edição 139

8
[email protected] twitter/jornaltem orkut - jornaltem 16 a 22 de outubro de 2010 - Sábado - ANO 6 - nº 139 Distribuição Gratuita www.jornaltem.com.br pág/ 03 Ex-prefeito de Paraisópolis, Wagner Ribeiro de Barros, tem contas referentes ao exercício financeiro de 2008 aprovadas pelo TCU e pela Câmara pág/ 04 pág/ 05 Distrito dos Costas não escapa de poluição eleitoral Foto: Arquivo TEM Crianças carentes ganham presentes de Motociclistas pág/ 08 Novo livro do prof. Luiz Rosa é publicado Wagão tem contas aprovadas pela Câmara

Upload: jornal-tem

Post on 26-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição 139

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 139

[email protected] twitter/jornaltem orkut - jornaltem

16 a 22 de outubro de 2010 - Sábado - ANO 6 - nº 139

Distribuição

Gratuita

www.jornaltem.com.br

pág/ 03

Ex-prefeito de Paraisópolis, Wagner Ribeiro de Barros, tem contas referentes ao exercício financeiro de 2008 aprovadas pelo TCU e pela Câmara

pág/ 04

pág/ 05

Distrito dos Costasnão escapa depoluição eleitoral

Foto: Arquivo TEM

Crianças carentesganham presentesde Motociclistas

pág/ 08

Novo livro doprof. Luiz Rosa épublicado

Wagão tem contasaprovadas pela Câmara

Page 2: Edição 139

02

[email protected] a 22 de outubro de 2010 - sábado www.jornaltem.com.br

É preciso prestar atenção navoz das urnas. Atenção par-

tidos e lideranças políticas de Pa-raisópolis. Antes de comemora-rem as vitórias de seus candida-tos, observem e analisem o queo eleitor deixou bem claro nasurnas, vejam os resultados daseleições de 3 de outubro.

Vou dar apenas um exemploreal para destacar a opinião doseleitores. Na eleição para depu-tado estadual foram 11.409 vo-tos válidos; 884 votos em bran-co e 514 votos nulos. Somandobrancos e nulos foram 1.398 vo-tos de eleitores que não quise-ram saber de votar em ninguém.

O resultado das urnasJ. A. Braga BarrosOpinião

Nulos e brancos (1.398) foi qua-se a votação de Mosconi (1.466);mais que os votos de Dalmo(1.161), muito mais que os vo-tos de Perella (821) e seis vezesmais do que os votos de Ulysses(224). Isto significa que está fal-tando liderança, envolvimento,trabalho político – não pagamentopara miseráveis seguradores debandeiras – e esclarecimento dapopulação sobre a importânciado voto. Está faltando verdade,credibilidade, confiança e politi-zação do povo.

A surpresa foi o Pão Véiocom 2.104 votos. Nos próximosdois anos ele bem que poderia

fazer um exercício de verdade,de compromisso com o eleitor ejá ir exercitando na Câmara deVereador o que escreveu e pro-meteu em seu “santinho” de cam-panha. Os papéis de vereador edeputado são muito parecidos,muda apenas a amplitude de seucampo de ação. Um atua no mu-nicípio, outro no Estado.

Só mais uma questão: Seráque seus ofícios, encaminhamen-tos, projetos de leis são assina-dos como Pão Véio? É hora dospolíticos levarem a política maisa sério. Veja a resposta dos elei-tores nas urnas. Se for para brin-car, Tiririca para Presidente.

Desejo deixar por escrito àgeração futura a memória de

uma formação para a vida públicae as experiências vividas, antesque seja tarde. Penso publicá-lasno TEM, de antemão agradecen-do a generosidade e a sensibilida-de da redação.

Em 1950, aos sete anos, vivi aprimeira experiência que me desper-tou à consciência cívica. Paraisópo-lis era liderada pelo tio DeputadoAntônio Simões de Almeida, queassumira o compromisso de apoiarpara Prefeito o senhor Sebastião Joséde Barros, líder da família Noronha.

Na corrente dos “Almeidas” sur-gira a candidatura a Prefeito de Fran-cisco Augusto de Almeida. O Dr. Si-mões refletiu que se chegasse a Pa-raisópolis vindo de Belo Horizonte,

Memórias de um vereador

José Carlos Pedrosa de Almeida

sem prévia preparação, seria envol-vido com esta inesperada candida-tura, e teria que recusá-la pelo com-promisso com Sebastião. Precisavade uma justificação. Então, telegra-fou ao seu irmão e meu avô Wen-ceslau Simões de Almeida para quefosse encontrá-lo em Pindamonhan-gaba; pois ainda não existia a rodo-via Fernão Dias e a ferrovia BH-SPera a ligação BH-Paraisópolis.

Pediu a este irmão que se lan-çasse candidato a Prefeito também,gerando um impasse político dentroda própria família Almeida. Daí, asolução política seria um tércio queevitasse o confronto de primos. ODeputado Simões de Almeida veio eindicou Sebastião José de Barros,honrando a sua palavra anteriormen-te assumida com a família Noronha.

Fala Sério...Gostaria de sugerir aos dire-

tores desse jornal que procuremcolaboradores mais inteligentes eversáteis, pois esse Sr. José Ildeude Castro não sabe falar de outroassunto que não, falar mal do pre-feito. Acho que ele queria um car-go na Prefeitura e não conseguiu,por isso está tão revoltado.

Gostaria de dizer que inopor-tuna e mal elaborada, contradi-

tória e de má qualidade são asredações de sua coluna.

Se instrua e se informe me-lhor depois aprenda a escreverpara um jornal que é de primeiralinha e lido por pessoas inteligen-tes que não tem tempo para per-der com picuinhas.

(Crítica recebida por e-mail pelo leitor

José Ferreira de Souza Rezende, morador

da cidade de São José dos Campos - SP)

A questão é mais grave do queapenas digitar 13 ou 45. Em

dois segundos você eleitor iráapontar o caminho que o Brasildeverá seguir nos próximos oitoanos, com consequência paramuitas décadas. Na prática osmandatos dos presidentes estãodurando oito anos, com as ree-leições automáticas que estãoacontecendo depois da abertu-ra política.

Mesmo com o regime militar,ou o período da Revolução de 64,ou a ditadura já deixada para tráshá bastante tempo, ainda estamosvivendo as consequências do pe-ríodo de Castelo Branco, Costa eSilva, Garrastazu Médici, Ernes-

Dilma ou Serra?to Geisel, e João BOF.

Ainda somos consequênciado enfraquecimento e a desva-lorização das escolas, dos pro-fessores e, consequentemente,da Educação. Sentimos a falta delideranças em todas as áreas dasatividades humanas. O enfraque-cimento dos municípios e dosEstados. A implantação da cul-tura da insegurança e do medo.A destruição das atividades cul-turais (onde estão os cinemas,os clubes recreativos, os timesde futebol, os teatros, as livrari-as, as bandas de músicas), tãocomuns antes de 1964. Tudoisso foi propositalmente sufoca-do pela política dominante.

É mais fácil governar, man-dar, dominar, iludir, corrompera ignorância, do que debater eargumentar com pessoas escla-recidas e bem informadas. Éisso que está em jogo nas próxi-mas eleições. Veja em que situa-ção nasceu o PT e de onde veioo PSDB. Veja quem eles repre-sentam. Veja quem são os seusrepresentantes na eleição de 31de outubro. Faça a sua escolha.Agora sem Tiririca, nem MulherPera. Pense no passado, no pre-sente e, principalmente, no fu-turo. Vote pela sua cabeça, livre-mente, com seriedade e com res-ponsabilidade, mas antes faça aprova dos nove.

Tudo começou num belo diade sol, quando meus olhos avis-taram aqueles cabelos douradose ondulados que enfeitavam umrosto lindo de frágil aparência.

Sem palavras para falar fiqueisomente a escutar, aquele sommelodioso que em meus ouvidosestava a ecoar.

Passaram-se dias até criar cora-gem para o primeiro telefonema dar.

Quanta alegria, aquela voz ma-ravilhosa mais uma vez eu ouvia.

Mais um tempo passava, en-

Procura-se uma amadatão veio a tal coragem para abor-dar aquela que meus queria.

Finalmente. Encontro marca-do e o local determinado.

O dia estava ensolarado e o lo-cal até um conto de fadas parecia.No lugar uma árvore grande havia,cuja copa frondosa uma sombrasobre nós fazia. De frente um lindolago com pássaros tinha. O ventoera tão suave que o cantar dos pás-saros para longe transmitia.

A partir deste dia, cabelosdourados e eu começamos a nos

ver todos os dias.Quanta alegria, aquela que a

brilhar meus olhos fazia, final-mente eu tinha.

Mas como em todo conto,sempre uma história triste rondatrazendo desarmonia.

Hoje meus olhos já não bri-lha, cabelos dourados, partiu enão é mais minha.

Volta cabelos dourados e traza alegria.

James Bond

Expediente TEMCambraia e Pelosi Editora de Jornais Ltda - [CNPJ07492204/0001-36]/ Direção - Tatiane Cambraia eCláudio Marcelo Pelosi/ Jornalista responsável -Sérgio Cardoso [MTb 26.373-SP]/ Dep. Jurídico -Émerson Clayton R. Santos/OAB/ MG 114.933Vendas - 9198-0001 (Cláudio)E-mail - [email protected]ção - Rua Pampulha, 439 - Jd. Aeroporto - Paraisó-

polis - MG - CEP 37660-000

Tel.: (35) 9106-2672 / 9198-0001Copyright Jornal TEM 2005 - 2010. Todos os di-reitos reservados. É proibida a reprodução do con-teúdo desta publicação em qualquer meio de co-municação sem autorização escrita do jornal.

Page 3: Edição 139

[email protected]

03

16 a 22 de outubro de 2010 - sábadowww.jornaltem.com.br

Tatiane Cambraia

Após receber relatório do Tri-bunal de Contas do Estado deMinas Gerais (TCU) para apre-ciação, com parecer favorável aaprovação das contas do ex-pre-feito Wagner Ribeiro de Barros,referente ao exercício financei-ro de 2008, a Mesa Diretora daCâmara não conseguiu os votosnecessários para a aprovação doProjeto de Decreto Legislativo nº.02/2010, que aprovaria as con-tas do ex-prefeito com ressalvas.

O parecer do TCU aprovan-do as contas Município foi en-caminhado para as comissões deConstituição, Justiça e Redaçãoe de Orçamento; Finanças e Con-tabilidade, que após analisarem osprocessos de prestação de con-tas, emitiram parecer contrárioao do TCU.

Segundo o vereador e pre-sidente da comissão de Consti-tuição, Justiça e Redação, Lau-ro Maria Soares Justo, “o TCUapresentou laudo técnico e nãoobservou que o ex-prefeito,Wagner Ribeiro de Barros, dei-

Minoria vence e Câmara acata posição do TCU

Bel, Toninho Matias, Toninho Felix e José Carlos votam contra ao Projeto de Decreto Legislativo que aprovaria as contas com ressalvas

xou a Prefeitura sem dinheiroem banco e restos a pagar, fi-cando o Município com dívi-das, na data de 31 de dezem-bro de 2008, e sem os recur-sos necessários para sua liqui-dação no ano de 2009” .

Com base neste item e emdenúncias movidas pelo Minis-tério Público contra o ex-prefei-to, as comissões solicitaram aMesa Diretora que elaborasse a

confecção do Projeto de Decre-to Legislativo, com a ementa quedispunha sobre a aprovação dascontas da Prefeitura, relativo aoexercício financeiro de 2008.

Os vereadores Antônio Mil-ton Cardoso, Conceição Apare-cida Pereira, Lauro Maria Soa-res Justo, Sebastião Adriano deLima e Sílvia Renata TeixeiraRodrigues votaram favorável aoProjeto de Decreto Legislativo.

Já os vereadores Antônio FélixTeixeira Filho, Antônio GeraldoMatias, Isabel Cristina de Limae José Carlos Faria votaram afavor do parecer do Tribunal deContas enviado à Câmera. Fican-do um placar de 5 a 4.

Para que as contas fossemaprovadas com ressalvas, con-trariando o posicionamento doTribunal de Contas do Estado noProcesso nº 781.611, seriam ne-

cessários seis votos. Com isso oProjeto de Decreto Legislativo nº.02/2010 foi arquivado.

A Câmara irá encaminhar ospareceres gerados pelas comis-sões da Casa e as atas das reu-niões do Legislativo onde sediscutiu o referido assunto aoTribunal de Contas e ao Minis-tério Público para serem toma-das as providências jurídicascabíveis.

Page 4: Edição 139

04

Discípulos e missionários na pa-róquia é o nome do novo livro do pro-fessor Luiz Rosa, que a Paulus, umadas maiores editoras do país, está apre-sentando ao público. A obra discorresobre a atuação do cristão leigo emsua comunidade de fé e na sociedade.

A partir da explanação, no primei-ro capítulo, sobre as três dimensõesda vida e da ação do discípulo missio-nário de Jesus Cristo, o leitor é chama-do a refletir sobre Palavra e Eucaristia,Fé e Vida e os diferentes espaços deatuação do discípulo missionário deJesus Cristo: família, trabalho, escola,comunicação, política, pequenos gru-pos e paróquia. Reflete-se também so-bre o cristão como construtor da co-munhão e agente de transformação.Conversão pastoral e estado perma-nente de missão também são aborda-dos na obra. O último capítulo fala dorelacionamento entre sacerdotes e lei-gos na missão comum da vivência dafé e na transmissão da verdade doEvangelho nas comunidades que for-mam nossas paróquias.

A estrutura de Discípulos e missi-onários na paróquia favorece a refle-xão e a vivência de algumas verdadesda fé no que se refere à missão cristã.Todos os capítulos apresentam umtexto catequético, um fato da vida euma oração conclusiva. Dom JoséFrancisco Rezende Dias, Bispo deDuque de Caxias-RJ, na apresentaçãoda obra, afirma: “é um livro com estilosimples e claro, fundamentado na Pa-

lavra de Deus, nos documentos da Igre-ja e, sobretudo, inspirado no Documen-to de Aparecida. (...) Será muito provei-tosa a leitura de cada capítulo em pe-quenos grupos de pastorais ou de mo-vimentos. Será uma oportunidade deenriquecimento mútuo, esclarecimen-to e oração.”

Discípulos e missionários na pa-róquia faz parte da coleção Comuni-dade e Missão, que contém obrasde renomados escritores conhecidosinternacionalmente, entre eles teó-logos brasileiros e de outros países.A obra pode ser adquirida pelo siteda Paulus, www.paulus.com.br, nas29 lojas da editora, em todas as ca-pitais e nas livrarias das grandes,médias e pequenas cidades do Bra-sil ou com o próprio autor.

Editora Paulus publicalivro do prof. Luiz Rosa

Graças ao auxílio do supercomputador HECTOR cientistas an-

glo-escoceses anunciaram a soluçãopara um dos mais antigos e emblemá-ticos desafios propostos à humanidade.- Quem nasceu primeiro: o ovo oua galinha?

Segundo os doutos, venceu a ga-linha!

A comprovação deveu-se depoisde constatarem ser a proteína Ovo-cletina-17 a única responsável por ca-talisar todo processo formador da cas-ca do produto esculpido no ventredas dignas galináceas. A referida pro-teína somente foi encontrada, atéaqui, no interior das “penosas”. Logo...

Ao saber da descoberta, compa-dre Cunegundes achou perda detempo este tipo de pesquisa, quan-do as próprias interessadas apenas seimportam com o diâmetro ovular.Assim mesmo, na hora da saída.

Para a espécie é de pouca valia co-nhecer quem chegou antes ou a seguir.

Os ingleses respondem de manei-ra prática como a galinha apareceuno mundo – “evoluíram de algumgrupo animal, que provavelmentebotava ovos. Répteis, por exemplo.”Estudiosos em paleontologia salientamque os gigantescos répteis, ao abando-narem as águas em buscas de novo“habitat” em terra firme, não produ-ziam a tal ovocletina-17. Realmente,fazer ninho e chocar no fundo dosoceanos parece embaraçoso...

Considerando-se, pois, a evolu-ção das espécies resta à palavra deDarwin – eu não avisei?

Crível, a esta altura, ingênua pergun-ta - que vantagem se obteve em bisbi-lhotar o funcionamento das intimida-des orgânicas de uma ave doméstica dis-forme, desengonçada, asas despropor-cionais ao peso, a ponto de impedi-lasde voar? Melhor seria gastar dinheirocom assuntos de maior utilidade.

Na verdade fizeram justiça à raçahumana – os homens sempre prefe-riram a vitória das galinhas no terrí-vel combate contra o ovo.

Cuna, mais uma vez, demons-trou genialidade ao afirmar – “ovoé gostoso na refeição. Galinha nacama, sofá ou banho. Para mim, olocal é indiferente”. Pode estar co-zida, assada ou servida à cabidela!

Numa frase conquistou a platéiae a simpatia da coroa que beberica-va na mesa ao lado. Não demorouminuto engataram conversa sobrea necessidade de se resolver outroenigma – a quadratura do círculo.

A galinha ganhou do ovoJoão da Praia

Ato contínuo embalou discretoroçar de pernas na noite sem luar.

À falta doutra, vai tu mesma!As conclusões acerca do quanto

se passa na barriga de as “cacaricós”antes da délivrance ocuparam espa-ço em publicações de todos os mati-zes e tendências. A mídia atendeu àcuriosidade mundial. Somente incau-tos desconhecem a proeza científica.

O escriba se atreve a comparações.Que provocou maior alvoroço:

a presença de galinhas trazidas naFrota Cabrália ao litoral brasileiro oua façanha realizada em laboratóriospelos súditos de SM Elisabeth II ?

Com certeza, nas praias baianas.Enquanto os portugueses perceberamque tomar banho não provocava do-enças, os índios, ultrapassado o receiodiante do misterioso animal, se delici-avam brincando de pega-pega comas aves alienígenas que corriam em zi-guezague sem deixar o chão.

Também aprenderam num átimo– mais gostoso saborear a carne daquelesanimais estranhos, que devorar uma cos-tela humana deixada a assar no rolete.

Difícil foi assimilar a razão dedepenarem as “bichinhas.”

Comparadas aos penachos das Ca-catuas e as que enfeitam o corpo dasAraras, as penas daqueles pássaros de-sengonçados eram mesmo um cocô.

E os ovos nisso tudo? Muito en-tre nós - complicaram-se.

Determinado marujo ensinou acomê-los de um modo. Outro sugeriuchacoalhar claras e gemas misturandotudo com ervas, colhidas no matagal.O sacristão do padre rezador deu pal-pite culinário. Após recomendar cozê-los em panela de barro cheia de águado mar, demonstrou ser de bom ta-manho acrescentar folhas de bananei-ra, nacos de mandioca e pedaços defrango na fervura. Introduziu, assim,na tribo dos homens nus, a pré-receitada canja para enfermos.

Ao partirem, navegantes deixaramcomo recordação da visita um galo re-produtor, um garnisé enfezado, meiadúzia de poedeiras. Foi quanto bastoupara os índios organizarem a Primei-ra Cooperativa de Granjeiros Livres,onde intermediários não encontra-ram campo de atuação. Escambo di-reto entre criadores e freguesia.

Por igual, percebendo a valentiados machos, os nativos inventaram aRinha. O esporte se espalhou por todaa parte. Muitas batalhas se resolveramcom apostas realizadas nas arenasconstruídas para abrigar tais disputas.

Desta forma, antecedendo o inícioda colonização, galos de briga, galinhasbotadeiras e ovos para chocar assenta-ram moradia no território pátrio.

Não havia pecado do lado debaixo do Equador.

O pecado chegou à Terra dos Pa-pagaios por conta de prédicas amea-çadoras feitas pelos caras pálidas desotaina preta, sovaco fedorento.

Quanto à “galinhagem” em gerala história acalenta divergências. Háquem defenda ser tentação demonía-ca contrapondo-se às cínicas prega-ções jesuíticas. A minoria atribui o fatoà casualidade. Ambas as correntes ca-minham na paralela. A permuta pra-zer-dinheiro se desenvolveu de modonatural. Cresceu quando o litoral jáabriga pequenas povoações e o co-mércio da carne realizava transaçõesde conveniência dos enricados.

Cada caso é um caso.No caso, as pesquisas massagearam

o ego de parvos britânicos. Tivessemconsultado um babalorixá de alta espiri-tualidade não gastariam séculos paradecifrar o enigma. Pai de Santo que sepreze, sabe de antemão – na frente agalinha, ovo é conseqüência. Suficienteentender de despachos e encruzilhadas.

Novamente, do alto de sua in-telectualidade, nosso querido Cunainterrompeu os galanteios devidosà dama mariposa. Lascou:- Devagar com o andor. Na natu-reza nada se cria. Nada se perde.Tudo evolui. Aceitam o princípio?

Houve silêncio respeitoso Aprovei-tando o clima, completou o raciocínio.- Portanto, tudo se entrelaça. Al-guém pode informar: quem nasceuprimeiro? O ovo ou a tartaruga?

Elas vivem no mar, saem daságuas para desovar nas areias... Nostratados de Biologia são classifica-das como répteis. Não anfíbios. Vaidaí... God Save The Queen!

Voltamos à estaca Zero!

[email protected] a 22 de outubro de 2010 - sábado www.jornaltem.com.br

Divulgação

Page 5: Edição 139

[email protected] 16 a 22 de outubro de 2010 - sábadowww.jornaltem.com.br

05

Tatiane Cambraia

Motociclistas do Moto Clube,Filhos da Mantiqueira, realizaramdurante toda a manhã da últimaterça (12), a entrega de presen-tes para crianças carentes de Pa-raisópolis. A ação que já é de tra-dição por parte desses voluntári-os beneficiou muitas crianças,pelo fato de que nem todos ospais possuem condições financei-ras de presentear seus filhos nes-se dia tão especial.

Para o presidente e fundadordo Moto Clube, Antônio Carlos

Crianças carentes de Paraíso ganham presentesFortunato, “a melhor maneira detornar as crianças boas, é tor-ná-las felizes”.

Foi a primeira vez que osmotociclistas realizaram a doa-ção de presentes em Paraisópo-lis. Segundo Fortunato a pro-posta é “fazer a distribuição to-dos os anos”.

No bairro Bela Vista, primei-ro a ser visitado, oito crianças quemoram na Escola Municipal “Jo-aquim Ferreira Guimarães, ga-nharam brinquedos e balas. Nobairro da Bambuíra (foto),o sor-riso e os olhinhos brilhantes das

crianças contagiou toda equipe.Na volta para São José dos

Campos, cidade dos motociclis-tas, os voluntários param no bair-ro dos Coqueiros onde termina-ram a entrega dos presentes.

O Moto Clube “Filhos daMantiqueira”, foi criado e re-gistrado em Paraisópolis em2005. É Federado na Associa-ção Brasileira de Moto Clube ena Liga nacional de Motos Clu-bes. Atualmente o Moto Clube“Filhos da Mantiqueira”, possui53 integrantes entre homens,mulheres e crianças.

Foto: Tatiane Cambraia

Dia das Crianças no CampestreTatiane Cambraia

No Dia das Crianças, diver-são e brincadeiras atraíram mui-tas pessoas para a Praça Coro-nel José Vieira, no Centro de Pa-raisópolis, num evento realiza-do pela Prefeitura Municipal. Afesta começou às 12h e termi-nou às 18h.

O dia foi para curtir. Umagrande opção em brinquedos in-fláveis, touro mecânico e camaselásticas fizeram à alegria da cri-ançada, além da distribuição depipoca e algodão doce. Um dosbrinquedos mais disputados foio futebol de sabão.

Dia das Crianças na praçaFoto: Tatiane Cambraia

Um problema elétrico chegoua esvaziar alguns brinquedos e ascrianças precisaram ser retiradas

ás pressas (foto). O incidente foiresolvido minutos depois e a ga-rotada pode brincar novamente.

Foto: Tatiane Cambraia

Repetindo o sucesso dos últimosanos o Paraisópolis Campestre Clu-be realizou, no dia 12, a 4ª festa emcomemoração ao Dia das Crianças.

Balas, pirulitos, salgadinhos,cachorro quente, algodão doce erefrigerante foram distribuídosdurante a festa. Vários brinque-dos foram colocados no salão doClube para o delírio da criançada.

A diretoria informa que vári-

os eventos acontecerão no Pa-raisópolis Campestre Clube até otérmino de 2010.

Confira: Dia 06 de novembro,Baile do Hawai, a partir das 22:00horas. Noite Italiana, dia 27 de no-vembro a partir das 20:30 horas.E para fechar o ano de 2010 emgrande estilo no dia 04 de dezem-bro acontece a Festa do Chopp,a partir das 16:00 horas.

Reserve já sua mesa para o Baile do Hawai com a banda"O Mapa da Mina", na secretaria do clube, tel. 3651-2125

Page 6: Edição 139

HoróscopoÁries - 21/03 a 20/04 Touro - 21/04 a 20/05

Gêmeos - 21/05 a 20/06 Câncer - 21/06 a 21/07

Leão - 22/07 a 22/08 Virgem - 23/08 a 22/09

Libra - 23/09 a 22/10 Escorpião - 23/10 a 21/11

Sagitário - 22/11 a 21/12 Capricórnio - 22/12 a 20/01

Aquário - 21/01 a 19/02 Peixes - 20/02 a 20/03

www.joaobidu.com.br

* Vende-se: Lote com área de 896,33m²- Prolongamento da Trav. Sebastião deBarros - Tel: (35) 3651-1572 (J.L.P)

Veículos

* Vende-se: Honda Civic, Ano 2002, LX,Completo, Único Dono, 35.000 Km - Tel:(35) 3651-2222 Carlos Marques.

Utilidades

* Vende-se: T erreno no Condomí-nio Recanto das Palmeiras comaprox. 2.500m². Ótima localização.Tel.: (35) 3651-4531/ 9106-2672.

Imóveis

Terrenos Angela V asconcellos

Imóveis

CRECI18008

Rua Bueno de Paiva, 276 - centro - Paraisópolis - MG - Tel.: (35) 3651-4614 / 9993-7322 / 8403-3331

Vende-se 1 Lote de esquina com178,38 m² , localizado no JardimEldorado, na rua Terena, lote nº 15,quadra G, com escritura registrada– Valor a combinar – Tratar Tel: (35)8424-5751

Aluguel

* Alugo Ponto Comercial na Rua Bem-Te-Vi, R$ 300,00 – Tel: (35) 9912-1111

* Vende-se: Gol G3, VE – Ano 2000,4 portas – Tel: (35) 3651-2132

* Vende-se: Golf 96 GL – Completo –R$ 10 mil – Tel: (35) 9804-7211

* Vende-se: Siena HLX 2007, Flex –Completo – Tel: (35) 9929-9189

* Vende-se 1 Freezer V erticalBrastemp 280 L - R$ 500,00 – Tel: (35)3651-2195 / 9168-2922 (Celso)

6P- Casa Nova no Jd São José área: 150 m² construção: 70 m² R$ 75.000,0012- Casa no Res Paraíso c/ 2 dorm, sala, banh, lavabo, copa e coz, suíte nos fdsÁrea: 397 m² construção: 270 m² R$ 170.000,0016- Casa no centro c/ 4 dorm, banh, coz, lavand, garagem 4 carros c/ banh, edículanos fds Área: 351 m² construção: 298,56 m² R$ 160.000,0018- Terreno em condomínio fechado área: 2.500 m² R$ 85.000,0022- Sítio no Bela Vista c/ terreno formado em baqueara, curva de nível, água farta,plano Área: 4 alq e ¾ R$ 160.000,0023- Casa e ponto comercial no centro Casa c/ 2 dorm, banh, lavabo, sala deestar, copa, coz, lavand, garagem, quintal c/ piscina Comercial c/ salão de 42 m² 2banh, coz e dispensa Área: 310 m² construção: 190 m² R$ 230.000,0025- Terreno no centro área: 905,66 m² R$ 85.000,0029- Terreno nos Cost as área: 380 m² R$ 23.000,0033- Sitio no Pedra Branca c/ 3 dorm. Sala, coz, banh, lago, fornalha, poço artesianoÁrea: 1,5 alq construção: 100 m² R$ 170.000,0034- Apartamento no centro c/ 3 dorm, sendo 1 suite, sala, coz, banh, área deserviço, garagem 1 carro Área útil: 124 m² R$ 220.000,0036- Chácara nos Remédios c/ 3 dorm, 1 suite p/ acabar, sala, copa, coz e banhÁrea: 1,5 alq construção: 86 m² R$ 170.000,0039- Casa no centro c/ 4 dorm, sendo 1 suite, 2 banh, sala 2 ambientes, copa, coz,lavand, garagem p/ 2 carros Área: 275 m² construção: 243,24 m² R$ 185.000,0052- Terreno no Rec dos pássaros área: 250 m² R$ 20.000,0074- Terreno no Goiabal área: 450 m² R$ 10.000,00

* Vende-se 1 Rack p ara comput a-dor em madeira (usado) - R$ 100,00– Tel: (35) 9106-2672 / 3651-4531* Vende-se 1 casa , recém construída,

2 dorm, sl, coz, ban, gar, á. serv. RuaGuarani - Jd. Eldorado - Valor R$ 45Mil - Tel: (35) 8405-0502 (Reginaldo)

Vende-se 1 lote 90m² - Fechadocom base - Trav. Bueno Brandão nº252 - Contato: (35) 3651-1387

Una-se a pessoas com interesses em comum.Amor e trabalho vão disputar a sua dedicação.É um bom momento para lutar pelo que deseja,mas não deixe quem ama de lado: concilie! Se

deseja garantir seu sucesso, aposte em sua capacidadede adaptação, mas não descuide da saúde.

Terá que batalhar pelo seu progresso: jogue suaenergia no trabalho, mas aja com discrição.Aceite as mudanças com otimismo. O céu in-dica novas chances de paquera e conquista.

Arrase! Em uma quarta-feira do mês, acenda um incensode jasmim para conseguir ter proteção todos os dias.

Dedique-se ao trabalho e não tema disputas,aposte no bom humor e na criatividade. É umafase de renovação: livre-se do que não usamais. Há chances de uma grande realização

afetiva. Quanto mais você conhecer a si e as pessoas comquem se relaciona, mais sentirá segurança e satisfação.

Pode assumir novas responsabilidades. Dedi-que-se à família e à sua saúde. Trabalhar emequipe será uma boa opção. Siga sua intuiçãopara atingir suas metas. No amor, surpreenda o

par. Pare de assumir obrigações que não são suas e valo-rize-se mais. Saiba equilibrar limites e regras.

Nem tudo será como espera. Aja com determina-ção para cumprir o que planejou. Pode descobrirnovas formas de ganhar dinheiro. Um pouco deaconchego com quem ama vai adoçar o roman-

ce. Sempre que puder, estabeleça vínculos saudáveis eduradouros com as pessoas que trabalham com você.

Acordos serão vantajosos. Organize suas des-pesas. Trabalhe com seriedade e prazer. Suasrelações mais íntimas terão um toque de ami-zade e confiança. Na paixão, vai atrair como

ímã. Lembre-se de que a beleza interior é uma qualidademuito importante, tanto em você como nos outros.

Convém se isolar e avaliar sua vida. Não pro-meta mais do que pode fazer. O céu estimulaa reunião com amigos e parentes. Seu desejode agradar a quem ama fará a diferença na

paixão! Tenha bons pensamentos, pois o astral interferenos resultados da nossa vida. Tudo pode melhorar.

Aja com discrição no trabalho: boa fase paralucrar. Atitudes gentis trarão benefícios e tudoque envolva lazer e diversão conta com boasenergias. Na paixão, evite segredos e traições.

Pessoas especiais estarão ao seu lado quando precisardelas, mas é importante que abra mais seu coração.

Evite promessas que não poderá cumprir. Bus-que mais diálogo com as pessoas e ouça oconselho dos mais velhos. Insegurança, ciúmee problemas financeiros podem abalar o roman-

ce. Aprenda a dosar as coisas! Existe o risco de você sedesgastar muito, tentando viver tudo a mil por hora.

Sinal de instabilidade emocional: fuja de dis-cussões e não se renda ao pessimismo. O de-sejo de mudar de vida falará alto. Nos assuntosdo coração, evite se envolver apenas por carên-

cia. Iniciar algum curso que envolva artes e passe maistempo na natureza pode fazer milagres por você.

Confie no seu taco e arrase no emprego. Que talinvestir na espiritualidade e numa boa leitura?Só não vale fugir dos problemas. Agite sua vidasocial e levante sua autoestima já! Viva inten-samente essa fase de realizações e tire o maior

proveito possível. Aproxime-se de quem gosta.

Defina prioridades e invista no emprego. Defen-da suas idéias, mas leia bem o que for assinar.Boa fase para mudar o visual e a imagem quepassa aos outros. Na paixão, vença a timidez.Procure ter mais contato com a sua espirituali-

dade, medite e tenha contato maior com a natureza.

[email protected] a 22 de outubro de 2010 - sábado www.jornaltem.com.br

Page 7: Edição 139

[email protected] 16 a 22 de outubro de 2010 - sábadowww.jornaltem.com.br

07

A catapora, que para mui-tos pode parecer apenas umadoença da infância e, como tal,sem muitas preocupações, temmostrado suas garras em Mi-nas Gerais. Sete crianças con-taminadas pelo vírus da vari-cela estão em estado gravíssi-mo no CTI do Hospital Infan-til João Paulo II, da FundaçãoHospitalar do Estado de MinasGerais (Fhemig). O quadro,que tem assustado até mesmoos médicos, pode piorar, já queo pico da proliferação do ví-rus é em outubro. A situaçãofez com que a Fhemig pedissea atenção dos pais para estaépoca do ano: “Quando os pe-quenos apresentarem qualquersintoma da enfermidade, é pre-ciso levá-los ao posto de saú-de mais próximo imediatamen-te”, alerta a diretora do JoãoPaulo II, Helena Maciel.

Com idade entre seis mesese 5 anos, as sete crianças emestado grave correm risco demorrer. Segundo Helena, porcausa da catapora, os pequenosestão com infecção na pele eperda de tecido. “Por isso, apopulação tem que estar emalerta máximo. As feridas cau-sadas pela varicela expõem apele do infectado, que pode sercontaminada por bactérias, cau-

Catapora preocupa Minas Geraissando infecções graves. Há ca-sos em que o paciente precisaaté mesmo fazer um enxerto detecido na área afetada”, diz.

Em setembro e outubro, háum pico da enfermidade da ca-tapora, devido ao tempo secoque facilita a transmissão dovírus, o varicela-zoster, pelo are pelo contato. Mas para o pre-sidente da Sociedade Mineirade Pediatria, Paulo Poggiali, afalta da vacina na rede públicaé o principal motivo para oscasos graves da catapora. Narede privada, o custo da doseé de cerca de R$ 100. Somen-te este mês, 59 pacientes fo-ram hospitalizados por causada catapora no hospital infan-til. Em atendimento ambulato-rial, foram 252. Em todo o ano,661 casos foram notificadosno João Paulo II. Em MinasGerais, até o mês de agosto fo-ram 7.732 notificações e duasmortes. No ano passado,19.407 notificações e oito óbi-tos foram computados. EmBH, são 829 casos confirma-dos até agosto, contra 1.716registrados em 2009.

Preocupada com a situação,Helena Maciel lembra que há cin-co anos Minas sofreu seu mai-or surto da doença, com umagrande quantidade de registros.

“Desta vez, estamos com qua-dros mais graves da catapora.Nunca tivemos internadas emCTI sete crianças em situaçãotão grave”, diz. A primeira coisaque os pais devem observar,segundo Helena, são bolinhas deágua na cabeça, na boca e notronco. “Quando perceberemisso, eles têm que dar banho nascrianças diariamente, com águae sabão. O enfermo tem que fi-car em repouso e não ir à esco-la para não infectar os outros”,orienta. “Não se pode bobear. Épreciso muita higiene com apele, evitar as brincadeiras emágua e terrenos sujos, pois asferidas podem ser contaminadaspor bactérias.”

Sintomas

Eles surgem de duas a trêssemanas depois do contatocom o vírus

Paciente pode ter febre, co-riza, tosse e erupções de pele.

Depois de três dias, as man-chas vermelhas se enchem delíquido transparente, formandopequenas bolhas. Se o doentenão coçar, elas murcham e vi-ram crostas.

Renato Goulart ProvenzanoCirurgião-dentista - Especial ista em

Periodontia e PróteseDúvidas e sugestões:

(35) [email protected]

A té parece piada, mas não é.Cientistas garantem: Garga-

lhar todos os dias emagrece eevita até resfriados.

Dar boas risadas de 10 a15 minutos por dia faz comque o gasto energético de umapessoa aumente entre 10 a 40calorias diárias. Resultado: ocorpo fica até 2 kg mais ma-gro em um ano! Quem afirmaisso é o pesquisador Dr. Ma-ciej Buchowski, professor demedicina da Universidade Van-derbilt (EUA).

Além disso, uma pesquisafeita pela Universidade Carne-gie Mellon (EUA) concluiu quepessoas felizes, que dão maisrisadas, têm menos chance decontrair resfriados! E, mesmoque fiquem doentes, apresen-

Quer perder peso de um jeitosaudável? Dê uma risada

tam sintomas mais amenos doque os que não riem muito!

Caso tenha dúvida sobreisso sugiro que experimente,pois mal não faz e pelo con-trario o sorriso é contagiantee melhora qualquer situação,e não se esqueça pense sem-pre positivo.

Um sorriso fica ainda me-lhor com dentes saudáveis.Para conseguir isso, você jásabe: basta escová-los após asrefeições, usar o fio dental eir ao dentista com regularida-de. Estou te aguardando.

Fonte: Estado de Minas

Page 8: Edição 139

Por João Batista Machado

No dia 03 de outubro as ruasdo Distrito dos Costas, Municí-pio de Paraisópolis, foram man-chadas com os famosos “santi-nhos” que poluíram visualmentee contribuíram com a degrada-ção do meio ambiente despejan-do papeis dos candidatos na Ave-nida principal do Distrito. Com aação do vento e da chuva os pa-peis foram engolidos por um pe-queno riacho que corta o bairroe outros levantaram voo paraoutros locais apagando o verdeque rodeia as margens da rua.Sabendo da importância do meioambiente e da necessidade dele

Santinho destruindo o Meio Ambientepara a qualidade de vida da po-pulação local e do planeta não épossível compreender e aceitareste tipo de ação, já que a reno-mada instituição de ensino doDistrito dos Costas trabalha comseus alunos durante todo o anoletivo o meio ambiente. Professo-res e alunos executam projetos desucesso em defesa da mãe natu-reza. Os habitantes do Distrito dosCostas ficaram revoltados com atamanha sujeira e espera que o se-gundo turno seja mais ecológicoe monitorado por órgãos respon-sáveis pela fiscalização eleitoral.Além da ficha limpa o “Costen-se” também quer que a naturezacontinue limpa e preservada.

Foto: João Batista Machado

[email protected] a 22 de outubro de 2010 - sábado www.jornaltem.com.br

08