eco curitiba 140

16
QUINTA 28/08 Previsão do TemPo FONTE: SEXTA 29/08 SÁBADO 30/08 DOMINGO 31/08 TERÇA 26/08 QUARTA 27/08 Mín.: 10 Máx.: 15 Mín.: 11 Máx.: 16 Mín.: 10 Máx.: 17 Mín.: 11 Máx.: 19 Mín.: 11 Máx.: 21 Mín.: 12 Máx.: 23 eCo Curitiba Curitiba, 26 a 28 de agosto de 2014 | Ano ii | edição 138 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco Consumo moderado não prejudica o coração, aponta estudo Chá e CAfé Showbizz: De visual novo, Isabelle Drummond diz que vai se casar com Tiago Iorc Pág. 15 Comércio deve abrir 138,7 mil empregos no fim deste ano TRABALHO TempORáRiO O ramo de vestuário e calçados, que em geral abre mais vagas, por causa do impacto das vendas de fim de ano, deverá responder por quase metade (48,7% do total) das contratações. “Se fizermos uma série histórica do crescimento dos trabalhadores temporários, será o pior resultado desde 2009. É um crescimento fraco, mas, ainda assim, é um crescimento”, informou o economista da Confederação Nacional do Comércio. pág. 03

Upload: eco-central

Post on 03-Apr-2016

265 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Confira as notícias desta terça-feira.

TRANSCRIPT

Page 1: ECO Curitiba 140

QUINTA28/08

Previsão do TemPoFoNTe:

SeXTA29/08

SÁBADo30/08

DoMINGo31/08

TeRÇA26/08

QUARTA27/08

Mín.: 10Máx.: 15

Mín.: 11Máx.: 16

Mín.: 10Máx.: 17

Mín.: 11Máx.: 19

Mín.: 11Máx.: 21

Mín.: 12Máx.: 23

eCo CuritibaCuritiba, 26 a 28 de agosto de 2014 | Ano ii | edição 138 | www.leiaeco.com.br facebook.com/leiaeco

Consumo moderado não

prejudica o coração, aponta

estudo

Chá e CAfé

Showbizz: De visual novo, Isabelle Drummond diz que vai se casar com Tiago Iorc

Pág. 15

Comércio deve abrir 138,7 mil empregos no fim deste ano

TRABALHO TempORáRiO

O ramo de vestuário e calçados, que em geral abre mais vagas, por causa do impacto das vendas de fim de ano, deverá responder por quase metade (48,7% do total) das contratações. “Se fizermos uma série histórica do crescimento dos trabalhadores temporários, será o pior resultado desde 2009. É um crescimento fraco, mas, ainda assim, é um crescimento”, informou o economista da Confederação Nacional do Comércio. pág. 03

Page 2: ECO Curitiba 140

curitiba02 Curitiba, 02 a 04 de setembro de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Eco Curitiba

Circulação de 15.000 exemplares todas as

terças e sextas-feiras.

DEPARTAMENTO COMERCIAL

Pierpaolo Nota - Curitiba e Região MetropolitanaFone: 41 9974-3311 / E-mail: [email protected]

Flavio Machado - Costa Esmeralda/SCFone: 47 9942 0128 / E-mail: [email protected]

Tiragem e circulação auditadas.

Nelson [email protected]

41 3224-4322

FDiretor-Executivo

Pierpaolo Nota | [email protected]

Editor-ChefeEliseu Tisato | [email protected]

Os artigos, colunas e espaços assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Correspondências:Rua Pres. Epitácio Pessoa, 158, Tarumã - Curitiba - PR - CEP 82.530-270

Eco Central é uma publicação da Editora Eco Central Ltda.

A linha de ônibus Inter Hospitais acaba de completar 17 anos de funcionamento em Curitiba. Em agosto de 1997 o projeto foi idealizado pelo então vereador da cidade, Ney Leprevost, jun-to com a freira Irmã Glaci, voluntária do Hospital de Clínicas. Desde então, segundo dados da Urbs, foram mais de 2,4 milhões de pessoas beneficia-das por esta linha.

Uma delas é Vera Lucia Izidio. Ela conta que o Inter Hospitais foi fundamental para que ela conseguisse levar seu filho Luan, que tem síndrome de Down, para todas as consultas e exames de rotina. “Sem dúvida foi um projeto que bene-ficiou minha família e muitas outras”, afirma.

Atualmente os ôni-

bus Inter Hospitais saem da rodoviária de Curitiba e passam pelos principais hos-pitais, laboratórios e centros de saúde da capital paranaense. Os veículos são adap-tados com elevadores e sistema de som, para pessoas com necessi-dades especiais.

Segundo o depu-tado Ney Leprevost, autor do projeto, o objetivo inicial era de atender a demanda de pacientes do interior que desembarcavam na rodoviária e não ti-nham como chegar até o local do tratamento médico. “Atualmente, essa linha já é conso-lidada e é utilizada por trabalhadores desses locais e também por cidadãos que precisam ir a locais próximos desses centros médi-cos”, explica Ney.

Ônibus Inter Hospitais completa 17 anos

Mais de 2 milhões de pessoas já foram beneficiadas por essa linha de Curitiba

O relator do recurso do deputado André Var-gas (sem partido-PR),

deputado Sergio Sveiter (PSD-RJ), na Comissão de Constituição e Justiça da Câ-mara, rejeitou os argumentos da defesa para a anulação do processo no Conselho de Ética que recomendou a cassação de Vargas. Ser-gio Sveiter entendeu que o Conselho de Ética cumpriu todas as exigências legais ao avaliar a representação contra Vargas.

“Concluo que não houve, no julgamento da Represen-tação nº 25/2014, qualquer ato do conselho ou de seus membros que tenha contra-riado norma constitucional, legal, regimental ou do Có-digo de Ética e Decoro Par-lamentar e seu regulamento, a justificar o acolhimento do recurso. Assim, voto pelo não

provimento do Recurso nú-mero 321/2014, para man-ter a decisão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que julgou procedente a Re-presentação 25/2014”, diz o relator no seu parecer.

Com a entrega hoje do parecer do relator, o pre-sidente da CCJ, deputado Vicente Cândido (PT-SP), poderá convocar para hoje reunião da comissão, para discussão e votação do pa-recer de Sveiter contrário ao recurso de André Vargas. Para a aprovação do parecer é necessária maioria dos votos dos presentes, desde que votem pelo menos 34 integrantes da comissão. Se o parecer for aprovado, o processo de cassação do mandato de André Vargas seguirá para a Mesa Diretora da Câmara para votação em plenário.

Rejeitado pedido para anular processo de cassação

André VArgAs

O Tribunal Regional Eleitoral-SP indeferiu a candidatura do deputado Paulo Maluf (PP) para um novo mandato. Ele foi en-quadrado na Lei da Ficha Limpa por uma condena-ção sofrida no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Como ainda cabe recurso ao TSE, Ma-luf pode continuar em campanha, inclusive no horário eleitoral gratuito de rádio e televisão.

Em novembro de 2013, a 10ª Câmara de Direito Público do TJSP manteve

condenação Maluf por ato de improbidade ad-ministrativa. O tribunal considerou que houve irregularidades nos con-tratos para construção do Complexo Viário Ayrton Senna, quando o deputado era prefeito da cidade.

O julgamento da inele-gibilidade de Maluf come-çou na última sexta-feira e ontem, o presidente do tribunal, desembargador Antônio Carlos Mathias Coltro, proferiu o voto que decidiu pelo indeferi-mento da candidatura.

TRE indefere candidaturade Maluf à Câmara Federal

fichA sujA

Page 3: ECO Curitiba 140

Curitiba, 02 a 04 de setembro de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba03

paraná

O consumo das famílias brasileiras cresceu em ritmo mais lento no segundo trimestre deste ano e apresentou alta menor que nos trimestres anteriores, em comparação feita com os mesmos períodos de anos imediatamente anteriores. Os da-dos fazem parte do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços pro-duzidos no país), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontam crescimento de 1,2%, o 43º avanço consecutivo.

A alta em relação ao ano anterior é a menor desde o primeiro trimestre de 2004, quando o total consumido pelas famílias subiu 0,7%. Nos últimos três trimestres, o consumo havia subido 2,2%, 2,5% e 2,4% na comparação com os mesmos períodos de anos anteriores.

Já na comparação com o primeiro tri-mestre deste ano, o indicador subiu 0,3%, resultado melhor que os -0,2% registrados no início deste ano na comparação com o fim do ano anterior. Os dois últimos trimes-

tres de 2013, no entanto, foram períodos em que o crescimento chegou a 0,8% nessa base de comparação.

Segundo os dados divulgados hoje, as famílias representam a maior parcela do PIB, com R$ 799,4 bilhões. No conjunto dos bens e serviços produzidos em todo o ano de 2013, o consumo das famílias somou R$ 3,033 trilhões.

Consumo das famílias cresce pelo 43º trimestre, mas em menor velocidade

O presidente francês, François Hollande, anunciou a realização de três reuniões de cúpula europeias, em outubro e novembro, para discutir a si-tuação econômica e tomar medidas que promovam o crescimento na região.

“Haverá três grandes encontros”, disse Hollande em entrevista, no en-

cerramento da reunião extraordinária, feita em Bruxelas, para discutir os altos quadros europeus e a situação na Ucrânia.

Ele destacou a importância de en-frentar a situação econômica, a recu-peração lenta e o alto desemprego que atinge a Europa.

Europa se reúne três vezes até novembro, anuncia Hollande

em crise

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que o comércio varejista vai

oferecer 138,7 mil vagas de trabalho no fim deste ano, o que equivale a crescimento de 0,8% em relação ao mesmo período do ano passado. “Se fizermos uma série histórica do crescimento dos trabalhadores tempo-rários, será o pior resultado desde 2009. É um crescimento fraco, mas, ainda assim, é um crescimento”, informou o economista Fábio Bentes, da CNC, acrescentando que o período de contratações ocorre entre setembro e novembro.

Apesar disso, estimou que os postos temporários vão contribuir para a recupe-ração dos empregos no setor. Dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregos (Caged), do Ministério do Trabalho e Em-prego, indicam que o comércio varejista acumula redução de 78,2 mil postos de trabalho, de janeiro a julho. “Em todas as datas comemorativas, este ano, o setor perdeu força em comparação com o ano passado. Por isso, o fator sazonal ficou mais evidente, mas sem dúvida alguma vai fechar o ano no azul”, contou.

O economista explicou que o número de vagas costuma acompanhar o resultado das vendas. No ano passado, as contratações temporárias aumentaram 3,2% em relação a 2012, para atender à expansão de 5,1% das vendas. A previsão para este ano é uma elevação menor, de 3% nas vendas, com movimentação financeira de R$ 32,5 bilhões. Ele acrescentou que o melhor Natal no histórico recente foi em 2010, quando

as vendas subiram 9,5% e a contratação 7,2% na comparação com 2009.

O ramo de vestuário e calçados, que em geral abre mais vagas, por causa do impac-to das vendas de fim de ano, deverá res-ponder por quase metade (48,7% do total) das contratações. Somente em dezembro, o faturamento do setor costuma crescer 90% em relação ao mês anterior, por causa do fator sazonal. “Isso acontece porque, dos segmentos do varejo, é o [ramo em que] se encontra produtos com valores unitários relativamente baixos. A pessoa que está com pouco dinheiro compra produtos de R$ 10 ou R$ 15 e consegue presentear. Mesmo em anos em que o varejo não vai bem ele se destaca”, comentou Fábio.

O segmento de hiper e supermercados, que historicamente é o maior empregador do comércio varejista, deverá ficar em se-gundo lugar com 26,1 mil postos temporá-rios (18,9%). Se a estimativa se confirmar, haverá elevação de 2,7% em relação às 25,5 mil vagas temporárias criadas no fim de 2013. Ainda de acordo com a CNC, o maior salário de admissão deverá ocorrer no ramo de farmácias e perfumarias (R$ 1.142), mas em contrapartida o segmento deverá ofertar apenas 3,8% das vagas to-tais a serem criadas no varejo.

Bentes disse ainda que a falta de crédito mais barato vai prejudicar as vendas no segmento de eletrodomésticos, móveis e eletroeletrônicos. “O crédito que a pessoa física toma no banco está muito mais caro. Isso vai atrapalhar as vendas, que depen-dem do crédito”, destacou.

Comércio deve abrir 138,7 mil empregos

Page 4: ECO Curitiba 140

04 Curitiba, 02 a 04 de setembro de 2014www.leiaeco.com.brEco Curitiba esporte

))) Felipe Borges

A vitória por 3 a 0 diante do Flamengo no jogo de ida da Copa do Brasil deixou o

Coritiba em situação confortável no confronto. Caso marque um gol, o alviverde pode perder por até três gols de diferença. Um novo 3 a 0, leva a decisão para os pênaltis. Confirmando a classifica-ção, o Coxa pega o vencedor de Atlético-PR e América-RN.

O técnico Marquinhos Santos não deve ter problemas para es-calar a equipe no Rio de Janeiro. Leandro Almeida, que cumpriu suspensão no Brasileirão contra o Atlético-MG, tem condições de jogo na Copa do Brasil e entra na vaga de Welinton, fora por questões contratuais. Após voltar aos gramados no último domingo, Alex deve ser mantido no ataque, ao lado de Zé Love.

Com a vitória conquistada na última semana no Couto Pereira, quando o Coxa fez 3 a 0 nos cariocas, já são 16 triunfos do Coritiba. Os empates somam dez e as vitórias dos cariocas são 18. Os

atletas coritibanos já marcaram 57 gols e sofreram 58, número equilibrado até aqui.

O atacante flamenguista, Alec-sandro, diz que “não me lembro de ter conseguido virar um placar como esse. Mas a Copa do Brasil não está acabada. Tem jogo e, independentemente de quem estará em campo, o time vai para a vitória e o torcedor vai ajudar muito nisso”, acredita.

O goleiro Paulo Victor disse que “perdemos de três lá e pode-mos ganhar aqui por três ou mais também. Confio na capacidade de cada jogador aqui e no time”.

O provável alviverde vai a campo com Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Hélder, Gil, Robinho e Dudu; Zé Love e Alex. Coritiba e Flamengo jogam amanhã no Ma-racanã, às 22 horas.

O Flamengo volta treinar na tarde desta terça-feira no Ninho do Urubu. Depois do confronto com o Coritiba, o time terá o Grêmio pela frente no Campe-onato Brasileiro, sábado, no Maracanã.

Coxa enfrenta o Flamengo por vaga nas quartasAlex deve continuar como referência no ataque

Page 5: ECO Curitiba 140

Curitiba, 02 a 04 de setemrbo de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba05

esporte

[email protected] Felipe Borges

PLANETA BOLA

www.neyleprevost55669.com.brNey é o deputado que mais apresentou

propostas e aprovou leis no estado do Paranáprojetos de lei apresentados188de aprovação da população, segundo Instituto IRG

93%

Ofícios para órgãos públicos pedindo obras e programas sociais

4920Leis já aprovadas e sancionadas pelo governador neste mandato

38

Média de 1 projeto apresentado por semana

1PROJETOPOR SEMANA

Audiências nogabinete, nosmunicípios e nos bairros

6640MIL

Preside 3 Frentes Parlamentares, 1 CPIe 1 Comissão Permanente

3

Lei Ficha Limpa no Paraná e Lei da Transparência, para combater a corrupção.

Lei que garante o teste do coraçãozinho, que

detecta a cardiopatia congênita nas criança.

Lei de conscientização da Síndrome de Down,

que amplia a divulgação do diagnóstico e tratamento.

Lei que institui o direito das gestantes e dos idosos a terem um acompanhante nos

internamentos hospitalares.

Veja alguns resultados do nosso trabalho:

CNPJ de Campanha: 20.578.031/0001-31 | CNPJ do Jornal: 11.776.180/0001-14 - Valor do anúncio: R$ 250,00

Acesse www.neyleprevost55669.com.br e saiba mais sobre Ney Leprevost!

Lei assegurando para todas as mulheres do Paraná a mamografia, exame essencial para a prevenção do câncer.

Lei Municipal e Estadual de Incentivo ao Esporte. Reativação e ampliação do programa Piá Bom de Bola.

Linha de Ônibus Inter Hospitais, que há 17 anos atende pacientes e famílias

em Curitiba.

Lei instituindo que a proteção aos animais receba

parte da verba do Fundo Estadual do Meio Ambiente.

Lei Anti-Desmanches para combater a receptação

de carros roubados.

Lei de combate àpedofilia, com

monitoramento daslan houses.

neyleprevost

Faltando uma rodada para o fim do primeiro turno do Brasileirão, o Cruzeiro caminha a passos largos para manter o título nacional em Minas Gerais. Sem tomar conhecimento dos adversários, fracos ou fortes, a equipe está muito distante dos rivais, tanto na classificação, quanto no futebol jogado. Em um momento de crise técnica no País, o time celeste adota um estilo de jogo moderno e coerente com o esporte praticado atualmente no restante do mundo.

A chave para esse sucesso passa

muito por Marcelo Oliveira. Quem viu o Coritiba sob seu comando em 2011 e 2012, já conhecia as características de uma equipe formada por ele. Velocida-de, marcação pressão na saída de bola e troca constante de posição entre os jogadores marcaram aquele Coxa que chegou a encantar o Brasil em um pe-ríodo. Um grande título nacional não veio, bateu na trave duas vezes, mas Marcelo já dava um aperitivo do que viria pela frente.

Se mesmo com jogadores não tão brilhantes fez sucesso em terras pa-ranaenses, ao ter um elenco farto e superior tecnicamente, ele deslanchou. O estilo é o mesmo, porém com mais qualidade. O time reserva do Cruzei-ro, se pudesse disputar o Brasileirão, provavelmente brigaria pelo título com os titulares. Com um material humano abundante, o técnico usa e abusa da rotatividade na escalação e o rendimento não cai. A distância que abriu dos concorrentes na tabela e o futebol apresentado deixam poucas dúvidas de quem será o campeão de 2014. Aos adversários, resta aprender um pouco com o time celeste e tirar lições para tentar bater de frente no ano que vem.

))) Felipe Borges

Desde 4 de dezembro de 2011, no Atletiba que decretou o rebaixamento rubro-negro, foram exatos 1004 dias

sem que o torcedor pudesse acompanhar o time na Arena da Baixada em jogos oficiais. Primeiro as obras para a Copa do Mundo, depois as punições do STJD, afastaram o torcedor do estádio. Porém, o momento tão esperado vai acontecer amanhã, às 19h30, contra o América de Natal pela

Copa do Brasil.Para a festa ficar completa, a equipe vai

precisar superar a grande desvantagem trazida do Nordeste. No jogo de ida, o time potiguar ganhou por 3 a 0. O Furacão preci-sa vencer por quatro gols de diferença pra se classificar. No caso de um placar igual, a decisão vai para os pênaltis. O técnico Leandro Ávila deve escalar Wéverton; Má-rio Sérgio, Cléberson, Dráusio e Natanael; Deivid, Paulinho Dias, Nathan e Marcos Guilherme; Marcelo e Cleo.

Quem segura o Cruzeiro?

Torcida volta à Arena depois de 1004 dias

Após receber quatro jogos na Copa do Mundo, Arena da Baixada volta a ser atleticana

Page 6: ECO Curitiba 140

negócios06 Curitiba, 02 a 04 de setemrbo de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Porto de Paranaguá

trânsito

Dois dos quatro novos carre-gadores de navios já estão sendo montados, no berço

213 do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. As peças, dispostas no canteiro de obra montado na pátio em frente ao local, começaram a chegar no início deste mês. Aos poucos são encaixadas e dão forma aos equipamentos de devem aumen-tar em mais de 30% a produti-vidade na exportação de soja, milho e farelo pelo complexo.

Dos outros dois equipamen-tos que estão por vir, um será montado no berço 212 e outro no 214. “Serão repostos quatro, dos seis shiploaders (carregado-res) que atualmente operam no Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. Esta reposição segue um cronograma”, afirma o diretor-presidente da Adminis-tração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.

Segundo o cronograma es-tabelecido pelas diretorias de Operação e Manutenção da Appa, junto à empresa fornecedora (Tecnologia em Movimentação S/A, TMSA, de Porto Alegre), o primeiro equipamento tem previsão de estar montado ain-da este ano, em dezembro. O segundo, deve ficar pronto em fevereiro de 2015. Nesta data, o berço 213 passará a operar plenamente com dois novos shiploaders.

Nesta etapa da montagem, o berço ainda opera normalmente, com os equipamentos atuais (que

serão desmontados). “O equipa-mento do berço 212 tem previ-são de estar pronto em abril do próximo ano. No berço 214, em junho. Ou seja, até meados do ano que vem, este projeto estará concluído e o Corredor operando com mais potência”, afirma o diretor-presidente.

EquipamEntosA aquisição dos equipamen-

tos integram o projeto de mo-dernização e repotenciamento do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. Os novos carregadores vão proporcionar um aumento direto na produ-tividade dos embarques dos navios dos granéis sólidos.

Os equipamentos têm capa-cidade de carregar até duas mil toneladas de granéis por hora (cada). Estes serão montados com toda estrutura de controle e monitoramento necessários para garantir a segurança nas operações. Os novos carrega-dores terão, inclusive, disposi-tivos completos para limpeza; sistemas de despoeiramento e de controle de formação de pó; e sistema de ar comprimido para limpeza dos filtros do sistema de despoeiramento e das câmeras.

Ao todo foram R$ 59,4 mi-lhões investidos na aquisição dos quatro carregadores. As ligações dos equipamentos às correias transportadoras que compõe o sistema de escoamen-to do Corredor também estão previstas na obra.

O Paraná atingiu em agos-to a marca de 5.015.842 motoristas registrados no Departamento de Trânsito do Estado (Detran). Significa que praticamente metade da população paranaense - estimada em cerca de 11 milhões de pessoas pelo Ins-tituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem Car-teira de Habilitação.

O índice faz parte de um relatório do Detran que traça um perfil do motorista para-naense e que mostra que, nos últimos 5 anos, o número de motoristas aumentou 26% e a frota estadual 40% - so-mando mais de 6,3 milhões de veículos.

“Os números ressaltam a necessidade de investir cada vez mais no que chamamos de tripé da segurança no trânsito: educação, fiscali-zação e investimentos em melhorias de vias. Mas, mais do que isso, o aumento no número de condutores e na frota de veículos, alerta para a necessidade urgente que os motoristas mudem seus comportamentos”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

pERFiL

Do total de condutores no Estado, 66,52% são homens e 33,48% mulheres. Eles são a grande maioria dos habili-tados na categoria AB, aptos a dirigir carros e motos. Dos

1.428.898 motoristas regis-trados no Detran com este tipo de CNH, 69% são do sexo masculino.

As mulheres, por sua vez, já respondem por mais da metade dos condutores de carros, com Habilitação B. Elas são 52% dos 2.254.308 motoristas cadastrados na categoria.

iDaDE

A faixa etária entre 25 e 44 anos concentra a maioria dos motoristas paranaenses: 2.419.963, cerca de 48% do total. Já os condutores mais jovens, com idades entre 18 e 24 anos, somam 11% (550.640).

CiDaDEs

As cidades com mais motor i s t a s no Es tado são: Curitiba (1.009.839); Londrina (265.298); Ma-ringá (218.595); Cascavel (155.822); e Ponta Grossa (134.920). A Região Metro-politana de Curitiba reúne 1.633.653 habilitados e a região Norte aparece em se-gundo lugar com 994.158.

FRota

O último levantamento do Departamento, referen-te ao mês de julho, mos-tra que a frota paranaense é de 6.342.774 veículos: 1.378.792 localizados na capital e 4.963.982 no in-terior.

O Supremo Tribunal Fe-deral (STF) decidiu 1.672 processos no julgamento de três recursos extraordinários. Os processos diziam respeito a contratações pela adminis-tração pública sem concurso, aumento de vencimentos de servidores e à paridade de remuneração entre servido-res ativos e inativos.

Em um dos recursos, jul-gado nesta semana, a Corte reformou decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. O tribunal havia reconhecido o direito de um servidor de receber gratifica-ção prevista em lei municipal, pelo princípio da isonomia, mesmo sem preencher os re-quisitos legais. Outros 1.142 processos em julgamento em vários tribunais tinham o mesmo tema.

Em outro recurso julgado pelo STF, prevaleceu o enten-dimento de que contratações pela administração pública sem concurso não geram ou-tros efeitos além do direito aos salários do período tra-balhado e ao levantamento dos depósitos feitos no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Carregadores começam a ser montados

STF decide questões trabalhistas apresentadas em 1.672 processos

Paraná tem 5 milhões de motoristas habilitados

Page 7: ECO Curitiba 140

Curitiba, 02 a 04 de setemrbo de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba07

brasil

Com a confirmação de sediar a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) em

2017 e o Congresso Internacio-nal de Matemáticos (ICM) em 2018, o Brasil já é considerado um centro de excelência na pes-quisa matemática mundial.

Para o diretor-geral do Ins-tituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), César Camacho (foto), a escolha do país para sediar esses eventos, assim como a medalha Fields concedida a Artur Ávila este mês, no ICM em Seul, são um reco-nhecimento da importância que o Brasil alcançou como produtor de matemática.

“Esse prêmio é coerente com a maturidade que adquiriu a mate-mática brasileira, em particular aqui no Impa. Junto com o Artur Ávila estavam participando (no

ICM em Seul) como conferencis-tas convidados quatro matemá-ticos brasileiros, os quatro do Impa. Um convite para fazer uma palestra num congresso desses é uma distinção muito grande e nunca aconteceu antes, é a primeira vez. É uma distinção também que dá uma ideia do desempenho que a instituição tem alcançado.”

De acordo com Camacho, na classificação da União Matemáti-ca Internacional (IMU), o Brasil é considerado nota 4, numa escala que vai até 5 e analisa o número de pesquisadores e as contri-buições do país para a ciência. Na América Latina, o Brasil é o mais bem colocado – os demais países recebem, no máximo, nota 2. Países como os Estados Unidos, a Alemanha, a Inglaterra e a França têm nota 5.

País é centro de excelênciana pesquisa da matemática O consumo de eletricidade

nas indústrias caiu 6,9% no país no mês de julho, em com-paração a igual período do ano passado. O dado foi divulgado pela Empresa de Pesquisa Ener-gética (EPE), na Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétri-ca. De acordo com a EPE, as principais causas da queda no consumo das indústrias foram o cenário externo desfavorável, a redução na demanda doméstica e a influência da Copa do Mun-do sobre o funcionamento das indústrias, com menor número de horas trabalhadas.

Em contrapartida, segundo a EPE, a sobra de energia gerou oportunidades para a venda do excedente de energia no mercado interno. O setor me-talúrgico apresentou uma das maiores retrações no consumo de eletricidade, com destaque para o estado de São Paulo, onde o segmento apresentou queda de 37% em julho.

Consumo de eletricidade na indústria cai 6,9%, aponta EPE

Page 8: ECO Curitiba 140

moda08 Curitiba, 02 a 04 de setembro de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Fabíola MonteiroE-mail: [email protected]

Fabíola Monteiro é consultora de Imagem e Moda, sendo formada em Consultoria de Imagem e Marketing de Moda. Guaduada em Direito, Fabíola redescobriu seu amor de infância pela moda e passou a se dedicar exclusivamente à esse universo.

VOGUE FASHION´S NIGHT OUT Pela segunda vez a revista Vogue e o Shopping Mueller

trazem para Curitiba a maior celebração de moda do mundo: o Vogue Fashion´s Night Out. A festa acontecerá no dia 11/09 e terá início às 10h e seguirá até às 24h.

Um dos destaques do evento será o workshop “As Capas Emblemáticas da Vogue”, aberto ao público, com o Diretor de Moda da revista Vogue Brasil Giovanni Frasson que irá apresentar as curiosidades sobre o processo de produção de importantes capas da edição brasileira – como as edições com Gisele Bündchen e a cantora Rihanna. O encontro será às 11h, no palco principal situado no Piso Cinemas, e abrirá a programação da segunda edição do FNO.

FLASHES CHEGA DE LONDRES PARA O W CRYSTAL

A nova técnica de reflexos flashes, tendência nos salões de beleza de Londres,acaba de desembarcar no W Crystal, no Shopping Crystal. Trazida pelo hairstylist paranaense Wan-derley Nunes, a novidade já dominada por profissionais do salão em Curitiba promete um efeito de sunkissed hair, como se espontaneamente os cabe-los surgissem saudavelmente mais brilhantes e claros, após um agradável banho de sol.

Wanderley Nunes explica que os cabelos são desfiados com micropente, para que os raiados saiam sem marca ne-nhuma, deixando o visual final suave. Nesta técnica, clareia-se apenas a capa do cabelo: nuca, têmporas, em volta das orelhas e parte superior da cabeça. O restante dos fios segue natural. “Essas partes se debruçam sobre os fios naturais e, de fato, dão o aspecto de que a mulher tomou sol”, afirma o hairstylist. Atécnica flashes é ideal para aquela mulher prática, porque é feita no máximo duas ou três vezes ao ano.

))) Fabíola Monteiro

As candy colors, como também são chamados os tons pastel, mais uma vez são tendência para a

primavera-verão que se aproxima. Estas cores clarinhas combinam perfeitamen-te com os dias mais quentes, pois dão uma sensação de leveza e frescor.

Candy colors são extremamente femininas e românticas.Por isso, é necessário ter cuidado na hora de compor o look, para que o visual não fique infantil.O ideal é não exagerar no número de peças em tons pastel e combiná-las com cores neutras - bege, branco, marinho, por exemplo – ou com jeans.

Quem trabalha em ambientes in-formais pode usar as peças em tons clarinhos que mais gostar (sempre com bom senso!). Agora, quem precisa se vestir de maneira formal pode optar por peças com estes tons também, mas desde que com modelagem clássica. Inspire-se!

DOCE VERÃO

))) Fabíola Monteiro

Que tal dar um descanso para o delineador preto e se aventurar por outras cores? O delineador colorido é uma ótima maneira de dar um ar novo para a maquiagem de sempre.

Para valorizar seus olhos, es-colha um tom que contraste com a cor deles. Por exemplo, olhos castanhos combinam com um delineador azul mais vivo e olhos verdes realçam com o delineador roxo.

Comece com um traço fino para se acostumar à novidade e depois, se gostar, você pode deixar um pouquinho mais grosso, mas sem exageros.Outra coisa importante, o delineador colorido não precisa – nem deve – combinar com a cor da roupa.

OLHAR MAIS ALEGRE

Page 9: ECO Curitiba 140

Curitiba, 02 a 04 de setemrbo de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba09

BRUNO [email protected]

Casa Cor 1Na última semana a Casa Cor

Paraná abriu as portas para o público. Cerca de 500 pessoas prestigiaram no

domingo (24) a festa vip de lança-mento da mostra desse ano.

Com 49 ambientes assinados por renomeados profissionais e alguns

iniciantes, a casa está aberta diaria-mente para visitação ao custo de R$

40. Localizada no antigo Cine Ribalta, ao lado do Graciosa Country Clube, a Casa Cor Paraná 2014 fica aberta até

05 de outubro.Na foto a arquiteta Renata Mueller,

em sua quinta participação, recebe o empresário Marcos Godoy no espa-ço assinado por ela nominado Viver Bem. Um apartamento conceito com

mais de 200 metros quadrados, o maior espaço nesse ano.

Nenad Radovanovic

Casa Cor 2 Gerson Lima

A Cozinha Show, assinada pelo renomado arquiteto Gastão Lima (de casaco e camiseta preta) foi palco do jantar organizado pelas unidades Alto da XV e Juvevê das lojas Todeschini, comanda por Clair e Loizane Milani (na foto). O espaço que tem um conceito de cozinha gourmet, foi patrocinado pela marca gaúcha que está há mais de 70 anos no mercado.

Adriana Radovanovic

O prefeito de Curitiba Gustavo Fruet foi conferir a festa para vips na abertura da mostra, no domingo (24). Na foto as belas irmãs Fabiana e Tatiana Murta (nas pontas) com a ar-quiteta Tatielly Zammar ladeiam a autorizada no Loft Gourmet assinado por Zammar.

Mauro Campos

O arquiteto Marcelo Lopes que projetou o Toillete Social Mascu-lino recebeu o artista visual Eleutherio Netto e o médico Eliseu Portugal em seu espaço.

Page 10: ECO Curitiba 140

showbizz10 Curitiba, 02 a 04 de setemrbo de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

GARFIELD

LULUZINHA TEEN

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2013

EDIÇÃOESPECIAL

QUADRINHOS

CLÁSSICOS

ANOS 40 E 50

LIVRO 2NAS BANCAS

E LIVRARIAS

Um lindoquebra-cabeçaGrátis!

BANCO 85

AEHOLOFOTES

RAMILSTLIQUEFEITATSTCUT

RESITAIPUBROCABAOT

OIMATUROMAFIAVEMD

IMARAJOPLOTARSAI

ILUDIUGDSLARDUOMAIOBOAS

COMPANHEIRO

Grito de in-centivo de torcedo-res (fut.)

Usina quemais geraenergia

no planetaAgência deespiona-gem dos

EUA (sigla)Motivo de desvalori-zação do

carro

Tomar (?)e outras: embebe-dar-se

Instru-mento dodentista

O homemde com-

portamen-to infantil

Animal maisconhecido como onça-

pintadaA japonesaé conheci-da comoYakuza

Flor-símbolo

daHolanda

Opõe-seao meio

rural(latim)

Indica operíodo

matutino,no inglês

Condiçãodo traba-

lho domineiro

(?)-vindas,saudação

cordial

Alternativaao biquíniForma de tratamentocaracterís-tica do ex-presidente

Lula

Localizarno mapa

(Mar.)Enganou

Varre-(?),município fluminenseMachuca

(?) Proen-ça, atriz

ChegaLouco, em

inglêsIlha

paraense

Raso;rente

ÓrgãosindicalMatar(gado)

Organizaa Copa

do Mundode futebol

Ivan Lessa, jornalistae cronista

Esporte olímpico po-pularmente conhe-cido como levanta-

mento de peso

Conjunto de leis que protege os direitos dosmaiores de 60 anosParalisia súbita (pop.)

A água, a25 grausCelsiusTaylorSwift,

cantora

Diz-se do poderpúblico, por não

coibir construçõesem áreas de risco

Rua(abrev.)

Sob os (?):na mirade muitaatençãoda mídia

(fig.)

Hábitat dabaleia

Feitio daargola

Stokes(símbolo)Aqui, emfrancês

R E S

2/am. 3/ici — mad — sai. 5/máfia. 6/plotar.

horóscopo

A tímida Isabelle Drummond e a ousada Megan, sua personagem em “Geração Brasil”, não se confundem. Mas a jovem superfashion da trama das sete mexeu com a vida da atriz. Louraça, ela tem os fios cobiçados e rouba a cena, inclusive, fora da telinha, por mais que tente passar despercebi-da. “o louro chama tanta atenção que, confesso, estou até menos vaidosa. A Megan tem muita caracterização. En-tão, sou a mais simples possível. Não uso nada de maquiagem e me visto de modo básico. A cor do cabelo já é sensual”, diz Isabelle, satisfeita com o resultado.

A boneca de pano Emília — que a atriz interpretou no “sítio do pica pau Amarelo”, de 2001 a 2006 — ganhou forma de mulher na pele da Megan. coincidência ou não com o novo papel,

Isabelle, aos 20 anos, vê com distância a infância e faz seus planos para a vida adulta.

“Estou mais madura. Quando co-mecei na TV, por exemplo, não tinha noção do que era trabalho. Eu queria brincar de contar histórias, de fazer cena com a minha irmã (Mayra Drum-mond) em casa. hoje, a cabeça é outra, mais profissional”, lembra, revelando um dos desejos futuros: “Tenho sonho de casar. Não sei quando, mas será com o Tiago (Iorc), meu namorado”.

“A Megan não tem nada de mim, mas a caracterização ajuda a provocar novas sensações. É um trabalho que marca a minha carreira. Fisicamente também, é claro. Nunca havia desco-lorido nem pintado o cabelo. É uma personagem diferente, quis mudar de lugar na vida como atriz”.

Tranquilo, o ator Junno Andrade de 51 anos, voz mansa e olhar doce vai contando sobre sua vida sem pressa. só é inter-rompido quando Xuxa, sua namorada, pede que ele dê um pulo no estúdio onde estão gravando o “Xuxa só para baixinhos 13”, para tirar uma dúvida, já que ele é músico e participa do projeto. Ao voltar, o intérprete de Amaury, de “Boogie oogie”, não escon-de a alegria que sente na atual fase de sua vida, na casa da loura.

“ Não foi difícil me ima-ginar fazendo Amaury por ele transitar nos mesmos lugares que eu. A gente tem uma relação, porque tra-balho com música também (Junno é vocalista da banda Filhos de Ninguém), fre-quento ambiente de boate há muitos anos. Embora em 1978 não fosse à discoteca por ter 15 anos. Mas curti as músicas e usei o figuri-no. Nunca tinha deixado a barba crescer. A figurinista (Marie salles) tinha essa ideia meio Bee Gees e estou curtindo bastante.

Isabelle Drummond diz que vai se casar com Tiago Iorc

Junno Andrade diz que não se importa com os comentários sobre o namoro com Xuxa

Page 11: ECO Curitiba 140

Curitiba, 02 a 04 de setembro de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba11

entretenimento

Curitiba recebe nova turnê da banda SKANK em novembro

Curitiba recebe no dia 28 de novembro, sexta-feira, a nova tur-nê da banda SKANK: “Velocia”. O novo disco é o que melhor traduz os anos de história da banda e, além de passear por toda a carreira toda do grupo, é o primeiro disco de músicas inéditas do Skank em seis anos.

O show acontece à partir das 21h30 no Teatro Positivo. Os in-gressos estão sendo vendidos à partir de R$80,00 pelo Disk Ingres-sos ou (41) 3315-0808. A produção e realização é da RW7 Production & Entertainment.

O cantor, compositor e gui-tarrista Jorge Ben Jor vem a Curitiba para balançar o

público paranaense ao som de seus grandes sucessos em um show inédito que reúne obras-primas de seus mais de 45 anos de carreira. Com realização da Pri-me, o músico carioca desembarca na cidade, no próximo dia 20 de setembro, para única apresenta-ção no palco do Teatro Positivo – Grande Auditório às 21h15.

Versátil, Jorge Ben Jor faz shows no mundo todo desde que estourou com a canção “Mas Que Nada”, na década de 60. Desde então, lançou 33 discos, 13 dos quais estão reunidos em Salve, Jorge!, uma coletânea lançada em 2009. Esse trabalho é uma justa homenagem da BMG a este orixá guardião do suingue e da alegria. É uma viagem por quatro décadas de criação e inspiração, incluindo a antológica “Mas que Nada”, que já foi registrada em vozes como Ella Fitzgerald, Al Jarreau e Julio Iglesias, sendo a única canção em

português a alcançar as músicas mais tocadas nos Estados Unidos, além de ser o hit que conquistou o mundo com Sérgio Mendes e Black Eyed Peas.

Acompanhado por sua banda do Zé Pretinho, composta por Jean Arnoult (saxofone), Lory (piano), Dadi (baixo), Nene (per-cussão) e Lucas (bateria) e Marlon (trompete), Jorge Ben Jor vai tocar no show uma seleção de sucessos de sua carreira, entre eles, “Zazueira”, “País Tropical”, “Take It Easy My Brother Charles”, “Que Pena”, “Fio Maravilha”, “W/ Brasil”, “Mulher Brasileira”.

A assinatura de Jorge Ben Jor é personalizada, com a inconfun-dível batida do seu violão. Al-quimista do som e das palavras, santo protetor do balanço, ele faz uma música que transcende todas as regras de classificação. Rotular seria reduzir uma obra atemporal, que funde samba com maracatu, bossa com rock, baião com funk, modernidade com tradição.

Jorge Ben Jorvem a Curitiba no dia 20

No dia 23 de setembro, às 19h, no Palacete dos Leões, ocorre o lançamento do livro “Contanto os Dias – relatos de mulheres que vivem atrás das grades, distan-tes de seus filhos”, escrito pelas jornalistas Ana Luísa Bussular Marques, Fernanda Vargas de Oliveira, Gleize Perez Alvim de Oliveira, Náthalie Christi Sikorski e Rhaíssa Sizenando da Silva.

A obra conta a história de dez mulheres e mães que vivem em regime semiaberto e é resultado do Trabalho de Conclusão do curso de Jornalismo, da PUC “A produção do livro foi importante para nosso ama-durecimento pessoal e profissional, pois entramos em uma realidade completamente diferente do nosso dia a dia”, afirmaram as autoras.

No livro, as jornalistas contam suas primeiras impressões ao che-garem à Penitenciária Feminina de Piraquara e a história de vida das personagens, que cometeram crimes, como tráfico de drogas e latrocínio, e hoje vivem atrás das grades. As presas relatam como foram parar na prisão, as situações que passaram na Penitenciária, como é a convivência com as ou-tras detentas, a estadia no Centro de Regime Semiaberto Feminino de Curitiba (CRAF) e o principal problema: o arrependimento de ter cometido o ato que as levou a ficar longe de seus filhos.

O Palacete dos Leões fica na Avenida João Gualberto, 530, Alto da Glória, na cidade de Curitiba, Paraná.

Livro que narra história de detentas será lançado

Page 12: ECO Curitiba 140

gastronomia12 Curitiba, 02 a 04 de setemrbo de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Chef & SaborPor Alexandra Gamarra

[email protected]

A Lellis Trattoria, fundada por João Lellis, que hoje comanda a casa ao lado de seu filho, Fábio Lellis, é uma tradicional cantina italiana que

mantém ao longo de 33 anos tradição e qualidade. O atendimento cordial e sempre alegre faz da cantina um ponto de encontro para os apaixonados pela gastronomia italiana, suas massas, que são de fabri-

cação própria, preparadas com deliciosos molhos são o destaque do cardápio, sabor com tradição passada de pai para filho, que hoje comandam juntos as 3 unidades localizadas em São Paulo, na cidade de Campinas e Curitiba. Como sugestão da casa segue esta deliciosa receita do Tortelloni a moda da casa. Mais informações acessewww.lellis.com.br.

As cozinhas da Casa Cor Curitiba 2014 De 26 de agosto a 05 de outubro acontece a edição da Casa Cor Paraná. As cozinhas são destaque na decoraçãodos ambientes, pois, além de funcionais integram os espaços com beleza, comodidade e bom gosto como o Loft gourmet de TatitllyZam-mar e a cozinha show assinada pelo arquiteto Gastão Lima.

Rotas do Pinhão

Um misto de aventura, história e gastronomia e uma excelente opor-

tunidade para conhecer as riquezas do nosso

estado e fugir da rotina estressante do dia a dia. www.rotasdopi-

nhao.com.br

Noite do camarão

Todas as terças-fei-ras e quartas-feiras o Donnastta frutos do mar tem a noite do camarão, onde é possível saborear essa deliciosa iguaria a um preço diferen-ciado. São petiscos

e pratos especiais como o camarão na moranga, camarão a catupiry, strogonoff de camarão, entre outros, vale a pena conhecer. www.donnastta.com.br

Espaço GourmetUm dia de muita atenção e tensão no Espaço Gourmet, que promoveu na terça-feira (26) uma dinâ-mica de desenvolvi-mento de cardápio com a primeira turma do curso Master Chef, onde jornalistas e familiares dos alunos foram convidados a degustar e palpitar. Arroz doce brûlée e sorvete de canela

Alexandra Gamarra é das cozinhas de sua terra natal entre salteñas bolivianas, aprendeu o bom gosto da culinária, e fez disso profissão. Há 6 anos está a frente do programa de televisão Chef e Sabor, um verdadeiro roteiro gastronômico das delícias do Paraná.

Ingredientes100g de filé mignon picado, 1 colher de sopa de manteiga, ½ cebola pequena picada, 1 colher de café de manjericão e 4 tomates secos picados.

Ingredientes do molho à Napolitana4 tomates sem pele e picados, 1 colher de café de alho picado, 1 colher de café de orégano, 1 colher de sopa de azeite, 1 colher de sopa de manteiga, e Salsinha e sal a gosto.

Recheio do TortelloniVitela, brócolis e mussarela de búfala.

Tradição passada de pai para filho

Lellis Trattoria

Modo de preparoEm uma panela frite o filé mignon e a cebola na manteiga. Depois de re-fogar a carne, adicione o manjericão e o tomate seco. Depois despeje essa mistura em uma travessa e em segui-da acrescente o molho a Napolitana (receita abaixo) e o tortelloni. Gratinar com a mussa-rela de búfala fatiada.

Depois de retirar do forno, decore com fo-lhas de rúcula picadas.

Modo de preparo do molho a NapolitanaEm uma panela, fri-tar o alho no azeite até dourar. Em seguida acrescente os tomates, a manteiga e o sal. Re-fogue. Ao final acres-cente o orégano e a salsinha.

Receita de Tortelloniaà moda da casa

Page 13: ECO Curitiba 140

Qual será a contrapartida?

O frigorífico JBS, leia-se Friboi e Seara, já doou R$ 52 milhões para candidatos nessas eleições. A maior doação foi para a campanha de Dilma Roussef, R$ 4,5 milhões. O restante do valor foi pulverizado na busca pelo poder nos governos estados, nas Assembléias Estaduais e no Congresso Federal.

Você sabia?

Levantamento da Revista Congresso em Foco mostra que a previsão de gastos dos candidatos em 2014 ultrapassa R$ 71 bilhões, valor que daria para manter o Bolsa Família por seis anos e é um terço maior que o previsto na campanha passada.

Teste do voto

Aproveite que estamos em época de eleições e telefone para o candidato que você simpatiza. Tente acesso a ele. Se ele já for um representante do povo vá até seu gabinete e tente contato. Observe se a porta está aberta ou fechada. Note como seus colaboradores o tratam. Esses fatores podem sinalizar de forma bem clara se ele merece ou não seu voto.

Perguntar não ofende

Aécio e Marina juntos no segundo turno? É o samba do crioulo doido? Não, é política!

13Curitiba, 02 a 04 de setemrbo de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba

Coluna do PierEspaço do jornalista Pierpaolo [email protected]

A médica Adriana Schmidt apresentou no último final de sema-na o XXI Meeting Care, evento que teve como tema Medicina da Beleza. Franciele Straub foi uma das participantes.

Registro de agradável degustação de cervejas no sábado, na Ninkasi Cervejas Artesanais, localizada no Centro Comercial Santa Bárbara. O proprietário é o carioca Antônio Eduardo, acompanhado na foto de André Junqueira, um dos mais respeitados especialistas do país quando o assunto é cerveja e do conceituado jornalista Aurélio Munhoz.

Irany Santos

Thiana Perusso

Page 14: ECO Curitiba 140

tecnologia14 Curitiba, 02 a 04 de setembro de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba

Google revela projeto de entregas por drones

O Google revelou o pro-jeto Wing, um sistema de entrega que utiliza drones, as pequenas aeronaves que voam sozinhas. De acordo com um post no Google+ oficial da empresa, a equipe responsável pelo projeto re-alizou alguns testes na Aus-trália e conseguiu entregar com sucesso alguns pacotes com um kit de primeiros so-corros, doces, biscoitos para cachorro e água para alguns fazendeiros de Queensland.

A empresa também in-formou que o sistema está apenas no começo do seu desenvolvimento, mas que ela acredita que tem um grande potencial para trans-portar bens de maneira mais rápida, segura e eficiente.

O setor de pesquisas da gigante de internet Google X está estudando os drones há dois anos, e agora contratou um novo líder para a equipe, o especialista em sistemas auto-matizados para aviões, Dave Vos. As entregas na Austrália foram feitas em um protótipo de aeronave com 1,5 m de extensão com quatro hélices, que se movem em diferentes posições de acordo com está-gios diferentes do voo.

O novo gadget da Apple, que todo mundo tem cha-mado de iWatch, não estará disponível para vendas nas lojas da empresa antes de 2015. Segundo foi anun-ciado pela Apple, o iWatch será apresentado em 9 de setembro deste ano, mas não será comercializado neste ano. A data certa não foi revelada, mas pode ser ainda no primeiro semestre do ano que vem.

A Apple parece obedecer a uma tradição de anunciar os produtos e só começar a vender meses depois, assim como fez com o iPhone e o iPad. É esperado que o novo gadget (que lança uma nova categoria de produ-tos), um smartwatch, seja usado para o rastreamento de dados de saúde e fitness. Ele também poderá ofere-cer algum tipo de solução de pagamentos.

A criação de um novo tipo de esmalte que muda de cor na presença de drogas

usadas em estupro tem gerado polêmica - e justamente entre ativistas anti-estupro. O projeto, que está sendo desenvolvido pela empresa “Undercover Colors”, de quatro estudantes universitários da Universidade da Carolina do Norte, prevê que a tinta mude de cor em contato com uma bebida

que contenha drogas usadas em estupros, como GHB e Rohypnol.

A ideia foi inicialmente elogia-da, com centenas de milhares de curtidas e compartilhamentos no Facebook e no Twitter. “Com o nosso esmalte, qualquer mulher vai ter poderes para garantir discretamente sua segurança, simplesmente mexendo a bebida com o dedo”, disse a empresa. “Se seu esmalte muda de cor, ela vai

saber que algo está errado”.Segundo Adam Clark Estes, do

blog Gizmodo, já existem métodos para testar bebidas para drogas. “Mas não é necessariamente fácil carregar estas coisas à noite e mostrá-las em bares”. O grupo disse que o produto ainda não está à venda e que testes estão sendo realizados para que o es-malte detecte diversos tipos de drogas.

Boneca Barbie ganha conta no Instagram pela Mattel

Nos tempos das redes sociais, até mesmo a boneca Barbie ganhou uma conta no Instagram. A conta @barbiestyle foi criada pela Mattel nesta semana e já contava com quase 52 mil seguidores até a publicação desta notícia.

Na conta na rede so-cial, a boneca se transfor-mou em uma blogueira de

moda, com fotos de looks criados pela Coach - que de-senha roupas da

boneca para cole-cionadores -, tiradas

principalmente pelo seu namorado Ken. A

ação de marketing veio a tempo para a Semana de Moda de Nova York, que acontece no início

de setembro. Depois, ha-verá fotos da Barbie em Londres, Milão e Paris.

O perfil está sendo admi-nistrado em conjunto com o BarbieCollector.com, site da Mattel que vende roupas e acessórios da boneca. Cada roupa mostrada na conta é então disponibilizada para compra no site.

Esmalte que detecta ‘Boa noite Cinderela’ causa polêmica

Apple não venderá iWatch antes de 2015, diz site

Modelo ainda nãop é conhecido mas centenas de

designers pelo mundo, tentam fazer protótipos

virtuais prevendo como seria o

produto

A Positivo lançou dois novos produtos de sua linha 2015, o tablet Positivo Mini Quad e o PC conversível (tablet + PC – 2 em 1) Po-sitivo Duo ZX 3000. A companhia brasileira, que completa 25 anos atuando no mercado de tecnologia, aposta nestes produtos como principal atração da empresa nos próximos dois semestres.

Com parceria com a Intel, a Positivo aposto no conversível para obter sucesso no mercado. Tra-ta-se de um aparelho de entrada (mais barato), visto como uma nova categoria para empresa, e com um atrativo em especial: o preço sugerido de R$ 999, bem abaixo que os concorrentes, como o Lenovo Yoga 2 (R$ 3.169).

Já o tablet custa R$ 599 e é visto pela em-presa sediada em Curitiba como um produto de alta performance, pronto para disputar com os gadgets já conhecidos no mercado, como o Galaxy Tab, da Samsung. O produto vem com o sistema operacional Android 4.2, mas o vice-presidente de marketing e produto

da Positivo, Mauricio Roorda, afirmou que a empresa promete para breve o update para a versão 4.4.

“Esse tablet é uma proposta dife-rente. É um produto de altíssi-ma performance. Ele não vem para disputar o mercado de entrada, e le vem para dis-putar o mercado de produtos de alta performance nesta faixa (de preço)”, completa.

Os dois produtos são fa-bricados no Brasil, sendo que o Duo ZX 3000 deve chegar às lojas entre outubro e novembro. E o Mini Quad chegará entre o final de setembro e o começo de outubro. Este é o sexto tablet da empresa, considerado por Roorda o “top de linha” entre todos já vendidos pelos brasileiros.

Mirando 2015, Positivo lança tablet e PC ‘2 em 1’ no Brasil

Page 15: ECO Curitiba 140

Curitiba, 02 a 04 de setembro de 2014www.leiaeco.com.br Eco Curitiba15

saúde

O consumo de café ou de chá não prejudica o coração e nem tem relação com outras

causas de morte, como infecções, segundo um estudo da Sociedade Europeia de Cardiologia, apresen-tado em um congresso organizado por esta sociedade. O encontro reúne até 3 de setembro mais de 30 mil cardiologista de todo o mundo em Barcelona.

A pesquisa se baseia no acompanhamento de 130 mil pacientes de entre 18 e 95 anos durante três anos e meio. A cardiologista Almudena Castro, que foi a encarregada de apre-sentar o estudo, explicou que “o resultado do estudo permite desmitificar a relação estabe-lecida historicamente entre o consumo de café ou chá e o

desenvolvimento de doenças cardiovasculares”.

Castro ressaltou que “o estudo também mostra que os consumi-dores de café são mais consumi-dores de tabaco, enquanto os de chá costumam ter hábitos cardio-vasculares mais saudáveis”.

No congresso também foi apresentado um estudo, elabo-rado pela Agência Francesa de Segurança Alimentar, que alerta sobre o consumo de grandes quantidades de bebidas energé-ticas, fundamentalmente entre os mais jovens.

O cardiologista Eduardo Ale-gría ressaltou que “é preciso levar em conta que este tipo de bebidas não são inócuas, como se quis fazer crer, e muitos jovens estão substituindo pelo álcool”.

Consumo de chá e cafénão prejudica o coração, aponta estudo

Levantamento feito pelo Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) com pacientes da instituição mostra que 65% dos pacien-tes fumantes não conseguem largar o cigarro mesmo após receber o diagnóstico da doença. O coordenador de Apoio ao Tabagista do ins-tituto, Frederico Fernandes, disse que o resultado da pesquisa foi surpreendente. “Nós imaginávamos, justa-mente, que uma pessoa que fumasse, na hora de receber o diagnóstico de câncer, fi-casse motivada a parar, pelo fato de ter desenvolvido uma doença relacionada ao taba-gismo”, afirmou em entrevis-ta à “Agência Brasil”.

Segundo o médico, apesar da vontade dos pacientes de largar o tabaco, o vício é mui-to forte. “Quando a gente con-versa com esses pacientes, vemos que eles têm vontade, estão motivados, mas, pelo fato de ter um nível alto de dependência da nicotina, não conseguem parar ou reduzir”, contou.

A situação se agrava, de acordo com Fernandes, pelo fato de o cigarro ser uma válvula de escape de gran-de parte dessas pessoas ao lidar com situações difíceis. “E, muitas vezes, quando a pessoa recebe um diagnóstico como esse, acentua os traços de ansiedade. Com isso, ela acaba não conseguindo largar o cigarro por não conseguir canalizar a ansiedade contra a doença em outra coisa”, explica o médico.

Além de ser um fator que contribui para o surgimen-to do câncer, Fernandes

destaca que o cigarro pode atrapalhar o tratamento. “Alguns tipos de quimiote-rapia têm menor eficácia quando a pessoa continua fumando e recebendo o tratamento”, enfatiza. Fu-mar também interfere na cicatrização e recuperação de cirurgias. “Se uma pessoa é submetida a uma cirurgia, parando de fumar ela tem uma cicatrização melhor e um pós-operatório menos complicado”, acrescenta.

Há ainda, segundo o médi-co, o problema da fragiliza-ção do sistema respiratório. “Uma das principais com-plicações que ocorrem no tratamento de câncer são as infecções respiratórias. E a pessoa que fuma tem chance maior de contrair uma infec-ção durante o tratamento do câncer”.

Por isso, o Icesp montou uma equipe para apoiar os pacientes que querem dei-xar o cigarro. “Nós temos uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e médicos, que vai dar um tratamento baseado tanto em medidas comportamen-tais, quanto em medicações, para tentar diminuir o vício”, detalha Fernandes.

Uma das principais linhas de atuação do grupo é, justa-mente, ajudar os fumantes a lidar com a ansiedade sem o tabaco. “Ensinar como lidar com as situações de proble-ma, com o stress do dia a dia, sem precisar recorrer ao ci-garro, coisa que muitos deles estão acostumados a recorrer desde a adolescência”, explica o médico.

Pesquisa mostra que 65% dos pacientes com câncer continuam fumando

cigarros

A segunda dose da vacina contra o papiloma vírus huma-no (HPV) começa a ser aplicada segunda-feira em meninas de 11 a 13 anos. A vacinação será feita em escolas públicas e particulares e também em unidades de saúde. A primeira dose foi aplicada em março deste ano. O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, lembrou que a vacina protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, enquanto os subtipos 6 e 11 respondem por 90% das ver-rugas anogenitais. Jarbas alertou que a aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imu-nização. “Sem a segunda dose da vacina, não há proteção”.

O ministro da Saúde, Arthur

Chioro, elogiou a taxa de cobertu-ra de 87% na aplicação da primei-ra dose. Ao todo, 4,3 milhões de meninas entre 11 e 13 anos foram imunizadas. Chioro também re-forçou a importância da segunda dose, cobrando forte mobilização dos estados e municípios e das redes pública e privada de edu-cação. “Precisamos garantir uma cobertura de pelo menos 80% na segunda dose”, disse. “Com toda certeza, o sucesso da segunda fase vai se repetir neste momento e, com isso, vamos reescrever a história do câncer de colo de útero neste país”, completou.

A vacina também está dispo-nível nos postos de saúde para meninas que ainda não tomaram a primeira dose. Para receber a segunda dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documen-to de identificação.

Estudo recomenda tomate para prevenir câncer de próstata

Homens que consumirem mais de dez porções de toma-te por semana podem reduzir em 20% os riscos de câncer de próstata, indicou um estudo feito por pesquisadores britâ-nicos. O estudo, realizada em colaboração entre as universi-dades de Cambridge, Oxford e Bristol, analisou a alimentação e o estilo de vida de cerca de 20 mil britânicos com idade entre 50 e 69 anos.

Os pesquisadores verifica-ram que aqueles que consu-miam mais de dez porções de tomate por semana – na forma de saladas de tomate fresco ou suco de tomate, por exemplo – reduziram em 18% o risco de câncer de próstata.

Aqueles que consomem as recomendadas cinco porções de frutas e legumes - ou mais - por dia pode diminuem em 24% o risco de apresentar a doença no futuro, em comparação com homens que comem duas por-ções e meia desses alimentos ou menos, indicou a pesquisa.

Segunda dose da vacina contra o HPV começa a ser aplicada

Mas especialistas afirmam que seu

consumo em grandes quantidades pode

provocar taquicardias, tremores, ansiedade, palpitações ou dor de

cabeça.

Page 16: ECO Curitiba 140

especial16 Curitiba, 02 a 04 de setembro de 2014

www.leiaeco.com.brEco Curitiba