economize e tenha uma vida livre de stress … filedo dia a dia a todos os autores ... cuidar de...

28
carolcorrea.com 1 O LIVRO DO DINHEIRO Por Carol Correa ECONOMIZE E TENHA UMA VIDA LIVRE DE STRESS FINANCEIRO

Upload: vuongquynh

Post on 30-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

carolcorrea.com 1

O LIVRO DO DINHEIRO

Por Carol Correa

ECONOMIZE E TENHA UMA VIDA

LIVRE DE STRESS FINANCEIRO

Agradecimentos

Primeiramente agradeço aos meus pais por sempre terem ensinado o valor do trabalho e da educação e por mostrar quão importante é termos nossas responsabilidades “de adulto” mesmo tão jovem. Só tenho a agradecer.

Aos meus amigos que sempre me proporcionaram ótimos momentos de descontração e felicidade com as coisas simples do dia a dia

A todos os autores, empreendedores e educadores que ensinam todos os dias aquilo que sabem, espalhando conhecimento aqueles que estão dispostos a aprender e evoluir.

Agradeço a todos os clientes que já atendi e também a todos os problemas que me fizeram crescer e aprender mais

A Deus e à todo o Universo por todas as pessoas, caminhos e oportunidades que apareceram ao longo desta caminhada

E, por fim, gratidão à você que dispôs do seu tempo e energia para aprender mais comigo nesta jornada.

Seja bem vindo!

carolcorrea.com

Carol Correa...............................................................pag 4

Introdução ..................................................................pag 5

O amor e os filhotinhos..............................................pag 7

Um passo de cada vez...............................................pag 9

Organize-se................................................................pag 10

De olho nas oportunidades.........................................pag 12

Cobrança....................................................................pag 14

Negocie......................................................................pag 15

Cartão de crédito........................................................pag 16

Perguntas para gastar................................................pag 17

Regra F x C x P..........................................................pag 19

Poder e liberdade.......................................................pag 20

Você não é todo mundo.............................................pag 21

Dicas da Carol............................................................pag 24

Considerações............................................................pag 26

Contato.......................................................................pag 27

carolcorrea.com 3

Sumário

Carol Correa

Ajudando pessoas a se desenvolverem para alcançarem seus objetivos.

4carolcorrea.com

Para saber mais sobre o trabalho que desenvolvo, clique aqui.

Introdução

Este e-book é a coleção de várias estratégias financeiras que utilizo em minha vida e as quais me possibilitaram ter mais de R$100.000,00 ainda quando eu tinha menos de 20 anos de idade, trabalhar nos Estados Unidos para a maior empresa de entretenimento do mundo e ainda começar meu negócio, tudo, com meu próprio dinheiro.

Isso é possível sim e você também pode alcançar feitos como estes e muito mais.

Organizei este material justamente para ajudar você a melhorar sua vida financeira.

Não, não quero falar sobre finanças ou ensino de economia com todos aqueles números e coisas difíceis de entender; para mim, começar a aprender a lidar com seu dinheiro é algo que deve ser mais leve.

Ao começar a leitura dos próximos capítulos, aviso-lhe que cuidar de dinheiro não é um bicho de sete cabeças, mas demanda muita organização, mudança da sua relação com o dinheiro, constância, estudo e amor ao seu dinheirinho ♥.

Espero que se encante e se orgulhe com cada nova conquista financeira a partir de hoje. Já estou torcendo por você!

carolcorrea.com 5

Inclusive, gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa de estar agora lendo o que preparei para você. Só por isso, hoje você já está melhor do que ontem.

Parabéns, e obrigada também!

carolcorrea.com 6

Amor pelos filhotinhos

É até engraçado o fato de que hoje eu gosto - bastante - de aprender sobre investimentos financeiros; logo eu que quando estava no colégio, não considerava as aulas que continham números nas matérias, uma das minhas preferidas.

Mas o tempo passa,a gente evolui e, olha só, hoje adoro aprender sobre esse universo cheio de números.

Hoje eu crio minhas próprias tabelas, alimento e acompanho meus aplicativos, e sites relacionados ao mundo financeiro e eu gosto de saber sobre investimentos e formas de gerenciar e ganhar mais dinheiro.

Se eu pudesse te dar algum conselho neste momento, seria: comece a desenvolver hoje esse relacionamento de amor com seu dinheiro e com os números e você verá como pode ser legal! Afinal, como diriam Denise Damiani e Cynthia de Almeida: "Você não pode gostar do que não entende".

carolcorrea.com 7

Digo mais, minha relação é tão íntima com dinheiro que já até apelidei-os.

Isso é muita intimidade compartilhada com vocês, mas borá lá né... como já diz o nome deste capítulo “filhotinhos” é como eu chamo meu dinheiro. É uma baita relação de amor.

No meu subconsciente quero sempre que eles cresçam fortes e saudáveis, e amo ter um monte deles.

Comece também a criar uma relação de amor e admiração com seu dinheirinho e quem sabe, um dia você já estará tão íntimo dele que poderá dar apelidos fofos – ou não- para ele. O importante é divertir-se pelo caminho também! Faça disso algo legal!

Ainda citando Denise Damiani e Cynthia de Almeida “...confie na sua capacidade de aprender. O seu conhecimento e o seu patrimônio vão crescer juntinhos, proporcionalmente. Acredite.”

Aprender a gostar mais de ganhar e investir do que de gastar é caminho certo para uma conta bancária com muitos filhotinhos e, a cada nova conquista você vai ficando cada vez melhor nisso e vai pegando o gosto. Experimente!

carolcorrea.com 8

Um passo de cada vez

Não tenha pressa mas preocupe-se em começar o quanto antes. Seu futuro financeiro te agradece.

Lidar bem com seu dinheiro é um processo de aprendizado contínuo e no começo haverão muitas mudanças.

Comprometa-se a mudar seus hábitos financeiros para garantir um futuro mais tranquilo, quiçá, sua breve independência financeira.

Será necessário criar um novo hábito de se relacionar com seu dinheiro, aos poucos e com dedicação você começará a ver resultados em todas as abdicações que precisará fazer ao longo do caminho.

carolcorrea.com 9

Organize-se

Organização é fundamental para qualquer coisa que você vá fazer e, com finanças não seria diferente. Ai mesmo que deve haver um controle senão os prejuízos podem ser grandes.

Então, recomendo que comece colocando tudo em ordem. Isso significa separar contas, criar um espaço para arquivar seus documentos, utilizar planilhas, aplicativos anotar tudo o que entra e sai do seu bolso, além de planejar também como você gasta o seu tempo. Isso tudo faz parte de um processo de mudanças de hábitos em relação à sua organização e administração financeira.

No começo essa organização toda vai pegar um tempinho seu, mas será um tempo precioso e muito bem gasto. É necessário que sempre tenhamos um momento nosso para nosso planejamento e organização.

carolcorrea.com 10

Eu gosto também e utilizo-me da técnica “Faça a limpa”.

Essa secular técnica – que inclusive até sua mãe conhece –baseia-se em doar o que você não usa mais já há um bom tempo e assim verá que precisa de muito menos do que imagina. Fará bem para sua alma, abrirá caminho para o novo e ainda de quebra, vai te ajudar a comprar só o que você realmente sabe que vai usar quando for comprar algo novamente – sem desperdícios.

carolcorrea.com 11

De olho nas oportunidades

Fique sempre aberto e de olho nas oportunidades do mercado e sua vasta forma de ganhar dinheiro. Acredite, dá para monetizar muita coisa.

Comece pelo básico: procure por opções que possam te gerar alguma renda. Seja trabalho fixo, freelancer, investimentos, ajudando um tio no negócio dele em horas vagas, trabalhando em eventos.

Todos os dias e a todo momento há dinheiro circulando no nosso planeta. Descubra formas (lícitas, por gentileza) de fazer parte desse dinheiro chegar a você.

Pesquise por tendências do mercado, formas de ganhar dinheiro extra, veja o que as pessoas que são referência em assuntos relacionados à área em que você se identifica estão fazendo para ganhar dinheiro ou já fizeram que deu certo e aplique a seu dia a dia aquilo que for funcional.

Ao invés de ficar num final de semana fazendo vários nadas em casa, ou não “rolê” chato; experimente uma nova atividade num trabalho freelancer por ai. Garanto que você pode acabar se divertimento bastante ou, no mínimo, tirando algum aprendizado com a experiência.

Eu quando ainda era adolescente sempre ajudava meu pai em tudo o que podia; foi assim que comecei a valorizar a importância do dinheiro.

carolcorrea.com 12

Nem sempre você será remunerado pelo trabalho dos seus sonhos – desça do cavalo se acha que será assim, pois dificilmente é. Ninguém começa pelo topo. Eu mesmo, me lembro até hoje que ajudava meu pai a organizar as contas e toda a papelada de escritório e arquivava – e olha, haja papel rs.

Inclusive, se você tiver algum parente ou conhecido – e você com certeza têm- que possa precisar de ajuda para alguma tarefa e ainda retribuí-lo financeiramente por isso; pergunte a essa pessoa e sugira essa troca. Não há mal nenhum em pedir e é de graça rs – e como já diria Jack Canfield, se você quer algo, peça!

Não tenha medo de largar o que você tem hoje para ir atrás de mais, para ir atrás dos seus sonhos. Não tenha medo de pedir aumento, de ser reconhecido.

Se você acha que o trabalho que você exerce hoje na empresa que você atua é um trabalho acima da média, encontre maneiras de provar isso e converse sobre melhorias que poderiam ser feitas a seu favor de forma que você seja recompensado pelos seus resultados acima da média.

Antes de se desmotivar ou resolver “empurrar com a barriga” como todos fazem, converse antes sobre o que você deseja que mudasse. Se hoje você tem resultados melhores e lida bem com isso, é porque você é capaz e quando você tenta se qualificar como os outros são, você estará se reprimindo e nossa missão nesta terra é sempre evoluir.

carolcorrea.com 13

Cobrança

Vezes na vida é normal emprestarmos dinheiro para alguém para ajudarmos de alguma forma alguém com quem nos importamos; contudo, bem sabemos que não são todos os indivíduos que “lembram-se” de devolver aquilo que lhe foi emprestado. Então é neste momento que devemos não ter vergonha nenhuma em cobrar aquilo que é nosso.

Não há vergonha nenhuma nisso – embora eu admita, possa ser uma situação desconfortável para ambos.

Se alguém está te devendo, cobre.

Quando você não cobra, as chances de você não receber tão cedo a quantia que emprestou são grandes; pois, mesmo que não seja por maldade, a pessoa a quem você emprestou o montante pode se acomodar e chegar ao ponto de não precisar te devolver tão cedo o valor, por achar que, já que você não cobra, você não deve estar precisando.

Sempre que emprestar dinheiro, certifique-se de combinar algum acréscimo ao valor, para que, por ter emprestado o montante, você ganhe pelo menos um pouco a mais com juros; já que se seu amigo fosse pegar um empréstimo no banco, as taxas seriam bem maiores. E talvez esse seu amigo nem conseguisse o empréstimo com o próprio banco – dependendo do crédito e histórico, por exemplo.

Mesmo que não te faça falta hoje, este seria um valor que poderia estar investindo e gerando mais dinheiro. E dinheiro é sempre bom.

carolcorrea.com 14

carolcorrea.com 15

Negociar é uma arte e quanto mais você fizer, melhor você irá se tornar. E, acredite, no futuro seu eu irá te agradecer por isso.

Lembrando que falaremos em relação a dinheiro, mas negociação não se estende apenas a essa área. É possível negociar tempo, favores, use esse artifício em prol de si mesmo de maneira inteligente.

Quando estiver a realizar uma compra, não pergunte SE determinado produto ou serviço tem desconto e sim, “de quanto é o desconto”.

Às vezes, mostra-se desinteressado é uma boa também, pois quem irá baixar o preço, se você mesmo já disser que ama o produto e não o encontra igual em mais nenhum lugar?

Sempre que for negociar, use também o velho – e as vezes esquecido - bom senso. Saiba valorizar o profissional, serviço ou produto. Cada coisa tem seu preço. Não queira comprar um carro importado 0km e pagar por um carro popular usado; e ainda achar ruim se a negociação não ocorrer conforme sua vontade – lembra sobre o que expliquei em relação as perguntas que utilizo na hora de uma compra? A pesquisa é fundamental no momento da negociação, pois é ótima para você poder ter argumentos válidos e coloca-los à mesa.

Negocie

carolcorrea.com 16

Pode ser meio chato, mas é importante que você verifique se tudo o que você tem contratado com o banco é realmente necessário. Pense, por exemplo, se aquele seguro do seu cartão de crédito é realmente necessário. Você usa o muito? Faz muitos saques e carrega-o para cima e para baixo, por exemplo? Use o conselho de Napoleon Hill e “ Pense e Enriqueça”.

Aproveite e negocie taxas e anuidade do seu cartão. Muitas vezes você pode acabar com um valor menor ou sem nenhum valor a ser pago. Informe-se e valorize seu dinheiro. Uma dica interessante também é pesquisar sobre bancos com contas digitais. Verifique se este modelo atende suas necessidades e experimente.

Aproveite e informe-se também sobre programas de milhagem. É uma ótima oportunidade para acumular pontos para que, no futuro você troque-os por produtos ou viagens.

Quando falamos em gastos com cartão de crédito, lembre-se de verificar a data de vencimento da fatura, senão a fatura seguinte pode não ser uma das mais amigáveis.

Cartão de crédito

carolcorrea.com 17

Para poder desenvolver o hábito de economizar é preciso primeiro saber gastar o seu dinheiro; só assim você conseguirá fazer escolhas boas o suficiente para, no final do mês, fazer sobrar seu dinheiro e investi-lo.

Para tanto, eu utilizo algumas perguntas que me orientam nas minhas compras e fazem com que eu não compre por impulso.

Aqui vão algumas dessas perguntas que eu faço a mim mesma a cada compra – e, acredite em mim, sim eu uso essas perguntas no meu dia a dia:

$ Eu quero muito isso?

$ Eu preciso? (Observe que precisar é diferente de querer)

$ Isso é só um desejo momentâneo?

$ Vai ser útil?

$ Vou usar/ ter/ usufruir por quanto tempo em média?

$ É prático?

Perguntas para gastar

carolcorrea.com 18

$ Isso pode vir a me dar algum tipo de trabalho (limpeza, manutenção, tempo)? Se sim, compensa mesmo?

$ Eu posso? (Tenho dinheiro para comprar isso ou não? Se a resposta for não, espere mais um pouco para comprar)

$ Vai me fazer feliz?

$ Qual o motivo de eu comprar isso?

$ Eu pesquisei preços, lugares e produtos similares?

$ Existe algum desconto, promoção ou cupom? (Informe-se e pessoalmente peça descontos também! – O máximo que você vai ouvir ao perguntar será um não, ué).

$ Quais os valores de lojas físicas e online? Comprar online pode não ter a vantagem de você sair com o produto na mão, mas te economizará um dinheiro considerável – experimente testar e veja por você mesmo.

Regra F x C x P

Use a regra de ouro F x C x P – Funcional, Confortável, Prático; que nada mais é do que adquirir aquilo que é funcional, confortável e prático. Essa regra vai te ajudar a fazer escolhas melhores que, além de ajuda-lo a economizar, ainda ajudará você a ter mais tempo e produtividade.

Mas como assim? Bem, se você não entendeu muito bem; imagine que você comprou um sapato lindo (não importa o preço) mas esse mesmo sapato não combina com quase nada, não é confortável – fica te incomodando o tempo todo – e ainda te deixa irritado por apertar seu pé durante todo um dia. Logo, a praticidade também já se foi embora.

Com a regra F x C x P quero que pense, independente do preço que você for pagar em algo, se aquilo realmente vale a pena e te trará algo positivo ou se pode a ser mais uma “pedrinha no sapato”.

Neste caso, não importa se o produto ou serviço que você for adquirir é caro ou barato; pois, como já sabemos, as vezes o barato sai caro, e o que é aparentemente caro, pode valer muito mais a pena.

carolcorrea.com 19

Poder e liberdade

Já teve a sensação de “eu posso”, ou “se eu quiser eu compro”? Essa sensação é ma-ra-vi-lho-sa, isso porque junta um sentimento de poder, liberdade e autonomia.

Arrisco dizer que a parte mais gostosa dessa sensação é você poder fazer algo ou comprar algo que der na sua telha, sem precisar depender de outra pessoa ou se preocupar se vai conseguir pagar a fatura depois.

Saber que você pode se presentear sem medos ou receios vai te fazer se sentir super orgulhoso de si e dos seus filhotinhos.

Junto com essa sensação vem a percepção da oportunidade de você começar a investir mais em si mesmo, em educação, momentos de bem-estar, lazer e descontração.

Tenha você muito ou pouco dinheiro, invista sempre em você e no seu conhecimento. Ele irá abrir portas.

A cada desconto, economia, moedinha que achar na rua, dinheiro que receber, dividendo que entrar na sua conta, orgulhe-se e agradeça. Você merece!

De pouco em pouco você estará familiarizado com essa sensação e, acredite em mim, é muito gostosa! E não há mal nenhum em se orgulhar pelas pequenas vitórias do dia a dia.

Torne esse sentimento bom, um hábito e cada vez mais você verá motivos para celebrar e sentir-se bem. Afinal, a felicidade está nas pequenas coisas da vida, não é mesmo?!

carolcorrea.com 20

Você não é todo mundo

Como já dizia sua mãe “você não é todo mundo”.

Quando você começa a focar em economia, investimentos, ganhos, lucros; isso também significa que, além de mudanças, precisará fazer renuncias. Assim como tudo na vida, pois como já sabemos fazer tudo igual e esperar resultados diferentes, é tolice.

O importante é você focar no seu objetivo e, para ilustrar; gostaria de mostrar um exemplo que me lembrei enquanto escrevia este conteúdo para você.

Lembro que em um dos cursos que fiz na faculdade, todo intervalo do dia minhas amigas iam sempre comprar ao menos uma bebida no Starbucks todos os dias. Lembro-me também que eu não fazia isso, e quando eu fazia eu podia contar quantas visitas ao Starbucks eu fazia em um mês inteiro – isso é, quando eu ia.

Lembro também que muitos desses colegas de classe também paravam seus carros em estacionamentos pagos todos os dias.

carolcorrea.com 21

Se calcularmos que uma ida ao Starbucks só para comprar uma bebida fica em média R$15,00 ou mais e o estacionamento R$15,00; isso significa R$150,00 no seu orçamento semanal e, R$600,00 no seu orçamento mensal. Acho que pelos números, nem preciso calcular os gastos de um ano letivo inteiro para você entender o que quero dizer.

Na época as vezes eu pensava, é necessário? Isso porque eu, naquela época tinha objetivos diferentes. Não julgo quem fazia ou faz isso; afinal, quem não gostaria de tomar um frappuccinotodos os dias?

Mas a reflexão que trago aqui é: renuncias serão necessárias. Então não faça o que todos fazem só por fazer. É besteira. Cada um tem sonhos e metas diferentes, visões diferentes da vida e o que temos a fazer é lutar para que sejamos capazes de alcançar a mudança que queremos para nós e nossas vidas. Você não é todo mundo e isso é o que torna cada um de nós especial.

carolcorrea.com 22

As informações mais transformadoras ficaram de fora

Preparei um curso com conteúdo fantástico para você que quer aprender mais, ter o direcionamento para atingir todos os seus objetivos mais rápido do que imagina e descobrir como melhorar não apenas sua vida financeira, mas também outros aspectos como:

$ desenvolver hábitos de sucesso.

$ definir quais são seus objetivos

$ usar as ferramentas que ajudarão você a conquistar seus sonhos

$ como programar sua mente para enriquecer e prosperar

$ aprenderá a como ganhar dinheiro enquanto dorme

$ dicas práticas que irão impulsionar o seu crescimento

Revelarei de forma descomplicada e fácil os segredos e técnicas utilizadas pelos empreendedores de maior sucesso para que você definitivamente saiba como usar as ferramentas para enriquecer e multiplicar seus bens, mantendo e fazendo eles crescerem!

Para saber como ter acesso agora a este material

transformador, clique aqui.

carolcorrea.com

Dicas da Carol

Vou te dar algumas dicas práticas para você adotar no seu dia a dia que podem até parecer simples, mas pare, pense – reflita e enriqueça –ganhe tempo e dinheiro:

$ Procure manter um corte de cabelo mais curto. Essa dica é para quem, assim como eu, ama praticidade.

Veja bem, se você for homem ou mulher e decidir adotar um corte de cabelo mais curto, mesmo na hora que crescer você ainda pode ficar um tempo sem ir no cabelereiro e mesmo assim ele estará num comprimento ok. Isso vai fazer você economizar em quantidade de cremes, gel, shampoo, condicionador e a ainda – a melhor parte - tempo!!!

Além de ser vapt vupt – bem prático – principalmente para mulheres. Junto com o novo corte vem um sentimento de liberdade e isso não tem preço.

$ Mantenha a cor natural – ainda falando em cabelos... se você estiver bem focado em ganhar e juntar uma quantia... experimente ficar com seu tom natural de cabelo e mais nada. Desta forma você evitará gastos com shampoo matizadores, mil hidratações e retoques no cabelo, por exemplo. Loiras e pessoas com cabelos tingidos sabem bem do gasto que estou falando.

carolcorrea.com 24

$ Hidrate-se bebendo água e cuidando do seu corpo e da sua saúde. Cuide-se. Com a pele linda você aumenta sua autoestima, pode usar pouca ou nenhuma maquiagem e, economizando o tempo que gastaria para esconder espinhas e outras imperfeições, você pode usá-lo para produzir mais e fazer mais do que é importante para você.

Sei que pode até parecer repetitivo, mas a água faz tão bem pra gente; ajuda nossa pele, corpo, cérebro e ainda garante que não fiquemos com pedras nos rins e; convenhamos – ter que ir no hospital e gastar dinheiro com remédios por besteiras como não beber água é sacanagem né?

$ Mantenha as contas em dia - pagar a conta em dia e até antes da data do vencimento é algo que eu gosto de fazer, pois não corro o risco de deixar para a última hora e acabar esquecendo e tendo que pagar mais juros e multa simplesmente porque resolvi que não estava com vontade naquele dia anterior. Adote esse hábito de pagar contas antes do vencimento para não correr riscos.

$ Aprendizado constante - procure aprender, adquirir novos conhecimentos. O processo de aprendizado deve sempre ser constante. Quanto mais conhecimento você tiver, mais estará apto a escolhas inteligentes e oportunidades interessantes.

$ Livros usados - já pensou em comprar livros usados? No sebo ou na internet? Você pode usar essa dica para livros e muitas outras coisas.

carolcorrea.com 25

Considerações

Todo o conteúdo abordado foi feito embasado através da minha própria experiência e com conhecimentos adquiridos ao longo da minha vida, com livros, vídeos, cursos e muitas pesquisas e experiências.

Desenvolvi esse e-book justamente para ajudar você a conseguir levar uma vida financeira mais tranquila e bem-sucedida e, se esse e-book te ajudou a entender muito ou pelo menos um pouquinho a mais do que você já sabia, já me sinto feliz em ter agregado conhecimento!

Inclusive, convido você a compartilhar o link de acesso a este e-book com qualquer pessoa que acredite estar precisando.

Lembrando que todas essas dicas só são validas se colocadas em prática. Faça o teste no seu dia a dia e descubra você mesmo; depois me conte sobre seus primeiros “orgulhos financeiros” – ficarei muito feliz em saber.

Espero ter contribuído com sua evolução e te vejo no nosso próximo encontro!

Muita Luz,

Carol Correa

carolcorrea.com 26

carolcorrea.com 28

Titulo do livro

Por Carol Correa

Obrigada