edicao 13 05 16

12
www.tribunafeirense.com.br R$ 1 FEIRA DE SANTANA, SEXTA-FEIRA 13 DE MAIO DE 2016 ATENDIMENTO (75)3225-7500 2 ANO XVI - Nº 2.583 9 OUVIDORIA UNICRED - 0800 940 0602 (das 09h às 18h, dias úteis) A COOPERAÇÃO FAZ VOCÊ CHEGAR LÁ CESAR CIELO COOPERADO UNICRED DESDE 2006. PARA SABER MAIS, ACESSE: UNICRED.COM.BR Faça como Cesar Cielo. Seja Cooperado Unicred. Uma das maiores instituições financeiras cooperativas do Brasil. Horas depois que a presidente Dilma Rousseff teve o afastamento temporário do cargo aprovado pelo Senado, seu vice-presidente, Michel Temer, assumiu o comando do país. Ele anunciou o ministério, prometeu manter os programas sociais e garantiu proteger a operação Lava Jato. Perigo na beira do riacho Três pessoas morreram ao longo dos anos, arrastadas pela água de um aparentemente inocente riacho no Feira X, que vira um rio caudaloso quando chove. Depois da última morte, em 2010, foi prometida a reforma de ponte que a população usa para atravessar de um lado para outro. Mas nada foi feito. Temer assu me no lugar de Dil ma Presidente do PSDB e derrotado por Dilma em 2014, Aécio Neves foi cumprimentar Temer no Planalto

Upload: tribuna-feirense

Post on 30-Jul-2016

226 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

jornal Tribuna Feirense, Feira de Santana, Bahia

TRANSCRIPT

www.tribunafeirense.com.br R$ 1FeiRa de Santana, SeXta-FeiRa 13 de MaiO de 2016

atendiMentO (75)3225-7500

2

anO XVi - nº 2.583

9

OU

VID

OR

IA U

NIC

RED

- 08

00 9

40 0

602

(das

09h

às

18h,

dia

s út

eis)

A COOPERAÇÃOFAZ VOCÊ CHEGAR LÁ

CESAR CIELOCOOPERADO UNICREDDESDE 2006.

PARA SABER MAIS, ACESSE:U N I C R E D . CO M . B R

Faça como Cesar Cielo.Seja Cooperado Unicred. Uma das maiores instituiçõesfinanceiras cooperativas do Brasil.

Horas depois que a presidente Dilma Rousseff teve o afastamento temporário do cargo aprovado pelo Senado, seu vice-presidente, Michel Temer, assumiu o comando do país. Ele anunciou o ministério, prometeu manter os programas sociais e garantiu proteger a operação Lava Jato.

Perigo na beira do riacho

Três pessoas morreram ao longo dos anos, arrastadas pela água de um aparentemente inocente riacho no Feira X, que vira um rio caudaloso quando chove.

Depois da última morte, em 2010, foi prometida a reforma de ponte que a população usa para atravessar de um lado para outro. Mas nada foi feito.

temer assume no lugar de dilma

Presidente do PSdB e derrotado por dilma em 2014, aécio neves foi cumprimentar temer no Planalto

2 Feira de Santana, sexta-feira 13 de maio de 2016

adilson Simas

Feira Ontem

Chuva arrancou telhados

Fechadura apelidada de abertura

Sudene desacreditada

Pouco chegado ao uso da tribuna, o vereador Aloísio José de Lima, ganhou o tempo do PMDB cedido pelo líder Clovis Lima. Para surpresa do plenário e das galerias resolveu discursar sobre abertura política, tema que estava em voga no país em 1981, especialmente nas casas legislativas. Descrente e irônico disse que “a abertura política que se pratica neste país é tão grande que o deputado Chico Pinto teve um discurso totalmente

censurado”. Segundo o jornal

Feira Hoje que circulou na terça-feira 12 de maio de 1981, o vereador sem dar-se por satisfeito arrematou encerrando:

- É a abertura de uma enorme fechadura.

A forte chuva que caiu na cidade durante toda a terça-feira, 20 de janeiro de 1981, foi o assunto do vereador Hermes Sodré na sessão do dia seguinte da Câmara Municipal. Devidamente documentado, disse que o setor de produção da Pneus Tropical ficou a “céu aberto” com o desabamento do telhado. Trabalhavam 100 operários retirados minutos antes, o que evitou muitas mortes.

Encerrando o discurso Hermes Sodré disse que o telhado do Presídio Regional também

desabou mas que ninguém teve a vida ameaçada e explicou, dentro do seu estilo:

- No presídio, felizmente, ainda não tinham chegados os primeiros hóspedes...

Editor chefe do jornal Feira Hoje, Egberto Costa mandou a Salvador uma equipe cobrir a visita do ministro do Interior, Mário Andreazza, que veio na segunda-feira 29 de junho de 1981 anunciar a aplicação de 15 milhões na Bahia pelo BNH, Além de outros projetos que seriam desenvolvidos pela SUDENE no estado.

Na edição do dia seguinte, Egberto transcreveu declarações do

ministro garantindo que “a Sudene é um órgão respeitado e que está recuperando, progressivamente, o seu prestígio”, para em seguida indagar:

- Alguém acredita?

“Jamais vou desistir de lutar” foram as últimas palavras do pronunciamento de Dilma Rousseff, despedindo-se do cargo de presidente da República após o afastamento temporário votado na manhã de quinta-feira pelo Senado.

O discurso, escrito, durou pouco menos de 15 minutos, feito dentro do Palácio do Planalto. Depois dele, a presidente afastada se dirigiu à parte externa, onde era aguardada por apoiadores do governo e tornou a falar, desta vez de improviso.

No discurso lido ela renovou a disposição de não renunciar, mesmo após o

O Senado decidiu afastar do cargo a presidente Dilma Rousseff (PT), 68 anos, com 55 votos pelo impeachment e 22 contrários, no final de uma sessão que durou quase um dia inteiro e encerrou-se pouco antes de 7 da manhã da quinta-feira (12).

Com isso, a presidente reeleita em 2014 e empossada para seu segundo mandato em 01 de janeiro de 2015, ficará fora do poder de maneira provisória até que haja o julgamento definitivo pelos senadores.

O prazo máximo para votar o caso em definitivo é de 180 dias. Se o impeachment se confirmar, Michel Temer, eleito vice na chapa de Dilma e empossado como interino, completará o mandato, que vai até o final de 2018. Isto, claro, se não houver novos sobressaltos,

temer acena favorável a Lava Jato e programas sociais

O presidente interino Michel Temer (PMDB) reforçou, em seu primeiro discurso, na tarde de quinta-feira (12) no Palácio do Planalto, em Brasília, que manterá programas sociais e assegurará a continuidade da Operação Lava Jato.

“O Bolsa Família, Pronatec, Fies, Minha Casa Minha Vida e muitos outros, deram certo e terão sua gestão aprimorada. Não temos que destruir o que foi feito pelos outros governos. Pelo contrário, devemos prestigiar aquilo que deu certo”, prometeu.

Sobre a Lava Jato, Temer disse que a operação da Polícia Federal “tornou-se referência, e daremos proteção contra qualquer tentativa de enfraquecê-la”.

O presidente interino aproveitou para dizer que respeita a presidente afastada Dilma Rousseff, com “respeito institucional”.

A expressão “Ordem e Progresso”, presente na bandeira do Brasil, é considerada por Temer como o slogan do seu governo.

Com o salão lotado de políticos, Temer destacou que pretende manter uma boa relação com a classe. “Queremos uma base parlamentar sólida, que nos

permita conversar com a classe política e também com a sociedade. A classe política unida ao povo conduzirá ao crescimento do país. Todos os nossos esforços estarão centrados na melhoria dos processos administrativos, o que demandará maior eficácia da máquina governamental”, argumentou.

No final de seu discurso, o presidente interino afirmou querer um “ato religioso no Brasil”, pois a palavra religião significa religação. “Vamos religar toda a sociedade com os valores fundamentais do país”, afirmou, pedindo que Deus abençoe a todos.

EconomiaO discurso teve vários

recados sobre a situação econômica. Citou a crise que começou no governo Dilma e assegurou que as eventuais mudanças na lei trabalhista e na aposentadoria não vão afetar direitos adquiridos dos trabalhadores.

“Tenho compromisso com reformas, mas quero fazer uma observação. Nenhuma das reformas alterará os direitos adquiridos pelos cidadãos brasileiros”. Ele disse que vai ouvir a sociedade antes de qualquer mudança.

Temer assegurou que uma das prioridades é cortar

gastos e recuperar as finanças. Deu como primeiro exemplo a redução no número de ministérios -- agora são 23,

contra 32 de Dilma -- e falou em cortar milhares de cargos de livre nomeação dos políticos.

* Alexandre de Moraes, ministro da Justiça e Cidadania* Bruno Araújo, ministro das Cidades* Blairo Maggi, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento* Eliseu Padilha, ministro-chefe da Casa Civil* Fabiano Augusto Martins Silveira, ministro da Fiscalização, Transparência e Controle (ex-CGU)* Fernando Coelho Filho, ministro de Minas e Energia* Geddel Vieira Lima, ministro-chefe da Secretaria de Governo* Gilberto Kassab, ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações* Hélder Barbalho, ministro da Integração Nacional* Henrique Alves, ministro do Turismo* Henrique Meirelles, ministro da Fazenda* José Sarney Filho, ministro do Meio Ambiente* José Serra, ministro das Relações Exteriores* Leonardo Picciani, ministro do Esporte* Mauricio Quintella, ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil* Mendonça Filho, ministro da Educação e Cultura* Osmar Terra, ministro do Desenvolvimento Social e Agrário* Raul Jungmann, ministro da Defesa* Ricardo Barros, ministro da Saúde* Romero Jucá, Planejamento, Desenvolvimento e Gestão* Ronaldo Nogueira de Oliveira, ministro do Trabalho* Sérgio Etchegoyen, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional

Ministério empossadoO presidente peemedebista acabará com o Ministério

da Cultura, integrando-o a Educação. Fundiu a Secretaria de Direitos Humanos com o Ministério da Justiça, que passará a ser chamado de Ministério da Justiça e Cidadania.

Entre os políticos baianos, o correligionário Geddel Vieira Lima, que sempre foi muito próximo a Temer, ficou responsável pela Secretaria de Governo.

Confira em ordem alfabética, a lista de todos os ministros, alguns dos quais fizeram parte do governo de Lula, de Dilma ou de ambos:

Governo perdeu por diferença de 33 votos

dilma se despede falando que vai vencer

já que há denúncias contra o novo presidente no âmbito da operação Lava Jato e um julgamento pelo TSE pendente, em processo que pede a cassação da chapa completa Dilma/Temer.

Dilma foi a segunda chefe de Estado a enfrentar formalmente um processo de impeachment desde a redemocratização, 24 anos após Fernando Collor.

Michel Temer (PMDB), 75 anos, é a 41ª pessoa a ocupar o cargo de presidente da República no Brasil.

BaianOS COntRÁRiOS

Os três senadores baianos votaram contra o impeachment da presidente. Lídice da Mata (PSB), Otto Alencar (PSD) e Walter Pinheiro (sem partido) estiveram entre os 22 parlamentares contrários à continuidade do processo.

afastamento do cargo, que poderá durar no máximo 180 dias. “A luta contra o golpe é longa, pode ser vencida e vamos vencer”, afirmou, incentivando os seguidores a se manterem mobilizados.

“Vamos mostrar ao mundo que há milhões de defensores da democracia em nosso país”, propôs. Ela repetiu os argumentos que vinham sendo utilizados em sua defesa, chamou sua deposição de golpe e negou ter cometido crimes.

“O que mais doi é a injustiça, perceber que estou sendo vítima de uma farsa política e jurídica”, lamentou.

No último discurso no Palácio, Dilma quis deixar claro que não vai desistir

Feira de Santana, sexta-feira 13 de maio de 2016 3

Glauco Wanderley [email protected]

Com Pt fora do governo federal, o que muda em Feira?

O vereador Edvaldo Lima meteu na cabeça que o Plano Municipal de Cultura é para incentivar “ideologia de gênero”. Por isso, convocou pastores e membros das igrejas para a audiência pública que ocorreria ontem na Câmara e acabou suspensa devido à morte de Ruy Barcellos.

Bolsonaro, Rui Costa, dilma, temer? Para docentes das universidades, tanto faz

O governo do PT foi apeado do poder pela direita e terminou muito mal com os antigos aliados de esquerda. Um exemplo é a nota assinada pelo fórum das associações de docentes das universidades estaduais, que, embora se coloque contra o impeachment, junta no mesmo balaio os governos petistas e seus algozes.

A nota divulgada pelo grupo não poupa

nem a presidente nem o governador baiano e os acusa de participarem do mesmo plano. “O golpe contra a classe trabalhadora está em curso, independente do agente que irá operá-lo”, diz um trecho, protestando contra o projeto 257/2016, encaminhado ao Congresso por Dilma, mesmo após a votação do impeachment na Câmara.

Os sindicalistas

reclamam que o projeto permite congelamento salarial, suspensão de concursos e demissão de servidores e seria resultado de um acordo com os governadores de estado dentro das negociações de suas dívidas com a União.

Até a corrupção do governo que se foi é reconhecida e condenada. “Para garantir o êxito do seu projeto de poder, aliou-se ao PMDB e se rendeu

à corrupção sistêmica em nome da governabilidade”, afirma o documento.

Os professores acrescentam que o PT já não representa os trabalhadores, ao mesmo tempo em que foi descartado pela direita por não conseguir fazer o ajuste fiscal.

“O Partido dos Trabalhadores, ao longo do tempo, acatou as regras do jogo e fez suas escolhas,

seguindo com as políticas econômicas que sangram o país em benefício do capital financeiro, destinando quase 50% do orçamento da União para o pagamento da dívida pública”, acusam.

A queda do governo seria “consequência de suas escolhas”, por “passar anos despolitizando e levando a reboque de seus interesses importantes setores dos movimentos

sociais, estudantil e sindical”.

É no final que os personagens aparentemente mais díspares são equiparados: “Devemos lutar contra todos que se inscrevem para serem os

nossos algozes: sejam os setores da extrema direita, representada pelo deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), seja o governo Dilma, Rui Costa (PT) e seus aliados”.

Fora, temerManifestantes gritaram o “Fora, Temer” enquanto

Dilma discursava em sua despedida, do lado de fora do Planalto.

Fora Temer é também o título do manifesto lançado pelo Psol, que considera o governo do peemedebista ilegítimo e prega eleições novas eleições.

escolas paramÉ tão fácil parar as escolas que esta semana a

APLB convocou paralisação na terça-feira, sem ao menos indicar o motivo. Em anúncio de rádio, apenas conclamava os professores, das redes estadual e municipal, a comparecer, deixando as salas de aula.

O motivo era um protesto - minguado, por sinal - contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Uma voz dissonante foi a do professor Carlos Almeida, que além de não querer defender Dilma, a cujo governo e partido desfiou uma série de críticas, se declarou aviltado em seu direito de ir e vir. “Fomos obrigados de forma ditatorial a parar nossas atividades pelo sindicato da categoria, sindicato governista e cooptado”, atacou.

Não existe vácuo de poder e as peças já se movimentam no tabuleiro, claro. Mas não dá para dizer que a queda de Dilma e a assunção do PMDB ao poder vá, por exemplo, fazer com que a aliança DEM-PMDB seja rompida em função de uma candidatura de Colbert, como se cogita. Porém,

como a atual legislação eleitoral empurrou as convenções para agosto, ao invés de junho, haverá tempo para estudar e, se possível, mudar estratégias. A popularidade do governante, como se viu na queda de Dilma, é fundamental para definir os movimentos. No caso local, a popularidade de José Ronaldo até lá.

treinamentoO candidato do PSB a prefeito de Feira de Santana, Ângelo

Almeida, participou durante três dias de seminário em Brasília, para candidatos do partido em todo o Brasil. A proposta é apresentar ideias sobre como gestores eleitos pelo partido devem conduzir a administração.

A audiência foi arrancada a fórceps pela classe artística, que tinha elaborado junto com o governo municipal o Plano na gestão de Jailton Batista e viu-se alijada do processo quando o secretário Rafael Cordeiro após longo engavetamento, resolveu encaminhar o documento à

É guerra, santa!

E a resposta da militância LGBT

Câmara com mudanças na proposta inicial.

Agora sabe-se lá o que a convocação do aiatolá Edvaldo poderá trazer ao debate, por meio do seu fundamentalismo cego e obsessivo. O vereador parece temer que gays, lésbicas e etc dominem o mundo e o obriguem a adotar

preferências sexuais que ele jura que reprova.

Corre-se o risco da discussão ser desvirtuada em seus objetivos. O vereador divulga sua convocação pelo clamor e intercessão. Movimentos de defesa das minorias rebatem, enviando recados diretamente para ele.

Filho da ministra Kátia Abreu, o deputado federal Irajá Abreu, do PSD no Tocantins, apresentou proposta de emenda constitucional que proíbe candidatura a qualquer cargo eletivo, de vereador a presidente da República, para quem não tem nível superior.

Se aprovada, tal emenda impediria o ex-presidente Lula de se candidatar novamente. A PEC obteve assinaturas de apoio suficientes para tramitar, o que é quase uma praxe no Congresso. Mas terá de enfrentar um longo processo para obter aprovação e virar lei.

E em Feira de Santana? Qual a composição da Câmara, por grau de instrução?

Considerando os 21

PeC quer impor barreira educacional para candidatoseleitos em 2012, apenas cinco têm nível superior. Dois começaram mas não concluíram, dois não fizeram ensino médio e a principal bancada é a do ensino médio completo, com 12 vereadores.

É claro que seria desejável um melhor grau de instrução dos parlamentares. O nível intelectual e gramatical dos

debates na Câmara de Feira de Santana é lastimável.

Mas essa desejável melhora não pode ser imposta por lei, ainda que entre os motivos alegados na proposta de Irajá conste o ideal de que os políticos devem dar exemplo.

Os políticos espelham a nossa sociedade, em que o grau de instrução é

vergonhoso. Se for exigido nível superior, os partidos não conseguem nem candidatos suficientes para montar chapa para concorrer.

A ideia do filho da ministra é antidemocrática, pois não se pode alijar tão grande parcela da população da possibilidade de obter um mandato eletivo.

GRaU de inStRUÇÃO na CÂMaRa de FeiRa de Santana

A postagem do vereador convocando a militância clerical.

tRiBUna FeiRenSe

3225-7500

Leia e aSSine O

Superior completoBeldesCíntia MachadoJustiniano FrançaNeinhaWelligton Andrade

Superior incompletoDavid NetoPablo Roberto

Médio completoAlberto NeryCarlito do PeixeEdvaldo LimaEli RibeiroEremitaGerusa

Isaías de DiogoJosé CarneiroMarcos LimaRobeci da VassouraRonnyRoque Pereira

Fundamental completoCorreia ZezitoTonhe Branco

4 Feira de Santana, sexta-feira 13 de maio de 2016

Reflexão políticaHá uma total

deslegitimação do partidarismo político no Brasil, aliás, no mundo, e esta ocorre pelo distanciamento entre a prática e objetivos partidários e as necessidades do eleitor. O profissionalismo e o parasitismo da ação dos militantes de um partido, focado na sobrevivência pessoal e na locupletação insaciada, destruiu a representação partidária como imaginada nas democracias. Basta ver a diversidade de elementos e o movimento migratório entre as siglas para constatar que os que o move não é programa ou ideologia, mas a simples obtenção de oportunidades, de acordo com a filiação.

Esta desqualificação partidária é perigosa. A transformação de partidos em agrupamentos de saqueadores leva a uma crise de representatividade,

a perda da identificação do eleitorado, que irá a busca de outras formas de representação. Não é a toa que na Europa já surgem movimentos apartidários, ou figuras que, extremadas, representam um desabafo popular, mais que uma afinidade identitária.

Ou criamos leis que obriguem os partidos a terem alguma ordenação (o que sempre é ruim, visto que deveria ser uma escolha política) ou passaremos por uma crise longa, perigosa, e de progressiva desqualificação do processo político e afastamento do eleitor.

E, isto, é um terreno sempre pantanoso, perigoso, sujeito a aventuras, retrocessos e perdas. Não devemos sair das ruas, se quisermos uma reforma política que, se não regenere, ao menos melhore o sistema de representação eleitoral.

Falência esquerdistaCaso você peça para que alguém da esquerda cite um

país ela produziu avanços científicos, liberdade individual, de imprensa, jurídica, sem terror, execuções, perseguição e medo vai perder seu tempo. Não há exemplos de espaços onde a esquerda tenha mostrado competência técnica e estabelecido bases e exemplo para a humanidade! A esquerda é apenas uma retórica de ilusão, único campo em que ela é eficiente. Os que a amam, morrem por ela; os que resistem, costumam ser mortos por ela!

LimpezaÉ preciso, agora, desencrostar a máquina pública, para

que ela ganhe eficiência e mérito. Não podemos fazer do espaço público um meio para dar sustentação a militantes e beneficiar familiares e amigos. Quanto mais eficaz e enxuta ela for, mas recursos ela poupará para a nação.

Ministério

esquerda brasileiraA dita esquerda do nosso país é uma fraude, ou como

disse o Senador Cristovam Buarque, uma narradora de lendas. Tendo o poder optou por destruir a matriz econômica que havia recebido, não fez reformas estruturais, preferindo o populismo e o marketing que geraram a “contabilidade destrutiva” e o “projeto de poder apoiado na corrupção”, o estelionato eleitoral, a destruição moral da Sociedade, a falência econômica a destruição dos serviços, o vitimismo oportunista e o relativismo moral. A esquerda deixa um legado de fracasso que não poderá ser abonado pelas transitórias benesses sociais que distribuiu, tutelando a pobreza, sem tirá-la realmente da miséria.

LiberdadeO princípio especial da vida é a liberdade! Nenhum

sistema, indivíduo, ou partido, que transforme a liberdade em algo parcial ou fragmentado, e tente suprimir este direito do cidadão em benefício próprio, tem legitimidade moral ou ética.

Ovo da serpente Certos ovos de serpente- esteve aí o Cunha, que não nos

deixa mentir- como aprendemos, devem ser destruídos antes de chocados. A nomeação de Leonardo Picciani para Ministro dos Esportes, o homem que estará à frente do maior evento de repercussão mundial deste período, que levará a imagem do Brasil ao mundo, que simboliza a prática esportiva com espírito ético, nobre, é uma destas escolhas estúpidas, intoleráveis e inaceitáveis. É um tiro no pé, uma ofensa, um acinte com quem esteve nas ruas. Aos Picciani já basta a exclusividade de sua empresa no fornecimento das pedras de todas as obras da Olimpíada.

A prefeitura de Feira liberou a obra do Atacadão dentro da lagoa do Subaé, afirmando que não é lagoa. O secretário Mauricio - figura simpática, sem dúvida- devia poupar-se de certos atos em nome da biografia, ou do respeito ao cidadão. É a segunda vez - a outra foi na Avenida José Falcão- que uma obra é feita dentro de uma lagoa, como provam as delimitações efetuadas pelo engenheiro Gerinaldo Costa, da UEFS. A Prefeitura, acreditem, libera a obra baseado em laudo de uma empresa CONTRATADA pela parte interessada (o Atacadão), que afirma que

Lagoa do Subaé

O ato do deputado de coleira, Waldir Maranhão, jamais teve como objetivo qualquer sucesso jurídico. Nem seus mentores- Eduardo Cardoso e Flávio Dino- jamais esperaram qualquer consequência legal deste ato individual invalidar um ato colegiado que seguiu um rito determinado pelo STF.

Desde sempre o objetivo foi o achincalhe do processo, a exposição do impeachment como um projeto avacalhado, a desmoralização do Câmara

como parteira do ato. Todos sabiam- inclusive a presidente- que a missão seria abortada por Renan ou pela Justiça, mas ela já teria cumprido seu papel jogando um pouco mais de lama, de nódoa, na tramitação do impedimento.

O que é asqueroso pensar é que há homens- se podemos lhe classificar assim- invertebrados e que por isso conseguem se curvar a qualquer oferta

O invertebrado

ali não seria lagoa. Ora, só faltava a empresa contratar alguém para dar um parecer contra ela mesma. Usando a mesma desculpa da outra vez o Secretário disse que a Prefeitura não teria recurso para isto, apesar do IPTU, das bandas em inaugurações. Um pouco de pudor, faria bem.

Do mesmo modo o Secretário afirma que a partir de agora, apesar de estar no poder há mais de 12 anos, será pedido estudo hidrogeológico para novas obras. A verdade, definitiva, é que Meio Ambiente em Feira, como diria o poeta Drummond, é apenas uma foto na parede E como dói...

As escolhas de Temer apontam aspectos positivos, mas é menor do que os notáveis esperados. A equipe econômica tem nomes muito positivos- Mansueto de Almeida, Ilan Goldfjan, Serra, por exemplo. Há ainda Jugmman, que fica bem na Defesa. Alguns nomes , no entanto, não mereciam e deviam estar lá: Jucá, Sarney Filho, Picciani, Ricardo Barros, Kassab, Blairo Maggi. Parece mais uma seleção para foro privilegiado do que um grupo de salvadores da nação. De qualquer modo, após o chove não molha, a redução de número de Ministério foi uma ação salutar.

Muito boa a entrega de novas viaturas para Feira, região em que a violência está explodindo, e as novas moradias. Parabéns governador. Vi, também, que o Senhor disse que já pediu autorização para conseguir um financiamento ao Banco Mundial, para fazer o hospital. Bem, eu nem vou considerar que a mudança de presidente dificulte as coisas, mas a verdade que se tudo correr a jato leva uns três anos para resolver. O Senhor acha que o HGCA agüenta três anos sem nenhum investimento? Uma mão de tinta, uma arrumação da emergência, uma ordenação dos leitos, uma ampliação e melhoria das condições de trabalho. O Senhor faz manutenção dos hospitais da rede do estado em todo lugar, então, porque este desprezo com o velho e prestativo Cleriston.

Rui CostaSim, porque ai de Feira e região se não fosse os milagres que ele faz. Então governador, não precisa nada de granito não. Só melhore as condições primitivas de atendimento do médico da Emergência, bote umas mesas, uns armários decentes, umas bancadas para preparar medicação com mais rigor, uns aparelhos de ar condicionado de verdade, abra uma enfermaria para reordenar as macas. Organize o ambulatório. Divida as salas porque é antiético atender e ensinar com um paciente ouvindo a conversa do outro. Não há nenhum custo exorbitante não. Eu confio que o Senhor pode autorizar esta guaribada por lá, enquanto nosso hospital não vem. Eu sei que não é muito, mas eu me comprometo a fazer muitos elogios aqui na coluna quando o Senhor concluir a arrumação. Abraços, governador.

@cesaroliveira10@Voto não é salvo conduto criminal, nem autorização para contabilidade destrutiva!

@O problema de Dilma é que ela chegou ao poder obsoleta!@PMDB emplaca terceiro vice e já pode pedir música no Fantástico

.@Vaza lista de Ministros de Temer que temos de derrubar@Ao receber uma chapuletada do Papa, Letícia Sabatella se tornou vencedora, desde já, sem chance de

concorrente, do mico do ano.@Sou do tempo que comunista comia criancinha e não do tempo que comunista chorava pitanga em

audiência papal!

VAMOS SALVAR A LAGOA SALGADA ANTES QUE OS INVASORES A OCUPEM

Tribuna FeirenseUma campanha da

Feira de Santana, sexta-feira 13 de maio de 2016 5

dar aumento a servidor seria ilegal, segundo Rui CostaComo o estado da Bahia superou o limite de gastos

com pessoal estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal, não poderá dar aumento aos servidores. Foi o que afirmou o governador Rui Costa, em coletiva à imprensa de Feira de Santana na segunda, quando veio à cidade para entrega de chaves do Minha Casa Minha Vida e outras ações do governo do estado. Na ocasião, ele defendeu reforma política, explicou porque processará caluniadores e admitiu que sua base terá mais de um candidato na eleição municipal.

Veja os principais tópicos da fala do governador

Rui esteve em Feira para entrega de chaves a beneficiários do Minha Casa Minha Vida

O que impede é a lei de responsabilidade fiscal. A lei, que é federal, diz que o prefeito ou a prefeita, não pode ultrapassar o limite de 54% da receita com gasto de pessoal. E que o governador não pode ultrapassar 46,17%. No ano de 2015, a Bahia foi um dos dois únicos casos, junto com o Ceará, que deram reajuste a todos os servidores. No Brasil, acho que não chegaram a seis estados que deram algum reajuste. 19 estados atrasaram salários. E este ano, eu diria que a maior parte dos estados ultrapassou o limite da lei de responsabilidade fiscal.

A Bahia chegou a 48% da sua receita com gasto de pessoal. E com esse índice, a lei diz que o governador está impedido de contratar novos funcionários públicos e de dar aumento salarial. Mesmo que eu tivesse caixa, mesmo que eu tivesse previsão orçamentária, não poderia dar o reajuste. Este ano o cenário não é bom, porque além da lei me impedir, eu não tenho o financeiro e não tenho o orçamentário.

O radialista, o jornalista, qualquer cidadão, tem que cumprir a lei. E o governador não é diferente. Aliás tem que ser o que dá mais exemplo no cumprimento da lei. Não posso fazer diferente. Tenho que cumprir. Se o governador fizer diferente do que a lei manda vai ter suas contas rejeitadas, vai ser multado, e vai se tornar ficha suja. Portanto, eu não vou descumprir a lei, não vou ser multado, até porque nem tenho patrimônio para pagar a multa. Vou agir conforme a lei e ela me impede de dar qualquer reajuste este ano.

eLeiÇÃOeM FeiRa

No passado se fazia política na Bahia esperando a decisão do governador. Era aquele ente autoritário, que chegava e decidia,

quem ia ser e quem não ia, independente da vontade dos políticos do município, do cidadão. Graças a Deus, desde a eleição de Jaques Wagner estamos democratizando a Bahia e dando liberdade pra que as lideranças de cada município possam debater, conversar, dialogar com a população e até dar um tempo para ir medindo em pesquisa, a aceitação ou não por parte da população dos seus nomes. Depois disso, o governador, como cidadão, militante, pode chamar as pessoas para dar sua opinião. A convenção agora, a última data, é 15 de agosto, quando os partidos podem discutir e decidir. Ainda estamos em maio. É o momento próprio, adequado, para os possíveis candidatos pedirem para dar entrevistas, colocar os nomes, circular, fazer reuniões nos bairros e comunidades. Daqui a algum tempo, a gente vai avaliando, faz pesquisa, acompanha e chama a base para uma definição de estratégia em cada município. Em Feira temos alguns nomes, no plural, que são candidatos. Acho que são capazes, importantes. E é o momento desses homens circularem na cidade, na imprensa, percorrerem as comunidades e perceberem aceitação do povo.

Mesmo ao final da pré-campanha teremos mais de um candidato na nossa base, tudo indica. Quem sabe tenhamos um nome nosso vencedor das eleições em Feira de Santana.

nOVO HOSPitaL de FeiRa

Estou cumprindo todos os meus compromissos. Aliás, antes da convenção, rodei de janeiro a junho o estado, fazendo o programa de governo participativo, que registrei na justiça eleitoral. Registrei e sei quais são. Aqui em Feira o compromisso do hospital está mantido. Já pedi autorização do Banco Mundial, que eu tenho um empréstimo de 80 milhões de dólares para construção de equipamentos na área de Saúde e pedi que autorize

a usar parte desse valor na construção do hospital de Feira de Santana. Até o final do meu mandato espero ter concluído a obra.

PORQUe deMORa a ReGULaÇÃOna SaÚde

A oferta é menor do que a demanda. É por isso que demora tanto. Estamos reestruturando o serviço do estado. Por exemplo muitos de nossos hospitais fazem ambulatório e exames. Estou construindo as policlínicas porque a ideia delas é retirar de dentro do hospital a parte de ambulatório e exames. Só irá pro hospital quem está precisando de intervenção hospitalar. Essas pessoas farão seus exames e suas consultas com especialistas na policlínica, esvaziando o hospital para quem de fato precisa.

Vamos inaugurar este ano ainda algumas UPAs como a de Feira, de Barreiras, de Vitória da Conquista. Hoje quem tem um mal estar, passou mal, vai pro hospital, lotar a emergência. O correto é ir para uma UPA, uma unidade de emergência com todos os equipamentos e médicos bem treinados. Se for um mal estar passageiro será estabilizado, horas depois liberado, para fazer outros exames e saber qual problema tem. Depois, se for o caso, será levado ao hospital.

Estamos mudando a forma de atendimento, reorganizando o sistema de saúde para que a gente resolva definitivamente o problema de regulação. Ano que vem estarei com o São Jorge e Hospital da Mulher em funcionamento, o novo HGE, que é praticamente uma duplicação, que vou inaugurar nos próximos dias. Estarei com o Hospital

de Seabra funcionando e Hospital da Costa do Cacau funcionando. E as UPAs. Com essa rede vamos ter muito menos notícia de problema de regulação.

ReFORMa POLÍtiCa

A presidente pode ter muitos defeitos, como qualquer ser humano. Mas se tem um que ela não tem é o de ser desonesta, de ter cometido ilegalidades. Pelo contrário, muitos criticaram e criticam a presidenta pelo excesso de rigor. Muitos acusam a presidenta de ter burocratizado os processos e ter tornado mais lentas e mais difíceis as ações, como pagamento de obras e serviços do governo federal. Se acusa de que ela aumentou o rigor e dificultou a ação governamental. E não de que ela facilita a coisa errada.

Acho que nosso país precisa fazer uma transição até 2018, e que novas eleições sejam feitas, para que o Brasil volte a crescer, as instituições possam funcionar, e façamos definitivamente uma reforma política profunda para que o Brasil possa redefinir formas de financiamento da política. Não é possível continuar com isso.

Precisa ter uma nova lei que regule a forma de funcionamento dos partidos políticos. Hoje criar um partido político virou um bom negócio. O partido criado, no mês seguinte começa a receber milhões do fundo partidário. Um comércio é a criação de partidos no Brasil.

Não é possível governar um país com 27, 29 partidos na Câmara Federal. Não existe país no mundo assim. Vamos olhar para o resto do mundo e aprender um pouco. Não existe democracia em outro lugar do mundo com 29 partidos na Câmara Federal. Não é possível. Existem 29 ideologias? 29 modos

diferentes de governar? Não existe.

Quem já disputou campanha sabe como é que funciona. O partido que tem tempo de televisão começa a negociar seu tempo com outro. Tem que acabar isso, não é possível. Não vamos construir uma democracia lícita, ética, com essa forma de fazer política. É preciso mudar essa legislação.

WaGneR SeCRetÁRiO

Não tivemos conversa sobre isso. A primeira vez que ouvi falar nesse assunto foi lendo matéria em jornal, blog, site, que agora virou rotina saber das coisas, mesmo aquilo que eu tenho que decidir, assinar, vou saber o que irei fazer e nem pensei ainda, no jornal. Em momento nenhum havia pensado sobre isso. Já soube pelo jornal que tinha pensado, tomado a decisão e já iria fazer.

Eu não fiz Jornalismo nem curso de radialista. Fiz dois terços do curso de Ciências Sociais na UFBA, fiz matérias junto com pessoas que faziam Jornalismo e ouvi falar que ensinava no curso de Jornalismo que tinham que ligar primeiro para as pessoas para, ou confirmar a notícia ou pelo menos saber a versão da pessoa. Infelizmente acho que alguns jornalistas ou radialistas perderam essa aula. Porque têm publicado sistematicamente matérias sem ao menos fazer um telefonema pra checar a informação com o governador, com a assessoria. A notícia não é verdadeira, assim como outras que têm circulado. Respeito muito a imprensa mas me assusta a quantidade de notícias inverídicas.

PROCeSSOS POR CaLÚniaSTomei até uma decisão semana passada que quando

essas mentiras e calúnias ofenderem a minha honra e a minha imagem eu passarei a processar as pessoas que circulam notícias falsas a meu respeito. O primeiro processo, que já assinei a procuração pra fazer, vai ser contra duas pessoas que postaram nas suas redes sociais a notícia de que eu havia desapropriado em nome do governo do estado um terreno em Praia do Forte para construir uma casa de veraneio do governador. Isso é mentira, não houve nenhuma desapropriação. A casa do governo em Ondina está precisando de reforma e não fiz por conta das dificuldades que o estado passa. Muito menos desapropriaria área para construir casa de veraneio.

E a pessoa posta, diz que está no Diário Oficial. Dá as características do terreno e o terreno que a pessoa diz que desapropriei já é uma casa edificada, já tem dono. Até muito boa. Gostaria até de passar o final de semana nessa casa. Mas já tem dono e não é minha nem desapropriei.

A pessoa cria uma mentira, uma calúnia, pra difundir o ódio, outras pessoas compartilham a mentira, fazem comentários. Toda calúnia vou abrir processo, inclusive criminal, contra a pessoa que postar. A rede social não pode ser lugar de agredir as outras pessoas. Sou pai de família, tenho quatro filhos. As pessoas têm famílias, têm filhos. Quem postou tem lá fotos dos filhos dele. Que história é essa de sair falando mal dos outros sem ter certeza do que está falando? Isso não pode prevalecer. Precisamos construir uma sociedade do bem, da verdade, da sinceridade. Não podemos caluniar pais e mães de família. As pessoas acham que ali ninguém responde por nada, que basta postar, xingar os outros e vai ficar por isso mesmo.

tROCa de PaRtidO

É uma das mentiras que eu já desmenti. Não tem o menor cabimento. Quem vai mudar de partido? O jornalista ou eu? Se sou eu, ele me ligue e pergunte. “Governador, está circulando essa notícia”. Ou “alguém me falou no bar, eu já tinha tomado 10 uísques. É verdade aquilo mesmo?”. Não dá pra fazer jornalismo nessa forma.

eStadO nÃO POde daR aUMentO

6 Feira de Santana, sexta-feira 13 de maio de 2016

Nesta sexta, Feira de Santana receberá o Museu Itinerante Se Prepara Brasil — O Caminho do Esporte até o Rio de Janeiro. Trata-se de um museu sobre rodas que está fazendo uma “volta olímpica” pelo Brasil, com o objetivo de preparar a população para o maior evento esportivo mundial.

A exposição apresenta mais de 100 peças do acervo do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê dos Jogos Rio 2016, além de coleções particulares.

Até o dia seguinte (14), o museu ficará aberto à visitação gratuita, das 9h às 18h, na Praça João Barbosa Carvalho (Praça do Fórum).

“O Museu Itinerante Se Prepara Brasil levará um pouco dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para quem não puder assistir ao maior evento esportivo mundial no Rio de Janeiro e ainda deixará um legado de conhecimento olímpico que poderá estimular novos talentos para o futuro do esporte no país”, declara Alexandre Nogueira, Diretor do Grupo Bradesco Seguros, promotor da ação, patrocinador e segurador oficial dos Jogos Rio 2016.

Dividido em cinco seções — “História”, “Esportes”, “História Brasileira”, “Curiosidades” e “Rio 2016” — o Museu Itinerante Se Prepara Brasil apresenta peças que retratam todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Dentre os objetos, destacam-

Museu das Olimpíadas chega a Feirase as réplicas das medalhas de prata e bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, e da carta do Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, na qual, em 1913, aparece pela primeira vez a imagem dos aros olímpicos; Tochas Olímpicas, pictogramas e medalhas de diversas edições; além de imagens de atletas brasileiros e internacionais, entre

elas a equipe de tiro do Brasil nos Jogos da Antuérpia, em 1920, primeira vez que o país disputou o evento esportivo. Há também vídeos temáticos e totens interativos.

De acordo com Maria Eugênia Saturni, Diretora da Base7 — empresa responsável pela curadoria do Museu Itinerante Se Prepara Brasil — um dos pontos mais interessantes

do projeto, e que o torna inovador, é o fato de o Museu ir até o público.

“O objetivo é propiciar um ambiente em que o público entenda o significado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e possa ter acesso a um acervo histórico bastante rico e instigante. Cada peça da exposição traz uma memória. Por meio delas é possível apreender o

desenvolvimento tecnológico, as conquistas sociais, momentos históricos e manifestações culturais das mais diversas. Tudo isso tem como fio condutor o esporte e a emoção que ele desperta nas pessoas”, destaca Maria Eugênia.

Os atletas-embaixadores Bradesco Seguros Giba e Leila, medalhistas olímpicos, estarão presentes em algumas cidades

para interagir com o público, assim como as mascotes dos Jogos Rio 2016, Vinicius e Tom, e do Time Brasil, Ginga.

O Museu Itinerante Se Prepara Brasil tem patrocínio do Grupo Bradesco Seguros e do Ministério da Cultura. A iniciativa tem a concepção da agência Gael e curadoria da Base7 Projetos Culturais.

Feira de Santana, sexta-feira 13 de maio de 2016 7

8 Feira de Santana, sexta-feira 13 de maio de 2016

Volto a um assunto que considero não deve ser esquecido, ao contrário, precisa de ser sempre lembrado: o da votação na Câmara dos Deputados referente à admissibilidade do impeachment da Presidente Dilma no dia 17/4/16. Vários articulistas escreveram sobre o assunto e eu resolvi relembrar certos “melhores momentos”.

Quem primeiro escreveu sobre o tema foi Malu Fontes no Correio da Bahia de 19/04/16. Ali, ela argumentou:“...o Brasil teve e terá outros motivos para lembrar, por décadas e décadas, as cenas transmitidas para o mundo no último domingo pela TV Câmara”. E vai ao âmago da questão: “Se, por um lado, a população tem o direito e a razão de estar assombrada com as espécimes esquisitonas que se sucederam no microfone da Câmara, por outro, cabe uma pergunta típica de advogado do diabo: por que tanta surpresa com os tipos que desfilaram diante do microfone da Câmara?Foram, literalmente, exportados para Brasília pelo povo brasileiro”.

O estrelado Josias de Souza no seu Blog de 24/4/16, enfatizou que “...na votação do impeachment, o pedaço do Brasil que ainda tem noção do ridículo se chocou com o que assistiu. Então a Câmara é isso?!? Foi difícil ouvir as manifestações de voto sem sentir uma espécie de vergonha interior”. E arrematou de forma fulminante:”...parlamentares não surgem por geração espontânea. Eles nascem do voto. E talvez você levante da mesa do café da manhã convencido de que a crise no sistema representativo exige uma atitude. Um gesto individual e consciente. A crise não admite mais que o eleitor se mantenha exilado no conforto de sua omissão política. Intima-o a retornar à história, para moralizá-la. O primeiro passo é o abandono da cômoda retórica de que os políticos ‘são todos iguais’. Não são. A igualdade absoluta é uma impossibilidade genética. Bem verdade que o excesso de

Advogado e ex-deputado, foi autor da Emenda 66 da CF/88 e um dos Relatores do Novo CPC. Atualmente, exerce o cargo de Secretário de Relações Interinstitucionais da Prefeitura de Feira de Santana-Ba

Sérgio Barradas Carneiro

O congresso que você escolheuroubalheira faz todos os gatunos parecerem pardos. Mas a magia de momentos como esse é a possibilidade de redescobrir uma verdade que dá sentido à democracia: para os eleitos inconscientes, o eleitor impaciente é um santo remédio. Lembre-se: 2018 vem aí. Você tem duas opções: ou vota direito ou continua se comportando como um deputado”.

A jornalista especializada em política e mestre em História pela Universidade Federal de Goiás Cileide Alves, em artigo no jornal Diário de Goiásem 25/4/16, opinou que “A transmissão ao vivo permitiu aos brasileiros conhecer melhor seus representantes no Parlamento. E o que viram não foi nada interessante.” Para ela, ”Não há como nos iludir. Assistindo aos discursos ficamos cara a cara com quem nos representa. Não sou ingênua, mas até eu que sou veterana em coberturas políticas me assustei com esse encontro, sem intermediário, com os deputados. A população, mais distante desses círculos, deve ter se assustado mais ainda. Vimos parlamentes despreparados, sem formação política...”.

Cileide aponta uma pista ao sugerir que “Ressalvando as exceções de meia dúzia de parlamentares que se elegeram pelo conjunto de seus trabalhos, a maioria chegou lá graças a caríssimas campanhas eleitorais. Em 2014, ouvia-se no meio político que a eleição de um deputado federal não custaria menos de R$ 4 milhões. Óbvia a conclusão de que com dinheiro não é necessário ter preparo para o exercício da função”.

E concluiu seu artigo dizendo ”Tomara que essa exposição por seis longas horas pela TV contribua para que nós eleitores melhoremos a qualidade de nosso voto. Não podemos nos esquecer para qualificar a nossa escolha nas eleições”.

O Merval Pereira de O Globo em 30/04/16, também abordou o assunto lembrando um especialista do nosso Parlamento e fazendo um questionamento: “Como dizia Ulysses Guimarães, a próxima(legislatura) será pior. E por que isso acontece?” Para ele, “O país avançou em vários aspectos, mas piorou na representação partidária”.

Já o conhecido Dr. Draúzio Varela, no jornal A Tarde de 1/5/16,proclamou: “Pela primeira vez em 70 anos senti vergonha de ser brasileiro. Todos sabem que é lamentável o nível da maioria dos nossos deputados, mas vê-los no

conjunto despejando cretinices no microfone foi deprimente”.

E até o dia 3/5/16 o assunto ainda rendia, pois o Hélio Schwartsman na sua coluna da Folha de São Paulo, sob o título “Deputados vêm de Marte?” insistia em não deixar tal assunto cair no esquecimento. Na oportunidade, mencionou: “Ainda há gente se dizendo chocada com o baixo nível das declarações de voto...”, mas ele próprio se encarrega de acentuar o mais importante:“...é preciso reconhecer que nossos deputados não vêm de Marte, sendo, portanto, legítimos representantes do Brasil”.

A política há muito tempo deixou de ser um campo para o debate de ideias. O dinheiro, antes para as campanhas eleitorais, além de modificar a condição econômica dos detentores das oportunidades, passou a financiar, com mais força, a política clientelista por meio da doação de bancos de igrejas e templos, camisas para campeonatos de futebol, de cavalgadas, jogos de dominó, gincanas estudantis, paraninfias, pagamento de contas de água e luz atrasadas, reformas de casas e toda sorte de atendimento pessoal. Além, óbvio, da chamada “boca de urna”, que deixou de ser a colocação de pessoas nas esquinas para as listagens de eleitores comprometidos em votar, mediante anotação prévia dos dados constantes dos títulos eleitorais.

Não se questiona sequer ao candidato a noção das funções inerentes ao cargo para o qual se está candidatando, quais as suas propostas, o que pensa sobre orçamento e aplicação do dinheiro público e das soluções para a coletividade. O que vale, na maioria das vezes, é o atendimento às demandas individuais. O resultado está ai nestas poucas linhas.

Concluo, ratificando o acima exposto, lembrando o óbvio de que todos os parlamentares são eleitos pelo povo. Nenhum vem de outro planeta. E os que votam em branco, nulo ou se abstém, são igualmente responsáveis, ao contrário do que pensam.Na condição de brasileiro, espero sinceramente, que tal episódio nos sirva de lição para as escolhas a serem feitas nas próximas eleições.

O PC do B formalizou sábado (07) a aliança com o PT para a disputa da eleição de 2016 em Feira de Santana. O deputado estadual e líder do governo, Zé Neto, se reuniu com o presidente do partido em Feira, Messias Gonzaga, e representantes da executiva.

A previsão do PT é lançar a candidatura de Zé Neto a prefeito no próximo dia 21. “Agora é começar a trabalhar e ir fechando as nossas alianças, e o nosso

irmão de caminhada é o PCdoB, sempre foi e sempre será, no ponto de vista ideológico. Agora ainda mais, por conta da crise política que estamos a passar em Brasília, há necessidade de fazer mais essa jornada juntos”, afirmou o pré-candidato.

“Esta aliança com o PT, especialmente em torno da candidatura do deputado Zé Neto, nos é muito favorável, e achamos que é muito positivo

para a cidade de Feira de Santana, não só para o PC do B. Nós achamos que a cidade precisa ser renovada e Zé Neto é um político sério, um político que conhece Feira de Santana, seus problemas, e pode fazer a cidade avançar”, reforça Messias Gonzaga. Ele atualmente dirige o Inema, órgão ambiental do estado e disse à Tribuna Feirense que não pretende disputar a eleição.

PC do B confirma aliança com o PT na eleição

O vereador Pablo Roberto anunciou na manhã de terça-feira (10) que seu novo partido, o PHS, o mesmo do presidente da Câmara, Ronny, terá candidato a prefeito em Feira de Santana.

A alegação apresentada para a decisão é que a candidatura própria nas maiores cidades do estado atende exigência da direção estadual da sigla, que por sua vez segue orientação da Executiva Nacional, que teria plano idêntico para as principais cidades do país. Segundo Pablo, a comunicação feita pelo presidente estadual do PHS, Júnior Muniz ocorreu em video-conferência no dia anterior.

As duas principais lideranças do PHS em

PHS diz que vai lançar candidato a prefeitoFeira falaram como se não pudessem contestar a decisão. “A essa altura não nos resta alternativa, outra condição, a não ser seguir as orientações do partido”, disse Pablo, acrescentando que pediu ao presidente municipal, o vereador Ronny, que faça a comunicação formal ao prefeito.

O presidente da Câmara, que ingressou em março no PHS na condição de presidente municipal e vice-presidente estadual, se posicionou de forma semelhante. “Sigo o líder do partido. Sigo orientações partidárias”, comentou.

Referiu-se a Ronaldo como seu líder, mas deu a entender que vai acatar o que seria uma determinação do partido. “Tenho líder político em Feira mas faço parte de

grupo político partidário e tenho que receber orientações. Recebi e vou tratá-las com respeito. O direcionamento do partido hoje é lançar candidatura própria”, completou.

Ronny só não quis adiantar que seria ele o candidato, alegando que a sigla tem quadros e que filiou recentemente mais de mil pessoas, no embalo do ingresso do presidente da Câmara, egresso do PSDB e de Pablo Roberto, o mais votado na eleição de 2012, que deixou o PMDB.

Outro governista, Wellington Andrade disse ter a informação de que Ronny já contactou uma empresa de comunicação do Sul do país para fazer sua campanha a prefeito, o que o presidente da Câmara negou.

COOPERATIVA DA AGRICULTURA FAMILIAR DO TERRITÓRIO DO RECÔNCAVO DA BAHIA

CNPJ: 09.438.514/0001-06 INSCRIÇÃO ESTADUAL: 77.424.306-NO

COMUNIDADE BOM GOSTO, DISTRITO DE CARAIPE – ZONA RURAL CEP: 44.550-000 – SÃO FELIPE – BAHIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

O Diretor Administrativo da COOAFATRE Sr. Edmilson de Oliveira Rocha, no uso de suas atribuições que lhe confere o art. 38 da Lei 5.764/71, convoca os sócios, que nesta data de dez de maio de dois mil e dezesseis somam, para reunirem-se em Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no dia 27 de Maio de 2016 ( na comunidade do Bom Gosto ,no auditório de reuniões da cozinha industrial) , às 14:00 horas em primeira convocação, necessitando a presença de 2/3 de seus associados, às 14:30 horas em segunda convocação com a presença de metade mais um de seus associados, e às 15:00 horas em terceira e última convocação com a presença de no mínimo 10 (dez) associados para deliberarem sobre as seguintes ordens do dia:

ORDEM DO DIA:

Adesão de novos sócios; Eleição do conselho Administrativo e Fiscal; Prestação de contas de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2015; Assunto do interesse social;

Comunidade do Bom Gosto, São Felipe-Ba, 10 de Maio de 2016.

Edmilson de Oliveira Rocha Diretor administrativo

EDITAL DE CONVOCAÇÃOASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

O Diretor Administrativo da COOAFATRE Sr. Edmilson de Oliveira Rocha, no uso de suas atribuições que lhe confere o art. 38 da Lei 5.764/71, convoca os sócios, que nesta data de dez de maio de dois mil e dezesseis somam, para reunirem-se em Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no dia 27 de Maio de 2016 ( na comunidade do Bom Gosto ,no auditório de reuniões da cozinha industrial) , às 14:00 horas em primeira convocação, necessitando a presença de 2/3 de seus associados, às 14:30 horas em segunda convocação com a presença de metade mais um de seus associados, e às 15:00 horas em terceira e última convocação com a presença de no mínimo 10 (dez) associados para deliberarem sobre as seguintes ordens do dia:

ORDEM DO DIA:• Adesão de novos sócios;• Eleição do conselho Administrativo e Fiscal; • Prestação de contas de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2015;• Assunto do interesse social;

Comunidade do Bom Gosto, São Felipe-Ba, 10 de Maio de 2016.

Edmilson de Oliveira Rocha - Diretor administrativo

COOPERATIVA DA AGRICULTURA FAMILIAR DO TERRITÓRIO DO RECÔNCAVO DA BAHIACNPJ: 09.438.514/0001-06 INSCRIÇÃO ESTADUAL: 77.424.306-NO

Foi enterrado no cemitério Jardim Celestial no final da tarde de ontem o ator e diretor de teatro, promoter e blogueiro Ruy Barcellos, morto subitamente aos 63 anos, vítima de infarto na noite de quarta-feira.

Coincidentemente sua morte ocorreu no dia em que o Senado realizou a sessão que decidiu pelo

Morre Ruy Barcellos, vítima de um infarto fulminante

afastamento da presidente Dilma Rousseff. Ruy era um ardoroso crítico do governo federal e defendia o impeachment em sua página no Facebook, onde chegou a postar no próprio dia em que veio a falecer, atualizando informações sobre o andamento do processo.

Surpresos, os amigos

deixaram na internet mensagens de saudade e admiração. Como Ruy era uma pessoa do setor cultural, sua morte provocou o cancelamento da audiência pública que ocorreria na Câmara de Vereadores para discutir o Plano Municipal de Cultura. Uma nova data será programada.

Feira de Santana, sexta-feira 13 de maio de 2016 9

Rua Quintino Bocaiuva - 701 - Ponto Central - CEP 44075-002 - Feira de Santana - PABX (75)3225.7500/3021.6789

OS teXtOS aSSinadOS neSte JORnaL SÃO de ReSPOnSaBiLidade de SeUS aUtOReS.

Fundado em 10.04.1999www.tribunafeirense.com.br / [email protected]: Valdomiro Silva - Batista Cruz - Denivaldo Santos - Gildarte Ramos

Editor - Glauco Wanderley Diretor - César OliveiraEditoração eletrônica - Maria da Piedade dos Santos

LANA MAttos

Casas inundadas e destruídas por chuvas fortes e até mortes não foram suficientes para que o poder público municipal tome providências em relação ao “riacho do Feira X”, suas pontes precárias e as moradias de risco nas margens.

Em abril de 2010, quando o córrego transbordou e várias casas foram destruídas, o pedreiro Raimundo de Jesus Ramos se arriscou tentando atravessar a ponte sem corrimão que liga a rua L, caminho C 20 ao Largo do Conselho. Mas foi arrastado pela correnteza e perdeu a vida aos 39 anos.

No mesmo riacho, na comunidade do Vila Verde, também no conjunto Feira X, uma dona de casa e um bebê não resistiram à força das águas e morreram

Mesmo após três mortes, pontes precáriase invasões permanecem à beira de riacho

Conforme o secretário municipal de desenvolvimento urbano, José Pinheiro, as pontes sem corrimão sobre o riacho do Feira X não foram construídas pela prefeitura, mas pela própria população. “As que foram feitas pela prefeitura têm corrimão”, compara.

A respeito da ponte do caminho C 20, onde ocorreu a tragédia em 2010 ele afirma que “não conhecia como se a prefeitura que tivesse feito e não fomos nós que fizemos. Não é um pontilhão, vamos dizer assim, é uma passagem de pedestre, não adequada para o local”, critica.

Ele afirma que para fazer uma passagem ali “tem que obedecer o cálculo de vazão, área de inundação, essa coisa toda, mas eu acho que foi feito de qualquer maneira, para as pessoas transitarem normalmente por ali, para facilitar, pra não

em fevereiro de 2007, três anos antes. A chuva derrubou parte da casa que ficava à beira do córrego e a enxurrada arrastou os dois. Não há mais parentes no local. Os vizinhos sabem apenas que a mãe se chamava Ângela, tinha cerca de 27 anos e o filho, aproximadamente nove

meses. Na ocasião, outras residências também foram destruídas.

Em 2010, o então prefeito Tarcízio Pimenta disse que a prefeitura reformaria a ponte de onde caiu o pedreiro, mas ficou só na promessa. Seis anos se passaram. A ponte se encontra na mesma

situação e ainda mais desgastada.

São várias pontes semelhantes, estreitas e sem corrimão, sobre o riacho do Feira X. Muitas são também as ocupações irregulares nas margens.

José Raimundo de Jesus mora na região há 32 anos e lembra do acidente com o

pedreiro. Mas, de lá para cá, a prefeitura “esqueceu totalmente”, ele acredita. O encanador conta que a última enchente que invadiu casas foi há “mais ou menos uns três anos”, quando a água subiu cerca de 40 centímetros acima do meio fio e entrou até em sua geladeira, bem como nas de outras pessoas.

O eletricista Marcelo Borba, morador do caminho C 20 há 19 anos, conta que havia um corrimão na ponte, mas que foi se desgastando até desaparecer completamente por volta de 2008, dois anos antes do acidente. Ele defende que a prefeitura coloque um corrimão e reforme a ponte. “Já está cedendo o meio dela”, ele adverte.

Além do mau cheiro, gerado pelo esgoto lançado no riacho, há também muito lixo. A sujeira entope as galerias,

fazendo subir ainda mais facilmente o nível do rio. Quando a chuva é forte, o lixo é arrastado, passando até por cima da ponte do caminho C 20.

A vizinha de Marcelo, Rita de Cássia Costa, autônoma que mora no local há 26 anos, diz que dificilmente a prefeitura faz a limpeza: “É difícil limpar. Aí é quando a gente faz uma reclamação, faz uma denúncia, uma coisa, eles vêm e limpam. Está pensando que eles vêm limpar de espontânea vontade? Não limpa não. Não tem fiscalização”, condena.

Ela diz nem se lembrar quando foi a última, mas assegura que só limparam uma parte, deixando sujeira na manilha sobre a ponte principal, na rua A. “Não limpa direito e a população ainda não contribui”, reconhece.

Pontes sem corrimão não são “oficiais”caminharem tanto pra atravessar o pontilhão que fica um pouco mais na frente”, justifica.

TEIMOSIAPinheiro, que era

secretário na época da chuva de 2007, quando o governo municipal estava sob o comando de José Ronaldo, conta que conheceu Ângela, que morava em local extremamente perigoso.

“A primeira morte que teve ali foi por teimosia da criatura, infelizmente aconteceu aquilo. O período estava chovendo elas invadiram a área do riacho, que aquilo é um rio caudaloso quando há muita chuva. Nós tivemos uma semana antes demolindo aquelas barracas que tinham ali, aquela construção. Então nós fomos a ela, ela disse que iria retornar, eu digo ‘não faça isso’. Infelizmente, de uma noite para o dia veio um temporal muito forte e carregou essa senhora”.

Ele conta que algumas pessoas preferem morar em locais de risco do que em casas do programa Minha Casa Minha Vida, por conta da maior distância para o Centro da cidade.

O secretário afirma que “o pessoal faz a limpeza constantemente”, mas que a população permanece jogando lixo e, quando chove, os detritos das ruas são arrastados para as galerias, que acabam por entupir. Mas, segundo ele, sempre que começa a chover, a prefeitura executa a limpeza das caixas e bocas-de-lobo.

Com relação à reforma das pontes, o secretário de planejamento, Carlos Brito, promete analisar. “Tem algumas demandas aqui na Secretaria e na medida do possível, nós vamos realizando esses projetos, como estamos fazendo, em diversas localidades. Estamos trabalhando para equacionar todos esses problemas”. No entanto, não há previsão de prazo.

Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana

Clube de Campo Cajueiro - Quanta Saudade!Os grandes nomes responsáveis pela construção do Clube de Campo Cajueiro

estão partindo. E lá chegando provavelmente já estão tomando as primeiras providências para instalação do novo Clube.

José Manoel de Araújo Freitas, que chegou há mais tempo, já deve ter providenciado os estatutos, o livro de atas e organizado toda a secretaria.

Amélio Teixeira de Amorim, às voltas com sua prancheta, a imaginar quais as novas formas a serem criadas. Pelo tempo que chegou por lá já foi possível fazer e desfazer muitas plantas. A definitiva deve estar pronta.

Vicente Quezado Leite está a fazer as promissórias do Banco Econômico e aguardando levantar a grana para os pagamentos necessários.

Lício Silva providenciando a parte elétrica para uma iluminação impecável. Antônio Falcão, distribuindo as “periquitas” do Banco Bahiano da Produção para

conseguir emitente e avalista para as mesmas. Creio que com a chegada de Washington de Cerqueira Carneiro (Tonton) este

esforço de Antônio vai ser agilizado. Ele, Tonton, já agitando a todos para iniciar os trabalhos. Com Osvaldo Coelho Torres (acho que primeiro ele vai conseguir um espaço onde recepcionará Sandra Bréa, Cloves Bornay, Evandro de Castro Lima, Charles Albert, Joãozinho Trinta e tantos outros que nos deram muita alegria nos “Cajus de Ouro”), se as obras não tiverem sido iniciadas começarão imediatamente.

Ah! Ia esquecendo o inesquecível Vinícius de Moraes que, com certeza, está compondo maviosos hinos para o Caju Celestial.

Outro que vai animar o evento é o saudoso Abelardo Barbosa, o Chacrinha, a distribuir manjar de bacalhau.

Nosso querido amigo Freddy Sue, envolvido com a decoração, terá pouco trabalho, pois a mãe natureza já se encarregou de fazer este espaço belíssimo.

Com o time quase completo creio que as obras se iniciarão em breve. Espero que quando eu chegar já esteja tudo concluído para que possa curtir este maravilhoso espaço feirense.

dázio Brasileiro Filho1º Vice-Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana e Presidente

do Clube de Campo Cajueiro -1981/1982.

Morador passa na ponte estreita com uma mão ocupada e a outra equilibrando a bicicleta

10 Feira de Santana, sexta-feira 13 de maio de 2016

Sandro PeneluMais dicas culturais em: [email protected]

Cultura e Lazer

SHOWS aO ViVO

Luzes no Caminho

[email protected]

dom itamar Vian

sEXtA – 13/05 - Local: Centro Cultural Amélio Amorim08h – Oficina de Produção de curta-metragem com Paula Gomes.18h30min – Cerimônia de Abertura19h – Mostra AtualidadesExibição do filme “Tropikaos”, de Daniel Lisboa Entrada - R$ 5,00 – preço único.

sÁBADo – 14/05 - Local: Centro Cultural Amélio Amorim08h – Oficina de Produção de curta-metragem com Paula Gomes.10h – Mostra infanto-juvenilExibição do longa metragem “O menino e o mundo”, de Alê Abreu e dos curtas “Alguma coisa na vida”, do Coletivo LEM e “Como dissecar uma menina malina”, de Deoveki SilvaEntrada - gratuita13h30min – Mostra Bahia AdentroExibição dos filmes “Umbigo”, de Cauê Rocha, “Das dores da penitência”, de Wellington Monteclaro e “No dia em que acordamos surdos”, de Rafael Oliveira (Entrada Gratuita)15h30min – Mostra RetrospectivaExibição do filme “A idade da terra”, de Glauber RochaEntrada - gratuita17h30min – Mostra Competitiva – Programa 1Exibição dos curtas “Cordilheira de Amora II”, de Jamille Fortunato, “Órun Àiyé: A Criação do Mundo”, de Jamile Coelho e Cintia Maria, “Neandertais”, de Marcus Curvelo, “Entroncamento”, de Maria Carolina e Igor Souza e “Retomada”, de Leon SampaioEntrada - gratuita19h30min – Mostra Bahia a foraExibição dos filmes “Minha amada morta” de Aly Muritiba e “Alegoria da dor”, de Matheus VianaEntrada - R$ 5,00 – preço único DoMINGo – 15/05 - Local: Centro Cultural Amélio Amorim08h – Oficina de Produção de curta-metragem com Paula Gomes.10h – Mesa “A linha da fronteira se rompeu”, com Cláudio Clédson, Deo e Larissa Fulana de Tal, sob mediação de Edson Bastos Entrada - gratuita15h30min – Mostra SexualidadesExibição do filme “Âncora do Marujo”, de Victor NascimentoEntrada - gratuita17h30min – Mostra Competitiva – Programa 2Exibição dos curtas “Salitre”, de Lara Belov, “Sísifo do Vale”, de George Varanese, “Ana”, de Camila Camila, “IFÁ” de Leo França e “Sandrine”, de Elen Linth e Leandro Rodrigues Entrada - gratuita19h30min – Mostra AtualidadesExibição do filme “O amor dos outros”, de Deo Entrada - R$ 5,00 – preço único

ATRAÇÃO LOCAL HORA ENDEREÇO

”OS TRÊS PORQUINHOS” (Teatro) CDL 16 Praça da Matriz

ELIOMAR SANTOS Quiosque dos Amigos 20 Praça Duque de Caxias

CELLY NOBLAT Quiosque do Mazinho 21 Praça Gilson Pedreira – Av. Getúlio Vargas

GALEGUINHO O Boteco 22 Ville Gourmet

RAMON LIMA Cidade da Cultura 21 Conjunto João Paulo

GELIVAR SAMPAIO E SEU GRUPO Bengos Bar 21 Estação Nova

SANDRO PENELÚ Quiosque do Mazinho 00h Av. Getúlio Vargas

SÁBADO 14/05

Adaptação de “Os três porquinhos”, na CDL

Feira do Livro já tem data confirmada

etapa feirense do Festival de Cinema Baiano

Uma adaptação do clássico “Os três porquinhos” vai abrir a sexta edição do Circuito Cultural Belgo Bekaert,  neste sábado, dia 14, no Teatro da CDL, em Feira de Santana, com duas apresentações: às 16h e às 17h30min. A entrada é gratuita e as senhas de acesso serão distribuídas uma hora antes do espetáculo.

O espetáculo é uma

A IX Feira do Livro de Feira de Santana já tem data definida. O Festival Literário e Cultural da Princesa do Sertão vai ocorrer de 20 a 25 de setembro, na Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum). Assim como nas edições passadas, o visitante será contemplado com literatura, teatro e música. A

A sexta edição do FECIBA – Festival de Cinema Baiano, chega a Feira de Santana, no dia 13 de maio. Após passagem por Juazeiro, no mês de abril, agora é a vez da segunda maior cidade do estado receber, até o dia 15 de maio, no Centro Cultural Amélio Amorim, uma programação intensa, composta por filmes de curtas e longas metragens, mesa redonda e oficina de formação e aperfeiçoamento para o audiovisual. A oficina de produção de curta-metragem, que será realizada todas as manhãs do festival, tem finalidade de fornecer embasamento prático e teórico da produção de curta-metragem e irá colocar os participantes em contato com todas as etapas da realização de uma obra audiovisual.

A mesa redonda “A linha de fronteira se rompeu” dará continuidade às discussões iniciadas em Juazeiro, tratando de aspectos intimamente relacionados com as lutas sociais contemporâneas aliados ao movimento cinematográfico do interior baiano, tais como a negritude, a inclusão social, o lugar do feminismo na sétima arte, as dificuldades enfrentadas pelo audiovisual realizado no interior do estado, a luta pelo respeito às minorias e a sensibilidade particular que caracteriza o cinema feito no interior.

adaptação divertida e alegre de Gilberto Lainha, do conto clássico que traz a história de três irmãos porquinhos que deixam a casa da mãe para morarem sozinhos. Ao construírem suas casas, apenas o primogênito se preocupa em fazer uma construção sólida, que lhe protegerá do lobo mau e de outros perigos. O grande vilão, o lobo mau, usa de

expectativa é de atrair um grande público formado de estudantes, educadores, músicos, cordelistas, poetas, jornalistas e a comunidade de modo geral.

O evento é um espaço de formação de leitores, com a intenção de fomentar, desde as primeiras séries do ensino fundamental, o hábito pela

todas as artimanhas para poder devorar os porquinhos. O espetáculo traz um enredo cativante e interativo.

Promovido pela empresa Belgo Bekaert Arames, o Circuito está presente em três cidades com objetivo de oferecer uma programação cultural regular à comunidade e contribuir para formação de público com espetáculos de reconhecida qualidade.

leitura ao longo da vida. As obras comercializadas são de qualidade e de expressivo valor literário.

O Prefeito José Ronaldo assegurou o apoio do Governo Municipal à Feira do Livro, que é promovido pela Uefs com a participação de algumas instituições.

Feira também receberá a Chama OlímpicaA Secretaria de Prevenção

à Violência e a SMT já definiram quais providências adotarão no trânsito, quando da passagem da Tocha Olímpica por ruas e avenidas de Feira de Santana. No dia 25, a Tocha Olímpica sairá da Avenida Presidente Dutra – altura da Igreja dos

Capuchinhos, seguirá pela Rua Felinto Marques de Cerqueira, avenidas João Durval, Newton Rique, Rua Frei Caneca, Avenida Maria Quitéria, Rua Carlos Valadares, Avenida Senhor dos Passos e Paço Municipal Maria Quitéria.

Durante o período do percurso da Tocha, não será

permitido o estacionamento de veículos nos locais do trajeto. O percurso terá 7,1 quilômetros. Cada um dos condutores da Tocha a levará por 200 metros. E todos já foram escolhidos. Cinco foram pela Prefeitura e os outros pelos patrocinadores másteres.

Confira abaixo a programação completa do Vi FeCiBa em Feira de Santana:

Os novos escravos No dia 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, libertando 750

mil negros. Desta forma encerrava-se um longo período da história. Oficialmente, tinha fim a escravidão no Brasil. O processo de extinção da escravidão foi lento e progressivo. Em 1871, era aprovada a lei do ventre livre e, em 1885, foi sancionada a lei dos sexagenários.

ESCRAVIZAR é reduzir outra pessoa a uma propriedade particular. É a coizificação do outro. É reduzir o outro a instrumento de trabalho, à mercadoria que se compra, explora vende ou mata. Mesmo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e muitas outras leis, a escravidão continua sendo uma das piores violências de um ser humano sobre o outro, de um povo sobre o outro.

“AINDA hoje milhões de pessoas – crianças, homens e mulheres de todas as idades – são privados da liberdade e constrangidos a viver em condições semelhantes ás da escravatura. Penso em tantos trabalhadores e trabalhadoras, mesmo menores, escravizados nos mais diversos setores, em nível formal e informal”. (Papa Francisco).

NA BASE da escravidão encontra-se a convicção de que as pessoas podem ser tratadas como objetos. Os outros deixam de ser vistos como seres de igual dignidade, como irmãos e irmãs. Daí para a mercantilização das pessoas é um pequeno passo. Alia-se a isso a corrupção daqueles que, para enriquecer, estão dispostos a tudo.

A BAHIA, principalmente a região Oeste, está no mapa da escravidão brasileira contemporânea. Ali, nas grandes fazendas do agronegócio, o trabalho escravo tornou-se uma constante. O moderno e o arcaico, a produção e a devastação, a tecnologia e a escravidão andam de braços dados.

ANIMA-NOS a existência, em nosso país, do Ministério Público do Trabalho. De 1995 a 2012, esse Ministério, no combate ao trabalho escravo contemporâneo, inspecionou 3,3 mil estabelecimentos, de onde foram resgatados mais de 43 mil trabalhadores. Tais dados são uma pequena amostra das dimensões do trabalho escravo em nosso país.

A ÚNICA atitude que não pode acontecer é o anestesiamento das nossas consciências e de nossa ética. A escravidão sempre foi e será degradante, humilhante, uma aberração. Nossa tarefa é fazer a sociedade pensar e agir contra essas bestialidades e sempre lutar a favor da vida e dignidade de cada ser humano. Deus revela o que pensa da escravidão: “ouvi o sofrimento do meu povo e desci para libertá-lo”(Ex 3,7-8).

SEXTA-FEIRA 13/05ATRAÇÃO LOCAL HORA ENDEREÇO

CELLY Quiosque dos Amigos 20 Praça Duque de Caxias

GELIVAR SAMPAIO E SEU GRUPO Bengos Bar 21 Estação Nova

BALANEJOS O Boteco 22 Ville Gourmet

WILLIAN DE CASTRO The House 22 Ville Gourmet

NUNO BAIA Filozophia 21 Rua São Domingos

GRUPO POP ZEN Cidade da Cultura 21 Conjunto João Paulo

MAZINHO VENTURINI Bar 14 Bis 22 Av. Getúlio Vargas

ALAN OLIVEIRA Quiosque do Mazinho 21 Praça de Alimentação

BANDA NEW BRAZIL Bar Dom Vicente 22 Ponto Central

Feira de Santana, sexta-feira 13 de maio de 2016 11

SEXTA-FEIRA 13/05ATRAÇÃO LOCAL HORA ENDEREÇO

CELLY Quiosque dos Amigos 20 Praça Duque de Caxias

GELIVAR SAMPAIO E SEU GRUPO Bengos Bar 21 Estação Nova

BALANEJOS O Boteco 22 Ville Gourmet

WILLIAN DE CASTRO The House 22 Ville Gourmet

NUNO BAIA Filozophia 21 Rua São Domingos

GRUPO POP ZEN Cidade da Cultura 21 Conjunto João Paulo

MAZINHO VENTURINI Bar 14 Bis 22 Av. Getúlio Vargas

ALAN OLIVEIRA Quiosque do Mazinho 21 Praça de Alimentação

BANDA NEW BRAZIL Bar Dom Vicente 22 Ponto Central

Cego desde os 18 anos, Neirivaldo Batista de Santana descobriu a massagem no início dos anos 2000. Identificou-se com a profissão e tornou-se um especialista em descobrir, com as pontas dos dedos, os pontos de tensão nos corpos castigados pela vida moderna. E, com movimentos suaves, tratá-los. Há três meses ele atende idosos e idosas que participam das atividades do Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira, mantido pela prefeitura de Feira de Santana.

“Massagem é suavidade”, prega. Ressalta que o tato independe da visão. “O cego tem a percepção mais aguçada”. Com as pontas dos dedos e movimentos suaves encontra os nódulos de estresse. “São resultados de técnicas e manobras sobre o corpo, que atuam e

Massagista cego atua no Centro dona Zazinha

proporcionam bem-estar”, diz ele sobre o que é massagem.

“Estou aqui para revigorar o corpo e melhorar a auto-estima”, confirma Virgínia Leite, que começou a fazer massagem nesta semana.

As sessões no Centro são gratuitas.

Neirivaldo estudou até o ensino médio. Também aprendeu braile, o alfabeto mundial dos cegos. Aprendeu a fazer massagens e não parou

mais. Foram vários os cursos. Antes do Centro de Convivência desenvolveu a atividade em outros locais e atende também na própria residência.

O primeiro curso

tomado por ele foi de massagem oriental, na Fundação Jonathas Telles de Carvalho, que trabalha com cegos. Depois vieram o de antiestresse, a técnica de movimentos que relaxam e os indicados para paralisia facial.

“Aqui me encontrei profissionalmente. Me realizei”, afirma o massoterapeuta, que atende até sete pessoas por tarde de trabalho – sempre às segundas e terças-feiras.

A realização está relacionada às respostas que recebe das pessoas. Conta que depois de participar de um projeto no local, observou a necessidade da aplicação dos seus conhecimentos nos idosos.

“Iniciamos o nosso trabalho porque os idosos apresentam problemas de

dores nas articulações e de circulação”, comenta o massoterapeuta. Ele salienta que a massagem não cura, mas alivia os sintomas.

O que é confirmado por pacientes como Marizete Falcão, que participa das sessões todas as semanas. “Ele presta um serviço da mais alta qualidade, que reflete positivamente na qualidade de vida de todos nós”, reconhece.

Um reconhecimento que infelizmente é raro na vida dos deficientes, visuais ou não. “Dos 25 deficientes que fizeram o curso comigo, dois ou três continuam em atividade. E nas próprias casas, porque as empresas não os contratam. As portas não são abertas para que os cegos mostrem seu potencial”, lamenta.

Neirivaldo em atividade: falta espaço para profissionais com deficiência

Será inaugurado na próxima segunda-feira (16) na avenida Senhor dos Passos, no espaço onde funcionou o Hotel Solar Santana, o Pólo de Distribuição das Indústrias de Confecção da Bahia (Polimoda). É um conglomerado de 72 lojas, sendo 55 de fábricas baianas do segmento de confecções, para venda em pronta entrega (atacado e varejo) de roupas, acessórios e artigos de couro.

Além das lojas de confecções, o Polimoda terá 340 vagas de estacionamento, área de carga e descarga, e estrutura de serviços com restaurantes, lanchonetes, casa lotérica e agência da Coelba. Vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 h, e aos sábados das 8h ao meio-dia. O modelo do shopping de confecções é similar ao que funciona no município pernambucano de Caruaru, hoje grande polo de confecções nordestino.

A central de vendas é uma iniciativa do Sindicato da Indústria do Vestuário de Feira de Santana e Região, com apoio do

Em março, o comércio varejista baiano registrou queda de 12,3% em relação a igual mês do ano passado. O ritmo de queda foi ainda maior que o do mês anterior, que sofrera redução de 9,5%. A variação seguiu a mesma tendência do varejo nacional,

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial (ACEFS) e o Sindicato do Comércio (SICOMFS) de Feira de Santana, promovem a “Campanha de Super Prêmios”, que será realizada

Acaba na próxima segunda-feira (16), o prazo estendido para o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em cota única, com desconto de 20%. A prefeitura prorrogou duas vezes o benefício, que tradicionalmente se encerra em abril. O débito pode ser quitado em até oito parcelas mensais. Quem parcela perde o direito ao desconto.

40% da arrecadação do imposto é destinada à saúde e educação (com 15% e 25% respectivamente). “Os 60% restantes são investidos em infraestrutura”, explica o secretário da Fazenda, Expedito Eloy.

Feira inaugura Pólo para estimular indústria de confecções

governo do estado, prefeitura, Federação das Indústrias da Bahia, Sebrae e SENAI.

“Além de Feira de Santana, o Polimoda pretende fomentar indústrias de confecções, calçados e acessórios em Amélia Rodrigues, Anguera, Antonio Cardoso, Coração de Maria, Coité, Conceição de Feira, Conceição do Jacuípe, Ipacaetá, Ipirá, Irará, Santa Bárbara, São Gonçalo, Santo Estevão, Santanópolis, Serra Preta e Tanquinho”, diz Edison Nogueira Correia, presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Feira de Santana e Região (Sindivest).

“Somos o segundo maior produtor brasileiro de algodão e temos uma indústria petroquímica pronta para produzir tecidos sintéticos. Ou seja, temos as condições ideais para o desenvolvimento do setor e a consequente geração de mais empregos”, avalia o superintendente da secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado, Paulo Ferraro.

Varejo teve queda de 12,3% em marçoque registrou taxa negativa de 5,7%.

Os dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em âmbito nacional, e analisados pela

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.

Em março, a atividade de Combustíveis e lubrificantes exerceu na Bahia o maior peso para a queda verificada

nas vendas. Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, vieram em seguida. Também o segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou variação negativa de 10,3%, em relação a igual mês do ano anterior.

Comércio fará campanha promocional

estado entrega 30 viaturas à PM

nos meses de junho e julho, para impulsionar as vendas do dia dos namorados e nas festas juninas.

Quem comprar no comércio feirense no período da campanha concorrerá a dois carros Nissan March e

três motos Honda. A cada R$ 50,00 em compras, o consumidor tem direito a um cupom. Compras efetuadas com cartão de crédito na maquineta da Rede, dão direito a cupons em dobro.

acaba prazo para cota únicado iPtU

A segurança pública em Feira de Santana foi reforçada esta semana com a entrega, pelo governador Rui Costa, de 30 novas viaturas para a Polícia Militar, em cerimônia realizada no pátio do antigo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba).

Onze minivans, 14 caminhonetes, dois sedans, duas motocicletas e um ônibus observatório renovarão a frota da corporação no município. Foi o primeiro lote das 1,4 mil viaturas que serão entregues às polícias Civil e Militar em todo o estado.

A agricultura familiar da região também foi contemplada com a entrega de sete caminhões-baú, nove motocicletas, um kit fruticultura e 27 tratores agrícolas com implementos para cooperativas e

associações de pequenos produtores.

Outras 63 motocicletas ainda foram entregues por meio do Programa Bahia Produtiva. Elas serão utilizadas em atividades de assistência técnica para a apicultura, também com foco nos pequenos produtores.

O governador ainda

entregou 17 ônibus escolares para ajudar as prefeituras de Caatiba, Belmonte, Conceição do Coité, Condeúba, Feira da Mata, Presidente Dutra, Queimadas, Serrinha, Tucano e Paramirim, que farão o transporte dos alunos da zona rural.

tRiBUna FeiRenSe

3225-7500

Leia e aSSine O

12 Feira de Santana, sexta-feira 13 de maio de 2016

O casarão dos Olhos d’água, referência histórica e cultural dos primeiros dias da história de Feira de Santana terá o tombamento requerido ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

Desde novembro do ano passado, o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Pinto Cordeiro, vem tomando as providências necessárias junto ao órgão estadual. Técnicos do IPAC já visitaram o casarão e emitiram

Casarão dos Olhos d’água será tombado

Em julho de 2014, a manchete da Tribuna Feirense denunciou o abandono da propriedade

laudo reconhecendo o valor sociocultural e a importância da preservação, colocando-se favoráveis à abertura do processo de tombamento, pelos critérios de integridade e autenticidade.

“O processo de tombamento não significa a desapropriação de imóvel, que continuará a pertencer ao proprietário, que manterá a responsabilidade pela conservação”, adverte Cordeiro.

Após aprovado e

homologado por decreto, o tombamento criará possibilidades viáveis de conservação por parte do proprietário e, em caso da falta de condições, o poder público poderá captar recursos para restauro emergencial e imediata conservação.

Esta semana, por meio de edital, o secretário convocou a Fundação Alfredo da Costa e Almeida para, no prazo máximo de cinco dias úteis, tratar de

assuntos referentes ao tombamento do imóvel.

O secretário Rafael Cordeiro informa que o tombamento se constitui em um ato de proteção, garantindo que o bem não seja demolido e que qualquer obra de manutenção, restauração e reforma, ou alteração de uso, deverá ser previamente submetida a análise e aprovação do órgão de tutela.