ebook em busca do sucesso no twitter

32
EM BUSCA DO SUCESSO NO TWITTER Um guia para pessoas e empresas que buscam o sucesso nessa disputada rede social

Upload: jsvidal

Post on 01-Nov-2014

1.594 views

Category:

Technology


3 download

DESCRIPTION

Tanto para empresas quanto para pessoas o Twitter se tornou o local onde as ideias e pensamentos são divulgados. Onde os links são compartilhados. Onde tudo surge como uma “onda” incessante de informações geradas por todos e interligada a cada seguidor. Você não conseguirá observar cada detalhe dessa “onda”, mas poderá, com um trabalho bem orientado e cercado com boas ferramentas, tirar um bom proveito e criar um trabalho de sucesso que potencializará os resultados que você almeja.

TRANSCRIPT

Page 1: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

Em busca do sucEsso no TwiTTEr

um guia para pessoas e empresas que buscam o sucesso nessa disputada rede social

Page 2: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

Em junho de 2009 a construtora e incorporadora Tecnisa, conhecida como uma empresa 2.0 que, entre outras ações, investe muito em redes socais, realizou a venda de um apartamento no valor de 500 mil reais, através do seu perfil no Twitter.

E assim é o Twitter. Uma rede social onde as pessoas trocam as mais variadas informações. Interagem, conversam, reclamam, elogiam, tiram “sarro” de algum acontecimento, avisam que vão “dormir” e fecham negócios.

É o local ideal para empresas divulgarem suas novidades, conhecerem seu público, atenderem seus consumidores como em um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) online. Um local ideal para você através de sua conta pessoal, compartilhar sua vida com os amigos, divulgar seu trabalho, participar de promoções e ganhar admiradores.

Tanto para empresas quanto para pessoas o Twitter se tornou o local onde as ideias e pensamentos são divulgados. Onde os links são compartilhados. Onde tudo surge como uma “onda” incessante de informações geradas por todos e interligada a cada seguidor. Você não conseguirá observar cada detalhe dessa “onda”, mas poderá, com um trabalho bem orientado e cercado com boas ferramentas, tirar um bom proveito e criar um trabalho de sucesso que potencializará os resultados que você almeja.

Em busca desses resultados, muitas pessoas e empresas correram para o Twitter. Contudo, sem estarem preparadas para lidar com os detalhes da ferramenta e com a “etiqueta social” gerada pelo bom senso, muitos acabaram estagnando ou pior, decaindo os admiradores de sua marca.

Espero que esse eBook possa ajudar quem esta iniciando, quem já esta na rede, mas principalmente quem busca melhorar suas ações e verem seus resultados potencializados, para tirar uma melhor vantagem da rede, assim como tenho feito.

Uma boa leitura.

Jean Vidal Consultor de Marketing Digital

introdução

Page 3: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

Conhecendo o TwitterAfinal de contas, que “troço” é esse?

Sua origem

Em 1999, o seu criador, Jack Dorsey (@Jack), tinha uma paixão por mensagens instantâneas e ler o status de seus amigos no AOL Instant Messenger, e um dia teve a ideia de combinar os dois elementos.

Nesse período havia o pager RIM 850, o primeiro dispositivo com e-mail. E para utilização com este pager, ele conseguiu programar um sistema no qual poderia mandar um e-mail com seus status para qualquer lugar. Ele também podia ver sua lista de amigos e obter as atualizações enviadas para seu endereço de e-mail.

Contudo, era muito pequeno o número de pessoas que em 2001 tinham dispositivos móveis deste tipo. Assim não foi a hora certa para uma “revolução”.

Já em 2006, quando ele estava trabalhando na empresa de pod-casting chamada “Odeo”, Jack Dorsey ressuscitou sua ideia.A Odeo era uma empresa sem resultados expressivos, mas formada por Evan Williams (@Ev), que havia sido responsável pela criação do Blogger, junta-mente com Biz Stone, (@Biz) que trabalhava na gigante Google.

A ideia do Twitter original surgiu durante uma reunião de discussão de ideias (brainstorming) onde Dorsey falava sobre um tal serviço de troca de status, com um SMS.

Page 4: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

A escolha do nome

Apelidado inicialmente de “Status”, o “pré-twiter” tinha como conceito exata-mente o envio de mensagens curtas através do celular, em que você receberia um twitch (algo como vibração) no seu bolso quando um update era enviado.

Contudo a palavra não agradava, pois não mostrava exatamente o que era o serviço. Ao buscar nomes parecidos no dicionário, Dorsey e os outros encontraram a palavra twitter, que em inglês tem dois significados:

“Uma pequena explosão de informações inconsequentes”; e

“Pios de pássaros”.

Uma combinação perfeita para o proposto.

A explosão do Twitter

Em março de 2007, ocorreu um festival de música e filmes para novos talen-tos, que trouxe a tecnologia como foco através de conferências interativas, atraindo muitos criadores e empresários do ramo tecnológico para mostrar suas ideias. Neste evento foram colocadas duas telas de 60 polegadas no principal local de encontro dos participantes, mostrando exclusivamente mensagens trocadas via Twitter.

A ideia era que os usuários ficassem ligados no que acontecia durante o evento em tempo real, através da troca de mensagens curtas.

O sucesso da propagan-da durante o festival foi tão grande que o envio de mensagens diárias, que era em média 20 mil, chegou a 60 mil durante os dias do evento. Assim, os criado-res do Twitter e a ferra-menta receberam o prêmio Web Award, concedido pe-los organizadores do festival, ao qual agradeceram em 140 caracteres.

Como funciona

O Twitter segue o conceito de “microblog” (publicações de textos cur-tos e mobilidade) e foi criado para você acompanhar as atualizações de status dos seus amigos e também ter a opção de estar “distante”, fa-zendo algo longe dos teclados do computador. Uma rede social gratuita que pode ser desfrutada por qualquer internauta, não requer convite e permite que você publique seus “tweets” - suas atualizações em textos de até 140 caracteres - que ficam disponíveis em seu perfil e aparecem na página inicial (timeline) de todos os seus seguidores (followers). Do mes-mo modo você receberá as atualizações de quem você segue (following).

Mas porque só 140 caracteres?

Muita gente se pergunta o porquê do limite de 140 caracteres na hora de mandar mensagens pelo Twitter, e não, não é preguiça de escrever mais. A limitação de caracteres se dá exatamente pelo conceito inicial da ferra-menta: mensagens SMS. Além disso, enviar mensagens curtas é o princi-pal foco do serviço, onde existe uma página própria do Twitter para acesso via celular, com menos informações e visual mais leve. Para acessar, basta escrever o endereço http://m.twitter.com em seu navegador no celular e fazer o login. E também é possível instalar programas (em praticamente todos os celulares), para acompanhamento de redes sociais como o Twit-ter, entre outras.

Page 5: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

O tamanho do sucesso

Confira alguns dados que transmitem uma ideia do tamanho dessa gigante rede social e o conteúdo gerado pelos internautas. Outro dado complementar é que no Brasil estimam-se que existam 30 milhões de usuários. A quantida-de de pessoas utilizando o serviço somada a alguns bons cases internacio-nais também fizeram com que a febre do Twitter atingisse as empresas, que agora o consideram parte importante do seu marketing digital.

Fonte: Infográfic youpix.

A revolução na Tunísia foi tuitada

Você, em algum momento, deve ter lido ou assistido no noticiário chamadas como estas:

“Depois de 30 anos no poder, manifestantes derrubaram Hosni Mubarak no Egito. As organizações dos movimentos se deram através do Twitter e do Facebook.”.

“Na Tunísia, a população usa o Twitter para organizar manifestações que resultaram na destituição do presidente Ben Ali. Episódio ficou conhecido como ‘revolução na Tunísia foi tuitada’.”

“Após o terremoto que vitimou mais de dez mil pessoas no Japão, a popu-lação usa o microblog para buscar informações sobre parentes.”

Nesse contexto, a professora Pollyana Ferrari, durante uma entrevista concedida a IHU On-Line, explicou muito bem o que tudo isso significa:

“Não podemos dizer que foram as redes sociais que revolucionaram o mo-vimento. O movimento já existia, a insatisfação popular já existia, só que as redes sociais potencializam a forma de atuação. Então, elas permitem que mais pessoas postem mais coisas, mesmo em regimes ditatoriais cujo controle é de ordem máxima”.

Page 6: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

Transformando a comunicação

O Twitter, com seu fluxo de informações e a facilidade de propagar suas men-sagens, está alterando e ampliando a comunicação da sociedade. Como é o caso do perfil @transitozh do jornal Zero Hora, que presta o serviço gratuito de informações reais sobre o trânsito da capital gaúcha, Porto Alegre.

Outro exemplo foram os perfis criados para informar e ajudar as pessoas a fugir das diversas blitz que ocorreram em todo o Brasil, que buscavam flagrar os motoristas que não cumpriam a “Lei Seca”. E assim surgiram o @LeiSe-caRJ, @LeiSecaSP, @LeiSecaBH, etc...

Outro exemplo é o perfil @RastreaCorreio que informa quando um rastre-amento (de alguma encomenda sua) tem o status alterado. Para isso o in-ternauta cadastra o rastreamento de sua encomenda no http://rastreamen-tocorreios.com.br, coloca o seu código de rastreamento, e escolhe se quer acompanhar via e-mail ou twitter.

Por fim, você já deve ter visto alguma propaganda utilizando o “jogo da velha” (#) junto de uma palavra. Esse recurso, famosamente conhecido como ‘Hashtag’ transforma uma palavra em um link de pesquisa, levando a uma página onde aparecem os resultados de tweets com os últimos que escreveram a # + a palavra. Ele se popularizou de tal forma que chegou migrar da plataforma para o cotidiano das pessoas. #observe

Page 7: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

O Twitter como ferramenta de Marketing

Sete motivos para que sua empresa se convença da importância de começar os trabalhos no Twitter.

1 – Espalhar seu conteúdoA rede serve exatamente para as pessoas trocarem informações e este am-biente é muito propício para você divulgar seu conteúdo. Outro detalhe são opções como o “Retweet” (RT) que levam sua mensagem a diversos outros usuários, que por sua vez também podem retweetar e assim por diante, ge-rando o “efeito viral”.

2 – novo canal de contatoAtravés dessa plataforma, as pessoas encontraram uma forma simples e nada burocrática de entrar em contato. Tendo um perfil na rede social, sua empresa oferecerá um novo canal de contato.

3 – Gerar relacionamento

Com este novo canal, você terá a oportunidade de construção de relaciona-mento entre a empresa e os usuários. Quando somos seguidos por alguém, a pessoa esta dizendo que aceita e quer receber o que escrevemos . Além disso, ser seguido permite também o envio de mensagens diretas (DM) que são mensagens privadas, ou seja, estabelece-se um vínculo mais pessoal.

4 - melhora o branding

Com o Twitter sua empresa pode emitir uma imagem mais “humana” e ganhar uma personalidade, o que melhora o seu branding (imagem da sua marca).

Você pode ter conteúdos com humor, desenvolver sua própria linguagem, e se diferenciar no mercado.

5 – Gerar uma imagem de sucessoCom um trabalho bem feito e alcançando uma quantidade de seguidores sua empresa emite uma imagem de sucesso que aumenta as chances do seu conteúdo ganhar mais ReTweet. Isso acaba gerando um círculo de crescimento contínuo.

6 – defender a sua marcaA grande pergunta não é porque você deve estar no Twitter, você já está lá, as pessoas já estão comentando da sua empresa. E como no Twitter todo mundo conversa “abertamente”, tanto elogios como críticas são po-tencializadas. Você tem que estar lá para monitorar, defender e auxiliar na propagação das mensagens positivas.

7- conhecer o seu público. Com uma pesquisa simples você encontra opiniões e monitora termos, concorrentes, produtos, etc. Assim você pode conhecer melhor o seu pú-blico, os seus gostos, e ir aprimorando seu negocio com essas informa-ções.

Page 8: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

Aprendendo a utilizar o Twitter

Um passo-a-passo para quem nunca mexeu com Twitter.

Criando sua conta

Para criar sua conta, acesse o site do Twitter, e depois na guia “Novo no Twitter? Inscreva-se” preencha com seus dados (nome, e-mail e senha) em seguida pressione o botão “Inscreva-se no twitter”. Você será direcionado a uma tela para confirmar seu username, que será o seu arroba @Fulanodetal, que acaba se tornando seu endereço também (http://twitter.com/fulanodetal). As dicas para escolha de um bom nome são:

Busque um nome real (que represente o seu nome ou da sua marca);

Priorize por um nome curto (pra ter mais espaços nos 140 caracteres);

Não use números (a não ser que seja parte do seu nome/marca).

Feito isto você receberá um e-mail de confirmação do cadastro e pedido para ativar sua conta, este e-mail enviado serve para verificar se o seu e-mail é válido. Após isto, você será direcionado as telas de sugestões.

A primeira mostrará como é um tweet. Depois algumas sugestões de contas, com o pedido de “comece seguindo 5 perfis”, que se quiser você pode pular esta etapa.

Aparecerá uma outra tela com sugestões de famosos, que você também pode pular. A tela com opção de você acessar algum e-mail para encontrar seus amigos. E por fim, a tela para você ajustar seu Avatar (imagem do seu per-fil) e Bios (que é uma breve apresentação sobre você, em 160 caracteres).

Feito isso, sua conta estará criada! Agora vamos entender a importância do seu “Avatar” e de uma boa “Bios”.

Ajuste o “Avatar”

A imagem que aparece no seu perfil, também chamada de avatar, é uma etapa importante da configuração de sua conta. O “Avatar” é a principal forma de identificar a marca em meio ao “mar” de tweets. Isso também ajuda muito na construção de uma identidade, trabalhando o seu branding.

Para o perfil de uma empresa, recomenda-se utilizar a logo, ou criar uma representação gráfica própria (que pode ser utilizada em diferentes redes sociais). No caso de um perfil pessoal, a foto de rosto é a mais utilizada e costuma ficar visualmente agradável.

Uma dica, é você buscar colocar uma imagem com dimensões iguais (100x100, 200x200, etc), mas principalmente onde a miniatura fique bem visível e de fácil percepção. Se você não conseguir ajustar de um modo satisfatório, vale procurar por uma ajuda profissional.

Escreva (ou revise) a “Bios”

Tanto para as empresas como para perfis pessoais, e até mesmo para quem já possui a conta criada, a “Bios” (descrição ou biografia) é uma parte importante de ser revisada e aprimorada constantemente, sempre

Page 9: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

buscando utilizar de forma direta, mas envolvedora a sua descrição sobre si.

A importância principal é que a “Bios” será a primeira informação sobre você. Se alguém vier a conhecer seu conteúdo (através de amigos com um RT, por exemplo) e ficar curioso para saber um pouco mais, será a “Bios” que irá mostrar para essa pessoa do que se trata aquele perfil.

Outra dica é adicionar o link da sua empresa (blog, linkedIn, etc) na descrição ou no campo específico para isso.

Modificando o “background”

É possível criar um “background” (imagem de fundo do perfil) personalizado e com mais informações, gerando um maior apelo visual e a característica de diferenciação para o perfil da marca ou pessoal.

Para isso, acesse “Configurações” e depois “Aparência”. Ali aparecerá algu-mas opções já prontas, que podem ser legais para um perfil pessoal, mas que não ficam bem para perfis empresariais, que se não for alterar para algo próprio é melhor deixar a opção “padrão”.

Se você não possui recursos para criar algo personalizado e de maneira rápi-da, não precisa se preocupar muito. Em termos de resultado, um background personalizado, apesar de melhorar o branding, irá influenciar pouquíssimo no crescimento da rede, além de ser algo que sempre é possível melhorar posteriormente. Com isso não quero dizer que não é importante alterar (prin-cipalmente para o perfil da marca) mas pode ser feito com calma visando a qualidade.

Uma dúvida que sempre surge é referente ao tamanho do background do Twitter e a verdade é que não existe um tamanho certo, e a imagem não é cen-tralizada ou alinhada automaticamente. Isso gera um problema que já irritou muitos designers por aí, que é o fato de quanto menor a resolução, menos a imagem é exibida, ficando muitas vezes cortada ou desalinhada.

Para a solução desse problema é importante que você trabalhe a arte consi-derando a resolução mais utilizada, mas principalmente trabalhando na lateral esquerda o seu quadro de informações (logo, foto, etc), e continuar (esquerda para direita) a imagem com um fundo padrão (que pode ser um fundo tra-balhado), mas de modo que ele se torne um único tom ao final. Assim você regula o tom da sua imagem com a cor de fundo, gerando algo como uma

imagem única, mas com uma lateral trabalhada. Esta lateral, ocupando pouco espaço fica uniforme na maioria das resoluções.

Existem outras formas de fazer (onde você cria a arte para que ela seja re-petida, por exemplo), mas que envolve um trabalho mais demorado e com-plexo. A minha dica é um pouco mais simples, mas gera um bom resultado gráfico. Existem marcas que fazem do modo que citei e muitas outras que fazem de diferentes formas. Nesse quesito nunca ouve consenso. Por isso busque a melhor solução para o seu caso.

Veja alguns exemplos de perfis com bons backgrounds: Luciano Huck, Marcelo Tas, Geoffrey Dorne, Cris Spooner, We Heart Studios, Leggett, Créaam Studio, Peixe Urbano, etc... Para perfis pessoais você pode utili-zar o Themeleon.

Primeiros Tweets

Para enviar os seus primeiros Tweets (atualizações postadas), acesse a pagina inicial do Twitter, efetue o login em sua conta, e através da aba su-perior na direita, você poderá escrever sua primeira mensagem, e depois basta clicar em Tweetar.

Dica: Muitas empresas começam com a frase: “Agora nossa empresa tam-bém esta no Twitter!”

Eu comecei assim:

Aqui é importante você ir se familiarizando com a plataforma. Para isso, siga alguns perfis e acompanhe como cada um está sendo utilizado. E assim, comece aos poucos a utilizar a ferramenta.

No caso de uma conta de empresa é sempre importante começar com alguém que já tem conta pessoal no Twitter e o usa por algum tempo, mas sempre deixando bem claro que aquele espaço não é para opiniões pessoais ou se relacionar com seus amigos, mas sim divulgar e promover a imagem da empresa.

Page 10: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

Interaja com outros perfis (Reply)

Para você interagir com outros usuários da rede, seja citando alguém ou respondendo a um tweet, introduza na sua mensagem o @ + o apelido do perfil ao qual você esta interagindo. Essa ação chamamos de “Reply”.

Do mesmo modo, você pode acompanhar os “Mentions”, ou seja, quantas menções você recebeu (clicando na guia “Conectar” e depois “Menções”), e através dessa lista acompanhar quem te citou, quem te respondeu, etc...

Assim se desenvolvem assuntos abertos e o bate-papo entre perfis no Twitter.

Exemplo:

Dê um ReTweet

Outra característica de interação da plataforma são os famosos ReTweets (RT). Um RT ocorre quando você quer repassar (propagar) aquela men-sagem de alguém, que por um motivo qualquer você achou interessante. Existem dois modo de fazer:

1 - Clicando diretamente em “Retweetar” quando se passa um mouse so-bre um tweet na sua Timeline. Fazendo desse modo, o avatar e a frase exata do perfil daquele tweet que foi por você ReTweetado aparecerá no seu perfil e na Timeline de todos que te seguem.

2 - Ou copiando aquela frase, citando o perfil (Mention) e colocando o RT na frente. Fazendo desse modo, o avatar que aparecerá para todos os seguidores será o seu, e você ainda pode (havendo espaço) acrescentar uma nova frase.

Conversar reservadamente (DM)

Todas as opções até aqui descritas ficam registradas abertamente em seu perfil, contudo você poderá enviar mensagens reservadas, que chamamos de Mensagem Direta (ou Direct Message – DM), criando um papo restrito entre você e outro perfil.

Para que isso ocorra será necessário que o perfil ao qual você encaminhará sua DM o siga de volta, do mesmo modo que você deverá também segui-lo. E é por isso, buscando deixar disponível esse canal de mensagens diretas, que muitos perfis de empresas seguem todos seus seguidores de volta.

Para este bate-papo existem duas formas de realizar esta operação, uma pelo sistema e outra adicionando diretamente uma sigla em um tweet.

Pelo sistema: Ao lado do campo de busca, na barra superior, você encontra-rá um ícone representando uma pessoa. Clicando diretamente neste ícone, aparecerá diversas opções, entre elas a “mensagem direta”. Clique nessa op-ção, escolha “nova mensagem”, introduza o apelido (username) do perfil que a mensagem será direcionada, escreva a mensagem e depois envie.

Pelo tweet: Você pode também digitar a mensagem diretamente no campo

Page 11: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

“Publique um novo tweet”, mas para que esse tweet seja considerado uma DM, introduza no começo da frase a letra “D”, não se esquecendo de colo-car o Reply (para quem você esta direcionando a mensagem). Esta opção é utilizado por ser mais rápida, mas recomendo que, para novos usuários, utilize a opção citada anteriormente.

Encurtadores de Url

Conforme o aumento do fluxo de tweets e com a utilização de links (para seu site, blog, Facebook, etc), você logo sentirá a importância de urls me-nores, onde sobrará mais espaço para suas mensagens. Foi a partir daí que ganharam maior ênfase os encurtadores de url. Estes são sites ou aplicativos com uma funcionalidade muito simples. Você coloca o seu link e manda converter para uma url do próprio sistema.

Existe uma infinidade de encurtadores de Url, mas aqui vou apresentar as duas mais populares no Brasil, o Bit.ly e o Migre.me.

bit.ly

Em inglês, mas muito fácil de usar. Com ele você poderá criar um redire-cionamento rápido ou criar uma conta que oferece recursos extras como o “Contador de Cliques” e a capacidade de recuperar redirecionamentos

feitos anteriormente. Lançou recentemente o recurso “Bundle”, que permite ao usuário inserir mais de um endereço dentro de uma única URL curta. Outro detalhe interessante é que adicionando um sinal de + ao final de um link, e colocando este no navegador (ex: bit.ly/t3nrGB+) você será redirecionado a uma página com estatísticas sobre o link.

migre.me

Em português, esse encurtador é a principal ferramenta brasileira de encurtar urls. O seu grande diferencial é uma lista na sua home com os links (encur-tados) mais interessantes do dia. Os votos que os usuários passam ao link (simplesmente clicando ou dando ReTweet) sem nenhum tipo de cadastro no site ou qualquer outro tipo de intervenção é que criam esse ranking na home do site. Com ele você poderá acompanhar também (através da guia “Book-mark”) as estatísticas dos seus link.

Utilizando uma #Hashtag

Hashtags são termos importantes que representam um assunto abordado por várias pessoas. Para transformar um termo em uma hashtag basta acrescen-tar o sinal do “jogo da velha” em um termo(#exemplo). Assim aquele termo transforma-se em um link, que poderá ser clicado, remetendo os usuários a uma página com os tweets que contenham aquela hashtag, atualizada a cada interação.

A importância de ser utilizada é que alimentam listas onde as pessoas acom-panham assuntos direcionados. Estas listas, podem ser acompanhadas por outros usuários que queiram saber o que está sendo comentando sobre o assunto e assim o seu tweet aparecerá ali listado. Esta é uma forma de par-ticipar de listas de discussões e aumentar a repercussão dos seus Tweets.

Todo termo pode ser transformado em uma hashtag, e hashtags podem ser

Page 12: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

criadas com mais de uma palavra, como é o caso do #ficaadica (hashtag da expressão “fica a dica”). Com esta as pessoas enviam tweets com opi-niões sobre dicas (das mais variadas) que podem ser importantes para outras pessoas.

Outro exemplo é a hashtag #FF (Follow Friday). Virou tradição sugerir quem seguir no Twitter toda sexta-feira. Como uma espécie de jogo é uma forma de encontrar usuários úteis e legais no microblog. Você participa indicando quem merece sua recomendação para aquele #FF. Você pode incluir na frase o porque está indicando ou apenas adicionar o #FF e os indicados!

Ex: “#FF @Fulano @Beltrano @Etectera !!”.

Acompanhe os “Trending Topics”

Você pode saber ainda quais são os assuntos mais comentados através dos “Trending To-pics”. A lista é criada utilizando os dados das hashtag que mais recebem tweets, ou tam-bém termos que mais aparecem nos tweets. Você poderá acompanhar os assunto mais comentados em escala “mundial”, nos países

(inclusive o Brasil) e já esta disponível os assuntos mais comentados por algumas capitais.

Essa listagem fica disponível na página inicial do seu Twitter, na lateral esquerda, com o titulo de “Assuntos do Momentos”. Ali, em “mudar” é que você poderá selecionar qual a região gostaria de acompanhar esses assuntos mais comentados. Uma pergunta que algumas pessoas fazem é: Como uma hashtag minha pode aparecer nos Trending Topics? A res-posta é meio decepcionante, pois não tem receita e para aparecer nesta listagem precisaria ter um fluxo muito grande de pessoas comentando. Contudo algumas empresas, com campanhas e alguns virais, já consegui-ram essa proeza, momento que o assunto é potencializado (por aparecer ali) e até noticiados (como na coluna fixa do Portal G1 em “Assuntos do Dia no Twitter”).

Page 13: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

A criação do conteúdo Algumas orientações antes de sair criando

conteúdo “a torto e a direito”.

Quais informações publicar

Quando se fala de redes sociais (e aqui não estou falando apenas do Twit-ter) o que não faltam são “gurus” ensinando como se comportar, ou que informações publicar, enfatizando o quanto é importante que x% dos seus tweets sejam assim ou assado...

Na prática, pouco importa estes dados, ou como muitas vezes chamamos, essas “receitas de bolo”. O que importa é a qualidade do conteúdo que você produz e veicula. E quem decide se este é um conteúdo de qualidade serão seu seguidores. Assim, a maior recompensa que sua empresa ou seu perfil pessoal pode obter das mídias sociais são as pessoas valorizan-do e divulgando o seu conteúdo por conta própria, indicando para amigos, interagindo, etc...

Portanto, foque no seu público alvo. Conheça seus gostos. Pergunte o que estão achando. Com base nesses dados, vá sempre ajustando o conteúdo. E pode parecer simples essa orientação, mas envolve pesquisa, dedicação e relacionamento.

Conteúdo x Ofertas

Outra dúvida que sempre surge, são as perguntas específicas para cada

caso. Por exemplo: Eu tenho uma loja, o que devo divulgar mais no Twit-ter? Conteúdo ou Ofertas? A resposta pode ser meio decepcionante, mas é “depende”.

E depende novamente sobre o que o seu público espera de você. Você é um e-commerce que oferece tutoriais sobre os produtos? Divulgue isso. Ou é um e-commerce que tem ótimos preços, divulgue isso. Ou se você tem os dois, misture os dois. E depois veja o que teve maior repercussão, o que o seu público gostou mais. Depois vá ajustando o conteúdo. Sempre testando.

Um exemplo, são os comportamentos dos blogueiros no Twitter. Quem aces-sa um blog está atrás de uma opinião pessoal sobre um determinado assun-to. E assim eles vivem no twitter passando as opiniões deles. É o que gera maior repercussão e o que o público espera deles, por tanto, na maioria dos casos estão corretos em lidar assim com a ferramenta.

Erros mais comuns

Antes de iniciados os trabalhos na rede social é importante compreender qual posição que você ocupa perante a sociedade, ou por quem e qual instituição você está criando o conteúdo. A importância de não cometer o erro de publi-car algum comentário pessoal na conta da empresa, ou citando a empresa, pode parecer bobagem de ser lembrado, mas já gerou (e até hoje continua

Page 14: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

gerando) alguns problemas com perfis de grande empresas, como foi o caso do ex-diretor comercial da Locaweb. Ao comemorar uma vitória do Corinthians contra o São Paulo, o ex-diretor publicou uma frase provocati-va aos torcedores rivais e ainda citando o nome da companhia. Talvez tudo tivesse passado desapercebido se a Locaweb não fosse patrocinadora jus-tamente do São Paulo Futebol Clube.

É importante entender que, mesmo no caso de um perfil pessoal, a po-sição que se ocupa na sociedade fica evidente e por tanto, requer mais atenção em suas publicações. O Twitter da sua empresa deve manter o foco no tema de mercado dela e entregar conteúdo relevante para o públi-co alvo. Não use o perfil da empresa para comentar assuntos pessoais e principalmente para assuntos polêmicos como religião, sexualidade, times de futebol, política e etc.

Confira outros erros bem comuns:

não usar uma conta pública (aberta): O Twitter é basicamente voltado a relacionamento e a exposição. Uma conta protegida manda um recado ex-plícito de “não quero que se relacionem comigo”. Se essa é a sua intenção, sua empresa nem deveria estar no Twitter. Não use contas protegidas para uma empresa. No caso de perfis pessoais, se fizer muita questão pode-se colocar, mas repense o porquê de utilizar o Twitter, já que existem outras redes sociais, com mais segurança, e que você também encontrará seus amigos, famosos e empresas, ficará sabendo de suas novidades, etc (como o Facebook).

Divulgar o perfil sem ter conteúdo: Ocorre seguidamente com empresas ou até mesmo pessoas, que ao entrarem no Twitter correm pra divulgar

a novidade de tudo quanto é forma, e depois ficam decepcionados que o nú-mero de seguidores aumentou pouco (ou nem aumentou). Esse erro clássico ocorre devido a falta de conteúdo no perfil. Será o conteúdo rico veiculado que fará sua rede ir crescendo aos poucos. Sem ele, tudo não passa de um “fogo de palha”.

sair seguindo indiscriminadamente: Existe um desespero em muitas pes-soas em ter uma imagem de “sucesso” (através de uma grande quantidade de seguidores), e assim elas saem seguindo todos na esperança que estes retribuam. A grande questão é que possuir um número de “seguindo” muito desproporcional ao número de “seguidores” perde-se justamente essa ima-gem de “sucesso”. Sem falar na qualidade das pessoas que estarão te seguin-do de volta, ou seja, outras pessoas também só interessadas no número de seguidores e não no que você tem a dizer.

spammear diversas pessoas: Não adianta tentar usar estratégias ilegais ou incomodativas para chamar a atenção no Twitter. Estas ações são conside-radas por muitos como uma das coisas que mais incomodam na rede. Além do fato que este despero, ao final das contas apenas geram perdas de segui-dores.

não estudar como o Twitter funciona: Há muitas empresas e pessoas en-trando na rede sem ter objetivos claros e sem entender as regras e a “etique-ta” do Twitter. Mas um erro maior ainda é não ir além disso e aprender mais sobre como conseguir bons resultados na rede social.

Quantidades de Tweets Dia

Uma dúvida cruel e um debate longo é a quantidade de tweets enviados por dia. A resposta, e novamente aqui não podemos contar com “receitas de bolo”, serão testes para verificar a repercussão obtida com mais ou menos tweets. Para realização destes testes, crie uma rotina em uma determinada semana e outra na próxima. Por exemplo, passe uma semana postando 4 vezes por dia. Anote a quantidade de resultados (RT e seguidores, se aumen-tou ou caiu). Depois aumente para 10 postagens por dia e anote novamente. No final compare os dados. Aqui vale lembrar que fatores externos podem aumentar os seguidores de uma semana para outra, e por isso é importante observar se houve alguma influência que alteraria o resultado real. De todo modo, é importante ter em mente que será o conteúdo diário o fator essen-

Page 15: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

cial para o crescimento. Poderão ser 3 ou 30 tweets por dia, conforme a característica do seu público e o resultado obtido do seu teste. De tempos em tempos refaça esse teste.

Repetição de Tweets

Uma grande parte dos usuários do Twitter veem o que está acontecendo na hora, mas não voltam depois para olhar e analisar com calma, tweet por tweet. Assim, se no momento que você postar o seu público não estiver online, dificilmente ele voltará para receber a mensagem.

Por isso repetir uma mensagem não vai te prejudicar, mas é importante que você considere algumas orientações:

intercale com os novos: Cuidado para não repetir demais antigos tweets. É sempre importante publicar os assuntos novos, e entre estes, repetir um ou outro tweet com assunto “passado”; intervalo maior: Dê um intervalo um pouco maior durante as repetições. Não repita, por exemplo, em uma mesma manhã. Espere ao menos um turno, preferencialmente entre dias separados; relevância: Não repita todos os tweets, só os mais importan-tes e que você mais quer que as pessoas leiam.

Outra curiosidade é referente ao melhor horário para se postar os tweets. Alguns estudos apontam que o período da manhã entre 11 horas e meio dia é o período de “ouro” do twitter. Contudo, pela minha experiência, dependendo do perfil do público, esse horário pode variar. O que vale é testar diferentes horários e chegar a uma conclusão para o seu caso.

Page 16: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

Promoções pelo Twitter Compreenda como fazer e quais os tipos de promoções

que você pode criar para agitar o seu perfil.

Orientações Básicas

Criar sorteios no Twitter (para ganhar popularidade e mais seguidores) virou tão comum, que começaram a surgir muitos usuários que criam contas “falsas” (fakes) específicas para participar de promoções. Ou seja, não são perfis reais, não interagem com ninguém, onde seu objetivo é apenas participar o dia inteiro do maior número possível de promoções. Alguns desses “fakes” até usam scripts para identificar e participar (automaticamente) do maior número possível de promoções.

Existem os usuários que detestam promoções e ficam chateados com essas mensagens que lotam suas “timelines”. E ainda existem as pessoas que pensam duas vezes antes de participar, analisando se não “pegaria mal”, uma vez que seus seguidores receberão seus tweets e acabarão acompanhando seu envolvimento. Por isso é importante planejar bem suas promoções na rede social. A ação deverá ter um prazo considerável (nem muito curto nem muito longo) para que as pessoas participem. É importante cuidar para que não haja um excesso de repetição de uma frase de divulgação, além de ser importante o oferecimento de bons prêmios (e não um brinde qualquer). Outro detalhe é deixar claro a abrangência territorial da promoção (em nível nacional ou exclusiva para alguma cidade). Confira com atenção as próximas dicas, busque por mais casos de promoções já realizadas e cuidado para não “trocar as mãos pelos pés” e queimar sua imagem no mercado. Você pode e deve fazer promoções pelo Twitter, mas sempre preparado da melhor forma possível.

Tipos de promoções

Existem vários modelos de promoções que foram sendo desenvolvidas ao longo do tempo no Twitter. Mas vou abordar os três mais comuns que imperam (e infestam) o Twitter. Aqui, a segredo do sucesso é o fino balanço entre a criatividade e o bom senso. Vale enfatizar que o prêmio (valor e desejo por este) aumentam muito a quantidade de participantes.

Concursos de Velocidade

conceito: Nesse concurso você publica um tweet “desafio”, onde os seus seguidores tem que dar uma resposta velozmente.

Vantagens: Costuma ser utilizado em datas sazonais “diferentes”, ou seja, pouco conhecidas. Um exemplo seria o dia da cozinheira (10/05) você sorteia algum produto relacionado.

desvantagens: Algumas empresas utilizam junto com hashtags para criar a lista onde fique evidente quem respondeu corretamente primeiro. Contudo, normalmente ocorrem erros de digitação, ou respostas muito próximas da correta, que geram reinvindicações.

Page 17: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

recomendações: Apesar de ser útil para um data sazonal “diferente”, costuma gerar muito desconforto e não gera fidelização ou relacionamento. Com um resultado muito inexpressível é pouco recomendado está ação. Se decidir por fazer, todo cuidado é pouco.

Concursos Culturais

conceito: Neste concurso você publica um tweet “desafio”, onde os usuários precisam executar uma ação (normalmente responder uma pergunta) com maestria.

Vantagens: Com algum cuidado, a frase de resposta pode induzir a um elogio a sua empresa. Outro detalhe é que com o desfio de melhor resposta (e por tanto com o empenho dos participantes) as menções pouco se parecem com uma propaganda. Você ainda pode incluir uma Hastag ou link para seus site.

desvantagens: Por se tratar da melhor resposta a adesão de participantes costuma ser um pouco menor. Outro detalhe é que os participantes vão gastar um tempo criando essa “melhor resposta”, e isso induz a maior participação apenas ao final do prazo da promoção.

recomendações: Além do regulamento é importante deixar claro quem será a comissão julgadora (apenas a empresa ou mais alguém). Assim será necessário linkar a promoção a um conteúdo explicativo em um blog ou no próprio site da empresa. Não esquecendo esses detalhes técnicos, é uma ação interessante sim. Uma dica aqui é surpreender os participantes com um brinde extra para aquela frase que chegou em “segundo” lugar. Prestigie quem teve um forte empenho e a felicidade e satisfação dele será maior que do vencedor.

Concursos de RT

conceito: Neste concurso você publica um tweet “padrão”, onde os usuários precisarão ReTweetar (RT) aquela frase, e assim automaticamente estarão concorrendo. A escolha do RT vencedor ocorrerá com algum aplicativo especifico para esse tipo de ação (tema abordado mais a frente).

Vantagens: Alguns detalhes fazem a diferença, como introduzir o aviso “Siga a @LojaTal e RT”. Ou seja, colocar como regra que o sorteio será apenas para seus seguidores que RT aumentará sua quantidade de seguidores.

desvantagens: O excesso e a repetição. Esse tipo de concurso não pode ser por período muito longo, pois a frase padrão será anunciada algumas vezes durante o dia e o excesso por sua parte, e também por parte dos RT dos participantes podem gerar desconforto levando em casos extremos a perda de seguidores.

recomendações: Um delhate importante será o de não usar todos os 140 caracteres (use 110), pois quando alguém RT (pode aparecer seu @username junto da frase RT) e assim pode apagar algum trecho, sendo algo importante como o link. Apesar desses detalhes é uma promoção interessante de ser feita de tempos em tempos, mas não se recomendo usar apenas esta. No final das contas vale o esforço e o investimento, geralmente é muito efetivo, considerando o poder viral.

A importância do Regulamento

Parece um aviso desnecessário, mas é enorme a quantidade de sorteios que vemos diariamente no Twitter (e em outras redes sociais) sem ao menos um simples regulamento. Além de ser importante para você se respaldar, se organizar melhor, ate ter um norte para o máximo possível de situações que podem vir a ocorrer, o regulamento é um instrumento de transmite seriedade nas suas ações e deixa evidente para com o cliente as regras do jogo, sendo assim uma segurança para ambos.

Page 18: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

Se você não pode contar com um profissional de advocacia para construção deste instrumento, ao menos crie (você mesmo) um documento simples com as regras. O que vale aqui é ter em mente que qualquer desentendimento, ou tentativa de fraude, será este o instrumento irá conciliar sua marca com seu público alvo.

Passo agora algumas dicas que poderão te ajudar com o regulamento. Depois de pronto, publique em um site, com um caminho disponível para que qualquer internauta o possa ler.

Algumas dicas: Comece citando a rede social que transcorrerá a promoção; Deixe bem claro o que precisa ter para validar a participação; Mostre qual o programa será utilizado para realizar o sorteio, ou quem

será a comissão julgadora; Qual o período para participar e quando (dia e horas) será realizado o

sorteio, ou divulgado o vencedor; Qual será o prêmio ofertado. Aqui pode citar suas caraterísticas e o

benefício deste; Como será enviado o prêmio. E fica uma dica, não cobre o envio, o

vencedor não deve gastos para receber o que conquistou; Como o(s) vencedor(es) deverá(ão) entrar em contato para receber

maiores informações de como receber o prêmio; A promoção pode ser cancelada? Falta de adesão seria um motivo, e ai é

importante citar outros que possam ser “previstos”; Quem não pode participar da promoção? É só para maiores de idade, é só

para uma cidade especifica. CIte que os colaboradores e os parceiros não poderão ser escolhidos como vencedores; E por fim, quem est participando se declara consciente e de total acordo

com o regulamento.

Aplicativos p/ Sorteio

Entre alguns aplicativos para sorteios de promoções de RT no Twitter, vamos apresentar as duas versões mais utilizadas. Antes porém é importante entender que você sorteará para quem lhe segue ou para quem RT a frase com algum link. Um desses dois paramentos (seguir ou o link)

que serão capturados por esses aplicativos, que utilizam o sistema ramdom.org para realizar o sorteio.

sorteie.me

Um site brasileiro que nos permite escolher o número de pessoas que você queira sortear (entre 1 e 20). Nele contém a opção de você realizar um teste antes do sorteio “oficial”. Atualmente, possui duas modalidades de sorteio: entre seguidores e entre retweets de um link kingo.to. Mas cuidado, sorteios baseados em outros encurtados de link ou em hashtags não são suportados.

Atualmente já permite sorteios pelo Facebook através com seu app http://apps.facebook.com/sorteie/. Depois de realizado o sorteio “oficial”, o resultado fica disponível em uma pagina que você poderá divulgar como prova da veracidade do resultado da promoção.

Twitrand.com

Um site americano, que também nos permite escolher o número de pessoas que você queira sortear (entre 1 e 20), com o diferencial de poder escolher sortear entre quem segue você ou também quem você segue. Bem mais simples, você só tem autorizar o aplicativo no seu Twitter e escolher quantos seguidores vão ser sorteados, se seguidores ou seguidos, e clicar em “Generate”. Novamente copie o link do resultado na barra de endereço para você provar que não teve nenhuma fraude.

Atualmente, nesse aplicativo não existe a possibilidade de um sorteio através de um link ou hastag. Contudo, existe a possibilidade de ser acrescentado uma descrição que acompanha a página de resultados.

Page 19: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

Aumentando seus seguidores

Algumas técnicas para ajudá-lo a ir aos pouco aumentando o sucesso do seu perfil.

Entendendo o conceito

Além das promoções citadas no item anterior, existem outras técnicas que podem fazer diferença e ir aos poucos aumentando a quantidade de segui-dores que o seu perfil obtém. Contudo, enfatizo aqui a importância de um conteúdo rico voltado para seu público alvo e a paciência e persistência para um trabalho de longo prazo. Outro detalhe importante é o anseio que muitos usuário ficam em ter “x” mil seguidores no seu perfil. O que acredi-to que aqui vale não seja apenas essa “métrica de vaidade” e sim a qualida-de do seu público. Existe até um aplicativo (chamado Klout, veremos mais a frente) que cria um valor para seu perfil com base na sua popularidade (seguidores versus interações). Em muitos casos, contas que obtém maior valor do seu Klout não necessariamente tem valores exponenciais de se-guidores. #Ficaadica

Integração entre Redes Sociais

Se você já utiliza outra rede social (como por exemplo o Facebook) você pode integrar para que um conteúdo apareça na outra, levando assim as pessoas que “curtiram” sua Fan Page, a conhecerem o seu Twitter. Só que cuidado com essa ação de automatização, pois neste caso existem benefí-cios e desvantagens que devem ser muito bem analisados, antes de invadir uma rede com a outra. Veja as dicas a seguir:

Desvantagens

Perda de controle e qualidade: Quando você cuida “manualmente” dos conteúdos publicados, as informações dos seus tweets se tornam re-levantes, e isso é importante porque na maioria das vezes o perfil do pú-blico que te segue no Twitter é diferente de quem te curte no Facebook.

Personalização do conteúdo: Em cada rede social existem formatos e regras especificadas onde você adapta a forma de veicular seu conteúdo. Por exem-plo, no Twitter tem o limite de 140 caracteres, no Facebook não. No Twitter você normalmente publica o título do posts mais o link, no Facebook o título do post aparece na representação gráfica que surge quando é adicionado o link, tornando o comentário mais “livre”. Por tanto, quando você integra as redes sociais, um conteúdo fica pouco personalizado na outra rede social, diminuindo a chances de viralizar, impactar e aumentar a rede.

Vantagens:

Perfis atualizados: Você ouviu que é importante estar nessas redes sociais, e criou (e personalizou) seus perfis, mas não tem tempo suficiente para manter atualizadas, então sim, deixar uma rede social parada é pior que ser um robô. A ausência demonstra falta de cuidado. O melhor seria estar em uma rede que você possa dar atenção, mas se é temporário essa falta de tempo, e você recém está no começo de um trabalho, vale a automatização.

Page 20: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

novidades “fresquinhas”: Outro detalhe é que as vezes você esquece de citar no facebook aquela novidade fresquinha que publicou no Twitter e valia apenas por um dia. A automatização evita esse esquecimento.

No final das contas, eu não recomendo a integração, mas sempre cito alguma promoção que está acontecendo na outra rede, até novidades ou conteúdos “exclusivos”. Só que faço “manualmente” sempre frisando a qualidade do conteúdo. Assim, quando bem trabalhada, uma rede social sempre aumenta o sucesso da outra, é uma dica importante para você conseguir mais seguidores.

Integração com seu eMkt

Muitas empresas já utilizam e-mail marketing, tendo em alguns casos um bom volume no mailing (seu banco de e-mails), mas se esquecem de inte-grar os ícones das suas redes sociais no modelo padrão dos comunicados. Além dos ícones, outras ações podem ser tomadas aliando o eMkt a sua rede social, tais como:

aviso de atividade: A empresa entrou em uma nova rede social? Agora vocês também estão no Twitter? Envie uma newsletter contando essa no-vidade e convidando seus clientes a “seguirem” você e ficarem (em tempo real) por dentro de todas suas novidades. Contudo, certifique-se que você já tem um fluxo de conteúdo importante nessa rede, antes de emitir o comunicado.

aviso de #Promo: Vocês lançaram uma promoção no Twitter e estão ofere-cendo um mega prêmio para quem seguir e RT, ou fizer aquele comentário. Comunique seu mailing. É uma novidade, uma oportunidade de ganhar um super prêmio e pode interessar boa parte do seu público. Além de mostrar que seu eMkt oferece oportunidades (não só ofertas ou conteúdo).

Tweets da semana: Você pode criar um eMkt para listar o seus cinco twe-ets que geraram maior repercussão ou a criação de uma News semanal ci-tando: “Perdeu algum tweet importante? Veja o resumo do que aconteceu no nosso Twitter”. Aqui é legal colocar se teve algum tweet recomendação de alguma referência na área ou algum elogio. Claro que é importante não exagerar na sua autopromoção, mas fazer uma News resumo do que de

melhor aconteceu no seu canal. Outro detalhe é que a News não pode passar tudo ou ser enviada todo o dia, ou seja, querer ser o Twitter, mas sim instigar para que as pessoas te sigam.

No seu site (botões e Plug-ins)

O reflexo do seu sucesso estará representados nas redes sociais e, conse-quentemente, o sucesso de suas redes alimentará com mais visitantes o seu site. Se você tem um fluxo de internautas que visita seu site todos os dias utilize “plug-ins” e botões do Twitter (e outras redes sociais) para que se possa ser compartilhado e propagado seu conteúdo (ofertas, produtos, etc).

Vale citar a importância que estes fiquem em locais visíveis e estrategica-mente bem posicionados, sempre frisando a que a usabilidade do seu site ajuda na conquista de fãs (e seguidores).

Tweets Pagos

Você fez tudo o que foi citado até aqui, mas a quantidade de seguidores não aumenta, e agora?

Algumas empresas, talvez com esse problema ou na angustia de acelerar o processo de aumentar seu alcance digital optaram por contratar perfis de for-madores de opinião para emitirem ReTweets ou enviarem mensagens citando a empresa ou alguma promoção da empresa. Por experiência própria, posso afirmar que (dependendo da parceria) o efeito viral aumenta muito, contudo o valor desse tipo parceria não costuma ser barato, e assim, o que recomendo é a análise do “custo beneficio”, o que é muito pessoal. Para realização des-ta, verifique primeiro se o perfil é compatível com o seu. Depois verifique a quantidade de visitantes e o Klout (melhor explicado no capítulo IX) do perfil. Por fim veja se o preço solicitado é justo e compatível com o que você pode desembolsar e decida se vale o investimento. Outra dica é não sair perguntan-do direto por Reply quanto é o tweet. Peça para que ele te adicione, citando que gostaria de discutir por DM uma parceria. Uma última dica minha, é que eu nunca fiz por apenas um único tweet, pacotes custam menos e tem maior repercussão.

Page 21: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

Cuidado com aplicativos para ganhar seguidores

Você já pesquisou no Google “Como ganhar mais followers”? O Resultado será algo assim:

A maiores desses sistemas trabalham da seguinte forma: Você se autoriza o aplicativo de um desses sistemas a ter acesso a seu perfil, e automati-camente você começa a ganhar seguidores, e do mesmo modo, a seguir gente que nunca viu antes. Ou seja, autorizando o aplicativo, ele te adiciona automaticamente como seguindo outros que também utilizam o aplicativo, e do mesmo modo você recebe alguns seguidores. No modo “free” você ganha alguns poucos seguidores quando faz isso, e se quiser mais tem que voltar e fazer a mesma operação varias vezes ao dia, sempre ganhan-do ali uns 10 seguidores em média. Agora, se você optar por pagar, pode obter de um dia para o outro até 100 mil seguidores(!) e você não seguiu ninguém de volta. É revolucionário! Ou quase...

Primeiro é importante entender que esse sistema está cada vez menos agra-dando os usuários (tirando os desesperados por seguidores). Segundo que depois de contratado os 100 mil seguidores, ao final (normalmente) de 48 horas, metade ou mais da metade já te deu “unfollow” (ou seja, te deixou de seguir). Mas poxa, ainda são 50 mil! Ao passar da semana, vendo suas twit-tadas esse número despenca novamente pela metade. Ainda são 25 mil, sim, mas o número vai continuar caindo, ao final você será seguido por 15 mil per-fis, que são em média 80% inativos (alguns ainda com o avatar do “ovinho”). E no final das contas, além de seu Klout que irá despencar, e a quantidade de interações e qualidade desses seguidores fará com que você tenha certeza que jogou dinheiro fora.

Não recomendo para ninguém. O melhor trabalho é o construído aos poucos, mesmo que “tijolo por tijolo”, mas sendo um ativo de marketing em pleno crescimento. Esse tipo de ação é muito parecida com a compra de mailing (banco de e-mails) e divide opiniões. Com o amadurecimento do mercado, cada vez menos se usa mailing comprados, e espero que isso se repita com estes aplicativos para ganhar seguidores.

#UniaoDoTwitterSegueEuSigoDeVolta

Se você ainda assim, você não vai dormir se não tiver atingido a marca de “x” seguidores, eu recomendo acompanhar as Hastags dos perfis que “sigo se me seguirem”. Como é o caso da #UniaoDoTwitterSegueEuSigoDeVolta.

Todo dia aparecem desesperados e ansiosos por ter mais e mais seguido-res utilizando esta hashtag. Você pode acompanhar as atualizações, confe-rir se o perfil é compatível e seguir na esperança que cumpram o prome-tido (o que acontece na maioria dos casos, pois se não for cumprida você apenas deixa de seguir). É uma solução, mas insisto na atenção e cuidado. E aqui fica a pergunta:

Se você atua no “Oiapoque” (apenas) pra que quer seguidores do “Chuí’?

Page 22: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

Branding no TwitterQue ações você pode tomar para melhorar a sua

imagem nesse mar de perfis.

Seguir de Volta ou Não?

Nunca ouve consenso quanto a decisão de seguir de volta ou não as pes-soas que te seguem. O debate é longo, mas o que resolve é a utilidade para o seu caso. Se você criou o canal para relacionamento, siga de volta, se você criou o canal para monitorar algumas informações ou pessoas (da sua área, ou famosos, etc), não siga todos de volta. Veja algumas vanta-gens e desvantagens e tome sua decisão:

Vantagens:

o ego também conta: Como citado no item anterior, existem muitas pes-soas que se importam com a quantidade de seguidores (métrica de vaida-de) e por tanto irão se manter como fieis seguidores se você corresponder. Isso é quase um fenômeno cultural e realmente influência no controle de “unfollow”.

Libera o dm: Para quem defende, esse é o argumento chave. Quando você segue alguém e é seguido de volta, o canal de DM (Mensagem Direta) fica disponível, momento que este se torna um canal de atendimento (reser-vado) para você e o seu seguidor. Mesmo que sua empresa tenha outros canais para contato, deixar a disposição um leque de opções mostra o

quanto sua empresa está interessada em se relacionar com o cliente.

Desvantagens:

adeus Timeline: Com um número exponencial de pessoas que você segue, sua Timeline ficará insuportável para leitura. Por tanto, isso é realmente uma desvantagem e se ter a Timeline limpa e voltada para acompanhamento de fatos e pessoas seja importante para seu negocio, não saia seguindo todo mundo.

aproveitadores: Quando você não segue de volta, elimina o que chamamos de “aproveitadores”, que são justamente os perfis que seguem um monte de gente na esperança que seja seguido de volta, e se você não corresponder ele te abandona. Não se importar com isso, demonstra que você está mirando na qualidade e não na quantidade.

Na prática, particularmente, nas contas empresariais que cuido, sigo todos de volta. No meu perfil no Twitter, somente sigo quem tenho real interesse. Por tanto, aplico os dois casos, mas para diferentes perfis, lembrando que são diferentes necessidades.

Page 23: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

Encurtadores de Url com o nome da marca

Uma criação que diferencia a marca no mar de empresas das redes sociais (e aqui cito não só o Twitter, mas várias) é a utilização de um encurtador de url criado exclusivamente para a sua marca.

Por exemplo:

Outras vantagens podem ser observadas:

Se o servidor de url que você utiliza atualmente ficar “off” ou entrar em manutenção (o que normalmente é raro, mas pode ocorrer) seus links também estarão inativos. Do mesmo modo, se esse sistema for hackeado, novamente os links ficarão inoperantes.

Quando você utiliza um encurtador de url padrão (bit.ly, por exemplo), mesmo que por uma fração, as suas postagem estão divulgando aquele sistema. Ao invés de divulgar sistemas de terceiros é melhor divulgar o seu. Além disso o processo de criação é bem simples. Primeiro adquira a nova url (de até 9 caracteres) e que remeta ao nome da sua marca. Você pode contar com a ajuda do site Domai.nr que passará algumas sugestões para seu domínio, o próprio site te encaminha para onde comprar, e aqui é importante ter em mente que você poderá adquirir domínios de outros paí-ses como por exemplo “.es” (Espanha), “.to” (Tonga). Ao final, você poderá utilizar alguns serviços que irão criar toda a programação para que você encurte seus links usando o seu domínio e possa ver estatísticas, etc. Es-ses serviços você encontra nesses sites: bitly.Pro, awe.sm, budurl, yourls.

Agora é utilizar nas suas redes sociais.*Uma adaptação do tutorial do site insidetechno.com. Confira aqui o guia completo.

Page 24: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

Outras redes interligadas ao Twitter

Duas redes sociais ligadas diretamente ao Twitter que você provavelmente esbarrará por aí.

Apareça com o Twitcam

Faça um chat, onde você aparecerá direto da sua webcam, que será transmi-tido via streaming para todos os seus seguidores.

Ao acessar o site e fazer login com os dados do Twitter, o internauta poderá enviar um tweet avisando e convidando todos os seus seguidores do micro-blog. Com um excelente efeito viral, quem está te assistindo também poderá convidar outra pessoas, e assim o chat vai aumentando a audiência.

O mais legal do Twitcam é que um grupo de amigos pode fazer um chat ao vivo em vídeo ao mesmo tempo. Pode-se fazer uma conferência online para resolver um problema no trabalho, na escola e assim por diante.

Envie suas fotos com o Twitpic

Divertido, simples e ideal para compartilhar suas fotos!

Com ele os seus amigos e contatos recebem avisos de suas novas fotos adicionadas.

A tecnologia permite a publicação de fotos através de aparelhos móveis (smartphone ou similar), e depois de recebida na sua plataforma é enviada uma publicação direta no seu perfil. Ele ainda oferece diversos recursos como comentar ou divulgar as fotos no seu blog. Quanto à foto, há possibi-lidade de girar e visualizá-la por inteira, etc.

Page 25: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

Alguns aplicativos de monitoramento

Informações que você precisará para desenvolver um trabalho mais profissional no Twitter.

SocialSeek e Monitter

socialseek: Quando você quer achar alguma informação na inter-net, você corre para um buscador (o “Google”). Contudo as redes sociais são também uma excelen-te fonte de informações que você pode e deve utilizar para se manter informado ou apenas monitorar o

que esta sendo comentado e divulgado sobre determinado assunto. Para que você não necessite conectar em vários sites para fazer essa busca so-cial é que surgiu o Social Seek. Ele reuni todas as respostas em uma única tela e separa o resultado por categorias para você encontrar justamente o que precisa. Notícias, tweets, posts de blogs, vídeos, imagens e até even-tos. Um filtro ajuda a limpar as ocorrências e as abas mostram as respostas individuais por categoria. Usar o SocialSeek é muito fácil. Pode ser utili-zado tanto por aplicativo (que roda com o Adobe AIR) ou diretamente pelo site, possui apenas um campo de preenchimento, com algumas opções de refinamento. Digite o tema e o local e deixe que o socialseek vasculha nas uma rede sociais para ver o que encontra. Twitter, Flickr, Blogger e YouTube são apenas alguns dos portais varridos...

monitter: Uma ferramen-ta gratuita de monito-ramento em tempo real que permite acompanhar sobre um (ou vários) de-terminados assuntos vin-culado nas redes sociais, podendo ainda filtrar os

resultados por uma determinada Cidade, Estado ou País. Muito fácil de ser utilizado e em poucos passos você estará controlando as informações dese-jadas. Uma boa e útil ferramenta de para o dia-a-dia.

TwUnfollow, ManageFlitter e iUnfollow

Para acompanhar quem esta deixando de te seguir, apresento três bons aplicativos para você usar no dia-a-dia:

O Twunfollow é o aplicativo queridinho dos usuá-rios do Twitter pois emite um relatório sobre quem te deixou de te seguir (do mesmo modo, quem agora esta te seguindo), com informações por dia, sema-

na, mês ou ano. Ao contrário de outras ferramentas, o TwUnfollow funciona

Page 26: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

direitinho, de forma rápida e muito fácil de usar. Para começar a acompa-nhar basta apenas conceder acesso do aplicativo ao seu perfil no Twitter.

O manageFlitter segue a mesma li-nha, só que de um modo bem mais completo. Com ele você poderá saber quem não está te seguindo de volta, quem esta sem foto no perfil (ou seja, apenas com a foto padrão do Twit-ter – o famoso “ovo” – indicando que são perfis criados recentemente ou “fakes”), quem esta inativo (que não posta um tweet a mais de 30 dias), os que mais postam e os que menos,

entre outras informações. O bacana do aplicativo é sua usabilidade, já que permite realizar a ação em massa de deixar de seguir perfis selecionados, onde, com apenas um clique você seleciona cada pessoa e com outro deixa de seguir todas, ou seja, poupa muito tempo!

O iunfollow tem como função principal gerenciar seus con-tatos do Twitter. Ele possibi-lita visualizar as pessoas que o seguem mas você não está seguindo de volta, cancelar pedidos para seguir usuários com contas protegidas e criar

uma lista de perfis que você não pode deletar. O site permite executar es-sas funções com muita rapidez e eficiência. Outro detalhe bacana é que ele oferece um histórico com todas as ações que você fez dentro do programa, permitindo assim você observar se esta com mais retribuição de seguidas (ganho de seguidores) ou deixando de seguir (perda de seguidores). Todas as listas contam com atalhos do teclado, o que torna as tarefas muito mais rápidas do que fazê-las no site oficial do Twitter. Atualemnte, não uso o iUnfollow, porque (apesar de ser excepcional) toda vez que você acessa o programa gera um tweet (sem sua autorização) com uma mensagem de divulgação do aplicativo, o que para contas profissionais não é nada bom.

Klout

O Klout é um sistema que analisa a influência que o usuário tem nas redes sociais. Para isso a ferramenta gera um calculo baseado em 25 critérios e, a partir disso, emite um valor (0 a 100) para sua popularidade. Serve tanto para internautas quanto para empresas, e considera, além do Twitter, outras redes sociais, como o Facebook, Instagram, Tumblr, FourSquare, Google+, Youtube, entre outros. Alguns índices podem aumentar ou baixar signifi-cativamente o seu Klout, tais como: se suas informações são comumente consideradas interessante; a rapidez com que alguém lhe dá um ReTweet, a influência que você exerce sobre os seus seguidores (levando a clicarem em links, por exemplo), se você é seguido por alguém interessante (com Klout alto), mas principalmente se você e esse Klout alto interagem normalmente, entre outros fatores. Além do número (klout) da popularidade, e dependen-do dessa pontuação, outras duas estatísticas são geradas. A “True Reach” (Alcance Real) que é o calculo da quantidade de pessoas que você influência e a “Amplification” (Amplificação) da sua mensagem, considerando quan-tos internautas interagem com suas postagens (Reply ou RT, por exemplo). Mesmo por curiosidade ou pensando em melhorar o engajamento social dos seus perfis, o Klout é uma maneira interessante de descobrir o real sucesso da marca ou perfil na rede social. Considerado um dos serviços mais relevantes, é utilizado por agências e ate mesmo esta agregando suas informações em muitos aplicativos de gerenciamento de redes. Um serviço online gratuito e interessante, onde você pode ate mesmo conferir o status dos seus amigos e comparar com sua popularidade. Apesar de não ser uma informação extremamente precisa, é hoje a plataforma que passa um valor do sucesso (não só a quantidade de seguidores) mais próximo possível da realidade para o trabalho de social mídia, podendo ser um bom guia ate mesmo para a orientação quanto a aquisição de “Tweets Pagos”.

Page 27: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

Alguns aplicativos de gerenciamento

Para não ter que passar o dia inteiro na frente do Twitter, você pode utilizar um aplicativo de gerenciamento.

Tweetdeck

O Tweetdeck é um dos sof-twares mais utilizados pelos twitteiros para conferir em tempo real as novidades, programar seu tweets, mo-nitorar as interações (reply e DM) e palavras chaves. Chegou ao seu auge em ju-nho de 2009, onde, segun-do o site oficial do Twitter, obteve 45.70% de todos os compartilhamentos de

updates de status sendo gerados pelo software. Em 25 de maio de 2011, o TweetDeck foi adquirido pelo próprio Twitter, por um preço estimado entre 40 a 50 milhões de dólares. Desde então, com as ultimas atualizações (e a pouca aceitação das novas versões), anda perdendo um pouco de fatura de mercado.

Basicamente, com ele, os usuários podem dividir em diferentes colunas informações que julgar relevantes, como por exemplo, em uma coluna os tweets dos seus amigos, em outra os Replys, em uma terceira as DMs, outra uma lista que você esta acompanhando, e assim por diante. Você acompa-nha uma série de informações em um painel amplo e organizado.

Hootsuite O Hootsuite é um aplicativo web simples e funcional em formato de painel de mídias sociais que permite o geren-ciamento de múltiplas platafor-

mas e perfis como Twitter, Facebook, LikedIn, My Space, Foursquare, entre outras redes sociais.

Com as mesmas funções básicas (encontradas em diversas plataformas, como TweetDeck) de programar e monitorar que o que esta acontecendo nas suas redes socais, só que com alguns adventos que fazem uma gran-de diferença, como: O maior número de redes sociais; Se tiver uma conta no Wordpres você pode “blogar” diretamente pelo Hootsuite; Analisar os resultados com relatórios de estatísticas; Indexação de dados do Google Analytics, etc.

Disponível em três planos: Gratuito, Pago (Pro) e Corporativo. Se optar por essa plataforma, recomenda-se o uso na versão paga por ser mais comple-ta, agora, a versão gratuita irá realmente satisfazer suas necessidades, com alguns relatórios de estatísticas, inclusive sendo bom para você se habituar a ferramenta.

Page 28: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

Sprout SocialEssa plataforma paga (em U$) chamada Sprout Social, que vem crescendo no cenário mundial, muito completa é atualmente a que eu uso. Com um design mui-to bem trabalho e uma boa usabi-lidade, o sistema tem as mesma funções de “praxe” para você ge-renciar suas redes sociais (além de também integrar outras redes

sociais).

O Sprout Social mede (automaticamente) a audiência e o grau de influência nos ambientes virtuais, além acompanhar em gráficos o crescimento (ou não) das suas redes sociais, e passar uma breve analise (sexo e faixa etária) do público que te segue, entre outras informações como países, cidades, melhor dia para postar. Até monitorar e te comparar com algum concorren-te, etc.

Para quem quer experimentar, é possível fazer uma experiência gratuita por 30 dias e depois adquirir um dos planos pagos, que levando-se em compa-ração ao custo de outras ferramentas e o custo benefício, este aplicativo ainda está muito barato.

Radian6

Considerado por muitos como uma das ferramentas mais poderosas para o monitoramento de mídias sociais, o Radian6 possibilita aos seus usuários além de monitorar as diversas contas de redes sociais, também outros canais como blogs, websites e fóruns de redes sociais. Com ele você poderá obter informa-

ções super detalhadas sobre as fontes de social mídia.

Com uma série de widgets, que exibem diferentes análises apresentadas individualmente, será possível avaliar o impacto da mensagem, exibir um fluxo de posts, comentários, Tweets, de comentários em outros sites (como compartilhamento de vídeos e fotográfica), etc.

Sua tecnologia transmite as empresas ideias sobre o que estão dizendo so-bre sua marca, produtos e também competidores. Para se ter uma ideia do sucesso, segundo alguns rumores revelados, estimasse que entorno de 50% das empresas listadas na “Fortune 500” estão utilizando a plataforma.

Page 29: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

O que faltou citarAlguns assuntos que não foram abordados,

mas que são importantes debater.Avatar e Background animados

Como muitas vezes já observamos, o brasileiro é chegado em uma bobagem para chamar atenção, e esse habito não passaria despercebido nas redes sociais. Falando exclusivamente do Twitter, a última bobagem descobertas foi enganar o sistema através de um bug (erro) é colocar um GIF animado no Avatar e Background, para que este fique “animado”.

Eu não vou ensinar a fazer, primeiro porque considero de mal gosto essa ação, e porque com algumas buscas no Google você acharia (e mais com-pleto) tutorias de como fazer.

Mas o que é importante aqui frisar, são os motivos para você não entrar nes-sa onda e “queimar” sua imagem na rede social. Mesmo sendo obvio para quem já atua na área, no convívio com a ferramenta, já vi algumas marcas (ainda que pequenas) utilizarem esse recurso, acreditando que estão assim se destacando na multidão.

Eis alguns motivos para não cair nessa onda:

uma ação ilegal: Apesar de não estar explicitamente declarado pela em-presa, para criar as animações você precisa burlar o sistema e assim está criando uma ação que se torna ilegal.

imagem de spammer: No próximo item vou falar um pouco melhor, mas podemos adiantar que tendo um avatar ou background animados, você

transmite a imagem (desesperada) de querer aparecer, que aliado com a ilegalidade citada acima, muitas vezes gera a sensação de que você é um spam.

mar de confusão: Se todos os usuários (ou sua maioria) resolvessem uti-lizar dessa técnica, o acompanhamento diário do Twitter ficaria muito des-gastante, com aquelas imagens cheias de cores, piscando, confundindo e tirando o foco da sua visão.

sensação ruim: Você pode gerar a arte (gif) da melhor forma possível que ainda assim a sensação de movimentos das imagens ali (em um campo que você não estava esperando) gera uma sensação estranha e desconfortável.

Esse é um assunto polêmico e cada um tem sua visão e posição. Eu não gosto e nem recomendo, tanto para contas pessoais, mas principalmente para as profissionais.

Não seja um Spammer

Muitas pessoas tem dúvidas sobre que ações podem ser consideradas spam no Twitter, com alguns vindo a fazer uma ação errada alegando “inocência”. Se este for o caso, vamos entender aqui algumas dessas ações mais comuns.

Page 30: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

Reply Spam: Já que os seus tweets estão gerando poucos resultados, você seleciona uma lista de perfis, e pra cara perfil você envia a mensagem/propaganda com um Reply naquela mensagem.

Ex: “Descubra com perder 10 quilos! @fulanodetal + Link”...

Ou seja, o seu seguidor não pediu aquele tweet e você não esta interagindo com ele, está é enchendo a lista de “Mentions” dele com mensagens in-desejadas. Você gerou um Spam. Isso gera resultados? Não. E gera muita revolta e pode induzir a “unfollow” (perda de seguidores).

dm spam: Através de um serviço de automatização de terceiros, você ca-dastra seu perfil para toda vez que alguém se torne um seguidor seu, ele envia uma mensagem de boas vindas, ou vez e outra envia uma mensagem/propaganda através da opção de Mensagens Diretas (DM).

Essa ação até hoje muitas empresas utilizam. Pode parecer que não faz mal, mas aquela mensagem robotizada (por mais educada e bem intencionada que seja) não agrega valor nenhum ao relacionamento, e com a utilização em massa por muitas empresas a caixa de DM dos twitteiros começou a ficar lotadas com propagandas, e por tanto perdeu-se o seu valor.

Tweet spam: Já que o Twitter é um “mar” de atualizações, com gente pos-tando os seus tweets o tempo todo, você resolve chamar atenção com uma serie de tweets, uma atrás do outra, para ocupar um maior espaço na Time-line dos seus seguidores, e assim ter a certeza que foi visto sua mensagem.

Essa é uma das ações que geram mais “unfollow”, simplesmente porque é muito chato ter a sua Timeline abarrotada de mensagens, ainda mais repeti-das. Inclusive, por esse mesmo motivo é sempre indicado não gerar tweets em excesso, e se for usar um “tweetfeed” (que gera automaticamente um tweet a cada atualização do seu blog), veja se a quantidade de postagens que você tem por dia não poderia acabar incomodando seus seguidores. Se for o caso utilize um método mais manual (e com mais qualidade).

Vale ainda esclarecer para quem participa de “Concursos de RT”, que ficar

gerando ReTweet demais, além de incomodar seus seguidores, pode ser configurado pelo aplicativo de sorteio que você era um “divulgador” e por tanto você fica fora do sorteio. Por isso toda moderação é necessária.

Controle e Teste

Como uma última dica, sempre é importante controlar (através das confi-gurações no Twitter mesmo) a quantidade de aplicativos que você já auto-rizou o acesso a sua conta. Não deixe ali aplicativo que você não usa mais, pois este acesso que você permite aos programas, para que possam efetuar ações em seu nome, do mesmo modo você esta passando uma série de informações pessoais para estes.

Outro detalhe é a importância de criar um perfil “teste” para conhecer os novos aplicativos, já que alguns saem gerando tweets automáticos sem sua permissão e um tweet divulgação de algum programa no seu perfil empre-sarial, se não pegar “mal”, ao menos é um conteúdo “spam” que você vei-culou. Utilize primeiro nesse perfil “teste” para depois de ter se habituado a ferramenta levar ao perfil pessoal ou profissional.

Page 31: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

O Twitter não e esse “bicho de sete cabeças” que algumas pessoas pintam, e do mesmo modo podemos sobreviver sem ele. O que quero citar é para não se deixar abater no começo, mas procurar depois tentar não viciar, e mal acordar e já conectar no “pássaro azul”.

Ele é uma rede social de informações rápidas, onde você e sua empresa de-vem fazer parte dele. Alias como citei aqui neste eBook, o “bordão” que nós profissionais da área sempre citamos é que “você já esta no Twitter”. Seu amigos já estão te citando. Pessoas já estão comentando sobre sua marca. Todos propagando mensagens positivas ou negativas. Por isso é importante não ficar fora dessa rede social e acompanhar os assuntos que te interes-sam, responder as criticas e propagar os elogios.

É importante também ficar atento a resposta dada pelos seus seguidores através das Replys sobre um determinado assunto postado por você. Mo-nitore duas vezes ao dia, e responda o mais breve possível. Você nem imagi-na a felicidade que alguém fica quando uma marca responde um tweet, mes-mo que sua responda seja o tradicional “estamos analisando o problema, em breve retornaremos”, o usuário já fica contente.

Isso tudo porque o Twitter é uma ferramenta de interação. E depois de res-pondido e sanado a dúvida das pessoas, anote a opinião dela. Faça uma pesquisa de campo sobre quem é o seu público alvo, de modo a saber quais links divulgar, assim como o conteúdo de seus posts, priorizando o nicho que você atrai. Através desse banco de dados é que se otimiza as ações no Twitter.

Só que para você trabalhar todas essas informações você precisa entrar na “onda”, mesmo que comece aos poucos. Ler um eBook sobre o Twitter já é um bom começo. Maioria nem faz isso. E buscar ampliar o conhecimento sobre a ferramenta é o melhor passo para começar e entender como melho-rar suas ações nesta rede social, que ainda (como muitas) é muito jovem.

Fique atento as dicas aqui citadas, e procure desenvolver um bom trabalho (sem trapaças ou spam). Com calma, “tijolo por tijolo” você construirá um ativo de marketing (pessoal e profissional) que fará diferença aos seu pro-pósitos.

Obrigado pela leitura. Espero que tenha gostado.

Alias, me segue no Twitter @js_vidal !! ;P

Uma palavra finalPara encerrar, uma palavra final de agradecimento e

algumas últimas dicas.

Page 32: Ebook Em Busca do Sucesso no Twitter

Informações sobre o autor:

Jean Vidal

Trabalha com internet a quase 10 anos. De Blogueiro a Gerente de E-commerce, hoje atua como Consultor de Marketing Digital em uma das melhores agências de Marketing de Resultados do Brasil.

Criador do extinto Prêmio BMD – o Blog Mais Desejado do Brasil, e do canal de Twitter/Feed de promoções o @Ofertas_Online, cuida atu-almente de alguns perfis de rede sociais de empresas e e-commerce.

Para maiores informações acompanhe os artigos no blog Inteligência Network ou entre em contato.