edição 208

24

Upload: asemana-news

Post on 30-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

De 11 a 17 de novembro

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 208
Page 2: Edição 208

11 a 17 de novembro de 20112 - /GERAL

Diretor: Sérgio Dal GalloJornalista Responsável: Dimas Rodrigues DRT 3023-PR

Departamento Jurídico: Dra. Daniele Silvia de Oliveira - OAB-PR 44453

Jornal A SEMANA

Administração: Rua Parintins, 74 - Vila Izabel - Curitiba

Redação: Av. Brasil, 1890 - Sob 01 - Eucaliptos - FRG

Fone: (41) 3627-1997 / 9162-6192

[email protected]

www.asemananews.com.br

Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade de seus autores.O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

Fonte: www.simepar.br

Jornal A SEMANA LtdaCNPJ: 08.707.885/0001-75

Tiragem: 25 mil/mêsImpressão: Editora O Estado do Paraná S/A

O jornal é distribuído na RMC

Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim”. (João 14:6)

Sexta Sábado Domingo Segunda Terça

Fazenda Rio Grande, Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais,Piraquara, Pinhais, Quatro Barras, Mandirituba, Quitandinha, Campo do

Tenente, Agudos do Sul, Piên, Tijucas do Sul, Campo Largo, CampoMagro, Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Almirante Tamandaré e Colombo

DATAS

EXPEDIENTE

www.asemananews.com.br

Parcialmente nublado comchuvas e trovoadasMáx.26º - Mín. 16º

Lição práticaREFLEXÃO

Participe desta página, enviando sua piada ou meditação

para o e-mail: [email protected]

Loreno Tolardo:destaque por excelência!

EDITORIAL

FATOS

Curiosidade do ano de 2011.Intrigante de fato!

Panchadas de chuva

Máx.23º - Mín. 15º

Pancadas dechuva e trovoadasMáx.22º - Mín. 14º

PIADAS

Panchadas de chuva

Máx.21º - Mín. 15º

Pancadas dechuva a tarde

Máx.23º - Mín. 15º

E este ano vamosexperimentar quatro da-tas incomuns ... 1/1/11,1/11/11, 11/1/11 e hoje11/11/11.

Tem mais! Pegueos últimos 2 dígitos doano em que você nas-ceu mais a idade quevocê vai ter este ano e asua soma será igual a111 para todos! Por exemplo: o Johnatan nasceu em 1981 e vaifazer 30 anos. Portanto: 81 + 30 = 111. Alguém explica o que éisso?

Alguns dizem que é o Ano do dinheiro!Outubro teve 5 domingos, 5 segundas-feiras e 5 sábados e

isso acontece uma vez a cada 823 anos.Estes anos são conhecidos como 'moneybags'.É um mistério ou não!

Hoje, sexta-feira, é dia 11/11/2011

11/11/1973 - A União Soviética se recusou a jogar uma partidaválida pelas eliminatórias da Copa de 74 contra o Chile em Santia-go, em protesto contra o golpe militar que derrubou Salvador Allen-de e o uso do Estádio Nacional para a tortura de presos políticos. AFifa eliminou os soviéticos da competição.

12/11/2008 - Centenas de cópias de uma edição falsa do jor-nal "The New York Times" foram distribuídas gratuitamente emestações de metrô e pontos famosos da cidade. A edição, "datada"de 4 de julho de 2009, tinha como manchete "Termina a Guerra noIraque" e "noticiava" o fechamento da prisão de Guantánamo e ojulgamento do ex-presidente George W. Bush pela Corte PenaInternacional. A brincadeira foi orquestrada pela ONG de ativistaspolíticos Yes Men.

13/11/1789 - Em uma carta, Benjamin Franklin afirmou que"nada neste mundo pode ser dado como certo, exceto a morte e osimpostos".

14/11/2005 - O prefeito de Foz de Iguaçu, Paulo Mac DonaldGhisi, vetou o projeto que pretendia mudar a grafia do nome dacidade. A idéia era retirar o "cedilha" e colocar no lugar dois "s".

15/11/1914 - Venceslau Brás tornou-se presidente do Brasil.Foi ele quem determinou a entrada do país na Primeira GuerraMundial.

16/11/1988 - Benazir Bhutto venceu as eleições diretas noPaquistão e tornou-se a primeira mulher a governar um país mu-çulmano.

17/11/1913 - O canal do Panamá, na América Central, foiaberto para ligar os oceanos Atlântico e Pacífico.

Certa vez, existiu um grande guerreiro. Mesmo sendo muitovelho, ele ainda era capaz de derrotar qualquer desafiante.

Sua reputação ficou conhecida em todo o país e muitos estu-dantes reuniam-se para estudar sob sua orientação.

Um dia, um infame jovem guerreiro chegou à vila. Ele estavadeterminado a ser o primeiro homem a derrotar o grande mestre.

Junto à sua força, ele possuía uma habilidade fantástica emperceber e explorar qualquer fraqueza em seu oponente, ofenden-do-o até que este perdesse a concentração.

Então, ele esperava que seu oponente fizesse o primeiromovimento, e assim revelando sua fraqueza, atacava-o com umaforça impiedosa e a velocidade de um raio. Ninguém jamais haviaresistido, além do primeiro movimento, em um duelo contra ele.

Contra todas as advertências de seus preocupados estudan-tes, o velho mestre alegremente aceitou o desafio do jovem guer-reiro.

Quando os dois se posicionaram para a luta, o jovem guerrei-ro começou a lançar insultos ao velho mestre. Ele jogava terra ecuspia em sua face. Por horas, ele verbalmente ofendeu o mestrecom todo o tipo de insulto e maldição conhecidos pela humanidade.Mas o velho guerreiro ficou ali parado, calmamente.

Finalmente, o jovem guerreiro ficou exausto.Percebendo que tinha sido derrotado, ele fugiu vergonhosa-

mente.Um tanto desapontados por não terem visto seu mestre lutar

contra o insolente, os estudantes aproximaram-se e lhe pergunta-ram:

— Como o senhor pôde suportar tantos insultos e indignida-des? Como conseguiu derrotá-lo sem ao menos se mover?

— Se alguém vem para lhe dar um presente e você não oaceita, para quem retorna este presente? – replicou o mestre.

Desde os seus primeiros dias de governo Loreno Ber-nardo Tolardo já era destaque na mídia pela forma nobre ado-tada para administrar a cidade que lhe foi confiada através dasurnas. Muito antes de tê-lo como prefeito, Quatro Barras jáhavia sido a cidade escolhida para ter Tolardo como empresá-rio de destaque, pois ao lado do seu irmão Luiz, já ganhavamo mundo do transporte de uma forma avassaladora, com com-petência e dinamismo, fazendo a então Transtolardo, hoje TGA,ser uma das empresas destaques nesse ramo.

Não precisava Loreno Bernardo Tolardo deixar o acon-chego do seu lar e de sua família para buscar na política “sta-tus”. Não seria preciso ele deixar o comando de uma dasmaiores empresas do ramo de transportes do Brasil, patrimô-nio conquistado através de anos de muito trabalho, colocando-o nas mãos do seu jovem irmão, para “brincar de prefeito”. Seo fez creio que foi por acreditar que a política pode ser simlevada a sério. Loreno Tolardo, que hoje é tido como exemplode administração pública da grande Curitiba, quis mostrar aomundo que é possível dar um pouco de si em benefício daque-les menos favorecidos.

E esta semana mais uma vez Tolardo, prefeito da nossaquerida Quatro Barras, fez sangrar o cotovelo daqueles que, porserem desprovidos de competência, invejam sua administra-ção. E isto porque - quer queiram tais pessoas ou não - nosúltimos dias Quatro Barras foi destaque nacional e porque nãodizer mundial diante da revitalização da velha estrada da Graci-osa, a qual voltará a fazer parte do roteiro turístico do nossoParaná. Incrível que por inoperância ou incompetência, comoqueiram, até Deputados da região invejam tal conquista...

Administrações anteriores, que mantinham a populaçãoanestesiada com ruas decoradas e cestas básicas em épocade eleições, hoje observam a distância à forma honesta, com-petente e transparente que Quatro Barras desfruta na atualgestão. Tolardo provou que não é necessário ser aliado agovernantes superiores para se conquistar benefícios paraseus munícipes, pois era contrário à Requião e obteve recur-sos em seu governo, foi oposição à Beto Richa e tem trazidobenefícios do governo tucano para o seu município. Isto mos-tra que quem tem boca vai a Roma, bem como que o bomtrabalho não depende apenas de alianças políticas.

E àqueles que reclamam da atual administração de Qua-tro Barras (afinal, o único perfeito foi crucificado) quero dizer:rendam-se, pois em dias vindouros terão saudades desta ad-ministração que dia após dia tem sido citada como modelo daRegião Metropolitana de Curitiba. Em contraste ao que vemacontecendo na administração máxima do nosso país, emQuatro Barras se vê austeridade e transparência, a qual ines-crupulosamente vem sendo pichada por bocas de pessoasque jamais fizeram sequer vírgulas do que vem sendo feitopela cidade e pela população do município.

Devo escusas aos nossos leitores, contudo hoje bradoem nobre causa, pois a existência de “administração públicahonesta e competente” é tão rara ultimamente que, quandoocorre, deve ser citada aos quatro ventos. Loreno Tolardo, empúblico e perante o mundo tenho coragem de me expor a seufavor ou, como no popular, colocar a mão no fogo pela suaadministração. E digo-lhe mais quero um dia ter o privilégio deredigir ao mundo através do jornal A SEMANA palavras dearrependimento daqueles que em algum momento falarammal e ostentam hoje uma bandeira contrária a sua brilhanteadministração, seja por interesse político ou um motivo banalqualquer.

Loreno Tolardo: destaque por excelência e não por votocomprado ou em troca de algum favor. Acautelem-se vocêsque hoje o apedrejam, pois em dias vindouros quem sabeterão a oportunidade de ocupar o lugar que hoje Tolardo osten-ta e poderão tentar fazer com a mesma sabedoria tudo aquiloque hoje ele faz por aqueles que o deram o voto de confiançapara governar.

Nobre prefeito de Quatro Barras que Deus continue aben-çoando a você e aos seus e ainda lhe dê sabedoria paracontinuar sendo um dos melhores prefeitos da grande Curitiba.Um forte abraço à todos e enquanto pudermos bradamos jun-tos viva o Senhor Jesus.

Qual a diferença entre um político e um cachorro atropelados?Antes do cachorro, há marcas de freada...

***P: Por que a loira fala ao telefone deitada? R: Para não cair a

ligação!!***

Mamãe, mamãe... me leva no circo? Não, filho... Se queremte ver, que venham aqui em casa...

***Por que Hitler odiava os judeus? Porque não conhecia os

argentinos.***

Um oficial iraquiano chama os oito sósias do Saddam e diz:Tenho boas e más notícias. A boa notícia é que Saddam está vivo.Todos os sósias comemoram. A má notícia é que ele perdeu umbraço.

***O que é preciso para reunir os Beatles? Mais duas balas.

***O que o passarinho falou para a passarinha? Quer danoni-

nho?***

Porque a China tem tanta gente? É por que eles comem comdois pauzinhos...

Page 3: Edição 208

11 a 17 de novembro de 2011 DESTAQUE / - 3www.asemananews.com.br

Quatro Barras inaugura a RealEstrada Parque da Graciosa

O que é Gestão Ambiental?

Fernando Camargo - VicePresidente do Partido Verde de

Fazenda Rio Grande/Pr.

Gestão ambiental é umsistema de administraçãoempresarial que dá ênfase asustentabilidade. Desta forma,a gestão ambiental visa o usode práticas e métodos admi-nistrativos que reduzem aomáximo o impacto ambientaldas atividades econômicasnos recursos da natureza.

Entre os métodos e obje-tivos da gestão ambiental está

o uso de recursos naturais deforma racional, a aplicação demétodos que visem a manuten-ção da biodiversidade, a ado-ção de sistemas de reciclagemde resíduos sólidos; o tratamen-to e reutilização da água e ou-tros recursos naturais dentro doprocesso produtivo.

Além destes, a criação deprodutos que provoquem o mí-nimo possível de impacto am-

biental, o uso de sistemas quegarantam a não poluição am-biental e a criação de progra-mas de pós-consumo pararetirar do meio ambiente osprodutos, ou partes deles, quepossam contaminar o solo,rios, etc. Exemplo: recolhimen-to e tratamento de pneus usa-dos, pilhas, baterias de telefo-nes celulares, peças de com-putador, etc.

Importância para as empresas

A adoção de gestão am-biental é importante para umaempresa por diversos moti-vos. Em primeiro lugar porqueela associa sua imagem ao dapreservação ambiental, me-lhorando no mercado as ima-gens das marcas de seus pro-dutos. Empresas que adotameste sistema conseguem re-duzir seus custos, evitando

desperdícios e reutilizando ma-teriais que antes eram descar-tados. Empresas com gestãoambiental melhoram suas re-lações comerciais com outrasempresas que também se-guem estes princípios.

Esperamos que as em-presas que aqui em FazendaRio Grande venham a se ins-talar, adotem tais medidas,pois, Preservar é Viver!

As obras de pavimentaçãoe restauração da Estrada daGraciosa, no trecho compre-endido entre o Florestal e o Altoda Serra, em Quatro Barras,não dão apenas uma nova de-nominação à estrada, que ago-ra é chamada Real EstradaParque da Graciosa, comotambém mudaram significati-vamente o cenário de uma dasmais importantes vias do Es-tado, melhorando as condi-ções de rodagem e moradiadas comunidades que vivemno seu entorno.

Foi neste cenário e emmeio às perspectivas mais pro-missoras de desenvolvimento,que as obras executadas atra-vés do convênio entre a Pre-feitura e o Ministério do Turis-mo (Prodetur) foram inaugu-radas na manhã da últimaquarta-feira (9), na data emque Quatro Barras comemo-rou seus 50 anos de emanci-pação política. A solenidade fezparte das comemoraçõesfestivas e reuniu autoridadesdo Estado, lideranças locais,prefeitos, ex-prefeitos, mora-dores, deputados e vereado-res em um evento histórico.

A inauguração ocorreupróximo à Capela de São Pe-dro, onde foi instalado um mo-numento em forma de diaman-te, trabalhado artesanalmentena pedra - uma atividade regio-

Via histórica que embasou o desenvolvimento do Paraná,

agora ganha um novo contexto turístico e ao mesmo tempo mantém legado de cultura e história

nal símbolo da cidade. Foi nes-te local, que o prefeito LorenoTolardo, o vice-prefeito EdisonWilmar Repinoski e o presiden-te da Câmara, vereador OlairRibeiro Lago descerraram ofi-cialmente a placa.

"Esta é uma obra impor-tante não apenas para QuatroBarras, mas para o Estado etambém para o país, pelo seucontexto histórico, ambiental eturístico, que certamente farávoltar os olhos para a estradae todo o seu potencial. QuatroBarras completa hoje seus 50anos e quero agradecer a to-dos os ex-prefeitos pela contri-buição que deram à cidade,

salientar nossos esforços emtornar esta obra realmentepossível, e dizer que quandoconcentramos nosso trabalhoem ações que são boas paraas pessoas, todo o esforço éimportante, e é isto que esta-mos fazendo", disse o prefeitoTolardo.

Representando o governa-dor Beto Richa, o secretário deEstado de Infraestrutura e Lo-gística, José Richa Filho, para-benizou o trabalho. "Quero pa-rabenizar o prefeito e sua equi-pe pela execução da obra queserá determinante para o muni-cípio e sem dúvida para todo oParaná", afirmou.

Após a solenidade, o pú-blico participou de um almoçopreparado pela comissão daCapela de São Pedro, sabo-reando a típica costela de chãoe feijoada, em uma estruturaamplamente decorada pelaPrefeitura.

Também participaram doevento a primeira-dama EderciSbrissia Tolardo; os deputadosestaduais Francisco Buhrer,Tadeu Veneri, Cleiton Kielse,Rasca Rodrigues e Anibelli Neto;o superintendente regional doTrabalho no Paraná, Neivo Be-raldin; o promotor de Justiça, Dr.Octacílio Sacerdote Filho; osex-prefeitos Roberto Adamoski

e João Carlos Creplive; o pre-feito de Campina Grande doSul, Luiz Assunção e o viceLeandro Zanetti; o superinten-dente Ângelo Batista, que repre-sentou o prefeito de Curitiba,Luciano Ducci; o superinten-dente Regional Leste do DER,Gilberto Loyola; vereadores;secretários municipais e mora-dores da região.

Infraestrutura

Nos últimos dois anos, aEstrada da Graciosa recebeu20 quilômetros de pavimenta-ção, oito de ciclovias, além deganhar nova sinalização e terpontes centenárias recupera-das como a Ponte do Rio Ta-quari, que teve sua estruturarefeita, mantendo o traçado earquitetura do período de cons-trução, que data do século XIX.

Trechos alternados entre

asfalto e paralelepípedos hojeindicam áreas de interesse his-tórico e turístico, e áreas de re-manso foram construídas paradar segurança a motoristas epedestres. Agora seguem emandamento as obras comple-mentares do projeto, que são oúltimo item do convênio entrePrefeitura e Ministério do Turis-mo, que totaliza investimentosde mais de R$ 19 milhões.

Uma estrutura voltada aoturismo e à qualidade de vidados moradores. "A estrada estáótima, estou feliz por ver asmudanças e poder testemunharuma obra desta proporção",contou Frederico Landarin,morador da região há 74 anos,ao falar sobre os benefícios daobra, que segundo ele, ficarãopara seus filhos, netos e paraas futuras gerações.

Estrada guarda em seu trajeto belas paisagens,pontes centenárias e caminhos históricos do Paraná

Prefeito Tolardo e o presidente da Câmara, vereador Olair Ribeiro Lago, descerram a placa acompanhadospelo secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho; e pelo vice-prefeito Edson Repinoski

Page 4: Edição 208

11 a 17 de novembro de 2011www.asemananews.com.br4 - / FAZENDA RIO GRANDE

Começam as obras daUPA 24h de FRG

ANTENADOEspaço do leitor. Participe: [email protected]

Pauta enxuta emsessão da Câmara Municipal

Márcio Wozniack e Profª Arielpedem comissão especial para

discutir o serviço de táxis em FRG

Protesto na BR

Os comerciantes de Areia Branca dos Assis, distrito deMandirituba estão na bronca com a concessionária AutopistaPlanalto Sul depois que uma estrutura metálica (guardrail) foiinstalada às margens de um acesso à localidade, o que dimi-nuiu o movimento de carros na região. Na última quarta-feira,os lojistas fecharam durante 30 minutos a rodovia, em protestopela queda nas vendas causados por essa intervenção. Jua-rez Frainer, proprietário de um restaurante, disse em entrevistaque o movimento já reduziu em 70% e cobrou a retirada daestrutura do local.

Mãe Diná

Um "jornal", com circulação em Fazenda Rio Grande,veiculou matéria, dando conta de que pelo menos três verea-dores já podem comemorar de maneira antecipada, pois jáestão eleitos. Ariel da Agricultura, Caio Szadkoski e Ana Miran-da, segundo o folhetim, pelas suas atuações já estão eleitos nopróximo pleito. Diante das previsões, o dono do jornal vemsendo chamado de "profeta".

Briga de casal

A vereadora Ana Miranda é uma pessoa modesta. Nareunião dessa semana, ao justificar ser uma pessoa de bem,humilde e determinada, disse em alto e bom senso que naépoca que o marido Valdir foi vereador, era ela quem tomavaas decisões. O ex-vereador Valdir, que estava no plenário, fezuma cara de desanimado pelas declarações da esposa.

Só faltava essa...

Duas senhoras na academia ao ar livre da Praça Brasil:- “A Senhora vem sempre aqui?”- “Todos os dias”.- “Eu também, pois é bom fazer exercícios, mas a prefei-

tura bem que poderia instalar um local com piscina e hidro-massagem né. Nem que cobrasse um preço popular para opovo usar”.

- “Mas a prefeitura pode fazer isso?”- “É obrigação do prefeito, pois temos que ter um lugar

assim”.Conversa vai, conversa vem e as mulheres se despedi-

ram e a que disse que é obrigação do prefeito oferecer hidro-massagem para a comunidade, entrou em uma Eco Sport e foiembora. Modesta ela! Ah, isso não é piada.

Começaram as obras demais uma importante unidadede pronto atendimento do mu-nicípio de Fazenda Rio Gran-de. Avaliada em aproximada-mente R$2,1 milhões de reais,a Unidade de Pronto Atendi-mento 24h, a UPA, está sendoconstruída na rua Rio Tejo, noBairro Iguaçu, com recursos doGoverno Federal e com con-trapartida do município. A obraé mais um investimento do Pro-grama de Aceleração do De-senvolvimento, o PAD.De acor-do com o secretário de Saúde,Pedro Cavichiolo, a nova uni-dade de saúde vem para am-pliar a prestação deste serviçono município. "A UPA vem emum momento muito importante,pois nossa cidade esta crescen-do rapidamente e precisamosde mais unidades de saúdepara podermos atender a po-pulação com agilidade e quali-dade", informou o secretário.

Segundo dados da Secre-taria de Saúde de Fazenda RioGrande, somente nos últimostrês meses o Pronto Atendi-mento do município fez 64.289procedimentos, dos quais in-cluem consultas, remoções,Raio X, entre outros. Esse nú-mero, segundo Cavichiolo, re-presenta uma média de 715atendimentos por dia.E alémda UPA 24h, em breve Fazen-da Rio Grande ganhará um

outro aliado da saúde pública.Estão em andamento asobras de construção da Uni-dade de Saúde do Bairro Eu-caliptos. A nova estrutura desaúde, a qual ampliará osatendimentos naquela região,tem cerca de 350m² e custa-rão aproximadamente R$ 390mil aos cofres públicos.Deacordo com Pedro Cavichio-lo, a nova unidade terá 12 sa-las, sendo quatro de consul-

tórios, sala para duas cadei-ras odontológicas, além deoutras salas para administra-ção, educação e saúde, cu-rativos, pré-consulta, serviçosocial, entre outras. "Serámais um aliado nosso. É ou-tro investimento que estamosfazendo em virtude do aumen-to da população daquele bair-ro. Prevendo este aumento, jáestamos antecipando e ampli-ando a infraestrutura para es-sas famílias", explicou.

Além disto, segundo oCavichiolo, o município aindatrabalha junto ao Governo doEstado com a viabilização doHospital Regional. "Estamosmuito próximos de confirmarisso, já que a saúde é um pro-blema regional e também na-cional. O Hospital Regionalserá um grande reforço paraFazenda Rio Grande e tam-bém para as cidades da re-gião", concluiu.

A sessão ordinária da Câ-mara de Vereadores de Fazen-da Rio Grande, realizada naquarta-feira (9), após o feriadãoda semana passada, foi bas-tante tranquila, apesar de algu-mas discussões na aprovaçãode requerimentos.

Na pauta da ordem do

dia, leitura da terceira men-sagem aditiva ao projeto deLei Complementar 005/2011de autoria do Executivo Mu-nicipal; leitura do projeto deLei 39/2011 de autoria da ve-readora Ana Lúcia, que dis-põe sobre a obrigatoriedadede hotéis, motéis, bares, ca-

sas noturnas e estabeleci-mentos dessa natureza deanexarem aviso em local vi-sível sobre o crime de prosti-tuição ou exploração sexualde crianças e adolescentese sua penalidade, além de daroutras providências.

Ainda na ordem do dia, fo-

ram analisados seis requeri-mentos apresentados pelosvereadores, entre os quais ode autoria compartilhada porMarcio Wozniack e professo-ra Ariel sugerindo a criação decomissão de estudos para dis-cutir os serviços de táxi no mu-nicípio.

Foi aprovado por unani-midade durante sessão ordi-nária do último dia 09, o re-querimento Nº179/2011 deautoria do vereador MárcioWozniack com ProfessoraAriel, que é solicitada a cria-ção uma comissão especialde estudos conforme Art. 84 e94 do regimento Interno daCâmara Municipal, será paradiscutir o serviço de táxis emFazenda Rio Grande.

"Assim que a comissãofor composta, os trabalhos

desta começarão e o objetivoé coletar informações e levan-

tar a real situação deste servi-ço para emitirmos um relatórioque será entregue ao chefe doexecutivo, deste modo o poderlegislativo estará contribuindona formulação da propostadeste serviço para a popula-ção de Fazenda Rio Grande",comenta o vereador.

Hoje a cidade conta com17 táxis para atender uma po-pulação estimada de 81.268(fonte: IBGE) o que correspon-de a um táxi para cada 5 milhabitantes.

Vereador Márcio Wozniack

As obras de duplicaçãoda BR-116, no trecho entreFazenda Rio Grande e Curiti-ba seguem e os serviços ini-ciais ocorrem a partir da pontedo Rio Iguaçu, no limite entreas duas cidades. Mas en-quanto a população aguarda odesenrolar e conclusão daobra que deve durar pelo me-nos dois anos, o vereador Ri-cardo Miranda apresentou umrequerimento na Câmara Mu-nicipal de Fazenda Rio Gran-de que solicita informaçõesjunto a OHL sobre quantas trin-

Vereador Ricardo Miranda solicita informaçõessobre a construção de trincheiras em FRG

cheiras serão construídas naBR-116 no trecho que corta omunicípio.

Até o momento, a conces-sionária responsável pela rodo-via não informou oficialmente à

população o número de trin-cheiras que será implantadana cidade e nem quando sedará o início da construçãodelas. "A população quer sa-ber quantas, qual a localiza-ção e o prazo de início dasobras da trincheira. Vamossolicitar um documento oficialjunto a OHL com essas infor-mações", afirmou Miranda.

O requerimento já tra-mita na Câmara e será vo-tado na próxima sessão daCasa, marcada para o dia16 (quarta-feira).

Vereador Ricardo Miranda

Obra terá recursos do Governo Federal

Page 5: Edição 208

11 a 17 de novembro de 2011 www.asemananews.com.br RMC / - 5

Ação do Grupo Leblon mostraatenção à sustentabilidade plena

A volta da Rua 24 Horas

Parceria com a Associação de Catadores atende aos três pilares da sustentabilidade

Quando se fala em susten-tabilidade, logo o que vem pri-meiro à mente é a preservaçãoda natureza. Mas este é ape-nas um dos pontos da susten-tabilidade.

Em linhas gerais, a pala-vra sustentabilidade significasustentar-se e manter-se paramelhor aproveitar os recursoshoje sem comprometer as ge-rações futuras.

A sustentabilidade é base-ada em três pilares principais:o respeito e o melhor aproveita-mento do meio ambiente, dosrecursos econômicos e a res-ponsabilidade social.

Para a garantia de umaqualidade de vida melhor nopresente e no futuro todos, den-tro de suas áreas, devem aten-der a esses quesitos funda-mentais.

Várias empresas, com vi-são e gestão modernas, vãoalém e tomam ações em prolda sustentabilidade plena, a queatende a estes três pilares, atémesmo fora de suas atribuiçõesiniciais. São empresas que têma consciência que fazem parteda sociedade, da natureza e daeconomia geral, e não apenasdo setor em que atuam.

E é justamente isso que oGrupo Leblon Transporte dePassageiros faz em váriasações entre elas, pela parceriacom a Associação Comunida-

Membros da Associação que retiroucatadores de papelão das ruas de Fazenda Rio Grande

des Unidas de Catadores deMateriais Recicláveis de Fa-zenda Rio Grande, onde é asede da empresa, no Paraná.

Com a parceria, a Leblonatua tanto no aspecto ambien-tal, ao contribuir para a recicla-gem de materiais que poderi-am degradar o meio ambientese fossem descartados e seoutros tivessem de ser produ-zidos no lugar, no aspecto eco-nômico, ao aproveitar melhorestes recursos materiais quepoderiam ser desperdiçadoscaso não fossem reciclados, esocial, através da geração derenda e dignidade para as pes-soas que fazem parte da Asso-ciação.

E dignidade foi um dos prin-cipais objetivos para a criaçãoda Associação, de acordo como líder da entidade, Paulo Hen-rique Vieira.

"O catador de papelão,

como é conhecido, sofre muitopreconceito e até agressão narua. Nosso objetivo ao criar aassociação foi retirar as pesso-as das ruas e dar um local dig-no para trabalho" - disse Paulo.A Associação foi criada em2007 e hoje conta com 16 pes-soas que vivem da separaçãodo lixo reciclável.

A sede da instituição émantida pela Prefeitura de Fa-zenda Rio Grande.

A entidade recebe doaçõesde materiais que podem serreciclados. A Leblon é uma dasempresas que fazem a doação.

A Leblon entrega para aAssociação materiais reciclá-veis gerados por departamen-tos da empresa e também pe-los passageiros ao jogarem olixo nos compartimentos espe-ciais dentro do ônibus.

Além disso, galões espe-ciais e óleo de cozinha usado

pelos funcionários da Leblontambém vão para a Associa-ção, onde os funcionários con-seguem transformar o óleo emsabão.

"Doações como da Leblonsão essenciais pelo volumedelas e porque já vem com tudosepradinho de maneira corre-ta, o que facilita muito o nossotrabalho" - disse Paulo.

Além da prática de recicla-gem em prol do meio ambien-te, de geração de renda e digni-dade, no aspecto social, e doaproveitamento dos recursoseconômicos existentes, a Leblontambém atua em outra frente aoauxiliar a Associação: na edu-cação.

A Associação faz palestrasem escolas sobre a necessi-dade de reciclar e educar ascrianças já com uma visãoambiental.

São distribuídas cartilhascom personagens, como oAgente 009, de Reciclagem,que ensinam os pequeninosdesde cedo a separarem o lixoque pode ser reaproveitado.

"A parceria entre a Asso-ciação e a Leblon é um exem-plo de visão de futuro e de cadaum fazer sua parte. Tanto é quea empresa e a associação con-tam com símbolos parecidos:usam uma águia, que represen-ta visão" - diz Paulo.

Adamo Bazani - CBN

Às 11 horas desta sexta-feira, 11 de novembro, o prefeitoLuciano Ducci entregará a Curitiba a Rua 24 Horas totalmenterenovada. Após 20 anos de sua inauguração e de obras de com-pleta revitalização, um dos principais cartões postais de Curitibavolta a funcionar oferecendo uma variedade de lojas de produtose serviços disponíveis à população durante o dia e à noite.

No espaço revitalizado, os curitibanos e turistas vão con-tar com nova praça de alimentação e um mix de comércio eserviços com lavanderia, livraria, casa lotérica, correios, ban-cos, chocolateria, café, adega, casa de lanches, souvenires,confeitaria, artesanato, sorvetes, perfumaria e cosméticos. Oslojistas confiam no sucesso da nova Rua 24 Horas tendo porbase os investimentos feitos pela Prefeitura na revitalização doCentro de Curitiba.

"Quando ouvi falar da revitalização do Centro decidi acre-ditar no projeto da Prefeitura. O Centro renovado traz de voltaas famílias e é ponto para reunir e encontrar amigos comoantigamente", disse Romeu Friedlaender, proprietário da Lux,paleparia e presentes, que já está com tudo pronto para rece-ber os clientes. A Lux deverá contratar seis funcionários quetrabalharão em dois turnos no atendimento aos clientes da 24Horas. A loja oferece linhas de produtos importados e nacio-nais. "São presentes de primeira linha dentro de uma faixa depreço que agrada a todos", falou Friedlaender.

A sócia e diretora da empresa M. Camargo, empresaresponsável pela administração da Rua 24 Horas, Jucélia VieiraCamargo, disse que a decisão pela administração do espaçose deu pela mudança do perfil do centro da cidade. "Temosnovos empreendimentos e famílias procurando espaços deconvivência no Centro de Curitiba. O investimento da Prefeituraé importante fator de atração, neste contexto. Os comerciantesestão orgulhosos de estar na Rua 24 Horas", completou Jucéliaque também é proprietária da lavanderia Vanila Sky.

Para os serviços de lavanderia, Jucélia tem foco no aten-dimento aos hotéis do entorno da 24 Horas. "Inicialmente va-mos oferecer serviços das 7h às 23 horas para o atendimentoao setor hoteleiro e demais clientes", disse.

No início, as lojas devem funcionar das 9h às 22 horas coma carga horária podendo ser estendida conforme a demanda eem consenso com a Associação dos Lojistas da 24 Horas.

Dois dos espaços, à frente da Rua para a Visconde deNácar, são destinados para funcionamento ininterrupto 24 ho-ras por dia. As lojas ainda serão ocupadas por atividades aserem definidas.

A Rua 24 Horas já é novo endereço da Liquore Café,Subway, Banco do Brasil, Bradesco, Porco Nobre, Chocola-tes Gramado, Cosméticos Foco, Lux Presentes, Revistaria24 Horas, Vanila Sky, Dom Casmurro Restaurante e Pizzaria,Wing Sucos, Chope da Brahma e Sushi Bar. Parte desteconjunto de lojas estará funcionando na abertura da rua, outrasestão finalizando o processo de instalação e deverão funcio-nar no começo do ano que vem.

Outra novidade será o espaço Curta Curitiba Experience,administrado pelo Instituto Municipal de Turismo. No local, épossível comprar pacotes turísticos, ter dicas sobre roteirosou embarcar no ônibus da Linha Turismo - a Rua 24 Horaspassará a ser o ponto de partida dos double deckers, queatualmente saem da praça Tiradentes.

Consumidores e turistasque fazem compras no Mer-cado Municipal de Curitiba po-dem acompanhar o avançodas obras de revitalização ereforma do local que já tem novopiso sendo instalado na Praçade Alimentação.

Além do piso, que será todotrocado, estão sendo feitas asreformas internas das lanchone-tes e restaurantes do mercado.A previsão é que as obras naslojas terminem em dezembro.Com a conclusão da reforma, apraça de alimentação passaráde 600 para 1.350 lugares ofe-recendo mais conforto e como-didade a clientes e funcionários.

Praça de alimentação do Mercado Municipal ganha novo piso"As obras nos restauran-

tes e lanchonetes são para au-mentar a área de manipulaçãode alimentos atendendo às nor-mas de segurança alimentar.Com a mudança, a Praça deAlimentação do Mercado Mu-nicipal será referência na cida-de no preparo e manipulaçãode alimentos", explicou o ge-rente do Mercado Municipal,José Carlos Koneski.

Nova entrada

Além das obras na praçada alimentação, está em cons-trução a nova entrada do Mer-cado Municipal pela avenidaSete de Setembro. A fachadada entrada terá 12 metros de

altura. A cobertura do novo es-paço será toda em vidro, numtotal de 700 metros quadrados.

As vigas de sustentaçãoda cobertura já foram coloca-das e uma estrutura metálicaserá instalada para a colocaçãodos vidros. As obras da cober-tura devem ser concluídas atéo fim do ano.

Com a reforma, o Merca-do ganhará mais 18,6 mil me-tros quadrados. O piso superi-or da ala da rua General Car-neiro, onde antes ficavam assalas de administração do Mer-cado, está sendo transformadoem um mezanino para lancho-netes, com vista para as ban-

cas de frutas e hortaliças. Nofundo, estão sendo construídosbanheiros exclusivos para funci-onários e comerciantes. Os cai-xas-automáticos de bancos, hojeespalhados em diferentes pontos,ficarão em espaço comum, per-to dos novos banheiros.

Funcionamento

O Mercado Municipal deCuritiba funciona das 7h às 18hde terça a sábado. Nas segun-das-feiras o horário de funcio-namento é das 7h às 14h e, aosdomingos, das 7h às 13h, coma praça de alimentação abertaaté as 15h. O Mercado fica naavenida Sete de Setembro,1865.

No início,as lojasdevemfuncionardas 9h às 22horas

Page 6: Edição 208

11 a 17 de novembro de 2011www.asemananews.com.br6 - / PARANÁ

Governo prorroga até 2015a redução do ICMS para o

setor do vestuárioO governador Beto Richa

assinou na última quarta-feira(09), no Palácio das Araucári-as, em Curitiba, decreto queprorroga até 30 de junho de 2015a redução de 12% para 3% doICMS (Imposto sobre Circula-ção de Mercadorias e Servi-ços) para o setor têxtil do Esta-do. A medida garante, por meiode crédito presumido, benefícioàs operações internas e interes-taduais de produtos como arti-gos de vestuário, confecções,calçados, artefatos de couro eacessórios de viagem.

Segundo Richa, o decretofaz parte da política industrialimplantada pelo atual governo,voltada para o estímulo a novosempreendimentos e apoio anegócios já instalados, especi-almente em setores relevantespara a economia do Estado. Osetor têxtil emprega cerca de100 mil pessoas no Paraná. "Éum dos setores que mais em-prega no Paraná, em mais de6 mil empresas. Com esta me-dida, o governo garante maiscompetitividade ao setor frente

aos produtos importados.", dis-se Richa.

O secretário de Estado daFazenda, Luiz Carlos Hauly, afir-mou que o Paraná é o segundopólo nacional do setor têxtil, comimportantes indústrias nos mu-nicípios de Curitiba, Londrina,Maringá, Cianorte, Terra Roxae Imbituva, além de vários ou-tros municípios da Região Oes-te. "Este decreto é democráticoporque beneficia desde o gran-de empresário que exporta seuproduto até as micro e peque-nas empresas, essenciais na

ocupação de mão de obra", dis-se Hauly.

Com o regime especial, osegmento mantém competitivi-dade para disputar o mercadointerno com produtos importadosvindos principalmente de paísesda Ásia. Em contrapartida, osetor se compromete a investirem tecnologia e gerar mais em-pregos. "Este é um momentohistórico. Com certeza todas asempresas que integram o setordo vestuário no Paraná são agra-decidas ao governador Beto Ri-cha por conceder este importan-

Projeto que ampliaem três cidades aRMC é aprovado

Governador Beto Richa, secretário daCasa Civil, Durval Amaral entre outras autoridades

te benefício", disse o presidenteda Federação das Indústrias doEstado do Paraná (Fiep), EdsonCampagnolo.

Para Marco Franzato,empresário de Cianorte, a re-dução do ICMS serve deexemplo para todo o País. "Oanúncio é um importante passopara tornar os nossos produtosmais competitivos e garantirmosmais empregos para os para-naenses. Sem esse decreto,com certeza muitos empresá-rios teriam que reduzir seusquadros de funcionários", dis-se. Franzato mantém 19 fábri-cas na região Noroeste, geran-do 2.200 empregos diretos emais de 5.000 indiretos.

Estiveram no evento ossecretários da Casa Civil, Dur-val Amaral, e de PlanejamentoCássio Taniguchi; os deputadosestaduais Adelino Ribeiro, Duí-lio Genari, Alexandre Curi, Jo-nas Guimarães, Dr. Batista,Augustinho Zucchi, Valdir Pugli-esi, Rose Litro, Teruo Kato, Nel-son Garcia, César Silvestri Fi-lho e Ademar Traiano.

O projeto de lei do de-putado Reinhold Stepha-nes Junior (PMDB), queinclui os municípios deCampo do Tenente, Piên eRio Negro na Região Me-tropolitana de Curitiba(RMC), foi aprovado naúltima terça-feira (8), peloplenário da AssembleiaLegislativa, com 42 votosfavoráveis (e nenhum votoem contrário). "Atualmen-te, um morador dessesmunicípios paga cerca deR$ 40,00 de passagempara se deslocar até Curi-tiba. Com a integração àRegião Metropolitana terádireito a uma tarifa seme-lhante àquela paga pelocuritibano (R$ 2,50)", ex-plicou o deputado.

A proposição teveanexados os projetos de nº181/11 (do próprio Stepha-nes) e o de nº 234/11, dosdeputados Antonio AnibelliNeto (PMDB) e ToninhoWandscheer (PT). Deacordo com Stephanes,com a inclusão dos três

municípios, as populaçõesdestas comunidades pas-sam a receber recursos fe-derais por consequência deleis vigentes, conquistandomelhores condições de de-senvolvimento. A iniciativatambém facilitaria a integra-ção de outros serviços bá-sicos, como os da saúde. Oprojeto precisa passar pormais uma votação e depoisseguirá para sanção do go-vernador Beto Richa.

Caso seja sancionada aproposta, a RMC passará ater 29 municípios: Curitiba,Adrianópolis, Agudos do Sul,Almirante Tamandaré, Arau-cária, Balsa Nova, Bocaiúvado Sul, Campina Grande doSul, Campo do Tenente,Campo Largo, Campo Ma-gro, Cerro Azul, Colombo,Contenda, Doutor Ulysses,Fazenda Rio Grande, Itape-ruçu, Lapa, Mandirituba, Piên,Pinhais, Piraquara, QuatroBarras, Rio Branco do Sul,Rio Negro, São José dos Pi-nhais, Quitandinha, Tijucasdo Sul e Tunas do Paraná.

Page 7: Edição 208

11 a 17 de novembro de 2011 www.asemananews.com.br QUATRO BARRAS / - 7

Quatro Barras comemorou os 50 anos como maior número de atrações da história

Quatro Barras comemo-rou seu cinquentenário em umevento sem precedentes, comshows, apresentações artísticase culturais, e uma programa-ção especial que movimentouo município entre os dias 3 e 9.A abertura oficial das festivida-des foi na sexta-feira (4), durantesessão solene na CâmaraMunicipal, que concentrou mo-mentos importantes como olançamento da regravação dohino municipal com a interpre-tação de Caroline Barros e oinstrumental da Banda Munici-pal sob a regência do MaestroAdemir de Oliveira Silva.

Foram lançados o Livrodos 50 anos de Quatro Barrascom trabalhos do concurso deproduções textuais organizadopela Secretaria de Educação,e o selo personalizado em co-memoração ao cinquentenário,em parceria com os Correios.Também foi a noite das home-nagens.

Os vereadores entregaramo título de servidor público pa-drão a funcionários efetivos daPrefeitura que se destacaram noano. Homenagens também parao prefeito e a primeira-dama epara ex-prefeitos e ex-primeiras-damas. Aníbal Borba Cordeiro,

Domingos Mocelin Neto, CarlosMilani, João Carlos Creplive,Edison Wilmar Repinoski e Ro-berto Adamoski (ex-prefeitos) eo prefeito Loreno Tolardo foramcitados e homenageados pelacontribuição e o trabalho dedica-do à cidade.

"É gratificante poder estargerindo a cidade nos seus 50anos. Ao longo da história, vári-as pessoas e gestores ajudarama construir a cidade que conhe-cemos. Sou o 7º prefeito de Qua-tro Barras, hoje na 12ª legislatu-ra, e tenho na minha fé o ideal detrabalhar cada vez mais pelomunicípio, respeitando o passa-

do, construindo o presente e pro-jetando o futuro. O que prevale-ce sempre é a boa vontade, etenham certeza que nossos es-forços estão concentrados parao bem, para o melhor da cida-de", disse o prefeito Loreno To-lardo em seu discurso.

Acompanhado pela pri-meira-dama Ederci Sbrissia To-lardo, pelo vice-prefeito EdisonWilmar Repinoski e pelo presi-dente da Câmara, vereadorOlair Ribeiro Lago, Tolardo fezo corte oficial do bolo, que foiseguido pela queima de fogos.Ao mesmo tempo, foi anuncia-da a ligação das luzes de natal,

que passaram a colorir ruas epraças.

Desfile cívicoNa manhã de sábado (5)

mais de mil pessoas desfilarampela avenida Dom Pedro II, entrealunos de escolas municipais,Centros de Educação Infantil, co-légios estaduais e particulares, eescola especial, além do Pelotãodo 20º Batalhão de Infantaria Blin-dado. Houve participação dasbandas da 5ª Região Militar e doCentro de Atendimento à Criançae ao Adolescente (CACA), alémdo Coral da Melhor Idade.

Crianças e jovens mostra-ram criatividade e um amplotrabalho de pesquisa voltado aoresgate histórico. Houve ence-nação da passagem do impe-rador Dom Pedro II, caracteri-zações e faixas sobre o surgi-mento dos primeiros povoados,atividades econômicas, cami-nhos históricos e um amploapanhado que resgatou o pas-sado e destacou o presente, sejaem obras, investimentos ouprogramas que hoje estão tra-zendo mais infraestrutura e qua-lidade de vida à população.

Parque de Eventos ePlaneta Sertanejo

Ao longo dos seis dias do2º Planeta Sertanejo, a música

invadiu o Parque de Eventos ereuniu uma multidão de pesso-as, que cantaram ao som debandas consagradas comoNativos, Grupo Legião, Eric eMatheus, Grupo Festerê, Willi-an e Renan, Grupo Kanoa, Blin-dagem, Laluna e Vinícius,Oswaldir e Carlos Magrão e Alie Rhuan, lotando as áreas co-bertas do parque.

Movimento tambémem outras áreas, como na Fei-ra de Artesanato, estandes gas-tronômicos e no Parque de Di-versões, que também concen-traram um grande público aolongo da programação. E se amúsica ganhou os palcos doParque de Eventos, as atra-ções artísticas e culturais tam-bém ganharam. Rodas de ca-

Prefeito Loreno Tolardo; a primeira-dama Ederci Sbrissia Tolardo; ovice Edison Wilmar Repinoski com a esposa Elenai; e o presidente daCâmara, vereador Olair Ribeiro Lago, durante o corte oficial do bolo

poeira com o mestre Carvoei-ro, apresentações de teatro doProjeto Atleta do Futuro e daAcademia Quebra Nozes leva-ram a magia da arte e da dançaao público.

No sábado (5), domingo(6) e na quarta-feira (9) - quan-do foi realizado o grande showcom Marcos e Belluti - foramregistrados os maiores índicesde adesão ao evento, superan-do todas as expectativas daPrefeitura. Uma multidão colo-riu todas as áreas do parque(um espaço com 30 mil metrosquadrados), selando os 50 anosde emancipação política da ci-dade. A maior festa já realizadaem toda a história foi encerradacom brinde, bolo e um show defogos na noite de quarta-feira.

Uma multidãolotou a áreacoberta no fimde semana, emfrente aos doispalcos doParque deEventos

Page 8: Edição 208

11 a 17 de novembro de 2011www.asemananews.com.br8 - / PINHAIS

Com Hospital Municipal Pinhaisdobra o atendimento de gestantes

Após a reabertura em2010, o atendimento maternoinfantil do Hospital Municipal dePinhais se tornou referência naRegião Metropolitana. A boaqualidade no serviço faz comque grande parte das gestantesdo município opte pela rede pú-blica de saúde. Dados da 2ªRegional de Saúde Metropoli-tana mostram que, desde janei-ro deste ano, 67% das gestan-tes pinhaenses foram atendidasno sistema público, o que re-presenta 1.240 mães, o dobrode gestantes atendidas nos últi-mos anos.

As gestantes contam comuma estrutura formada por 20leitos de maternidade, 19 de pe-diatria e quatro leitos destinados

Números mostram que mais de 65% das gestantesdo município utilizam o sistema público de saúde

ao pré-parto. Para a Secretáriada Saúde, Vilma Serra, a quali-dade do serviço é um dos fato-res que influenciam na escolhapela maternidade pública. "Amulher começa a se consultar

nas unidades básicas de saúdedo seu bairro, tem todo umacompanhamento durante o prénatal, sabendo que vai ter a se-gurança da maternidade do Hos-pital Municipal", afirma.

Além da qualidade da ma-ternidade, Vilma ressalta asações do Programa EstratégiaSaúde da Família, com foco napromoção e proteção da saúdepública. "Todo o trabalho reali-zado pelas equipes ajuda a apro-ximar as futuras mães do ser-viço público de saúde, pois oprograma oferece um atendi-mento especializado e eficientena área de atendimento mater-no infantil".

Em 2008 o índice de con-clusão do pré-natal em Pinhaisera de 29,52 %, hoje com o tra-balho das equipes de estratégiasaúde da família, e a qualidadeno atendimento da maternida-de, 67% das gestantes conclu-em este importante processo.

Famílias do Bonilauri serãobeneficiadas com a

regularização fundiáriaA Prefeitura de Pinhais

e a Cohapar iniciaram maisuma etapa no processo deregularização fundiária doConjunto Renato Bonilauri.Para informar os moradoresde como irá ocorrer, foramprogramadas reuniões nosdias 16, 17 e 18 de novem-bro na Escola MunicipalMarins de Souza Santos.No momento equipes reali-zam visitas domiciliares emtodo o bairro para convidaras famílias para os encon-tros, e fazer o levantamentoprévio dos proprietários decada imóvel.

O bairro surgiu em1998 para realocar 625 fa-mílias que moravam em áre-as de risco, próximas asmargens de rios do municí-pio. O local ganhou essenome em homenagem aRenato Bonilauri, agrimensorda Coordenação da RegiãoMetropolitana (Comec).Apesar da transferênciadestes moradores para estanova área, os imóveis nãoforam regularizados, o quedificultou o pleno desenvolvi-mento do local.

A regularização dos lo-

tes é uma reivindicação anti-ga dos moradores, que agorase torna realidade por meio dasegunda etapa do PAC Pi-nhais, e o trabalho da Prefeitu-ra Municipal, em parceriacom a Cohapar e a CaixaEconômica Federal. "É algoque eu espero há 12 anos,desde quando vim moraraqui. Fiz todo um investimen-to em minha casa, e tenhocerteza que com a regulari-zação, não só a minha resi-dência, mais toda a região serávalorizada", destacou o mo-rador Lelio Carlos de Castro.

A titulação dos lotes irácontemplar mais de 600 famí-lias. A regularização irá pro-porcionar mais tranqüilidadepara os moradores, e a segu-rança da posse do imóvel,além de valorizar a região, epossibilitar a execução demaiores benfeitorias e investi-mentos públicos.

Reuniões

Para dar continuidade naregularização fundiária do Bo-nilauri é importante que os pro-prietários compareçam nasreuniões nos dias 16, 17 e 18de novembro.

Continua limpeza do Rio AtubaAs obras de desassorea-

mento do Rio Atuba foram ini-ciadas no mês de agosto e jádão um novo visual ao local. Amanutenção continua em an-damento, e até o momento jáforam recuperados 2780 me-tros nos bairros Jadim Weis-sopolis e Vila Tarumã. Além dalimpeza do rio a Prefeitura rea-liza a recomposição da mata

ciliar, por meio do plantio de es-pécies nativas.

Durante as escavações,uma grande quantidade de obje-tos que agridem o meio ambien-te é retirada. Pneus, sofás, ele-trodomésticos, entre outros de-jetos que são despejados no rio.Além da limpeza, será realiza-da também a separação e des-tinação correta destes materiais.

Page 9: Edição 208

Mandirituba realiza Semanade alerta e combate ao Diabetes

11 a 17 de novembro de 2011 www.asemananews.com.br MANDIRITUBA / - 9

Desembargadorvisita Mandirituba

A secretaria de Saúde deMandirituba em sintonia com oDia Mundial do Diabetes pro-moveu a Semana de Alerta eCombate ao Diabetes. Todas asunidades de saúde do municí-pio estiveram orientando a po-pulação na prevenção e acom-panhamento da doença.

Nesta sexta-feira (11),acontece a Caminhada Saudá-vel, com saída em frente à Igre-ja Matriz, às 9 horas da ma-nhã. Onde profissionais da saú-de estarão alertando a popula-ção na prevenção do diabetes.Também serão realizados exa-mes de controle de glicemia epressão arterial, orientação nu-tricional e alternativas de comocombater o diabetes.

Sobre o Diabetes: Uma

doença caracterizada pelo au-mento anormal do açúcar ouglicose no sangue. A glicose emexcesso pode trazer váriascomplicações à saúde, comopor exemplo o excesso desono, cansaço e problemas fí-

sicos-táticos. Não tratada ade-quadamente, pode ocorrercomplicações como ataquecardíaco, derrame cerebral, in-suficiência renal, problemas navisão, amputação do pé e le-sões de difícil cicatrização, den-

tre outras complicações.Embora ainda não haja

uma cura definitiva para o dia-betes, há vários tratamentosdisponíveis que, quando segui-dos de forma regular, proporci-onam saúde e qualidade de vidapara o paciente portador.

O diabetes configura-sehoje como uma epidemia mun-dial, traduzindo-se em grandedesafio para os sistemas desaúde de todo o mundo. O en-velhecimento da população, aurbanização crescente e a ado-ção de estilos de vida poucosaudáveis, como sedentaris-mo, dieta inadequada e obesi-dade são os grandes respon-sáveis pelo aumento da incidên-cia e prevalência do diabetesem todo o mundo.

Todas as unidades de saúde do município estiveram orientando apopulação na prevenção e acompanhamento da doença

Na tarde da segunda-feira (07), o prefeito Macha-dinho recebeu o presidentedo Tribunal de Justiça doEstado do Paraná - TJ-Pr,Desembargador MiguelKfouri Neto. O objetivo da vi-sita foi conhecer uma áreapara a possível instalação deuma comarca no município,para atender toda região.

Com o objetivo de me-lhorar o atendimento à popu-lação e facilitar o acesso àsquestões que passam ounecessitam da presença daJustiça, o prefeito Machadi-nho entregou no mês de ju-nho deste ano ao presidentedo TJ/Pr o projeto para a ins-talação de uma Comarca nacidade, para atender tam-bém os municípios de Piêne Agudos do Sul e já contacom um grande apoio nopoder legislativo e o reconhe-cimento do Tribunal de Jus-tiça à necessidade da região.

Segundo o ProcuradorGeral de Mandirituba, OsmarCardoso Rolim, o municípiobusca a desvinculação da Co-marca de origem devido ocrescimento da região deMandirituba e municípios vizi-nhos. "Estamos trabalhandocom o apoio do Fórum daJustiça de Fazenda Rio Gran-de para que possamos deixarmais próximo da populaçãoum braço da justiça", comple-tou o Procurador.

O presidente do TJ/Pr,mais uma vez sinalizou a gran-de possibilidade da instalaçãoda Comarca em Mandirituba efalou que é ciente da necessi-dade da região ao acesso parao Poder Judiciário. Segundo oDesembargador, a comissãodo TJ estará trabalhando noprojeto, mas já se mostra favo-rável ao pedido do prefeito Ma-chadinho e comentou tambémda ótima estrutura da cidadepara ser sede de comarca.

Na última sexta-feira(04) aconteceu o encerra-mento do curso de panifica-ção promovido pela prefei-tura de Mandirituba em par-

Prefeitura realiza curso de panificação gratuitoceria com o CRAS - Centrode Referência de AssistênciaSocial - que teve duração de16 horas. Com o objetivo deensinar técnicas de panifica-

ção de doces e salgados, aprofessora no SENAR, pas-sou seus conhecimentos emculinária para 15 alunos dacomunidade. Sat isfei tos

com o resultado, os alunoselogiaram a professora etambém a iniciativa da pre-feitura em proporcionar ocurso.

PrefeitoMachadinho e odesembargadorMiguel KfouriNeto

Acesse: www.asemananews.com.br

Page 10: Edição 208

PIRAQUARA

11 a 17 de novembro de 2011www.asemananews.com.br10 - / RMC

Prefeitos e deputados da bancadaparanaense se reúnem em defesa da RMC Universitários promovem ação

de conscientização de saúdeda mulher na cidade

Garantir mais investimen-tos do governo federal para osmunicípios da RMC para ospróximos três anos. Com essaperspectiva, prefeitos da RMCe deputados federais se reuni-ram na última segunda-feirapara formular uma proposta deemenda coletiva da bancada aoPlano Plurianual 2012-2015 eao Orçamento da União para opróximo ano que beneficie osmunicípios da Região Metropo-litana de Curitiba.

"Não vai ser fácil, pois asdemandas da Região Metropo-litana de Curitiba são muitas evariadas. Temos necessidadesde obras estruturantes paramelhorar o trânsito no corredormetropolitano, o problema dolixo ou a recuperação do AltoIguaçu. Mas a decisão finalcabe aos prefeitos", disse a de-putada Rosana Ferreira(PV).

De acordo com a deputa-da, no último orçamento, Curiti-ba e Região Metropolitana fo-ram contempladas com ape-nas uma emenda coletiva queprevia R$ 45 milhões para a Li-nha Verde Sul, que acabousendo transferida para outrasobras no interior do estado. Ovalor representava 5,6% do to-

tal de R$ 802 milhões propos-tos ao Paraná.

"Temos que seguir o exem-plo de outras regiões do estadoe unirmos esforços em torno deum grande projeto que tragabenefícios para a região queconcentra mais de 30% da po-pulação do Estado", enfatizouRosane, que está articulando afrente em defesa da RMC den-tro da bancada.

O primeiro encontro con-tou ainda com a participaçãodos deputados Leopoldo Meyer(PSB), João Arruda (PMDB)e Luis Carlos Setim (DEM). Odeputado Ratinho Junior (PSC),que também integra a frente, foirepresentado pelo chefe de ga-binete João Carlos Ortega.Também já manifestaram apoioao grupo Dr. Rosinha e Angelo

Vanhoni, do PT.Os prefeitosparabenizaram a iniciativa domovimento em defesa daRMC, considerada por todoscomo inédita e relevante. Alba-nor José Ferreira Gomes, deAraucária, falou que está noterceiro mandato e "pela pri-meira vez é criada uma frenteparlamentar com deputados fe-derais preocupados comemenda coletiva para a regiãometropolitana".

Projetos

Convocados pelo presi-dente Associação dos Municí-pios da Região Metropolitana deCuritiba (Assomec), prefeito deColombo J. Camargo, estive-ram presentes também os pre-feitos José Antonio Pase deCampo Magro, Hélio Luis Bo-çoen de Contenda, Antonio

Maciel Machado, o Machadi-nho, de Mandirituba e LuizãoGoulart de Pinhais. O superin-tendente da Coordenação daMetropolitana de Curitiba (Co-mec) e secretário especial paraa Copa 2014, Rui Hara, tam-bém esteve presente.

Entre as propostas deemendas sugeridas durante areunião, estão as relacionadasà mobilidade urbana como aconstrução de marginais na BR116, desvio ferroviário, corredormetropolitano e melhorias nocontorno Sul com a construçãode viadutos, trincheiras epassarelas.Também cogitou-seinvestir em Saúde com a cons-trução de um hospital regional eem Educação com instalaçãode uma universidade estadualna região metropolitana. Outraproposta, que inclusive já temprojeto, está relacionada aomeio ambiente com a constru-ção de cinco parques ecológi-cos, unidades de reciclagem deentulhos da construção de civile aterros sanitários.

Os prefeitos das cidadesque integram a grande Curitibatêm o final deste mês para deci-dir para onde vai a emenda co-letiva da bancada.

Na semana passada,40 professoras e funcionári-as da Escola Municipal IdíliaAlves de Farias, no Guaritu-ba, receberam orientaçõessobre a prevenção de cân-cer de mama e de colo deútero, hipertensão e diabetes.Essas mulheres tambémresponderam um questioná-rio para verificar se existe al-guma situação de risco des-tas enfermidades.

A ação, incluindo exa-mes e palestras, foi realiza-da pelos alunos do 5º perío-do do curso de Biomedicinadas Faculdades Integradasdo Brasil (Unibrasil). "Fize-mos esta parceria com aUnibrasil para trazer um aler-ta e estimular as funcionári-os a cuidarem mais da saú-de. Queremos agora esten-der estas informações paraas mães", disse a diretora daescola, Rosângela AntoniaChaves Alves. Os estudan-tes utilizaram uma sala deaula e separaram as cartei-ras formando núcleos. Des-ta forma, as mulheres pas-saram por um circuito rece-

bendo as informações indivi-dualmente. Ao final do percur-so foi entregue um kit conten-do panfletos sobre os assun-tos abordados para que a pes-soa pudesse tirar outras dúvi-das ou repassar o aprendiza-do adiante. "Esta ação é muitoimportante porque às vezes nãotemos tempo de ir ao médico,os exames devem ser feitosperiodicamente e assim con-seguimos saber como esta-mos", avalia a professora da2ª série, Ângela Chiqueto. Coma identificação precoce de al-guma alteração no organismo,o tratamento e a cura passama ser mais eficazes.

Em Piraquara, as Unida-des de Saúde realizam perio-dicamente exames de coletade preventivo. O atendimentotem acontecido também aossábados, para que as mulhe-res que trabalham durante asemana possam tambémparticipar. O próximo atendi-mento no sábado será dia 19,na US Central - Osmar Pam-plona, na Rua Vitório Scaran-te, 855. O atendimento acon-tece das 8h às 17h.

Deputados Leopoldo Meyer, João Arruda,Dr. Rosinha e a deputada federal Rosane Ferreira

Page 11: Edição 208

11 a 17 de novembro de 2011 www.asemananews.com.br CLASSI / - 11

PALIO 2008 1.4, Attractive, 4ptmodelo novo, completo, ar/dh, vi-dro/trava rodas, placa A, branco,excelente. R$ 26.200,00 ou FINAN-CIO 100%. Fone: 3329-6601 - Au-tomóveis Curitiba.

PALIO celebration 2008, pre-to, ar quente, limpador e desemba-çador. Financiamos sem entrada ate60x. Confira! Fone: 3608- 1000 Rot-ta 8 Veículos.

AUTOMÓVEIS PIONEIROSAGORA TAMBÉM TODA LINHAFIAT ZERO KM FONE 3627-2627.

PALIO Ed 1997, Placa A. Vei-culo de repasse. R$ 7.990,00. 48 Xs/ent. 41-3079-8866/3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PALIO EX Fire, 2006, azul,flex. R$ 17.500,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

PALIO EX, 1997, verde, gas.R$ 9.500,00. Fone: 3604-6258 - Fa-zenda Automóveis.

PALIO EX, 1998, gas., cinza,4 portas. R$ 11.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

PALIO EX, 2006, 4 portas,azul. R$ 19.500,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

PALIO fire 2003 4 portas, Dir.hid., vd. El., limp., des., rodas.Em exc. estado de conservação.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PALIO FIRE 2003, azul, 2 por-tas, rodas de liga, vidro e trava elétri-

ca. R$ 14.900,00. Fone 3627-2627Automóveis Pioneiros.

PALIO fire 2004, branco, esta-do de zero. Financia até 60x sementrada. Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

PALIO f ire 2004, Prata,limp., des., rodas. 60X s/ent.Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PALIO FIRE 2009 prata, arcondicionado, direção hidráulica, vi-dro e trava elétrica. R$ 22.900,00.Fone 3627-2627 Automóveis Pionei-ros.

PALIO weekend 2000, Pint.Met., dir. Hid., vd. El., pára-choquepers. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PALIO weekend ELX 1.32002, Placa A, Ar cond., dir.hid., vd. El., prata. 60X s/ent.Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PALIO weekend, 99, 1.6,Sport, completo com teto e rodasde liga leve. Sem entrada + 60X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

SIENA 2003, prata, gasolina,vidros elétricos, carro em excelenteestado. Financia ate 60x, sem entra-da. Confira! Fone: 3608- 1000 Rotta8 Veículos.

SIENA ELX 1.3 fire 2000,Placa A, pint. Met., dir. hid., vd.

El. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

SIENA EX 2002, vidro, trava,desembaçador traseiro e ar quente.Entrada + 60X. Fone: 3604-2428 Ri-ale. www.rialeveiculos.com.br

UNO 2008 Flex, prata, KITGNV. R$ 15.900,00 ou 60 X R$499,00 sem entrada. Fone 3627-2627Automóveis Pioneiros.

UNO EX, 1999, vermelha, 4portas. R$ 9.500,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

UNO fire 2003. 60 X s/ent.Em exc. estado de conservação.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

UNO fire 2005 4p, flex, placaA, ar quente, limpador e desemba-çador, alarme, excelente estado. Fi-nanciamos até 60x sem entrada.Confira! Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

UNO fire 2005, Placa A,vermelho. 60 X s/ent., l imp.,des., pára-choque pers. Emexc. estado de conservação.41 -3079 -8866 / 3014 -8867www.vancarmultimarcas.com.br

UNO fire 2008, vermelho, pla-ca A, baixo km em estado de zero.Financia até 60x sem entrada. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

UNO fire, 2003, branco. Sementrada + 60X. Fone: 3604-2428 Ri-ale. www.rialeveiculos.com.br

UNO fire, 2003, prata. En-trada + R$ 392,00 mensais.Fone: 3604-2428 R ia le .www.rialeveiculos.com.br

UNO fire, 2004, gas., 4 portas,prata. R$ 14.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

UNO Mille, 2003, álcool. R$11.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

UNO SX 1998 4p azul, carroem excelente estado, e super pro-moção. Financiamos até 48x. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

UNO way 4 portas 2006 flex,Limp., des. 60X s/ent. Em exc. estadode conservação. 41-3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

ESCORT Ghia 1993, Direção hi-dráulica. R$ 4.900,00. 41-3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

ESCORT GL 1.8, 93, 1.8, álco-ol, cinza, motor AP. R$ 6.600,00. Fone3627-2627 Automóveis Pioneiros.

ESCORT GL 1997 4 portas,Placa A, pint. Met., dir. hid. R$

CLASSIFICADOS DE LINHA NO BALCÃO DO JORNAL. Avenida Brasil, 1890 - Sobrado 01 - Eucaliptos - FRG - Próx. ao Caic.9.900,00. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

ESCORT GLX 1996, Pint.Met. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

FIESTA 2002, preto, 4 portas,trava, alarme, ar quente, limpador de-sembaçador traseiro. Sem entrada +60X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

FIESTA 2009 prata, único dono,4 portas, vidro e trava elétrica, lim-pador e desembaçador. R$24.900,00. Fone 3627-2627 Automó-veis Pioneiros.

FIESTA 4 portas 1997, Prata,veiculo de repasse. R$ 6.900,00. 48X s/ent. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

FIESTA 4 portas 2002, Placa A,prata, ar cond., 60 X s/ent. Em exc. esta-do de conservação. 41-3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

KA 2009, branco, placa A, vi-dros elétricos, ar quente, limpador edesembaçador. Financia até 60x sementrada. Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

KA GL 2000, Pint. Met., ro-das. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

KA GL 2005, prata, ar quente,desembaçador e limpador, placa A.Excelente estado. Confira! Financi-amento até 60 x sem entrada. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

KA Image 2001, Placa A, pint.Met., dir. hid., vd. El., limp., des. 60X s/ent. Em exc. estado de conser-vação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

ASTRA sedan advantage2009, Prata, ar cond., dir. hid., vd.El., TR. El., AL., CD, R$32.900,00.60Xs/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

ASTRA sedan confort, 2005, flex,Pint. Met., rodas, ar cond., dir. hid., vd.El., pára-choque pers. R$27.900,00.60Xs/ent. Em excelente estado de con-servação. 41-3079-8866/3014-8867,www.vancarmultimarcas.com.br

ASTRA sedan GL 2000, Placa A,dir. hid., vd. El., rodas. Em exc. estadode conservação. 41-3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

ASTRA Sedan, 2002, álcool.R$ 18.500,00. Fone: 3604-6258 - Fa-zenda Automóveis.

AUTOMÓVEIS PIONEIROSAGORA TAMBÉM TODA LINHACHEVROLET ZERO KM FONE3627-2627.

CELTA 2008, Placa A. 60 X s/ent. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA 2009 GNV, Ar cond.60 X s/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA 2009 preto, ar quente,limpador e desembaçador. Carro emestado de 0km. Confira! Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

CELTA 4 p 2003, Prata, vd.El., para choque pers. 60X s/ent. .41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA 4 p 2009, Prata,pára-choque pers. 60X s/ent.Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA prata 2004, Prata,ar q., limp. des. 60 X s/ent. Emexc. estado de conservação.41 -3079 -8866 / 3014 -8867www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA spirit 2007 prata 2p, arquente, desembaçador e limpador,veículo de procedência. Financia até60x sem entrada. Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

CELTA VHC 2005 prata, arquente, desembaçador e limpador, bai-xo km. Financia até 60x sem entrada.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

CELTA VHC, 2003, 4 portas,rll. R$ 16.000,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

CORSA 1.8. joy, 04/05, 4 por-tas, azul, FLEX, aq, ldt, alarme e te.Entrada + 60X. Fone: 3604-2428 Ri-ale. www.rialeveiculos.com.br

CORSA 2001, 1.0, prata, ldt, aq,trava, dh. Sem entrada + 60X. Fone: 3604-2428 Riale. www.rialeveiculos.com.br

CORSA 2001, Placa A, pára-cho-que pers. 60 X s/ent. Em exc. estado deconservação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA 4 portas 2000, Limpa-dor, desembaçador, pára-choque perso-nalizado. 48X s/ent. Em exc. estado deconservação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA classic 1.6 2004, Pla-ca A, ar q., des., pára-choque pers.60X s/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA Classic 2004, Placa A,pára-choque pers. Em exc. estado de

conservação. 41-3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA hatch, 1998, GL, 1.6,4 portas, prata, alarme, ar quente eldt, trava, rll co 4 pneus novos. En-trada + 48X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA sedan 2002, Pint. Met.,ar cond., dir. hid., vd. El., para choquepers. 60 X s/ent. Em exc. estado deconservação. 41-3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA sedan 2003, branco,placa A, excelente estado. Financiaaté 60x sem entrada. Confira! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

CORSA sedan classic 1.6 su-per 2005, Ar cond., dir. hid., vd. El.60X s/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA Sedan Classic, 1.0,2004/2004, prata, revisado, rodas deliga leve, dt, aq. Sem entrada + 60X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA sedan super 1998, Pla-ca A, para choque pers. Em exc. esta-do de conservação. 41-3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA Wagon, 1999, GL,1.6, azul, completo. Entrada + 48X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA Wagon, 2001, gas.,prata, air bag, vidro, ar quente. R$14.800,00. Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

KADET Sport 1996, Dir. hid., vd.El. Veiculo de repasse. R$7.990,00.48 X s/ent. 41-3079-8866/3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

MERIVA 2003, Placa A, prata,ar cond., dir. hid., vd. El., TR. El.,pára-choque pers., CD. 60Xs/ent.Em excelente estado de conserva-ção. 41-3079-8866/3014-8867,www.vancarmultimarcas.com.br

MERIVA joy, 2006, flex, exce-lente estado. R$ 28.000,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

OMEGA CD 4.1, 1995, azul,completo. R$ 15.800,00. Fone 3627-2627 Automóveis Pioneiros.

PRISMA joy 1.4 econoflex,vermelho, placa A, trio elétrico, arquente e desembaçador, estado dezero. Super oferta R$ 25.800,00. Fi-nancia até 60 x sem entrada. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

PRISMA Max, 2010, flex, pra-ta. R$ 26.500,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

ZAFIRA elegance 2008, com-pleta, airbag, automática, excelente

Page 12: Edição 208

Motor paraautomóvel váriasmarcas, a partir deR$ 1.000,00, com

garantia de 3 mesese km livre. AutoPeças Nações.

Fone: 3627-5218

11 a 17 de novembro de 2011www.asemananews.com.br12 - /CLASSI

AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA MASAUXILIAR DE MECÂNICO MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO MASFISCAL DE LOJA MASMOTORISTA – HAB C MASMOTORISTA CARRETEIRO – HAB – E MASMOTORISTA DE CAMINHÃO – HAB (D)MASMOTORISTA DE CAMINHÃO – HAB C MASMOTORISTA DE CAMINHÃO – HAB D MASOPERADOR DE ESCAVADEIRA MASOPERADOR DE MÁQUINA TEXTIL MASOPERADOR DE MOTO NIVELADORA MASOPERADOR DE ROLO COMPACTADORMAS

estado, top de linha. Financia até 60x.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

FOX 1.6, Plus, 08, prata, 4pt, pla-ca A, completo, ar/dh, trio elétrico, airbag duplo, alarme, excelente. R$27.900,00 ou FINANCIO 100%. Fone:3329-6601 - Automóveis Curitiba.

GOL 1.0 2002, Placa A, prata.60 X s/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

AUTOMÓVEIS PIONEIROSAGORA TAMBÉM TODA LINHAVOLKSWAGEM ZERO KM FONE3627-2627.

GOL 1.6 4p confortline 2001, Pla-ca A, dir. hid., limp., des., pára-choquepers. 60X s/ent . 41-3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

GOL 1.6 power 2003, cinza, 4portas, direção hidráulica, ar condici-onado. R$ 19.900,00. Fone 3627-2627 Automóveis Pioneiros.

GOL 1.6 power 2008, branco,4 portas, direção hidráulica, ar condi-cionado. R$ 22.900,00. Fone 3627-2627 Automóveis Pioneiros.

GOL 2001 2p, ar quente limpa-dor e desembaçador, placa A, finan-cia sem entrada. Confira! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

GOL 2007 completo, flex, pra-ta, único dono. Super oferta. Confira!Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

GOL bola 1996, Rodas, veicu-lo de repasse. R$ 6.900,00. 48 X s/ent. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL CLI 1.6 1996, Pint. Met.,dir. Hid. Em exc. estado de conser-vação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G3 4 portas 2000, Ver-melho, rodas, pára-choque pers. 48Xs/ent. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G3 4 portas 2001, Pint. Met.,limp., des. 60X s/ent. 41-3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G3 4 portas 2002, PlacaA, prata, pára-choque pers. 60 X s/ent. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G3 4 portas plus 2005,Prata, ar cond., pára-choque pers.60X s/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G4 2006, Placa A. 60 Xs/ent. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G4 4p 2006, branco, car-ro em excelente estado. Financia ate60x sem entrada. Confira! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

GOL G4, 4 portas 2006, PlacaA, dir. hid., ar cond., vd. El. 60X s/ent. Em exc. estado de conserva-ção, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL GIV 09, 4pt, prata, arcondicionado, vidro/trava limp/des,placa A. R$ 21.600,00 ou Financio100%. Fone: 3329-6601 - Automó-veis Curitiba.

GOL GIV 1.0 Flex 2008, bran-co, 4 portas, vidro e trava elétrica.R$ 19.500,00. Fone 3627-2627 Au-tomóveis Pioneiros.

GOL GIV 1.0 Flex 2009 bran-

co, 4 portas. R$ 21.500,00. Fone3627-2627 Automóveis Pioneiros.

GOL MI 1998, Placa A, rodas.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL MI, G3, 2002, gas., im-pecável, rll. R$ 13.800,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL special 2001, Placa A.60 X s/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PARATI 1.6 Confortline 2000,Vermelha, dir. hid., vd. El. 48 X s/ent. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PARATI G3, 1.0, 2001, preta,completa + rodas de liga leve. Sementrada + 60X. Fone: 3604-2428 Ri-ale. www.rialeveiculos.com.br

PARATI GL, 1.8, 1993, gas.,bordo. R$ 9.500,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

QUANTUM CLI 1.8, gasolina,1996/1996, prata, aq, dlt, dh, tve, Trioelétrico, 4P, Farol de neblina, Manual,Parachoque personalizado, Retrovisorelétrico. Entrada 48X. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

SANTANA 2.0 2000 GNV, dir.hid. Veículo de repasse. R$ 12.900,00.48 X s/ent. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

SANTANA 2003 GNV, PlacaA, pint. Met., dir. hid., vd. El., pára-choque pers. R$ 15.900,00. 60X s/ent. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

SANTANA, 2003, 4 portas,cinza, álcool. R$ 18.000,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

CLIO 2007, bege, hiflex, placaA, conjunto elétrico, ar quente, de-sembaçador e limpador, estado dezero km. Super oferta. Confira! Fi-nanciamos até 60x sem entrada.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

CLIO 4 portas 2001, Placa A,vermelho, ar cond., pára-choque pers.60 X s/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CLIO 4 portas 2004, Placa A,pint. Met., ar cond., des., pára-choquepers. 60 X s/ent. Em exc. estado deconservação. 41-3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

CLIO EXP. 1.6, 16v, 2005, Ha-tch, 4 portas, preto, ar cond. Dir. hidráu-lica, vidro e trava R$ 19.900,00. Fone3627-2627 Automóveis Pioneiros.

CLIO RL 1.6 1998 4 portas, Pla-ca A, dir. hid., manual. Em exc. estadode conservação. 41-3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

HONDA CIVIC EX, 97/98, pre-to, completo, dh, vidro, trava, alar-me, rodas de liga leve. Entrada +48X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

IBIZA 2001, Pint. Met., dir. hid.,vd. El. 60 X s/ent. Em exc. estado deconservação. 41-3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

Megane Sedan RT 1.6 2001,Placa A, dir. hid., ar cond., vd. El.60X s/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

MERCEDES C230K 1997 blinda-do, Pint. Met., ar cond., vd. El., tr. El., rodas,manual, chave copia. Em exc. estado deconservação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PEUGEOT 206 2001, Placa A,pint. Met. 60 x s/ent. Em exc. estado deconservação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PEUGEOT 206 2003, PlacaA, limp., des., vd. El. 60 X s/ent.em excelente estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PEUGEOT 206 sensation 1.42008 flex, placa A. Excelente esta-do. Financia até 60x sem entrada.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

PEUGEOT 306 soleil, 2000/2001, verde, dh, ve, te, rodas 17,bancos em couro, farol de milha, ldt,Entrada + 60X. Fone: 3604-2428 Ri-ale. www.rialeveiculos.com.br

TWINGO 1999, Placa A, limp.des., p. ch. Pers. 60X s/ent. Emexc. estado de conservação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

BLAZER, vermelha, 4.3, DLX,97/97, completa + GNV. Entrada +48X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA PICK-UP 1.6 97, cin-za, capota marítima. Ótima. R$10.400,00. Fone 3627-2627 Automó-veis Pioneiros.

CORSA PICK-UP 2002,Placa A, rodas. 60X s/ent. Emexc. estado de conservação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

DOBLO HLX 09, 7 luga-res, branca, ar/dh vidro/trava, placaA, excelente. R$ 38.900,00 ou Fi-nancio 100%. Fone: 3329-6601 - Au-tomóveis Curitiba.

ECOSPORT XLT, 2006, flex,completa. R$ 30.000,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

ECO SPORT, 2004/2004,1.6, vermelha, completa, com ro-das 17 e 4 pneus novos. Entrada+ 60X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

F1000 1988, dupla, vermelha.MWM turbo. R$ 23.900,00. Fone3627-2627 Automóveis Pioneiros.

FIORINO 2007 furgão, bran-ca, Fire flex. R$ 21.500,00. Fone3627-2627 Automóveis Pioneiros.

FIORINO 2009, Fire flex, fur-gão, amarela. R$ 23.900,00. Fone3627-2627 Automóveis Pioneiros.

FIORINO FURGÃO, 06, bran-ca, placa A, ótima IPVA/11 pago. R$19.500,00 a vista ou FINANCIO100%. Fone: 3329-6601 - Automó-veis Curitiba.

KOMBI 09, envidraçada, combancos, placa A, excelente estado. R$27.500,00 ou FINANCIO 100%. Fone:3329-6601 - Automóveis Curitiba.

KOMBI 09, Furgão, branca,placa A, excelente. R$ 23.500,00 ouFINANCIO 100%. Fone: 3329-6601- Automóveis Curitiba.

KOMBI 2008, 1.4, flex, furgão,amarela. R$23.500,00. Fone 3627-2627 Automóveis Pioneiros.

KOMBI carroceria, 1979, todaprova. R$ 6.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

RANGER XLT, 2.5, 1999, cin-za, cabine dupla, completa, R$28.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

S-10 01, prata, dupla, gasoli-

Atenção Maiorde 65 anos

Se você ainda nãose aposentou(Mesmo semcontribuição).

Nos procure: (41)3022-4503

na, ar cond/dh vidro/trava, rodas, stoAntonio, capota, protetor, estribo late-ral, excelente. R$ 29.900,00 ou FI-NANCIO. Fone: 3329-6601 - Auto-móveis Curitiba.

S-10 1998 GNV, Ar cond., dir.hid., vd. El. R$17.900,00. 41-3079-8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7 ,www.vancarmultimarcas.com.br

SAVEIRO 09, 1.6, branca, pla-ca A, IPVA/Lic. 2011 pagos, prote-tor. R$ 21.900,00 ou FINANCIO100%. Fone: 3329-6601 - Automó-veis Curitiba.

SAVEIRO 1.6 FLEX 2008branca, protetor de caçamba. R$20.900,00. Fone 3627-2627 Automó-veis Pioneiros.

STRADA 08, branca, fire, flex,placa A, IPVA/11 pago. R$ 19.900,00a vista ou 60x565,00 S/ ENTRA-DA. Fone: 3329-6601 - AutomóveisCuritiba.

STRADA CE trecking 2009,Pint. Met., dir. Hid. 60X s/ent. Emexc. estado de conservação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

STRADA working 1999, Pla-ca A, Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

TOYOTA Bandeirantes 1997,branca, diesel, motor 14B, 5 mar-chas, tração 4X4, carroceria. Ótimoestado. Valor R$ 38.900,00. Estudotroca por carro popular. Tratar em9861-7001 ou 3343-0533.

CBX 200, ano 01, preta. R$3.700,00. Naza Moto Fone 3627-6868.

DT 200 - para trilha, preta. R$2.500,00 - Fone 9907-5409, falar comMarco.

YAMAHA YBR, 2006, preta.R$ 2.900,00. Fone: 3604-6258 - Fa-zenda Automóveis

ATENÇÃOQuem recebe ourecebeu AuxílioDoença do INSS

pode ter dinheiro areceber.

Nos procure: (41)3022-4503

OPERADOR DE TRATOR ESTEIRA MASPORTEIRO MASPORTEIRO FOLGUISTA MASPREPARADOR DE TINTAS MASSERRALHEIRO MAS

AJUDANTE DE COZINHA FEMASSISTENTE ADMINISTRATIVO FEMAUXILIAR DE COZINHA FEMAZULEJISTA FEMBALCONISTA FEMCAIXA FEMCAIXA FEMCAIXA FEMELETRICISTA FEMEMPREGADA DOMÉSTICA FEMFISIOTERAPEUTA FEMOFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS FEMPINTOR DE EDIFÍCIOS FEMRECEPCIONISTA ATENDENTE FEMRECEPCIONISTA ATENDENTE FEMREPOSITOR DE MERCADORIAS FEMSALGADEIRA FEMSERVENTE DE OBRAS FEMSERVIÇOS GERAIS FEMVENDEDOR INTERNO FEMVENDEDOR INTERNO FEM

RP Auto Center

CONTRATAmecânico

geometrista com

experiência.

Ligar 3604-0757, falar

com Valter

Interessados comparecer naAgência do Trabalhador de FRG -Rua Cedro, 343 das 8h as 12h - 13has 17h munidos de documentos

RESULTADO DO JULGAMENTO E CLASSIFICAÇÃOPREGÃO PRESENCIAL n° 001/2011

Tipo: Menor Preço por ItemObjeto: a aquisição parcelada de combustíveis, lubrificantes e filtros,

pelo prazo de 24 (vinte e quatro) meses, conforme termo de referênciacontido no Anexo I, que integra o Edital.

Em cumprimento ao disposto no art. 109, da Lei 8.666 de 21 de junhode 1993, torna-se público o resultado da licitação na modalidade PregãoPresencial tipo Menor Técnica e Preço nº. 001/2011, cujo resultado dá-seda seguinte forma:

Empresa: AUTO POSTO NUELE LTDA - CNPJ nº. 01.059.928/0001-04.Valor da proposta:

Item Qtde Und Especificação Marca Preço Unitário Total01 10.000 Litro Gasolina Comum Shell 2,583 25.830,0002 10.000 Litro Etanol Comum Shell 1,999 19.990,0003 50 Und Óleo Motor Semi sintético Móbil 10,67 833,5004 10 Und Óleo Câmbio Móbil 10,67 106,7005 3 Und Filtro de Ar Voyage 2010 Mann 19,85 59,6506 3 Und Filtro de Ar Kombi 2009 Mann 20,00 60,0007 3 Und Filtro oleo motor Voyage 2010 Mann 13,00 39,0008 3 Und Filtro oleo motor Kombi 2009 Mann 12,50 37,50Total 46.956,25

Mandirituba(PR), 04 de novembro de 2011Fábio Antonio da Rocha

Pregoeiro

CONSULTOR DE SERVIÇOS INDFCOZINHEIRA INDFATENDENTE DE BALCÃO INDFAUXILIAR DE PADEIRO INDFVENDEDOR INTERNO INDFAUXILIAR DE PESSOAL INDFINSTALADOR DE SOM E ALARMES INDFRECEPCIONISTA ATENDENTE INDFOPERADOR DE EMPILHADEIRA INDFRECEPCIONISTA INDFTECNICO DE SEG DO TRABALHO INDFPROMOTOR DE VENDAS INDF

Page 13: Edição 208

02 a 08 de setembro de 2011 www.asemananews.com.br CLASSI / - 11

Page 14: Edição 208

11 a 17 de novembro de 2011www.asemananews.com.br14 - /CLASSI

Page 15: Edição 208

NHA VIDA". IMÓVEIS CONSULT- 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA - 02Quartos - 46,00m2 - Bairro GRALHAAZUL (Jardim Palmeira) - "AVERBA-DA". R$ 85.000,00 Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seu FGTS). "MI-NHA CASA, MINHA VIDA". IMÓ-VEIS CONSULT - 3604-7878 / 9986-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA - 02Quartos, imóvel de ESQUINA -51,00m2 - Bairro IGUAÇÚ - "AVER-BADA", próximo ao SUPERMER-CADO ASSIS. Á partir de R$96.000,00 Quitada ou Ent. + Financ.CAIXA (Use seu FGTS). "MINHACASA, MINHA VIDA". IMÓVEISCONSULT - 3604-7878 / 9686-4699Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA - 02Quartos - 51,00m2 - Bairro NAÇÕES -"AVERBADA", próximo ao Supermer-cado BOZA. R$ 93.000,00 Quitada ouEnt. + Financ. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878 /9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA - 02e 03 Quartos - á partir de 43,00m2 -Bairro GRALHA AZUL - "AVERBA-DAS", Av. Albatroz, ônibus na frente.Á partir de R$ 80.000,00 Quitadas,ESQUINA p/ R$ 99.000,00 Quitadaou Ent. + Financ. CAIXA (Use seuFGTS). "MINHA CASA, MINHAVIDA". IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA -02 Quartos - 45,00m2 - BairroSANTA TEREZINHA - "AVERBA-DAS", próximo ao Posto MIME eColégio CUNHA PEREIRA. R$88.000,00 Quitada ou Ent. + Fi-

ci 16.499 - Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

SANTA TEREZINHA- Área de3.600,00 m2,(residencial/comercial) emuma região nobre, com asfalto, calçada,já com estudo de frações R$380.000,00– IMOBILIÁRIA PANAKOL LTDA -CRECI- 1564-J FONE: 3627-1002 –8417-7720 - www.panakol.com.br

GRALHA AZUL - Casas com52,00m2, 02 dormitorios, sala,coz + depexcelente localização, pequena entrada,utilize seu FGTS - PLANO MINHACASA MINHA VIDA - Casas a partirde R$85.000,00. IMOBILIARIA PA-NAKOL LTDA - CRECI-1564-J - Fone:3627-1002 - www.panakol.com.br-

RESIDENCIAL GRALHAAZUL - Casa com 50 m², 2 dorm.,sala, coz, bwc, área de serviço egaragem, próx. SupermercadosBoza. Utilize se FGTS-PLANO MI-NHA CASA MINHA VIDA. Ca-sas a partir de R$90.000,00. Imobili-ária Panakol LTDA - CRECI 1564-J-FONE: 3627-1002 -www.panakol.com.br

NAÇÕES - RESIDENCIALNOVA ERA - Casa com 50,00,00m2,02 dormitorios, sala,coz + área deserviço externa, BWC, excelente lo-calização. Pequena entrada, utilizeseu FGTS - PLANO MINHA CASAMINHA VIDA - R$90.000,00. IMO-BILIARIA PANAKOL LTDA - CRE-CI-1564-J - Fone: 3627-1002 -www.panakol.com.br-

SANTA TEREZINHA - RE-SIDENCIAL TALINE - Casas com63,00,00m2, com laje, 03 dormitori-os, sala,coz + área de serviço ex-terna excelente localização, asfalto,colegio, utilize seu FGTS - PLANOMINHA CASA MINHA VIDA -R$110.000,00 IMOBILIARIA PA-NAKOL LTDA - CRECI-1564-J -Fone: 3627-1002 -www.panakol.com.br-

MMD INCORP. E PARTI-

CIPAÇÕES LTDA, CRECI J0158, convida você cliente emsituação de inadimplência ref.ao lote situado no Jd. Santa-rém I e Santarém II, a compa-recer em nosso escritório sitoa rua Jacarandá, 208, sl 04, paratratarmos sobre a regularizaçãodo mesmo. Não ponha em ris-co o seu patrimônio. Tel: 3627-2037 ligue para agendar um ho-rário.

CASAS EM ALVENARIA - 03Quartos - 55,00m2 - Bairro IGUA-ÇÚ - "AVERBADA", próximo aRAIA e ótimo espaço de terreno nosfundos. R$ 108.000,00 Quitada ouEnt. + Financ. CAIXA (Use seuFGTS). IMÓVEIS CONSULT -3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA - 02Quartos - 48,00m2 - Bairro ESTADOS- "AVERBADA", próximo a BR 116,linhas de ônibus, Supermercado. R$85.000,00 Quitada ou Ent. + Financ.CAIXA (Use seu FGTS). IMÓVEISCONSULT - 3604-7878 / 9986-4699Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA,com laje - 02 Quartos - 46,00m2 -Bairro SANTA TEREZINHA - "AVER-BADAS", próximo ao Posto MIMEe Colégio CUNHA PEREIRA. R$97.000,00 Quitada ou Ent. + Financ.CAIXA (Use seu FGTS). "MINHACASA, MINHA VIDA". IMÓVEISCONSULT - 3604-7878 / 9686-4699Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA - 02Quartos, - á partir de 40,00m2 - BairroJD CANAÃ - "AVERBADAS",COM LAJE, ótimo acabamento, pró-ximo ao CONDOR, a poucos me-tros da BR. Á partir de R$ 100.000,00Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA (Useseu FGTS). "MINHA CASA, MI-

BR 116 - Excelente área co-mercial contendo 18.858,00m², loca-lizada na beira da BR 116 centro deFazenda Rio Grande - JJA IMÓVEIS- creci 16.499 - Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

BR 116 - Área localizada ao ladodo shopping de Fazenda Rio Grande,contendo 12 lotes, metragem:4.320,00m² - JJA IMÓVEIS - creci16.499 - Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

SANTA TEREZINHA - Áreacontendo 7.000,00m² própria paraconstrução de condominio - JJA IMÓ-VEIS - creci 16.499 - Fone: 3608-0347 - www.imobiliariajja.com.br

PIONEIROS - Residência con-tendo 130,00m² e terreno 12x40 - R$150.000,00 - JJA IMÓVEIS - creci16.499 - Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

GRALHA AZUL - Excelenteresidência contendo 300,00m² e ter-reno com 3.313,00m², localizado naAvenida Portugal - Condominio dosNobres - R$ 450.000,00 - JJA IMÓ-VEIS - creci 16.499 - Fone: 3608-0347 - www.imobiliariajja.com.br

PIONEIROS - Terreno conten-do 307,00m² localizado na Rua xin-gu, 260 - Condominio fechado MA-RIA RAQUEL - R$78.000,00 - JJAIMÓVEIS - creci 16.499 - Fone:3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

EUCALIPTOS - Vendemos áre-as comerciais e industriais localizadas naAvenida Araucária centro de FazendaRio Grande - JJA IMÓVEIS - creci16.499 - Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

NAÇÕES - Sobrado contendo230,00m² - 4 quartos sendo 1 suite -localizada na Rua Venezuela -R$290.000,00 - JJA IMÓVEIS - cre-

11 a 17 de novembro de 2011 www.asemananews.com.br CLASSI / - 15

nanc. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CENTRO/EUCALIPTOS -FAZENDA RIO GRANDE linda casa2qts, averbada, condom. fechado semtaxa, semi-nova, estacionamento, ruatranqüila, asfaltada, ótimo p/ investir.Financia. R$75mil. 3248-3030www.varnierimoveis.com.br c15442.

IMPERDÍVEL: Vendo casa emFazenda Rio Grande, excelente lo-calização, próximo a escola, super-mercado, posto de saúde e linha deônibus. Rua Peru, 697, casa 1, a 800metros da prefeitura. Valor R$100.000,00. Liberada para financia-

FGTS vai injetarR$ 44 bilhões em 2012

O Conselho Curador doFundo de Garantia do Tempo deServiço (FGTS) aprovou nestaquarta-feira o orçamento para oexercício de 2012, segundo aCaixa Econômica Federal. Aotodo, o FGTS aplicará R$ 44 bi-lhões na economia do País em2012. Com essa aprovação, R$26 bilhões serão destinados àhabitação popular e R$ 10 bi-lhões serão enviados para sa-neamento básico e infraestrutu-ra urbana. Além disso, segundoa Caixa, o FGTS subsidiará des-contos para famílias com menorpoder aquisitivo. De cerca de R$4,5 bilhões a serem aplicados em

descontos para moradia popu-lar, R$ 3 bilhões serão utilizadosem empréstimos realizados peloprograma Minha Casa, MinhaVida. Para o ano que vem, dosrecursos aprovados do FGTS,serão destinados R$ 2,5 bilhõespara investimentos em Certifica-do de Recebíveis Imobiliários(CRI) e R$ 1 bilhão para financi-amentos da linha Pró-Cotista.

Ligue para a Casa Fácile verifique como você podeparticipar da segunda fasedo programa Minha Casa Mi-nha Vida. Contato: 3627-7800 ou 3627-5656.

mento pela Caixa Econômica Fede-ral. Tratar com Alysson nos telefo-nes: 41- 3627–0423 ou no cel: 41-9601-8298.

Fazenda Rio Grande, bair-ro Suzuki, Rua Matinhos, 1068 –casa em alvenaria, nova, 42m2, 2qtos, banheiro, sala, cozinha, ga-ragem. Terreno com 160m2, todomurado. Valor R$ 72 mil + 68 par-celas de R$ 183,00. Aceito veícu-lo. Direto com proprietário. Telefo-ne 9976-2031.

Fazenda Rio Grande. Ter-reno na Rua Matinhos, 1131. 160m2. Valor R$ 25 mil + 85 parcelasde R$ 163,00. Direto com proprie-tário. Aceito veículo. Telefone 9976-2031.

Page 16: Edição 208

11 a 17 de novembro de 2011www.asemananews.com.br16 - / SEGURANÇA

Passageiro misteriosoassalta ônibus de turismo de

empresa de FRG

Flanelinha é morto com três tirosna região do bairro Santa Terezinha

O flanelinha Fabiano Hepi-tácio Veiga, 27 anos, conhecidopor Garça, foi morto a tiros noinício da tarde do domingo (6),fato ocorrido por volta das 16horas, na rua São Nicolau, nobairro Santa Terezinha. A políciafazendense acredita que Garçafoi morto por motivo de vingan-ça, mas prefere continuar in-vestigando para chegar a umaconclusão.

De acordo com testemu-nhas, Fabiano estava na com-

panhia de um elemento. Umadiscussão teria acontecidoentre os rapazes e o "com-parsa" sacou de um revólvere fez o primeiro disparo. Gar-ça tentou correr e recebeu umsegundo disparo. Ferida, a ví-tima foi ao solo e o matadorainda efetuou o chamado tirode misericórdia. Um investi-gador de polícia disse que játem o nome de um suspeito,mas que o nome será manti-do em sigilo.

Garça tentou escapar docriminoso por um carreador mas foi alcançado

Morreu na manhã da quin-ta-feira (3), no Hospital do Tra-balhador, em Curitiba, DieysonRodrigo Cardoso, 29 anos, quefoi baleado na madrugada do dia23 de outubro na Rua Viniciusde Moraes, no Jardim Veneza,em Fazenda Rio Grande.Moradores da rua onde ocor-reu o atentado foram os respon-sáveis pelo chamado do SIA-TE, que rapidamente removeuo ferido ao Hospital do Trabalha-dor. Apesar dos esforços médi-cos, após onze dias internado,

Morre no Hospital do Trabalhadorhomem baleado no Veneza

Dieyson não resistiu e entrouem óbito.

No dia em que foi baleado,um socorrista disse que a víti-ma foi encontrada inconscientena via pública. "Encontramos avítima com ferimentos graves.Rapidamente foi feito atendimen-to inicial e o homem transporta-do ao hospital. Uma das balasficou alojada no tórax", afirmou.A polícia de Fazenda Rio Gran-de, desde o dia 23 sob o co-mando do delegado Erick Wer-melinger, investiga caso.

Erick Wermelinger investigao assassinato de Dieyson Rodrigo Cardoso

Um ônibus da empresaMabeltur, que tem sede emFazenda Rio Grande, foi as-saltado no final da semana quepassou, após sair de Araucá-ria, levando um grupo de pes-soas para compras em SãoPaulo. Um homem, que esta-va entre os passageiros, ain-da na saída da cidade, anun-ciou o assalto e obrigou o mo-torista a parar o ônibus. Emseguida, outros três elemen-tos entraram no coletivo.

Portanto armas, os as-saltantes fizeram uma limpanos passageiros. A açãoocorreu perto das 20 horasdo domingo (6). A políciaacredita que os elementosagiram munidos de informa-ções, ou seja, o rapaz quese infiltrou no grupo como

passageiro, sabia que os tu-ristas levavam dinheiros paraas compras na capital paulis-ta. O plano estava elaborado eprova disso é que o assaltanteobrigou o motorista a parar naregião do Tatuquara, em Curi-tiba, justamente onde estava orestante do grupo .

O embarque dos passa-geiros da empresa Mabellturaconteceu no centro de Arau-cária. Junto com eles, subiu oviajante assaltante. Logo que oônibus pegou a Rodovia do Xis-to, o passageiro anunciou o as-salto. Alguns quilômetros a fren-te, outros três assaltantes subi-ram no ônibus e começaram afazer a limpa no dinheiro e nospertences de todos os quase50 turistas. A polícia de Araucá-ria investiga o caso.

Interior doônibus apóso assalto

Na madrugada da quar-ta-feira (9), quatro pessoasforam baleadas juntas na ruaBoldo, no Jardim Santa Ma-ria, em Piraquara. Segundoinformações da Polícia Mili-tar, todos estavam sentadosao lado de uma residência

Quatro são baleados na madrugada em Piraquarabebendo e fazendo uso depedras de crack, quandotrês homens desceram deum veículo Corsa branco eefetuaram vários disparos.

Entre os feridos commaior gravidade estão: Luci-ana Araújo da Silva, 29 anos,

e Jorge Ferreira de Lima, 28,que foram encaminhados en-tre a vida e a morte para oHospital Cajuru e São José.Apenas com ferimentos leves,um tiro no pé, Isabel Cristinada Silva, 30, e um tiro na per-na do Mailton Ferreira Filho,

27, foram encaminhados aoHospital Cajuru, mas nãocorrem risco de morte.

Os baleados com me-nos gravidade não soube-ram informar quem eram osatiradores e nem a motiva-ção para o crime.

Page 17: Edição 208

11 a 17 de novembro de 2011 www.asemananews.com.br SEGURANÇA / - 17

O bebê de cinco mesesque foi atingido por botijões degás, em Almirante Tamandaré,região metropolitana de Curiti-ba, morreu no início da tarde daquarta-feira (9). FrancieleEduarda estava no colo da mãe,Izabel Cristina Oliveira de Sou-za, de 15 anos, que também foiatingida e permanecia em esta-do grave. A informação foi con-firmada pela Secretaria Muni-cipal de Saúde.

Mãe e filha retornavam de

Carga de botijões de gás caisobre mãe e filha e criança morre

uma consulta na Unidade deSaúde quando foram atingidaspelos botijões. Devido à gravi-

Momentoem que umsocorristapromoviaatendido ajovem mãe

dade dos ferimentos, foi neces-sário chamar o resgate aéreo.Outra adolescente que estava

junto com elas, de 13 anos,também se feriu, mas não cor-re risco de morrer.

O acidente aconteceu porvolta das 8h30, na rua Delega-do Theolindo Batista Siqueira,no Jardim Paraíso. O cami-nhão Mercedes Benz 608, quefazia entregas para uma distri-buidora de gás, fez uma curvaperigosa e em seguida freoubruscamente. A carga despen-cou e pelo menos seis botijõesforam lançados na rua.

Um princípio de incêndiomobilizou o Corpo de Bombei-ros e funcionários da DefesaSocial de Fazenda Rio Gran-de, perto das 14h30 minutosdesta quinta-feira (10). Um de-pósito da prefeitura pegou fogoe devido a rápida ação, o fogo

Princípio de incêndio atingedepósito da Secretaria de

Obras de FRGnão se alastrou. De acordo comBeto Rocha, secretário da De-fesa, garotos atearam fogo emum sofá velho que estava dolado de fora do prédio e as cha-mas atingiram o prédio. O fogofoi logo controlado e ninguém fi-cou ferido. Incêndio no barracão da Secretaria de Obras

Agentes de Trânsito daUrbs voltaram, a partir destasegunda-feira (7) a emitir osavisos de estacionamentoirregular em vagas do Es-taR. A medida atende à rei-vindicação da comunidade ecomerciantes da cidade queafirmam estar sendo preju-dicados por motoristas quedesrespeitam a sinalizaçãoe deixam o carro na mesmavaga por mais tempo do queo permitido.

Registros da Central156 e da Ouvidoria da Urbse também os relatórios diári-os feitos por agentes de trân-sito apontam para a insatis-fação de motoristas, que ale-gam que a vaga é rotativa enão pode ser usada com ex-clusividade. Os comercian-

Agentes de trânsito voltam aemitir avisos do EstaR

tes também pedem pelo res-peito às vagas rotativas, preo-cupados principalmente coma proximidade do fim do ano,período de maior movimentodo comércio.

Os agentes estão moni-torando os pontos de Estacio-namento Regulamentado, ve-rificando o correto preenchi-mento dos cartões e anotandoos horários e tempo de estaci-onamento dos veículos. Casoseja constatada qualquer irre-gularidade (como falta do car-tão, erro de preenchimento,excesso de tempo), o moto-rista receberá um aviso parafazer a regularização do car-tão no prazo de cinco dias cor-ridos. No caso de excesso detempo na vaga, deverá tam-bém retirar o veículo do local.

Os agentesestãomonitorandoos pontos deEstaR,verificando ocorretopreenchimentodos cartões eanotando oshorários etempo deestacionamentodos veículos

Acessewww.asemananews.com.br

Page 18: Edição 208

11 a 17 de novembro de 2011www.asemananews.com.br18 - / DIVERSÃO

Page 19: Edição 208

11 a 17 de novembro de 2011 www.asemananews.com.br SOCIAL / - 19

HomenagemHomenagemHomenagemHomenagemHomenagem

ÁriesÉ preciso ser mais flexível

com os colegas, pois tudo indicaque haverá mudanças em seutrabalho. Converse mais com opessoal de casa, alguns familia-res podem precisar de seus cui-dados. Cobranças podem sur-gir no campo afetivo, dedique-se a quem ama.

TouroÓtimo período para quem

trabalha com vendas ou o públi-co de modo geral, podendo atéaumentar seus rendimentos.Mesmo que não demonstre seussentimentos aos familiares, a har-monia em casa é o que garanteseu bem-estar. A dois, uma fasede mais entendimento se inicia.

GêmeosNo campo profissional, dê

prioridade a tarefas que exijamsilêncio e concentração. Se de-seja aumentar seus lucros, ava-lie atividades alternativas. Emcasa, ouça o conselho dos de-mais e não vai se arrepender.No amor, o clima é de envolvi-mento, aproveite!

CâncerCuidado com suas atitudes

no trabalho, é preciso manter umbom relacionamento com os co-legas. Curta os momentos dedescanso ao lado das pessoasque ama. No campo sentimen-tal, surpreenda sua cara-meta-de, sua criatividade será benéfi-ca ao romance.

LeãoTrabalhos em equipe con-

tam com boas vibrações. Apren-da a delegar e assumir tarefas eninguém vai se sobrecarregar.Em casa, já é hora de restabele-cer a harmonia. No romance, ocompanheirismo está em desta-que. Aproveite a sintonia entrevocês.

Virgem Viagens a trabalho se en-

contram favorecidas. Use seupoder de comunicação e divul-gue seus talentos, pode conse-guir uma promoção ou um au-mento. As energias de Vênusfavorecem o entendimento emseu lar. No campo afetivo, cui-dado com o que promete.

LibraOrganizar suas tarefas será

a melhor forma de aumentar suaeficiência no trabalho. Seus es-forços podem ser recompensa-dos. Em família, cobranças nãoestão descartadas. A dois, dê umnovo ânimo ao relacionamento.Se está só, pode conhecer al-guém interessante.

EscorpiãoÉ tempo de investir em par-

cerias profissionais. Assim, vocêpoderá ganhar mais dinheiro.Seja mais paciente ao tratar deassuntos de família. Aprender aouvir será essencial no campoamoroso. Dê mais atenção à suaalma gêmea e vai fortalecer aunião.

SagitárioO trabalho recebe boas

energias. Trabalhe com deter-minação para aumentar seusrendimentos. Em casa, não es-pere reclamações para dar adevida atenção ao pessoal. Fi-que atento(a) às necessidadesde sua cara-metade e o roman-ce terá benefícios.

CapricórnioÉ tempo de expandir seus

horizontes em todos os setoresde sua vida. Não dê tanta impor-tância aos afazeres domésticos,você precisa cuidar mais de seuspróprios interesses. Na áreasentimental, seja mais doce emsuas palavras e ações, assimevitará discussões.

AquárioAproveite o Sol em sua

área profissional para conquis-tar seus objetivos. Em família, otempo passado com os mais jo-vens será benéfico para todos.Ouça a opinião do seu par antesde tomar uma decisão que o en-volva. A lealdade será fundamen-tal para a união.

PeixesNão fique na dependência

de colegas para desenvolver seutrabalho ou poderá se dar mal.Curta mais os momentos ao ladodas pessoas de sua estima, issovai trazer um novo ânimo parasua vida. No setor emocional,demonstre seu companheirismoe o clima será de felicidade.

HORÓSCOPO

Dona Ana Aquino, diretora da lavanderia Toque D’Água, não seagüenta de felicidade com a chegada da sua primeira neta, a bela

Julia. Sucesso para toda a família!

Nesta edição a homenagem do jornal A SEMANA

vai para o nobre edil, Caio Szadkoski, que na

última quinta-feira comemorou idade nova.

Parabéns e sucesso!

CINEMACinemark Shopping São JoséA Casa dos Sonhos – Sala 1 – 15:45 – 19:55O Palhaço – Sala 2 – 12:50 – 15:00 – 17:15 – 19:30 – 21:40 – 00:00Amanhecer – Parte 1 – Sala 3 – 23:5511.11.11 (Dub) – Sala 3 – 13:40 – 16:00 – 18:20 – 20:40 – 23:00Palavra Cantada 3D – Sala 5 – 11:30Gigantes de Aço (Dub) – Sala 5 – 15:40Terror na Água 3D (Dub) – Sala 5 – 13:10 – 18:25Cinesystem – Shopping Curitiba11.11.11 (Leg) – Sala 3 – 14:20 – 16:50 – 19:20 – 21:50A Casa dos Sonhos (Leg) – Sala 2 – 21:40Atividade Paranormal 3 (Leg) – Sala 1 – 19:30 – 21:30O Retorno de Johnny English (Dub) – Sala 2 – 17:00O Zelador Animal (Dub) – Sala 5 – 14:10Reféns (Leg) – Sala 5 – 13:50 – 15:50 – 17:50 – 19:50 – 21:50Terror na Água 3D (Leg) – Sala 6 - 21:30Winter, O Golfinho (Dub) – Sala 1 – 14:30 Cinesystem – Shopping TotalAtividade Paranormal 3 (Leg) – Sala 5 – 16:45 - 19:15Contágio (Leg) – Sala 5 – 21:15Gigantes de Aço (Dub) – Sala 3 – 14:20 - 16:50 – 19:00O Zelador Animal (Dub) – Sala 5 – 14:15Os Três Mosqueteiros 3D (Dub) – Sala 2 – 14:00 – 16:30 – 19:00Reféns (Leg) – Sala 1 – 13:50 – 15:50 – 17:50 – 19:50 – 21:50

Aniversariantes dasemana Colégio

DOM BOSCO FRGAlunos Data

Eduardo Henrique Lopes Inocencio ................ 9

Francine de Castro Zampieri ........................... 9

Rafael de Castro Taraczuk .............................. 10

Andre Eduardo Ribeiro da Costa Oliveira ....... 12

Rafaely da Silva Santos ................................. 13

Page 20: Edição 208

Assembleia discute impactosda Copa do Mundo de 2014 na RMC

11 a 17 de novembro de 2011www.asemananews.com.br20 - / POLÍTICA

Os impactos da Copa doMundo de 2014 na RegiãoMetropolitana de Curitiba foramtema de discussão na manhãdesta quarta-feira (9) na Assem-bleia Legislativa. A capital para-naense será uma das 12 se-des do evento esportivo e moti-vou, portanto, uma audiênciapública por parte do presidenteda Comissão de Assuntos Me-tropolitanos, deputado ToninhoWandscheer (PT).

O evento contou com aparticipação de 13 cidades daRMC e a presença do secretá-rio de Estado para Assuntos daCopa 2014, Mário Celso Cunha,que apresentou os projetos einvestimentos do Governo doEstado, em parceria com o go-verno federal e a PrefeituraMunicipal de Curitiba, para acompetição, e que vão benefi-ciar a Região Metropolitana,dentro do Programa de Acele-ração do Crescimento (PAC)da Copa.

De acordo com o secretá-rio, a mobilidade urbana, comobras no eixo viário que integraCuritiba e os municípios daRMC, está entre os benefícios.Por consequência, a Copa doMundo vai movimentar a eco-nomia, gerar empregos e in-

centivar o turismo."É importante este debate

com a Assembleia Legislativa.Existem três pontos fundamen-tais nestes investimentos daCopa, assumidos pelo gover-no, que são transparência, inte-gração e o legado, ou seja, oque vai ficar como resultadopermanente das obras, comobenefícios que não vão emboraquando o evento acabar. E osmunicípios serão beneficiados,porque hoje falamos na Gran-de Curitiba, que envolve a Re-gião Metropolitana", disse.

BenefíciosMario Celso citou alguns

benefícios que a Copa 2014deixará aos paranaenses. Emprimeiro lugar ele cita o fortale-cimento do orgulho cívico e opatriotismo. Destacou tambémque o evento vai marcar uma

geração e a história de umpovo. "O Mundial vai gerarmuitos empregos e aumentar ofluxo do turista em todo Paraná.Trará visibilidade internacionale uma janela enorme de opor-tunidades, sem falar no aperfei-çoamento da infraestrutura doParaná", disse.

Desafios"Muitas cidades serão be-

neficiadas com a Copa do Mun-do 2014. O Mundial vai contri-buir para que o Paraná avanceainda mais e desenvolva nos-sa região metropolitana. Esseevento contribuirá para a gera-ção de renda, empregos e in-vestimentos, além de impulsio-nar o potencial turístico na gran-de RMC", disse o deputadoToninho Wandscheer.

Para Toninho, a Copa doMundo não vai resolver os pro-

blemas do país, mas antecipaimportantes obras em Curitiba eGrande Região Metropolitana,como é o caso do metrô, queveio também em função da pro-jeção do evento em Curitiba. "Te-nho certeza que o nosso Estadoestá preparado para o Mundialque irá deixar um legado impor-tante para todos nós".

O deputado também falousobre a evolução política do Es-tado. Segundo ele, hoje o queestá em primeiro lugar é o inte-resse do paranaense, indepen-dente de questões partidárias."Juntos somos mais. É muitoimportante para o Paraná contarcom forças políticas no governofederal, estadual e municipal.Através dessa parceria, teremoscapacidade de ser a melhor sededo Mundial no Brasil.

Um dos grandes desafiosna visão do deputado Toninho,será o interesse e a participaçãoda RMC neste evento. "Os mu-nicípios precisam se mobilizar,apresentar ideias, contribuir coma construção deste importanteprojeto para o Paraná e para oBrasil. Ainda dá tempo de partici-par. Creio que esse será o gran-de desafio da RMC. Mostrar quepodemos fazer uma grandeCopa", finalizou o deputado.

Secretario da Copa, Mario Celso e o deputado estadualToninho Wandscheer durante reunião sobre a Copa

A matéria recebeu duasemendas na votação da últi-ma terça-feira: uma emen-da modificativa de autoria dodeputado Ademar Traiano(PSDB), líder do Governo,corrigindo para baixo algunsíndices de realinhamento dastarifas. O deputado justificoua emenda dizendo que devi-do a um erro técnico durantea composição da tabela, ospercentuais dessas tarifaschegaram à Assembléiacom valores superiores naordem de 450% e 500%,quando deveriam ser de45% e 50%. Foram corrigi-dos os valores de 15 taxas.

Novas taxas doDetran são aprovados

no LegislativoEntre as mudanças está

a taxa para confecção de pla-cas, que hoje custa R$ 10,82.Se fosse considerado o pro-jeto original o valor iria para R$64,92, uma variação de500%. Contudo, a emendareduziu o aumento para R$16,23 - variação de 50%. Omesmo índice e valores foramaplicados para instalação dolacre na placa. Um dos servi-ços mais procurados no De-tran, o curso de reciclagem,que hoje custa R$ 65,24, au-mentaria 267%, subindo paraR$ 239,40. Na nova tabela, ocurso passou para R$ 88,74 -variação de 36%.

Foram corrigidos os valores de 15 taxas

Page 21: Edição 208

ECONOMIA E SEUS REFLEXOS

11 a 17 de novembro de 2011 www.asemananews.com.br BRASIL / - 21

Tempos de crise

ECONOMIACésar Graça - Economista

Agora a crise nos paí-ses ricos é pra valer. A que-da da Itália muda todo o pa-norama da crise. O Brasil vaisofrer várias modificaçõesem função da crise dos paí-ses ricos.

O primeiro impacto seráa redução do crescimentoeconômico. O capital paranovos investimentos vai ficarescasso. Tudo terá de serfeito com muito menos di-nheiro. Os projetos faraôni-cos vão desaparecer. Umexemplo vai ser o metrô deCuritiba. Todos os investi-mentos que o governo fede-ral está anunciando serão re-vistos. Os recursos paramelhorar a infraestrutura dascidades são bem menores.

A ênfase agora é mantero crescimento a qualquer cus-to. O que significa fazer o quedeveria ter sido feito há muitotempo. Concentrar as estra-das que levam os produtosagrícolas para os portos. Atu-alização dos portos que pre-cisam urgentemente de me-lhorias e uma melhoria nosaeroportos. Ampliar a cons-trução civil para a baixa rendavai ser prioritário, pois geramuito emprego e mantem osistema bancário saudável.

Tudo que facilite as ex-

portações terá prioridade. Mes-mo as obras para a Copa doMundo e para as Olimpíadasserão revistas, todo o esban-jamento e desperdício serácortado. As promessas de pa-lanque não serão cumpridas.São novos tempos de vacasmagras.

O objetivo é gerar o máxi-mo de emprego possível. Poiso desemprego na Europa e nosEstados Unidos mostrarãocomo são turbulentos os tem-pos de altos níveis de desem-pregos. Mas o tempo é curto,tudo o que não foi feito com tem-po cobrará o seu preço. O tem-po perdido em projetos maravi-lhosos, que numa só pernadaintroduzia no Brasil no rol dospaíses ricos ficou para trás. Épreciso de muita parcimôniapara continuar crescendo.

É em momentos de criseque os defeitos aparecem mais.As falhas de planejamento ouas execuções mal feitas vãoaparecer. Não adianta chorarsobre o leite derramado, mui-tas boas oportunidades foramperdidas. Agora é tempo deaproveitar as existentes.

O Brasil vai continuarcomo um grande exportador decommodities. Comida e miné-rio de ferro é que vão trazerdólares em quantidade do ex-

terior. As contas do país estãoem ordem e sem nenhumabobagem passaremos essacrise com pequenos ajustes.O que é preciso é diminuir odesperdício na gestão pública.

É preciso conter o gastocom o pessoal. O gasto coma manutenção da máquinapública é excessivo. Muitosfuncionários ganhando muitoe produzindo muito pouco. Épreciso mudar as regras decontratação de funcionáriospúblicos, a estabilidade noemprego deve cair.

É fundamental que o Bra-sil unifique os dois sistemasde contrato de trabalho, o Es-tatuto dos Funcionários Públi-cos e a Consolidação das Leisdo Trabalho (CLT). O Brasilprecisar ser mais equitativopara com todos os seus filhos,os privilégios de grupos de-vem acabar.

A longo prazo o Brasil es-tará muito bem. Em menos de10 anos teremos as receitasdo petróleo do pré-sal. Mas atélá teremos que nos aguentarcom os recursos que serãoproduzidos pelas nossas ex-portações. O ponto fundamen-tal é controlar o desperdício dogoverno. É preciso reduzir otamanho da máquina pública emelhorar o seu desempenho.

Juros de títulos italianos batem recorde apósrenúncia de Berlusconi. O prêmio de risco da Itália, ouseja, o adicional cobrado pelos investidores para ficarcom seus títulos, subiu para 7,31% ao ano, acima donível psicológico de 7% que levou Grécia, Irlanda ePortugal e pedirem ajuda financeira internacional, já quetornou os custos de financiamento insustentáveis.

A Comissão Europeia acredita que a Itáliaprecisará promover mais cortes no orçamentoem 2012 e 2013 mesmo que aprove um progra-ma de austeridade fiscal de 60 bilhões de euros.

O Socorro à Itália pode chegar a 700 bilhõesde euros, seis vezes mais que a oferecida à Grécia.

A Comissão Europeia prevê que Portugaltenha uma recessão de 3 % do Produto InternoBruto (PIB) em 2012, um cenário ainda maispessimista que o do Governo (2,8 %) e o valormais negativo da zona euro. E que a dívida públi-ca portuguesa chegue a 101,6 % do PIB esteano e registre um aumento para 111,6 % em2012. O desemprego em Portugal deve atingir12,6 % em 2011 e 13,6 % em 2012.

A Hyundai, fábrica coreana de carros, emnovembro de 2012, começará a vender um car-ro produzido no Brasil e projetado por coreanosespecialmente para brasileiros. O maior diferen-cial da estratégia da Hyundai em relação a outrosque se instalaram no Brasil foi criar um carropara brasileiros sem basear-se em modelos jáconcebidos. O veículo produzido em Piracica-ba, São Paulo, também será o primeiro commotor flex da marca. Terá opção de motor 1.0 e1.6 e vai custar entre R$ 30 mil e R$ 40 mil.

O Departamento de Agricultura dos Es-

tados Unidos (USDA) elevou sua estimativa

para a produção brasileira para 75 milhões detoneladas - eram 73,5 milhões em setembro -, epassou a prever as exportações brasileiras em38 milhões de toneladas em 2011/12, ante me-nos de 30 milhões em 2010/11. Assim, a partici-pação brasileira nas exportações globais poderásubir de 32,4% na temporada passada para39,2% na atual, superando os EUA, cujos em-barques deverão cair para 36,06 milhões de to-neladas (37,2% do total).

Somada à Argentina, terceiro maior paísexportador de soja do planeta, o peso dos doismaiores produtores de soja da América do Sulnas exportações mundiais chegará a 49,5% em2011/12, ante 42,4% em 2010/11.

Os investimentos chineses no Brasil mu-daram de perfil em 2011. Enquanto no ano pas-sado, 85% dos 19 bilhões de dólares anunciadospara o país estavam ligados a commodities, dejaneiro a outubro deste ano, dos 7,14 bilhões dedólares anunciados, 74% foram destinados amanufaturas, semi-manufaturas e pesquisa edesenvolvimento.

Procon de São Paulo quer tirar do ar ossites de compra pela Internet: Americanas, Shop-time e Submarino. Foi publicada nesta quinta-fei-ra no Diário Oficial do Estado de São Paulo umadeterminação da Fundação Procon-SP em pri-meira instância para tirar do ar, por 72 horas. Ossites tiveram um aumento de 246% no númerode queixas de consumidores, passando de 1.479reclamações no segundo semestre de 2010 para3.635 no primeiro semestre deste ano.

A empresa B2W, controladora dos três si-tes, tem 15 dias para entrar com recurso na Jus-tiça que impeça a execução da pena.

Page 22: Edição 208

11 a 17 de novembro de 2011www.asemananews.com.br22 - / MUNDO

A quebra dos bancos A Itália CaiuAgora que a dívida da Itália

está sob suspeita, vários bancoseuropeus estão em sérias dificul-dades. Os principais bancos fran-ceses tem grandes aplicaçõesem títulos da dívida italiana.

Para contrabalançar a per-da de valor dessas aplicaçõesos bancos da Europa terão deaumentar o seu patrimônio. Senão conseguirem, num curtoperíodo, eles estarão em séri-as dificuldades. Poderão ser li-quidados pelo Banco CentralEuropeu (BCE).

Em breve a crise dos ban-cos também chegará aos Es-tados Unidos. E dessa vez nãohaverá dinheiro a rodo parasocorrê-los. Os Estados Uni-dos estão com graves limitespara o seu endividamento. Émuito provável que vários ban-cos quebrem lá também.

O sistema bancário é mo-vido à confiança. Quando elaacaba tudo desmorona. Os ban-cos tem medo de emprestardinheiro entre si, ou seja, o mer-cado interbancário seca. Elestambém ficam muito mais cui-dadosos com os empréstimosaos clientes. Muitas das opera-ções de crédito não são reno-vadas. Os empresários só po-dem contar com o capital pró-prio, o que diminui muito a ca-pacidade de produção. Os cli-entes só conseguem comprarà vista ou em prazos muito cur-tos, o que reduz as vendas.

A redução do crédito levaa uma redução do crescimentoeconômico, algumas vezes atéa uma recessão. Definir o ta-manho dessa recessão que éo ponto crítico da questão. Tudoaponta para uma grave criseeconômica mundial. Muito pro-vavelmente maior que a de1930. As consequências paraa economia mundial vão sermuito graves. O maior será oaumento do desemprego, quejá está muito alto nos EstadosUnidos e na Europa, e vai au-mentar muito mais.

Os governos atuais foramincapazes de tomar medidasque levassem à retomada docrescimento. O que eles fize-ram só atrasou os efeitos dacrise. Gastaram muito dinheirosalvando bancos em crise e nãoconstruíram novas alternativaspara o crescimento econômico.

Essa falta de visão vai ace-lerar a troca dos líderes políticosem quase todos os países de-senvolvidos. Até agora só vimosa queda dos líderes dos paísesda periferia do euro. Logo tere-mos eleições na França e naAlemanha. A troca desses diri-gentes via mudar a forma de seabordar a crise econômica.

Até agora a estratégia erade empurrar o problema com abarriga, para se ganhar tempo.Com a troca dos líderes a es-tratégia é fazer o trabalho difícil omais rápido possível. o que sig-

nifica cortar despesas do gover-no, reduzir a capacidade dosbancos emprestarem e aumen-tar impostos.

Poucos bancos sairão ile-sos dessa crise. A grande mai-oria vai encolher bastante, algunsvão desaparecer. É o final deuma era, do crescimento eco-nômico apoiado no crescimentodos empréstimos. Dinheiro paranovos projetos vai ficar muitoescasso. O consumo de benssupérfluos vai cair bastante.

Serão tempos difíceis naEuropa e nos Estados Unidos.Muitos farão comparações como tempo da guerra e do pós-guerra. O governo precisa di-minuir de tamanho. Reformar ogoverno é um trabalho demo-rado e difícil, pois os funcionári-os públicos não querem perderos seus privilégios.

Agora vai ficar claro queos causadores dessa crise fo-ram os governos que não con-trolaram o sistema financeiro.Deixar que os bancos organi-zem a economia dá no que deu.A visão deles é o lucro a curtoprazo acima de tudo, acima dosvalores da sociedade. A fé nolucro é tão cega que os leva àprópria autodestruição.

Os governos deverão re-ver o seu papel de controle fe-roz do sistema financeiro paraque outra crise não se repitalogo na frente. O governo preci-sa funcionar.

A crise financeira daEuropa chegou à Itália, ter-ceiro país da comunidade doeuro. Antes a crise estava nospaíses periféricos: Grécia, Ir-landa e Portugal. Agora todaa Europa está em risco. Osbancos franceses tem muitodinheiro emprestado para aItália, logo também a Françaestá em crise.

Como diria o nosso ex-presidente, agora começou ojogo principal, chega de verjogo de preliminares. Se anovela grega estava mexen-do com os nervos do mer-cado financeiro, agora eleestá em pânico.

A crise avançou comuma velocidade muito maiorque a esperada. O dramagrego desestabilizou todos osacordos feitos. Tudo estavacaminhando bem, de repen-te o primeiro ministro gregofalou em fazer um referendo,para que a população gregapudesse opinar sobre o acor-do feito entre o governo gre-go e a comunidade do euro.Ou seja, ele pôs em risco to-das as negociações já feitas.

Agora o mercado finan-ceiro já não sabe em quemacreditar. O G-20, os vintepaíses mais ricos do planeta,também não decidiu nada.Nenhuma decisão foi imple-mentada. A taxa de juros detodos os países em dificulda-des está aumentando. O que

quer dizer, que nenhum delessobreviverá sem o dinheiro doBanco Central Europeu (BCE)ou do Fundo Monetário Inter-nacional (FMI).

O caminho a ser trilhadopela Itália é muito duro. Redu-ção das despesas, aumento dodesemprego, queda no cresci-mento econômico e muitas pri-vações para os próximos anos.É provável que a Itália leve maisde dez anos para ser recupe-rar da crise. Grandes reformasno estado são necessárias parao retorno do crescimento. E es-sas reformas não são fáceis deserem feitas.

O Produto Interno Bruto(PIB) da Itália é um pouco me-nor que o nosso e a sua popu-lação é de 60 milhões de habi-tantes, um pouco menos de umterço da do Brasil. Ou seja, arenda per capita é três vezesmaior. Para os nossos padrõesa Itália é muito mais rica que oBrasil. Agora essa diferença deriqueza vai diminuir bastante erapidamente.

É muito provável que mui-tas empresas italianas se mu-dem para o Brasil, e com elasmuitos italianos. O Brasil já temuma grande colônia de italianos.A cidade de São Paulo temmuito da cultura italiana.

Essa vai ser uma grandeconsequência da crise da Eu-ropa, uma retomada da imigra-ção europeia para o Brasil. Asraízes comuns são muito gran-

des. Essa facilidade de adap-tação cultural ajuda muito nes-sa mudança.

Para o Brasil vai ser mui-to bom. Vai receber mais in-vestimentos, além dos quetem recebido por causa dopré-sal. Vai receber umagrande leva de imigrantescom grandes qualificações. Émão-de-obra já treinada ecom muito estudo.

Para os brasileiros sobra-rá se esforçar mais para com-pensar as falhas do nosso sis-tema de ensino. O uso de umasegunda língua será decisivopara conseguir um bom em-prego. A competição com osrecém imigrados vai ser umestímulo a mais para melhorara qualificação dos brasileiros.Ou seja, a crise também che-gará ao Brasil, mas de umaforma totalmente diferente.

Teremos mais recursose mais mão-de-obra qualifica-da. Os projetos novos serãoconstruídos mais rapidamen-te. No entanto, os projetos deretorno duvidoso como o tremde alta velocidade será adia-do, uma vez mais.

Tudo que melhorar anossa capacidade de ex-portação será incentivado.Os investimentos nas estra-das, nos aeroportos e nosportos finalmente serão fei-tos. O Brasil vai se transfor-mar num canteiro de obrasprodutivas.

Page 23: Edição 208

11 a 17 de novembro de 2011 www.asemananews.com.br ESPORTE / - 23Muitas atividades esportivas durante

comemoração do cinqüentenário de Quatro BarrasDurante a programação

do cinqüentenário de QuatroBarras, no último fim de se-mana, o esporte também teveseu espaço, em meio a diver-sas atividades comemorati-vas. Entre os dias 4 e 6, foirealizada a Ultramaratona In-ternacional Caminhos Históri-cos de Quatro Barras PR 100com um percurso de 161 qui-lômetros, reunindo atletas deelite do Brasil e do exterior.

Na categoria masculino,em 1º lugar ficou o atleta Mar-cos Farinazzo (Amazonas).Na categoria duplas, vence-ram o BOPE Paraná e na ca-tegoria trios a equipe Fire Fox(Bombeiros/PR).

No sábado (6), um jogofestivo reuniu as equipes do

Quatro Barras Futebol Clubee Corinthians Masters, queterminou em empate de 2 a 2.Lira marcou os dois gols aos10 e 18 minutos do primeirotempo. Pelo Corinthians, Gil-mar Fubá e Ataliba tambémmarcaram. O evento reuniucraques do futebol no CT Ni-nho da Gralha.

Foi também nas come-morações do aniversário quea Copa Cinquentenário definiuseus campeões. Foram 11 ti-mes que disputaram o torneio,sendo divididos em duas cha-ves. Em um jogo disputado atéo fim, com empate e decisãonos pênaltis, o Quatro BarrasFutebol Clube foi campeão dacopa, seguido pelo MeninoDeus como vice-campeão e

o Santa Luzia em terceiro.O destaque do campeo-

nato foi Miller Gonçalves dosSantos (Quatro Barras), o ar-tilheiro foi Wellington Fabio Be-nedetti (Santa Luzia) e o reve-lação foi Osmir Robson deAndrade (C.P.I). O título timedisciplina foi para o MeninoDeus e o goleiro menos va-zado foi Sidnei, do mesmotime. A premiação aconteceuno domingo (6) e foi entreguepelo prefeito Loreno Tolardo epelo vice Edison Repinoski.Também foram homenagea-dos o vereador Pelé e o mo-rador do Pinheirinho Divo, pelaparticipação na Copa 25Anos, e José Siebert, pelaparticipação ativa no futebol aolongo da história.

Page 24: Edição 208

11 a 17 de novembro de 2011www.asemananews.com.br24 - / ESPORTE

Fonte e fotos: Site Terra

Atlético tenta somarpontos diante do líder

Fórmula 1:Em vistoria, Kassab "ignora" Curva do Café e celebra nova arquibancadaNa última quarta-feira, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, fez a

vistoria do circuito de Interlagos, que receberá o Grande Prêmio do Brasil deFórmula 1 2011 no próximo dia 27 de novembro. Principal ponto de preocupa-ção da pista, a Curva do Café não foi alvo da vistoria, que durou cerca de 20minutos. Desde 2007, três acidentes fatais ocorreram nessa curva do circuitopaulista. "Falei sobre a questão. Está sendo motivo de estudos. É evidente quefaremos aquilo que o projeto indicar", afirmou Kassab, que ainda lembrou que a FIA (FederaçãoInternacional de Automobilismo) não fez nenhum tipo de exigência para o polêmico local.

Domingo os motores voltam a roncar pelo décimo oitavo GP da temporadaCircuito: Yas MarinaLocal: Emirados ÁrabesPrimeiro GP de F1: 1/11/2009Capacidade: 50 mil pessoasDistância de volta: 5,554 kmVoltas: 55 (305,355 km)Curvas: 18Velocidade máxima: 317 km/hPole 2010: Sebastian Vettel (Red Bull)13/11 as 11h CorridaRumo a 2012:Bandeira é hasteada, e delegação do Brasil ocupa Vila do Parapan

O hasteamento da bandeira do Brasil na última quarta-feira, emGuadalajara, marcou a entrada da delegação brasileira nos alojamentosda Vila Parapan-Americana, a maior a já participar do evento no exterior.O País levou ao México 222 atletas, com grupo total de 362, maior até doque o do país sede. A bandeira do Brasil foi a terceira a ser hasteada naVila Parapan-Americana, depois das flâmulas de Estados Unidos e Méxi-co. Os Jogos Parapan-Americanos serão disputados a partir deste sába-

do até dia 20.Futebol:Ídolo do Fluminense, Ézio morre no RJ aos 45 anosEm meio à euforia pela possibilidade de conquistar o bicampeonato bra-

sileiro, a torcida do Fluminense recebeu uma triste notícia. O ex-atacante Ézio,que brilhou com a camisa do clube no início da década de 90, faleceu devidoa um câncer no pâncreas, às 22h45 (de Brasília) da última quarta-feira, noHospital Rios D'Or, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro (RJ). Ézio lutavacontra a doença desde 2010, mas só a tornou pública no início de setembro.

Futebol Internacional:Pato se recupera de lesão e pode reaparecer contra a Fiorentina

O atacante Alexandre Pato finalmente conseguiu se recuperar de umalesão na coxa direita e poderá voltar ao time do Milan na próxima rodada,contra a Fiorentina, no estádio Artemio Franchi. O jogador ficou dois mesesafastado dos gramados e deverá começar a partida no banco de reservas. Alesão muscular, oitava sofrida pelo atacante nos últimos dois anos, aconteceuno dia 21 de setembro, quando o time de Milão empatou por 1 a 1 com a

Udinese. Com as recentes lesões do atleta, o departamento médico do Milan observará o quadro dojogador com mais cautela nas próximas rodadas, a fim de melhorar seu condicionamento físico.

Brasil 2014:Osmar Santos pode ser homenageado em nome da bola de 2014A Adidas, fabricante das bolas do Mundial, já começa a pensar no nome

que batizará a bola da competição de 2014, que acontecerá no Brasil. Emmeio à campanha para que o artigo seja chamado de "Gorduchinha", aempresa afirma que a escolha do nome ainda não foi feita, mas não descartaaderir à homenagem para o ex-narrador Osmar Santos. "Nossa escolha donome da bola ainda está totalmente em aberto. Devemos ter um direciona-mento quanto a isso no primeiro trimestre de 2012.

A inesperada vitóriado América Mineiro sobreo Corinthians na última ro-dada serve de inspiraçãopara o Atlético Paranaen-se. O rubro-negro preci-sa somar pontos contra oTimão, líder do Brasileiro,neste domingo, no Paca-embu para continuar fortena luta contra o rebaixa-mento. O técnico AntônioLopes ensaiou durante asemana uma formaçãocom três atacantes. Foidesta maneira que o Atlé-tico conquistou a vitóriana última rodada diantedo xará goianienese, naArena.

O maestro Paulo Bai-er quer o Atlético encaran-do o Corinthians e buscando avitória a todo instante, indepen-dente da partida ser disputadalonge de casa.

Lopes deve escalar o timecom Renan Rocha; WagnerDiniz, Fabrício (Manoel), Gus-tavo Araújo e Heracles; Deivid,Wendel, Paulo Baier e Marci-nho; Adaílton (Guerrón) e Nieto.

A arbitragem da partidaserá de Nielson NogueiraDias(Asp FIFA), de Pernambu-co e a escolha foi contestadapelo presidente atleticano Mar-cos Malucelli. "Ele teve umaatuação pouco destacada con-tra o próprio Corinthians, aquina Arena. Tivemos uma agres-são do Dentinho, que não rece-

beu nem amarelo e de-pois foi punido pelo STJDmesmo sem ser expul-so", disse o dirigente queestá desconfiado se o ár-bitro irá suportar a pres-são da partida. "É umjogo complicado e eu nãosei se ele suportaria essapressão", disse.

Coxa

Já o Coritiba que terátodos os jogadores à dis-posição para o jogo dian-te do Flamengo, nestedomingo, no Couto Perei-ra, às 17 horas está ani-mado após a vitória forade casa contra o Palmei-ras, na última rodada. Otime ainda sonha com aLibertadores e conta para

o jogo com o Mengão, de Ro-naldinho, com a volta do meiaRafinha. "É importante vencerem casa e manter esse sonhoda Libertadores. Temos quepensar no Flamengo, um ad-versário direto e que tem umgrande time, mas temos condi-ções de vencer esse jogo tam-bém", disse Rafinha.

O novo presidente do Pa-raná Clube, Rubens Bohlen elei-to na última quarta-feira preten-de trazer novos patrocinadorespara o clube e contratar um pro-fissional remunerado para ge-renciar o departamento de fute-bol. "Vamos atrás de novos pro-dutos com o marketing, novospatrocinadores para o clube.Com muito trabalho, esforço ededicação, o objetivo é alçar

Paraná Clubequer profissionalizar

departamento de futebolvôos maiores, e no momento,é o acesso à Série A.", disse opresidente, logo após ser eleito.

Guarani

Se fora de campo, o timetraça o planejamento para ospróximos anos, em campo, ameta imediata é vencer o Gua-rani, no próximo sábado, na VilaCapanema e garantir a perma-nência na Série B, sem sufoconas duas rodadas finais.

Com atuação destaca-da do volante Hernanes, daLazio e do meia Bruno Cé-sar, do Benfica, o Brasil ven-ceu o amistoso contra sele-ção de Gabão por 2 a 0, natarde da última quinta-feira.Os gols foram marcados porSandro e Hernanes no pri-meiro tempo. O time deMano Menezes volta cam-po na próxima segunda-fei-ra, contra o Egito.

Brasil venceGabão

Atacante Nieto marcou os dois gols da vitóriasobre o Atlético-GO e quer deixar a marca

contra o Timão