ebook - caixas decoradas - amazon simple storage service · mente após o uso, pois se o produto...

12
12 Simples Dicas Para Decorar Caixas em MDF de Maneira Profissional

Upload: letruc

Post on 05-Jun-2018

217 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

12 Simples Dicas Para

Decorar Caixas em MDF

de Maneira Profissional

INTRODUÇÃO

SOBRE A REVISTA ARTESANATO

INTRODUÇÃOVocê ama caixas decoradas? Adora descobrir novas técnicas e segredos para melhorar as suas peças?

Então você está lendo o material correto! Reunimos aqui 12 dicas super simples, mas que fazem toda a diferença para a decorar caixas em MDF de maneira profissional. São dicas variadas, desde técnicas até informações sobre cálculo de preços para venda das peças. São os tópicos que deixam mais dúvidas na maioria dos artesãos e que agora você vai descobrir e usar nos futuros trabalhos.

Espero que goste do conteúdo.

Fernando Oliveira Editor do site Revista Artesanato

O site Revista Artesanato nasceu da vontade de compartilhar ensinamentos em artesana-tos e da paixão por trabalhos manuais. Desde o ano de 2009 estamos trabalhando para transmitir para você os passos a passos mais incríveis que encontramos.

Graças aos nossos visitantes fieis, alcançamos um posto de destaque na divulgação de técnicas de artes manuais. Recebemos mais de 500 mil visitantes por mês em nosso Blog e nossos perfis em redes sociais, como o Facebook, somam mais de um milhão de fãs.

E foi com a missão de transmitir conhecimentos artesanais que tivemos a grande ideia de criar um Portal (www.artesanato.com) focado somente em cursos online para quem deseja aprender as mais variadas técnicas de artesanato que existem por aí.

Como sempre estamos pensando em maneiras de alcançar um público cada vez maior, optamos por produzir cursos completamente online. Já que a Internet consegue chegar a todos os lugares, artesãos de todo os cantos podem tem acesso às nossas aulas.

Especificamente sobre caixas em MDF temos dois cursos principais, o Clube das Caixas Decoradas e o Caixas em MDF com Estilo. Sabemos que este tipo de artesanato é muito valorizado e de beleza ímpar.

revistaartesanato.com.br

CAIXAS DECORADAS

Por isso, em parceria com a artesã Ana Cristina, que atua no ramo de artesanatos há 10 anos, nós apresentamos aulas para que você possa aprender vários tipos de decoração de peças em MDF. Não perca a chance de se qualificar conosco e comece aprender já com o nosso Curso de Caixas em MDF com Estilo e entre para o nosso Clube das Caixas Decoradas.

E para te deixar com gostinho de quero mais e com uma sede imensa de aprender, preparamos este eBook com várias informações úteis e dicas ótimas para você já come-çar a produzir as suas caixinhas de MDF decoradas. Não deixe de ler! Preparamos tudo com muito carinho, pensando sempre em você!

As caixas em MDF decoradas são um tipo de artesanato simples de se fazer e que ficam lindas ao aplicar as técnicas corretas. Você tem à sua disposição uma infinidade de possi-bilidades para decorar caixas, desde técnicas de pintura, como a pátina por exemplo, passando por revestimentos com papel e tecido e também a utilização de texturas. Sabendo aplicar as técnicas corretas você pode fazer peças extremamente valorizadas e de bom gosto.

E para te ajudar com isso, preparamos esse guia com 12 dicas imperdíveis para você que quer começar a fazer essa arte ou mesmo já trabalha com a decoração de caixas. Confira a seguir cada dica!

O primeiro passo para iniciar a decoração da sua caixa de MDF é preparar a peça. E para isso é necessário queimá--la para fechar os “poros” da madeira. Assim o acabamen-to da peça terá um melhor resultado, pois a absorção da tinta pela madeira será reduzida e consequentemente haverá uma economia de demãos de tinta. As formas de queimar uma peça de MDF irão variar de acordo com a cor que você deseja pintá-la. Se você pretende usar cores escuras, queime a peça com duas demãos de Goma Laca Indiana. Ou se deseja ter uma peça pintada com cores claras, você deve queimá-la com Base para artesanato, que pode ser encontrada de várias marcas no mercado.

1. Como fazer a preparação da peça para pintura?

revistaartesanato.com.br

O uso da base para peças que receberão a pintura clara é por já ter a coloração branca, facilitando a cobertura e acabamento da caixa. Mas se não achar necessário, é possível usar a goma laca indiana em ambos os casos. Após ter suas peças queimadas e imper-meabilizadas, você deve lixar com uma lixa fina para madeira, sem pesar a mão, somente para tirar as imperfeições. É importante citarmos que alguns artesãos preferem passar apenas duas demãos de tinta acrílica branca para servir como base da sua peça de MDF, ao invés de queimá-las, essa também é uma ótima opção.

Para pintar uma peça de MDF sem deixar as marcas do pincel é muito simples. Passe uma demão da tinta com um pincel de cerdas macias em toda superfície da caixa. Lem-bre-se de pintar cada área da peça separadamente, para não correr riscos de esbarrar em outras áreas ainda molhadas ao trabalhar. Ainda com a demão de tinta úmida, passe um rolinho de espuma na superfície para alisar a tinta e espere secar. Depois, com ajuda de uma lixa fina para madeira, passe-a bem de leve na área pintada para tirar as imper-feições da tinta. Se ficar a marca da lixa não tem problema, será necessário mais uma demão de tinta para finalizar.

Rachaduras nas bordas após pintar sua peça de MDF são normais. A madeira pode inchar conforme a umidade do ar e se acontecer somente em áreas de emendas da madeira não há motivo para se preocupar. Provavelmente as rachaduras apareceram pelo exces-so de tinta ou uso de tintas inapropriadas, no próximo tópico vamos te contar quais são as melhores tintas para usar em peças de MDF.

E pronto! Sua caixa de MDF está pronta para receber a tinta na cor desejada. É importante deixar claro que para aplicação de qualquer técnica de decoração, mesmo as que não envolvem pintura como a decoupagem, é extre-mamente necessário dar uma base à caixa.

2. Como não deixar marca de pincel na peça?

3. Porque a tinta racha nas bordas e como evitar

http://monicascarpat.arteblog.com.br/163027/Duvidas-pintura-em-MDF/

http://www.youtube.com/watch?v=yYSkMI7BUgw

revistaartesanato.com.br

Para evitar essas rachaduras, não deixe sua peça secando no sol, pois quanto mais calor incidir sobre ela, maior será o seu inchaço. Também não assopre a peça com a tinta ainda úmida, pois também estará transmitindo calor para a peça. Outro cuidado importante é ao pintar, esticar bem a tinta, de modo que ela não fique acumulada nas bordas.

Primeiramente é importante saber que a impermeabilização da peça fará toda a diferen-ça em seu acabamento, ou seja, o resultado da pintura dependerá de como você quei-mou a peça. Para relembrar como é o processo de queimar uma peça de MDF volta ao primeiro tópico. Quanto a qual tipo de tinta aplicar em artesanatos em madeira MDF é possível utilizar a tinta Acrílica à base de água ou a tinta PVA à base de resina. Cada uma possui suas propriedades, então a escolha deve ser feita de acordo com o gosto do artesão e qual o acabamento é desejado. Você precisa saber que ambas as tintas são de aplicação fácil e secagem rápida. A tinta PVA possui um cheiro mais brando e é indicada para quem almeja um acabamento com textura fosca, enquanto a tinta Acrílica propor-ciona uma impermeabilidade maior e possui um acabamento brilhante e não necessita de aplicação do verniz. A maior diferença entre elas é em relação a sua durabilidade e resistência a água, em que a tinta acrílica consegue reter a umidade e não solta ao entrar em contato com a água, ao contrário de superfícies da pintadas com a tinta PVA.

É possível encontrar também a tinta acrílica fosca, para quem deseja obter um acaba-mento fosco sem utilizar a tinta PVA. É muito utilizada em técnicas decorativas e quando diluída em água pode ser lixada para obter o efeito de pátina. Para deixá-la brilhante é preciso aplicar o verniz. É importante ter em mente que a opção de tinta deve ser feita de acordo com o tipo de decoração escolhida e também levar em consideração o custo e benefício, além de qualidade, durabilidade e praticidade.

4. Qual tipo de tinta usar para pintar caixas em MDF?

?http://www.arteblog.net/2011/07/21/dicas-qual-tinta-utilizar-acrilica-ou-pva/http://www.setcosplay.com.br/2013/08/dicas-tipos-de-tinta-para-uso-em.html

revistaartesanato.com.br

A aplicação do verniz após a pintura é imprescindível para a peça decorada, pois ele funcionará como uma película protetora da sua peça de MDF e protegerá contra possí-veis arranhões, sujeira, umidade e etc. Assim a sua caixa decorada ficará intacta por muito mais tempo.

Existem inúmeros tipos de vernizes para artesanato com características e propriedades diferenciadas. Mas precisamos sempre estar atentos quanto à base do produto escolhi-do. Seja ele à base de água ou à solvente, nunca se esqueça de lavar o pincel imediata-mente após o uso, pois se o produto secar em contato com a ferramenta irá endurecer as cerdas e dificilmente a ferramenta voltará ao normal.

Para escolher qual verniz utilizar é preciso conhecer qual melhor se encaixa em seu projeto. Preparamos uma lista contando para você todos os tipos de vernizes que encon-tramos por aí:

Verniz Acrílico Brilhante: É o mais indicado para pessoas com alergia, pois é praticamente sem cheiro. Deve ser aplicado com pincel e possui um brilho mais suave. É uma ótima opção para dar acabamento em peças de madeira, papel, cortiça, cerâmica, gesso e etc. Age como uma película seladora em materiais porosos e não é tóxico, além de ter secagem rápida e ser total-mente transparente.

Verniz Acrílico Fosco: Possui as mesmas características e propriedades do Verniz Acrílico Brilhante. Porém seu acabamento é completamente fosco, sem brilho nenhum.

Laca Acrílica: Este verniz possui as mesmas características do Verniz Acrílico Brilhante, porém seu acabamento proporciona maior proteção para a sua decoração, além de um resultado com muito mais brilho.

Laca acrílica Cristal: Essa opção de verniz também possui as mesmas propriedades do Verniz Acrílico Brilhante, mas em sua composição foi incluído o glitter em várias cores. Sendo assim, só opte por esse produto se desejar que sua peça tenha pontos de glitter em seu resulta-do final.

Madrepérola H2O (Pérola ou Ouro): Esse produto também é muito brilhante e não possui cheiro, mas não é totalmente transparente. Só opte por utilizá-lo quando desejar um acabamento perolizado na decoração da sua peça de MDF. Também pode ser utilizado em materiais como: vidro, metal, gesso e cerâmica.

5. Que tipo de verniz usar?

Vernizes à base de água

revistaartesanato.com.br

Os pinceis mais indicados para trabalhar com tintas acrílicas em pinturas decorativas em madeira são os de filamentos sintéticos, pois oferecem melhor desempenho em pinturas com detalhes e em cantos por serem suaves, mas ao mesmo tempo firmes. Também são indicados para bases envelhecedoras e colas. Existem vários modelos e tipos de pinceis com o filamento sintético para diferentes momentos da sua pintura. Preparamos uma lista para você saber qual o pincel certo para cada parte da sua pintura.

6. Quais pincéis usar?

Verniz Geral: Possui secagem muito lenta e cheiro muito forte, por isso é contra indicado para pessoas alérgicas. Protege bastante a peça e possibilita que a peça possa entrar em contato com umidade. Também pode ser aplicado em outros materiais como gesso, cerâmica, biscuit e corti-ça. Sua secagem é lenta, mas o seu resultado é com muito brilho. Também deve ser aplicado com pincel.

Verniz Cristal: Por possuir uma coloração amarelada, não é o verniz mais indicado para peças com cores claras em sua decoração. Possui cheiro forte, muito brilho e proteção, mas sua seca-gem é lenta. Sua aplicação é mais fácil do que o verniz geral por ser um produto com mais liqui-dez.

Verniz Fosco: É o verniz com o resultado totalmente fosco e também pode ser utilizado em materiais como cerâmica, porcelana e vidro, conseguindo imitar o efeito de jato de areia em peças de vidro. Também possui cheiro forte, sendo assim não é indicado para pessoas alérgicas.

Verniz Vitral Incolor: Seu resultado se parecesse com uma película de vidro sobre a pintu-ra. Apesar do cheiro forte e secagem lenta, possui muito brilho quando seco. É mais indicado para aplicação em vidro, mas possui ótimo desempenho em metais, cerâmica, gesso e principal-mente em madeira.

Verniz Vitral Madrepérola: Possui as mesmas propriedades do Verniz Vitral Incolor, porém o seu resultado final é perolado. É indispensável sua aplicação em técnicas de decoração marmorizada.

Vernizes à base de solvente

http://www.atelierlembreidevoce.com/2012/06/como-escolher-o-verniz.htmlhttp://vidaeartepasso-a-passo.blogspot.com.br/2010/10/verniz-e-suas-finalidades.htmlhttp://www.setcosplay.com.br/2013/08/dicas-tipos-de-tinta-para-uso-em.htmlhttp://www.comopintar.com.br/verniz-a-base-de-agua-para-artesanato

revistaartesanato.com.br

Os pinceis são uma ferramenta indispensável para a produção de artesanatos, principal-mente para decorar peças de MDF. Sendo assim devemos cuidar dos nossos pinceis muito bem para que eles possam ter uma vida útil longa, já que são artigos não tão baratos. A primeira regra universal para aumentar o tempo produtivo dos seus pinceis é: lave-os imediatamente após o uso. Se você deixar que eles sequem com resíduos de tinta ou verniz, eles podem estragar após a primeira pintura. É importante ter sempre em mente que cada tipo diferente de produto que o pincel entrar em contato tem uma diferente forma de limpeza, mas independente da tinta ou veniz usado, nunca largue os pinceis de molho, pois pode resultar em cerdas ou pelos deformados e enferrujar as virolas. Compilamos para você todas as dicas de limpeza de diferentes tipos de tinta e vernizes.

7. Como limpar os pincéis usados?

Para linhas bem fininhas e acabamentos use um pincel com as cerdas pon-tiagudas e bem fino.

Para contornos e flores use um pincel que possua as cerdas com as pontas arredondadas.

Para preencher espaços em sua pintura use um pincel com cerdas de ponta reta e que tenha a virola (parte metálica do pincel) achatada.

Para produzir o efeito de sombreamento use um pincel chato com as cerdas chanfradas, ou seja, cortadas na diagonal e a virola achatada.

Para contornos grossos em pinceladas contínuas, sombreados e pétalas de flor utilize um pincel chanfrado, porém com a virola arredondada.

Para fazer folhagens e acabamentos use um pincel com a virola chata que possua as cerdas com pontas desiguais.

http://cristinabottallo.art.br/blog2/?p=10140http://www.blogpintura.com.br/pintura-em-madeira/com-que-pincel-pintura-em-madeira/

+Para limpar a Tinta Acrílica use somente detergente e água em abundância. Para certificar-se que não há mais resíduos de tinta no pincel pode utilizar o álcool em gel. Ele conseguirá remover os excessos de tinta seca.

revistaartesanato.com.br

Sabe-se que a cola é o principal ingrediente para que você possa realizar a técnica de decoupagem que nada mais é do que a arte de cobrir superfície com recortes e ima-gens, de qualquer tipo, com cola. Para produzir uma decoração com decoupagem em sua peça de MDF, é possível utilizar vários tipos de colas, como a goma laca, cola branca, termolina ou a cola específica para decoupagem em madeira. A principal regra desta técnica é utilizar a cola em pequenas quantidades, para evitar bolhas ou outras imperfei-ções. Todos os produtos citados acima geram ótimos resultados, mas muitos artesãos optam por utilizar a cola branca para produzir essa decoração, por ser o produto de mais fácil acesso. E para uma melhor execução da colagem das figuras passe uma camada bem fina de cola sobre o MDF onde deseja colar as imagens. E para não danificar o papel é valido diluir a cola branca na água para que sua aplicação corra menos riscos de rasgar.

8. Qual cola usar para decoupagem?

+Ao limpar tinta ou vernizes à base de solventes é importante primeiramente retirar o excesso do produto com jornal ou um pano. Depois coloque o pincel de molho em um recipiente com o solvente indicado para o tipo de verniz ou tinta. Deixe o pincel mergulhado por alguns segundos, agite-o, mas sem deixá-lo encostar-se ao fundo do recipiente para não deformar suas cerdas. Retire-o do solvente e verifi-que se ainda há vestígios de produto. Se sim, repita este processo. Feito isso, lave o pincel com água corrente e sabão neutro. Com o pincel ainda úmido, modele suas cerdas para que ela não seque com o formato errado. Lembre-se sempre de deixar que eles sequem com as cerdas viradas para cima ou em posição horizontal.

+Para limpar Vernizes à base de água basta colocá-lo em um recipiente com água e bastante detergente, agite-o, mas também sem deixá-lo encostar-se ao fundo para proteger as cerdas. Depois que verifi-car que não há mais vestígios do verniz no pincel lave-o com água cor-rente limpa. Deixe-o secar, sempre com as cerdas para cima ou em posição horizontal.

http://www.ehow.com.br/limpar-verniz-madeira-pinceis-como_158665/http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/conservacao-dos-pinceis/http://www.abra.com.br/artigos/15-como-conservar-os-seus-pinceishttp://www.pinceistigre.com.br/pinctore/dicas_detalhe.php?id=1http://mulherelastica.blogspot.com.br/2009/06/amo-pinceis.html

revistaartesanato.com.br

Em um recipiente limpo você vai misturar quantidades iguais de água e cola branca. Se você despejar cola em um terço do recipiente, despeje também um terço de água. Mis-ture até que fique homogêneo. Lembre-se de diluir somente a quantidade de cola que for necessário para aquela decoração. Você também pode optar por utilizar colas específicas para decoupagem que podem ser encontradas no mercado, elas garantem um ótimo rendimento e total transparência, além do baixo odor. A termolina leitosa também pode ser uma opção, por suas proprie-dades impermeabilizantes, porém possui um cheiro forte e não é indicado para pessoas alérgicas.

Para calcular corretamente o preço de um artesanato é preciso levar em conta alguns gastos e despesas. É preciso definir quais são os seus gastos fixos, que engloba os gastos com energia, água, luz, internet e mais o que julgar necessá-rio incluir, como despesas com aluguel de espaço para produção ou custos de ligações para realizar encomendas de matérias primas e etc. Também é necessário computar os gastos variáveis da produção que englobará os gastos dire-tamente relacionados ao produto, como material, embala-gens, mão de obra, impostos, fretes e lucro.

9. Como calcular o preço de uma caixa decorada?

A receita para diluir a cola branca é...

+1 parte de cola 1 parte de água

https://www.youtube.com/watch?v=Lm4-lRBGFZkhttp://eudecoro.com.br/artigos/introducao-decoupagehttp://www.gatopreto.com.br/news/180510-lancamento-do-site-gato-preto/http://claudetealex.blogspot.com.br/2012/12/cuidados-ao-fazer-decoupage.htmlhttp://www.ehow.com.br/facilmente-cola-decoupage-economica-como_17456/http://passoapasso.reciclaedecora.com/dicas-de-artesanato/para-que-serve-a-termolina-leitosa/

$$$

revistaartesanato.com.br

É possível imprimir o papel de transferência em casa, sim! Porém é preciso fazer isso seguindo algumas dicas primordiais para se alcançar o resultado espe-rado. A técnica de transferência de imagem pode ser aplicada com qualquer tipo de imagem, até mesmo utilizando fotografias. Se você possui a imagem dese-jada em forma física, como por exemplo, uma foto, irá precisar digitalizá-la com ajuda de um scanner. Ou você pode buscar por uma imagem online. Lembre--se de procurar por imagem em alta resolução e de boa qualidade. É só pesquisar por bancos de ima-gens que disponibilizam gratuitamente o seu acervo de imagens.

É necessário imprimir em uma impressora a laser, para que a imagem tenha uma quali-dade superior. As impressoras caseiras geralmente são a jato e não garantem uma impressão com a qualidade necessária. É importante também sempre imprimir a imagem de forma espelhada, já que a imagem será posicionada para baixo quando a aplicarmos na madeira.

É importante destacar que a sua mão de obra deve estar inclusa no preço final do artigo, e este valor deve ser proporcional ao tempo dispendido para produzi-lo. Quanto mais horas gastas, maior o custo da mão de obra no valor final. Ao chegar a uma soma final, é importantíssimo incluir também uma porcentagem de lucro no preço. É com esse lucro que sua produção irá crescer e prosperar. Para saber tudo sobre cálculo de preços, confira um artigo específico sobre o tema, CLIQUE AQUI.

Com está técnica de acabamento é possível aplicar um efeito muito criativo que dá uma cara completamente nova e diferenciada para a sua caixa de MDF. Esta técnica sempre deve ser aplicada com um tom de cor mais escuro que a cor escolhido para o fundo da sua caixa decorada. E também utilizar um pincel chanfrado para facilitar a sua confecção.

11. É possível imprimir o papel de transferência em casa?

12. Como fazer sombreamento?

http://www.artesanato.com/restrito/curso/caixas-em-mdf-com-estilo/Transferncia-de-imagem-ptina-provenal-e-carimbo/2http://www.ladecasa.blog.br/como-transferir-uma-imagem-do-papel-para-a-madeira/

revistaartesanato.com.br

APRENDA MAIS!E aí, gostou das dicas? Então agora é hora de aprender mais! Conheça já os nossos cursos sobre caixas decoradas:

Clique aqui para aprender a fazer 10 modelos diferentes de caixas

Clique aqui para aprender a fazer técnicas profissionais, como sombrea-mento

É muito simples, basta você mergulhar o pincel em um recipiente com água, tirar um pouco do excesso em um pano, e depois mergulhe a ponta das cerdas do pincel na tinta. Com o auxilio de uma pequena peça de azulejo, misture a água e a tinta que já estão nas cerdas nessa superfície. Você perceberá que a coloração da tinta irá adquirir um aspecto aquarela. Com a mesma ponta do pincel que esteve em contato com a tinta que agora está misturada com a água, passe nas bordas da sua peça. O resultado terá um efeito de sombreamento por onde for aplicada.