redalyc.perfil ecoepidemiológico dos casos de lta nos ... · ocorridos no vale do ribeira, o...

4
Saúde Coletiva ISSN: 1806-3365 [email protected] Editorial Bolina Brasil Lopes, Lúcia Mara; Lopes Biller, Fernada; Pinho, Natasha; Lima, Cícero de; Barbosa Ribeiro, Erika Renata Perfil ecoepidemiológico dos casos de LTA nos municípios de Pedro de Toledo, Eldorado e Itariri - SP nos últimos anos Saúde Coletiva, vol. 6, núm. 35, 2009, pp. 288-290 Editorial Bolina São Paulo, Brasil Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=84212201007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto

Upload: hakhuong

Post on 16-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Saúde Coletiva

ISSN: 1806-3365

[email protected]

Editorial Bolina

Brasil

Lopes, Lúcia Mara; Lopes Biller, Fernada; Pinho, Natasha; Lima, Cícero de; Barbosa Ribeiro, Erika

Renata

Perfil ecoepidemiológico dos casos de LTA nos municípios de Pedro de Toledo, Eldorado e Itariri - SP

nos últimos anos

Saúde Coletiva, vol. 6, núm. 35, 2009, pp. 288-290

Editorial Bolina

São Paulo, Brasil

Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=84212201007

Como citar este artigo

Número completo

Mais artigos

Home da revista no Redalyc

Sistema de Informação Científica

Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal

Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto

288 Saúde Coletiva 2009;06 (35):288-290

Lopes LM, Biller FL, Pinho N, Lima C, Ribeiro ERB. Perfil ecoepidemiológico dos casos de LTA nos municípos de Pedro de Toledo, Eldorado e Itariri - SP nos últimos anos

doenças transmissíveisLopes LM, Biller FL, Pinho N, Lima C, Ribeiro ERB. Perfil ecoepidemiológico dos casos de LTA nos municípos de Pedro de Toledo, Eldorado e Itariri - SP nos

últimos anos

Perfil ecoepidemiológico dos casos de LTA nos municípios de Pedro de Toledo, Eldorado e Itariri - SP nos últimos anosA leishmaniose tegumentar americana (LTA) é uma doença que representa um problema de saúde pública devido à ocor-rência de surtos epidêmicos na região do Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo. Diante deste aumento de casos de LTA ocorridos no Vale do Ribeira, o presente trabalho teve como objetivo traçar o perfil eco-epidemiológico da doença na região, correlacionando-o com os efeitos da ação antrópica. Dados identificaram que, entre os municípios com maior índice de pa-cientes com diagnóstico positivo para leishmaniose, na última década, estão Pedro de Toledo, Eldorado e Itariri. Sugere-se que o aumento na incidência da doença nessa região esteja relacionado à falta de um plano de desenvolvimento urbano alia-do a episódios de deslizamento de encostas e inundações do território, além da ausência de legislação ambiental vigente. Descritores: Leishmaniose tegumentar americana, Perfil ecoepidemiológico, Estado de São Paulo, Vale do Ribeira.

American Tegumentary Leishmaniasis (ATL) is a disease that represents a public health problem due to an outbreak of epide-mics in the area of Vale do Ribeira, São Paulo State, Brazil. Given that scenario, the goal of the present work was to draw an eco-epidemiological disease profile in this area, correlating it with the anthropic action. Data showed that Pedro de Toledo, Eldorado and Itariri cities presented the largest incidences as to patients with positive diagnoses for Leishmaniasis. It was suggested that the increasing of the disease incidence is related to a lack of an urban development, besides the sliding of slopes, flooding, as well as lack of efficient environment legislation. Descriptors: American cutaneous leishmaniasis. Eco-epidemiological aspects. State of São Paulo. Vale do Ribeira.

Leishmaniasis tegumentarias Americana (LTA) es una enfermedad que representa un problema de salud pública con la inci-dencia de surtos epidémicos en la región de el Vale do Ribeira, en el Estado de São Paulo, Brasil. Frente al aumento de ca-sos de LTA que ocurrió en el Valle do Ribeira, el estudio tuve el objetivo de delinear el perfil eco-epidemiológico de la enfer-medad en la región, correlacionando efectos de la acción humana. Los dados identificaran que en los municipios con mayor índice de pacientes con diagnóstico positivo de leishmaniasis en la última década son Pedro de Toledo, Eldorado y Itariri. Lo aumento de la incidencia de la enfermedad en la región puede ser comprendida la partir de la falta de una planificación de uno desarrollo urbano, episodios de deslizamiento de laderas y inundaciones de la zona y una falta de legislación ambiental.Descriptores: Leishmaniasis tegumentarias americana, Perfil eco-epidemiologico, Estado de São Paulo, Vale do Ribeira.

Recebido: 14/04/2009 Aprovado: 30/09/2009

Lúcia Mara Lopes: Biomédica. Mestre em Parasitologia. Doutora em Microbiologia. Pesquisadora da área de Saúde Coletiva pela Universidade do Grande ABC. - [email protected]

Fernada Lopes Biller: Biomédica.

Natasha Pinho: Biomédica.

Cícero de Lima: Biomédico.

Erika Renata Barbosa Ribeiro: Biomédica. Doutora em Ciências. Pós-doutora pelo Departamento de Fisiologia-ICB da Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Ibirapuera.

INTRODUÇÃO

A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença causada por protozoários do gênero Leishmania e transmitida

a animais silvestres e domésticos, e secundariamente ao homem, pela picada de mosquitos fl ebotomíneos1,2.

Os primeiros casos notifi cados de LTA no estado de São Paulo datam do século XX, sendo a doença nesta época mais freqüente em trabalhadores envolvidos na implantação de fa-zendas e ferrovias. Atualmente, o Brasil está entre os sete países com 90% dos casos de LTA no mundo3,4 sendo que e o Estado de São Paulo apresenta diversos municípios onde o índice de casos notifi cados tem aumentado nas últimas décadas, princi-palmente entre os anos de 2000 e 20035.

No estado de São Paulo, a transmissão da doença tem ocorrido principalmente em ambiente extrafl orestal, o que pode ser explicado pela crescente expansão urbana e de áreas rurais, que na maioria das vezes ocorre de forma de-sordenada, levando à devastação de inúmeros ecossistemas, contribuindo para a disseminação dos vetores e consequen-temente à expansão da LTA no estado6-8.

Doencas Transmissiveis.indd 288 29.10.09 11:04:27

Lopes LM, Biller FL, Pinho N, Lima C, Ribeiro ERB. Perfil ecoepidemiológico dos casos de LTA nos municípos de Pedro de Toledo, Eldorado e Itariri - SP nos últimos anos

Saúde Coletiva 2009;06 (35):288-290 289

doenças transmissíveis

Segundo informações do Centro de Vi-gilância Epidemiológica do Estado de São Paulo5, entre os municípios com maior ín-dice de pacientes com diagnóstico positivo para leishmaniose, na última década, estão Pedro de Toledo, Eldorado e Itariri. Os mu-nicípios descritos, apesar de apresentarem uma população média de aproximada-mente 10 mil habitantes, registraram um aumento signifi cativo de casos da doença, provavelmente relacionados à expansão e ocupação territorial desordenadas, adentrando no ambiente de Mata Atlântica.

Diante deste aumento de casos de LTA ocorridos nestes três municípios do Vale do Ribeira, o presente trabalho tem como objetivo mostrar o perfi l ecoepidemiológico da doença na re-gião, correlacionando-o com os efeitos da ação antrópica.

Descrição da áreaAs cidades de Eldorado, Itariri e Pedro de Toledo estão lo-

calizadas ao Sul do litoral paulista, pró-ximas da Serra do Mar, fazendo divisa a leste com a Serra de Paranapiacaba e a oeste com a serra dos Itatins, no Vale do Ribeira9.

Apesar de apresentar 21% dos rema-nescentes de Mata Atlântica do Brasil, o Vale do Ribeira possui locais onde a ve-getação nativa foi substituída pelo cultivo de banana e outros tipos de agricultura de

subsistência10.

Território e populaçãoQuanto às estimativas das dimensões territoriais e de população, o município de Pedro de Toledo está disposto em uma área de 671 Km2 e possui aproximadamente 10.186 habitantes. Eldora-do, por sua vez, tem um território de 1.657 km2 e aproxima-damente 14.038 habitantes, enquanto Itariri possui 273 Km2 e 15.095 habitantes9.

“O CENTRO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DO

ESTADO DE SÃO PAULO APONTOU QUE ENTRE

OS MUNICÍPIOS DE SÃO PAULO COM MAIOR NÚMERO

DE CASOS DE LTA NOTIFICADOS (1993 A 2006) ESTÃO

PEDRO DE TOLEDO, ELDORADO E ITARIRI”

Doencas Transmissiveis.indd 289 29.10.09 11:04:28

290 Saúde Coletiva 2009;06 (35):288-290

Lopes LM, Biller FL, Pinho N, Lima C, Ribeiro ERB. Perfil ecoepidemiológico dos casos de LTA nos municípos de Pedro de Toledo, Eldorado e Itariri - SP nos últimos anos

doenças transmissíveis

restante do período (gráfi co 1).Ainda de acordo com estes dados, os coefi cien-

tes médios de incidência da doença para cada 1000 habitantes foram de 2,9 para Pedro de Toledo, 2,0 para Eldorado e 3,6 para Itariri, com maiores inci-dências nos anos de 2002 em Eldorado e 2003 em Pedro de Toledo e Itariri.

CONSIDERAÇÕES FINAISAo contrário do perfil epidemiológico da LTA apresentado em vários municípios do estado, vinculado a um histórico de devastação de áreas verdes e migração do vetor para as áreas urba-nas, as cidades descritas não apresentaram, nos últimos cinco anos, episódios de comprometi-mento das reservas florestais, tendo ainda uma extensão razoável de seu território ocupado por mata nativa10.

O que pode estar vinculado a este aumento na incidência da doença (LTA) entre 2002 e 2003 é a falta de um plano de desenvolvimento urbano, com moradores ocupando o perímetro fl orestal, isso aliado também a episódios de deslizamento de

encostas e inundações do território, além da ausência de legislação vigente relacionada ao meio ambiente e sua modifi cação.

Convém salientar que, dos três municí-pios estudados, somente Eldorado possui ações de controle de vetores implementa-das, e provavelmente sendo um dos fatores relacionados com o menor índice de casos de LTA quando comparado com os outros dois municípios9.

Eldorado e Pedro de Toledo não apresen-tam desmatamento notifi cado pela prefeitu-ra, ao contrario de Itariri, onde se observa degradação de áreas legalmente protegidas, por extração vegetal9, podendo ser fator para a explicação de maior incidência de casos por este município, mesmo com adoção de refl orestamento dessas áreas.

Número de casos diagnosticados nos últi-mos cinco anosO Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo5 apontou que entre os municípios de São Paulo com maior número de casos de LTA notifi ca-dos (1993 a 2006) estão Pedro de Toledo, Eldorado e Itariri.

Nestes municípios, no período com-preendido entre 2002 e 2006, a média de casos de LTA notifi cados em Eldorado foi de 31,4 casos/ano, 55,2 casos/ano em Ita-riri e 29 casos/ano em Pedro de Toledo Neste mesmo período, foi registrado que o maior índice da doença ocorreu em 2002 em Eldorado e em 2003 nos outros dois municípios, apresentando uma queda no

1. World Health Organization. Leish-maniasis [Internet]. [citado em 2009 Junh 29]. Disponível em: http://www.who.int/leishmaniasis/en/.2. Costa-Simone M. Lutzomyia (Nys-somyia) whitmani s.I. (Antunes & Cou-tinho, 1939) (Diptera: Psychodidae: Phlebotominae): geographical distri-bution and the epidemiology of Ame-rican cutaneous leishmaniasis in Brazil - mini-review. Mem Inst Oswaldo Cruz 2007;102:149-53.3. Desjeux P. Leishmaniasis: current situation and new perspectives. Com-

parative immunology. Microbiol Infect Dis. 2004;27:305-18.4. Gramiccia M, Gradone L. The cur-rent status of zoonotic Leishmaniasis and aproaches to diseases. Int J Para-sitol. 2005;35:1169-80.5. São Paulo (Estado). Secretaria de Estado da Saúde. Centro de Vigilância Epidemiológica. Leishmaniose tegu-mentar no Estado de São Paulo, casos notifi cados por CVE e ano da notifi -cação, 1998 a 2009 [Internet]. [cita-do em 2007 Out 20]. Disponível em: HTTP://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/

zoo/ita_gve.htm.6. Neves CVLF, Ussuai CA. Texto para profi ssionais de saúde superintendên-cia de controle de endemias, secretaria de estado da saúde do estado de São Paulo. 2004. Disponível em: <http: www.sucen.sp.gov.br/doença/ lei teg/ texto leishmniose tegumentar.7. Tolezano JE. Epidemiologia da Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) no Estado de São Paulo. III. In-fl uência da ação antrópica na sucessão vetorial da LTA. Rev Inst Adolfo Lutz. 2001;60:47-51.

8. Condino MLF. American cutaneous leishmaniasis on the northern coas-tline of the state of São Paulo, 1993 to 2005. Rev Soc Bras Med Trop. 2008;41(6):635-41.9. Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística. Cidades [Internet]. [citado em 2006 Apr 15]. Disponível em em: http://www.ibge.gov/br/cidades.10. Silva AF. Fatores relacionados à ocorrência de leishmaniose tegumen-tar americana no vale do Ribeira [dis-sertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2008.

Referências

“O QUE PODE ESTAR VINCULADO A ESTE

AUMENTO NA INCIDÊNCIA DA DOENÇA (LTA) ENTRE 2002 E 2003 É A FALTA

DE UM PLANO DE DESENVOLVIMENTO

URBANO COM MORADORES OCUPANDO

O PERÍMETRO FLORESTAL”

0

25

50

75

100

125

150

tes médios de incidência da doença para cada 1000 habitantes foram de 2,9 para Pedro de Toledo, 2,0 para Eldorado e 3,6 para Itariri, com maiores inci-dências nos anos de 2002 em Eldorado e 2003 em Pedro de Toledo e Itariri.

CONSIDERAÇÕES FINAISAo contrário do perfil epidemiológico da LTA apresentado em vários municípios do estado, vinculado a um histórico de devastação de áreas verdes e migração do vetor para as áreas urba-nas, as cidades descritas não apresentaram, nos últimos cinco anos, episódios de comprometi-mento das reservas florestais, tendo ainda uma extensão razoável de seu território ocupado por mata nativa

0

25

50

75

100

125

150

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006

Período

Eldorado Itariri Pedro de Toledo

Núm

ero

de c

asos

Gráfi co 1. Casos registrados de LTA de 2000 a 2006 nos municípios de Eldorado, Itariri e Pedro de Toledo.

Doencas Transmissiveis.indd 290 29.10.09 11:04:29