dragmagazine 02

38
Mensal nº 1 – Ano 0 - Agosto 2007

Upload: dragmagazine-dragteam

Post on 20-Mar-2016

240 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Edição 2 da Dragteam

TRANSCRIPT

Page 1: DragMagazine 02

Mensal nº 1 – Ano 0 - Agosto 2007

Page 2: DragMagazine 02

EDITORIAL

Caro amigo e membro da Dragteam,Neste mês depois das férias voltamos mais tarde um bocadinho….defacto as férias são para o lazer e para o tempo livre.

A DragMagazine neste Setembro vem cheia de vigor e coisas novas.Achamos serão do agrado de todos. Assim, nesta edição, a Florikey éo tema forte a abordar ao qual adicionamos um anexo só com asFAQ’s da versão 4.2, mas temos mais surpresas, como sejam: A TvTelque volta a ser abordada, desta vez com uma análise aodescodificador cedido pela empresa aos seus assinantes, umareportagem sobre o DVB, uma análise sobre o P2P,Canais noFeminino, o Lazer tem um espaço próprio e um especial Bricolage.

Espero que desfrutem,

Equipa DragMagazineadministraçãoDragteam

Coordenador e editorjerp

Coordenador adjuntoKinder__Bueno

redacçãoUse your illusionHondasophiaDragCardPrincflowersPrantona51Devilishangel

Design e Arranjos GráficosThe CrowCaveiraIlianov

Arranjos LinguísticosPTSAT

Contactos no Websitehttp://www.dragteam.net/forum/forumdisplay.php?f=241

Contacto Geralhttp://www.dragteam.net

TEMAS2 Florikey

10 STB TT Micro-S201 TvTel

13 DVB

15 Bússola DragTeam

20 Os Canais Mais Femininos

22 P2P – A moda ilegal da net, Será?

25 Novidades de Setembro

27 DragMarteladas

28 Comunidade Dragteam

* Anexo - Florikey – FAQ’s

[ 1 ] www.dragteam.org

JeRp

nº 2 – Ano 0 - Setembro 2007

Page 3: DragMagazine 02

FLORIKEYPor Kinder__Bueno e JeRp

[ 2 ] www.dragteam.org

FLORIKEY nº 2 – Ano 0 - Setembro 2007

A DragMagazine esteve em conversa com os grandes impulsionadores do projecto Florikey, o DragCarde o nmsalves76, o iznougudpt e o sPeC!. Em sequência da conversa segue também um histórico daFlorikey, gentilmente cedido pelo DragCard. Em Anexo á revista também segue uma análise maisdetalhada sobre as FAQ’s da Florikey.

DM: Como surgiu a oportunidade de entrar no projecto florikey?

nmsalves76: Boa Tarde, parece estranho mas eu de satelites é mais bolos. Tudo começou porque eu sou um idiota eum dia quis utilizar os servers da florikey, para actualizar o meu deco lá de casa. Eu até já tinha isso quase feito,mas as keys só as tinha passado duas horas de cair. Então enviei uma Private Message para o DragCard a explicara situação e a pedir autorização para utilizar. E ele como Admin que é Pimba, agarra aí esse mano, que vai já para aTeam de Developer.

DragCard: Como esta explicado mais baixo, o projecto foi criado por mim ao primeiro como uma brincadeira maiscom o intuito de os servers dos forums satellites.co.uk e Dragteam.org nos dias de apagões aguentarem melhorporque assim o pessoal que só anda as keys já não precisava de visitar os fóruns.Mas como a primeira versão gerou logo uma onda de adeptos devido a facilidade de ver keys só bastava ter oultimo Flash Player instalado no PC que já poderia correr o programa sem qualquer problema até em Linux, epronto devido ao grande numero de pedidos de vários utilizadores começou-se a inovar e a entrar novos elementospara a Team de Developers

iznougudpt: Tudo começou com o Florikey 1.0, descobri o Dragteam por acaso, ao navegar pelo Satellites. Comotenho PCSat, pensei logo eu adaptar o florikey para actualizar o Softcam.Key automaticamente, e daí nasceu oSoftcam Updater. Só que nesta altura ainda usava o servidor do Florikey ilegalmente. Quando comecei a falar como DragCard as coisas até começaram mal, já que ele não gostou muito da ideia de alguém já estar a usar o Servidorsem permissão ( porque será... :D ), mas lá acalmou e aceitou a ideia. Então comecei eu a laborar no SoftcamUpdater. Como existiam alguns utilizadores que não conseguiam ver as chaves por causa de problemas de Java eetc, foi surgindo a ideia de por o Softcam Updater também a mostrar as chaves, para quem não conseguisse usar oFlorikey 2.0, sempre tivesse outra maneira de as ver. Com o decorrer do tempo e com a facilidade com queintroduzia novas funcionalidades, cada vez mais o DragCard se convencia que se era capaz de ser melhor trocar oFlorikey 2.0 pelo meu Softcam Updater. E foi assim, que 2 semanas depois, nascia o Florikey V3.0, comprogramação minha e design do DragCard.

sPeC!: Por incrível que pareça nunca tinha usado qualquer das versões Florikey, comecei a interessar-me peloassunto satélico quando conheci algumas pessoas a fazerem rimas de $$ com o trabalho/descobertas de terceiros,à conta do desconhecimento por partes de algumas pessoas de como fazer as coisas de forma livre e por vezesmuito fácil… Sempre fui contra esse tipo de coisas, e assim como noutras áreas em que já o faço, quis ajudar afazer o possível para que o máximo de pessoas possíveis tivessem acesso a informação/ferramentas de forma livree grátis.Numa resposta ao tópico do fórum da dragteam.org "Queres ser Membro Developer?", coloquei as áreas em queme sinto mais à vontade… na altura nem tinha ideia que era para contribuir para o projecto florikey, o iznougudptdeve ter gostado do nick e lá me pediu para lhe mostrar o que valia :). E pronto assim foi, e fico feliz que assimtenha sido!

DM: Qual foi o papel por ti desempenhado?

nmsalves76: Tenho ajudado o grande Iznougudpt em alguns desenvolvimentos para a Florikey, que ainda não estãoacabados, participei na definição da arquitectura para a versão 4 da Florikey e desenvolvi a ferramenta que visaactualizar toda a florikey. Neste momento a mesma faz coisas básicas mas vai fazer mais. Esta ferramenta resultade um grande trabalho de equipa, visto que não tem só o meu desenvolvimento, mas também do vírus Spec,Iznougudpt e o grande DragCard como mentor da coisa.

DragCard: Desde a versão 1.0 até 2.0 fui eu que fiz sozinho o código para a Florikey e painel de administraçãoutilizando desde PHP+Flash+Lingo+Mysql+Director+JavaScript.Nas próximas gerações 3 e 4 com a entrada do iznougudpt; nmsalves76; sPeC!, tive um papel de condenação doprojecto desde a aquisição de servers ,muito parte dessa coordenação passa por encontrar novas ideias passa porexemplo o CHAT antes de existir em código e de alguém o pensar fazer alguma vez isto ainda íamos na 3.0 já tinhacriado toda a estrutura do que podíamos fazer tudo elaborado em design pois gosto passar todas as ideias pelodesign primeiro somente mais tarde para código, isto deve-se a minha Profissão no dia a dia passar tudo pelo Pré-Design antes de passar para código e pronto foi quase sempre assim antes das coisas existir em código e a suadisposição “funcionalidades” desde SMS ; Avançadas; MOSC; CHAT etc… criei todo o design primeiro ediscutíamos entre os developers quais as melhores soluções de acordo com o espaço e finalidade que queríamos.Mas não me canso de dizer que foi um trabalho de equipa pois quase todos os pequenos pormenores no dia a diapassavam por nós developers e dávamos ideias para ultrapassar problemas ou melhorar o que estava feito desde,acessibilidade, Segurança; Código; Design.

Page 4: DragMagazine 02

[ 3 ] www.dragteam.org

FLORIKEY nº 2 – Ano 0 - Setembro 2007

iznougudpt: Basicamente sou o programador da base do Florikey, o Design fica a cargo do DragCard, programaçãode baixo nível e segurança é agora desempenhado pelo sPeC e o nmsalves76 trata da administração dosservidores.

sPeC!: Tal como o iznougudpt já mencionou, estive encarregado principalmente da segurança que se sentiunecessidade de introduzir nesta versão, devido a haver terceiros a aceder aos servidores do Florikey, sem qualquertipo de permissão e a utilizar as chaves em projectos próprios sem mesmo qualquer referência à Dragteam. Alémdo acesso não controlado, temia-se o aparecimento de possíveis fontes de negócio, devido a como disse em cima,desconhecimento das pessoas de como obter as coisas de forma livre.Sou assim responsável pelo "vírus" detectado pelo BitDefender, que tanta desconfiança criou entre algunsutilizadores do Florikey :)Trabalhei também em conjunto com o iznougudpt na parte de actualização automática de decos, que esperamosconseguir extender na próxima versão.

DM: Qual o maior desafio que tiveste no desenrolar do projecto?

nmsalves76: A minha actividade profissional é um desafio constante, desafios são todos os dias a toda a hora. Jánem os considero um desafio mas sim algo mais no dia-a-dia, como tal o que vai surgindo no projecto é apenasmais uma coisa que vou resolver, sim porque modéstia á parte, nunca deixei nada por fazer e muito menos deixeide conseguir fazer algo. Este é o meu lema de vida.

DragCard: Para mim foi a falta de tempo pois todos os dias temos ideias novas e queremos passar para o projecto,não conseguíamos pois um projecto como o Florikey v.4.0 está cheio de pormenores que não estão visíveis aprimeira vista e que deram muito trabalho a todos.Mas como tudo na vida é um desafio e só temos que estar preparados para eles.

iznougudpt: Essa pergunta é difícil de responder, já que foi tudo feito pouco a pouco. O desafio maior deve ter sidopreparar a V4.0, já que foi uma revolução considerável em relação à V3.4. Quer dizer, pensando melhor, o maiordesafio é mesmo corrigir os bugs de modo a toda a gente poder usar o Florikey, isso sim é desafiante, e daquelastarefas que não vão ter fim. Mas é isso que dá piada à coisa.

sPeC!: Esta é fácil. O meu maior desafio foi mesmo que o iznougudpt e o nmsalves76 conseguissem implementar alivraria de segurança no código deles sem problemas... tarefa difícil e que acho nunca completa.

DM: O que sentes a ver a aceitação que a florikey está a ter?

nmsalves76: Sinto-me muito orgulhoso de fazer parte do projecto e abençoado o dia que enviei a PM ao DragCard.Trabalho em muitos projectos Internacionais este é mais um. Acredito que este projecto ainda terá muito para dar.

DragCard: Não tenho palavras, como vi o projecto a crescer e logo na primeira versão saber que ela foi espalhadapelo mundo fora, desde sites Turcos, Alemães, Franceses…E agora com a 4 foi mesmo um BOOOMMM no Mundo Investigação Satélite, estou mesmo orgulhoso de pertencer aum grupo de pessoas que no dia a dia tornaram isto possível, desde conhecer outras Teams Internacionais queaderiram ao Projecto, desde pessoas como o iznougudpt; nmsalves76; sPeC!, que são pessoas 5 estrelas, temostambém os Beta Tester e toda uma comunidade que actualiza a Florikey para eles o meu muito obrigado.

iznougudpt: Sinto-me muito bem, nós fazemos isto porque gostamos e porque existe gente que possivelmente podeusar isto. Eu já ficava contente com umas centenas de utilizadores, mas ao ver o número de pcs a usar a florikey aultrapassar as dezenas de milhar... é mesmo muito bom. É um sentimento de que somos úteis e que o que fazemosfaz mesmo a diferença.

sPeC!: É maravilhoso ver a quantidade de pessoas a utilizar algo criado por nós e a reacção que se desperta namaioria dos casos. Sinto-me bem por saber que cada vez mais pessoas saiem da "ignorância" sobre este tipo deassuntos e mostram interesse de saber como as coisas funcionam. E depois os agradecimentos das pessoas éuma compensação inexplicável, acho que só mesmo passando pela situação para se perceber :), a situação quemais me marcou foi estar ao pé de uma pessoa quando esta estava a escrever um agradecimento no fórum, eu alianónimo como sempre, apenas sorri e pensei como o iznougupt já disse e bem, como o nosso trabalho está a serútil.

Page 5: DragMagazine 02

[ 4 ] www.dragteam.org

FLORIKEY nº 2 – Ano 0 - Setembro 2007

DM: Pronto para a nova versão? Já existem ideias novas?

nmsalves76: Sinceramente ideias novas é quase todos os dias, mas penso que é hora de afinar alguns pontos,estabilizar a versão 4 e depois durante um período de reflexão, reunir as ideias e sugestões e pensar no que vai tera versão 5. Pronto para a nova versão estou sempre, eu e mais a equipa de desenvolvimento, com quem meorgulho muito de trabalhar.

DragCard: Ui! todos os dias existem ideias novas, mas como já falaram os meus colegas temos já algumas ideiasmesmo em testes finais, outras ainda por começar mas que já temos o Know-How , e outras ainda que nemsabemos como começar mas uma coisa é certa vontade de fazer mais e melhor não nos falta.

iznougudpt: Como já repararam na V4.0, pelo menos até à v5.0 temos ideias. Se não for mais vamos tentar adicionarmais Decos para serem actualizados como os Tekas, de modo automático. O logger de Emms para quem temDreamBox também vai no bom caminho. E não tenho dúvidas que ideias vão haver sempre, e como parar émorrer... a palavra de ordem é mesmo Evoluir sempre!

sPeC!: Está tudo dito pelo resto do pessoal, eu considero-me um programador e como tal limito-me a fazer ospossíveis para tornar reais as ideias que vão aparecendo. Por isso a todos os leitores, vão desejando e dandoideias, e quem sabe não a vão ver real na próxima versão ;)

Page 6: DragMagazine 02

[ 5 ] www.dragteam.org

FLORIKEY nº 2 – Ano 0 - Setembro 2007

Histórico da Florikey

Geração 1/2

A Florikey nasceu em Março de 2007 de uma brincadeira depois de eu “Dragcard” e o DragJusto termos criado aDragteam e como verifiquei que fazia falta um capturador de keys para o satellites.co.uk e dragteam.org devido aosservers dos fóruns não aguentarem nos dias que as keys mudavam, os users visitavam em massa os fóruns.E na altura falava-se muito da Floribella e Floricienta decidi criar o capturador dentro desse Tema, e pronto comotenho conhecimentos de Programação FLASH e como achava que era uma coisa simples mas com animação e quepode-se rodar no maior numero de PCs possíveis indiferentemente do Sistema Operativo optei por o flash mais devidoas animações e já que era uma linguagem simples.Depois de fazer o capturador tive que fazer um painel de administração em PHP recorrendo a BD MYSQL, onde osusers e admins online pudessem meter users/keys/emm/noticias/About, com tempo no fim do dia aos poucos criei ocódigoIsto na versão 1 ainda não dava para imprimir nem para fazer refresh então criou-se uma nova versão devido a pedidodos users e logo ai notou-se que tínhamos somente um server e a Florikey passado 2 semanas de sair já tinhamilhares de pedidos por dia e em dias de jogos já não aguentava com tantos users online.

Geração 3

Na Geração 3 entre mais 1 user para o desenvolvimento como Developer o nosso colega iznougudpt e devido anecessidade de uma linguagem mais adaptável as funcionalidades que queríamos implementar na Florikey tais comoactualizar Softcams Automaticamente sempre que existe-se novas keys o iznougudpt desenvolveu esta versão emvb.net “framework .net” nesta geração ainda mantivemos o painel existente em PHP + MYSQL com algumasmodificações devido a Geração 3 já suportar mais do 1 server em Random tendo ate como lançamento a prmeiraversão da Florikey 12 servers “gratuitos” para aguentar a Grande quantidade de users…

Geração 4

Nesta Geração 4 entrarem mais 2 users para o desenvolvimento como Developer os nossos colegas nmsalves76 esPeC!.Esta nova Geração trás um novo design e montes de novidades que demoraram 4 meses a criar tais como actualizarMOSC e envio de SMS quando detectadas novas alterações, chat, etc…e nesta 4 temos tb componentesdesenvolvidos em c# c++…Tem também novos servers e não gratuitos como tínhamos ate agora mas devido a grande carga de users em 2semanas os Host cancelavam as contas free devido a grande carga de pedidos, e também adicionamos usuários vippara membros que nos acompanham no dia a dia e que por vezes os servers normais podem congelar devido a muitacarga de users, que de facto ate hoje os servers aguentaram bem a carga e os users não precisando de VIP, já que osservers públicos nunca deixaram mal os users…O colega nmsalves76 ficou a frente do painel de administrador novo em vb.net “framework .net”.O colega sPeC!. ficou a frente da encriptação da comunicação de dados entre admin/servidor/ cliente.O meu maior contributo nesta versão foi o design , foi toda redesenhada por mim de raiz e em pré-design antes deaplicar as funcionalidades.O iznougudpt nesta versão perdeu muitas horas a criar as novas funcionalidades em código tudo de raiz no meuentender foi quem mais trabalhou.:)Esta versão também já envia keys para os KING em parceria com a Team KING autorizamos a que criassem umcapturador de keys “Flori Kyng” que utilizam a BD da Florikey.

Ambas as pessoas em cima não fizeram só o mencionado mas sim um trabalho em equipa que foi um ultrapassar umasérie de problemas no dia a dia e só foi possível com ajuda deles.

Geração 5 /6 /7 Futurologia!

Temos previsto ainda durante a geração 4 mais um update para resolver alguns bugs encontrados lançandobrevemente a Florikey v.4.3 BetaAgora na versão 5 vamos ter em funcionamento possibilidade de fazer logs de emms através de uma dreambox emtempo real.Vamos ter uma secção dedicada a Noticias, também vamos suportar o envio de softcams directamente para maismarcas de receptores tais como FTE …E mais outras surpresas em banho-maria pelos nossos developers…

Page 7: DragMagazine 02

[ 6 ] www.dragteam.org

FLORIKEY nº 2 – Ano 0 - Setembro 2007

Bugs ?

Como tudo quando um projecto é muito conhecido acontecem sempre dores de cotovelos tendo muitos fóruns”users” tentado deitar abaixo o projecto florikey.Neste versão tivemos users a vir buscar as keys através de outros programas como o caso do capturador francês queusaram a BD da Florikey sem permissão e sem qualquer referencia a Flroikey no entanto foi um dos momentos quemais me diverti porque pregramos algumas partidas aos franceses e quem tinha esse capturador de keys de repentecomeçou a aparecer [www.Dragteam.org visite para download do original ] e pronto os Franceses tornaram-se a meterconosco e viram como estava os novos servers mas desta vez tínhamos uma armadilha preparada para quando eleslançassem o novo capturador deles , nem precisamos de lançar uma versão nosso foi so mudar 2 coisitas e derepente tinham o capturador deles a dizer [ 69F0DA ] foi a piada total e ate hoje nunca mais utilizaram as nossas BDsmas para evitar isso a geração 4 já tem dados encriptados…

Quem?

Dragteam & Satellites Team

4n4 - algarvioo - briosa - Dsoeira - Echoman - fathy-fenomeno - jfplip - masterlopezz -p.rodrigues – paulox - RKO – scorp -sergem1 - tfc_888 – Zenet – Lucas – acetatus - Aniquibobo - aromasul - Caveira - DJANGO - e-fox – Famtom - filipemisa -Honda - iznougudpt - JeRp - kinder__bueno - MestreMarco - morfeoplus - Outlaw64 –papaleguas - Poison - popiman - sophia -The Crow - use your illusion – DragU - ARPcPro – Bussola - DUCA2 - Gungrave - hilariocv - kafer -Paulo123 - Prophessor -PTSAT - rato - TOP GUN – xpsomeone etc…Developers: iznougudpt - DragCard - sPeC! - nmsalves76

O melhor na Florikey?

Poder receber keys por sms qualquer para parte do mundo sempre que as keys mudem.Poder ter ligado a uma Dreambox e a Florikey actualizar Keys/MOSC sempre que existam alterações novas e utilizatodo o tipo de cams e faz restart a cam automaticamente e a imagem arranca logo sem precisar de fazer nada.Pode ver a próxima key de um provider nas news por cima das keys…Ter um chat onde os users podem trocar ideias, e conhecimentos…

--- Florikey v.1.0 Beta [02/03/2007]

Page 8: DragMagazine 02

[ 7 ] www.dragteam.org

FLORIKEY nº 2 – Ano 0 - Setembro 2007

--- Florikey v.2.0 Beta [17/03/2007]

[+] Funcionalidade de Impressão[+] Funcionalidade de Refresh[+] Funcionalidade de copiar com o botãorato/direito[+] Informação data e hora keys[+] Informação data e hora EMM[+] Nova música[+] Funcionalidade de Setup Moderno

[+] Funcionalidade de minimizar[+] Funcionalidade de log erros a ligar aoservidor[+] Nova Administração c/ Mysql[-] Contador nova versão[*] Tamanho campo actualizado por:[*] Tamanho da fonte das keys[*] Som desligado por defeito

--- Florikey v.3.0 Beta [6/04/2007]

[*] Melhorias a nivel de carga de users 12servers adicionados[*] Programa mais leve e não requer Flash[*] Melhorias na forma de apresentar aschaves que estão activas[+] Funcionalidade de Envio de email com asKeys[+] Funcionalidade de Update de Softcam[+] Funcionalidade de Update de Camd3[+] Funcionalidade de Chave Inteira/Divididaem 2

[+] Funcionalidade de Chaves Com ou Semespaços[+] Funcionalidade de Debug[+] Funcionalidade de Iniciar Minimizado[+] Funcionalidade de ActualizaçõesAutomáticas[+] Funcionalidade de função print em caso denão impressão[+] Funcionalidade de Barra actualização[#] Retirada Animações Flash[#] Retirado Som

Page 9: DragMagazine 02

[ 8 ] www.dragteam.org

FLORIKEY nº 2 – Ano 0 - Setembro 2007

--- Florikey v.3.1 Beta [11/04/2007]

[-] Bug Emm[-] Bug Impressão[+] Funcionalidade de Hex/Dec[+] Funcionalidade de print com as chaves em decimal[+] Funcionalidade de Iniciar com o Windows[+] Funcionalidade de enviar E-mail automatico em caso de keys novas[+] Funcionalidade de Testar Ligação[+] Funcionalidade de Noticias Rodape[+] Funcionalidade de Actualização Camd3 Dreambox[+] Funcionalidade de Reiniciar Cam Dreambox "Auto" em caso novas keys

--- Florikey v.3.2 Beta [13/05/2007]Esta é uma versão só para resolver aguns problemas(melhorias) porque em brevevamos lançar a 4 com muitas novidades...

[*] Melhorias nos Servidores[*] Melhorias no contador[*] Melhorias no random dos servidores e carga[*] Melhorias no envio de emails

--- Florikey v.3.3 Beta [16/05/2007]

[*] Melhorias nos Servidores[*] Bug no nome da versão em minimizado

--- Florikey v.3.4 Beta [30/05/2007]

[-] Correcção de Bugs[*] Melhoria nos Servidores[+] Funcionalidades de adicionar novos servers Automaticamente

--- Florikey v.4.0 Beta [12/08/2007]

[*] Melhorias Reiniciar Cam Dreambox "Autoroll"em caso novas keys[*] Melhorias segurança dos servers[*] Melhorias actualizar keys/emm[+] Funcionalidade de acesso a secções Florikeytotalmente modificado[+] Funcionalidade de Link rápido através do Inicio"debug,FAQ"[+] Funcionalidade de Multilinguas[+] Funcionalidade de Painel Info "estado da conta"[+] Funcionalidade de Painel Actualizado "estadodas modificações"[+] Funcionalidade de Servidores VIP[+] Funcionalidade de FAQ em cada secção[+] Funcionalidade de Musica de Fundo[+] Funcionalidade de Aviso Sonoro em casa dekeys/Emm novas detectadas[+] Funcionalidade de Aviso Visual em casa dekeys/Emm novas detectadas[+] Funcionalidade de Providers novosDigital+4102/Polsat/Premiere/TvGlobo[+] Funcionalidade de Provider Nagra(1)Multicanal/SABC/Euskaltel/[+] Funcionalidade de Softcams[+] Funcionalidade de Actualização Softcam/PCvários tipo softcam-

----Softcam.key, Camd3.keys, Keylist.txt, Nagra,Nagra2[+] Funcionalidade de ActualizaçãoSoftcam/Dreambox vários emuladores----Camd3, MGCamd, Evocamd, CCcam, Dccam,Gbox2.2 (e superiores) Scam3x[+] Funcionalidade de Actualização actualizar variasDreamBox[+] Funcionalidade de Reiniciar Dreambox[+] Funcionalidade de ActualizaçãoSoftcam/Teka/Fergunson/Metronic/Arion "AU"[+] Funcionalidade de Actualização MOSC "EMM"Manualmente ou By Florikey "AU"[+] Funcionalidade de SMS "Vodafone, Optimus,TMN, AnonySms.com"[+] Funcionalidade de SMS envio automatico emcaso de novas keys para lista amigos[+] Funcionalidade de Chat Florikey "membros VIP"[+] Funcionalidade de envio de multiplos emails emcaso de novas keys[+] Funcionalidade de utilização de Proxy[+] Funcionalidade de Login VIP[+] Funcionalidade de Restaurar a Florikey "SafeMode"

Page 10: DragMagazine 02

[ 9 ] www.dragteam.org

FLORIKEY nº 2 – Ano 0 - Setembro 2007

--- Florikey v.4.1 Beta [24/08/2007]

[-] Impressão Já aparece ON na key activa[-] SMS O problema de enviar as keys sempre que houvesse alteracoes foi resolvido[+] Impressão As keys que estao a zeros não aparecem[+] SMS Adicionado novo operador VoipBuster[+] Funcionalidade Stealth Mode e Auto Close para correr no escritorio sem o boss dar por ela[+] Funcionalidade nova de Obtenção de Chaves 2 metodos Blocking e Non-Blocking[+] Funcionalidade 2 testes nos Testes de Ligação em Debug para verificar o melhor tipo a usar[+] Funcionalidade "Inicio/avançadas" 2 submenus (Geral) / (Sons/Visual)[+] Funcionalidade aviso sonoro novo post no Chat[*] MOSC Envio das emms feito 1 a 1, em vez de mandar as 2 no mesmo ficheiro[*] Actualização Softcam/PC Alteração do sistema de seleçao de ficheiros[*] SMS Optimus código alterado para melhor funcionamento[*] E-Mail trocado envio para varias pessoas de CC para BCC[*] Impressão Aparecem todas as Keys existentes

--- Florikey v.4.2 Beta [27/08/2007]

[-] Erro ao iniciar corrigido[-] Em Windows Vista já não é necessário correr o programa como Administrador[-] Quando termina o envio das chaves pata Tekas e clones, a porta COM é logo fechada[+] SMS: adicionados clones de VoipBuster, como VoipDiscount e VoipCheap[+] É possível guardar o Histórico do Chat

[+]Novas Funcionalidades [-]Bugs Corrigidos[*]Melhorias [#]Funcionalidades retiradas

Page 11: DragMagazine 02

[ 10 ] www.dragteam.org

Descodificador STB TT Micro-S201 da TvTelPor rato

Com o novo «bouquet» português de DTH, a TvTel, o STB que foi lançado para o mercado, inicialmente para osagentes da TvTel (pelo menos aqui na margem Sul), foi o modelo Technotrend micro-S201. Muito parecido com aconhecida «Powerbox» da TvCabo, tive a oportunidade de instalar e analisar um pouco esta “box” da TvTel.

Primeiro contacto / instalação

Incluído na caixa está um cabo «scart», um transformador de 12V, manual de utilizador, comando e oreceptor (a caixa e a arrumação igual a do Octal). No primeiro «power-up» escolhe-se a língua e os modos deligação. Ao instalar o sistema (que vem incluído com um LNB monobloco para captação do Eurobird 9ºE e do Hotbird a 13ºE), temos de escolher no menu principal as definições do LNB/DiSEqC 1.0/DiSEqC Sequência 1vez. Neste caso, a posição A para o Eurobird 9ºE, e Posição B, o Hotbird 13ºE. Ao fazermos a nossa auto-instalação do equipamento (deco, alinhar prato,LNB), temos de ter em atenção que podemos ser elucidados nomenu de “Pesquisar canais/Procurar satellite” (fig. 1). Pois aí podemos ter tudo certo (satélite; frequência) e dar-nos uma leitura de 100% qualidade. No entanto, quando vamos visualizar a RTP 1…nada. O que poderá ficarcomo conselho para quem quiser não perder muito tempo ou não ter a sorte de captar logo o sinal do Eurobird9ºE é fazer o seguinte: colocar na RTP 1, ir ao menu principal(no comando, é o botão com o símbolo da chave debocas), e escolher informação técnica/informação do canal(Fig. 2). O que interessa aqui é encontrar oFornecedor: TVTEL, pois se aparecer no Network:13E, ele está a captar o Hotbird e não o Eurobird, apesar dafrequência estar certa!

Fig.1 Fig. 2

Após esta sintonização, convém ajustar bem a co-polarização do LNB, pois é um factor determinante em termosdo Monoblocos LNB.

Descodificador STB TT Micro-S201 da TvTel nº 2 – Ano 0 - Setembro 2007

Page 12: DragMagazine 02

Performance

O sinal obtido com o prato da Tv Tel de 65 cm é de 50% potência e 100% qualidade. Há alguns «transponders»do Hotbird que vão para os 85% de qualidade (caso do canal ZDF), mas não representam problemas decaptação. Ter em atenção que o prato contém um suporte para o LNB um pouco maior do que o normal parasegurar este LNB. Consegue-se adaptar o suporte num prato de 60cm sem problemas, mas de 80 cm nãocheguei a experimentar.

Testei também com um prato transparente de 60 cm (mínimo aconselhado pela TvTel), onde os valores baixarampara 40% de potência e 56% de qualidade de sinal. Para quem tiver decos com Conax embutido ou CAMcompatíveis, poderá não haver problemas de captação, pois 8,0dB em certos decos não provocam qualquerquebra na imagem. Neste deco, com valores abaixo dos 40% a imagem começa a pixelizar. Em termoscomparativos o meu Nokia 9800s, com 7 anos de uso, consegue receber um sinal de 10% de qualidade aos4,0dB sem quebra na imagem! Com casos onde se não utiliza o LNB monobloco, mas opta-se por um LNBindividual com DiSEqC, não houve quebra significativa em relação ao sinal, pois a maioria dos comutadoresabsorvem 1 a 2dB. de sinal, que pode corresponder em certos decos (como neste), termos imagem ou nãotermos nenhuma imagem.

Ligações/Funcionalidades

Ainda no capítulo do DiSEqC, a página 14 no manual de utilizador tem uma funcionalidade bastante útil paraquem quiser utilzar o LNB monobloco e captar também mais dois satélites. Como já existe um comutadorembutido no LNB monobloco, terá que existir pelo menos mais um para os outros satélites (ex:19,2ºE). Entãocomo chegar o comando de comutação de escolha de LNB? O receptor tem a funcionalidade “SequênciaDiSEqC”. Poderá ter dois comutadores sem problemas, onde envia o comando de comutação duas vezes (umpara cada interruptor), mas o melhor é ler e visualizar o esquema na página 14 do manual, pois em cada casopoderá adaptar-se conforme a montagem de cada utilizador. Normalmente utiliza-se na saída do deco umDiSEqC com modo de opção. Existem várias marcas mas o melhor é passar numa loja da especialidade.

As ligações são iguais às do “primo” Octal, Duas saídas «scart», uma para TV com saída em RGB, outra paraVCR/DVD, mas em modo normal (componente). Uma saída áudio digital, tipo coaxial, e saída analógica áudio deficha RCA esq. e dir. Não tem a entrada para cabo ethernet (apenas está lá indicado mas tapado), por isso nesta«board» não deve haver ligação para tal.

Os menus são também muito semelhantes aos da Octal. Não está disponível ainda o EPG para os canais daTVTel, ou seja, não sabemos o que está a passar no momento ou o que vem a seguir, em termos deprogramação, o que é de lamentar num operador que acabou de se lançar no mercado via satélite. O que esperoé que a TvTel active esta função, o mais rápido possível, além de mais funções de menus interactivos.

Descodificador STB TT Micro-S201 da TvTel nº 2 – Ano 0 - Setembro 2007

[ 1 1 ] www.dragteam.org

Page 13: DragMagazine 02

Estão incluídos dois jogo: «Sudoku» e «Minesweeper». Têm função timer, para quem quiser programar, paraligar a um gravador.

A fechar…

De resto há que ter em conta que a estratégia da TVTel foi replicar a «box» da Octal o mais semelhantepossível, em termos de menus e funções de comando. Pois, para quem não está habituado a acompahar asnovas tecnologias e já levou um certo tempo a habituar-se aos botões do comando da Octal, mudar para a TVTel implica ter tudo o mais semelhante possível. Não deixa de ser um deco muito fraco em termos de sinais maissensíveis, pois tudo abaixo dos 40% de qualidade de sinal é para esquecer. Ou opta-se para um outro deco comConax embutido, ou então com uma CAM compatível. Quem vai adquirir este deco, e utilizá-lo como principal,optando por captar outros satélites com sinais mais fracos (ex: Astra 2 no 28,2ºE os feixes Norte), ou tem umprato com dimensões consideráveis mais LNB de muito baixo factor ruído. É um deco ideal para um segundoquarto ou para se utilizar na casa de férias ou no campismo, com uma TV tipo CRT de 32 ou menos polegadas(serve perfeitamente). Para quem tem um plasma ou um LCD com mais de 32 polegadas poderá ter umadecepção em termos de imagem. Ao inserir o cartão num outro deco, já a conversa da qualidade de imagemmuda completamente.

Acho que a TVTel deverá no futuro ter mais opções de decos e a tão falada opção CAM + cartão o mais rápidopossível, pois assim a imagem da empresa, que fica inicialmente na retina, é a de que vai ser “mais um a entrarno negócio” e não “ouvir” o que os clientes realmente pretendem em termos de opções. Basta ver quantosplasmas e LCD são vendidos por dia numa loja de electrodomésticos! É evidente quem investe num televisordestes não é somente por tendência, já que quer também pagar para ter qualidade de imagem, e se o outrooperador não tem, acho que está aqui uma boa oportunidade de negócio para a TvTel. Numa entrevista dada auma revista conhecida da especialidade pelo Eng. Júlio Martins de Sousa (Presidente do Conselho deAdministração da TvTel), foi escrito que queria apostar na qualidade e preço e que não queria quantidade semqualidade, que tenha que o que interessa ao cliente num único pacote. Não será uma boa aposta de ter pelomenos decos com mais qualidade e funções (existe um deco da Technotrend semelhante a este com saídaHDMI), e um canal ou dois em alta definição para eventos e filmes? Somente o futuro nos dirá o que a TvTel vaioptar.

Para já quem não é exigente em temos de qualidade imagem, tem um televisor CRT, mas não têm um pacoteportuguês via satellite, e quiser aderir à TvTel, este deco serve perfeitamente. Para os mais exigentes, comoutros decos de satellite, em que a qualidade de imagem é factor prioritário, pode adquirir este deco, mas utilizaro cartão num outro deco com Conax embutido ou numa CAM compatível e tem logo uma qualidade totalmentemelhor. Ou para quem quiser esperar, opte pela opção CAM + cartão e outros decos que se tem abordado e queestão a caminho.

Setembro de 2007 rato

Descodificador STB TT Micro-S201 da TvTel nº 2 – Ano 0 - Setembro 2007

[ 12 ] www.dragteam.org

Page 14: DragMagazine 02

Por use your illusion/ PrincFlowers

DVB nº 2 – Ano 0 - Setembro 2007

Introdução

Com o “boom” tecnológico dos últimos anos, o conceito detelevisão tornou-se mais abrangente, havendo por isso anecessidade de evoluir para servir um mercado mais vasto ediversificado.

Com limitações que a televisão analógica impunha, surge anecessidade de evoluir para uma tecnologia que apresentassemaiores vantagens - a televisão digital.

Destas vantagens podemos destacar as seguintes:

• Maior eficiência na ocupação de banda, permitindo a difusão demais programas de qualidade standard ou de programas commaior qualidade de imagem (como a HDTV);• Possibilidade de acesso nos receptores a outro tipo de conteúdoque não o tradicional;• Imunidade à interferência e distorção;• Facilidade na restrição ao acesso indevido;• Possibilidade de serviços interactivos;• Melhor facilidade e flexibilidade no desenho das redes dedifusão.

Assim, foi formado, em 1993, o projecto DVB, um consórcio, queconta actualmente com cerca de 270 membros de 32 países,formado por profissionais das áreas de produção, operação eregulamentação. O objectivo do projecto era encontrar umaplataforma de especificações para a transmissão digital, queaproveitasse as vantagens inerentes a este tipo de transmissão.Uma das características principais deste projecto foi a definiçãodas especificações comerciais a atingir por cada norma, às quaisas especificações técnicas se deviam adaptar, ou seja, o trabalhodo DVB é principalmente conduzido tendo em vista o mercado aque se destina.

Este projecto, na sua fase inicial tinha como objectivos:

• Permitir a transmissão digital de vídeo de alta qualidade, HDTV.• Difusão com boa qualidade de programas utilizando canais debanda estreita permitindo assim um aumento no número deprogramas sem a necessidade de alargar o espectro defrequências associado à transmissão de TV.• Permitir a difusão de conteúdo para receptores móveisequipados com antenas de pequena dimensão.• Possibilidade de recepção do sinal digital em veículos que sedeslocam a grandes velocidades e em meios de transmissãodifícil.

O projecto na sua fase inicial centrou a sua atenção na difusãodigital de áudio e vídeo nos meios mais tradicionais como osatélite, cabo e terrestre, mas á medida que ia desenvolvendo oseu trabalho e na tentativa de acompanhar as novas tecnologiasfoi incluído a difusão de programas rádio e dados, programascodificados que possibilitem o acesso condicionado,interactividade entre o utilizador e o operador e interoperabilidadeentre dispositivos.

Mais tarde, e após uma redefinição dos seus objectivos o projectoDVB , foca-se em especificar publicamente os mecanismosnecessários para que um sinal codificado na origem seja enviadopor um canal e recebido correctamente no descodificadorcorrespondente. Nesse sentido os módulos especificados são osda codificação de fonte, sincronização e multiplexagem,codificação de canal, modulação e acesso condicionado. Aprincipal diferença entre as várias normas especificadas pelo DVBconsiste na adaptação de cada uma às características dosdiferentes meios de transmissão e receptores de sinal, canaispodem introduzir mais ou menos erros e os receptores podem tercaracterísticas/requisitos diferentes consoante a aplicação.

Arquitectura

Os conteúdos dos provedores de conteúdo são multiplexados eencriptados no operador, codificados em blocos de codificação decanal, para aumentar a sua resistência a erros introduzidos natransmissão, modulados e enviados para o canal. No utilizador érealizado o processo inverso.

As especificações propostas pelo DVB incidem principalmente naforma como os diversos fluxos são multiplexados e encriptados,na codificação de canal utilizada e na modulação, não sendomuito restritivas na codificação de fonte do conteúdo a transmitir.

O bloco de dispersão de energia e sincronismo reorganiza asequência de bits da entrada, eliminando-se longas sequências dezeros ou uns, garantindo assim a sincronização do receptor e umespectro de sinal uniforme;

Os blocos de codificação de canal e modulação são aqueles quetipicamente servem como adaptação do sistema ao meio. Onúmero e complexidade dos blocos de codificação de canaldependem tipicamente das características do canal e conteúdo aoferecer, exigências relativas a resistência a erros, a atraso detransmissão, etc...

Este sistema utiliza usualmente blocos de Forward ErrorCorrection (FEC), baseados em esquemas de codificação debloco, que conferem a capacidades de correcção de erro sobreum bloco de bits, ou convolucionais, que oferecem redundância aofluxo binário, e blocos de Interleaver, que rearranjam os bits deforma a que a ocorrência de erros de rajada introduzidos pelocanal se traduzam em erros espalhados uniformemente facilitandoo trabalho dos FECs, que operam sobre um bloco, ao espalhar oserros ocorridos numa rajada por vários blocos.

[ 13 ] www.dragteam.org

Page 15: DragMagazine 02

[ 14 ] www.dragteam.org

DVB nº 2 – Ano 0 - Setembro 2007

Arquitectura (cont.)

A maior complexidade dos códigos utilizados, aumenta a robusteza erros mas também o atraso introduzido. A escolha damodulação a utilizar implica um compromisso entre robustez natransmissão pelo meio a que a norma se destina e a eficiênciaespectral alcançada, razão entre o ritmo atingido e a bandautilizada.A utilização do MPEG2-S possibilita a transmissão de qualquerconteúdo digital, para além dos vários streams possíveis de áudioe vídeo, o que permitiu a transmissão de serviços como oteletexto, vários streams de legendas e dados, que permitem porexemplo a transmissão de informação sobre o programa corrente.Para além de elementos específicos de um programa, o protocolopermite também a difusão de serviços que não estão directamenteligados a um programa, o que deu origem ao aparecimento dosElectronic Program Guides (EPGs), download de software ouacesso à Internet. Os EPGs formam um serviço de grandeimportância neste sistema, uma vez que oferecem uma interfaceamigável ao utilizador para um sistema complexo que originamuita informação, ajudando-o a seleccionar o conteúdo que lheinteressa. Este serviço pode também estar associado a um VideoDigital Recorder (DVR) existente no receptor, que gravaconteúdos em que o utilizador está interessado.

DVB – S

A norma DVB-S destina-se à transmissão digital de conteúdos porsatélite. Foi definida em 1993, começando a ser utilizada em1994, acompanhando o desenvolvimento tecnológico (nascodificações de fonte, técnicas de codificações de canal,electrónica de consumo e satélites) ocorrido no início dessadécada que tornou a digitalização completa do sistema de difusãopor satélite economicamente viável, permitindo aliar, às vantagensinerentes à transmissão por satélite, os benefícios aos utilizadorese operadores associados com a transmissão digital.O meio de transmissão utilizado pelo satélite é caracterizado poruma largura de banda disponível relativamente elevada mas poruma potência de emissão limitada, por isso, para a sua utilizaçãocom taxas de erro reduzidas é necessário uma codificação decanal robusta e uma modulação com boa imunidade ao ruído.

O sistema DVB-S é uma arquitectura em camadas, sendo acamada de nível mais elevado o fluxo de bits correspondente aosdados a serem enviados (vídeo, áudio e dados de sincronizaçãopara o descodificador) que para o efeito são agrupados empacotes de 188 bytes. Estes pacotes contêm a informaçãocomprimida pelo codificador MPEG-2. Este sistema especificatambém as taxas de compressão/transmissão possíveis para ocodificador MPEG-2 operar, que variam tipicamente entre 1Mbpse 5Mbps por camada, com possibilidade de serem

automaticamente ajustadas aos conteúdos transmitidos, epoderem ser alteradas sem interrupção da transmissão.

Dispersão de energiaEste bloco reorganiza a sequência de bits, de modo a obtertransições binárias em número adequado para garantir asincronização do receptor. Ela é conhecida como função descrambling, e é implementada por um gerador polinomial(1+X14+X15).

Codificador Reed-SolomonÉ um código de blocos que permite a detecção e correcção desímbolos errados. Em combinação com o Interleaver, consegue-se obter bons desempenhos para erros de rajadas. Apercentagem de dados adicionada (overhead) é de 16/188=8,5%e o código tem capacidade de corrigir 8 bits em cada bloco; sehouver mais do que 8 bits errados no bloco, é dada a indicaçãoda impossibilidade de corrigir os erros.Para complementar o codificador Reed-solomon, usa-se ocodificador convolucional e Puncturing. Este código énormalmente referenciado como RS (204, 188, T=8).

InterleavingOrdena os símbolos de forma a corrigir os erros de rajada e debit de uma forma eficiente. Ela é utilizada juntamente com ocodificador Reed-Solomon com objectivo de aumentar aeficiência deste último.

Formatação de banda de baseEsta função combina símbolos correspondentes a pulsosrectangulares. Ela consiste num filtro coseno-elevado (raised-cosine), que permite limitar a largura de banda (LB) e minimizara interferência inter-simbolica dos canais. A LB é dada porBB=0.5RS(1+ ), em que RS é o debito em símbolo/s e o factor dedecaimento (roll-off factor) do filtro, que pode variar entre 0 e 1.Sendo neste sistema (DVB-S) .

Modulador QPSKÉ uma modulação de fase, em que a informação transmitida estácontida na fase de sinal, sendo a largura de banda ocupada pelosinal modulado o dobro do sinal em banda de base.

DVD –S2

É uma versão melhorada do DVB-S que será provavelmentemais usado num futuro próximo. Os receptores de satéliteestarão equipados com as duas normas (DVB-S e DVB-S2).Actualmente utiliza-se esta norma principalmente em HDTV(High definition TV), enquanto que a norma DVB-S tem sidousado para SDTV (Standard TV). O desenvolvimento da normaDVB-S2 coincidiu com a introdução do HDTV e a norma H.264(MPEG-4).

Para a codificação de canal o DVB-S2 usa uma codificação maiscomplexa e mais eficaz, o Reed-Solomon do DVB-S ésubstituído por um código BCH (Bose, Ray-Chaudhuri,Hocquenghem) com capacidade de correcção de 8 a 12 bits.O DVB-S2 tira proveito dos avanços recentes em modulação ecodificação de canais que proporcionam um aumento de 30% dedesempenho e uma recepção mais robusta em comparação como DVB-S nas mesmas condições de transmissão.

Page 16: DragMagazine 02

Como Fazer uma Bússola DragteamPor Prantona51

Faz já uns meses, fui convidado por um amigo dos meus tempos de tropa, para passar um fim-de-semana em casa dele. Ele vive numa recôndita, calma e aprazível aldeia de Trás-os-Montes. Osprimeiros minutos foram tempo para as apresentações da praxe, umas olhadelas e comentáriosàs nossas barriguinhas (a cerveja, o computador, a TV e a“PI”, não perdoam!).

As horas seguintes passámos a reviver aquelas históriasde tropa que as nossas Marias acham que nunca maisacabam... Entre uma conversa e outra, bem abastecida eregada com a excelente comida e vinho que é apanágio dazona, lá veio o assunto TV por satélite à baila. A Mariadele, que por acaso, é das poucas minhas conhecidas quenão são Marias, aproveitou a deixa e toca a “atacar” omarido. O meu amigo tinha comprado, numa das suasidas à cidade, um «kit» completo de satélite. Mas, paraalém de ter conseguido colocar o prato no telhado e fazeras ligações, a TV estava tão às escuras como o sovacodum grilo, numa noite de verão!...Não tinha conseguido,apesar das inúmeras tentativas a orientação correcta doprato.

É nestas alturas (só nestas, a falar verdade) que nos arrependemos de as não deixar em casa,pois a minha Maria (garanto-vos que é mesmo este nome que está na cédula dela) me denunciatambém, afirmando que o marido dela (eu claro) ia logo resolver o assunto.

A ideia não me entusiasmou muito pois já estava a medir o telhado, a bebida a galopar já nopapo, vocês percebem-me..., e a falta de ferramentas. Mas... já não podia fugir e, muito menos,esconder-me.

Bom, vamos acabar esta história pois o que interessa é o enredo final. Quando me despedi, nodia seguinte, senti-me inteiramente recompensado pelo esforço dispendido - os olhares da famíliaamiga reflectiam amizade e nos meus a satisfação do dever cumprido, todos portanto, felizes davida!...

Nas páginas seguintes, vou descrever-vos o meio que nos permitiu resolver aquele problema de“escuridão”, isto é, a construção de uma bússola, com materiais vulgares, que temoshabitualmente em nossas casas.

A história da bússola

Uma bússola é um objecto com uma agulha magnética. Baseia-se noprincípio que um ferro natural ou artificialmente magnetizado tem em seorientar segundo a direcção do campo magnético da Terra.De acordo com os estudiosos, atribui-se aos Chineses a invenção da 1ªbússola. Segundo escritos Chineses as primeiras bússolas foramutilizadas no mar por volta do ano 850. Baptizaram a primeira bússolacom o nome "Si Nan". "Si Nan" significa "O Governador do Sul" e ésimbolizada por uma concha cuja pega aponta para Sul.

A invenção foi então espalhada pelos países Europeus pelos Árabes,chegando também a Portugal.

É com orgulho que relembro os Portugueses Quinhentistas na grande saga dos Descobrimentos:“...dar novos mundos ao mundo...”, citando os Lusíadas de Luís de Camões. Talvez possamosestabelecer aqui um paralelismo, embora com as devidas diferenças: quer seja nas Descobertasde Novos Mundos quer seja na instalação de antenas, a bússola é um dos instrumentos maisimportantes para os portugueses. Claro que há outros importantes!...

Bússola Chinesa

Bússola DragTeam - telhado

Como Fazer uma Bússola Dragteam nº 2 – Ano 0 - Setembro 2007

[ 15 ] www.dragteam.org

Page 17: DragMagazine 02

Segundo alguns eruditos, o conhecimento da declinação magnética, ou seja, a diferença entre oNorte magnético, indicado pela agulha e o Norte verdadeiro foi, possivelmente, uma descobertados portugueses no século XV.

Um português normalmente citado é D.João de Castro, que descobriu o desvio de uma agulha, ouseja, o efeito que massas de ferro próximas têm sobre uma bússola. Este efeito obrigou acuidados com o posicionamento daquela relativamente a peças de artilharia, âncoras e outrosferros. Era uma das razões para as caixas que protegiam as bússolas, fossem primeiramente emmadeira.

Também nós, quando estamos nas nossos estudos de “floricultura de orientação” nas nossasantenas parabólicas, teremos de ter cuidado quando estamosrelativamente perto do prato ou de outras peças metálicas.

Inicialmente, as agulhas das bússolas "dançavam" bastante edemoravam muito tempo a estabilizar. Para resolver esse eoutros problemas a agulha é protegida dentro dum invólucrotransparente cheio de líquido ou ar, o que lhe permiteposicionar-se rapidamente, dum modo amortecido, mas comestabilidade, na direcção norte-sul.

As bússolas modernas são instrumentos de precisão. As maisvulgares, as analógicas, usam também a agulha magnetizadaque gira livremente sobre um «pivot». Possuem uma escalagraduada em graus (360º) e a indicação dos pontos especiais,nomeadamente os pontos cardeais: norte, sul, este e oeste,

respectivamentesimbolizados por N, S, E e W (Norte, Sul, Este e Oeste - Westem Inglês). Algumas possuem informações importantes paraorientação específica.

No fim do século XX apareceram novas bússolas. São asdenominadas digitais ou electrónicas que aproveitam o efeitoindutivo do campo magnético terrestre sobre uma bobina etransformam electronicamente a informação. Permitem assimuma relação com outros equipamentos electrónicos de bordo,como o piloto automático ou computador que fazem um usoquase ilimitado dessas potencialidades.

A declinação magnética

A declinação (D) é o ângulo compreendido entre o Norte verdadeiro (Nv) e o Nortemagnético(Nm). Varia de local para local e no mesmo local lentamentecom o tempo. Conta-se em graus e toma valor positivo (+) quando apartir do norte verdadeiro para o norte magnético cai para E - Leste enegativo quando cai para W - Oeste.

Bússola analógica

Bússola digital

Como Fazer uma Bússola Dragteam nº 2 – Ano 0 - Setembro 2007

[ 16 ] www.dragteam.org

Page 18: DragMagazine 02

Eis alguns links que nos poderão ajudar quer no cálculo da longitude e latitude do lugar em quenos encontramos quer no cálculo da declinação, variável no tempo:

http://www.diesl.comhttp://www.geolab.nrcan.gc.ca/geomag/apps/mdcal_e.php

Construção da bússola caseira: as Bússolas DragTeam

De acordo com os fins em vista, temos dois modelos a apresentar. Ambos, parafraseando alguémque não me lembro do espaço satélico, são de “graça, de borla ou grátis” e fáceis de realizar.Tanto um como outro têm vantagens e desvantagens. Daí apresentarmos os dois modelos queestarão de acordo com as necessidades de momento.

I - Modelo de Dragteam de ChãoII - Modelo de Dragteam de Telhado

I - Modelo de Dragteam de Chão

Material necessário:

PC + impressora+papel;uma agulha comprida (o tamanho conta um pouco para a precisão da direcção);uma rolha de cortiçaregular;uma faca bem afiada;1 recipientetransparente um poucolargo – por ex.: umprato de vidro;um pouco de água;e um íman normal.

Método:

a. Em primeiro lugardevemos construir aescala da bússola: nocomputador desenhamosum círculo com ospontos cardeais (N, S, Ee W (Norte, Sul, Este eOeste) ou, até mesmocom mais detalhe,desenhamos a direcçãodos satélites quequeremos localizar. Nomodelo da figura,seleccionamos oHispasat 30ºW e o Hotbird 13ºE. Nota: aconselhamos que a escala que nos vai servir de visorseja feita no PC e respectiva impressão numa folha de papel, mas também o podemosdesenhar manualmente.

b. Com uma faca bem afiada, cortamos da rolha, um disco de cortiça com cerca de 1cm de altura.c. Depois magnetizamos a agulha: com uma das extremidades da agulha, passamos na

superfície do íman umas 20 vezes, sempre na direcção da agulha.

Bússola Dragteam - Chão

Como Fazer uma Bússola Dragteam nº 2 – Ano 0 - Setembro 2007

[ 17 ] www.dragteam.org

Page 19: DragMagazine 02

a. De seguida, fixamos a agulha com fita-cola, centrando-a no disco de cortiça que cortamos emb).

b. Colocamos o recipiente (prato no exemplo que estamos a seguir) em cima do círculo escaladodesenhado na folha de papel. Juntamos então um pouco de água no recipiente (quanto baste).

c. Colocamos a agulha + disco de cortiça a flutuar na água do recipiente. Vamos reparar que aagulha, vai mexer-se sozinha até estacionar: a direcção Norte-Sul.

d. Finalmente ajustamos a escala, rodando-a até termos a agulha a coincidir com a direcçãoNorte-Sul.

Temos então a nossa construção realizada e pronta a orientar a antena para o satélite desejado.

Este primeiro modelo a Bússola Dragteam – Chão, apresenta uma razoável boa precisão deorientação mas, concordamos que é um pouco difícil de transportar para o tellhado.

II - Modelo de Dragteam de Telhado

Material necessário:

PC + impressora+papel;uma agulha comprida (o tamanho conta um pouco para a precisão da direcção);uma linha ou fio fino;um íman de preferência com um orifício, como o do exemplo da figura em forma de argola,embora qualquer dê, desde que consigamos pendurá-lo dum modo estável com um fio fino.

Método:a. Em primeiro lugar

devemos construir aescala da bússola: nocomputadordesenhamos umcírculo com os pontoscardeais (N, S, E e W(Norte, Sul, Este eOeste) ou, até mesmocom mais detalhe,desenhamos adirecção dos satélitesque queremoslocalizar.Seleccionados osHispasat 30ºW e oHotbird 13ºE.Aconselhado fazer aescala que nos vaiservir de visor atravésdo PC e respectivaimpressão numa folhade papel, mas também o podemos desenhar manualmente.

b. De seguida, fixamos o íman à linha com um nó normal, de modo a podermos pendurá-lo.c. Com uma das mãos penduramos o íman deixando que este pare de rodar livremente e

estabilize numa direcção: a direcção Norte-Sul.d. Com a outra mão, colocamos a nossa escala por baixo do íman e rodamo-la até afinarmos a

direcção Norte-Sul (desenhada) com a direcção indicada pelo íman. Para uma maior precisãodeste ajustamento, colocamos um acessório a indicar a direcção do íman, por exemplo, umaagulha ou mesmo um arame de ferro ou aço (na figura colamos uma seta de fita adesiva de corvermelha para indicar o Norte na extremidade correcta da agulha).

Bússola Dragteam - Telhado

Bússola DragTeam - Telhado

Como Fazer uma Bússola Dragteam nº 2 – Ano 0 - Setembro 2007

[ 18 ] www.dragteam.org

Page 20: DragMagazine 02

Este modelo - Dragteam de Telhado é fácil de fazer e adequado para o telhado mas menos precisodo que o modelo Dragteam de Chão, pois a estabilização é mais demorada.

Nota: com um risco elevado de cometermos erros de orientação, nunca devemos operar umbússola perto de materiais de aço ou ferro, nomeadamente, do prato, acessórios, grades devarandas ou outras peças ferrosas.

Para todos os que tornaram possível este trabalho e para os que me estão a ler, os meusagradecimentos; e para que não fiquem a seco, aqui vai uma das do meuamigo transmontano:

Setembro de 2007Prantona51

A DragMagazine Omitiu

Por lapso não foi referida a participação na 1ª Edição (Agosto 2007) daPrincflowers nas DragMarteladas, fica aqui o reparo e o pedido de desculpas.

Beijinhos Princesa.

Como Fazer uma Bússola Dragteam nº 2 – Ano 0 - Setembro 2007

[ 19 ] www.dragteam.org

Page 21: DragMagazine 02

Os Canais mais FemininosPor sophia

Os Canais mais Femininos nº 2 – Ano 0 - Setembro 2007

Boas a todos,

Este mês decidi apresentar-vos alguns canais cujo alvo preferencial seja o público feminino e não pretendo comisto dizer que são exclusivamente para estas, pois a maior parte dos canais até têm uma programação bastantegeneralista e tal como há mulheres que gostam de ver futebol, também há homens que gostam muito decozinhar.

Assim a minha primeira escolha recai naturalmente sobre a nossa produção nacional:

- SIC MULHER

Satélite : Hispasat (30ºW) Operador : TV CaboFreq: 12012 V 27500 3/4 Web: http://mulher.sapo.pt/sicmulher/

Pode-se também ver em: Clix Smartv, TV tel (cabo) e Cabovisão

A SIC Mulher foi o quarto canal temático da SIC a ser lançado, tendo sido especialmente desenhado para atelevisão por cabo. As suas emissões iniciaram-se no dia 8 de Março de 2003, Dia Internacional da Mulher.

Apesar do seu público-alvo ser as mulheres, transmitem programas com interesse para ambos os sexos, como«sitcoms», «britcoms» e outras séries internacionais de ficção.

No entanto, o seu principal objecto é a difusão de uma programação destinada à mulher, que não se revê natotalidade em nenhum dos canais disponíveis no panorama televisivo português da actualidade.A sua grelha é completada por magazines, «talk-shows» e filmes que abrangem temas vocacionados para umpúblico maioritariamente feminino ; na sua programação há séries de comédia, filmes, música, moda, etc.Programas em destaque: «Essência», «Querido mudei a casa», «Oprah», «Dr.Phil», «Magazine Mulher», etc.

Outros canais:

- FASHION TV

Satélite : Hispasat (30ºW) Operador : TV CaboFreq: 11851 H 27500 3/4 Web: http://www.ftv.com/

Também na TVtel (satélite) e em testes, no Satélite Eurobird 9 (9.0E), freq: 11766 V 27500 5/6Por cabo : TVtel e CabovisãoTVOnline grátis : http://www.sintonizate.net/canal/FashionTv/

O canal Fashion TV, a festejar o seu 10º aniversário, aposta na beleza e no estilo em televisão. A suaprogramação emite 24 horas por dia / 7 dias por semana e divulga as últimas novidades das tendências mundiaiscom um toque sexy!Fashion TV é, desde o seu aparecimento em 1997, reconhecido como um símbolo para novos «designers», comoum estilo de vida para os profissionais da moda e como um mundo de «glamour» para as modelos.

Programas de moda dedicados por exemplo a: «Lingerie», «Teenagers», Maquilhagem, Sapatos, Penteados,Moda de Homem, os «Top Designers», etc.

- COCINA

Satélite : Hispasat (30ºW) Operador : MulticanalFreq: 11535 V 24500 5/6Satélite: Astra (19,2ºE) Operador : Digital+Freq: 10817.5 V 22000 5/6 Web: http://www.canalcocina.es/es/

[ 20 ] www.dragteam.org

Page 22: DragMagazine 02

O Canal Cocina é o primeiro e único canal dedicado integralmente ao mundo da gastronomia e tem como publico alvo mulheres dos 25 aos 50 anos.

O Canal Cocina oferece uma programação divertida, baseada na boa mesa, na boa comida e em tudo o que acontece no mundo da gastronomia. Divertimento,informação sobre restaurantes para os paladares mais viajados, reportagens com os cozinheiros mais prestigiados como protagonistas, toda a actualidadegastronómica e as receitas dos melhores chefes.

Programas que vão desde: «Para principiantes», «Alta cocina», «Cosa de niños», «Platos frios», «Naturalmente Light» …

- COSMOPOLITAN TVSatélite : Hispasat (30ºW) Operador : Digital+

Freq: 11771 V 27500 3/4 Web: http://www.cosmopolitan.tv/

É o primeiro e único canal de televisão deste operador espanhol dirigido às mulheres, e é a versão audiovisual da famosa revista feminina, líder nas vendas em todo omundo. Cosmopolitan Televisión estreou-se mundialmente em Espanha no dia 1 de Março de 2000.

A programação da Cosmopolitan Televisión está composta por séries, filmes e programas de produção internacional e espanhol.Programas em destaque: «Crossing Jordon», «Atractiva-t», «Style Star», «Mis chicos y yo»etc.

- DISCOVERY HOME & HEALTH

Satélite: Astra (19,2ºE) Operador: SKY DigitalFreq: 11876 V 27500 2/3 web: http://www.homeandhealthtv.co.uk/hh_site/index.jsp?site=uk

Discovery Home & Health é um canal de televisão com transmissão no Reino Unido. Lançado inicialmente como Discovery Health e fazendo parte do «bouquet» doscanais da Discovery Channel, o canal mudou de nome em 7 de Maio de 2005 para o seu nome actual, e reforçou a sua orientação para o modo de vida da mulher. Istocoincidiu com o relançamento do canal of Discovery Home & Leisure , um canal orientado para o público e modo de vida masculino.

Discovery Home & Health oferece programas sobre Saúde, beleza, gravidez, maternidade, casamento, etc.Programas em destaque: «Medics of the glen», «A&E», «Adoption Stories», «From here to Maternity», «Baby Days», etc.

- FOXLIFESatélite: Hotbird 8 (13º E) Operador : SKY ItaliaFreq: 11977H 27500 ¾Sat: Astra 1G (19,2ºE) Operador: CanalSat & Noos NumériqueFreq: 11895 V 27500 3/4 Web: http://www.foxtv.it/foxlife/

O FoxLife é dedicado totalmente à mulher moderna, independente e decidida. O público feminino pode ver em um só canal as melhores séries de comédia e drama,filmes, «lifestyle» e «reality shows» que seguem uma receita infalível: a qualidade da Fox aliada à sensibilidade exigida pelas mulheres. Actualmente, o FOXLIFE é um dos canais de entretenimento mais assistidos da Europa. A programação mescla diversão e humor com inteligência, oferecendo àstelespectadoras todos os géneros num só lugar.

Series em destaque: «Brothers & Sisters» , «Crossing Jordan» , «Desperate Housewives», «Hill & Grace».

Os Canais mais Femininos nº 2 – Ano 0 - Setembro 2007

[ 21 ] www.dragteam.org

Page 23: DragMagazine 02

P2P – A moda da internet que é ilegal, Será? nº 2 – Ano 0 - Setembro 2007

P2P – A moda da internet que é ilegal, Será?Por JeRp

[ 22 ] www.dragteam.org

Nos últimos tempos temos vindo a assistir a nova polémica: o P2P. Mas será que todos percebem o que é?E será que o P2P é uma ilegalidade? Este artigo servirá como tentativa de desmistificação de algumaconfusão que percorre na internet, sobretudo no que aos portugueses diz respeito e uma explicação destefenómeno da internet. Este é um artigo baseado na muita informação disponível na internet e na legislaçãolegal que existe.

O que é o P2P?

Com o aparecimento da Internet, muitas foram as tentativas de tirar proveito dos recursos a ela ligados.Começando com a informação, passando pela capacidade de processamento e de armazenagem de dados.Este esforço tem produzido resultados e muitos são os projectos que são desenvolvidos em seu redor. Oaumento dos sistemas ligados à Internet e dos dispositivos com capacidade de comunicação leva aorepensar a arquitectura das aplicações actuais, surge assim o «Peer-to-Peer».

Conceito

Geralmente, uma rede «Peer-to-Peer» (P2P) é constituída por computadores ou outros tipos de unidades deprocessamento, que não possuem um papel fixo de cliente ou servidor. Pelo contrário, costumam serconsiderados de igual nível e assumem o papel de cliente ou de servidor, dependendo da transacção seriniciada ou recebida de um outro «peer» da mesma rede.

Os nós da rede «Peer-to-Peer» podem diferir em termos de configuração local, capacidade deprocessamento, capacidade de armazenamento, largura de banda, entre outras características particulares.O primeiro uso da expressão «Peer-to-Peer» foi em 1984, com o desenvolvimento do projecto «AdvancedPeer-to-Peer Networking Architecture» na IBM.

O termo é utilizado em diferentes tecnologias que adoptam um modelo conceitual ponto-a-ponto (emPortugal, conhecido como par-a-par), tal como o protocolo NNTP (para «Usenet News»), SMTP (para enviode e-mail), e sistemas de troca de mensagens instantâneas (ICQ, MSN). O termo tornou-se popular com osurgimento de aplicações de partilha de arquivos, ou seja, programas que possibilitam a distribuição dearquivos em rede, permitindo o acesso de qualquer utilizador dessa rede a este recurso. Outros tipos derecursos podem ser partilhados em redes «Peer-to-Peer», tal como capacidade de processamento demáquinas, espaço de armazenamento de arquivos, serviços de «software» (analogamente aos «WebServices»), entre outros.

Em 1999, Shawn Fanning criou o Napster, para partilha de arquivos de música (principalmente MP3), etrouxe o conceito de «Peer-to-Peer» para os média, principalmente após tornar-se alvo de ataques jurídicospor parte das companhias fonográficas.

Após o Napster, dezenas de outras aplicações «Peer-to-Peer» foram lançadas: Ares, LimeWire, iMesh,WinMX, AudioGalaxy, Kazaa, Gnutella, Freenet, Shareaza, eDonkey, eMule, aMule, Bearshare, ANts P2P, eentre nós alguns mais recentes, como o Btuga.

Mas afinal quais são as diferenças do P2P com a Arquitectura Tradicionaldos Serviços na Internet?

A maioria dos serviços de Internet é distribuída utilizando a tradicional arquitectura cliente-servidor,ilustrada na figura 1. Nesta arquitectura os clientesutilizam um protocolo de comunicação específicopara aceder a um recurso específico (por exemplo oFTP para aceder a ficheiros). Grande parte doprocessamento envolvido no serviço ocorre noservidor, deixando o cliente liberto. A grande maioriadas aplicações populares na Internet, como o correioelectrónico, transferência de ficheiros e mesmo a«World Wide Web» utilizam este modelo de serviço-entrega.

Infelizmente esta arquitectura tem uma grandedesvantagem: com o crescimento do número declientes, a carga e largura de banda do lado doservidor também aumenta. O ponto de quebra équando o servidor não consegue atender maisclientes. A vantagem da arquitectura é não necessitar de grande poder computacional do lado do cliente.Ironicamente, a maior

Figura 1 - Arquitectura Tradicional dos Serviços na Internet

Page 24: DragMagazine 02

[ 23 ] www.dragteam.org

parte dos utilizadores de computadores pessoais continua a efectuar actualizações constantes aos seussistemas, tornando-os demasiado poderosos para as aplicações mais populares da Internet: navegar empáginas interligadas e ler correio electrónico.

Nesta arquitectura, o cliente tem um papel passivo, ou seja, pode efectuar pedidos a serviços mas não podedisponibilizar serviços a outros clientes. Mas a arquitectura não é má em si. Na altura do seudesenvolvimento, os endereços IP da maioria das máquinas eram estáticos. Se todas as máquinas da redecorrerem um servidor e um cliente, passariam dessa forma a base rudimentar para uma rede P2P.

Com o crescimento da Internet, o número limitado de endereços IP levou os fornecedores do acesso àInternet a atribuírem endereços dinâmicos. Este facto inibiu os utilizadores de correr qualquer servidor útil.Estes computadores formam a "fronteira" da Internet: computadores que estão ligados, mas incapazes departicipar facilmente na troca de serviços. Por esta razão, os servidores encontram-se centralizados comum endereço IP atribuído, disponíveis a quem souber o nome fácil de decorar.

Outra razão para as máquinas clientes não correrem serviços é o facto de fazerem parte de uma redeprivada. Esta rede é normalmente isolada da Internet por uma «firewall», por motivos de segurança. Oobjectivo das empresas é proteger informação confidencial e prevenir uma má utilização de acesso àInternet. O efeito desta protecção é que um sistema fora da rede privada não consegue ligar-se a umcomputador dentro da rede privada.

Estes clientes inacessíveis possuem enorme poder de cálculo. Assuma-se que existem 10 milhões demáquinas com processadores as 100Mhz, cada um com 100Mb de capacidade de armazenamento livre e1000 bits de largura de banda não utilizada e 10% da capacidade de processamento não utilizada. Aqualquer momento estes clientes representam 10 «peta-bytes» (10^15 bytes) de capacidade dearmazenamento disponível, 10 biliões de bits de largura de banda (aproximadamente 1.25 Gb) e 10^8Mhz decapacidade de processamento desperdiçada! Sãoestimativas conservadoras que dão um pequeno indicadordo potencial à espera de ser libertado na "fronteira" daInternet.

P2P é a chave para alcançar este potencial, dando àsmáquinas individuais a capacidade de fornecer serviçosumas às outras. Ao contrário da arquitecturacliente/servidor, redes P2P não dependem de servidorescentrais e normalmente trabalham foram do sistema denomeação da Internet: o DNS. Ao contrário da arquitecturacliente/servidor, as redes P2P disponibilizam uma rede deinterligação plana e inter-conectada (como apresentada nafigura 2). Permitindo que computadores intermitentes sedescubram uns aos outros, a tecnologia P2P permite queestas máquinas ajam como clientes e servidores de umaforma dependente da aplicação envolvida.

E a Legislação o que diz?

A preocupação com a propriedade intelectual e os direitos de autor não é propriamente um tema novo. Sãorecentes e evidentes os casos de provável violação de direitos de autor, nomeadamente em áreas como amúsica, a literatura e, é claro, o «software». Mas com que leis é que as autoridades se baseiam paraandarem a fazer esta verdadeira “caça às bruxas”?

O paradigma Internet vs Direitos de Autor veio criar um conflito de difícil resolução entre liberdades edireitos. Para Patricia Akester, investigadora e docente na Universidade de Cambridge, «por um lado existea livre circulação de ideias, conhecimentos e informação que a Internet incentiva», mas, por outro, existetambém «o direito do autor de impedir o uso não autorizado das suas obras». Segundo a «World IntellectualProperty Organization» (WIPO), em 2001 foram transferidos em sistemas «peer-to-peer» (P2P) cerca de 5,15mil milhões de ficheiros de áudio, número que subiu para 7,44 mil milhões em 2005.

Em Portugal, os direitos de propriedade intelectual estão previstos no Código do Direito de Autor e dosDireitos Conexos, aprovado pelo Decreto-Lei nº 63/85 de 14 de Março, sucessivamente alterado. Asalvaguarda jurídica dos programas de computador está prevista como análoga às obras literárias, sempreque os mesmos revistam um carácter criativo, nos termos do Decreto-Lei nº 252/94, de 20 de Outubro.

A protecção efectiva é consolidada pela Lei da Criminalidade Informática· – Lei nº 109/91 de 17 de Agosto,que tipifica, como crimes ligados à informática, o dano relativo a dados ou a programas informáticos e areprodução ilegítima de programa protegido. No entanto, denota-se uma tentativa, por parte do legislador

Figura 2 - Arquitectura de uma rede «Peer-to-Peer»

P2P – A moda da internet que é ilegal, Será? nº 2 – Ano 0 - Setembro 2007

Page 25: DragMagazine 02

[ 24 ] www.dragteam.org

(fortemente combatida até agora), no sentido da descriminalização destes actos, punindo a sua práticaapenas a título de contra-ordenação.

Conclusão

O P2P não é, de forma alguma, ilegal. Não existe nenhuma lei que o proíba, mas tanto pela liberdade, comopelo fácil acesso aos conteúdos das diversas indústrias, de música, filmes, «software», etc., as mesmassentem-se ameaçadas e tentam, através das diversas formas de pressão à União Europeia, e mesmodirectamente aos países, forçar a intimidação e coacção do utilizador final e “intermediários”, de forma aacabar com uma prática que ainda não se encontra totalmente enquadrada na lei.

As opiniões dividem-se. Existem aqueles que defendem o P2P e a sua total liberalização, tanto em relaçãoaos conteúdos como ao livre acesso às plataformas de P2P, como aqueles que tudo que tenha extensãoMP3, AVI, ISO, etc, deve ser crime e quem o cometer deverá ser condenado a prisão perpétua….

A decisão real ainda não está à vista. Cabe a cada um de nós decidir o que fazer. Mesmo porque, na prática,o P2P é somente uma parte ínfima do problema…. E os «downloads» por FTP? E por HTTP?

Nestes tempos difíceis que correm, em que parece que um utilizador de computador e internet é um pirata,serve ainda de consolo pensar que podemos ainda respirar de borla…

Setembro 2007

JeRp

P2P – A moda da internet que é ilegal, Será? nº 2 – Ano 0 - Setembro 2007

Page 26: DragMagazine 02

Novidades de SetembroPor Devilisanangel

Novidade de Setembro nº 2 – Ano 0 - Setembro 2007

Este mês o tempo é mais fresco e convida a outro tipo de actividades, sem ser a praia e a roupinhas queagasalhem mais. Algumas sugestões de estreias cinematográficas e opiniões de moda são o tema corrente. Relativamente a estreias cinematográficas aqui ficam algumas. Destacam-se os dois primeiros filmes.

OS FANTASMAS DE GOYA (Estreia a 6 de Setembro)

Realizador: Milos FormanActores: Javier Bardem, Natalie Portaman, Stellan SkarsgardGénero: Drama

Sinopse : Uma trágica história de amor passada numa Espanha decadente, entre asruínas do Império e as ameaças da Revolução Francesa, numa época em que ofanatismo religioso entra em choque com o ateísmo, a tirania com a democracia e odesejo com a morte.Os Fantasmas de Goya, cujo livro serviu de base ao filme homónimo, conta com asinterpretações de Natalie Portman e Javier Bardem: uma trágica história de amor euma relação que opõe duas visões da vida – a de um extremista que quer mudar omundo e a de um pintor que apenas quer retratar o mundo tal como o vê.

CATIVEIRO (Estreia a 6 de Setembro)

Realizador: Roland JofféActores: Elisha Cuthbert, Daniel GilliesGénero: Thriller

Sinopse: Uma modelo é sequestrada em Manhattan, juntamente com seu«chauffeur», por um «serial killer», que os mantém numa pequena sala. Enquanto sãoaterrorizados pelo psicopata, as vítimas acabam por se envolver.

Cabe referir uma pequena curiosidade: os cartazes de promoção do filme tiveramque ser retirados das ruas de Los Angeles e N.Y., devido as várias reclamações pelo factodos cartazes chocarem muitas pessoas.

3º HAIRSPRAY(Estreia a 6 de Setembro)Realizador: Adam ShankmanActores: John Travolta, Amanda BynesChristopher Walken, Michelle Pfeifer Género:Comédia

4º TRÁFICO, BEM-VINDO ÀAMÉRICA(Estreia a 13 de Setembro)Realizador: Marco KreuzpainActores: Kevin Kline, Katheleen Gati , PaulinaGaitanGénero:Drama

5º O GANG DO PI(Estreia a 13 de Setembro)Realizador: Howard Baker

6º UM CORAÇÃO PODEROSO(Estreia a 13 de Setembro)Realizador: Michael Winterbottom Actores:Angelina Jolie, Dan Futterman,Lisa CarnahanGénero: Drama

7º HIGHLANDER – THE SOURCE(Estreia a 13 de Setembro)Realizador: Brett LeonardActores: Adrian Paul, Thekla Reuten PeterWingfieldGénero: Acção

Género: Animação

[ 25 ] www.dragteam.org

Page 27: DragMagazine 02

8º ULTIMATO(Estreia a 20 de Setembro)Realizador: Paul GreenGrassActores: Matt Damon, Júlia StillesEdgar Ramirez, Chris CooperGénero: Acção

9º MANOLETE(Estreia a 20 de Setembro)Realizador: Menno MeyjesActores: Adrien Brody, PenélopeCruz Género: Drama

10º BECOMING JANE(Estreia a 20 de Setembro)Realizador: Julian Jarrold

Actores: Anne Hathway, JamesMcavoy, Julie WaltersGénero: Drama/ Romance

11º DEATH AT A FUNERAL(Estreia a 20 de Setembro)Realizador: Frank OzActores: Matthew Macfadyen,Rupert Graves, Daisy DonovanGénero: Comédia

Quanto à moda para este mês, tendo em conta que o Outono se aproxima, ficam já algumas sugestões “maisquentinhas”. Para a próxima estação as apostas dos estilistas vão de encontro, a nível de cores, ao que se usou noVerão, cores muitas cores… onde é válido o uso de vários tons derivados de cores principais. Além das cores fortestambém irão existir opções por tons mais sóbrios que, no entanto, terão que ser sempre luminosos: branco,cinzento, bronze e castanho. As opções vão para cores que consigam gerar jogos de luz. A título de exemplo: o pretocom reflexos azulados, o azul petróleo com reflexos e o prateado e também as cores espelhadas.Quanto às senhoras, a opção de cortes será para aqueles que realcem a silhueta feminina, com jogos de sedução,através da combinação de camisolas amplas com calças justas ou saias rodadas e com volume combinadas comcamisas justas.Os combinados de «sportswear» serão mais coordenados, apelando novamente as formas femininas.

Dicas do mês:

1) Para quem fez churrasco este Verão, e não sabe o que fazer as cinzas que sobraram ou que ainda tenham nachurrasqueira lá de casa, experimentem misturar com a terra dos canteiros onde tenham flores. Funciona comofertilizante.

2) Esta dica é válida para os meninos e para as meninas. Muitas vezes surgem borbulhas em zonas em que sefaz a barba ou a depilação devido aos pêlos encravados. O truque nestas situações é rebentar a borbulha, arrancar opêlo com uma pinça e meter um pouco de Halibut ou Clearasil, na versão própria de creme para secar borbulhas.Convém fazer isto à noite ou à tardinha, para dormirem com o creme na zona da borbulha, para secá-la maisrapidamente. Depois disto, o pêlo irá crescer no sentido normal, sem dar origem a uma nova e tão indesejávelborbulha!

Novidade de Setembro nº 2 – Ano 0 - Setembro 2007

[ 26 ] www.dragteam.org

Page 28: DragMagazine 02

DRAGMARTELADAS nº 2 – Ano 0 - Setembro 2007

Colónia de Férias DRAGTEAMPor Honda , The Crow e Princflowers

[ 27 ] www.dragteam.org

Page 29: DragMagazine 02

Drag Consultóriomanu: oi amigos podiam-me dizer onde eu posso colocar os meus poemas aqui no forum obrigado.Princflowers: Olá manu, antes demais bem vindo ao forum.Podes postar os teus poemas na Tasca do forum que é onde o pessoal, faz uma pausa kit kat e fala detudo um pouco. Podes criar lá o teu post com os teus poemas. Tens também a secção da literatura casotambém te interesse.

COMUNIDADE DRAGTEAM nº 2 – Ano 0 - Setembro 2007

Directas do Fórum

Promoções de Setembro 1ª ronda....#########################################################Promoções de Membro a Membro Silver

antonio21050; martell; apra; blueboyrio; chusrubi2; contreras; dniestre; Ducky;Ferraz; fortu ; jorgevilela; KAKABUSTER; Krasy; net4x4; norte14; pedrofcpbest;raines; Rui1; Satjteixeira ; smvsc; Tumpipo; vespa150; xicoescuro#########################################################Promoções de Membro Doador a Membro Silver

blackpega; fergomes; fernandojsantos; joc233; josesousa; kimonda; malino;merlin4; MrGrey; nartanga; polo; sgwarez; sl4ck; sporting41#########################################################Promoções de Membro a Membro Florikey

paulo_1213neox#########################################################Promoções de Membro Silver a Membro Florikey

anno_satanae; Beppy; LViieira; zagato; veigolas; Uno_Mas#########################################################O pessoal com estas promoções conseguem aceder as seguintes secções e a outras especificas deacordo com a promoção:

Bar do Pessoal de cor --Secção Privada sobre qualquer tema.Cardsharing -----------------Gbox(Dreambox, todos os decos e emuladores)---------------CardSharing Ilusion

Mosc kaka Nagra 2

Mosc d+ Nagra 2 ---

PS.--Por favor não mandem PMs ao membro Dragteam, para qualquer assunto relacionado com oforum podem mandar para DragCard ou DragJusto.

Jac: Boas. Gostaria de saber o que é necessário para poder ter acesso as sms através do florikey etambém qual o processo de subida dentro do fórum se é por post colocados ou é por iniciativa daadministração?Lucas: Sobre a Florikey, pode colocar a sua duvida na secção Florikey mesmo. Mas o acesso porSMS esta disponível a todos os membros, basta ter um telemóvel de uma das empresas que estão noprograma. http://www.dragteam.org/forum/forumdisplay.php?s=&daysprune=&f=238Quanto ao processo de subida nao e automatico e nem depende do numero de posts. Pode dar umaolhada aqui para saber melhor sobre os estatutos do forum.http://www.dragteam.org/forum/showthread.php?t=10417

Bug Importante Detectado 4.2

Por favor se tiverem uma MOSC da Digital + nãoescolhamo envio automatico das emm D+.

Isto é se fecharmos e abrimos a florikey ela nao guardaque escolhemos para enviar sempre automaticamente asEmms para a Digital + e mete por defeito TvCabo e isto daorigem a ATR danificado.

Podem enviar manualmente para a Digital+ para a TvCaboo envio automatico esta OK.Na versão Florikey v.4.3 isto ficará Ok

[ 28 ] www.dragteam.org

Page 30: DragMagazine 02

Anexo DragMagazine

Florikey – FAQ’s

Page 31: DragMagazine 02

Caros Amigos,

Este é um apanhado, ainda que incompleto, das principais dúvidas que a florikey tem e, que á medida quenovas versões vão aparecendo, vão sendo complementados.

A Florikey como software livre tem, com seria de esperar, uma filosofia de abertura a novas ideias e umaamplitude de conhecimentos bastante vasta. O seu desenvolvimento é realizado pela “carolice” de algumaspessoas e participação de muitas outras, tal como no tema da capa da edição deste mês de Setembro de2007.

Desta Forma e mesmo correndo o risco de proporcionar uma informação incompleta, resolvemos colocar oque já é de conhecimento geral e ir complementando ao longo do tempo com o que for surgindo.

Espero que sejam compreensivos e que utilizem a informação da forma como foi concebida, isto é, paraestudo.

DragMagazine

Page 32: DragMagazine 02

Índice

Inicio

? -- Como posso tirar as duvidas acerca da Florikey ?

1º- Em todas as secções da Florikey, tem um icone ? "FAQ" que pode tirar as suas duvidas todas sobreessa secção.

2º- Pode ir a www.dragteam.org e colocar as suas dúvidas num post.

Ainda em Update ...Texto não completo

Queres ajudar a fazer as FAQ para a Florikey podes ajudar aqui:

http://www.dragteam.org/forum/showthread.php?p=60465

FAQ’s

INÍCIO 3

SOFTCAMS 4

Dream 4

Teka/Ferguson/Metronic/Arion 5

MOSC 6

SMS 8

AVANÇADAS 9

Page 33: DragMagazine 02

SoftcamsConfiguração DREAM

1º Clicar em 2º Clicar em

Entrará na página de configuração da softcam da dreambox:

Dados a colocar:

User: user da tua Dreambox (defeito “root”);

Senha: password de acesso á Dreambox (por defeito “dreambox”)

IP’s: Colocar IP da Dreambox ( exemplo: 192.168.123.456), nesta versão é possível actualizarmais que uma dreambox ao mesmo tempo, bastando para isso colocar os IP´s respectivos,sendo obrigatória a colocação de um por linha, ex:

192.168.123.456

192.168.123.789

Porta Web: Porta http definida no router (Por defeito: 80)

Actualizar Cam: colocar o visto para fazer a actualização automática.

Reiniciar Cam: Opção para reiniciar a Cam assim que forem colocadas as novas keys, se nãoestiver seleccionado, as keys são gravadas mas só quando for reiniciada é que assumirão asnovas keys.

Reiniciar Dreambox: Com o visto seleccionado, além da Cam irá efectuar o reboot automático áDreambox

Page 34: DragMagazine 02

Configuração Teka-Ferguson-Metronic-Arion

Como colocar a florikey a actualizar através de Softcams para Teka-Fergunson-Metronic-Arion???

1º A florikey tem de estar a correr no pc e a Internet tem de estar ligada;

2º O receptor tem de estar ligado ao pc pelo respectivo cabo rs232;

3º No separador "softcams" seleccionar o receptor em questão;

4º Meter o visto em "actualizar o receptor automaticamente";

5º Seleccionar a porta onde esta ligado o cabo rs232 no pc;

6º Indicar o caminho para o ficheiro IRK a usar como base para alterar

Agora com a florikey devidamente configurada basta, com o receptor em standby, carregar em"24680"(no caso de ser um firmware recente da team DVBxtreme, em vez de marcar nocomando 24680, é só carregar na tecla para baixo, e vai aparecer escrito upload de seguidaclicar na tecla [ok] e está pronto a receber a softcam IRK.) e é só aguardar que a florikeyobtenhas as novas keys para as enviar automaticamente para o receptorou então pode ser actualizado com um click em "actualizar".

Perguntas frequentes

1º Tenho de ter a florikey sempre a correr no pc para actualizar automaticamente as keys?R: Sim a florikey terá de estar a correr no pc e a ligação à Internet também tem de estarligada.

2º Como sei se a florikey actualizou o meu receptor??R: Quando a florikey começa o processo de actualização, vai abrir uma nova janela com o nome"florikey loader", nessa janela poderá visualizar se o processo foi concluído com êxito.

3º As keys mudaram mas a florikey não actualizou automaticamente o receptor, porque?R: Verifique se tem um visto em "actualizar receptor automaticamente" que se encontra em"softacms", no seu modelo de receptor.4º A florikey começou a actualizar mas fica a aguardar ligação e não passa dai, porque??R: Para que a florikey actualize o seu receptor, este deverá estar em standby e deverá premir"24680" no comando (aparece uma mensagem no receptor "ait") é só aguardar que a florikeycomunique com o receptor e o actualize.

5º Tenho o receptor em standby, ja inseri os dígitos com o comando mas não consigo ligaçãona mesma, porque?R: Verifique se o cabo rs232 está ligado ao receptor e a uma porta com do pc, verifiquetambém se seleccionou a porta com certa(normalmente é a com1) no separador "softcams".

6º Onde arranjo um ficheiro irk para que a florikey o altere e envie para o receptor?R: pode encontrar ficheiros .irk em drateam.org/.

7º A florikey actualizou com sucesso mas continuo a não ver nada, porque?R: Existe a possibilidade de o ficheiro irk não ser o indicado, ou seja, o ficheiro irk poderá nãoter o provider que pretende.

Ainda em Update ...Texto no completo

Page 35: DragMagazine 02

MOSCBenvindo á Faq de actualização de MOSC by Florikey.

Primeiro que tudo é necessário actualizar os dados de acesso á Dreambox,

no painel inicial>Softcam>Dreambox.

-

Irá surgir:

Dados a colocar:

User: User da tua Dreambox (defeito “root”);IP’s: Colocar IP da Dreambox

(exemplo: 192.168.123.456), nesta versão é possível actualizar mais que uma dreambox ao mesmotempo, bastando para isso colocar os IP´s respectivos, sendo obrigatória a colocação de um por linha, porexemplo:

192.168.123.456192.168.123.789

Pode ser colocado o ip dinâmico, exemplo:

casa.no-ip.biz

Nota: confirmar que o ip da dreambox é estatico, porque se o dhcp estiver activado no router pode alteraro IP da Box impedindo a actualização da CAM.

Senha: password de acesso á dremboxPorta Web: Porta http definida no router (Por defeito: 80)

Em seguida ir ao separador MOSC no painel inicial:

Dentro deste painel temos algumas opções de actualização, onde podemos optar pela actualizaçãoautomática(Seleccionar o visto) ou pela actualização manual(clicando no botão actualizar)

Page 36: DragMagazine 02

Nota: Para se proceder á actualização automática é necessário seleccionar esta opção nas opçõesavançadas da Florikey, escolhendo a distancia de tempo da mesma actualização:

E depois:

Questões frequentes:

P.- Para actualizar o Mosc preciso de ter aFlorikey a correr no PC?

R-im, a Florikey tem de estar activa no PC.

P.- A Dreambox tem de estar ligada?

R. A Dreambox tem de estar ligada ou em Standby.

P.- Como sei se a Florikey actualizou o Mosc?

R. Pode ser verificado se foi efectuada a alteração dos dados através da opção Debug , e verificandona Dreambox se o canal está a abrir através do Card, lllolll.

P. – Dá erro ao enviar os dados.R.- Verificar se os dados de acesso á drembox (user, pasword, IP) estão correctos e reiniciar a

florikey.Verificar sempre a mensagem de erro no botão Debug

Page 37: DragMagazine 02

SMS

? -- Como meter a Florikey a enviar SMS AUtomaticas sempre que existam novas keys ?

1º- Tem que se ter a Florikey a correr num PC sempre ligada, minimizada por exemplo.

2º- Activar a opção Actualização Automática e meter o tempo que querem que a Florikey verifique seexistem alterações.

3º- Na parte de SMS meter o visto em Envio Automático de SMS e no tipo de keys que quer serinformado sobre alterações tipo meter o visto em Quando existirem alterações da D+ .

4º- Escolha a sua conta de Operador Telemóvel preenchendo com os dados de utilizador e passwordque costuma meter nas páginas oficias da net do operador e meter o visto correspondente ao operador(rede) e et voilaaa, não precisa fazer mais nada, sempre que exista novas keys ja recebe no seutelemóvel.

? -- Não tenho conta nesses operadores estou noutro País que não Portugal, como fazer ?

Como reparou temos uma opção que é a AnonySMS onde podem comprar um pack de sms por exemplo500 sms por um valor de 6 euros e podem enviar para uma lista enorme de operadores em todo Mundo.Podem ver mais detalhes sobre preços e Países que cobre este serviço em:http://www.anonysms.com/Atenção este serviço, não tem fins lucrativos para a Florikey nem para o pessoal envolvido,simplesmente é uma forma de um utilizador internacional pode enviar sms .

? -- Como crio conta no anonysms.com ?

Para criar uma conta só tem que ir ao site: http://www.anonysms.com/ e seguir os passos apresentadoslá.Optamos por este serviço porque testamos envio para vários operadores e funcionou muito rápido e temum dos preços mais baixos do mercado de envio de sms e a cobertura de operadores pelo Internacionaisé muito boa.E claro o utilizador poder fazer o pagamento por PayPal.Atenção mas reforçamos que não temos nada a ver com esta empresa em questão e até se utiliza outrotipo de serviço que ache melhor pode nos indicar na Dragteam.net ou em Satellites.co.uk que depois deanalisada podemos meter essa opção numa futura versão.

? -- Não consigo enviar sms pela Vodafone ; TMN ; Optimus ; anonySMS.com ; o que fazer ?

1º- Verificar se esta a meter os dados correctos e pode fazer um teste fazendo um envio manual clicandoem Testar Envio

2º- No caso de ainda se deparar com erro ou não receber as SMS pode ser por o site do operador emquestão estar com problemas, por isso antes de pensar que é um problema com a Florikey pode fazeresse teste mesmo na pagina do operador em questão, porque se não funcionar na pagina do operador aisugiro entrar em contacto com o operador e relatar o problema, mas nunca deve falar que tentou enviarpela Florikey já que o serviço deles , não engloba serviço de keys atraves do programa Florikey"llllllloooooooooollllllllll"

3º- Se consegue enviar pela página do operador e não pela Florikey relate esse mesmo erro com osdetalhes apresentados em Debug em Dragteam.net ou Satellites.co.uk .

Atenção Se por alguma razão o serviço não funciona ou funciona incorrectamente nunca deve ir dizerpara os operadores informar que esta a usar a Florikey, mesmo a Florikey também não se responsabilizapor sms que não são enviadas devidos a BUGS, problemas técnicos etc, cada um usa se quiser se nãoquiser não usa...

Ainda em Update ...Texto não completo

Page 38: DragMagazine 02

Avançadas1-Posso mudar a música que está a dar no florikey ?

Sim podes, apenas tens que ir ao menu Avançadas e na zona Avisos carregar nas reticências e colocaresoutra musica que pretendas com o formato certo (Mp3, wav, outro).

2 - Mudei a música e continua na mesma, o que fiz de mal ?Se mudaste e não mudou automáticamente, fecha e torna a abrir o florikey.

3 - Como posso parar a música ?Basta retirares o visto na opção música de fundo em Avançadas/Avisos/Música de Fundo.

4 - Posso mudar o aviso sonoro de alteração de keys ?Sim podes, apenas tens que ir ao menu Avançadas/Avisos/ Aviso sonoro, carregar nas reticências ecolocares outra musica que pretendas com o formato certo (Mp3, wav, outro).

5 - Posso parar o aviso sonoro de alteração de keys ?Sim podes, basta para isso basta retirares o visto na opção aviso sonoro no menuAvançadas/Avisos/Aviso sonoro.

6 - Como posso activar ou desactivar apenas uma indicação de mudança de chaves sem fazer qualquersom ?Apenas tens que ir a Avançadas/Avisos , retirar os vistos de Música de Fundo e Aviso Sonoro e activar ovisto onde diz Aviso Visual.

7 - Como posso receber um email a cada vez que ha uma alteração de chaves ?Vais às opções Avançadas/E-Mail , activas a caixa que diz "Envio de Email caso keys sejam alteradas" ecolocas o email pretendido na zona em baixo.

8 - Tenho vários email's posso pôr mais do que um ?Sim podes, tens que colocar cada email em uma linha diferente.

9 - Como coloco a florikey a iniciar com o windows?Abres o menu Avançadas/Configuração e activas a caixa que diz "Iniciar Com o Windows".

10 - No meu Pc não pretendo que o florikey abra uma caixa sempre ao inicio como faço para que ele abraminimizado?Abres o menu Avançadas/Configuração e activas a caixa que indica "Iniciar Minimizado".

11 - Por vezes o meu florikey não actualiza a chave o que se passa ?Verifica se no menu Avançadas/Configuração tens a caixa Actualização automática ligada, e verifica qual operiodo de tempo de actualização, se for grande diminui.

12 - A caixa actualização automática serve apenas para actualizar o menu chaves, ou também serve paraactualizar a minha softcam?Não serve apenas para actualizar a softcam, para teres tudo a funcionar tens que ter o Menu Softcamsbem configurado, no entanto se não tiveres a opção de Actualizações Automáticas activa a sofcam não teactualiza.

13 - Não consigo imprimir as keys, não sai nada.Caso a Impressão esteja a sair em branco, activa a opção correspondente no meunuAvançadas/ConfiguraçãoAinda em Update ...Texto no completo