ediÇÃo especial noticias 200 (web...ediÇÃo especial n 30 anos da revista notÍcias galena...

18
EDIÇÃO ESPECIAL 200 30 ANOS DA REVISTA NOTÍCIAS GALENA HIPERCROMIA • MELASMA DROPS • FÓRMULAS PERSONALIZADAS ANO 2020 30 ANOS

Upload: others

Post on 12-Feb-2021

13 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • EDIÇÃO ESPECIAL

    200N°30 ANOS DA REVISTA NOTÍCIAS GALENA

    HIPERCROMIA • MELASMADROPS • FÓRMULAS PERSONALIZADAS

    ANO 2020 30 ANOS

  • galena.com.br

    2

    Fatores envolvidos nas

    Hipercromias

    desaFios na Prevenção e

    Cuidado do Melasma

    Melanogênese x SoluçãoIn & Out

    Protocolo de FórmulasIn & Out

    Peelings Clássicose suaves na rotina da dermatologia

    Drops

    Sugestões de Drops

    Soluções de Ativosque atuam direta ou indiretamentena melanogênese

    Versatilidade em Ativosque Contribuem Para a Prevenção eCuidado das HiPerCromias

    Despigmentantes x meCanismo de ação

    Aponte Seu celulAr

    com leitor de Qr Code e faça

    downloaddas Referências

    Bibliográficas.

    FArmAcêuticoAcesse o QRCODE

    e veja todas as farmacotécnicas dos veículos das

    formulações sugeridas.

  • 3

    Volunagedelicadas e majestosas peônias

    Cartidyssse veja com outros

    olhos e com outra peleLongevicell

    eterna beleza

    • Redução do número de rugas• Longevidade celular por favorecer a síntese de SIRT-1

    • Proteção dos telômeros contra o encurtamento• Promove ação anti-glicante

    Concentração usual: 4%

    • Auxilia na remodelação do contorno facial, proporcionando aspecto mais jovial

    • Contribui para a restauração do volume da face perdido com o passar dos anos • Melhora do microrelevo da pele

    Concentração usual: 2%

    • Contribui para aumentar a sustentação, elasticidade e fi rmeza da pele.

    • Proporciona alto poderhidratante para a pele.

    Dosagem usual: 500 mg

  • galena.com.br

    4

    FATORES ENVOLVIDOSNAS HIPERCROMIAS

    reviSão e elucidAção de novoS mecAniSmoS envolvidoS nA FiSiopAtologiA dAS hipercromiASAs hipercromias são classicamente categorizadas como uma desordem na hiperpigmentação cutânea. Dentre elas, o melasma apesar de ser uma queixa muito comum na rotina clínica, possui etiologia bastante abrangente e ainda não totalmente elucidada. Os múltiplos fatores envolvidos no desenvolvimento

    do melasma sejam de maior ou menor relevância somam-se, dificultando muitas vezes a escolha de um protocolo eficaz, sendo comum a resistência ao tratamento e a recidiva, este último relacionado à cronicidade desta desordem.

    Entender os diversos fatores e gatilhos das hipercro-mias na sua amplitude, facilita a prescrição de proto-colos completos, atendendo as necessidades globais do paciente e abrangendo, assim, a totalidade dos fa-tores que compõe o expossoma de cada indivíduo.

    Fatores Primários

    rAdiAção ultrAvioletA (uvA e uvB) Estímulo de processos inflamatórios, mutações e alterações gênicas que danificam a estrutura, funcionalidade da pele e hiper estimulam o processo de melanogênese.

    tempo de turnover epidérmico O aumento do tempo da renovação celular pelo envelhecimento intrínseco ou fotoinduzido contribui para maior deposição de melanina na epiderme.

    doençAS inFlAmAtóriAS dA pele Acne, psoríase e dermatites contribuem para a hiperpigmentação pós-inflamatória.

    tABAgiSmoAção pró-oxidativa devido a alta produção de radicais livres.

    medicAmentoSAntimaláricos: cloroquina, hidroxicloroquina, antineoplásicos ciclofosfamida, doxorrubicina, bussul-fano, Antirretrovirais: zodovudina. Antibióticos: minociclinas, doxicilcina. Anticoncepcionais entre outros, como clorohexidina, clorpromazina, fenotiazinas, metildopa. Sais de ferro, cobre, ouro.

    AlterAçõeS hormonAiS Dentre os hormônios sexuais, o estrógeno possui maior influência no estimulo da melanogênese. Há evidências do aumento de receptores de estrógeno no núcleo e citoplasma de melanócitos em pacientes com melasma. Em homens com melasma existem evidências de aumento de LH e redução de testosterona.

  • 5

    hipercromias.

    Outros fatores, principalmente a radiação solar, in-terferem na integridade da pele. Fatores clássicos como as alterações no turnover epidérmico, são amplamente conhecidos. Alterações no conteúdo dérmico devido a ação de elastases e colagenases, estimulam a liberação de citocinas pró-inflamató-rias pelos fibroblastos, que estimulam a hiperati-vidade dos melanócitos. A integridade da lâmina basal também demonstra ser um importante fator, uma vez que quando rompida, a mesma facilita o desenvolvimento de melasmas dérmicos.

    O estômago influencia o desenvolvi-mento do melasma através da estimu-lação do hormônio alfa-estimulador de melanócitos (α-MSH), envolvido na melanogênese. Isso pode ser obser-vado no caso de deficiências de zinco, pelo aumento da dor em indivíduos com gastrite e dispepsia. As deficiên-cias de vitamina B12, observadas em pacientes com gastrite, também indu-zem a hiperpigmentação.

    Recentemente, o aumento nos níveis sé-ricos de TSH, anti-TPO (anti-tireóide pe-roxidase), T3, T4 e anticorpo anti-tireo-globulina estão sendo relacionados com o desenvolvimento de melasma, espe-cialmente em mulheres. Os mecanismos envolvidos neste processo ainda não fo-ram totalmente estabelecidos, porém, o aumento do TSH parece conduzir a alte-rações nos níveis de α-MSH, favorecendo a melanogênese.

    IntegrIdade tecIdual x melasma dérmIco desordens gástrIcas

    g e n e s e m i c r o r n a s

    O hormônio pró-ópio-melanocortina, conhecido como POMC, é um peptídeo da família dos opioi-des e é expresso no SNC, na pele, nas células imu-nológicas sendo precursora de ACTH (hormônio adrenocorticoide) e α-MSH (hormonio estimulante do melanócito). Nas células da pele como quera-tinócitos, melanócitos, fibroblastos, macrófagos, neutrófilos e monócitos, o α-MSH atua através do receptor MC1-R sendo essencial para o processo da melanogênese. Em situações de estresse crôni-co há o aumento da expressão da POMC e como consequência, o aumento no estimulo da melano-gênese, aumentando a hiperpigmentação da pele. Além disso, há um aumento dos níveis de cortisol via ACTH, aumentando a expressão dos mediado-res inflamatório que induz a hipercromias. Sendo assim, os dois fatores acima descritos, contribuem para o desenvolvimento do melasma. Existem evi-dências de pacientes que apresentam melasmas após traumas emocionais sem apresentar previa-mente outros fatores ou gatilhos.

    A complexidade do melasma se torna ainda mais evidente quando se observa o número de genes envolvidos em sua fisiopatologia. Ao todo, estudos evidenciam mais de 380 genes relacionados à hiperpigmentação, entre eles podemos citar os marcadores envolvidos na melanogênese, como TYR (responsável pela síntese da tirosinase), MITF (síntese de fatores de transcrição indutores de melanócitos) e SILV (maturação dos melanossomas). Já, entre os micro-RNAs podemos citar o miR-145, que regula a melanogênese e a translocação de melanossomas e o miR-675, cuja super expressão diminui a formação de tirosinase e das proteínas relacionadas à tirosinase TRP-1 e TRP-2, além de estar envolvido na comunicação queratinócito-melanócito, através da sua liberação em exossomas no meio extracelular. Nem todos os genes estão relacionados aos melanócitos, alguns deles apresentam relação com o conteúdo dérmico, estimulando a expressão de fatores de crescimento pró-melanogênicos (KGF, HGF e SCF) pelos fibroblastos. Muitas vezes respostas não esperadas, como uma hiperestimulação da melanogênse, quando um paciente é submetido a um protocolo de tratamento, podem estar relacionadas com genes e/ou a expressão gênica herdada da ancestralidade. Indivíduos com fototipos mais baixos podem apresentar genes comumentemente encontrados em fototipos mais altos. Estando esses genes silenciados, o Fitzpatrick determinado da pele pode não manifestar de forma evidente os genes herdados, porém com a exposição a algum fator ou gatilho, os mesmos podem ser estimulados negativamente, potencializando a hiperpigmentação e dificultando o tratamento.

    e s t r e s s e

    dIsfunções da tIreóIde

    Fatores SecundáriosREcEntEmEntE ELuciDADOS

    Apesar de ser um fator clássico, novos ga-tilhos vem sendo abordados quanto a ex-posição a radiação solar. Segundo Krutman et al., apesar da radiação ultravioleta ser a mais deletéria, ela corresponde apenas a 5% das ondas emitidas na superfície da terra. Os outros 95% equivalem a soma das ondas infravermelhas (45%) e Luz visível (50%), também conhecida como luz azul. Estes outros comprimentos de onda, mesmo com menor potencial deletério, promovem danos mais profundos na pele, gerando alterações a nível dérmico que somam-se aos danos causados pela radiação UV. Além disso, estu-dos recentes também demonstraram que a Luz Visível é capaz de induzir a hiperpigmen-tação através do estímulo da opsina 3, um sensor específico presente nos melanócitos.

    Os poluentes atmosféricos são classificados pela natureza química, entre eles o material particulado de 10 a 2,5 μm é o mais dele-tério, podendo se depositar na superfície da pele ou penetrar na epiderme, em fun-ção diâmetro. Os danos causados pelo po-luentes ambientais é uma soma de fatores variados, como aumento dos radicais livres, aumento das citocinas inflamatórias IL-8 e TNF-2, redução das tight junctions. São mediados pela indução da cascata inflama-tória, alteração da microbiota e ativação dos fatores transcricionais de xenobioticos. Esses fatores somados reduzem a resposta imunológica, estimulam a melanogênese e favorecem a elastose, que é considerada um dos marcadores de melasma. A exposi-ção às ondas eletromagnéticas parece estar relacionada com o fator inflamatório.

    A Microbiota intestinal exerce um papel funda-mental no organismo tanto a nível local, quanto à distância como no tecido cutâneo, principalmente devido a sua atuação na modulação do sistema imunológico. Estudos apontam que as citocinas inflamatórias produzidas no intestino, geram um processo inflamatório sistêmico, que podem es-timular os melanócitos, contribuindo para hiper-pigmentação. A microbiota cutânea é considera-da atualmente como a terceira camada da pele, sendo fundamental para o equilíbrio da função de barreira química, física e imunológica. Um dos fa-tores não bem elucidados, porém, ligados ao me-lasma é o pH fisiológico. Sabe-se que peles com pH de caráter básico são mais propensas ao desenvol-vimento de melasmas, uma vez que há evidencias de menores concentrações de tirosinase nos me-lanócitos em meios ácidos. Assim, alterações na microbiota cutânea podem elevar o pH fisiológico da pele estimulando a hiperpigmentação.

    luz azul e Infravermelho PoluIção físIca e eletromagnétIca mIcrobIota IntestInal e cutânea

  • galena.com.br

    6

    PersonalizaçãoA prescrição personalizada faz todo o sentido se pensarmos na variabilidade genética oriunda da miscigenação, aliada ao expossoma de cada indivíduo. Ela possibilita a associação de diferentes ativos com mecanismos de ação sinérgica e/ou complementares que potencializam os resultados.

    As estratégias individualizadas e personalizadas contribuem para maior assertividade e melhores resultados e, consequentemente, para a redução do impacto emocional provocado pelas hipercromias, favorecendo a qualidade de vida..

    compreender o expoSSomA de cAdA indivíduo:O expossoma do envelhecimento da pele já foi estabelecido, e sabe-se que parte desses fatores que o compõe são comuns ao melasma, como a microbiota intestinal e sua correlação com a pele. Estudos recentes mostram que as alterações na homeostasia intestinal aumentam a produção de citocinas inflamatórias, o que induz o desenvolvimento de inflamações cutâneas que, por sua vez, podem favorecer o aparecimento de hipercromias.

    FototipoS e genéticA:As pessoas com ascendência hispânica, asiática e/ou africana, que pos-suem fototipos III a V são mais predispostas ao desenvolvimento do melasmas. Em pessoas de fototipos mais claros, deve-se considerar a possibilidade de existência de genes de antepassados distantes que po-dem estar silenciados, não sendo observados neste fenótipo, o que pode gerar algumas surpresas após o tratamento, como HPI em pessoas com fototipos I e II. Por isso, um dos desafios modernos no cuidado do me-lasma é a possibilidade de que, por ação de algum fator do expossoma ou do próprio tratamento, genes ancestrais silenciados sejam ativados, interferindo direta e negativamente no resultado do paciente.

    reSiStênciA Ao trAtAmento e reFrAtAriedAde:A anamnese e o diagnóstico da origem e tipo do melasma (dérmico, epidérmico ou misto), é fundamental para a escolha da melhor estratégia para a prevenção e cuidado das hipercromias. Em função da sua complexidade, característica do melasma, o êxito no cuidado também é complexo, sendo comum à resistência ao tratamento, a refratariedade e a recidiva, além de reações adversas como hiperpigmentação, HPI e hipopigmentação.

    inexiStênciA de protocolo pAdrão:Não há meios para se determinar um protocolo padrão para o cuidado das hipercromias, dada as características já bem descritas dos melasmas.

    DESAFIOS NA PREVENÇÃO E CUIDADO DO MELASMA

    Estratégias na Prevenção e Cuidado do Melasma

    A melanogênese é uma cascata de reações químicas, envolvendo a expressão de genes, fatores de transcrição, síntese de citocinas.

    Sendo o melasma umadesordem multifatorial, são necessários

    dermocosméticos que atuem em uma ampla gama de mecanismos. A prescrição

    personalizada possibilita a associação de diferentes ativos com mecanismos de ação sinérgica e ou complementares que

    potencializam os resultados. Também permite a flexibilização da concentração dos

    ativos prescritos, possibilitando a indicação de protocolos com concentrações mais

    adequadas no início do tratamento e na fase de manutenção, conforme a avaliação clínica.

    A aplicação correta e uso diário do FPS adequado é imprescindível para o êxito de qualquer tratamento para hipercromias. Quando combinado com a prescrição de fórmulas tópicas e orais, aliado a equipamentos estéticos como laser, luz pulsada e técnicas de drug delivery e peelings, proporciona um grande avanço no cuidado do melasma. A combinação terapêutica tem como objetivo prevenir e reduzir a pigmentação das áreas afetadas com o menor efeito colateral possível.

    Esclarecer e diminuir a expectativa do paciente, quan-to ao tempo de resposta do tratamento é importante para aderência da conduta proposta. Sendo o melas-

    ma uma condição recidivante e com alta possibilidade de HPI, é fundamental reduzir a resposta inflamatória através do estabelecimento de uma rotina de cuidados

    personalizados, menos agressivos e contínuos.

    DermocosméticoProcedimentos

    NutracêuticoNutricosmético

    Tempo de tratamento x resposta do

    paciente

    A prescrição de nutricosméticos associado ao uso tópico vem crescendo exponencialmente na dermatologia, embasado em literaturas científicas e em evidências clínicas. Os nutricosméticos possuem propriedades antioxidantes, e há estudos que citam que a associação de ativos estimula a síntese de antioxidantes enzimáticos, atuando em diferentes vias que retardam a melanogênese. A associação do uso tópico e oral contribui para a ação sinérgica, potencializando os resultados.

  • 7

    Você pode e deve ser linda!

    Lipowheat� dá a você momentos

    de puro prazer onde quer que você vá.

    Afinal, uma pele bem cuidada te deixa

    confiante em qualquer lugar.

    GOTAS QUE DESACELERAM O EFEITO DO TEMPO NA PELE

    Reduz a profundidade das rugase linhas de expressão.

    Efeito long lasting na hidratação da pele.

    Favorece a maciez, suavidadee luminosidade da pele.

    Reduz a inflamação, vermelhidãoe descamação associada à pele seca.

    Aumenta até 63% da hidratação da pele*Diminui até 22% as rugas da pele*

    *de

    aco

    rdo

    co

    m e

    stu

    do

    s# MandaManipular em:

    Gotas Shot Cápsulas

  • 9

    galena.com.br

    8

    FATORESPRIMÁRIOS

    FATORESSECUNDÁRIOS

    (Elucidados Recentemente)

    turnoverepidérmico

    Alterações hormonais

    tabagismo

    genes e micro-rnAs

    radiação ultravioleta

    (uvA e uvB)

    desordensinflamatórias

    da pele

    medicamentos

    microbiota intestinal e

    cutânea

    estresse

    poluição Física

    e digital

    disfunções da tireóide

    desordens gástricas

    integridade tecidual

    luz Azul e Infrared

    DimplessCurcuvail

    IN

    Lumicease OUT

    Serenzo

    Turmeria Zen

    IN

    OUT

    Red OrangeComplex

    Filmexel I-Defender Pollushield

    IN

    OUT

    Nutripeptides Nikkol VC-IP Vitinoxine SeacodeCellynkage Nikkol VB6-IPMg Marine

    Lipowheat IN

    OUT

    DimplessCurcuvail Oli-OlaRed Orange Complex

    Hydrolive+Nikkol VC-IPChromabright

    OUTIN

    Alfamix Biogenic SA-200Nikkol VF-LinoReproage Verochic

    OUT

    Fibregum BNucleotidesNeo-MAMPs

    FensebiomeIndufence Probio Mask

    INOUT

    Indufence Turmeria ZenAveia Coloidal Telangyn

    Probióticos Curcuvail DimplessNeo-MAMPs

    INOUT

    INTERSECÇÃO ENTRE OS FATORES ENVOLVIDOS NA

    MELANOGÊNEsE X sOLUÇÃO IN & OUTInibição da

    transferência de melanina para os

    queratinócitos

    Inibição da proliferação e ativação dos melanócitos

    Inibição dasíntese

    de melanina

    cuiDADOSESpEcifícOS

    Red OrangeOli-Ola

    IN

    WhitonylBrighlette

    OUT

    WhitonylBrighlette

    OUT

    WhitonylBrighletteHydrOliveTelangyn

    ChromabrightHentowhiteNikkol VC-IPAzeloglicina

    Aqua Licorice PT

    OUT

  • galena.com.br

    10 Despigmentantes Restexturizantes Proteção - poluição fisíca e digital Proteção – uva / uvb + luz azul Microbiota intestinal e cutânea Função de barreira e hidratação

    SOLUÇõES DE ATIVOS qUE ATUAM DIRETA OU INDIRETAMENTE NA MELANOgêNESE

    0,1% a 0,5%

    ChromabrightmmF

    azelogliCina

    3% a 10%

    aqualiCoriCe Pt

    0,5% a 1%

    red orange

    100 mg

    150 mg a 300 mg

    oli-ola

    Whitonyl

    1% a 4%

    Kinetin l

    10%

    CosmoCair C250

    0,1% a 1,5%

    hydrolive+

    0,2% a 1%

    niKKol vC-iP

    0,05% a 20%

    3% a 7,5%

    biogeniC sa-200

    vitinoxine el

    1% a 4%

    2%

    reProage

    niKKol vF-lino

    0,05% a 20%

    2% a 10%

    alFamix

    i-deFender

    2% a 6%

    Pollushield

    5%

    +

    Filmexel

    0,5% a 1%

    2%

    lumiCease

    dimPless

    10 mg a 40 mg

    neo-mamPsb. laCtis

    10 mg a100 mg / 2%

    neo-mamPsl. gasseri

    10 mg a100 mg / 2%

    Fibregum

    5 g a 10 g

    1% a 3%

    induFenCe

    Probio masK

    2 g

    stem-C-guard

    1% a 3%

    oat liPid

    1% a 5%

    nutriPePtides

    1% a 5%

    Mg MArine

    100%

    dragon’s blood

    5% e 10%

    aveia Coloidal

    1% a 10%

    liPoWheat

    350 mg

    vederine

    1% a 3%

    nuCleotides

    300 mga 50 mg

    Fensebiome

    1%

    niKKol vb6-iP

    1% a 3%

    eFaderma

    0,5% a 3%

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    veroChiC

    1% a 5%

    OUT

    OUT

    OUT OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    brighlette

    2%

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    1% a 3%

    hentoWhite OUT

  • 11

    VERSATILIDADE EM ATIVOS qUE CONTRIbUEM PARA A PREVENÇÃO E CUIDADO DE HIPERCROMIAS

    RESULTADOSObservou-se a redução do eritema da pele em 22%.

    obs: Estudo realizado pela USP em Ribeirão Pre-to - SP, demonstrando assim que Oli-Ola possui uma boa resposta em pele brasileira.

    OLI-OLA

    FILMExEL LIPOwHEAT DIMPLESS LUMICEASE

    Diminui a pigmentação por retardar as reações oxidativas envolvidas na mela-nogênese. Também modula a inflama-ção por reduzir a expressão de citocinas pró-inflamatórias como TNFα, IL-1β, IL-6, IL-8, MCP-1, favorecendo a prevenção e redução da hiperpigmentação pós-infla-matória, além de aumentar os níveis de glutationa, um poderoso antioxidante endógeno.

    28 voluntários - 30 a 50 anos Com fototipo III e IV de Fitzpatrick

    300mg/dia de Oli-Ola em 90 dias

    RESULTADOSA suplementação mostrou uma re-dução de até 20% na hiperpigmen-tação induzida pela luz UV.

    RED ORANgE COMPLEx Diminui as hipercromias e a hiper-pigmentação pós-inflamatória, pelo aumento da síntese de antioxidan-tes endógenos, como a glutationa, e a da redução do estresse oxidativo e produção das EROS, além de inibir respostas inflamatórias, através da diminuição da expressão de MCP-1, IL-8 e NF-κβ.

    25 voluntários - 45 a 70 anosCom fototipo II e IV de Fitzpatrick

    100mg/dia de Red Orange em15 dias

    RESULTADOSnikkol vc-ip foi capaz de reduzir a pig-mentação causada pela radiação UV.

    NIkkOL VC-IP Favorece a uniformização do tom da pele por inibir a melanogênese, além de possuir ação antioxidante e fo-toprotetora. Para um cuidado mais especifico é interessante a aplicação de formulações com nikkol vc-ip por toda a face e associado, aplicar em concentrações mais elevadas so-mente nas áreas hiperpigmentadas (spots), até atingir a uniformização e luminosidade desejada.

    30 voluntários - 45 a 70 anos Com fototipo II e IV de Fitzpatrick

    3% de Nikkol VC-IP / 2 vezes ao dia durante 21 dias

    RESULTADOSreproage estimulou a renovação celular de todas as voluntárias. Nas voluntárias entre 35-40 anos a renovação celular se mostrou equivalente a uma pele 13 anos mais jovem, já as de 50-55 anos, 17 anos mais jovem.

    REPROAgEEstimula a renovação celular, por reduzir os níveis de microRNA-145 (miRNA-145), um silenciador epigenético responsável por reduzir a atividade dos fatores de transcrição e marcadores de células ba-sais da epiderme, como OCT4, SOX2 e KLF4. Assim, proporciona a melhora do metabolismo das células envelhecidas, tornando-as semelhantes ao de células mais jovens e, consequentemente, contri-buindo para a uniformização, luminosida-de e maciez cutânea.

    20 mulheres - 35-40 anos20 mulheres - 50-55 anosReproage 2% em 56 dias

    Protege a pele contra a adesão de material particulado e a formação de biofilme bacteriano. Por isso, além de auxiliar no cuidado e proteção da pele no pós-procedimento, Filmexel favorece a homeostasia e previne a ocorrência de inflamações que poderiam levar à hiperpigmentação cutânea.

    Organiza o estrato córneo, restauran-do a barreira cutânea e aumentando a hidratação da pele. Além disso, con-tribui para a redução da inflamação, através da regulação negativa de IL-1β e IL-6. Ainda, possui efeito long lasting na hidratação e reduz o desconforto da pele associado ao uso de retinóides e procedimentos, como peelings e lasers.

    Ativa as opsinas da pele, protegendo-a contra os danos induzidos pela luz azul e radiações UV e infravermelho da luz natural e artificial. Ainda, estimula a ex-pressão de genes reparadores do DNA, possui ação antioxidante e diminui a de-gradação de colágeno e elastina, além de ser eficaz na redução de manchas não visíveis e do melasma.

    É um antioxidante enzimático poten-te, atua tanto na reposição como esti-mulo dos antioxidantes primários, em especial a SOD (superóxido-dismuta-se), e antioxidantes secundários. Desse modo, combate o estresse oxidativo ge-rado pela radiação UV, reduzindo TNF-α e IL-6, diminuindo as reações inflamató-rias cutâneas, responsáveis pelo desen-volvimento das hipercromias.

    64 Mulheres / 45 e 65 anos

    350mg de Lipowheat em 3 meses10 Voluntários 24 e 36 anos

    1% de Filmexel no antebraço

    20 mulheres - 35 e 55 anos

    2% de Lumicease em 84 dias

    24 camundongos nude com pelede transplante humano

    10U SOD ao dia em 2 semanas

    RESULTADOSFilmexel reduziu 47% da adesão de material particulado na pele.

    RESULTADOSobservou-se um aumento na hidrata-ção cutânea, iniciando a partir de 1 mês em 75% das voluntárias e chegando a 90% das voluntárias em 3 meses.

    RESULTADOSlumicease protege a pele em 14,1% con-tra o aparecimento de manchas futuras e diminui em 11,7% o melasma.

    RESULTADOSa geração de TNF-α foi reduzida em 42%, comprovando a eficácia do dimpless no combate aos danos causados pela radiação UV.

  • 13

    galena.com.br

    12

    NIkkol VC-IP

    AzeloglICINA

    BrIghlette

    VeroChIC

    heNtowhIte AF

    ChromABrIght mmF

    BIogeNIC

    olI-olA

    kINetIN l

    AquA lICorICe Pt

    AlFAmIx

    reProAge

    red orANge ComPlex

    hydrolIVe+

    whItoNyl

    NIkkol VF-lINo

    Ant

    ioxi

    dant

    e/

    Ant

    i-inf

    lam

    atór

    io

    inib

    e α-

    mSh

    prot

    eção

    rad

    iaçã

    o u

    v

    Supr

    esso

    r da

    Açã

    o da

    ti

    rosi

    nase

    redu

    z do

    paqu

    inon

    a a

    dopa

    > F

    eom

    elan

    ina

    inib

    e tr

    p1 e

    trp

    2

    inib

    e tr

    ansf

    erên

    cia

    do m

    elan

    osso

    mo

    ao

    Que

    rati

    nóci

    to

    redu

    z sí

    ntes

    ede

    rab

    27a

    mod

    ula

    gene

    m

    elan

    A

    mod

    ula

    a si

    naliz

    ação

    da

    Wnt

    inib

    e en

    zim

    as

    mito

    codr

    iais

    de

    mel

    anóc

    itos h

    iper

    ativ

    os

    inte

    rfer

    e na

    sín

    tese

    de

    dn

    A d

    os m

    elan

    ócit

    os

    reno

    vaçã

    o c

    elul

    ar:

    Aum

    ento

    do

    turn

    over

    ep

    idér

    mic

    o

    rem

    oção

    de

    prot

    eína

    s de

    smos

    som

    ais

    1% a 20%

    0,2% a 1%

    1% a 3%

    3% a 10%

    0,5% a 1%

    0,1% a 0,5%

    1% a 4%

    1% a 5%

    150 mg a 300 mg

    100 mg

    2% a 10%

    3% a 7,5%

    10%

    2%

    2%

    2%

    concentrAçãode uSo /

    doSe uSuAl

    4,0 - 6,0

    4,0 - 8,0

    5,5 - 7,5

    5,0 - 11,0

    5,0 - 7,0

    4,0 - 8,0

    2,0 - 10,0

    3,0 - 5,0

    __

    3,0 - 6,0

    4,0 - 6,0

    4,8 - 8,0

    4,0 - 7,0

    3,5 - 5,0

    5,0 - 7,0

    __

    ph diFerenciAiS

    Vitamina C lipossolúvel, altamente estável e permeável. Ativo clássico, versátil e extremamente seguro para aplicação em vários tipos de pele e idade. Pode ser utilizado pela manhã, associado ao FPS e à noite, e adicionado em formulações de alta faixa de pH. A ampla faixa de dosagem, favorece ainda mais a personalização da fórmula, otimizando os resultados.

    Ativo multifuncional que combina as ações de autorreparação celular do Adenin, a ação antioxidante e anti-inflamatória do Ácido α-lipóico e o estímulo de colágeno e a uniformização da pele do VC-PMG, todos esses ativos estabilizados em Lipossomas PML, que favorece a permeação na pele.

    Derivado do hexylresorcinol com ação sinérgica e simultânea através de 3 mecanismos de ação na uniformização do tom da pele, além de apresentar ação antisséptica. É um despigmentante de escolha e seguro para a utilização no pré e pós-peeling de Jessner, por conter em sua composição a mesma substância ativa do peeling, otimizando e prolongando assim os resultados. Pode ser utilizado em FPS.

    Extrato natural derivado das oliveiras contendo 20% de hidroxitirosol. Sua composição rica em fitoativos antioxidantes favorece o aumento dos níveis de glutationa, redução dos marcadores inflamatórios como TNF-α, interleucina IL-6 e a inibição da melanogênese.

    Obtido através da reação do ácido azeláico e da glicina. Desenvolvido especificamente para reduzir a irritabilidade do ácido azeláico, mantendo as ações do mesmo. É um produto 2 em 1, atua na acne e na hipergmentação, sendo altamente seguro e eficaz em peles negras, pela seletividade de ação em melanócitos hiperativos.

    Contém Glabridin, ativo extraído da raiz de Glycyrrhiza glabra Lineé var, que proporciona 3 mecanismos de ação ao Aqua licorice extract pt: uniformização da pele, por inibir a enzima tirosinase, com consequente inibição da síntese de melanina, ação antioxidante e excelente atividade antimicrobiana.

    Possui alto grau de segurança e estabilidade em formulações. Um despigmentante com benefícios fotoprotetor, por demonstrar excelente viabilidade dos queratinócitos após indução da radiação. Há estudos também que comparam a eficácia superior de chromabright mmF com Hidroquinona, Ácido Kójico e Arbutin.

    Além da clássica ação na inibição da tirosinase, Whitonyl interfere com alta especificidade no acúmulo de melanossomas nas extremidades dendríticas, assim como limita seu transporte e sua transferência para os queratinócitos. Possui também um mecanismo inovador, a redução da síntese do fator de células tronco, um mediador das vias de sinalização da pigmentação fotoinduzida. Whitonyl apresenta estudos de eficácia superior ao Ácido Kójico.

    Obtido por biotecnologia marinha, Brighlette atua em inúmeras expressões gênicas envolvidas no processo de melanogenênese, se diferencia por conter 5 mecanismos de ação, otimizando e promovendo gradativamente a uniformização e luminosidade da pele, em especial nos pontos de hiperpigmentação.

    Ativo não irritante, que favorece a retexturização, proporcionando uniformização, maciez e luminosidade para a pele. Alfamix potencializa a ação dos despigmentantes, por facilitar a permeação dos mesmos. Pode ser utilizado em varios tipos de pré e pós-pee-ling, e até mesmo peeling home care.

    contém 46% de ácido salicílico hidrossolúvel encapsulado. É um ativo de alta tecnologia, que pode ser associado em variadas formulações devida à sua facilidade de solubilização. favorece a permeação de ativos despigmentantes, otimizando assim uniformização, além de fornecer maciez e suavidade para e pele. Extremamente indicado para associar em fórmulas pré e pós peeling de ácido salicílico ou peeling de Jessner para potencia-lizar os resultados desse procedimento.

    Éster da Vitamina f com tecnologia Japonesa, maior permeabilidade, eficácia e estabilidade. com tripla ação na uniformização cutâ-nea, nikkol vF-lino revitaliza a pele, tornando-a muito mais macia, iluminada e rejuvenescida.

    Ativo multifuncional, obtido do aniz estrelado que estimula a retexturização, além de potencializar e facilitar a ação dos despigmentantes. também possui efeito antimicrobiano e pode ser utilizado como peeling home care para peles acneicas e oleosas. possui estudo com ação comparada ao ácido glicólico.

    reproage é uma solução rica em peptídeos de origem sintética, que atua através da epigenética, promovendo o aumento da renovação celular pelo estímulo das células basais, favorecendo assim a melhora dos sinais de envelhecimento, observando uma pele mais macia, radiante, uniforme e luminosa.

    Hidroxitirosol extraído de uma fonte única de antigas oliveiras do sul do mediterrâneo, que proporciona a rica composição e a po-tente ação antioxidante e anti-inflamatória do oli-ola. favorecendo assim ótimos resultados no melasma e na redução da hiper-pigmentação pós-inflamatória, além dos benefícios na firmeza da pele, por estimular colágeno e proteção contra radiação uVB.

    Extrato de três variações de laranjas vermelhas com rica composição em antioxidantes, que atua fortalecendo as defesas da pele contra os danos ocasionados pela radiação, auxiliando na fotoproteção, na redução do eritema solar e na uniformi-zação do tom da pele. Estudo demonstrou a redução de 40% dos eritemas causados pela radiação UV em apenas 15 dias.

    IN

    IN

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    OUT

    DESPIgMENTANTES x MECANISMO DE AÇÃO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

  • galena.com.br

    14

    PEELING De JeSSner + ÁCiDO reTinÓiCOpré-peelIng

    Ácido retinóico 0,025%biogenic 5%Hentowhite 1%Creme Hipoalergênico com Xalifin 15 qsp 30 gmodo de uso: aplicar no rosto a noite. lavar o rosto pela manhã ao acordar.

    peelIng

    PEELINGS SeCATiVO nãO inFLAMATÓriO PArA PeLeS OLeOSAS e ACneiCAS

    verochic 15%gel vegano com Cobiogum qsp 30 mlmodo de uso: aplicar na face de forma homogênea, 2 vezes na semana. retirar pela manhã.

    pré-peelIng e póS-peelIng

    verochic 5%sebonormine 3%vC-iP 5%Phytosphingosine 0,5%Creme Hipoalergênico com Xalifin-15 qsp 30 gmodo de uso: aplicar na face pela manhã.

    pré-peelIng e póS-peelIng

    peelIng

    PEELING SuAVe COM ALFA-HiDrOxiÁCiDOS

    alfamix 20%gel vegano com Cobiogum qsp 30 mlmodo de uso: aplicar na face de forma homogênea, 2 vezes na semana. retirar pela manhã.

    alfa arbutin 3%alfamix 5%vC-iP 10%Creme Hipoalergênico com Xalifin-15 qsp 30 gmodo de uso: aplicar na face à noite.

    peelIng

    elastocell 20%gel vegano com Cobiogum qsp 30 mlmodo de uso: aplicar na face de forma homogênea, 2 vezes na semana. retirar pela manhã.

    pré-peelIng e póS-peelIng

    PEELING SuAVe PArA PeLeS MADurASnO VerãO

    elastocell 10%deglysome 1%HentoWhite 3%Creme com nikkolipid 81s qsp 30 gmodo de uso: aplicar na face à noite.

    póS-peelIng

    Ácido retinóico 0,025%aveia Coloidal 5%vC-iP 5%Hentowhite 1%Ácido lático 3%Creme Hipoalegênico com Xalifin-15 qsp 30 gmodo de uso: aplicar no rosto a noite. lavar o rosto pela manhã ao acordar.

    pré-peelIng

    PEELING De ÁCiDO SALiCÍLiCO

    biogenic 5%alfa arbutin 2%gel vegano com Cobiogum qsp 30 gmodo de uso: aplicar no rosto a noite.

    póS-peelIng

    biogenic 3%vC-iP 5%turmeria Zen 0,5%Creme Hipoalergênico com Xalifin qsp 30 gmodo de uso: aplicar no rosto a noite. lavar o rosto pela manhã ao acordar.

    PeelINgs CLáSSICOS E SUAVES NAROTINA DA DERMATOLOgIA

    1 13

    1 13 1 13

    1 13

    1 13

    1 3 4

    1 3 4

    1 3 4

    1 3 4

    4 13 14

    4 13 14

    1 3 4 6 7

    1 3 4 6 7

    1 3 4 6 7

    FArmAcêutico Acesse o QRCODE localizado no índice e veja todas as farmacotécnicas dos veículos das formulações sugeridas.

  • 15

    drops.

    DROPS

    A aplicação de séruns na dermatologia apesar de clássica ainda é extremamente atual. O conceito de fórmulas com alta concentração de ativos veiculados em bases fluídas de sensorial leve e aplicação em gotas, aliados ao apelo de alta eficácia, tem grande aceitação e procura por parte dos pacientes.

    Isto ocorre, pois, além da funcionalidade existe a facilidade na aplicação, podendo estes produtos ser associados à rotina do Skin Care em diferentes momentos e de diversas maneiras. A aplicação destas formulações é mais adequada para a seguinte classe de ativos:

    Cada vez mais buscamos veículos diferenciados com maior aderência pelo paciente.Conheça a versatilidade das drops na prescrição dermatológica personalizada

    AtivoS de proteção: Garantem a hidratação além de reforçar a proteção contra fatores ambientais, como a po-luição. muitos melhoram o microrrelevo cutâneo, contribuindo para a fixação e uniformização na aplicação maquiagem.

    repoSição de nutrienteS (co-FA-toreS): Vitaminas e minerais essen-ciais indispensáveis para os processos de síntese de proteínas dérmicas, além da homeostase da função de barreira física, química e imunológica.

    peptídeoS de AltA eFicÁciA (re-denSiFicAdoreS): peptídeos de últi-ma geração obtidos por biotecnologia. possuem alta eficácia, proporcionando benefícios em um curto período de tem-po com resultados visíveis e comprova-ções clínicas após 7 à 15 dias de uso.

    AdoleScenteAssociado à retexturizantes para controle da oleosi-dade e cuidados adicionais, como reforço da prote-ção da pele contra a poluição.

    dia: Limpeza Drops protetor Solar maquiagemnoite: Limpeza Drops Antiacneico

    dia: Limpeza Drops Rejuvenescimento protetor Solar maquiagemnoite: Limpeza Drops Rejuvenescimento/Despigmentante

    dia: Limpeza Drops Rejuvenescimento/Despigmentanteprotetor Solar maquiagemnoite: Limpeza Drops Rejuvenescimento/Despigmentante

    Opção funcional agregando benefícios à preparação diurna e noturna da pele, utilizando as DROPS como Primer antes da maquiagem e FPS.

    Opção funcional agregando benefícios à preparação diurna e noturna da pele, utilizando as DROPS como Primer antes da maquiagem e FPS.

    AdultA

    mAdurA

    pele protocolo BÁSico

    INDICAÇÕES PARA A PRESCRIÇÃO

    prepArAção dA peleOpção de formulação funcional para a preparação da pele com veículos adequados/perso-nalizados com alta concentração de ativos eficazes

    perSonAliZAção do trAtAmentopermitem a associação de ativos ausentes nos produtos já utilizados, como os co-fato-res. para isso, algumas gotas podem ser associadas diretamente nos cremes para agre-gar mais benefícios e explorar outros mecanismos de ação não cobertos pela fórmula em questão e necessários para a otimização dos resultados.

    protetor SolArAntes da aplicação do

    protetor solar, podendo ser associados diferentes ativos

    mesmo durante o dia.

    VANTAGENS NA ASSOCIAÇÃO E PRESCRIÇÃOS NOS PROTOCOLOS

    primerpode ser utilizado antes da apli-

    cação da maquiagem, sendo esta uma opção funcional agregando

    ao tratamento e proteção.

    cuidAdoS noturnoSpreparo da pele noturno, poden-do ser aplicado após a limpeza ou previamente à cremes e for-

    mulações de uso diário.

  • galena.com.br

    16

    veículo dropS pArA AtivoS hidroSSolúveiS veículo dropS BiFÁSico

    veículo dropS pArA AtivoS lipoSSolúveiS

    Veículo aquoso formulado com ingredientes de origem 100% natural. Seu sistema em gel é formado pelo cobiogum, goma vegetal obtida da planta peruana Caesalpinia spinosa. Este ingre-diente possui propriedades filmó-genas que além de potencializar a hidratação instantânea da pele, garantem um sensorial luxuoso. contém também a combinação única de umectantes diferencia-dos, entre eles o glucam e-20, que promovem uma hidratação long-lasting por até 50 horas.

    ph de estabilidade: 3,0 a 11,0

    QUAnDO UTiLizAR?Indicado para veicular ativos so-lúveis em água, como: Argireline, Biogenic-SA, Alfa Arbutin, Ácido Glicólico, Hyanify, entre outros.

    Veículo minimalista formulado com ingredientes naturais ricos em propriedades ativas. contém hemiesqualano, ativo obtido por biotecnologia com propriedades únicas. contribui para a hidratação da pele, redução de poros, rugas, além de ser uma alternativa natural e funcional para silicones. também possui phytosqual em sua composição, sendo este um esqualano vegetal obtido das folhas da oliveira, indicado para reposição deste tão importante fator de hidratação natural da pele. Enriquecido com Vitamina E.

    ph de estabilidade: pH independente

    QUAnDO UTiLizAR?Indicado para veicular ativos solúveis em oléo, como: Ácido Retinóico, Ácido Kójico Dipalmitato, VC-IP, VB6-IP, VF-LINO, entre outros.

    Veículo altamente tecnológico que utiliza o sistema bifásico em pérolas, onde os componen-tes lipossolúveis ficam suspen-sos no veículo hidrossolúvel na forma de esferas ativas. Este veículo permite a associar ati-vos solúveis em água e óleo na mesma formulação, porém de forma diferente de emulsões. O sistema bifásico em pérolas ga-rante um sensorial diferencia-do, proporcionando sedosidade e maciez a pele, com um toque refrescante sem residual oleoso.

    ph de estabilidade: 4,5 a 8,0

    QUAnDO UTiLizAR?Quando houver a necessidade de se associar ativos hidrosso-lúveis e lipossolúveis na mesma formulação.

    A prescrição das DROPS manipuladas permite não só personalizar o sensorial da fórmulas, mas também explorar a potencialidade dos benefícios, sendo possível selecionar veículos funcionais com propriedades ativas que somam-se aos ativos presentes na composição.

    A galena desenvolveu 3 sugestões de veículos exclusivos da manipulação. Aliando a eficácia com a alta tecnologia de nossos ativos, apresentamos nossas sugestões de veículos Drops para a prescrição de fórmulas manipuladas personalizadas.

    Não se PreoCuPe Com quAl tIPo de VeíCulo PresCreVer PArA os AtIVos esColhIdos, seu FArmACêutICo de CoNFIANçA semPre Irá INdICAr quAl

    A melhor oPção PArA A FormulAção.

  • 17

    SUgESTõES DE DROPSrepoSição de nutrienteS – vitAminAS e minerAiS

    vC-iP 5%vb6-iP 1%vF-lino 2%veículo drops bifásico qsp 30 gmodo de uso: aplicar de 3 a 4 gotas na face a noite.

    comentários: reposição tópica de cofatores essenciais para a pele. vc-ip repõe vitamina C, cofator essencial para a síntese de colágeno e resposta antioxidante. vB6-ip atua na reposição de vitamina b6, essencial para a síntese de fatores de hidratação natural da pele. vF-lino repõe vitamina F, cofator essencial para a uniformização do tom e para a renovação celular.

    hidrAtAção proFundA

    preenchimento e uniFormiZAção do relevo

    vb6-iP 2%oat lipid 1%vitamina e 1%veículo drops qsp 30 mlmodo de uso: aplicar de 2 a 3 gotas na face de manhã antes do FPs e a noite.

    biogenic 4%Hyanify 1%veículo drops qsp 30 mlmodo de uso: aplicar de 2 a 3 gotas na face a noite.

    comentários: vB6-ip é um éster da vitamina b6, que garante maior estabilidade e permeação da mesma na pele. estimula a expressão de mrna de filagrina em queratinócitos, aumen-tando assim os fatores de hidratação natural da pele (nmFs). o oat lipid é um complexo lipídico da aveia, sendo um dos únicos ingredientes naturais contendo alta concentração de fitoceramidas. Possui em sua composição todos os lipídeos extracelulares da pele, contribuindo para a restauração da função de barreira. a vitamina e complementa a formulação aumentando o aporte antioxidante.

    comentários: Biogenic é o ácido salicílico encapsulado, que contribui para a renovação celular da pele e uniformização do tom. o hyanify contribui para a produção de ácido hialurônico em nível dérmico, reduzindo os sinais do envelhecimento.

    FirmeZA e hidrAtAção nA reduçãode rugAS dinÂmicAS

    vC-iP 5%vb6-iP 1%argireline 2%Hyanify 1%veículo drops bifásico qsp 30 mlmodo de uso: aplicar de 2 a 3 gotas na face de manhã antes do FPs e a noite.

    comentários: vc-ip é um derivado lipossolúvel da vitamina C com maior permeabilidade e estabilidade. atua como cofa-tor na síntese de colágeno contribuindo para a redensificação dérmica, além de sua ação antioxidante reforçar a proteção frente à radiação uv. a pele precisa minimamente estar hidra-tada para reestabelecer sua saúde e boa aparência. vB6-ip proporciona hidratação através do estimulo da síntese de fi-lagrina, tendo sua ação complementada pelo hyanify. a ação dermorelax do Argireline contribui para a redução de rugas e linhas dinâmicas.

    BooSter deSpigmentAnte

    vF-lino 2%vC-iP 10%Ácido Kójico dipalmitato 4%veículo drops qsp 30 mlmodo de uso: aplicar de 2 a 3 gotas na face a noite.

    comentários: vF-lino éster da vitamina F com maior per-meabilidade, eficácia e estabilidade. Possui triplo mecanismo sobre o processo de melanogenese, reduzindo a produção de melanina, bloqueando o transporte e absorção dos melanos-somos pelos queratinócitos e estimulando a renovação celular. vc-ip inibe a ação da tirosinase, além de sua ação antioxidan-te reforçar a proteção da pele contra a radiação uv. o Ácido Kójico dipalmitato reforça a uniformização do tom da pele.

    longevidAde e proteção do dnA

    mg marine 50%olea vitae 0,5%veículo drops qsp 15 mlmodo de uso: aplicar de 2 a 3 gotas na face a noite.

    comentários: mg marine é o magnésio em sua forma altamente biodisponível para aplicação tópica, a marinha. o magnésio é essencial para o processo de proliferação celular e preservação do código genético, ativando fatores de transcrição durante a interfase e a mitose. desta maneira reduz mutações no código genético, além de preservar a integridade dos telômeros. olea vitae contém frações fitolipídicas de células-tronco da oliveira, que atuam como sinalizadores otimizando os processos mitocondriais.

    FArmAcêutico Acesse o QRCODE localizado no índice e veja todas as farmacotécnicas dos veículos das formulações sugeridas.

  • galena.com.br

    18

    PrOTOCOLO De FÓrMuLASIN & OUT

    uso diurno

    Filmexel 1%

    lumicease 1%

    Fensebiome 2%

    niacinamida 4%

    Creme gel com nikkomulese 41 30 ml

    aplicar na face antes do FPs, reaplicar conforme necessidade

    modulAção dA microBiotA – Anti pollutIon – retexturiZAção – uniFormiZAção

    uso Noturno

    azeloglicina 10%turmeria Zen 0,5%aqua licorice 1%reproage 2%Creme com Xalifin 30 mlaplicar na face a noite.

    retexturiZAção – uniFormiZAção – modulAção doS mArcAdoreS inFlAmAtórioS

    uso oral

    oli-ola 150 mgn-acetilcisteína 200 mgvitamina C 200 mg administrar uma dose ao dia

    Fotoproteção - uniFormiZAção

    CARACTERíSTICAS: Melasma Epidérmico • Pele Negra • Fototipo (entre V e VI) • Acima de 40 Anos • Pele Normal • Maior parte

    do tempo Exposta ao Ambiente

    CARACTERíSTICAS: Melasma Epidérmico • Pele Asiática Fototipo (entre

    III e IV) • Idade Fértil • Maior parte do tempo em Ambiente Interno • Pele Mista

    uso diurno

    lumicease 1%verochic 3%Whitonyl 3%aveia coloidal 1%niacinamida 4%serum com nikkomulese 41 30 mlaplicar na face, antes do FPs, reaplicar conforme necessidade.

    modulAção doS mArcAdoreS inFlAmAtórioS - uniFormiZAção - retexturiZAção

    uso Noturno

    alfamix 8%alfa arbutin 2%turmeria Zen 1%vC-iP 5%Creme com Xalifin 30 ml aplicar na face a noite.

    retexturiZAção – uniFormiZAção – modulAção doS mArcAdoreS inFlAmAtórioS

    uso oral

    Fotoproteção - uniFormiZAção

    oli-ola 150 mgred orange 100 mgPolypodium leucotomos 240 mgn-acetilcisteína 200 mgvitamina C 200 mgadministrar 1 dose ao dia.

    1

    3

    1

    1 1

    1

    4

    4

    4

    2

    34

    3

    11

    8

    13

    1 2 3

    3

    4

    1214

    13

    1 13

    FArmAcêutico Acesse o QRCODE localizado no índice e veja todas as farmacotécnicas dos veículos das formulações sugeridas.

  • 19

    uso diurno

    lumicease 1%brightlette 2%aveia Coloidal 1%Ác tranexâmico 3%Creme com Xalifin qsp 30 g aplicar na face antes do FPs, reaplicar conforme necessidade

    proteção dA luZ viSível - modulAção FAtoreS inFlAmAtórioS – hidrAtAção – uniFormiZAção

    uso Noturno

    uso Noturno

    vC-iP 15%veículo drops qsp 10 mlaplicar 2 gotas, sob a área hiperpigmentada. aguardar 3 min e aplicar a formula abaixo

    pluS pArA AcelerAr A uniFormiZAção nASÁreAS hiperpigmentAdAS

    uso oral

    lipowheat 350 mgadministrar 1 dose ao dia

    neo-mamPs L. gasseri 10 mgLactobacillus paracasei 2 bilhões

    oli-ola 300 mgdimpless 10 mgn-acetilcisteina 200 mg

    hidrAtAção orAl

    imonumodulAção doS FAtoreS inFlAmAtórioS

    Fotoproteção - uniFormiZAção - FirmeZA

    uso Noturno

    vb6-iP 1%Cromabright 0,2%ac tranexâmico 3%vF-lino 2%ac retinóico 0,05%Creme com Xalifin qsp 30 g aplicar na face a noite.

    hidrAtAção -retexturiZAção -uniFormiZAção - FirmeZA

    uso oral

    actrisave 250 mgoli-ola 150 mgvitamina C 200 mgadministrar uma dose ao dia

    uso diurno

    Fensebiome 1%espuma facial biome-friendly 50 ml

    Fensebiome 2%Filmexel 1%alfamix 5%biogenic 5%sérum vegano com Cobiogum 30 mlaplicar na face antes do FPs, reaplicar conforme necessidade.

    eSpumA FAciAl preBióticA –modulAção dA microBiotA

    FormulA vegAnA com AtivoS ecocert – modulAção dA microBiotA – Anti pollutIon –

    retexturiZAção – uniFormiZAção

    Hentowhite 3%biogenic 8%niacinamida 4%verochic 3%gel vegano com Cobiogum 30 mlaplicar na face a noite.

    controle do Acne - uniFormiZAção - retexturiZAção

    controle do Acne - uniFormiZAção - retexturiZAção

    Lactobacillus gasseri 1 bilhõesneo-mamPs L. gasseri 20 mgadministrar uma dose pela manhã.

    imunomodulAção doS mArcAdoreS inFlAmAtórioS - contriBui pArA redução dA

    proliFerAção do p. acneS

    CARACTERíSTICAS: Melasma Misto com Componente Vascular

    • Fototipo entre II e III • Acima de 50 Anos • Maior parte do tempo em Ambiente Interno• Pele Seca

    CARACTERíSTICAS: Acne • Hiperpigmentação Pós Inflamatória • Fototipo

    entre II e III • Acim de 20 anos • Maior parte do tempo em Ambiente Externo

    4 6 7 9 10

    4

    1 2 3

    1 2 3

    1 13

    1 13

    1 13

    1 3 4 6 7

    4 13 14

    FArmAcêutico Acesse o QRCODE localizado no índice e veja todas as farmacotécnicas dos veículos das formulações sugeridas.

  • VIDADIGITALAtivos que ajudam a preservarsua pele tanto no trabalho quanto em momentos de diversão.

    *De acordo com estudos.

    Prepara a pele para a luz azul. Reduz 13,2% das rugas médias*. Reduz 11,7% da hiperpigmentação visível*.

    Concentração usual: 2%

    LUMICEASE®SUPEREXPOSIÇÃO DA LUZ AZUL

    Energia para a célula se defendere reparar a pele da poluição digital.

    Concentração usual: 2% a 6%

    I-DEFENDER®POLUIÇÃO DIGITAL

    Efeito liftingFilme natural altamente coesoe compatível com a pele. Ação protetora frente a poluição física.

    Concentração usual: 0,5% a 1%

    FILMEXEL®VALORIZANDO A BELEZA NATURAL