eco curitiba 211

16
ANITTA: André Marques, agora magro, nega namoro. Mas dá a deixa: “Solteiro sim, sozinho nunca” DOMINGO 31/05 Previsão do TemPo FONTE: SEGUNDA 01/06 TERÇA 02/06 QUARTA 03/06 SEXTA 29/05 SÁBADO 30/05 Mín.: 15 Máx.: 22 Mín.: 14 Máx.: 21 Mín.: 18 Máx.: 22 Mín.: 10 Máx.: 19 Mín.: 12 Máx.: 20 Mín.: 11 Máx.: 23 eCo Curitiba Curitiba, 29 de maio a 01 de junho de 2015 | Ano iii | edição 207 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco Hábito de consumir frutas pode evitar gengivite Pág. 07 Pág. 14 Pág. 03 Fiscalização sobre transporte escolar será mais rigorosa Luiz Costa/SMCS Em Curitiba, 861 veículos estão licenciados pela Urbs para o transporte escolar. São 257 vans, 349 ônibus, 252 micro-ônibus e três Kombi. Do total, 283 veículos são operados por empresas e 578 por pessoa física

Upload: eco-central

Post on 22-Jul-2016

226 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Confira os destaques deste final de semana!

TRANSCRIPT

Page 1: Eco Curitiba 211

AnittA: André Marques, agora magro, nega namoro. Mas dá a deixa: “Solteiro sim, sozinho nunca”

domingo31/05

Previsão do TemPoFonte:

SegUndA01/06

teRÇA02/06

QUARtA03/06

SextA29/05

SábAdo30/05

mín.: 15máx.: 22

mín.: 14máx.: 21

mín.: 18máx.: 22

mín.: 10máx.: 19

mín.: 12máx.: 20

mín.: 11máx.: 23

eCo CuritibaCuritiba, 29 de maio a 01 de junho de 2015 | Ano iii | edição 207 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco

Hábito de consumir frutas pode evitar

gengivitePág. 07

Pág. 14

Pág. 03

Fiscalização sobre transporte escolar será mais rigorosa

Luiz Costa/SMCS

Em Curitiba, 861 veículos estão licenciados pela Urbs para o transporte escolar. São 257 vans, 349 ônibus, 252 micro-ônibus e três Kombi. Do total, 283 veículos são operados por empresas e 578 por pessoa física

Page 2: Eco Curitiba 211

estadual02 Curitiba, 29 de maio a 01 de junho de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco Curitiba

Circulação de 18.000 exemplares todas as

terças e sextas-feiras.

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Pierpaolo Nota - Curitiba e Região MetropolitanaFone: 41 9974-3311 / E-mail: [email protected]

Flavio Machado - Costa Esmeralda/SCFone: 47 9942 0128 / E-mail: [email protected]

Tiragem e circulação auditadas.

Nelson [email protected]

Diretor-ExecutivoPierpaolo Nota | [email protected]

Editor-ChefeEliseu Tisato | [email protected]

Os artigos, colunas e espaços assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Correspondências:Rua Pres. Epitácio Pessoa, 158, Tarumã - Curitiba - PR - CEP 82.530-270

Eco Central é uma publicação da Editora Eco Central Ltda.

finanças

Paraná vai empurrar país para frente, diz RichaO

governador Beto Richa disse nes-ta quarta-feira (27), em reunião com secretários e presidentes de

empresas públicas, que o Paraná está retomando as obras, ações, programas e investimentos e enfrentará a crise nacional como foco no trabalho e na racionalização de custos e despesas. “O Brasil não vai frear o Paraná. Pelo contrário: é o Paraná que vai ajudar a empurrar o Brasil pra frente”, disse.

Richa destacou que o Estado vai continuar gerindo com responsabilida-de e equilíbrio orçamentário. “Vamos retomar com força o ritmo das ações, obras e programas de governo que são vitais para o nosso desenvolvimento”, defendeu.

Frente à crise nacional, Richa afir-mou que as ações de governo se vol-tam ao reaquecimento da economia do Estado, criação empregos em todas as regiões, e no fortalecimento à atração

de investimentos e a qualidade de infraestrutura no Estado.

Beto Richa disse ainda que os pa-gamentos atrasados dos nossos for-necedores estão sendo colocados em dia e as obras de infraestrutura estão sendo retomadas gradativamente, em todo o Estado.

O governador disse ainda que o Paraná se antecipou em relação aos outros estados e tomou as medidas necessárias para manter as obras de infraestrutura. “Adequamos, com mui-to sacrifício, a realidade do Paraná à perspectiva de um Brasil que enfrenta agora a combinação perversa de juros altos, inflação fora de controle e de-semprego em marcha”, disse.

Com a aprovação na Assembleia Legislativa, o governador disse que o ajuste financeiro foi concluído. “Porém, continuamos adotando ações adminis-trativas para cortar gastos e economi-

zar. Esse é um processo contínuo, de revisão diária, de racionalização das despesas”, disse.

Richa fez um balanço da adminis-tração e citou alguns indicadores que mostram o crescimento do estado do Paraná nos últimos anos como, por exemplo, o Ipea que colocou o Paraná como o segundo Estado com o menor índice de desigualdade social do Brasil.

Ele destacou que enquanto nos governos anteriores, as empresas iam embora, hoje elas vêm para o Estado. “Geramos o maior ciclo industrial da história do Paraná”, defendeu.

Enquanto no Brasil o índice de desemprego crescer, o Paraná foi o segundo Estado brasileiro que mais gerou postos de trabalho no primeiro quadrimestre. “Temos muitos motivos para não nos deixar abater pelo pes-simismo”.

Rússia mantém embargos à frigoríficos brasileiros

Em nota publicada no portal do Ministério da Agricultura, Pecu-ária e Abastecimento (Mapa), o órgão disse que vai pedir informa-ções ao governo russo sobre a situação dos dez frigoríficos brasi-leiros que foram em-bargados pelo serviço veterinário daquele país. “O ministério está solicitando informa-ções detalhadas ao governo russo sobre a situação de cada um dos frigoríficos embar-gados, para tomar as providências necessá-rias para correção de cada caso e comuni-cação às autoridades russas”, diz o texto.

Segundo a nota, cinco dos frigoríficos que foram embargados solicitaram não partici-par da auditoria feita

pelo governo da Rússia por motivos próprios. O texto diz também que o procedimento é rotineiro. “A comu-nicação da autoridade russa acerca dos dez frigoríficos brasileiros embargados [dos quais cinco solicitaram não participar da auditoria por motivos próprios] decorre de um pro-cesso de rotina feito pelo governo daque-le país, procedimento bastante comum em negociações sanitárias internacionais”.

De acordo com o ministério, a exporta-ção da carne brasileira para a Rússia está as-segurada, pois mais de 60 frigoríficos estão habilitados a fazer a comercialização tanto da carne bovina como da suína.

Pesquisa mundial mostra Brasil otimista, mas despreparado para a aposentadoria

O Brasil, com nota 6,7, ficou em segundo lugar em termos de otimis-mo em uma pesquisa internacional para avaliar os hábitos de poupança e planejamento para a aposentadoria. Entretanto, os brasileiros demos-traram estar despreparados para a aposentadoria.

A pesquisa foi feita em 15 países (Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Índia, Ja-pão, Polônia, Reino Unido, Turquia e Polônia) pelo grupo global Aegon. A média global de otimismo foi 5,9,

considerada baixa pelo critério de avaliação. A liderança ficou com a Índia com 7.

Este foi o quarto ano da pesqui-sa e marca a segunda participação do Brasil. Foram entrevistadas 16 mil pessoas nos 15 países, sendo 14,4 mil trabalhadores ativos e 1,6 mil aposentados, dos quais mil no Brasil.

O Índice Aegon de Preparo para a Aposentadoria leva em conta aspec-tos como a responsabilidade pessoal para obter renda na aposentadoria, nível de consciência em relação a

esse preparo, formação de poupança, entre outros. O índice varia de zero a dez. Até a nota seis, significa um preparo fraco para a aposentadoria; entre seis e oito, preparo médio; e de oito a dez, alto preparo.

O superintendente de Projetos Estratégicos da Mongeral Aegon no Brasil, Leandro Palmeira, informou que dos países que integram o grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Brasil e a Índia tive-ram as notas mais elevadas, embora elas não reflitam ainda um preparo alto para aposentadoria.

Page 3: Eco Curitiba 211

Curitiba, 29 de maio a 01 de junho de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba03

local

segurança

Setran e Urbs vão aumentar fiscalização sobre transporte escolarA

fiscalização sobre o trans-porte escolar será in-tensificada e ficará mais

rigorosa, a partir de uma série de medidas coordenadas pela Secretaria Municipal de Trân-sito, em conjunto com a Urbs. Esta definição foi tomada em conjunto entre o Sindicato dos Proprietários de Transporte Es-colar e a Prefeitura de Curitiba após denúncias sobre transpor-tadores que operam de forma clandestina.

“Entre outras medidas, ire-mos iniciar uma conversa com a Urbs para avaliar a legislação, manter o diálogo com o Sindica-to das Escolas Particulares para prestar esclarecimentos, pedir informações sobre documen-tação dos veículos ao Detran, enviar ofício ao Conselho Esta-dual de Trânsito para unificar os procedimentos e, especialmen-

te, intensificar a fiscalização”, informou a secretária municipal do Trânsito, Luiza Simonelli.

A orientação para os pais que utilizam transporte escolar para seus filhos é que fiquem atentos e certifiquem-se de que estão contratando um serviço autorizado pelo Município. A contratação de transporte es-colar licenciado é uma questão de segurança para as crianças e evita transtornos futuros.

Em Curitiba, 861 veículos estão licenciados pela Urbs para o transporte escolar. São 257 vans, 349 ônibus, 252 micro-ônibus e três camionetas tipo Kombi. Da frota total, 283 veículos são operados por 143 empresas e 578 por pessoa física.

A relação dos prestadores de transporte escolar licenciados pela Urbs está disponível no

site www.urbs.curitiba.pr.gov.br, clicando em Transporte e, em seguida, em Transporte Escolar. A pesquisa está disponível por bairros, bastando clicar no bair-ro de interesse para ter acesso ao número de identificação do veículo, nome do permissionário e telefone de contato.

Também é possível obter in-formação diretamente na Urbs, no prédio central da Rodoviária, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

O transporte escolar é um serviço regulamentado, com licenciamento obrigatório por lei federal que em Curitiba é feito pela Urbs a quem cabe o con-trole da prestação do serviço, emissão de licencias, fiscaliza-ção do trabalho dos motoristas, acompanhamento da capacita-ção a que eles estão obrigados e vistoria do veículo.

Luiz Costa/SMCS

Page 4: Eco Curitiba 211

local04 Curitiba, 29 de maio a 01 de junho de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

DE CANELAMarco Coelho é comentarista esportivo na Clube FM e escreve no ECO Curitiba.

FUTEBOL NAS PÁGINAS POLICIAISPeço licença aos amigos leitores que prestigiam esta

humilde coluna para tratar de um assunto extra campo, mas de grande relevância para o esporte que até aqui, é a gran-de paixão de milhões de pessoas em todo o mundo. Nesta semana foram presos diversos dirigentes de Confederações de Futebol acusados de receberem propinas para beneficiar uma série de entidades e empresas ligadas ao esporte.

A “grata” surpresa fica por conta da detenção, em Zurique – Suiça, do ex-presidente da CBF, hoje diretor da entidade, José Maria Marin, acusado de receber R$ 20 milhões de reais, isso é apenas parte a que ele tinha direito, de propi-nas para beneficiar fulano e beltrano na realização da Copa América e Copa do Brasil.

O que nos revolta e indigna também é o fato de que tudo isso só aconteceu porque o FBI Americano investigou o ocor-rido, ou seja, precisou-se que um órgão americano intervisse no mundo do futebol para escancarar aquilo que todos aqui, no Brasil, levantavam suspeitas e nada fizeram.

Se considerarmos que Ricardo Teixeira e teu ex-sogro, João Havelange, também são suspeitos de corrupção, pode-mos constatar que tudo isso ocorre à décadas em nosso país, ou seja, o futebol foi usado para enriquecimento próprio de meia dúzia de pulhas.

Ao me deparar com esta notícia, sou obrigado a fazer uma analogia entre o fato e os fatídicos 7 x 1 na última Copa do Mundo aqui realizada. Sim, há relação entre as duas coisas, pois sou obrigado a acreditar, ou melhor, aceitar que a Seleção Brasileira foi usada por muitos anos e por muitos dirigentes como vitrine de jogadores com “potencial” de mercado, que em diversas vezes o traba-lho de base foi subjugado em detrimento da formação de novos atletas.

E acrescento, em cesto de maças, uma podre contamina as demais, ou seja, reflexo do que o alto comando do nos-so futebol fez nos últimos anos, pode ser visto em várias Federações e Clubes Brasil afora. Nenhuma lei de respon-sabilidade até aqui foi capaz de acabar com os desmandos de administrações irresponsáveis e corruptas.

Confesso ser pessimista com tudo isso, pois a estrutura e legislação que movimentam o futebol são muito frágeis e só facilitam atitudes como estas, já que não há por parte de legisladores e governantes, muitos deles beneficiados por estes esquemas, vontade política para fazer o esporte ser tratado de forma séria e correta.

7 x 1 foi pouco, a goleada será ainda maior e desejo que realmente aconteça para que a moralização do futebol seja uma realidade.

Pela primeira vez na sua histó-ria, Curitiba vai destinar para a educação, em 2016, 30% das

receitas usadas para calcular os re-passes previstos pela Constituição Federal para a área. Com isso, o prefeito Gustavo Fruet cumpre um dos principais compromissos de seu plano de governo – e a cidade supera em cinco pontos porcentuais a destinação obrigatória, prevista na Constituição, que é de 25%.

A educação receberá em 2016 recursos totais de R$ 1,496 bilhão para investir em Centros Munici-pais de Educação Infantil (CMEIs), bibliotecas, quadras esportivas, na valorização dos servidores por meio dos novos planos de cargos e salários e na oferta de vagas para todas as crianças de 4 e 5 anos que dependem da rede púbica.

Os recursos destinados para a educação vêm crescendo ano a ano desde que o prefeito Gustavo Fruet tomou posse. Em comparação com 2012, Curitiba chegará a 2016 com aumento de 57,3% no valor aplicado na área.

Para a saúde, o aumento em qua-tro anos é de 43,7%. Para 2016 está previsto um investimento total de R$ 1,645 bilhão, incluindo as trans-ferências do Sistema Único de Saúde (SUS) e de convênios. O investimento representa a ampliação da rede para construção e reforma de Unidades de Saúde.

OrçamEntO E OutrOs invEstimEntOs

No próximo ano, o orçamento to-tal da capital paranaense – inclusive transferências do Estado e da União, receitas de capital e intraorçamentá-rias – deve chegar a R$ 8,355 bilhões. A previsão das receitas correntes municipais, por sua vez, é de R$ 4,259 bilhões.

A LDO 2016 prevê também inves-timentos diretos em obras e equipa-

Fruet aumenta recursosdestinados à educação e saúde

mentos públicos de R$ 851 milhões. O valor representa uma fatia de 10,96% do orçamento.

Os recursos orçamentários pre-cisam contemplar também o cres-cente gasto com custeio dos mais de 1.300 equipamentos municipais. São os recursos necessários para manter abertas unidades de saú-de, escolas municipais, espaços de cultura, esporte e lazer e núcleos da Guarda Municipal. Além disso, a cidade tem 1.082 praças, parques, bosques e jardinetes.

Obras E LDO 2016Está previsto recurso para a

construção do trecho norte da Linha Verde.

A elaboração da LDO 2016 foi precedida de nove consultas pú-

blicas, uma em cada regional da cidade. Cerca de 2,1 mil pessoas participaram dessas consultas, realizadas durante o mês de abril, apresentando sugestões de priori-dades para aplicação dos recursos do Município em 2016.

Além do contato presencial, a população enviou suas demandas por meio do Portal da Prefeitura, das redes sociais (Facebook e Twitter), da Central 156 e das ur-nas instaladas nas Administrações Regionais durante o período de consultas. Ao todo, quase 8 mil sugestões foram encaminhadas à administração municipal.

As áreas de mobilidade, defesa social, saúde e esporte e lazer foram as que mais receberam soli-citações dos participantes.

“mesmo em um momento em que o país enfrenta uma retração na economia, estamos fazendo um esforço e elevando o índice de investimento em educação para o maior da história do município. É um investimento no futuro da nossa cidade”

Gustavo Fruet,

prefeito de Curitiba

Page 5: Eco Curitiba 211

Curitiba, 29 de maio a 01 de junho de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba05

esporte

PLANETA BOLAFelipe Borges

Nenhuma surpresaO escândalo de corrupção que explodiu durante esta

semana na Fifa pode ser tratado de várias maneiras, mas jamais como uma surpresa. Se existe uma imagem que a entidade nunca passou é a de correta.

As suspeitas que envolvem a manda-chuva do futebol mundial são recorrentes e talvez nem essa bomba mude alguma coisa. Assim como nos casos de corrupção no Brasil, alguns podem ser presos, de-terminados negócios podem acabar, mas a estrutura está corrompida. Uns sairão de cena, outros milhares continuarão lá, agora mais atentos para encobrir seus rastros.

Copa do Mundo, Copa América e até mesmo a Copa do Brasil apareceram como cenários de propinas, lavagem de dinheiro e corrupção. É muita inocência acreditar que isto começou na gestão de Blatter, Ma-rin ou quem quer que seja. É algo inerente ao grande negócio que o futebol se tornou. O esporte que gira bilhões todo ano se tornou atrativo demais e com cifras que seduzem pessoas das mais diversas áreas e infelizmente das mais variadas índoles.

Os “homens de terno” que enxergam no futebol uma oportunidade de enriquecer, lícita ou ilicitamente, vão continuar existindo. Mais do que um mal do esporte, isso é um mal da sociedade. Onde houver uma oportu-nidade para se levar vantagem, alguém estará disposto a isto. A esperança dos otimistas é que se mude este cenário com punições sistemáticas e ininterruptas, mas os fatos nos levam a ser pessimistas.

))) Felipe Borges

A vitória diante da Ponte Preta pela Copa do Brasil amenizou, ao menos por

enquanto, o clima no Alto da Glória. Com apenas uma vitória em três jogos no Brasileirão, o Coritiba precisa fazer novamente do Couto Pereira sua grande arma para vencer o Avaí amanhã, às 18h30. Um mau resultado pode deixar o alviverde na zona de rebaixamento logo no início da competição. Caso conquiste os três pontos, o salto na tabela pode o deixar perto do G4.

Coritiba busca reação no Brasileirão

Wellington Paulista teve boa atuação contra a Ponte Preta e pode ganhar nova chance no time titular

O técnico Marquinhos Santos ganhou mais um problema para escalar a equipe após o duelo de meio de semana contra a Macaca. Thiago Galhardo deixou o campo com uma lesão muscular e difi-cilmente terá condições de atuar.

Ele se junta aos já afastados Car-linhos, Luccas Claro e Alan Santos. Com isso, o Coxa deve ter Bruno; Norberto, Leandro Almeida, We-linton e Ivan; Hélder, João Paulo, Rosinei (Negueba) e Ruy; Wellin-ton Paulista e Rafhael Lucas.

Page 6: Eco Curitiba 211

diversão06 Curitiba, 29 de maio a 01 de junho de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Um dos artistas mais com-pletos e originais da história da música popular brasileira, Raimundo Fagner Cândido Lopes, celebra 40 anos de carreira com um pé no seu passado de glória e outro no futuro. Com realização da Like Entretenimento, o cantor, compositor, músico e produtor cearense Fagner chega a Curitiba no sábado, dia 30 de maio, para um show inédito no palco do Teatro Positivo - Grande Auditório às 21horas.

No 37º álbum, com músi-cas inéditas composta com parceiros como Fausto Nilo e Zeca Baleiro, o cantor apre-senta show em que condensa

no roteiro as músicas e os passos mais decisivos dessas quatro décadas de consa-gração popular, tomando-se como ponto de partida o lan-çamento de 73, de seu primei-ro e cultuado álbum , Manera fru fru, manera (Último pau-de-arara) , que foi relançado no formato de vinil em2013, e algumas músicas do CD Pássaros Urbanos, lançado em 2014. Hits como “Borbu-lhas de Amor”, “Pedras Que Cantam” e “Canteiros”, devem fazer parte do set list.

A importância de sua dis-cografia é traduzida mais pelos nomes envolvidos na ficha técnica do que pelos números superlativos. Neste espetáculo que reitera o ca-ráter sofisticado e ao mesmo tempo o popular do cancio-neiro, Fagner divide o palco com Cristiano Pinho (guitar-ra), Marcus Vinnie (teclados), Marcos Farias (teclados e acordeon), André Carneiro (baixo), Robertinho Marçal (bateria) e Manassés Souza (violões e viola).

Está chegando a hora! Curitiba será palco para a segunda edição de um dos maiores

festivais de música do sul do país, o Estação Pedreira, uma grande celebração musical que será reali-zada no sábado, dia 30 de maio, no Parque das Pedreiras, que contem-pla a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame. Com realização da Like Entretenimento, o festival vai reunir mais de 40 diferentes atrações nacionais, internacionais e locais, com um cardápio musical composto por diversos estilos, que vai do rock passa pelo pop, hip-hop, reggae e alternativo, dá espaço à nova MPB e à música eletrônica.

Tudo isso, distribuído em, nada menos que, quatro palcos da me-gaestrutura que será montada no complexo do Parque das Pedreiras. O evento celebra a mistura de sons e culturas, abraçando diferentes matizes da música. Mas as atra-ções vão muito além da música: o espaço também irá abrigar um verdadeiro parque de diversões, com direito a drink nas alturas, tiroleza, giro máximo, queda-livre e Sky line. A abertura dos portões será às 13h com apresentação do dj Terribas na Pista Eletrônica Dance Paradise.

O festival reúne um elenco composto por ídolos de diferen-

Estação Pedreira acontece amanhã música

tes gerações, ritmos e estilos. No palco principal da Pedreira Paulo Leminski estão escalados: a paranaense Namastê, Cidade Verde Sounds, For Fun, Ponto de Equilíbrio, o grupo de rap Orien-te, Detonautas, Armandinho e MarceloD2. Além disso, terá um “Tributo ao Charlie Brown Jr”, onde os artistas do evento serão convidados a participar de uma jam session em homenagem a uma das principais bandas de rock nacional dos últimos tempos, que

terá a frente o grupo Test Drive. Nos intervalos das apresentações, a discotecagem fica por conta do dj norte-americano Whoo Kid, que toca com o rapper 50 Cent.

Na Ópera de Arame, o palco estará voltado para o encontro inédito de bandas paranaenses com artistas de outros Estados. A abertura fica por conta do quinteto paulistano Maneva. Foram escala-dos para dividirem o mesmo palco ainda, 3030, Scracho, Haullys com participação de Zeider (vocalista

do Planta & Raiz) e Marceleza (vocalista do Maskavo); Makai com participação do gaúcho Rafael Machado (Chimarruts) e Vitor Kley; Lou Dog, Felipe Harp, Edu Ribeiro e Macucos prometem um encontro inédito; Outra jam session que promete fazer barulho será for-mada pela curitibana Damatz, Ari, do Cone Crew, São Nunca e Costa Gold. Para fechar o encontro no palco da Ópera, os paranaenses do Locomotiva Duben, dividem palco com a inglesa Jesuton e a

curitibana Raíssa Fayet. O palco Mundo Livre será de-

dicado às bandas locais. Estão escaladas: NizioJr & Alquymys-tics, Cabes MC, Monreal, Cadillac Dinossauros, Confraria da Costa, Colorphonic e Braveheart. Já no palco Eletrônico, intitulado de “Dance Paradise”, estão entre os confirmados, o dj israelense Skazi e o duo carioca de DJs e produ-tores musicais Felguk, formado por Felipe Lozinsky e Gustavo Rozenthal.

Fagner se apresenta amanhã em Curitiba

Page 7: Eco Curitiba 211

07Curitiba, 29 de maio a 01 de junho de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

saúde

Um grupo de médicos do hos-pital infantil Schneider, na cidade de Petah Tikva, nos

arredores de Tel Aviv, descobriu uma fórmula que estimula em 25% o crescimento das crianças por ano. O novo composto, destinado às crianças que estão no grupo dos 3% dos mais baixos confor-me as estatísticas, é elaborada através de uma combinação de gorduras, proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. “As crianças que participaram da pesquisa não tinham níveis baixos do hormônio do crescimento e a fórmula admi-nistrada produziu um resultado significativo”, disse o diretor do Departamento de Endocrinologia do hospital, Moshe Philip.

Desta forma, uma criança de seis anos que crescia cerca de cinco centímetros ao ano poten-cializou seu crescimento para até seis ou sete centímetros durante o período do estudo, graças à fórmula, afirmou o diretor. De acordo com o pesquisador, este é o primeiro composto deste tipo criado no mundo. A substância será comercializada através de um laboratório internacional, que já assinou um acordo para a produção em larga escala da fórmula.

Médicos descobrem fórmula de estimular crescimento infantil

Os testes foram realizados com um grupo de 200 crianças baixas e magras, divididas em dois subgrupos. Um deles recebeu a fórmula durante seis meses e o outro tomou placebos. Os resultados refletem um aumento de 25% no ritmo de crescimento das crianças nas quais a fórmula foi administrada em relação ao segundo grupo.

Philip afirmou que o composto deve começar a ser comercializa-do em um mês e é destinado para

crianças que não sofrem com a falta do hormônio do crescimen-to, mas que, por alguma razão, não conseguem crescer no ritmo normal de sua idade. Os pesqui-sadores começaram a estudar agora o efeito da fórmula nos adolescentes.

O Brasil registrou 745,9 mil ca-sos de dengue entre 1º de janeiro e 18 de abril deste ano. No Paraná, foram confirmados 40.203, uma incidência de 362,8 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, segundo o Ministério da Saúde. O Estado é o quarto mais afetado pela dengue – o Paraná vive a pior epidemia de dengue desde que os primeiros casos da doença foram registrados, em 1993.

As regiões de Guaíra, Umu-arama, Paranavaí e Maringá apresentam alto risco para proli-feração do mosquito transmissor da doença, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Para Rodrigo Berté, diretor da escola de Saúde, Meio Ambien-te, Sustentabilidade e Humanida-des da Uninter, os municípios não estão preparados para atender problemas emergenciais. “São necessários projetos de preven-ção como destinação correta do lixo, cuidados com lugares que armazenam água e campanhas de sensibilização nas escolas”,

comenta o especialista.Segundo Berté, no mês de abril

acontece o declínio da infestação do mosquito, mas ainda é um pe-ríodo de alta transmissão. Apesar de o número de insetos ser maior em épocas quentes, quando se re-produzem e se desenvolvem com mais rapidez e facilidade, durante o inverno os cuidados para evitar a doença não podem ser deixados de lado. “É preciso ter tanto cuida-do quanto na época de chuva e no verão, o mosquito não some com o frio”, destaca o especialista.

Berté reforça que a responsa-bilidade não é somente das au-toridades e a população também deve fazer sua parte. “As ações de rotina focadas na prevenção e controle do Aedes aegypti devem ser contínuas, de janeiro a janei-ro”. Um dos grandes vilões do in-verno são as piscinas que, devido às temperaturas mais baixas, são pouco utilizadas, tornando-se um grande criadouro do mosquito da dengue e uma ameaça também para quem mora ao lado.

A síndrome da boca seca pode ser fisiológica ou indicar algumas doenças sistêmicas, acelerando o aparecimento de cáries, infecções bucais e, principalmente, gengivite. E, segundo o Instituto de Pesqui-sa Dental e Craniofacial dos Estados Unidos, a inflamação gengival é a principal causa de perda dental no mundo.

Entre os principais sintomas da síndrome estão a sensação pegajosa na língua (causada pela falta de saliva), mau hálito, língua avermelhada, áspera e seca, sensação ruim na garganta (como se fosse um pigarro), sede frequente, feridas nos cantos da boca e fissuras nos lábios, ardência lingual, dificuldade ao falar, rouquidão, secura nas vias nasais e dor de garganta.

Fisiologicamente, a salivação

começa a diminuir a partir dos 30 anos. “Uma pessoa de 60 anos tem metade da quantida-de de saliva de um jovem. Com a boca seca e desconfortável, a deglutição se torna mais difícil e a resistência bucal diminui, aumentando a dificuldade de mastigação”, diz Artur Cerri, diretor da Escola de Aperfeiço-amento Profissional da Associa-ção Paulista de Cirurgiões-Den-tistas. Com a resistência mais baixa, a aparição de cáries e da gengivite se torna mais comum, comprometendo não só os dentes do idoso, como também sua saúde no geral.

Com o tempo, até mesmo o paladar pode sofrer alterações. Por isso, além da boa higie-nização bucal, é fundamental a ingestão de alimentos que contenham água.

Boca seca pode causar até gengivite; frutas ajudam evitar

Atenção com a dengue deve ser mantida mesmo com queda na temperatura

Page 8: Eco Curitiba 211

turismo08 Curitiba, 29 de maio a 01 de junho de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Mendoza, cidade argentina a oeste do país, tinha tudo para dar errado. Encrava-

da em plena aridez agressiva da cordilheira dos Andes, a capital da província de mesmo nome possui um dos mais baixos índices de chuva da Argentina, foi destruída por terremotos avassaladores e está localizada em uma região de geografia pouco convidativa (não pela falta de impressionantes opções paisagísticas, mas por sua dura e particular formação).

No entanto, os insistentes habitantes locais não se entre-garam assim, facilmente, e foram responsáveis (com uma boa e generosa ajuda da natureza) por transformar aquele deserto em um cobiçado oásis turístico que, desde tempos coloniais, já servia como uma importante via de acesso entre o oceano Pacífico e as altas montanhas andinas.

A falta de água foi substituída por canais de irrigação que recor-tam as ruas do alucinado centro, conhecidos como acequías; túneis naturais feitos com árvores ame-nizam o calor sufocante da região; e belas praças, estrategicamente,

espalhadas pela cidade, já não lembram os abalos sísmicos como o de 1861, que chegou a riscar do mapa o setor colonial.

Mendoza é, sem dúvida, uma das melhores sensações que o visitante brasileiro pode ter em terras vizinhas, sobretudo as visuais. Nos meses mais quentes, em que os termômetros batem os 40°, a seca região se pinta com variedades cromáticas em que predominam os tons ocres das montanhas andinas e amarelados dos álamos a beira das estradas. Nem o violento rio Mendoza fica de fora e suas águas mais claras se escurecem, alteradas pelo período de chuvas (que nem merece tanta atenção assim, já que os índices pluviométricos não ultrapassam os 200 milímetros anuais).

No inverno, a região troca seu figurino e se veste de branco. Neve, estações de esqui e baixas temperaturas dão outro tom à viagem. A paisagem paralisa e o visitante se sente pequeno diante daquelas imensas forma-ções rochosas. Nessa época do ano, algumas atrações naturais se recolhem até a temporada

Mendoza tem clima agressivo mas é um dos principais centros vinicultores do continente

seguinte, como o Aconcágua, o ‘teto das Américas’. Mas mesmo assim vale a pena encarar o frio congelante da Ruta Nacional 7, principal conexão comercial entre a Argentina e o Chile, para tentar imaginar o que guardam os 6.962 metros da montanha mais alta do continente.

Mas o clima seco e a qualida-de daquele solo árido, aliados a

técnicas inovadoras de plantação, garantiu à Mendoza outra boa sensação: suas vinícolas. Malbec, cabernet sauvignon, tempranillo e chardonnay. São tantas castas de uvas disponíveis que nem Baco, o deus romano dos vinhos e das festas, deixaria de se entregar aos aromas da região (ainda que a vida noturna de Mendoza esteja bem longe do agito das noites de

Buenos Aires).Mendoza é considerada um dos

principais vinicultores da América do Sul, o que justifica a existência de mais de 1.200 adegas em toda a província. No entanto, os pas-seios guiados por belos cenários andinos costumam oferecer muito mais do que uma simples (e sabo-rosa) degustação da variedade de vinhos produzidos na região.

Page 9: Eco Curitiba 211

carros&motos

Golf Variant chega ao mercado brasileiro

noVidade na área!

New Outlander, primeiro crossover à diesel da Mitsubishi Pág. 11

Equipe Jaguar irá apresentar F-Type Bloodhound Pág. 10

Mercedes-AMG C 63 S chega ao Brasil com design inovador Pág. 11

Page 10: Eco Curitiba 211

A Volkswagen está apresen-tando o Golf Variant, mo-delo baseado no Novo Golf

e que, assim como o hatchback, chega para estabelecer novos níveis de tecnologia, sofisticação, esportividade, conforto e segu-rança no mercado brasileiro. O modelo combina toda a inovação da Volkswagen a versatilidade e espaço para a família.

Feito sobre a Matriz Modular Transversal (MQB), o Golf Va-riant é produzido na fábrica da Volkswagen em Puebla, no Méxi-co. O modelo foi exibido no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo (2014) e obteve exce-lente aceitação do público.

Oferecido nas versões Comfor-tline e Highline, o Golf Variant é equipado com o motor 1.4l TSI BlueMotion Technology com po-tência de 140 cv na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm. O torque máxi-mo é de 25,5 mkgf, disponíveis já a partir de 1.500 rpm e mantidos até 3.500 rpm.

Ambas as versões do Golf Va-riant têm esse motor combinado exclusivamente à transmissão automática DSG de sete marchas, com função “Tiptronic” (que per-mite ao motorista efetuar as mu-danças manualmente, por meio da

alavanca de câmbio ou por aletas no volante).

Um dos principais destaques do Golf Variant é sua versatilida-de, aspecto atendido plenamente com a grande capacidade para bagagens: seu porta-malas com-porta 605 litros (até a altura dos encostos de cabeças – são três – no banco traseiro), o que significa amplo espaço mesmo com cinco ocupantes a bordo. Rebatendo-se os bancos traseiros a capacidade para bagagens aumenta para 1.620 litros.

Com 307 mm a mais no compri-mento em relação ao hatchback,

o Golf Variant mede 4.562 mm. Seu desenho traz as mesmas e impactantes linhas do modelo do qual deriva, em especial até a coluna central (“B”).

A partir das portas traseiras, modificações especiais foram de-senvolvidas para a criação de um desenho exclusivo. O modelo foi planejado como um novo membro da família e seu desenvolvimento ocorreu em paralelo ao da versão hatchback. Dessa forma, apesar de sua relação direta com o Golf, o Golf Variant mostra linhas inde-pendentes e uniformes tanto na lateral quanto na traseira.

10 Curitiba, 29 de maio a 01 de junho de 2015www.leiaeco.com.brEco Curitiba automóveis

BastidoresBispo Neto [email protected]

Servopa anuncia o novo Golf com taxa zeroA concessioná-

ria Servopa ofere-ce condições espe-ciais para o Golf, carro mundial da Volkswagen que está entre os três veículos mais vendi-dos no mundo. Com tecnologia Blue Mo-tion que representa economia e respeito ao meio ambiente, câmbio DSG e turbo TSI de alta performance e baixo consumo, o Golf apresentou a menor desvalorização da categoria em 2014 e nota máxima do Latin NCAP, o que significa segurança máxima. Os modelos oferecidos pela Servopa são o Golf Comfortline Automático ano/modelo 15/15 com versões a vista a partir de R$ 79.900,00, e o Golf GTI 220cv ano/modelo 15/15 com versões a vista a partir de R$ 112.900. Todas as versões estão com taxa zero e se a opção for financiar, a entrada é de 60% e o restante em 18 parcelas mensais. As condições podem ser encontradas em todas as lojas da Servopa Volkswagen somente até o próximo domingo dia 31 de maio.

Webasto desenvolve teto solar pro Smart ForTwoA Webasto, em-

presa alemã pionei-ra no fornecimento de tetos solares no mundo, inovou mais uma vez e aprimorou o que já era o maior teto so-lar panorâmico fixo em policarbonato do mundo, 1,2m², que equipa hoje o Smart ForTwo. O veículo, atualmente comercializado apenas em países da Europa, deve chegar ao Brasil ainda no primeiro semestre de 2016 em três versões, sendo uma delas com esse modelo panorâmico da Webasto. O teto maior e transparente funciona como uma extensão do para-brisa, permitindo que muito mais luz entre no interior do veículo, o que cria uma agradável e generosa sensação de aumento do espaço interno. Se o excesso de luz incomodar, é possível acionar manualmente uma persiana, em formato de rolo, para a proteção dos ocupantes.

Belini é o “Executivo de Valor” de veículos e peçasCledorvino Bel i -

ni, presidente da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para América Latina, recebeu nesta segunda-feira, em São Paulo, o prêmio “Exe-cutivo de Valor” como melhor gestor do setor de veículos e peças. A homenagem é conce-dida pelo jornal Valor Econômico e reconhece lideranças empresariais de 23 segmentos da economia.

Esta foi a oitava vez que Belini recebeu o prêmio. Em seu discurso de agradecimento, o presidente da FCA dedicou a conquista a todos os funcionários do grupo na América Latina e reafirmou sua confiança no Brasil: “já passamos por momentos mais difíceis e vamos superar mais esta freada na economia.” A escolha dos premiados é feita por um júri composto por 10 empresas especializadas na seleção de executivos. Entre os critérios avaliados estão a habilidade na condução dos negócios e os resultados obtidos pela empresa no ano anterior.

Golf Variant chega ao mercado brasileiro

A Jaguar irá revelar o F-TYPE R AWD Bloodhound como veí-culo de rápida resposta no Mo-toFest de Coventry. Este será um dos carros que irão apoiar a tentativa de quebra de recorde de velocidade em terra que a equipe Bloodhound SSC tentará durante o evento. O F-TYPE R Bloodhound é a mais recente criação do Centro de Operações Especiais da Jaguar Land Rover e conta com uma pintura exclusiva criada pelo centro de Design da Jaguar, incorporando as cores do Bloodhound SSC.

Neste ano o MotoFest de Co-ventry promete ser o maior de todos, com uma linha de atrações e shows. Os organizadores fecharam uma parte da estrada local para que várias exibições automotivas aconteçam, e o F-TYPE Bloodhound dará algumas voltas nos dias 30 e 31 de maio, sábado e domingo, respectivamente. A Jaguar também irá adiantar algumas atividades que estarão no Festival de Velo-cidade de Goodwood em 2015, trazendo para Coventry os seus carros clássicos mais icônicos.

Como Parceira Técnica do Bloo-dhound SSC, a Jaguar está forne-cendo motores, engenheiros e um número de veículos de suporte para

Equipe Jaguar irá apresentar F-Type Bloodhound

a tentativa de quebra de recorde de velocidade em terra. O F-TYPE R AWD já participou de um importante teste de comunicações no desen-volvimento do Bloodhound SSC em Dezembro de 2014.

Equipado com o mesmo siste-ma de rádio que o Bloodhound SSC usará, o F-TYPE foi pilotado frente-a-frente em velocidade máxima contra um avião a jato com equipamento similar, que voava a apenas 6 metros do chão em uma velocidade de 926 km/h. A velocidade combinada dos dois veículos chegou á 1.126 km/h, comprovando a funcionaldiade do sistema de comunicação para quando a tentativa da quebra de recorde for colocada em prática.

Junto ao F-TYPE Bloodhound no MotoFest estará uma linha de veículos clássicos da Jaguar, incluindo o C-Type de 1953, o pri-meiro Jaguar a conquistar as 24h de Le Mans, que fez história ao se tornar o primeiro carro a marcar uma média de 160 km/h na cor-rida. Outras atrações incluem o D-Type “Long Nose” de 1956 e o impressionante XJ13 de 1966, o único produzido na história. Um E-Type do Grupo 44 de 1974, um XJ12 Coupé Broadspeed de 1976 e o vencedor das 24h de Le Mans de 1988, o XJR-9, também estarão no fim de semana em ação na pista, enquanto o clássico SS 100 de 1938 estará estático à disposição dos visitantes.

Page 11: Eco Curitiba 211

11Curitiba, 29 de maio a 01 de junho de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

automóveis

Toda a tecnologia, conforto e segurança que conquistaram as ruas do Brasil, agora com

opção de motor diesel. O Mitsu-bishi New Outlander 2016 chega recheado de tecnologia e com design ainda mais moderno.

“O New Outlander acabou de ser apresentado nos Salões inter-nacionais e já disponibilizamos o modelo para o público brasileiro. E estamos inovando mais uma vez, lançando o primeiro cros-sover com motor a diesel que a Mitsubishi Motors traz para o país, uma opção a mais em nossa ampla linha de produtos”, come-mora Robert Rittscher, presidente da Mitsubishi Motors do Brasil.

Com linhas marcantes e so-fisticadas, apresenta um novo e arrojado para-lamas e para-choque dianteiro, que agrega um novo painel cromado com desenho futurista, novas entradas de ar e um novo farol de neblina com detalhes cromados. A luz de iluminação diurna (DRL) completa o visual e traz mais segurança e visibilidade para os outros veí-culos, além dos modernos faróis em led com lavador. As novas rodas 18” tem dois tons de cores, conferindo uma aparência ainda

mais inovadora.Ele vem equipado com motor

2.2 turbo diesel tem geometria variável, que proporciona maior torque e economia de combustí-vel, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, DOHC com injeção direta Common Rail, turbocompressor e intercooler com potência de 165 cv e 36,7 Kgf.m de torque entre 1.500 e 2.750 rpm.

O aerofólio tem brake light integrado e um friso cromado contorna os vidros e destaca a linha de cintura alta, transmitin-do a modernidade do design. O novo desenho e o acabamento cromado na tampa do porta-malas integram as modernas lanternas em led, que reforçam o visual arrojado deste crossover. A luz de neblina completa o visual e dá ainda mais segurança. O rack de teto está integrado na aerodi-nâmica e as maçanetas cromadas reforçam o design sofisticado e dão um toque especial na parte externa.

Seu amplo espaço interno conta com o moderno acaba-mento Black Wood e está ainda mais funcional, equipado com o sistema multimídia Black Glass com touch screen. O volante tem

New Outlander, primeiro crossover à diesel da Mitsubishi

uma empunhadura anatômica e confortável, o que torna a dirigibi-lidade ainda mais prazerosa, além de novo acabamento em couro com detalhes Black Piano e é equipado com controles de áudio e piloto automático, que dão mais

praticidade ao motorista.Além da aparência moderna e

agressiva, o New Outlander rece-beu diversas melhorias, deixando este crossover mais silencioso e prazeroso para a condução. O veículo recebeu melhorias no

isolamento acústico na carroceria e suspensão, o que proporciona um conforto ainda maior. Os amortecedores traseiros estão com um diâmetro maior, gerando mais estabilidade, principalmente em curvas.

HB20S, irmão mais novo e mais espaçoso da família HB20, ganha série especial, limitada a 3.000 unidades. O sedã HB20S Impress une a performance e o design do carro que revolucionou o segmento de compactos no Brasil ao conforto, sofisticação e dirigibilidade, com itens especiais e exclusivos.

Disponível com motor 1.6 em opções com transmissão manual ou automática, o novo HB20S Impress conta com ar condicio-nado, direção hidráulica, travas elétricas e vidros elétricos nas quatro portas. A edição ganhou ainda mais comodidade com bancos de couro perfurados com costura na cor cinza, volante com regulagem de altura e pro-fundidade, retrovisores elétricos com repetidor de seta, sensor de estacionamento, vidros elétricos com acionamento one-touch nas quatro portas, chave canivete com abertura e fechamento automático dos vidros e sensor crepuscular (para acionamento automático dos faróis).

No design, além das linhas modernas do HB20, a versão ganha rodas de liga leve de 15” com acabamento diamantado e

Hyundai apresenta HB20S Impress

tampo preto, criadas especial-mente para a série, emblema Impress nas laterais e acaba-mento cromado nas maçanetas. A edição também traz elegância nas opções de cor - Preto Onix, Prata Metal** (cor metálica) e Branco Polar.

O HB20S Impress conta com central multimídia com coman-dos no volante blueMediaTV®, com grande tela de 7” sensível ao toque - e perfeitamente integrada ao design do painel, com funções como TV digital*, reprodutor de fotos e vídeos*, Bluetooth®, acesso à agenda e

histórico de chamadas, além de conexões USB e auxiliar.

“Aliamos o sucesso da família HB20 e o conforto do modelo sedã à sofisticação com itens exclusivos de versões premium. O HB20S Impress é a união per-feita entre espaço, elegância, harmonia de cores e acabamen-to, resultando ainda em uma ótima relação custo-benefício, além da exclusividade de uma série específica para o modelo sedã com apenas 3.000 unidades produzidas”, comenta Rodolfo Stopa, Gerente Sênior de Produtos da Hyundai Motor Brasil.

Autêntico dinamismo e pura paixão: o novo Mercedes-AMG C 63 S, que está chegando ao merca-do brasileiro, foi desen-volvido em cada detalhe para máximo desempenho. Seu motor V8 biturbo 4,0 litros e 510 cv de po-tência proporciona um impressionante nível de desempenho e uma sono-ridade emocionante. Este novo motor proporciona ao Mercedes-AMG C 63 S um torque de incríveis 700Nm, algo único neste segmento. Destaques dinâmicos como a suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL, o diferen-

cial blocante traseiro con-trolado eletronicamente ou o sistema DYNAMIC SELECT com modos de transmis-são específicos da AMG demonstram claramente no projeto da C 63 S a influência das incontáveis vitórias da Mercedes-AMG nas pistas de corrida.

Os novos automóveis de alta performance saídos de Affalterbach são os únicos em seu segmento equipados com motor biturbo com oito cilindros. A consequência é sua potência esportiva, um vasto torque e - típico da AMG - uma sonoridade altamente emocionante.

Mercedes-AMG C 63 S chega ao Brasil

Page 12: Eco Curitiba 211

12 Curitiba, 29 de maio a 01 de junho de 2015www.leiaeco.com.brEco Curitiba automóveis

PALIO FIRE 1.0 FLEX 2015

1

NOVO PALIO ATTRACTIVE

1.0 FLEX 2015 COMPLETO

2

ESTA É A HORA DE

COMPRAR COM SEGURANÇA.

É A HORA DE INVESTIR NUM FIAT.

CENTRAL DE RELACIONAMENTO: 0800 707 1000 I 0800 282 100.

Pedestre, use sua faixa.

ENTRADA DE R$ 15.501+ 48X DE R$ 299/MÊS

POR R$ 35.990

GRAND SIENA ATTRACTIVE

1.4 FLEX 2015 COMPLETO

3

CONCESSIONÁRIASDE CURITIBA

41- 3087 4800

41- 3213 151541- 3303 101041- 3097-4000

41- 3017 700041- 3017 750041- 3021-542141- 3032-9200

Super

41- 3221 900041- 3151 7373

USE O BÔNUS ACUMULADO EM SEU CARTÃO FIAT ITAUCARD NA COMPRA DE SEU FIAT 0 KM.

LIGUE E PEÇA JÁ O SEU: 4001-4476OU 0800-784476.

DESCONTO DE R$ 4.575

DE R$ 47.265

POR R$ 42.690

Page 13: Eco Curitiba 211

13Curitiba, 29 de maio a 01 de junho de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

Existe forma mais eficiente para vender seus produtos!

Eco CuritibaO mais lido no centro da cidade.

Informações 41 9974 3311

O sistema de distribuição de “arrastão” promovido pelo Eco Curitiba, inédito e inovador, faz com que o jornal seja distribuído

terças e sextas-feiras em todas as ruas do

centro da cidade, atingindo o comércio em geral, assim como prédios residenciais e comerciais, entidades e

órgãos públicos.

Feira Troca de Brinquedos

Estamos na Semana Mun-dial do Brincar e no Brasil é comemorada a Semana Nacional do Brincar, com vários eventos incenti-vados pela Aliança pela Infância. Em Curitiba, o

site Mãezíssima promove a Feira de Troca de Brinquedos, no Parque Gomm. Amanhã, a partir das 10h, é só chegar para participar. A ideia é que os pequenos levem brinquedos que estão esquecidos para trocar por outros. No espaço eles também poderão brincar e curtir do pocket show do Grupo Tupi Pererê. Além de levarem brinquedos que estão esquecidos para trocar por outros, a organização pede para que os pais levem brinquedos simples e que possam ser compartilhados durante a brincadeira, como bola, bambolê, etc. A participação é gratuita.

Musical

O grupo TupiPererê apre-senta o espetáculo “Histó-rias de Brincar”, um musi-cal recheado de contação de história, brincadeiras e muita música para crian-ças de 0 a 6 anos. É com os músicos Guga Cidral,

Raquel Stapassoli, Rodrigo Fonseca e Daniel Arenhart. Amanhã e do-mingo, às 16h, no Teatro Paiol. Ingressos no local a R$ 15 para todos. Crianças de colo não pagam.

De uma perna só

Saci-Pererê vai pular mui-to e aprontar muito tam-bém na peça “Meu Avô Já Viu Saci”, que acontece neste final de semana, sábado e domingo, 16h, no Teatro Bom Jesus. A apresentação faz parte do II Brinque Festival de

Teatro Infantil, organizado pela Montenegro Produções. Na peça tem a menina Rosa que não escuta seu avô que avisa: “guarde seus brinque-dos senão o Saci vem pegar”. E não é que seu cavalo de pelúcia some? E é aí que ela vai descobrir a lenda do Saci Pererê. É bem graciosa. Ingressos pelo Disk Ingressos e no local a R$ 11 a meia entrada. E é totalmente em prol do Hospital Pequeno Príncipe.

Exposições

Duas mostras bem legais que estão se despedindo de Curitiba e os pequenos tem até domingo para curtir. Uma é “Viagem pelo Mundo Através das Histórias”, no Caixa Cultural. Super interativa, as crianças passeiam pelos Tapetes Contadores de Histórias, que são verdadeiros cenários de belos contos. Aberta hoje e no final de semana das 10h às 19h. Às 16h de amanhã e domingo rola uma contação. É tudo de graça. E a outra é “Arte Cibernética”, no MON, que pode ser visitada de hoje a domingo das 10h às 19h também. Permite um passeio pela tecnologia. Ingressos a R$ 3 a meia entrada e criança até 12 anos não paga.

Criança na Plateia

Paula Martins

Acesse: www.criancanaplateia.com.br Curta: www.facebook.com/criancanaplateia

Siga: @CNPlateia

Page 14: Eco Curitiba 211

showbizz14 Curitiba, 29 de maio a 01 de junho de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

GARFIELD

LULUZINHA TEEN

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2013

NAS BANCAS E LIVRARIAS

www.coquetel.com.br

APRENDA A PENSAR COMO

SHERLOCKBANCO 44

DBADMOESTARSEASOUTO

CRALIAMOCASOCA

ADAMSCATIROTIMOFUSARA

DIVISORESCIEOSE

MALAGAADO

DGAMBASBOIADEIRO

TROMPAS

Censurar;advertir Decifrado

John (?),o segundo presidentedos EUA

(?) além:exceder olimite de

Os tecidosextraídosa partir da lã

3 e 4, emrelação a12 (Arit.)

Escravade Abraão

(Bíblia)

Cidadenatal dePablo

Picasso

Animalque exalamau chei-

ro (pl.)

Festa do Peão de(?), evento popular

(?) de Eustáquio, atual tuba auditiva (pl.)

Assinalar(o gado) aferro em

brasa

Aflito;pertur-bado

Alvo daerosãopluvial

(?) de potássio, aditivo de pães

Gato, eminglês

Princípiode Lao-tse

Grito de dorBiltre;infame

LeitefrescoAviso

eletrônico

Sufixo de“glicose”

Assimseja!

O melhorconceitoescolarVestira

AquiNuvem de

grandealtitude

Doisgrandesdesertos

Cidade en-tre Portugale Espanha

Juntam;reúnem

Vieira (?), engenheiro

e líderindustrial fluminense(?) World,

parqueaquáticodos EUACromo

(símbolo)Crepúscu-

lo (fig.)

3/ado — bip — cat — sea — tui. 4/agar. 5/adams. 7/bromato.

horóscopo

Alexandre Nero vai ser pai pela primeira vez, aos 45 anos. A mulher do ator, a atriz Karen Brusttolin, está esperando o primeiro filho do casal. Eles estão juntos há três anos e muito felizes com a novidade. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do ator.

“Karen Brusttolin e Alexandre Nero esperam seu primeiro filho e estão superfelizes com a novidade”, disse a representante do casal, acrescentando que eles não vão se pronunciar sobre o assunto por enquanto. Alexandre Nero está de férias da TV desde o sucesso como o comendador José Alfredo da novela “Império”.

André Marques negou os boatos de que estaria namorando com a cantora Anitta. “Não tá rolando namoro nenhum. A cada hora arrumam uma namo-rada pra mim, arrumam um namorado para ela. Já falaram que era eu com a Dany Bananinha, agora que era eu com ela. Ela é minha amiga, nós somos grandes amigos, não estamos namorando não”, de-clarou o apresentador da atração global superstar. sem revelar o nome o nome da ex, ele disse que terminou um relacionamento recente: “Acabei de sair de uma relação de muitos anos, não estou na-morando ninguém não”, para em seguida emendar e dizer que não está com o coração fechado: “solteiro sim, sozinho nunca”.

o ator, que se submeteu a uma cirurgia bariá-trica a pouco mais de um ano, contou ainda que já perdeu 75 quilos desde que mudou os hábitos alimentares e de atividades físicas. A nova rotina de treinos influenciou a amiga Anitta, que investiu pesado nas atividades físicas. Foi ele quem indicou à cantora o acompanhamento do preparador físico roberto Bueno.

André Marques nega namoro com Anitta: “Solteiro sim, sozinho nunca”

Alexandre Nero será papai pela primeira vez, aos 45 anos

Page 15: Eco Curitiba 211

15Curitiba, 29 de maio a 01 de junho de 2015www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

entretenimento

O grande auditório do Teatro Positivo recebe nesta sexta-feira, às 21 horas, o show da

dupla sertaneja mais afinada do Brasil, Chrystian & Ralf. Com mais de 30 anos de carreira e conside-rada uma das melhores do Brasil, a dupla promete brindar a plateia fazendo um passeio pelos sucessos mais marcantes de sua trajetória, incluindo no set list canções como “Sensível Demais”, “Chora Peito”, “Sou Eu”, “Cheiro de Shampoo” e “New York”. O show dos sertanejos que possuem um estilo marcante, excelente técnica e perfeição nos vocais, contará com realização da Multi Eventos Promoções.

Uma novidade para o público é o lançamento da nova música de trabalho “Amor além da vida”, que faz parte do novo Pocket Show

lançado por Chrystian e Ralf para divulgação no Youtube e mídias sociais. O Pocket Show com livre acesso no Youtube tem sido a nova arma de divulgação utilizada pela dupla. Este novo material conta com três músicas, sendo duas inéditas “Amor além da vida” e “Não vou fechar meu coração”, e a regravação, em inglês (“Roy Rogers”, escrita pelo Elton John e pelo Bernie Taurin).

Para o show, eles preparam um cenário com luz cenográfica, explorando com bastante inten-sidade os efeitos de luz durante a apresentação. Na estrada desde o início dos anos 80, a dupla lançou 19 álbuns e ganhou 15 discos de ouro, nove de platina e três de diamante. Em 2010, eles concluíram o último trabalho, que

Após 21 anos à frente do grupo Revelação, o cantor e compositor Xande de Pilares chega a Curitiba neste final de semana para fazer sua primeira apresentação em carreira solo na cidade. Com realização da Like Entretenimento, no sábado, dia 30 de maio, o carioca sobe ao palco do Curitiba Master Hall, a partir das 23h59, para apresen-tar o show do seu novo álbum “Perseverança”, o abre-alas da carreira solo do artista. A aber-tura fica por conta dos grupos: Samba 4, Jeito a Mais, Grupo Se-gredo e Seligaê com participação do Magia Natural.

Com 14 faixas inéditas, nove delas de autoria do próprio artis-ta, o disco é cheio de novidades. Sobre o nome do novo disco, Xande comenta:“Esse CD é per-severante. É o retrato da minha vida. É o que eu sempre fui na minha vida, nunca desisti de

nada que quis, de nada desde o tempo de colégio até os tempos de hoje. Quando eu quis aprender a tocar um cavaco, a diminuir a minha timidez, fui perseverante. E, também, já passei por muitos desafios”.

No repertório, sucessos da época de Revelação como, “Poder de Sedução”, “Virou Religião” e “Samba do Arerê” e sambas do novo disco, lançado em outubro de 2014 pela gravadora Univer-sal, como “Sintoma de Amor”, o sucesso da nova fase, “Elas Estão no Controle”, “Fui Pra Balada” e “A Senha”, que faz parte da trilha do filme “Made in China”, do qual Xande de Pilares é protagonista e contracena com Regina Casé, com quem divide o palco do programa Esquenta, da Rede Globo.

No show, Xande é acompa-nhado por uma super banda, a “Arca de Noé”, composta por 15 músicos.

A maior e mais badalada festa à fantasia de Curitiba, considerada a melhor do Brasil, que já é cult no ca-lendário da cidade, chega a sua XVIII edição neste ano. A Festa à Fantasia do Tite, que comemora o aniversário do empresário Tite Clausi, acontece no sábado, dia 30 de maio, no Spazio Van, a partir das 23 horas. Com realização da Prime e Clown Eventos, a festa tem como grande trun-fo um tema secreto, o que torna-se a espera ainda mais instigante e a cada temporada um feito inédito. As pessoas devem usufruir da criativida-de e escolher os personagens, pois o uso de fantasia é obri-gatório.

Tudo começou em 1998, quando Tite Clausi resolveu fazer uma festa à fantasia para comemorar o seu aniversário. No extinto clube Legends, nasceu uma tradição em Curitiba que chega ao décimo oita-vo ano: Preparar-se para a festa mais aguardada da cidade. Hoje, a festa atingiu reconhecimento nacional e recebe público de todo país com fantasias fantásticas e animação inigualável para uma noite de muita diversão.

“Chegamos a mais uma edição da Festa à Fantasia, que completa 18 anos. Muita dedicação e muito trabalho, que a tornaram uma das festas mais queridas do Brasil”, comenta Tite Clausi. No ano em que o evento completa sua maiorida-de, o público vai se surpreender com a decoração e o tema. Segundo o anfitrião, “trata-se de um clássico infanto-juvenil, que agrada gerações há décadas”. Será feita uma releitura dos personagens, com destaque para a rivalidade entre o bem e o mal, a qual será representada por decoração, atores e performances em uma mesma linguagem.

Chrystian e Ralf hoje, no Teatro Positivo

foi o primeiro disco de músicas inéditas após nove anos. Com destaque para o single ‘Você não sabe’, o trabalho apresentou uma rica fusão de ritmos que vai de música espanhola, passa por ser-tanejo, até rock.

Chrystian & Ralf não formam apenas a parceria tecnicamente perfeita, mas quebram barreiras, surpreendendo, mudando a or-dem preestabelecida das coisas, com a autoridade dos que sabem onde querem chegar.

Festa à Fantasia do Tite é atração do final de semana

Xande de Pilares se apresentano Curitiba Master Hall

Page 16: Eco Curitiba 211

especial16 Curitiba, 29 de maio a 01 de junho de 2015

www.leiaeco.com.brEco Curitiba