edicao 06-02-15

12
www.tribunafeirense.com.br R$ 1 ANO XV - Nº 2.519 FEIRA DE SANTANA, SEXTA-FEIRA 6 DE FEVEREIRO DE 2015 [email protected] ATENDIMENTO (75)3225-7500 5 O governo municipal está comemorando decisão dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, que decidiram arquivar o inquérito sobre a implantação do BRT. Em 2014, promotores e procuradores fizeram sérias restrições, especialmente à forma de condução do processo e pressionaram por audiências públicas, que afinal ocorreram em dezembro. Agora a avaliação deles é que as providências do Executivo foram satisfatórias. Ministério Público desiste de questionar BRT Bebê em UTI espera desde janeiro pela Sesab Feira - Campinas em duas horas Em pouco mais de duas horas, já é possível se deslocar entre os aeroportos de Feira de Santana e Viracopos, em Campinas. A depender do engarrafamento na BR 324, pode ser menos tempo do que uma viagem até a capital baiana. 8 8

Upload: tribuna-feirense

Post on 07-Apr-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

jornal Tribuna Feirense, Feira de Santana, Bahia

TRANSCRIPT

Page 1: Edicao 06-02-15

www.tribunafeirense.com.br R$ 1ANO XV - Nº 2.519FEIRA DE SANTANA, SEXTA-FEIRA 6 DE FEVEREIRO DE 2015

[email protected] (75)3225-7500

5

O governo municipal está comemorando decisão dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, que decidiram arquivar o inquérito sobre a implantação do BRT.

Em 2014, promotores e procuradores fizeram sérias restrições, especialmente à forma de condução do processo e pressionaram por audiências públicas, que afinal ocorreram em dezembro. Agora a avaliação deles é que as providências do Executivo foram satisfatórias.

Ministério Público desiste de questionar BRT

Bebê em UTI espera desde janeiro pela Sesab

Feira - Campinas em duas horasEm pouco mais de duas horas, já é possível se deslocar

entre os aeroportos de Feira de Santana e Viracopos, em Campinas. A depender do engarrafamento na BR 324, pode ser menos tempo do que uma viagem até a capital baiana.

8

8

Page 2: Edicao 06-02-15

2 Feira de Santana, sexta-feira 6 de fevereiro de 2015

@cesaroliveira10

É apenas uma amostra de nossa miséria moral e política a recondução de Marcelo Nilo pela quinta vez à presidência da casa. Nilo, o pequeno, que o grande fica no Egito, já começou ameaçando o governo, com ares pouco republicanos. Triste Bahia.

@Fiquem calmos. Dilma está no comando e os músicos continuam tocando

@Governo estuda melhorar vida do brasileiro retirando imposto da vaselina para facilitar a penetração das medidas econômicas

@Para receber financiamento a Itaipava dava uma cervejinha por fora ao PT

@E nas melhores baladas da elite paulista estão servindo carreirinhas de água pros convidados cheirarem

@Falta de papel higiênico deixa o bolivarismo e Venezuela na merda!

@Xuxa deixa Globo e assina com Record. Já nem sei se ela está cuspindo no prato em que comeu ou foi comida

@Parece que a coisa na Petrobras começa a ficar menos feia!

@Governo estuda abrir linha de crédito no BNDES para financiar a compra de litro de gasolina

@A verdade é que depois de esticar o processo até perto do fim do mandato, o impeachment era a melhor coisa que poderia acontecer ao PT

@Onde viceja a tolerância prolifera a bandidagem

@Terrorismo, narcotráfico, fanatismo, libertinagem, Justin Bieber! O mundo à beira do abismo!

@Indústria farmacêutica colhe amostras da bunda da Paolla Oliveira para estudar estimulante da ereção nacional

@Paulista é tão esnobe que deixou faltar água só pra ficar parecido com francês!

@Os dois lugares onde mais se mente é na cama e no balanço da Petrobras!

100 mil partos do Hospital da Mulher, de 2002 a 2014, sendo 65% de Feira

Início do vôo da Azul para Campinas, no aeroporto sem ar

Operação Asfixia da Polícia Militar, que precisa ser permanente

As ações do Feira quer silêncio, do secretário Tourinho

Iluminação noturna do AeroportoA persistência de Nilton Belas Vieira e equipe em

manter a publicação regular da revista do Instituto Histórico e Geográfico de Feira

Antonio do Lajedinho, ex-combatente, escritor e figura de rara afetividade

Argentina

ImpasseÉ dramática a situação dos pacientes que esperam por

uma cirurgia ortopédica, pública, em Feira. É preciso uma solução.

Vereadores promissores

Olhando-se superficialmente, as redes sociais parecem um aglomerado de exibicionismo e informação inútil que sobrecarrega e cansa; olhando-se com um pouco mais de cuidado encontra-se um espaço de encontros, reverberação de conteúdos, utilidade pública, democratização e ampliação da informação; olhando-se com um pouco mais de atenção é possível observar uma exposição muito real dos sentimentos e opiniões que perpassam a sociedade. Não é a toa que o próprio Facebook tem feito experiências secretas com os usuários, assim como o Google, empresas comerciais e agências de espionagem.

As redes sociais nos revelam de uma forma como nunca antes na história do mundo e esta exposição tem vários modos de ser observada. Um dos que mais me assustam é a percepção do ressentimento, às vezes subliminar, noutras de forma explícita. Alguns motivados por grupos de cor, credo, profissão, opções políticas, sexuais, ou classe econômica, mas muitas vezes apenas um ressentimento amplo, geral, irrestrito contra tudo e todos.

Mais assustador ainda é ver, mesmo nos menores debates, os argumentos rasos, a virulência e agressividade. Que em várias ocasiões partem de pessoas que venceram na vida, mas não conseguem superar a própria trajetória

O Ressentimento, o afeto e as redes sociais

e mantêm-se apegadas às dificuldades vividas. É o não incluído. Aquele que mesmo “chegando lá” nunca se sente como um pertencente ao meio.

Alguns dizem que há uma “malaise”, uma espécie de “mal-estar”, do século. O que podemos dizer é que o mundo mais exposto, escancarado, mais visível e múltiplo, que nos cobra muito mais definições, ações, realizações, do que no século passado, está impondo e provocando uma excessiva sobrecarga, uma tensão permanente que nos coloca à beira de um ataque de nervos universal que desagrega e descamba frequentemente para violência ou vícios - seja droga, álcool, pedofilia, tarja preta - ou pancadaria virtual.

Navego na rede e enxergo com temor a exacerbação quase passional das pessoas. A rede põe à prova os instintos humanos - nossa miséria e glória - de forma contundente e quanto mais observo mais vejo o esforço imensurável que precisamos fazer para preservarmos as relações, o afeto - e o mundo vive um surto carencial coletivo - e fazê-lo vencer o ressentimento.

A imprensa é cada vez mais fundamental. Na Argentina, o jornal El Clarin descobriu e publicou um relatório do procurador federal Nisman, supostamente assassinado, no qual ele ia pedir a prisão de Cristina Kirchner. Ao que parece o

submundo da Agência de Inteligência do governo está envolvida. Quanto mais um governante torna-se cúmplice e perde os referenciais éticos e morais e valida para a Sociedade todo e qualquer tipo de comportamento, mais precisamos da imprensa livre.

Vem ver o HGCA, secretárioAdmitindo que

o governo vai fazer o novo hospital em Feira, vai levar 2 a 3 anos para funcionar. Nem o povo nem o HGCA têm condições de esperar. Secretário Fábio, venha nos visitar. Libere uma verba emergencial, faça uma intervenção paliativa na Emergência, amplie os leitos, recupere as instalações, faça uma meia sola nos demais

espaços, prolongue o tempo de vida útil do HGCA até a chegada da nova unidade. Não é uma reforma faraônica, mas também não é possível o abandono e o esquecimento de que o hospital tem sido vítima. O diretor tem feito muito, mas não faz milagres. Feira vai reconhecer seu esforço, governador, se o fizer.

QuadrilhaSai, de forma improvisada, como é este governo,

o restante da quadrilha que levou a Petrobras à quase insolvência no maior escândalo de roubo já existente. A empresa foi saqueada e nós vamos pagar.

Não estão confirmados, mas há especulações que Getúlio Barbosa, ex-vereador e Secretário de Saúde; Roberto Tourinho, ex-vereador e secretário; Rafael

Cordeiro, atual Secretário de Cultura, e Jonhatas Monteiro, do PSOL, podem sair candidatos a vereador. Sem dúvida que, se eleitos, vão qualificar de forma significativa o legislativo feirense.

Assembleia

Pra não dizer que não falei das flores

Page 3: Edicao 06-02-15

Feira de Santana, sexta-feira 6 de fevereiro de 2015 3

ACM NETO, prefeito de Salvador

“A minha realização como prefeito será mudar a cara da educação no nosso município”

Glauco Wanderley [email protected]

Geilson diz que plano de ser prefeito norteia sua decisãoO deputado Carlos

Geilson ocupou por 15 minutos os microfones da Rádio Sociedade na terça-feira (03), em entrevista no Acorda Cidade, para dizer que não pode externar ainda uma posição sobre de que lado ficará, na disputa entre José Ronaldo e Rui Costa/Zé Neto.

Prometeu uma resposta ainda em fevereiro. Entretanto deu algumas pistas importantes. Disse que sua decisão será norteada pelo projeto de

um dia vir a governar a cidade. “Onde é mais perto para mim, para ser prefeito?”, perguntou sem responder.

Ao mesmo tempo alegou que seu posicionamento não poderia ser individual, pois tem que ouvir as pessoas que trabalham ao seu lado na política, “que estão comigo na chuva, nas agruras”, citando como exemplo os vereadores Marcos Lima, Roque Pereira, Wellington Andrade e o suplente Tom,

que agora vai assumir no retorno do Legislativo, já que Wellington virou secretário de Agricultura. Lembrou que como aliados do prefeito, eles possuem cargos na prefeitura e perderiam se tivessem que aderir ao projeto do governo do estado.

Geilson fez questão de dizer que está sendo assediado pelo governador Rui Costa em pessoa, agradeceu sua gentileza, mas

destacou que os colegas de oposição também insistem para que ele permaneça.

O deputado admitiu ainda que não quis encerrar a questão antes da definição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, para a qual foi eleito terceiro vice-presidente.

Ao longo da semana, Geilson manteve o tom crítico ao governo do estado, em mais uma indicação de que optou por permanecer com José Ronaldo. Este, por sua vez, deu entrevista mostrando-se tranquilo em relação à permanência do aliado.

Geilson acena ao votar para Mesa da Assembleia

Otto Alencar cobra cuidado com o São Francisco

Em seu primeiro pronunciamento como senador, Otto Alencar criticou indiretamente o governo ao qual pertence, ao estranhar que só se fale em transposição do São Francisco, sem que sejam adotadas providências para socorrer o rio. Na visão de Otto, o imenso manancial pode estar seco dentro de 20 anos, tornando inútil a tão propalada transposição. “O Rio São Francisco está morrendo.

O rio está desidratado. O rio está maltratado”. Acrescentou que é preciso investimento do governo federal para evitar que o rio vire um “caminho de areia”, o que já ocorre em afluentes do Velho Chico.

O senador disse que pretende priorizar ações para mobilizar parlamentares, a Codevasf e o governo federal.

Eliana, diretora de órgão de PlanejamentoO Diário Oficial

da Bahia publicou na edição de terça-feira decreto do governador Rui Costa, que nomeia Eliana Boaventura para o cargo de diretora geral da Superintendência de Assuntos Econômicos (SEI), ligada à secretaria de Planejamento. É um órgão de estudos e pesquisa, normalmente dirigido por gente da academia, com sólida

formação. Entre seus dirigentes no passado, ainda que sob outra denominação, ninguém menos que Rômulo Almeida, figura de projeção nacional e rica presença na vida pública da Bahia e do Brasil.

De acordo com breve currículo divulgado pela SEI, Eliana Boaventura é formada em Letras e

Economia pela UEFS, com especialização em Administração Hospitalar pela Universidade de São Camilo, em São Paulo. Além das funções políticas como vereadora e deputada, em Feira de Santana foi professora, vice-diretora do Gastão Guimarães e coordenadora do Hospital da Mulher.

Em 2012, foi chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional.

Em dezembro, Rui garantiu que não deixaria desamparados Eliana Boaventura e Jairo Carneiro, ex-integrantes do grupo de José Ronaldo, que ainda no governo Wagner, mudaram de lado. A nomeação de Jairo ainda não saiu.

Esta semana Rui Costa abriu os trabalhos na Assembleia Legislativa. A Saúde foi bastante enfatizada na fala do governador. A reportagem do governo do estado listou as promessas renovadas, seja de construção do zero ou conclusão de obras de hospitais em Ilhéus, Salvador, Camaçari, Salvador e Seabra. Em Feira apenas a UPA (aquela do Clériston) foi citada. O hospital ficou de fora.

Achando se tratar

Em matéria oficial em seu site, a prefeitura saúda a nova linha entre Feira de Santana e Campinas, inaugurada segunda-feira. Mas no final, não deixou de arremeter contra o desempenho do aeroporto, realização explorada politicamente pelo grupo que comanda o governo estadual, ao comentar que “a conquista com a ativação da nova linha para São Paulo foi amenizada com a desativação de outras que já estavam em operação e de procura intensa, com destino a Belo Horizonte (MG), Vitória da Conquista (BA) e Salvador”.

O Psol está propondo unir “partidos, sindicatos, movimentos, associações, coletivos ou mesmo indivíduos”, no tratamento da questão da mobilidade urbana e plano diretor de desenvolvimento. Para isso, fará reunião sábado 14 horas na Casa

O novo hospital e o discurso de Ruide um equívoco, buscamos a íntegra do discurso, postado pela Secretaria de Comunicação. Nada. Divulgamos a informação de que Rui esquecera o hospital de Feira. O governador rebateu pelo Twitter, sugerindo a consulta da íntegra, coisa que já tínhamos feito. A assessoria do governador depois disse que ele falou sim, mas o texto publicado não era a versão final do discurso.

Seja como for, não

queremos duvidar da decisão política de fazer o hospital, que Rui Costa tem reafirmado inúmeras vezes. O sumiço da promessa em momento tão estratégico, entretanto, não poderia deixar de ser registrado.

Na fala aos deputados, além da UPA, o governador citou Feira de Santana em outra ocasião, quando disse que fará o que está faltando da duplicação do Contorno.

Um parâmetro para o shopping popularNo dia do lançamento, a

loja de 4 metros quadrados do Feira Portal Center, que será erguido em moldes semelhantes ao shopping popular da prefeitura, estava sendo vendida a R$ 63 mil. Certamente é um preço proibitivo para

a maioria dos que estão com sua banquinha na rua.

No shopping municipal, a ser erguido com a participação de um sócio particular, o preço será muito menor, garante o secretário

de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges. Primeiro que não haverá compra do espaço, mas pagamento de aluguel e condomínio.Sindicame, que se opõe ao projeto, sonha em barrá-lo na justiça.

Elogios contidos

Assim fica fácilA secretaria da Fazenda da Bahia informou terça-feira que o governo do estado

fechou o ano com superávit de R$ 1,13 bilhão (receita de R$ 35,9 bilhões e despesa de R$ 34,7).

Mas na semana passada a secretaria de Saúde da Bahia reconheceu que a dívida com serviços contratados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) em 2014 soma cerca de R$ 480 milhões. Só aí vai a metade do superávit.

Psol tenta mobilizaçãoSão Paulo Apóstolo (Rua Castro Alves, 1270, Centro - próximo a Habbib’s). O partido insiste na tese de que o BRT está sendo imposto pelo governo municipal, “descumprindo o Estatuto da Cidade e Lei de Mobilidade Urbana”.

A propósito, o governo municipal instituiu na

sexta passada (30/01) uma comissão de licitação com 11 membros, específica para o BRT, a escolha das concessionárias de ônibus e o Shopping Popular. São 11 membros, sob a presidência de Adriana Estela Assis.

ASSIM FALOU

Page 4: Edicao 06-02-15

4 Feira de Santana, sexta-feira 6 de fevereiro de 2015

“Precisamos formar médicos maximamente eficientes e minimamente invasivos à integridade física, econômica e afetiva do paciente”

Professor César Oliveira

Hospital Universitário da UEFS

JULIANA VITAL

Mesmo para os que viveram em uma época sem a internet, é impossível hoje pensar em viver sem ela. De acordo com dados mais recentes do IBOPE Media, o número de pessoas com acesso à internet no Brasil chegou a 105,1 milhões no segundo trimestre de 2013, o que representa um crescimento de 3% na comparação com os 102,3 milhões, registrados no trimestre anterior.

Tanta facilidade de acesso traz também muita dor de cabeça com a qualidade do serviço. O Ministério Público Estadual de Feira de Santana abriu dois inquéritos civis para apurar a má prestação de serviço de internet banda larga fixa na cidade, fornecido pelas prestadoras GVT e OI, quanto à continuidade do Serviço e Agendamento para visita de técnicos nos

Ministério Público investiga operadoras de internet

O jornalista Edson Borges é usuário da internet banda larga da OI há muitos anos. No ano passado, teve problemas graves com a operadora. Uma pessoa usou o nome da esposa dele e comprou uma linha telefônica no conjunto Feira X (o casal mora no bairro Conceição II). Denunciaram o caso à Oi e pediram o cancelamento da linha. Cancelaram a linha fraudulenta do Feira X, mas também a linha telefônica e internet da casa deles. Ficaram 30 dias sem telefone e internet e só conseguiram restabelecer tudo graças à interferência de um amigo que conhecia um supervisor na Oi.

“Fiz umas três reclamações à Anatel e não adiantou absolutamente nada. Contratei um técnico

Atendendo à solicitação da Tribuna Feirense, GVT e Oi responderam que os serviços estão funcionando com boa qualidade. A GVT usa dados da própria Anatel, afirmando que na última medição feita pela agência reguladora, ficou constatado que a empresa “entrega a maior velocidade média de banda larga na Bahia, com velocidade média de conexão de 17,98Mbps”. A data desta medição não foi informada.

A Oi aponta que em Feira de Santana e na região seu serviço está funcionando normalmente. A empresa informa ter realizado investimentos de R$ 166 milhões no estado nos nove primeiros meses de 2014. “A companhia vem priorizando investimentos em suas redes de telecomunicações, com foco no tripé Operações, Engenharia e TI, para melhoria da qualidade

GVT e Oi dizem que o serviço é bom

do serviço aos clientes”. Em 2014, a Oi

instalou cerca de 2 mil acesso à internet banda larga em Feira de Santana. A empresa acrescenta que podem ocorrer redução de velocidade e problemas de acesso por conta de fatores externos, como “as características técnicas ou da qualidade da fiação da rede interna do assinante, do funcionamento do microcomputador ou modem utilizado pelo assinante, as páginas de destino na Internet ou o acesso a redes congestionadas”.

A GVT garante que “monitora de forma contínua sua rede de transmissão com o objetivo de manter o padrão dos serviços prestados”. Quanto à assistência técnica em caso de problemas, a empresa afirma manter equipes de Call Center 100% próprias e acrescenta que “os técnicos responsáveis pela instalação e manutenção dos serviços são na maior parte funcionários diretos”.

Trapalhadas e cobranças indevidasparticular, que resolveu. Há três dias, novamente, que estou sem internet. Em minha opinião, a Oi é uma empresa sem qualquer dignidade na prestação de serviço”, lamenta Edson.

A advogada Flávia Pacheco, usuária da banda larga da GVT alega ter dor de cabeça constante com sua internet. Reclamo muito da Gvt. Eles não entregam a quantidade de megas prometida no plano e ainda tem a cara de pau de dizer que é normal não chegar na residência a quantidade total. Já refiz o plano duas vezes e todo mês a conta dá problema, eles cobram a mais. Uma dor de cabeça!”, lamenta.

No Procon de Feira de Santana as empresas que prestam serviço

de internet banda Larga, principalmente a Oi, GVT e Claro, receberam somente no ano passado quase mil queixas por serviços mal prestados. No site de reclamações da internet, ReclameAqui, entre as empresas não recomendadas e com maior número de reclamações nos últimos 30 dias no país, em 3°lugar está Oi (móvel, Fixo, Internet, Tv) com 5.876 reclamações; e em 10° está a GVT, com 2.569.

Outra forma de fiscalizar e ajudar no controle de qualidade da internet banda larga é ser voluntário da Entidade Aferidora de Qualidade da internet, instituída recentemente pela Anatel para fiscalizar a

qualidade deste serviço. O usuário voluntário recebe um roteador capaz de realizar medições diárias sobre como as redes das operadoras estão se comportando. Os dados vão direto para a Anatel. No site www.brasilbandalarga.com.br é possível se cadastrar e obter todas as informações (não serve para empresas que fornecem internet via rádio).

São realizados dois tipos de testes: o da Velocidade Instantânea, em que a operadora deve garantir o mínimo de 40% da velocidade contratada em pelo menos 95% das medições, bem como o teste da Velocidade Média, em que a operadora é obrigada a entregar pelo menos 80% da velocidade durante todo o mês.

casos de solicitações de reparos.

De acordo com o promotor público Sávio Damasceno, apesar de o serviço ter reclamações em diversos aspectos, para o MP começar a trabalhar, é preciso um foco de investigação. Foi instaurado um procedimento em relação à descontinuidade do serviço (tanto por cair como por não fornecer a velocidade

contratada) e à falta de técnicos. “Prejuízos são causados já que os técnicos não comparecem e há uma grande dificuldade com o canal de comunicação entre o cliente e o prestador de serviço”, comenta o promotor.

A conclusão do inquérito do MP depende do recolhimento de provas. De acordo com o promotor Sávio Damasceno, as penalidades vão desde

multas até a suspensão provisória ou permanente do serviço.

O Ministério Público solicitou de órgãos reguladores e controladores como Anatel e Procon, dados sobre queixas. Foram solicitados também às próprias investigadas, dados de reclamações e número de procedimentos abertos e quantos destes foram resolvidos no ano. “O MP quer saber se a Anatel que é a autarquia federal responsável por fiscalizar este serviço está sendo adequada, eficiente ou não”, afirma o promotor. Com isso será possível saber quantas sanções administrativas foram aplicadas às duas empresas, se o serviço é comprovadamente ruim, se houve sanções administrativas, detalha Sávio.

O MP também oficiou a órgãos como CDL e Procon, e até empresas como o Shopping Boulevard, para avaliar se passam pelas

mesmas dificuldades que o cidadão. “O ministério Público pensa em resolver fortalecendo e estruturando e verificando os órgãos e se o controle que deve haver destas empresas está sendo feito de fato, controle administrativas feito por entidades, principalmente procon e anatel. O serviço precisa de fiscalização e o canal aberto é através destes órgãos”, avalia.

Para o promotor, o usuário deve fazer a reclamação junto às

prestadoras e também ao Procon e Anatel. Se não há a reclamação, não há como comprovar se o serviço é bom ou ruim e cobrar sua eficácia. O MP quer também saber se o usuário está procurando estes órgãos. O brasileiro reclama pouco nos canais oficiais, ou por ter dificuldades de comunicação com eles ou por ter uma descrença de que o problema será resolvido, mas é errado. É preciso reclamar”, incentiva o promotor. O promotor Sávio está em busca de provas para o processo

Page 5: Edicao 06-02-15

Feira de Santana, sexta-feira 6 de fevereiro de 2015 5

Adilson Simas

Feira OntemGalinhas de campanha

O velório de Vavá eletricista

Pastos sem rebanho

Já alinhado com o carlismo e mesmo em plena campanha na cidade e no campo, visando as eleições de 1982, o ex-prefeito José Falcão (foto) toda vez que era indagado negava a candidatura. Na edição do Feira Hoje de sexta-feira, 6 de fevereiro de 1981, Falcão foi entrevistado:

O repórter : A campanha como é que está? Falcão respondeu perguntando: - De quem? A sua, disse o repórter. Falcão continuou perguntando: Prá quê? O repórter replicou: Você bem sabe... Falcão respondeu: Ah! Que nada. Que campanha? O

repórter insistiu: Que dizer que você está nos distritos mandando brasa? Falcão explicou: Não. Estou visitando os amigos. Hoje mesmo estarei em Humildes. O repórter prosseguiu: E não vai fazer política lá em Humildes? Falcão encerrou a entrevista:

- Vou comer uma galinha de quintal com meu amigo Genésio Moreira...

Dedicado servidor público do município, em julho de 1987 o velório de Seu Osvaldo, o conhecido “Vavá Eletricista”, reuniu autoridades e gente do povo, em sua residência na rua Arivaldo Carvalho, bairro do Sobradinho. Uns tomando cafezinho, outros optando pela “branquinha” (beber o morto como se dizia) preservando a tradição, mas todos lamentando a perda do decano barnabé, de tantos serviços prestados aos munícipes.

Dia clareando, quando o silencio já predominava em razão do cansaço, chega o vice-prefeito José Ferreira Pinto. Depois

de cumprimentar todos, coloca as mãos sobre o caixão, silencia por alguns minutos e quando percebe que as atenções estão voltadas para a sua presença, ergue a cabeça e começa a dizer com a mesma voz de tanto sucesso no “Coral de Santana Mestra”:

- Foi você, Vavá, nunca esqueci! Foi você quem fez a ligação da luz lá de casa no dia do meu casamento...

Líder na Câmara Municipal da bancada do PMDB, o partido que fazia oposição ao governo federal, o advogado e vereador Clovis Lima, que também era funcionário do Banco do Brasil, na primeira sessão ordinária de maio de 1981 foi à tribuna e fez um duro discurso contra a decisão do governo, de cortar o crédito aos pequenos produtores e criadores.

Ao afirmar que recebeu notícias informando que em Bonfim de Feira e Jaguara muitos pecuaristas já perderam a esperança

de manter o rebanho por falta de incentivo, o vereador Hermes Sodré, representante do homem do campo, quebrou o silêncio do plenário ao dizer aparteando:

- Excelência, de agora em diante vai se ver muito pasto, mas sem nenhum rastro dentro...

JULIANA VITAL

O bebê Paulo Vitor nascimento está internado na UTI neonatal do Hospital da Mulher há 42 dias. Ele nasceu com um grave problema cardíaco e precisa passar por uma cirurgia de alta complexidade para sobreviver. Como ela não é feita em Feira, o Hospital da Mulher tenta a transferência para o hospital Ana Nery em Salvador, mas a secretaria de saúde do estado informa que não há vaga na unidade. Desde que o problema foi diagnosticado, há cerca de um mês, o hospital já tentou a transferência 35 vezes.

A família e o hospital acionaram o Ministério

Esta sexta-feira (06) é o último dia para os contribuintes aproveitarem o desconto de 10% no pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) em 2015. O abatimento só vale para quitação em cota única (à vista).

Os valores podem ser consultados no site da Secretaria da

O secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Feira de Santana, Roberto Tourinho, acumula interinamente o comando da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev).

Ele assume no lugar de Mauro Moraes, que foi convocado pelo governo do estado para assumir suas funções de delegado da Polícia Civil da Bahia.

A Seprev é a secretaria que comanda a Guarda Municipal, que já trabalhava em conjunto com Meio Ambiente em ações de combate à poluição sonora e fiscalização de invasões de lagoas.

Bebê em estado grave espera vaga para cirurgia no estado

Público que abriu uma ação civil sobre o caso e estendeu a solicitação de vaga para a lista de regulação nacional. “Estamos fazendo tudo que é possível pela vida desta criança. Ela está sendo acompanhada por um cardiologista pediátrico e estamos enviando relatórios médicos diariamente que constatam a necessidade urgente desta cirurgia”, afirma Gilberte Lucas, diretora da Fundação hospitalar.

De acordo com o médico Luciano Braz, o bebê se encontra monitorado e medicado mas precisa com urgência desta cirurgia, tanto pela gravidade do problema como pelos

riscos de contrair infecções e pelo tempo de uso do medicamento que não pode ser estendido. Enquanto espera no Hospital da Mulher, ele ocupa a vaga de UTI neonatal. “O bebê aguarda em unidade de neonatologia, quando na verdade deveria esperar pela cirurgia em uma unidade de pediatria. Mas também não conseguimos vaga e estamos aguardando”, salienta o médico.

A mãe, Sandra Nascimento, só descobriu o problema quando teve o bebê no hospital. Muito abalada e preocupada, ela afirma que desde

então tem tentado de tudo para salvar a vida do filho. “Descobri quando ele nasceu e desde que o hospital me falou eu procurei de tudo para tentar conseguir que ele faça a cirurgia. Já procurei o Ministério Público e espero que meu filho consiga fazer a cirurgia”, comenta.

Em nota a Sesab informou que de acordo com orientação médica, o recém nascido não tem condições de realizar procedimento cirúrgico no momento. Quando questionada por email sobre a falta de vaga e também sobre o fato da criança esperar ocupando um leito de UTI neonatal e não pediátrico, a Sesab não respondeu.

IPVA com 10% de desconto só até hojeFazenda da Bahia (Sefaz-Ba) –www.sefaz.ba.gov.br –, canal Inspetoria Eletrônica - IPVA - Valor. É importante ressaltar que o desconto não inclui o licenciamento e o seguro obrigatório.

Para efetuar o pagamento, o proprietário do veículo deve dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número

do Renavam em mãos. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o call center da Sefaz, pelo 0800 071 0071.

Para quem não puder aproveitar a redução de 10%, existe ainda a opção de pagar com 5% de abatimento. Nesse caso, é só quitar o valor integral no dia do vencimento da primeira cota, data que varia de acordo com o número final da placa do

veículo.Os contribuintes

podem optar também por parcelar o imposto em três vezes, observando-se o vencimento da primeira cota, de acordo com o número final da placa. A tabela com das datas está disponível emwww.sefaz.ba.gov.br - Inspetoria Eletrônica - IPVA – Calendário.

Tourinho acumula Meio Ambiente com Prevenção à violência

Roberto Tourinho, acumula interinamente o comando de duas secretarias

Page 6: Edicao 06-02-15

6 Feira de Santana, sexta-feira 6 de fevereiro de 2015

Após boa estreia, Bahia de Feira busca primeira vitória ORDACHSON GONÇALVES

Seis decisões. É desta forma que o Bahia de Feira está encarando as partidas da primeira fase do Campeonato Baiano 2015. Na “primeira decisão”, contra o Vitória, em Salvador, o saldo foi positivo, já que conseguiu arrancar um ponto, fora de casa, de um candidato direto ao título. Neste domingo (8) o Tremendão fará sua estreia em casa, diante da Catuense, às 16h, no Joia da Princesa.

O técnico Nadélio Rocha espera que a equipe mantenha a mesma postura da primeira partida, mas que no final conquiste os três pontos. “Não há jogo fácil. Serão seis difíceis

confrontos nesta primeira fase e diante disso vencer dentro de casa se torna uma responsabilidade ainda maior”, considera.

“Fizemos um bom jogo contra o Vitória, inclusive com chance de sair de lá com os três pontos, mas

o empate acabou sendo bom também. Mas em nossos domínios temos que vencer, pois é um campeonato de tiro curto, e tropeços podem ser fatais”, completou o treinador. O comandante do Tremendão ressalta que o adversário

poderá vir mais reforçado em relação à primeira rodada, quando empatou em 0 a 0 com o Colo-Colo.

“Tivemos a informação de que eles não puderam

jogar com força máxima, pois faltava regularizar alguns atletas. Situação que já deve ter sido resolvida. Então será outro time contra o Bahia de Feira. Mas estamos preparados, focados no objetivo principal, que é vencer, conquistar esses três pontos e ficar entre os primeiros no grupo. Pois largar na frente pode ser decisivo”, avalia Nadélio.

Apesar de avaliar positivamente o time da estreia no Baianão, o treinador não confirma se a equipe da partida de domingo será a mesma. “Vai jogar quem realmente estiver bem. Temos atletas que

vêm se destacando nos treinamentos, outros que estão regularizando a parte burocrática, e vamos avaliar quem estará melhor para essa partida. É outro jogo e outra história”, salienta.

NOVIDADESO treinador contará

com mais dois atletas à disposição para o confronto: o zagueiro Diego Bairo, liberado pelo Departamento Médico, após contusão no nariz em treinamento antes do campeonato; e o lateral esquerdo Klayton Maranhão, que teve esta semana a confirmação do seu nome no BID (Boletim Informativo Diário).

O treinador achar que poderia até ter vencido o Vitória, mas ficou contente com o empate

Feirense buscará recuperação fora de casa

Organizada do Bahia, em Feira, dá exemplo de cidadania

Mal começou o Campeonato Baiano 2015, e “as assombrações” dos últimos anos parecem rondar novamente o Feirense. A Águia do Sertão estreou mal, sendo derrotado pelo Serrano por 2 a 0, em pleno Joia da Princesa. O suficiente para ser apontado pela crítica esportiva como candidato ao rebaixamento.

Para espantar as previsões negativas, a missão não é nada fácil:

vencer a Juazeirense fora de casa, neste domingo, a partir das 16h. A equipe de Juazeiro vem embalada após derrotar a Jacuipense na casa do adversário, na rodada de abertura, por 2 a 1.

Durante a semana o técnico Edson Ferreira tentou corrigir principalmente os erros de marcação do Feirense. O comandante observa que um

novo resultado negativo será muito prejudicial às pretensões do time. “Cometemos o pecado de perder dentro de casa e agora temos a obrigação de recuperar fora”.

“Sabemos que será muito difícil, pois vamos enfrentar um adversário de qualidade, que vem montando bons times nos últimos anos, estreou bem, mas esse é o nosso desafio e estamos trabalhando para obter êxito”, ressalta.

Dar sangue pelo time é o que todo torcedor apaixonado exige dos jogadores. E foi justamente esse exemplo que os integrantes do 17º Distrito da Bamor, torcida organizada do Esporte Clube Bahia, deram na última quarta-feira (4) no HEMOBA, no Hospital Clériston Andrade. Cerca de dez membros realizaram a doação de sangue.

De acordo com o organizador da iniciativa, Edgeworth Maciel Júnior, conhecido como Junior Bahia, o objetivo foi contribuir para melhorar o estoque do banco de sangue, que necessita de doações especialmente nesta época do ano, quando acontece uma redução significativa no índice de

recolhimento.“A mesma ação foi

realizada pela torcida de um clube da cidade, e acho que as coisas boas devem ser copiadas. Mobilizamos

os integrantes do 17º Distrito da Bamor para dar essa contribuição, que é muito importante para a sociedade e ajuda a salvar vidas”, pontuou.

Doadores de sangue na porta do Hemoba: exemplo

Page 7: Edicao 06-02-15

Feira de Santana, sexta-feira 6 de fevereiro de 2015 7

André Pomponet Economia em crô[email protected]

Números da religião na Feira de SantanaReligião sempre

foi tema espinhoso. Tanto que circula por aí uma máxima popular que lista três temas-tabu acerca dos quais é bom evitar discussão: política, futebol e – como é previsível – religião. Paradoxalmente, eventuais polêmicas em torno dos dois primeiros temas são compreensíveis: no futebol, centenas de equipes disputam a simpatia dos torcedores, pulverizando preferências e, por esta razão, despertando apaixonadas e inconclusivas discussões. A política, por sua vez, segue uma regra tautológica: se há governo, logo, há oposição. Mesmo minúscula ou lipoaspirada pelos encantos dos cofres públicos. Sendo assim, há debate e divergência.

Na seara da

religião, no entanto, diversidade é coisa recente no Brasil. É que, ao longo de séculos, a Igreja Católica exerceu monopólio quase exclusivo sobre corações e mentes daqueles que pleiteavam conexão com o divino. Logo, divergência era coisa isolada. Isso até aproximadamente meados do século XX, quando os brados exaltados dos pastores começaram a se sobrepor às pregações mansas dos padres católicos.

Em Feira de Santana, por exemplo, o rebanho católico encolhe, apesar do crescimento da população. Em 1991 os católicos representavam 334 mil pessoas. Dez anos depois, eram 327 mil, para recuar para 318 mil em 2010. Ao longo dos mesmos 19 anos, a população feirense passou de 406

mil para 556 mil. Todos os números são de censos do IBGE.

No sentido oposto, os chamados evangélicos expandiram-se de maneira robusta: eram, no total, 27 mil em 1991; saltaram para pouco mais de 80 mil no censo seguinte, alcançando, por fim, 108 mil fieis no último levantamento, em 2010. Representam, portanto, cerca de um sexto da população. O total agrega os chamados pentecostais e as demais vertentes, que se pulverizam em dezenas – talvez centenas – de denominações diferentes.

ProliferaçãoUma série de indícios

sinalizava o crescimento dos evangélicos na Feira de Santana. O mais evidente é o surgimento de novos templos: em garagens, antigas borracharias, mercados de bairro falidos e até em instalações de

bares e restaurantes, com frequência impressionante, surgem templos improvisados, sobretudo nos bairros periféricos. Alguns prosperam e, com reformas, ganham ar mais condizente com a sisudez religiosa; a maioria, porém, pouco frequentada, fecha em pouco tempo.

Outro indício foi o crescimento da chamada bancada evangélica, pejorativamente batizada de “bancada do dízimo”. Estão presentes em todos os parlamentos, com os mesmos discursos conservadores, a mesma disposição messiânica e – aqui ou ali – escorregam em escândalos de corrupção, já que a carne é fraca. Foi o caso, por exemplo, da Máfia dos Sanguessugas, que envolveu boa parte da bancada federal em 2006.

O esforço agressivo para promover conversões em massa, a propaganda baseada na banalização dos milagres e – sobretudo – o uso maciço da programação televisiva explicam parte do êxito. Porém, nem tudo na discussão religiosa é conversão. Há outras tendências em curso.

Sem religiãoNo Censo 1991 do

IBGE, 31,4 mil feirenses declararam-se sem religião. Nove anos depois, em 2000, o número passou para pouco mais de 51 mil; No Censo 2010, novo salto: 68,3 mil pessoas afirmaram que não seguem nenhuma religião. Pelo visto, replica-se aqui fenômeno semelhante ao observado em relação à expansão evangélica: um grande salto no período 1991/2000 e um crescimento mais moderado no intervalo 2000/2010.

Os dados censitários atestam a estagnação da Igreja Católica, a ascensão dos chamados evangélicos e dos sem-religião. A comparação entre os dois censos, porém, mostra uma tendência à estabilização dos números, com o catolicismo ainda hegemônico e os evangélicos representando parcela expressiva da população.

Em suma, pode-se afirmar que hoje, de fato, existe maior diversidade religiosa. E essa diversidade empresta verdade à máxima popular indicada no início do texto. O que se espera é que a reconfiguração das opções religiosas da população não conduza à divisão e à intolerância. Ao logo de séculos, as disputas religiosas funcionaram como combustível para conflitos fraticidas. Exatamente o oposto daquilo que Jesus Cristo pregou...

Page 8: Edicao 06-02-15

8 Feira de Santana, sexta-feira 6 de fevereiro de 2015

Feira espera ter a Lagoa Grande de volta

Passa-se ponto comercial com moveis ar condicionado ,no Edifício Maria Luíza- Rua Visconde do Rio Branco -Centro LOJA 01-Excelente localizaçãoPassa-se ponto comercial com moveis ar condicionado , no Shopping Millennium Mal -Av . Francisco Fraga Maia LOJA 09 CONTATO - 75-3221-5432

PONTO COMERCIAL

O Ministério Público Federal decidiu, esta semana, arquivar o inquérito civil aberto sobre a implantação do BRT de Feira de Santana. A medida chegou ao conhecimento do prefeito José Ronaldo de Carvalho na terça-feira (3) e foi divulgada ontem pela prefeitura. A decisão do Ministério Público Federal é compartilhada pela Promotoria Estadual que atuava no mesmo tema.

O procedimento investigativo foi aberto pelo MP após reclamações de segmentos políticos locais e de algumas entidades que pediam ampliação do

Ministério Público arquiva inquérito do BRT

debate em torno da obra e questionavam aspectos do projeto executivo, a exemplo do Plano Diretor Urbano.

O próprio Ministério Público expediu em abril do ano passado uma recomendação expressa pela realização de audiências públicas, que só foram ocorrer em dezembro. Como foram feitas justamente na semana que antecedia o recesso de fim de ano, a resposta de promotores e procuradores ficou para 2015. Eles se deram por satisfeitos.

“O Município

cumpriu os termos da recomendação 01/2014, expedida em conjunto pelo Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual. Os documentos anexados demonstram o cumprimento (das medidas)”, diz o texto da decisão assinada por Edson Abdon Peixoto Filho, procurador da República em Feira de Santana, determinando o arquivamento do Inquérito Civil número 1.14.004.000171-2013-81.

O Ministério Público não tem poder de veto sobre o projeto, mas se decidisse levar o inquérito

adiante e entrar com ação na justiça, poderia criar embaraços sérios, atrasando ainda mais a obra, que a prefeitura já incluía no orçamento de 2014, ano em que gostaria de ter começado a obra, orçada em torno de R$ 100 milhões e com prazo de 18 meses para conclusão. Nada impede que outros grupos ou pessoas tentem a via judicial, mas nem de longe terão o mesmo peso político que a promotoria.

PLANO DIRETORQuanto ao Plano

Diretor o Ministério Público Federal afirma que

“percebe-se que existem leis municipais atualizadas que tornam o projeto viável juridicamente”.

O órgão menciona as leis complementares 046/2010, que dispõe sobre o sistema viário das áreas de expansão urbana; 075/2013, que define o perímetro urbano e limites interdistritais; 3473/2014, que dispõe sobre o Código de Obras e Edificações; 086/2014, que altera a lei que instituiu a Lei do Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo e 041/2009, que altera o Código de Meio Ambiente.

A lei que instituiu o Plano Diretor do Município é de 1992, mas de acordo com o parecer do procurador Edson Peixoto, “os diplomas normativos indicados atualizaram diversos tópicos da referida norma, notadamente aqueles relacionados ao projeto do BRT”.

O relatório do Ministério Público Federal assinala, ainda, que não existem “quaisquer dados elaborados por especialistas que demonstrem desproporcionalidade ou ineficiência” do projeto.

Feira agora tem voos diários para São PauloGLAUCO WANDERLEY

Num voo comercial com passageiros comuns e a presença do governador Rui Costa e assessores, foi inaugurada segunda-feira a rota entre Campinas e Feira de Santana.

O caráter de inauguração dado ao voo devido à participação do governador, atraiu para o aeroporto um grande número de pessoas ligadas à política ou ocupantes de cargos no governo do estado. Junto aos demais presentes à espera do voo porque iam buscar os parentes, o desembarque foi demorado e tumultuado. A aglomeração aumentava, com os passageiros que iam embarcar para São Paulo.

Superlotada, a apertadíssima sala de embarque sem cadeiras nem ar condicionado, transformou-se em um forno. Reclamava quem esperava e quem chegava. “Pela chegada aqui já tô preferindo voltar pra Salvador”, estranhou o professor Sérgio Ricardo, inconformado com a demora para conseguir pegar sua mala e deixar o aeroporto.

Mas para o aposentado

Raulino Dias, a viagem ficou bem mais confortável. Morador de Sorocaba, ele foi conduzido em ônibus da própria empresa Azul até Campinas, a 85 km de distância. Ao chegar em Feira, ainda ia precisar de um táxi para o Marajó, onde finalmente pegaria o último transporte até a casa dos parentes, em Ipirá. “Há três anos eu não vinha. Daqui pra Ipirá agora está mais fácil”, festejou.

Outro que veio de Sorocaba foi Antonio Carlos Almeida, que mora em São Paulo mas tem parentes em Feira. “De Salvador até aqui é mais de uma hora de viagem

de carro. Por aqui ficou bem melhor agora. Foi meio tumultuado na saída, acho que porque tá começando agora, eles estão se organizando e veio o governador. Mas tenho certeza que daqui pra frente vai ser melhor”.

ÚNICO VOO Campinas-Feira

passa a ser o único voo do aeroporto de Feira de Santana. A Azul cancelou os dois iniciais que começaram a operar em setembro, para Salvador e Belo Horizonte (este com escala em Vitória da Conquista).

Os voos serão de

segunda a sexta-feira, com saídas de Campinas às 12h16, e partidas de Feira de Santana às 14h.

Para incentivar a aviação regional, o governo da Bahia concedeu redução no valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) às companhias aéreas que atendam à população do interior. Além de Feira, outros terminais foram preparados no ano passado para receber voos.

Além do governador Rui Costa, o secretário estadual de Infraestrutura,

Marcus Cavalcanti, empresários e representantes da Azul estiveram no primeiro avião a fazer oficialmente a rota.

“Temos planos para investir no interior da Bahia, fortalecendo a parceria com essas empresas e com a construção de novos aeroportos, como o de Vitória da Conquista, além do reforço nas estruturas que já existem, como a previsão de ampliação da pista e a criação de voos noturnos em Feira de Santana”, disse o governador. Ele sugeriu a criação de um voo para Brasília e a implantação de voos noturnos, que permitiriam ir e voltar de São Paulo no mesmo dia.

A aeronave que faz

o trajeto tem capacidade para 106 passageiros, e é fabricada pela Embraer. A partir de Campinas há conexões para mais de 50 destinos nacionais e para os Estados Unidos.

PEDIDOS À AZUL

Em entrevista na chegada, o governador Rui Costa sugeriu voos noturnos e uma rota para Brasília.

Um grupo de empresários e dirigentes classistas, levado pela Associação Comercial embarcou no voo de volta para Campinas, onde apresentaram reivindicações em encontro com a direção da empresa Azul. O prefeito José Ronaldo e o presidente da Câmara de Vereadores, Ronny, fizeram parte do grupo.

Uma baiana recebeu os passageiros ao pé da escada

Page 9: Edicao 06-02-15

Feira de Santana, sexta-feira 6 de fevereiro de 2015 9

Li, recentemente, emjornais da cidade, queo governador do

Estado faz forte investida política parareforçar a posição eleitoral docandidato do seu partido à prefeituralocal. Boa notícia se ela, a investida,vier acompanhada de um plano deações e obras de que o município tantoprecisa. A verdade é que aadministração anterior infelicitouFeira gravemente. A atual, que vestiao manto da esperança, vai sedesnudando, revelando-se míope,letárgica, inópia. Desídia semelhanteacometeu a capital, que agora pareceressuscitar com um administradormoderno, ativo, perspicaz. Hoje, apostura do nosso alcaide – no passadofoi diferente – lembra uma fase do seuhomônimo, futebolista famoso,conhecido como Fenômeno, que, porproblemas pessoais, enveredou pelacomilança e indolência. Passou a serchamado Ronaldo Gorducho. Não sepode atinar o que teria feito nossoprefeito adernar para a malemolência.A continuar nesse ritmo lento, ganharáo epí teto de Zen Ronaldo. Seuseleitores em 2012 – aqui me incluo –votaram em um, receberam outro.Muitos, de mãos dadas, já repetemcotidianamente o mantra da cam-panha: ‘Volta Zé Ronaldo! Volta ZéRonaldo!’. Dessa vez na esperança deque o Zé incorpore o prefeito eexpulse o Zen. Oxalá!!

O governador parece fazer ocálculo correto. Se é difícil tomar aprimeira cidadela, assalta-se asegunda, mais vulnerável por razõesconjunturais. A tática, pelo querevelam os jornais, é arregimentarforças no campo adversário. Assim, adois importantes políticos, aliados doalcaide, estariam sendo dispo-nibilizadas algumas oferendas. Estes,por sua vez, estão recalcitrantes.Talvez por conhecerem os ofertantes,talvez por temerem uma reaçãoadversa do eleitor, ao imaginar-setraindo a sigla partidária pela qual seelegeram. O primeiro caso é questãode foro íntimo. O segundo mereceuma análise mais detalhada.

Henrique IV, no final doséculo XVI, declarou “Paris vaut bienune messe” (Paris vale uma missa),quando renunciou ao protestantismo

convertendo-se ao catolicismo paraassegurar o apoio da vasta maioria dosseus súditos católicos. Ficou conhecidona história do seu país como O BomRei Henrique.

Em agosto de 1937 os arqui--inimigos Mao Tsé-Tung e ChiangKai-check, pressionados pelos seusaliados e compatriotas, firmaram umpacto para expulsar da China osinvasores japoneses. Com a rendiçãoincondi-cional do Japão em 1945, osdois líderes militares continuaram a lutainterna. Durante oito anos, cooperarampara livrar o povo chinês da opressãodo regime escravagista nipônico.

Apesar das rivalidades secu-lares, permeadas por guerras eagressões, o general francês Charles deGaulle abrigou-se na Inglaterra paralutar contra nazistas e fascistas,inimigos comuns a franceses e ingleses.

Os inimigos de Feira sãosemelhantes aos de todo o país.Entretanto, aqui eles se assomam emrazão da condição de entroncamentorodoviário, zona de convergência demigrações. Os inimigos ou carências domunicípio são a falta de plane-jamentoeconômico, por exemplo. Não se estudae revela as potencialidades reais domunicípio. As prioridades sãoestabelecidas por palpites, às vezesmuito estúpidos. Que setores podemgerar mais atividades econômicas?Mais empregos? Mais renda? Co-mércio, serviços, indústria? Osadministradores públicos, em todos osníveis, vivem às cegas. Que infra-estrutura temos para oferecer a queminveste no município? Qual a políticade incentivos e apoios? Aqui, reafir-mando o estigma de colonizadomedíocre, batem-se palmas paraforasteiros que se apresentam com umapromessa qualquer e escorcham-se osempresários locais.

A cidade é carente de grandesobras viárias para desafogar e reorientaro tráfego de veículos. O exemplo maisescabroso é a situação da Avenida deContorno. Um desafio permanente àcompetência dos administradores. Évergonhosa a degradação das viaspúblicas, tanto nos bairros como, eprincipalmente, no centro da cidade.Elas foram transfor-madas em lixões emercados de qualquer coisa. No centrohá uma constatação evidente: temosuma mão-de-obra pouco qualificada,ociosa, que busca vender pequenascoisas ou serviços para sobreviver. Acidade precisa oferecer resposta a estademanda e dela t irar proveito. O

transporte público faliu, virou sucata.Por isso, somos a cidade das motos.

Feira precisa transformar-seem um polo que ofereça Educação eSaúde de qualidade. Tanto no setorprivado quanto no público. Nesteúltimo é indispensável e urgente umchoque de gestão. Condicionarinvestimentos e aumentos reais desalários a resultados medidos porreguladores externos. A cidade precisade hospitais, de clínicas, de porteregional, para apoiar a formação demédicos de pelo menos três faculdades.Teríamos menos ‘médicos’ alienígenas.

Na área de Educação, énecessário criar e construir um campusdecente para a UFRB e mais tardetransformá-lo em campus da UFFS. Asede ora cogitada, medíocre em suasdimensões, em bairro sem segurança,deveria abrigar uma escola de for-mação profissional para jovens. Instalara universidade ali é tolice arrematada,falta de visão, pequenez de propósitos.O bairro precisa é de uma escolaprofissionalizante que habilite osjovens ao mercado de trabalho, que osafaste da marginalidade, das drogas.Para que eles não sejam mortos à balaou pauladas, como ratos de esgoto. Paraque elas não se prostituam, engra-videm ainda crianças, não se percampara a vida social digna.

O ex-governador, hoje ministroda Defesa, Jacques Wagner, poderiatrazer para Feira uma unidade de ensinoanexa ao IME – Instituto Militar deEngenharia do Exérci to, umainstituição de ensino superior, damelhor qualidade, sediada no Rio deJaneiro, para formar oficiais en-genheiros nordestinos. O Brasil precisaformar centenas de milhares deengenheiros nos próximos anos. Háuma crise no setor. O Nordeste é aindamais carente dessa mão-de-obraqualificada e especializada. O localpara a instalação do IME/FS, comgrande área, praticamente dentro dacidade, já está pronto. O 35º BI serveperfeitamente ao propósito. O Exércitoestaria formando em Feira mais oficiaisengenheiros, sobretudo nordestinos.Uma política de desenvolvimentoregional da maior importância.

Há menos de três anos, oHospital Sírio-Libanês de São Paulocogitava instalar na vizinha cidade deCampinas uma unidade hospitalar comparticipações profissional e financeirada comunidade médica local. Umaespécie de franquia. Por razões

obscuras, locais, o empreendimentonão vingou. Esse é um modelo deparceria que poderia ser examinadopor parte da comunidade médicafeirense. A expertise da Rede Sírio éconhecida e a ligação permanenteentre as instituições daqui e de lá seriaproveitosa para as duas.

Qualif icar serviços deEducação e Saúde requer ointercâmbio constante e planejado deprofissionais. Professores, médicos,doutores, técnicos, administradores,etc estarão indo e vindo entre Feira eos grandes centros. Precisamos dehotéis e de um aeroporto que operecom segurança à noite. Essesprofissionais não podem perder o diaviajando. Voos noturnos a preçosmódicos – a aviação regional ésubsidiada – resolveriam os problemasde deslocamento. O aeroporto de Feirapassaria a ter alguma ocupação erelevância no desenvolvimento dacidade.

Essas e muitas outras ideiasque visam ao desenvolvimento deFeira devem ser debatidas nasassociações de classe, de bairros, nossindicatos, nas entidades repre-sentativas. A análise de problemas ebusca de soluções são maisproveitosas quando realizadas pormuitas cabeças pensantes. Feiraprecisa, urgentemente, que seus filhosnaturais e adotivos – aqui me incluo –pensem por ela e para ela. Se não ofizermos, findaremos por orar para elae por todos nós, incluindo filhos enetos.

Portanto, senhores políticos,não se furtem ao diálogo franco etransparente, discutam as propostas eacordos que possam trazer benefíciosà cidade e aos seus habitantes. NoBrasil, siglas partidárias e tinturasideológicas não significam nada. Essaé uma lição que temos aprendido nosúltimos anos, com grandes perdas.

P.S – O título presta umahomenagem à imprensa livre, que nospermite expressar ideias e revelar fatosque às vezes desagradam, e à cidadeque me acolheu como mãe zelosa.Algumas críticas guardam a esperançade reaver meu voto. Fiz isto com umfogão que comprei pela internet e deucerto.

Prof. Teomar Soledade Jr.

JE SUIS FEIRA

Page 10: Edicao 06-02-15

10 Feira de Santana, sexta-feira 6 de fevereiro de 2015

Sandro PeneluMais dicas culturais em: [email protected]

Cultura e Lazer

SHOWS AO VIVO

Luzes no [email protected]

Arcebispo Metropolitano

Itamar Vian

Rua Quintino Bocaiuva - 701 - Ponto Central - CEP 44075-002 - Feira de Santana - PABX (75)3225.7500/3021.6789

OS TEXTOS ASSINADOS NESTE JORNAL SÃO DE RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES.

Fundado em 10.04.1999www.tribunafeirense.com.br / [email protected]: Valdomiro Silva - Batista Cruz - Denivaldo Santos - Gildarte Ramos

Editor - Glauco Wanderley Diretor - César OliveiraEditoração eletrônica - Maria da Piedade dos Santos

Os baianos são conhecidos como acolhedores. O povo de Feira de Santana o é ainda mais. Foi por causa desse coração amável que os católicos da Arquidiocese esperaram a nomeação de um Arcebispo Coadjutor. Todos perguntavam pelo nome. Eu nada podia dizer, porque nada sabia.

O GRANDE dia chegou e o anúncio do nome de Dom Zanoni Demettino Castro foi recebido com entusiasmo desde os primeiros instantes da proclamação. Coube a mim a graça de, na manhã do dia 03 de dezembro do ano passado, às 8 horas, na residência episcopal, em coletiva com a imprensa, anunciar o nome de Dom Zanoni. Ele foi enviado a Feira de Santana pelo Papa Francisco por vê-lo ornado de qualidades e por considerá-lo destacado em questões pastorais. Será apresentado à comunidade neste dia 6 de fevereiro, às 20 horas, na igreja Santo Antônio, bairro Capuchinhos.

O ARCEBISPO Coadjutor terá direito sucessório ao Arcebispado de Feira de Santana, quando eu pedir a renúncia, que pelo Direito Canônico devo solicitá-la ao completar 75 anos, em 27 de agosto deste ano. Enquanto aguardo a resposta do papa Francisco, continuarei servindo ao povo de Deus e cumprindo a programação prevista com o mesmo entusiasmo e alegria como se fosse o primeiro dia de meu Episcopado.

COMPETE ao Arcebispo Coadjutor assistir ao Arcebispo em todo o governo da Arquidiocese e o substituir quando estiver impedido ou ausente (cf. Cân. 405,§ 2); exercer suas funções em união de ação e intenção, de trabalho e espíritos, com o Metropolita (cf. Cân. 407, § 3); celebrar pontifícais e outras funções do Arcebispo, sempre que for solicitado por este (cf. Cân. 408, § 1). Dom Zanoni vem, portanto, com a missão de colaborar no serviço administrativo e pastoral da Arquidiocese

SOMOS profundamente gratos a Dom Zanoni, pelo sim dado a Deus, às ovelhas do seu rebanho e à Província Eclesiástica de Feira de Santana formada pelas dioceses de Barra, Barreiras, Irecê, Juazeiro, Paulo Afonso, Rui Barbosa, Bonfim e Serrinha. Desejamos continuar ouvindo a sua voz de bom pastor que insiste em repetir “ECCE MITTE ME” (eis-me aqui, envia-me) testemunhando com sua própria vida o que escolhera como lema de seu episcopado.

NA ALEGRIA da acolhida, uno-me à voz dos presbíteros, diáconos, seminaristas, religiosos (as) de todos os católicos que dizem com vigor renovado: Pode entrar Dom Zanoni. A casa é sua! Venha com fé e confiança na Mãe de Jesus e na Senhora Santana, padroeira de nossa Arquidiocese. Temos convicção de que é “bendito o que vem em nome do Senhor” ( LC 13,35).

Pode entrar Dom ZanoniO ano de 2015 será

especial para o Eva. O Grupo comemora 35 anos de história com a música da Bahia e, através de uma exposição aberta ao público, o Eva conta detalhes da sua trajetória de sucesso. A mostra “Eva 35 anos” está montada no

Feira terá vasta programação cultural em 2015O cronograma

de atividades divulgado pela Fundação Municipal de Tecnologia da Informação,

Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa prevê a realização de eventos entre os meses de março e dezembro – exceto em maio. Algumas

iniciativas serão inéditas, como o Concurso de Poesia, Festival de Quadrilhas, 1º Festival do Norte e Nordeste de Teatro e o Festival da Primavera.

Acompanhe a programação:

MarçoDe 10 a 29: O teatro vai aos bairrosDia 27: Dia nacional do circo e do teatro

AbrilDia 8: Resultado do Concurso de Poesia/Lançamento CDs FestivaisDia 8: Comemoração Aniversário Biblioteca

JunhoDe 5 a 7: Festival de Quadrilha

JulhoDe 23 a 25: Festival Vozes da TerraDurante o mês: entrega de certificado dos cursos profissionalizantes

AgostoDe 7 a 14: 1º Festival do Norte e Nordeste de Teatro

SetembroDias 19 e 20: Festival da Primavera De 21 a 30: Semana da Ciência

OutubroDe 6 a 10: Semana da Criança – Museu Parque do Saber

NovembroDe 5 a 11: Festival GospelDe 17 a 19: Mostras artísticas do Centro de Cultura Maestro MiroDia 22: Música nos Transbordos

DezembroDia 17: Mostras artísticas do Centro de Cultura Maestro MiroDurante o mês: Certificação Polos de Cultura e Natal Encantado

Exposição comemora os 35 anos da Banda EvaShopping da Bahia, onde ficará disponível até o dia 14 de fevereiro.

Através de fotos, vídeos, músicas, mortalhas, abadás e becas, o público vai poder relembrar antigos carnavais, reviver momentos e conhecer toda biografia

do grupo. Artistas como Jota Morbeck (in memorian), Marcionílio, Ricardo Chaves, Daniela Mercury, Durval Lelys, Ivete Sangalo, Emanuelle Araújo, Saulo Fernandes e o atual comandante do Grupo, Felipe Pezzoni, serão destacados na Exposição.

A exposição será dividida em períodos que vão evidenciar os artistas que enriqueceram a história do Eva ao longo desses 35 anos de muito trabalho, responsabilidade e dedicação ao Carnaval de Salvador e eventos em todo o país. Além de ficar por dentro de tudo o que já aconteceu e vem acontecendo no Eva, todo conteúdo da exposição será disponibilizado em um hotsite preparado especialmente para a comemoração. Durante 20 dias, a exposição Eva 35 anos estará na Alameda Luis Gama, 3º piso, no Shopping da Bahia.

SEXTA-FEIRA 06/02ATRAÇÃO LOCAL HORA ENDEREÇO

ALAN EMANUEL Boteco Vip 21 Av. Getúlio Vargas

GRUPO DOIS KUMPADIS Cidade da Cultura 21 Conjunto João Paulo

DENIS Frango na Brasa 20 Conjunto Jomafa

JOSAS ALMEIDA Paradinha Pastelaria 21 Rua São DomingosGELIVAR SAMPAIO E SEU GRUPO Bengos Bar 21 Estação Nova

CELLY NOBLAT Quiosque do Mazinho 21 Praça de Alimentação / Avenida Getúlio Vargas

NEW BEATLES BRAZIL Seu Zé Lounge Bar 22 Ponto Central

ALAN OLIVEIRA Arpoador 22 Capuchinhos

GRUPO MENINOS DA VILA Botekim Tematic Bar 22 Av. João Durval

LUCIO ESCOBAR Bate Papo 22 Av. Maria Quitéria

SÁBADO 07/02ATRAÇÃO LOCAL HORA ENDEREÇO

GELIVAR SAMPAIO E SEU GRUPO

Bengos Bar 21 Estação Nova

SANDRO PENELÚ E ALAN OLIVEIRA Saigon Restaurante 21

Rua José Pereira de Mascarenhas – Próximo ao Cortiço

JOSAS ALMEIDA Paradinha Pastelaria 21 Rua São Domingos

GENIVAN DE LEDA Quiosque do Mazinho 21 Praça Gilson Pedreira – Av. Getúlio Vargas

MAVIAEL MELO E CHICO PEDROSA Cidade da Cultura 21 Conjunto João Paulo

NANDO REIS E JAUPERI Prime Music 22 Av. Maria QuitériaBANDA SUPER NOVA E EXPEDIÇÃO GATOS ATÔMICOS Radiola Cultural 21 Av. Maria Quitéria

Page 11: Edicao 06-02-15

Feira de Santana, sexta-feira 6 de fevereiro de 2015 11

SÁBADO 07/02ATRAÇÃO LOCAL HORA ENDEREÇO

GELIVAR SAMPAIO E SEU GRUPO

Bengos Bar 21 Estação Nova

SANDRO PENELÚ E ALAN OLIVEIRA Saigon Restaurante 21

Rua José Pereira de Mascarenhas – Próximo ao Cortiço

JOSAS ALMEIDA Paradinha Pastelaria 21 Rua São Domingos

GENIVAN DE LEDA Quiosque do Mazinho 21 Praça Gilson Pedreira – Av. Getúlio Vargas

MAVIAEL MELO E CHICO PEDROSA Cidade da Cultura 21 Conjunto João Paulo

NANDO REIS E JAUPERI Prime Music 22 Av. Maria QuitériaBANDA SUPER NOVA E EXPEDIÇÃO GATOS ATÔMICOS Radiola Cultural 21 Av. Maria Quitéria

DECRETO INDIVIDUAL Nº 096/2015

O Prefeito Municipal de Feira de Santana, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições, com fundamento no art. 44, da Lei Municipal Complementar nº 01/94, à vista do que consta no Processo n° 2470/2015, RESOLVE exonerar, a pedido, NELIUSON ARCANJO MELO, Matrícula nº 01081944-7, do cargo de Motorista, da Secretaria Municipal de Educação, retroagindo seus efeitos a 27 de janeiro de 2015.

Gabinete do Prefeito Municipal, 05 de fevereiro de 2015.

JOSÉ RONALDO DE CARVALHOPREFEITO MUNICIPAL

DECRETO INDIVIDUAL Nº 097/2015

O Prefeito Municipal de Feira de Santana, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições, com fundamento no art. 44, da Lei Municipal Complementar nº 01/94, à vista do que consta no Processo n° 2282/2015, RESOLVE exonerar, a pedido, RITA DE CÁSSIA LIMA DA CONCEIÇÃO DE JESUS, Matrícula nº 01075262-5, do cargo de Agente de Serviços Gerais, da Secretaria Municipal de Educação.

Gabinete do Prefeito Municipal, 05 de fevereiro de 2015.

JOSÉ RONALDO DE CARVALHOPREFEITO MUNICIPAL

DECRETO INDIVIDUAL Nº 098/2015

O Prefeito Municipal de Feira de Santana, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições, com fundamento no art. 44, da Lei Municipal Complementar nº 01/94, à vista do que consta no Processo n° 2287/2015, RESOLVE exonerar, a pedido, MARIANA DOS SANTOS NUNES CORDEIRO, Matrícula nº 01081250-4, do cargo de Professora, da Secretaria Municipal de Educação.

Gabinete do Prefeito Municipal, 05 de fevereiro de 2015.

JOSÉ RONALDO DE CARVALHOPREFEITO MUNICIPAL

DECRETO INDIVIDUAL Nº 099/2015

O Prefeito Municipal de Feira de Santana, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições, com fundamento no art. 44, da Lei Municipal Complementar nº 01/94, à vista do que consta no Processo n° 01047/2015, RESOLVE exonerar, a pedido, LIDINEIA ALVES CERQUEIRA, do cargo de Intérprete de Libras, da Secretaria Municipal de Educação.

Gabinete do Prefeito Municipal, 05 de fevereiro de 2015.

JOSÉ RONALDO DE CARVALHOPREFEITO MUNICIPAL

DECRETO INDIVIDUAL Nº 100/2015

O Prefeito Municipal de Feira de Santana, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições, com fundamento no art. 44, da Lei Municipal Complementar nº 01/94, à vista do que consta no Processo n° 2845/2015, RESOLVE exonerar, a pedido, JACIANE PINTO SOUZA, Matrícula nº 08030949-8, do cargo de Agente de Combate às Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, retroagindo seus efeitos a 30 de janeiro de 2015.

Gabinete do Prefeito Municipal, 05 de fevereiro de 2015.

JOSÉ RONALDO DE CARVALHOPREFEITO MUNICIPAL

DECRETO INDIVIDUAL Nº 101/2015

O Prefeito Municipal de Feira de Santana, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições, com fundamento no art. 44, da Lei Municipal Complementar nº 01/94, à vista do que consta no Processo n° 2914/2015, RESOLVE exonerar, a pedido, ADRIANA SÁ ROCHA, Matrícula nº 01081739-6, do cargo de Professora, da Secretaria Municipal de Educação, retroagindo seus efeitos a 30 de janeiro de 2015.

Gabinete do Prefeito Municipal, 05 de fevereiro de 2015.

JOSÉ RONALDO DE CARVALHOPREFEITO MUNICIPAL

Banco Conta Histórico Data ValorBanco do Brasil S/A 72846-2 PMFS FEB FEB 19/01 3.546,69Banco do Brasil S/A 77363-8 PMFS SNA SIMPLES NACIONAL 19/01 84.658,57Banco do Brasil S/A 72846-2 PMFS FEB FEB 20/01 1.132.985,73Banco do Brasil S/A 77363-8 PMFS SNA SIMPLES NACIONAL 20/01 47.370,98Banco do Brasil S/A 717223 PMFS FPM FPM 20/01 1.327.629,87Banco do Brasil S/A 74033-0 PMFS INCRA INCRA 20/01 202,75Caixa Econ. Federal 672003-0 PMFS F SANTANA F SANTANA 20/01 438.897,42Banco do Brasil S/A 72846-2 PMFS FEB FEB 21/01 1.387.711,51Banco do Brasil S/A 77363-8 PMFS SNA SIMPLES NACIONAL 21/01 52.925,62Banco do Brasil S/A 72846-2 PFMS FEB FUNDO EDUC BASICA 22/01 4.034,26Banco do Brasil S/A 77363-8 PMFS SNA SIMPLES NACIONAL 22/01 694.349,29Banco do Brasil S/A 72846-2 PMFS FEB FUNDO EDUC BASICA 23/01 3.998,86Banco do Brasil S/A 77363-8 PMFS SNA SIMPLES NACIONAL 23/01 23.745,70Banco do Brasil S/A 77363-8 PMFS SNA SIMPLES NACIONAL 26/01 17.746,12

Gabinete do Prefeito Municipal de Feira de Santana, 27 de janeiro de 2015.JOSE RONALDO DE CARVALHO

PREFEITO

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO Nº 03/2015

O Prefeito Municipal de Feira de Santana, no uso de suas atribuições em conformidade com o Art. 2º da Lei nº 9.452/97, vem notificar a Câmara de Vereadores, os Partidos Políticos, os Sindicatos de Trabalhadores, as Entidades Empresariais e a quem interessar possa, com sede neste Município, que recebemos em, 19/01, 20/01, 21/01, 22/01, 23/01, 26/01, os seguintes Recursos Federais:

Banco Conta Histórico Data ValorCaixa Econ. Federal 647066-1 PMFS F SANTANA F SANTANA 13/01 17.280,00Caixa Econ. Federal 647067-0 PMFS F SANTANA F SANTANA 15/01 381.972,19Caixa Econ. Federal 647056-4 PMFS F SANTANA F SANTANA 15/01 161.877,87Caixa Econ. Federal 647048-3 PMFS F SANTANA F SANTANA 19/01 58.500,00Caixa Econ. Federal 647069-6 PMFS F SANTANA F SANTANA 19/01 146.250,00Caixa Econ. Federal 672003-0 PMFS F SANTANA F SANTANA 20/01 438.897,42Caixa Econ. Federal 647075-0 PMFS F SANTANA F SANTANA 26/01 1.059.850,00Banco do Brasil S/A 72846-2 PMFS FEB FEB 26/01 3.866,63Banco do Brasil S/A 77363-8 PMFS SNA SIMPLES NACIONAL 26/01 17.746,12Banco do Brasil S/A 72846-2 PMFS FEB FEB 27/01 87.983,99Banco do Brasil S/A 77363-8 PMFS SNA SIMPLES NACIONAL 27/01 24.735,63Banco do Brasil S/A 72846-2 PMFS FEB FEB 28/01 276.642,18Banco do Brasil S/A 77363-8 PMFS SNA SIMPLES NACIONAL 28/01 29.940,35Banco do Brasil S/A 51926-X PMFS ANEEL ANEEL 28/01 4.004,72Banco do Brasil S/A 72846-2 PFMS FEB FUNDO EDUC BASICA 29/01 5.317,92Banco do Brasil S/A 77363-8 PMFS SNA SIMPLES NACIONAL 29/01 14.712,03Banco do Brasil S/A 7983-9 PMFS ROYALTIES ROYALTIES 29/01 2.476,41Banco do Brasil S/A 70474-1 PMFS SCU SCU 29/01 83.306,14Banco do Brasil S/A 72846-2 PMFS FEB FUNDO EDUC BASICA 30/01 1.414.015,87Banco do Brasil S/A 77363-8 PMFS SNA SIMPLES NACIONAL 30/01 34.538,99Banco do Brasil S/A 71722-3 PMFS FPM FPM 30/01 2.863.415,34Banco do Brasil S/A 74033-0 PMFS INCRA INCRA 30/01 2.174,68Caixa Econ. Federal 647068-8 PMFS F SANTANA F SANTANA 30/01 45.622,18

Gabinete do Prefeito Municipal de Feira de Santana, 03 de Fevereiro de 2015.JOSE RONALDO DE CARVALHO

PREFEITO

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO Nº 04/2015

O Prefeito Municipal de Feira de Santana, no uso de suas atribuições em conformidade com o Art. 2º da Lei nº 9.452/97, vem notificar a Câmara de Vereadores, os Partidos Políticos, os Sindicatos de Trabalhadores, as Entidades Empresariais e a quem interessar possa, com sede neste Município, que recebemos em, 13/01, 15/01, 19/01, 20/01, 26/01, 27/01, 28/01, 29/01, 30/01, os seguintes Recursos Federais:

DECRETO INDIVIDUAL Nº 102/2015

O Prefeito Municipal de Feira de Santana, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições, RESOLVE exonerar GILVAN SILVA PARENTE, do cargo de Chefe da Divisão de Manutenção de Equipamentos Escolares, da Secretaria Municipal de Educação, símbolo DA-2.

Gabinete do Prefeito Municipal, 05 de fevereiro de 2015.

JOSÉ RONALDO DE CARVALHOPREFEITO MUNICIPAL

DECRETO INDIVIDUAL Nº 103/2015

O Prefeito Municipal de Feira de Santana, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições, RESOLVE nomear FRANK DE FIGUEREDO MARTINS, para o cargo de Chefe da Divisão de Manutenção de Equipamentos Escolares, da Secretaria Municipal de Educação, símbolo DA-2.

Gabinete do Prefeito Municipal, 05 de fevereiro de 2015.

JOSÉ RONALDO DE CARVALHOPREFEITO MUNICIPAL

MARIO COSTA BORGES CHEFE DE GABINETE DO PREFEITO

JAYANA BASTOS MIRANDA RIBEIROSECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Page 12: Edicao 06-02-15

12 Feira de Santana, sexta-feira 6 de fevereiro de 2015