economize cipa sustentabilidade pneus do...

7
Jornal da LBR www.lbreng.com.br Página 01 Dicas de segurança na cozinha SEGURANÇA SUSTENTABILIDADE Pneus do futuro CIPA Nova Gestão da CIPA 2015/2016 Maneiras de reaproveitar alimentos São Paulo, setembro de 2.015 | Informativo mensal de edição número 21-2015 Jornal da LBR Caderno anexo: LBR ECONOMIZE

Upload: phungbao

Post on 09-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Jornal da LBR www.lbreng.com.br Página 01

Dicas de segurança na cozinha

SEGURANÇA

SUSTENTABILIDADEPneus do futuro

CIPA

Nova Gestão da CIPA 2015/2016

Maneiras de reaproveitar alimentos

São Paulo, setembro de 2.015

| Informativo mensal de edição número 21-2015

Jornal da LBRCaderno anexo:

LBR

ECONOMIZE

Jornal da LBR Página 02www.lbreng.com.br

C o m p a n h i a d e

AD e s e n v o l v i m e n t o Habitacional e Urbano

(CDHU) em parceria com a LBR Engenhar ia e Consu l to r ia entregou no dia 30/07/2015 o empreend imento Con junto Habitacional São José dos Campos.

Foram entregues 186 unidades, t ipo log ia V042, área to ta l construída de 44.048,63m² e c o m p l e t a i n f r a e s t r u t u r a c o n t e m p l a n d o R e d e s d e Esgotos, Água, Drenagem, Pavimentação e uma Elevatória de Esgoto. Os imóveis possuem dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro.

Esteve presente na entrega das ú l t i m a s u n i d a d e s d e s s e s con jun tos hab i tac iona is o Secretário da Habitação do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia que ressaltou que o Estado de São Paulo é o único que inves te 1% dos seus recursos na construção dessas casas e apa r tamen tos . O secretário também informou que “o esforço é grande em São José dos Campos e que já foram investidos quase 100 milhões em 4.000 unidades que estão em construção na cidade.

O Prefeito Carlinhos de Almeida declarou que é uma alegria muito grande ver uma área pública transformada num condomínio como esse.

Entrega CH São José dos Campos

Jornal da LBR Página 03www.lbreng.com.br

VOCÊ COSTUMA “VIAJAR” OU “SONHAR” DURANTE O TRABALHO OU DURANTE UMA CONVERSA? MELHORE O SEU FOCO E CONCENTRAÇÃO

Muitas vezes as pessoas percebem que, durante o trabalho, na verdade estão dispersas, com o pensamento distante, literalmente “sonhando acordadas”, ou ainda sonolentas. Tudo isso enquanto deveriam estar concentradas nas atividades de trabalho.

Para ajudar essas pessoas seguem algumas orientações para aumentar a sua concentração e melhorar o seu foco no desenvolvimento das atividades:

Ÿ Treine a sua mente para não ter pensamentos dispersos enquanto deveria estar concentrado. Para isso, tente resolver palavras cruzadas, jogos de enigma, quebra-cabeças, etc. Essas atividades constituem importantes exercícios cerebrais que tornam sua mente mais alerta;

Ÿ Tenha boas noites de sono. Não vá para cama com o estômago cheio, evite comidas pesadas durante a noite e, quando for para o quarto, não assista televisão. Vá para dormir realmente;

Ÿ Pratique atividades físicas. Evitar o sedentarismo é importante para melhorar a saúde do corpo como um todo, o que gera reflexos na nossa mente e até mesmo na qualidade do sono;

Ÿ Quando chegar ao trabalho crie uma lista de tarefas e siga-a. Relacionar as atividades que você deve realizar durante o dia ajuda a manter o foco naquilo que precisa ser feito;

Ÿ Faça pausas. Ninguém consegue manter a concentração por muito tempo. Levante-se, ande um pouco, tome uma água, faça um lanche, converse com colegas, leia manchetes de um jornal e depois retorne ao trabalho;

Ÿ Organize o seu ambiente de trabalho. A bagunça dificulta sobremaneira que você se mantenha focado. Um espaço de trabalho bem organizado vai ajudar na concentração e na melhor realização das tarefas.

Finalizando, orientamos você a exercitar a mente também com a leitura de livros. Trata-se de uma atividade ignorada por muitos, mas que além de prazerosa ajuda muito a desenvolver a calma e a concentração.

Fonte: http://www.tudobox.com/329/como_melhorar_seu_foco_concentracao_no_trabalho.html

Com o reaproveitamento de alimentos você pode economizar até 20% do seu orçamento mensal e ainda ajudar o planeta.

Segundo dados do Instituto Akatu, o Brasil é o quarto maior produtor de alimentos do mundo. A triste notícia é que um terço dos alimentos produzidos é jogado fora. Diariamente 39 mil toneladas de alimentos são destinados para o lixo, quantidade suficiente para alimentar cerca de 19 milhões de brasileiros com as três principais refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar).

Pensando em evitar o desperdício, é necessário buscar alternativas para o reaproveitamento dos alimentos que sobram das refeições. Para te ajudar nessa tarefa, a estudante de nutrição Yolanda Lopes da Silva preparou 10 maneiras inteligentes para você reutilizar os restos de alimento. O legal é que com o reaproveitamento você pode economizar até 20% do seu orçamento mensal:

- Tomate: Sabe as pontas do tomate que você tira e joga fora? Se batidas com um pouco de água e extrato de tomate você tem um belo molho. Para isso você precisa higienizar bem o tomate antes de cortar, retirar as pontas, guardar em um saquinho e congelar. Para utilizar não é necessário descongelar, somente bater no liquidificador;

- Arroz: As sobras de arroz podem virar um bolinho, lasanha de arroz, arroz de forno ou risoto;

- Feijão: Sobrou feijão? Que tal fazer um delicioso Tutu? Outras opções são: Feijão Tropeiro e Sopa de Feijão;

- Frango: Pode ser desfiado e reutilizado em tortas, pizzas, risoto e até em saladas;

- Leite: O leite talhado pode render um delicioso doce de leite;

- Pão duro: Você pode batê-lo no liquidificador e preparar uma farinha de rosca. Torradas e Bolinhos de Carne feitos com pão também ficam deliciosos!

- Carne e Ovos: Uma farofa fresquinha pode ser preparada com as sobras de carnes e ovos;

- Cascas: As cascas de melão, melancia, abacaxi, jabuticaba, banana e laranja podem virar uma deliciosa geleia;

- Sementes: As sementes das frutas e legumes também podem ser reaproveitadas. Ao triturá-las no liquidificador e misturá-las com linhaça é possível fazer uma farofa rica em fibras, vitaminas e minerais. Outra opção é torrá-las no forno e usá-las como lanches rápidos, nutritivos e saudáveis durante o dia;

- Compostagem: Outra coisa que você pode fazer com as cascas, sementes, borra de café e chás e cascas de ovos é a compostagem, uma técnica de fabricação de adubo orgânico, ecologicamente correta e totalmente econômica.

Além do reaproveitamento, uma dica importante é você cozinhar e se servir apenas com a quantidade necessária para

ESTAMOS EM CRISE:

É ÉPOCA DE ECONOMIZAR.

AQUI VÃO 10 MANEIRAS INTELIGENTES DE REAPROVEITAR ALIMENTOS

seu consumo evitando que os restos do prato acabem indo para o lixo. E busque sempre comer na janta ou no outro dia o que sobrou nas panelas da refeição.

Na hora das compras também é preciso cuidado. Compre apenas a quantidade necessária para o consumo evitando que alimentos estraguem na geladeira ou despensa. Verifique a data de validade de cada produto para não comprar uma grande quantidade de um alimento que está próximo de vencer.

O meio ambiente agradece! E a Carteira também!

Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/10-maneiras-inteligentes-de-reaproveitar-restos-de-alimento/

Jornal da LBR Página 04www.lbreng.com.br

Apresentamos nosso primeiro Informativo e a nova equipe da Gestão 2015/2016.

Aproveitamos para agradecer a todos a confiança depositada nesse novo trabalho que iremos desenvolver da melhor forma possível.

Atualidades

Waze passa a oferecer rotas para evitar rodízio de veículos na cidade de SP

Um dos principais aplicativos de navegação urbana, o Waze lançou nesta segunda-feira (10) um serviço que avisa aos usuários sobre o rodízio de veículos na cidade de São Paulo.

Assim, agora a ferramenta pergunta, antes de calcular a rota, os dois últimos números da placa do veículo.

O caminho sugerido passa por vias em que seja possível trafegar mesmo durante o rodízio –ou seja, fora da zona de restrição do centro expandido– e avisa quando o carro não pode tomar uma via dentro do período do rodízio (das 7h às 10h e das 17h às 20h).Reprodução

O Waze agora avisa o usuário sobre o rodízio de veículos na cidade de São Paulo

Quando o motorista se dirigir para um local dentro da zona de restrição, o Waze vai alertá-lo se o rodízio se aplica ao seu carro e encontrará o caminho mais rápido para contornar a proibição. O propósito do novo serviço é evitar as multas de trânsito.

Para acionar o serviço, o usuário precisa abrir o app, selecionar "Menu", depois escolher "Configurações", e, em seguida "Navegação" e clicar em "Restrição veicular na via". São Paulo é a primeira cidade do mundo a receber o serviço que informa sobre o rodízio de carros. Segundo a empresa, ela vai ouvir a avaliação dos motoristas antes de ampliar a opção para outras localidades com restrições similares ao rodízio paulista.

A nova ferramenta está disponível tanto para quem tem celulares com sistema Android quanto iOS. As próximas atualizações do Waze deverão levar a função para outras cidades com restrições ao trânsito de veículos.

Reprodução

www1.folha.uol.com.br/tec/2015/08/1667225-waze-passa-a-oferecer-rotas-para-evitar-rodizio-de-veiculos-na-cidade-de-sp.shtml

Fonte:

Caderno anexo:

LBR

1ª Reunião1ª Reunião

Jornal da LBR Página 05www.lbreng.com.br

Caderno anexo:

LBR

Existem algumas medidas para livrar o ar de sua casa de poluentes, microorganismos e outras partículas, como pólen e poeira, que fazem mal à saúde. Selecionamos cinco delas.

1. Prefira tintas formuladas com matérias-primas naturais

Como a terra ou a caseína (derivado do leite de vaca), pois são livres de metais pesados, solventes químicos e compostos orgânicos voláteis. Uma boa dica de pintura ecológica é a feita com cal, que não contém insumos tóxicos e tem efeito fungicida.

2. Tenha plantas que limpam o ar

Espécies como gérbera, babosa, crisântemo e lírio-da-paz possuem, em suas raízes, bactérias que transformam poluentes como monóxido de carbono, formaldeído, benzeno e até fumaça de cigarro em nutrientes para a planta.

3. Use purificadores de ar

Esses equipamentos removem mofo, ácaros, fungos, vírus e bactérias. Uma novidade são os purificadores à base de terpeno, um bactericida natural extraído de alguns vegetais, como a casca da laranja.

4. Limpe regularmente o filtro e os dutos do ar-condicionado e do aquecedor

Isso diminui o risco de alergias, resfriados e doenças respiratórias. Evite instalar ventiladores próximos às janelas, pois eles podem trazer fungos e pólen (causadores de alergia) para o recinto. E atenção: telas e cortinas nas janelas não protegem contra a poluição externa. Pelo contrário, diminuem a circulação de ar e, assim, aumentam a concentração de poluentes.

5. Evite produtos de limpeza que contenham compostos orgânicos voláteis (COV)

Comuns em detergentes, ceras, removedores de manchas e lustradores, além de tintas, colas e vernizes, e que podem causar irritação na vias respiratórias, fadiga e falta de ar. Os rótulos não informam se o produto contém COV. Contate o serviço de atendimento ao consumidor do fabricante para saber.

Fontes: Maria de Paula Barbeiro, do Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica (Idhea), de São Paulo

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/conteudo_400723.shtml

Saúde

Como melhorar a qualidade do ar

dentro de casa?

“Aprenda a viver dentro das suas possibilidades. Buscar uma vida de aparências, fora da sua realidade,

só o levará para um abismo sem volta.

Construa a sua vida aos poucos, lutando a cada dia e extraindo da vida o que ela tem de melhor – a Simplicidade” (Chico Xavier).

10 Mandamentos da Qualidade de Vida:

1. Ame a sua família

2. Seja educado

3. Respeite a sua saúde

4. Pense positivo

5. Seja organizado

6. Seja prevenido

7. Seja atencioso

8. Tenha paciência

9. Fale sempre a verdade

10. Cumpra sempre o combinado

Construídos com materiais amigáveis à natureza, pneus da sul-coreana Hankook se sustentam graças à combinação de engenharia e design.

Os pneus furados que causam transtornos aos motoristas, podem estar com os dias contados. A empresa de pneus sul-coreana Hankook trabalha em um pneu para carros que não precisa ser preenchido com ar.

Chamados de iFlex, os pneus são construídos com materiais amigáveis à natureza e se sustentam graças a uma combinação de engenharia e design. Dessa maneira, as camadas de plástico geram sustentação, o que faz com que não seja necessário inflar o pneu com ar.

Sustentabilidade

Pneus do futuro dispensam uso de ar e transtorno dos furos

http://zip.net/bprWD8Fonte:

Jornal da LBR Página 06www.lbreng.com.br

Caderno anexo:

LBR

Site:

A cozinha é um dos lugares da casa onde há mais riscos de acidentes. Por isso não pode deixar de conhecer alguns cuidados necessários na cozinha com o gás, com as chamas, com as panelas e muito mais. Tão importante quanto ter equipamentos na cozinha é saber manuseá-los corretamente.Assim, você poderá preparar seus pratos preferidos com toda praticidade e segurança. Afinal de contas, não existe lugar mais gostoso para reunir a família e os amigos que ao redor da mesa!

Vamos então pra cozinha?- Se o óleo de cozinha pegar fogo, não jogue água e nem tente remover a panela do fogão, isto vai espalhar o fogo. Tape a panela com uma tampa ou utilize um extintor de incêndios adequado, caso você tenha um;- Não deixe as panelas no fogão ou formas no forno ligado para fazer outras atividades fora da cozinha como, por exemplo, atender ao telefone. Além de queimar o alimento, pode-se também causar grandes acidentes, como incêndio;- Mantenha afastados panos de pratos, toalhas, potes plásticos ou outros objetos do botijão, da tampa do fogão e também de eletrodomésticos que emitam calor, como as torradeiras e grill. Com o calor l iberado, eles podem derreter ou incendiar;- Sempre abra a porta do forno antes de acendê-lo. Desta forma, você não acumula gás na cavidade do aparelho e também pode verificar se a chama está realmente acesa. Esta simples dica pode salvar sua vida evitando o vazamento de gás e o risco de explosão;- An tes de serem co locados no microondas, nunca se esqueça de perfurar com um palito ou com um garfo todos os alimentos com casca ou película, como batatas, pimentões, ovos, salsichas, entre outros. Estes furinhos ajudam na saída dos vapores que se formam dentro deles. Caso contrário poderá explodir dentro do forno;- Para o cozimento prolongado de alimentos no microondas, dê preferência aos utensílios de vidro, cerâmica e porcelana refratários, eles suportam melhor e são mais resistentes à altas temperaturas;- Descarte os que possuam enfeites metálicos ou dourados, que podem causar faíscas no interior do forno.

Dicas de segurança na cozinha

Em Foco

Iniciei na Empresa LBR no ano de 2002 como motorista, antes trabalhava na Empresa Panorama Veículos (Barretos/SP) fui indicado pelo Srº Valdemar Ferreira (aposentado do DER) para trabalhar na LBR.

Passei por várias situações nas estradas, mas um atendimento que me chocou foi um acidente envolvendo um carro (saveiro) com um caminhão na SP-463, onde bateram os lados motorista com motorista, o rapaz da saveiro ficou preso nas ferragens, o resgate chegou bem rápido, mas ele não resistiu e veio a óbito. “Isso me marcou demais.” Mas também já evitei muitos outros acidentes fazendo a sinalização correta ao usuário.

Sou casado há 39 anos com Marilene Campari Ulloffo, fruto desse amor nasceu nosso filho José Eduardo Ulloffo, casado também que me deu duas netinhas maravilhosas. Prezo por estar com minha família em nosso sítio, hoje arrendado para cana, mas pelo menos duas vezes na semana estamos lá d e s f r u n t a n d o m o m e n t o s d e descanso em nosso pomar.

Sou muito feliz por trabalhar na LBR, onde estou há 13 (treze) anos, no decorrer desse tempo pude fazer melhorias em minha vida, em minha casa, no meu sítio e comprar o tão sonhado carro zero km.

Obrigado LBR.

- APARECIDO ULLOFFO

Momento AHA

Segurança

MOTORISTA OPERACIONAL GUINCHO LEVE DER-25

“Somos quem podemos ser/sonhos que podemos ter”?

Equilíbrio: Físico, Mente e Social e a escolha profissional.

Frustrações, desamparo, medo, incerteza, ansiedade, esperança, amor, cuidado, envolvimento… esses são apenas alguns dos sentimentos que nós profissionais lidamos no dia-a-dia.

Se esses sentimentos nos acompanham diariamente, imaginem se nós convivêssemos com todos eles, envolvidos dentro de um processo profissional que não nos dão um mínimo de prazer?

Temos várias maneiras de escolher uma carreira profissional: a) por questões familiares; b) por melhor recompensa financeira; c) por falta de condições econômicas para realizarmos o curso compatível com nossas aptidões; etc.

Não importa a maneira que façamos nossas escolhas, mas importa como estaremos ao executarmos essas escolhas.

Para haver equilíbrio, é necessário que as três áreas que compõem o indivíduo estejam em harmonia: físico, psicológico e social.

Se umas dessas áreas não estiverem bem, o desequilíbrio irá afetar as demais, portanto, se escolhemos, seja qual for o motivo em uma determinada profissão, vamos lidar com nossas escolhas da melhor maneira possível, e ao percebermos que não estamos conseguindo, porque não correr atrás do que realmente nos faz feliz?

Não podemos nos limitar como diz o refrão de uma música: – “Somos quem podemos ser/sonhos que podemos ter” (Engenheiros do Havaí)

Por: Adriana Ribeiro e Yara Caroline

http://www.comseguranca.com.br/seguranca-lar/texto-04/index.htm

Jornal da LBR Página 07www.lbreng.com.br

Caderno anexo:

LBR

NOME DATACONTRATO

Aniversariantes do MêsLazer e Cultura

COLABORE

COLABORE COM O JORNALENVIE MATÉRIA PARA

[email protected]

ExpedienteJornal da LBR e Informativo anexo da CIPAŸ Adriana Ribeiro

Ÿ Andressa de Oliveira

Ÿ Alex Escaleira

Ÿ Arnalda Ferreira Martins

Ÿ Carlos A lberto Folco

Ÿ Carolline A lves Claudino

Ÿ Gledson Marinho Vieira

Ÿ Lívia Parise Eid da Silva

Ÿ Luiz Carlos C. Monteiro de

Barros

Ÿ Monica de Souza Soriano

Ÿ Renata Pereira A celino

Ÿ Renato Duarte Siqueira

Ÿ Robson Vieira de Oliveira

Ÿ Rodrigo Schildberg

Ÿ Rosimeire da Silva Lopes

Ÿ Tânia Regina O. Francisco

Ÿ Yara Caroline

Viveiro Sabor de Fazenda

Para os amantes do verde, esse lugar na zona norte é o paraíso. É como sair de São Paulo por alguns instantes. São 1.000 metros quadrados que abrigam mais de 90 espécies de plantas à venda, entre flores, temperos e ervas. O cultivo é feito de forma orgânica, sem uso de fertilizantes industriais.

O local ainda oferece cursos que ensinam a montar uma horta ou um jardim em casa e dá informações sobre o uso medicinal das plantas. Pra chegar até lá, opte por ir de ônibus. Na estação Belém do Metrô (linha 3-Vermelha), você pode pegar qualquer ônibus para Av. Guilherme Cotching e descer no segundo ponto desta avenida. Caminhe dois quarteirões e você estará no destino.

ENDEREÇO: Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 - Vila Maria - São Paulo

ATENDIMENTO: Seg.: das 13h as 17h / Terça a sábado: das 8h as 17h

TELEFONE: (11) 2631-4915

www.sabordefazenda.com.br/htm/viveiro/

Ana Paula Vicente Moreira E.C. 03.09

Antônia C. de Andrade Sousa E.C. 04.09

Luciene Higa CDHU-4 05.09

Moacir Bertolino DER-25 10.09

João Lucas do Amaral DER-31 13.09

Orlando Curti Junior DER-34 13.09

Susana Andrea Godoy Baeza CDHU-4 15.09

Marcial Antônio Leite CDHU-4 16.09

Francisco Lacerda Filho PETRO-6 19.09

Adriana Regina Ribeiro E.C. 20.09

Patricia Batista CDHU-4 20.09

Selma Martim Costa Bezerra DER-25 21.09

Mauro Petegrosso Pereira CDHU-4 22.09

Ivan Duleba E.C. 22.09

Higor Santana Odzioba DER-34 23.09

Orlando Brasilio Gomes DER-27 24.09

Rafael Oliveira de Paula DER-27 25.09

Rafael Justiniano dos Santos DER-30 25.09

Oswaldo Malva Pereira Ramos DER-34 25.09

Kleston Rodrigo Cabeço TRP-13 25.09

Rogério Ferreira Pereira DER-32 25.09

Aldair Alves da Silva E.C. 26.09

Wemerson Santos Silva E.C. 26.09

Guilherme M. Carvalho Pierini DER-34 27.09

Stela Miguel DER-34 27.09

Carlos Yoshitaka Nagano TRP-13 27.09

Moises S. Rodrigues Junior DER-27 28.09

Mônica de Souza Soriano E.C. 30.09