expedienteaemaravilha.com.br/uploads/files/magazine/78-edicao-abril-2014-28... · artigo: e o bom e...

20

Upload: ngocong

Post on 19-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Expediente

Índice

Revista Líder EmpresarialUma publicação mensal da CDL/Associação Empresarial de Maravilha

Jornalista responsável: Angela Batisti - MTE 4555-SC

Edição, textos e fotos: Assessoria de Comunicação da CDL/Associação Empresarial de Maravilha

Projeto gráfico e diagramação: Giovar Juarez Garcia

Impressão: Arcus Indústria Gráfica

Tiragem: 1.000 exemplares

Distribuição gratuita

03PALAVRA DA DIRETORIA

04 REPRESENTATIVIDADE

09PROGRAMA EMPREENDER

15SOLUÇÕES EMPRESARIAIS

Artigo elaborado pela diretora tesoureira da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, Jucilei Honaiser.

Dirigentes de CDLs se reúnem para seminário com Luc Pinheiro; Diretoria recebe sargento da PM e discute sobre câmeras de videomonitoramento; Presidente da CDL/Associação Empresarial reivindica pela infraestrutura do município; Entidade participa de campanha pela duplicação da BR-282; CDL/Associação Empresarial recebe premiação em evento da Facisc; Deputado estadual Marcos Vieira visita a entidade; Produtos vencidos são alvo de fiscalização junto ao setor mercadista; Inauguradas as novas instalações da cadeia pública; Implantação de uma nova Casa Lotérica pauta reunião.

CACB e Facisc avaliam o andamento de projetos do Empreender Competitivo; Projeto Empreender 2014 é aprovado pela Câmara de Vereadores; Área industrial é tema de reunião do Núcleo Metalmecânico com o Poder Executivo; Curso de SolidWorks; Dulce Magalhães compartilha seus conhecimentos no 2º Encontro Empresarial da Mulher; Núcleo dos Profissionais da Beleza esclarece informações acerca da normativa da Vigilância Sanitária; Convidados explanam para investidores do Núcleo de Desenvolvimento Econômico; Impostos: Fisco federal fecha cerco contra devedores e envia débitos a protesto; Integrantes do Núcleo de Automecânicas prestigiam reunião regional do NEA; Indústrias têxteis participam de ações do Empreender Competitivo; Páscoa 2014.

Artigo: E o bom e velho carnezinho? Vai muito bem, obrigado!; Empresários conhecem nova ferramenta do SPC/SC; Vacina da gripe é oferecida com desconto para associados; Projeto Iniciativa Responsável; Comércio se mobiliza para as vendas de Páscoa; Divulgação auditório CDL/Associação Empresarial; Aniversariantes de abril; Novos associados.

CDL/Associação Empresarial de MaravilhaFone: (49) 3664-0414 | [email protected]

Avenida Maravilha, 203 | Centro | Maravilha/SC | CEP 89874-000www.aemaravilha.com.br

Diretoria gestão 2014/2015

Presidente: Jeovany Folle Vice-presidente: Poliana de Oliveira Secretário: Ricardo André KonzenDiretora tesoureira: Jucilei M. P. Honaiser Diretor de Indústria: Márcio A. Ludke Diretora de Comércio: Neiva S. G. de Oliveira Diretor de Serviços: Paulo César Hubner Diretor de Agronegócios: Daniel M. Schmidt Diretora de SPC/Serasa: Simone M. Zanotto Diretor de Aperf. Profissional: André ChavesDiretora de Rel. Públicas, Mark. e Eventos: Caroline Maldaner Diretora do Projeto Empreender: Patricia Boff

Conselho Fiscal - Titulares:Mário Sérgio Pires Pinheiro Claudia A. L. Vendrame Nelson Tischer

Conselho Fiscal - Suplentes:João Célio Gomes BoeiraJamile R. Segala ZanettiMurilo Lopes Duarte

Conselho Deliberativo Jonas Dall’Agnol Vitaliano Tonkiel Gelson Rossetto

2 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Palavra da Diretoria

Transparência na gestão

Agenda

A organização é imprescindível em qualquer estabelecimento, isto vem desde a Revolução Industrial. Contudo, a atual conjuntu-ra econômica nos força a buscar novos métodos de organização e administração, e nos aperfeiçoarmos cada vez mais. Atualmente, essa nova maneira de administrar passou a ser desenvolvida à luz da tão comentada transparência. Nesse sentido, é muito certo dizer, que para a saúde financeira de qualquer empresa ou entidade estar bem e em ordem, é preciso ter transparência, demonstran-do clareza em todas as suas ações.

A diretoria atual da CDL/Associação Empresarial de Maravilha está ciente da responsabilidade de estar à frente de uma enti-dade, que busca através da união de esforços, enfrentar os desafios atuais, decorrentes de consumidores cada vez mais exigentes e seletivos. Tendo como lema “CDL/Associação Empresarial de Maravilha – Mais próxima de você”, a diretoria entende que o associa-do é a razão da existência da organização e, sendo assim, desenvolve várias ações no intuito de aproximar o associado da entidade, como, por exemplo, cursos, workshop, palestras, fóruns, reuniões setoriais, visitas, entre outros.

A atual diretoria está trabalhando forte a transparência em sua gestão, que, em minha opinião como tesoureira, é fator funda-mental para a aproximação do associado junto à entidade, porque pressupõe respeito e clareza. São publicados mensalmente os balancetes em nosso site (www.aemaravilha.com.br), juntamente com todas as ações realizadas.

Com o propósito de levantar um princípio de sabedoria que desde os primórdios da ciência legitima qualquer empreitada, ao afirmar que as perguntas são mais valiosas que as respostas, questiono: alguém lê as prestações de contas? Quantos de nós analisa estes balancetes? Quantos de nós, antes de uma crítica sobre possíveis gastos, acessa o site, se mune de informações e vai até o estabelecimento ou entra em contato para pedir esclarecimento? Tomando por base a minha pessoa, antes do cargo que estou exercendo, acredito que poucos, se é que tem alguém...

Nos acostumamos a cobrar para que seja respeitada a transparência, porém, não nos damos o trabalho de conferir e muitas vezes pelo comodismo, passamos adiante a crítica de outras pessoas sem de fato ter tomado conhecimento da real situação. A participação de cada associado buscando informações e integrando-se para somar esforços contribui com algo que é nosso, atingindo o propósito maior da organização, que é a proximidade, a transparência. Representar nossos associados é uma missão nobre. Porém, representar todos os interesses de um grupo de empresários que tem diferentes necessidades e anseios, não é tarefa fácil, mas também não é impossível, apenas exige um pouco mais de dedicação e esforço. A entidade entende que é formada por pessoas e o seu sucesso depende de um conjunto de fatores que precisamos e podemos descobrir juntos, porque os caminhos estão abertos a todos; conhecê-los é que fará a diferença.

Jucilei HonaiserDiretora tesoureira

01 a 03-04 Fórum CACB Mil, terça a quinta-feira, em Brasília.03-04 Reunião do Núcleo da Mulher Empresária, quinta-feira, às 7h15, na CDL/Associação Empresarial.03-04 Reunião do Núcleo do Comércio de Santa Terezinha do Progresso, quinta-feira, às 19h, em STP.05-04 Sábado Mais, com atendimento comercial até as 16h.07-04 Início do curso de Solidworks, segunda-feira, às 19h, na CDL/Associação Empresarial.08-04 Reunião de diretoria, terça-feira, às 7h, na CDL/Associação Empresarial.08-04 Reunião itinerante do Núcleo do Jovem Empreendedor, terça-feira, às 18h30.09-04 Reunião do Núcleo das Imobiliárias e Corretores de Imóveis, quarta-feira, às 7h, na CDL/Associação Empresarial.10 e 11-04 Oficina de Gestão de Projetos do Empreender Competitivo, quinta e sexta-feira, em Florianópolis.10 e 11-04 Assembleia do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc), quinta e sexta-feira, em Balneário Camboriú.14-04 Reunião do Núcleo dos Profissionais da Beleza, segunda-feira, às 19h, na CDL/Associação Empresarial.15-04 Reunião do Núcleo do Jovem Empreendedor, terça-feira, às 19h, na CDL/Associação Empresarial.16-04 Reunião do Núcleo dos Profissionais de Recursos Humanos, quarta-feira, às 7h, na CDL/Associação Empresarial.16-04 Reunião do Núcleo de Automecânicas, quarta-feira, às 19h, na Mecânica do Alemão.16-04 Reunião plenária regional da Facisc, quarta-feira, às 19h30, em São Miguel do Oeste.17-04 Capacitação do Núcleo Estadual de Automecânicas sobre mecânica pesada, quinta-feira, às 20h, na CDL/Associação Empresarial.19-04 Sábado Mais, com atendimento comercial até as 16h.29-04 Reunião de diretoria, terça-feira, às 7h, na CDL/Associação Empresarial.30-04 Business do Núcleo do Jovem Empreendedor, quarta-feira, às 19h30.

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 3

Presidentes, diretores e gestores das Câma-ras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de Maravilha, Bom Jesus do Oeste, Cunha Porã, Iraceminha e Modelo, pertencentes ao 3º Distrito da Federação das CDLs (FCDL/SC), participaram do seminário “O topo: Construindo legados na atuação volun-tária”, com o consultor Luc Pinheiro. O evento ocorreu dia 13 de março, no auditório da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, e teve o objetivo de agregar conhecimentos e aperfeiçoar o trabalho das diretorias na gestão das entidades.

Com vasta experiência no associativismo e na gestão de organizações sem fins lucrativos, Pinheiro abordou acerca da mobilização de voluntários, estabelecimento de bandeiras e a representatividade nos diversos cenários, des-tacando dicas de sua obra “No topo: O desafio

de dirigir entidades empresariais”. Para estar à frente de entidades de classe, ele enfatizou a necessidade de organizar o tempo, ter um pro-pósito, conduzir para resultados e representar com maestria.

Para auxiliar as diretorias no trabalho junto às entidades, ele apontou as formas mais corre-tas para se deliberar assuntos, definir priorida-des e conduzir reuniões, além de indicar quais são as funções de cada diretor em sua pasta e como o trabalho voluntário pode ser pago. “Há três formas de receber por ele: através da aprendizagem, do reconhecimento e da rede de relacionamentos formada por meio da entida-de”, disse.

O presidente da CDL/Associação Empre-sarial de Maravilha, Jeovany Folle, agradeceu

a presença de todos e colocou a entidade à disposição para a realização de outras capaci-tações. “Todas as informações que recebemos foram muito válidas. Agradecemos ao Luc e a todos que dedicaram seu tempo para participar deste evento e ficamos sempre disponíveis para promover outros treinamentos”, comentou.

Dirigentes de CDLs se reúnem para seminário com Luc Pinheiro

Em reunião ordinária realizada dia 18 de março, a diretoria da CDL/Associação Empresarial de Maravilha recebeu o sargento da Polícia Mi-

litar, Luis Carlos Tremea, que comentou sobre a implantação de câmeras de videomonitoramento no município. Segundo ele, os 10 equipamentos

recebidos por meio do programa Bem-Te-Vi, uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secre-taria de Segurança Pública, serão instalados num prazo de dois a três meses.

Essas 10 câmeras serão fixadas em pontos estratégicos já definidos pela Polícia Militar, entre-tanto, a intenção é firmar parcerias com o poder privado e colocar mais 10 unidades, que custam de R$ 8 mil a R$ 10 mil cada, aproveitando o sistema de videomonitoramento e a mão de obra do Estado para instalação desses equipamentos.

De acordo com o presidente da CDL/Asso-ciação Empresarial, Jeovany Folle, a implanta-ção dessas câmeras é mais uma reivindicação do Manifesto pela Paz e Segurança que está sendo atendido. “Iremos verificar junto à Polí-cia Militar quais são os pontos já definidos para receber as câmeras e, em seguida, faremos um trabalho para conseguir mais 10 equipamentos, aproveitando a rede de fibra óptica disponí-vel”, afirma.

Diretoria recebe sargento da PM e discute sobre câmeras de videomonitoramento

Ação foi promovida pelo 3º Distrito da FCDL/SC

Conforme a PM, serão instaladas 10 câmeras em pontos estratégicos do município

4 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Visando reivindicar por importantes demandas da classe empresarial, o presidente da CDL/Asso-ciação Empresarial de Maravilha, Jeovany Folle, e a prefeita de Maravilha, Rosimar Maldaner, participa-ram de reuniões em Florianópolis, no dia 5 de mar-ço, com o presidente da Celesc, Cleverson Sievert, o secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobal-chini, e o deputado estadual Gelson Merisio (PSD).

Subestação da Celesc – Junto à Celesc, as lideranças repassaram oficialmente o documento onde município doa a área de terra para constru-ção da subestação de energia elétrica. A doação foi aprovada pelo Legislativo municipal por meio do projeto de lei nº 005/2014, em sessão realizada no último dia 24 de fevereiro. A área compreende 10.500m² e está localizada na linha Água Parada.

Conforme destacado pelo presidente da CDL/Associação Empresarial, em documento entregue a Sievert, é importante agora que a Celesc agilize o

processo de implantação. “Esta obra vem sendo rei-vindicada há alguns anos pela entidade, pois sabe--se que é uma necessidade urgente para Maravilha, tendo em vista os problemas frequentes com queda e sobrecarga de energia”, afirmou.

De acordo com Folle, o presidente da Celesc si-nalizou que a obra pode ser efetivada ainda neste ano. “Existe uma expectativa real para a execução dessa obra até dezembro, pois ela já está prevista no orçamento da Celesc para 2014”, destaca.

Contorno viário – Os maravilhenses ainda se reuniram com Valdir Cobalchini para discutir sobre o contorno viário de Maravilha, assunto que pautou reunião realizada com a presença do secretário no dia 17 de fevereiro, na CDL/Associação Empresarial.

No gabinete do secretário, os líderes entregaram os projetos já existentes junto à Prefeitura de Ma-ravilha e comentaram que a comunidade se reuniu para sugerir uma rota para o contorno. “Ressalta-mos para o secretário o esforço da comissão, espe-cialmente dos moradores afetados, para contribuí-rem com o projeto e cobramos para que o edital seja publicado conforme prometido”, frisa o presidente da CDL/Associação Empresarial.

Cobalchini atestou que o pedido de lançamen-to do edital está em análise junto ao grupo gestor do governo e deve ser lançado nos próximos dias. A partir disso, será possível contratar a empresa que irá elaborar o projeto do contorno.

Recursos para pavimentação – Com a presença do empresário maravilhense Darci Simon (Miguel), que é o atual presidente do Partido Social Democrático no município, também ocorreu uma reunião no gabinete do deputado estadual Gelson Merisio, onde foi entregue ao parlamentar um pedi-do de recursos destinados à pavimentação asfáltica.

Para a prefeita Rosi, “a visita a Florianópolis foi positiva, principalmente no que diz respeito à subestação da Celesc, já que a obra deve terminar bem antes do esperado. Agradecemos o compro-metimento das lideranças maravilhenses que, junto conosco, estão indo à capital do Estado, trabalhando em prol da nossa Cidade das Crianças”.

Presidente da CDL/Associação Empresarial reivindica pela infraestrutura do município

Secretário Cobalchini foi visitado

Presidente da Celesc (C) garantiu orçamento para execução da obra ainda neste ano

Pavimentação asfáltica pautou reunião com o deputado estadual Gelson Merísio

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 5

Quem passa pela BR-282, no trecho que vai de Lages a São Miguel do Oeste, encontra outdoors da campanha “Duplicação da BR-282 - Quem vem tem que voltar”, iniciada no dia 17 de março. A estrada tem sido palco de manifestações, sobretudo no trecho do mu-nicípio de Xanxerê, por conta da paralisação das obras de duplicação.

É pensando na duplicação de todo o tre-cho de escoamento de boa parte da produção catarinense que a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e as associações empresariais (ACIs) de municí-pios do Meio-Oeste, Oeste e Extremo-Oeste decidiram lançar uma campanha para a reali-zação da obra, uma das mais esperadas pelos catarinenses. A CDL/Associação Empresarial de Maravilha também aderiu à iniciativa e tem um outdoor nas proximidades do trevo.

Ao todo, são 14 outdoors espalhados nas 10 cidades participantes da campanha, que ficam às margens da BR-282: Lages, Campos Novos, Joaçaba, Xanxerê, Xaxim, Chapecó, Pinhalzinho, Maravilha, Vargeão e São Mi-guel do Oeste. A ideia é sensibilizar motoris-tas, passageiros e autoridades públicas sobre

a importância da duplicação da rodovia para a segurança dos usuários e o desenvolvimen-to socioeconômico do Estado. As entidades também pretendem realizar ações junto à bancada catarinense no Congresso Nacional, junto a representantes do Estado no governo federal e a autoridades estaduais.

A Facisc representa 145 associações em-presariais em 220 municípios catarinenses, reunindo os pleitos de aproximadamente 32 mil empresas. “Boa parte de nossos as-sociados enfrenta diariamente problemas de logística e transporte por conta das deficiên-cias desta rodovia, que liga três importantes regiões produtivas ao restante do Estado, isso sem falar nas perdas humanas e finan-ceiras ocasionadas por acidentes. Por isso sabemos da importância em ter uma estrada segura e que ofereça condições de acompa-nhar o crescimento da economia catarinen-se”, explica o presidente da Facisc, Ernesto João Reck.

A campanha destaca um dos principais itens da pauta de reivindicações da entidade, que é a melhoria da infraestrutura do Estado, principalmente do interior. Boa parte do es-

coamento da produção estadual passa pela BR-282 e por isso a Facisc está contando com sensibilização de representantes dos poderes Executivo e Legislativo, nas várias esferas.

Cooperação com o Canadá para escoar a produção

O escoamento da produção catarinen-se, gargalo para a economia, já contou com outra ação da Facisc em 2013. A entidade firmou termo de cooperação com o Canadá para implementar no Estado o modelo da região canadense de Alberta, que aposta no associativismo para resolver as dificuldades semelhantes que também enfrenta.

No Oeste canadense, a região fez, por meio do associativismo dos empresários locais, com que os corredores logísticos e econômicos acompanhassem o ritmo do desenvolvimento, dando mais competitivi-dade à produção. Atualmente, a região tem o sistema logístico e de transporte terres-tre mais eficiente do Oeste do País e, até 2016, Alberta deve ser líder no crescimen-to do PIB real.

Entidade participa de campanha pela duplicação da BR-282

6 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

A coordenadora de eventos da CDL/Asso-ciação Empresarial de Maravilha, Rejane Nunes, esteve presente na 9ª Convenção das Soluções Empresariais promovida pela Federação das Asso-ciações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), nos dias 26 e 27 de fevereiro, em Brusque. Vol-tado à área comercial das entidades, o evento oportunizou diversas palestras e workshops, além da entrega de prêmios do Programa de Incentivo Comercial (PIC).

As palestras, coordenadas pela equipe co-mercial da Facisc, abordaram acerca da retenção e fidelização de associados, planejamento comer-cial e soluções empresariais oferecidas pela fede-ração, entre elas, o Obinóculo, XML Empresarial, Certificação Digital e Util Card. Destaque também

para o workshop “A venda com resultados – Enti-dades empresariais”, ministrado pelo especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações, Daniel Keller Alvez.

“Foi muito importante a participação no evento, pois, além das palestras e workshops, houve a troca de experiências com outras enti-dades e foram realizadas oficinas onde cada as-sociação poderia tirar dúvidas do dia a dia com os profissionais da Facisc”, comenta Rejane.

Ao final da programação, no dia 27, ocorreu a entrega de prêmios do PIC, programa criado pela Facisc com o objetivo de reconhecer o esforço da equipe envolvida na comercialização e implanta-ção das soluções empresariais. Nesta edição, a CDL/Associação Empresarial de Maravilha obteve 67.298 milhas de pontuação e foi contemplada com um desktop completo, um aparelho GPS e um DVD Player, classificando-se em 15º lugar en-tre as associações empresariais do Estado.

CDL/Associação Empresarial recebe premiação em evento da Facisc

Em visita aos municípios da região, o deputa-do estadual Marcos Vieira (PSDB) esteve reunido com o presidente e diretores da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, no dia 14 de março, na sede da entidade. Também acompanharam a reu-nião o presidente do PSDB de Maravilha, Genuir Bassani, e o vereador Janir Signor.

Na ocasião, o deputado comentou de seu trabalho pelos municípios catarinenses e colocou-se à disposição dos empresários. “Fiz questão de vir até aqui fazer essa visita porque precisa haver essa sintonia entre o Legislativo e o setor privado. Venho me oferecer pra aju-dar, há demandas que um só deputado ou uma entidade sozinha conseguem resolver, mas tem coisas que só a união de forças pode solucio-nar”, afirmou o parlamentar.

O presidente Jeovany Folle ressaltou as prin-cipais demandas pelas quais a CDL/Associação Empresarial está reivindicando atualmente – a construção da subestação de energia elétrica e o contorno viário de Maravilha – e solicitou o

apoio do deputado nessas causas. Segundo Folle, a próxima bandeira a ser levantada pela entidade será em prol do abastecimento de água. “Ficamos

felizes por termos sido lembrados pelo deputado e também colocamos a entidade à disposição”, destacou.

Deputado estadual Marcos Vieira visita entidade

Parlamentar apresentou suas ações e ouviu reivindicações dos empresários

Entrega ocorreu na 9ª Convenção das Soluções Empresariais

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 7

Foi realizada no dia 17 de março, no Fórum da Comarca de Maravilha, uma reunião com os proprietários de mercados e supermercados do município a fim de orientá-los sobre um novo programa de fiscalização promovido pela Vigi-lância Sanitária e Procon. Estiveram presentes os fiscais da vigilância, Valdelir José Lopes e Kely Patricia Clen, o diretor do Procon, Marce-lo Furtado, o promotor de Justiça, Guilherme André Pacheco Zattar, e o presidente da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, Jeovany Folle.

De acordo com o Ministério Público, o pro-grama de fiscalização foi criado em virtude de

muitos estabelecimentos apresentarem pro-dutos vencidos, o que é considerado infração administrativa e crime. A partir de agora, serão vistoriadas de duas a três empresas por mês. “Essa é uma reunião preventiva, para que to-dos tenham ciência de que seus estabelecimen-tos serão fiscalizados. Nossa orientação é para que todos estejam atentos a essa situação e não sofram penalidades”, destacou o promotor.

O presidente Folle coloca a CDL/Associação Empresarial à disposição para auxiliar os em-presários no que for necessário.

Produtos vencidos são alvo de fiscalização junto ao setor mercadista

Lideranças municipais e autoridades repre-sentando os poderes Executivo, Legislativo e Ju-diciário, entre eles, juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça e membros do Ministério Pú-blico de Santa Catarina prestigiaram, na tarde de

17 de março, a inauguração das novas instalações da cadeia pública de Maravilha. O presidente da CDL/Associação Empresarial de Maravilha, Jeo-vany Folle, também esteve presente no ato, refor-çando a parceria da entidade.

A estrutura da cadeia, que pertence à Dele-gacia de Polícia Civil, passou por reformas nos últimos meses, onde recebeu nova pintura, cer-cado, móveis e câmeras de monitoramento. A compra dos materiais foi viabilizada por meio de recursos do Fundo de Transações Penais, do Poder Judiciário, e apoio dos municípios pertencentes à

Comarca de Maravilha, já a mão de obra ficou a cargo dos presos.

Segundo o delegado Wagner Valdivino Mei-relles, a reforma contou também com a parceria do Departamento de Administração Prisional (Deap), que custeia as refeições dos detentos e as despesas com água, energia elétrica, telefone e fornecimento de materiais aos agentes peniten-ciários. No espaço construído inicialmente para comportar o albergue, foram dispostos sala de aula, ambulatório médico, recepção para os fami-liares dos presos, entre outros.

Inauguradas as novas instalações da cadeia pública

Visando obter mais informações sobre a possível instalação de uma nova Casa Lotérica em Maravilha, o presidente da CDL/Associação Empresarial, Jeovany Folle, e a secretária exe-cutiva, Sandra Duarte Heinz, se reuniram com o gerente geral da agência da Caixa Econômica Federal, Arno Pritsch, no dia 17 de março, na sala de reuniões da entidade.

Conforme frisado pelo presidente, há uma cobrança por parte dos associados para que haja a implantação de uma nova Casa Loté-rica no município, pois a atual já não conse-gue atender a demanda. “Sabemos que hoje a

Lotérica atende dentro de seu limite, por isso vemos a necessidade de uma nova unidade em Maravilha”, comentou.

O presidente ressaltou que já em 2011 a entidade se mobilizou para isso e até hou-ve uma licitação na época, mas que o projeto não se concretizou. De acordo com Pritsch, o vencedor daquela licitação não cumpriu com todos os requisitos e o segundo classificado não demonstrou interesse. “Temos a promes-sa de uma nova licitação, mas não há prazo para isso”, disse o gerente, solicitando o apoio da CDL/Associação Empresarial para essa rei-

vindicação. A entidade encaminhou um ofício, em nome dos associados, pedindo agilidade no processo.

Implantação de uma nova Casa Lotérica pauta reunião

Empresários do setor mercadista foram orientados

Lideranças e autoridades acompanharam ato

Gerente da Caixa Econômica esteve na entidade

8 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

A CDL/Associação Empresarial de Maravilha recebeu, no dia 12 de março, técnicos da Confe-deração das Associações Comerciais e Empresa-riais do Brasil (CACB) e da Federação das Associa-ções Empresariais de Santa Catarina (Facisc), com o objetivo de avaliar o andamento dos projetos contemplados no programa Empreender Compe-titivo.

O analista técnico da CACB, Philippe Maia, esteve acompanhado pelo supervisor estadual do Programa Empreender, Clóvis Consoli, e pelo consultor regional Extremo Oeste, Olavo Prass. Ao longo do dia, eles conversaram com empre-sários ligados aos núcleos de Desenvolvimento Comercial, Automecânicas e Metalmecânico, os três núcleos da entidade que estão recebendo recursos para projetos por meio da CACB e do Sebrae Nacional.

De acordo com Maia, esta é a primeira de três visitas que serão realizadas em todos os 96 nú-cleos do Brasil contemplados com o Empreender

Competitivo. “Somente em Santa Catarina são 43 projetos. O principal intuito é alinhar as ações, saber qual é a expectativa das empresas, ver se há dúvidas em relação à prestação de contas e à execução dos projetos, ver o que pode ser melho-rado e ressaltar a importância das pesquisas e da divulgação das ações”, comenta.

As ações dos projetos começaram a ser de-senvolvidas em 2013 e têm continuidade até meados de 2015. Por meio do Empreender Com-petitivo, os núcleos recebem recursos financeiros como auxílio para viabilizar diversas atividades voltadas à capacitação dos nucleados, aumento da competitividade, melhorias na gestão, entre outros.

Na avaliação do analista da CACB, os proje-tos estão apresentando um saldo positivo. “Os projetos de Maravilha estão indo na direção do que já esperávamos. Os empresários estão bem envolvidos, têm consciência das ações e estão executando bem os projetos”, afirma o técnico.

Também acompanharam a avaliação dos projetos o presidente da CDL/Associação Em-presarial, Jeovany Folle, a secretária executiva da entidade, Sandra Duarte Heinz, e a consultora do Programa Empreender, Sabryna Bortoncello Tarouco. Além desses três núcleos, o Núcleo das Indústrias do Vestuário participa em nível regional por meio do Núcleo das Indústrias do Vestuário do Oeste Catarinense (Nivoc) e o Núcleo de Auto-mecânicas também integra um projeto do Núcleo Estadual de Automecânicas (NEA).

CACB e Facisc avaliam o andamento de projetos do Empreender Competitivo

Visando debater sobre o projeto de lei nº 007/2014, que trata sobre contribuição finan-ceira do município para o Programa Empreender, diretores da Comissão de Frente Parlamentar da CDL/Associação Empresarial de Maravilha esti-

veram reunidos com os vereadores da Comissão de Finanças, no dia 10 de março, na Câmara de Vereadores.

O projeto, encaminhado pela administração municipal para aprovação do Poder Legislativo, visa à destinação de R$ 50 mil para viabilização de todas as ações dos núcleos do Programa Em-preender a serem executadas neste ano e cons-tam no chamado Projeto Empreender 2014. Atu-almente, há 12 núcleos em atividade junto à CDL/Associação Empresarial.

Conforme explicado pelo presidente Jeo-vany Folle, o Programa Empreender é o carro--chefe da entidade e orienta praticamente to-das as ações desenvolvidas. Entre elas, eventos e capacitações realizados de forma interna

pelos empresários ou atividades abertas à co-munidade. Ele também ressaltou o envolvimen-to dos núcleos e da diretoria em causas como a subestação de energia elétrica e o contorno viário, demonstrando a representatividade da classe.

O projeto foi votado na sessão daquele mes-mo dia e aprovado em primeiro turno pelos vere-adores. “Agradecemos a oportunidade de poder-mos explanar sobre nossa entidade e gostaríamos que a Câmara de Vereadores nos visse como um braço forte em suas ações. Nossa entidade fica sempre à disposição”, menciona Folle. Segundo ele, mais informações sobre o projeto e as ativi-dades contempladas podem ser obtidas junto à CDL/Associação Empresarial.

Projeto Empreender 2014 é aprovado pela Câmara de Vereadores

Reuniões contaram com a presença de nucleados

Diretores apresentaram ações à Comissão de Finanças

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 9

No dia 10 de março, o Núcleo Metalmecâ-nico, ligado à CDL/Associação Empresarial de Maravilha, participou de reunião com a prefeita Rosimar Maldaner e com o secretário de Indús-tria, Comércio e Turismo, Olacir Broetto. Com

o objetivo de buscar mais informações sobre a área industrial de Maravilha, participaram o presidente da entidade, Jeovany Folle, o coor-denador do núcleo, Thomás Eloy Heydt, o vice--coordenador, Sérgio Fonseca dos Santos, e o nucleado João Sebastião da Silva.

Durante a reunião, os empresários fala-ram de sua preocupação quanto à ampliação da área industrial do município e entregaram um ofício à prefeitura. “Este assunto pautou a última reunião ordinária do núcleo, onde os empresários levantaram a preocupação quan-to à abertura de novas áreas industriais para abrigar não somente novos investimentos, mas também muitas empresas já constituídas no município e que têm o desejo de ampliar suas

instalações e, assim, conseguir aumentar sua produtividade”, afirma o documento.

Segundo a prefeitura, já estão sendo rea-lizados estudos nesse sentido. Ainda são ne-cessárias algumas adequações na legislação para a regularização da atual área industrial do município e a administração está buscan-do possíveis áreas para a implantação de um novo parque industrial. Também foi comentado, durante a reunião, que é válida a iniciativa do setor privado de construir barracões e alugar para empresas interessadas em ampliar seus negócios ou novas que venham se instalar no município. O secretário Broetto destacou os nu-cleados serão convidados para outras reuniões visando tratar do assunto.

Área industrial é tema de reunião do Núcleo Metalmecânico com o Poder Executivo

Empresários demonstraram preocupação com o assunto

10 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Uma noite especial para comemorar a pas-sagem do Dia Internacional da Mulher. Esse foi o propósito da CDL/Associação Empresarial de Maravilha e do Núcleo da Mulher Empresária ao promoverem o 2º Encontro Empresarial da Mulher, no dia 11 de março, no Maravilhas Park Hotel. O evento reuniu em torno de 600 pes-soas e teve como atração principal a palestra “Desenhando o Futuro”, com a educadora e master coach Dulce Magalhães.

Logo na entrada, os convidados foram re-cepcionados pelas crianças do Coral Supercor-das, da Musicarte. Ao som da música “Maria, Maria” (Milton Nascimento), interpretada pela nucleada Géssica Lisiane Ferreira, as integran-tes do núcleo adentraram no salão do evento e deram início à programação.

Para saudar o público, se pronunciaram a prefeita de Maravilha, Rosimar Maldaner, o

presidente do Sicoob Credial, Hermes Barbieri, o presidente da CDL/Associação Empresarial, Jeovany Folle, e a coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária, Eliana Estefano. “É uma sa-tisfação imensa ter este ambiente lotado para a segunda edição do Encontro Empresarial da Mulher. Meu agradecimento a todos vocês que hoje estão aqui presentes, principalmente as mulheres, por tornarem esta data ainda mais especial”, destacou Eliana.

Em sua palestra, Dulce Magalhães falou de alguns paradigmas do mundo contempo-râneo, instigando o público a ver o mundo com outros olhos e encontrar a solução dos problemas por meio da educação, do autoco-

nhecimento e da forma de entender os ou-tros. “Não vemos as coisas como elas são, mas como nós somos. Mudar de mundo ver-dadeiramente é mudar de olhar. Precisamos sair do paradigma da escassez para um para-digma da mudança, treinar uma nova forma de atitude”, afirmou.

Com especializações em Filosofia, Comu-nicação Empresarial, Marketing e Educação de Adultos, Dulce também trabalha com coa-ching e foi eleita uma das 100 Lideranças da Paz no Mundo. Toda sua experiência e conhe-cimento foram compartilhados por meio de exemplos práticos e levaram os convidados a repensarem valores e atitudes. “A vida é um espelho do que nós fazemos. Pare de olhar para fora e achar que as soluções para sua vida estão fora de você. Desligue os faróis externos”, incentivou, convidando a todos para um novo comportamento.

Ao final, Dulce recebeu uma lembrança dos organizadores e foram sorteados diver-sos brindes oferecidos pelas empresas nucle-adas. Em seguida foi servido o coffee break, momento de confraternização para encer-rar o evento. O 2º Encontro Empresarial da Mulher teve o patrocínio do Sicoob Credial e apoio do Grupo Oliveira, Clínica Interagir, Clínica Pasqualotto, Aurora Alimentos e Pre-feitura de Maravilha.

Dulce Magalhães compartilha seus conhecimentos no 2º Encontro Empresarial da Mulher

Núcleo da Mulher Empresária esteve à frente da organização

“Mudar de mundo verdadeiramente é mudar de olhar”, afirmou a palestrante

Diversos brindes foram sorteados durante a programação

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 11

Com o objetivo de orientar os profissionais do setor quanto à normativa 004/DIVS/2013, emitida pela Vigilância Sanitária de Santa Ca-tarina em outubro do ano passado, o Núcleo dos Profissionais da Beleza, ligado à CDL/As-sociação Empresarial de Maravilha, promoveu reunião com a presença de fiscais da Vigilância Sanitária municipal, no último dia 27 de janei-ro, no auditório da entidade.

Naquele encontro, foram esclarecidas dúvi-das dos profissionais afetados pela normativa – cabeleireiros, barbeiros, esteticistas, manicures, pedicures, depiladores, maquiadores e mas-sagistas –, além de serem solicitados maiores prazos para o cumprimento de algumas exigên-cias, como a compra de autoclaves, adequações no espaço físico dos estabelecimentos (acessi-bilidade) e limpeza das caixas d’água.

Segundo o coordenador do núcleo, Murilo Lopes Duarte, alguns profissionais estão distor-cendo as informações e atribuindo a cobran-ça ao núcleo e à CDL/Associação Empresarial. “Esclarecemos que essa normativa foi criada

pela Vigilância Sanitária estadual, ou seja, ela não tem a interferência do núcleo, da entidade ou da prefeitura, por meio da Vigilância Sani-tária municipal. Pelo contrário, nos dispomos a auxiliar todos os profissionais, sendo eles asso-ciados ou não, trazendo o assunto para discus-são junto com os fiscais da vigilância”, destaca.

O coordenador comenta que alguns esta-belecimentos estão se equivocando e fechando suas portas por não terem condições imediatas de se adequarem às exigências da normativa. “Acreditamos que as pessoas não devem se

precipitar, pois a administração municipal se colocou à disposição para colaborar e a vigi-lância se dispôs a discutir cada caso de forma específica, por isso todos precisam ter essa compreensão”, afirma.

Em nome do núcleo, Duarte ressalta os es-forços que foram realizados pensando no bem comum de todos os profissionais da área, en-tre eles, a compra coletiva de autoclaves: “Em reunião com os profissionais, foi solicitado que o núcleo intermediasse na compra das autocla-ves para baratear o custo e conseguir melho-res condições de pagamento. Entretanto, após conseguirmos os fornecedores, não obtivemos o retorno esperado dos estabelecimentos”.

De acordo com ele, o Núcleo fica à disposi-ção para prestar mais esclarecimentos sobre o assunto e também reivindicar por questões que sejam de interesse dos profissionais da área. “Esclarecemos mais uma vez a intenção do nú-cleo de ajudar a todos nessa questão da nor-mativa e pedimos que todos se envolvam para termos os resultados desejados”.

Núcleo dos Profissionais da Beleza esclarece informações acerca da normativa da Vigilância Sanitária

Dando continuidade ao projeto de criação de um grupo de investidores, integrantes do Núcleo de Desenvolvimento Econômico, ligado à CDL/As-sociação Empresarial de Maravilha, promoveram duas reuniões, no auditório da entidade, com a presença de convidados.

A primeira ocorreu no dia 25 de fevereiro, com a presença do engenheiro florestal da Em-presa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Dorli Mário Da Croce. O objetivo dos nucleados foi obter mais infor-mações sobre o cultivo de oliveiras. Mestre em Engenharia Agrícola, ele apresentou um projeto desenvolvido pela Epagri na área de olivicultura,

apontando onde foram criadas unidades experi-mentais e de observação dentro do Estado.

De acordo com o estudo da Epagri, o cultivo de oliveiras é uma alternativa para as pequenas propriedades, pois tem baixo custo de produção e curto intervalo entre uma produção e outra, além de gerar alto valor agregado.

Outra reunião foi realizada no dia 6 de março, onde o núcleo recebeu o supervisor estadual do Programa Empreender, Clóvis Consoli, e alguns empreendedores da região que apresentaram seus cases. Estiveram presentes os idealizadores da Cantina Velho Oeste, de Xanxerê, especializa-da na produção artesanal de hidromel, cervejas,

vinhos e espumantes. Também participaram empreendedores de

Chapecó que desenvolveram um projeto para ob-tenção de queratina a partir de resíduos orgâni-cos de frigoríficos de aves.

Convidados explanam para investidores do Núcleo de Desenvolvimento Econômico

Coordenador do núcleo, Murilo Lopes Duarte

Nucleados visam obter mais informações

12 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Impostos: Fisco Federal fecha cerco contra devedores e envia débitos a protesto

Os débitos de tributos federais não pagos e inscritos em Dívida Ativa da União serão protestados em cartórios de protestos de títulos nos termos da Lei 9.492, de 10 de setembro de 1997 e suas alterações, alerta a Procuradoria da Fazenda Nacional.

O Protesto da Certidão de Dívida Ativa da União-CDA é o ato pratica-do pelo Cartório de Protesto de Títulos, por falta de pagamento da obrigação constante da referida CDA. Inclui dívidas de impostos, contribuições e outros valores devidos à União.

O que fazer para evitar o protesto mesmo intimado

Com a intimação do devedor pelo cartório, o protesto poderá ser lavrado no prazo de um a três dias úteis. Mas o contribuinte pode evitar o gravame. Para isso, basta pagar o débito acrescido dos emolumentos e demais despesas, exclusivamente no cartório indicado no respectivo termo de intimação.

No prazo concedido pelo cartório para pagamento antes do protesto, não será aceito pagamento na unidade da Procuradoria da Fazenda Nacional. Nes-se período, a emissão de Darf e o parcelamento pela Internet ficam bloqueados até a lavratura do protesto.

Somente após lavrado o protesto, a inscrição em Dívida Ativa da União

volta ao fluxo normal, com liberação da emissão de Darf e o parcelamento pela Internet. Após o protesto, o pagamento vota a ser nos órgãos da Fazenda Na-cional e não mais no Cartório de Protesto. Mas os emolumentos e demais des-pesas com o Tabelionato devem ser pagas para que o protesto seja cancelado.

As consultas sobre débitos protestados devem ser feitas na página da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, www.pgfn.fazenda.gov.br, onde constam todas as instruções. Basta escolher a opção “Todos os Serviços” cli-cando em “Cidadão” ou “Empresa”, orienta a Procuradora-Chefe da Fazenda Nacional em Rondônia, Jersilene de Souza Moura.

Consequências do protesto da CDA

O contribuinte com CDA protestada continua impedido de obter certidões negativas junto à Receita Federal e à Fazenda Nacional. Também, o protesto pode impedir o crédito no mercado, em razão do acesso aos dados pelos ór-gãos de proteção ao crédito, como o Serasa e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Com isso, o devedor não poderá abrir contas bancárias, receber taloná-rios de cheques, empréstimos, compras a prazo e viajar para o exterior.

Fonte: Delegacia da Receita Federal.

Foi realizada na noite de 21 de fevereiro, em Cha-pecó, a reunião regional Oeste do Núcleo Estadual de Automecânicas (NEA). Participaram consultores, coor-denadores e empresários, entre eles, integrantes do Nú-cleo de Automecânicas da CDL/Associação Empresarial de Maravilha.

O encontro esteve sob a coordenação do líder re-gional do NEA, Genuino Simioni, e do coordenador do NEA e presidente da Associação dos Reparadores de Veículos de Santa Catarina (Arvesc), Roberto Turatti. De Maravilha, prestigiaram a reunião o coordenador Ade-mir Brutscher, os nucleados Ilacir Zanella e Emílio Rieger, e a consultora Sabryna Bortoncello Tarouco.

A reunião iniciou com a apresentação da nova diretoria do NEA e do planejamento para este ano, que inclui a continuidade do Programa de Capacitação Técnica, desenvolvido em todos os núcleos do Estado. Outros cursos sugeridos pelos participantes foram o de mecânica pesada – injeção diesel e o de caixa de câm-bio eletrônica, que devem realizados ao longo do ano. Os empresários nucleados, especialmente os ligados à área de mecânica pesada, também devem se fazer presentes na feira Automec, em São Paulo, entre os dias 1º e 5 de abril.

Realizada a cada dois anos em Maravilha, a Inspe-ção Veicular Gratuita (IVG) deve ocorrer novamente no

mês de setembro, em data a ser definida. Para outubro, já está definida a realização de mais um Encontro de Mecânicos do Oeste e Extremo Oeste de Santa Cata-rina (Emoesc), na cidade de Itapiranga ou São Miguel do Oeste.

Integrantes do Núcleo de Automecânicas prestigiam reunião regional do NEA

Evento foi sediado pelo núcleo de Chapecó

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 13

Vinte e quatro empresas ligadas ao Núcleo das Indústrias do Vestuário do Oeste Catari-nense (Nivoc), entre elas, duas indústrias ma-ravilhenses, estão participando do programa Empreender Competitivo, iniciativa da Confe-deração das Associações Comerciais e Empre-sariais do Brasil (CACB) e Sebrae Nacional para viabilizar projetos de núcleos em todo o país.

Com intuito de alinhar as ações do projeto, a consultora do Nivoc, Lenir Peres Pavan, este-ve na CDL/Associação Empresarial de Maravi-lha, no dia 19 de março, oportunidade em que

se reuniu com os empresários Nilson De Bona, da Jumaníy, e Márcio Adelir Ludke, da Rudély.

De acordo com Lenir, que atua também como consultora regional Noroeste pela Fede-ração das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), o Nivoc foi contemplado pela terceira vez com recursos para o projeto. Den-tre as ações previstas para ocorrerem até 2015, estão: gestão e desenvolvimento de produto de moda, melhorias no processo produtivo, marke-ting e comunicação de moda, benchmarking e palestras.

Indústrias têxteis participam de ações do Empreender Competitivo

Duas empresas maravilhenses participam do projeto

14 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Quando o assunto é inadimplência, é comum ouvirmos opiniões do tipo: “Não dá mais para vender fiado! O crediário está com os dias contados! A inadimplência está levando todo o meu lucro! O negócio é vender somente no cartão de crédito!”. Olhando por este prisma, parece não ter outra saída, o jeito mesmo é acabar com o crediário tradicional, pois ele não se adequa mais aos dias de hoje. Mas... Não, definitivamente não, isso está longe de ser uma verdade, se assim fosse não seríamos todos os dias bombardeados com campanhas pu-blicitárias dos grandes varejistas incentivando o consumo e a aquisição de bens através do tão popular carnê.

O Brasil é um dos poucos países do mundo que ainda mantém viva a cultura do crediário ou popular carnezinho. Isso só é possível por que há quase 60 anos o SPC – Serviço de Proteção ao Crédito – tem sido o guardião desta relação profícua e muito rentável entre quem quer vender e quem precisa ou deseja com-prar. Isso mesmo precisa ou deseja, pois uma das grandes vantagens da venda no crediário próprio e proporcionar ao consumidor a chance de comprar algo que ele necessita, mas que no momento não tem a condição necessária para o pagamento à vista. Uma das grandes virtudes do crediário é o fato de que este cliente ao retornar à loja, todos os meses com o intuito de pagar a sua prestação, estará em contato direto com o showroom, com as novidades, novas coleções e aquele sonho de consumo, que nem sempre é uma necessidade, mas que pode ser um desejo e, aí o crediário novamente fará toda a diferença, pois além ter pro-porcionado o encontro do cliente com o seu objeto de desejo também facilitará a condição para que o mesmo seja adquirido.

Tá, mas e a inadimplência, como resolver? Não podemos ser ingênuos a ponto de negar o problema ou dar ele menor importância, mas a verdade é que este mal que assola o varejo, sobretudo os pequenos e médios empresários, ad-vém em muito da não observação das práticas corretas na liberação do crédito. O segredo de tudo está no momento da venda, da analise do cliente. Se for realiza-da uma boa análise da capacidade de pagamento e da ficha cadastral as chances de inadimplência tendem a reduzir drasticamente. Este cuidado certamente não impedirá que clientes venham a tornarem-se inadimplentes. Entretanto, cobrar estes clientes e recuperar estes valores será muito mais fácil, pois se eu não per-mitir que o fraudador ou devedor contumaz façam parte de minha carteira de clientes, logo as chances de receber daqueles que perderam o controle e não souberam administrar suas contas será muito mais fácil.

O SPC não foi criado com o objetivo de cobrar contas. O principal foco é evitar que o varejista venda para inadimplentes de fato ou em potencial. Porém o que se observa através de dados estatísticos, é que mesmo não tendo sido criado com este fim, o Serviço de Proteção ao Crédito também atua com sucesso neste

campo, visto que a taxa de recuperação média de tudo que se registra no banco de dados do SPC é sempre superior a 70%, sendo que entre os grandes varejistas este índice é sempre superior a 90%.

Com o objetivo de reduzir ainda mais a inadimplência e manter firma e produtiva a relação cliente/loja através do crediário, a FCDL/SC firmou convênio inédito com o IEPTB – Instituto de Estudos e Protestos de Títulos do Brasil. Atra-vés desta parceria, surgiu um novo serviço exclusivo para filiados aos SPC/SC, o Registro com Protesto. Esta nova ferramenta possibilita ao associado o envio de títulos inadimplentes ao cartório, de forma automatizada e facilitada, através do sistema do SPC/SC, sem a necessidade de envio de cópia de documentos e o melhor de tudo, isento de taxas, emolumentos e outras custas cartoriais.

O Registro com Protesto será um reforço de valor inestimável na recuperação do crédito e, aliado ao registro do SPC trará tantas restrições e sanções ao deve-dor que este irá obrigar-se a regularização de sua situação. O protesto de um títu-lo em cartório entre outras complicações impede que o devedor, abra conta ban-cária, que contraia financiamentos, que obtenha visto para viajar a determinados países e que inicie processo de aposentadoria, pois todos estes procedimentos exigem negativa de protestos. Outra situação é o caso de devedores que venham a falecer. Quando a família der entrada ao processo de inventário, um dos primei-ros documentos exigidos é justamente a negativa de protestos. Neste momento, os familiares terão que quitar a divida para só então obterem o documento.

E o carnezinho? Uma coisa é certa. Ele continuará fazendo parte de nos-sa cultura por muitos e muitos anos, o que é excelente, pois só o bom e velho carnê de crediário traz o cliente à loja todos os meses e só ele consegue ser tão eficiente, barato e prático como ferramenta de marketing, fortalecendo cada vez mais a relação comercial e fraternal entre o lojista (e seus vendedores) com o consumidor final.

Portanto prezados leitores, como dizem os mais jovens nas redes sociais: “Fica a Dica”. Venda mais e melhor com o SPC. E viva o carnezinho!

E o bom e velho carnezinho? Vai muito bem, obrigado!

Valdemir Manoel da SilvaCoordenador Comercial da FCDL/SC

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 15

Com o intuito de apresentar aos associados o Registro com Protesto, uma nova ferramenta do Serviço de Proteção ao Crédito de Santa Catarina (SPC/SC), a CDL/Associação Empresarial de Mara-vilha promoveu, no dia 12 de março, em seu audi-tório, um workshop com o coordenador comercial da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC), Valdemir Manoel da Silva.

A partir de agora, os associados da entidade podem efetuar a inclusão de um inadimplente no SPC e, ao mesmo tempo, registrar um protesto em cartório. Essa solução foi viabilizada por meio de um convênio entre a FCDL/SC e o Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil (IEPTB), por isso, se faz necessária a adesão dos cartórios locais. Em Maravilha, o Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos confirmou a parceria com a CDL/Associação Empresarial e o titular Mateus da Silva participou do workshop para oferecer mais esclarecimentos.

De acordo com o coordenador comercial da FCDL/SC, a utilização da ferramenta é muito sim-ples. “No momento em que o usuário do SPC es-tiver realizando o registro, com apenas mais dois cliques, definindo o envio ao cartório e a praça de pagamento do devedor, o título estará registra-do no SPC e automaticamente será enviado ao

cartório, de forma que o devedor seja notificado pessoalmente e, caso não quite o débito em três dias, será protestado e seu nome e valor do débito serão publicados em edital ou mural”, explicou.

Uma das principais vantagens para o empresá-rio é o custo desse procedimento. Atualmente, para que uma empresa ou pessoa física proteste um título em cartório, além da burocracia com a documenta-ção, a principal dificuldade é o custo dos emolumen-tos cartorários, que podem variar entre R$ 70 e R$ 120 dependendo do valor protestado e do cartório. No caso do Registro com Protesto do SPC/SC, o as-sociado ficará isento destes emolumentos e ainda terá à sua disposição as informações de cartórios

em determinadas opções de consultas no sistema do SPC. “Neste convênio, quem pagará os custos e emolumentos cartorários será o devedor ao pagar a dívida”, acrescenta Valdemir.

Para obter mais informações e utilizar o Registro com Protesto, os associados devem entrar em con-tato com a CDL/Associação Empresarial e solicitar a liberação do serviço no sistema. Isso ocorrerá me-diante assinatura de um termo de responsabilidade, no qual o associado compromete-se a seguir a re-gras referentes ao envio de títulos ao cartório, entre elas o destaque para a necessidade de ter em sua posse o documento que comprove a dívida que está sendo executada.

Empresários conhecem nova ferramenta do SPC/SC

Registro com Protesto foi apresentado pelo coordenador comercial da FCDL/SC, Valdemir Manoel da Silva

16 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Pelo segundo ano, a CDL/Associação Empre-sarial de Maravilha firmou convênio com a Pro-tegy Vacinas e está disponibilizando vacinas da gripe com valor diferenciado para os associados, familiares e colaboradores.

Os interessados devem entrar em contato com a entidade e passar uma lista com os no-mes para terem direito ao benefício. Por meio do convênio, a vacina terá o custo unitário de R$ 60,

valor que deverá ser pago diretamente na Prote-gy, no momento da aplicação. O custo para não associados é R$ 80.

Importante ressaltar que o convênio é válido até o dia 30 de abril e os associados não devem deixar o pedido para a última hora, garantindo a aplicação da vacina com o desconto. Mais infor-mações podem ser obtidas com a CDL/Associação Empresarial, pelo telefone (49) 3664-0414.

Vacina da gripe é oferecida com desconto para associados

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) projeta um pequeno aumento nas vendas do comércio para a Páscoa. A expectativa da entidade varejista é que o movimento cres-ça 1,5% na comparação com 2013. O otimismo contido está baseado na cautela dos consumidores catarinenses nos primeiros meses do ano.

De acordo com o presidente da FCDL/SC, Sergio Alexandre Me-deiros, a prudência na hora de ir às compras é cada vez maior. “As incertezas em relação à inflação e à economia brasileira e as dívidas contraídas no final de 2013 têm feito o consumidor pensar duas vezes antes de gastar. Na Páscoa não será diferente”, observa.

Apesar desse panorama, a data é importante para o setor, pois não atrai apenas pessoas em busca de ovos de chocolate. “Os tetos e as gôndolas dos supermercados já estão sendo ‘recheados’ com os produtos mais procurados a partir desta época: os ovos de páscoa, bombons e chocolates. Não é sem motivo que o Brasil é o terceiro maior mercado de chocolates e confeitos do mundo. A tradicional Pás-coa, uma das mais importantes do comércio, não atrai consumidores somente para os ovos e chocolates. Cosméticos, roupas, calçados e papelaria/cartões também são muito requisitados no período”, afirma Medeiros.

Cabe ao lojista, segundo ele, fazer a sua parte com decoração, promoções e campanhas para atrair os consumidores. Em Maravilha, o Núcleo de Desenvolvimento Comercial, ligado à CDL/Associação Em-presarial, realiza mais uma ação de marketing para o período de ven-das da Páscoa. O objetivo é movimentar o comércio local e incentivar os consumidores a presentear na data, buscando produtos em todos os segmentos do varejo.

No mês de abril, haverá dois Sábados Mais com atendimento até as 16h nas lojas de Maravilha: no dia 5 e no dia 19, véspera de Páscoa.

Comércio se mobiliza para as vendas de Páscoa

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 17

01 Eli Ortiz Gehlem - Abastecedora Santa Terezinha01 Jusara T. Gasperin de Bona - Malharia Jumaníy 01 Juares Batistello - Prisma Arquitetura01 Danusa Andréa Paris Blank - Bicho Feliz 01 Géssica Lisiane Ferreira - Musicarte 01 Rosilei Jacinta Mallmann - Italy Móveis 02 Casildo Maldaner - FM Pneus02 Gilmar Kierten - G.G. Alimentos 05 Dulce Decker - Mecânica do Renato05 Edivar Frozza - Alimentos Vitória05 Marinês T. Secchi Gois - Trecos & Tarecos06 Ana Paula Goelzer - Veste Livre09 Marcelo Schlemer - Schlemer Inst. Musicais09 Maria Adelina Roversi - Farmácia Central09 Valquiria Kuhn - Super Auriverde10 Gilmar Milton Naue - Folle Estruturas Metálicas10 Maria Claudia Staudt - Staudt Mat. de Construção10 Loenir Capeleto - Maravimáquinas10 Valmor Manfrin - Loja Vama10 Daniel Andréas dos Santos - Mavigesso12 Ana Paula Kich - Ceus13 Ari Manica - Casas Marte13 Luiz Flach - Telecopy Equipamentos13 Rita C. H. Spessato - Abastecedora Maratona14 Marcos Roberto Alessio - AK Imobiliária 14 Ivanor Jaci Machado - Dellas Modas15 Roberto Wildner - Exame Contabilidade16 Jaime Roberto Orlandi - Advocacia Jaime R. Orlandi 16 Artêmio Breitembach - Mecânica Auto Motor

17 Shirley Roratto Zanon - Spaço Fashion17 Doris Márcia Kluge - Monalisa17 Herison Eder Ranzi - Vidanova Neg. Imobiliários 18 Valmor Bressan - Bregomar Veículos18 Clari José Moehlecke - Supermercado Do Lar 18 Volnei Luiz Kammler - Estofaria Kativa19 Elenice J. B. Schlemer - Schlemer Inst. Musicais22 Eloni Beatriz Rieger - Auto Mecânica Rieger22 Juliane Zuchello Kreutz - Nossa Loja22 Sérgio Loreno Bolfe - Auto Posto Diamante22 Ivandra Maria Debona - Chica Bakana 23 Claudio Post - Cooperativa Reg. Auriverde24 Cristiano Schimelfenig - SCS Comércio24 Marcio Rodrigo Pinto - TV Box 24 Regis Desconsi - Amabille Ind. de Móveis24 Vanessa Bruna Canello - Canello Moto Peças24 Nilson De Bona - Malharia Jumaníy 25 Valter Waldow - Valter Cabeleireiro 25 José Luiz Somacal - Wizard Idiomas28 Jaime José D’Agostini - Grupo Tucano28 Raphael Christiano Desconsi - Kitimar28 Marizeu Paduan - Aurora Alimentos29 Edílio Frozza - Alimentos Vitória29 Quiciane Helena Milani - Refrigeração Fogel29 Elizandra Barozzi Grando - Arcus Ind. Gráfica 29 Alcione Cesar Perondi Sordi - Star Cell Celulares30 Juliana Heller - Contabilidade Heller30 Juliano de A. e Souza - Azevedo Proj. e Construção30 Venilce Debastiani - Tubos Maravilha

Aniversariantes de abril

18 REVISTA LÍDER EMPRESARIAL | CDL/ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE MARAVILHA

Novos associados

Auto Mais Corretora de SegurosAv. Anita Garibaldi, 682 – Sala 03 – Centro

(49) 3664-0821

Lema Arquitetura e UrbanismoRua Pref. Albino C. Cella, 247 – Centro

(49) 3664-4125

Oeste Empreendimentos ImobiliáriosAv. Araucária, 388 – Sala 103 – Centro

(49) 3664-3698

Farmácia PopularAv. Sul Brasil, 1761 – B. Civemara

(49) 3664-4690

Loja Le ManasRua Dr. Serafim Bertaso, 246 – B. Madalozzo

(49) 8845-1773

Wizard IdiomasAv. Sul Brasil, 127 – Sala 201 – Centro

(49) 3664-1068

Kasa NobreAv. Anita Garibaldi, 301 – Centro

(49) 3664-6888

Mecânica HeydtRua Jorge Alfredo Heydt, 308 – B. Civemara

(49) 3664-1348

Star Cell CelularesAv. Araucária, 220 – Centro

(49) 3664-3304

Desde maio de 2011, a empresa trabalha com seguros de automóveis, caminhões, residenciais, empresariais e seguros de vida.

Fundada em outubro de 2007, conta com nove colaboradores e atua com projetos de edificações, loteamentos, topografia, entre outros.

Com três corretores de imóveis, a empresa completa dois anos neste mês e atua com compra, venda e aluguel de imóveis e ad-ministração de condomínios.

Três colaboradoras atendem no empreen-dimento, que foi fundado há mais de dois anos e possui descontos especiais em toda linha de produtos.

A empresa iniciou suas atividades em no-vembro de 2013 e trabalha com produtos de bazar e confecções adulto e infantil.

Desde junho de 2013, atende em Maravi-lha com profissionais qualificados para os cursos de inglês, espanhol, alemão, italiano, francês e português para estrangeiros.

Com matriz em Chapecó e 15 anos de ex-periência no ramo, trabalha com compra, venda e aluguel de imóveis e loteamentos.

Há quatro meses em Maravilha, a empre-sa oferece serviços de injeção eletrônica, motor, caixa, suspensão, freios, troca de óleo e revisões em geral.

Há mais de 2 anos em Maravilha, trabalha com assistência técnica, venda de aparelhos, chips de todas as operadoras e recarga de celulares.

www.aemaravilha.com.br | REVISTA LÍDER EMPRESARIAL 19