Transcript
Page 1: Grécia Antiga Natania

GRÉCIA ANTIGAGRÉCIA ANTIGAProfessora Natania NogueiraProfessora Natania Nogueira

Leopoldina - MGLeopoldina - MG

Page 2: Grécia Antiga Natania

ASPECTOS GEOGRÁFICOS

Localização: península balcânica. Condições geográficas: relevo acidentado,

montanhoso e solo pouco fértil, isolava os vários grupos humanos locais, dificultando a comunicação e favorecendo a formação política predominante: a Pólis.

Costa litorânea muito recortada com bons portos favoreceram a navegação e o comércio.

Page 3: Grécia Antiga Natania

CIVILIZAÇÃO CRETENSECIVILIZAÇÃO CRETENSE

Page 4: Grécia Antiga Natania

2000 a. C. Civilização cretense na Ilha de 2000 a. C. Civilização cretense na Ilha de Creta e Mar Egeu.Creta e Mar Egeu.

Capital CnossosCapital Cnossos Grande frota marítimaGrande frota marítima Poderio comercialPoderio comercial Reis construíram grandes paláciosReis construíram grandes palácios Civilização foi destruída provavelmente por Civilização foi destruída provavelmente por

terremoto.terremoto.

Page 5: Grécia Antiga Natania

CIVILIZAÇÃO MICÊNICACIVILIZAÇÃO MICÊNICA

Page 6: Grécia Antiga Natania

1400 a. C. região invadida pelos Aqueus.1400 a. C. região invadida pelos Aqueus. Estabeleceram-se na Península do Estabeleceram-se na Península do

Peloponeso.Peloponeso. Fundaram as cidades de Micenas, Tirinto e Fundaram as cidades de Micenas, Tirinto e

Pilos.Pilos. Dominaram a Ilha de Creta e implantaram a Dominaram a Ilha de Creta e implantaram a

cultura Micênica.cultura Micênica. Cidades ricas em ouro e cercadas por Cidades ricas em ouro e cercadas por

muralhas. Pequenos reinos governados por muralhas. Pequenos reinos governados por chefes guerreiros.chefes guerreiros.

Durante esse período ocorreu a famosa Durante esse período ocorreu a famosa Guerra de Tróia (Aqueus x troianos)Guerra de Tróia (Aqueus x troianos)

Page 7: Grécia Antiga Natania

INVASÃO DÓRICAINVASÃO DÓRICA

Dórios últimos helênicos a chegar à Grécia.Dórios últimos helênicos a chegar à Grécia. Guerreiros eficientesGuerreiros eficientes Provocaram a decadência da civilização Provocaram a decadência da civilização

Micênica.Micênica. Produção passou a ser de subsistência, mão-Produção passou a ser de subsistência, mão-

de-obra familiar; arte e escrita desapareceram; de-obra familiar; arte e escrita desapareceram; artesanato decaiu; armas de bronze foram artesanato decaiu; armas de bronze foram substituídas por outras mais rústicas; substituídas por outras mais rústicas; sepultamentos suntuosos foram substituídos por sepultamentos suntuosos foram substituídos por cremações simples.cremações simples.

Page 8: Grécia Antiga Natania

SURGIMENTO DOS GENOSSURGIMENTO DOS GENOS

Page 9: Grécia Antiga Natania

Genos: pequenas comunidades rurais cujos Genos: pequenas comunidades rurais cujos membros acreditavam descender de um membros acreditavam descender de um mesmo ancestral, em geral um herói ou um mesmo ancestral, em geral um herói ou um deus.deus.

Genos eram governados pelo geronte que Genos eram governados pelo geronte que comandava as atividades econômicas, comandava as atividades econômicas, religiosas e as guerras.religiosas e as guerras.

800 a. C. Genos foram substituídos pelas 800 a. C. Genos foram substituídos pelas pólis (cidades-Estado)pólis (cidades-Estado)

Page 10: Grécia Antiga Natania

PERÍODO ARCAICOPERÍODO ARCAICO

Page 11: Grécia Antiga Natania

Entre os anos 800 a. C. e 500 a. C iniciou-se o Entre os anos 800 a. C. e 500 a. C iniciou-se o processo de urbanização da Grécia.processo de urbanização da Grécia.

Fronteiras começaram a ser fixadas.Fronteiras começaram a ser fixadas. As cidades tinham organização política própria As cidades tinham organização política própria

e independente. Variavam de população e de e independente. Variavam de população e de tamanho.tamanho.

Falavam a mesma língua e tinham a mesma Falavam a mesma língua e tinham a mesma religião (mitologia, oráculos, politeísmo).religião (mitologia, oráculos, politeísmo).

Cada cidade tinha um deus protetor. Moravam Cada cidade tinha um deus protetor. Moravam no monte Olimpo. Onde eram realizados os no monte Olimpo. Onde eram realizados os jogos em homenagem a Zeus.jogos em homenagem a Zeus.

Autodenominavam helenos.Autodenominavam helenos.

Page 12: Grécia Antiga Natania

A EXPANSÃO COLONIAL A EXPANSÃO COLONIAL GREGAGREGA

Page 13: Grécia Antiga Natania

Após o séc. VIII a. C. a população passou a Após o séc. VIII a. C. a população passou a crescer rapidamente.crescer rapidamente.

O comércio e o artesanato se O comércio e o artesanato se desenvolveram com o uso e difusão da desenvolveram com o uso e difusão da moeda.moeda.

Necessidade de procurar novas regiões Necessidade de procurar novas regiões onde pudessem encontrar terras férteis, onde pudessem encontrar terras férteis, metais e mercados.metais e mercados.

Solução: expansão colonial nas Solução: expansão colonial nas proximidades do Mar Mediterrâneo.proximidades do Mar Mediterrâneo.

Page 14: Grécia Antiga Natania

O PODER DA O PODER DA ARISTOCRACIAARISTOCRACIA Expansão colonial e aumento populacional Expansão colonial e aumento populacional

agravou a dificuldade dos pequenos agravou a dificuldade dos pequenos proprietários.proprietários.

Aumento do poder da Aristocracia (pequeno Aumento do poder da Aristocracia (pequeno grupo de nobres que controlava a grupo de nobres que controlava a sociedade).sociedade).

Exploração dos pequenos camponeses.Exploração dos pequenos camponeses. Aumento da escravidão por dívidas.Aumento da escravidão por dívidas. Solução: aumento das áreas de colonização.Solução: aumento das áreas de colonização.

Page 15: Grécia Antiga Natania

O PERÍODO CLÁSSICOO PERÍODO CLÁSSICO

Final do séc. VI as pólis passaram por grandes Final do séc. VI as pólis passaram por grandes mudanças.mudanças.

A pólis era o centro político, econômico e ponto A pólis era o centro político, econômico e ponto de encontro comercial, cultural e religioso. de encontro comercial, cultural e religioso.

Envolvia espaço rural e urbano.Envolvia espaço rural e urbano. Mais importantes: Atenas, Tebas, Mégara, Mais importantes: Atenas, Tebas, Mégara,

Esparta, Corinto, Mileto, Argos e Cálcis.Esparta, Corinto, Mileto, Argos e Cálcis.

Page 16: Grécia Antiga Natania

ESPARTA

Page 17: Grécia Antiga Natania

Situada na Lacônia, Península do Peloponeso, Situada na Lacônia, Península do Peloponeso, foi fundada pelos Dórios.foi fundada pelos Dórios.

Para manter seus domínios montaram uma Para manter seus domínios montaram uma estrutura militar organizada e isolada das demais estrutura militar organizada e isolada das demais cidades-Estado.cidades-Estado.

Por meio de uma ação militar os governantes Por meio de uma ação militar os governantes reduziram a entrada e saída de estrangeirosreduziram a entrada e saída de estrangeiros

Cada cidadão espartano era membro Cada cidadão espartano era membro permanente do exército.permanente do exército.

Economia baseava-se na agricultura e no Economia baseava-se na agricultura e no artesanato.artesanato.

Não fundaram colônias fora da Grécia.Não fundaram colônias fora da Grécia.

Page 18: Grécia Antiga Natania

Características da sociedade Características da sociedade espartanaespartana

Page 19: Grécia Antiga Natania

Sociedade Oligárquica (governo de poucos)Sociedade Oligárquica (governo de poucos) Três grupos sociais:Três grupos sociais: Esparciatas: cidadãos descendentes dos dórios, Esparciatas: cidadãos descendentes dos dórios,

gozavam de privilégios e viviam sob rígida disciplina gozavam de privilégios e viviam sob rígida disciplina militar.militar.

Periecos: descendentes de populações dominadas, Periecos: descendentes de populações dominadas, dedicavam-se ao artesanato e o comércio. Eram livres dedicavam-se ao artesanato e o comércio. Eram livres porém não tinham direitos políticos.porém não tinham direitos políticos.

Hilotas: escravos do Estado, não tinham direitos e Hilotas: escravos do Estado, não tinham direitos e nenhuma lei que lhes oferecesse proteção. Trabalhavam nenhuma lei que lhes oferecesse proteção. Trabalhavam para os espartanos.para os espartanos.

Prática da krypteia (“exercícios militares” feitos com Prática da krypteia (“exercícios militares” feitos com assassinatos de hilotas)assassinatos de hilotas)

Valorização da Guerra: Educação voltada para a Valorização da Guerra: Educação voltada para a preparação militar a partir dos 7 anos. preparação militar a partir dos 7 anos.

Page 20: Grécia Antiga Natania

ESPARTAXENOFOBIA

ECONOMIA AGRÁRIA

AUTOSUFICIENTE

EDUCAÇÃO P/ FORMAR O

SOLDADO

REG. POLÍTICO:OLIGARQUIA

Page 21: Grécia Antiga Natania

TERRITÓRIOS DE ATENAS E TERRITÓRIOS DE ATENAS E ESPARTAESPARTA

Page 22: Grécia Antiga Natania

ATENAS

Page 23: Grécia Antiga Natania

Fundada pelos Jônios. Situava-se no centro da Fundada pelos Jônios. Situava-se no centro da Ática no litoral do Mar Egeu.Ática no litoral do Mar Egeu.

Solo pouco fértil e desfavorável para a agricultura.Solo pouco fértil e desfavorável para a agricultura. Atenienses se voltaram para o mar e o comércio. Atenienses se voltaram para o mar e o comércio.

Pólis aberta para contato com outros povos.Pólis aberta para contato com outros povos. Séc. VIII a.C. Atenas já era uma cidade grande e Séc. VIII a.C. Atenas já era uma cidade grande e

poderosa governada por membros da Aristocracia – poderosa governada por membros da Aristocracia – Eupátridas.Eupátridas.

Eupátridas controlavam o poder por meio do Eupátridas controlavam o poder por meio do aerópago (conselho de nobres) e dos arcontes aerópago (conselho de nobres) e dos arcontes (altos funcionários públicos)(altos funcionários públicos)

Page 24: Grécia Antiga Natania

Classes sociais:Classes sociais:

Eupátridas: nobres.Eupátridas: nobres.

Demiurgos: pobres camponeses e comerciantesDemiurgos: pobres camponeses e comerciantes

Metecos: estrangeirosMetecos: estrangeiros

Escravos: capturados de guerra ou endividados.Escravos: capturados de guerra ou endividados. Democracia:Democracia:

Demos: povo cracia: governo –origem em Demos: povo cracia: governo –origem em Atenas. Atenas.

Motivos: dificuldades e revoltas dos camponeses Motivos: dificuldades e revoltas dos camponeses e comerciantes.e comerciantes.

Page 25: Grécia Antiga Natania

Reformas políticasReformas políticas Drácon (621 a.C.): Leis escritasDrácon (621 a.C.): Leis escritas Reformas de Sólon (594 a.C.):Reformas de Sólon (594 a.C.): Abolição da escravidão por dívida e proibição de novas Abolição da escravidão por dívida e proibição de novas

escravidões desse tipo.escravidões desse tipo. Limitação da extensão das propriedades de terras.Limitação da extensão das propriedades de terras. População foi divida em quatro grupos de acordo com a População foi divida em quatro grupos de acordo com a

posse de terras.posse de terras. Reformas de Clístenes (508 a.C.):Reformas de Clístenes (508 a.C.): Pobres passaram a ter o direito de participar das Pobres passaram a ter o direito de participar das

assembléias (Eclésia) e ocupar cargos públicos.assembléias (Eclésia) e ocupar cargos públicos. Eclésia: declaravam guerra ou paz; aumentavam ou Eclésia: declaravam guerra ou paz; aumentavam ou

criavam impostos; julgavam crimes da comunidade, criavam impostos; julgavam crimes da comunidade, votavam construções de obras públicas.votavam construções de obras públicas.

Page 26: Grécia Antiga Natania

Democracia AtenienseDemocracia Ateniense Assembléia era realizada na Assembléia era realizada na

ágora. Organizadas pela Bulé ágora. Organizadas pela Bulé (conselho composto de 500 (conselho composto de 500 pessoas sorteadas).pessoas sorteadas).

Limitações: mulheres, crianças, Limitações: mulheres, crianças, estrangeiros e escravos não estrangeiros e escravos não eram considerados cidadãos.eram considerados cidadãos.

Educação voltada para Educação voltada para preparação para a vida política.preparação para a vida política.

Todo cidadão pode/deve participar da vida da pólis (política).

Ostracismo (exílio de 10 anos para os inimigos da democracia);

Péricles: um dos maiores líderes da democracia ateniense (495 -429 a.C.)

Page 27: Grécia Antiga Natania

ATENASCOSMOPOLITA

ECONOMIA MERCANTIL

EDUCAÇÃO P/ O CIDADÃO

REG. POLÍTICO:DEMOCRACIA

Page 28: Grécia Antiga Natania

A ESCRAVIDÃO Na Grécia , a escravidão era a base da economia. Podiam ser escravos prisioneiros de guerra, filhos

de escravos e pessoas que contraíam dívidas e não conseguiam pagá-las.

Na Grécia , com exceção da Ática após a legislação de Sólon, o pai podia vender seus filhos como escravos.

As mulheres moem os grãos , fiam, tecem, costuram, bordam e prestam outros serviços ás suas patroas.

Aos escravos do sexo masculino são distribuídos, trabalhos pesados como o amanho da terra e o pastoreio do gado.

Page 29: Grécia Antiga Natania

A FILOSOFIA

Filosofia é a arte que busca conhecer racionalmente a natureza, o ser humano, o universo e as transformações que neles ocorrem.

A Filosofia surgiu na Grécia.

Os maiores filósofos gregos, foram Sócrates e Platão e Aristóteles.

Page 30: Grécia Antiga Natania

A RELIGIÃO

Page 31: Grécia Antiga Natania

Os gregos eram politeístas Seus deuses tinham forma humana Tinham virtudes e defeitos humanos: sentiam ódio, amor, piedade,

prazer, etc Mais que um conjunto de crenças , a religião grega era um conjunto

de práticas rituais . O nascimento , o casamento e os funerais davam oportunidade á

prática do culto particular que incluía conforme a ocasião , sacrifícios , libações de vinho , de mel e de leite , alimentos , água lustral, etc...

O culto público da cidade se processava em lugares especialmente escolhidos para essa finalidade , tais como bosques sagrados , templos , montanhas.

Os magistrados eram os sacerdotes oficiais do cidade .

Page 32: Grécia Antiga Natania

OS JOGOS OLÍMPICOSOS JOGOS OLÍMPICOS

Os jogos começaram em Os jogos começaram em 776 a. C. e eram 776 a. C. e eram realizados na cidade realizados na cidade sagrada de Olímpia sagrada de Olímpia durante o verão a cada 4 durante o verão a cada 4 anosanos

Só participam homens Só participam homens livres que falavam grego. livres que falavam grego. As mulheres eram As mulheres eram proibidas intervir, proibidas intervir, podendo ser penalizadas podendo ser penalizadas com a morte.com a morte.


Top Related