edicao 01-03-13

10
www.tribunafeirense.com.br R$ 1 ANO XIV - Nº 2.417 FEIRA DE SANTANA, SEXTA-FEIRA 1º DE MARÇO DE 2013 [email protected] ATENDIMENTO (75)3225-7500 Acesse nosso site: www.tribunafeirense.com.br Terceirização do Clériston será denunciada ao TCU e Ministério Público Federal O deputado federal Colbert Martins (PMDB) acusa o governo do estado de agir de forma antidemocrática ao determinar a terceirização do hospital Clériston Andrade “sem ouvir ninguém” e sem anuência do Conselho Municipal de Saúde. Para o peemedebista, a decisão contraria os princípios do SUS e a gestão plena da saúde, obtida pelo município em 2004. Ele promete levar o caso ao Tribunal de Contas da União, Ministério Público Federal e Conselho Nacional de Saúde. 4 5 Fogo no ônibus chamusca Ronaldo A crise no sistema de transporte, com uma sucessão de acidentes provocados pelo estado precário dos ônibus, atinge o prefeito José Ronaldo, que tem sido criticado pela oposição e usuários do transporte. No incidente mais grave, o veículo pegou fogo na avenida Senhor dos Passos, tendo o prédio histórico da prefeitura como cenário e testemunha 10 O método é rápido, pouco invasivo, o paciente sai logo do hospital. Só não é barato. Cirurgia a laser na próstata 6 6 Vai começar a blitz da Lei Seca Prefeito comete suicídio

Upload: tribuna-feirense

Post on 23-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

jornal Tribuna Feirense, Feira de Santana, Bahia

TRANSCRIPT

Page 1: Edicao 01-03-13

www.tribunafeirense.com.br R$ 1ANO XIV - Nº 2.417FeIRA de SANtANA, SeXtA-FeIRA 1º de mARçO de 2013

[email protected] (75)3225-7500

Acesse nosso site: www.tribunafeirense.com.br

terceirização do Clériston será denunciada ao tCU e ministério Público Federal

O deputado federal Colbert Martins (PMDB) acusa o governo do estado de agir de forma antidemocrática ao determinar a terceirização do hospital Clériston Andrade “sem ouvir ninguém” e sem anuência do Conselho Municipal de Saúde.

Para o peemedebista, a decisão contraria os princípios do SUS e a gestão plena da saúde, obtida pelo município em 2004. Ele promete levar o caso ao Tribunal de Contas da União, Ministério Público Federal e Conselho Nacional de Saúde.

4

5

Fogo no ônibus chamusca RonaldoA crise no sistema de transporte, com uma sucessão de acidentes provocados pelo

estado precário dos ônibus, atinge o prefeito José Ronaldo, que tem sido criticado pela oposição e usuários do transporte.

No incidente mais grave, o veículo pegou fogo na avenida Senhor dos Passos, tendo o prédio histórico da prefeitura como cenário e testemunha 10

O método é rápido, pouco invasivo, o paciente sai logo do hospital. Só não é barato.

Cirurgia a laser na próstata

6

6

Vai começara blitz da Lei Seca

Prefeito comete suicídio

Page 2: Edicao 01-03-13

2 Feira de Santana, sexta-feira 1º de março de 2013 política

Pra não dizer quenão falei das flores

Reforma do Corpo de Bombeiros daBarroquinha, anunciada pelo governodo estado

IV Encontro de Muares de Sela doSertão

O despertar da oposição

O combate à poluição sonora

A excelente obra que é o Parque doSaber

Obrigado a todos que mandarammensagens no aniversário

Tuiter: cesaroliveira10@Bolívia devolve 187 carros roubadosao Brasil e fica com a refinaria! Preferiao contrário!

@FHC tem méritos, mas esta onda de queo PSDB foi a maravilha não passa demarolinha...

@Com esta crise da Igreja a única coisaque posso concluir é que realmente eu nãosei da missa nem a metade

@ Nunca antes neste país um advogadode defesa, como o do Corinthians, disseque ia provar que o cliente dele eraculpado

“Cuba tem o regime

mais lindo do

mundo”

Álvaro Gomes,antes de lavar a boca

Assim Caminha a Humanidade

“O Partido

Social

Democrático

não será de

direita, não será

de esquerda,

nem de centro”Gilberto Kassab

“ Nem direita,

nem esquerda”

Marina Silvae seu partido

Rede

“Concordo com

Florence que o

metrô foi o maior

roubo da história.

Por isso tentamos

implantar uma CPI

que foi boicotada

pela própria bancada do governo

na Assembleia “

Elmar Nascimento (PR)

TerceirizaçãoA repercussão contra a terceirização doHGCA era esperada. O governo tomoua decisão e resolveu impor a todos asua escolha, sem discussão, emboraseja o PT o partido com mais traquejoem negociações deste tipo. Caso fossetão vantajoso quanto se diz, o debateconvenceria a todos. Caso não fosse, oprocesso poderia ser aprimorado paraque se chegasse a um modelo queviabilizasse a terceirização. Neste tipode caso além de se discutir o mérito,também se discute a forma.

SaláriosAinda que retorne sob outros disfarces -não duvidemos!, o fim do 13º e 14ºsalários na Câmara foi uma boamedida. O achincalhe com otrabalhador brasileiro era umavergonha. Esperamos que aqui naBahia, que infelizmente não teve ainiciativa antes, os deputados imitem obom exemplo e acabem com amordomia. Por enquanto só tenhoouvido um jogo de empurra.

CâmaraAs atividades voltaram e os vereadoresparece que começam de forma ativa,participando, especialmente os novatos.Esperamos que seja um bom sinal porquea Casa da Cidadania é um espaço vitalde representação do povo.

AgradecimentosA visita de YoaniSánchez a Feira,organizada pelaTribuna Feirense, Blogdo Velame, MercadoComunicação e ÂngeloAlmeida, teve o apoioe envolvimento de

muitas pessoas a quem somos gratos.Obrigado a: Abud Transportes, UniqueBar, o entusiasmado ex-vereadorGetúlio Barbosa, Notre Assessoria, dasimpecáveis Eveline e Bia, FAN, atravésde Jodilton, com um evento muito bemorganizado, prefeitura, através doprefeito Ronaldo, Valdomiro Silva,Guarda Municipal, Polícia Militar,CDL, com a imensa boa vontade deAlfredo Falcão, Parque do Saber comBasílio, e Andrews Pedra Branca e osamigos, Haroldo Dourado, Luís Carlos,Hermínio Júnior e Rafael Cordeiro (quetirou a cobra do bolso). Obrigado,ainda, a Juracy Dorea, pelo lindoquadro.

Terceirização IISeja qual for o modelo que o HGCA vaiadotar - terceirizado ou não - é precisogarantir o vital projeto de ensino eaprendizagem de médicos residentes ealunos de várias áreas de saúde queestão no hospital. É um projetovitorioso, que forma mão de obra dequalidade e está suprindo muitas dasvagas de profissionais em nossa região.E, eu, estarei sempre em defesa dele,pois estive envolvido na fundação dosdois - residência e faculdade deMedicina - e sei quanto tiveram detransformador para o ambiente de saúdeem Feira.

PolíticaPSDB e PT tiveram sua importância nossucessos e fracassos nacionais. Inútilquerer oferecer só uma das classificaçõesa qualquer um deles. São, sob certaforma, siameses. Os erros de ambosafetam mais uns que outros a dependerdas próprias convicções, das escolhas dossignificados, ou do que mais nos irrita.Dizer que o PT se “apropriou” dosprogramas do PSDB é uma inverdade;dizer, como fez Dilma que “não herdamosnada, nós construímos tudo”, é umadescortesia e outra inverdade histórica.Por conta deste enfrentamento que, deforma frequente, descamba em agressão eviolência como vimos agora, patrocinadopelo deputado Amaury e Devanir, do PT, éque o povo anda cansado desta dicotomiae buscando um discurso alternativo.

IgrejaDefinitivamente, ao que parece, nãosabemos da missa nem a metade. Os relatosdos jornais que cobrem o Vaticano e dopróprio papa, revelam uma rede de intriga,de escândalos financeiros,homossexualismo, acobertamento depedofilia, que assombram pela dimensão,pelo grau de infiltração e poder obtido. Arenúncia do papa, uma cartada correta paratentar salvar a Igreja dos lobos eclesiásticos,demonstram a que ponto esta divisãochegou. O que nos espanta mais ainda é queestes homens, líderes da fé, estejam tãopróximos das tentações e cedam a ela deforma tão frágil. É preciso sabedoria e açãofirme para resgatar a majestosa obra sociale humana do Catolicismo, apesar dos erros.O “cochilo de Deus”, como disse Bento, nosmostra que a Igreja anda humana,demasiadamente humana.

ÔnibusAs queixas se multiplicamnas rádios e nos jornais,nas conversas, e nosincêndios. É verdade queuma mudança radical nosistema de transporteexige tempo para estudo eplanejamento, mas aurgência da população emter um transporte melhor éevidente. Fiscalizaçãoostensiva certamente quejá vai ajudar a melhorar asituação evitando quecirculem dinossaurossobre rodas.

Page 3: Edicao 01-03-13

3Feira de Santana, sexta-feira 1º de março de 2013opinião

ASSIM FALOU

[email protected]

Glauco Wanderley

JOSÉ RONALDO, prefeito

“Sem o diálogo não poderemos e não teremos condições de resolver determinados problemas, especialmente o centro”no lançamento do Pacto para recuperar o centro

De carroça, esta mãe flagrada pela Tribuna Feirense, levava filhos e um vizinho para a escola no Parque Ipê em junho do ano passado. Morava no Papagaio. As duas viagens diárias em tração animal eram necessárias porque, sem querer abrir mão do ensino, tinha que viajar alguns quilômetros. No bairro dela, o prefeito Tarcízio Pimenta iniciara em 2010 a construção de uma escola que segundo as promessas, abriria em 2011. A obra, parada há meses, foi retomada terça-feira (26). A promessa do novo governo é de que em 2014 a escola estará atendendo a população.

Mesmo que todo o Hospital Municipal da Criança, com seus 68 leitos, passasse a funcionar como maternidade, a demanda por partos em Feira de Santana não estaria suprida, admite a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas.

O assunto foi um dos temas da reunião com o secretário do estado, Jorge Solla, segunda-feira. Embora não seja solução definitiva para a obstetrícia, a ideia que está em discussão inicialmente é mesmo transferir para as gestantes parte destes leitos hoje ociosos. Em média, a ocupação no Hospital da Criança é de 20%.

No final de 2011, o prefeito Tarcízio Pimenta deu entrevista a Dilson Barbosa, fazendo o tradicional balanço anual. Informou em 28/12 o boletim de notícias da prefeitura: “Na oportunidade o gestor municipal destacou o empenho da administração pública para garantir a renovação de 100% da frota de ônibus do Sistema Integrado de Transporte Público”.

Está se vendo nas ruas, nos incêndios e nos carros quebrados, a tal renovação.

Sejam quais forem as justificativas, diante do quadro deplorável do transporte coletivo em Feira de Santana, a demora no surgimento de melhorias faz parecer que a prefeitura está “passando a mão na cabeça” das empresas de transporte, o que abre espaço para a oposição, que tem sabido aproveitar.

Uma vitória temporária foi obtida pela Famfs (Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana), que enfrentaria um leilão de equipamentos no dia 20, para o pagamento de causas trabalhistas. A pedido do advogado da Fundação, o já citado Dilson Barbosa, ocorreu adiamento para abril. Antes, a Fundação recebeu ofício da da Serin (Secretaria de Relações Interinsticionais do estado), do secretário Cezar Lisboa, que esteve em Feira de Santana, recomendando uma solução negociada com os credores. Com isso e mais um possível interesse da UFRB em construir ali seu campus (o reitor também foi ao local analisar a possibilidade), o advogado e radialista parece mais otimista quanto à salvação da Famfs.

A educação anda de carroça

marcha lenta

Leilão na Famfs

Partos no Hospital da Criança

Imagem arranhada

Renovação da frota

EDVALDO LIMA, vereador (PP)

“Ele é sensível às questões sociais do município, é um administrador competente”referindo-se cheio de elogios ao prefeito José Ronaldo para pedir ampliação de uma policlínica, o pepista demonstrou como, na prática, vereador independente não existe. Só governista e oposicionista.

FRANCISCO MAGALHÃES, presidente do Sindimed

“O Clériston Andrade não pode ser um ferry boat, que foi entregue a uma empresa privada e agora devolvido ao estado como sucata”o sindicato é contra a privatização do hospital

Vendo a repercussão gigantesca da passagem de Yoani Sánchez pelo Brasil e tendo participado de perto dos dias em que ela esteve em Feira de Santana, minha avaliação era de que a iniciativa do governo cubano de estimular protestos contra a blogueira era uma daquelas mancadas históricas dos chamados serviços de inteligência. Claro que se a mulher tivesse tido o direito de falar, falaria, sem chamar tanta atenção, até porque o discurso já é conhecido, público e está escrito no blog Generación Y para quem quiser ver.

Imaginei que os organizadores da manifestação no Parque do Saber não se davam conta de que prejudicavam a causa que defendem, ao negar a Yoani o direito de

falar. Pensei que eles, no calor da revolta contra quem ousa criticar o paraíso imaginário cubano, não se importavam com a imagem que poderiam transmitir.

No sábado, participei de debate no programa de Gerinaldo Costa na Rádio Povo, com Nei Rios (PC do B) e Jáder Dourado (PT). Foi com grande surpresa que fiquei sabendo

que o grupo tinha sim, a intenção de produzir pelo menos uma imagem marcante favorável. Planejavam ocupar a sala, como o fizeram, para, no momento da exibição do documentário Conexão Cuba Honduras esvaziá-la, de modo que ficasse o espaço meio vazio como demonstração da falta de prestígio da oposicionista de Fidel.

Como suas ações levaram ao cancelamento da sessão, o plano foi pro brejo e o dano à imagem do regime cubano causado pelos seus próprios defensores foi infinitamente maior do que Yoani jamais poderia sonhar.

Debate na Rádio Povo: Yoani dominou a pauta em Feira e no Brasil uma semana

Ludimila de Oliveira

Page 4: Edicao 01-03-13

4 Feira de Santana, sexta-feira 1º de março de 2013

GLAuCO WANDERLEy

O deputado federal Colbert Martins (PMDB) vai apelar ao Tribunal de Contas da União, Ministério Público Federal e Conselho Nacional de Saúde, para tentar barrar a terceirização do Clériston Andrade. Para ele, a medida contraria os princípios do SUS e o estado está tomando uma decisão unilateral, sem respeitar a gestão plena da Saúde, que o município de Feira de Santana possui desde 2004.

“Do jeito que vai, vão acabar com municipalização da saúde”, critica, acrescentando que processo semelhante se verifica em Salvador. Na capital, o hospital Manoel Victorino passa pelo mesmo processo

Funcionários do Clériston Andrade fazem caminhada às 7 da manhã desta sexta-feira (01/03), para protestar contra a decisão do governo do estado, de transferir a gestão da unidade para uma organização social dita sem fins lucrativos.

A passeata sairá da frente do Ministério Público, na avenida Getúlio Vargas e vai até a Câmara de Vereadores, onde ocorre

Nos próximos dias o governo do estado dará mais um passo na direção de transferir para uma organização social a administração do Clériston Andrade. O edital da terceirização já está pronto e ainda neste mês de março será publicado, ficando à disposição dos interessados em assumir o hospital. A informação foi passada pelo secretário de Saúde, Jorge Solla, em entrevista na manhã de terça-feira (26/02) ao programa radiofônico Acorda Cidade.

Fundado em 10.04.1999www.tribunafeirense.com.br / [email protected]: Valdomiro Silva - Batista Cruz - Denivaldo Santos - Gildarte RamosEditor - Glauco Wanderley Diretor - César OliveiraDiretora Financeira - Márcia de Abreu SilvaEditoração eletrônica - Maria da Piedade dos Santos

Rua Quintino Bocaiuva - 701 - Ponto Central - CEP 44075-002 - Feira de Santana - PABX (75)3225.7500/3223.6180

OS teXtOS ASSINAdOS NeSte JORNAL SÃO de ReSPONSABILIdAde de SeUS AUtOReS.

Colbert quer impedir terceirização do Clériston

do HGCA. Irmã Dulce e Hospital das Clínicas, antes subordinados à gestão plena de Salvador, também passaram para o controle do estado.

Na interpretação do

deputado, a intervenção no hospital tem motivação política. “Por que não se faz em Vitória da Conquista, onde se enfrentam os mesmos problemas?”, questiona.

O município, terceiro da Bahia em população, depois de Salvador e Feira, é administrado pelo PT há quatro eleições.

Segundo Colbert, Salvador conseguiu a gestão plena no início do primeiro mandato de João Henrique, em 2005, porque o secretário de Saúde era do PT, que na época fazia parte do governo de João.

No caso do Clériston, como Feira de Santana também possui gestão plena, o que ocorre no hospital deveria ser discutido no Conselho Municipal de Saúde. “Feira de Santana, que tem Gestão Plena da Saúde, não está participando de nada. A municipalização de Feira está ameaçada”, critica.

Colbert é médico e participou das primeiras discussões para

implantação do SUS, na década de 80. Para ele, a decisão do governo do estado, de transferir para uma Organização Social a gerência da unidade, contraria a concepção do SUS, motivo pelo qual ele espera uma manifestação do Conselho Nacional de Saúde contrária à terceirização na Bahia. “Nem nos governos carlistas houve um nível tão amplo de privatização na Bahia. Ninguém está sendo ouvido. É uma decisão antidemocrática, contra o SUS, e destroi a perspectiva de municipalização plena”, analisa.

MUNICÍPIO ESPERA

Ao contrário do deputado aliado do governo, a secretária

municipal de Saúde de Feira de Santana, Denise Mascarenhas, não se opõe ao processo em andamento no Clériston Andrade. Alega que não está totalmente informada da situação e no momento prioriza resolver pendências emergenciais na secretaria, que ficaram do governo anterior.

A princípio ela acredita que a mudança no Clériston é legal. “Ainda preciso conhecer o processo todo”, reconhece. Denise ressalva que o atendimento não poderá ser reduzido ou prejudicado em função da terceirização, mas acredita que isto não vai acontecer, como têm prometido os representantes do estado.

Colbert acha que terceirização contraria ideal do SUS

cidade

Segundo Solla, tudo vai melhorar

Jorge Solla argumentou que a terceirização é necessária para expandir a prestação de serviços de saúde. Segundo ele, devido às regras da Lei de Responsabilidade Fiscal, o estado não tem mais margem para contratação de pessoal. “Com este contrato de gestão vamos ter capacidade de contratar mais profissionais, para ampliar o quadro do hospital Clériston Andrade e incorporar novos serviços que vão estar sendo efetivados”.

O secretário prometeu que a terceirização vai melhorar o atendimento à comunidade, sem alterar em nada a vida funcional dos servidores. “Irão continuar trabalhando no Clériston Andrade, irão continuar sendo servidores do quadro efetivo da Sesab (Secretaria de Saúde do estado da Bahia), lotados no Hospital Clériston Andrade”, garantiu. Solla disse ainda que não haverá perda salarial, nem mudança de carga horária ou posto de trabalho. (GW)

O secretário Solla (de paletó) no dia em que veio fiscalizar o ponto em janeiro

Caminhada e acusações de desviouma audiência pública para tratar do assunto. A convocação também está sendo feita pela internet.

No Facebook foi acrescentado um texto com pesadas acusações ao que é chamado de privatização (ao invés de terceirização ou publicização, como o estado denomina o processo).

Essencialmente, o texto diz que a licitação será direcionada e parte do dinheiro destinado

à administração do hospital, repartido entre políticos e os particulares que passarão a administrar o hospital ou fornecer o que for preciso para manutenção.

No próximo dia 13 de março, a Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa também promove uma audiência sobre o assunto, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Um ReSUmO dAS ACUSAçÕeS

A privatização via Organização Social (OS) é o único meio lícito de desvio de verba pública sem controle por parte da sociedade.

Disponibiliza-se um Edital de Licitação de acordo com as características das empresas que demonstraram interesse, com especificidade para a empresa que o estado quer que ganhe (legalmente há necessidade de lançar Edital, porém a empresa que vai ganhar a licitação o estado já sabe quem é).

Depois que a empresa ganha, o estado repassa uma verba exorbitante para a OS. Uma parte é empregada para realmente administrar e o restante é rateado entre os donos da empresa, políticos e empresas que fornecerão os materiais de insumo.

Secom Bahia

Page 5: Edicao 01-03-13

5Feira de Santana, sexta-feira 1º de março de 2013

Fogo no Buzu !!!A frase acima permanece em alguns muros da Feira

de Santana, embora já se desfazendo pela ação do tempo. Mãos desconhecidas promoveram a pichação lá pelos idos de 2011, quando um ônibus foi incendiado na UEFS em circunstâncias nunca esclarecidas. Apesar do inquérito policial instaurado, nunca se soube quem ateou fogo no veículo e a mando de quem. O episódio deu origem a inúmeros comentários. O mais recorrente atribuiu o gesto a manifestantes – talvez estudantes – inconformados com o reajuste no valor da tarifa. Como os autores nunca foram identificados, o mistério permanece.

A expressão “Fogo no Buzu”, no entanto, continua atualíssima nesses primeiros dois meses de 2013. Afinal, dois ônibus pegaram fogo na cidade num intervalo de apenas 50 dias. No episódio mais recente, as chamas começaram no exato momento em que o veículo passava em frente à Prefeitura Municipal, no trecho da Avenida Senhor dos Passos. O que restou foi apenas a carcaça fumegante.

Nas duas ocasiões faltou pouco para acontecer uma tragédia de grandes proporções, já que havia passageiros nos veículos. Segundo noticiou a imprensa, o ônibus que queimou em frente à prefeitura tinha cerca de 60 pessoas. Como o fogo não se alastrou com grande velocidade, todos puderam desembarcar, sem registro de feridos.

É bom que medidas preventivas sejam adotadas. Se o incêndio acontecesse nos ônibus sempre superlotados dos finais de tarde na estação de transbordo do centro da cidade, por exemplo, a Feira de Santana poderia estar chorando hoje uma enorme tragédia. Não aconteceu, mas, pela frequência dos incêndios, pode acontecer.

Aumento

Depois desses dois episódios, parece óbvio que a prefeitura precisa intensificar a fiscalização da frota que circula pelo município. Principalmente porque, como todos sabem, os veículos são quase todos muito velhos e podem ser vistos quebrados com espantosa frequência, inclusive no centro da cidade.

Mais do que verificar a situação dos ônibus antigos, porém, é necessário estabelecer metas para renovação da frota. Obrigado a desembolsar R$ 2,50 a cada viagem, o feirense vive aporrinhado circulando em veículos velhos e sujos e ainda precisa, adicionalmente, se preocupar com os incêndios que estão se tornando banais.

No mês de abril costuma haver reajuste no preço da passagem. Sempre em datas próximas da Micareta, para inibir manifestações contrárias, conforme a estratégia já bastante conhecida. Depois desses incêndios e das reiteradas ocorrências de defeitos que causam transtornos, sobretudo no centro da cidade, parece razoável a ideia da prefeitura poupar o bolso do contribuinte de mais um bote.

Manifestações

Em textos anteriores comentamos que o enredo do aumento da passagem parece novela, pois sempre aparece um elemento novo para confundir a trama cujo final sempre é infeliz para o passageiro. Afinal, os aumentos são quase tão previsíveis quanto apostar que a Micareta feirense acontece em abril.

O que deve mudar nesse 2013 é que a famosa frase “Fogo no Buzu” deixa de expressar a revolta do usuário com os reajustes injustos e se torna expressão de pânico para quem precisa descer apressado do ônibus, diante do risco de ser calcinado e entrar para o rol dos mártires do transporte público da cidade.

A prefeitura, no entanto, tem diante de si a possibilidade de transformar esse triste enredo, anunciando a disposição de intensificar a fiscalização e apresentar à comunidade um plano que, efetivamente, traga as aguardadas melhorias no sistema, cuja precariedade se intensifica a cada ano.

[email protected]

André Pomponeteconomia em crônica

cidade

GLAuCO WANDERLEy

Fotos de ônibus quebrados inundam o Facebook de feirenses. Vereadores de oposição recorrem à justiça para tirar ônibus não vistoriados de circulação. Estudantes satirizam as condições do transporte coletivo em passeata onde carroças simbolizam os veículos que servem à população.

O transporte coletivo, um dos assuntos mais discutidos durante a campanha eleitoral do ano passado, volta com força total ao centro das atenções e gera o primeiro grande desgaste para o governo José Ronaldo, que prometeu dar prioridade em 2013 à resolução da questão.

A prefeitura reagiu iniciando uma busca pelos ônibus nas ruas, para retirar de circulação aqueles que tenham idade superior a dez anos, idade limite de acordo com o contrato em vigor entre as empresas e o município. Segundo o secretário de Comunicação, Valdomiro Silva, estes veículos são recolhidos para a garagem da prefeitura e o prefeito vem exigindo que sejam trocados por ônibus novos. Ao mesmo tempo está ocorrendo a vistoria anual de rotina, quando as empresas conduzem os ônibus para serem vistoriados na secretaria de Transportes e Trânsito.

A velocidade desta vistoria, entretanto, é questionada pela oposição. Os três vereadores (todos do PT, já que o outro eleito contra Ronaldo, Edvaldo Lima aderiu ao governo) entendem que o risco destes ônibus continuarem a circular é muito grande, devido aos diversos incidentes seguidos, entre eles dois incêndios, um deles praticamente na porta da prefeitura.

Até o neo-governista Edvaldo pegou carona na onda contra o transporte coletivo e fez penitência indo de ônibus e paletó por dois dias, rumo à

Ônibus geram primeira crise para José Ronaldo

Com a roda despencando, carro parou em Pé de Serra

Carroças simbolizam os coletivos em protesto estudantil

Câmara. No caminho, coletou reclamações e fotos do precário estado de conservação dos carros nos quais andou. Os demais foram ao Ministério Público em busca de uma liminar que tire das ruas os que ainda não foram fiscalizados.

Segundo Alberto Nery, que presidiu por anos o Sindicato dos Rodoviários, cerca de um terço da frota (79 ônibus) tem mais de 10 anos de uso. Alguns chegam aos 13. O sindicato fez uma visita à garagem das empresas e nelas ouviu a promessa de que 40 carros zero quilômetro serão incorporados à frota. O prazo não foi divulgado. Outros 14 usados que estão pintando, vão logo começar a circular.

Além da precariedade dos veículos em si, até itens de segurança faltam. Segundo Nery, os veículos rodam sem extintor de incêndio.

Nesta semana mesmo, segundo relato do vereador por Pablo Roberto, outro carro começou a pegar fogo na Getúlio Vargas. Não tinha extintor, mas como na avenida circulam muitas linhas, um colega que veio atrás cedeu o extintor para combater o princípio de incêndio.

Diante da degradação, já se ouvem pedidos de intervenção nas empresas e rompimento do contrato.

Os estudantes iniciam na segunda-feira uma coleta de assinaturas em um abaixo-assinado pedindo renovação da frota, sem aumento da passagem em 2013 (geralmente elas aumentam perto da Micareta).

Em março do ano passado, a Tribuna Feirense trouxe reportagem sobre as condições dos ônibus em Feira de Santana, comparando-os com os de outras cidades

do mesmo porte em termos de população (Sorocaba-SP, Aracaju-SE, Contagem-MG e Cuiabá-MT). Feira só não tinha a passagem mais cara. A frota era muito mais velha e a quantidade de veículos muito menor.

As empresas por sua vez se dizem prejudicadas e desde o governo Tarcízio Pimenta cobram na justiça um valor de R$ 37 milhões, pois dizem ter sofrido prejuízo anos seguidos, em função do aumento da passagem ter sido inferior à própria planilha apresentada pelos técnicos da prefeitura.

O prefeito Tarcízio Pimenta quase assinou um acordo assumindo a dívida, que seria paga por meio da renovação automática da concessão, sem concorrência, por mais 12 anos. Tarcízio desistiu, mas a ação continua. José Ronaldo já fez chegar aos ouvidos dos empresários que não aceita pagar.

Marcus Maia

Page 6: Edicao 01-03-13

6 Feira de Santana, sexta-feira 1º de março de 2013culturacidade

Começa neste fim de semana a fiscalização da Lei Seca em Feira de Santana. Os detalhes da primeira blitz foram discutidos na manhã desta quinta-feira (28/02), na sede do Comando Leste

Blitz da Lei Seca começa neste fim de semana

da Polícia Militar, com a presença de representantes da 1ª Ciretran, Detran e das polícias militar, civil e rodoviária federal.

Segundo a PM, a operação vai ocorrer tanto nas ruas da cidade quanto

no Anel de Contorno. Os motoristas serão submetidos ao teste do bafômetro. Pela PM participa o efetivo da Companhia Especializada Tático Operacional (CETO) e do serviço de

inteligência da Unidade de Missões Especiais, com o apoio do recém-inaugurado CICOM - Centro Integrado de Comunicações, que coordena o deslocamento das viaturas.

[email protected]

Adilson SimasFeIRA ONtem

O venenoso Otaviano Campos

Falcão, “água de flor”

Versos do poeta e do prefeitoNome de escola no

Conjunto Viveiros, por iniciativa do prefeito Colbert Martins que o homenageou depois de falecido, o professor e contador Antônio Lopes apelidado “Príncipe dos Poetas Feirenses”, também era o “guarda livros” do escritório do cacique político Eduardo Fróes da Motta.

Assim que Colbert assumiu a prefeitura pela primeira vez em 1977, quando ainda não existia a obrigatoriedade do concurso, Lopes pediu uma colocação para um afilhado. Argumentando que não queria tomar o tempo precioso do “prefeito amigo e

Secretário de Serviços Urbanos por alguns meses na primeira administração do prefeito José Falcão (1973/1976) e candidato a deputado estadual pelo MDB em 1978, obtendo na cidade 309 votos, o empresário gráfico Rêmulo Oliveira disse em entrevista ao jornal Feira Hoje de fevereiro de 1980, que seria o novo representante do PTB local, independente de com quem ficasse a sigla nacionalmente, se Leonel Brizola ou Ivete Vargas.

Na edição que

circulou no sábado, 2, o jornal publicou venenosa declaração do vereador Otaviano Campos, que também disputava o comando do partido na cidade:

- Todo político local que recebe 50 votos já quer ser líder...

Cinco meses depois do ingresso festivo, em outubro de 1980, os novos filiados do PDS, todos oriundos do velho MDB, já manifestavam desencanto com o Governo do Estado (leia-se ACM), por não realizar na cidade as obras prometidas aos novos filiados. Líder do grupo e ainda com esperança, o ex-prefeito José Falcão explicou em entrevista que tecnicamente as obras não poderiam ter sido realizadas porque em fim de ano geralmente faltam

recursos orçamentários. Membro do grupo, o vereador Renato Ribeiro Sá disse ao jornal Feira Hoje, de domingo, 2:

- O Falcão está querendo ser “água de flor”...

correligionário”, resolveu fazer o pedido através de uma carta em forma de sonetinhos, pois sabia o quanto o prefeito admirava seus versos. Na própria carta, Colbert fez o seguinte despacho para Celso Daltro, secretário de Administração:

- Como o poeta tem graça, que a nomeação se faça...

Vai ser enterrado hoje no distrito de Itamirá, no município de Aporá, o prefeito do município, José Raimundo de Santana (PT). Ele foi encontrado morto na noite de quarta-feira (27), por enforcamento. O caso foi reconhecido pelos próprios familiares como suicídio.

Segundo o irmão Clodoaldo, o prefeito Zé Raimundo, como era conhecido, sucumbiu à tensão do cargo. “Ele vinha recebendo muita pressão nesta cidade pequena sem emprego para muitos. Na noite de quarta feira sua esposa se deu conta de que ele não estava no quarto e quando procurou, ele havia se enforcado”, revelou.

Aporá fica no leste do estado, vizinha de Entre Rios e tem população de 17.731 habitantes de acordo com o Censo 2010 do IBGE.

A presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria,

Prefeito comete suicídio em Aporá

enviou condolências à família e aos quatro filhos. A UPB ressaltou em nota que “muitos gestores estão sentindo na pele grandes dificuldades em administrar diante da brutal queda das receitas, da longa estiagem e de uma série de outros problemas”.

Zé Raimundo nasceu em 17 de janeiro de 1966. Foi eleito prefeito de Aporá com 5.760 votos, correspondentes a 59% dos votos válidos. O vice-prefeito eleito em outubro com Zé Raimundo foi João Ferreira da Silva Neto, também do PT.

Foto do registro no TSE

COOPERATIVA CENTRAL DE CRÉDITO DA AGRICULTURA FAMILIAR E ECONOMIA SOLIDÁRIA CNPJ: 10.013.534/0001-06 NIRE 294.000.3571-0 Av. Sr. dos Passos, 54 - Térreo - Serraria Brasil - CEP 44.003-144 Feira de Santana–BA Telefax: (55) 75 3614-8482 www.ascoobcentral.com.br

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA O Presidente da Cooperativa Central de Crédito da Agricultura Familiar e Economia Solidária - ASCOOB CENTRAL, CNPJ 10.013.534/0001-06, NIRE 294.000.3571-0, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto Social, convoca as cooperativas filiadas, que nesta data totalizam em 06 (seis) em condições de votar, para se reunirem em Assembléia Geral Extraordinária, a ser realizada no Auditório Filinto Bastos, em sua sede social localizada à Avenida Senhor dos Passos, n° 54, Térreo, Serraria Brasil, CEP. 44.003-144, Feira de Santana- Bahia, no dia 12 de março de 2013, às 08:h00min (oito horas), com a presença de 2/3 (dois terços) das associadas em primeira convocação; às 09h00min (nove horas), com a presença de metade mais uma das associadas, em segunda convocação; ou às 10h00min (dez horas), com a presença de qualquer número de associadas, em terceira e última convocação, para deliberar sobre os seguintes assuntos: 1. Reforma do estatuto social da ASCOOB Central em seus Artigos: Art. 2º, Art. 42º, Art. 54º,

Art. 55º e Art. 61º; 2. Proposta de instalação, pela ASCOOB Central, do Regime de Cogestão na ASCOOB

Credimonte e aprovação do Termo de Convênio de Cogestão.

Feira de Santana(Ba), 28 de Fevereiro de 2013.

Robson da Silva Sena

Diretor Presidente

COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL ASCOOB CREDIMONTE CNPJ 05.602.448/0001-07 – NIRE 29400030360 Rua Senador Pedro Lago, 84, Centro – Jacobina BA, CEP 44.700-00.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente da Cooperativa de Crédito Rural ASCOOB Credimonte, CNPJ 05.602.448/0001-07, NIRE 29400030360, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto Social, convoca os seus associados que nesta data são em número de 2.133 (Dois mil, cento e trinta e três) em condições de votar, para se reunirem em ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINARIA, a ser realizada no dia 14 de março de 2013, na Câmara de Dirigentes Lojistas situada à Rua Antonio Muniz, nº 38, 1º andar, Jacobina-BA, CEP. 44700-000, por possuir melhor acomodação para um elevado número de associados, obedecendo aos seguintes horários: Às 08h00min (oito horas), com a presença de 2/3 (dois terços) dos associados, em primeira convocação; Às 09h00min (nove horas), com a presença de metade mais um dos associados, em segunda convocação; ou, às 10h00min (dez horas), com a presença de no mínimo 10 (dez) associados, em terceira e última convocação para deliberar sobre os seguintes assuntos:

1. Proposta de instalação do Regime de Cogestão na ASCOOB Credimonte, pela ASCOOB

Central, e aprovação do Termo de Convênio de Cogestão.

Jacobina(Ba), 28 de fevereiro de 2013.

Diretor Presidente

O Presidente da COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL ASCOOB SISAL, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto Social, convoca os seus associados, que nesta data são em número de 9.055 (nove mil e cinqüenta e cinco), em condições de votar, para se reunirem em ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA, a realizar-se no dia 16 de março de 2013, no Clube Trem D’ Alegria - Estrada Fazenda Guanabara, km 5, Zona Rural do Município de Serrinha-BA, por possuir melhor acomodação para um elevado número de associados, às 14h00min, com a presença de 2/3 (dois terços) dos associados, em primeira convocação; às 15h00min, com a presença de metade mais um dos associados, em segunda convocação; ou às 16h00min, com a presença de no mínimo 10 (dez) associados, em terceira convocação, para deliberar sobre os seguintes assuntos:

ORDENS DO DIA:1. Prestação de Contas referente ao exercício de 2012, compreendendo o

Relatório de Gestão, o Balanço Patrimonial, os Demonstrativos das Sobras ou perdas apuradas, as Notas Explicativas às demonstrações contábeis, o Parecer do Conselho Fiscal e de Auditoria, todos em relação a 31 de dezembro de 2012;

2. Eleição do Presidente do Conselho de Administração;3. Destinação das sobras apuradas no exercício de 2012;4. Fixaçãodovalordoshonorários,dasgratificaçõesedacéduladepresença

dos membros do Conselho de Administração e Fiscal;5. Criação de Fundo Contingencial;6. Proposta de Recolhimento de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço

(FGTS) para Diretores Executivos;7. Aprovação do plano de atividades do exercício de 2013.

Serrinha-BA, 28 de fevereiro de 2013.

COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL ASCOOB SISALCNPJ: 63.229.629/0001-28, NIRE 29.400.017.193EDITAL DE CONVOCAÇÃOASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

Page 7: Edicao 01-03-13

7Feira de Santana, sexta-feira 1º de março de 2013

[email protected] VianArcebispo metropolitano Luzes no Caminho

cultura

Cultura e [email protected]

Sandro Penelu

Mais dicas culturais em: www.infcultural.blogspot.com

AniHime 2013 celebra cultura oriental em Feira

Parte da cultura Oriental se faz presente, mais uma vez, em Feira de Santana, com a realização do II AniHime, festival que visa a troca de experiências e conhecimentos acerca da cultura do Oriente.

3ª edição do “Grito Rock” será realizada em Feira

Acontece, no espaço Feira Music Hall, em Feira de Santana, no próximo dia 02 de março, a partir das 17h, mais uma edição do “Grito Rock”, evento que conecta 300 cidades de 30 países.

Além da América Latina, mais países da Europa, Oceania e África integram-se ao evento. Produzido de forma

UeFS editora inscreve até 2 de abril para publicação de livros

A UEFS Editora inscreve até o próximo dia 2 de abril de 2013 para a publicação de livros de natureza técnico-

Livros de professor da Uefs debatidos na europa

O professor e escritor feirense Aleilton Fonseca terá suas obras debatidas em mesa redonda, durante o colóquio internacional “Littérature brésilienne contemporaine: espaces, traductions et médiations culturelles”, que será realizado de 7 a 12 de março nas cidades de Paris (França) e Berlin (Alemanha).

O professor alemão Georg Wink (Freie Universität Berlin) apresentará, na Universidade Sorbonne, o trabalho intitulado “Sertão revisitado: dialogando com os clássicos em Nhô Guimarães e O pêndulo de Euclides, de Aleilton Fonseca”.

Em Nhô Guimarães, romance

ATRAÇÃO LOCAL HORA ENDEREÇONET BAHIA Quiosque do Mazinho 21 Praça de Alimentação – Centro

III GRITO ROCK – DIVERSAS BANDAS Feira Music Hall 17 Av. Maria Quitéria

ELIOMAR SANTOS Quiosque Encontro dos Amigos 18 Praça Duque de Caxias

GELIVAR SAMPAIO Bengos Bar 21 Estação Nova

URI BECHEN ArtBrasil 21 Sobradinho

DANIEL VIEIRA E ADRIANO REZENDE Mansão Solaris 16 Santa Mônica

JULIANA GREICE Seu Zé Lounge Bar 22 Ponto Central

MÁRCIO MIRANDA Paradinha Pastelaria 21 Rua São Domingos

BRUNO BEZERRA Cidade da Cultura 21 Conjunto João Paulo

SHOWS AO VIVOSEXTA-FEIRA 01/03

ATRAÇÃO LOCAL HORA ENDEREÇO

BÁRBARA NUNES SportBar 21 Rua São Domingos

SANDRO PENELÚ Quiosque do Mazinho 21 Praça de Alimentação

MARIZÉLIA E OS COISINHO Botekim 21 Av. João Durval

JOTA SOBRINHO Cidade da Cultura 21 Conj. João Paulo

ELIOMAR SANTOS Quiosque Encontro dos Amigos 18 Praça Duque de Caxias

GALEGUINHO E ZACK MARIANO The King 22 Av. Getúlio Vargas

WILLIAN DE CASTRO The House Disco Lounge 22 Av. João Durval

DUDU DO ARROCHA Seresta da Vitória 22 R. Conselheiro Franco - Centro

SÁBADO 02/03

O AniHime 2013 ocorrerá sábado e domingo, dias 02 e 03 de março, das 13h às 20h, no Colégio Estadual Gastão Guimarães, com uma vasta programação.

Ingressos a R$ 10,00.

colaborativa desde 2005, o Grito Rock foi criado como uma alternativa ao carnaval tradicional e este ano, em Feira, acontece em 03 de março, consolidando-se como um dos principais eventos independentes na cidade.

O Feira Music Hall fica na Avenida Maria Quitéria - N° 3568.

científica e cultural.Os interessados devem

acessar o edital, disponível no site da UEFS Editora.

já levado para o teatro, Aleilton Fonseca retrata a vida, as ideias e o imaginário do sertão, privilegiando a linguagem falada, os neologismos e o vocabulário da cultura regional. Entre uma história e outra, a protagonista, uma senhora de 80 anos, narra a própria trajetória de vida, ao lado do marido Manu, e fala das visitas do escritor Guimarães Rosa, em viagem pelos Sertões Gerais.

A programação do colóquio internacional pode ser conferida no sitewww.adepba.fr, da Association pour le Développement des Etudes Portugaises, Brésiliennes, d’Afrique et d’Asie Lusophones.

Um recente estudo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) mostra o cenário onde os jovens vivem e sobrevivem no Brasil, exigindo transformações imediatas. Tal pesquisa partiu de alguns indicadores: taxa de analfabetismo; escolarização adequada; qualidade de ensino; causa de mortalidade. Como resultado, descobriu-se esta realidade alarmante:

PRIMEIRA conclusão: a desigualdade social, gera, entre os jovens, grandes diferenças sociais, particularmente entre os brancos e os afrodescendentes. Sem superar tal desigualdade, é impossível vencer, por exemplo, a criminalidade. SEGUNDA conclusão: pela carência de educação e por causa do ensino de péssima qualidade, os jovens não conseguem ingressar no mercado de trabalho, tornando-se dependente de seus pais. Isso gera problemas de renda familiar entre os mais pobres. TERCEIRA conclusão: o analfabetismo ainda é um drama social a ser enfrentado e resolvido, pois as camadas mais pobres não conseguem estudo de qualidade.

Os jovens no brasilA VIOLÊNCIA, também, tem sido um fator

preocupante no meio da juventude. Encontram-se jovens com pouco mais de doze anos envolvidos no cenário da violência. Isso se deve à instabilidade social e à degradação do núcleo familiar. As drogas, também, estão presentes nesse cenário, pois os jovens, incitados pela propaganda comercial, sentem-se atraídos pela conquista dos produtos de moda e procuram caminhos fáceis e perigosos para sua aquisição.

A IGREJA Católica, escolheu a juventude como centro de suas reflexões durante este ano. Todos os olhares, as reflexões e as atividades terão seu foco na realidade dos jovens. A principal preocupação é a conscientização deles, destacando seus valores e sua força transformadora. Além disso a Igreja quer “acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção da vida, da justiça e da paz!.

ALÉM da Campanha da Fraternidade, os jovens são evidenciados, neste ano, com a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro, entre 23 a 28 de julho. Tem como lema a ordem dada por Jesus aos discípulos pouco antes da Ascensão – “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19).

Page 8: Edicao 01-03-13

8 Feira de Santana, sexta-feira 1º de março de 2013

Por não terem recebido por serviços que deveriam ser pagos no mês de dezembro, prestadores de serviço do SUS à prefeitura de Feira de Santana ameaçaram paralisar as atividades. A ameaça foi feita pelo presidente da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde da Bahia, Marcelo Brito, em entrevista na manhã desta quinta-feira (28) no programa Subaé Notícias, na rádio Subaé.

O presidente da associação argumenta que não se trata de greve ou protesto, mas de inviabilidade de funcionar, por falta de recursos. “Algumas unidades a qualquer momento podem fechar suas portas. Deixaram de pagar funcionários, vale-transporte, água e luz. Estão sem capacidade de continuar abertos. Não há como obrigar o colaborador a comparecer, com salário atrasado e sem vale-transporte”, afirma.

Marcelo ressaltou que nas conversas com a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, ela se dispôs a pagar, mas sem especificar

UeFS sem dinheiro não paga água, luz e bolsistas

um prazo. O problema seria porque o governo anterior não deixou os pagamentos empenhados. O médico sugere que a prefeitura de Feira consulte a de Salvador, onde uma solução legal foi encontrada para viabilizar os pagamentos pendentes deixados por João Henrique, neste caso referentes a novembro e dezembro.

De acordo com a associação, em Feira o débito está em cerca de R$ 4 milhões, com clínicas, hospitais e laboratórios.

REuNIÃOA secretária Denise

Mascarenhas se reuniu durante a manhã com diversos prestadores de serviço ao município e disse que está analisando a documentação. “Ainda estamos aguardando os relatórios finais, relativos ao exercício de 2012, para que possamos tomar todas as medidas administrativas”.

Segundo avaliação da reunião divulgada pela prefeitura, “a resposta foi excelente” e 95% dos credores compareceram ao encontro, realizado no auditório do SAMU.

A reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), divulgou nota pública à comunidade na tarde de hoje, informando que está sem receber dinheiro do governo do estado e com isso não consegue pagar nem mesmo contas essenciais, como água, luz e telefone. “Igualmente, a ausência de pagamentos de bolsas ameaça a própria sobrevivência de centenas de estudantes, comprometendo a política universitária de permanência estudantil”, diz o texto. Entre os prejudicados incluem-se inclusive estudantes que estão fora do país, em intercâmbio internacional.

A reitoria adverte que a situação ameaça até mesmo as atividades rotineiras que ocorrerão a partir do início do semestre. Além da retenção de recursos por parte do governo, cujas razões

Serviços de Saúde pressionam por pagamento de dezembro

não foram justificadas, a nota aponta dificuldades operacionais com um novo Sistema de Planejamento, Contabilidade e Finanças (FIPLAN).

Estão em atraso pagamentos relativos a despesas com viagens e aquisição de material de consumo. Impostos não estão sendo pagos e as obras de laboratórios e salas de aula que deveriam ter sido concluídas em janeiro permanecem inacabadas. A situação coloca em risco a continuidade de projetos que dependem da obtenção de financiamentos com regras rígidas contra inadimplência.

A nota termina avisando aos credores que os pagamentos não dependem da administração da universidade e que esta continuará fazendo gestões junto ao governo do estado para receber os repasses e providenciar a quitação das dívidas.

Page 9: Edicao 01-03-13

9Feira de Santana, sexta-feira 1º de março de 2013 9Feira de Santana, sexta-feira 1º de março de 2013

CLASSIFICADOSCLASSIFICADOS DA

[email protected]ÍCULOS

CARROSPalio ELX 1.4 flex 1.4 2007/2008 Cor Vermelho, Completo - Vidros Elétricos na parte da frente, direção Hidráulica, Ar Condicionado, Travas Elétrica nas 4 portas, retrovisor Elétrico, Banco de Couro. R$ 22 .000 ,00 . Te le fones pa ra Contatos: 75 88449349 / 82315666 / 36121946 (Ramal 21).

Siena tetrafuel ano 2008 modelo 2009. Farol de neblina, direção, ar, vidro elétrico, alarme e trava. Único dono. 75 9168-4817

Vende-se Meriva Maxx 1.8 FLEX, 2006/2006 Cor Preta, Novissimo, com 55.000 Km, Completo com Banco de Couro Original, Alarme e Rodas de Liga Leve. R$ 21.000,00. Contato: Joacimar Telf.: 75-8229-6660 / 9197-2152 / 8801-0796

Vende-se Strada, ano/modelo 1999. Valor R$ 11.500,00 Tel.: 8131-9509 - Av. Riachuelo nº 298 - Baraúnas

*VENDO palio adventure 2000, COR PRATA, 1.6 AGERTINO. COM KIT GÁS CONTATO: 91459252 81594076

V E N D O PA L I O W E E K E N D TREKING ÚNICO DONO NOVA – ANO 2009 75/8868-4386 oi – 9978-1124 vivo

MOTOSvende-se uma moto Suzuki Yes 125 2008, gasolina, vermelha 75 9136-7080

Ve n d o B i z 1 2 5 E S , 2 0 11 , emplacada, vermelha. Tel.: (75) 8143-7939 / 9173-6899

IMÓVEIS

VENDAVendo um prédio no C. Limpo à 100m da passarela da C. Nova. 4 quartos sendo 3 c/ Suítes. 3 salas. 1 sala de computador c/ biblioteca. Garagem. Varanda. Auditório p/ 50 pessoas. Cerca eletrica. Porteiro eletronico. Completamente reformada. Financio pela Caixa. Tels: (75) 9192-4898/8111-3684

CASASVende-se uma casa Rua Quintino Bocaiuva 75 9155-9912 / 8868-7866

Ve n d e - s e c a s a 2 / 4 , S a l a , Coz inha, Banhe i ro , Qu in ta l

1ª Travessa Guaratatuba – Tomba Tel.: (75) 3486-4737 / 8238-3037 / 8811-7037 – Dona Raimunda

CHÁCARAVende-se uma chácara, 06 tarefas, casa, garagem para 2 carros, galpões. Local ização: Santa Quitéria. Tel: (75) 3221-6221 / 9997-7160 – Antônio Costa

TERRENOVende-se um terreno no CIS e uma chácara. Tel: (75) 9171-3052 / 8105-1697

4 tarefas em São José 1 terreno no Cis em construção 75 8105-1697 / 9970-0677 / 9171-3052

VENDO ÁREA DE 1 OU 2 TAREFAS NO MAGALHÃES, PRÓXIMO AO ÁGUAS CLARAS. 75 3616-4269 / 8220-7311

VENDO ÁREA DE 1 OU 2 TAREFAS NO MAGALHÃES, PRÓXIMO AO ÁGUAS CLARAS.75 3616-4269 / 8220-7311

APARTAMENTOSVende-se Aptº com armários embutidos, decorado e quitado.

Cond. Parque Lagoa Grande. Próximo ao Boulevard. Tel. (75) 8844-9569

ALUGUEL

Alugam-se salas - 1º andar, frente para Av. Getulio Vargas (75) 9968-0061

Alugo casas, apartamentos, kitnets e galpões. (75) 8103-2945

Aluga-se kitnets

Rua Coronel José Pinto, em frente ao Shopping Boulevard 75 3221-9664 - 8173-6866 oi - 8104-6835 claro

APARTAMENTOAlugo apartamento no condomínio Parque das Acácias – Matriz, Bloco M, sala, banheiro, 02 quartos, cozinha, área de serviço, dependência de empregada. Tel.: (75) 9110-8445 / 3022- 2478.

CASASA l u g o c a s a e m C a b u ç u e m P e d r a s A l t a s 75 3486-4737 / 8238-3037 / 8811-7037 – Dona Raimunda

PONTO COMERCIAL

Aluga-se um ponto comercial para churrascaria bem localizado. Fica na BA – 502 KM 06, Conceição da Feira – Ba. Posto Chicken. Contatos: (75) 3224-2219 / (75) 8106-9940

Largo da Feirinha Estação Nova Valor R$ 300,00 75 9209-6988 / 9932-7979 / 9216-4043

GALPÃOAluga-se galpão 17x30, com cozinha, banheiro e jardim, na avenida Primavera 370, bairro Sobradinho. Tratar com Diva ou Jailton, pelos telefones 8174-5666, 9110-0170 ou 3226-6147

MÓVEISVendo um balcão de madeira revestido de fórmica e uma vitrine de expositor vertical com vidro temperado. Fone: 8844-4265 (OI) 9196-6045 (TIM)

Vende-se 02 macas para estética novas. (75) 3226-5785

INFORMÁTICANUNO INFORMÁTICA Internet por apenas R$ 25,00 Mensais. Venda e manutenção de computadores cotato: (75) 8260-3171 / (75) 9118-6912

Empréstimos

Acabe com seu p rob lema Cooperativa de crédito Liberados

À Partir Prestações

5.000,00 32,00

10.000,00 64,00

15.000,00 96,00

20.000,00 128,00

30.000,00 176,00

40.000,00 240,00

50.000,00 305,00

Temos todos os valores até 600,000,00 Para quitar dívidas, capital de giro, Pessoa física e jurídica, autônomos, imóveis, contrução e outras finalidades, prestações f ixas. L iberação imediata s/ burocracia, s/ consulta ao SPC/SERASA. TEL.: (0XX31) 3023-2179 PLANTÃO 24:00HRS (0XX31) 9465-0214 (0XX31) 9450-9645

EMPREGOVagas de Trabalho Por te i ro (recepcionista) e serviços gerais hotel / sexo masculino / currículo na rua Comandante Almiro, 742 - Hotel Brasil

OPORTUNIDADE!

Ganhe de R$ 800,00 á R$ 8.800,00 por mês www.telexfree.com.br/rabelofeira Cadastre-se aqui. Renda Extra seja um divulgador, use à internet à seu favor www.precadastro.com/rabelofeira Veja o vídeo e cadastre-se aqui ou entre em contato preenchendo o formulário.

OPORTUNIDADE!

T R A B A L H E A PA RT I R D E CASA, ALGUMAS HORAS POR DIA. PRODUTOS NA ÁREA DE NUTRIÇÃO E CUIDADOS PESSOAIS. LUCRE de 500,00 à 1.500,00. CONTATO: 75 8289-3662/9124-4564/8883-9452/9972-1101

OPORTUNIDADE!

T R A B A L H E A PA RT I R D E CASA, ALGUMAS HORAS POR

15 TAREFAS PRODUTIVAS, EM ÁGUA FRIA. TERRA BOA, PLANA.R$ 2.500,00 A TAREFA.

VENDO TOTAL OU PARCIAL.

(75) 8125-3011/(75) 9196-0092/

(75) 9935-2751

VENDEM-SE

DIA. PRODUTOS NA ÁREA DE NUTRIÇÃO E CUIDADOS PESSOAIS. LUCRE de 500,00 à 1.500,00 CONTATO: 75 8289-3662/9124-4564/8883-9452/9972-1101

*A CSO ENGENHARIA ESTA COM VAGAS ABERTAS PARA PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS PARA ATUAR NOS CANTEIROS DE OBRAS. INTERESSADOS DIRIGIR-SE A OBRA PARQUE DOS COQUEIROS, ESTRADA DO BESOURO - ASA BRANCA. OU ENVIAR CURRICULUM PARA [email protected] O M . E S P E C I F I C A N D O A NECESSIDADE ESPECIAL.

SERVIÇOSAdvogados MBC: escr i tó r io e s p e c i a l i z a d o e m c a u s a s T R A B A L H I S TA S , C Í V E I S (consumidor, família, contratos, etc.),COMERCIAIS (recuperação de créditos, etc.) e PREVIDENCIÁRIAS - Tel.: (75) 3614-7044 / (75) 9150-0330 / (75) 9158-6127.

Sa lão a dom ic i l i o : Escova p r o g r e s s i v a , r e l a x a m e n t o , tratamento diversos. Tel.: (75) 8143-7939/9173-6899

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Feira de Santana, 01 de março de 2013.

A Nossa Casa Administração de Condomínios Ltda., na qualidade de administradora do Condomínio Residencial Alegria I, convocam V.Sa a comparecer à Assembleia Geral Extraordinária do Condomínio Residencial Alegria I, que acontecerá no dia 06 de março de 2013, no salão de festas do próprio condomínio, sito à Rua Artemia Pires, s/n , Sim, Feira de Santana, Bahia, que será instalada às 19h30, em primeira convocação, se alcançado o “quorum legal”, ou às 20h em segunda convocação com qualquer número de presentes, para apreciar e deliberar sobre os seguintes assuntos:

1. Previsão orçamentária para 2013;2. Interfones;3. Informes;4. O que ocorrer

As decisões tomadas pelo “quorum” que a lei e a Convenção do Condomínio fixarem, obrigam ao cumprimento por parte de todos os condôminos. Os instrumentos de mandato passados pelos condôminos que se fizerem representar por procurador deverão ser entregues antes do início dos trabalhos, com suas firmas reconhecidas por tabelião desta cidade, à mesa designada para dirigir a Assembleia.

Cordialmente,

Nossa Casa Administração de Condomínios

Page 10: Edicao 01-03-13

10 Feira de Santana, sexta-feira 1º de março de 2013

JuLIANA VITAL

Um novo equipamento que consegue tratar problemas na próstata com raio laser promete trazer grande evolução para a saúde masculina em Feira de Santana.

A máquina vaporiza os tecidos que bloqueiam o canal por onde passa a urina e que está sob pressão da glândula inchada. O uso do aparelho reduz o tempo de internação do paciente e diminui o risco de infecção depois da operação.

As primeiras cirurgias realizadas a laser e com o chamado bisturi bipolar em Feira de Santana ocorreram em dezembro do ano passado, pela equipe de urologistas da clínica IUNE – Instituto de Urologia e Nefrologia de Feira de Santana, liderada pelos médicos João Batista e Paulo Oliveira.

De acordo com João Batista, o paciente deixa mais rápido o hospital e não precisa ficar retornando, como acontece com pessoas que realizam cirurgias invasivas e têm que substituir regularmente sondas urinárias. “O paciente é liberado no mesmo dia, tem menos riscos de infecções, menos problemas no pós operatório e uma recuperação imediata, proporcionando o retorno rápido às suas atividades no dia a dia”, diz o urologista, citando as vantagens para o paciente e as vantagens econômicas deste método de tratamento.

Mesmo disponíveis no Brasil, as cirurgias a laser são bem menos frequentes do que as convencionais - que cortam o abdômen - para tratar problemas na próstata. O custo do aparelho é grande, mas o método diminui os custos com os procedimentos nos hospitais. “O alívio em ver esta tecnologia trazer benefícios para o paciente é grande”,

Cirurgia da próstata pode ser feita com laser

atesta João Batista, que tem 31 anos de profissão. “A tranquilidade de fazer um procedimento minimamente invasivo e resolutivo com qualidade satisfatória é muito gratificante. Gostaria de ver esta tecnologia mais acessível a todos” afirma.

A próstata é a glândula que produz o sêmen, o líquido que carrega os espermatozoides no homem. Nela podem ocorrer três tipos de patologias: infecções, câncer e crescimento benigno. Este último, atinge 85% dos homens.

Quando o crescimento da próstata provoca a obstrução no fluxo urinário, comprometendo a qualidade de vida, indica-se tratamento medicamentoso ou cirúrgico. O inchaço da glândula faz o paciente sentir vontade de urinar

muitas vezes ao dia e apresentar um jato de urina mais fraco. Problemas mais graves podem afetar o funcionamento de órgãos como a bexiga, para a qual não há transplantes.

[email protected]

Rafael VelameFoguetinhos Velamados

Democracia vs DitaduraOs mesmos “talibãs tropicais” que impediram

Yoani Sanchez de falar em Feira de Santana, foram vistos essa semana protestando contra a má qualidade do transporte coletivo público . Se fosse em Cuba...

Feira na mídia A vinda de Yoani Sanchez para Feira de Santana

já deu o que falar, mas ainda vale registrar que a visibilidade alcançada pela cidade com a visita da blogueira cubana foi a maior da história. Todos os principais veículos de comunicação do Brasil estiveram na “Princesa do Sertão” e felizmente saíram com uma boa impressão da cidade, apesar dos pesares.

 Gulosos

Tem gente revoltada com a vereadora Neinha, dizendo que a edil “cuspiu no prato que a elegeu”. A turma dos revoltados faz  referência às críticas que Neinha fez ao Hospital Geral Clériston Andrade. Mas, na verdade, a turma que a critica está preocupada em proteger o prato em que come.

 Doendo no bolso

Diante do que viu na legislatura passada, o vereador José Carneiro (PSL) propôs uma mudança no regimento interno da Câmara de Feira de Santana. Ele sugere que os vereadores ausentes nas sessões sejam punidos com desconto no salário. Caso a sugestão seja acatada, teremos vereador (a) correndo sério risco de ficar sem salário no fim do mês...

 Anti-PT

A inevitável candidatura de Otto Alencar (PSD) ao governo do estado, já está sendo discutida «a boca miúda» na Câmara de Feira. Já tem vereador “tramando” apoio em massa ao atual vice-governador.

UrucubacaO deputado estadual Targino Machado (PSC)

precisa arrumar urgente uma “rezadeira”. Depois de perder a eleição em São Gonçalo dos Campos e ser ignorado na composição do secretariado do prefeito José Ronaldo, agora corre o risco de ficar sem partido, caso o PSC decida aderir mesmo ao governo Wagner.

Foguetinhos*O segredo do sucesso é guardar o segredo e

mostrar o sucesso.*A arma dos fracos é criticar os fortes.

*Nunca conte uma mentira para alguém que já sabe a verdade.

Depois de uma temporada de férias,  a coluna está de volta; para alegria de uns e tristeza de outros.

A falência desse órgão obriga o paciente a usar sondas urinárias durante o resto da vida.

No Brasil, são 54 casos de câncer de próstata para cada grupo de 100 mil homens, enquanto na China ocorrem 1,7 casos para cada grupo de 100 mil homens. De acordo com o médico da IUNE, uma das explicações para esse grande número de ocorrências em nosso país, além dos hábitos de vida é a dieta. O alto consumo de proteína animal (carne vermelha) contribui para a maior incidência de câncer na próstata.

Os primeiros métodos cirúrgicos para este tipo de tratamento surgiram na década de 50 no Brasil. São muito utilizados no país até hoje.

João Batista quer ver o método popularizado

saúde