edição 159

16
Paracatu e Unaí, sexta-feira, 17 de maio de 2013 Encerra na noite de hoje a Semana Acadêmica da Faculdade Finom Edição 159 Semanal N° páginas: 16 R$ 1,00 Página 15 Página 15 PM abre concurso e 8 vagas PM abre concurso e 8 vagas são desnadas a Paracatu são desnadas a Paracatu Página 8 Página 8

Upload: thiago-keller

Post on 08-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Edição 159

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 159

Paracatu e Unaí, sexta-feira, 17 de maio de 2013

Encerra na noite de hoje a Semana Acadêmica da Faculdade Finom

Edição 159Semanal

N° páginas: 16R$ 1,00

Página 15Página 15

PM abre concurso e 8 vagas PM abre concurso e 8 vagas são des� nadas a Paracatusão des� nadas a Paracatu

Página 8Página 8

Page 2: Edição 159

Sexta-feira |17 de maio de 20132 | COLUNAS

Vida de calouro

Não sei se vocês que leem o jornal se lembram (nem se chegaram a ver) mas eu já andei por aqui falando sobre a vida de pré vestibular. Na ocasião lhes escrevi tanto em terceira quanto em primeira pessoa, tamanho esse que era o meu sufoco.Pois muito bem, “fui promovida ao cargo”, fi nalmente, e depois de muitas noites perdidas pelejando com matemática, química orgânica e gramática, enfi m cheguei ao “título de universitária”. Sai de um aperto pra cair direto em outro, mas viver é isso aí. vou lhes contar certas coisas que aprendi.O primeiro desafi o de um universitário é aprender a pegar um ônibus, o certo, porque o errado você acaba pegando de qualquer jeito. Se você vem do interior para uma cidade grande, como eu, e acha a primeira vista um absurdo que o motorista corra mais que piloto de kart e faça mais barulho que motor de fusca, se acostume: absurdo é chegar atrasado. E o fato de ter mais gente em pé que sentada, não se trata de superlotação, que isso, pura lenda urbana, é pura e simplesmente “calor humano”.Na primeira semana do mês você almoça no shopping, pede pizza, come fast food e sushi; na segunda semana você almoça no restaurante perto da sua casa, ainda consegue pedir um suco pra acompanhar; na terceira, você almoça no popular da universidade ou pede um pf; na ultima, bem, você frita um ovo, põe dentro do pão e já se dá por satisfeito.Diferentemente do pré-vestibular, agora você pode sair de casa, e como sai! É calourada, churras-co, socialzinho, happy hour, tem de um tudo; mas você tem prova do mesmo jeito, livros gigantes pra ler, trabalho em grupo, ata, seminário, resenha, dissertação, professores exigente e controles de leitura sem meias palavras, dormir é que você não vai mesmo.Sabe aquela pessoa que cochila em pé na fi la do banco, ronca na missa, e baba no banco do ônibus? Com toda certeza deve se tratar de um pobre (literalmente) universitário.Estou lutando para superar a realidade de ser caloura, a gente chega na universidade com os olhos brilhando achando que agora sim vai estudar só o que gosta, então, é bom tomar gosto mesmo, porque mais “gostoso” é sim, mas mais “fácil”, pode crer que não.Isso é desanimador de dizer, mas por mais que se tenha ralado para ter seu nome escrito na lista de aprovados, é muito mais simples entrar na faculdade que sair dela, ileso pelo menos e no tempo certinho.Enfi m, tudo tem seu preço, e quando a gente se encontra em algo que pretende exercer pelo resto da vida, sem dúvidas vale cada detalhe. E de repente crescer pode ser uma experiência divertida, com todos seus momentos de exageros e faltas. Se Deus quiser sobreviverei a este semestre, e os calouros que me aguardem no próximo!

Escondendo do quê?

Na última segunda-feira, dia 13, estiveram presen-tes em nossa cidade a se-cretaria estadual de edu-cação a Professora Ana Lúcia Gazzola, prefeitos de 05 municípios, junta-mente com o Sr. Olavo Condé e o Deputado Es-tadual Inácio Francoque, todavia, a imprensa local não foi convidada. Na fren-te da casa de cultura tinha 6 ou 7 policiais militares fazendo escolta e a comu-nidade não pode saber o que estava acontecendo. Nossa função é informar os fatos da nossa cidade e acredito que este evento tinha alguma importância ou era só uma festinha para beber “dinheiro pú-blico”. O que ia acontecer ali que a imprensa não poderia participar? Uma falta de respeito com a comunidade, pois pesso-as passaram em frente à casa de cultura e que-riam saber o que havia lá dentro de tão importante, mas nós, imprensa, não podemos passar esta in-formação, porque nós não éramos bem-vindos no tal encontro. Das duas uma, ou estavam com medo de falar coisas que não po-deriam ser divulgadas, ou não acreditam no que foi discutido.

Seleção

Foi decidido os nosso re-presentantes para a copa das confederações. O povo está indignado com a falta de Ronaldinho, mas o Felipão já o levou para outra copa. Ele sabe com quem está lidando, o cara dentro das 4 linhas é um gênio, mas fora só que farra, tira a concentração do grupo e este foi o mo-tivo pelo qual ele fi cou de fora.

Câmara com saúde

Felizmente, os vereadores Cabo Camilo e João Ma-cedo se recuperam bem. Os mesmo estão fi rmes e

fortes na câmara de vere-adores. Estamos torcendo por suas melhoras, que Deus estenda suas mãos sobre vocês para que a recuperação seja rápida.

Casamento Gay

Já estava passando da hora de facilitar o casa-mento civil de pessoas do mesmo sexo. A partir de agora, os cartórios não poderão, de forma algu-ma, negar a realização do casamento. Pessoas do mesmo sexo entravam na justiça e conseguiam o direito, mas demorava e causava transtorno para as partes interessadas. Agora é simples, rápido e fácil. O que ainda não pode é exigir que as igre-jas também aceitem, pois isso depende de cada instituição, As que aceita-rem, muito bem, terão um grande público a favor. Se pessoas do mesmo sexo se sentem bem, não fa-zem mal para ninguém, por que proibir?

Hospital municipal

No último sábado, tive que tentar usar os serviços do Hospital municipal, mas ao chegar ao pronto aten-dimento, a recepcionista - que diga-se de passa-gem muito bem treinada e simpática - nos atendeu muito bem. Como o caso do meu fi lho era grave, falta de ar, ela mesma me informou que seria rápido o atendimento, sabendo que o SUS pode cobrar dos planos de saúde con-sulta de quem tem planos, apresentei a cartinha do Bradesco saúde e ela fez a fi cha. Aí as horas foram passando e a cada 30mim eu ia lá e perguntava. A resposta... tá quase, já vai chamar. Porém, em duas horas que fi quei lá nin-guém foi chamado e exis-tia em média 10 pessoas. Por volta de 18h chegou até a recepção uma dou-tora e pegou as fi chas, aí começou a chamar. 45mim depois fui à recep-

ção e solicitei a minha fi -cha pois estava desistindo de esperar e não queria que fosse cobrado do meu plano. Até aí eu entendo a demora, mas não sei se o médico estava pre-sente no plantão pois era véspera do dia das mães e poderia estar curtindo sua mãe rsrsrs. Poste-riormente, veio a senho-ra kellem Cristina Mello, esta sim posso dizer que é totalmente desprepa-rada. Com uma falta de educação que não estou acostumado a ver, basea-da na lei do desacato aos funcionários públicos no Art. 331, que fala que de-sacatar funcionários pode ser penalizado com até 2 anos de cadeia, a mesma usa e abusa desse direito. Quero falar aqui Srª. Kel-lem, lá, eu respeitei a Lei que deve ser cumprida, mas aqui não é nenhum desacato, pessoas como você deveriam se prepa-rar mais para ocupar o cargo que ocupa. Normal-mente, pessoas quando estão em um hospital es-tão precisando de aten-dimento, não de falta de educação. Pessoas como você tira toda credibilida-de de um hospital e coloca tudo abaixo. O belo trabalho da recep-cionista, que me perdoe em não citar o nome, mas vou voltar lá e descobrir para aqui, neste mesmo espaço parabenizá-la, foi por água abaixo. Fi-nalmente sai do Hospital indignado e levei meu fi lho ao hospital São Lu-cas, onde fui atendido em 18min. Minha espo-sa passou o primeiro dia das mãe dela no hospital , mas graças a Deus meu fi lho passa bem. Ah, ainda dá tempo. Eu tenho registrado em meu celular telefone de todos os secretários e verea-dores, inclusive do se-cretário de saúde, mas não quis usar por ser im-prensa, queria ver o que o cidadão que não tem esses contatos sofre na pele, mas vamos fi scalizar sim, como imprensa, pois esse tipo de atendimento não pode estar presente em uma cidade de povo acolhedor como é o povo paracatuense.

Page 3: Edição 159

Sexta-feira |17 de maio de 2013 POLÍTICA | 3

Oswaldinho solicita providências quanto ao acesso de ônibus próximo à Praça Juquita Vargas

– Duas fun-cionárias, que não quiseram se identifi car, de um salão de cabe-leireiro que fi ca próximo à Praça Juquita Vargas, região central da cidade, confi rmaram que, durante os horários de entrada dos ônibus de uma empresa de transporte interestadual em sua garagem, cria-se uma enorme fi la de carros congestionados. Como a garagem da empresa fi ca na rua Paulo Camilo Pena, os ônibus precisam adentrar o centro da cidade. Com isso, no momento em que ele vai aden-trar a rua, devido seu tamanho físico, os motoristas têm difi cul-dade para virar o veículo, que por não passar na esquina, que é muito estreita, acaba demo-rando, fator que provoca a pa-ralisação do trânsito de veículos

naquele local. Segundo as fun-cionárias, essa situação aconte-ce praticamente todos os dias. Alguns populares que vivem e convivem com essa realidade que vem se formando próximo à Praça Juquita Vargas solici-tou ao vereador Oswaldinho da Capoeira (PMDB) que fosse encaminhado requerimento ao Executivo pedindo providência quanto ao acesso desses ônibus à sua garagem.

De acordo com o verea-dor, essa realidade tem trazido “transtornos ao trânsito nas mediações e ruas próximas à Praça Juquita Vargas”. Ainda segundo ele, o motivo se dá pelo fato de que as ruas que fi cam próximas à praça são “estrei-tas” e de “difícil acesso desses veículos de grande porte”.

Empresa

Segundo informações do próprio gerente da garagem, Edvaldo Luiz de Sousa Alves, a empresa, que possui matriz na cidade de Pato de Minas, já está sabendo da situação. “Qua-se todos os dias as pessoas me procuram para reclamar da si-tuação. Mas, infelizmente, não depende de mim, mas sim do pessoal da empresa”, afi rma.

Ele disse que há 4 meses ele comunicou à matriz da empresa sobre a caso, mas que até o mo-mento a mesma não deu nenhu-ma satisfação.

Segundo o gerente, a empre-

sa possui um terreno no bairro Bela Vista, próximo às Ruas Pa-tos de Minas e João Boyle, e que provavelmente a nova garagem da empresa será transferida para o local. “Aqui é muito estreito para os ônibus, já deveria ter mudado.

E quando tem carros para-dos nos dois cantos da rua, difi -culta ainda mais”, diz. Edvaldo salientou que só é permitido es-tacionar do lado superior da Rua Paulo Camilo Pena, mas que como nem todos os motoristas respeitam a lei, muitos veículos fi cam parados nos locais, e isso, atrapalharia ainda mais os ôni-bus adentrarem na garagem.

- O Vereador Marcos Oliveira apresentou requerimento para in-clusão de show com cantores gospel nas comemorações do aniversário da Cidade. Os Cristãos poderão participar, glorifi car e exaltar a Jesus Cristo. O Vereador res-salta que o aniversário da Cidade é uma data importante para todos Paracatuenses e a inclusão do show gospel, além de ser um marco na história da Cidade, é um meio que a população tem, indiferente de seu credo religioso, de glorifi car e exaltar a Deus. É uma grande oportunidade de levar as famílias para confraternizarem, uma ferramenta de fortalecimento para um lar sadio. Todos têm que ser grato a Deus pelas maravilhas que ele tem feito.

Texto: Marcos Antônio e foto: Assessoria de Comunicação Oswaldinho da Capoeira

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do Vereador Marcos Oliveira

Inédito e extraordinário show gospel nas comemorações do aniversário da cidade

Page 4: Edição 159

– Se depen-der do presidente e vereador da Câmara Municipal, Glewton de Sá (PMDB), em breve, o mu-nicípio receberá uma clínica de oncologia para prevenção, diag-nóstico e tratamento do câncer.

Conforme requerimento apresentado pelo vereador ao Plenário, Paracatu teria capa-cidade e a necessidade de um clínica dessa natureza, pelo fato de que muitos paracatuenses

viajam mais de mil quilômetros toda semana para ir a Barretos (SP) fazer suas consultas e tra-tamentos.

Portanto, a clínica, caso construída, poderia facilitar e até mesmo adiantar o diagnóstico e o tratamento de muitos casos.

O requerimento de Glewton solicita que o Poder Executivo tome essa medida e busque o mais rápido possível viabilizar a implantação dessa clínica que,

para o vereador, viria para con-trolar e amenizar a situação dos portadores da doença.

Clínicas

No Brasil, diversos municí-pios já possuem clínicas onco-lógicas, como é o caso de Pa-tos de Minas e de Santo André (SP). Em Patos, a clínica teve um grande efeito pelo fato de ter como serviço várias atividades que norteiam a complexidade que é o tratamento do câncer. No momento de inauguração da clínica em Patos de Minas, por sinal, a primeira neste tipo de atendimento em toda região do Alto do Paranaíba, Noroeste e Baixo São Francisco, o dire-tor do Centro, Olamir Rossini Júnior, informou que clínicas dessa natureza não prestam so-mente serviços médicos, mas também ambulatoriais, dentro dos padrões mundiais de proce-dimentos médicos.

No caso de Patos, a clínica é mista, ou seja, vai atender tan-to os pacientes da rede privada, quanto da pública; ela também atende cerca de 60 municípios da região.

“Nossa unidade conta com uma ampla estrutura de diag-nóstico, tratamento e acompa-nhamento médico.

Pacientes que necessitam de tratamento global recebem a atenção de uma equipe especia-lizada de oncologistas clínicos, radioterapeutas e cirurgiões ca-pacitados em diagnosticar todos

os tipos de tumores e a prescre-ver o tratamento mais adequado a cada caso, com técnicas que contemplam quimioterapia, ra-dioterapia e braquiterapia”, explicou o diretor à imprensa, na ocasião da inauguração da clínica, em novembro do ano passado.

Essa mesma realidade pode-rá acontecer em Paracatu caso o requerimento venha ser aceito pelo prefeito municipal; com isso, o município poderia aten-der não só os pacientes da cida-de, mas de toda a região.

1 - O Senhor acredita que os 125 anos da abolição da escravatura, comemorado no dia 13 de maio é motivo para comemoração ou para preo-cupação?

Vereador Hamilton: Para comemoração, mas ao mesmo tempo em que a abolição me enche os olhos, as lágrimas des-cem em virtude da nova confi gu-ração do preconceito, ou seja, o preconceito silencioso, aquele que não é falado, mas é expres-sado aos gritos pelo olhar, pelas atitudes e através da expressão facial das pessoas que estão

amarradas na visão negra e preconceituosa do passado .

2 - Na sua opinião, como o negro é visto profi ssionalmen-te na sociedade atual?

V.H.: De maneira limitada e acanhada pelo fato de não ter tido oportunidades no passado. Esta dívida começa a ser retra-tada, não a partir da abolição, até por que os negros não ti-nham para onde ir; mas, sim a partir de hoje, uma vez que as cotas possibilitam a retratação da imensa dívida do nosso Bra-sil para conosco .

3 - O senhor não acha que

as cotas também geram certo preconceito e causa uma sepa-ração entre as raças?

V.H.: Não. De maneira algu-ma. O objetivo da lei das cotas é uma medida corretiva que visa corrigir ou retratar aquilo que foi negado aos negros ao longo dos séculos. A referida lei não avalia a inteligência da pessoa, mas sim oportuniza a entrada dos negros na universidade, que é para todos.

4 - Em sua opinião, quem é o legítimo negro no Brasil?

V.H.: Todo aquele que é de origem e nacionalidade brasi-

leira e que se autodeclara, até por que somos um país miscige-nado.

5- Enquanto educador, o Senhor acredita que as es-colas, como um elo forte na formação integral do homem, tem disseminado este tema com seus alunos?

V.H.: De maneira bastante acanhada. Esta responsabili-dade não é somente da escola. Educar é função de toda a co-munidade e a escola é parte des-te processo, entretanto muitas delas têm elaborado seus pro-jetos somente em datas come-

morativas, o que contradiz a lei que estabelece que se trabalhe temas referente à cultura Afro nas escolas.

CLÍNICAS oncológicas em Patos de Minas e Santo André (SP)

Sexta-feira |17 de maio de 20134 | POLÍTICA

Vereador Glewton de Sá pede que o Executivo implante uma clínica oncológica

Pacientes de câncer poderão ser atendidos em Paracatu

PARA o vereador Glewton de Sá, a clínica poderia contribuir, prin-cipalmente, com os pacientes que viajam toda semana a Barretos

para fazerem seus tratamentos

Texto e foto : Marcos Antônio/JD

Divulgação

Vereador Hamiltom Ba� sta fala sobre seu ponto de vista

- O aboli-cionismo no Brasil remonta aos movimentos emancipa-cionistas no período colo-nial, particularmente à Con-juração Baiana (1798), em cujos planos encontrava-se o da erradicação da escravi-dão. Após a Independência do Brasil, as discussões a seu respeito estenderam-se pelo período do Império, tendo adquirido relevância a partir de 1850 e caráter verdadeiramente popular a partir de 1870, culminan-do com a assinatura da Lei Áurea (1888), que extinguiu essa instituição no país.

Sendo assim, o dia 13 de maio ficou como a data co-memorativa.

Entrevistamos a diretora Maria Inês, da Escola Mu-nicipal Coraci Meireles de Oliveira, que fica localizada do bairro Amoreiras II, para saber como ela vê a situação do negro, atualmente, den-tro de uma sociedade que se diz “democrática” em relação aos seus direitos e deveres.

Segundo a diretora, a data que comemora a abo-lição da escravatura apre-senta fatores positivos pelo fato que deu ao negro não

somente uma liberdade fí-sica, ou seja, de trabalho e locomoção, mas também de pensamento. Segundo afir-ma Maria, essa libertação trouxe benefícios até então impensáveis para a etnia negra que sofreu quase 400 anos de exploração social. “Essa libertação trouxe be-nefícios, antes não tinhamos a liberdade de escolher nos-so trabalho, nosso estudo e agora podemos aparecer no cenário nacional, exemplo é o Joaquim Barbosa, nos-so ministro”, resumiu. Ela também garante que nunca sofreu discriminação racial

e que sempre ocupou seus espaços na sociedade.

Outro ponto destacado pela diretora foi com relação às cotas raciais, que na visão de Maria Inês não seria uma boa medida. “Sou contra as cotas, porque eu acho que todos nós podemos alcançar os nossos objetivos. Se um branco consegue estudar, o negro também consegue. Às vezes, as pessoas se deixam levar porque é negra, ou é pobre”, esclareceu.

Maria Inês acredita que o preconceito e, consequente-mente, a discriminação não é um fator étnico, ou seja,

cultural. Segundo a dire-tora, que é de cor negra e, portanto, tem autonomia para falar sobre o assunto, a problemática em torno da situação do negro não é uma questão “econômica”.

Por isso, ela defende a valorização do ser humano e não de uma raça. “Espero que nós possamos ser cada dia mais valorizado, porque somos seres humanos como qualquer outro e, porque, primeiro, nós temos que ver o ser humano e não a etnia e muito menos a condição financeira”, orientou a di-retora.

A busca pela liberdade

Page 5: Edição 159

Sexta-feira |17 de maio de 2013 POLÍTICA | 5

Prefeito de Paracatu e governo de Minas firmam acordo de cooperação técnica para regularização fundiária no município

- No dia 10 de maio do corrente ano, o Prefeito Olavo Condé, acompanhado dos Vereado-res da base aliada (Joãozi-nho Contador, Oswaldinho da Capoeira, Marlon Gou-veia, Cabo Camilo, João-zinho Chapuleta e Jucelino Carteiro) e dos Secretários de Planejamento, Erasmo Neiva e de Transportes, Pau-lo Pereira, firmou Convênio de Cooperação Técnica en-tre o município e o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da sua Secretaria de Estado Extraordinária de Regularização Fundiária e o Instituto de Terras de Minas Gerais (ITER), objetivando a implantação de um amplo Programa de Regularização Fundiária no município.

O Convênio de Coope-ração Técnica, publicado no dia 14 de maio de 2013, na imprensa oficial do Es-tado, é o instrumento que faltava para a formalização da união de esforços entre o município de Paracatu e o Estado de Minas Gerais que, a partir de agora, co-meçam um longo trabalho de cadastramento dos imó-veis sem registro em nossa cidade. Essa é uma antiga reivindicação do povo de Paracatu e, somente agora, será possível colocá-la em prática, graças principal-mente ao esforço do atual prefeito, Olavo Condé, que prometeu governar priori-zando os critérios de renda familiar e com o total apoio do governo do Estado de Minas Gerais.

Não se tem informações precisas sobre quantos são os imóveis sem o registro em cartório no município, mas, segundo estimativas, esse número pode chegar a 70% (setenta por cento) dos imóveis, podendo, em alguns casos, atingir bair-ros completos em que os moradores não possuem o respectivo registro do seu imóvel.

A implementação do Pla-no de Regularização Fun-diária será feita por etapas, sendo que a primeira etapa será de identificação das áreas consideradas como terras devolutas, com o res-pectivo cadastramento dos imóveis, por meio do pre-enchimento de formulários específicos, dos possíveis beneficiários do programa de legitimação, bem como, o recolhimento de docu-mentos obrigatórios e ne-cessários ao processo de regularização pretendida. Esses documentos, após analisados pela Prefeitura, serão encaminhados ao Ins-tituto de Terras, para análise e aprovação daquele órgão do Governo Estadual.

Na segunda fase do pro-cesso de regularização, serão feitas as diligências solicitadas pelo ITER, con-forme o caso, de forma a atender às exigências legais. Atendidas as exigências le-gais, será gerado e concedi-do o título de legitimação da propriedade, que será enca-minhado ao cartório para o respectivo registro do imó-vel.

Para o Secretário de Es-tado Extraordinário de Re-gularização Fundiária, Wan-der Borges, todo o esforço será feito no sentido de mi-nimizar os problemas e em-pecilhos que possam vir a acontecer durante a implan-tação do programa em Para-catu, ressaltando que, caso tudo corra bem, no primeiro trimestre de 2014 já tere-mos condições de entregar os primeiros títulos a alguns beneficiários do programa na cidade.

Entendendo um pouco

a Regularização Fundiá-ria:

O processo de regula-rização fundiária, visando à regularização jurídica da propriedade imobiliária in-formal, é a única hipótese, fora da via judicial, de for-mação de um título de pro-priedade para imóveis, cul-minando com a aquisição da propriedade por meio de usucapião. Para isso, opera--se a conversão do título de posse em título de proprie-dade. Assim há, inicialmen-te, a formação de um título de posse, chamado de títu-lo de legitimação de posse, emitido pelo poder público, o qual, depois de registrado e de transcorrido o prazo do usucapião, será convertido em título de propriedade plena, por ato do oficial de Registro de Imóveis, a re-querimento do interessado,

que deverá produzir a prova exigida em lei para a con-cessão da conversão.

É importante ressaltar que se trata de um Progra-ma do Governo Municipal, em parceria com o Gover-no do Estado de Minas, em que os beneficiários serão famílias de baixa renda e que nada devem pagar para fazer o cadastramento dos imóveis e fornecimento da documentação complemen-tar que for solicitada a cada beneficiário do programa.

Assim que for instalada a comissão encarregada de coordenar o programa, será feita ampla divulgação do

assunto para a população, como forma de conscienti-zar sobre a importância da participação e apoio de toda a população beneficiária do programa. Para o prefeito Olavo Condé, esse é um dos principais programas do seu governo, que deverá atender cerca de 70% da população, em sua maioria de famílias de menor poder aquisitivo da nossa cidade. Ressaltou ainda que o apoio dos ve-readores da base aliada e do deputado federal Paulo Abi-Ackel tem sido funda-mental para o êxito das ne-gociações junto ao Governo do Estado.

PREFEITO de Paracatu e vereadores em Belo Horizonte durante reunião que tratou da questão fundiária do município

PREFEITO Olavo Condé e Secretário de Estado Extraordinário de Regularização Fundiária, Wander Borges

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paracatu

Page 6: Edição 159

Sexta-feira |17 de maio de 2013 6 | CLASSIFICADO

SERRALHERIA MOR-RO AGUDO, grades, portões, portas, jane-las, vidrões, escadas, consertos em geral, instalação de portões eletrônicos. Rua 8, n° 281, Paracatuzinho, Pa-racatu. Telefone: (38) 3672-6332 / Gesivaldo (38) 9846-0355.

PIZZARIA PARACA-TU, rua Praiana, n° 44, Paracatuzinho. Telefo-ne: (38) 3671-9614.

BIG BUGGER, rua Santana, n° 259. Disk entrega: 3671-7182.

MARA CABELEIREI-ROS, rua Ismael Fausti-no Pereira, N° 224. Te-lefone: (38) 3671-7923 / (38) 9979-6918. (OBS: Domingos e Feriados).

TURMA DE CHAPA DO DHIONE, Paraca-tu-MG. (38) 9807-7354 / (38) 9134-3796.

SALÃO MAGIA DA BELEZA. “Aqui você vê a diferença!” Rua Sar Costa Reis, Paraca-tuzinho, Paracatu-MG. (38) 9930-9271.

SALÃO MASCULINO DO CARLOS, Paraca-tuzinho, Paracatu-MG. Telefone: (38) 9898-1524.

COISAS DE CRIAN-ÇAS, rua Ismael Faus-tina, n° 143, Paracatu-zinho, Paracatu-MG. Telefone: (38) 9955-2213.

IDEAL DISTRIBUI-DORA, Av. F. F. Alce-mo, n° 379.

RECORPEÇAS, rua Benedito J. J. Ansel-mo, n° 568 c, Paraca-tuzinho. Telefone: (38) 3671-3438.

R.A.P. CONSTRU-ÇÕES – reformas em geral. Telefone: (38) 3671-1509.

MESA de computador semi-nova (1m e 8cm de largura e 1m e 7cm de altura), tratar com Andressa pelo telefone: (38) 9924-3295. Peço R$ 270,00, Unaí.

CARTÃO de memória 4Gb novo, tratar com Andressa pelo telefone: (38) 9924-3295. Peço R$ 30,00, Unaí.

Guitarra nova comple-ta, cor preto e branco,

marca Eagle, tratar com Kleber Messi pelo tele-fone: (38) 9834-3065, Unaí.

TV 14’’, com controle remoto, usada, tratar com Kleber Messi pelo telefone: (38) 9834-3065, Unaí.

VIDEO Game PS2 (Playstation2) com 2 semanas de uso, cor prata, com 2 controles, 20 jogos, tratar com Kleber Messi pelo tele-fone: (38) 9834-3065, Unaí.

MERCEARIA BRA-SIL, rua Ricardo Ad-junto. (38) 3671-4744.

D E D E T I Z A D O R A FAMA, limpeza de cai-xa d’água, serviços de conservação e pulve-rização de mato. Fone: (38) 9921-2896.

AÇOUGUE FRIGO CARNES, rua Santana. (38) 3671-5967.

VENDE-SE 2 maqui-nas compactaprint + 1 impressora para im-pressão em canecas, camisas, etc, com tin-ta, papel transparente, tudo pronto para traba-lho. Valor a combinar. Mais informações: (38) 9939-6737.

RONICLEY ELE-TRÔNICA, Av. Israel Pinheiro, n° 782, Para-catuzinho. Concertos em aparelho eletro--eletrônico, telefone: (38) 9934-5319 / (38) 3671-9124.

AUTOELÉTRICA SO-LUÇÃO, serviços e pe-ças em geral, rua Dom Serafi m, n° 70, Arraial D’Angola. Dalton e Carlinho: (38) 9910-5348 / (38) 99264-4965.

CLARICE CONTA-BIL, rua Professor José Joaquim da Costa, Ar-raial D’Angola. Telefo-ne. (38) 3671-2575.

RJ INFORMÁTICA, manutenção de compu-tadores, venda de equi-pamentos e acessórios, Av. Israel Pinheiro, Ce-lular: (38) 9941-4131.

BARBEARIA DO TIÃO, rua Dona Ma-riana, n° 481. Celular: (38) 9983-7703.

SERRALHERIA MOR-RO AGUDO, rua Ana Silva Neiva, n° 281.

Tangás, rua João, n°

380, telefone: (38) 3672-4325.

VENDE-se Corolla ano 2003, gasolina, 4 por-tas, câmbio manual, preto com opcionais de rodas de liga leve, re-trovisores elétricos, tra-vas elétricas, rádio FM/AM, vidros elétricos dianteiros e traseiros, ar-quente, ar-condicio-nado, alarme, direção hidráulica, trio elétrico, desembaçador trasei-ro, cd player, alarme. Novíssimo!!!!!! dois donos, estepe nunca rodou . Não perca essa oportunidade. Consul-te também pelo site: www.deocar.com.br Contato: (31) 9184.75-03 e 9149.63-93 falar com Wágner.

TRUMA DE CHAPA DO DHIONE - Des-carregamento de telhas, tijolos, cimentos... Tele-fone (38) 9807-7354 / (38) 9134-3796.

VENDO lote no Balne-ário Porto Bello, com 400 metros da beira da água com 1.650 m, valor a combinar tra-tar com Ana. Nume-ro (38) 9907-1767 ou (38)3671-5369.

VENDE-SE TV 21’’ SEMP COM SUPOR-TE - (38)9907-3857.

VENDE-SE TANQUE DE LAVAR ROUPA - 938)9907-3857 2 Chave de fenda 15. Henryque Alves 98343065

VENDE-SE mais de 200 fi lmes para loca-dora. Henryque Alves 98343065

COLEÇÃO de enci-clopédias contendo todas as línguas e ma-térias. Henryque Alves 98343065

TECLADO para tablet 70. Nelson 99177134

JATO auto pressão 150. Nelson 99177134

Furadeira Bosch 150. Nelson 99177134

IMPRESSORA multi-funcional HP 200. Nel-son 99177134

BOLA ofi cial de bas-quete 70. Nelson 99177134

CONJUNTO de som selenium 2x8 e 2x6 com

caixa toda grafi tada 400. Henryque Alves 98343065CONJUNTO de som Buster 2 de 69 na cai-xa com 2 twiter e saída Subiolo 350. Henryque Alves 98343065

VENDE-SE Carro-çinhas 1,8 por 2 livre zera 1.300. Luciano 97288304

FIAT PRÊMIO 4 por-tas, cor verde estado bom 4.300. Kléber 98343065

PAMPA cor Azul ano 89 estado bom 5.000. Luciano 97288304

FIAT UNO cor Prata, 2 portas, ótimo estado. Kléber 98343065

NEY MOTOS, rua Dom Serafi m n° 58 Ar-raial D’Angola. Telefo-ne: (38) 9800-1862.

VENDE-SE uma casa em Unai – MG, em boa localização, com 03 quartos, 01 sala de es-tar, 01 sala de televisão, cozinha, 02 banheiros, área no fundo e área de serviço, terreno medin-do 328,50 mts². Fone para contato – (38) 3676-4417 e (38) 9954-9232.

ALUGA-SE um salão de beleza totalmente montado,com todos os equipamentos no-vos e de muito bom gosto,sala arejada e decorada,na rua das laranjeiras n 82 bairro Primavera. Tratar com Sandra pelo fone: 38 9970 7565.

VENDE-SE um lote no bairro Esplanada com 360m². Valor R$ 50.000,00 contato: (38) 9743-3407 / 9203-5298.

VENDE - SE um lote 600 m² escriturado, si-tuado à Rua Rodrigues Bijos no Alto do Córre-go. Contato (38) 9921-5490.

VENDE-SE uma casa em Unai – MG, em boa localização, com 03 quar-tos, 01 sala de estar, 01 sala de televisão, cozinha, 02 banheiros, área no fundo e área de serviço, terreno medindo 328,50 mts². Fone para contato – 038-3676-4417 e 038-9954-9232.

OPORTUNIDADES

EDITAL DE PROCLAMASWilma Melo Franco Dias, Ofi cial do Registro Civil das Pessoas Naturais da Co-marca de Paracatu/MG. FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525 do Código Civil Brasileiro:

CASAMENTO A SER REALIZADO EM 29/05/2013.NELSON FERNANDO DAMORIN DE BRITO E JULIANA CAETANO JALES Ele fi lho de: PEDRO JOSÉ DE BRITO E REGINA MAURA DAMORIN DE BRITO. Ela fi lha de: FRANCISCO SALES JALES E MARIA DAS GRAÇAS CAETANO JALES.

CASAMENTO A SER REALIZADO EM 31/05/2013.DAURO RICARDO LUIZ VASCONCELOS E LORRAYNNE ARAÚJO BAR-REIROS. Ele fi lho de: DAURO VASCONCELOS RABELO E MARIA DE FÁTIMA LUIZ XAVIER VASCONCELOS. Ela fi lha de: DALMIR OLIVEIRA BARREIROS E NEIDE APARECIDA ARAÚ-JO.

CASAMENTO A SER REALIZADO EM 31/05/2013.DANIEL PEREIRA DOS SANTOS E JAQUELINE BENEDITA CALDAS CAS-TRO. Ele fi lho de: FRANCISCO PEREIRA DOS SANTOS E MARIA DA CONCEI-ÇÃO DA SILVA SANTOS. Ela fi lha de: GERALDO JORGE DE CASTRO E NEIDE NASCIMENTO CAL-DAS CASTRO.

CASAMENTO A SER REALIZADO EM 31/05/2013.HELTON XAVIER CALDAS E MARIA DO SOCORRO FERREIRA MENEZES. Ele fi lho de: JOSÉ GOMES CALDAS E TANIA LUIZ XAVIER CALDAS. Ela fi lha de: RAIMUNDO GOMES MENEZES E MARIA ILSA FERREIRA ME-NEZES.

CASAMENTO A SER REALIZADO EM 31/05/2013.VALDERI VICENTE DA SILVA E MARIA DE FÁTIMA DONIZETE. Ele fi lho de: PEDRO NUNES DA SILVA E MARIA EUFRÁSIA DA SILVA. Ela fi lha de: SEBASTIÃO DONIZETE E MARIA APARECIDA BARBOSA DO-NIZETE.

CASAMENTO A SER REALIZADO EM 31/05/2013.RICARDO MATEUS JOSÉ MACEDO E EDMA MENDES DE SENA. Ele fi lho de: DOMINGOS JOSÉ MACEDO E TERESA TEIXEIRA MACEDO. Ela fi lha de: JOÃO INÁCIO DE SENA E NAIR MENDES TEIXEIRA DE SENA.

CASAMENTO A SER REALIZADO EM 01/06/2013.MATEUS MARQUES LEITE E GRACYELLE ROCHA RABELO. Ele fi lho de: SÍLVIO MARQUES E CELMA LEITE DA SILVA. Ela fi lha de: ADELMAR COSTA RABELO E KÁTIA ROCHA RABELO.

VENDE-SE UMA CASA COM 4 QUARTOS,SENDO UMA SUITE ,SALA, COPA ,COZINHA,COM VARANDA,TODA MURADA. BAIRRO SANTA LÚCIA. PRÓXIMO AO ESPAÇO FESTA. AREA DE 360 MTS. CONTATO: JULINHO (38) 9969 6970.

Bioenergética Vale do Paracatu S.A.CNPJ nº 08.793.343/0001-62

ERRATANa publicação das demonstrações fi nanceiras encer-radas em 31 de dezembro de 2012 e 2011, publicadas no Diário Ofi cial de Minas Gerais em 09 de maio de 2013, Caderno Publicações de Terceiros, às páginas 3, 4 e 5 e no Jornal Dinâmico no dia 10 de maio de 2013 às páginas 13, 14 e 15, no quadro Demonstra-ções do fl uxo de caixa - método indireto para os exer-cícios fi ndos em 31 de Dezembro de 2012 e 2011, na linha: Encargos fi nanceiras sobre empréstimos e fi -nanciamentos, 31/12/2012 - Controladora, aonde se lê: 104.513, leia-se 102.622 e em 31/12/2012 - Con-solidado, aonde se lê: 107.013, leia-se 108.344; Na linha Imposto de renda e contribuição social dife-ridos, deixaram de constar os seguintes valores: Em 31/12/2012 - Controladora - (31.247) e 31/12/2012 - Consolidado - (95.169); Na linha Imposto de renda e contribuição social pagos, deixaram de constar os seguintes valores: Em 31/12/2012 - Controladora -

33.138 e 31/12/2012 - Consolidado - 93.839.

Page 7: Edição 159

- Em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, padroeira da Festa, a Comu-nidade do Inhumas realizou na noite desta quinta-feira, 09 de maio, uma celebração com o diácono José Lopes para abençoar a Festa do Inhumas 2013.

A parte religiosa do even-to é conhecida por poucos, mas nunca deixou de acon-tecer, e a cada ano aumenta o número de fieis para parti-cipar da celebração.

Para os integrantes da associação, é muito impor-tante manter essa tradição pois a Festa do Inhumas co-meçou através de um evento religioso.

A celebração foi realiza-da na sede da Associação, local onde é realizado o evento festivo.

O grande show esperado

Ao som de Pedro Paulo e Mateus, o público unaiense

lotou a fazenda mais popu-lar da cidade, na última sex-ta-feira (10).

E foi num clima de mui-to entusiasmo, alegria e animação que as pessoas vibraram a cada música to-

cada, em um ambiente de grande alto astral, que pro-porcionou uma satisfação tamanha, que levou milha-res de pessoas a compare-cerem à Fazenda Inhumas, prestigiando a tradicional

festa, que há anos move os unaienses em um evento que surpreende a cada ano que é realizado. Com informações dos sites www.portalunai.com.br e www.portalilumi-nar.com.br

- A Secre-tária de Estado de Educa-ção, Professora Ana Lúcia Gazzola, esteve nesta últi-ma segunda-feira (13), em Paracatu, onde se reuniu com diretores de escolas es-taduais e com a equipe da Superintendência Regional de Ensino (SRE). Durante a visita, a secretária con-versou, esclareceu dúvidas, encaminhou pedidos e tam-bém visitou a Escola Esta-dual Afonso Arinos, que é uma escola com 104 anos.

Durante a reunião, a Se-cretária falou sobre diversos assuntos de interesse dos servidores sobre vida fun-cional, obras, construção de quadras cobertas, distribui-ção de lousas digitais para as escolas e também distri-buição de tabletes para pro-fessores do ensino médio e sistema de segurança efi-ciente para todas as escolas estaduais.

A Secretária Ana Lúcia Gazzola também disse sobre

o crescimento da Superin-tendência Regional de En-sino, destacando o bom tra-balho desempenhado pela Diretora da SER, Andréa Pimentel Álvares Campos, e a competência de toda a equipe gestora.

Anunciou a construção da sede da Superintendên-cia Regional de Ensino de Paracatu, que já está sobre processo de licitação e será construída no terreno da E.E Dr. Virgílio de Melo Franco (Polivalente); salientou o esforço da Superintendente de Ensino Andréa Pimentel Álvares Campos junto ao Governo de Minas para a conquista da sede própria.

À noite, a secretária reu-niu com lideranças políticas do Noroeste estando presen-te nesta reunião o Deputa-do Estadual Inácio Franco e também todos prefeitos e secretários de educação de todos os municípios que compõe a Regional de Para-catu. A secretária anunciou

grandes melhorias para os municípios no que diz res-peito ao transporte escolar e também parabenizou a ade-são em 100% das prefeituras no Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), que tem

sido o grande responsável para melhoria da qualidade da educação pública de Mi-nas Gerais. Exemplo são as avaliações sistêmicas.

Estiveram presentes to-dos os diretores dos 05 mu-

nicípios que compõe a Re-gional de Paracatu sendo eles Paracatu, João Pinhei-ro, Brasilândia, Vazante e Guarda-Mor, além de 95 servidores da sede da Supe-rintendência.

Sexta-feira |17 de maio de 2013 GERAL | 7

Fonte das fotos: SRE de Parcatu

CELEBRAÇÃO de missa dias antes da festa do Inhumas

PEDRO Paulo e Mateus abriram a festa no úl� mo dia 10

Secretária de Estado de Educação Professora Ana Lúcia Gazzola visita SRE de Paracatu

Festa do Inhumas começa com celebração de missa; o evento vai até amanhã

Texto: www.portalunai.com.br e www.portaliluminar.com.br

Page 8: Edição 159

- Com o ob-jetivo de promover o fortale-cimento das relações multi e interdisciplinares e de pro-porcionar aos acadêmicos momentos de discussão e integração entre os diferen-tes cursos de graduação, a Semana Acadêmica promo-vida pela Faculdade Finom que iniciou quarta-feira (15), e segue até a noite de hoje (17), promoveu debates importantes sobre os mais variados temas que visam promover o diálogo entre os seus cursos e o intercâmbio com outras instituições.

A ideia de ampliar a troca de experiências e socializar o conhecimento científi co e tecnológico, está sendo al-cançado, nos cursos, mini-cursos, palestras e ofi cinas ministradas pelos mais re-nomados professores, bem como atividades científi cas culturais, que estão ocorren-do não somente na Facul-dade Finom, um dos locais do evento, mas também na Câmara de Vereadores, Es-cola Estadual Dr. Virgílio de Melo Franco (Polivalen-te), Escola Estadual Antônio Carlos e na Igreja Presbite-riana da Vila Mariana.

Durante a abertura ofi cial da Semana Acadêmica, um grande público compareceu que contou ainda com a pre-sença de autoridades políti-cas e educacionais.

Entre as principais atra-ções, o lançamento da Revis-ta Científi ca - Humanidade e Tecnologia - Ano VI/2012, realizado pela professora Dra. Maria Célia da Silva Gonçalves, editora respon-sável. Dando segmento na programação, a professora mestre Maria Alice Pereira

Ramos, ministrou palestra com o tema “Ética Planetá-ria”.

Simultaneamente nas sa-las e auditórios na Institui-ção e nos outros locais, as atividades ocorreram nor-malmente.

Na noite de ontem (16), na Faculdade Finom - Cam-pus JK, cursos, minicursos, palestras e ofi cinas para os diversos cursos, ocorreram, assim como Seção Científi ca no Hall do Bloco - B.

O auditório da Esco-la Estadual Dr. Virgílio de Melo Franco, sediou um dos encontros mais esperados, principalmente para os aca-dêmicos do curso de Agro-nomia, a palestra ministrada pelo agricultor João Alves da Fonseca no qual abor-dou o tema Experiência de um Pequeno Exportador do Agronegócio.

Auditório da Escola Es-tadual Antônio Carlos dando continuidade às atividades, no auditório da Escola Es-tadual Antônio Carlos, para um público em sua maioria acadêmicos de Engenharia Elétrica, Efi ciência Energé-tica foi a palestra que teve como ministrante Viclogan Passos. Os Aspectos Rele-vantes das Últimas Reformas do Código de Processo Civil foi tema do encontro onde o advogado, Dr. Ival Heckert Júnior, falou na Igreja Pres-biteriana da Vila Mariana, para acadêmicos do curso de Direito, além da presen-ça de renomados advogados como o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Paracatu (OAB) e de Nelson Biulchi, ex-presi-dente da OAB de Paracatu, integrante da atual gestão da

OAB de Minas Gerais e As-sessor Jurídico da Faculdade Finom. A Câmara Municipal de Paracatu teve atividades voltada para acadêmicos do curso de Engenharia Civil.

O tema da Semana Aca-dêmica deste ano é O En-sino e a Inovação, o papel da Ciência na evolução do Conhecimento. Lembrando que as atividades encerram hoje (17), na Faculdade Fi-nom, Câmara Municipal de Vereadores, Escola Estadual Dr. Virgílio de Melo Franco (Polivalente), Escola Esta-dual Antônio Carlos e na Igreja Presbiteriana da Vila Mariana.

Programação:

Hoje (sexta-feira, 17)Local: Faculdade FI-

NOM - Campus JK19 horas - Cursos, Mini-

cursos, palestras e ofi cinas para os diversos cursos *

* verifi car na recepção a distribuição do local de rea-lização dos cursos, minicur-sos, ofi cinas e palestras.

Local: Câmara Munici-pal de Paracatu

Horário: 19 horasPúblico: Acadêmicos do

curso de Engenharia Civil

Local: Auditório da Es-cola Estadual Dr. Virgílio de Melo Franco

Palestra: Pesquisa, De-senvolvimento & Inovação na EMBRAPA

Palestrante: Eng. Agrô-nomo Dr. Alexandre Alonso Alves

Horário: 19 horasPúblico: Acadêmicos do

curso de Agronomia

Local: Auditório da esco-la Estadual Antônio Carlos

Horário: 19 horasPalestra: Protocolos de

Comunicação de Subesta-ções

Palestrante: Edivan Si-queira

Público: Acadêmicos do curso de Engenharia Elétri-ca

Local: Igreja Presbite-riana - Vila Mariana

Palestra: Responsabili-dade Civil: Danos Morais e Materiais

Palestrante: Dr. Marcos Caldas Martins Chagas

Público: Acadêmicos do curso de Direito

Horário: 19 horas

Sexta-feira |17 de maio de 20138 | GERAL

Uma multidão em busca de conhecimentoTexto e Fotos: Tiago Manique/JD

Page 9: Edição 159

- Disponibi-lizados em formato digital os catálogos de artesanato e gas-tronomia e a revista, que são produtos concretos da diversi-dade cultural da cidade Paraca-tu (MG), desde 02 de maio de 2013. Com mais de 200 anos de história, a cidade mineira de Paracatu ainda preserva rique-zas únicas dos seus antepassa-dos, notados em seus casarios coloniais, em sua pungente gastronomia e no seu rico arte-sanato, que mesclam tradição com a modernidade que mar-ca o século XXI. No intuito de registrar e preservar toda essa diversidade cultural é que a Kinross Paracatu, por meio de parcerias com associações lo-cais, lança os catálogos de gas-tronomia e de artesanato como parte das ações desenvolvidas pelo Programa Integrar, no seu eixo de cultura. Outra ação concreta do programa é o lan-çamento de uma revista alusi-va aos 50 anos da Banda Lyra.

Os catálogos e a revista são

produtos concretos da diversi-dade cultural e gastronômica existentes no município e pos-suem o objetivo de valorizar em primeiro lugar as pessoas, responsáveis diretas por man-terem vivos os valores cultu-rais da cidade e suas expres-sões criativas.

“A Kinross Paracatu dese-ja, com o lançamento dos ca-tálogos e da revista da Banda Lyra, registrar a memória do município, criando, assim, um futuro mais promissor para grupos, entidades, atores e produtores locais por meio do aprimoramento, capacitação e gestão. A empresa fomenta o conhecimento e promoção da identidade cultural, sempre atuando junto com a comuni-dade”, afi rma Gilcélia Cosen-za, analista de Relacionamento com Comunidade da Kinross Paracatu.

50 anos da Banda Lyra

As fanfarras são impor-

tantes movimentos culturais que, além de contribuírem para a diversidade musical de uma determinada comunida-de, também servem como im-portantes instrumentos para o desenvolvimento individual. Promove também a integração da comunidade e traz na sua música, integrantes e vesti-mentas toda a história do seu local de origem. A revista em comemoração aos 50 anos da Banda Lyra é um importan-te e belíssimo resgate de uma história que faz parte do patri-mônio imaterial de Paracatu, contando por meio de textos, recontos e fotos a rica trajetó-ria de um dos grupos mais tra-dicionais do Brasil.

Os dois catálogos e a re-vista estão disponíveis no site www.kinross.com.br

Sobre o Programa Integrar

A Kinross Paracatu criou em 2011 o Programa Integrar, em um processo que vem con-

solidando a implementação de sua política e de seu investi-mento social privado, focado nas áreas de educação, cultura, meio ambiente e geração de trabalho e renda. O objetivo é desenvolver, por meio de parcerias, projetos que visam estimular resultados transfor-madores, gerar valor com-partilhado aos envolvidos e fortalecer políticas públicas já

existentes no município. Com essa proposta, a Kinross busca construir, junto com a socieda-de local, iniciativas que contri-buam para o desenvolvimento de Paracatu, reforçando seu compromisso com a cidadania corporativa exemplar e reafi r-mando a crença na união de esforços como meio efetivo de transformação social.

Sexta-feira |17 de maio de 2013 GERAL | 9

Kinross Paracatu lança catálogos culturais e revista sobre a Banda Lyra

Texto: Marcos Antônio/JD e Fotos: Assessoria de Comunicação Kinross

IntegrarÉ unir o talento à oportunidade.É acreditar em quem só precisa de uma chance para mostrar todo o seu valor.

O Seminário de Parcerias é uma experiência de sucesso do Programa Integrar, por meio do qual a Kinross apoia o desenvolvimento de projetos sociais que estimulem a inclusão produtiva, a capacitação, o empreendedorismo e a geração de trabalho e renda em nossa cidade.

Vem aí o Seminário de Parcerias 2013/2014.

Lançamento do Edital Dia 8 de maio www.kinross.com.br Evento de apresentação do Edital Dia 22 de maio - 19 horas Salão Social da ACE Rua Salgado Filho, 615 | Paracatu

jota

ca

mp

elo

QUITANDEIRA de Paracatu durante evento do lançamento dos catálogos e das revista que busca valorizar a cultura

dos paracatuenses

Page 10: Edição 159

Sexta-feira |17 de maio de 2013 PASSATEMPO | 10

O 17 de maio na história Sudoku

Rir é bão de mais uai!

Plano infalível

Datas comemora� vas

Datas comemora� vas

1842 - Começa em Sorocaba SP a revolução de 1842.

1955 - A Comissão de Energia Atômica e o Departamento de Defesa dos EUA anun-

ciam a explosão de um artefato nuclear submarino no Pacífi co.

1961 - Fidel Castro propõe a troca de 1.217 rebeldes, capturados por ocasião da

invasão de Cuba, por quinhentas máquinas americanas de terraplanagem.

1968 - Cerca de cem mil grevistas ocupam centenas de fábricas na França.

1974 - Os presidentes Geisel e Stroessner assinam em Foz do Iguaçu a ata de

constituição da Companhia Hidrelétrica de Itaipu.

1987 - Um Mirage F-1 iraquiano ataca a fragata Stark no golfo Pérsico, matando 37

tripulantes.

1988 - A Assembleia Constituinte aprova uma emenda que proíbe a comercializa-

ção de sangue e seus derivados.

1991 - Helen Sharman, química de 27 anos, torna-se a primeira pessoa de naciona-

lidade britânica a ir ao espaço.

1992 - O governador do Acre, Edmundo Pinto de Almeida Neto, é assassinado com

um tiro no hotel Della Volpe em São Paulo.

1996 - Paleontólogos americanos descobrem no Saara marroquino parte do crânio

do Carcarodontossaurus saharicus, possivelmente o maior carnívoro que já existiu.

2001 - O ministro dos Transportes do Irã, Rahman Dadman, e sete parlamentares

morrem num acidente de avião a 320km de Teerã.

2004 - Atentando mata líder do Conselho iraquiano, Izzedin Salim, em Bagdá.

2008 - Presidente Leonel Fernandes é reeleito na República Dominicana.

2009 - LITUÂNIA ELEGE DALIA GRYBAUSKAITE, A PRIMEIRA MULHER PRESI-

DENTE DE SUA HISTÓRIA.

Um louco pegou um barbante e amarrou numa caixa de sapato. Ele saiu arrastando

a caixa pelo hospício. Ao ver isso, o enfermeiro comentou: - Está passeando com

seu cãozinho? - Poxa enfermeiro, o senhor bebeu? Não vê que isso é uma caixa

de sapato?

- Oh! Está bem, me desculpe - disse o enfermeiro, desconcertado.

E o louco continuou andando. Depois de um tempo, encontrou o médico, que dis-

se: - Parabéns! Caminhando com seu cão numa manhã tão linda! - Estou admirado

com o senhor, doutor! Não vê que isso é uma caixa de sapato? - Claro... Me descul-

pe. Logo depois, o louco encontra o diretor do hospício, que diz:

- Minha nossa, que cachorrinho bonitinho! - Diretor, até você? Já é o terceiro que diz

isso! Não vê que isso é uma caixa de sapato?

- Tem razão. Inclusive, vou chamar o pessoal e te dar alta. Você não está mais lou-

co.

Depois de se despedir de todos e sair do hospício, o louco fala bem baixinho:

- Viu Totó? Enganamos todos direitinho!

17 · Dia Internacional da Comunicação e das Telecomu-nicações17 · Dia da Constituição17 . Dia Internacional contra a Homofobia18 · Dia dos Vidreiros18 · Dia Internacional dos Museus19 · Dia dos Acadêmicos do Direito20 . Ascensão do Senhor20 · Dia do Comissário de Menores21 · Dia da Língua Nacional22 · Dia do Apicultor23 · Dia da Juventude Constitucionalista24 · Dia da Infantaria24 · Dia do Datilógrafo24 · Dia do Detento24 · Dia do Telegrafi sta24 · Dia do Vestibulando

19 · Dia do Exército Brasileiro17 · SANTA BASÍLIA, SÃO PASCOAL BAILÃO18 . SÃO JOÃO I, SÃO FÉLIX DE CANTALÍCIO, SANTA CLÁUDIA19 · SÃO CRISPIM DE VITERBO, SANTA PRUDENCIA-NA, SANTO IVO, SÃO PASCOAL BAILÃO20 · SÃO BERNARDINO DE SENA, SANTO AUSTRE-GÉSIMO21 · SANTO ANDRÉ BOBOLA, SÃO SINÉSIO, SÃO BENVENUTO, SÃO VALENTE22 . SANTA RITA DE CÁSSIA23 . SÃO JULIANO24 · N. S. AUXILIADORA, SÃO VICENTE DE LERINS26 · Dia da 1ª Missa no Brasil

Page 11: Edição 159

Sexta-feira |17 de maio de 2013 GERAL | 11

Page 12: Edição 159

- Os escrito-res da Academia de Letras do Noroeste de Minas (ALNM), a partir de hoje, terão a opor-tunidade de mostrar seus tra-balhos e de também poder se aproximar do público leitor por meio do Papo Aberto: Literatura. O evento contará com a participação de quatro escritores regionais que, no sábado (18), palestrará sobre os mais diversos assuntos

que compõem o imaginário da literatura.

Hoje, o evento acontece-rá na nova sede da Secretaria Municipal de Cultura, loca-lizada na Rua Rio Grande do Sul, n° 562, região central de Paracatu; o horário de início das atividades está marcado para as 19h30. Amanhã, o bate papo com os escritores acontecerá na Casa de Cul-tura, às 14h30, localizada na

Rua do Ávila, região central.Papo Aberto: Literatura

faz parte das atividades que compõem o projeto Carava-na de Escritores, cujo obje-tivo é apoiar a programação cultural de feiras e eventos literários promovidos em todo o Brasil. O projeto tem como foco a divulgação de dois escritores que não seja da região e de um regional que tenha pelo menos dois

livros publicados. No caso de Paracatu, o escritor que representará o município será Tarzan Leão, que já pos-sui na bagagem vários livros publicados. (Ver Box).

Segundo informações da Prefeitura de Paraca-tu, o organizador do Papo Aberto: Literatura fi cou sob a responsabilidade de Igor Santos, juntamente com a parceria da Diretoria do Li-

vro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), da Fundação Biblioteca Nacio-nal (FBN), da Câmara Bra-sileira do Livro (CBL). Está sendo realizada com recur-sos do Ministério da Cultura (MinC), da Prefeitura Muni-cipal de Paracatu, da Secre-taria Municipal de Cultura e da Fundação Casa de Cultu-ra; também contribui com o evento a Editora Buriti.

Começa hoje o Papo Aberto: Literatura; evento contará com a participação de escritores da região do Noroeste de Minas e de São Paulo

Texto: Marco Antônio/JD e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paracatu

Sexta-feira |17 de maio de 201312 | GERAL

Perfi l dos escritores que irão se apresentar amanhã:

Georgette Silen

É natural de Caçapava – SP. Arte educadora e professora de teatro, diretora teatral e fi gurinista. Como escritora, iniciou profi ssionalmente em 2009 participando de coletâ-neas sempre no gênero que mais a inspira: a Literatura Fantástica. Flerta com o terror, com a FC e seus subgêneros. É autora da sé-rie Lázarus, uma saga sobrenatural com 4 volumes sobre vampiros, pu-blicada pela Giz Editorial. Também é autora dos livros As Crônicas de Kira e Fábulas ao Anoitecer (Giz Editorial, 2012), além de ter parti-cipado de mais de 30 coletâneas como coautora e organizadora.

Samuel Ferreira

Samuel Ferreira é educador, atuou como professor de Lín-gua Portuguesa da quinta série ao ensino superior, passando por cursinhos pré-vestibulares. Atuou como Consultor de Edu-cação Superior em dezenas de instituições de ensino no Brasil e nos Estados Unidos. Foi autor de vários projetos de credenciamento de faculdades e de autorização e reconheci-mento de cursos. Escreveu O Cristo na História, Amargas Lembranças, Português no Dia-a-Dia e Com a Palavra, o Português.

Tarzan Leão

Natural de Ipueira (RN), fi lho de Inácio Leão de Souza e Maria Barbosa de Oliveira, é autor de Pânico na rua da Bahia, Aboios, Proezas de Birózim, De volta à in-fância perdida, Nem todos serão felizes, Verás que um fi lho teu não foge à luta e A farmácia de René Girard. É membro da Academia de Letras do Noroeste de Minas.

Adriano Siqueira

Paulista, diagramador e design grá-fi co, em 44 anos de vida, Adriano Siqueira colecionou livros, HQs, Filmes, Cds e tudo mais que existe sobre vampiros. Foi autor convida-do nas antologias literárias Amor Vampiro - 2008, Draculea – o livro secreto dos vampiros - 2009 e Me-tamorfose – A fúria dos lobisomens - 2009. Hoje, além de escrever, Si-queira é consultor de novos sites sobre vampiros, ministra palestras sobre vampiros, participa de expo-sições, cede entrevistas para TV, Rádio e jornais e atualmente pro-duz curtas metragens, HQs e radio-novelas sobre vampiros.

Programação: 17/05 - 19:30h:

Bate-papo com autores da Caravana de Escritores e acadêmicos da ALNM18/05 - 14:30h:

Bate-papo com Georgette Silen, Adriano Siqueira, Tarzan Leão e Sa-muel Ferreira.

Page 13: Edição 159

Sexta-feira |17 de maio de 2013 GERAL | 13

- “Há 30 anos estamos aqui e vamos con-tinuar aqui, pois é o nosso lugar. Vamos continuar le-vando Unaí, não só para o Piauí, Curitiba, mas sim para o Brasil e o mundo”, afirmou Mário Martins, idealizador do projeto Na-tureza Limpa, em razão da visita, no último dia 23, ter-ça-feira, do deputado fede-ral Jesus Rodrigues (PT/PI); do secretário de Estado das Cidades de Piauí, Merlong Solano, além dos prefeitos das cidades de Agricolân-dia, Boqueirão, Campo Maior, Inhumas e Valença, todas piauienses.

A visita dos represen-tantes públicos serviu para que os mesmos pudessem conhecer o projeto Natureza Limpa e analisar a viabili-dade de sua implantação no Estado do Piauí.

De acordo com Mário, as negociações junto aos piauienses já estão bastante adiantadas e tudo indica que em breve o projeto poderá ser definitivamente implan-tado no Estado. “Existe todo um esforço nosso de levar o projeto adiante. Piauí é um estado que, hoje, tem um peso na balança comercial do Brasil e do Nordeste. Eu fico muito satisfeito e feliz

em ver o interesse dessas pessoas que percorreram mais de 2 mil km e vieram a Unaí para conhecer o Na-tureza Limpa”, observa o idealizador.

O projeto Natureza Lim-pa é uma alternativa inteli-gente, por estar baseada na ciência, e vem ganhando destaque dentro do contexto de como melhor cuidar dos resíduos sólidos.

Destinado a reverter o lixo orgânico em carvão, o projeto tem chamado a atenção até mesmo dos em-presários da Inglaterra que, segundo Mário, já estão em conversação, visando a ex-portação da ideia para o país europeu. “Estamos constan-temente em conversa com a Inglaterra. Vamos surpre-ender os ingleses com o tra-balho que estamos fazendo lá, através da universidade PUC”, garante. Mário acre-dita fielmente na sua ideia, não por ser um idealista apenas, mas sim, porque ele já constatou na prática que o projeto tem potencialidades específicas que faz dele um projeto universal e único.

Ampliando o sonho

E foi justamente atrás desse projeto que fizeram

com que os representantes piauienses viajassem mais de 2 mil km até Unaí para conhecer o que poderá sal-var o Estado da degradação ambiental causada pelos fins indevidos destinados ao lixo dos municípios. Como exemplo desses re-servatórios impróprios, es-tão os lixões a céu aberto e os aterros controlados, que, mesmo tendo uma função prática voltada à sustentabi-lidade ambiental, ainda são como o próprio prefeito de Agricolândia, Walter Ribei-ro, ressaltou, “paliativos”.

Segundo o prefeito, o governo federal determinou prazos para os municípios se adequarem com relação aos depósitos de lixos que ainda continuam contami-nando o meio ambiente.

De acordo com a infor-mação de Ribeiro, os muni-cípios que não se adaptarem às normas impostas pelo executivo federal, ficarão impedidos de receber recur-sos federais. “Percebemos

aqui que isso é real, vamos implementar uma usina na nossa região, que atende-rá todos os 18 municípios, para que a gente atenda tanto o governo federal quanto ao meio ambiente.

Optamos por esse proje-to porque sabemos que os aterros são paliativos, não vão resolver o problema, e nós não queremos mais ter

problemas, pois aqui temos um destino final para o lixo, que além de não agredir a natureza, transforma o lixo em combustível para aquecer grandes indústrias através do pó do carvão”, comentou o prefeito de Agricolândia, que também é presidente da Associação das Prefeitura do Médio do Parnaíba.

Texto e fotos: www.portalunai.com.br

REPRESENTANTES públicos do Estado do Piauí durante visita ao projeto Natureza Limpa

O IDEALIZADOR do projeto Mário Mar� ns durante explanação do que seria o projeto Natureza Limpa

Projeto Natureza Limpa impressiona grandes lideranças do Piauí

Page 14: Edição 159

– Ao todo, 20 equipes participam da 4ª edição da Copa Municipal de Futsal, que começou no último dia 6 e vai até o dia 14 de junho, quando deve-

rá acontecer a grande fi nal. Segundo um dos coordena-dores esportivos da Secre-taria Municipal de Esporte e Lazer, Gilmar Reis de Aze-vedo, integram as equipes jogadores com idades entre 16 e 40 anos e, ao todo, são 270 jogadores. “Nosso obje-tivo é fortalecer e incentivar o futebol de quadra entre os amadores do esporte”, destacou. Segundo Gilmar, outra meta buscada pelos or-ganizadores da Copa é a “in-tegração entre os bairros”. “Esses times já jogam entre si, agora com o campeonato, iremos ofi cializar essas dis-putas”, garante.

Para participar, cada equi-pe pagou R$ 100 para fazer sua inscrição e esse dinhei-ro, afi rma Gilmar, será retor-

nado aos times vencedores. “Pensamos que só troféus e medalhas seriam pouco. Por isso, pensamos também numa premiação, em dinhei-ro, para o time vencedor uti-

lizar o prêmio da forma que ele quiser”, detalha. Esse mesmo prêmio também será entregue ao artilheiro e ao goleiro menos vazado.

Os jogos estão aconte-

cendo na quadra do Jóquei Clube, às segundas, e no ginásio Nossa Senhora de Fátima, às terças, quintas e sextas-feiras, com horário inicial às 19h.

– A 2ª edi-ção da Copa Máster Regio-nal, que começou no dia 13 de abril, segue com “força total”, afirma o presiden-te da Liga Paracatuense de Esportes, Wendel Rocha Oliveira. Participam dessa edição 5 equipes, sendo que uma é da cidade de Unaí. Os jogos estão acontecendo tanto em Paracatu, quanto em Unaí, e segundo o presi-dente da Liga, compõem as equipes jogadores com ida-de superior a 38 anos.

Conforme explicou Wen-del, a Copa Máster busca

valorizar principalmente o futebol de campo. “Os times sentem falta dessas com-petições. O que queremos com isso é ir além do res-gate da tradição do futebol de campo, queremos contri-buir para que essa parcela da população (os jogadores veteranos), que já possui uma idade um pouco supe-rior, possa fazer exercícios para não se enquadrarem no perfil de sedentários”, disse.

Os jogos estão aconte-cendo em Paracatu no está-dio do D.E.R., no Frei Nor-

berto e no Paulo Brochado. Já em Unaí, os jogos acon-tecem no estádio Urbano Adjuto. As entradas para as-sistir às partidas são gratui-tas. Os times vencedores re-ceberão medalhas e troféus.

Confira os próximos jogos:

25/05 (sábado) – C.C.C Unaí x ADV. Santos às 15h30 (local a definir)

26/06 (domingo) – Real S.E.C. x Vila-Mariana às 8h (local a definir)

- O técnico Feli-pão surpreendeu ao não convocar o craque Ronal-dinho Gaúcho para a Copa das Confederações, mas o treinador da Seleção Bra-sileira não se esqueceu do Atlético-MG ao fazer a lista de atleta para a competição. O zagueiro Réver e o meia--atacante Bernard foram convocados e ganharam o apoio de R10.

Com apenas 20 anos, o nome de Bernard foi uma das surpresas da lista de Fe-lipão, o que deixou a joia do Galo feliz pela lembrança. Bernard afirmou que ainda não conversou com Ronal-dinho sobre a Seleção Bra-sileira, mas que o craque do Atlético-MG já deu os para-béns pela convocação.

“Não chegamos a con-versar. Ele somente me pa-rabenizou e disse que está feliz por mim e pelo Réver, que merecíamos estar na lista pelo que fizemos no clube. Fiquei feliz de rece-ber as palavras dele e tam-

bém de todo o grupo. Agora, espero poder vestir a cami-sa da Seleção e honrar da mesma maneira que honro a do Atlético-MG”, declarou.

Bernard já deu declara-ções afirmando que é um sonho atuar ao lado de Ro-naldinho, mas quando ques-tionado sobre a não ida de R10 para a Copa das Con-federações, Bernard optou pela discrição ao dizer que respeita a opinião de Feli-pão, e revelou que Ronal-dinho não ficou abatido por ficar fora da Seleção Brasi-leira.

“Posso dizer que sempre respeito a decisão do Feli-pão e também o Ronaldo. Ele chegou, me parabeni-zou, está feliz e não se dei-xou abater, justamente por tudo o que conquistou. Mas respeito o Felipão e os con-vocados. Ele buscou o me-lhor para o Brasil. Ele de-positou confiança em mim, e, caso seja solicitado, que-ro corresponder à altura”, disse.

20 EQUIPES par� cipam da 4° edição da Copa Municipal

GILMAR Reis Azevedo destaca a importância do futebol amador

para o esporte local

Sexta-feira |17 de maio de 201314 | ESPORTE

A 4ª edição da Copa Municipal de Futsal de Paracatu tem como objetivo fazer a integração entre os bairros

Texto e foto: Marcos Antonio/JD

Texto e foto: Marcos Antonio/JD

A 2ª Copa Máster Regional segue com for-ça total, afi rma presidente da Liga Paraca-tuense de Esportes

Fora da convocação, Ronaldinho não se abate e parabeniza Bernard e Réver

Page 15: Edição 159

- A Polícia Mili-tar de Minas Gerais publicou o edital para o cargo de assis-tente administrativo. De acor-do com o edital, publicado no site www.pmmg.mg.gov.br, os interessados ao cargo terão a função de realizar atividades de assessoria administrativa nas unidades da Polícia Mi-

litar do Estado de Minas Ge-rais.

Ao todo são 1.300 vagas, sendo que 10% delas estão destinadas aos candidatos portadores de defi ciência. “Em Unaí, foram disponibili-zadas 18 vagas e 02 para por-tadores de defi ciência.

Já na cidade de Paraca-

tu foram disponibilizadas 07 vagas e 01 para portadores de defi ciência”, informou a as-sessoria de comunicação do 45° BPM em release enviado à imprensa.

Remuneração

O salário inicial é de R$

1.123,56 para trabalhar 30 ho-ras semanais. Para concorrer às vagas, o candidato deverá ter o ensino médio ou curso técnico equivalente ao ensino médio como escolaridade mí-nima.

Inscrições

As inscrições estão aber-tas desde o dia 28 e vão até 28 deste mês. Elas podem ser feitas pelo site www.pmmg.mg.gov.br/crs ou nos bata-

lhões da Polícia Militar de qualquer cidade mineira. O valor da inscrição é de R$ 50.

Data da prova

Segundo a PM, a prova está marcada para acontecer no dia 30 de junho, mas a data ainda não foi confi rmada.

A prova será divida em duas etapas, sendo a primeira destinada à prova de conheci-mento e a segundo a prova de títulos.

– Durante busca pessoal em dois suspei-tos, L.C.A., de 19 anos e um menor de 14 anos, os polícias do 45° Batalhão da Polícia Militar (BPM) encontraram uma porção de cocaína, um tablete de maconha e mais a quantia de R$ 39 em dinhei-ro.

Também com os suspei-tos, os policiais acharam um telefone celular que conti-nha mensagens de pessoas perguntando sobre o “chá”, nome utilizado para se referir à maconha. As drogas foram encontradas no buraco de um muro, próximo de onde os suspeitos foram abordados.

Diante da situação, que ocorreu no último dia 10, no bairro Bela Vista, mais preci-samente na Rua Antônio Viei-ra Cordeiro, após uma denún-cia anônima que informava sobre a suspeita de tráfi co de drogas no local, os policiais conseguiram interceptar tam-bém um assalto, já que uma das mensagens encontradas no telefone dos suspeitos mencionava, segundo a as-sessoria de comunicação do 45° BPM, sobre como estava o “corre”.

O suspeito L.C.A. foi pre-so e encaminhado à Delega-cia de Polícia junto com o menor apreendido.

- Durante patrulhamento pela Travessa Wolney Meireles, no último

domingo (12), policiais do 45° BPM se depararam com um menor de 17 anos que, se-

gundo a assessoria de comu-nicação do batalhão, estava com um revólver na mão. De acordo com a PM, imediata-mente os policiais abordaram o menor e conseguiram apre-ender ele e arma, um revólver calibre 38, municiado com 6 balas. Segundo a assessoria, o menor informou aos policiais que iria usar a arma para ma-tar seu padastro, C.S.C., de 33 anos. A PM informou que o menor tomou a decisão de assassinar o padrasto, depois que ele “ameaçou” sua mãe.

O menor foi apreendido e junto com o revólver foi con-duzido à Delegacia de Polícia para maiores averiguações.

Estão abertas as inscrições para o concurso público para o cargo de assistente administrativo da PM

Sexta-feira |17 de maio de 2013 POLÍCIA | 15

Policiais prendem suspeitos de tráfi co de drogas

Menor é apreendido com um revólver 38; ele iria u� lizar a arma para matar o padrasto

FOTO: www.barradogarcasnews.com

Page 16: Edição 159

LISE MONTEIROIdade: 13 anosEstuda: Escola Estadual Antônio CarlosNatural: ParacatuFrase: “ Seja humilde , pois até o sol com toda sua grandeza se põe para deixar a lua brilhar”!

Sexta-feira |17 de maio de 2013Sexta-feira |17 de maio de 2013

CASAMENTO

FORMATURA

15 ANOS

BOOK