de invasão e outros danos ambientais à área. “O governador nos determinou a prioridade para a criação do Parque do Cocó. O Par-

que existe, de fato, mas não existe de direito. Nós esta-mos estudando uma série de propostas para apresentá-lo brevemente, onde ele vai es-colher uma proposta de po-ligonal, além do tipo da uni-dade de conservação”, disse Artur Bruno.

O passeio de barco pelo leito do Rio Cocó durou cerca de 50 minutos

AVISO DE CONVOCAÇÃOPROCESSO: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 059/2015. ORIGEM: GUARDA MUNICIPAL E DEFESA CIVIL DE FORTALEZA – GMF. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DESTA LICITAÇÃO A AQUISIÇÃO DE MOTOCICLETAS DE NO MÍNIMO 148 CILINDRADAS – DEVIDAMENTE ADESIVADAS (ADESIVAÇÃO A DEFINIR), “0” (ZERO) KM, 2014/2014 OU SUPERIOR, E VEÍCULO 4X4 TIPO: SPORT UTILITY VEHICLE (SUV) “0” (ZERO) KM, 2014/2015 OU SUPERIOR – DEVIDAMENTE ADESIVADO (ADESIVAÇÃO A DEFINIR), REFERENTE AO CONVÊNIO Nº 773899/2012 – MODERNIZAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA, DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES E QUANTITATIVOS PREVISTOS NO ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA DESTE EDITAL. TIPO DE LICITAÇÃO: MENOR PREÇO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: INTEGRAL. O Pregoeiro da CENTRAL DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA DE FORTALEZA – CLFOR torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que do dia 22 de abril de 2015 a 07 de maio de 2015, até as 9h (horário de Brasília), estará recebendo as Propostas de Preços referentes a este Pregão, no Endereço Eletrônico www.licitacoes-e.com.br. A Abertura das Propostas acontecerá no dia 07 de maio de 2015, às 9h (horário de Brasília) e o início da Sessão de Disputa de Lances ocorrerá a partir das 14h do dia 07 de maio de 2015 (horário de Brasília). O edital, na íntegra, encontra-se à disposição dos interessados, para consulta e aquisição, na Central de Licitações | Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE, no E-compras: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp, assim como no Portal de Licitações do TCM-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/. Maiores informações pelo telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

Fortaleza-CE, 20 de abril de 2015Eduardo Martins da Silva

PREGOEIRO DA CPL

AVISO DE CONVOCAÇÃOPROCESSO: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 060/2015. ORIGEM: INSTITUTO DOUTOR JOSÉ FROTA – IJF. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DA PRESENTE LICITAÇÃO O REGISTRO DE PREÇOS, PARA FUTURAS E EVENTUAIS AQUISIÇÕES DE COLCHÃO ARTICULADO E COLCHÃO PNEUMÁTICO, DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES E QUANTITATIVOS PREVISTOS NO ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA DESTE EDITAL, POR UM PERÍODO DE 12 (DOZE) MESES. TIPO DE LICITAÇÃO: MENOR PREÇO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: PARCELADA. A Pregoeira da CENTRAL DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA DE FORTALEZA – CLFOR torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que do dia 22 de abril de 2015 a 07 de maio de 2015, até as 9h (horário de Brasília), estará recebendo as Propostas de Preços referentes a este Pregão, no Endereço Eletrônico www.licitacoes-e.com.br. A Abertura das Propostas acontecerá no dia 07 de maio de 2015, às 9h (horário de Brasília) e o início da Sessão de Disputa de Lances ocorrerá a partir das 14h do dia 07 de maio de 2015 (horário de Brasília). O edital, na íntegra, encontra-se à disposição dos interessados, para consulta e aquisição, na Central de Licitações | Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE, no E-compras: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp, assim como no Portal de Licitações do TCM-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/. Maiores informações pelo telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

Fortaleza-CE, 20 de abril de 2015Juliana Ferreira Rodrigues

PREGOEIRA DA CPL

AVISO DE CONVOCAÇÃOPROCESSO: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 061/2015. ORIGEM: INSTITUTO DOUTOR JOSÉ FROTA – IJF. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DA PRESENTE LICITAÇÃO O REGISTRO DE PREÇOS, PARA FUTURAS E EVENTUAIS AQUISIÇÕES DE MATERIAL MÉDICO- HOSPITALAR (SONDAS DE ASPIRAÇÃO E URETRAL), PARA O INSTITUTO DOUTOR JOSÉ FROTA – IJF, DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES E QUANTITATIVOS PREVISTOS NO ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA DESTE EDITAL, POR UM PERÍODO DE 12 MESES. TIPO DE LICITAÇÃO: MENOR PREÇO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: POR DEMANDA. O Pregoeiro da CENTRAL DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA DE FORTALEZA – CLFOR torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que do dia 22 de abril de 2015 a 07 de maio de 2015, até as 9h (horário de Brasília), estará recebendo as Propostas de Preços referentes a este Pregão, no Endereço Eletrônico www.licitacoes-e.com.br. A Abertura das Propostas acontecerá no dia 07 de maio de 2015, às 9h (horário de Brasília) e o início da Sessão de Disputa de Lances ocorrerá a partir das 14h do dia 07 de maio de 2015 (horário de Brasília). O edital, na íntegra, encontra-se à disposição dos interessados, para consulta e aquisição, na Central de Licitações | Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE, no E-compras: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp, assim como no Portal de Licitações do TCM-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/. Maiores informações pelo telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

Fortaleza-CE, 20 de abril de 2015Samuel Alexandre de Lima

PREGOEIRO DA CPL

AVISO DE CONVOCAÇÃOPROCESSO: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 062/2015. ORIGEM: INSTITUTO DOUTOR JOSÉ FROTA – IJF. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DA PRESENTE LICITAÇÃO O REGISTRO DE PREÇOS, PARA FUTURAS E EVENTUAIS AQUISIÇÕES DE MATERIAL MÉDICO- HOSPITALAR (ATADURAS E COMPRESSAS), DESTINADO AO INSTITUTO DOUTOR JOSÉ FROTA – IJF, AOS HOSPITAIS DA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE E SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (HOSPITAL E MATERNIDADE DRA. ZILDA ARNS NEUMANN E SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA – SAMU), DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES E QUANTITATIVOS PREVISTOS NO ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA DESTE EDITAL. TIPO DE LICITAÇÃO: MENOR PREÇO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: PARCELADA. A Pregoeira da CENTRAL DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA DE FORTALEZA – CLFOR torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que do dia 22 de abril de 2015 a 07 de maio de 2015, até as 9h (horário de Brasília), estará recebendo as Propostas de Preços referentes a este Pregão, no Endereço Eletrônico www.licitacoes-e.com.br. A Abertura das Propostas acontecerá no dia 07 de maio de 2015, às 9h (horário de Brasília) e o início da Sessão de Disputa de Lances ocorrerá a partir das 14h do dia 07 de maio de 2015 (horário de Brasília). O edital, na íntegra, encontra-se à disposição dos interessados, para consulta e aquisição, na Central de Licitações | Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE, no E-compras: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp, assim como no Portal de Licitações do TCM-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/. Maiores informações pelo telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

Fortaleza-CE, 20 de abril de 2015Raylse Rafaelle Jerônimo Lima

PREGOEIRA DA CPL

Page 4: Edição 22494 - 22 de abril de 2015

POLÍTICAMACÁRIO BATISTA

POLÍTICA

4

AVISO DE CONVOCAÇÃOPROCESSO: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 066/2015. ORIGEM: INSTITUTO DOUTOR JOSÉ FROTA – IJF. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DA PRESENTE LICITAÇÃO O REGISTRO DE PREÇOS, PARA FUTURAS E EVENTUAIS AQUISIÇÕES DE EQUIPAMENTOS (BALANÇAS DIGITAIS), DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES E QUANTITATIVOS PREVISTOS NO ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA DESTE EDITAL, POR UM PERÍODO DE 12 (DOZE) MESES. TIPO DE LICITAÇÃO: MENOR PREÇO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: PARCELADA. O(A) Pregoeiro(a) da CENTRAL DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA DE FORTALEZA – CLFOR torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que do dia 22 de abril de 2015 a 07 de maio de 2015, até as 9h (horário de Brasília), estará recebendo as Propostas de Preços referentes a este Pregão, no Endereço Eletrônico www.licitacoes-e.com.br. A Abertura das Propostas acontecerá no dia 07 de maio de 2015, às 9h (horário de Brasília) e o início da Sessão de Disputa de Lances ocorrerá a partir das 14h do dia 07 de maio de 2015 (horário de Brasília). O edital, na íntegra, encontra-se à disposição dos interessados, para consulta e aquisição, na Central de Licitações | Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE, no E-compras: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp, assim como no Portal de Licitações do TCM-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/. Maiores informações pelo telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

Fortaleza-CE, 20 de abril de 2015Humberlene Mesquita Machado Vidal

PREGOEIRO(A) DA CPL

AVISO DE NOVA CONVOCAÇÃO PARA OS LOTES 4, 5, 7 E 9PROCESSO: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 300/2014. ORIGEM: SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA CIDADÃ – SESEC. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DA PRESENTE LICITAÇÃO A AQUISIÇÃO DE MATERIAL PERMANENTE DIVERSIFICADO DESTINADO A SUPRIR AS NECESSIDADES DOS PROJETOS MULHERES DA PAZ E PROTEJO, DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES E QUANTITATIVOS PREVISTOS NO ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA DESTE EDITAL. TIPO DE LICITAÇÃO: MENOR PREÇO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: INTEGRAL. O Pregoeiro da CENTRAL DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA DE FORTALEZA – CLFOR torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que do dia 22 de abril de 2015 a 07 de maio de 2015, até as 9h (horário de Brasília), estará recebendo as Propostas de Preços referentes a este Pregão, no Endereço Eletrônico www.licitacoes-e.com.br. A Abertura das Propostas acontecerá no dia 07 de maio de 2015, às 9h (horário de Brasília) e o início da Sessão de Disputa de Lances ocorrerá a partir das 14h do 07 de maio de 2015 (horário de Brasília). O edital, na íntegra, encontra-se à disposição dos interessados, para consulta e aquisição, na Central de Licitações | Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE, no E-compras: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp, assim como no Portal de Licitações do TCM-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/. Maiores informações pelo telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

Fortaleza-CE, 20 de abril de 2015Carlos Henrique Rocha Almeida

PREGOEIRO DA CLFOR

AVISO DE CONVOCAÇÃOPROCESSO: PREGÃO PRESENCIAL Nº 031/2015. ORIGEM: INSTITUTO DOUTOR JOSÉ FROTA – IJF. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DA PRESENTE LICITAÇÃO A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO CORRETIVA EM INSTRUMENTAIS CIRÚRGICOS, PELO PERÍODO DE 12 (DOZE) MESES, CONFORME ESPECIFICAÇÕES E QUANTITATIVOS CONSTANTES DO ANEXO I DESTE EDITAL. DO TIPO: MENOR PREÇO. REGIME DE EXECUÇÃO: EMPREITADA POR PREÇO UNITÁRIO. A Pregoeira da CENTRAL DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA DE FORTALEZA – CLFOR torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que, para o Credenciamento, os Envelopes contendo as Propostas de Preços e Documentação de Habilitação serão recebidos no dia 07 de maio de 2015, no horário compreendido entre 9h30 e 9h45 (horário local), na Central de Licitações | Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE, e iniciada a Abertura dos Envelopes de Propostas de Preços no dia 07 de maio de 2015, às 9h45 (horário local). O edital, na íntegra, encontra-se à disposição dos interessados, para consulta e aquisição, na Central de Licitações | Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE, no E-compras: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp, assim como no Portal de Licitações do TCM-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/. Maiores informações pelo telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

Fortaleza-CE, 20 de abril de 2015Alays Andrade Madeira Barros

PREGOEIRA DA CLFOR

AVISO DE CONVOCAÇÃOPROCESSO: PREGÃO PRESENCIAL Nº 032/2015. ORIGEM: INSTITUTO DOUTOR JOSÉ FROTA – IJF. OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA EFETUAR OS SERVIÇOS DE CONFECÇÃO DE RECEITUÁRIO AZUL E PASTA PRONTUÁRIO PARA O IJF, CONFORME ESPECIFICAÇÕES E QUANTITATIVOS CONSTANTES NO TERMO DE REFERÊNCIA – ANEXO I DESTE EDITAL, POR UM PERÍODO DE 12 (DOZE) MESES. DO TIPO: MENOR PREÇO. DO REGIME DE EXECUÇÃO INDIRETA: EMPREITADA POR PREÇO UNITÁRIO. O Pregoeiro da CENTRAL DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA DE FORTALEZA – CLFOR torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que, para o Credenciamento, os Envelopes contendo as Propostas de Preços e Documentação de Habilitação serão recebidos no dia 07 de maio de 2015, no horário compreendido entre 9h30 e 9h45 (horário local), na Central de Licitações | Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE, e iniciada a Abertura dos Envelopes de Propostas de Preços no dia 07 de maio de 2015, às 9h45 (horário local). O edital, na íntegra, encontra-se à disposição dos interessados, para consulta e aquisição, na Central de Licitações | Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE, no E-compras: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp, assim como no Portal de Licitações do TCM-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/. Maiores informações pelo telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

Fortaleza-CE, 20 de abril de 2015Eduardo Macário Melo da Costa

PREGOEIRO DA CLFOR

Page 5: Edição 22494 - 22 de abril de 2015

POLÍTICAAjuste Fiscal O senador Tasso Jereissati (PSDB) propõe reduzir para oito meses a liberação do seguro-desemprego. O tucano apresentou emenda ao pacote de ajuste fiscal do governo Dilma. Pela mensagem do Governo, a liberação só após 18 meses de carteira assinada.

5O ESTADO Fortaleza, Ceará, Brasil Quarta-feira, 22 de abril de 2015

A Justiça Federal do Para-ná decidiu, ontem (21), pror-rogar por mais cinco dias a prisão temporária de Marice Correa Lima, cunhada do ex--tesoureiro do PT, João Vac-cari Neto. Ela é suspeita de ser subordinada do cunhado no esquema de desvios na Petro-bras, investigado pela Opera-ção Lava Jato, auxiliando na lavagem e na transferência do dinheiro à família Vaccari. Ela nega as acusações. Novas provas colhidas pelo Ministé-rio Público Federal indicam que Marice realizou depósi-tos não identificados na conta da irmã, a mulher de Vacca-ri, Giselda Lima. Dois deles foram feitos ainda em março de 2015. “Tudo indica que Gi-selda recebe uma espécie de ‘mesada’ de fonte ilícita, paga pela investigada até março de 2015”, afirmam os procu-radores. Entre 2008 e 2014, a mulher de Vaccari recebeu R$ 583 mil em depósitos não

identificados, segundo o Mi-nistério Público.

Na avaliação do juiz fede-ral, Sergio Moro, há chances de que Marice volte a prati-car crimes, levando em conta os indícios colhidos até aqui. O magistrado afirmou ser “perturbador” o fato, duran-te a investigação terem sido encontrados indícios de seu envolvimento em crimes des-de 2009 até 2015. Sergio Moro determinou que Marice seja confrontada novamente em depoimento pela Polícia Fe-deral a respeito dos depósitos à irmã. O magistrado tam-bém quer que a cunhada de Vaccari esclareça a origem do dinheiro, uma vez que, no de-poimento colhido na segunda (20), ela negou ter feito trans-ferências para Giselda.

A defesa de Marice Correia Lima diz que ela é inocente e que vai provar a origem lícita de todas as transferências e do patrimônio.

Justiça prorroga prisão da cunhada de Vaccari Neto

Inconfidência: protestos marcam evento em MinasManifestantes reagem a escolha de homenageados

Manifestantes foram às ruas de Belo Horizonte e de Ouro Preto (MG), ontem, no feriado de Tiradentes, para protestar contra a escolha dos homenageados que re-ceberam a Medalha da In-confidência. A homenagem, principal honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais, foi feita pelo governador Fer-nando Pimentel (PT), que entregou a medalha a 141 personalidades durante ce-rimônia, ontem, em Ouro Preto.

Entre os homenageados estava o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, que recebeu o Grande Colar da Inconfidência. Em 2013, o homenageado foi o ex-presi-dente da corte, Joaquim Bar-bosa.

Durante o julgamento do mensalão, Lewandowski e Barbosa protagonizaram troca de farpas públicas. Em diversas situações, Lewando-

wski tomou posições a favor dos réus do mensalão en-quanto Barbosa, contra.

O protesto foi organizado nas redes sociais por grupos como Vem Pra Rua, Movi-mento Brasil Livre, Basta Brasil, Brava Gente Brasilei-ra, Movimento Pró Brasil, Minas Sem PT, entre outros. Muitos professores, que es-tão em campanha salarial, engrossaram a manifestação.

Levando uma faixa onde se lia “A Inconfidência é dos brasileiros e não do PT”, os manifestantes chegaram ao evento logo cedo, dizendo que o objetivo era repudiar a decisão de dar a Medalha da Inconfidência a “apadrinha-dos do PT de reputação du-vidosa”. Nas redes sociais, o grupo Vem Pra Rua afirmou que “Tiradentes é um herói que não merece essa afron-ta.” Alguns manifestantes batiam tampas de panela du-rante o discurso de Pimentel e Lewandowski. O governa-

dor chegou a dizer, ao iniciar seu discurso, que respeitava as vozes contrárias, mes-mo que elas usem “palavras equivocadas”.

Além de Lewandowski também foi homenageado João Pedro Stédile, presiden-te do Movimento Sem -Terra.

Em Belo Horizonte, o pro-testo começou na Praça Tira-dentes e seguiu em direção à Praça Floriano Peixoto. Se-gundo a Polícia Militar, o ato reuniu 120 pessoas. Ainda de acordo com a PM, o pro-testo foi pacífico e não houve confrontos.

Procurado pela reporta-gem, o governador de Minas afirmou que os homenage-ados são escolhidos por um conselho formado por re-presentantes de entidades civis, professores, pesquisa-dores, historiadores, juristas e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judi-ciário, “com plena indepen-dência de atuação”.

Limite no número de ministérios hoje definidoMatéria quer reduzir de 39 para 22 o número de pastas no governo federal. Aliados de Dilma rejeitam a mudança proposta por Eduardo Cunha

Mudança no indexador das dívidas aguarda votação no Senado

O Plenário do Senado po-derá votar hoje (22) projeto que fixa em 30 dias o prazo para a adoção do novo in-dexador das dívidas de esta-dos e municípios. Aprovado pelos deputados, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 15/2015 — Complementar foi discutido na sessão do Se-nado, dia 15, e teve a votação adiada por decisão da Mesa.

A senadora Marta Suplicy (PT-SP), relatora da proposta em Plenário, em substituição à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), pediu a rejeição do prazo de até 31 de janeiro de 2016 para a União promover os aditivos contratuais, independente-mente de regulamentação da Lei Complementar 148/2014, que definiu o novo indexa-dor para as dívidas. Essa lei alterou o indexador das dí-vidas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mais juros anuais de 4%. Além disso, a União deverá conceder descontos sobre os saldos devedores em valor corres-pondente à diferença entre o montante do saldo devedor existente em 1º de janeiro de 2013 e aquele apurado com o uso da variação acumulada da taxa Selic desde a assina-tura dos contratos.

A ampliação do prazo para o próximo ano foi pro-posta em emenda do senador Romero Jucá (PMDB-RR), que citou acordo “construído com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), realiza-da em 31 de março de 2015”.

Os deputados da CCJ (Co-missão de Constituição e Justiça) marcaram para hoje (22) a decisão sobre o número de ministérios que o governo pode ter. A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 299/13, que trata do assunto, não avançou no colegiado nas primeiras tentativas de votação da admissibilidade do texto.

Na última sessão, o texto provocou bate-boca de mais de três horas e teve, como único avanço, o acordo fir-mado entre os líderes para que a matéria seja definitiva-mente votada no retorno do feriado de Tiradentes.

A base governista resiste ao texto e rebate o argumen-to de que a limitação de mi-nistérios significaria grandes cortes nas contas públicas. O líder do governo, José Gui-marães (PT-CE), disse que existe uma divergência pro-funda. Ele chegou a classifi-car a PEC de estrupício. “[A proposta] invade a compe-tência privativa do Executi-vo. Isto virou uma disputa política e a CCJ não pode servir a esse papel”, disse.

Da oposição, o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), fez coro ao governo. Na última quinta-feira (16), enquanto atacava a base governista na CPI da Petrobras em uma sala, defendia a derrubada da PEC na CCJ. “Estou me dividindo para tentar ajudar o governo nesta questão, que

considero inconstitucional”, explicou.

O autor da proposta é o presidente da Câmara, de-putado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que apresentou o texto em 2013. Segundo ele, o número máximo de ministérios deve ser 20 e não os atuais 39. “Temos o intuito de sinalizar para a sociedade que o gasto público com a máquina administrativa terá limite. Acreditamos que 20

ministérios, que reduz em 50% o atual tamanho da ad-ministração direta, atende bem às necessidades”, expli-cou o peemedebista.

A proposta de Cunha dei-xa para o Executivo o deta-lhamento sobre distribuição, composição e atribuição das pastas. Ele explicou que a Constituição define que a criação ou extinção de mi-nistérios é exclusiva do Poder Executivo, mas o novo texto

inclui um teto para isso.Cunha tem o apoio de par-

te da oposição e do relator da PEC na comissão, deputado André Moura (PSC-SE). Ele acredita que o governo preci-sa reduzir e qualificar gastos. Para Moura, a aprovação é importante neste momento em que se discute medidas de ajuste fiscal para o equilíbrio da economia brasileira.

AVISOA Secretaria Municipal de Infraestrutura – SEINF torna público que requereu da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente – SEUMA a Licença de Instalação do Projeto de Drenagem, Terraplenagem e Pavimentação das Ruas Vereador Pedro Paulo, Lídia Brigado, República da Armênia, João Regino, Marvin e Alça 01, bem como, a abertura da Rua Ana Ruth, integrantes do Programa de Drenagem Urbana de Fortaleza – DRENURB, no Bairro Luciano Cavalcante, no Município de Fortaleza, Estado do Ceará.

Fortaleza-CE, 20 de abril de 2015Samuel Antônio Silva DiasSECRETÁRIO DA SEINF

AVISO DE CONVOCAÇÃOPROCESSO: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 063/2015. ORIGEM: INSTITUTO DOUTOR JOSÉ FROTA – IJF. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DA PRESENTE LICITAÇÃO O REGISTRO DE PREÇOS, PARA FUTURAS E EVENTUAIS AQUISIÇÕES DE LUVAS CIRÚRGICAS E DE PROCEDIMENTOS, DESTINADOS AO INSTITUTO DOUTOR JOSÉ FROTA – IJF, AOS HOSPITAIS DA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE E SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (HOSPITAL E MATERNIDADE DRA. ZILDA ARNS NEUMANN E SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA – SAMU), DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES E QUANTITATIVOS PREVISTOS NO ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA, DESTE EDITAL. TIPO DE LICITAÇÃO: MENOR PREÇO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: PARCELADA. A Pregoeira da CENTRAL DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA DE FORTALEZA – CLFOR torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que do dia 22 de abril de 2015 a 07 de maio de 2015, até as 9h (horário de Brasília), estará recebendo as Propostas de Preços referentes a este Pregão, no Endereço Eletrônico www.licitacoes-e.com.br. A Abertura das Propostas acontecerá no dia 07 de maio de 2015, às 9h (horário de Brasília) e o início da Sessão de Disputa de Lances ocorrerá a partir das 14h do dia 07 de maio de 2015 (horário de Brasília). O edital, na íntegra, encontra-se à disposição dos interessados, para consulta e aquisição, na Central de Licitações | Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE, no E-compras: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp, assim como no Portal de Licitações do TCM-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/. Maiores informações pelo telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

Fortaleza-CE, 20 de abril de 2015Maria Zacarias da SilvaPREGOEIRA DA CPL

AVISO DE CONVOCAÇÃOPROCESSO: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 064/2015. ORIGEM: INSTITUTO DOUTOR JOSÉ FROTA – IJF. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DA PRESENTE LICITAÇÃO O REGISTRO DE PREÇOS, PARA FUTURAS E EVENTUAIS AQUISIÇÕES DE MATERIAL PARA LABORATÓRIO, DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES E QUANTITATIVOS PREVISTOS NO ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA DESTE EDITAL, POR UM PERÍODO DE 12 MESES. TIPO DE LICITAÇÃO: MENOR PREÇO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: PARCELADA. A Pregoeira da CENTRAL DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA DE FORTALEZA – CLFOR torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que do dia 22 de abril de 2015 a 07 de maio de 2015, até as 9h (horário de Brasília), estará recebendo as Propostas de Preços referentes a este Pregão, no Endereço Eletrônico www.licitacoes-e.com.br. A Abertura das Propostas acontecerá no dia 07 de maio de 2015, às 9h (horário de Brasília) e o início da Sessão de Disputa de Lances ocorrerá a partir das 14h do dia 07 de maio de 2015 (horário de Brasília). O edital, na íntegra, encontra-se à disposição dos interessados, para consulta e aquisição, na Central de Licitações | Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE, no E-compras: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp, assim como no Portal de Licitações do TCM-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/. Maiores informações pelo telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

Fortaleza-CE, 20 de abril de 2015Maria Adriani de Oliveira Ribeiro Marques

PREGOEIRA DA CPL

AVISO DE CONVOCAÇÃOPROCESSO: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 065/2015. ORIGEM: INSTITUTO DOUTOR JOSÉ FROTA – IJF. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DA PRESENTE LICITAÇÃO O REGISTRO DE PREÇOS, PARA FUTURAS E EVENTUAIS AQUISIÇÕES DE MATERIAL MÉDICO- HOSPITALAR PARA HEMODIÁLISE PARA O INSTITUTO DOUTOR JOSÉ FROTA – IJF, DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES E QUANTITATIVOS PREVISTOS NO ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA DESTE EDITAL, POR UM PERÍODO DE 12 MESES. TIPO DE LICITAÇÃO: MENOR PREÇO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: POR DEMANDA. O Pregoeiro da CENTRAL DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA DE FORTALEZA – CLFOR torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que do dia 22 de abril de 2015 a 07 de maio de 2015, até as 9h (horário de Brasília), estará recebendo as Propostas de Preços referentes a este Pregão, no Endereço Eletrônico www.licitacoes-e.com.br. A Abertura das Propostas acontecerá no dia 07 de maio de 2015, às 9h (horário de Brasília) e o início da Sessão de Disputa de Lances ocorrerá a partir das 14h do dia 07 de maio de 2015 (horário de Brasília). O edital, na íntegra, encontra-se à disposição dos interessados, para consulta e aquisição, na Central de Licitações | Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE, no E-compras: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp, assim como no Portal de Licitações do TCM-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/. Maiores informações pelo telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

Fortaleza-CE, 20 de abril de 2015Renato Garcia Jerônimo Lima

PREGOEIRO DA CPL

Eduardo Cunha mantêm a proposta contra os interesses do governo Dilma Rousseff

Governador de Minas, Fernando Pimentel, entregou a Medalha da Incofidência em solenidade

Page 6: Edição 22494 - 22 de abril de 2015

NACIONALFóssil Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) começaram, este mês, a preparar e estudar o fóssil de um dinossauro que viveu há cerca de 70 milhões de anos no Brasil. Os ossos de um titanossauro foram encontrados em 2009, em Marília, no interior de São Paulo.

6 Fortaleza, Ceará, Brasil Quarta-feira, 22 de abril de 2015 O ESTADO

PF tem dificuldades para ouvir policial em inquérito contra tucano

As comemorações dos 55 anos de Brasília começa-ram cedo. Já nas primeiras horas da manhã de ontem, famílias e atletas tomavam as ruas da cidade com bici-cletas, skates ou a pé para aproveitar o dia ensolarado e a programação diversifi-cada. Para a festa deste ano, o governo do Distrito Fede-ral programou 57 eventos em 27 locais diferentes. Na Esplanada dos Ministérios, católicos acompanharam a missa comemorativa cele-brada pelo arcebispo emé-rito da capital, Dom José Freire Falcão. Ele lembrou o dia em que chegou à cidade e se encantou com o projeto sonhado pelo então presi-dente Juscelino Kubitschek e pelos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

Limites“Cheguei oito anos de-

pois da inauguração e fiquei maravilhado com a cidade e com sua arquitetura, que ainda estava começando. A imagem da beleza celeste. Na primeira missa ainda não havia nenhuma cons-trução, o material ainda es-tava chegando para a cons-trução da cidade”, lembrou o arcebispo. O governador

do Distrito Federal, Rodri-go Rollemberg, que acom-panhou a missa, na catedral de Brasília, ao lado da mu-lher, Márcia Rollemberg, destacou que hoje a cidade que ultrapassou os limites idealizados por Kubitschek enfrenta importantes desa-fios. Otimista, Rollemberg citou a saúde e educação como áreas prioritárias e se mostrou confiante na solu-ção dos principais proble-mas enfrentados pela po-pulação da capital.

“Vamos trabalhar para reduzir as diferenças so-ciais, promover o desenvol-vimento, distribuindo ren-da, melhorando os serviços públicos especialmente nas áreas de saúde e mobilida-de urbana, garantindo cre-che para todas as crianças. Os desafios são imensos, mas não são maiores que a capacidade de realização da população de Brasília.

Com muita fé em Deus e com a ajuda do povo brasi-liense, teremos dias melho-res em Brasília”, afirmou o governador. Uma série de eventos foi agendada para celebrar os 55 anos da ci-dade, incluindo manifes-tações artísticas e eventos esportivos.

Brasília comemora55 anos com sériede espetáculos

Ajuste fiscal realizado em Portugal é exemplo para o Brasil, diz Michel Temer

O vice-presidente, Mi-chel Temer, elogiou, ontem, em Lisboa, o ajuste feito por Portugal para enfrentar a crise econômica e disse que pretende levá-lo como exemplo para o Brasil, onde o governo tenta aprovar o ajuste fiscal no Congresso. O tom usado por Temer di-verge de declarações feitas, no início da crise europeia, por Dilma Rousseff e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação à forma como a Europa estava enfrentando o problema.

No final de 2012, por exemplo, Dilma afirmou em seu discurso na Cúpu-la Ibero-Americana que as políticas de austeridade ti-nham efeitos limitados se não fossem acompanhadas por medidas de estímu-lo à economia. Na mesma época, Lula criticou a Ale-manha, afirmando que o combate à recessão em pa-íses como Grécia, Espanha e Portugal deveria ser feito por meio de investimentos, e não austeridade.

Questionado se o governo

havia mudado de opinião sobre o tema, Temer ressal-tou que expressou apenas uma “opinião muito pes-soal”. “Estou sustentando que, se deu resultado aqui, certa e seguramente dará resultado no Brasil”, disse o vice-presidente, após visita à Assembleia da República de Portugal. Mais cedo, na saída de um encontro com o vice-primeiro-ministro português, Paulo Portas, Te-mer demonstrou confiança na aprovação do ajuste fiscal pelo Congresso.

Fase difícilSegundo ele, o ajuste é

necessário para o país cres-cer. O vice-presidente, po-rém, buscou diferenciar a situação do Brasil da cri-se enfrentada em Portugal nos últimos anos. “Portugal passou por uma fase muito difícil. Nós não tivemos exa-tamente uma fase difícil’, disse Temer, ressaltando que o Brasil praticamente alcan-çou o pleno emprego, embo-ra agora enfrente “algumas dificuldades”.

FOTOS AGÊNCIA RBS/FOLHAPRESS

FOTO

AG

ÊNC

IA BRA

SIL

Passagem de tornado por Xanxerê (SC) deixa dois mortos e rastro de destruição. Exército ajudará na reconstrução da cidade

Segundo Temer, o ajuste é necessário para o Brasil crescer

Secretário diz que 30% de Xanxerê foi destruídaAo menos 2.600 casas, um ginásio de esportes e uma unidade de saúde foram totalmente destruídos pela força de um tornado arrasador

Ao menos 2.600 casas, um ginásio de esportes e uma unidade de saúde fo-ram totalmente destruídos pela força de um tornado que atingiu a região oeste de Santa Catarina na tarde de segunda-feira (20). Duas pessoas morreram e 120 ti-veram ficaram feridas.

Quase 24 horas depois da passagem do tornado, o go-verno estadual iniciou o tra-balho de limpeza na cidade de Xanxerê, de cerca de 47,7 mil habitantes, a mais afeta-da pelos estragos. “30% da cidade foi destruída”, calcula o secretário de desenvolvi-mento regional do Estado, Ivan Marques.

O secretário afirma que casas e caminhões foram ar-rastados durante a passagem do tornado, que ainda derru-baram cerca de dez postes de energia – cada um pesando cerca de dez toneladas. Os ventos, segundo ele, dura-ram aproximadamente três minutos. O governo diz que uma força-tarefa tenta resta-belecer o sistema de energia para evitar, inclusive, que haja problemas com o abas-

tecimento de água. O Estado decretou estado de calami-dade pública e soldados do Exército serão enviados ao local para ajudar nos traba-lhos de reconstrução.

O meteorologista de plan-tão em uma estação do In-met no Rio Grande do Sul, Rogério Rezende, disse que não é possível saber a veloci-dade exata dos ventos porque não havia um medidor no local atingido pelo tornado. “Pelas imagens, imagino que os ventos chegaram a atin-gir de 130 a 160 km/h, mas isso só será definido após uma avaliação técnica dos estragos. Posso dizer que foi um pequeno tornado, que durou entre dois e três mi-nutos e atingiu uma região pequena”, afirmou Rogério Rezende, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) no Rio Gran-

de do Sul. O meteorologista disse que esse tornado deve ser classificado como catego-ria F1, numa escala que vai de F0 a F5.

Uma das vítimas do tor-nado foi um motorista que, segundo testemunhas, mor-reu em um desmoronamen-to ao tentar salvar o filho. A criança continua internada em estado grave. A outra ví-tima, segundo o secretário Ivan Marques, foi atingido por parte de uma casa que desabou.

ChuvasApós o registro de torna-

dos na região sudoeste de Santa Catarina, o Inmet (Ins-tituto Nacional de Meteoro-logia) fez alerta, ontem, para ocorrência de chuvas fortes, rajadas de vento e descargas elétricas para o Estado do Paraná. Os fenômenos acon-

tecem devido ao surgimento de uma frente fria vinda do Sul que, ao encontrar massas de ar quente e úmidas, for-mam grandes nuvens de chu-va. Essas nuvens possibilitam a formação de tornados.

“Os tornados se formam rapidamente, a partir de grandes nuvens de chuva. O alerta é de chuvas fortes e ra-jadas de vento para o Paraná. Não descartamos os torna-dos”, disse a meteorologista Maria das Dores de Azevedo, do Inmet em Brasília.

Além de Xanxerê, em San-ta Catarina, outro municí-pio vizinho foi atingido por um tornado nesta segunda--feira, 20, segundo o Inmet. Em Ponte Serrada, de acor-do com Maria das Dores, os ventos chegaram a 150 km/h e alguns imóveis foram dani-ficados. Ela afirmou que não se trata do mesmo tornado, mas sim do mesmo fenôme-no formado a partir de gran-des nuvens de chuva. Não houve registros de feridos em Ponte Serrada, de acordo com o Inmet.

Os ventos podem ter chegado a atingir de 130 a 160 km/h, mas isso só será definido após uma avaliação técnica dos estragos

A Polícia Federal infor-mou ao STF (Supremo Tri-bunal Federal) que tem en-frentado dificuldades para localizar quem considera peça-chave para o avanço das investigações contra o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) no inquérito que apura a suposta partici-pação do tucano no esquema de corrupção na Petrobras. A PF solicitou ao Supremo a prorrogação do prazo de diligências, argumentando que não conseguiu ouvir o

depoimento do agente da polícia federal Jayme Oli-veira Filho, o Careca, para esclarecer se Anastasia foi ou não beneficiado pelo es-quema de desvio de recursos e pagamento de propina. O senador nega qualquer liga-ção com o caso.

“O cabal esclarecimento dos fatos passa, necessaria-mente, pela reinquirição de Jayme com o propósito de colher pormenores que per-mitam, ao final, aferir a vera-cidade de sua narrativa”, diz

a PF. “O resultado dessa in-quirição, reitere-se, determi-nará os rumos da investiga-ção à medida que permitirá ou não vislumbra-se alguma linha investigativa plausível, ensejando, assim, a reali-zação de novas diligências para a coleta de elementos informativos, como a oitiva do suposto beneficiário dos valores e outras”, completa.

A defesa do senador en-trou com pedido no STF para que seja arquivado o inqué-rito sem que as investigações

sejam aprofundadas. Um entregador de dinheiro con-trolado pelo doleiro Alberto Youssef, o “Careca”, disse no ano passado à força-tarefa da Operação Lava Jato, em Curitiba (PR), que no ano de 2010 entregou uma mala com dinheiro a mando de Youssef em Belo Horizonte (MG). Ao ver uma fotografia do senador tucano, o agen-te disse que a pessoa da foto era “muito parecida” com “a que recebeu a mala enviada por Youssef”.

Page 7: Edição 22494 - 22 de abril de 2015

GERAL

DUCOCO AGRÍCOLA S.A. NIRE: (em transformação) CNPJ/MF: 17.576.866/0004-90. EDITAL DECONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIAS GERAIS EXTRAORDINÁRIAS - I - Ficam convocados os Srs.acionistas da DUCOCO AGRÍCOLA S.A. ("Companhia"), a se reunirem em Assembleia Geral Extraordinária,que se realizará no dia 30 de abril de 2015, às 12:00hs, na sede social da Companhia, localizada na Cidadede Itarema, Estado do Ceará, na Fazenda São Gabriel, localizada na Rodovia CE 58, s/nº, km 32, Zona Rural,CEP 62590-000, a fim de deliberar sobre a seguinte ordem do dia: 1) Aprovar o Protocolo e Justificação deCisão Parcial da Ducoco Alimentos, celebrado entre a Companhia e a DUCOCO ALIMENTOS S.A., sociedadepor ações com sede na Cidade de Linhares, Estado do Espírito Santo, na Rodovia BR 101, km 160, S/N,Bebedouro, CEP 29915-140, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda("CNPJ/MF") sob o nº 63.460.299/0001-87, com seus atos constitutivos devidamente arquivados perante aJunta Comercial do Estado do Espírito Santo sob o NIRE 32.300.02780-6 ("Ducoco Alimentos") ("Protocolode Cisão Parcial - Alimentos" e "Cisão Parcial - Alimentos"); 2) Aprovar a cisão parcial da Ducoco Alimentoscom versão do acervo cindido à Companhia, nos termos do Protocolo de Cisão Parcial - Alimentos; 3) Ratificara contratação da APSIS Consultoria Empresarial Ltda., sociedade limitada, com sede na cidade do Rio deJaneiro, Estado do Rio de Janeiro, na Rua da Assembleia, nº 35, 12º andar, CEP 20011-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 27.281.922/0001-70 e registrada no Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio deJaneiro ("CRC/RJ") sob o n° RF/02052 ("Empresa Avaliadora"), como responsável pela avaliação do acervolíquido da Ducoco Alimentos a ser cindido e vertido para a Companhia em decorrência da Cisão Parcial -Alimentos; 4) Aprovar o laudo de avaliação elaborado pela Empresa Avaliadora referente ao acervo líquidoobjeto da Cisão Parcial - Alimentos; 5) Aprovar a alteração do patrimônio da Companhia e da distribuição dasações de emissão da Companhia entre os acionistas em decorrência da absorção do acervo líquido objeto daCisão Parcial - Alimentos, nos termos do Protocolo de Cisão Parcial - Alimentos; 6) Em razão da absorçãodo acervo líquido objeto da Cisão Parcial - Alimentos, conforme aprovado no item 5 acima, aprovar a alteraçãodo Artigo 4º do Estatuto Social da Companhia; e 7) A autorização aos Diretores da Companhia para praticartodos os atos necessários para que sejam implementadas as deliberações acima. II - Ficam convocados osSrs. acionistas da DUCOCO AGRÍCOLA S.A. ("Companhia"), a se reunirem em Assembleia GeralExtraordinária, que se realizará no dia 30 de abril de 2015, às 13:00hs, na sede social da Companhia,localizada na Cidade de Itarema, Estado do Ceará, na Fazenda São Gabriel, localizada na Rodovia CE 58,s/nº, km 32, Zona Rural, CEP 62590-000, a fim de deliberar sobre a seguinte ordem do dia: 1) Aprovar oProtocolo e Justificação de Cisão Parcial da Holding Ducoco, celebrado entre a Companhia e a MALIBUHOLDING S.A., sociedade por ações com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na RuaJoaquim Floriano, nº 466, Ed. Corporate, conjunto 904, Sala 3, CEP 04534-002, inscrita no Cadastro Nacionalde Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda ("CNPJ/MF") sob o nº 22.077.330/0001-18, com seus atosconstitutivos devidamente arquivados perante a Junta Comercial do Estado e São Paulo sob o NIRE35.300.47676-0 ("Holding Ducoco") ("Protocolo de Cisão Parcial - Holding Ducoco" e "Cisão Parcial -Holding Ducoco"); 2) Aprovar a cisão parcial da Holding Ducoco com versão do acervo cindido à Companhia,nos termos do Protocolo de Cisão Parcial - Holding Ducoco; 3) Ratificar a contratação da APSIS ConsultoriaEmpresarial Ltda., sociedade limitada, com sede na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, naRua da Assembleia, nº 35, 12º andar, CEP 20011-001, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 27.281.922/0001-70 eregistrada no Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro ("CRC/RJ") sob o n° RF/02052 ("Empresa Avaliadora"), como responsável pela avaliação do acervo líquido da Holding Ducoco a sercindido e vertido para a Companhia em decorrência da Cisão Parcial - Holding Ducoco; 4) Aprovar o laudode avaliação elaborado pela Empresa Avaliadora referente ao acervo líquido objeto da Cisão Parcial - HoldingDucoco; 5) Aprovar a extinção e substituição de ações ordinárias, nominativas e sem valor nominal da Companhiade titularidade da Holding Ducoco, em decorrência da absorção do acervo líquido objeto da Cisão Parcial -Holding Ducoco; e 6) A autorização aos Diretores da Companhia para praticar todos os atos necessários paraque sejam implementadas as deliberações acima. Os acionistas poderão ser representados por procuradores,devendo as vias originais ou as cópias autenticadas dos eventuais instrumentos de mandato ser depositadosna sede social da Companhia até 2 (dois) dias antes da realização das Assembleias Gerais. O acionista, seurepresentante legal ou procurador deverá comparecer às Assembleias Gerais munido dos documentoshábeis de sua identidade. Os documentos pertinentes à discussão das matérias constantes das ordens do diaencontram-se à disposição dos acionistas na sede da Companhia. Itarema, 22 de abril de 2015. Flávio NelsonFernandes - Diretor, Christian Wilhelm Hirtzbruch - Diretor.

COMPANHIA IMPORTADORA DE MÁQUINAS E ASSESSÓRIOS IRMÃOS PINTO - CIMAIPINTO - fundada em 3Setembro de 1927 - CNPJ/MF 07199466/0001-07. Assembléias Gerais Ordinárias e Extraordinárias - EDITALDE CONVOCAÇÃO - Ficam convidados senhores acionistas da COMPANHIA IMPORTADORA DE MÁQUINAS EASSESSÓRIOS IRMÃOS PINTO - CIMAIPINTO para participar das ASSEMBLÉIAS GERAIS ORDINÁRIAS EEXTRAORDINÁRIAS a realizar-se no próximo dia 30 de Abril de 2015, na sede da Empresa sita na RuaSenador Pompeu 1867/Parte, Centro, em Fortaleza-CE., às 10:00 hs, para a seguinte ordem do dia: 1. Examee votação das Demonstrações Contábeis do exercício findo em 31/12/2014; 2. Relatório da Administração; 3.Contratação de consultoria jurídica para avaliar situação fiscal e viabilizar mecanismos para solver os débitosremanescentes. 4. Aprovar a participação da sociedade em empreendimentos empresariais, com a possívelalienação de parte do ativo fixo imobiliário, conforme matrículas nºs 67.778, 2.939, 60.151 e 27.404, todascom registro no Cartório de Registro de Imóveis 2ª Zona Comarca de Fortaleza-CE., a fim de gerar receitas;5. Aprovar a celebração de contrato com a Associação Desportiva dos Amigos do Ceara - ADAC, para que estavenha a integrar os empreendimentos empresariais citados; 6. Outros assuntos gerais de interesse dasociedade. O livro de presença dos convidados estará à disposição a partir das 9:30hs. Fortaleza, 15 de Abrilde 2015. Meton de Alencar Pinto Filho - Diretor.

Estado do Ceará – Câmara Municipal de Cruz -1º Adendo ao Edital - Tomada de Preços Nº

2015.04.10.1. A Comissão Permanente de Licitação da Câmara Municipal de Cruz - Ceará - torna

público, para conhecimento dos interessados, que, no próximo dia 28 de Abril de 2015, às

08:00hs (oito horas), estará realizando licitação, na modalidade Tomada de Preços, critério de

julgamento Menor Preço Global, tombado sob o nº 2015.04.10.1 10 de Abril de 2015, com fins de

.prestação de serviços com empresa especializada em locação de sistema de folha de

pagamento, consultoria e assessoria, em proveito do Setor de Recursos Humanos da Câmara

Municipal de Cruz, conforme especificações em anexo ao edital, o qual encontra-se na íntegra

na Sede da Comissão, situada a Av. Dep. Amadeu Filomeno, s/nº – Aningas – Cruz/CE./SITE

TCM-Portal das Licitações, Maiores informações no endereço citado ou pelo Fone: (088)

3660.1216, no horário de 08:00h às 12:00h. À Comissão.

Estado do Ceará – Câmara Municipal de Cruz - 1º Adendo ao Edital - Tomada de Preços Nº

2015.04.10.2. A Comissão Permanente de Licitação da Câmara Municipal de Cruz - Ceará - torna

público, para conhecimento dos interessados, que, no próximo dia 28 de Abril de 2015, às

11:00hs(onze horas), estará realizando licitação, na modalidade Tomada de Preços, critério de

julgamento Menor Preço Global, tombado sob o nº 2015.04.10.2, de 10 de Abril de 2015, com

fins de .contratação de empresa para licença e uso(locação) de sistema de informática (Módulos:

Contabilidade, Licitação, Patrimônio ,Portal da Transparência/Lei de acesso a informação), para

atender as necessidades da Câmara Municipal de Cruz, conforme especificações em anexo

ao edital, o qual encontra-se na íntegra na Sede da Comissão, situada a Av. Dep. Amadeu

Filomeno, s/nº – Aningas – Cruz/CE./SITE TCM-Portal das Licitações, Maiores informações no

endereço citado ou pelo Fone: (088) 3660.1216, no horário de 08:00h às 12:00h. À Comissão.

Estado do Ceará - Câmara Municipal de Jaguaruana - Resultado de Julgamento das

Propostas - Tomada de Preços Nº 001/2015-TP. A Comissão Permanente de Licitação da

Câmara Municipal de Jaguaruana, Estado do Ceará, comunica o resultado do julgamento das

propostas da Tomada de Preços nº 001/2015-TP. Licitante Vencedor: Celso Monteiro Advogados

Associados, CNPJ 10.540.369/0001-40, valor global R$ 61.800,00 (sessenta e um mil e oitocentos

reais). Jaguaruana, 20 de abril de 2015. José Sérgio Maia de Oliveira, Presidente da CPL.

Estado do Ceará - Câmara Municipal de Mombaça. A Câmara Municipal de Mombaça

Estado do Ceará, torna publico que realizará às 10:00 do dia 05 de Maio de 2015, em sede na

Trav. Dr. Ariosvaldo Costa s/nº – altos – Centro – Mombaça – CEP 63.610-000, Pregão

Presencial Nº 30030001/2015. Objeto: concessão de direito de uso de softwares para atender

à demanda da Câmara Municipal de Mombaça. Edital a Disposição na Comissão de Licitação e

no Portal de Licitação do TCM/CE. Informações pelo o telefone: (88) 3583.1504, 17 de Abril de

2015. Antônio Gustavo Lopes da Silva - Pregoeiro.

Estado do Ceará - Prefeitura Municipal de Eusébio - Aviso de Licitação - Pregão

Eletrônico/Registro de Preços Nº 13.2015.04.13.0001. A Prefeitura Municipal de Eusébio, por

sua Pregoeira Oficial, torna público que realizar-se-á licitação na modalidade Pregão Eletrônico,

cujo objeto é o registro de preços para futura e eventual aquisição de Instrumentos Musicais,

destinados à Secretaria de Educação do Município de Eusébio-Ceará, com o início de

acolhimento das propostas dia 22 de abril de 2015, abertura das propostas dia 06 de maio de

2015, às 09:00 horas de Brasília, início da sessão de disputa de preços dia 07 de maio de 2015,

às 09:00 horas de Brasília. O edital poderá ser adquirido no endereço eletrônico www.licitações-

e.com.br e www.tcm.ce.gov.br, a partir da data desta publicação. Maiores informações através do

site: [email protected], Eusébio-CE, 17 de abril de 2015. À Pregoeira.

Imobiliária, Prestação de Serviços e Empreendimentos do Ceará S/A – IPECEA - CNPJ Nº 07.200.959/0001-

10 - Assembléia Geral Extraordinária - Edital de Convocação. Ficam convocados os senhores acionistas para

comparecerem à Assembleia Geral Extraordinária a se realizar no dia 27 de abril de 2.015, às 10:00 horas, na

sede social, sita nesta capital, na Av. Santos Dumont nº 5753, sala 1405, bairro Papicú, para deliberarem sobre a

seguinte ordem do dia: Eleição do substituto para a Diretora Presidente Lourdes Maria Martins Gentil, em virtude

de sua renúncia em caráter irretratável e irrevogável. Fortaleza, 15 de abril de 2.015. Lourdes Maria Martins

Gentil - Diretora Presidente.

Page 8: Edição 22494 - 22 de abril de 2015
Page 9: Edição 22494 - 22 de abril de 2015

9O ESTADO l Fortaleza, Ceará, Brasil l Quarta-feira, 22 de abril de 2015 l

Page 10: Edição 22494 - 22 de abril de 2015

ECONOMIADFB 2015 O Dragão Fashion Brasil 2015 apresenta todas as novidades da sua próxima edição, amanhã, durante coquetel para convidados Shopping RioMar. Na ocasião, todos conhecerão os detalhes do maior encontro da moda autoral no País, que será realizado de 4 a 10 de maio, em Fortaleza.

RUBENS FROTA

ECONOMIA

Fortaleza, Ceará, Brasil Quarta-feira, 22 de abril de 2015 O ESTADO

Abílio no CarrefourA holding Península, da família do empresário Abi-

lio Diniz, aumentou sua participação no gigante varejista francês Carrefour, tornando-se o quarto maior acionista do grupo francês de varejo. A participação da Península no Carrefour subiu para 5,07% do capital da rede francesa, uma das maiores a operar no Brasil.

Abílio Diniz, que também é dono de 10% da � lial bra-sileira do Carrefour, não tem intenção de aumentar sua participação na empresa ou pedir um assento no conselho de administração. Com o investimento, a família Diniz se torna o quarto maior acionista, atrás dos grupos Arnault e Motier (da família Moulin) e do fundo de investimento Colony Capital. Antes da transação com a � lial brasileira do Carrefour, Abílio fez parte da presidência do Conselho de Administração do grupo Pão de Açúcar, líder do vare-jo brasileiro que fora fundado por seu pai em 1948. Atual-mente, o empresário é presidente do Conselho de Adminis-tração da BRF, uma das principais empresas de alimentos do mundo e maior exportadora de carne de aves do País.

Vai piorarOs serviços

das empresas de telecomunicação oferecidos ao consumidor brasileiro vão piorar ainda mais. O setor de telecomunicações deve frear os investimentos em infraestrutura neste ano, diante do cenário macroeconômico adverso, o que pode signi� car a deterioração dos serviços na visão de especialistas. A previsão é de somar R$ 21,7 bilhões, ou 0,37% do PIB, queda de 26% frente aos R$ 29,3 bilhões de 2014 e abaixo do patamar de 2013 (R$ 22,2 bilhões), revela um estudo de uma consultoria.

ServiçoO presidente da Anatel,

João Rezende (foto), diz que há uma pressão sobre as teles, principalmente as móveis, pela migração acelerada dos usuários do 2G para o 3G, o que faz com que o tráfego de dados aumente – o número de usuários que migra de tecnologia é, em média, de 3 milhões por mês. Os investimentos têm de ser acelerados para atender a demanda, não há dúvida.

ComunicaçãoA retração prevista

signi� cará uma interrupção do movimento

de recuperação que ocorreu em 2014 ante o ano anterior. Na passagem de 2012 para 2013, as operadoras de telecomunicação, ao lado da Telebrás, já tinham reduzido os investimentos, e, no período seguinte, elevado.

Menos BNDESA nova etapa do

programa de concessões que o governo espera anunciar em maio terá uma diferença fundamental em relação ao que foi realizado até agora: a fonte de � nanciamento. O ajuste � scal levará um drástico enxugamento da atuação do BNDES que, na versão original do Programa de Investimentos em Logística seria responsável por � nanciar até 70% dos projetos, a juros de até 2% acima da Taxa de Juros de Longo Prazo.

EngenhariaFortaleza receberá,

pela quarta vez, a Semana O� cial da Engenharia e Agronomia (Soea). Em sua 72a edição, o evento será lançado o� cialmente amanhã (23), às 19 horas, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), e contará com a presença do presidente do Confea, José Tadeu da Silva; do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-CE), Victor Cesar da Frota Pinto e demais autoridades.

Engenharia 2Este ano, a 72ª Soea

deve receber cerca de quatro mil participantes, trazendo à capital cearense pro� ssionais e expositores de todo o Brasil e também do exterior. A programação da Soea envolve palestras, debates e cursos sobre o desenvolvimento tecnológico, novidades das pro� ssões representadas pelo Confea/Crea e legislações pertinentes ao Sistema pro� ssional.

Mais informações de Rubens Frota: e-mail: [email protected]

O especialista em relações do tra-balho José Pastore (foto) conversa com internautas, hoje (22), a partir das 11 horas, para esclarecer dúvi-das sobre a terceirização e o projeto de lei que pretende regulamentá-la. O bate-papo será feito por meio do Face to face na página da CNI no Facebook. Para acompanhar, os internautas podem acessar o endereço: https://www.facebook.com/cnibrasil.

Terceirização

10

Cartório Ossian Araripe - MAJOR FACUNDO 673-(85)32319974. Torno público que se encontram em meu cartório para protesto os seguintes títulos da data de 22/04/2015 até 22/04/2015 os quais poderão ser pagos até o dia: 27/04/2015:

DT APRES NRO DO DOC ACEITE MOTIVO APONTAM. TIPO DE TITULO VALOR PORTADOR (APRESENTANTE) DEVEDOR (SACADO) DOC DEVEDOR10/04/15 405.03.15 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 887,30 BANCO DO BRASIL S.A-AG.COMERCIAL CENTRO 405 - MARCO MARIA CESARE FARIOLE CPF 445.764.123-53 14/04/15 91200120089 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 402,74 CAIXA ECONOMICA FEDERAL - AG PCA DO FERREIRA 5-203 ADRIANO RODRIGUES BEZERRA CPF 683.467.783-68 13/04/15 14508 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 550,00 BANCO DO BRASIL S.A-AG.COMERCIAL CENTRO A & G FAB DE PROD QUIMICOS LTDA -ME CNPJ 07.432.079/0001-7913/04/15 1225901 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 182,94 BANCO DO BRASIL S.A-AG.COMERCIAL CENTRO A J CAVALCANTE MINERACAO EIRELI ME CNPJ 12.756.016/0001-0810/04/15 30614007714 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 3.064,54 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL A M DANTAS COMERCIAL LTDA - ME CNPJ 00.117.866/0001-8710/04/15 NF-7367U NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 169,64 CAIXA ECONOMICA FEDERAL - AG PCA DO FERREIRA A S PINHEIRO ME CNPJ 20.409.515/0001-5714/04/15 2000425731 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 472,16 CAIXA ECONOMICA FEDERAL - AG PCA DO FERREIRA ADALGISA DE OLIVEIRA NASCIMENTO CNPJ 12.721.795/0001-0610/04/15 30614007721 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 3.165,36 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL AGL COMERCIO DE ARTIGOS DO VESTUARIO LTD CNPJ 00.210.374/0001-3109/04/15 1463/2557 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 539,47 BANCO ITAU S.A. AGL LOCACAO E TRANSPORTES LTDA CNPJ 11.521.964/0001-0015/04/15 1460/2552 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 539,47 BANCO ITAU S.A. AGL LOCACAO E TRANSPORTES LTDA CNPJ 11.521.964/0001-0014/04/15 0000201102 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 1.005,09 BANCO ITAU S.A. ALENCAR ARAUJO DOS SANTOS - ME CNPJ 00.575.102/0001-3515/04/15 6330730 NAO DIVERSOS 1.983,11 COMPANHIA ENERGETICA DO CEARA ALUSA ENGENHARIA S A CNPJ 58.580.465/0039-1110/04/15 UA-000077 NAO Falta de Pagamento CHEQUE 370,00 VIP FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA ANA CHR LIMA FERREIRA SILVA CPF 005.054.893-09 13/04/15 30614008271 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.466,54 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL ANA JUECILA DUTRA DE LEMOS CNPJ 05.439.034/0001-0907/04/15 UA-000337 NAO Falta de Pagamento CHEQUE 1.000,00 A2 FABRICA DE LUMINARIAS PREST SERV LTDA ANA KALLYNNE BORGES BANDEIRA CNPJ 10.439.006/0001-1309/04/15 HUW5860/002 NAO Falta de Pagamento DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 276,21 SOMAUTO COM DE PECAS E ACESS LTDA ANDERSON DE OLIVEIRA LIMA CPF 856.522.883-53 15/04/15 34625 NAO DIVERSOS 2.663,92 COMPANHIA ENERGETICA DO CEARA ANDRE MOURAO VEIPES CPF 860.582.403-44 10/04/15 30614007739 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.226,17 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL ANDREA FONSECA GUILHERME DA SILVA CNPJ 00.407.154/0001-0013/04/15 30614008125 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.189,54 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL ANTONIA GOMES DOS SANTOS - ME CNPJ 04.517.742/0001-4015/04/15 001/008 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 38,00 CAIXA ECONOMICA FEDERAL - AG PCA DO FERREIRA ANTONIA PINTO DA SILVA CPF 000.012.693-48 10/04/15 30614007777 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.899,21 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL ANTONIO FERNANDO RIBEIRO CNPJ 00.858.880/0001-3110/04/15 30614007949 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.938,15 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL ANTONIO GENIL AQUINO - ME CNPJ 02.978.726/0001-2910/04/15 30614007806 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.592,03 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL ANTONIO MIGUEL DE MACEDO - ME CNPJ 01.222.551/0001-6208/04/15 015002 NAO DUPLICATA PREST. DE SERVICOS POR INDICACAO 600,00 BANCO SANTANDER BANESPA S/A. ANTONIO TELES DOS SANTOS ME CNPJ 11.160.138/0001-7413/04/15 2015/000044 NAO Falta de Pagamento CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.277,67 CONSELHO REG.DE CONTABILIDADE DO CEARA-CRCCE AR RIBEIRO MACIEL CONTABILIDADE ME CNPJ 14.001.519/0001-0708/04/15 121 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 1.577,87 BANCO BRADESCO S.A.AG.VERDES MARES ARCELINO MONTEIRO PEIXOTO CPF 614.130.463-04 14/04/15 1138146D NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 1.424,00 BANCO DO BRASIL S.A-AG.COMERCIAL CENTRO ARETHA MAGALHAES CABRAL - ME CNPJ 14.801.683/0001-9014/04/15 2121184 NAO DUPLICATA PREST. DE SERVICOS POR INDICACAO 422,81 COLEGIO BARBOSA CAMPOS S/S.LTDA. ARIANNE CABRAL FREIRE CPF 630.253.293-00 14/04/15 2121184 NAO DUPLICATA PREST. DE SERVICOS POR INDICACAO 430,97 COLEGIO BARBOSA CAMPOS S/S.LTDA. ARIANNE CABRAL FREIRE CPF 630.253.293-00 14/04/15 2121185 NAO DUPLICATA PREST. DE SERVICOS POR INDICACAO 399,05 CENTRO PEDAGOGICO PERNALONGA ARIANNE CABRAL FREIRE CPF 630.253.293-00 14/04/15 2141196 NAO DUPLICATA PREST. DE SERVICOS POR INDICACAO 400,26 CENTRO PEDAGOGICO PERNALONGA ARIANNE CABRAL FREIRE CARNEIRO CPF 630.253.293-00 15/04/15 4631387 NAO DIVERSOS 11.380,97 COMPANHIA ENERGETICA DO CEARA ASTURIAS BAR E RESTAURANTE LTDA CNPJ 14.370.397/0001-1813/04/15 30614008192 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.432,82 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL AYA SEGURANCA DE SISTEMAS LTDA - ME CNPJ 04.981.354/0001-1515/04/15 0000596402 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 3.468,00 BANCO BRADESCO S.A.AG.VERDES MARES B D PEREIRA NETO CONFECCOES ME CNPJ 14.704.730/0001-8810/04/15 30614008003 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.769,26 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL BENEDITO AGUIAR AZEVEDO - ME CNPJ 03.463.025/0001-1009/04/15 000206253001 NAO Falta de Pagamento DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 1.214,99 BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A. - AG.CENTRO BERCE BEZERRA CEREALISTA LTDA ME CNPJ 63.358.642/0001-8713/04/15 2013.10091-4 NAO Falta de Pagamento CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 6.760,07 PROCURADORIA GERAL DO ESTADO - PGE BIG TEXTIL COML.DE TEC.E AVIAMENTOS LTDA CNPJ 09.048.779/0001-9013/04/15 2014.24303-4 NAO Falta de Pagamento CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 154.689,33 PROCURADORIA GERAL DO ESTADO - PGE BIG TEXTIL COML.DE TEC.E AVIAMENTOS LTDA CNPJ 09.048.779/0001-9015/04/15 402141 /C NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 185,00 BANCO SAFRA S/A. BMS - ARTIGOS PARA BEBE LTDA CNPJ 15.069.403/0001-6415/04/15 2897543 NAO DIVERSOS 4.541,49 COMPANHIA ENERGETICA DO CEARA BR CAMINHOES LTDA CNPJ 03.866.487/0001-8807/04/15 000135138A NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 1.162,65 BANCO BRADESCO S.A.AG.VERDES MARES BRASIL COR COMERCIO DE IMPORTACAO E EXPO CNPJ 72.315.799/0001-1613/04/15 19338 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 168,00 BANCO DO BRASIL S.A-AG.COMERCIAL CENTRO CARGAS BRASIL EXPRESS LTDA CNPJ 13.272.221/0001-6013/04/15 30614008096 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.204,54 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL CELTA CONSTRUCOES LTDA CNPJ 04.269.475/0001-3909/04/15 00000003010 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 370,00 CAIXA ECONOMICA FEDERAL - AG PCA DO FERREIRA CILENE MARIA CAVALCANTE LIBERATO CPF 614.585.623-87 10/04/15 360870463 NAO Falta de Pagamento CEDULA DE CREDITO BANCARIO POR INDICACAO 2.986,37 BV FINANCEIRA S.A CRED FINANC E INVESTIMENTO CLEI OLIVEIRA DE ANDRADE CPF 184.197.038-77 10/04/15 30514003029 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.178,36 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL CLINICA ODONTOLOGICA PEDRO TELES SC LTDA CNPJ 41.457.235/0001-9413/04/15 2013.07693-2 NAO Falta de Pagamento CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 671.393,49 PROCURADORIA GERAL DO ESTADO - PGE CODIFRIOS COM.E DIST.DE FRIOS LTDA EPP CNPJ 03.396.270/0001-5115/04/15 000528-03 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 266,00 BANCO BRADESCO S.A.AG.VERDES MARES COMERCIAL DE FERRAGEM LUGE LTDA-ME CNPJ 03.837.241/0001-8813/04/15 00001296/3 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 2.241,30 HSBC BANK BRASIL S.A.BANCO MULTIPLO COMERCIO DE FERRAGEM LTDA CNPJ 03.837.241/0001-8813/04/15 096/D NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 1.578,50 BANCO DO BRASIL S.A-AG.COMERCIAL CENTRO COMERCIO VAREJISTA DE MODA E ASSESSOR CNPJ 17.715.273/0001-1510/04/15 32408 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 353,22 BANCO ITAU S.A. CONDOMINIO MONTE PRINCE II CNPJ 20.680.907/0001-5610/04/15 0005761902 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 2.247,12 BANCO BRADESCO S.A.AG.VERDES MARES CONSORCIO CONCRETO PVC CNPJ 18.208.493/0002-0414/04/15 22481990000 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 2.658,13 BANCO DO BRASIL S.A-AG.COMERCIAL CENTRO CONSORCIO METRO SERVICE CNPJ 20.063.949/0001-4813/04/15 193536-1 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 664,00 BANCO ITAU S.A. CONSORCIO QG GE CNPJ 09.561.968/0001-6113/04/15 1-8368A NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 126,40 BANCO BRADESCO S.A.AG.VERDES MARES CONSORCIO QG/GE CNPJ 09.561.968/0001-6115/04/15 1-8379A NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 129,68 BANCO BRADESCO S.A.AG.VERDES MARES CONSORCIO QG/GE CNPJ 09.561.968/0001-6109/04/15 0001 NAO Falta de Pagamento DUPLICATA PREST. DE SERVICOS POR INDICACAO 373,99 CORPVS SEGURANCA ELETRONICA LTDA CRECHE ESCOLA KHARIS LTDA-ME CNPJ 09.344.530/0001-2110/04/15 000884-1/1 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 60.000,00 HSBC BANK BRASIL S.A.BANCO MULTIPLO D E CONSULTORIA E PROMOCAO DE EVENTOS CNPJ 41.643.198/0001-0913/04/15 2012.07520-7 NAO Falta de Pagamento CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 413.042,76 PROCURADORIA GERAL DO ESTADO - PGE D M DE SOUSA CNPJ 09.144.763/0001-8008/04/15 1967.1 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 2.000,00 BANCO ITAU S.A. D ROCHAS RESTAURANTES LTDA CNPJ 10.719.476/0002-1113/04/15 30614010548 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 8.095,82 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL DANIEL BAIA SINDEAUX CPF 015.647.083-73 08/04/15 900063 NAO Falta de Pagamento CHEQUE 5.000,00 DANIELA PAULINO DANIEL DANIEL CRISTIANO DE QUEIROZ PI CPF 424.459.063-34 08/04/15 106372/15 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 3.073,95 BANCO DO BRASIL S.A-AG.COMERCIAL CENTRO DANIEL RICARDO FRAGA MOTTA ME CNPJ 20.386.712/0001-0615/04/15 5081022 NAO DIVERSOS 3.796,22 COMPANHIA ENERGETICA DO CEARA DELICIA CASEIRA II CNPJ 14.894.630/0001-6109/04/15 0001 NAO Falta de Pagamento DUPLICATA PREST. DE SERVICOS POR INDICACAO 722,85 CORPVS SEGURANCA ELETRONICA LTDA DELTON PINHEIRO FERNANDES CPF 020.732.543-06 09/04/15 0001 NAO Falta de Pagamento DUPLICATA PREST. DE SERVICOS POR INDICACAO 868,07 CORPVS SEGURANCA ELETRONICA LTDA DEMOCRITO SOARES FROTA CPF 039.343.413-30 10/04/15 0008858005 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 1.515,09 BANCO BRADESCO S.A.AG.VERDES MARES DIEGO JARDIM LIMA CONFECCOES CNPJ 13.403.819/0001-4110/04/15 30614007707 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.495,12 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL DILLIK COMERCIO DE BEBIDAS LTDA - ME CNPJ 00.074.151/0001-9409/04/15 0001 NAO Falta de Pagamento DUPLICATA PREST. DE SERVICOS POR INDICACAO 2.281,27 CORPVS SEGURANCA ELETRONICA LTDA DISBEL-COM VAREJISTA DE ALIMENTOS LTDA-M CNPJ 07.936.305/0001-5915/04/15 1352421 NAO DIVERSOS 1.143,97 COMPANHIA ENERGETICA DO CEARA DORIANNE CLEBIA SILVA NOGUEIRA CPF 507.011.183-34 13/04/15 30614008103 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.176,45 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL DROGARIA JACAREY LTDA - ME CNPJ 04.306.956/0001-7713/04/15 2013.01958-0 NAO Falta de Pagamento CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.439,14 PROCURADORIA GERAL DO ESTADO - PGE DROGARIA MEDEIROS LTDA-EPP CNPJ 03.122.253/0001-2609/04/15 0001 NAO Falta de Pagamento DUPLICATA PREST. DE SERVICOS POR INDICACAO 4.153,98 CORPVS SEGURANCA ELETRONICA LTDA E & M INCORPORACOES LTDA CNPJ 11.393.938/0001-3515/04/15 078530/2 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 1.478,00 BANCO BRADESCO S.A.AG.VERDES MARES E.A.DE SOUZA ME CNPJ 12.989.841/0001-5209/04/15 0001 NAO Falta de Pagamento DUPLICATA PREST. DE SERVICOS POR INDICACAO 538,61 CORPVS SEGURANCA ELETRONICA LTDA EDILANA DE LIMA RICARDO CPF 813.142.133-34 15/04/15 1304606 NAO DIVERSOS 550,18 COMPANHIA ENERGETICA DO CEARA EDINI MARIA ARAUJO SILVA CPF 492.365.393-00 09/04/15 0001 NAO Falta de Pagamento DUPLICATA PREST. DE SERVICOS POR INDICACAO 615,68 CORPVS SEGURANCA ELETRONICA LTDA EDIZIO MOREIRA DA SILVA CPF 749.911.593-34 13/04/15 1001/04 NAO Falta de Pagamento DUPLICATA PREST. DE SERVICOS POR INDICACAO 525,00 LOCAR FAST LOCADORA DE VEICULOS EIRELI EDNARDO CHAGAS BEZERRA CPF 220.064.433-72 14/04/15 AA-000336 NAO Falta de Pagamento CHEQUE 3.600,00 LUCIVANDO GOMES SANTIAGO EMERSON ANGELO O DE NOJOSA CPF 692.604.433-34 14/04/15 AA-000337 NAO Falta de Pagamento CHEQUE 3.600,00 LUCIVANDO GOMES SANTIAGO EMERSON ANGELO O DE NOJOSA CPF 692.604.433-34 13/04/15 30614008287 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.204,54 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL EOLICA FORTIM LTDA CNPJ 05.532.541/0001-8407/04/15 21632 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 46.745,02 BANCO ITAU S.A. ESPLANADA BRASIL S.A UNID. 001 CNPJ 10.238.042/0004-6108/04/15 21508 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 15.923,52 BANCO ITAU S.A. ESPLANADA BRASIL S.A UNID. 001 CNPJ 10.238.042/0004-6110/04/15 30614007795 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.189,54 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL EUDES RAMALHO DE LIMA CNPJ 01.067.441/0001-7310/04/15 75738/A NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 645,00 BANCO DO BRASIL S.A-AG.COMERCIAL CENTRO F D SERVICOS E LOCACOES DE VEICULOS L CNPJ 05.806.191/0001-0510/04/15 30614007877 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 11.186,50 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL FABRICA DE ARAMES QUIK-LINK LTDA - EPP CNPJ 02.050.430/0001-4313/04/15 30614008225 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 3.175,59 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL FARIAS COSTA CONSULTORIA E AUDITORIA LTD CNPJ 05.256.287/0001-3914/04/15 149827A1 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 646,61 BANCO BRADESCO S.A.AG.VERDES MARES FELIPE GONCALO AMARO PINHEIRO CPF 057.008.533-02 15/04/15 291219 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 4.697,53 CAIXA ECONOMICA FEDERAL - AG PCA DO FERREIRA FELIXCOLOR COMERCIO E SERVICOS CNPJ 00.453.999/0001-2410/04/15 00001000619 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 12.265,86 CAIXA ECONOMICA FEDERAL - AG PCA DO FERREIRA FELIXCOLOR COMERCIO E SERVICOS-ME CNPJ 00.453.999/0001-2413/04/15 30614008180 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.564,86 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL FENIX ENGENHARIA LTDA CNPJ 04.889.785/0001-5613/04/15 30614008068 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.189,54 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL FERNANDO JORGE PEREIRA DE CASTRO - ME CNPJ 04.059.268/0001-5013/04/15 2009.04155-0 NAO Falta de Pagamento CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 153.399,24 PROCURADORIA GERAL DO ESTADO - PGE FORTALEZA IND E COM DE PALLETS LTDA CNPJ 03.098.943/0001-9714/04/15 E256760/20 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 490,00 BANCO SANTANDER BANESPA S/A. FORTALEZA LOCACOES TELEFONICAS LTDA ME CNPJ 09.069.955/0001-7007/04/15 0233633 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 158,98 BANCO DO BRASIL S.A-AG.COMERCIAL CENTRO FRANCISCA SENA VASCONCELOS ME CNPJ 73.355.539/0001-3710/04/15 30614007731 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.364,91 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL FRANCISCA SILVANEZ CRUZ DE AMORIM - ME CNPJ 00.345.418/0001-3013/04/15 2013.06259-1 NAO Falta de Pagamento CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 26.499,73 PROCURADORIA GERAL DO ESTADO - PGE FRANCISCO CARLOS FORTALEZA-EPP CNPJ 03.357.989/0001-8313/04/15 000098 NAO Falta de Pagamento CHEQUE 1.500,00 EVANDRO LUIZ MARMITT DE MARQUET FRANCISCO CHAVES DUARTE TRANSP.DE TURISM CNPJ 11.467.325/0001-0308/04/15 DOC298 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 450,00 CAIXA ECONOMICA FEDERAL - AG PCA DO FERREIRA FRANCISCO CLAUDIO FIDELIS JUNI CNPJ 21.476.549/0001-2709/04/15 9012-12/14 NAO Falta de Pagamento DUPLICATA DE PRESTACAO DE SERVICOS - ORIGINAL 65,00 FORT RASTREAMENTO FRANCISCO JOSIMAR DA SILVA FILHO CPF 606.119.043-30 10/04/15 30614007882 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 4.111,73 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL FREE SHOPPING ELETRO-ELETRONICOS LTDA - CNPJ 02.078.606/0001-7514/04/15 3533201003 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 1.743,00 BANCO ITAU S.A. G CONSTRUCOES LTDA ME CNPJ 05.095.822/0001-1713/04/15 30614008137 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.196,09 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL GEOFARMA DISTRIBUIDORA LTDA - ME CNPJ 04.602.527/0001-4710/04/15 30614007937 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.578,22 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL GUENDI LOCACOES E SERVICOS LTDA - ME CNPJ 02.884.879/0001-0713/04/15 30614008301 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.452,66 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL IGREJA BATISTA RENOVADA VIVA A VIDA CNPJ 05.610.709/0001-2215/04/15 6074364 NAO DIVERSOS 1.247,08 COMPANHIA ENERGETICA DO CEARA ILMAR SILVERIO GOMES CPF 455.769.123-49 15/04/15 5869711 NAO DIVERSOS 300,91 COMPANHIA ENERGETICA DO CEARA ISLANDIA DA SILVA PEREIRA CPF 806.197.623-49 31/03/15 087/095/D NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 4.039,26 BANCO DO BRASIL S.A-AG.COMERCIAL CENTRO ISMENIA SILVA DE PAULA OLIVEIRA ME CNPJ 13.559.527/0001-0010/04/15 30614007786 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.187,56 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL IVENS INDUSTRIA E COMERCIO DE CONFECCOES CNPJ 00.942.084/0001-8215/04/15 178554FC NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 667,70 BANCO ITAU S.A. J B DA SILVA MOVEIS CNPJ 14.954.686/0001-6413/04/15 30614008295 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.489,73 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL J.A COMERCIO DE MATERIAIS DE CONSTRUCAO CNPJ 05.589.342/0001-0210/04/15 2009575B NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 1.623,07 BANCO BRADESCO S.A.AG.VERDES MARES JB DA SILVA MOVEIS ME CNPJ 14.954.686/0001-6415/04/15 0006562002 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 205,43 CAIXA ECONOMICA FEDERAL - AG PCA DO FERREIRA JEANE RODRIGUES DA SILVA CNPJ 18.840.032/0001-6015/04/15 120633/1 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 2.733,88 BANCO BRADESCO S.A.AG.VERDES MARES JER CONSTRUCOES LTDA - EPP CNPJ 11.395.937/0001-2015/04/15 1125 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 95,80 CAIXA ECONOMICA FEDERAL - AG PCA DO FERREIRA JOAO DOMINGOS DOS SANTOS CPF 357.551.723-15 15/04/15 1687X 4/5 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 126,12 BANCO DO BRASIL S.A-AG.COMERCIAL CENTRO JOAO LINO CRUZ - ME CNPJ 05.417.693/0001-3615/04/15 6165515 NAO DIVERSOS 808,73 COMPANHIA ENERGETICA DO CEARA JOSE DE SOUSA TEIXEIRA CPF 607.258.113-74 09/04/15 0018/2014 NAO Falta de Pagamento CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 2.812,61 CONSELHO REGIONAL DE ECONOMIA DA 8 REGIAO-CE JOSE DOMINGOS PEREIRA CPF 003.456.603-15 13/04/15 27478 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 600,00 BANCO BRADESCO S.A.AG.VERDES MARES JOSE JHONATA OLIVEIRA DA SILVA CPF 016.145.793-26 14/04/15 2101340 NAO DUPLICATA PREST. DE SERVICOS POR INDICACAO 376,99 CENTRO PEDAGOGICO PERNALONGA JOSE LIMA PEREIRA FILHO CPF 744.850.243-34 13/04/15 2014.17246-3 NAO Falta de Pagamento CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.007,40 PROCURADORIA GERAL DO ESTADO - PGE JOSE ODMAR ARRUDA CNPJ 35.237.890/0002-1513/04/15 2015/000070 NAO Falta de Pagamento CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 2.198,16 CONSELHO REG.DE CONTABILIDADE DO CEARA-CRCCE JOSE ROBERIO DA SILVA CPF 702.401.244-72 13/04/15 2015/000059 NAO Falta de Pagamento CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 468,92 CONSELHO REG.DE CONTABILIDADE DO CEARA-CRCCE JOSE SERGIO ALENCAR DO NASCIMENTO CPF 204.661.883-15 10/04/15 000010 NAO Falta de Pagamento CHEQUE 1.000,00 BANCO BRADESCO S/A-AG.B.DE ALENCAR JOSE VALDIR LOPES DA SILVA CPF 617.672.413-99 10/04/15 30614007744 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 2.376,93 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL JSM PARTICIPACOES E EMPREENDIMENTOS LTDA CNPJ 00.430.365/0001-5614/04/15 26 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 2.100,00 BANCO DO BRASIL S.A-AG.COMERCIAL CENTRO L2 LOCACAO PARA EVENTOS EIRELI - ME CNPJ 20.665.484/0001-0310/04/15 00534114C NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 2.983,20 HSBC BANK BRASIL S.A.BANCO MULTIPLO LE CHIC COMERCIO LTDA - ME CNPJ 05.684.143/0001-8307/04/15 68806 NAO Falta de Pagamento CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 11.337,76 ADVOCACIA GERAL DA UNIAO/IBAMA LEONARDO CHAVES LOPES CPF 026.107.373-78 13/04/15 30614008145 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.156,76 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL LINK TECNOLOGIA E INFORMATICA LTDA - ME CNPJ 04.667.836/0001-0315/04/15 2042 NAO DUPLICATA PREST. DE SERVICOS POR INDICACAO 572,45 BANCO BRADESCO S.A.AG.VERDES MARES LOCALIZA RENT ACAR S A CNPJ 16.670.085/0031-7015/04/15 2036 NAO DUPLICATA PREST. DE SERVICOS POR INDICACAO 101,65 BANCO BRADESCO S.A.AG.VERDES MARES LOCALIZA RENT ACAR S A CNPJ 16.670.085/0031-7015/04/15 2044 NAO DUPLICATA PREST. DE SERVICOS POR INDICACAO 1.594,30 BANCO BRADESCO S.A.AG.VERDES MARES LOCALIZA RENT ACAR S A CNPJ 16.670.085/0031-7014/04/15 S000000972 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 500,00 BANCO BRADESCO S.A.AG.VERDES MARES LOCATARIO-BEACHLIFE IMOVEIS DO BRASIL CNPJ 08.057.490/0001-7414/04/15 2141277 NAO DUPLICATA PREST. DE SERVICOS POR INDICACAO 424,17 COLEGIO BARBOSA CAMPOS S/S.LTDA. LUANA MARIA FRANKLIN DE OLIVEIRA CPF 015.026.123-30 14/04/15 2141277 NAO DUPLICATA PREST. DE SERVICOS POR INDICACAO 448,91 COLEGIO BARBOSA CAMPOS S/S.LTDA. LUANA MARIA FRANKLIN DE OLIVEIRA CPF 015.026.123-30 15/04/15 2641882 NAO DIVERSOS 638,10 COMPANHIA ENERGETICA DO CEARA LUCIANA FERREIRA DA SILVA CPF 682.865.203-78 14/04/15 2131276 NAO DUPLICATA PREST. DE SERVICOS POR INDICACAO 691,10 COLEGIO BARBOSA CAMPOS S/S.LTDA. LUCIANO REINALDO LOPES CPF 250.557.078-79 10/04/15 30614007764 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.781,96 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL LUIZ FERNANDES ROBERTO CAMINHA JUNIOR - CNPJ 00.748.009/0001-8513/04/15 30614008117 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.495,12 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL LUIZ GONZAGA SILVA ARTESANATO CNPJ 04.441.798/0001-6815/04/15 0095589 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 2.180,00 BANCO BRADESCO S.A.AG.VERDES MARES M. D. A. CONSTR. LTDA ME CNPJ 20.948.559/0001-5510/04/15 30514002965 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 3.433,89 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL M. S. SOARES SERVICOS - ME CNPJ 14.303.290/0001-5713/04/15 001564/2 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 521,56 BANCO BRADESCO S.A.AG.VERDES MARES M.H. COMERCIO E REPRESENTACOES LTDA CNPJ 02.913.652/0001-4210/04/15 30614008049 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 2.343,99 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL MAESTRO INFORMATICA S.A CNPJ 03.898.010/0001-8415/04/15 T00147417 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 1.259,83 BANCO ITAU S.A. MAQUINAS-COMERCIO DE MAQUINAS CNPJ 15.051.169/0001-4810/04/15 124111-4/4 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 3.448,26 BANCO ITAU S.A. MARIA ALVES FERREIRA CPF 646.995.283-68 10/04/15 124112-4/4 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 2.989,85 BANCO ITAU S.A. MARIA ALVES FERREIRA CPF 646.995.283-68 13/04/15 30614008210 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.195,59 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL MARIA AURINEUDA DE OLIVEIRA MOREIRA - ME CNPJ 05.116.714/0001-8310/04/15 30614007753 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.169,87 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL MARIA DO SOCORRO ANTUNES BESSA CNPJ 00.522.661/0001-8715/04/15 701278 NAO DIVERSOS 1.522,83 COMPANHIA ENERGETICA DO CEARA MARIA DO SOCORRO FEITOSA MONTEIRO CPF 561.840.263-72 15/04/15 0000057911 NAO DUPLICATA PREST. DE SERVICOS POR INDICACAO 735,00 BANCO SANTANDER BANESPA S/A. MARIA EVANILZA MAGALHAES DA SILVA CPF 015.701.393-69 15/04/15 5882328 NAO DIVERSOS 2.515,67 COMPANHIA ENERGETICA DO CEARA MARIA FREITAS TEODORO CPF 413.792.253-53 09/04/15 182435-3 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 260,37 BANCO ITAU S.A. MARIO S DE ARAUJO ME CNPJ 09.571.626/0001-2210/04/15 30614007839 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.935,91 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL MARKMEDICA -MARKETING, PUBLICIDADE,INFOR CNPJ 01.602.391/0001-8715/04/15 923 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 4.120,00 BANCO DO BRASIL S.A-AG.COMERCIAL CENTRO MARTA LUCIA GOMES NASCIMENTO CPF 734.340.943-34 10/04/15 30614008055 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 4.067,69 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL NEUROTRAUMA COMERCIO DE PRODUTOS E EQUIP CNPJ 03.939.263/0001-5914/04/15 003398/2 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 2.844,12 BANCO BRADESCO S.A.AG.VERDES MARES NORMA LUCIA OLIVEIRA SILVA ME CNPJ 11.827.804/0001-8514/04/15 00027149603 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 124,76 CAIXA ECONOMICA FEDERAL - AG PCA DO FERREIRA NOX COMUNICA O VISUAL LTDA EPP CNPJ 15.662.542/0001-0510/04/15 1-2302 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 549,33 BANCO ITAU S.A. NOX COMUNICACAO VISUAL LTDA - CNPJ 15.662.542/0001-0513/04/15 255318N01 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 179,70 BANCO DO BRASIL S.A-AG.COMERCIAL CENTRO NOX COMUNICACAO VISUAL LTDA - EPP CNPJ 15.662.542/0001-0513/04/15 164607 A NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 509,44 BANCO ITAU S.A. NOX COMUNICACAO VISUAL LTDA EP CNPJ 15.662.542/0001-0510/04/15 30614007932 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 2.099,26 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL OMEGA DO CEARA - COOPERATIVA DE TRABALHO CNPJ 02.836.705/0001-7913/04/15 30614008250 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.178,32 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL PORTMAN CONFECCOES LTDA - ME CNPJ 05.347.649/0001-0509/04/15 TVL-003419-1/1 NAO Falta de Pagamento DUPLICATA DE PRESTACAO DE SERVICOS - ORIGINAL 17.600,00 TV CIDADE DE FORTALEZA LTDA PREFEITURA MUNICIPAL DE AQUIRAZ CNPJ 07.911.696/0001-5713/04/15 000119694 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 84,00 BANCO SANTANDER BANESPA S/A. RAIMUNDA MENDES DE SOUSA CPF 135.504.203-82 15/04/15 1142544 NAO DIVERSOS 362,25 COMPANHIA ENERGETICA DO CEARA RAIMUNDO GALDENCIO RIBEIRO CPF 081.868.393-72 13/04/15 543864-1 NAO Falta de Pagamento DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 2.178,74 OMEGA DISTRIBUIDORA DE PROD.ALIMENTICIOS LTDA RAIMUNDO GIOVANE E OLIVEIRA MOTA ME CNPJ 18.973.337/0001-4010/04/15 30614007726 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.259,01 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL RAIMUNDO HORACIO FILHO CNPJ 00.289.059/0001-4110/04/15 30614007954 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.601,65 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL RAPIGAS LTDA - ME CNPJ 03.040.349/0001-4515/04/15 25/30-RB NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 1.300,00 HSBC BANK BRASIL S.A.BANCO MULTIPLO RENAN MONTEIRO BONFIM CPF 005.283.993-14 08/04/15 28806/026/5 NAO DUPLICATA PREST. DE SERVICOS POR INDICACAO 300,00 BANCO BRADESCO S.A.AG.VERDES MARES RENATA DE ALBUQUERQUE MAGALHAES CPF 659.578.063-15 15/04/15 E60757/D NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 1.557,90 BANCO BRADESCO S.A.AG.VERDES MARES RITA DE CASSIA SOUSA MIRANDA ME CNPJ 12.158.384/0001-5409/04/15 0032/2014 NAO Falta de Pagamento CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 2.812,61 CONSELHO REGIONAL DE ECONOMIA DA 8 REGIAO-CE ROBERTO DE CASTRO ARAUJO CPF 001.364.843-87 10/04/15 30329-1 NAO Falta de Pagamento DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 2.553,60 AGUIA DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS LTDA ROBERTO RIVELINO VILAS BOAS CNPJ 97.531.317/0001-9613/04/15 30614008083 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.452,66 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL ROSILENE DO NASCIMENTO GONCALVES CNPJ 04.145.931/0001-3910/04/15 5702D NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 406,25 BANCO BRADESCO S.A.AG.VERDES MARES SAMARA FERREIRA DE FREITAS ME CNPJ 11.298.743/0001-0615/04/15 025/E NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 5.000,00 BANCO DO BRASIL S.A-AG.COMERCIAL CENTRO SD COMERCIO DE MAT DE ESCRITORIO LTDA CNPJ 14.270.646/0001-0110/04/15 30614007995 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.178,32 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL SHEKINAH DISTRIBUIDORA DE PETROLEO LTDA CNPJ 03.393.866/0001-0610/04/15 30614007964 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 3.275,39 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL SILTA REPRESENTACOES LTDA - ME CNPJ 03.110.543/0001-5010/04/15 240032581 NAO Falta de Pagamento CEDULA DE CREDITO BANCARIO POR INDICACAO 4.590,01 BV FINANCEIRA S.A CRED FINANC E INVESTIMENTO SINFRONIO RABELO DE FREITAS NETO CPF 003.012.333-06 10/04/15 30614007823 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 2.319,02 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL SISTEMA MEDICO DA SAUDE S/A - EM LIQUIDA CNPJ 01.410.841/0001-3013/04/15 30614010612 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 3.529,04 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL SOLUTION COMERCIAL EXPORTADORA E IMPORTA CNPJ 05.304.434/0001-0710/04/15 30614008009 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.313,48 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL SONHO & ART PRESENTES LTDA CNPJ 03.539.334/0001-2610/04/15 30614007818 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.479,55 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL STAR PLUS COMPUTERS IMPORTACOES LTDA CNPJ 01.338.627/0001-1010/04/15 30614008060 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.318,61 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL T G BIANA CNPJ 04.003.520/0001-0913/04/15 30614008256 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.512,61 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL T.V. PUBLICIDADE LTDA - ME CNPJ 05.373.958/0001-4113/04/15 33072014 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 1.500,00 BANCO DO BRASIL S.A-AG.COMERCIAL CENTRO TARSIS SOUSA NUNES DA ROCHA ME CNPJ 08.846.205/0001-0213/04/15 30614008217 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.433,19 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL TECMAN SERV ENGENHARIA PROJETOS ELETRICO CNPJ 05.195.737/0001-2009/04/15 3238303 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 426,88 BANCO ITAU S.A. THAIS NOBRE PINHEIRO CNPJ 19.141.923/0001-9110/04/15 850077 NAO Falta de Pagamento CHEQUE 1.000,00 BANCO BRADESCO S/A-AG.B.DE ALENCAR TIAGO BRAGA XAVIER-ME CNPJ 19.798.028/0001-4413/04/15 28430/0001 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 122,11 BANCO DO BRASIL S.A-AG.COMERCIAL CENTRO TN DE ARAUJO ME CNPJ 13.536.865/0001-1910/04/15 30614007979 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 6.083,51 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL VALDISIO SAMPAIO MENEZES CNPJ 03.257.054/0001-2514/04/15 36540/006 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 155,01 BANCO ITAU S.A. VALTER FELIPE LOURENZO TAJRA V CPF 945.503.443-34 10/04/15 900004 NAO Falta de Pagamento CHEQUE 900,00 BANCO BRADESCO S/A-AG.B.DE ALENCAR VANESSA MIGUEL DE OLIVEIRA -M CNPJ 19.588.101/0001-5302/04/15 CT 306 NFE NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 150,00 BANCO BRADESCO S.A.AG.VERDES MARES VIEW ARQUITETURA E ENG. LTDA CNPJ 13.026.838/0001-0413/04/15 2013.04383-0 NAO Falta de Pagamento CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 19.345,04 PROCURADORIA GERAL DO ESTADO - PGE ZIGNUM INDUSTRIA DE MODAS LTDA CNPJ 05.612.809/0004-3013/04/15 2012.02858-6 NAO Falta de Pagamento CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 18.273,09 PROCURADORIA GERAL DO ESTADO - PGE ZIGNUM INDUSTRIA DE MODAS LTDA CNPJ 05.612.809/0004-30E como não tendo sido encontrados os devedores nos endereços indicados, os intimo pelo presente, na forma da lei, e por falta de pagamento, a pagarem os títulos em apreço, ou apresentarem os motivos de suas recusas. Fortaleza, 20 de Abril de 2015 - Péricles Vilar de Alencar Araripe

O governo conta com uma mudança no cronograma do pagamento do abono salarial para reduzir as despesas com o benefício em R$ 3,9 bi-lhões já neste ano. A mano-bra, posterga parte do gasto de 2015 para o ano que vem. Atualmente, os depósitos dos abonos são feitos no segundo semestre, de julho a outubro.

A intenção do governo é que passem a ser feitos men-salmente, de acordo com a data de aniversário do be-ne� ciário. Assim, quem faz aniversário no primeiro se-mestre, só receberá o paga-

mento esperado para 2015 em 2016. Com a medida, em vez de crescer – como tem ocorrido nos últimos anos –, o número de bene� ciários que receberão o pagamento em 2015 cairá 30% em rela-ção ao do ano passado, para 15,6 milhões. O gasto com o benefício recuará de R$ 16,2 bilhões para R$ 12,3 bi no mesmo período.

PendênciaApesar de a regra ainda

não ter sido aprovada pelo Codefat (Conselho Delibe-rativo do FAT), a quem cabe

disciplinar o pagamento, a LDO (Lei de Diretrizes Or-çamentárias) de 2016, envia-da ao Congresso na semana passada, explicita a redução de despesa esperada para 2015. O projeto também deixa claro que o governo já conta com a redução do gasto para garantir o cumprimen-to da sua meta de superávit primário neste ano, de 1,2% do PIB (Produto Interno Bru-to), parte dos esforços da equi-pe econômica para recuperar a credibilidade das contas do país.

O Codefat, formado por representantes do governo,

trabalhadores e empregado-res, já discute a mudança no calendário e poderá delibe-rar sobre o assunto em reu-nião prevista para maio. Para conter os gastos com o abono salarial, o governo também já editou uma medida provi-sória alterando as regras de acesso ao benefício. Atual-mente, tem direito a receber o abono o trabalhador que recebe até dois salários mí-nimos e que tenha trabalha-do pelo menos um mês no ano anterior. O valor do be-nefício é de um salário mí-nimo em vigor (R$ 788,00).

Governo vai enxugar R$ 3,9 bi com adiamento do abonoManobra da mudança no cronograma de pagamentos posterga partedos gastos de 2015 para o ano que vem, aliviando as contas públicas

FOTO AGÊNCIA BRASIL

Page 11: Edição 22494 - 22 de abril de 2015

ECONOMIA

Equipamento guardará informações de diversas empresas, que poderão acessá-las de qualquer parte do Brasil e do mundo

Na Bahia A Daiken Elevadores participará do Lift Road Show - evento para profi ssionais da área de elevadores -, no próximo dia 28, em Salvador. Será uma boa oportunidade de apresentar a Daiken para as empresas do Nordeste, região que apresenta crescimento maior que no Sul e Sudeste.

11O ESTADO Fortaleza, Ceará, Brasil Quarta-feira, 22 de abril de 2015

Segurança: uma das principaispreocupações

Em relação à segurança, a empresa irá disponibili-zar monitoração total 24x7 por câmeras de CFTV com detecção automática de mo-vimento em alta de� nição, gravação digital e imagens armazenadas por mais de 90 dias; autenticação dupla para controle de acesso, sendo biometria, mais cartão magnético. “Temos um atendimento 24x7x365, prestado por pro� ssionais especialistas que dão todo suporte necessário aos nossos clientes. Além disso, temos um departamento estratégico da empresa, chamado Serviços Geren-ciados, que é responsável pela gestão de diversos serviços do ambiente de TI de nossos clientes”, ponde-rou Chris Torto (foto).

“Estamos levando para

o Nordeste uma infraestru-tura de Data Center de alto desempenho, construída de acordo com as reco-mendações internacionais do Uptime Institute, para a Certi� cação Tier III”, a� rma o executivo. “Essa certi� cação, concedida pela principal autorida-de internacional nessa área, atesta a segurança, a con� abilidade e a e� ciência energética desse tipo de infraestrutura”, acrescentou.

Sobre a AscentyA Ascenty é formada

pelas unidades de Data Centers e Telecomunicações, que prestam serviços de colocation, hosting geren-ciado, cloud computing, ambientes híbridos, serviços gerenciados e telecomuni-cações. Possui três unidades no estado de São Paulo - nas cidades de Jundiaí, Cam-pinas e Hortolândia (em construção), com certi� ca-ções Tier III, SSAE 16, ISAE 3402, ISO 27001 e PCI-

-DSS. Além disso, a Ascenty dispõe de mais de 3.000 km de redes de � bras óp-ticas próprias no Estado de São Paulo, que interligam seus equi-pamentos com os principais Data Cen-ters do estado e as opera-doras de

telecom. Todos os projetos da Ascenty são customiza-dos, em que é desenhada uma solução única para a

realidade de cada empre-sa. Os interessados em adquirir os serviços da Ascenty podem entrar em contato através do telefone (19)-3517-7600, por e-mail ([email protected]) ou pelo site

www.ascenty.com.

No próximo mês de ju-nho entrará em funciona-mento o primeiro data cen-ter da Ascenty – empresa do ramo de Tecnologia da Informação, sediada em São Paulo – na região Nor-deste. Com um investimen-to aproximado de R$ 120 milhões no Ceará, a empre-sa estará inaugurando seu quarto Data Center no País, localizado no município de Maracanaú, na Região Me-tropolitana de Fortaleza (RMF), gerando 250 empre-gos, sendo 50 diretos e 200 indiretos.

Chamado de Data Cen-ter Fortaleza, esse será o primeiro investimento da empresa em Data Center fora do estado de São Paulo. No País, outros dois já estão em pleno funcionamento, instalados em Campinas e em Jundiaí, ambos no in-terior paulista. Além deles, a Ascenty está construindo mais um centro de dados em Hortolândia (SP) e, em 2016, pretende inaugurar outras duas unidades - em Jundiaí e em São Paulo.

A chegada da empresa à região Nordeste, será o des-taque da Ascenty em sua participação no CIO Mee-ting 2015, evento que deve-rá reunir – no próximo dia

24 de abril, no Hotel Vila Galé Cumbuco, em Caucaia - executivos de Tecnologia da Informação e Comuni-cação (TIC) das principais empresas do Ceará e da re-gião Nordeste.

ViabilidadeA escolha do local para

a construção da nova uni-dade teve diversos motivos, conforme informou, ao jor-nal O Estado, o fundador e CEO da Ascenty, Chris Tor-to. “Entre eles, destacam-se a conexão com os cabos submarinos que ligam o Brasil a outros países – que vamos conectar ao nosso

Data Center, por meio de redes próprias de fibra ópti-ca – e a demanda da região por uma infraestrutura e serviços de alta qualidade. Fortaleza é, também, um ponto central do Nordeste, região que podemos servir a partir deste data center”, destacou o executivo.

Além da estrutura e posi-ção estratégica, Torto citou a demanda da região consta-tada através de pesquisa de mercado. “Pudemos cons-tatar uma grande demanda na região por uma infraes-trutura de classe mundial, com certi� cações interna-cionais, e também, por um serviço de qualidade”, res-saltou. “Estamos iniciando a abordagem na região, mas já notamos grande interesse dos decisores que, quando conhecem a estrutura, de-monstram con� ança e ani-mação”, acrescenta Chris, informando, inclusive, que já existem empresas clientes no Ceará. “Já temos contra-tos fechados para o início da operação, que será em junho. Há, inclusive, uma grande empresa multinacio-nal que quer se hospedar em Fortaleza”, adiantou Torto.

InfraestruturaO Data Center terá ca-

pacidade total de 7,2 MW (megawatt) de energia e es-paço para 1.400 racks, ou 68.000 servidores. Ele con-tará, também com entrada redundante subterrânea de fibras ópticas; duas salas de telecom (MMR - meet me rooms); e conectividade direta com múltiplos cabos submarinos. Com essa nova instalação, a Ascenty está construindo uma rede pró-pria de cabos ópticos, com 150 quilômetros de exten-são, que vai interligar seu centro de dados às opera-doras de telecomunicações da região e, ainda, à rede de cabos ópticos submarinos que sai de Fortaleza para outros países do mundo.

Quanto à alimentação, o projeto prevê uma potência total de 13,5 MW com uma entrada principal de 88 KV (quilovolts); sistema de re-dundância Tri-bus (três linhas de energia estável atendendo cada módulo); sistema de geração a diesel numa configuração N+3, sendo um total de nove uni-dades de 2.300 KVA (quilo-voltampere) cada, totali-zando 21 MVA de potência; e quatro tanques de diesel que permitem aos gerado-res uma autonomia de 48 horas sem reabastecimento.

Empresa investe R$ 120 mi em Data Center na RMFEquipamento, localizado em Maracanaú, será inaugurado em junho, sendo o primeiro em operação da Região Nordeste e o quarto no País

FERNANDO CALMON

ALTA RODANorma global para consumo

Discutir consumo de combustível em automóveis sempre traz dúvidas, não raro calorosas discussões. Tra-ta-se de um tema espinhoso e, de certa forma, difícil de explicar. Há vários critérios de medição, inclusive os das publicações especializadas em automóveis ao redor do mundo. Fator mais importante, por qualquer método, é a repetibilidade: comparar dados exatamente sob os mes-mos parâmetros e que possam ser repetidos de modo a aferir um mesmo veículo depois de melhorias técnicas ou em relação a um concorrente.

Esse assunto se tornou ainda mais importante porque o único meio de reduzir emissões de CO2 – um dos gases do efeito estufa e suas mudanças climáticas –, é diminuir o consumo, no caso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel e gás natural). O etanol é quase neutro no ciclo fechado produção-consumo. Referências confiáveis, só em laboratórios sobre rolos dinamométricos. Os ciclos de medição em cidade e estrada são regulamentados pe-los governos. Critérios, porém, não são universais. Há metodologias diferentes na Europa, Japão e EUA, segui-do pelo Brasil.

Agora há o esforço de uma comissão das Nações Uni-das para tentar achar uma metodologia que coloque ordem na casa. Discute-se o WLTP (em inglês, Proce-dimento Mundial Harmonizado de Teste para Veículos Leves) e os europeus prometem adotá-lo em 2017. Os ciclos não seriam mais divididos em cidade/estrada e sim em velocidades: baixa (57 km/h), média (77 km/h), alta (97 km/h) e extra-alta (133 km/h). O tempo total do teste de 26m40s e a distância de 22,7 km continuarão em laboratórios e sob condições controladas. Falta decidir o critério para acelerar.

O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular exe-cutado pelo Inmetro segue a norma americana, inclusive no rigor técnico, embora a Agência de Proteção Ambien-tal americana (EPA, em inglês) disponha de muito mais recursos. O Brasil adotou, inclusive, o fator de correção introduzido pela EPA há três anos para acabar, prati-camente, com as diferenças entre laboratório e uso no mundo real.

O PBEV ainda não abrange todos os modelos à venda porque é voluntário, mas se acredita que em 2018 se torne obrigatório. Alguns fabricantes discordam do enquadra-mento nas categorias e outros pormenores, mas terão que se adaptar. Em 1996 foi criado o Novo Ciclo Europeu de Condução (NEDC, em inglês) considerado muito bran-do e, portanto, com números de consumo bem atraentes. Independentemente das diferenças entre os combustíveis lá e aqui e do nível tecnológico dos motores e dos carros, não existe fator de correção. Assim, é incorreto compará--lo ao Programa de Etiquetagem ou ao EPA.

A União Europeia diz que seu ciclo se aproxima do uso médio no continente, mas as acelerações de simulação são bem camaradas, talvez por refletir motores de me-nor cilindrada. Em plena era dos turbocompressores isso não faz tanto sentido. As regras atuais, porém, são para todos os fabricantes. A Volkswagen, por exemplo, desen-volveu o híbrido diesel-elétrico plugável em tomada XL1 que, pelo critério NEDC, pode atingir consumo médio de 111 km/l. Na prática, como ocorre também em modelos comuns, não consegue reproduzir e isso vem sendo cada vez mais questionado por organizações independentes.

Menos notado esse pormenor, em um veículo inteiramente novo e com algumas primazias, Jeep Renegade avançou também no plano de manutenção. Agora o motorista só precisa de um ano ou 12.000 km, em uso normal, para troca de óleo e revisão. Em média, o brasileiro roda 1.000 km/mês ou algo além.

Chery aposta na relação custo-benefício no primeiro produto nacional: Celer hatch (R$ 38.990,00 a R$ 40.990,00) e sedã (R$ 39.990,00 a R$ 41.900,00). Esses preços não atraem tanto como antes. Motor de 1,5 l (114 cv e 15,5 kgfm com etanol) é bem dimensionado, porém para melhorar consumo o câmbio foi alongado demais. Painel e quadro de instrumento têm linhas desnecessariamente rebuscadas.

Mesma aposta de preço competitivo faz a JAC com o T6: R$

69.900,00 a R$ 75.670,00 - ou seja -, SUV médio a custo de compacto. Chama atenção pelo estilo. Interior bem desenhado, apesar de parafusos à mostra. Suspensões independentes nas quatro rodas destacam-se. Engates do câmbio manual poderiam ser mais silenciosos. Motor � ex de dois litros (160cv) é bom, porém sem elasticidade desejável. Interessante é usar aplicativo de navegação Waze na tela multimídia (só celular Android).

Acessório batizado de Smart Light Evolucar é uma lanterna extra com sensor de última geração que detecta movimentos do veículo. Ativa automaticamente luz direcional, de freio e de ré independentemente da ação realizada pelo motorista. Custa de R$ 120,00 a R$ 140,00. Há um filme sobre o funcionamento no site da marca.

Mais informações de Fernando Calmon: e-mail: [email protected]

www.calmon.jor.br - twitter.com/fernandocalmon

Roda Viva

FOTO DIVULGAÇÃO

desempenho, construída de acordo com as reco-mendações internacionais do Uptime Institute, para a Certi� cação Tier III”, a� rma o executivo. “Essa certi� cação, concedida pela principal autorida-de internacional nessa área, atesta a segurança, a con� abilidade e a e� ciência energética desse tipo de infraestrutura”, acrescentou.

Sobre a AscentyA Ascenty é formada

pelas unidades de Data Centers e Telecomunicações, que prestam serviços de colocation, hosting geren-ciado, cloud computing, ambientes híbridos, serviços gerenciados e telecomuni-cações. Possui três unidades no estado de São Paulo - nas cidades de Jundiaí, Cam-pinas e Hortolândia (em construção), com certi� ca-ções Tier III, SSAE 16, ISAE 3402, ISO 27001 e PCI-

de redes de � bras óp-ticas próprias no Estado de São Paulo, que interligam seus equi-pamentos com os principais Data Cen-ters do estado e as opera-doras de

dos, em que é desenhada uma solução única para a

realidade de cada empre-sa. Os interessados em adquirir os serviços da Ascenty podem entrar em contato através do telefone (19)-3517-7600, por e-mail ([email protected]) ou pelo site

www.ascenty.com.

Pudemos constatar

uma grande demanda na região por uma infraestrutura de classe mundial, com certifi cações internacionais. Chris Torto, fundador eCEO da empresa Ascenty

Page 12: Edição 22494 - 22 de abril de 2015

MUNDO

Cartório Martins - Eng. Antônio Ferreira Antero 470 - 32735566 - Torno público que se encontram em meu cartório para protesto os seguintes títulos da data de 20/04/2015 até 20/04/2015 os quais poderão ser pagos até o dia: 24/04/201515/04/15 4014787 NAO DIVERSOS 824,20 COMPANHIA ENERGETICA DO CEARA. ABRAHAO FERREIRA MOTA CPF 137.155.003-44 15/04/15 5429771 NAO DIVERSOS 1.061,38 COMPANHIA ENERGETICA DO CEARA. AFRA-NIO FONSECA ANDRADE CPF 810.403.003-59 10/04/15 0000455/15 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 350,00 CAIXA ECONOMICA FEDERAL.AG.PRACA DO FERREIRA ANA CAROLINA NOGUEIRA GUE-DES CNPJ 12.559.791/0001-73 14/04/15 2122013 NAO DUPLICATA DE PRESTACAO DE SERVICOS POR INDICACAO 764,63 COLEGIO BARBOSA CAMPOS ARIANNE CABRAL FREIRE CPF 630.253.293-00 14/04/15 2121184 NAO DU-PLICATA DE PRESTACAO DE SERVICOS POR INDICACAO 439,40 COLEGIO BARBOSA CAMPOS ARIANNE CABRAL FREIRE CPF 630.253.293-00 13/04/15 30614008130 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.901,04 PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL ASSOCIACAO DOS FILHOS E AMIGOS DE ACOPIARA -A CNPJ 04.558.140/0001-30 09/04/15 000205846001 NAO FALTA DE PAGAMENTO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL 842,25 BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A.AG.CENTRO BERCE BEZERRA CEREALISTA LTDA-ME CNPJ 63.358.642/0001-87 05/03/15 1940 NAO FALTA DE PAGAMENTO DUPLICATA DE PRES-TACAO DE SERVICOS POR INDICACAO 1.140,00 EBM QUINTTO COMUNICACAO LTDA BOI NEGRO BEACH COM DE ALIM E BEBIDAS LTDA CNPJ 18.468.468/0001-70 13/04/15 30614008260 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.751,23 PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL CASA DA CULTURA E ARTESANATO DO NORDESTE LTDA CNPJ 05.380.019/0001-24 15/04/15 1118360 NAO DIVERSOS 3.268,77 COMPANHIA ENERGETICA DO CEARA. CESARIO MONTE CARNEIRO CPF 117.542.573-72 15/04/15 1697632 NAO DIVERSOS 8.495,81 COMPANHIA ENERGETICA DO CEARA. CLEIDIANE XIMENES MELO CPF 976.708.633-15 09/04/15 0001 NAO FALTA DE PAGAMENTO DUPLICATA DE PRESTACAO DE SERVICOS POR INDICACAO 421,22 CORPVS SEGURANCA ELETRONICA LTDA. DARTAGNAN SALES PAULA CPF 049.172.243-57 09/04/15 0001 NAO FALTA DE PAGAMENTO DUPLICATA DE PRESTACAO DE SERVICOS POR INDICACAO 1.085,57 CORPVS SEGURANCA ELETRONICA LTDA. DASAYEVE ANJOS DOS SANTOS CPF 037.683.673-39 10/04/15 30614007989 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 4.672,91 PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL DINACON EMPREENDIMENTOS E SERVICOS AUXILIARES CNPJ 03.324.833/0001-04 13/04/15 30614008144 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.731,84 PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL EDEM PRODUCOES E PUBLICIDADES LTDA - ME

CNPJ 04.659.528/0001-28 10/04/15 30614007827 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 11.311,41 PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL ELIEZER RUSSI - ME CNPJ 01.463.192/0001-35 14/04/15 AA-000333 NAO FALTA DE PAGAMENTO CHEQUE 3.000,00 LUCIVANDO GOMES SAN-TIAGO EMERSON ANGELO O DE NOJOSA CPF 692.604.433-34 27/02/15 8354 NAO FALTA DE PAGAMENTO DUPLICATA DE PRESTACAO DE SERVICOS POR INDICACAO 11.500,00 R.H.P.EMPREENDIMENTOS E SERVICOS LTDA. EMTEP SERV TECNICOS DE PETROLEO LTDA. CNPJ 70.041.082/0001-06 13/04/15 30614008075 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.486,14 PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL FRANCIMEIRE FRANCA DE LIMA CNPJ 04.109.759/0001-68 10/04/15 30614007948 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.533,88 PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL FRANCISCA AURINEIDE MARQUES SILVA - ME CNPJ 02.971.932/0001-07 13/04/15 30614008136 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.466,54 PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL FRANCISCO CARLOS RO-DRIGUES DOS SANTOS - ME CNPJ 04.595.374/0001-58 15/04/15 5632163 NAO DIVERSOS 1.021,11 COMPANHIA ENERGETICA DO CEARA. GIORDANO NOGUEIRA FORTE CPF 856.180.633-87 10/04/15 30614007776 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.495,12 PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL HENRIQUE SANDRO BARBOSA ARAUJO CNPJ 00.844.604/0001-14 14/04/15 2101340 NAO DUPLICATA DE PRESTACAO DE SERVICOS POR INDI-CACAO 384,26 COLEGIO PROVECTO JOSE LIMA PEREIRA FILHO CPF 744.850.243-34 10/04/15 000008 NAO FALTA DE PAGAMENTO CHEQUE 1.000,00 BANCO BRADESCO S.A.AG.BARBARA DE ALENCAR JOSE VALDIR LOPES DA SILVA CPF 617.672.413-99 09/04/15 1490001181-90 NAO FALTA DE PAGAMENTO DIVERSOS 16.129,49 CAIXA ECONOMICA FEDERAL-AG.GOMES DE MATOS JOZA ALVES MOTA CPF 456.376.873-15 10/04/15 30614007912 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.266,14 PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL KIDS MEL COMERCIO DE PRODUTOS NATURAIS E COSM CNPJ 02.536.013/0001-05 14/04/15 2131276 NAO DUPLICATA DE PRESTACAO DE SERVICOS POR INDICACAO 704,43 COLEGIO BARBOSA CAMPOS LUCIANO REINALDO LOPES CPF 250.557.078-79 10/04/15 890-004/006 NAO DUPLICATA DE VENDA MER-CANTIL POR INDICACAO 235,00 BANCO DO BRASIL S.A AG. COMERCIAL CENTRO MARIA ELIZANGELA CARNEIRO CPF 822.296.353-87 10/04/15 1449/05 NAO DUPLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 66,40 BANCO DO BRASIL S.A AG. COMERCIAL CENTRO MARIA JOSE REGINALDO PEREIRA CPF 509.572.603-34 10/04/15

30614007785 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.170,84 PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL MARIA OCILENE RODRIGUES CASTELO BRANCO MICROE CNPJ 00.937.109/0001-50 10/04/15 361014785 NAO FALTA DE PAGAMENTO CEDULA DE CREDITO BANCARIO POR INDICACAO 2.684,83 BV FINANCEIRA/ADV BELLINATI PEREZ MARIANO FREIRE DE ANDRADE CPF 316.218.643-91 10/04/15 360861563 NAO FALTA DE PAGAMENTO CEDULA DE CREDITO BANCARIO POR INDICACAO 6.779,93 BV FINANCEIRA/ADV BELLINATI PEREZ MARTA CRISTHIANY CUNHA PINHEIRO CPF 820.360.713-68 12/12/14 4199555 NAO DIVERSOS 7.060,79 COMPA-NHIA ENERGETICA DO CEARA. MAURICIO NODARI CPF 412.666.330-49 13/04/15 80114042232 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 2.904,33 PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL MONICA PEREIRA DA SILVA CPF 879.237.853-68 10/04/15 30614008008 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.774,47 PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL MONICA SILVA SANTOS DE SOUSA CNPJ 03.526.182/0001-27 10/04/15 NF 10704 NAO DU-PLICATA DE VENDA MERCANTIL POR INDICACAO 636,08 BANCO ITAU S.A. MORENA FACEIRA IND E COM CONF. CNPJ 14.141.610/0001-10 10/04/15 30614007725 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.187,56 PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL NUCLEO DE INTEGRA-CAO PELA VIDA CNPJ 00.259.865/0001-77 13/04/15 30614008179 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.564,86 PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL ROSAN-GELA SOUZA DE MORAES CNPJ 04.886.991/0001-02 10/04/15 240028000 NAO FALTA DE PAGAMENTO CEDULA DE CREDITO BANCARIO POR INDICACAO 37.637,24 BV FINANCEIRA/ADV BELLINATI PEREZ SANDRO MARCIO CUNHA DE ABREU CPF 391.715.313-00 15/04/15 34431 NAO DIVERSOS 3.894,23 COMPANHIA ENERGETICA DO CEARA. SORAYA VIANA SALGADO CPF 561.854.563-20 13/04/15 30614008171 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 1.504,42 PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL TEREZINHA NUNES RABELO - ME CNPJ 04.859.206/0001-22 10/04/15 85078 NAO FALTA DE PAGAMENTO CHEQUE 1.000,00 BCO BRADESCO AG BARBARA ALENCAR TIAGO BRAGA XAVIER -ME CNPJ 19.798.028/0001-44 25/02/15 2949 NAO FALTA DE PAGAMENTO DUPLICATA DE PRES-TACAO DE SERVICOS POR INDICACAO 1.499,48 MARPE SERVICOS CONTABEIS TORRES EOLICAS DE CONCRETO CONST. E PART S/A CNPJ 11.812.558/0003-50 10/04/15 30614008013 NAO CERTID?O DA DIVIDA ATIVA 2.650,82 PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL VIA BELEZA SERVICOS LTDA - ME CNPJ 03.556.987/0001-13

E como não tendo sido encontrados os devedores nos endereços indicados, os intimo pelo presente, na forma da lei, e por falta de pagamento, a pa-garem os títulos em apreço, ou apresentarem os motivos de suas recusas. Fortaleza, 20 de abril de 2015 - José Iran Ribeiro Sobrinho (Interventor).

Page 13: Edição 22494 - 22 de abril de 2015

GERALCLÁUDIO HUMBERTO PODER,POLÍTICA&

BASTIDORES

Page 14: Edição 22494 - 22 de abril de 2015

CEARÁ

Apoio. “Vereadores de 12 municípios dos Inhamuns manifestaram no sábado, 18, em Tauá, apoio à candidatura de César Veras para a presidência da União dos Vereadores do Ceará (UVC). A eleição será dia 30”. — Christiane Sales, assessora de imprensa

Eleições na UVC mobilizam não apenas os vereadores

Verdade. Marcada para 30 de abril, portanto, na última quinta-feira do corrente mês, a eleição para renovar os qua-dros diretivos na UVC, União dos Vereadores e Câmaras Municipais do Ceará mexe e mobiliza vários segmentos da vida política em todo o Estado. Eu mesmo acompanhei al-moços no Parque Recreio, onde lideranças como os deputa-dos estaduais Sérgio Aguiar (Pros) e Audic Mota (PMDB), ladeados pelo atual presidente da entidade, Josimar de Cas-tro e vários vereadores, de várias regiões do Ceará tentavam promover a união das duas chapas concorrentes, à época ainda em formação, mas os nomes eram os mesmos: César Veras (de Camocim) e Her-berlh Mota (de Batu-rité). As manifestações pró união geral e chapa única não deram certo. Então, temos os dois nomes men-cionados disputando a presidência e o envolvimento (pelo menos é o que se noticia) do próprio governador Camilo Santana e de outras lideranças a uma das candidaturas, no caso, a de César Veras, de Camocim, que passou a ter também, o apoio aberto, dentre outros, da prefeita Patrí-cia Aguiar, de Tauá e dos deputados federal Domingos Neto e dos estaduais Sérgio Aguiar e Odilon Aguiar, do Pros e Agenor Neto, do PMDB. A materialização desses apoios estão nas matérias publicadas nas redes sociais, em jornais e em várias emissoras de rádio, no interior e ca-pital. Em Tauá, no último sábado, 18, vereadores de 12 municípios manifestaram apoio à candidatura César Ve-ras (foto). Segundo enfoque que recebemos da jornalista Christianne Sales, da assessoria de imprensa do deputado Odilon Aguiar, “o candidato César Veras tem o apoio do governador Camilo Santana, da prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, do deputado federal Domingos Neto e dos depu-tados estaduais Odilon Aguiar e Sérgio Aguiar”.

CobrançaO deputado Odilon

Aguiar (Pros) se reuniu na última sexta-feira, 18, com o superintendente do Dnit no Ceará, Diógenes Tavares, para cobrar melhorias urgentes nas BRs que cortam o interior do Estado, sobretudo referente as BRs-226 e 020. “As condições dessas rodovias comprometem a economia dessas regiões e, principalmente, colocam em risco a vida das pessoas que utilizam as estradas para trabalho ou lazer”, disse Odilon Aguiar.

LicitaçãoNa conversa com o

superintendente regional do DNIT, o parlamentar conseguiu ouvir dele uma notícia alvissareira, pois, além de demonstrar interesse e esforço para

melhorar as condições das duas Brs, com vários trechos dani� cados, teria adiantado que o processo licitatório para a devida recuperação da malha viária ocorrerá dia 27 vindouro. Sem dúvida, uma informação positiva e que deixará uma expectativa positiva para solução do problema, convenhamos.

Júri em IcóA Comarca de Icó,

no centro-sul do Ceará, encerrou na última sexta-feira, 17, a Semana Nacional do Júri, onde levou a julgamento cinco réus acusados de crimes contra a vida. Mauro Sérgio Duarte da Silva, conhecido por Chico Fogo, foi absolvido do tipo penal tentativa de homicídio.

1 - Felizes estão os professores da rede municipal de ensino em Aracoiaba. Acabaram de receber reajuste salarial de 13,01% referente ao Piso Nacional do Magistério estipulado pelo governo federal para os mestres da Educação Básica. Parabéns ao prefeito Antonio Cláudio. Na verdade o Piso é um direito já conquistado e a maioria dos municípios brasileiros não pagam, o que é uma vergonha. 2 - O Sesi Cozinha do Brasil capacitou 120 merendeiras de Mombaça. O programa contou com a parceria da Prefeitura local e, durante três dias, na semana passada, elas aprenderam a fazer deliciosas receitas que serão usadas no cardápio da merenda escolar, repartições públicas e hospital do município. Pontos para o prefeito Ecildo Filho. 3 - O cearense deputado federal Cabo Sabino (PR) , esteve na última sexta-feira, na Assembleia Legislativa do Maranhão, junto com a Comissão Externa da Câmara Federal para apurar e discutir sobre os prejuízos causados pela cancelamento das Re� narias Premium I e II. Oremos.

Fortaleza, Ceará, Brasil Quarta-feira, 22 de abril de 2015 O ESTADO

Campos Salesdiscutecomarca

Operadores do Poder Ju-diciário, Câmara Municipal, Poder Executivo e represen-tantes da sociedade civil de Campos Sales reuniram-se em audiência pública com o objetivo de discutir e traçar uma estratégia para a eleva-ção da categoria da comarca daquele município. A comar-ca, atualmente, vivencia uma situação caótica, com mais de quatro mil processos para serem analisados por apenas três servidores do Judiciário. Além disso, a comarca de Campos Sales atende também ao município de Salitre, e há, apenas, um o� cial de Justiça para atender a toda extensão dos dois municípios. Os fun-cionários estão sobrecarrega-dos pelo exacerbado volume de trabalho. Cerca de 60% dos processos se encontram para-dos, especialmente os rela-cionados às pequenas causas. Toda a população de Campos Sales e Salitre estão sendo prejudicadas pela lentidão do andamento do Judiciário.

A iniciativa da audiência partiu da Câmara Municipal e teve unânime aprovação en-tre os vereadores. O presiden-te da OAB subseção do Crato, Aderson Feitosa, expressou a visão da Ordem, e atribuiu o problema à falta de gestão e recursos, defendendo a cria-ção de uma lei que regular-mente o duodécimo para o poder Judiciário, igualando--o ao Poder Legislativo. Tal medida asseguraria o repasse de um percentual da arreca-dação estadual ao Judiciário cearense, que, segundo Ader-son, está com uma dívida que alcança um alto valor. Ele também falou a respeito da falta de recursos para a rea-lização de concurso para am-pliar servidores.

PressãoPor outro lado, o promotor

de Justiça de Campos Sales, Gleidson Pereira, argumen-ta que o problema maior é a falta de vontade política, e lamentou, profundamente, a situação especí� ca da comar-ca de Campos Sales. Para ele, à inoperância da comarca, soma-se a pressão e cobrança da população pela celeridade na condução dos processos, jogando a culpa nos servido-res, sendo que estes não pos-suem a menor condição de atender à enorme demanda existente. Gleidson reforçou que os servidores estão tra-balhando em condições sub--humanas, esgotados física e mentalmente. ‘’Toda essa si-tuação, que beira ao colapso, acaba despertando na socie-dade o desejo de justiça com as próprias mãos’’, ressaltou o promotor, mencionando a morosidade e a demora nos resultados da Justiça.

O prefeito do município, Moésio Loyola, mostrou-se muito sensível à luta, e in-centivou a criação de uma comissão que atuasse no for-talecimento dessa causa, pro-pondo a criação de outdoors para serem a� xados no mu-nicípio, e, principalmente, em pontos estratégicos da capital cearense. “O nosso grito aqui, é um cochicho lá no Tribunal de Justiça”, disse o prefeito. (Com informação de Amaury Alencar).

FOTO DIVULGAÇÃO

Habitação A Secretaria de Infraestrutura e Controle Urbano e a Coordenadoria de Habitação de Caucaia realizaram reunião informativa com as famílias que serão benefi ciadas com as unidades habitacionais do Residencial Demócrito Dummar II, empreendimento do Minha Casa, Minha Vida.

Caucaia: Recursos de penas benefi ciam 1.400 pessoas

Os recursos oriundos de penas pecuniárias (multa em dinheiro aplicada pelo juiz a um infrator) podem ser revertidos a entidades com � ns sociais. Um exemplo bem-sucedido de aplicação desses recursos acontece no município de Caucaia, Re-gião Metropolitana de Forta-leza, com o projeto “Juizado Social”, desenvolvido pelo Juizado Especial Cível e Cri-minal (JECC) da Comarca, em parceria com o Ministé-rio Público estadual.

A participação das enti-dades é regulamentada por resolução do Conselho Na-cional de Justiça (CNJ) e por editais publicados anu-almente pelo JECC. Este ano, sete instituições foram

contempladas, bene� ciando diretamente cerca de 1.400 pessoas. Em 2014, primeiro ano de aplicação do “Juizado Social”, foram destinados R$ 250 mil a cinco entidades.

Segundo a juíza Teresa Germana Lopes, titular do JECC de Caucaia, “o objeti-vo é potencializar o impacto transformador das ações so-ciais e dar um bom destino às multas oriundas das penas pecuniárias”. A magistra-da também informa que o público-alvo são crianças e adolescentes em situação de risco, dependentes químicos e pessoas com de� ciência fí-sica e mental.

Uma das instituições be-ne� ciadas este ano é o Centro de Assistência Social Taciano

Rocha Pontes, que atende a 340 jovens usuários de dro-gas e integrantes de grupos de risco na comunidade Nova Cigana. A instituição promove o projeto “Culti-vando a Cultura da Paz”, que desenvolve atividades culturais e esportivas para prevenir o uso de substân-cias entorpecentes. Também inclui acompanhamento do histórico escolar dos parti-cipantes e apoio a crianças e adolescentes em situação de abandono e maus tratos.

Já o Patronato Santana re-aliza um trabalho preventivo e de combate à prostituição, dependência química e vio-lência doméstica mediante a criação de grupo de dança folclórica da região.

14

Juazeiro do Norte expandirá Zona Azul por toda a cidadeMedida visa equalizar direitos a vagas onde a demanda é grande, principalmente em vias estreitas de Juazeiro

O setor de Engenharia e Sinalização do Departa-mento Municipal de Trân-sito (Demutran) de Juazeiro do Norte, a cerca de 390 qui-lômetros de Fortaleza, está recuperando a sinalização horizontal em alguns cruza-mentos da cidade. Os traba-lhos vêm se concentrando, principalmente, próxima à escolas municipais. Além disso, o Demuntran está promovendo estudos quanto à implantação de novas áreas para a Zona Azul e extinção de alguns locais de estacio-namento que tem contribuí-do para transtornos no trân-sito. Um deles pode ser na Rua São Pedro que se torna estreita entre as ruas Santa Luzia e São Francisco.

A � nalidade da Zona Azul é equalizar direitos a vagas de estacionamento, onde a demanda é grande, isto é; mais veículos do que vagas. Condutores que usa-rem essas vagas de maneira irregular (não sendo idoso) serão enquadrados no Art. 181 – XVII do Código de Trânsito Brasileiro, ou seja, estacionar veículo em de-

sacordo com as condições regulamentadas especi� -camente pela sinalização. Trata-se de infração leve e o veículo pode ser removido do local como penalidade administrativa.

Vias estreitasA informação foi dada

pelo gerente do setor, Mi-guel Leite, acrescentando que uma decisão só será tomada após esses estudos que avaliam ainda algumas vias estreitas que dão acesso a ruas como São Pedro, São Paulo e Padre Cícero na área central de Juazeiro. Quan-to a sinalização horizontal, ele cita a pintura de faixas de pedestres, principalmen-te em frente a escolas como foram os casos recentes da Ratts Barbosa, Lili Neri, Sa-grada Família, Baby Disney, Unicenter, Arco Iris, Colé-gio Salesianos, Escola José Bezerra e outras.

A determinação é conti-nuar junto a outros estabele-cimentos por determinação do prefeito Raimundo Mace-do, incluindo diversos cruza-mentos mais movimentados

a exemplo do que já foi feito nas esquinas das ruas Padre Cícero e Pio X, bem como São Paulo e São Francisco. O Demutran está ampliando ainda a sinalização vertical com placas de advertência de velocidade permitida e proi-bição de buzina e indicativas de vias preferenciais. Outra ação é quanto ao trabalho preventivo junto aos semá-foros que costumam apre-sentar problemas, principal-mente em dias de chuvas, raios e relâmpagos.

Demutran está ampliando ainda a sinalização vertical com placas de advertência de velocidade permitida e indicativas de vias preferenciais

Crescimento da frota de veículos obriga a implantação de Zona Azul no Centro da cidade

Page 15: Edição 22494 - 22 de abril de 2015

FOT O

DIV

ULG

ÃO

AFP / GETTY IMAGES

Ferrari Segundo o chefe da equipe, Maurizio Arrivabenne, a renovação de contrato com Kimi Raikkonen só deve ser negociada mais para o fim do ano para manter o finlandês estimulado: “Não quero que ele durma. Quero mantê-lo acordado”.

Tiradentes I No feriado de Tiradentes, deu Tiradentes como campeão do primeiro turno do Cearensão 2015 da categoria Sub 20.

Tiradentes II O Tiradentes ganhou de 3 a 2 do Ceará, na final do primeiro turno.

Tiradentes III A final do turno aconteceu, na manhã de ontem, com presença de bom público no estádio Presidente Vargas.

Tiradentes IV O Tiradentes é campeão do primeiro turno Sub 20 de forma invicta.

Tiradentes V E o

melhor, ganhou todas as oito partidas que disputou. Não empatou uma sequer.

Tiradentes VI Marcou 24 gols na campanha 100% de desempenho. Sua defesa levou apenas quatro gols. Saldo de 20 gols.

Icasa O Icasa conquistou a Taça Padre Cícero como campeão do Interior do Cearensão 2015.

No PV Hoje às três e meia da tarde tem América x Nova Russas, pela Segundona do Cearensão 2015.

Bola Branca Venda antecipada de ingressos para finais do Nordestão.

Cuidado Autor de três gols na semifinal contra o Sport, o jogador Sousa, do Bahia, merece atenção especial do Ceará hoje. Sousa vive a expectativa do primeiro título pelo Bahia, uma vez que já foi campeão brasileiro pelo Cruzeiro (MG). “Sabemos que temos uma das torcidas mais apaixonadas do Brasil e contamos com a força dela para a decisão. Temos dois confrontos difíceis pela frente”, diz Sousa. A venda de ingressos antecipada para o jogo de hoje já supera a casa dos 30 mil. Casa cheia hoje à noite na Fonte Nova para Bahia x Ceará.

Playoffs da NBA O Golden State Warriors venceu o New Orleans Pelicans por 97 a 87, em casa, pelo segundo jogo da série, e abriu 2 a 0. Próximo jogo é amanhã. Leandrinho atuou por 15 minutos e fez 12 pontos, um rebote e uma assistência.

NordestãoUm trio paraibano dirige hoje, Bahia x Ceará, no primei-

ro jogo final da Copa do Nordeste 2015. Pablo dos Santos Alves é o árbitro principal. Nas assistentes estão Luís Filipe Gonçalves Correa e Márcio Freire Lopes. O jogão começa às dez da noite, na Fonte Nova, em Salvador. O Ceará teve observar bem a atuação do trio paraibano. Não é duvidando, mas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) poderia ter escolado um trio de melhor qualificação, devido a impor-tância do primeiro jogo final do Nordestão. O Ceará invicto no certame tem todas credenciais de conquistar o título de campeão, que seria inédito para sua galeria de troféus. O Ce-ará seguiu com toda sua força. Magno Alves e Cia estão em Salvador para o confronto hoje com os tricolores baianos. A volta está marcada para 29 de abril, na Arena Castelão. Antes, o Ceará que tem fazer um bom resultado para admi-nistrar o título de campeão, na volta.

Surf  Nas desafiadoras ondas da Praia do Futuro, foi disputada a primeira etapa do Circuito Cearense de Surf Universitário, uma instância que definiu o campeão cearense de 2014 nas categorias “Open Universitário” e “Master Degree” (categoria para estudantes já formados). O primeiro título determinou o vencedor do circuito cearense para 2015, outorgado ao atleta Thomas Demétrio; já o segundo se mantém em disputa por soma de pontos. Phelipe Maia, aluno de Fisioterapia da Faculdade Ateneu e campeão brasileiro de Surf Universitário em 2014, mesmo obtendo a terceira colocação na disputa do Master Degree, se manteve como atual líder de 2015 nessa categoria. Uma segunda etapa do circuito acontece em novembro, cujo título irá valer 1500 pontos para o campeão, o que pode dar chances suficientes para que Phelipe conquiste novamente o título de campeão cearense, em 2015. “Vou me preparar mais ainda para essa etapa, para trazer o título do circuito cearense de 2015 na categoria Open Universitário para a Faculdade Ateneu, e, além disso, também o título na categoria Master Degree da qual eu sou o atual líder”, afirma o atleta.

15O ESTADO Fortaleza, Ceará, Brasil Quarta-feira, 22 de abril de 2015

e-mail: [email protected]

Camisa 11 comemora segundo gol com o ‘garçom’ Dani Alves. No primeiro, assistência genial foi de Iniesta

Mesmo com vários desfalques, superioridade do Bayern foi tão grande que, aos 31 minutos do primeiro tempo, o placar marcava incríveis 5 a 0.

Mais dois jogos hoje à tarde Os últimos dois semifinalistas serão conhecidos hoje

à tarde, às 15h45 no horário brasileiro. No estádio do Real Madrid, Santiago Bernabéu, o time de Cristiano Ronaldo e Benzema não terá Bale, mas precisará vencer o rival Atlético de Madrid se quiser avançar. Como os times empataram sem gols no primeiro jogo, qualquer empate com o placar movimentado favorece o Atlético. No outro jogo, o time da casa também precisará vencer. O Monaco recebe a Juventus na França necessitando reverter um placar de 1 a 0 fora de casa. Ou seja: ou devolve o placar ou vence o time de Tevez por dois gols de diferença para estar entre os quatro melhores da Europa. Os números e o futebol apresentado favorecem a equipe de Turim.

O ímpeto de goleadas do Bayern de Munique não tem fim. Depois de aplicar 7 a 1 na Roma, fora de casa, na fase de grupos, e 7 a 0 no Shakhtar Donetsk, nas oitavas de final, o time alemão fez mais uma demonstração de (muita) for-ça em casa ontem. A superio-ridade sobre o Porto foi tão grande que, aos 31 minutos do primeiro tempo, o placar mar-cava incríveis 5 a 0. Na etapa final, a equipe visitante dimi-nuiu um pouco e equilibrou as ações. Mas, administrando

a situação, o Bayern terminou a partida com soberanos 6 a 1. Thiago Alcântara foi o gran-de jogador da partida, mas Lewandowski e Müller tam-bém se destacaram. Thiago

Alcântara, Boateng, Lewan-dowski (2), Müller e Xabi Alonso fizeram para os bá-varos, nessa ordem. Antes de Alonso, Martínez descontou para os lusitanos. Estes foram

os autores de uma virada que, em princípio, parecia difícil. Em Portugal, o Porto venceu por 3 a 1, e os desfalques no time alemão continuavam muitos: Ribéry, Robben, Ala-ba, Benatia e Javi Martínez. Nos dias que antecederam o confronto, nem parecia que os donos da casa podem ser campeões alemães no final de semana. A equipe médica se demitiu, e o time estava pres-sionado. Tudo acabou com uma atuação soberana em que sobrou categoria e vontade.

Neymar voltou a mostrar, ontem, que gosta de ser car-rasco do Paris Saint-Ger-main. O brasileiro marcou os dois gols da vitória por 2 a 0 sobre o time de Paris, no Camp Nou, pelo jogo de volta das quartas de final da Uefa Champions League, e garantiu a classificação da equipe catalã para as semi-finais. Contabilizando os quatro confrontos entre as duas equipes nesta tempo-rada, quando também houve partidas pela fase de grupos, Neymar soma cinco gols.

O adversário da semifinal será definido por meio de um sorteio nesta sexta-feira. A outra equipe já classifica-da é o Bayern de Munique, que reverteu a derrota por 3 a 1 para o Porto em Portugal com uma goleada por 6 a 1 na Alemanha. Os outros dois jogos acontecem hoje à tarde e definem os últimos times

das semis: Real Madrid x Atlético de Madrid (0 a 0) e Monaco x Juventus (0 a 1).

A vitória por 3 a 1, em Pa-ris, e a postura retraída do PSG desde o início do jogo, ontem, deram tranquilidade para a equipe catalã trocar passes e o controlar o ritmo

da partida. No lance em que tentou adiantar seu posicio-namento, o time francês foi vítima da uma jogada genial de Iniesta, aos 13 minutos. O meia dominou antes da linha do meio-campo, girou sobre Cabaye, driblou Ca-vani, escapou do carrinho

de Verratti e serviu Neymar com perfeição. O brasileiro ultrapassou David Luiz no domínio de bola, driblou o goleiro Sirigu e completou para o gol.

Aos 33, Neymar chegou ao segundo gol com uma jo-gada de brasileiros. Daniel Alves pedalou para cima de Maxwell, ajeitou para a per-na esquerda e cruzou para a área. O atacante apareceu atrás de David Luiz e cabe-ceou livre, no canto direito de Sirigu. No segundo tempo, o PSG deu a impressão de ter desistido. No último lance do jogo, Messi ainda quase con-seguiu marcar seu gol, mas chutou para fora e deixou to-dos os tentos da partida com Neymar. O craque brasileiro bem que precisava de um lu-gar solitário ao sol.

Impetuoso, Bayern de Munique mete 6 a 1 no Porto e avança para as semis

Com dois gols de Neymar, Barça vence PSG de novoTime catalão classificou-se para as semifinais da Champions League sem maiores dificuldades no Camp Nou. Podia até perder, mas fez 2 a 0

DMI 615,00 A & G FAB DE PROD QUIMI-COS LTDA -ME 7432079000179 BANCO DO BRASIL SA DSI 1.500,00 ALECRIDES CELIA ALEN-CAR MENEZES 61662151349 ANDREIA FEITOSA MOREIRA ME CDA 24.916,17 ANA AMELIA DE AL-MEIDA ALBUQUERQUE 9083636000119 PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DSI 809,23 ARIANNE CABRAL FREIRE 63025329300 COLEGIO BARBOSA CAMPOS DSI 391,77 ARIANNE CABRAL FREIRE 63025329300 CENTRO PEDAGOGICO PERNALONGA DSI 392,99 ARIANNE CABRAL FREIRE CARNEIRO 63025329300 CENTRO PE-DAGOGICO PERNALONGA DMI 1.036,34 BERCE BEZERRA CERE-ALISTA LTDA 63358642000187 BANCO DO NORDESTE DO BRASIL SA-CENTRO CDA 2.639,18 CN EMPREENDIMEN-TOS LOCACAO DE SERVICOS LTDA - 3415434000140 PROCURADORIA--GERAL DA FAZENDA NACIONAL CDA 4.768,56 CPL - CONSTRUCOES E SERVICOS LTDA - ME 5202662000168 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL CDA 163.868,14 D M DE SOUZA 9144763000180 PROCURADORIA GE-RAL DO ESTADO CDA 2.503,55 EDENGE CONSTRUCOES

LTDA - ME 2555651000173 PROCURA-DORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL DMI 136,02 EDITORA CELIGRAFICA FO-TOLITO LTDA 7646938000122 BANCO SANTANDER S A DMI 1.475,00 ELECTRHA INSTALACOES LTDA-ME 4950749000150 BANCO DO BRASIL SA CH 3.000,00 EMERSON ANGELO DE NORJOSA 69260443334 LUCIVANDO GOMES SANTIAGO CDA 1 .289 ,02 F B CARNEIRO 3761933000190 PROCURADORIA--GERAL DA FAZENDA NACIONAL DSI 788,00 FLAY INDUSTRIA E COMERCIO DE CONFECOES LTDA 7313453000117 WE SERVICO EMPRE-SARIAL EIRELI ME CLM 980,45 FRANCISCO ANTONIO ANDRADE GOMES 50638610320 JOSE LOPES FILHO DMI 524,60 FRANCISCO EDMILSON DE QUEIROZ 21459398220 BANCO DO BRASIL SA DMI 479,00 FRANCISCO EUDES PERO-BA FALCAO 4112015 15311552000198 BANCO DO BRASIL SA DSI 771,98 FRANCISCO LINDOMAR LIMA 47225394304 COLEGIO BARBOSA CAMPOS DMI 2.635,00 FRANCISCO ROGERIO BRITO DE OLIVEIRA 11815743000136 CAIXA ECONOMICA FEDERAL

DMI 465,00 GV DA SILVEIRA ME 722252000124 BANCO DO BRASIL SA CH 1.186,44 JOAO PEREIRA G SOBRI-NHO ME 11719546000113 RICARDO NETO SAHD CDA 1.383,26 JOSE ANTONIO ALVES JUCA - ME 4077456000100 PROCURA-DORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL DSI 447,56 LIGIA BEZERRA DE ME-NEZES GOMES 42181704449 CENTRO PEDAGOGICO PERNALONGA DSI 440,76 LUANA MARIA FRANKLIN DE OLIVEIRA 1502612330 COLEGIO BARBOSA CAMPOS DSI 422,81 LUCIANO REINALDO LOPES 25055707879 COLEGIO BARBOSA CAMPOS DSI 439,40 LUCIANO REINALDO LOPES 25055707879 COLEGIO BARBOSA CAMPOS CDA 1.236,13 LUIZ MARCELINO DE OLIVEIRA 5459182000187 PROCURA-DORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL DMI 2.000,00 M A DE LIMA PEREIRA ALIMENTICIOS ME 18161248000108 BANCO DO BRASIL SA DMI 135,00 MAGNO TEIXEIRA DE ALENCAR 17804751000163 CAIXA ECONOMICA FEDERAL CDA 1.440,81 MART SERVICOS ELE-TRICOS LTDA - ME 4146761000107 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL

DMI 241,62 METROLAB COMERCIO LTDA EPP 10780820000105 BANCO DO BRASIL SA DMI 757,89 OLIVEIRA CONFEC DE ROU-PAS INTIMAS LTDA - 2101378000107 HSBC BANK BRASIL S.A. - BANCO MULTIPLO DMI 3.967,00 R&M COM VAREJISTA DE PAPELARIA LTDA M 8361306000185 BANCO DO BRASIL SA CDA 2.387,88 REGIS REPRESENTA-COES LTDA - ME 3001116000133 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL DMI 300,00 RITA DE CASSIA RODRI-GUES COSTA 62502948304 BANCO BRADESCO S A CDA 1.516,81 ROSA MARIA DA SIL-VA ALIMENTICIOS 5489222000133 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL DMI 660,00 RPC CONSTRUCOES LTDA EPP 5610532000164 BANCO SANTAN-DER S A DMI 214,65 SAPATHU S J E R CALCA-DOS LTDA 72190812000905 BANCO DO BRASIL SA DMI 788,00 TALI COMERCIO DE CONFECCOES LTDA 4777144000100 BANCO SANTANDER S A CH 1.000,00 TIAGO BRAGA XAVIER ME 19798028000144 BCO BRADESCO AG BARBARA ALENCAR

E D I T A L - CARTORIO: JOÃO MACHADO 7o OFICIO. RUA FLORIANO PEIXOTO, 818 FONE: 3201-1100 - FAX: 3201.1115. TORNO PÚBLICO QUE SE ENCONTRAM NESTE CARTORIO PARA PROTESTO OS SEGUINTES TITULOS:

E COMO NÃO TENDO ENCONTRADO OS DEVEDORES NOS ENDEREÇOS INDICADOS, OS INTIMO PELO PRESENTE EDITAL, NA FORMA DA LEI, E POR FALTA DE PAGAMENTO, A PAGAREM OS TÍTULOS EM APREÇO, NO DIA 22/04/2015 de 08:00h as 12:00h e de 13:00h as 16:00h OU APRESENTAREM OS MOTIVOS DE SUAS RECUSAS. FORTALEZA, 20 de abril de 2015. DRA. Maria Salma Onofre Machado (Tabeliã substituta)

Page 16: Edição 22494 - 22 de abril de 2015

16 Fortaleza, Ceará, Brasil Quarta-feira, 22 de abril de 2015 O ESTADO

Page 17: Edição 22494 - 22 de abril de 2015
Page 18: Edição 22494 - 22 de abril de 2015

SIGNOSEU

A BIOGRAFIA DE RUI FACÓ JÁ ESTÁ NAS LIVRARIAS.

Ele é o cearense que escreveu o clássico livro

Cangaceiros e Fanáticos e influenciou uma geração

de pesquisadores no Brasil e no mundo.

PEDIDOS Livraria Gabriel na Unifor

(85) 3273.4193 e na Livraria Cultura

e-mail: [email protected]

www.ruifaco.com.br

ISBN 978-85-88661-43-1 | ASSUNTO: BIOGRAFIA | 384 PÁGINAS

anuncio rui faco JORNAL.indd 1 12/2/2015 15:25:24

Page 19: Edição 22494 - 22 de abril de 2015

19Fortaleza, Ceará, Brasil Quarta-feira, 22 de abril de 2015 O ESTADO

Filme com Scarlett Johansson tem estreia marcadanos cinemas

A versão hollywoodiana do anime e mangá Ghost in the Shell - ou Fantasma do Futuro no Brasil - que terá Scarlett Johansson como pro-tagonista chegará ao cinemas em 14 de abril de 2017.

Em entrevista, Johansson diz que as filmagens come-çam entre janeiro e fevereiro de 2016. Além de agendar a estreia, a Disney alterou as datas de outras produções suas. The Jungle Book, o fil-me de Mogli de Jon Favreau, agora estreará em 15 de abril de 2016, e não mais em ou-tubro de 2015. A informação vem do ERC Box Office.

A trama deve seguir a linha do anime, em que a major Mokoto Kusanagi, uma policial cibernética, luta para levar justiça às ruas de sua megacidade japonesa, em um futuro distópico. Ex-executivo da Marvel, Avi Arad é um dos produtores.

O filme de Ghost in the Shell tem a direção de Ru-pert Sanders, de Branca de Neve e o Caçador.

CANNES: CURTA PAULISTA É CONCLUÍDO ATRAVÉS DE RIFA“Command Action”, dirigido por João Paulo Miranda Maria, será exibido na Semana da Crítica, mostra paralela dedicada aos primeiros e segundos filmes de cineastas do mundo todo a partir do dia 14 de maio

O curta-metragem na-cional “Command Action”, dirigido por João Paulo Mi-randa Maria e produzido pelo Coletivo Kino-Olho, será exibido na Semana da Crítica, mostra paralela de-dicada aos primeiros e se-gundos filmes de cineastas do mundo todo, a ser reali-zada entre os dias 14 e 22 de maio.

A história, de 14 minutos, se passa em uma feira popu-lar no periférico bairro de Cervezão, em Rio Claro, no interior de São Paulo, e gira em torno de um garoto que vai comprar legumes para a família, quando encontra um robô de brinquedo feito no Paraguai chamado Com-mand Action.

O protagonista é feito pelo estudante David Martins, 14 anos, morador de Rio Claro. Martins foi escolhido entre vários alunos da rede mu-nicipal. A ideia era integrar os moradores à produção e trazer espontaneidade à his-tória. “Fizemos uma seleção, e o engraçado é que ele tinha vários problemas na escola, várias advertências. A gen-te cobrou dele outro com-portamento”, diz o diretor João Paulo Miranda Maria. O estímulo funcionou. “Ele já estava melhorando. Agora com a seleção [de Cannes], nós demos autoestima. Aí você vê que é tudo questão de autoestima, de ser al-guém”, conta o diretor.

Mesmo com apoio da Prefeitura de Rio Claro, “Comand Action” foi feito a toque de caixa. “Fizemos com metodologia própria. Conseguimos R$ 28 mil pela a Lei Rouanet, mas estamos com dificuldade de conse-guir captar. Só conseguimos de R$ 3 mil a R$ 5 mil.” A solução foi vender rifas pela cidade. Dessa forma, a equi-pe conseguiu mais R$ 1,5 mil para finalizar o filme.

A Semana da Crítica tam-

bém anunciou na segunda--feira 20, os longas sele-cionados. Competem dois filmes de diretores latinos coproduzidos pelo Brasil. O argentino Santiago Mitre concorrerá com seu segundo filme, “Paulina” (La Patota), uma coprodução com Bra-sil e França, e o colombiano César Augusto Acevedo as-sistirá à estreia de seu pri-meiro filme, “La Tierra y la Sombra”, que também tem o Brasil como coprodutor.

Command Action, cuja estreia mundial será em Cannes, competirá com outros nove filmes de curta ou média metragens de pa-íses como a Suécia, França, Indonésia, Estados Unidos, Romênia e Itália, selecio-nados de uma lista de 1.750 títulos. O júri da Semana da Crítica será presidido pela atriz e diretora israelense Ronit Elkabetz. A 68ª edição do Festival de Cannes acon-tecerá de 13 a 24 de maio.

FOTO USMAGAZINE.COM

Atração Foi inaugurada durante a Star Wars Celebration uma atração no Walt Disney World na Califórnia para divulgar o próximo grande filme do estúdio, Tomorrowland - Um Lugar Onde Nada é Impossível, dirigido por Brad Bird (Missão Impossível 4) e estrelado por George Clooney.

O estudante David Martins, de 14 anos, morador da cidade de Rio Claro (SP), estrela o curta brasileiro “Command Action”

Johansson diz que filmagens iniciam-se em abril de 2017

FOTO DIVULGAÇÃO

Command Action, competirá com outros nove filmes de curta ou média metragens de países como a Suécia, França, Indonésia e EUA

PRÉ-ESTREIAS

CADA UM NA SUA CASA HOME (EUA, 2015)Uma raça alienígena invade a Terra para se esconder de seus maiores inimigos extraterres-tres.DURAÇÃO: 99 min. CENSU-RA: Livre. GÊNERO: Anima-ção. DIRETOR: Tim Johnson. ELENCO: Steve Martin, Jim Parsons, Rihanna.SESSÕES: Iguatemi – Sala 01 3D (Dub): 13h20 – 15h30. Via Sul – Sala 05 3D (Dub): 13h45. Sala 06 (Dub): 14h45 – 19h00. Benfica – Sala 04 (Dub): 14h30. Iandê – Sala 01 (Dub): 15h00. Sala 03 3D (Dub): 13h50. North Jóquei – Sala 04 (Dub): 14h30 – 17h00. RioMar – Sala 09 (Dub): 14h20 – 16h40. Sala 10 (Dub): 13h10 – 15h20.

VELOZES E FURIOSOS 7 FAST AND FURIOUS 7 (EUA, 2014)Após os acontecimentos em Londres, Dom (Vin Diesel), Brian (Paul Walker), Letty (Michelle Rodriguez) e o resto da equipe tiveram a chance de voltar para os Estados Unidos e recomeçarem suas vidas.DURAÇÃO: 138 min. CEN-SURA: 14 anos. GÊNERO: Ação. DIRETOR: James Wan. ELENCO: Vin Diesel, Paul Walker, Dwayne Johnson, Ja-son Statham e Michelle Ro-driguez.SESSÕES: Iguatemi – Sala 02 3D (Dub): 13h15 – 16h05 – 18h55 – 21h45. Sala 03 3D: 13h30 – 16h20 – 19h10 – 22h00. Sala 06 (Dub): 14h00 – 17h00 – 20h00 – 23h00. Sala 08 IMAX 3D: 15h50 – 21h30. Sala 08 IMAX 3D (Dub): 13h00 – 18h40. Parangaba – Sala 02: 15h50 – 21h30. Sala 02 (Dub): 13h00 – 18h40. Sala 03 3D: 16h20 – 22h00. Sala 03 3D (Dub): 13h30 – 19h10. Via Sul – Sala 03 3D (Dub): 13h00 – 16h00. Sala 03 3D (Leg): 18h45 – 21h30. Sala 04 (Dub): 12h20 – 15h15 – 18h00 – 21h00. North Maracanaú – Sala 02 (Dub): 14h30 – 17h30 – 20h30. Benfica – Sala 01 3D

(Dub): 14h00 – 16h55. Sala 01 3D (Leg): 20h00. Sala 02 3D (Dub): 19h50. Iandê – Sala 01 (Dub): 17h10 – 20h10. Sala 03 3D (Dub): 15h40 – 18h20 – 21h00. North Jóquei – Sala 01 3D (Dub): 15h00 – 18h00. Sala 01 3D (Leg): 21h00. Sala 05 3D (Dub): 13h00 – 16h00 – 19h00 – 22h00. Rio Mar – Sala 01 4DX 3D (Dub): 12h00 – 18h00. Sala 01 4DX 3D (leg): 15h00 – 21h00. Sala 02 VIP 3D (Leg): 14h00 – 17h00 – 20h00 – 23h00. Sala 05 Ma-croxe 3D (Dub): 13h15. Sala 05 Macroxe 3D (Leg): 16h00 – 19h00 – 22h00.

CINDERELA CINDERELLA(EUA, 2015)Após a trágica e inesperada morte do seu pai, Ella (Lily Ja-mes) fica à mercê da sua terrí-vel madrasta, Lady Tremaine (Cate Blanchett), e suas filhas Anastasia e Drisella.DURAÇÃO: 111 min. CEN-SURA: Livre. GÊNERO: Co-média. DIRETOR: Kenneth Branagh. ELENCO: Lily Ja-mes, Helena Bonham-Carter, Cate Blanchett (foto), Ri-chard Madden.SESSÕES: Iguatemi – Sala 04: 14h15 – 16h40 – 19h05 – 21h35 – 23h59. Sala 09 (Dub): 13h00. Sala 10 (Dub): 13h30 – 15h55 – 18h20 – 20h45 – 23h10. Parangaba – Sala 01: 14h05 - 23h45. Sala 01 (Dub): 16h30 – 18h55 – 21h20. Sala 05 (Dub): 15h05 – 17h25. Via Sul – Sala 01 (Dub): 12h30 – 15h00 – 17h30 – 20h00. Sala 05 (Dub): 15h50 – 18h20. North Maracanaú – Sala 01 (Dub): 13h30 – 16h00 – 18h30Benfica – Sala 03 (Dub): 14h30 – 17h10 – 20h00. Ian-de Caucaia – Sala 02 (Dub): 14h10 – 16h20 – 18h30 – 20h40. North Jóquei – Sala

02 (Dub): 13h15 – 15h40 - 18h20 – 20h45. Sala 05 (Dub): 19h20 – 21h45. Rio Mar – Sala 03 VIP (Dub): 13h30. Sala 03 VIP (Leg): 16h20. Sala 06 (Dub): 14h40 – 17h20. Sala 06 (Leg): 20h15 – 22h40. Sala 08 (Dub): 15h30. Sala 08 (Leg): 12h20 – 18h10 – 21h05.

O GAROTO DACASA AO LADO THE BOY NEXT DOOR (EUA, 2015)Uma mulher divorciada (Jen-nifer Lopez) se envolve ro-manticamente com o vizinho adolescente (Ryan Guzman) e o relacionamento gera conse-quências inimagináveis quan-do o rapaz se mostra obceca-do e inconsequente.DURAÇÃO: 91 min. CEN-SURA: 16 anos. GÊNERO: Suspense. DIRETOR: Rob Cohen. ELENCO: Jennifer Lopez, Ryan Guzman, John Corbett.Sessões: Iguatemi – Sala 09: 18h00. Parangaba – Sala 05: 21h55 – 23h55.

PONTE AÉREA PONTE AÉREA(Brasil, 2015)Bruno (Caio Blat) e Amanda (Leticia Colin) se conhecem durante um voo que devido a uma tempestade tem seu tra-jeto desviado e faz um pouso de emergência de Belo Hori-zonte, onde seus passageiros irão passar a noite.DURAÇÃO: 108 min. CEN-SURA: 12 anos. GÊNERO: Comedia. DIRETOR: Julia Re-zende. ELENCO: Letícia Colin, Caio Blat, Emílio de Mello.SESSÕES: RioMar – Sala 04 VIP: 13h00 – 15h40.

O SAL DA TERRA THE SALT OF EARTH (França, 2014)O filme conta um pouco da longa trajetória do renoma-do fotógrafo brasileiro Sebas-tião Salgado e apresenta seu ambicioso projeto “Gênesis”, expedição que tem como objetivo principal registrar, a partir de imagens, civilizações e regiões do nosso planeta.

DURAÇÃO: 110 min. CEN-SURA: 10 anos. GÊNERO: Documentário. DIRETOR: Juliano Ribeiro Salgado. ELENCO: Hugo Barbier, Jac-ques Barthélémy, Juliano Ri-beiro Salgado, LéliaSESSÕES: RioMar – Sala 10 (Legendado): 21h30.

GOLPE DUPLO FOCUS (EUA, 2015)Um trapaceiro profissional (Will Smith) começa a trei-nar uma novata na profissão (Margot Robbie), até os dois se apaixonarem.DURAÇÃO: 105 min. CEN-SURA: 14 anos. GÊNERO: Suspense. DIRETOR: Glenn Ficarra, John Requa. ELEN-CO: Will Smith, Margot Ro-bbie, Rodrigo Santoro, Gerald McRaney, Adrian Martinez, Dominic Fumusa e Joe Chrest.SESSÕES: Parangaba – Sala 04 (Dub): 19h30 – 21h45 – 23h59. Via Sul – Sala 06 (Leg): 21h45. Shopping Benfica – Sala 04 (Dub): 17h05. Iande – Sala 01 (Dub): 14h30 – 16h30. O SÉTIMO FILHO THE SEVENTH SON(EUA, 2014)Passado muito tempo, um mal está prestes a ser desencadea-do e irá reacender, mais uma vez, a guerra entre as forças do sobrenatural e da huma-nidade. Master Gregory (Jeff Bridges) é um cavaleiro que havia aprisionado, séculos an-tes, uma poderosa e malévola bruxa, Mother Malkin (Ju-lianne Moore). Mas agora ela escapou e quer vingança.DURAÇÃO: 102 min. CEN-SURA: 12 anos. GÊNERO: Aventura. DIRETOR: Sergey Bodrov. ELENCO: Jeff Bridges, Julianne Moore, Ben Barnes.SESSÕES: Parangaba – Sala 04 (Dub): 15h00 – 17h15. Ben-fica – Sala 04 (Dub): 20h05.

INSURGENTE INSURGENT(EUA, 2014)Depois dos acontecimentos de Divertente, Tris (Shaile-

ne Woodley) e Quatro (Theo James) agora são fugitivos e procurados por Jeanine Mat-thews (Kate Winslet), líder da Erudição. Em busca de respostas, o casal terá que en-frentar inimagináveis desafios enquanto tentam descobrir a verdade sobre o mundo em que vivem.DURAÇÃO: 119 min. CEN-SURA: 12 anos. GÊNERO: Aventura. DIRETOR: Robert Schwentke. ELENCO: Shaile-ne Woodley, Theo James, Mi-les Teller.SESSÕES: Iguatemi – Sala 05: 13h40 – 16h10 – 18h40 – 21h10 – 23h40. Sala 07 (Dub): 13h10 – 15h40 – 18h10 – 20h40 – 23h10. Sala 09 3D: 22h40. Sala 09 3D (Dub): 20h10. Sala 11 (Dub): 15h00. Parangaba – Sala 06 3D: 20h40 – 23h10. Sala 06 (Dub): 13h10. Sala 06 3D (Dub): 15h40 – 18h10. Via Sul – Sala 02 (Dub): 14h00 – 16h40 – 19h15 – 21h45. Sala 05 3D (Dub): 13h20 – 20h50. North Maracanaú – Sala 01 (Dub): 21h00. Benfica – Sala 02 3D (Dub): 14h15 – 17h00. Sala 01 (Leg): 20h00. Iande – Sala 04 (Dub): 14h40 - 17h40 – 20h40. North Jóquei – Sala 03 3D (Dub): 14h45 – 17h30 – 20h15. RioMar – Sala 07 3D (Dub): 16h30 – 19h20 – 22h10. Sala 09 (Dublado): 12h50 – 15h30 – 20h50. Sala 10 (Leg): 17h30.

KINGSMAN -SERVIÇO SECRETO KINGSMAN: THESECRET SERVICE(EUA, 2015)Adaptação da série de quadri-nhos criada por Mark Millar. O suspense segue um agente veterano que resolve ajudar um jovem recrutado para uma escola britânica de espiões.DURAÇÃO: 128 min. CEN-SURA: 16 anos. GÊNERO: Ação. DIRETOR: Matthew Vaughn. ELENCO: Colin Fir-th, Samuel L. Jackson, Micha-el Caine.SESSÕES: Shopping Iguate-mi – Sala 01: 20h20 – 23h00. Sala 01 (Dublado): 17h40.

PARA SEMPRE ALICE STILL ALICE(EUA, 2014)Alice Howland tem um ca-samento feliz, três filhos crescidos e é uma renomada professora de linguística, mas começa a esquecer palavras. Quando recebe um terrível diagnóstico, seus laços fami-liares serão testados.DURAÇÃO: 101 min. CEN-SURA: 12 anos. GÊNERO: Drama. DIRETOR: Richard Glatzer, Wash Westmore-land. ELENCO: Julianne Mo-ore, Alec Baldwin e Kristen Stewart (foto).SESSÕES: Rio Mar – Sala 09 (Leg): 19h00 – 21h15.

SIMPLESMENTEACONTECE LOVE, ROSIE(Reino Unido, 2014)Rosie (Lily Collins) e Alex (Sam Claflin) são amigos in-separáveis, até o dia em que a garota se muda com a fa-mília para os Estados Unidos. Como ficará o relacionamen-to dos dois?DURAÇÃO: 103 min. CEN-SURA: 14 anos. GÊNERO: Comédia Romântica. DIRE-TOR: Christian Ditter. ELEN-CO: Sam Claflin, Lily Collins, Tamsin Egerton.SESSÕES: Parangaba – Sala 05 (Dub): 19h45.

TINKER BELLE O MONSTRO DATERRA DO NUNCA LEGEND OF THENEVERBEAST(EUA, 2014)Mais uma aventura de Tinker Bell e suas amigas. Agora, a fadinha e sua turma preci-sam enfrentar um gigantesco monstro, que fica amigo de Fawn, uma fada que sempre teve bom coração.DURAÇÃO: 76 min. CENSU-

RA: Livre. GÊNERO: Anima-ção. DIRETOR: Steve Loter. ELENCO: Ginnifer Goodwin, Lucy Liu, Mae Whitman, Me-gan Hilty, Melanie Browker.SESSÕES: Parangaba – Sala 05 (Dub): 13h20.

SNIPER AMERICANO AMERICAN SNIPER(EUA, 2014)Chris Kyle, maior atirador do exército americano, é enviado para o Iraque e logo se torna uma lenda conforme as histó-rias da sua coragem e as vidas que salvou vão se espalhando. Ao mesmo tempo que precisa se proteger dos inimigos que o fizeram de alvo, Kyle ainda tem que lidar com as dificul-dades de ser um bom pai e marido mesmo estando do outro lado do mundo.DURAÇÃO: 133 min. CEN-SURA: 16 anos. GÊNERO: Drama. DIRETOR: Clint Eastwood. Elenco: Bradley Cooper, Sienna Miller, Kyle Gallner.SESSÕES: Iguatemi – Sala 09: 15h20.

BOB ESPONJA: UMHERÓI FORA D’ÁGUA MOVIE: SPONGEOUT OF WATER(EUA, 2015)O pirata Alameda Jack (An-tonio Banderas) enfim con-seguiu encontrar um livro mágico onde todos os planos malignos que escreve se tor-nam realidade. Entretanto, ele precisa da última página do livro, que está de posse de Bob Esponja, no fundo do mar. Para recuperá-la, Alameda elabora um plano onde o ha-bitat de Bob é destruído. Pre-cisando salvá-lo a todo custo, ele e os amigos Patrick, Siri-gueijo, Lula Molusco e Plânc-ton decidem buscar ajuda na superfície.DURAÇÃO: 92 min. CEN-SURA: Livre. GÊNERO: Ani-mação. DIRETOR: Mike Mi-tchell, Paul Tibbitt.SESSÕES: Iguatemi – Sala 11 (Dub): 13h00. Parangaba – Sala 04 (Dub): 13h. Via Sul – Sala 06 (Dub): 12h45 – 17h.

ESTREIAS

EM CARTAZ

Page 20: Edição 22494 - 22 de abril de 2015