ecologia 7

8
ESCOLA MUNICIPAL PADRE MARZANO MATIAS ATIVIDADE Professora: Marta Alves Torres DATA:__/___/__ VALOR: NOTA: NOME: DISCIPLINA: TURMA: Ecologia e Biosfera A Ecologia é a parte da ciência responsável pelo estudo das relações dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vivem (componentes não vivos). Ecossistema é o local em que os seres vivos e os componentes não vivos interagem entre si. Esses locais podem ser bem pequenos, como um aquário com peixes e outros seres vivos; ou maiores, como uma floresta ou mesmo o oceano. O maior ecossistema de nosso planeta é a biosfera, que é a região da Terra onde encontramos vida. A biosfera é o lugar onde acontece a vida.

Upload: marta-alves

Post on 05-Aug-2015

9 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ecologia 7

Ecologia e Biosfera    A Ecologia é a parte da ciência responsável pelo estudo das relações dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vivem (componentes não vivos). Ecossistema é o local em que os seres vivos e os componentes não vivos interagem entre si. Esses locais podem ser bem pequenos, como um aquário com peixes e outros seres vivos; ou maiores, como uma floresta ou mesmo o oceano. 

O maior ecossistema de nosso planeta é a biosfera, que é a região da Terra onde encontramos vida.     A biosfera é o lugar onde acontece a vida.   Em qualquer parte da biosfera há um ciclo de vida que comanda todos os seres vivos que dela fazem parte. Esse ciclo consiste no nascimento, desenvolvimento, multiplicação, morte e decomposição de todos os animais, plantas e microrganismos que estão na biosfera.

E S C O L A M U N I C I P A L P A D R E M A R Z A N O M A T I A S

ATIVIDADE Professora: Marta Alves Torres DATA:__/___/__ VALOR:NOTA:

NOME: DISCIPLINA: TURMA:

Page 2: Ecologia 7

Luz e calor do Sol e a água são imprescindíveis para que ocorra a vida na Terra.  A biosfera é formada por vários ecossistemas, que são constituídos por fatores bióticos (plantas, animais, microrganismos) e abióticos (água, luz, solo, gelo, vento). Fatores Bióticos

Fatores Abióticos

Os seres vivos estão distribuídos pelos ecossistemas de acordo com seu clima, pois este interfere muito na quantidade e variedade de alimentos e oferta de água.

Page 3: Ecologia 7

      Nas regiões polares, onde a água forma grossas camadas de gelo durante o ano todo, e o clima é muito frio, portanto poucas espécies de seres vivos conseguem sobreviver.      Nas regiões tropicais, onde o clima é mais quente e úmido, e a oferta de água e alimentos é bem maior, encontramos uma imensa variedade e abundância de plantas e animais. As maiores florestas do mundo, inclusive a floresta Amazônica, são encontradas nessas regiões.      Entre essas duas regiões, temos outra que chamamos de região temperada. Nessas regiões neva no inverno, e há florestas com vários tipos de animais e árvores. A quantidade de energia solar e de água interfere muito no tipo de clima de determinada região. Por causa da posição da Terra, e dos movimentos que ela faz, o Sol aquece as regiões de maneiras diferentes, proporcionando zonas climáticas distintas nas diversas regiões do planeta.

TAREFA 1 (no caderno): Pesquise, recorte e cole ilustrações em que possamos observar regiões polares, regiões tropicais e regiões temperadas.

TAREFA 2 (no caderno): Pesquise, recorte e cole um mapa retratando os principais ecossistemas brasileiros.

 Floresta Amazônica

 Mata Atlântica

Cerrado

Caatinga

Pantanal

Restingas e Manguezais

CamposTAREFA 3 (no caderno):Pesquise e complete o mapa abaixo.

Page 4: Ecologia 7

A Teia Alimentar

1. Cadeia Alimentar – seqüência de seres vivos onde um se alimenta do outro.

Ex: plantas do fundo → caramujo → lambari → peixe maior → aves da margem

1.1. Componentes da cadeia alimentar:

Page 5: Ecologia 7

a) Produtores – seres capazes de produzir seu próprio alimento e são também chamados de autótrofos. Ex: plantas.b) Consumidores – seres que não são capazes de produzir seu próprio alimento (e são chamados de heterótrofos), precisam se alimentar de outros seres. • Consumidor primário: alimenta-se de plantas, são chamados de herbívoros. Ex: boi. • Consumidor secundário: alimenta-se do consumidor primário, são chamados de carnívoros. Ex: onça. • Consumidor terciário: alimenta-se do consumidor secundário. OBS: O homem é chamado de onívoro, pois se alimenta de plantas e animais. c) Decompositores – são seres que degradam a matéria orgânica, ou seja, se alimentam de restos de plantas e animais mortos; são importantes porque devolvem os nutrientes para o solo. Ex: fungos e bactérias.

NOTA!!! Atencao: Nível trófico é a posição que um ser vivo ocupa na cadeia alimentar. Ex: Os produtores sempre ocupam o 1o nível trófico.

Na natureza, alguns seres podem ocupar vários papéis em diferentes cadeias alimentares. Quando comemos uma maçã, por exemplo, ocupamos o papel de consumidores primários. Já ao comer um bife, somos consumidores secundários, pois o boi, que come o capim, é consumidor primário. Muitos outros animais também têm alimentação variada. Um organismo pode se alimentar de diferentes seres vivos, além de servir de alimento para diversos outros. O resultado é que as cadeias alimentares se cruzam na natureza, formando o que chamamos de teia alimentar. Nas teias alimentares, um mesmo animal pode ocupar papéis diferentes, dependendo da cadeia envolvida. Na teia representada no esquema abaixo (siga as setas) e complete o esquema a seguir:

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

Page 6: Ecologia 7

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

Agora siga as instruções do professor usando as seguintes figuras:

Page 7: Ecologia 7