edição 200

16

Upload: asemana-news

Post on 11-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

De 16 a 22 de setembro

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 200
Page 2: Edição 200

16 a 22 de setembro de 20112 - /GERAL

Diretor: Sérgio Dal Gallo

Jornalista Responsável: Dimas Rodrigues DRT 3023-PR

Departamento Jurídico: Dra. Daniele Silvia de Oliveira - OAB-PR 44453

Jornal A Semana MetropolitanaAv. Brasil, 1890 - Sobrado 01

Eucaliptos - Fazenda Rio GrandeFone: (41) 3627-1997 / 9162-6192

[email protected]@gmail.com

www.asemananews.com.br

Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade de seus autores.O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

Fonte: www.simepar.br

Jornal A SEMANA LtdaCNPJ: 08.707.885/0001-75

Tiragem: 20 mil/mês

Impressão: Editora O Estado do Paraná S/A

O jornal é distribuído na RMC

Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim”. (João 14:6)

Sexta Sábado Domingo Segunda Terça

Fazenda Rio Grande, Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais,Piraquara, Pinhais, Quatro Barras, Mandirituba, Quitandinha, Campo do

Tenente, Agudos do Sul, Piên, Tijucas do Sul, Campo Largo, CampoMagro, Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Almirante Tamandaré e Colombo

DATAS

EXPEDIENTE

www.asemananews.com.br

Poucas nuvens

Máx.24º - Mín. 11º

Nublado

Máx.18º - Mín. 11º

Parcialmente nublado comchuvas e trovoadas à noite

Máx.25º - Mín. 13º

Pancadas de chuvas

Máx.23º - Mín. 11º

Parábola da Pedra

REFLEXÃO

Participe desta página, enviando sua piada ou meditação

para o e-mail: [email protected]

PIADAS

Quem paga a conta é o santoEDITORIAL

Cumpadre, ouvi falar que você tava com dor de estômagomuito forte. . .

- É verdade, cumpadre!- Uai, mas por quê?- Por culpa da minha sogra.- Verdade? Como que foi?- É que essa velha deu uma de se afogar no meio do rio Tietê.- E. . .- Tive que fazer respiração boca-a-boca na velha!

***O locutor atende o telefone.- Alô, quem fala?- É Tonho.- Que música gostaria de pedir Tonho?- Deslizes, "a melô do corno".- Vai oferecer para alguém?- Não, não, é só para curtir.

***Dois caipiras pescando no rio:- Ô, cumpadi!- Qui quié?- Amanhã mermo eu vô fazê u exame de póstata. . .- Ih, cumpadi, é mermo?- É. . . Tenhu qui prevenir se quiser viver. . . Mas ocê veim

cumigo e leva um revórvi?- Ué. . . Ir cuntigo inté vô, mas revórvi. . Paquê?- Se eu virá os zóio e dar uma risadinha, mata eu?

***Garotinho chega pro pai e diz:— Paiê. . . O senhor é o diabo?— Que é isso meu filho? De onde você tirou essa bobagem?— É que toda vez que o senhor sai de casa, a mamãe grita

para o vizinho:— Pode entrar que o "chifrudo" saiu!

Quem nunca se deparou com a cena na qual um tomador decachaça em um botequim, antes de dar o primeiro gole, despejaum pouquinho no canto do estabelecimento e diz “este é prosanto”. Na grande maioria dos casos o cachaceiro deixa a contapendurada e em outras tantas não volta para pagar. Talvez omontante correspondente a estes tipos de calotes não são consi-derados pelos donos das vendas ou bares como responsáveispela depreciação de seu patrimônio, muito embora qualquer cen-tavo sem pagar seja um prejuízo.

Nobres e fiéis leitores, mas o que eu quero falar esta sema-na não é sobre os calotes dos chamados pinguços, pois o buracoé mais embaixo. Agora, por exemplo, quando com muito carinhodigito estas linhas mato a minha sede com um copo de águamineral, bebida esta que faz parte de todos os meus dias. Contu-do, para degustar este precioso líquido que Deus, o nosso Cria-dor, nos deu sem custo nenhum, temos que pagar o correspon-dente a 44% do valor em impostos aos cofres públicos. E digo-lhe mais amigo leitor e eleitor, o imposto da água é um dos meno-res que pagamos naquilo que consumimos em nosso dia a dia.Que eu não queira pagar imposto? Engana-se quem pensa isso.Entretanto, os pagaria com o maior prazer do mundo se o nortedeste dinheiro arrecadado tivesse o fim que deveria ter.

Em um passado muito recente vimo-nos diante de uma falca-trua ou um rombo nos cofres públicos ou ainda do dinheiro dosimpostos que pagamos, o qual estava sendo usado de formaindevida pelo atual presidente da Câmara Municipal de Curitiba,o senhor João Claudio Derosso, ao favorecer interesses própri-os. São tantos os escândalos de redirecionamento do nossoprecioso dim dim que colocamos nos cofres da nossa naçãoatravés dos impostos absurdos que nos obrigam a recolher.

E quando digo que este é um simples caso é por ser minús-culo mesmo. Ainda, em meio a tantas necessidades desespera-doras que o povo brasileiro convive, recentemente também acom-panhamos ministros sendo afastados por falcatruas milionárias epor ai a fora.

Mas eu lhe pergunto, nobre que está ligado comigo nestaparticipação semanal, você já viu parte destes impostos arreca-dados – que são tantos que o povo nem sabe da existência demuitos deles -, sendo utilizados para ajudar você ou alguém dasua família??? Muito pelo contrário, pois o que temos visto sãodireitos fundamentais do indivíduo, como saúde e segurança,sendo preteridos pelo poder público. Esta semana mesmo vimospessoas que sofrem com a leucemia que, se não bastasse osofrimento inerente da doença, estão preocupadas por estaremsendo ameaçadas de ficar sem o remédio que deixará de serfornecido pelo SUS. E se perguntarmos ao governo sobre oporquê a resposta será a falta de dinheiro. Balela!

Enquanto isso pessoas do bem, que perante a lei Divinapodem até serem chamadas de santos é quem pagam a conta.IURD - Igreja Universal do Reino de Deus -, que tem como lídero Bispo Edir Macedo, mais uma vez está sendo acusada emnossa esfera federal pura e simplesmente por estar fazendo aquiloque é de dever dos nossos governantes, salvar pessoas dafome, do frio, das drogas e até mesmo da morte.

Quem é o dono destas requentadas acusações? Os mes-mos caras que são incapazes de adequarem sua programaçãoàquilo que o mundo está pedindo, a rede de televisão que se dizlíder de audiência. Esta mesma rede que jamais pensou em sal-var vidas e sim enfiar goela abaixo aquilo que seus patrocinado-res querem ou lhes pagam para que seja vendido, mesmo queisto represente desmantelar lares e famílias...

Clamo àquele que me inspira a escrever estas linhas quefaça com que este texto chegue aos tais desconhecedores dopoder de Deus, pois a estas pessoas quero dizer que este peri-ódico é um fruto do trabalho da IURD. Aceitem ou não, acreditemou deixem de acreditar, este que vos escreve semanalmente étestemunho do trabalho feito por aqueles comandados pelo Espí-rito Santo de Deus através da pessoa do Bispo Edir Macedo.

A fama desta obra de Deus, a IURD, de que são ladrão, deque tiram ou tomam tudo o que tens é verdadeira, pois adentrei aum dos milhares de templos da IURD e fui saqueado de todo malque me assolava. Roubaram-me a miséria, dívidas, etc. E digomais a estes mesmos miseráveis pecadores, se façam de fingidos– o que para vocês é normal - e tentem se acostumar ao trabalhopromovido por esta que vocês acusam de roubo ou de desvio dealguma coisa. Estes que, ao contrário de vocês, trabalham inces-santemente sem descanso, férias, direito de curtir a vida, porapenas uma ajuda de custo e isto tudo pela recompensa de vera vida das pessoas transformada.

As portas desta obra amaldiçoada pela justiça brasileira eabençoada por Deus estão abertas, pois diuturnamente adentroas mesmas para buscar a minha salvação e a direção de cada diaabençoado que Deus tem, através da Igreja Universal do Reinode Deus, me dado. Sou testemunho para aqueles que queiramouvi-lo e me conhecer. Sou diretor do jornal A SEMANA...

E enquanto ainda podemos: Viva o Senhor Jesus...

O distraído nela tropeçou…O bruto a usou como projétil.O empreendedor, usando-a, construiu.O camponês, cansado da lida, dela fez assento.Para meninos, foi brinquedo.Drummond a poetizou.Já Davi matou Golias; e Michelangelo extraiu dela a mais bela

escultura…E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra,

mas no homem!Não existe “pedra” no seu caminho que você não possa apro-

veitá-la para o seu próprio crescimento.Independentemente do tamanho das pedras no decorrer de

sua vida, não existirá uma que você não possa aproveitá-la paraseu crescimento espiritual. Quanto a sua pedra atual, tenho certezaque Deus irá lhe dar sabedoria para mais tarde você olhar para elae ter orgulho da maravilhosa experiência que causou em sua vida,no seu crescimento espiritual.

16/09/1997 - O número de multas em São Paulo cresceu

54% com a instalação de equipamentos eletrônicos para a fiscali-

zação do trânsito.

17/09/1983 - A nova-iorquina Vanessa Williams foi a primeira

negra eleita Miss América.

18/09/1946 - Uma nova Constituição brasileira foi promulgada

restabelecendo a independência dos três poderes, eleições dire-

tas e o direito de voto para maiores de 18 anos de ambos os sexos.

19/09/1959 - O líder soviético Nikita Kruschev, em visita aos

EUA, ficou furioso ao saber que não poderia visitar a Disneylândia,

na Califórnia, por motivos de segurança.

20/09/1972 - Uma plantação de maconha foi encontrada na

fazenda de Paul e Linda McCartney, na Escócia.

21/09/1972 - Ferdinand Marcos tornou-se ditador das Ilhas

Filipinas, iniciando um dos governos mais corruptos do século XX.

22/09/1988 - O Congresso Nacional aprovou o texto definitivo

da nova Constituição brasileira.

Muitas nuvens

Máx.22º - Mín. 11º

O impostômetro instalado em frente ao prédio da Associa-ção Comercial do Paraná (ACP) marcou nesta terça-feira (13),às 11h30, R$ 1 trilhão de reais em impostos pagos pelos brasi-leiros desde 1º de janeiro deste ano. A marca mostra o quantoo consumidor teve que desembolsar em impostos no correnteano.

O marco foi alcançado 35 dias mais cedo do que em 2010,quando o patamar foi atingido em 18 de outubro. A cada ano, noentanto, o montante chega mais cedo. Em 2010, por exemplo,o R$ 1 trilhão foi marcado no dia 18 de outubro. Em 2009, ovalor foi alcançado em 6 de dezembro. E, em 2008, no dia 13de dezembro.

O faturamento de 2011 será 15% maior do que em 2010.O Impostômetro foi inaugurado em abril de 2005 pela ACSP,

em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário(IBPT). O equipamento aponta os tributos estaduais, municipaise federais recolhidos pelo governo desde o primeiro dia do ano.

E mesmo assim o governo tem a audácia de dizer quenecessita da criação de mais um imposto para a saúde. Pode!

FATOS

Impostômetro atingeR$ 1 trilhão mais de um mês

antes que em 2010

Page 3: Edição 200

16 a 22 de setembro de 2011 DESTAQUE / - 3www.asemananews.com.br

Sustentabilidade ambiental

Fernando Camargo - VicePresidente do PartidoVerde de Fazenda Rio

Grande/Pr.

O Brasil reduziu o índicede desmatamento, o consu-mo de gases que provocamo buraco na camada de ozô-nio e aumentou sua eficiên-cia energética com o maioruso de fontes renováveis deenergia.

O acesso à água potá-vel deve ser universalizado,

mas a meta de melhorar con-dições de moradia e sanea-mento básico ainda dependedos investimentos a seremrealizados e das prioridadesadotadas pelo país.

A estimativa é de que oBrasil cumpra, na média na-cional, todos os 8 Objetivosdo Milênio, incluindo o ODM

7. Mas o ODM 7 é conside-rado por muitos como umdos mais complexos para opaís, principalmente na ques-tão de acesso aos serviçosde saneamento básico emregiões remotas e nas zonasrurais.

Fazenda Rio Grande ten-de nessa linha, mas ainda há

muito trabalho a ser feito, aten-der as medidas, como sanea-mento básico, rede de esgoto,uma coleta seletiva que funcio-ne sobretudo que conscientizea população.

Nós moradores de Fa-zenda Rio Grande devemoscobrar através dos vereado-res e do prefeito, que tais me-

didas sejam realmente apli-cadas. Temos aqui um ater-ro sanitário que ficará em fun-cionamento por muitos anos,temos que em conjunto bus-car soluções para tantos re-síduos.

Cuidar do meio ambien-te depende de nós.

O jornal A Semana che-ga a 200 edições. Uma mar-ca significativa e que demons-tra a seriedade do veículo comseus leitores. Desde o dia 09de novembro de 2007, quan-do foi lançado, o jornal nãoparou mais e a cada sexta-feira, embaixo de sol, geadaou de chuva, ele chega gra-tuitamente nas mãos dos lei-tores dos 20 municípios da

O jornal A Semana comemora a duocentésima edição

Região Metropolitana de Cu-ritiba.

Apontado como um dosmelhores jornais da RMC, pelaimparcialidade, conteúdo e de-sign, o jornal A Semana coleci-ona centenas de reportagensque deixaram bem informadosos leitores que passaram aaguardar, ansiosamente, cadasexta-feira.

E o objetivo de levar infor-

mações relevantes a socieda-de paranaense de forma gratui-ta e com qualidade são com-promissos do jornal A Semanaque trabalha para continuar fa-zendo história.

Selecionamos algumascapas que tiveram grande re-percussão. Segue abaixo men-sagens que chegaram à reda-ção, cumprimentando o jornalpela edição de número 200.

"É sempre uma satisfação comemorar datasmarcantes para um veículo de comunicação,instrumento fundamental do regime democrático. Aedição 200 do jornal A SEMANA é reflexo do espíritoempreendedor e a evidencia de que uma imprensaregional forte caminha lado a lado com odesenvolvimento econômico e social dascomunidades. Que este número 200 se multipliquepor inúmeras vezes. Quem ganha é o leitorparanaense. Desejo muito sucesso a toda a equipedo jornal A Semana e parabéns aos amigos SergioLemos e Dimas Rodrigues".Beto Richa, governador do Estado do Paraná

"É um jornal que nãoachaca os governantes",diz o prefeito de QuatroBarras, Loreno Tolardo

"Acompanho o jornalhá muito tempo e queroparabenizar por toda essatrajetória. Não é um jornaltendencioso e também nãoachaca os governantescomo tantos outros parafalar bem ou mal. Muitosjornais são tendenciosospara tirar proveito dosgovernantes e o jornal ASemana é diferente. Aimparcialidade é umamarca do jornal A Semana.Parabéns!"Prefeito de Quatro

Barras, Loreno Tolardo

"Após quatro anos de muito

trabalho e determinação, o Jornal A

Semana chega à sua expressiva

edição de número 200. Essa é a

prova do compromisso que este

importante veículo de comunicação

tem com a sociedade fazendense,

com o município e com a região de

Fazenda Rio Grande.

O Jornal A Semana faz parte da

recente história da cidade e acompa-

nha de perto o desenvolvimento e a

ascensão de Fazenda Rio Grande.

Narra semanalmente os principais

acontecimentos deste município,

levando para a população uma

informação com qualidade e

credibilidade.

Parabéns a toda equipe do

Jornal A Semana. Parabéns Fazenda

Rio Grande e região por poder contar

com este meio de comunicação

democrático e que luta pelo bem-estar

e cidadania deste povo".

CHICO SANTOS

Prefeito de Fazenda Rio Grande

"A 200ª edição marca aseriedade do trabalho",destaca Machadinho

"Caro Sergio Lemos, ojornal A Semana chega naduocentésima edição e essamarca é um sinal que otrabalho é sério e temcredibilidade. Meus para-béns e que Deus continueabençoando teus caminhose de toda equipe para quejuntos, lá no futuro possa-mos comemorar a 1000ªedição!",Antonio Maciel

Machado(Machadinho)

Parabenizo o jornal a Semana News quechega à sua 200ª edição, levandoinformações e prestação de serviços paraa população de 20 municípios. Felicito todaa equipe por esta conquista e desejo que osucesso continue.Um abraço.Luciano Ducci

Page 4: Edição 200

16 a 22 de setembro de 2011www.asemananews.com.br4 - /RMC

Bairro Eucaliptosganhará Unidade de Saúde

Márcio Wozniack comentalei que pode aumentarnúmero de vereadores

ANTENADOEspaço do leitor. Participe: [email protected]

O prefeito de Fazenda RioGrande, Chico Santos, acom-panhou nesta semana as obrasde construção da Unidade deSaúde do Bairro Eucaliptos. Anova estrutura de saúde, a qualampliará os atendimentos na-quela região, tem cerca de350m² e custará aproximada-mente R$ 390 mil aos cofrespúblicos.

De acordo com o secretá-rio de saúde de Fazenda RioGrande, Pedro Cavichiolo, anova unidade terá 12 salas, sen-do quatro de consultórios, salapara duas cadeiras odontológi-cas, além de outras salas paraadministração, educação esaúde, curativos, pré-consulta,serviço social, entre outras.

A construção da nova Uni-

Prefeito Chico Santos acompanhaobras na Unidade de Saúde Eucaliptos

dade de Saúde do Bairro Eu-caliptos, segundo o prefeito Chi-co Santos, faz parte do projetodo município que prevê o au-mento da população daquelaregião e também da ampliaçãodos locais de atendimento à

saúde dos fazendenses.No Bairro Eucaliptos, por

exemplo, é onde está localiza-do o Jardim Europa, empreen-dimento com mais de 500 ca-sas que estão sendo construí-das neste momento para aten-

der moradores da cidade quemoram em áreas irregulares oude riscos.

"É um investimento queestamos fazendo em virtude doaumento da população daquelebairro. Prevendo este aumen-to, já estamos antecipando eampliando a infraestrutura paraessas famílias", explica o pre-feito Chico Santos.

Com essa nova estrutura,a região do Bairro Eucaliptospassará a contar com duas Uni-dades de Saúde. Atualmente osatendimentos acontecem emuma estrutura com 15 salas, aqual passará a ser conhecidacomo Unidade de Saúde do Jar-dim Hortência. No local a médiade atendimentos ao mês gira emtorno de 5.500 pessoas.

Roteiro turístico?A vereadora Ariel Bortoluzzi apresentou um requerimen-

to, que foi aprovado, sugerindo a criação em Fazenda RioGrande, de uma linha de ônibus com roteiro turístico. Pelavontade de Ariel, o ônibus passaria em igrejas, gruta, distritoindustrial e no Parque Verde. Mas seria um roteiro turístico?Em algumas propriedades em que o turismo poderia ser ex-plorado, os próprios proprietários foram contrários ao projetotempos atrás, pois "encheria de gente e aumentaria o risco deroubo". Portanto, antes da linha, é necessário um trabalho deincentivo ao turismo, manutenção do Parque Verde e das es-tradas que levam o turista até esses locais. Bem, o que vale aintenção né, vereadora!

Vai um cafezinho?A presidente Ana Miranda confirmou o cafezão gordo to-

das as quartas-feiras antes de cada reunião e disse que ocafezinho é extensivo a todos que frequentam as sessões. Éverdade que as garrafas térmicas ficam a disposição de todosem dois cantos do plenário, mas ao que parece, o cafezãocom bolo, sanduíches, bolachas, empadões é restrito a edili-dade e aos funcionários.

Troca de lixoEm São José dos Pinhais um programa de reciclagem

de lixo vem chamando a atenção. Nos últimos cinco meses aadesão ao programa que troca 15 kg de lixo por uma sacolade verduras teve um crescimento significativo. Em abril, 927famílias foram beneficiadas pelo programa. Em agosto, essenúmero ultrapassou a barreira de 1.800 famílias. Durante esteperíodo foram entregues mais de 15 mil sacolas de verduras,e centenas de toneladas de lixo reciclável foram recolhidos.

A 26ª reunião ordinária daCâmara de Fazenda Rio Gran-de aconteceu normalmente noinício da noite da quarta-feira(14), após o recesso de 7 deSetembro. Pela parada, a pau-ta esteve cheia, com diversosrequerimentos, projetos e indi-cações. Para analisar e votar apauta, a sessão durou duashoras.

No expediente, leituras dosprojetos de Lei 30, do vereadorAriel da Agricultura, declarandode utilidade pública a Associa-ção de Produtores Rurais deFazenda Rio Grande e projetode Lei 31, de iniciativa do vere-ador Marcelo Pelanda, que dis-põe sobre a criação do Dia Mu-nicipal em memória das vítimasda Rodovia BR 116. Na pautade requerimentos foi aprovadaa solicitação da criação da linhade ônibus com roteiros turísticoe histórico para visitar os princi-

Após recesso, pauta fica lotada na reunião da Câmara de FRG

pais pontos no município; aconstrução de uma creche naAvenida Venezuela; ampliaçãodo Programa Saúde da Famí-lia na região rural; atendimentoadequado no posto da Copel deFazenda Rio Grande; informa-ções acerca do procedimentode licitação na forma de pregãopresencial de nº 59/2011; estu-dos para que sejam realizadasconstantes fiscalizações embares com aspectos de prostí-bulos em nossa cidade; infor-

mações de parte da OHL emtorno do cronograma de exe-cução do projeto de duplicaçãoda rodovia Régis Bittencourt tre-cho de acesso à Fazenda RioGrande; solicitação à Sanepar,de autoria do vereador RicardoMiranda para que a mesma for-neça um mapa com a rede deágua e a rede de esgoto exis-tente na cidade, além das futu-ras ampliações.

Na ordem do dia foramaprovados em segunda dis-

cussão os seguintes projetos:o que institui o título de ServidorPúblico Exemplar; o ProgramaAgenda 21 do município de Fa-zenda Rio Grande; a autoriza-ção para a criação e implanta-ção de linha de transporte cole-tivo interbairros, muito emborao Executivo tenha apresentadoe aprovado projeto nesse senti-do há poucos dias; o projeto delei 13/11, nominando as estra-das rurais da localidade deChácara Recreio Colibri; a au-torização para a realização doexame denominado Teste doReflexo Vermelho (Teste doOlhinho); Projeto de Lei 18/11,de autoria da vereadora AnaLucia, autorizando a criaçãodo centro de referência damulher e o Projeto de Lei 21/11, de autoria da Mesa Direti-va, declarando de utilidadepública o Rotary Club de Fa-zenda Rio Grande.

Documentos roubados ouperdidos como RG, CPF, car-teira de motorista ou folhas decheque podem virar uma dorde cabeça. Com documentosroubados ou perdidos aumentaa chance de golpes e fraudes,pois os golpistas podem consti-tuir empresas, fazer emprésti-mos, abrir crediário, comprarpela internet, tudo isso com muitarapidez.

Para diminuir as chancesde golpes, é preciso uma rea-

ACINFAZ orienta o que fazer no caso de perda ou roubo de documentosção imediata, como bloquear osdocumentos antes que sejamutilizados indevidamente e re-gistrar um boletim de ocorrên-cia, em seguida um alerta noServiço Central de Proteção aoCrédito (SCPC).

O boletim de ocorrênciapode ser efetivado pela internet.O endereço é www.delegaciaeletronica.pr.gov.br. No link"B.O. de Extravio", a pessoaprecisa preencher seus dadospessoais, informar qual é a

ocorrência e esperar a confir-mação dos dados. Todas asinformações cadastradas nosite são restritas à polícia e avítima pode imprimir o boletimpela opção "impressão de bo-letim de ocorrência online". Ocidadão também pode compa-recer na delegacia, com seusdocumentos e especificar quaisdocumentos foram perdidos ouroubados.

Na ACINFAZ o serviçoalerta poderá ser realizado por

telefone, desde que em até setedias o cidadão compareça pes-soalmente para apresentar oB.O.

O SCPC da AssociaçãoComercial e Industrial de Fa-zenda Rio Grande (ACIN-FAZ) funciona no 2° andar doEdifício Cordilheira, sala 204,na Rua César Carelli, n° 90,no bairro Pioneiros, em Fa-zenda Rio Grande. Paramais informações ligue 3627-1958.

A Emenda Constituci-onal nº 58/2009 mudou a re-dação da Constituição Fe-deral, fato esse que só ga-nhou repercussão em ce-nário nacional recentemen-te, pois na prática sua eficá-cia será aplicada nas próxi-mas eleições. O novo textoconstitucional prevê o limitemáximo de vereadores quecada município brasileiropode eleger, conforme onúmero de habitantes, ecomo todos sabemos Fa-zenda Rio Grande pode teraté 17 vereadores. O verea-dor Márcio Wozniack co-mentou o assunto na tribunalivre, e falou que até o mo-mento não se manifestou arespeito do número de vere-

adores que pretende votar. Oedil aguarda o resultado daenquete feita pela CâmaraMunicipal que deve sair nospróximos dias e também umaposição do partido o qual re-presenta (PSDB).

"O aumento do númerode vereadores deverá princi-palmente seguir o que rege aConstituição Federal e certa-mente será amparado pelosanseios da população, consi-derando tanto a quantidadequanto a qualidade na repre-sentatividade, faço parte docolegiado que vai votar esseassunto e farei o que acharmelhor para a cidade de Fa-zenda Rio Grande", comen-tou Márcio Wozniack verea-dor pelo PSDB.

VereadorMárcioWozniack nãose manifestoua respeito donúmero deveredores quepretende votar

Sessão durou duas horas

Page 5: Edição 200

16 a 22 de setembro de 2011 www.asemananews.com.br RMC / - 5

Confirmado recursos para obras do metrô

Vereador Ricardo Mirandasolicita construção de

quadras esportivas

Um mal silencioso. Assimpode ser classificada a conta-minação do solo.

Ela se caracteriza basica-mente como o depósito na pri-meira camada do solo de todoo material prejudicial à saúdehumana, de plantas, animais elençóis d´água.

O problema é que em boaparte dos casos, a contamina-ção do solo é percebida só de-pois que ela se tornou grave eapareceram os primeiros si-nais, como mal estar de mora-dores do local, perda de vege-tação ou coloração, cheiro eodor inadequados na água.

Por isso, toda a ação pre-ventiva é fundamental para evi-tar as contaminações.

E atuar preventivamenteem prol da preservação do meioambiente e da qualidade de vidada comunidade como um todo,e não apenas dos passageiros,é uma das práticas do GrupoLeblon Transporte de Passagei-ros, que engloba a Leblon Fa-zenda Rio Grande, a ViaçãoNobel Fazenda Rio Grande e aLeblon Mauá, na Grande SãoPaulo.

Para isso, as principais ati-vidades do Grupo são subme-tidas a rigorosos testes de qua-lidade e que visam evitar qual-quer problema decorrente do

Preocupação ambiental: Leblon e Nobel sedestacam em ações preventivas a contaminação de solo

desenvolvimento dos trabalhosdo setor de transportes.

Um destes testes é feitonos tranques da empresa deônibus.

Denominada teste de es-tanquiedade, a avaliação con-siste em verificar se há algumtipo de vazamento nos depósi-tos de combustível e de óleo lu-brificante.

A garagem do Grupo Leblonem Fazenda Rio Grande, no Pa-raná, possui 4 tanques: três, de15 mil litros cada, que recebem oóleo diesel para o abastecimentoda frota de ônibus. Um outro tan-que, de 5 mil litros, é para o arma-

zenamento do óleo lubrificanteusado, o que representa outraação ambiental do grupo.

Em vez de ser descarta-do sem aproveitamento, o óleousado é destinado a uma em-presa que refina novamente oproduto.

Os quatro tanques de Fa-zenda Rio Grande foram apro-vados na avaliação, feita pelaempresa EcoTest TecnologiaAmbiental, que é certificada peloInmetro.

O resultado desta avalia-ção é mais um sinal de que aspessoas que moram, estudamou trabalham nas proximidades

da garagem podem ficar tran-quilas, já que o Grupo Leblon éambientalmente responsável.Por isso ele é detentor da certi-ficação ISO 14001, de gestãopara o meio ambiente.

O Grupo Leblon, em suasgaragens, também possui ou-tra ação de prevenção a conta-minação do solo. Tanto na uni-dade de Fazenda Rio Grande,Paraná, como de Mauá, emSão Paulo, há poços de moni-toramento constante da situa-ção do solo. Os poços estãolocalizados em diversos pon-tos das garagens e não somen-te perto dos tanques. Por estespoços é possível saber de for-ma precisa como está o solo ese ele eventualmente recebealgum agente contaminador.

Controle de emissão depoluentes pelos escapamentosdos veículos, programas dereciclagem, aproveitamento deágua da chuva, reuso da águade lavação dos veículos e trata-mento dos efluentes são algu-mas das outras ações do Gru-po Leblon que sabe que umaempresa deve não apenasprestar serviços, mas interagircom a comunidade e o meioonde atua. Essa é a tendênciadas organizações modernasdo setor de transportes.

Adamo Bazani

Ônibus sendo abastecido na garagem do Grupo Leblonem Fazenda Rio Grande. Tanques de combustível e dearmazenamento de óleo lubrificante foram aprovados

no teste de vazamento: mais uma garantia detranquilidade para a comunidade que mora na região

da empresa de ônibus

Foto

: Thia

go R

eis

Sarr

uf

O incentivo ao esporteem Fazenda Rio Grandepossui alguns defensores fer-vorosos e entre eles se des-taca o vereador Ricardo Mi-randa que vem realizandoinúmeras ações visando ofomento esportivo na cidade.

Visando dar continuida-de ao seu projeto de amplia-ção das ações em prol doesporte, o parlamentar en-trou com a indicação, a qualsolicita do Executivo a cons-trução de áreas esportivas,no loteamento Jardim DonaRosa na Rua Sergipe; no lo-teamento Parque Verde naRua Campinas; No JardimIpê na Rua Santa Rita deCássia.

"Precisamos ampliaras ações na área do espor-te municipal, então resolve-mos entrar com essa indi-cação que achamos ser to-talmente pertinente, poisproporcionará a melhoria daqualidade de vida para anossa cidade, além de fa-zer com que estas comuni-

dades tenham um lugar parapraticar esporte com qualida-de", declarou.

Rede de esgotoMiranda ainda cobrou o

atual índice de cobertura daCompanhia de SaneamentoBásico do Estado do Paraná(Sanepar) nas redes de abas-tecimento de água e estaçõesde tratamento de esgoto emtodo o município, além de futu-ras ampliações.

Em seu requerimento, elesolicita informações à Saneparsobre o número atual e da pro-jeção de atendimento e solicitao mapa com a rede de água eesgoto existente na cidade.

O deputado estadualToninho Wandscheer (PT)aguarda uma resposta daConcessionária OHL Bra-sil sobre as obras de dupli-cação da BR-116, no tre-cho de Curitiba até Fazen-da Rio Grande.

Toninho entrou emcontato com o diretor supe-rintendente da Autopista Pla-nalto Sul, Arthur de Vascon-cellos Netto, para saberquando iniciam as obras narodovia, que foram autori-zadas para setembro.

A preocupação doparlamentar com a obra éantiga. "A população cobrauma resposta e aguarda

Deputado cobra explicaçõesda OHL sobre obras daduplicação da BR-116

com ansiedade o início dasobras. Há mais de dez anoslutamos pela duplicação, impor-tante não só para Fazenda RioGrande, mas para toda regiãometropolitana", disse Toninho.

DuplicaçãoA BR-116 é uma via fede-

ral, de competência do DNIT-PR e que hoje está sob a res-ponsabilidade da concessioná-ria OHL. A obra da duplicaçãoentre os quilômetros 117 e 142é obrigação prevista no contra-to da Autopista Planalto Sul. Aestimativa é de que os 25 quilô-metros sejam concluídos até2016. O Ibama já liberou a li-cença ambiental para início dasobras.

O prefeito Luciano Ducciconfirmou na última quarta-feira(14) a proposta do governo fe-deral de financiar a maior partedos investimentos para a cons-trução da primeira fase do Me-trô de Curitiba. "Estamos muitoperto de uma conquista históri-ca para a nossa população. OMetrô entre Pinheirinho/CIC Sule o Centro vai atender 400 milpassageiros por dia", disseDucci.

O custo estimado dos pri-meiros 14,3 km da obra é deR$ 2,2 bilhões. Junto ao gover-no federal, Curitiba pleiteia R$1,1 bilhão. O Governo do Esta-do deve investir R$ 300 mi-lhões, da prefeitura e da parce-ria público-privada são mais R$650 milhões. Outros R$ 250milhões são esperados atravésde isenção de ICMS.

"O Metrô é uma solução àaltura da população de Curitibae uma prova da articulação doscuritibanos em todos os níveis,

porque envol-ve Prefeitura,Governo doEstado, go-verno federale sociedadecivil, todosjuntos, traba-lhando neste importante projetopara a cidade", disse Ducci.

RenovaçãoO prefeito adianta ainda que

o metrô "é uma solução técnicaque vem se somar à granderenovação do sistema de trans-porte de Curitiba". Entre osavanços no setor, Ducci apontaa implantação do "Ligeirão noBoqueirão e no Pinheirinho e,mais adiante, no Santa Cândi-da; o novo Expresso no EixoCentenário/Campo Compridoagora em outubro; os 557 no-vos ônibus que entram no sis-tema neste ano; e o ônibus hí-brido elétrico que vem em2012".

O projeto do metrô de Cu-

ritiba estáinscrito noPAC da Mo-bilidade. Sãopleiteados re-cursos paraa primeirafase que liga

a CIC ao centro da cidade. "Cu-ritiba tem o melhor e mais adi-antado projeto e também temospouquíssimos casos para de-sapropriação de terrenos", dis-se Ducci.

Com 14,2 quilômetros deextensão, e 13 estações, des-de a CIC-Sul a Rua das Flores,a primeira fase, chamada LinhaAzul, está orçada em R$ 2,25bilhões. A frota terá 18 trens,compostos de cinco carroscada, com capacidade para1.450 passageiros. Cada tremtem capacidade equivale a umônibus biarticulado.

Norte-SulO custo total do metrô curi-

tibano é estimado em R$ 3,25

bilhões para 22,4 quilômetrosem toda a sua extensão, desdeo Terminal CIC Sul (no cruza-mento do Contorno Sul com aBR 116) ao Terminal Santa Cân-dida, no Norte da cidade. Serão21 estações para veículoscompostos por cinco carros ecapacidade para 1.450 passa-geiros.

A única desapropriaçãoprevista será para a construçãodo complexo CIC-Sul, perto doContorno Sul, perto da estação.No local ficará o pátio de mano-bra dos trens, as salas de con-trole e também áreas de manu-tenção.

O trajeto do metrô será porbaixo da canaleta do ônibus ex-presso que liga o Sul ao Norteda cidade. E este é o grandediferencial do projeto de Curiti-ba, pois a canaleta desativadae transformada num grandecorredor para pedestres enuma ciclovia, tendo ainda ou-tro modal de transporte.

VereadorRicardo Miranda

Page 6: Edição 200

16 a 22 de setembro de 2011www.asemananews.com.br6 - /RMC

Autoridades se mobilizampara resolver crise naavicultura da região

Pesquisa mostra Beto Richacom 72,4% de aprovação

PINHAIS

Prefeito Luizão acompanha a dragagem no Rio Atuba

Administração estadualfoi considerada ótima ou boapor 56,1% dos entrevistados,que já apontam melhorias nosserviços prestados pelo go-verno.

O governo Beto Richa tem72,4% de aprovação da popu-lação do Paraná, de acordocom pesquisa do Instituto Pa-raná Pesquisas, divulgadanesta segunda-feira (12) pelojornal Gazeta do Povo, de Cu-ritiba. A administração estadu-al foi avaliada como ótima ouboa por 56,1% dos entrevista-dos. O levantamento mostraque, apesar do pouco tempo

de governo, os paranaensesjá sentiram melhorias nas áre-

as de segurança, saúde, pavi-mentação e educação.

"O resultado dessa pes-quisa aumenta ainda mais anossa responsabilidade emostra que estamos no cami-nho certo", disse Beto Richa."Serve também de estímulopara continuarmos em frente,trabalhando com muito vigor nocumprimento das metas donosso plano de governo e aten-dendo aos anseios e expecta-tivas dos paranaenses", afir-mou o governador.

Segundo Richa, as áreasonde houve percepção de me-lhora pela população são as

que ele considera prioritáriaspara a gestão. O governadorressaltou o lançamento do pro-grama Paraná Seguro, queprevê o aumento do efetivo ereaparelhamento das forçaspoliciais, os investimentos nacontratação de servidores eequipamentos para os hospi-tais regionais, além de equaci-onar graves problemas orça-mentários da área de saúde.

O Instituto Paraná Pesqui-sas ouviu 2.652 pessoas, em80 municípios do estado, entreos dias 1º e 7 de setembro. Amargem de erro informada foide dois pontos porcentuais.

O prefeito de Pinhais, Lu-izão Goulart visitou na manhãda última segunda-feira (12)as obras no Rio Atuba. Atual-mente, a prefeitura está reali-zando serviços de limpeza edesassoreamento (draga-gem) do rio. Para isso, a ad-ministração municipal inves-tiu na compra de uma retro-escavadeira hidráulica LongReach com capacidade dealcance de 15 metros, ade-quada para a limpeza e de-sassoreamento dos rios.

No momento a máquinaestá em obras concentradas noRio Atuba, região do bairro Weis-sópolis, no sentido de melhorara vazão do rio e evitar as en-chentes. "Tivemos que investircom recursos próprios nestaação, haja vista, a falta de apoioda prefeitura de Curitiba", co-

Obra é realizada pela Prefeitura de Pinhaise está melhorando a vazão no Rio Atuba

mentou o prefeito. Lembrandoque o rio faz divisa entre asduas cidades e que uma açãoconjunta era esperada. "Vamosmanter esta obra no Rio Atubaaté o encontro com o Rio Iraí, oqual já recebeu a dragagem",anunciou.

Os moradores do bairro

Weissópolis vem acompanhan-do com entusiasmo as obrasfeitas pela prefeitura. Daniel EronCosta, que mora na Rua RioPassaúna levou o seu filho pe-queno para mostrar a ele o quevem sendo feito no rio próximoa sua casa. "Há muitos anosesperamos por uma melhoria

aqui. Já estávamos acompa-nhando outras obras no Weis-sópolis e agora esta dragagemvem para atender um anseioantigo de toda a comunidade",destacou.

Lixo no RioDurante as escavações,

uma grande quantidade de ob-jetos que agridem o meio ambi-ente foram encontrados no rio.Pneus, sofás, eletrodomésti-cos... Enfim, materiais que fo-ram jogados no rio e que sãoos principais causadores dapoluição e, conseqüente asso-reamento do rio.

Atenção: Ao ver alguémdespejando lixo às margens dosrios, o cidadão pode entrar emcontato com o Departamento deMeio Ambiente, no telefone:3912-5237.

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

SJP construirá 2 mil moradias para atender áreas de riscoSão José dos Pinhais re-

ceberá até o final de 2012 mais2 mil moradias que atenderãofamílias em área de risco e depreservação ambiental, sendo84 delas no bairro São Marcos.A confirmação foi dada pela se-cretária nacional de Habitação,Inês da Silva Magalhães duran-te encontro na última terça-feira(13) com Loester Vargas, se-cretário de Habitação de SãoJosé dos Pinhais e o deputadofederal André Vargas (PT-PR),no Ministério das Cidades.

São mais de 1.300 novas

unidades que serão construídasatravés do PAC 2 e fazem par-te dos programas habitacionaisda cidade como o VizinhançaSolidária, Parque Linear do RioRessaca e Netuno São Mar-cos. As moradias atenderão fa-

mílias em área de risco e depreservação ambiental no Gua-tupê, Borda do Campo, SãoMarcos, Jardim Carmem eJardim Fabíola.

Além destas moradias,quase 600 novos apartamen-tos estão sendo construídosatravés do programa MinhaCasa, Minha Vida no bairro RioPequeno. “Temos que atendera fila de demanda por moradia,principalmente das famílias debaixa renda, que normalmentevivem de forma precária emáreas não regularizadas”, dis-

se Loester Vargas. Além do PAC2, a reunião

serviu para discussão de açõespara futuros projetos como re-gularização fundiária e reduçãodo déficit habitacional do muni-cípio. “Essa aproximação deSão José dos Pinhais com aSecretaria Nacional de Habita-ção é importante para viabilizar-mos essas melhorias. É umcontato para o andamento doMinha Casa, Minha Vida e tam-bém para projetos habitacionaisfuturos na cidade”, acrescentouo secretário municipal.

São mais de1.300 novas unidades

TIJUCAS DO SUL

O prefeito de Tijucasdo Sul, José Altair Morei-ra, o vice-prefeito HelioMarcos de Oliveira, e osecretário de Agricultura eMeio Ambiente, MarcioMoraes continuam bus-cando uma alternativa paraamenizar a crise que as-sola os avicultores do mu-nicípio e da região. Na se-mana anterior a imprensatrouxe informações sobrea visita à empresa BigFrango, na cidade de Ro-lândia, que contou tambémcom a presença do técni-co da Emater de Tijucasdo Sul, Nivaldo Gomes, e

alguns avicultores locais,com o intuito de se viabilizaruma integração para agre-gar criadores do municípioque estão passando por sé-rios transtornos devido à fa-lência da indústria Aliança.

As lideranças políticasbuscam em regime de urgên-cia uma solução e esperamchegar a dissolução do pro-blema em breve. A dívida daempresa Aliança com os avi-cultores tijuquenses é de R$600 mil, segundo dados da Se-cretaria de Agricultura e MeioAmbiente. Para piorar a situa-ção, muitos criadores estãocom suas granjas paradas.

Marcio Moraes,secretário municipal de Agricultura

Tijucas do Sul passoua contar esta semana comuma nova agência do Bra-desco. Até então a cidadecontava com apenas umaagência do Banco do Bra-sil. A nova unidade bancáriairá facilitar a vida dos cida-dãos tijuquenses. O novoempreendimento foi inaugu-rado na última terça-feira emuma cerimônia que contoucom a presença de váriasautoridades políticas locais,entre elas o prefeito José Al-tair Moreira e o vice-prefeitoHelio Marcos de Oliveira.

População de Tijucas do Sulganha nova opção bancária

O gerente da nova agên-cia, Juliano Igeski, agradeceua presença das autoridadeslocais pela receptividade edestacou que o banco está adisposição de toda população.

"É uma grande satisfaçãopara nós do Banco Bradescoinstituir esta nova agência nacidade de Tijucas do Sul. Obanco está a disposição de to-dos. Gostaria de agradecer areceptividade de todos desta-cando a presença do prefeitoJosé Altair Moreira, e do vice-prefeito Helio Marcos de Oli-veira", disse o gerente.

www.asemananews.com.br

GovernadorBeto Richa

Page 7: Edição 200

16 a 22 de setembro de 2011 www.asemananews.com.br RMC / - 7

Baile de Debutantes agita Mandirituba Audiências públicas para o orçamentoparticipativo continuam na próxima semanaO 12º Baile de Debutantes,

promovido pelo departamentode Cultura da prefeitura de Man-dirituba foi realizado com muitosucesso no último sábado nomunicípio.

O evento reuniu um gran-de número de pessoas de to-das as comunidades, entre asdebutantes, suas famílias eamigos, que juntos prestigiarama importante data comemoradapelas meninas que completam15 anos este ano. Marcarampresença também o prefeitoMachadinho, acompanhado daprimeira-dama Joana Rita, avice-prefeita Sandra Zimer-mam, vereadores e demaisautoridades.

Com bastante elegância,as 13 debutantes desfilaram

seus vestidos pela noite, dan-çaram a tradicional valsa comos padrinhos e puderam reali-zar o sonho da tão esperadafesta dos 15 anos.

Para deixar o baile aindamais animado, uma das me-lhores bandas do Paraná, aBanda Estilo contagiou e enri-queceu a noite das meninas,

que compartilharam juntas essemomento inesquecível.

O prefeito, muito satisfeitocom a realização do eventocomentou mais uma vez sobreo objetivo de sua administração,que é tratar a todos com igual-dade e dignidade, valorizandoos costumes tradicionais dosbailes de debutantes.

Com uma enfermeira ca-pacitada através do Treinamen-to em Prova Tuberculínica (PT),o município de Mandirituba é oprimeiro da região a possuircapacitação no método de di-agnóstico da tuberculose.

Com os esforços da equi-pe da Secretaria de Saúde e acolaboração do diretor do CREAmetropolitano, Gefferson Ale-xandre F. de Freitas, o municí-pio agora possui condições deproporcionar aos pacientes arealização do exame PT.

Agora Mandirituba contacom mais um serviço para au-

Mandirituba é o único município daregião apto para diagnosticar tuberculose

xiliar no diagnóstico da tubercu-lose, todas as quartas-feiras, noperíodo da manhã será realiza-do o teste da prova tuberculínicana Unidade de Saúde de Areia

Branca. Em breve mais enfer-meiras estarão sendo capaci-tadas para realizar o teste nasdemais unidades de saúde domunicípio.

"Ao assumirmos a Vigilân-cia Epidemiológica do Município,a preocupação foi com a alta in-cidência de comunicantes deTuberculose que não foram in-vestigados. A partir desta situa-ção a estratégia montada foi tra-balhar em cima da busca ativa eprevenção da doença". Disse adiretora do departamento de Vi-gilância Epidemiológica do mu-nicípio, Sandra Luiza Machado.

É com o objetivo de ga-rantir uma gestão mais parti-cipativa que a Prefeitura deQuatro Barras está dando iní-cio às audiências públicaspara o orçamento participati-vo - um momento de ouvir apopulação e garantir um es-paço aberto para o debate enovas sugestões para os bair-ros. A primeira edição do even-to ocorreu na quinta-feira (15)no bairro Jardim MeninoDeus.

"Queremos planejar jun-to com a população as açõespara 2012 e atender as reaisnecessidades dos bairros.Para isso, nada melhor do queouvir a comunidade que co-nhece melhor do que ninguémo que pode ser melhorado emcada região", disse o prefeitoLoreno Tolardo.

Datas e locaisNa segunda-feira (19) a

audiência acontece no Centro,no plenário da Câmara Munici-pal, às 19h. Já no dia seguinte,na terça-feira (20), quem rece-be a audiência pública é a Bor-da do Campo, também às 19h,

no salão paroquial da Igreja deSanto Antônio. A última ediçãodas audiências será na Colô-nia Maria José na próximaquinta-feira (22), às 19h, naEscola Municipal Ernesto Mi-lani. Toda a população estáconvidada a participar.

Quatro Barras vai realizar quatro audiências ao todo.Na segunda-feira (19) é a vez da Sede

Ideias criativas e projetosinovadores marcaram os últi-mos 6 meses das 12 escolasmunicipais - incluindo osCmeis - e trouxeram um ricomaterial para as inscrições doPrograma Agrinho deste ano.Do número total de escolas emQuatro Barras, nove levaramos projetos adiante e divulga-ram as atividades, somandomais de 25 projetos inscritos,sendo 16 na categoria Experi-ência Pedagógica, 6 na cate-goria Desenho (dividido emEducação Especial e 1º ano) emais 4 projetos na categoriaRedação (do 2º ao 5º ano).

Os trabalhos desenvolvi-dos em sala mobilizarammais de 1700 alunos que es-tudaram e conheceram temasdiversos, ligados à valorizaçãocultural - como o projeto quetrata sobre os cortadores depedra (canteiros) -, ou assun-tos variados como saúde bu-cal, alimentação saudável, fu-mante passivo, segurança no

Quatro Barras inscrevemais de 25 projetos no Programa Agrinho

trânsito, e projetos de intercâm-bio como o de Quatro Barras eAntonina, que tratou sobre a so-lidariedade.

"Os projetos foram desen-volvidos no município inteiro, emtodas as escolas e Cmeis, sen-do que nove delas deram con-tinuidade, inscrevendo seus tra-balhos. Foi um ano movimen-tado, repleto de ações que en-volveram alunos, pais, e outrassecretarias como Turismo;Cultura, Esporte e Lazer; Saú-de; Ordem Pública e Cidada-nia; e Meio Ambiente e Agricul-tura. Só temos a agradecer atodas as educadoras, à coor-

denadora do Ensino Funda-mental, Cleusa Zanchettin; e aoprefeito Loreno Tolardo, que re-cebeu nossos alunos e vemapoiando e acolhendo cada ini-ciativa para enriquecer aindamais os projetos", disse a se-cretária de Educação, MariaRodrigues.

ReconhecimentoDepois de inscrever os

projetos no Senar nesta segun-da-feira (12), professoras, di-retoras e equipe pedagógicaagora aguardam o resultado doprograma, que deve ser divul-gado no mês de outubro. "Te-mos que destacar aqui o em-penho, a dedicação e o com-prometimento das professoras,que estão trazendo diferenciaisimportantes em sala de aula, econtribuindo para o aprendiza-do e a formação integral dasnossas crianças. Fica agora aexpectativa e a torcida pelasnossas escolas que merecemtodo o reconhecimento", com-pletou o prefeito.

Um vasto material foiao Senar, que coordena

o programa

Evento reuniu belas garotas

População tem acessoao teste

Page 8: Edição 200

16 a 22 de setembro de 2011www.asemananews.com.br8 - / SEGURANÇA

Vendedor é chamado ao portãoe executado na frente da filha

Polícia descobreburaco e evita fuga na

delegacia de FRG

Curiosos observam corpode Josmário em frente da casa

O vendedor de carrosJosé Josmário Mendes, 31anos foi morto no inicio da tar-de de domingo, na Rua Vene-zuela, bairro Nações, em Fa-zenda Rio Grande. De acordocom a polícia, ele foi chamadoao portão por dois homens eao sair, na companhia da filhade sete anos, acabou sendoalvejado por quatro tiros. O de-legado Erick Wermelinger Bu-setti assumiu a investigação.

Pelo que levantou a equi-pe de investigadores, por volta

das 14h30, dois homens saí-ram de um beco da Rua Aroei-

ra e chamaram José Josmárioao portão. Ao sair para ver

quem era na companhia da fi-lha, acabou sendo alvejado.

A garota acabou sendopoupada e apesar do crime terocorrido em plena luz do dia,em uma via cheia de casas, aúnica testemunha do crime foi amenina. "Pela pouca idade, nãoconseguiu descrever os as-sassinos", comentou o Dr. Eri-ck. A insatisfação de algum cli-ente com uma venda de carromal sucedida pode ter motiva-do o assassinato, investiga apolícia.

Lourival Ricardo TabordaJúnior, 38 anos e Ademir Rai-mundo, 45 anos, são os nomesdos homens encontrados mor-tos em uma plantação de pinusna localidade de Estrada Retiro,na zona rural de Mandirituba. Oshomens foram encontradosmortos nas primeiras horas do

Polícia identifica corpos abandonados em Mandirituba

Ademir Raimundo foi executado com golpe no pescoço Audi de propriedade de Lourival desapareceu

dia 5 de agosto por um roçador,que chamou a polícia. O dele-gado Erik Wermelinger Busetti,de Fazenda Rio Grande nãodescarta a hipótese de latrocínio(roubo seguido de morte).

Segundo o delegado, umairmã e um primo de Lourival Ta-borda foram ouvidos e confir-

maram que ele (Lourival) tinhaadquirido recentemente um ve-ículo Audi, que se encontra de-saparecido. "Se este carro exis-te, tem que estar com alguém",opinou Erick. Lourival e Ademirforam mortos por algum tipo dearma contundente (ferro). Emprincipio os policiais pensaram

que foram executados comarma 45, de grosso calibre, masa perícia descartou essa possi-bilidade. As investigações con-tinuam e de acordo com o Dr.Erick, a polícia já tem algumaspistas, mas prefere manter si-gilo, para que o trabalho não fi-que prejudicado.

Policiais civis da dele-gacia de Fazenda RioGrande descobriram umburaco sendo aberto próxi-mo a uma janela de uma dascelas da carceragem duran-te revista realizada nas pri-meiras horas da manhã dasegunda-feira (12). Os de-tentos estavam usando es-toques para abrir a passa-gem. No local estavam oitopresos. O delegado ErickWermelinger acredita que oburaco começou a ser

aberto no final de semana eque a fuga poderia acontecerdurante a madrugada.

O Dr.Erick disse que asrevistas no interior das celassão rotineiras, pois os presostentam de todas as formas fu-girem da cadeia. "A gentesempre faz revistas de surpre-sa e percebeu o buraco sen-do aberto, mas em tempo deevitar uma fuga na galeria",comentou o delegado. O bu-raco que estava sendo abertojá foi lacrado.

Dieme Glondes Monteiro,16 anos, morreu após ser bale-ado em uma rua do Bairro Igua-çu em Fazenda Rio Grande nanoite do domingo (11). O menorfoi socorrido por populares e le-vado ao Hospital Nossa Senho-ra Aparecida, mas não resistiu efoi a óbito antes de receber qual-quer tipo de assistência médica.

Menor baleado na rua morreantes de chegar ao hospital

A motivação do crime éapurada pela polícia que procu-ra ouvir familiares em torno davida de Dieme. Como o crimeocorreu em horário de poucamovimentação na rua, a polícianão conseguiu testemunhasoculares. Alguns moradores darua Rio Piquiri apenas informa-ram ter ouvido vários disparos.

Permanecia internado noHospital Evangélico em Curitiba,um taxista de 50 anos, baleado emFazenda Rio Grande, na noite dedomingo (11). A polícia fazenden-se aguarda a recuperação domotorista para ouvi-lo e buscarinformações sobre o atentado.

A única informação que apolícia levantou é que o homemtrabalha para a empresa rodo-taxi e que foi solicitado por dois

Taxista de Curitiba fazcorrida até FRG e é baleado

homens para fazer uma corri-da até Fazenda Rio Grande. Nacidade, os passageiros pedirampara serem levados ao bairroSanta Terezinha, onde recebeuvoz de assalto. Acabou levan-do um tiro na boca. "Vamos es-perar ele sair do hospital e nasequência vamos ouvi-lo", co-mentou o superintendente Val-dir Ferreira, da delegacia deFazenda Rio Grande.

Por pouco os presos não fugiram

Page 9: Edição 200

16 a 22 de setembro de 2011 www.asemananews.com.br CLASSI / - 9

BRAVA ELX, 1.6, 2000,completa. R$ 14.500,00 - Fone:3604-6258 - Fazenda Automó-veis.

PALIO 2000 cinza, arquente e desembaçador, placaA, financiamos até 48x sem en-trada. Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

PALIO 2008 1.4, Attracti-ve, 4pt modelo novo, completo,ar/dh, vidro/trava rodas, placaA, branco, excelente. R$26.200,00 ou FINANCIO100%. Fone: 3329-6601 - Au-tomóveis Curitiba.

PALIO 2010 economy flex,vermelho, ar quente e desem-baçador. Vidros elétricos, placaA, estado de 0km. Financia até60x sem entrada. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

AUTOMÓVEIS PIONEI-ROS AGORA TAMBÉMTODA LINHA FIAT ZERO KMFONE 3627-2627.

PALIO ELX 1.4 flex, pre-to, 2007, completo - ar condici-onado, estado de zero, exce-lente estado, financia até 60xsem entrada. Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

PALIO ELX, 2004, flex, 4portas, azul. R$ 20.000,00 -Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

PALIO Fire 2003 azul 2portas rodas de liga, vidro e tra-va elétrica. R$ 13.900,00. Fone3627-2627 Automóveis Pionei-ros.

PALIO fire 2004, branco,estado de zero. Financia até 60xsem entrada. Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

PALIO Special, 1.0, 2000,gas. R$ 11.600,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

SIENA Fire 2008 comple-to. R$ 24.400,00. Fone 3627-2627 Automóveis Pioneiros.

TEMPRA 1993 azul 8 vál-vula, direção hidráulica vidro etrava elétrica. R$ 5.900,00. Fone3627-2627 Automóveis Pionei-ros.

TEMPRA IE, 2.0, 96, gas,4 portas. R$ 8.000,00 - Fone:3604-6258 - Fazenda Automó-veis.

UNO EX 2000 verde 4portas. R$ 11.800,00. Fone3627-2627 Automóveis Pionei-ros.

UNO Fire 2004 preto 4 por-tas. R$ 13.900,00. Fone 3627-2627 Automóveis Pioneiros.

UNO fire 2006, verde flex,placa A, ar quente, limpador edesembaçador, alarme, exce-lente estado. Financiamos até

60X sem entrada. Confira!Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veí-culos.

UNO fire 2008, vermelho,placa A, baixo km em estadode zero. Financia até 60x sementrada. Fone: 3608- 1000 Rot-ta 8 Veículos.

UNO Mille, 2003, álcool.R$ 12.000,00 - Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

UNO SX 1998 4p azul,carro em excelente estado esuper promoção. Financiamosaté 48x. Fone: 3608- 1000 Rot-ta 8 Veículos.

ESCORT GL 1.8 93 1.8 ál-cool cinza motor AP. R$6.600,00. Fone 3627-2627 Au-tomóveis Pioneiros.

FIESTA hacth 2006 flex,prata, completo, carro em ex-celente estado, financia até 60xsem entrada. Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

FORD KA GL 2005, pra-ta, ar quente, desembaçador elimpador, placa A, excelente es-tado. Confira financiamento até60 x sem entrada. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

ROYALE GL 1993 Álcool.d.h. Ar Quente Desemb Limpa-dor. R$7.200,00. Fone 3627-2627 Automóveis Pioneiros.

ASTRA Confort 2005 pra-ta, flex, completo, rodas de LL,super oferta. 26.300,00 confira,até 60x sem entrada. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

ASTRA GL, 1.8, sedan,99, completo. R$ 18.500,00 -Fone: 3604-6258 - Fazenda Au-tomóveis.

AUTOMÓVEIS PIONEI-ROS AGORA TAMBÉMTODA LINHA CHEVROLETZERO KM FONE 3627-2627.

CAPTIVA sport 2.4, 4P,gasolina, 2011/2011, preta,completa, Alarme, Ac, Aq, dlt,dh, Insulfilme, rll, tve, Bancosde couro, Break light, Piloto au-tomático, com apenas 1.750km rodados. S/ entrada 60X.Fone: 3604-2428 Riale.

CLASSIFICADOS DE LINHA NO BALCÃO DO JORNAL. Avenida Brasil, 1890 - Sobrado 01 - Eucaliptos - FRG - Próx. ao Caic.www.rialeveiculos.com.br

CELTA 2001, gas, prata,dlt. R$ 14.500,00 - Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

CELTA 2003 VHC branco.R$ 14.900,00. Fone 3627-2627Automóveis Pioneiros.

CELTA 2007 Spirit flex,preto, ar condicionado, limpa-dor e desembaçador, placa A.Financiamos até 60 x sem en-trada. Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

CELTA spirit 2007 prata 2p,ar quente, desembaçador e lim-pador, veículo de procedência,financia até 60x sem entrada.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veí-culos.

CELTA vhc 2005, prata,ar quente, desembaçador e lim-pador, baixo km, financia até 60x sem entrada. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

CHEVETTE L 1.6 1993prata. R$ 6.700,00. Fone 3627-2627 Automóveis Pioneiros.

CLASSIC life 2008, prata,excelente estado, financia até60x. Sem entrada. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

CORSA 1.8. joy, 04/05, 4portas, azul, FLEX, aq, ldt, alar-me e te. Sem Entrada + 60X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA hatch, 1.0, 8V,gasolina, 1999/2000, prata, ldt,insulfilme, TVE, Aerofólio,Break light, Parachoque per-sonalizado. Entrada 60X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA Sedan Classic,1.0, 2004/2004, prata, revi-sado, rodas de liga leve, dt,aq. Sem entrada + 60X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA Sedan GLS 1996branco completo rodas de liga.R$ 12.400,00. Fone 3627-2627Automóveis Pioneiros.

CORSA Wind, 2001, gas,4 portas, rq, dlt, trava, alarme.R$ 15.500,00 - Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

IPANEMA SLE, 91, gas,

verde. R$ 7.500,00 - Fone:3604-6258 - Fazenda Automó-veis.

MERIVA 1.8, 8V, gasoli-na, 2003/2003, preta, Comple-to, ac, aq, ldt, dh, insulfilme, rll,te, Trio elétrico, Break light, Pa-rachoque personalizado,vidroelétrico nas 4P. Entrada 60X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

MONZA 1989 preto vidroelétrico rodas de liga. R$4.800,00. Fone 3627-2627 Au-tomóveis Pioneiros.

MONZA GLS, 94, com-pleto, bordo. R$ 9.500,00 -Fone: 3604-6258 - Fazenda Au-tomóveis.

MONZA SL, 1.8, 94, álco-ol, bordo, 4 portas, completomenos ar, rll. R$ 9.500,00 -Fone: 3604-6258 - Fazenda Au-tomóveis.

PRISMA joy 1.4 econo-flex, vermelho, placa A, trio elé-trico, ar quente e desembaça-dor, estado de zero. Super ofertaR$ 25.800,00 financia até 60 xsem entrada. Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

VECTRA GLS 2.2, 98/98,cor vermelha, completo maisRoda LL e ar digital, entradamais 48 X, Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

VECTRA GLS 2000 mo-tor 2.2 branco completo. R$19.500,00. Fone 3627-2627Automóveis Pioneiros.

ZAFIRA elegance 2008,completa, airbag, automática,excelente estado, top de linha.Financia até 60x. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

FOX 1.6, Plus, 08, prata,4pt, placa A, completo, ar/dh, trioelétrico, air bag duplo, alarme,excelente. R$ 27.900,00 ou FI-NANCIO 100%. Fone: 3329-6601 - Automóveis Curitiba.

FOX 2005 1.0 flex 4 pt. arquente desemb. limp.R$21.900,00. Fone 3627-2627Automóveis Pioneiros.

GOL 1.0 8v, 2001, cinza,excelente estado, financia até

48x, sem entrada. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

AUTOMÓVEIS PIO-NEIROS AGORA TAMBÉMTODA LINHA VOLKSWA-GEM ZERO KM FONE3627-2627.

GOL 1.6 power prata, di-reção hidráulica, vidros elétricos,ar quente, desembaçador e lim-pador, alarme, placa A, financiaaté 60x sem entrada. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

GOL 1.6 power, 2003, cin-za, 4 portas, direção hidráulica,ar condicionado. R$ 18.900,00.Fone 3627-2627 AutomóveisPioneiros.

GOL city, 2003/2003, pra-ta, 1.0, 8v, gasolina, rodas deliga leve, ar quente, limpador edesembaçador traseiro. Sementrada 60X. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

GOL CL, 1.6, 92, álcool.R$ 7.500,00 - Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

GOL GIV 09, 4pt, prata, arcondicionado, vidro/trava limp/des, placa A. R$ 21.600,00 ouFinancio 100%. Fone: 3329-6601 - Automóveis Curitiba.

GOL GIV, 1.0, flex, 2008,branco, 4 portas, vidro e travaelétrica. R$ 19.500,00. Fone3627-2627 Automóveis Pio-neiros.

GOL Gl 1987, 1.6, álcool.R$ 4.800,00. Fone 3627-2627Automóveis Pioneiros.

GOL Special, 1.0, 2000,gas. R$ 11.600,00 - Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

GOL trend, 2007, verme-lho, placa A, baixo km, exce-lente estado. Financia até 60xsem entrada. Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

PARATI 1984 branca ál-cool. R$ 3.200,00. Fone 3627-2627 Automóveis Pioneiros.

PARATI, CL, 1.8, 91, álcool,toda prova. R$ 7.000,00 - Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

PARATI, CL, 1.8, 93, bor-do, ótimo estado. R$ 10.000,00- Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis.

ANUNCIE 3627-1997

Page 10: Edição 200

PASSAT 1.6 1981 cinza.R$ 2.000,00. Fone 3627-2627Automóveis Pioneiros.

QUANTUM CLI 1.8, ga-solina, 1996/1996, prata, aq,dlt, dh, tve, Trio elétrico, 4P,Farol de neblina, Manual, Pa-rachoque personalizado, Re-trovisor elétrico. Entrada 48X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

QUANTUM EVIDENCE,96, completa. R$ 10.500,00 -Fone: 3604-6258 - Fazenda Au-tomóveis.

VENDO TROCO Quan-tum, 1996, único dono, cinza,baixa quilometragem, trio elétri-co, documentos ok. Fone3627-1869 / 9686-9656

VOYAGE GL, 1.8, 94, gas,4 portas, ótimo estado. R$9.600,00 - Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

CLIO 2007, Bege, hiflex,placa A , Conjunto elétrico, arquente, desembaçador e limpa-dor, estado de zero km, superoferta. Confira. Financiamos até60X sem entrada. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

CLIO EXP. 1.6 16v 2005Hatch 4 portas preto, ar cond.Dir. hidráulica, vidro e trava. R$19.900,00. Fone 3627-2627Automóveis Pioneiros.

HONDA CIVIC EX, 97/98,preto, completo, dh, vidro, trava,alarme, rodas de liga leve. En-trada + 48X. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

PEUGEOT 206 Sensation1.4 2008 flex, placa A, excelen-te estado, financia até 60x sementrada. Até 60x. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

PEUGEOT 306 soleil, 2000/2001, verde, dh, ve, te, rodas 17,bancos em couro, farol de milha,ldt, Entrada + 60X. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

DOBLO HLX 09, 7 luga-res, branca, ar/dh vidro/trava,placa A, excelente. R$ 38.900,00ou Financio 100%. Fone: 3329-6601 - Automóveis Curitiba.

F1000 1988 dupla verme-

lha MWM turbo. R$ 23.900,00.Fone 3627-2627 AutomóveisPioneiros.

FIORINO 2007 furgãobranca FIRE FLEX. R$21.500,00. Fone 3627-2627Automóveis Pioneiros.

FIORINO 2009 Fire Flexfurgão amarela. R$ 23.900,00.Fone 3627-2627 AutomóveisPioneiros.

FIORINO Furgão, 06,branca, placa A, ótima IPVA/11pago. R$ 19.500,00 a vista ouFINANCIO 100%. Fone: 3329-6601 - Automóveis Curitiba.

KOMBI 09, envidraçada,com bancos, placa A, excelen-te estado. R$ 27.500,00 ou FI-NANCIO 100%. Fone: 3329-6601 - Automóveis Curitiba.

KOMBI 09, Furgão, bran-ca, placa A, excelente. R$23.500,00 ou FINANCIO100%. Fone: 3329-6601 - Au-tomóveis Curitiba.

KOMBI 2008 1.4 flex fur-gão amarela. R$23.500,00.Fone 3627-2627 AutomóveisPioneiros.

MONTANA 1.4, flex, 2008,prata, capota marítima, comple-ta menos ar. R$ 26.00,00 - Fone:3604-6258 - Fazenda Automó-veis.

S10 01, prata, dupla, ga-solina, ar cond/dh vidro/trava,rodas, sto Antonio, capota, pro-tetor, estribo lateral, excelente.R$ 29.900,00 ou FINANCIO.Fone: 3329-6601 - AutomóveisCuritiba.

S-10 DeLuxe, 2.8, 2001,diesel, cabine dupla, completa.R$ 45.000,00 - Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

SAVEIRO 09, 1.6, branca,placa A, IPVA/Lic. 2011 pagos,protetor. R$ 21.900,00 ou FI-NANCIO 100%. Fone: 3329-6601 - Automóveis Curitiba.

STRADA 08, branca, fire,flex, placa A, IPVA/11 pago. R$19.900,00 a vista ou 60x565,00S/ ENTRADA. Fone: 3329-6601 - Automóveis Curitiba.

STRADA 2008 1.4 flexprotetor caçamba branca.R$19.990,00. Fone 3627-2627Automóveis Pioneiros.

HONDA BIZ 100CC,2005, R$ 2.600,00 - Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

HONDA CG 150, 2005, IM-PECÁVEL. R$ 3.200,00 - Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

SUZUKI Intruder, 2007,125cc, partida elétrica. R$3.000,00 - Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis.

Motor paraautomóvel váriasmarcas, a partir deR$ 1.000,00, com

garantia de 3 mesese km livre. AutoPeças Nações.

Fone: 3627-5218

Atenção Maior de 65 anosSe você ainda não se aposentou (Mesmo sem

contribuição). Nos procure: (41) 3022-4503

ATENÇÃOQuem recebe ou recebeu Auxílio Doença do

INSS pode ter dinheiro a receber.Nos procure: (41) 3022-4503

Vagas Masculino

AUXILIAR DE ESTOQUE

AJUDANTE DE MOTORISTA

ATENDENTE DE BALCÃO

AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO

CALDEIRISTA

CARPINTEIRO

CHAPEIRO

COBRADOR EXTERNO

DESENHISTA INDUSTRIAL

Interessados comparecer naAgência do Trabalhador de

FRG - Rua Cedro, 343 das 8has 12h - 13h as 17h munidos

de documentos

Vendo Aviário Completo.Ótima localização. Preço àcombinar. Bairro Nações I. Fa-zenda Rio Grande. Telefone:3604-1497. Tratar com Jaque-line ou Edson.

VENDO TERRENOP/ CHÀCARA terreno

c/rio, medindo 9.000

m2, em Mandirituba.

R$ 30.000,00. F. (41)

99147879.

16 a 22 de setembro de 2011www.asemananews.com.br10 - /CLASSI

ELETRICISTA

ELETRICISTA

ELETRICISTA AUXILIAR

FUNILEIRO MONTADOR

GARÇOM

LAVADOR DE VEÍCULOS

LIDER DE CONSERVAÇÃO DE VIAS

PERMANENTES

MEC DE FREIOS E MOTORES A DIESEL

MECÂNICO DIESEL

MECÂNICO SOLDADOR – MIG

MECÊNICO DE MOTOCICLETAS

MOTORISTA – HABILITAÇÃO (B)

OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS

OPERADOR DE DOBRADEIRA

PEDREIRO

PINTOR DE ESTRUTURAS

METÁLICAS

PINTOR RESIDENCIAL

REPOSITOR DE MERCADORIAS

REPRESENTANTE COMERCIAL

SERVENTE DE PEDREIRO

VENDEDOR DE SERVIÇOS

VENDEDOR INTERNO

Vagas Feminino

AJUDANTE DE COZINHA

AUXILIAR DE DENTISTA

AUXILIAR DE LIMPEZA

AUXILIAR DE PRODUÇÃO

SERVIÇOS GERAIS

Indiferente

ATENDENTE DE BALCÃO

AUXILIAR DE LIMPEZA

AUXILIAR DE PRODUÇÃO

BALCONISTA

CABELEIREIRO

CAIXA

COPEIRO

ROTTA 8VEÍCULOSEsta contratando

vendedores com

experiência no ramo

automotivo. Enviar

currículo para rua

Ephigênio P. da Cruz,

1438 – Fazenda Rio

Grande – Tel – 3608-1000

Page 11: Edição 200

02 a 08 de setembro de 2011 www.asemananews.com.br CLASSI / - 11

Page 12: Edição 200

16 a 22 de setembro de 2011www.asemananews.com.br12 - /CLASSI

Page 13: Edição 200

NHA VIDA". IMÓVEIS CONSULT- 3604-7878 / 9686-4699 Creci13.363 www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA -02 Quartos, - á partir de 40,00m2 -Bairro JD CANAÃ - "AVERBA-DAS", COM LAJE, ótimo acaba-mento, próximo ao CONDOR, apoucos metros da BR. Á partir deR$ 100.000,00 Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA -02 Quartos - 46,00m2 - Bairro GRA-LHA AZUL (Jardim Palmeira) -"AVERBADA". R$ 85.000,00 Qui-tada ou Ent. + Financ. CAIXA (Useseu FGTS). "MINHA CASA, MI-NHA VIDA". IMÓVEIS CONSULT- 3604-7878 / 9986-4699 Creci13.363 www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA - 02Quartos, imóvel de ESQUINA -51,00m2 - Bairro IGUAÇÚ - "AVER-BADA", próximo ao SUPERMER-CADO ASSIS. Á partir de R$96.000,00 Quitada ou Ent. + Financ.CAIXA (Use seu FGTS). "MINHACASA, MINHA VIDA". IMÓVEISCONSULT - 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

Vendo casa de campo: Triplex em condomínio fechado, tendo 4quartos sendo uma suíte mais1 banheiro social e 2 lavabo, ampla cozinhae área de serviço com armários embutidos Delano e azulejado ate o teto,sala para três ambientes, duas sacadas, garagem para quatro carros,churrasqueira, todo em esquadrias de alumínio e vidro Blindex 8mm“fume”.

O condomínio esta localizado na colônia Lima em Mandirituba a 4 Kmda BR 116.

Área de lazer: Parque infantil, Churrasqueira coletiva para mais decem pessoas, salão de festa, piscina, 4 tanques de pesca, arvores frutífe-ras, água mineral.

Taxas: IPTU isento,taxa de água isento, Copel individual e taxa decondomínio R$ 55,00 mensal...

Tratar direto com proprietárioTel: (41) 3608-0989 ou 9946-9630 com Alex

suite - localizada na Rua Vene-zuela - R$290.000,00 - JJA IMÓ-VEIS - creci 16.499 - Fone: 3608-0347 - www.imobiliariajja.com.br

SANTA TEREZINHA- Áreade 3.600,00 m2,(residencial/co-mercial) em uma região nobre,com asfalto, calçada, já com es-tudo de frações R$380.000,00 –IMOBILIÁRIA PANAKOL LTDA -CRECI- 1564-J FONE: 3627-1002 – 8417-7720 -www.panakol.com.br

GRALHA AZUL - Casascom 52,00m2, 02 dormitorios,sala,coz + dep excelente localiza-ção, pequena entrada, utilize seuFGTS - PLANO MINHA CASA MI-NHA VIDA - Casas a partir deR$85.000,00. IMOBILIARIA PA-NAKOL LTDA - CRECI-1564-J -Fone: 3627-1002 -www.panakol.com.br-

RESIDENCIAL GRALHAAZUL - Casa com 50 m², 2 dorm.,sala, coz, bwc, área de serviço egaragem, próx. SupermercadosBoza. Utilize se FGTS-PLANO MI-NHA CASA MINHA VIDA. Casasa partir de R$90.000,00. Imobiliá-ria Panakol LTDA - CRECI 1564-J- FONE: 3627-1002 -www.panakol.com.br

NAÇÕES - RESIDENCIALNOVA ERA - Casa com50,00,00m2, 02 dormitorios,sala,coz + área de serviço ex-terna, BWC, excelente localiza-ção. Pequena entrada, utilize seuFGTS - PLANO MINHA CASAMINHA VIDA - R$90.000,00.IMOBILIARIA PANAKOL LTDA -CRECI-1564-J - Fone: 3627-1002 - www.panakol.com.br-

SANTA TEREZINHA - RE-SIDENCIAL TALINE - Casas com63,00,00m2, com laje, 03 dormitori-os, sala,coz + área de serviço exter-na excelente localização, asfalto, co-legio, utilize seu FGTS - PLANO MI-

NHA CASA MINHA VIDA -R$110.000,00 IMOBILIARIA PA-NAKOL LTDA - CRECI-1564-J -Fone: 3627-1002 -www.panakol.com.br-

FAZENDA RIO GRANDE- Vendo terreno de esquina12X23, com casa de 5 peças,mais ponto de comercio medin-do 15metros quadrados, aceitotroca por imovel em FRG e Curi-tiba. Fone: 9610-3485.

MMD INCORP. E PARTICI-PAÇÕES LTDA, CRECI J 0158,convida você cliente em situa-ção de inadimplência ref. aolote situado no Jd. Santarém Ie Santarém II, a comparecer emnosso escritório sito a rua Ja-carandá, 208, sl 04, para tratar-mos sobre a regularização domesmo. Não ponha em risco oseu patrimônio. Tel: 3627-2037ligue para agendar um horário.

CASAS EM ALVENARIA -03 Quartos - 55,00m2 - Bairro IGUA-ÇÚ - "AVERBADA", próximo a RAIAe ótimo espaço de terreno nos fun-dos. R$ 108.000,00 Quitada ou Ent.+ Financ. CAIXA (Use seu FGTS).IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA -02 Quartos - 48,00m2 - Bairro ES-TADOS - "AVERBADA", próximoa BR 116, linhas de ônibus, Super-mercado. R$ 85.000,00 Quitada ouEnt. + Financ. CAIXA (Use seuFGTS). IMÓVEIS CONSULT -3604-7878 / 9986-4699 Creci13.363 www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA,com laje - 02 Quartos - 46,00m2- Bairro SANTA TEREZINHA -"AVERBADAS", próximo aoPosto MIME e Colégio CUNHAPEREIRA. R$ 97.000,00 Quita-da ou Ent. + Financ. CAIXA (Useseu FGTS). "MINHA CASA, MI-

BR 116 - Excelente áreacomercial contendo18.858,00m², localizada na bei-ra da BR 116 centro de Fazen-da Rio Grande - JJA IMÓVEIS -creci 16.499 - Fone: 3608-0347- www.imobiliariajja.com.br

BR 116 - Área localizada aolado do shopping de Fazenda RioGrande, contendo 12 lotes, me-tragem: 4.320,00m² - JJA IMÓ-VEIS - creci 16.499 - Fone: 3608-0347 - www.imobiliariajja.com.br

SANTA TEREZINHA -Área contendo 7.000,00m² pró-pria para construção de condo-minio - JJA IMÓVEIS - creci16.499 - Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

PIONEIROS - Residênciacontendo 130,00m² e terreno12x40 - R$ 150.000,00 - JJA IMÓ-VEIS - creci 16.499 - Fone: 3608-0347 - www.imobiliariajja.com.br

GRALHA AZUL - Excelen-te residência contendo 300,00m²e terreno com 3.313,00m², loca-lizado na Avenida Portugal -Condominio dos Nobres - R$450.000,00 - JJA IMÓVEIS - creci16.499 - Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

PIONEIROS - Terrenocontendo 307,00m² localizado naRua xingu, 260 - Condominio fe-chado MARIA RAQUEL -R$78.000,00 - JJA IMÓVEIS -creci 16.499 - Fone: 3608-0347- www.imobiliariajja.com.br

EUCALIPTOS - Vendemosáreas comerciais e industriais locali-zadas na Avenida Araucária centrode Fazenda Rio Grande - JJA IMÓ-VEIS - creci 16.499 - Fone: 3608-0347 - www.imobiliariajja.com.br

NAÇÕES - Sobrado conten-do 230,00m² - 4 quartos sendo 1

Agudos do Sul: Vendo casade alvenaria de 113m2, terreno apro-ximadamente mil m2, próximo daigreja católica (motivo mudança),sendo 3 quartos, sala, cozinha, ba-nheiro, churrasqueira, garagempara 3 carros. Aceito carro de ateR$ 20.000,00 no negocio, tratar comBernardo tel: 8827-9566

16 a 22 de setembro de 2011 www.asemananews.com.br CLASSI / - 13

CASAS EM ALVENARIA -02 Quartos - 51,00m2 - BairroNAÇÕES - "AVERBADA", próxi-mo ao Supermercado BOZA. R$93.000,00 Quitada ou Ent. + Fi-nanc. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA -02 e 03 Quartos - á partir de43,00m2 - Bairro GRALHA AZUL- "AVERBADAS", Av. Albatroz,ônibus na frente. Á partir de R$80.000,00 Quitadas, ESQUINA p/R$ 99.000,00 Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA -02 Quartos - 45,00m2 - BairroSANTA TEREZINHA - "AVERBA-DAS", próximo ao Posto MIME eColégio CUNHA PEREIRA. R$88.000,00 Quitada ou Ent. + Fi-nanc. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".

IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CENTRO/EUCALIPTOS - FA-ZENDA RIO GRANDE linda casa2qts, averbada, condom. fechadosem taxa, semi-nova, estacionamen-to, rua tranqüila, asfaltada, ótimo p/investir. Financia. R$75mil. 3248-3030www.varnierimoveis.com.br c15442.

MANDIRITUBA – Vende-se terreno, 6 litros de terra, comágua encanada e luz. Próximo aponto de ônibus. Valor R$16.500,00. Tratar no tel 3627-6713 ou 9631-0659, com Maria.

IMPERDÍVEL: Vendocasa em Fazenda Rio Gran-de, excelente localização,próximo a escola, supermer-cado, posto de saúde e linhade ônibus. Rua Peru, 697,casa 1, a 800 metros da pre-feitura. Valor R$ 100.000,00.Liberada para financiamentopela Caixa Econômica Fede-ral. Tratar com Alysson nos te-lefones: 41- 3627–0423 ou nocel: 41-9601-8298.

Page 14: Edição 200

16 a 22 de setembro de 2011www.asemananews.com.br14 - /SOCIAL

"O sucesso é alcançado econservado por aqueles

que não deixam de tentar."

Alunos DataFabricio de Andrade Moze 12Juliane Marine Vendt 12Matheus H. dos Santos Rodrigues 12Victoria Melnik Rosa 12Leticia Vilar 14João Fabhio B. dos Santos 15Tiago Ruchinski 16Profª Angelita do Rocio A. dos Santos 18

Aniversariantes dasemana Colégio DOM

BOSCO FRG

ÁriesTente manter a discrição no

campo profissional, assim pode-rá obter sucesso. A Lua em suaCasa da Fortuna evidencia seuprogresso material. O setor afeti-vo está bem-amparado, mas al-guém vai ter que ceder um pou-quinho!

TouroTente manter a discrição no

campo profissional, assim pode-rá obter sucesso. A Lua em suaCasa da Fortuna evidencia seuprogresso material. O setor afeti-vo está bem-amparado, mas al-guém vai ter que ceder um pou-quinho!

GêmeosCuidado com o clima de

competição no ambiente de tra-balho. Convém agir discretamen-te neste período. Romance re-cente tem tudo para dar certo, jáas relações desgastadas corremsérios riscos.

CâncerPeríodo favorável para tra-

balhar em equipe. Novas expe-riências e oportunidades pode-rão enriquecer o seu currículo.Não perca o foco das suas ne-cessidades emocionais e não vaise arrepender.

LeãoQuem trabalha com espor-

te, diversão ou entretenimen-to conta com a proteção dosastros. A dois, a fase é de ale-gria, satisfação e complemen-taridade. Aproveite para con-quistar mais intimidade com opar!

VirgemNa área de lazer, recrea-

ção ou entretenimento, você po-derá unir o útil ao agradável. Noinício da semana, cuidado com aimpaciência no relacionamento.O astral fica tudo de bom com opassar dos dias!

HORÓSCOPO○

Aniversariante da Semana

LibraO período é favorável a

quem trabalha em casa ou porconta própria. Quanto mais liber-dade de ação tiver, maiscriativo(a) será! O momento éoportuno para se mostrar maissolícito(a), generoso(a) ecompreensivo(a) com quemama.

EscorpiãoAproveite este período para

trocar ideias, experiências e tra-balhar em equipe. Atenção comos altos e baixos nas finanças –é melhor tomar cuidado com des-perdícios! Apesar da sua incons-tância na área afetiva, o astralrevela forte erotismo e sensuali-dade.

SagitárioÉ hora de arregaçar as

mangas e ir à luta, principalmen-te se trabalha por conta própria.Cuidado com distrações ou in-genuidade. No amor, o seu su-cesso será absoluto, convém lu-tar por sua estabilidade afetiva.

CapricórnioQuanto mais prazeroso for

o seu trabalho, maior a sua pro-dutividade. Não se deixe influ-enciar pelo pessimismo alheio.No campo sentimental, o astral édos mais felizes. É só agir com adiscrição e terá bons resultados.

AquárioNo trabalho, é melhor agir

discretamente e evitar brigas econfrontos desnecessários. Vocênão deve se envolver com osproblemas financeiros dos ou-tros. No romance, mostre que tematitude e só terá a ganhar!

PeixesEncare os fatos com objeti-

vidade e tenha cuidado com oexcesso de ambição e confian-ça. Na vida a dois, saberá apa-ziguar os sentimentos e estabili-zar as suas emoções.

Ahomenagemde hoje dojornal ASEMANAé para ajovemRebecaOliveira quedia 19 desetembroestarácompletandomais um anode vida.Parabéns esucesso!

Rose dia 22

Parabéns aos amigos dojornal A SEMANA na rede

social Orkut pelo aniversário

Carol Vieira dia 19

Guilherme dia 20

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Page 15: Edição 200

16 a 22 de setembro de 2011 www.asemananews.com.br BRASIL / MUNDO / - 15

A queda do império americanoSe passaram 10 anos da

queda das torres gêmeas doWorld Trade Center (Centro deComércio Internacional) emNova York. Os Estados Unidosse comportam como se fossema única vítima dessa guerra.

Em nenhum momento re-fletiram, que foram eles que co-meçaram a guerra. Que os queos atacaram, foram armadospor eles mesmos para lutaremoutras guerras. Fazerguerras faz parte do cos-tume norte-americanode fazer comércio.

Só que hoje emdia fazer guerras cus-ta muito caro. Os Es-tados Unidos estão fa-zendo duas nessemomento: no Iraque eno Afeganistão. Essasdespesas minam a sua econo-mia. E como isso fosse pouco,eles não conseguem controlaro seu sistema bancário.

Todas essas posiçõesprecisam ser revistas. Maseles ainda não começaram afazer a sua autocrítica. Aindaestão se escondendo nessaautopiedade, e se sentido as ví-timas do mundo. Enquanto nãocomeçarem a repensar o quefizeram, não vão sair dessa cri-se econômica.

Toda essa fraqueza é pro-duto da falta da compreensãodos ciclos de expansão e con-tração do poder de uma nação.Várias outras já foram naçõesdominantes: a França, a Ingla-terra e mesmo Portugal já tive-

ram os seus momentos de gló-ria.

Os atentados de 11 de se-tembro de 2001 foram um mo-mento de mudança de direção.Os Estados Unidos deixaramde ser uma liderança hegemô-nica, para se tornarem maisuma das grandes nações quedisputam o domínio, nessemundo tão dividido.

Esse ciclo de crescimen-

to é inevitável. O Brasil está co-meçando o desenvolvimentopara os seus melhores mo-mentos, os Estados Unidosestão começando a descer, e aGrécia está nos últimos mo-mentos de uma grande nação,que ela foi há 25 séculos.

Esse é o ciclo da vida.Nascemos, crescemos, atingi-mos o ápice e começamos adecadência e um dia vamosmorrer. O mesmo acontececom as nações. A única dife-rença é que a duração dos ci-clos é mais longa. É precisosabedoria para viver cada mo-mento com as suas possibili-dades.

O Brasil vai viver a suafase de grandes entusiasmos

de uma adolescência. Comotempo vai perceber que nãopode tudo. Que vai ter que con-trolar as sua ambições.

Os Estados Unidos estãovivendo a sua decadência. Co-meçam a viver dos seus so-nhos não construídos, do pas-sado que já morreu. Vão preci-sar mudar o seu comporta-mento e dividir o poder com osoutros países. Imaginar que

podem tudo com assuas armas, não vaitrazer os seus temposde glória. Isso é pas-sado.

A Grécia vive ossuspiros de uma gran-de nação. Que deixouum grande legado parahumanidade, mas quehoje já não consegue

se manter de pé. É preciso sairdesse culto do passado, parase reconstruir.

É preciso se adaptar aosnovos tempos. Os EstadosUnidos devem diminuir os seusgastos com as guerras. A suaindústria precisa ser reciclada,para atender a população civil.Chega de construir armas. Épreciso construir a paz.

Ninguém falou de novostempos de paz nas comemo-rações de 11 de setembro. Sóse falou do passado e de comoeles foram atacados. É precisoacordar desse marasmo. Anação mais belicosa do planetaprecisa se preparar para viverem paz.

Cesar Graça

Tempos modernosTudo está mudando, e

mudando muito rápido. Quebom. Já estávamos nosacostumando com as nos-sas fraquezas. O estado quenão funciona, a escola quenão ensina, a estrada cheiade buracos, o porto que temfilas de dezenas de quilôme-tros de caminhões, os ôni-bus lotados, os congestiona-mentos nas cidades etc.

Parece que de dessavez o Brasil vai sair desseatraso. Vamos construir umanova nação. Que vai tratartodos os brasileiros com dig-nidade. Chega de ver só umpequeno grupo vivendo naabundância, enquanto a gran-de maioria vive na penúria.

As mudanças que es-tão derrubando governos eprovocando grandes criseseconômicas na Europa tam-bém vão chegar até aqui. Láé o final de um ciclo de de-senvolvimento e descontroledos gastos. Aqui é o começode uma economia muito maisforte e criativa. Vamos deixarde sermos um país em de-senvolvimento, para final-mente, vivermos a nossafase de desenvolvimento.

Ela vai começar peloque sabemos fazer melhor,a agricultura. O crescimen-to da produção agrícola vaiser muito intenso nessa pró-xima safra. Todos os ventosestão a favor: o preço estáno seu máximo, o clima pa-rece estar favorável e o usoda tecnologia no seu melhor

momento. Um gigante está acor-dando.

Lá fora o mundo está comfome. Aqui temos as ferramen-tas para uma grande produçãode alimentos. Essa é a nossaprimeira vocação, alimentar omundo. Todo esse esforço vaitrazer uma compensação. Te-remos recursos para construiro nosso desenvolvimento.

Agora precisamos trocar osnossos líderes, eles já demonstra-ram a sua incompetência. Preci-samos de construtores com capa-cidade e criatividade. Novos tem-pos demandam novas pessoas,novas visões, novos sonhos.

Essa nova realidade pre-cisa ser construída rapidamen-te, para que não percamosessa oportunidade. Chega desermos liderados por advoga-dos com o pensamento de Co-imbra, que se apegam à forma-lidade e não praticam justiça.

Chega de economistas quese comportam como um boi ton-to, que quer dar chifrada em tudoque passa na sua frente, semsaber o que está ocorrendo. Étempo dos professores, dos en-genheiros, dos médicos.

O que primeiro precisa serrefeito são as escolas. As cri-anças devem vir em primeirolugar. É preciso construir novasescolas, para que as criançasfiquem, pelo menos, 6 horas pordia. Não dá para colocar trêsturnos em um único prédio. Éfundamental que as criançastenham um lugar adequadopara estudar. Nada de salas lo-tadas, com um professor des-

preparado e desesperado.O professor precisa ser

valorizado e bem formado. Che-ga de salários vergonhosos. Épreciso dar condições dignaspara os professores e atrair aspessoas mais competentes paraessa nobre profissão. Precisa-mos de grandes construtoresnas salas de aula. É na constru-ção desses sonhos infantis queo novo Brasil vai mudar.

Depois das escolas pre-cisamos construir novos hos-pitais. Os que estão aí nãoatende as nossas necessida-des. É preciso formar novosmédicos, novos enfermeiros,novos profissionais da saúde.Chega de tratar a saúde dosbrasileiros como se fosse umcirco de horrores. Ser médi-co é ser um construtor de es-perança e não um banqueiro.A medicina deve deixar de serum trampolim para a riqueza.

Enfim, precisarmos re-construir as nossas cidades.Não dá para ficar todo o tempopreso em engarrafamentos. Épreciso retomar a prioridade dotransporte público com qualida-de. A prioridade na construçãopública deve ser o respeito avida. Chega de colocar os car-ros em primeiro lugar. É preci-so pensar em todos os meiosde transporte: desde andar apé, de bicicleta, de ônibus, demetrô e finalmente de carro.

Vamos aproveitar essaoportunidade que Deus nosdeu e criar um novo Brasil,que ele seja justo para comtodos os brasileiros.

Page 16: Edição 200

16 a 22 de setembro de 2011www.asemananews.com.br16 - / ESPORTE

Fonte e fotos: Site Terra

Paulo Baier volta aoAtlético após dois meses

Fórmula 1:

Segundo Vettel, Ayrton Senna é a grande referência nas poles

Tido como o futuro recordista da Fórmula 1, o alemão Sebastian Vettelestá próximo de bater mais uma marca na curta, mas vitoriosa carreira: orecorde de aproveitamento em pole positions. Precisando ultrapassar ape-nas Nigel Mansell, no entanto, ele acredita que o maior piloto da história noquesito continua sendo Ayrton Senna, morto em 1994. Vettel conseguiu 10 de 13 poles na atualtemporada, o que lhe dá até aqui um desempenho de 77% de aproveitamento. Mansell, por suavez, conseguiu 14 de 16 disputadas no campeonato de 1992, quando garantiu 87% de regularidadee foi campeão mundial de Fórmula 1. O piloto da Red Bull já ultrapassou Senna, que em determina-do ponto da carreira (entre 1988 e 1990, quando conquistou dois títulos mundiais) teve 75% deaproveitamento ao faturar 36 das 48 poles possíveis. A marca, então, faz o alemão ver o tricampeãomundial como referência ainda nos dias de hoje.

Rumo a 2012:

Brasil paraolímpico mostra sua cara aos organizadores de Londres

A menos de um ano para os Jogos Paraolímpicos de 2012, Londresrecebeu, na última semana, representantes e chefes de missão de 108Comitês Paraolímpicos Nacionais (NPCs) para o acerto de detalhes impor-tantes para a realização da maior competição para atletas com deficiência doplaneta. O encontro teve início com um workshop para os chefes de missão,

onde apenas quatro países se apresentaram: Brasil, Canadá, Austrália e Alemanha.Futebol:

Neymar confirma recado a Ceni, mas desconversa sobre polêmica

A declaração de que "50% das faltas marcadas em Neymar são simu-lações", proferida pelo goleiro Rogério Ceni na última segunda-feira, seguegerando repercussão. Entrevistado pelo canal SporTV na última quarta, apóso empate por 0 a 0 entre Brasil e Argentina, no jogo de ida da Copa Roca, osantista confirmou que quis enviar um recado ao são-paulino quando postouno Twitter o link de um texto intitulado "chato". "Teve recado sim, vocês sabem o que aconteceu. Nomomento não me interessa isso, mas a partir de amanhã eu falo (sobre o assunto) com vocês",declarou o santista. Entre outras coisas, o texto "chato", assinado por Alex Bernardo, amigo deNeymar, relembra a "paradinha" feita pelo jogador em cima de Rogério Ceni, no CampeonatoPaulista de 2010, e critica o goleiro por, logo depois de reclamar da atitude do atacante, utilizar omesmo recurso em cobrança de pênalti pelo São Paulo. A polêmica entre os dois esquenta o climapara o clássico São Paulo x Santos no returno do Campeonato Brasileiro, marcado para a últimarodada do torneio, no Morumbi, no dia 2 de dezembro.

Futebol Internacional:

Batista rebate acusações de Maradona de suborno e convoca advogados

O ex-técnico da Argentina, Sérgio Batista, rebateu as acusações do ex-jogador Diego Maradona, que foi a público dizer que o treinador aceitousubornos para convocar jogadores para a seleção. Batista mandou avisarque o assunto já está nas mãos de seus advogados. "Isso é um tema sério,pega mal para a minha imagem. Não sei se é ressentimento ou o que é, mas

vamos esperar para ver o que acontece", acrescentou, dizendo que irá levar o caso à Justiça.Sérgio Batista foi treinador da seleção argentina Sub-20 e Olímpica de 2007 a 2010, tendo conquis-tado o ouro nos Jogos de Pequim. Acabou efetivado para o time principal, mas não vingou e foidemitido há três meses. Ele foi o substituto do próprio Maradona no cargo.

C. Ronaldo reclama: "sou perseguido porque sou bonito, rico e bom jogador"

Chateado por ter recebido três pontos no tornozelo direito após a vitóriado Real Madrid por 1 a 0 sobre o Dínamo de Zagreb, fora de casa, na últimaquarta-feira, na estréia dos dois times na Liga dos Campeões da Europa, oportuguês Cristiano Ronaldo criticou duramente os adversários. "Sou perse-guido porque sou bonito, rico e bom jogador. Isso provoca inveja", disparou,sem modéstia alguma, o astro do Real Madrid. Cristiano Ronaldo acabou se machucando porconta de uma entrada de Leko, do Dínamo, que sequer foi advertido com o cartão amarelo.

Brasil 2014:

Sem estrelas, Copa Roca não empolga torcida nem na Argentina

A tentativa da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conme-bol) de reavivar a tradição da Copa Roca não encontrou uma respostaà altura nas torcidas que testemunharam a partida da última quarta-feira, nos bares de Buenos Aires. Talvez pelo frio de um inverno queparece resistir à chegada da primavera, talvez pela desconfiançageral produzida por uma das regras que definiram o confronto: so-

mente podem entrar em campo jogadores que atuassem em seus respectivos países. Se para osbrasileiros - que contaram com nomes como Neymar e Ronaldinho, além de uma série de novida-des convocadas por Mano Menezes - isso não representaria um mal maior, para a Argentina,seleção cujos principais jogadores atualmente vestem as camisas de clubes europeus, isso repre-senta, no mínimo, um sinal de alerta.

O meia Paulo Baier podereforçar o Atlético no jogo contrao Figueirense, neste domingo,na Arena da Baixada. O jogadorque ficou dois meses afastadoem razão de uma lesão na coxatrabalhou normalmente durantea semana e pode ajudar o Fura-cão na arrancada para sair defi-nitivamente da ZR. E essa metapode se concretizar nesse fimde semana. A equipe somouquatro pontos nos dois últimosjogos e caso passe pelo time ca-tarinense, deverá respirar pelasegunda vez em todo o campe-onato, fora da zona de perigo.

O técnico Antonio Lopes jáconfirmou que o maestro volta-

Paulo Baier voltou atreinar normalmente

rá a ser relacionado para a par-tida. "Se o Paulo não sentirnada, pelo menos fica no ban-co", adiantou o técnico.

O time treinou em dois pe-ríodos na última quarta-feira no

CT do Caju. À tarde, AntônioLopes comandou trabalho táti-co e deu ênfase a jogadas parao sistema defensivo e ofensivo."Trabalhamos bem o que pre-tendemos empregar no jogo.Tramamos jogadas de ataquee fizemos marcação no campode defesa, com saídas rápidas.O grupo reagiu bem. Está todomundo aplicado. Treinamentoforte e vamos continuar. Tudopara no domingo fazer umagrande apresentação", comen-tou o treinador.

A novidade neste treina-mento foi a presença do ar-gentino Nieto que inclusivemarcou gol.

Autor de nove gols natemporada, o zagueiro Emer-son terá ao lado do grupo alvi-verde uma dura missão nopróximo domingo, de parar oataque do Inter, que ao ladodo Coxa está como o mais efi-ciente deste Brasileiro. Emer-

Coxa viaja confiante para Porto Alegreson será um dos responsá-veis em parar o artilheiro Le-andro Damião que volta daSeleção em alta, após man-dar duas bolas na trave daArgentina e ainda aplicar umdrible, chamado "lambreta"sobre um beque e ser aplau-

Caos à vista na Vila Capanema

dido pelos rivais argentinos."A gente sabe o que va-

mos enfrentar no Beira Rio",disse Emerson que sabe queapós a goleada surpreendentede 5 a 0 sobre o Botafogo, otime precisa fazer bonito tam-bém longe do Couto Pereira.

Dimas RodriguesUma queda vertiginosa na

classificação, alguns rumoresde salários atrasados e uma crí-tica passional e ácida de um diri-gente após nova derrota no cam-peonato, desta vez para um timeque briga para sair da zona derebaixamento. A união desseselementos fez ferver o caldeirãona Vila Capanema. O clima noParaná Clube está tenso após aderrota por 2 a 1, de virada, parao frágil Salgueiro, em Pernam-buco, na última terça-feira.

Com mais um tropeço nacompetição, o Paraná que por14 rodadas esteve no G4, des-pencou para a 11ª colocação eagora, terá dois jogos decisivosem casa, contra Goiás, nestesábado e Náutico, no dia 23 paratentar afastar a crise no clube. Eo novo responsável para guiar o

time assumiu o cargo na manhãda última quinta-feira: o técnicoGuilherme Macuglia chega coma missão de levar o time de voltaao G4, ou no mínimo, evitar ocaos que seria a queda para aSérie C. "É uma questão de tra-balho e, o momento, é de uniãoacima de tudo. O primeiro turnomostrou que a equipe tem quali-dade e vamos resgatar isso",declarou Macuglia.

O treinador não quis co-mentar a explosiva declaraçãodo vice-presidente de futebol que

após a derrota contra o Salguei-ro, soltou cobras e lagartos con-tra parte do elenco.

"Espero que o novo treina-dor tenha assinado o contrato,porque se viu o jogo dehoje(terça-feira) ele não assumeEu quase chorei de vergo-nha(...). É muito triste ver um timejogando desse jeito. Se a cami-sa está pesando para alguns jo-gadores, eles têm de pedir parair embora. Podemos jogar comos juniores, mas com jogadorandando em campo é inadmis-sível", desabafou o dirigente, mascom sentimento de um mero tor-cedor.

Macuglia também não an-tecipou se haverá dispensas noelenco, mas avisou que não adi-anta pensar nas 10 vitórias (em15 jogos) para o time buscar aclassificação de uma vez só.

Técnico GuilhermeMacuglia